o escudeiro - convenção batista...

12
Orgão Oficial da Convenção Batista Fluminense - ANO 102 - NITEROI, OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRO DE 2011 O ESCUDEIRO Batista Pedra Branca é ornamentada por músicos batistas Aos pastores, líderes em geral, igrejas e seus membros e a todos que cooperaram para que a obra batista em terras fluminenses prosperasse, desejamos Feliz Natal e Abençoado 2012. Convenção Batista Fluminense Assembleia 2012 em Campos está preparada 2012: Um novo tempo com novas oportunidades Página 3 Página 6 Página 12

Upload: hoangkhanh

Post on 04-Jan-2019

229 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O ESCUDEIRO - Convenção Batista Fluminensebatistafluminense.org.br/escudeiro/Escudeiro_4t2011.pdf · tre de 2012. A Campanha de Missões Estaduais tem sido bem sucedida e tem contado

Orgão Oficial da Convenção Batista Fluminense - ANO 102 - NITEROI, OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRO DE 2011

O ESCUDEIROBatista

Pedra Branca éornamentadapor músicos

batistas

Aos pastores, líderes em geral,igrejas e seus membros e a todosque cooperaram para que a obra

batista em terras fluminensesprosperasse, desejamos Feliz

Natal e Abençoado 2012.Convenção Batista Fluminense

Assembleia2012 em

Campos estápreparada

2012: Umnovo tempocom novas

oportunidadesPágina 3 Página 6 Página 12

Page 2: O ESCUDEIRO - Convenção Batista Fluminensebatistafluminense.org.br/escudeiro/Escudeiro_4t2011.pdf · tre de 2012. A Campanha de Missões Estaduais tem sido bem sucedida e tem contado

Outubro/Novembro/Dezembro de 20112 O E S C U D E I RO B A T I S TA

Estamos a um passo dosurgimento da primeira unida-de do projeto Dentista Cida-dão em Duque de Caxias, naregião da Baixada Flumi-nense (RJ). A iniciativa estásendo levada adiante pelaIgreja Batista Central de Du-que de Caxias, que, animadacom o que tem visto nos cam-pos, está desejosa de servirà sua comunidade atravésdesse projeto que une aten-dimento odontológico à pre-gação do evangelho.

Confira o testemunhoemocionado do pr. MarcioLacerda: "Pela manhã eu pre-guei uma palavra sobre aMobilização da Igreja para

Dentista Cidadão deve chegar em breve a Duque de CaxiasAção Social. Foi umabenção. Daí eu comecei acompartilhar da minha expe-riência no Projeto Manguei-ra e comecei a expor o Den-tista Cidadão, dando dadosdo IBGE sobre a saúde bu-cal. E falei do desejo de mon-tarmos aqui em Caxias umaunidade deste projeto. Eudisse a eles: 'Meus irmãos!Diante deste desafio de mon-tarmos uma unidade do Den-tista Cidadão em nossa Igre-ja, eu preciso responder aoCoordenador do ProjetoDani Alves'. E eu disse: 'Nósvamos dizer que não? Vamosrecuar ou vamos avançar?'.Sabe qual foi a resposta do

povo em uma só voz?AVANÇAR.

De repente o meu vice-moderador pediu a palavra edisse: 'Pastor, eu não soumuito de ficar falando de so-nho não, mas esta semana euestive na casa do diretor ju-rídico da Odontologia da fa-culdade UNIGRANRIO. Eontem à noite eu sonhei comvárias salas de Dentista. En-quanto o Pastor falava, eu melembrei do sonho e diante doque eu sinto, eu quero con-firmar que realmente vamosavançar'.

Muitas pessoas começa-ram a chorar, pois era notó-ria a presença de Deus em

nosso meio, confirmando emnossos corações que temosque abraçar este desafio.Acabou o culto e à porta aspessoas não queriam ir em-bora. Começaram a veronde vamos construir a sala.

Eu tenho pregado que aMissão da Igreja deve serfeita de uma forma integral, oEvangelho todo, para o ho-mem todo, para todos oshomens; e Deus temtestificado em nossa Igrejaque é desta maneira que te-mos que agir sem olhar paraas dificuldades e limitações,mas colocar os olhos emDeus."

Peço oração e apoio das

Igrejas da nossa ConvençãoBatista Fluminense para estedesafio; e se em sua Igrejativer algum Dentista que pos-sa nos ajudar como voluntá-rio, por favor entre em con-tato conosco ou diretamentecom a Junta de Missões Na-cionais (Dani Alves, coorde-nador do projeto DentistaCidadão), ou ligue para es-tes telefones: 2653-3807 -9702-8321, ou pelos e-mails:[email protected] (coordenadordo projeto), [email protected] (pastor da IBCentral em Duque de Ca-xias), igbatistacentraldc.blo-gspot.com

Page 3: O ESCUDEIRO - Convenção Batista Fluminensebatistafluminense.org.br/escudeiro/Escudeiro_4t2011.pdf · tre de 2012. A Campanha de Missões Estaduais tem sido bem sucedida e tem contado

Outubro/Novembro/Dezembro de 2011 3O E S C U D E I R O B A T I S TA

Banco Bradesco - Agência: 2376-0 - Conta Corrente: 12526-1Nova sede e reabertura do Colégio Batista de Niterói

2012 - um novo tempo comnovas oportunidades

Pr. JoséMaria de

Souza*

Deus estános dando oprivilégio deencerrarmos

um ano mais e a mim pesso-almente de completar 15 me-ses atuando como DiretorExecutivo da nossa queridaConvenção.

Quando olho para trás,preciso louvar a Deus pelasvitórias obtidas durante o anoatravés dos passos dados,das decisões tomadas, dosalvos alcançados e mesmonos equívocos poder levan-tar a cabeça e continuar a jor-nada.

Deus nos permitiu colocarno ar o novo site da CBF(www.batistafluminense.org),para servir de instrumento deinteração entre os batistasfluminenses. O planejamentopara os anos de 2012 a2015 foi realizado e aprova-do na sua íntegra pelaAssembleia da CBF realiza-da em Macaé - RJ, e espe-ramos começar a operacio-nalizá-lo já em janeiro. Inici-amos as obras de revita-lização da sede CBF com vis-tas a viabilizar a abertura doColégio Batista de Niterói.Grandes eventos foram rea-lizados pelos gestores dasáreas e das organizações, al-cançando milhares de pesso-as principalmente utilizando onosso Acampamento de Rio

Bonito, com destaque paraas atividades da UFBMF.Iniciamos a reforma do Es-tatuto e do Regimento Inter-no da CBF com vistas a serconcluída no primeiro semes-tre de 2012. A Campanha deMissões Estaduais tem sidobem sucedida e tem contadocom o apoio das igrejas. Re-cebemos a Assembleia Anu-al da CBB em Niterói, sen-do que tudo correu bem coma benção de Deus. Atuamosjunto aos irmãos da regiãoserrana que sofreram com aschuvas de janeiro e realiza-mos de modo emergencial aassembleia da CBF emMacaé e com o total apoioda Associação Serrana. Semfalar nas muitas viagens,eventos comemorativos ereuniões nas quais estivemosenvolvidos.

2012 está às portas e comele um novo tempo com no-vas oportunidades. Diz a Bí-blia: "Esquecendo-me dascoisas que para trás ficam,prossigo para o alvo, para oprêmio da soberana vocaçãode Deus". Filipenses 3.13,14

Aprendemos da Palavrade Deus que devemos fazersempre uma avaliação. Paraesquecer o que fica pra trás,não se deixando prender pornada que não edifica e aben-çoa, a gente precisa avaliar.Em que erramos e em queacertamos, de que forma po-demos melhorar. O que de-vemos continuar a fazer e oque devemos parar de fazer?

Aprendemos da Palavrade Deus que devemos viverintensamente o tempo pre-sente. Prosseguir é avançarsempre sem desanimar. Nãopodemos mudar o passado,mas podemos agir com inten-sidade no presente, vivendo-o da melhor forma possível.O próximo ano é mais umpresente de Deus formadopor meses, semanas, dias,horas, minutos e segundos,que devem ser cuidadosa-mente e intensamente vividos.

Aprendemos da Palavrade Deus que devemos culti-var grande esperança de umfuturo melhor com Deus ecom a sua bênção. Há alvopor ser alcançado e há pre-mio a ser recebido. Não po-demos desanimar, perder aesperança, afinal somos filhosde Deus e como tais cremosque o melhor de Deus aindaestá por vir, ainda que estemelhor signifique que vivere-mos a eternidade com o Pai.

Para que sua vida e suaigreja ou empresa não fiquepatinando apenas no mundodos sonhos ou das possibili-dades, planeje da melhor ma-neira possível, organize comcuidado e comece a agir commuito esforço e dedicação eDeus há de te abençoar.

"Consagre ao Senhortudo o que você faz e os seusplanos serão bem sucedi-dos". Provérbios 16.3

* Diretor Executivo daCBF

EDITAL Nº. 001/2011A Igreja Batista Barão de Aquino, situada em Venda da

Ponte - Zona Rural – Sumidouro – RJ, deliberou emAssembleia Regular, realizada em 02 de outubro de 2011,que:

- todos os seus membros deverão se recadastrar a partirde 16 de outubro de 2011 até 31 de dezembro de 2011;

- o recadastramento deverá ser feito pessoalmente naigreja, e depois de decorrido este prazo, os membros nãorecadastrados serão desligados do seu rol de membros,conforme o estatuto vigente.

Pr. Paulo Sérgio de Oliveira Gomes, Presidente

Conforme deliberação do Conselho da ADIBERJ em reuniãode 10/10/09, ratificada em reunião de 22/10/11, decidiu-se queo associado que estiver inadimplente descumprindo a letra ddo Artigo 11 do Estatuto, durante 3 (três) anos consecutivos,ficará automaticamente desligado do rol de associados e suacarteira perderá a validade.

Sua recondução só será aceita mediante quitação de todoseu débito do tempo em inadimplemento.

Este prazo de 3 (três) anos conta-se a partir do dia 11/10/2009. Portanto, no último dia 10/10/2012, o associado que nãoatendeu essa decisão estará automaticamente desligado daADIBERJ.

Pastor batista assume importante SecretariaO Prefeito de Italva nomeou o Pr. Gedeão Bispo, que estava

respondendo pela secretaria de Governo, para assumir aSecretaria de Defesa Civil.

Fonte: www.italvaonline.com.br/

Tomou posse, no dia 06 de agosto, na Segunda Igreja Batistaem Valença, o Pr. Jonison Miranda do Espírito Santo. Pr.Jonison é Bacharel em Teologia pelo Seminário Betel.

A Igreja fica na rua Sebastião Raimundo,70, bairro da Biquinha,Valença RJ, e pertence a Associação Batista Centro Sul, quetem como presidente o Pr. Carlos Cezar Guedes Bomfim.

Queridos amigos gestores da CBF,Nosso site www.batistafluminense.org.br já está no ar e

em 06 dias funcionando, o contador de visitas registrou 1000visitas! Isso nos mostra como uma ferramenta de informaçãobem equipada, atualizada, que presta serviços ao povo e trazqualidade é procurada. Através deste portal a CBF irá alcançarum alto índice de aceitação no povo batista.

Mas para que possamos manter o site atualizado, semprecom todas as informações, é necessária a colaboração dosgestores, enviando os cartazes e informações sobre suasatividades.

Estaremos usando o email [email protected] recebermos nossos emails internos com atualizações parao site.

Um grande abraço a todosPr. Felipe OliveiraColaborador do site

Notas

Page 4: O ESCUDEIRO - Convenção Batista Fluminensebatistafluminense.org.br/escudeiro/Escudeiro_4t2011.pdf · tre de 2012. A Campanha de Missões Estaduais tem sido bem sucedida e tem contado

Outubro/Novembro/Dezembro de 20114 O E S C U D E I RO B A T I S TA

Contagem regressiva...Da euforia da ilusão à ilusão do efêmero

EXPEDIENTE

Presidente - Pr. Geraldo Geremias1º Vice-Presidente - Pr. Nilson Gomes Godoy2º Vice-Presidente - Pr. Ceza Alencar Rodrigues Duarte3º Vice Presidente - Pr. José Laurindo Filho1ª Secretária - Jane Célia da Silva Rodrigues2ª Secretário - Pr. Gérson Januário3º Secretário - Pr. Juvenal Gomes da Silvano4º Secretário - Pr. Ozeás Dias Gomes da SilvaDiretor Executivo - Pr. José Maria de Souza

DIRETORIA DA CBFRua Visconde de Moraes, 231

Ingá Niterói - RJ CEP 24210-145Tel. 21 - 2620-1515

Redator Interino: Pr. Neemias LimaDiagramação: Telmo DonatoEmail: [email protected]

ASSOCIAÇÕES

PIONEIRANOROESTECENTRO SULCENTRO MAGEENSECOSTA LESTEAGULHAS NEGRAS1o CENTENÁRIOVERDES MARESEBENÉZERSERRA DOS ÓRGÃOSLESTENOVA BETELCOSTA VERDEENTRE SERRASPLANI-NORTENILOPOLITANACENTROBETELMESQUITENSENORTENOVO HORIZONTENORTE CAXIENSEQUEIMADENSEPARAIBANAMAGEENSESULSERRA LITORALSUDESTEMERITIENSESERRANASERRAMARCAXIENSEEXTREMO NORTELITORÂNEAPLANÍCIEIGUAÇUANAGONÇALENSENITEROIENSEBELFORROXENSETotal

Janeiro/Outubro de 2011

VALOR

7.355,197.375,758.247,908.731,49

14.536,0015.111,4817.750,9318.389,2418.764,98

23.032,65 23.297,4326.090,5227.400,8929.782,3933.794,20

34.202,8134.514,6336.905,3038.391,9846.620,2849.293,1652.493,4553.967,0656.706,5259.734,4763.224,6267.574,5868.759,9674.608,8975.957,3391.623,30

114.460,93126.813,47142.881,06146.877,10161.749,46186.764,01192.867,29304.970,05

2.561.622,75

Participação das igrejasno sustento da obra

LécioDornas*2012 está

ás portas!10, 9, 8, 7...3,2,1, Che-gou!!!! E ohomem tem a

ilusória sensação que o novoano chegou logo após a suacontagem regressiva. É o fal-so sentimento de estar no con-trole.

Mas a grande verdade éque não são os dias, horas,minutos ou segundos que an-tecedem um evento que im-portam. A questão são ossegundos, minutos, horas,dias e meses que sucedemum grande evento, isso sim éde fato relevante!

Se a ansiedade de antesnão se converter em oração,suor, compromisso, engaja-mento e contribuição após,tudo não terá passado de ilu-são.

Na realidade, existe hojeuma grande crise de compro-misso nas igrejas. Muita fes-ta, muito ôba-ôba, mas nahora de pegar firme no traba-lho, poucos são os engajados.A multidão densa reluta comtodas as suas forças em mi-grar para o núcleo. De umlado está a acomodação e, de

outro, a secularização.A acomodação consiste

em fazer da expectativa umfim em si mesmo. Assim, oque importa é curtir o mo-mento da chegada do even-to, ou mesmo os momentosque o antecedem. O eventoem sim, pouco vale. Depoisdele, “tudo com dantes noquartel de Abrantes”. Ouseja, não existe na verdadeum desejo de envolvimentona construção de uma novahistória, só há a pseudo-ale-gria, euforia efêmera de quemvive apenas um momento naribalta sem qualquer com-promisso com o horizonte.

A secularização está es-tampada nos valores verda-deiros dos que fazem corocom a contagem regressiva.É a crença antiga e gasta deque novas histórias se suce-dem mutuamente como numreinaugurar perene e inútil detodas as coisas. Valores un-tados no mundanismo quecelebra o efêmero e aplaudeo episódico, mas que é inca-paz de valorizar o que per-manece e o quem tem funda-mento.

Está chegando o dia docasamento! 10, 9, 8, 7... Estáchegando o dia da formatu-ra! 10, 9, 8, 7... Está chegan-

do o novo líder! 10, 9, 8, 7...Um novo presidente vai serempossado! 10, 9, 8, 7...Aproxima-se o novo ano! 10,9, 8, 7...

E depois?Depois é aguardar uma

nova oportunidade para ini-ciar outra contagem regres-siva.

Interessante que Jesusnão revelou o dia e a hora desua vinda... Assim ninguémvai poder fazer contagem re-gressiva. Sabemos pela Pa-lavra que a relevância do diada vinda do Senhor está exa-tamente no que virá depois:Perdição eterna ou salvaçãoeterna!

No que virá depois decada contagem regressivadeveria ser o foco de todos,em especial dos que se dei-xam embalar por ela...

O casamento aconteceu,o novo presidente tomouposse, a formatura foi linda,o novo líder chegou... O2012 está aí!

E agora?* Pastor da Igreja Ba-

tista do Fonseca, emNiterói- RJ, Segundo-Se-cretário da ConvençãoBatista Brasileira e Editorda revista Pregação & Pre-gadores, da OPBB.

Page 5: O ESCUDEIRO - Convenção Batista Fluminensebatistafluminense.org.br/escudeiro/Escudeiro_4t2011.pdf · tre de 2012. A Campanha de Missões Estaduais tem sido bem sucedida e tem contado

Outubro/Novembro/Dezembro de 2011 5O E S C U D E I R O B A T I S TA

Última assembleia convencional em fotos

Page 6: O ESCUDEIRO - Convenção Batista Fluminensebatistafluminense.org.br/escudeiro/Escudeiro_4t2011.pdf · tre de 2012. A Campanha de Missões Estaduais tem sido bem sucedida e tem contado

Outubro/Novembro/Dezembro de 20116 O E S C U D E I RO B A T I S TA

29º Congresso dos Músicos Batistas Fluminenses

A bela e aprazível cidadede Italva, no Norte Flumi-nense, recebeu o 29º con-gresso da Associação dosMúsicos Batistas Flumi-nenses – AMBF. O en-contro, que contou com aparticipação de 420 músicos,membros das diversas igre-jas filiadas à Convenção Ba-tista Fluminense – CBF, foirealizado no belíssimo temploda Igreja Batista Central da-quela cidade, nos dias 21, 22e 23 de outubro de 2011.Sob a presidência do Minis-tro de Música AltieneCorrêa das Flores, o con-gresso desenvolveu o seguin-te tema: “Música para oCulto: Visão Teológica xVisão Sociológica”- umtema que levou os músicosbatistas a refletirem sobre aimportância da música noculto que prestamos ao Se-nhor. O Ministro de MúsicaUrgél Rusi Lota, da PIB daPenha – SP, foi o preletoroficial do congresso e maes-tro do grande coro da AMBFque contou com a participa-ção de, aproximadamente,380 vozes com o acompa-nhamento da orquestra daAMBF, preparada pelo Mi-nistro de Música RicardoAigner, da PIB do Alcântara.

O Ministro de Música

Altiene tem desenvolvidoexcelente trabalho neste tem-po, e há 5 anos na presidên-cia da AMBF tem alcançadoresultados extraordinários, eo congresso mostrou, de for-ma prática, a qualidade dosmúsicos batistas fluminensesque, através dos hinos ecânticos selecionados e teo-logicamente fundamentados,levou a multidão a entoar lin-dos louvores ao SenhorDeus. Segundo Altiene, osmúsicos batistas fluminensesprecisam, mais do que nun-ca, levar as igrejas a louva-rem, entendendo o valor damúsica no culto. É necessá-rio dar ao povo de Deus in-formações para cantar comentendimento, sem gastartempo e talento nos cânticosvazios e sem conteúdo teo-lógico para a vida espiritual,pois a igreja precisa seredificada, também, com suamúsica. Para o presidente daAMBF, o 29º congresso,que teve como objetivo pro-porcionar o desenvolvimen-to da Música nas igrejas, al-cançou o ideal proposto,além de oferecer aos músi-cos oportunidade de comu-nhão com seus colegas deministério.

A AMBF, na pessoa deseu Presidente, irmão Altiene,agradece de forma carinhosaà Igreja Batista Central em

Auditório numa das reuniões do Congresso

Italva, que sob a liderança doPastor Ronem Rodrigues doAmaral, recepcionou caloro-sa e impecavelmente os con-gressistas. Segundo ele, erapossível perceber a alegriados irmãos da igreja tra-balhando com dedicação,sempre acompanhados peloslíderes da igreja, dentre eles,destaca a liderança segura daMinistra de Música da Igreja,irmã Renata WaiandtSchuwartz Faria Amaral,todos sempre bem orientadose com a presença constantede seu pastor. Altiene pedepermissão aos leitores de “OEscudeiro Batista” para afir-mar que a Igreja Batista Cen-tral em Italva deu verdadeiroexemplo de hospitalidade. O

Altiene Flores, Urgél Lota, Pr. Ronem Amaral e RenataWaiandt

Músicos Batistas Fluminenses - Instrumentos de Deus afinados para uma vida de serviço

Coral do Congresso se apresentando

amor e carinho demonstra-dos pela igreja e pelo seu Pas-tor, durante o 29º encontro,sem dúvida nenhuma, jamais

serão esquecidos pelos Mú-sicos Batistas Fluminenses.

A Deus toda honra e gló-ria.

Músicos batistas se dedicam ao serviço cristão

MM Altiene Flores, pre-sidente da AMBB

Page 7: O ESCUDEIRO - Convenção Batista Fluminensebatistafluminense.org.br/escudeiro/Escudeiro_4t2011.pdf · tre de 2012. A Campanha de Missões Estaduais tem sido bem sucedida e tem contado

Outubro/Novembro/Dezembro de 2011 7O E S C U D E I R O B A T I S TA

Page 8: O ESCUDEIRO - Convenção Batista Fluminensebatistafluminense.org.br/escudeiro/Escudeiro_4t2011.pdf · tre de 2012. A Campanha de Missões Estaduais tem sido bem sucedida e tem contado

Outubro/Novembro/Dezembro de 20118 O E S C U D E I RO B A T I S TA

A Igreja e o Direito de Auto-regulamentaçãoPr.

RobertoCarvalho*

“Eis quevos enviocomo ove-

lhas ao meio de lobos; por-tanto, sede prudentes comoas serpentes e simples comoas pombas”. (Mateus 10:16)

Percebe-se um receio ge-neralizado da ingerência doEstado na igreja nas questõesque envolvem a relação depares homossexuais. Se, porum lado, a igreja deve seacautelar diante dos homensmal intencionados, por outro,a desinformação de muitossobre a visão do Estado paracom a igreja, mormente osdispositivos elencados naConstituição Federal, temprovocado inquietações des-necessárias diante de assun-tos polêmicos, tais como acelebração de casamento dehomossexuais e a admissãode pessoas cujas práticascontrariam os ensinamentosda igreja à luz da Bíblia.

A igreja precisa apren-der, além do senhorio deCristo, um pouco sobre aseguridade garantida pelaConstituição Federal e leisadjacentes. O Estado, maisdo que a imposição aparentede obrigações que venham aferir ou macular a igreja, ga-rante-lhe uma couraça pro-

tetora para o exercício damissão espiritual de restaura-ção do homem perdido e deguardiã dos bons costumestão necessários à família e àSociedade.

A igreja, enquanto pessoajurídica de direito privado, éuma organização religiosa,conforme preceitua o Códi-go Civil em seu art. 44, incisoIV (Incluído pela Lei nº10.825, de 22.12.2003).

A Constituição Federal,em seu art. 19, I, por sua vezdispõe que: “É vedado àUnião, aos Estados, ao Dis-trito Federal e aos Municípi-os estabelecer cultos religio-sos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funci-onamento ou manter com elesou seus representantes rela-ções de dependência ou ali-ança, ressalvada, na forma dalei, a colaboração de interes-se público”.

Em não havendo mudan-ças no texto constitucional, aliberdade religiosa oferece àigreja duas vertentes interes-santes:

a) “A liberdade religiosanão significa insubordinaçãoàs obrigações genericamen-te impostas à sociedade, nempode servir de justificativa àimpunidade. Por força dasoberania interna do Estado,todos os homens devem ob-servância às leis, sujeitos asanções por seu descum-

primento.Desta forma, a igreja está

sujeita ao império estatal,como sucedâneo da própriavida em sociedade, devendorespeito às leis vigentes, bemcomo às autoridades consti-tuídas, das três esferas depoder, federal, estadual emunicipal.”

b) “Por sua vez, o direitode auto-regulamentação, pormeio de Estatuto próprio,assegura à igreja o poder deditar as regras internamenteaplicáveis. Em adição a isso,pelas decisões dos seus ór-gãos constituídos, a igrejaexerce o poder de traçar seupróprio destino. No campodo direito privado, com pre-ponderância do interesse par-ticular, o Estatuto criado pelaigreja é a lei que regerá as si-tuações fáticas acontecidasno âmbito interno desta, apli-cando-se, apenas, supletiva-mente a legislação civil vigen-te. Ou seja, a lei civil somen-te entrará em cena, no quecouber, caso haja lacuna noestatuto ou no regimento in-terno.” Por isso, a igreja quenão tem Estatuto devidamen-te registrado ou omisso se ar-risca a submeter-se ao podersupletivo do Estado para de-cidir questões que deveriamser de sua exclusiva compe-tência.

Se a igreja for cuidadosana formalização de seu direi-

to e nos procedimentos parasua aplicação, não ficará vul-nerável aos problemas queassustam a muitos - e tão emvoga nos dias atuais -, taiscomo homossexualidade, re-alização de casamento depessoas do mesmo sexo,pedofilia, etc.

“A igreja, no exercício deseu direito, pode não admitirpessoas indesejáveis. A liber-dade de filiar-se a uma igrejaestá condicionada à obediên-cia aos pressupostos de ad-missão instituídos pela própriaigreja.

Uma vez estabelecidos noestatuto os requisitos para aadmissão no rol de membros,o indivíduo que não os satis-fizer não poderá exigir suafiliação. É, portanto, consti-tucionalmente garantido àigreja a não-admissão de pes-soas que não se enquadremnos moldes previstos no seuEstatuto.

O que não se admite, aprincípio, é vedar a adesãodo indivíduo que se enqua-dra em todos os requisitoslegais e estatutários, pois,nesse caso, a igreja estariaviolando o direito à igualda-de, eis que o ingresso na ins-tituição estaria puramentecondicionado ao seu capri-cho, podendo selecionar umapessoa e segregar outra,ambas em situação jurídicahomogênea.”

Recomenda-se à igreja,além dos artigos, incisos eparágrafos já previstos, dis-por no seu Estatuto o direitode não admitir ou de desligarindivíduos não desejáveis,com os seguintes dispositivos:“É vedada a admissão dequalquer pessoa que pratiquea homossexualidade, apedofilia, o adultério ou aprostituição por serem taispráticas contrárias às doutri-nas bíblicas professadas pelaigreja.” ... “Perderá a condi-ção de membro da Igrejaaquele que for desligado, pordecisão da Assembléia Ge-ral, na seguinte hipótese: Pra-ticar a homossexualidade, apedofilia, o adultério ou aprostituição.”

Deus abençoe as igrejaspara que sejam prudentes ese acautelem no exercício deseu direito de auto-regula-mentação e livre pregação daPalavra de Deus, no poderdo Espírito Santo, bem comoas autoridades constituídaspara que tenham a sabedoriade não tentar inibir a missãoda igreja do Senhor JesusCristo, guardiã da fé bíblica,dos bons costumes e pre-gadora da Palavra de arre-pendimento, perdão e salva-ção que os brasileiros preci-sam ouvir.

*Pastor da PrimeiraIgreja Batista de CaboFrio e Advogado

CENTRAL DOADOTANTE

0800 7091900(21) 2122-1901

De 7 a 11 de maio de 2012Local: Acampamento de Rio Bonito

Oradores:Pr. Marcos Luis Lopes, Pr. Estevam Fernandes de

Oliveira e Pr. David Baeta Motta

Congresso Anual dosPastores Batistas Fluminenses

Page 9: O ESCUDEIRO - Convenção Batista Fluminensebatistafluminense.org.br/escudeiro/Escudeiro_4t2011.pdf · tre de 2012. A Campanha de Missões Estaduais tem sido bem sucedida e tem contado

Outubro/Novembro/Dezembro de 2011 9O E S C U D E I R O B A T I S TA

Há 46 anos Unidos Proclamando Vida e EsperançaPr. Samuel Amaro dos San-tos.

Assim começou a históriada Igreja Batista em Laje doMuriaé: às 19h30min, do dia26 de agosto de 1965, notemplo da congregação, opastor Nilo Cerqueira Bas-tos, da Igreja patrocinadorada organização, deu inícioaos trabalhos. Naquela noi-te, com 16 membros, foi or-ganizada a Segunda IgrejaBatista em Laje do Muriaé,hoje Igreja Batista em Lajedo Muriaé.

Os dias 26, 27 e 28 deagosto de 2011 foram dias demuita gratidão e alegria pe-los 46 anos da IB em Lajedo Muriaé. E para celebrar-mos esta data tão importan-te, realizamos uma grande

Igreja Batista em Laje do Muriaéfesta que marcou a história daigreja.

Na sexta-feira esteve pre-sente o coral da Igreja Batis-ta Boa Fortuna e o grupoAcapela. O preletor foi o PrElimar Rocha do Carmo,pastor da Igreja Batista emComendador Venâncio. Nosábado tivemos a participa-ção do Vocal Acaz, do Gru-po de Coreografia Movi-mento e Adoração e o men-sageiro foi o Pr Elias CodeçoSouhait, pastor da Igreja Ba-tista em Ibitirama, ES.

No domingo pela manhão Grupo Brilho Celeste ado-rou a Deus com beloscânticos espirituais, tivemos aprofissão de fé dos candida-tos ao batismo e ouvimos otestemunho missionário do Pr

Elias e de sua esposaNoemir, missionários emIbitirama; em seguida realiza-mos um grande almoço comtoda a igreja. Foi uma manhãabençoada, de muita alegriae comunhão.

No domingo à noite, en-cerramento, a música ficoupor conta da Banda Sacer-dócio Real, da IBLM e dacantora Flávia Mendes, daIgreja Batista Parque dosIpês, Itaperuna. O pregadorfoi o Pr Elias Codeço Souhait.Um dos momentos emocio-nantes do culto foi a realiza-ção dos batismos.

Em todos os dias tivemosa presença de muitos visitan-tes, irmãos de outras igrejasBatistas, de outras denomi-nações e muitos visitantes da

comunidade, autoridadespolíticas e representantes doscomércios. Foram dias espe-ciais para toda a Igreja quese dedicou servindo a Deuscom alegria e gratidão. Fo-ram três dias que ficarão mar-cados em nossa memória ena história da IBLM.

A Igreja Batista em Lajedo Muriaé é grata a Deus porsua história, pois olhamospara trás e vemos tudo o queDeus já fez, todo o trabalhoe as grandes vitórias que osservos do passado alcança-ram. Somos gratos pelo pre-sente, pois Deus está reali-zando maravilhas neste tem-po, e está nos dando a opor-tunidade de servi-lo, de dar-mos continuidade a uma obraque começou há 46 anos.

Somos também desafiadospelo futuro, a nos mantermosfiéis a Deus e a missão queEle confiou a nós, de procla-marmos vida e esperança emCristo Jesus. Igreja Batistaem Laje do Muriaé, é tempode avançar!

A Associação BatistaCentro Sul estará realizandoa sua 10ª Assembleia Anualno dia 22 de outubro, às 19h,no Templo da PIB em Barrado Pirai, sito à Rua Moreirados Santos,320, centro, Bar-ra do Pirai. Terá como tema:Despertando para um novotempo, e o Orador Oficialserá o Pr. Geraldo Geremias,da TIB em Macaé.

Pr. Carlos Cezar Gue-des Bomfim, presidenteem exercício da Associa-ção.

Pr. Neemias LimaEm setembro de 2009, a

Veja entrevistou José Alen-car, na época, Vice-Presi-dente do Brasil, que lutavacontra um câncer havia 12anos e fora submetido a 15cirurgias. É um grande teste-munho com vários ensina-mentos.

Afirmou José Alencar:"Estou preparado para amorte como nunca estive nosúltimos tempos. A morte paramim hoje seria um prêmio.Tornei-me uma pessoa mui-to melhor. Isso não significaque tenha desistido de lutarpela vida". Percebeu o ensi-no sobre a segurança da sal-vação?

Com lucidez, reconheceu:"Ando um pouco e já me can-

Dilma, Lula e José Alencar, trêscompanheiros com o mesmo problema

so. Tenho consciência de queo quadro é, no mínimo, difi-cílimo - para não dizer impos-sível, sob o ponto de vistamédico. Mas, como paraDeus nada é impossível, es-tou entregue em Suas mãos".Ensino sobre a consciênciada limitação humana e onipo-tência de Deus.

Com resignação, enfrenta-va: "Está tudo ótimo: pressão,temperatura, coração e me-mória. Tenho apetite, inclusi-ve - só não como torresmoporque não me servem. Façoo máximo de esforço para tra-balhar normalmente. O traba-lho me dá a sensação de cum-prir com meu dever. Mas, àsvezes, preciso de ajuda.Quando estou em uma reu-nião, por exemplo, digo quevou ao banheiro, chamo um

enfermeiro e o que tem de serfeito é feito e pronto. Sem dra-ma nenhum". Ensino sobre aresignação e capacidade deenfrentar problemas com hu-mor. Destaco: “Está tudo óti-mo... só não como torresmoporque não me servem”.

E que primor de lição:"Pensando bem, o sofrimen-to é enriquecedor... Um diadesses me disseram que, aomorrer, iria encontrar meupai, falecido há mais de 50anos. Aquilo me emocionouprofundamente. Se for parame encontrar com mamãe epapai, quero morrer agora. Aesperança de encontrar pes-soas queridas é um alentomuito grande - e uma granderazão para não ter medo domomento da morte". Lem-brei-me do poeta: “Nessa

pátria de esplendor, hei deamigos encontrar / Meus ir-mãos em Cristo lá hei de re-ver / Mas primeiro que os ir-mãos, quando ali no céu che-gar / Meu Jesus é quem eumais anseio ver”. Ensino so-bre a bênção do sofrimento.

Agora, o ex-presidenteLula recebe diagnóstico e ini-cia tratamento para comba-ter um câncer. Segundo asprimeiras informações, 90%de chances de cura. As ima-gens, após a primeira inter-venção, apresentaram o ex-presidente cheio de esperan-ça e muito resignado.

Certamente, muitas vezes,Lula encorajou José Alencar anão se desanimar. Agora, pre-cisará de alguém que o reani-me também. Pudesse, o presi-dente Lula, na época, editaria

uma medida provisória, elimi-nando o câncer de seu com-panheiro. Mas não podia. Pu-desse, Dilma, que enfrenta omesmo problema, assinariauma fazendo o mesmo com ocâncer instalado no Lula. Masnão pode. Assim é a vida, to-dos enfrentamos problemas,independente de condição so-cial, etnia e credo.

Declarou Alencar na en-trevista: “Estou preparadopara a morte”. E você, está?Se não estiver, entregue suavida a Jesus e obedeça aosseus ensinamentos. Presteatenção, não sugiro você en-trar pra Igreja, mas assumirum compromisso com Cris-to. Ele é a segurança!

Pastor da Igreja Batis-ta do Braga

Page 10: O ESCUDEIRO - Convenção Batista Fluminensebatistafluminense.org.br/escudeiro/Escudeiro_4t2011.pdf · tre de 2012. A Campanha de Missões Estaduais tem sido bem sucedida e tem contado

Outubro/Novembro/Dezembro de 201110 O E S C U D E I RO B A T I S TA

“Santos” evangélicosdas causas impossíveis

Pr Evaldo RochaVivemos um

tempo dos “santos”evangél icos dascausas impossíveis.O cenário brasileirotem demonstradoes ta verdade naprática. Um fenô-meno perceptíveldentro da vivênciade fé de milhões depessoas. Como po-deríamos classificaros “santos” evan-gélicos das causasimpossíveis?

1. Eles são su-p e r - p o d e r o s o s .Qualquer semelhan-ça com uma produ-ção cinematográficaé mera coincidên-cia. Eles parecemser os detentores dabênção numa espé-cie de monopólio dopoder. Coisa típicados “santos” evan-gélicos das causasimpossíveis.

2. Eles são onis-cientes. Eles conse-guem marcar a horae o dia do milagre.Apossaram-se deum atributo somen-te percebido no Al-tíssimo Deus: a ca-pacidade de saberde todas as coisas.

Coisa t íp ica dos“santos” evangélicosdas causas impossí-veis.

3. Eles são infalí-veis. Suas previsõesparecem decretos doTodo-Poderoso. Sãobuscados por aque-les que inocentemen-te não souberam anotícia promulgadana Nova Aliança so-bre o sacerdote uni-versal dos santos.Coisa t íp ica dos“santos” evangélicosdas causas impossí-veis.

4. Eles são cul-tuados. Multidõesrecorrem a eles numfrenesi descabidopor conta dos pro-blemas do cotidianopós-moderno. Seusobjetos: lenços, toa-lhas, roupas e outrosapetrechos transfor-mam-se em amule-tos. Coisa típica dos“santos” evangélicosdas causas impossí-veis.

5. Eles são domi-nadores. Pessoas, asmais distintas, se-guem suas teses semdesconfiança. Afinal,desejam no fundoserem abençoadasde alguma forma. Ocaminho destes do-minadores é atalhoapontado com deter-minação para queincautos venham se-guir sem protesto.Coisa t íp ica dos“santos” evangélicos

das causas impossí-veis.

6. Eles são ego-cêntricos – Con-centram um focodemasiado em simesmos criando umpersonalismo quevisa uma “eterna”dependência espiri-tual. Uma forma demanter as pessoasem um processoque gira em tornodeles mesmos. Coi-sa típica dos “san-tos” evangélicosdas causas impossí-veis.

7. Eles são es-poliadores – Fazemde tudo para arran-car tudo daquelesque nada têm, ape-nas sonham comuma vida melhor eacabam sendo en-ganados por pro-messas que estãorelacionadas ao di-nheiro e ao chama-do “sacrifício”, ob-viamente não é o deJesus. Coisa típicados “santos” evan-gélicos das causasimpossíveis.

Podemos afir-mar que os “santos”evangél icos dascausas impossíveisna verdade são ma-nipuladores da boafé de milhões depessoas. Fuja delese seja feliz com oevangelho de Deus.Como disse JohnPiper: “Deus é oevangelho”.

Ministério é paixão,mas cuidado!

Celso F. S. MartinezAcredito que não

há outra forma deexercer o ministérioque não seja de for-ma passional. É a pai-xão pelo Senhor epor sua obra que nosmovem a renúncia eao sacrifício pessoal.Se não todos, acredi-to que a maior partedos ministros serve aDeus de forma pas-sional, ou apaixona-damente. No entanto,precisamos ter todo ocuidado para que apaixão não se torneobsessão.

A paixão sem equi-líbrio, sem sua funda-mentação na Palavrade Deus, sem seufoco voltado para oque o Senhor quer,com certeza há de setornar obsessão. Eobsessão é pecado.Ela tira o coração dequem um dia o entre-gou ao serviço deDeus. É a obsessãoque nos faz passarpor cima dos outros,machucando pessoas,abrindo feridas às ve-zes difíceis de seremcuradas no coração

dos filhos e da espo-sa. É a obsessão quedeixa atrás do minis-tro um rastro de má-goas e desejos urgen-tes de que ele vá em-bora e seja esqueci-do, o que acaba nãosendo possível. A ob-sessão tira de nós apercepção real deque somos gente, queerramos e que nemsempre os melhorespropósitos trazem osmelhores benefícios.A obsessão não nas-ce como obsessão.Ela, na verdade, éuma paixão que seperdeu, que se equi-vocou em algum mo-mento da sua trajetó-ria. Começou bonita,mas enfeiou-se, a-brutalhou-se noscurso da vida. É co-mo os fariseus, cujaorigem é marcada pornobres sentimentos,no entanto deforma-ram-se, passando adar mais valor ao as-pecto visível do queao interior do cora-ção, a forma mais doque ao conteúdo.Não é sem razão queo Senhor Jesus oschama de sepulcroscaiados. “Ai de vós,escribas e fariseus,hipócritas! porquesois semelhantes aossepulcros caiados,que por fora realmen-te parecem formosos,mas por dentro estãocheios de ossos e detoda imundícia”. Ma-

teus 23:27.Pior de tudo é que

chega um momentoda vida quando cont-abilizamos as coisas echegamos a conclu-são que não valeu apena. Na verdade, oseventuais lucros queuma obsessão possatrazer não compen-sam as suas perdas.Parafraseando o queo Senhor Jesus disse“que adianta ga-nhar o mundo intei-ro e perder a famí-lia, os filhos, a es-posa?”. Acreditoque é possível conti-nuarmos apaixonadossem que nos torne-mos obcecados.Nosso coração deveestar lugar de ondenunca deveria ter sa-ído, isto é, nas mãosde Deus, pois al iaprendemos que te-mos pés de barro,que a reputação nãoé tão importantequanto o caráter. Jáque reputação é oque os outros pensamde nós e o caráter éo que de fato somos,é mais sensato polir ocaráter, até porqueuma reputação nãoproduz um caráter,mas o caráter, invari-avelmente, produzuma reputação.

Sendo assim, e é,que tenhamos paixão,mas é bom, ter cuida-do!

De um pastor so-nhador.

Page 11: O ESCUDEIRO - Convenção Batista Fluminensebatistafluminense.org.br/escudeiro/Escudeiro_4t2011.pdf · tre de 2012. A Campanha de Missões Estaduais tem sido bem sucedida e tem contado

Outubro/Novembro/Dezembro de 2011 11O E S C U D E I R O B A T I S TA

No dia 10 de outubro de2011, o Colégio Batista Flu-minense, localizado no Muni-cípio de Campos dos Goyta-cazes, completou 101 anos e,para comemorar tão signifi-cante data, realizou um cultode gratidão a Deus no Tem-plo da Segunda Igreja Batistade Campos. Foi uma noitesolene de adoração ao Se-nhor. Um culto dinâmico, mar-cado por muita alegria, dirigi-do pelo Presidente da Asso-ciação Batista da Planície epastor da Segunda Igreja Ba-tista de Jardim Carioca, Pr.Robson Liberador de Mattos,e contou com a apresentaçãodos alunos desde a EducaçãoInfantil até o Curso de Teolo-gia.

O Diretor da JUNEDASe pastor da Igreja Batista Cen-tral do Redentor, Pr. AmiltonRibeiro Vargas expressou suagratidão ao Senhor pela suaprovisão e cuidado com o mi-nistério que é o Colégio Ba-tista Fluminense, e na ocasiãoleu a carta da Ex-aluna e atualprefeita da Cidade de Cam-pos, Sra. Rosinha Garotinho,agradecendo a Deus pelos fru-tos que o Colégio tem dado.

Pastor Geraldo Geremias,Presidente da CBF e pastorda Terceira Igreja Batista deMacaé, foi o orador da noitetrazendo uma palavra de jú-bilo e motivação a todos ospresentes. Gratidão é o senti-mento que tem regido todo ostaff do Colégio. Como dis-se certa feita Pr. Ebenezer So-ares Ferreira: “Os batistastêm acendrado amor pelaeducação, pois reconhecemque um povo instruído inte-lectual, moral e espiritual-mente, está fadado ao pro-gresso mais celeremente queoutros.”

Com gratidão, o Pr. Jadyr

Colégio Batista Fluminense celebra 101 anos devitórias com grande culto em adoração ao Senhor.

Peixoto de Lima, Diretor Ad-ministrativo do Colégio, des-taca o trabalho em parceriacom as Igrejas e sua relevân-cia quando se trata dos resul-tados satisfatórios obtidos noinvestimento em Educação:“O COLÉGIO E FACUL-DADE BATISTA tem setornado cada dia mais, umainstituição que glorifica onome do Senhor, abençoan-do vidas e transformandopessoas que construirãouma sociedade mais justa.Deus tem nos abençoado evemos a sua forte mão agin-do todos os dias. E isto podeser comprovado tanto naquestão de espaço físico,quanto no aproveitamentode nossos alunos.”

“Entendemos tambémque o esporte, juntamentecom uma educação de qua-lidade, transmite princípiose valores de uma ética com-patível com o ser humano,contribuindo positivamentepara o crescimento do indi-víduo em sua totalidade e,por isto, temos investido emNovos Talentos. Neste ano,através da escolinha de Fu-tebol, já tivemos a alegriade vencer os Jogos Estu-dantis de Campos JEC´S nacategoria até 15 anos.”Enfatiza o Professor HéberRodrigues de Souza, Coor-denador de Educação Físicado CBF.

“Através da confessio-nalidade, os alunos têm sidolevados nas assembleias, arefletirem sobre os princípi-os da Palavra de Deus. Mui-tos são os testemunhos dequebrantamento e transfor-mação de vidas. Esse é onosso objetivo: que o planode Deus para a humanida-de seja realizado através doMinistério que é o Colégio

Batista.” Ressalta o Pr.Ricardo Novais, Capelão doColégio.

O Colégio em sua estru-tura conta atualmente com:três quadras poliesportivascobertas, três Laboratórios deInformática, um Laboratóriode Química, um Laboratóriode Patologia, Piscina no Ane-xo Infantil, Brinquedoteca,Novas salas, Berçário, Aten-dimento Psicológico, Sala deEsportes. A cada ano a mé-dia no ENEM tem melhora-do comprovando a qualidadeda educação ministrada aosalunos.

A FABERJ – FaculdadeBatista do Estado do Rio deJaneiro – é a primeira institui-ção de Campos a ter um cur-so de Marketing presencial.Contamos hoje com um cur-rículo moderno, atendendo asnecessidades do mercado.No dia 8 de novembro, aFABERJ realizou o I Work-shop de Merchandising, umevento que fez parte de umtrabalho da disciplina Promo-ção de Vendas e Mercha-ndising. O evento, aberto aopúblico, contou com a presen-ça de várias empresas priva-

das, que em parceria com osalunos, promoveram suasmarcas e ainda comerciali-zaram seus produtos e servi-ços. Cursos oferecidos pelaFABERJ: Graduação (Alémdos Cursos Superiores deTecnologia em MarketingAnálise e Desenvolvimento deSistemas Petróleo e Gás), PósGraduação Lato Sensu:(Relações Públicas, ComércioExterior, Logística Reversa,Educação Inclusiva, GestãoEscolar com Ênfase em Pro-jetos e Finanças, DocênciaSuperior, Administração deEmpresas, Gestão: Estratégi-as Empresariais e Liderança),Cursos de Extensão: (As-sistente Administrativo, Atua-lização Contábil, Inglês Bási-

co, Bolos Artísticos, Andra-gogia, Inglês Avançado, No-ções Básicas de Fotografia,Doces e Salgados, Secretari-ado, Apresentação Pessoal,Web Radio). Cursos Livres:(Teologia e Música Cristã).

O período de matrículaspara o Colégio e de inscri-ções para o Vestibular teveinício dia 16 de novembro enossa expectativa é de quemais pessoas venham com-partilhar conosco a missãode Construir um FuturoMelhor Através da Educa-ção. www.colegioefaculda-debatista.com.br /www.faberj.edu.br

Departamento de Mar-keting CFB.

Pr. Amilton Vargas, Prof. Hemoildes e os pastores Geraldo Geremias, Jadyr Peixotoe Robson Liberador

Page 12: O ESCUDEIRO - Convenção Batista Fluminensebatistafluminense.org.br/escudeiro/Escudeiro_4t2011.pdf · tre de 2012. A Campanha de Missões Estaduais tem sido bem sucedida e tem contado

Outubro/Novembro/Dezembro de 201112 O E S C U D E I RO B A T I S TA

Assembleia de 2012 está preparadaDe 25 a 28 de julho, os

batistas fluminenses estarãoreunidos na cidade de Cam-pos, a convite da SegundaIgreja Batista e AssociaçãoPlanície e programa celebraa inauguração do novo tem-plo no antigo Batistão.

Com oito meses de an-tecedência, o ConselhoDeliberativo aprova o pro-grama que norteará os tra-balhos da próxima assem-bleia convencional.

O evento terá como mar-ca maior a celebração pelainauguração do novo tem-plo da Segunda Igreja Ba-tista de Campos, que funci-onará no antigo Batistão,propriedade adquirida emfunção de dificuldades finan-ceiras do passado do Co-légio Batista e que, por umaintervenção miraculosa, per-maneceu como patrimôniodos batistas.

O programa privilegiaum novo formato no con-teúdo das reuniões, privile-giando o ensino através deum congresso com temasvariados para crescimentoespiritual. A visão da dire-toria e da secretaria execu-tiva é que o convencionalleve de volta à sua igrejacapacitação para desenvol-ver o ministério que Deustem confiado a cada um.

Para isso, o tema “Sercomo Cristo, praticando aBíblia!”, a ênfase “Desafia-dos à pratica da Bíblia paraser padrão de integridade”e a divisa “... Até que Cristoseja formado em vós” -Gálatas 4.19b nortearão to-dos os trabalhos durante os

quatro dias que os batistas sereunirem na cidade da cana deaçúcar e do petróleo.

Dentre os assuntos suge-ridos para o congresso, des-tacam-se: Como ensinar a Bí-blia ao adulto, Celebrando aRecuperação, Igrejas Multi-plicadoras, Pequenos Gru-pos, sua implantação e conti-nuidade, As sete leis de apren-dizagem, Discipulado, Prega-ção Bíblica - Como prepararSérie de pregações e fazer umplanejamento de pregação eFamília e Bíblia.

O programa tem início nodia 25, quarta-feira de manhã,e termina no dia 28 de julho,sábado à noite. Na abertura,destaca-se a mensagem pre-sidencial que será proferidapela primeira vez, nessa con-dição, pelo pr. GeraldoGeremias. O encerramentoserá marcado com uma gran-de cruzada evangelística. Oorador oficial é o Pr. Ronem

Rodrigues do Amaral e o Ora-dor Substituto, PastorOswaldo Jacob.

As expectativas são gran-des para a assembleia quevolta a Campos, lugar de

Depois de pronto, o novo templo da Segunda Igreja Batista abrigará mais de 3 mil pessoas

Pr. Geraldo Geremias presidirá pela primeira vez uma Assembleia Convencional

grande destaque no cenáriobatista do Brasil em seus pri-meiros passos nesta terra ama-da.

O evento ainda terá a co-ordenação musical da Asso-

ciação Batista de MúsicosFluminenses - AMBB eduas noites missionáriaspreparadas por MissõesEstaduais, Nacionais eMundiais.