mossoró - rn, 18 de junho de 2013 - nº 16.371 terÇa-feira...

24
R$ 1,50 Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 www.omossoroense.com.br O MOSSOROENSE TERÇA-FEIRA Complexo Viário Páginas 8 (Cotidiano) Impasse nas negociações com a prefeitura paralisa atividades dos agentes de saúde, técnicos de educação e vigilantes. Página 2 (Regional) Funcionários públicos entram em greve por tempo indeterminado Página 7 (Cotidiano) Página 2 (Cotidiano) Capotamento deixa três mortos no Seridó Página 3 Cidade Junina 2012 Justiça determina divulgação do custo de bandas Capa (Cotidiano) Transporte público Estudantes articulam protesto para pedir melhorias Problemas com sinalização dificultam acesso a desvio na avenida João da Escóssia Página 7 (Cotidiano) Itep sepulta indigentes no Cemitério Novo Tempo Câmeras de segurança e testemunhas foram fundamentais nas investigações Comandante do bando tinha experiência com sequestro no Ceará Empresário foi obrigado a escrever carta pedindo resgate à família Líder do sequestro de Fabinho Porcino integrou bando de Valdetário Carneiro Principal 7 Brasileiros protestam contra corrupção, gastos na Copa e por transporte Em Apodi Cidade oestana contabiliza 1.102 casos suspeitos da doença, o que representa 11,5% dos registros em todo o RN. Página 2 (Regional) Pau dos Ferros ultrapassa Natal e lidera ranking Dengue Polícia Civil divulgou fotos de Fabinho Porcino (à esquerda) ainda no cativeiro Ezequiel Serafim cedeu fazenda para cativeiro Mobilizações que começaram por São Paulo na semana passada... ...ocuparam o Centro do Rio de Janeiro onde carro foi incendiado... ...e Brasília, onde o Congresso Nacional foi ocupado Wilson Trajano: líder da quadrilha Cacau Marcello Casal Jr/ABr Sergio Moraes/Reuters Marcelo Camargo/ABr

Upload: nguyentu

Post on 20-Jan-2019

227 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

R$ 1,50Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371

www.omossoroense.com.br

O MOSSOROENSETERÇA-FEIRA

Complexo Viário

Páginas 8 (Cotidiano)

Impasse nasnegociações com aprefeitura paralisa

atividades dos agentesde saúde, técnicos deeducação e vigilantes.

Página 2 (Regional)

Funcionários públicos entram

em greve por tempoindeterminado

Página 7 (Cotidiano)Página 2 (Cotidiano)

Capotamentodeixa três mortos no

Seridó

Página 3

Cidade Junina 2012

Justiça determinadivulgação do

custo de bandas

Capa (Cotidiano)

Transporte público

Estudantes articulamprotesto para pedir

melhorias

Problemas com sinalização dificultam acesso a desvio na avenida João da Escóssia

Página 7 (Cotidiano)

Itep sepulta indigentes

no Cemitério Novo Tempo

Câmeras de segurança e testemunhasforam fundamentais nas investigações

Comandante do bando tinha experiência com sequestro no Ceará

Empresário foi obrigado a escrevercarta pedindo resgate à família

Líder do sequestro de Fabinho Porcinointegrou bando de Valdetário Carneiro

Principal 7

Brasileiros protestam contra corrupção, gastos na Copa e por transporte

Em Apodi

Cidade oestana contabiliza 1.102 casos suspeitos da

doença, o que representa11,5% dos registros

em todo o RN.

Página 2 (Regional)

Pau dos Ferros ultrapassa

Natal e lidera ranking

Dengue

Polícia Civil divulgou fotos de Fabinho Porcino (à esquerda) ainda no cativeiro Ezequiel Serafim cedeu fazenda para cativeiro

Mobilizações que começaram por São Paulo na semana passada... ...ocuparam o Centro do Rio de Janeiro onde carro foi incendiado... ...e Brasília, onde o Congresso Nacional foi ocupado

Wilson Trajano: líder da quadrilha

Cacau

Marcello Casal Jr/ABrSergio Moraes/ReutersMarcelo Camargo/ABr

Page 2: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

Opinião2 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 18 de junho de 2013

uem esperava alguma definição po-lítica, qualquer indicativo sobre aposição do PMDB para as próximas

eleições deve ter ficado frustrado com aentrevista que o deputado Henrique Al-ves concedeu à Tribuna do Norte, no úl-timo domingo. Desde a chamada da ma-téria, houve a impressão de uma trans-ferência de responsabilidades: "Está nahora de o Conselho Político avaliar sehouve mudanças no Governo". Paraquem esqueceu, o referido Conselho temcomo presidente a governadora Rosal-ba Ciarlini e tem como membros o se-nador José Agripino, o ministro Garibal-di Alves, os deputados federais João Ma-ia e Henrique Alves, opresidente da Assem-bleia Legislativa, Ri-cardo Motta; e o ex-deputado Carlos Au-gusto, marido da go-vernadora.

No ato de instalaçãodo Conselho, a gover-nadora Rosalba disseque "a primeira deci-são do Conselho serásobre as eleições muni-cipais de Mossoró",acrescentando queDEM/PMDB/PMN/PR definiriam acomposição para a disputa do pleito pa-ra a Prefeitura de Mossoró. Depois dis-so, não se ouviu mais falar da existên-cia desse Conselho nem de suas ativi-dades em relação ao Governo do Esta-do. Coube a Henrique agendar a próxi-ma reunião do Conselho quando os maisexperientes líderes da política potiguarfarão a análise crítica da situação emque se encontra a administração Rosal-ba Ciarlini. E citou como ponto positivodo governo as indicações dos novos se-cretários de Recursos Hídricos, Saúdee Agricultura como pontos positivos.

A presidência da Câmara dos Depu-tados transferiu mais poder a Henri-que Alves. Isso reflete na política local,razão pela qual ele tem se destacadomais em qualquer tipo de mobilização.Seria infantilidade esperar que o depu-tado anunciasse o rompimento com o go-verno estadual do qual o PMDB faz par-te. A mesma forma seria precipitado afir-mar que pretende ser candidato a gover-nador ou que o nome de Garibaldi seriao ideal para esse objetivo. No final do ano,ou início de 2014, disse, haverá outrareunião para nova análise do quadro,realização de uma grande pesquisa qua-litativa para saber o que está pensando

o eleitor e, finalmente,poderá sair o nome dequem disputará o go-verno por parte dessegrupo. Tudo afirmadode maneira cautelosa.

O grupo Alves, to-dos sabem, é, no mo-mento, detentor domaior poder políticoem nosso Estado. Pos-sui nomes suficientespara a disputa majori-tária. Com um pé nafrente e outro atrás, co-

mo se costuma dizer, Henrique declarouque "o PMDB faz, sim, parte da base alia-da da governadora Rosalba, ao lado doPR, do PP e de outros partidos. Esse é oquadro de hoje. Se será o de 2014, até lásaberemos". Henrique disse apenasaquilo que poderia ser dito. Por outrolado, é normal a expectativa do eleitorem querer saber antecipadamente o seupartido terá candidatura própria ou secontinuará participando do arco dealiança atual. Enquanto isso, o ministroGaribaldi continua mergulhado em si-lêncio conveniente, também aguardan-do os fatos.

[email protected]

IDEIA"Por favor, patrocine essa ideia. O primei-

ro passo seria o tombamento pela Prefeitu-ra de tal imóvel. Depois, sua desapropria-ção para sua restauração. Dileto amigo, pen-se nisso. Assinado Maia Pinto (outrora escri-tor com pseudônimo de Mathias Moreno aquimesmo em O Mossoroense)".

AMÉRICONeste dia 28 de junho (sexta-feira), às 20h,

a Academia Mossoroense de Letras fará umasessão solene em homenagem póstuma ao mon-senhor Américo Simonetti. O discurso em no-me da Amol será pronunciado pelo acadêmicoGeraldo Maia do Nascimento e ao mesmo tem-po será declarada vaga a cadeira 39, que eraocupada pelo monsenhor Américo.

JORNALNa mesma ocasião será lançado o segun-

do número do Jornal da Amol e também se-rá encartada nesta edição a segunda ediçãodo concurso João Batista Cascudo Rodrigues(contos e poesias). Quem está arregimen-tando seus sócios é o presidente Élder Hero-nildes da Silva.

EDGARDOPrestes a completar 79 anos, o conheci-

díssimo médico Edgardo Benavides vai re-viver um roteiro sentimental pela região deHuancabamba, sua terra natal, nos Andesperuanos. Levará em sua companhia, entreoutros, o seu filho, o advogado Cyrus Bena-vides. Vai ser uma autêntica viagem reviven-do o passado de Edgardo, revendo seus tem-pos de jovem, quando deixou o seu país na-tal, o Peru. A viagem se iniciará no comeci-nho de julho próximo.

PADRE SÁTIROPadre Sátiro Cavalcanti Dantas foi home-

nageado pelos 57 anos em que foi o capelão dahistórica igrejinha de São Vicente. Foi-lhe en-tregue uma placa alusiva pela prefeita Cláu-dia Regina. E padre Sátiro surpreendeu a to-dos fazendo a entrega para a história de algu-mas balas disparadas pelos cangaceiros naque-le histórico 13 de junho de 1927, quando doataque do bando cangaceiro de Lampião.

ALDIVAMNa capital estão sendo rezadas missas pe-

la transcorrência do primeiro aniversário dofalecimento de Aldivam José da Costa Hono-rato. Ontem houve uma celebração e umaoutra vai acontecer amanhã. Aldivam era apo-sentado pelo Banco do Brasil aqui de Mosso-ró e também era cordelista nas horas vagas.

LERO-LEROAtentem bem que a observação não é de

minha autoria, mas sim de alguém que escre-ve para a imprensa de Natal. Depois de ler aentrevista do presidente da Câmara Fede-ral na capital, ele (o autor) chamou de "Hen-rique Lero" (alusão ao personagem criado pe-lo saudoso Chico Anysio, Rolando Lero).

BLOCÃOCresce nos bastidores de Brasília a ideia

de um chamado blocão constituído pelo PSD-PP-PR-PTB para lançar e apoiar EduardoCampos como vice de Dilma em 2014. Eles pro-jetam entrar na brecha aberta pelo PMDB eassim conquistar mais espaços num eventualsegundo mandato de Dilma.

ALBECIDurante muitos anos, ele foi bancário. Pri-

meiramente do extinto Banco Mossoró e de-pois do Banco do Nordeste, pelo qual se apo-sentou. Junto a familiares e amigos ele aca-ba de completar seus 70 anos bem vividos.Nossa homenagem.

RICARDOO médico Ricardo Queiroz (tem raízes em

Mossoró, pois é filho de Canindé Queiroz)sugere que as pessoas filmem as condiçõesde trabalho dos profissionais médicos em suascidades. Somente para tirar dúvidas quan-do o governo quer jogar a população contra aclasse médica.

DÚVIDANa inauguração do projeto Sanear, o se-

nador José Agripino colocou uma pá de dú-vidas sobre a situação de Rosalba, se será can-didata ou não em 2014. Ele disse que hojeela é a candidata dele, mas que não sabe seela será candidata.

MATHIAS"Durante o tempo em que fui Mathias Moreno nas páginas deste O Mossoroense, lu-

tei muito para que fosse criado o Museu da Imprensa do Rio Grande do Norte, que teria co-mo sede a casa (andar superior) e localizado no andar térreo (local de trabalho) de JoséMartins de Vasconcelos - um belíssimo sobrado localizado na rua 30 de Setembro, que foicriminosamente demolido. Pior, pelos próprios familiares de Martins de Vasconcelos - es-se brilhante apodiense que se naturalizou mossoroense - no grande país de Vingt-un Rosa-do e, em Mossoró, fundou o jornal O Nordeste. Seria também uma homenagem a José Mar-tins de Vasconcelos, jornalista, professor, músico, compositor, poeta, advogado". (segue)

DORIAN"E agora, também está acontecendo outro atentado à cultura de nossa cidade - a rica bi-

blioteca de Dorian Jorge Freire está sem endereço e a casa onde ele morou e que foi teste-munha de tantas histórias foi demolida". (segue)

PEDIDO"Agora, venho lhe fazer um pedido - você, com a responsabilidade de jornalista, assuma a

ideia de salvar o último sobrado colonial de Mossoró, esse da antiga Praça da Redenção, essemesmo pintado de branco com as janelas e portas azuis. Soube que Élder Heronildes cogitoude transformar tal sobrado em sede da Academia de Letras de Mossoró - o que seria ótimo.Não haveria destinação melhor". (segue)

Q

Graco

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: [email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Márcio CostaEditor geral

Prezado Emery, como leitor diário de suacoluna, nesse glorioso O Mossoroense, acom-panho com grande interesse, nos domingos,o seu "Lá se vão...". Gravei com muita emo-ção a foto da antiga Recebedoria de Rendasde Mossoró, onde trabalhei durante váriosanos e, principalmente, a do Colégio Dioce-sano Santa Luzia, onde fui aluno de francêsdo inesquecível padre Francisco de Sales Ca-valcanti. E ele fazia questão do "ti" do Caval-

canti, ambos monumentos arquitetônicos dapraça Vigário Antônio Joaquim. O belíssimoprédio da Recebedoria de Rendas foi demoli-do para dar lugar a um monstrengo arquite-tônico. O prédio do antigo "Santa Luzia", com-prado pelo Banco do Brasil, foi transformadonum outro monstrengo que veio fazer com-panhia ao prédio-sede da Cosern, em Natal,para serem os dois mais horrendos exemplosda (anti)arquitetura do Brasil". (segue)

“Escreve Maia Pinto (Mathias Moreno) Candidatura do PMDB

laí[email protected]

LaíreEmery Costa Rosado

Jornal

O grupo Alves, todos sabem, é, no momento,

detentor do maior poderpolítico em nosso Estado.Possui nomes suficientes

para a disputa majoritária.

Page 3: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

Transparência

Dados são relativos aos festejos do ano passado e totalizam R$ 1,9 milhão

Justiça obriga prefeitura a detalharcustos de atrações do Cidade Junina

BRUNO BARRETOEditor de Política

A Justiça determinouque a Prefeitura de Mos-soró abra a "caixa-preta"que envolve os custos dasbandas contratadas parao Mossoró Cidade Junina.Em decisão inédita, a Va-ra da Fazenda Pública daComarca de Mossoró de-terminou que o detalha-mento fosse divulgadocom relação a edição 2012.

A solicitação foi feitapelo vereador LairinhoRosado (PSB), tendo comobase a Lei de Acesso à In-formação. "Qualquer ci-dadão pode solicitar aosgovernos informações so-bre os gastos públicos. Fizo pedido e como não aten-deram precisei recorrer àJustiça", explicou.

O parlamentar avisouontem durante o progra-ma Observador Políticoque ao final da edição 2013do Mossoró Cidade Juni-na pedirá novamente o de-talhamento dos custosdas bandas. "É um direi-to do cidadão", acrescen-ta.

A atração mais cara doevento em 2012 foi a ban-da Aviões do Forró, quecustou aos cofres públicosR$ 265 mil. A título decomparação na "OperaçãoMáscara Negra", em queo Ministério Público in-vestiga superfaturamen-to de bandas contratadascom dinheiro públicos pa-ra carnavais, essa mesmabanda custou R$ 300 milà Prefeitura de Macau nocarnaval do ano passado.O Ministério Público con-cluiu que havia irregula-ridade ao comparar como cachê pago no mesmo pe-ríodo pela Prefeitura deCajazeiras (PB) que foi deR$ 200 mil.

A segunda atração

O juiz Airton Pinhei-ro, da 5ª Vara da Fazen-da Pública de Natal, re-cebeu a ação de improbi-dade administrativa mo-vida pelo Ministério Pú-blico Estadual para pro-cessamento dos repre-sentantes da FundaçãoJosé Augusto (FJA) noperíodo de 2003 e 2006,bem como da empresaJW Refrigeração, nos ter-mos do art. 17, § 8°, da Leide Improbidade. A deci-são judicial é mais umaação da Comissão deAperfeiçoamento da Me-ta 18 do CNJ, da qual ojuiz Airton Pinheiro fazparte, e deve ter cumpri-mento urgente.

O magistrado deferiutambém o pedido de que-bra de sigilo bancário de:JW Refrigeração, Walte-nir Ramos da Silva, Ha-roldo Sérgio MenezesCorreia e Sérgio WiclifeBorges de Paiva, referen-te ao período de março amaio de 2004, devendoser oficiado o Banco doBrasil para que remetaaquele Juízo as informa-ções bancárias do perío-do (extrato, cópia de che-ques) no prazo de 15 dias,bem como, aos demaisbancos indicados na con-sulta Bacenjud que osacusados tenham conta.

Em atenção ao sigilobancário, ele determinouque as informações for-necidas pelos bancos de-verão ser mantidas emenvelope pardo, em ane-xo aberto no presente fei-to exclusivamente para amanutenção dos dadossigilosos, cujo acesso (doanexo) será exclusivo dosadvogados habilitadosnos autos, procurador doEstado e Ministério Pú-blico.

AÇÃOO MP afirmou que,

através de investigação,foi revelado um esquemafraudulento nas contra-tações realizadas comdispensa/inexigibilidadede licitação pela Funda-ção José Augusto paramanutenção e assistên-cia técnica dos aparelhosde ar-condicionado daprópria Fundação, doTeatro Alberto Mara-nhão, da Pinacoteca doEstado, do Instituto deMúsica e do Centro Cul-tural Adjunto Dias Du-rante o período de 2003a 2006.

De acordo com os au-tos, em fevereiro de 2004,por ordem de Laércio Be-zerra, Haroldo Sergio,José Antonio Pinheiro eSérgio Wiclife, a JW Re-frigeração foi contratadapela Fundação José Au-gusto para prestação deserviço de recuperaçãoda central de ar-condicio-nado do Teatro AlbertoMaranhão, por meio deprocedimento de inexigi-bilidade de licitação, soba justificativa de que talempresa possuía notóriaespecialização nas mar-cas dos condicionadoresde ar lá existentes (My-com), com peças exclusi-vas e muito tempo deatuação no mercado.

No entanto, o MP afir-mou que, conforme a in-vestigação, a exclusivi-dade não existia, vez queatravés de comunicadooficial da empresa My-com foi informado quenão havia empresas ha-bilitadas para prestaremassistência técnica emNatal e que o esquemafraudulento de contrata-ção foi todo realizado comciência das partes envol-vidas sobre a irregulari-dade do procedimento,tanto com relação à au-sência de exclusividadepela empresa como quan-to ao superfaturamentodo valor do objeto do pro-cedimento de inexigibili-dade, no montante de R$86.500.

Em relação à inexigi-bilidade indevida de li-citação, constatado a par-tir do Inquérito Civil nº220/06, o MP narrou queo Sérgio Wiclife partici-pou diretamente da en-trega do dinheiro à JWRefrigeração, na pessoade José Genivaldo da Sil-va, e estava à frente de to-do o processo por ser, àépoca, o responsável pe-lo setor de engenharia daFundação.

Ainda segundo o Ór-gão Ministerial, parapossibilitar a contrata-ção ilegal e fraudulenta,o procedimento de inexi-gibilidade contou, ainda,com a participação deHaroldo Sergio Meneses,que funcionou como so-licitador e autorizador doprocedimento; de Laér-cio Bezerra, responsávelpor declarar a inexigibi-lidade de licitação e de-terminar o pagamentorespectivo e de José An-tônio Pinheiro, responsá-vel pelo empenho da des-pesa e pelo pagamento.Mediante tais condutas,os acusados praticaramato de improbidade pre-visto no art. 10, VIII, daLei nº 8.429/92.

SIGILOQuando julgou a ma-

téria, o juiz comentouque, da análise que fez daúnica resposta dos acu-sados, frente aos docu-mentos anexados aos au-tos que demonstram aprática de ato ilícito, elereconheceu que os acusa-dos não conseguiram de-monstrar cabalmente aanulação das imputa-ções. Ele explicou que,não havendo anulaçãocabal da caracterizaçãodos atos imputados aosacusados como atos deimprobidade adminis-trativa, impõe-se o rece-bimento desta contra to-dos os requeridos.

Quanto ao pedido dequebra de sigilo bancá-rio, diante da naturezadas imputações (desvioe apropriação de verbaspúblicas), entendeu quea providência mostra-senecessária, na medidaem que poderá demons-trar: o caminho dos bensdesviados em prejuízodo erário e/ou o enrique-cimento ilícito do agen-te ou de terceiro benefi-ciado.

mais cara ano passado foia dupla César Menote e Fa-biano (R$ 231.250) e a ter-ceira Garota Safada (R$202.500). Tudo isso incluin-do os impostos recolhidos.

As principais atraçõestotalizaram R$ 1.822.875.Os artistas locais R$127.125 e o forró pé de ser-ra R$ 32.375. Ao todo asatrações do Mossoró Cida-

de Junina do ano passadocustaram R$ 1.982.375. Pa-ra 2013 a Prefeitura infor-mou que foram gastos comatrações R$ 2.750.000. Masnesse caso ela não detalhouquanto custou cada umadas atrações.

O aumento com os cus-tos do ano passado para cáfoi de 38,7%. Bem maisque a inflação de 5,84%.

Conforme informou aGondim & Garcia Produ-ções, empresa que con-trata bandas para a Pre-feitura de Mossoró, oscustos incluem cachê,passagens aéreas, exces-so de bagagem, traslado,hospedagem, diárias dealimentação, despesascom camarins e carrega-dores.

Gastos detalhados ainda são do tempo em que Fafá Rosado era prefeita

Acordo

Ministério Público e TCE firmam parceria

DecisãoJuiz acata ação sobre irregularidades na FJA

Política 3www.omossoroense.com.br Terça-feira, 18 de junho de 2013

O Ministério Público doRio Grande do Norte(MPRN) e o Tribunal deContas do Estado(TCE/RN) assinaram con-vênio para colaboraçãomútua na disponibiliza-ção de informações das ba-ses de dados digitais deambas as instituições.

O convênio prevê, porexemplo, a liberação doacesso direto aos dados doSistema Integrado de Au-ditoria Informatizada(SIAI), que contém as in-

formações eletrônicas delicitações, seus partici-pantes, pagamentos exe-cutados, entre outros.

Pelo acordo firmado, oMinistério Público terá ocompromisso de comuni-car ao TCE dúvidas ou ob-servações sobre impreci-sões ou indícios de incon-sistências encontradasnas informações da basede dados do SIAI. O MPainda deverá enviar in-formações, documentosou relatórios que possam

subsidiar fiscalizaçõespor competências do Tri-bunal de Contas.

Por sua vez, o TCE de-ve se comprometer em dis-ponibilizar ao MP, trimes-tralmente, os dados doSIAI e permitir que mem-bros e servidores da insti-tuição acessem o sistema.

As ações do convênioserão promovidas peloGrupo de Atuação Espe-cial de Controle ao Cri-me Organizado (Gaeco) epelo Centro de Apoio Ope-

racional às Promotoriasde Defesa do PatrimônioPúblico do Ministério Pú-blico (Caop-pp).

O convênio não acar-retará ônus financeiro pa-ra nenhum dos partici-pantes, e as instituiçõesenvolvidas deverão secomprometer a utilizar asinformações fornecidasseguindo às normas do si-gilo fiscal previstas no Có-digo Tributário Nacionale nas legislações perti-nentes.

RELAÇÃO DETALHADA DAS ATRAÇÕES MUSICAIS COM SUAS REFERIDAS DATAS E PREÇOS

Page 4: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

4 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 18 de junho de 2013 Política

[email protected]

Barreto

SegurançaTenho ouvido muitos elogios à segurança oferecida no Mossoró Cidade Junina.

Para todos, ela tem sido impecável durante o evento. Por outro lado já começam apipocar reclamações no sentido de que quando a festança acaba a polícia some. Asmaiores vítimas são os taxistas. Só no final de semana, conforme relatou umtaxista ontem no FM Sete Horas, oito profissionais foram assaltados. O medo étão grande que eles estão tendo cuidado e selecionando os passageiros preferindoos menos suspeitos.

ReconhecimentoNo caso do sequestro do empresário Fabinho Porcino, é preciso reconhecer o pa-

pel decisivo da Polícia do Ceará. Foi ela quem o localizou através de um trabalhode inteligência. Claro que a polícia potiguar também merece palmas, mas isso nãopode ser ignorado. Aqui no Rio Grande do Norte temos policiais aguerridos e umaestrutura bem abaixo da vontade de trabalhar da maioria. Para evitar novosproblemas como esse, a família Porcino, que de fato é muito visada, vai precisarser mais precavida. Não pode depender da polícia.

PiadaA essa altura do governo Rosalba Ciarlini, o presidente da Câmara dos Dep-

utados, Henrique Alves (PMDB), falar em conselho político é uma tremenda pia-da de mau gosto. Esse grupo nunca existiu. Nem o militante mais apaixonadolevou essa declaração a sério.

País das vaiaso contrário dos argentinos e seus panelaços, nós brasileiros não temos umhistórico de protestos e manifestações. As Diretas Já talvez seja a mais mar-

cante de todas. Somos notórios mesmo na arte de vaiar. Foi assim com Lula na aber-tura do Pan em 2007, foi agora com Dilma na Copa das Confederações. No últimocaso a vaia foi num contexto em que o público presente já teria uma predisposiçãoem vaiar a presidenta. As competições da Fifa são por regra bastante elitizadas.Como se sabe as elites não são muito chegadas aos governos do PT. Rosnam sem-pre contra o Bolsa Família e nem lembram dos benefícios que têm das adminis-trações petistas. Junte-se a isso o fato de o governo Dilma viver momentos de tur-bulências e queda de popularidade por conta da ameaça da inflação e, como afir-mou Gaudêncio Torquato, a impaciência do público que queria que o jogo começasse.Estava claro que ia terminar em vaia. Dilma tem como norte Lula, que após servaiado no Maracanã se tornou o presidente mais popular que o Brasil já teve.

PessoalTem chamado a atenção a forma personal-

ista com que a organização do Mossoró CidadeJunina tem tratado a prefeita Cláudia Regina(DEM). Só está faltando convidar ela ao palcopara fazer um discurso transformando a festada Estação das Artes num comício e trocar o s-logan “Todos por Mossoró” por “AdministraçãoCláudia Regina” como vemos nos grotões afora.

ManifestaçãoA onda de manifestações que se es-

palha pelo país finalmente chegou aMossoró. Hoje, às 7h, o MovimentoPau de Arara se reúne na Praça doPax para cobrar das autoridades me-lhorias no transporte público. Se norestante do país o problema é passa-gem, aqui é o serviço mesmo.

Manifestação 2No sábado será a vez do movimen-

to “Chegaaaaaaa” que luta por eficiên-cia na segurança pública em Mosso-ró. A população mossoroense começaa se tocar do tamanho da força que tem.

MineiroO deputado estadual Fernando Mi-

neiro (PT) afirmou no Twitter que oplano de saneamento lançado por Ro-salba, semana passada é um apa-nhado de projetos deixados pelas ad-ministrações passadas. Em outrasacontece isso também.

DesrespeitoO Governo do Estado não quer mes-

mo ter uma relação de respeito com osservidores. O adiantamento de 40% do13° salário sempre é no dia 20 de jun-ho. Este ano o governo mudou a data enem avisou aos trabalhadores. Opagamento será junto com os saláriosde junho.

Desrespeito 2Ao pegar o trabalhador de surpresa,

o governo Rosalba decepcionou quemtinha feito planejamento com o dinheiroextra no dia 20. Mais um capítulo de umarelação cada dia pior.

PosseHoje, às 19h, no auditório da Escola

de Governo, Centro Administrativo, emNatal, o promotor Rinaldo Reis Limatoma posse no cargo de Procurador Ger-al de Justiça do Rio Grande do Norte.Ele substitui Manoel Onofre Neto nocargo.

A

TáticaEm entrevista ao jornal de sua propriedade, Henrique Alves deixou bem

claro a tática dele para 2014. Vai levar tudo em banho-maria até o começo dopróximo ano. Se o governo Rosalba estiver bem e a governadora, de preferên-cia, estiver num partido aliado de Dilma Rousseff ele a apoia. Se a chefe doExecutivo estadual estiver mal o PMDB vai de candidato próprio. Na minhaopinião, o nome mais viável é o ministro Garibaldi Filho, que, estrategicamente,já está distante de Rosalba. O PMDB está dando um tempo.

Posição

Presidenta criticou estrutura de organismos como a ONU

Dilma Rousseff querreformas em órgãosinternacionais

Postura

Senador do PT critica posturada polícia em manifestações

Yara Aquino e Renata GiraldiRepórteresda Agência Brasil

BRASÍLIA - A presi-denta Dilma Roussef de-fendeu ontem a "urgentee profunda reforma" dosorganismos internacio-nais, como o Fundo Mone-tário Internacional(FMI), o Banco Mundial eo Conselho de Seguran-ça das Nações Unidas(ONU). Para ela, é funda-mental que esses órgãosreflitam "a nova configu-ração de forças" do mun-do. Dilma criticou a estru-tura atual do Conselho deSegurança, que é da déca-da de 40 do século 20, eleva à "carência de repre-sentatividade e legitimi-dade" em defesa da pazmundial.

"Esses princípios nosmostram que a governan-ça mundial necessita deurgente e profunda refor-ma, seja como o FundoMonetário Internacionalou o Banco Mundial, o

[conceito de] BrettonWoods [acordo firmadoem 1944 com o objetivo deassegurar a estabilidademonetária einternacio-nal], que se reflita nes-ses organismos a novaconfiguração de forças etambém nas próprias Na-ções Unidas, o Conselhode Segurança, hoje mui-tas vezes carente de re-presentatividade e legiti-midade para defender apaz mundial", disse a pre-sidenta, na formatura dosnovos diplomatas do Ins-tituto Rio Branco.

Dilma lembrou que omundo vem passando por"grandes e aceleradastransformações", que sãoacompanhadas pelo Bra-sil. "Soubemos acompa-nhar essas mudanças eresponder aos desafios,mas ainda há muito o quefazer", ressaltou a presi-denta, destacando asprincipais característicasda política externa bra-sileira: respeito à sobe-rania dos países e adoçãodo diálogo e da negocia-

ções como métodos.Ao se dirigir aos novos

diplomatas, a presidentaressaltou o que conside-ra um momento históricopara o Brasil. "Vocês re-presentam o país que seencontrou consigo mes-mo, que recuperou sua au-toestima e que está pron-to a dar uma contribuiçãodecisiva para um mundode paz, de desenvolvimen-to, de justiça social, ummundo que tem de se afas-tar das guerras e escolhero diálogo como meta de po-lítica externa", disse Dil-ma aos formandos.

A oradora da turma deformandos do Rio Bran-co, Luana Alves de Me-lo, ressaltou que a políti-ca externa brasileira derespeito à diversidade,aos direitos humanos, àdignidade e à preserva-ção do meio ambiente re-presenta vitórias. "É a di-plomacia do respeito dadiversidade, da plurali-dade, do respeito e da nãodiscriminação", destacouLuana.

O senador Jorge Viana(PT-AC) afirmou ontemque as manifestações rea-lizadas nos últimos diasrefletem uma insatisfa-ção com a vida nas cida-des. Para o senador, an-tes de achar culpados, épreciso entender o quecausa a insatisfação, nasua opinião, legítima.

Jorge Viana disse queé preciso identificar o pro-blema real das cidadesbrasileiras e entenderque a manifestação se dáem cima de situações con-cretas.

- E eu acho que o piorremédio está sendo usa-do para tentar pôr fim àsmanifestações, que é o usoda violência - criticou.

Como exemplo da "in-salubridade" da vida nasgrandes cidades, o sena-dor mencionou o trans-porte público. Ele lem-brou que, em São Paulo,por exemplo, muitas pes-

soas, especialmente asmais pobres, passamgrande parte do seu diano deslocamento para otrabalho. Apesar da máqualidade do serviço, ovalor da passagem equi-vale a 14 minutos de tra-balho, dez vezes mais queem Buenos Aires, porexemplo.

O senador disse quehouve muitos avançosnos anos de governo doPT, como o aumento darenda e o combate à po-breza. Observou, no en-tanto, que, quando ocor-rem avanços, a popula-ção passa a querer mais.Ele considerou esse umfato positivo, "ao contrá-rio dos métodos que estãosendo usados contra osprotestos".

Jorge Viana criticou,por exemplo, o uso pelapolícia de balas de borra-cha, apontadas como ar-mas não-letais.

- Ela é letal sim. Ela émenos letal do que a ou-tra bala convencional,mas ela mata. Dependen-do de onde a pessoa foratingida, morre. E eununca vi tantos policiaisnesse país usando armasletais contra manifesta-ções, contra manifestan-tes. Não é aceitável - afir-mou.

Jorge Viana lembrouque foi governador doAcre por oito anos, tendoenfrentado manifesta-ções com o diálogo, e lem-brou que já esteve desselado. Para ele, as críticasde que a atual geração é"sem causa" não procedeporque a causa, emboranão seja político-par-tidária, é justa.

Em aparte, o senadorPaulo Paim (PT-RS) de-fendeu o diálogo e disseque "virou moda crimina-lizar os movimentos so-ciais".

Page 5: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

Opinião 5www.omossoroense.com.br Terça-feira, 18 de junho de 2013

m 1º de abril de 1858, AllanKardec, O Codificador do Es-piritismo, fundou a Socieda-

de Parisiense de Estudos Espíritas(SPEE). Estava então inaugura-do o primeiro Centro Espírita domundo, célula que se multiplicariapara trabalhar por uma socieda-de mais feliz.

Na atualidade, o Centro Espíritarepete as experiências daquela épo-ca: o estudo e a prática dos ensina-mentos dos Imortais. Nele, aprende-se, através do exercício da convivên-cia fraternal, a experiência da soli-dariedade, do trabalho e da tolerân-cia, impulsionadores da caminha-da rumo à evolução.

Diariamente, muitas criaturasprocuram o Centro Espírita. Can-sados, desiludidos, sofridos, sem sa-ber que rumo dar às próprias vidas,vão em busca de uma palavra de con-forto, de uma mensagem consola-dora, de um possível esclarecimen-

to. São os que chegam através da dor.Outros dão-se conta que continua-rão vivos após a morte do corpo físi-co, que a permanência na Terra éuma breve viagem, e procuram apro-fundar-se no conhecimento acercada espiritualidade e imortalidade.

Toda Casa Espírita tem espaçodestinado à realização de palestraspúblicas, onde expositores apresen-tam assuntos de temática espírita,que envolve o tripé ciência, filosofiae religião. Há também os grupos deestudos sistematizados da doutrina,estudos do Evangelho, da mediuni-dade, evangelização infantojuvenil,promoção social, atendimento fra-terno, aplicação de passes. Tudo mui-to simples e sem invencionices ou mo-dismos, que não condizem com a prá-tica espírita.

O Espírito Djalma Montenegro deFarias enfatiza que, de portas aber-tas ao amor, o Centro Espírita é umceleiro de esperança na inquietude

da noite. Nele, todas as feridas dosentimento encontram medicação etodas as inquietudes recebem repou-so. Como hospital de almas, recebeenfermos sem lhes perguntar a doen-ça. Como templo religioso, escuta ossoluços da inquietude e atende opranto das ansiedades, nascidos naintimidade da alma. Como escola,ensina as diretrizes da vida feliz, ace-nando com os triunfos após o cursorigoroso da autoelevação.

O Espírito João Cleofas adicio-na outro elemento a esse núcleode amor: oficina, onde se trabalhamos sentimentos e se modelam os va-lores éticos, nas diretrizes que a ca-ridade propõe como método depu-rativo e elevado.

É, portanto, o Centro Espírita acélula ideal para modelar a comu-nidade das criaturas felizes do ama-nhã, oferecendo-lhes a contribuiçãodo respeito, da fraternidade, da aten-ção e do bem.

RESUMO DAS NOVELAS

EO Centro Espírita

Tizinha afirma a Nando que jamais o per-doará. Isabela exige que Leandro vá até adelegacia. Gil propõe se mudar para NovaYork com Ju. Olavo tira Fatinha da dele-gacia. Rosa se preocupa com a recuperaçãode Vitor. O almoço de Fatinha não dá cer-to, mas Bruno sugere que a família peça piz-zas. Orelha prepara o vídeo do casamentode Fatinha e Bruno e Morgana teme a rea-ção dos dois. Pilha cria letras de funk paradecorar as matérias escolares.

Malhação

Terça-feira (18/6)

Ester diz a Alberto que não desistirá dodivórcio. Hélio pede a Quirino para ensiná-lo a jogar xadrez. Duque avisa a Cassiano queuma cantora famosa será a próxima atra-ção do Flor do Caribe. Ciro não aceita quan-do Mila propõe que eles fiquem sem com-promisso. Duque aconselha Cassiano a re-conquistar Ester. Cassiano reconstrói a ca-bana para Ester. Quirino e Samuel fazemas pazes. Mantovani convoca Isabel paraacompanhar caso das obras de Dionísio.

Flor do CaribeVerônica e Santa sentem pena de Mau-

rício. Érico decide falar com Renata depoisde ver o escândalo na TV. Barrabás não dei-xa Damáris ser expulsa do casamento. Gia-ne se esconde para não ser flagrada na casade Bento. Bárbara entrevista os noivos pa-ra Luxury. Lucindo ouve Charlene dizerque está com Wilson. Xande e Luz se bei-jam. Tina altera as fotos de Bárbara antesde divulgá-las na internet. Madá vê Amorasair da casa de Bento e tenta avisar a Malu.

Sangue BomFrançois diz para Vitor Hugo ter cui-

dado com Rosália, mas garante que a his-tória da jovem parece verdadeira. Lis ligapara Isabela, que desperta e pede a ajudada cunhada. Vitor Hugo e a irmã socor-rem a fotógrafa, que alega ter tido um malestar. Yasmin sugere que Catherine crieum blog de moda e a chefe concorda. Daf-ne conversa com Miro, que questiona o pas-sado, mas a periguete foge das perguntase dispensa o professor. Feliciano se irritaao ver Pérola com as roupinhas de bebê.Júlio César pede para conversar com Mege diz que tem uma confissão a fazer.

Dona Xepa

José vai à oficina de Rafael para virar amadrugada arrumando o carro de Cirilo. Ma-ria Joaquina entrega a Miguel um envelo-pe e pede para que ele entregue a Cirilo.Miguel vai ao encontro de Cirilo e avisa queMaria Joaquina só vai chegar no final da cor-rida, mas entrega o envelope ao garoto. Aoabrir, para sua surpresa, Cirilo encontra olaço de Maria Joaquina e fica extremamen-te feliz. Jorge derruba água e solta fumaçana pista para atrapalhar Cirilo.

CarrosselPaloma acredita que Bruno tenha rouba-

do sua filha. Bruno estranha o comportamen-to de Paloma com ele. Amarylis aconselhaPaloma a esperar Paulinha se recuperar dacirurgia para anunciar que é a sua mãe. Már-cia manda fazer documentos falsos paraAtílio. Félix conta para Amarylis que ela per-deu todo o dinheiro que investiu. Paloma con-firma que é mãe de Paulinha. Paloma é friacom Bruno e procura Ninho. Nicole desco-bre que tem uma doença muito grave.

Amor à Vida

eu sobrinho de sete anos, Ra-mon, saiu-se com esta, recen-temente, quando lhe deram

um texto escrito em letra cursivapara ele ler: "Como é que vocês medão uma coisa com uma letra queeu não sei ler?"

E ele tinha razão. Ele está sendoalfabetizado pelo sistema novo queinventaram, há alguns anos, para oensino fundamental, segundo o quala escola começa com as letras "deforma" ou "de livro". Ao contrárioda sistemática antiga, na qualcomeçava-se pela letra cursiva e sódepois das famílias de sílabas, quehoje em dia já não se usam mais,quando a criança já começava a ler,é que se entrava com as letras deimprensa.

E, comprovadamente, as criançastêm muito mais dificuldade paraaprender a letra cursiva depois da le-

tra de forma. A maneira que se usa-va antes era muito mais prática, ti-nha uma sequência que funciona-va, mas os donos do poder, na últi-ma década, resolveram "moderni-zar" a educação brasileira e as nos-sas crianças, agora, estão aprenden-do a ler e a escrever com oito, noveanos, por osmose, ao contrário deantes, que era com sete anos.

Então o Ramon tem razão de fi-car indignado, pois se ensinaram pa-ra ele primeiro a letra de forma, queé quase quadrada, com muitos tra-ços retos e poucas curvas, não dá pa-ra esperar que ele reconheça um tex-to escrito em letra cursiva, até por-que, se ele está no segundo ano, aesta altura talvez essa letra nova, to-da cheia de curvas, grudada uma naoutra, como se fosse um trenzinhomuito comprido, não tenha sido apre-sentada a ele, ainda.

Precisamos que o MEC reveja anossa sistemática de ensino, pois nãoestá funcionando. Estão tornando oensino cada vez mais fraco neste nos-so país, com modificações que deve-riam ser para melhorá-lo, mas naverdade o sucateiam cada vez mais.

E não é só o conteúdo programá-tico do ensino fundamental e mé-dio que deve merecer atenção dopoder público. As escolas públi-cas precisam de manutenção, deequipamentos, pois muitas estãocaindo aos pedaços, literalmente,e os professores precisam de qua-lificação e salários decentes. A edu-cação precisa de uma reforma deverdade, mas uma reforma quemelhore o ensino público e até oparticular, pois as modificaçõesque foram feitas até agora foramsó para encaminhar a nossa edu-cação para a falência.

M

A educação e a alfabetização no Brasil de hojeLUIZ CARLOS AMORIM – ESCRITOR

Notas da Redaçã[email protected]

INVASÃO - Ontem, o per-fil da revista Veja foi inva-dido por um hacker que seintitula @AnonManifest!No perfil da revista, o hac-ker declarou que outrosperfis sejam invadidos pa-ra divulgar as ações dosprotestos que estão sendorealizados pelo Brasil.

SEGURANÇA - O Minis-tério da Justiça autori-zou a construção de umacadeia pública emCeará-Mirim e a amplia-ção do Complexo Esta-dual Agrícola Dr. MárioNegócio. A proposta é cri-ar 1.206 vagas no siste-ma carcerário do RN.

INTERATIVIDADE A enquete do O Mossoroense.com quer saber a

opinião do leitor sobre favoritos ao título da Copadas Confederações 2014, entre Brasil, Espanha eItália. Participe.

ÔNIBUSO secretário municipal do Desenvolvimento Ur-

bano, Alexandre Lopes, declarou que acha estranhoo protesto de hoje em prol de melhorias no transportecoletivo. O secretário pode achar estranho, mas quemé obrigado a utilizar o serviço entende o motivo damobilização.

POSSE O promotor Rinaldo Reis Lima assume a Procu-

radoria Geral de Justiça do Rio Grande do Nortehoje, às 19h, no auditório da Escola de Governo,Centro Administrativo, em Natal.

SAÚDE - O impacto dachuva sobre o solo escal-dante em Mossoró contri-bui para doenças e au-menta movimento nasUPAs, sobretudo, de pa-cientes com as chamadas"viroses".

COBERTURA - Segundoo Ministério da Saúde,até ontem o Rio Grandedo Norte havia vacina-do 61,88% das criançascontra paralisia infan-til, a quatro dias do fi-nal da campanha.

Page 6: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

O mercado reduziu pe-la quinta vez seguida aprevisão de crescimentoda economia do país noano, ficando pela primei-ra vez abaixo de 2,5%. Deacordo com o Boletim Fo-cus, do Banco Central(BC), a estimativa ficouem 2,49%. Na semana an-terior, a previsão era de2,53%.

Em seis meses, a pre-visão do mercado teve umrecuo de quase 50%, já quecomeçou o ano com umaestimativa de 3,26%.

A economia brasileiracresceu 0,6% no primeirotrimestre de 2013 em re-lação ao trimestre ante-rior. Os dados vieramabaixo do crescimento es-perado pelo mercado.

JUROSPara a reunião do Co-

mitê de Política Monetá-ria (Copom) em julho, a ex-pectativa na mediana é deque a taxa básica de ju-ros, hoje em 8% ao ano, se-ja elevada em 0,50 pontopercentual, a 8,5%.

Já no Top 5, com as ins-tituições que mais acer-tam suas previsões no Fo-cus, no médio prazo, os eco-nomistas também veem aSelic maior, a 9,25% em2013 e em 2014, ante 9%e 9,25% respectivamentena pesquisa anterior.

INFLAÇÃOApesar da expectativa

de que o ciclo de aperto mo-netário será mais intenso,após o BC reforçar que tra-balhará com "a devidatempestividade" para ga-

rantir que a inflação entreem declínio, os economis-tas elevaram a projeçãopara o IPCA neste ano a5,83%, ante 5,8%. Para2014, mantiveram as con-tas em 5,8%.

Na semana passada, odiretor de Política Econô-mica do BC, Carlos Ha-milton Araújo, afirmouque a inflação no Brasilestá e continuará sob con-trole e que a autoridademonetária está compro-metida com a estabilida-de de preços.

Economia6 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 18 de junho de 2013

Projeção

MENSAGEM DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFFSOBRE O PROGRAMA MINHA CASA MELHOR

Quero apresentar aqui uma novidade excelente:lançamos, na semana passada, o Minha Casa Melhor: umalinha de crédito de R$ 5 mil para as famílias do MinhaCasa Minha Vida comprarem eletrodomésticos e móveis,que vão tornar a nova casa ainda mais bonita e confortáv-el. Esse financiamento, oferecido pela Caixa Econômica,tem condições muito vantajosas. Os juros são baixíssimos,de 5% ao ano, e o prazo para pagar é de até 48 meses. To-das as famílias que tiveram financiamento para adquirira casa ou o apartamento pelo Minha Casa Minha Vida, se-ja pela Caixa ou pelo Banco do Brasil, têm direito a essecrédito, independentemente da renda, desde que estejamem dia com as prestações da casa própria. Quem estivercom a prestação atrasada deve regularizar a situação paraaproveitar as facilidades do Minha Casa Melhor.

Nos primeiros seis dias do programa, 18.735 pessoascontrataram o crédito para financiar a compra de móveise eletrodomésticos. Esse programa é muito importante paraas famílias com renda mais baixa, que tinham e têm mui-ta dificuldade para conseguir crédito barato no mercado.Assim, muita gente que nunca teve a chance de ter umeletrodoméstico novo agora vai poder comprar, por exem-plo, a sua lavadora, o que vai melhorar a vida no dia a dia.

Os produtos que podem ser comprados com esse crédi-to são os seguintes: cama de casal ou de solteiro, que podeser comprada com ou sem colchão, guarda-roupa, mesa comcadeiras e sofá, lavadora automática, fogão, geladeira, TVdigital e computador. Cada produto tem um valor máxi-mo, para garantir que as lojas mantenham os preços prat-icados antes do programa. O preço máximo de uma lavado-ra automática comprada pelo Minha Casa Melhor, por ex-emplo, é de R$ 850,00. O da TV digital ficou em R$ 1.400,00,e o preço máximo do computador, que pode ser um note-book, é de R$ 1.150,00.

Os juros oferecidos pelo programa são os mais baratosdo mercado, para que a prestação não pese no bolso dasfamílias. Por exemplo, quem usar todo o crédito, de até R$5 mil, e dividir a compra em 48 meses, vai pagar umaprestação de até R$ 117,19. Ressalto, contudo, que quemdecide quanto vai gastar e o que vai comprar é o dono ou adona de casa, que conhece as suas necessidades e o orça-mento de sua família.

Para ter acesso a essa linha de crédito as famílias quejá assinaram o contrato e receberam a casa do programaMinha Casa Minha Vida podem pedir o cartão da Caixapara financiar a compra dos móveis e dos eletrodomésti-cos. Quem entrar para o Minha Casa Minha Vida a partirde agora vai receber o cartão de compras logo que assinaro contrato da casa nova. Para solicitar o crédito e saber tu-do sobre o Minha Casa Melhor é só ligar para o telefone0800-726 8068, que, até o final da segunda-feira, dia 17 dejunho, recebeu 244.939 ligações. Quem preferir, pode bus-car as informações diretamente nas agências da Caixa ou,se o contrato foi feito com o Banco do Brasil, em uma agên-cia do BB, embora quem fez contrato pelo BB tambémdeve buscar o crédito na Caixa. As informações tambémestão disponíveis no site do programa na internet, no en-dereço www.minhacasamelhor.com.br.

O cartão pode ser usado nas lojas credenciadas pelaCaixa. Elas terão uma logomarca que vai distingui-las.São mais de 13 mil lojas cadastradas em todo o Brasil. Out-ra coisa importante, é que todos os beneficiários do Min-ha Casa Minha Vida têm um ano para usar o crédito apartir do momento em que receberem o cartão do MinhaCasa Melhor. E há uma questão para a qual quero chamara atenção: a loja tem que dar, pelo menos, 5% de descon-to sobre o preço à vista para toda compra com o cartão doMinha Casa Melhor. O cliente tem que exigir que o de-sconto apareça na nota fiscal, como prova de que é umdesconto real.

O Minha Casa Melhor faz parte desse grande progra-ma que é o Minha Casa Minha Vida. Nele, já entregamos1 milhão e 210 mil casas em todo o Brasil, e temos mais 1milhão e 430 mil casas em construção. Até o final de 2014,teremos mais 1 milhão e 110 mil casas contratadas. En-tão, são 3 milhões e 750 mil famílias que estão realizandoo sonho da casa própria. E, agora, com acesso também acrédito barato para a compra de eletrodomésticos e móveis.É mudança de casa e é mudança de vida.

Mercado estima pela 1ª vez no anocrescimento da economia abaixo de 2,5%

Coluna semanal da presidenta Dilma Rousseff

[email protected]

PresidentaConversa com a

Em seis meses, a previsão do mercado teve um recuo de quase 50%

Expectativa na mediana é de que a taxa básica de juros, hoje em 8% ao ano, seja elevada em 0,50 ponto percentual, a 8,5%

APOIO

Page 7: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

Brasileiros tomam as ruas contra corrupção,gastos na Copa e por mobilidade urbana

Mobilizações

Manifestantes incendeiam carro epicham prédio da Alerj no centro do Rio

GIRO PELO MUNDO

Protestos mobilizaram milhares de pessoas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasilia, Belo Horizonte e outras capitais do país

Brasil/Mundo 7www.omossoroense.com.br Terça-feira, 18 de junho de 2013

Presidente eleito do Irã diz que não vai encerrar enriquecimento de urânio

O presidente eleito doIrã, Hassan Rohani, dis-se nessa segunda-feira(17) que o país está dis-posto a ser mais transpa-rente em relação ao seuprograma nuclear, masnão vai encerrar o enri-quecimento de urânio.

"Nossos programasnucleares são completa-mente transparentes.Mas estamos dispostos amostrar maior transpa-rência e deixar claro pa-ra o mundo todo que ospassos da República Is-lâmica do Irã estão com-pletamente dentro dospadrões internacionais",afirmou, na primeira en-trevista coletiva conce-dida desde que foi elei-to.

Rohani usou a entre-vista para dizer que o Irãvai seguir um "caminhode moderação" e abriupossibilidades para ali-viar as tensões com o Oci-dente.

"Vamos seguir um ca-minho de moderação ejustiça, e não de extre-mismo. Precisamos au-mentar a confiança doIrã com outros países.Precisamos construir es-ta confiança", prometeu.

O presidente eleitotambém afirmou que a

economia é uma de suasprioridades, em referên-cia a como as sanções im-postas ao Irã ajudarão noaumento da inflação nopaís.

"A nação iraniana nãofez nada para mereceressas sanções. Essassanções, se tiveram al-gum benefício, foi todopara Israel. Elas não be-neficiaram mais nin-guém", afirmou.

Sobre a Síria, Rohanidisse que a responsabili-dade de pôr um fim naguerra civil do país deveestar nas mãos do povosírio.

"Somos contra umaintervenção estrangeirana Síria. Esperamos quea paz e a tranquilidadevoltem à Síria com a coo-peração dos países da re-gião e de todo o mundo",declarou.

O moderado Rohanifoi eleito já em primeiroturno, após derrotar trêscandidatos "linha-dura"nas eleições da últimasexta-feira (14).

No domingo (16), osEUA acenaram comuma "parceria" com opresidente eleito, casoele cumpra as obriga-ções internacionais dopaís.

Luciano NascimentoRepórter da

Agência Brasil

BRASÍLIA– Uma sé-rie de manifestações mo-bilizou milhares de brasi-leiros em diferentes cida-des do país nesta segun-da-feira (17). Em SãoPaulo, os protestos reuni-ram pelo menos 30 milpessoas. No Rio de Janei-ro, até o fechamento daedição estimativas apon-tavam para 100 mil pes-soas. Em Belo Horizon-te, entre 18 mil e 20 milpessoas. Em Brasília, cer-ca de 10 mil pessoas es-tiveram concentradas naEsplanada dos Ministé-rios e parte dos manifes-tantes chegou a subir arampa e ocuparam a co-bertura do Congresso Na-cional.

Com o mote “Não sãoapenas 0,20 centavos”,além de se posicionar con-tra o preço do transportepúblico, os protestos cri-ticaram a condução da po-lítica brasileira, a corrup-ção, os gastos públicoscom as obras para as co-pas das Confederações edo Mundo de 2014.

As manifestações co-meçaram a tomar corpona última semana após asações da Polícia Militar

(PM), em São Paulo, quereagiram aos manifestan-tes contrários ao aumen-to da tarifa de transportepúblico na capital paulis-ta. O episódio levou a De-fensoria Pública do Esta-do de São Paulo a questio-nar a atitude da PM.

Em São Paulo, os ma-nifestantes se concentra-ram no Largo da Batatae depois ocuparam as oi-to faixas da Avenida Bri-gadeiro Faria Lima.

Ao contrário do queocorreu na última mani-festação, na quinta-feira(13) – quando a presençada PM foi ostensiva – ati-vistas e policiais entra-ram em acordo mini-mizando o clima de ten-são.

No Rio de Janeiro, asdezenas de milhares demanifestantes marcha-ram pela Avenida RioBranco e se dirigiram àCinelândia, na regiãocentral da cidade, ondeocuparam as escadariasda Biblioteca Nacional eda Câmara de Vereado-res. De lá, seguiram pelaAvenida Almirante Bar-roso em direção à Aveni-da Presidente AntonioCarlos até a AssembleiaLegislativa do Estado(Alerj). Houve confrontocom a polícia e algumas

Douglas CorrêaRepórter da Agência Brasil

RIO DE JANEIRO –A parte dos manifestan-tes que participaram doprotesto ontem (17), nocentro da capital flumi-nense, depois que a pas-seata chegou à Cinelân-dia, se deslocou para o Pa-lácio Tiradentes, sede daAssembleia Legislativado Rio de Janeiro (Alerj),na Rua 1º de Março. Nolocal, eles entraram emconfronto com policiaismilitares ao tentar inva-dir o prédio da Alerj.

Um grupo fez picha-ções, destruiu coberturade pontos de ônibus, fa-chadas de agências ban-cárias, ateou fogo a umcarro e fez uma fogueira

Congresso Nacional foi ocupado por manifestantes em Brasília

Carro é incendiado por participantes do quinto ato contra o aumento da tarifa de ônibus

pessoas queimaram umcarro e depredaram umaviatura da PM.

Na capital mineira, aconcentração do protes-to teve início na Praça 7,no centro da capital. Delá, os manifestantes se di-rigiram à Arena Minei-rão, onde foi disputadanesta segunda a partidaentre Nigéria X Taiti, pe-la Copa das Confedera-ções.

Em Brasília, o protes-to começou às 17h. Os ma-nifestantes se concentra-ram em frente ao Museuda República e, de lá,marcharam em direçãoao Congresso Nacional,na Esplanada dos Minis-térios. Antes de finalizar

a mobilização, ocuparama cobertura do Congressoe o gramado em frente aoParlamento.

Apesar do caráter pa-cífico das manifestações,ressaltado pela palavrade ordem “Sem violência”,entoada em todos os pro-testos, confrontos entrepoliciais e manifestantesforam registrados em Be-lo Horizonte, em Brasíliae no Rio de Janeiro.

Também houve regis-tro de protestos em Forta-leza, em Curitiba, em Por-to Alegre, em Salvador,em Belém e Campinas.Nos próximos dias, as ma-nifestações, convocadaspor meio das redes sociais,devem prosseguir.

Presidente eleito do Irã, Hassan Rohani, defende transparência

e dança em volta do fo-go. Policiais do Batalhãode Choque se posi-cionaram em frente aoprédio da Alerj, que ficoucom as luzes apagadas.Eles chegaram a lançarbombas de gás para dis-

persar os manifestantes,mas sem sucesso.

A Avenida Rio Bran-co ficou fechada no senti-do Cinelândia por maisde duas horas, para evi-tar que os motoristastivessemseus veículos

depredados pelos mani-festantes. As AvenidasAlmirante Barroso e Pre-sidente Antônio Carlostambém permanecem fe-chadas ao tráfego, alémda Rua 1º de Março, emfrente à Alerj.

Sergio Moraes/Reuters

Marcello Casal Jr/ABr

Page 8: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

Cur

ta-M

etra

gem

Social8 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 18 de junho de 2013

CENTRO MÉDICOOntem, fomos

apresentados e tive-mos um grande pra-zer em conhecer aNossa Clínica. Cláu-dio Montenegro, o do-no da casa, nos mos-trou cada detalhe domix de clínicas médi-cas, falou do currícu-lo dos médicos e dasempresas convenia-das e do novo centro ci-rúrgico que será inau-gurado em breve.Nossos votos de maise maiores investidasde sucesso do empre-sário.

AO MESTRECOM CARINHO

O padre Sátiro Ca-valcanti recebeu ho-menagem durante aapresentação do espe-táculo “Chuva de Ba-las” no domingo pas-sado. O padre foi ho-menageado com umaplaca comemorativapelos 57 anos como ca-pelão da Igreja de SãoVicente. O bispo domMariano Manzana, aprefeita Cláudia, cen-tenas de alunos e ex-alunos do Diocesano,educadores e paro-quianos fizeram coroe deram voz à mere-cida homenagem.

Padre SátiroCavalcanti com o

bispo dom Mariano.

Homenagemmerecida

Helderi Negreiros, Carla, Anita Portelae Simone Negreirosna missa em ação de graças pelo aniversário deKarenine Fernandes

[email protected]

PintoCarlos Costa

@ Hoje é dia de festa paraJosé Nildo Fernandes, Lucinei-de Nogueira, Gyslaine Vale eFafá Linhares, que aniversari-am. Parabéns!

@ O movimento pela paz emMossoró, “Chegaaaaa!”, sairápelas ruas da cidade no sábado(22). O grupo, que nasceu noFacebook, ganha a cada minutomais seguidores. Já são 16 mil, oque representa cinco por cento dapopulação de Mossoró.

@ Tica Soares aniversarioudomingo. Ganhou festa, ga-nhou presentes, ganhou beijose abraços e votos renovados demil felicidades. Parabéns!

@ Íris Menezes e ChristianeBarreto na fila do gargarejo paraassistir ao show da banda Sal-salada na praça do Sebrae, noMCJ. Sexta-feira.

@ Neíza Fernandes emMossoró já com o pé no MossoróCidade Junina. Foi assistir aoshow da banda Aviões do For-ró. Circulou, beijou e foi beija-da, fez caras e bocas (muitas)e, atendendo a pedidos, anun-ciou que voltará mais vezes atéo final do evento.

@ Maria Luíza Queiroz,Nico-le Abreu, Reno e Karina Vascon-celos,Canindé Nobre e Rita,Pau-lo Sidney e Larissa Rosado,Juran-dir Filho e Valéria Escóssia, Fran-cisco Lins e Neuza, GeorgianoAzevedo estavam no camaroteSkol/UnP do Mossoró Cidade Ju-nina, enquanto André Luvi solta-va a voz e fazia a festa.

@ O Auto de São João Ba-tista será encenado nos dias 21e 22 de junho, no adro da Igre-ja Matriz de Nossa Senhora daConceição e São João Batista,em Apodi. O espetáculo é umarealização da Associação Rai-munda Dantas com apoio daPrefeitura Municipal do Apodi.

Page 9: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

MOSSORÓ-RN - TERÇA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2013 DETERMINAÇÃO

Depois de manifesta-ções em diversas cidadesdo país contra o reajustedas passagens de ônibus,chegou a vez dos estudan-tes de Mossoró. No entan-to, diferente de outros lo-cais, a mobilização vaialém do valor das passa-gens e pede melhorias nosistema de transporte co-letivo. A manifestaçãoacontece hoje, a partir das7h, na praça Rodolfo Fer-nandes (Praça do Pax).

A organização do movi-mento é do Diretório Cen-tral dos Estudantes daUniversidade do Estadodo Rio Grande do Norte(DCE/Uern), DCE da Uni-versidade Federal Ruraldo Semi-Árido (Ufersa) eGrêmio Estudantil do Ins-tituto Federal de Educa-ção, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Norte(IFRN).

Segundo Cínthia Si-mão, estudante do cursode Serviço Social da Uern,a mobilização denomina-da "Movimento Pau deArara" reivindica melho-rias no transporte coleti-vo e a implantação do Pla-no de Mobilidade Urbana."O movimento surgiu emtorno do interesse de al-

guns estudantes para lu-tar por essa causa que étão complicada aqui, na ci-dade", explica a estudan-te.

Os estudantes foramdivididos em comissõespara articular o movimen-to "Alguns estudaram oPlano de Mobilidade Ur-bana, outros fizeram ar-ticulação com os movi-mentos estudantis tantode escolas fundamentaiscomo de ensino médio.Também fizemos panfle-tagens nas paradas de ôni-bus para divulgar o mo-vimento", esclarece.

Cínthia Simão diz queo movimento não se ins-pirou em outras manifes-tações. "Faz algum tem-po que essa mobilização épensada. No entanto, apassagem de ônibus teveum reajuste com promes-sas de melhorias, mas is-so não aconteceu. Por es-se motivo, resolvemos ir àsruas agora", destaca.

A avaliação da estu-dante sobre o transportecoletivo da cidade não é po-sitiva. "Precisa melhorarmuito: o tempo de esperanas paradas é muito gran-de, há muitos bairros de-sassistidos, não existe in-

O secretário municipaldo Desenvolvimento Urba-no, Alexandre Lopes, afir-ma que acha estranho omovimento dos estudan-tes que cobra melhoriasno sistema de transpor-

te coletivo de Mosso-ró. "Essa semana foi

realizada uma

reunião com esse pessoalpara atender a principalreivindicação, que é a cria-ção da linha universitária.Esta semana vai ser apre-sentada a proposta aos D-CEs e reitores", afirma o se-cretário.

Quanto à MobilidadeUrbana, o titular da secre-

taria diz que várias açõesjá estão sendo implemen-tadas. "50% dos ônibus jáestão com GPS, a integra-ção será iniciada no próxi-mo sábado, está sendo fei-ta a recuperação dos prin-cipais corredores de ôni-bus, o bairro MonsenhorAmérico Simonetti terá li-

nha regular de ônibus, en-tre outras", destaca.

"O Plano de MobilidadeUrbana não é implementa-do de uma só vez. As açõesestão sendo feitas. Em al-guns meses, a populaçãoirá sentir a diferença no sis-tema de transporte coleti-vo da cidade", esclarece.

Governo mandar cortaro ponto dos grevistas

do Detran/RN.

PÁGINA 3

Manifestação, que será realizada na praça Rodolfo Fernandes, cobra a implantação do Plano de Mobilidade Urbana

“Pau de arara”COTIDIANO

Estudantes articulam protestos por melhoriasno sistema de transporte coletivo da cidade

Secretário Alexandre Lopes diz que açõesestão sendo realizadas para melhorias

tegração nas linhas e nãohá linhas para as univer-sidades. Essa é a primei-ra mobilização e estamosesperando um grande nú-mero de pessoas. Logoapós, iremos seguir paraa Câmara Municipal deMossoró (CMM) para par-ticipar da audiência pú-blica sobre a Lei de Dire-trizes Orçamentárias(LDO)", afirma.

REIVINDICAÇÕES:

- Diminuição do valor da passagem;

- Adição de novas linhas e pontosde ônibus (que tenham paradasconfortáveis);

- Garantia da meia-passagem (aindaque a carteira esteja sem crédito);

- Melhor manutenção dos ônibus eparadas;

- Respeito na questão das rotas eparadas;

- Integração de linhas;

- Ônibus circular para as universi-dades e IFRN;

- Redução dos impactossocioambientais causados pelos ônibus.

Linhas de Mossoró precisam de melhorias

Cacau

Page 10: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

Gerais2 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 18 de junho de 2013

População afirma que iluminação inadequada também compromete segurança na via

Trecho permanecerá interditado por pelo menos cinco meses

Condutores reclamam de falta de sinalização no trecho interditado para obras do viaduto III

Complexo viário

A interdição do cruza-mento da rua João da Es-cóssia com a BR-304 pa-ra a construção do Viadu-to III do Complexo Viá-rio da Abolição, ocorridano último domingo, 16,já é alvo de reclamaçõespor parte dos condutoresque transitam com fre-quência pelo local. Elesrelatam que a sinalizaçãonas obras está precária,o que tem causado trans-tornos e riscos de aciden-tes.

"O problema é que a si-nalização não está ade-quada, pois foi inseridamuito perto de onde é fei-to o desvio, ou seja, a gen-te só vê o desvio quandochega bem próximo, o queé um perigo. Sem falar nailuminação, completa-mente deficitária, não seconsegue ver a pista, umavia que já é movimenta-da fica ainda mais com-plicada de andar", pon-tua a estudante AndreiaAlves.

Pelas redes sociais, oscondutores também têmdemonstrado preocupa-ção com a sinalização notrecho. "É uma falta derespeito a falta de sina-lização nessa obra", diza internauta Catarina

Cacau

Ufersa divulga a relação dos candidatos selecionados na primeira chamada SiSU

Fernandes Queiroz napágina oficial no Face-book da empresa respon-sável pelos serviços, aCLC.

De acordo com o enge-nheiro de obras da CLC,Paulo Jorge, a empresatem atendido as exigên-cias de sinalização dos ór-gãos de trânsito. "A em-presa simplesmente obe-dece, cumpre as determi-nações dos órgãos respon-sáveis pelo trânsito, comoa Prefeitura e o Dnit", en-fatiza.

Segundo Paulo Jorge,o que ocorre em grande

parte dos casos é que oscondutores não respei-tam o que determinam asplacas de sinalização."Não existe iluminaçãono trecho da BR, por issoquem circula pelo localprecisa ter atenção redo-brada, e apesar de as pla-cas indicarem que o tre-cho está em obras e que avelocidade precisa ser di-minuída, isso muitas ve-zes não acontece", conta.

O engenheiro aindadestaca que nem mesmoos retornos, um implan-tado nas proximidadescom a avenida Dr. João

Marcelino e o outro próxi-mo ao Terminal Rodoviá-rio Diran Ramos do Ama-ral, são respeitados. "Nóscolocamos tubos de con-creto impedindo que o re-torno seja feito em localinapropriado, mas che-gam a quebrar essas bar-reiras. Pedimos a com-preensão de todos, pois es-se é um trecho delicado",afirma Paulo Jorge,acrescendo que a empre-sa tem até o mês de de-zembro para concluir to-dos os serviços referentesao Complexo Viário daAbolição.

No geral, as obrasdo Complexo Viárioda Abolição seguemem ritmo acelerado.O Viaduto V, que fi-ca na saída para Na-tal, teve as obras re-tomadas. A previsãoinicial para que o via-duto ficasse prontoera para o início domês de abril. No en-tanto, as fortes chu-vas que caíram sobrea cidade prejudica-ram a estrutura. Aslaterais sofreram ero-são e foram repara-das já que ainda nãohavia sido colocada avegetação.

O Viaduto IV, quefica na saída paraApodi, deve ficarpronto ainda estemês. Já o I, que fica noconjunto Santa Del-mira, deve ser o ter-

ceiro a ficar pronto,com previsão para oinício do mês de agos-to. O Viaduto II, lo-calizado entre os con-juntos Abolição II eAbolição III, tem pre-visão para ser con-cluído no mês de se-tembro. Também es-tá sendo realizada aobra de duplicação daponte sobre o rio Mos-soró, que tem previ-são de finalização atéo final deste mês.

O Complexo Viá-rio faz parte do Pro-grama de Aceleraçãodo Crescimento(PAC), com recursosprovenientes dos go-vernos federal e es-tadual. Segundo oGoverno do Estado,o serviço total está or-çado em R$ 72 mi-lhões.

Obras seguem emritmo acelerado

A Universidade Fede-ral Rural do Semi-Árido(Ufersa) divulgou a rela-ção dos candidatos sele-cionados na primeira cha-mada do Sistema de Se-leção Unificada (SiSU)para ingresso no segundosemestre. A lista dos clas-sificados na primeira cha-mada já está disponívelpara consulta no sitewww.ufersa.edu.br.

Conforme a Universi-dade, os cursos de Direi-to e Administração foramos mais procurados pelosestudantes que optarampela Ufersa, com concor-rências de 78 e 51 candi-datos por vagas, respecti-vamente. Na Ufersa ne-nhum curso de graduaçãoteve concorrência menorque 20 candidatos por va-ga.

Os candidatos aprova-dos na primeira chamadado SiSU 2013.2 deverãoefetuar a matrícula nosdias 21, 24 e 25 de junho,no horário das 8h às 18h.Quem não comparecer oudeixar de apresentar a do-cumentação exigida noato da matrícula perderáo direito à vaga. As matrí-culas serão realizadas si-multaneamente nos cam-

pi da Ufersa de Mossoró,Angicos, Caraúbas e Paudos Ferros.

No ato da matrícula éexigido apresentação dooriginal e cópia dos se-guintes documentos: RG,CPF, Título Eleitoral ecomprovante de votaçãona última eleição, Certi-dão de Nascimento ou Ca-samento, duas fotos 3x4iguais e recentes, Certi-

ficado de Conclusão deEnsino Médio e Históri-co Escolar Completo; Car-teira de Reservista Mili-tar (para homens).

Além da documenta-ção citada acima, os can-didatos às vagas de cotis-tas devem apresentarcomprovação de ter cur-sado ensino médio inte-gralmente em escola pú-blica por meio de decla-

ração e apresentação dehistórico escolar. Os can-didatos que pertencem aogrupo PPI (Preto, Pardoou Indígina) devem apre-sentar a autodeclaraçãode cor/raça; e os candida-tos às cotas com rendi-mento familiar inferiora 1,5 salário mínimo porpessoa devem apresentaros comprovantes de ren-dimento.

Page 11: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

Gerais 3www.omossoroense.com.br Terça-feira, 18 de junho de 2013

Governo manda cortar ponto dos dias que os servidores do Detran estão sem trabalhar

Em greve

Caern informa que trecho da rua José Negreiros no centro da cidade segue interditado até amanhã

Obras

Movimento Apostólico da Mãe Rainha iráaderir ao "Chegaaaaa!!! Paz Mossoró"

Reforço

A rua José Negreiros,no centro da cidade, entreas ruas Almir de AlmeidaCastro e 30 de Setembro,segue interditada atéamanhã pela Companhiade Águas e Esgotos do RioGrande do Norte (Caern).A via é a última rua inter-ditada para a troca de tu-bulação nas proximida-des do Museu MunicipalLauro da Escóssia. Na lo-calidade, estão sendo fi-nalizados os 290 metrosde rede com tubulação de50 milímetros de diâme-tro.

Nas duas últimas se-manas, várias ruas docentro da cidade passa-ram por intervenções daCaern para a realizaçãode obras para ampliar emelhorar a qualidade doserviço de abastecimentode água na cidade. Estásendo realizado o serviçode troca de tubulação an-tiga por uma nova. No to-tal, estão sendo investi-dos R$ 81 milhões paraimplantação de 450 qui-lômetros de tubulação emsolo mossoroense.

Enquanto o trabalho

O Movimento Apostó-lico da Mãe Rainha rea-liza a Missa da Aliança deAmor na noite de hoje, às19h. Na ocasião, haveráadesão ao movimento"Chegaaaaa!!! Paz Mos-soró". Padre CarlinhosDantas explica que é im-portante a participaçãoda Igreja em uma mobi-lização como essa.

"Todo dia 18 é realiza-da essa Missa da Aliançade Amor. Será um mo-mento para rezar pelas ví-timas e mensageiros da

Paz. Vamos aproveitarpara aderir a esse impor-tante movimento que pe-de paz para a cidade deMossoró. Milhares de pes-soas já aderiram e mostrao crescimento da ação",afirma padre Carlinhos.

O sacerdote diz que aluta pela paz é um dos ob-jetivos da Igreja. "Lutarpela paz, pela justiça éuma ação muito impor-tante e gratificante. Deusé paz e nós devemos ade-rir a ações que peçam pazpara a sociedade. Será so-

mente uma formalidadepara entrarmos no movi-mento", explica o pároco.

Padre Carlinhos expli-ca que irá participar damanifestação previstapara o próximo sábado,22, às 8h, organizada pe-lo Sindicato do ComércioVarejista de Mossoró(Sindivarejo), Câmara deDirigentes Lojistas(CDL), Associação Co-mercial e Industrial deMossoró (Acim), Ordemdos Advogados do Brasil(OAB) e o movimento

"Chegaaaaa!!! Paz Mos-soró".

"Estamos aderindo aomovimento e vamos par-ticipar das mobilizaçõesorganizadas para pedirpaz para a cidade. É mui-to importante para so-mar forças. Essa é umaluta de toda a sociedadeorganizada", destaca. AMissa da Aliança deAmor será realizada nacasa da Mãe Rainha, quefica localizada na ruaMarechal Hermes, 345,bairro Bom Jardim.

Sinai/RN informa que acionará assessoria jurídica para garantir o direito de greve dos funcionários

Servidores estão em greve há mais de um mês

Abastecimento está interrompido durante obras

O Governo do Estadopublicou ofício em queorienta aos diretores egestores do Departa-mento Estadual de Trân-sito do Rio Grande doNorte (Detran/RN) a ob-servarem o ponto dosservidores em greve. Se-gundo o Sindicato dosServidores Públicos daAdministração Direta eIndireta do Rio Grandedo Norte (Sinai/RN), oofício é datado de 14 demaio e só agora chegouàs secretarias.

"Já sabíamos da exis-tência desse ofício comouma forma de pressionaros servidores a termina-rem a greve e retomarem

as atividades. No entan-to, em maio, os salários fo-ram pagos normalmente.Agora, o Governo do Es-tado volta a ameaçar osfuncionários em greve.Antes, o sindicato não po-dia fazer nada porque nãotínhamos o ofício. Agora,a assessoria jurídica iráingressar com uma açãopreventiva para garan-tir o direito de greve", afir-ma Hermes Oliveira,coordenador regional doSinai/RN.

Hermes explica que osdeputados estaduais fi-caram de intermediar anegociação com o Gover-no do Estado, mas nadaainda foi feito. "Na ma-

nhã de hoje (ontem), o co-mando de greve se reu-niu com o ministro Ga-ribaldi Filho que tam-bém ficou de interme-diar. Logo após, ele ligoupara confirmar que a go-vernadora irá receber ocomando, ficando so-mente de marcar data ehorário", destaca.

Uma reunião de nego-ciação já está marcada pa-ra o dia 25 deste mês."Não colocamos muita fénessa reunião porque foimarcada por uma asses-sora e já foi desmarcadaduas vezes. Agora esta-mos esperando que a go-vernadora realmente noschame para negociar. Is-

so porque ao contrário doque divulga, a adminis-tração estadual diz estaraberta ao diálogo, masainda não lançou umaproposta", explica.

"A greve continua. Ostrabalhos estão sendo fei-tos, mas com muitas difi-culdades. Estamos espe-rando que o Governo doEstado nos chame paraconversar. Apesar dasameaças, os servidoresnão recuaram. Para essasemana, estamos plane-jando algumas atividadescomo visita à CâmaraMunicipal de Mossoró(CMM), campanha dedoação de sangue e cam-panha de arrecadação de

alimentos para seremdoados ao Instituto

Amantino Câmara", dizHermes Oliveira.

é realizado, o fornecimen-to de água fica suspensonas ruas porque os operá-rios não podem trabalhar

com os dutos cheios deágua. A equipe da Ecocil,empresa responsável pe-los serviços, também pre-

Cacau

Cacau

AVISO DE LICITAÇÃOA Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande/RN, por in-

termédio do Pregoeiro, torna público que às 14:00 horas dodia 01 de Julho de 2013, fará realizar licitação na modali-dade Pregão Presencial nº 9/2013-0013, tipo menor preço,para aquisição de medicamentos destinados a suprir as ne-cessidades da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamen-to, durante o exercício de 2013, de acordo com o que deter-mina a legislação vigente, a realizar-se na sala da Comis-são Permanente de Licitação, Av. Alexandre Soares, 96, Cen-tro, Taboleiro Grande/RN.

O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na LeiFederal nº 10.520/2002, Lei Federal nº 8.666 de 21 de junhode 1993, e suas alterações posteriores que lhe foram intro-duzidas.

O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dosinteressados na sala da Comissão Permanente de Licitação,na Av. Alexandre Soares, 96, Centro Taboleiro Grande/RN,a partir da publicação deste Aviso, no horário de expedi-ente.

Taboleiro Grande/RN, 18 de junho de 2013.

Wyllame Dantas Da SailvaPregoeiro

vê intervenções na ruaJoão da Escóssia, proxi-midades do Mossoró WestShopping, e outra no sítioEstreito.

Segundo a assessoriada Caern, o cronogramade intervenção ainda es-tá sob análise na CaixaEconômica Federal(CEF) e o serviço podeser iniciado a qualquermomento. Ainda deacordo com a compa-nhia, a construção dosreservatórios dentro daobra de abastecimentode Mossoró foi pensada

de forma estratégica.Os locais escolhidos

são áreas de expansão deMossoró que apresentamdéficit de abastecimentode água e, a partir das me-lhorias, permitirão o re-cebimento de novos mo-radores para atendimen-to com água que terá a va-zão aumentada com aadutora Apodi-Mossoró.As obras também vão per-mitir a setorização doabastecimento com reser-vatórios atendendo a de-terminadas áreas geográ-ficas da cidade.

Page 12: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

Social4 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 18 de junho de 2013

Flash

es V

IPs

FESTA EM CARAÚBASEm Caraúbas, a colunista Tica Soares recebeu amigos em sua residência,

no domingo, 16, para celebrar o seu aniversário. O colunista Wandilson Ra-malho, esposo da anfitriã, foi o responsável pela ambientação da festa e capri-chou em todos os aspectos. Fausto Maia, da Master Eventos, comandou o ce-rimonial. Muitos amigos de Mossoró levaram o seu abraço.

O diretor da UnP Mossoró, Frank Felizardo,e sua Mara Lidiane nos embalos do Mossoró Cidade Junina 2013

No camarim do Mossoró Cidade Junina, na Estação das Artes, o cantor Waldonys

recebe o bancário Morais Noronha

A empresária Maria Lucineide Diascompleta idade nova hoje e ganhaos vivas da coluna. Ela é demais

Aniversariantedo final desemana, TicaSoares recebeuos convidados ao lado doesposo WandilsonRamalho

- A coluna está em festa com a passagemdo aniversário de Geovânia Rego, GislayneVale, Cleziano Azevedo, Nathália Silva, FafáLinhares, Maria Izabel Jales, Fátima TerezaRego e a empresária Maria Lucineide Dias, apoderosa das lojas Prisma, Toli, Arezzo e Bot-ton. Vivas.

- O poderoso da agência Art&C Comunicação,Arturo Arruda, e o publicitário baiano André Mam-berg circularam no camarote Skol/UnP, na primeiranoite do Mossoró Cidade Junina.

- Lindo de viver (e tietado assim como umator global), o futuro engenheiro mecânicoHugo Medeiros saiu da capital potiguar di-reto para o agito do Mossoró Cidade Junina.Presença marcante no camarote Skol/UnP,com seus amigos Carlos Guedes e Epitácio Sá.Trio show.

- Neísa Fernandes mais uma vez compareceu aoMossoró Cidade Junina. Chegou de Natal e foi logorecepcionada pela mana Sandra Raíssa e o cunhadãoCid Augusto. Eles são demais.

- Adriano Vale não se rendeu aos encan-tos da bela Marília Linhares, no camaroteSkol/UnP. Também no point, anotamos:Priscyllianna Gondim e Terceiro Couto, Chris-tiane Medeiros, Alessandra Firmino, Bernar-do Cavalcante, Nicole Abreu, Cristiane Dan-tas e Susy Medeiros.

- Carlisi Omena, com assessoria total da publi-citária e stylist Andreya Nogueira, apresenta o sho-wroom especial da marca Valentina Omena. Looksexclusivos para as festas de junho.

- O padre Sátiro Cavalcanti Dantas foihomenageado pela contribuição em tornoda Capela de São Vicente, no ano em que elecomemora os 57 anos como capelão. A pre-feita Cláudia Regina conduziu a merecidasolenidade no domingo, 16, no adro da Ca-pela de São Vicente.

NA CIDADE JUNINASucesso já define o primeiro final

de semana do Mossoró Cidade Juni-na 2013. Mesmo com um grande pú-blico presente, a paz reinou durantequatro dias de programação, em to-da a extensão da avenida Rio Bran-co. Na Estação das Artes, onde esta-va concentrada a maior parte do pú-blico em dias de shows, a animaçãofoi contagiante. Dorgival e Aviões doForró foram algumas das atraçõesque embalaram as noites. No cama-rote Skol e UnP, artistas da terra fi-zeram suas apresentações. Na sexta-feira, André Luvi recebeu no palco ovocalista de Aviões, Xande, para umaparticipação especial. Outro momen-to marcante é o espetáculo “Chuva deBala no País de Mossoró”, com ence-nação gratuita e ao ar livre, digna deaplausos.

CONVENÇÃO REGIONALAvaliando e inovando suas estra-

tégias empreendedoras, o CCAA Mos-soró, com a direção de Carlos Augus-to Araújo, sediou em suas instalações,na quinta-feira, 13, convenção coma presença de franqueados desta con-ceituada rede de ensino. Represen-tantes dos estados da Bahia, da Pa-raíba e do RN trataram de vários as-suntos, entre eles, ações que garan-tem melhorias e mais dinamismo pa-ra os alunos e clientes. Na ocasião,Sueldo Câmara (Sebrae) proferiu pa-lestra. Os franqueados ainda confe-riram os atrativos do Mossoró Cida-de Junina.

Page 13: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

No início da recentetemporada do futebol,Luiz Gustavo viu que di-ferença algumas sema-nas podem fazer no fute-bol. Depois de ouvir tor-cedores e mesmo dirigen-tes do Bayern de Muni-que lamentando o impac-to de sua ausência na der-rota da equipe alemã pa-ra o Chelsea na final daLiga dos Campeões daEuropa, ele viu seu sta-tus de titular "roubado"pela chegada do espanholJavi Martinez, um com-bativo meia que levou oBayern a quebrar o recor-de de transferências dofutebol alemão para tirardo Atlético de Bilbao.

Mas foi nessa tempo-rada mais periférica queele enfim encontrou umabrecha na seleção brasi-leira. Convocado pela pri-meira vez por Mano em2011, justamente paraum amistoso contra aAlemanha, em Stuttgart,foi na gestão de Luiz Fe-lipe Scolari que Luiz Gus-tavo deu o bote: titulardesde o jogo contra a In-glaterra no Maracanã,ele se transformou no jo-gador invisível da equi-pe. Corre para que os ou-tros apareçam.

"O treinador deixouclaro que precisava meconcentrar na parte de-fensiva para dar mais li-berdade ao Paulinho. Es-tou aqui para ajudar e me

Copa das Confederações

Ofuscado na Alemanha, Luiz Gustavo se redescobre com FelipãoAo lado de Lucas e Jô, que entraram no segundo tempo, Luiz Gustavo não errou sequer um dos 55 passes que deu na partida

Luiz Gustavo perdeu posição no Bayern, mas está em alta na seleção

senti à vontade nos jogos.Posso não ser muito co-nhecido do torcedor bra-sileiro, mas jogo num clu-be grande e que disputacompetições importantese isso me deu experiên-cia para não estranharmuito a seleção", explicao paulista.

Poucos exemplos po-dem ser melhor do que aestreia na Copa das Con-federações. Instruído porScolari para redobrar oesforço defensivo em prolde uma maior liberdadepara o companheiro deposição Paulinho, o volan-te do Bayern por vezes jo-gou quase como um líbe-ro à frente dos zagueirosThiago Silva e DavidLuiz. E se sua presença foinotada muito mais naperseguição aos adversá-rios, Luiz Gustavo teveum desempenho bemmais interessante que à

primeira vista.Ao lado de Lucas e Jô,

que entraram no segun-do tempo, Luiz Gustavonão errou sequer um dos55 passes que deu na par-tida, sendo que apenas oszagueiros passaram maisa bola na vitória de 3 a 0sobre o Japão. Teve novedesarmes e cometeu ape-nas uma falta. Sua vagaainda não está sacramen-tada, ou Felipão não teriaabertamente testado Da-vid Luiz como volante emalguns treinos. Mas o trei-nador elogiou o jogador doBayern após a partida emBrasília. Mais do que ha-bitualmente reservado aqualquer outro compa-nheiro de equipe que nãoseja Neymar.

"O Luiz Gustavo rece-beu a oportunidade con-tra a Inglaterra e cresceucontra a França. No jogodo Japão foi um dos me-

lhores no contexto da par-tida. Ele vem aproveitan-do tudo o que a gente es-tá falando, sobretudo natarde tática", disse Scola-ri.

Uma história que temecos da chegada de umcerto Gilberto Silva àequipe que Felipão mon-tava para o Mundial de2002. Juntou-se ao gru-po em cima da hora e aca-bou sendo o carregador depiano de uma equipe cam-peã. Tímido, Luiz Gusta-vo muitas vezes recorre arespostas mais ensaiadaspara analisar suas chan-ces de manter sua titula-ridade quando a seleçãovoltar ao Brasil em 2014.

"Se para ajudar o timeeu tiver que ficar rouban-do bola o tempo inteiro ecorrendo pelos outros, fa-rei com o maior prazer.Na hora de ganhar, ga-nha todo mundo".

TABELA DE JOGOS

GRUPO A

GRUPO B

CLASSIFICAÇÃO

Gerais 5www.omossoroense.com.br Terça-feira, 18 de junho de 2013

Page 14: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

As informações são de que o jogador Kattê já retornou ao futebol de Mossoró e seu desti-no teria sido a Toca do Leão. É mais um que o atual campeão potiguar perde para seu maiorrival. Fala-se na questão financeira, mas é difícil crer, afinal, não existe diferença entre osdois locais. A menos que tenha gente vivendo no mundo do faz de conta. Eis o enigma do dia.

Reforço

SÉRGIO OLIVEIRA O tempo de espera do retorno do Cam-peonato Brasileiro para os mossoroen-ses, aqueles que gostam do futebol lo-cal, pode valer a pena. As diretorias dePotiguar e Baraúnas, pelas informaçõesque chegam, estariam traçando a dis-puta de um clássico amistoso.

Como sugestão para esquentar, maisainda, esse confronto, se poderia colo-car em disputa a Taça Mossoró CidadeJunina com direito a entrega de faixa decampeão ao Potiguar. Nesse caso, a mis-são do Baraúnas seria carimbar o títulocom uma vitória. O jogo assim ficariamais atrativo.

CORRETO, mesmo proibidos pela Fifa, bares próximo ao Maracanã abriram evenderam suas cervejas. A entidade quer mandar no país e o governo abriu oleque, para não dizer outra coisa. O povo, no caso os comerciantes, estão agindo deforma carreta. Tem que peitar mesmo e, viva à democracia.

FINGIMENTOParece morta, mas não é verdade. Assim

é o esquema de fingimento da seleção da Es-panha, jogando com puro talento, posturatática e muita paciência. Toca a bola àexaustão, irrita o adversário e na hora cer-ta, com precisão em quase todos os lances,lança seu bote fatal. É prova viva de quealém de talento, tem que treinar muito.

MISSÃONa estreia, a seleção do Brasil cumpriu

sua missão e venceu o Japão.Agora, paraamanhã, não me venham com aquela con-versa mole de que nossa seleção tem azarcontra o México. Pelo talento individual quepossui o Brasil e pelos dias que tem treina-do junto, se complicar contra o México seráincompetência, e não falta de sorte. Osmexicanos não estão no melhor dos seusdias nos últimos jogos. A seleção do Méxi-co é fraca.

COMETAO treinador Zé Teodoro passou como

um cometa pelo ABC. Chegou, assistiua um jogo do time e foi embora. Alegoumelhor proposta feita pelo Náutico paracontinuar em Pernambuco. Acredito quetenha sido isso mesmo, mas também nãoposso deixar de crer que a criseadministrativa e a condição de últimocolocado na zona do rebaixamento naSérie B tenham influenciado em sua de-cisão.

VOLTANDO

Jogador da extremaconfiança do treinadorMiluir Macedo, quemestá de volta ao Potiguaré o volante Wellington,que estava no Rio de Ja-neiro. O jogador cario-ca é bastante experien-te, estando hoje com 34anos e pode dar ao meiode campo alvirrubrouma referência de maiorpegada, principalmenteapós a saída do jogadorLima, titular durante asconquistas do primeirosemestre.

Já conhecido do tor-cedor mossoroense,Wellington Carioca, co-mo é chamado, viveu seumelhor momento no fu-tebol nordestino em2004 quando ao lado denomes importantes, co-mo o atacante Caninde-zinho, entre outros, con-quistou o título de cam-peão estadual, o primei-ro do alvirrubro mosso-roense na primeira divi-são. Anunciado no finalde semana, o jogador de-sembarcou ontem emMossoró.

Além do Potiguar, ovolante também já de-

Jogador Wellington Carioca esteve no alvirrubro nas conquistas de 2004 e 2008

Baraúnas segue usandoo rival como fonte paraqualificar seu elenco

Volante campeão retorna ao Potiguar como homem de confiança do treinador

Contratando

E o Baraúnas segueusando o time campeão doPotiguar como referênciae fonte para reforçar seuelenco do CampeonatoBrasileiro da Série C. De-pois de Radamis, que seapresentou na semanapassada, o nome acerta-do durante o final de se-mana foi do bom lateral di-reito Marcos Vinícius. Elefoi titular da camisa 2 doalvirrubro em parte do Es-tadual, saindo por contade uma contusão.

Existe inclusive a pos-sibilidade deste jogadorestrear diante do ex-clubejá que as duas diretoriasnegociam para os próxi-mos domingos a realiza-ção de dois clássicos comoparte da ocupação do tem-

po que ficarão parados porconta dos jogos da Copadas Confederações. Outronome que segue nosplanos do tricolor é domeia-atacante Kattê.

DECLARAÇÃONa semana passada

quem saiu do Baraúnas foio atacante Léo Guerreiroe, diferente do que chegoua ser noticiado por parteda imprensa, ele disse quenão foi dispensado e sim,pediu para sair. Sobre essetipo de informação o jo-gador disse que culpa osdirigentes que não pas-saram a informação cor-reta do seu pedido de de-missão, já que era titulare perdeu essa condição nosúltimos jogos.

Depois da rápida passagem de Zé Teodoro, ABC já tem novo treinadorMudança

Depois da passagem me-teórica do treinador Zé Teo-doro pelo ABC, passandoalgo em torno de uma sema-na em Natal e voltando pa-ra Recife(PE), onde assu-miu o comando do Náuti-co, a diretoria do alvinegrodefiniu o nome do ocupan-

te do cargo. Trata-se do ca-rioca Waldemar Lemos,que estava no Atlético deGoiás.

De acordo com a asses-soria do clube, a direçãoabecedista trabalhou du-rante todo o final de sema-na e confirmou no início da

manhã de ontem o novotreinador. Waldemar Le-mos chega para comandaro alvinegro na sequência dedisputa da Copa do Brasile do Campeonato Brasilei-ro da Série B, sendo esta suamaior missão e desafio, pa-ra tirar o time potiguar da

zona do rebaixamento.Treinador de 59 anos,

nascido no Rio de Janeiro,Waldemar Lemos de Oli-veira, já tem em sua fichauma lista longa de clubesnos quais já trabalhou. Sãoeles: Mesquita/RJ (1986),Seleção Brasileira de Base,

São Cristovão/RJ (2000),Goytacaz/RJ (2001), Flu-minense B/RJ (2002), Fla-mengo/RJ (2003), Flamen-go/RJ (2006), Figueiren-se/SC (2006), Cabofrien-se/RJ (2007), Paulista/SP(2007), Joinville/SC (2008),Harbour View/Jamaica

(2008), Náutico/PE (2009),Atlético Paranaense/PR(2009), Pohang Stee-lers/Coreia do Sul (2010),Cabofriense/RJ (2011), Du-que de Caxias/RJ (2011),Náutico/PE (2011-2012),Sport/PE (2012) e AtléticoGoianiense/GO (2013).

Wellington é do alvirrubro mossoroense mais uma vez

DANTESCOVoltando ao assunto do início da nossa

conversa de hoje, mas que vaia teve que ou-vir a presidente Dilma. Tenho a impressãoque ela não esperava por nada parecido.Poderia ser uma manifestação isolada, masfoi praticamente o estádio todo, quase 70mil pessoas produzindo um único som. Es-pero que ela escute, com humildade, chameseus assessores e vejam o que vem dandoerrado, sem a fantasia, por exemplo, com aqual querem vestir o dragão da inflação.Até aqui na Copa das Confederações, foi olance mais dantesco da rodada.

ACERTANDO UM DÉRBI LOCAL

[email protected]

Esportivo

fendeu o Baraúnas. NoNordeste, jogou no fute-bol cearense quando de-fendeu a equipe do Ica-sa. No Centro-Oeste,vestiu a camisa do Crac,de Goiás, e atualmente

estava no Tigres do Bra-sil, time do Rio de Janei-ro. Além do título de2004, ele também, ao la-do do treinador Miluir,foi campeão da Taça Ci-dade do Natal em 2008,

ano que terminou como vice-campeonato esta-dual, ou seja, uma du-pla acostumada a dis-putar título quando es-tão no “Time Macho”, doRio Grande do Norte.

Quando o jogo é bom o torcedor vibra, agora, se no estádio pinta algo de ruim, ou nocampo o time não mostra entrosamento e joga errado, ele vaia. Se o juiz apita certinho,

cumprindo as regras do jogo, sua presença em campo é respeitada e na saída, só elo-gios. Agora, se não respeita as regras do jogo, é vaia na certa. Na abertura da Copa dasConfederações, antes mesmo de a bola rolar, já teve vaia sendo ouvida no estádio ManéGarrincha, em Brasília. O alvo, a presidente que quer ser "denta" Dilma Rousseff. Cer-

tamente o torcedor, povo brasileiro, entendeu que seu time não vem jogando bem e suaarbitragem tem sido falha, então, tome-lhe vaia. Esse é um dos itens que fazem o

ambiente no estádio de futebol. Mais constrangedor ainda era o presidente da Fifa, Jo-seph Blatter, que não vai a supermercado no Brasil para sentir que a inflação voltou,

pedindo educação ao povo presente. Meu caro e muito caro Blater, tira o seu da fila quetem gente no Brasil que ainda não perdeu o poder da indignação.

Esporte6 w w w.omossoroense.com.brTerça-feira, 18 de junho de 2013

Page 15: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

Polícia 7www.omossoroense.com.br Terça-feira, 18 de junho de 2013

Final de semana com cinco assassinatos em Mossoró e região Violência

As polícias civil, mili-tar e Itep registrarammais um final de sema-na violento, onde cincopessoas foram assassi-nadas. Os crimes ocorre-ram em Apodi, Mossoró,Patu e Umarizal:

Por volta das 23h dodomingo (16), Renê deOliveira Lima, 23, foi as-sassinado com várias cu-tiladas de faca-peixeira,na porta de sua residên-cia,na rua Vereador Be-zerra Neto, na Baixa doBacurau, na cidade doApodi. Ele foi morto napresença de várias pes-soas.

Em Mossoró, a domés-tica Edneide Gomes deLima, 37, que residia narua Marechal Floriano,no bairro Paredões, foiassassinada. Ela estavana sua casa, na manhã desábado, quando um ado-lescente invadiu sua re-sidência, fugindo de umaperseguição. A mulherfoi ferida na cabeça poruma bala perdida, che-gando a ser levada pelo

Samu para o HospitalRegional Tarcísio Maia(HRTM), onde morreupor volta das 13h30 dodomingo (16).

Também no domingo àtarde, no Alto da Pelonha,em Mossoró, Rogério Al-ves dos Santos, 38, foi as-sassinado com tiro de ri-fle. O autor do disparo,Rogério Santos Rocha,21, natural de São Pau-lo, detido por populares,disse que o tiro foi aciden-tal, quando ele manusea-va um rifle de fabricaçãoamericana e a arma te-ria disparado e acertadoa cabeça da vítima.

OUTROS CRIMESNa noite de sábado

(15), na cidade de Patu, oagricultor Arnaldo Rosada Silva, o "Arnaldo dasPedras" 46, estava no"Bar e Petiscaria", loca-lizado na rua Rafael Go-deiro, quando foi sur-preendido por um indiví-duo de motocicleta, quechegou e disparou váriostiros contra a vítima,

Três homens morreram após capotamento na estradaque liga as cidades de Jardim do Seridó e Parelhas

Acidente

Itep sepulta dois corpos que não foram identificadospor familiares

Indigentes

No último domingo, 16,três homens morreramapós o capotamento deuma caminhonete na RN086, estrada que liga ascidades de Jardim do Se-ridó e Parelhas. As víti-mas foram Joaquim Pa-trício de Medeiros, 52,Nelson Cândido de Mace-do, 79, e Renato Medeirosdos Santos, 65.

Os três saíram de Jar-dim do Seridó em uma ca-minhoneta Hilux de corprata, com destino a Cam-pina Grande (PB). Segun-do o levantamento inicialfeito pela Polícia Militar,Joaquim Patrício, que es-tava conduzindo o veícu-

lo, teria perdido o contro-le e saído da pista.

De acordo com infor-mações da Polícia Militar,a caminhonete L-200,com placa de Mossoró, es-tava sendo conduzida porJoaquim Patrício. Os trêshomens saíram de Jar-dim do Seridó e iriam pa-ra Campina Grande, naParaíba. O carro capotouvárias vezes.

Segundo a polícia, Joa-quim Patrício e NelsonCândido morreram no lo-cal. Já Renato Medeiroschegou a ser socorrido pa-ra o Hospital Dr. José Au-gusto Dantas, em Pare-lhas, mas não resistiu.

Uma equipe do Insti-tuto Técnico e Científicode Polícia (Itep) esteve nacidade de Parelhas e reco-lheu os três corpos paraa unidade em Caicó.

O acidente aconteceuum dia após a família terse reunido em Jardim doSeridó para celebrar amissa de trigésimo diado falecimento de MariaRaquel (Dona Costa), fa-lecida aos 94 anos deidade.

O empresário JoaquimPatrício dava uma gran-de contribuição para osartistas de Mossoró. Na-tural de Jardim do Seri-dó, radicado em Mosso-

ró, o empresário do ramode sucata, comprava to-neladas de sucatas de em-presas como Petrobras.Ele também patrocinavao artista plástico Guara-ci Gabriel, que trabalhacom sucata.

Como mantinha umgrande volume de sucata,Joaquim Patrício doava amatéria-prima para Gua-raci Gabriel compor suasobras. O resultado destaparceria pode ser obser-vado às margens da BR-304, próximo à base daPetrobrás, onde escultu-ras de sucatas chamama atenção de quem passapelo local.

Destaque dos homicídios ficou por conta de um homem morto a facadas na calçada de casa, em Apodi

Indigentes sepultados no Cemitério Novo Tempo

Joaquim Patrício, morto no acidente, era patrocinador... ... das artes em Mossoró.

Rogério Alves, morto no Alto da Pelonha.

matando-o de imediato.Por fim, proveniente

da cidade de Umarizal,

onde foi brutalmente es-pancado, José da Silva,morreu na manhã do sá-

bado, no HRTM em Mos-soró, onde estava interna-do desde o dia 11 deste

mês. O corpo está na ge-ladeira do Itep, aguar-dando familiares.

Ontem à tarde,uma equipe do Insti-tuto Técnico e Cien-tífico de Polícia (Itep)sepultou dois corposmasculinos como in-digentes, que esta-vam há mais de doismeses na geladeiraaguardando reco-nhecimento das fa-mílias.

Os indigentes fo-ram enterrados no Ce-mitério Novo Tempo,às margens da BR-304, bairro Quixabei-rinha. De acordo com

a equipe do Itep, umdos indigentes haviasido atropelado e mor-to na noite de 1º deabril, na BR-304, saí-da para Fortaleza. Jáo segundo cadáver foiencontrado às mar-gens da BR-304, nomunicípio de Itajá, nodia 1º de maio.

Segundo o Itep, osdois desconhecidos ti-veram de ser sepulta-dos porque os corpos jáexalavam mau cheiro,mesmo estando na ge-ladeira.

Page 16: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

Polícia8 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 18 de junho de 2013

A delegada SheilaFreitas, titular da Divi-são Especializada emInvestigação e Comba-te ao Crime Organizado(Deicor), detalhou on-tem (17), durante coleti-va de imprensa, os de-talhes da ação que liber-tou o empresário FábioPorcino Júnior, FabinhoPorcino, ocorrida na úl-tima sexta-feira (14), nomunicípio de Canindé(CE), após cinco dias desequestro. A vítima foiresgatada após um tra-balho conjunto das po-lícias civil, federal e dossetores de inteligênciados estados do Rio Gran-

de do Norte e Ceará. Na ocasião da liber-

tação, Fábio estava nu-ma cabana de lona pre-ta montada dentro deum matagal na Fazen-da Garrote, na zona ru-ral de Canindé. Dois ho-mens foram presos JoséCarlos Anastácio Lei-tão, o "Carlinhos", e Ri-velino Raquel Filho,que estavam vigiandoa vítima.

"Fabinho estava acor-rentado pela perna e umpouco debilitado, pois nãohavia se alimentado di-reito durante o período",explicou a delegada daDeicor.

José Wilson Traja-no, apontado como lí-der da quadrilha, já foipreso em setembro doano de 2006, no estadodo Ceará, acusado defazer parte de uma qua-drilha que sequestrouo empresário gaúchoDagoberto AntônioFaedo, que permane-ceu 57 dias em cativei-ro. Considerado pela

polícia bandido de altapericulosidade, Traja-no também já respon-deu por homicídio etentativa de assassina-to no município de Ta-buleiro do Norte (CE),ocorrido no dia 3 de ju-nho de 1998. Ele tam-bém é apontado por tersido um dos participan-tes da quadrilha deValdetário Carneiro.

Coletiva

Polícia Civil detalha operação que libertouo empresário Fabinho Porcino do cativeiro

De acordo com a dele-gada Sheila Freitas, ospresos não foram os mes-mos que raptaram FábioPorcino, pois segundoela, a quadrilha seriabastante organizada. Nomínimo 13 pessoas te-riam envolvimento nocrime. Na coletiva, a de-

legada preferiu não di-vulgar os detalhes de co-mo a Polícia Civil chegouao paradeiro da vítimae a quantia exigida pelossequestradores, masdestacou que testemu-nhas e as imagens dascâmeras do estabeleci-mento de onde o empre-

sário foi levado foram ex-tremamente importan-tes nas investigações.

Duas pistolas e um re-vólver, além de um capuzpreto e um rádio comuni-cador foram apreendidospela equipe da Deicor.Um dos veículos utiliza-dos pelos bandidos tam-

bém foi encontrado escon-dido perto do local do ca-tiveiro, um carro CrossFox, de cor preta, complacas frias, que teria si-do roubado em Fortale-za. Esse foi o mesmo car-ro em que o empresáriofoi levado pelos bandidosno dia do sequestro.

Fabinho foi obrigado a escrever carta à família implorando pagamento de resgate

Delegada Sheila Freitas detalhou operação policial

José Carlos e Rivelino Raquel, presos em flagrante no Ceará

Ezequiel Serafim e Wilson Trajano (líder da quadrilha), procurados

"Câmeras de segurança da loja etestemunhas foram fundamentaisnas investigações", diz delegada

Entre os homens queestão sendo procuradospela polícia acusados deenvolvimento no se-questro está José Wil-son Trajano de Freitas,considerado líder daquadrilha. Ele já haviaparticipado do bando deassaltantes de banco,Valdetário Carneiro eEzequiel Serafim Lei-tão, proprietário da Fa-zenda Garrote. Quem ti-ver quaisquer informa-ções sobre o paradeirodos acusados pode ligarpara o disque-denúnciaatravés do número 181(não é necessário iden-tificação).

"Temos muito traba-lho ainda a fazer e nós

Polícia identifica líder daquadrilha de sequestradores

Líder da quadrilhajá havia sido presopor sequestro

Segundo a delegadaSheila Freitas, não hou-ve contato por parte dossequestradores com a fa-mília. No entanto, FábioPorcino havia sido obriga-do a escrever uma carta,escrita de próprio punho,implorando o resgate. "Es-sa carta foi datada do dia16 de junho, provavelmen-te o dia que seria entregueà família dele, na qual elerelata as condições do ca-tiveiro e as exigências doresgate, Fábio escreveu ea entregou ao líder do ban-do", detalhou.

ENTENDAFábio Porcino havia si-

do sequestrado na se-gunda-feira (10), em Mos-soró, quando estava nu-ma concessionária de veí-culo na avenida LauroMonte, bairro Santo An-tônio. Cerca de oito ho-mens armados divididosem dois veículos chega-ram por volta das 15h30

ao local, sete deles usan-do capuz e outro sem, sedizendo policiais federaisque tinham vindo cum-prir um mandado de pri-são contra a vítima. Eleschegaram ao local do ca-tiveiro por volta da meia-noite.

A demora para a che-gada, segundo a delega-da Sheila, se deu porqueeles preferiram ir por es-tradas de barro, evitandoas fiscalizações nas estra-das rodoviárias.

No local de cativeiro,Fábio Porcino não sofreuagressões físicas, apenaspsicológicas. Os bandi-dos o ameaçavam demorte caso a polícia che-gasse ao local. "Ele tinhamuito medo de morrer",disse Sheila. Para ela,ainda é muito cedo paradizer se esse grupo temalguma ligação com o se-questro do primo de Fá-bio, Popó Porcino, ocor-rido há um ano.

Sequestradores obrigaramFabinho Porcino escrevercarta implorando resgate

Cedida PRF

estamos na fase inves-tigatória do crime e ago-

ra tentamos identificare prender o restante dos

sequestradores", frisoua titular da Deicor.

Page 17: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

Estado será contemplado com outras obras

REGIONALMOSSORÓ-RN - TERÇA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2013 PRREEPPAARRAAÇÇÃÃOO

Caern iniciará testesde aptidão física com

concursados hojePÁGINA 7

Reforço

O Departamento Penitenciário Na-cional (Depen) do Ministério da Justi-ça aprovou projeto do governo do RioGrande do Norte que prevê a constru-ção de uma cadeia pública em Ceará-Mirim e a ampliação do Complexo Es-tadual Agrícola Dr. Mário Negócio, emMossoró/RN.

O órgão federal vai liberar R$ 24,5milhões, e a contrapartida estadual se-rá de R$ 8,3 milhões. Esse investimen-to, que pretende criar 1.206 vagas nosistema carcerário do Estado, foi um dosassuntos da audiência que reuniu, em17 de maio, em Brasília/DF, o presi-dente do Conselho Nacional de Justiça(CNJ) e do Supremo Tribunal Federal(STF), ministro Joaquim Barbosa; o mi-nistro da Justiça, José Eduardo Car-dozo; a governadora Rosalba Ciarlini;e o secretário estadual de Justiça e Ci-dadania, Júlio César de Queiroz.

A governadora esteve em Brasíliaatendendo convite feito pelo ministroJoaquim Barbosa em 19 de abril, quan-do ele esteve em Natal acompanhandoos trabalhos do Mutirão Carcerário doCNJ no Estado. Naquela ocasião, o mi-nistro constatou a gravidade da situa-ção do sistema penitenciário local, queenfrenta problemas como superlotação,violência, insalubridade e deficiênciasno atendimento médico aos detentos.

O projeto do governo estadual foiaprovado pelo Depen no fim de maio. Se-gundo o secretário de Justiça e Cida-dania do Rio Grande do Norte, as duasobras devem começar em novembro des-te ano, e a conclusão está prevista pa-ra novembro de 2014.

O secretário esta-dual de Justiça e Cida-dania, Júlio César deQueiroz, anunciou queoutras obras estão pro-gramadas para o siste-ma carcerário, com cus-to total de R$ 38,7 mi-lhões. Em julho, segun-do ele, começa a cons-trução da Casa de Al-bergue de Natal, com

conclusão prevista pa-ra novembro e capaci-dade de 300 vagas paracumpridores de penados regimes aberto e se-miaberto.

Outra obra com iní-cio previsto para julhoé a de reforma e am-pliação da Penitenciá-ria Estadual do Seridó,em Caicó/RN, destina-

da a ampliar a capaci-dade da unidade com80 novas vagas. Ela de-ve estar concluída emjaneiro de 2014, deacordo com o secretárioJúlio Queiroz. Já aconstrução do Centrode Detenção Provisóriaem Patu vai gerar 80novas vagas no sistemacarcerário, devendo co-

meçar também em ju-lho, com término pre-visto para janeiro de2014.

O secretário infor-mou ainda que nos pró-ximos dias o Governo doEstado lançará o editalpara licitação de doisempreendimentos. Umdeles é a construção doMódulo de Triagem e da

nova cadeia pública doComplexo Penal Dr.João Chaves, de Natal,que passará a ter mais312 vagas. Haverá tam-bém reforma da Peni-tenciária de Pau dosFerros para melhorar aestrutura da unidade.

O representante dogoverno do Rio Grandedo Norte detalhou que,

atualmente, o estadoabriga um total de6.400 detentos, quandoa capacidade é paraapenas 4.200. Segundoele, com a conclusão detodas as obras, incluin-do as que contarão comrecursos do Depen, se-rão criadas 1.700 novasvagas no sistema carce-rário estadual.

Parte do recurso será aplicado na ampliação do Complexo Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró

Arquivo

Depen aprova projeto que cria 1.200vagas no sistema carcerário do RNÓrgão federal anuncia liberaçãode R$ 24,5 milhões para garantir expansão da estrutura no Estado

Page 18: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

Cidades2 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 18 de junho de 2013

Em Apodi E por falar em paralisação, ontem foi

dia do prefeito Flaviano Monteiro se de-parar com a primeira greve. Funcionáriospúblicos municipais cruzaram os braçospor tempo indeterminado devido ao im-passe para a obtenção de reajuste salarial.

CobrançaOs funcionários cobram a adoção do pla-

no de cargos e salários, o que renderiaum reajuste da ordem de 30%. O valor caiupela metade e depois para 8%. A prefei-tura tenta repassar a atualização da in-flação com algo em torno de 5%. Sem acor-do os funcionários pararam de trabalhar.

Estranho A principal reclamação por parte dos

funcionários se volta para a indisponibi-lidade do governo em negociar. O funcio-nalismo trata a oferta de 5% como umaimposição da prefeitura. As categoriasquerem 'abrir diálogo'. Estranho ser estetipo de insatisfação em Apodi.

Insatisfeitos A insatisfação do 'mundo' não se limi-

ta ao Itep e ao funcionalismo apodiense.Em todo o país crescem as mobilizaçõesem protesto contra o aumento no preço daspassagens de ônibus. Os protestos que sur-giram por aqui, em Natal há alguns me-ses, ganharam as ruas de São Paulo, doRio e ontem de Belo Horizonte e Brasília.

Pelo país Os protestos, marcados por violência

e confronto com a polícia crescem e se es-palham, gerando um clima de instabili-dade generalizada. Por enquanto as rei-vindicações se voltam para os transpor-tes públicos, mas é evidente que a insa-tisfação do povo aflora e tem como foco deemergência, a inoperância dos governos.

Sofrimento A sociedade está cansada de sofrer com

a falta de assistência. O ressurgimento dainflação é outro fator que alimenta estainsatisfação que mobiliza o país. A movi-mentação que começou com focos locali-zados, começa a ganhar força. A socieda-de está reagindo.

'Confusão'O surgimento dos protestos de forma

paralela ao início da Copa das Confede-rações acabou gerando uma 'confusão' na-tural. Mas apesar da coincidências, as mo-bilizações mais fortes não têm nenhumaligação direta com o evento. Cenário es-tranho que ganha uma proporção inima-ginável até pouco tempo atrás.

Encurralado Destacamos em algumas edições des-

ta coluna a via crucis do prefeito de Paudos Ferros, Fabrício Torquato, com rela-ção ao quadro de contaminação da dengueno município. Problema remanescentedesde a época que Fabrício era secretáriode Saúde do município o cenário chegouao seu ápice.

Inexplicável Segundo o último relatório apresenta-

do pela Sesap, Pau dos Ferros, é a cidadecom o maior número de registros de sus-peita da doença em todo o Rio Grande doNorte. O número de casos registrados ul-trapassa os da capital do Estado, Natal.

DisparatePara se ter uma ideia, Natal contabi-

liza mais de 600 mil moradores, contra25 mil da cidade oestana. Cenário inexpli-cável que mancha a imagem do gestor pau-ferrense. Fabrício precisa mostrar que écapaz de eliminar esta mancha da admi-nistração municipal.

Cidade Junina No último fim de semana acompanhei a movimentação em parte da estrutura

do Mossoró cidade Junina. Estrutura grandiosa e movimentação intensa, mas umdetalhe me chamou a atenção. Não vi o uso de detectores de metais, falha que po-derá render problemas graves até o fim do evento.

Inibidor É evidente que o uso de detectores inibe que os criminosos com desafetos circu-

lem com armas pela área. Sem estes equipamentos, fica mais fácil ter acesso àárea da festa com armas como revólveres e até mesmo facas. A Estação das Artesacaba se transformando num grande barril de pólvora.

Na torcidaFora este detalhe a segurança do evento está impecável na área da festa. As

brigas são interceptadas rapidamente. Fica a torcida para que o evento chegue aofim sem maiores transtornos.

Governo do Estado não atendeu às solicitações de reuniões do Sinpol, e di-ante desta posição servidores do Itep param as atividades por 48h. A cate-goria se reunirá em assembleia na sede do Sinpol, em Natal, quando irá

deliberar mobilizações. O sindicato observa que a categoria aprovou o indicativode paralisação devido à morosidade do Governo em avaliar a minuta do antepro-jeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto do órgão. Além da matéria está sendoavaliada por vários órgãos desde 2009, o consultor-geral do Estado, José Marce-lo, não conclui um parecer ao anteprojeto, apesar de estar avaliando há vários meses(requisitando diligências diversas, fazendo o processo ir e voltar nas pastasgovernamentais). Na reunião ocorrida com o consultor no dia 6 de maio, por ex-emplo, ele informou que o processo estava com todas as diligências concluídas eseu trabalho estava praticamente finalizando, apenas aguardando ajuste no tex-to. A categoria deu um prazo de 30 dias, mas não recebeu qualquer informação deconclusão do parecer até este momento. O impasse segue sem soluções práticas.

ODe braços cruzados

Márcio Costa

Giro pelo [email protected] Impasse

Servidores da Prefeiturado Apodi deflagram grevepor tempo indeterminado

Preocupante

Pau dos Ferros é a cidade com o maior número de casossuspeitos de dengue no RN

Funcionários cobram abertura para negociação

APODI - Depois devárias tentativas de ne-gociação, os agentes co-munitários de saúde e deendemias, técnicos deeducação, vigilantes eoutros servidores da Pre-feitura Municipal deApodi se reuniram namanhã de ontem com opresidente do Sindicatodos Servidores PúblicosMunicipais de Apodi,professor João Bosco, edecidiram entrar em gre-ve por tempo indetermi-nado.

A Assembleia foi ini-ciada às 8h, no auditórioda Casa de Cultura Popu-lar de Apodi, onde o pre-sidente do sindicato, pro-fessor João Bosco, fazuma explanação sobre asreivindicações dos servi-dores da municipalidade.

"Temos de tomar a de-cisão a partir deste mo-mento. A luta agora é pa-ra manter o Plano de Car-gos", disse João Bosco.

De acordo com o sin-dicalista, para a prefei-tura cumprir a lei de-veria dar um reajuste de

30%. O Sindicato baixoua reivindicação para 24%e depois para 8%, isso pa-ra tentar evitar a greve.Mas o prefeito FlavianoMonteiro, ofereceu umaumento de 4 a 5%, pro-posta que foi totalmenterejeitada pelos servido-res.

Durante a realizaçãoda assembleia, o presi-dente João Bosco fez umapelo aos servidores e ve-readores para se forta-lecer o movimento e as-sim trazer mais pessoaspara a luta que se inicia.

Dos 12 vereadores deApodi, apenas Laete Oli-veira participou do even-to e prometeu dar totalapoio às reivindicaçõesdos servidores. "Conti-nuo muito preocupadocom a situação da admi-nistração e vejo um sen-timento de desprezo e re-volta dos servidores, poiso prefeito não negociacom o funcionalismo", co-mentou o parlamentar.

Já com relação ao pro-jeto da criação da Previ-dência Própria, encami-

nhado ao Poder Legisla-tivo pelo prefeito Flavia-no Monteiro, o vereadorLaete Oliveira disse quea votação do projeto es-tá prevista para a próxi-ma quinta-feira na Câ-mara Municipal.

"Sou a favor do povo evou votar contra o proje-to do prefeito, esse proje-to deveria ter sido discu-tido com o funcionalis-mo", disse Laete Oliveira.

Uma servidora dissetambém que só partici-pará da negociação como prefeito Flaviano Mon-teiro, pois houve cons-trangimento, quando fo-ram atendidos no gabine-te do prefeito, no Palá-cio Francisco Pinto.

Depois da realizaçãoda assembleia na Casade Cultura e oficializa-da a greve, os servido-res/grevistas juntamen-te com o presidente dosindicato, João Bosco, fo-ram até a Prefeitura Mu-nicipal de Apodi paraanunciarem a greve, quefoi deflagrada por tem-po indeterminado.

A Secretaria Estadualda Saúde Pública (Se-sap), através do Progra-ma Estadual de Contro-le da Dengue, divulgouontem boletim com osnúmeros atualizados dadoença.

O novo balanço mos-tra a cidade de Pau dosFerros com o maior nú-mero de registros dadoença em todo o RioGrande do Norte. As in-formações são referentesà Semana Epidemiológi-ca nº 24, que representaos dados notificados des-de o início do ano até o dia15 de junho.

Nesse período, foramnotificados 9.543 casossuspeitos de dengue noRio Grande Norte, sen-do 2.662 casos confirma-dos até o momento. Nomesmo período do ano de2012, esses números fo-ram, respectivamente,

26.792 e 10.443, o queaponta um decréscimo noquantitativo de casos.

Do total de municípiosdo RN, 56 apresentam bai-xa incidência da doença, 33estão com média, 54 comalta e 24 com incidência si-lenciosa. Os cinco municí-pios que apresentam asmaiores notificações de ca-sos suspeitos são: Pau dosFerros (1.102), Natal(1.060), Currais Novos(493), Parelhas (482) eParnamirim (380).

A prevenção e o com-bate ao mosquito preci-sam ser mantidos duran-te todo o ano. É importan-te que a população con-tinue verificando o ade-quado armazenamentode água, o acondiciona-mento do lixo e a elimi-nação de todos os reci-pientes sem uso que pos-sam acumular água e vi-rar criadouros do mos-

quito. Além disso, é es-sencial cobrar o mesmocuidado do gestor localcom os ambientes públi-cos, como o recolhimen-to regular de lixo nasvias, a limpeza de terre-nos baldios, praças, ce-mitérios e borracharias.

Os sintomas mais co-muns da doença são fe-bre, dores no corpo, prin-cipalmente nas articula-ções, e dor de cabeça.Também podem apare-cer manchas vermelhaspelo corpo e, em algunscasos, sangramento,mais comum nas gengi-vas. É fundamental nãotomar remédio por con-ta própria, pois isso po-de mascarar sintomas edificultar o diagnóstico,devendo ainda estaralerta para sinais deagravamento, como vô-mitos e dores abdomi-nais.

Page 19: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

Segundo a coordenado-ra do Programa Nacionalde Imunizações (PNI), doMinistério da Saúde, Car-la Domingues, para repe-tir o sucesso das campa-nhas anteriores, é precisoque os pais e responsáveislevem as crianças aos pos-tos até a próxima sexta.

"É fundamental tam-bém que os pais não se es-

queçam da caderneta devacinação, para que o pro-fissional de saúde possaavaliar a situação vacinalda criança, considerandoo esquema sequencial",explicou a coordenadora.

O último caso registra-do de poliomielite no Bra-sil foi há 24 anos, e desde1994 o país mantém o cer-tificado emitido pela Or-

ganização Mundial daSaúde (OMS) de erradi-cação da poliomielite.Mesmo assim é funda-mental manter as crian-ças imunizadas para evi-tar a reintrodução do ví-rus no Brasil, pois algunspaíses da África ainda re-gistram casos da doença.

Vale lembrar que nãoexiste tratamento contra

a paralisia infantil, sen-do a vacina a única for-ma de prevenção. Ela pro-tege contra os três soro-tipos do poliovírus 1, 2 e3. Mesmo as crianças queestejam com tosse, gripe,coriza, rinite ou diarreia,podem receber as goti-nhas. Em alguns casos -como, por exemplo, emcrianças com infecções

agudas, com febre acimade 38ºC ou com hipersen-sibilidade a algum com-ponente da vacina -, re-comenda-se que os paisconsultem um médico pa-ra avaliar se a vacina de-ve ser aplicada.

A campanha é realiza-da em conjunto entre oMinistério da Saúde e assecretarias estaduais e

municipais de Saúde. OMinistério da Saúde in-vestiu R$ 32,3 milhões,sendo destinados R$ 18,6milhões em repasses doFundo Nacional aos es-tados e municípios e R$13,7 milhões para a aqui-sição das vacinas. Em to-do o país, foram distribuí-das 19,4 milhões de do-ses da vacina oral.

A Campanha de Vaci-nação contra a Poliomie-lite se encerra nesta se-mana em todo o país. Ospais ou responsáveis têmaté a sexta-feira (21) pa-ra levar as crianças deseis meses a menores de5 anos para tomarem avacina. O balanço parcialdo Ministério da Saúdeindica que 8,4 milhões decrianças em todo o país fo-ram vacinadas contra adoença até o momento.

Do público alvo - for-mado por 12,9 milhões decriança - 65,2% já parti-ciparam da mobilização.A meta é atingir 95% des-te público, o que totaliza12,2 milhões de crian-

ças.O Rio Grande do Nor-te contabiliza 61,88% docontingente final de va-cinação.

De acordo com os dadospreliminares repassadospelas secretarias esta-duais e municipais deSaúde, até as 12h de on-tem, os estados com asmaiores coberturas vaci-nais foram: Rio Grande doSul (76,4%), Paraná(76,4%), Rondônia(75,5%), Amazonas(73,1%), Goiás (71,2%) eSão Paulo (71,1%).

O melhor desempenhopor subgrupo de idade atéo momento foi entre ascrianças de 6 meses a me-nores de 1 ano, atingindo

72,56% do público alvo, oque representa 1.058.062doses aplicadas.

A coordenadora doPrograma Nacional deImunizações (PNI), doMinistério da Saúde, Car-la Domingues, destacouque os números estãodentro dos objetivos tra-çados, mas ressaltou a im-portância dos pais ou res-ponsáveis levarem ascrianças aos postos paratomar a dose da vacina.

"Ainda dá tempo de to-mar a gotinha para pro-teger as crianças da para-lisia infantil e ajudar opaís a ficar livre do polio-vírus selvagem", disse acoordenadora.

Andamento

Cidades 3www.omossoroense.com.br Terça-feira, 18 de junho de 2013

Campanha de vacinação contra a poliomielite entra na última semana

Coordenadora defende integração de pais à campanha

ANGICOS - Frus-trando as expectativas,não aconteceu sexta-feiraúltima, 14, na CâmaraMunicipal de Angicos, adeliberação plenária daprestação de contas de2008 do Executivo, gestãodo ex-prefeito RonaldoTeixeira (PSB). Respon-sável por levar a matériaà pauta, o vereador Jal-mir Dantas (PP), que pre-side a Comissão na qualo processo tramitou, nãocompareceu à sessão sobalegação de compromis-sos pessoais em Natal.

Para a oposição, a au-sência significou umamanobra política do par-lamentar-mirim. É o que,entende, por exemplo, overeador Clóvis Tibúrcio

da Costa (PMDB), salien-tando que o vereador doPP lançou mão de artifí-cios legais e que estão pre-conizados no RegimentoInterno do Poder Legisla-tivo angicano. O presi-dente da Casa, vereadorFrancisco Batista Filho,"Júnior de Chicola"(PSD), refutou a insinua-ção do colega de oposição.

O presidente disseque Jalmir Dantas ain-da está dentro do prazopara exibir o assunto àvotação, período esteque se estende até o dia23 de junho. A prestaçãode contas em questãochegou à Câmara comparecer desfavorável àaprovação, emitido pe-lo Tribunal de Contas do

Angicos

Adiada deliberação parlamentar por prestaçãode contas do Executivo desaprovada pelo TCE

Ministério da Saúde confirma que 8,4 milhões de crianças foram vacinadas até a última sexta-feira

Vacinação prosseguirá até o próximo dia 21

Decisão do TCE será avaliada pela Câmara Municipal de Angicos

Estado do Rio Grande doNorte (TCE/RN). A equi-

pe técnica do órgão en-tendeu que a documen-

tação contida na presta-ção de contas apresen-

tou uma série de irre-gularidades.

Em ofício à presidên-cia, o ex-prefeito apeloupara que o ex-contador desua administração pos-sa ir a plenário apresen-tar sua defesa à condena-ção imposta pelo TCE.

A intenção do ex-prefeito é que a argu-mentação exposta porseu ex-auxiliar possacontribuir para conven-cer os parlamentares-mirins a agirem em de-sacordo coma orientaçãodo TCE. A questão pro-mete manter em ebuli-ção o clima no parlamen-to de Angicos na próximasessão, prevista para odia 21 de junho, sexta-feira próxima.

Page 20: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

Social

Fiq

ue p

or D

entr

o @ - No I Arraiá do Miguel regis-tramos as presenças de Vânia Lopes,André Conrado, MarceloConrado/Priscila Conrado, DanielLopes/Manu Lopes, dr. RodolfoLopes/Silvinha, Cláudio/Raíres Con-rado, o colunista Georgiano Azeve-do, entre muitos outros.

@ - No sábado, depois do I Ar-raiá do Miguel, seguimos para a Es-tação das Artes para acompanhar oshow da banda Aviões do Forró noMossoró Cidade Junina.Por lá fomosmuito bem recepcionados por TácioGarcia no camarote Skol/UnP.

O aniversarianteMiguel com os pais ConradoJúnior e MarianaConrado no I Arraiá do Miguel

Daniel Lopes com a esposa Manu e o lindo filhoDaniel Segundo no I Arraiá do Miguel

A deputada Larissa Rosado e o vice-governador Robinson Faria nocamarote do Mossoró Cidade Junina

Conrado Júnior com afamília no I Arraiá do Miguel

O casal Marcelo Conrado/Priscila Conrado no I Arraiá do Miguel

Michel e Juninho batendo pernano Mossoró Cidade Junina

4 Terça-feira, 18 de junho de 2013

COPAA Prefeitura de Rafael Fernan-

des, através da Secretaria Munici-pal de Esporte, Cultura e Lazer,promove mais uma grande açãovoltada para os esportes, que é to-talmente organizada pela gestãodo prefeito Nicó Júnior, que con-cedeu o apoio e toda a estrutura ne-cessária para a realização da 1ª Co-pa Nordeste de Futebol, que acon-tecerá em Rafael Fernandes. Asequipes que desejam se inscreverjá podem entrar em contato atra-vés do telefone (84) 9906-7888, ti-rar as dúvidas e terem acesso à fi-cha de inscrição.

I ARRAIÁ DO MIGUELO aniversário de um ano do Mi-

guel, filho do casal Conrado Jú-nior/Mariana Conrado, teve comotema escolhido a festa junina. Nãodiferente do que eu imaginava, adecoração do Fantastic Buffet, emMossoró, estava impecável. Os con-vidados foram vestidos a carátere por lá se divertiram muito ao somdo cantor André Luvi e banda. Con-fira os cliques no www.clistenes-carlos.com.br.

[email protected] dos Ferros

CarlosClístenes

www.omossoroense.com.br

Page 21: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

Social 5www.omossoroense.com.br Terça-feira, 18 de junho de 2013

FALANDO NISSONa festa de Tica Soares, da impren-

sa: Lisboa Batista, Walterlin Lopes, Cá-cio Santos, Rafaela Costa e o namora-do Disraelly Moura, mais a mãe donaNilda Costa, Gidel Morais/Viviane, Ri-cardo Adriano, do Sociedade Ativa, eJará Fernandes, Marilene Paiva/Char-les, Miné Fernandes/Cedma, Elisabe-te Fernandes, Reginaldo/Elenilça Fer-nandes, David Fernandes, ViníciusAmorim/Denise Fernanda, MarceloFernandes/Raquel Gurgel, Alfredo Jo-sé Fernandes/Luzinete, Cláudia Virgí-nia com a filha Ana Cláudia, Adelzi-nete Sales, Sueli Fernandes, Ed-mar/Detinha Reis, José Morais Noro-nha/Irlanda Carlos, Jormar/Zuíla Al-ves, Iara Linhares, Laura Lima, dr. Va-rela/Gledes, Valéria Carlos, Deny Go-mes/Vanessa Carlos, Gilvan Olivei-ra/Ana Paula Carlos, Didira Oliveira,Alberto Câmara/Patrícia e o filho Ar-thur, Assis Batista/Vânia Câmara,Amanda Vitória e Armando Murilo/Is-la, Ivanildo Vieira/Erivânia com Ígore Ísis, Sônia e Sâmia Vieira, Neide Al-meida, Leila Cristina Oliveira, NegaMaia, com Danusa e Ana Vitória, Sa-mantha e Germana, Cabral, Leonar-do Veras, Lopes/Tarcina Milley, Gie-le, Wésia Sena, Karina Santos, Fran-cisca Luzia da Silva, Nicolau Silva/Bru-na, Robcilene Ramalho com o filho Da-vi, Fernando/Socorro Batista, Ivone Lo-pes, Palmira Linhares, Mimo Soares,Ana Carlos, Robson Luiz/Rosinha, Wig-na de Begna, Juarez, Tião/Salete Soa-res, Nilo Amâncio, Fátima Santos, Irei-de Menezes, Zezinho Oliveira/Joenil-ma com os filhos Júlio e Júlia, João Joas-si/Eliecina, Fábia Soares/José MariaCosta, a médica Velúzia Gurgel de Li-ma, a Miss Nayana Letícia Morais Via-na, entre muitos outros que foram abra-çar a aniversariante!

Estil

o Q

uem

Aco

ntec

e

PARABÉNS PRA VOCÊNesta data querida: hoje, 18/6, Zuleide Aquino; amanhã, 19/6, Bárbara Beatriz Fernandes; quinta-feira, 20/6,

Ana Paula e Any Amy Dantas. Muitas felicidades, muitos anos de vida!

TICA EM FESTACom cerimonial de Fausto Maia, partilha do evangelho por padre Fred Gurgel, trilha sonora de Kleisson e Klei-

ton, comidinhas por Vânia Câmara, Amélia Fernandes e Aparecida Gurgel, decoração de Jaqueline Góis e IvanildoCosta, fotografias por Sebastian Santos, bolos de Amélia e Aparecida, e brigadeiro itinerante por Fábia Soares, a fes-ta de aniversário de Tica Soares foi tudo de bom!

@ Marizélia Maia já está na contagem re-gressiva para aportar na terrinha, para os pre-parativos finais do seu Chico Pedro, no dia 6 dejulho. Oba!

@ Dia 29, Cácio Santos promete muita festa noArraiá do Compadre Toinho, na cidade de Janduís. Va-mos, sim!

@ Envio votos de pesar à família do se-nhor Raimundo Fernandes dos Santos (SantosMarchante), que nos deixou no último domin-go. Que Deus possa confortar dona Diodete, asfilhas Rejane, Fausta, Rizete e Luana, como aosdemais familiares!

@ Foi lançado ontem, pela Prefeitura Municipalde Caraúbas, através da Secretaria Municipal de Saúde,o edital para seleção de profissionais na área da saúde.

@ Desde já queremos parabenizar os mui-tos caraubenses selecionados para ingressar nauniversidade através do SiSU. Desejamos suces-so a todos!

@ A banda Saia Rodada promete showzaço na pró-xima quinta-feira, no Mossoró Cidade Junina. Vai serfestão!

[email protected]úbas

RodriguesA fina LeilaCristina deOliveira foiabraçar aaniversariantedo domingoTica Soares Aniversariantes da quinta-feira

as irmãs Ótica Globo: Any Amy e Ana Paula Dantas. Tim-tim, queridas!

Casal gente fina abraçando Tica: advogado MarceloFernandes e sua amada Raquel Gurgel. Alinhados!

Trio do bem nafesta de Tica com:Nilo Amâncio, Fátima Santos e o anfitriãoWandilsonRamalho, muso daaniversariante.Chique!

Page 22: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

Social6 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 18 de junho de 2013

SEXTA CULTURALMais uma Sexta Cultural foi realizada com sucesso na Escola Municipal Carlos Alberto. Este colunista, a convite da diretora Aline

Sandra, foi conferir o projeto que vem sendo realizado desde 2007. O conteúdo apresentado na sexta-feira, 14, foi em homenagem aosfestejos juninos. As crianças mostraram a cultura do nosso São João com desfile de carroça, rainha do milho e quadrilhas matutas. Fi-cou um luxo. Tudo isso aconteceu nos salões da escola.

O estilistaIsaac Oliver, as costureiras Lucienee Tuiu no desfile delançamento dacoleção Verão2013/2014 em Pau dos Ferros

Tica Soares, aniversariante do dia 16, recebedeste colunista felicitações pela magnífica data

Maria da Glóriano desfile daSexta Culturalda EscolaMunicipal Carlos Alberto

# Sob a batuta de Naná Rêgo, aconteceu no domin-go, 16, o I Encontro de Paredões, que arrastou multidãopara a Praça de Eventos Maestro Pedro Rufino, em nos-sa serra. Os idealizadores do I Encontro de Paredõessão Naná Rêgo, Caio César e Francisco Silva. Foi som de-mais...

# A logomarca do Mikael Fest estava estam-pada no I Encontro de Paredões, que aconteceuem São Miguel. Será que a micareta que saiu docalendário festivo de nossa cidade estará devolta? Vamos esperar...

# A colunista Tica Soares reuniu amigos em sua re-sidência em Caraúbas e comemorou a sua data ao ladodos mais queridos. A Master Produções comandou todoo cerimonial. O buffet foi de Vânia Câmara, AparecidaGurgel e Amélia Fernandes. Tudo perfeito. O fotógrafoSebastian registrou tudo em suas lentes.

# O jovem João Paulo anda todo empolga-do com a 5ª edição da sua quadrilha Arraiá Ami-gos da Serra, que trará como tema este ano "Devolta às origens". O bacana promete grandes no-vidades em sua quadrilha matuta.

# Tudo pronto para a segunda edição do espetácu-lo "Auto de São João Batista", que acontece na cidadede Apodi, nos dias 21 e 22 de junho, dentro dos festejosalusivos ao padroeiro São João Batista. O evento acon-tece no adro da Igreja Matriz Nossa Senhora da Concei-ção e São João Batista, a partir das 20h30.

A Prefeitura de Rafael Fernandes, atravésda Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e La-zer, promove mais uma grande ação voltada pa-ra os esportes. O prefeito Nicó Júnior concedeu oapoio e toda a estrutura necessária para a reali-zação da 1ª Copa Nordeste de Futebol, que acon-tecerá em Rafael Fernandes, com início dia 13 dejulho e a grande final no dia 20 de outubro.

Em A

lta

[email protected]ão Miguel

GuidaRenê ARRAIÁ DO MANEL

A fria noite de sábado, 15, nãoinibiu os animadores do públicoque lotou o I Arraiá do Manel, queaconteceu em frente à Prefeiturade São Miguel. Foi nesse mesmolocal que nasceu no seio da socie-dade micaelense o nosso tradicio-nal Arraiá do Tio Kalika, na déca-da de 80. As quadrilhas apresen-tadas provocaram manifestaçõesculturais, recebendo aplausos dosfesteiros presentes. O Arraiá doManel abriu os festejos juninos emnossa serra. As escolas e o Su-permercado Almirante vão reali-zar suas festas juninas. O Almi-rante agendou para o dia 23 o seutradicional arraiá, que chega à sua4ª edição com muito arrasta-pé. Olocal da festa será na rua CoronelNunes, ao lado do mercado públi-co.

LANÇAMENTO DA COLEÇÃOVERÃO 2013/2014

Aconteceu na quinta-feira, 13,o desfile de lançamento da cole-ção Verão 2013/2014 das marcasparticipantes do curso de Moda eDesign. O tema central da coleçãofoi Tesouros do Sertão, este foi onorte para as empresas desenvol-verem suas coleções de forma ou-sada e diferenciada. O evento acon-teceu no Cris Buffet, com o apoiodo Sebrae e do Senai, marcas par-ticipantes: Cia. do Pano / D'Pele /Ellis Moda Íntima / Fioch / Porfí-rios. Com inspiração na arquitetu-ra antiga de Pau dos Ferros, o es-tilista Isaac Oliver buscou toda ariqueza das cores preto, branco evermelho para dar um charme àsua coleção com todo o estilo deexclusividade diferenciado, sofis-ticado e muito bom gosto. Arrasou.

CONCURSO PÚBLICO DE CEL. JOÃO PESSOA

Continuam abertas até a próxima quinta-feira (20) as inscriçõespara o concurso público para preenchimento de 59 vagas em 24 cargosde níveis fundamental, médio e superior da Prefeitura Municipal deCoronel João Pessoa, cujos salários variam entre R$ 678 e R$ 3.600 ea taxa de inscrição varia entre R$ 25 e R$ 70, conforme o cargo pre-tendido. Os interessados podem realizar a inscrição pela internet nosite http://www.itcsppb.com.br/Inscricao/Registrar/17.

Page 23: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

Cidades 7www.omossoroense.com.br Terça-feira, 18 de junho de 2013

Preparação

Convocação nominal foi publicada no site da Funcern

Caern iniciará testesde aptidão física com concursados hoje

VEJA A LISTA DAS CIDADES ONDESERÃO REALIZADOS OS TESTES

Mais uma etapa do con-curso da Companhia deÁguas e Esgotos do RioGrande do Norte (Caern)será realizada nestas ter-ça e quarta-feira, dias 18e 19 de junho, às 7h: o tes-te de aptidão física.

A convocação nominaljá foi publicada no site daFundação de Apoio à Edu-cação e ao Desenvolvimen-to Tecnológico do RN(Funcern): www.fun-cern.br. Dúvidas e outras

informações devem sertratadas exclusivamentepelo e-mail [email protected].

Desta etapa partici-pam os candidatos classi-ficados na prova objetivapara os cargos /funções de:Auxiliar/ Eletromecânico,Auxiliar/ Mecânico de Ma-nutenção, Auxiliar/Mecâ-nico-Geral, Auxiliar/Ope-rador de Sistema de Águae Esgoto, Auxiliar/Opera-

dor de Sistema de Água eEsgoto e Veículo Médio,Auxiliar/ Operador de Sis-tema de Água e Esgoto eVeículo Pesado, Auxi-liar/Sondador.

No dia 26 de maio foramaplicadas as provas obje-tivas para estes cargos.Considerando que todos osrecursos interpostos con-tra o Resultado das ProvasObjetivas foram indeferi-dos, a Funcern ratifica oreferido resultado, sem al-

teração alguma no mes-mo.

Os convocados devemcomparecer ao local espe-cificado portando docu-mento de identificação(item 5.6 do edital) e ates-tado médico que os autori-ze a submeter-se ao Testede Aptidão Física, previs-to no Edital. Nesta terça-feira será realizada a cor-rida, de acordo com a cida-de na qual o candidato rea-lizou suas provas objetivas.

Natal/RN: IFRN - Campus Central Natal -Av. Sem. Salgado Filho, 1559,Tirol.

Mossoró/RN: Ufersa - Av. Francisco Mota, s/nº- Bairro Pres. Costa e Silva

- Setor Leste - Campo de Futebol.

Caicó/RN: IFRN - Campus de Caicó - RN 118,s/n, Bairro Nova Caicó.

Pau dos Ferros/RN: Estádio 9 de Janeiro - RuaTertuliano Souza de Queiroz, n° 55, São Vicente.

Os endereços para o comparecimento no dia 19 dejunho, quando serão realizados os Testes de Flexão dosMembros Superiores e Flexão Abdominal, na cidade na

qual o candidato realizou suas provas objetivas são:

Natal/RN: IFRN Campus Central Natal - Av.Senador Salgado Filho, 1559 -Tirol

Mossoró/RN: IFRN - Campus de Mossoró - RuaRaimundo Firmino de Oliveira, nº. 400, Conj.Ulrich Graff, Bairro Costa e Silva.

Caicó/RN: IFRN - Campus de Caicó - RN 118,s/n, Bairro Nova Caicó.

Pau dos Ferros/RN: IFRN - Campus de Pau dosFerros - BR 402, Km154, Bairro Chico Cajá.

OPORTUNIDADE

Vende-se Siena 97/98, cinza,4 portas, ar, vid, trav, GNV regu-larizado e emplacado 2013, to-talmente revisado. R$ 11.500,00.

Interessados ligar para: 8856-1879/9970-5659.

Provas objetivas foram aplicadas no último dia 26

Page 24: Mossoró - RN, 18 de junho de 2013 - Nº 16.371 TERÇA-FEIRA ...p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_180613.pdf · di Alves, os deputados federais João Ma-ia

Cidades8 Terça-feira, 18 de junho de 2013 www.omossoroense.com.br

Representação de lideranças irá ao DER cobrarexplicações sobre a "Estrada da Castanha"

Via é importante para odesenvolvimento regional

Mobilização

CARNAUBAIS -Uma comitiva constituí-da por deputados esta-duais, prefeitos e verea-dores de cidades do Va-le do Açu e imediaçõesagendou para o dia 20deste mês uma viagemà capital do Estado. O ob-jetivo é reunir-se com odiretor-geral do Depar-tamento de Estradas deRodagem do Rio Gran-de do Norte (DER/RN),engenheiro DemétrioTorres.

A intenção é colher dorepresentante governa-mental informações so-bre o projeto que prevêa construção do trechorodoviário batizado de"Estrada da Castanha" eque representa a exten-são rodoviária da RN-016 a partir de Carnau-bais até os municípios deSerra do Mel e AreiaBranca.

O projeto foi a razão deuma audiência públicaocorrida sexta-feira últi-ma, 14, na Câmara Muni-cipal de Carnaubais.

Proposta pelo presi-dente do Poder Legisla-tivo, vereador ManoelBenevides de OliveiraJúnior, "Júnior Benevi-des" (PSB), a discussãoteve por fim justamentemanter vivo o debate por

Esta é a terceira vezque a "Estrada da Cas-tanha" entra em deba-te regional. A via é vis-ta como importante elopara a consolidação so-cioeconômica da re-gião do Vale do Açu eda Costa Branca.

"Este projeto vaipossibilitar não ape-nas o escoamento daprodução como torna-rá mais seguro e rápi-do o tráfego de veícu-los entre as cidades",registrou o deputadoestadual George Soa-res (PR), ator do pro-jeto de lei que de no-me ao referido percur-so.

A audiência contoucom a participação dosprefeitos Luiz Caval-cante, "Luizinho"(PSB), de Carnaubais;Abelardo Rodrigues(DEM), de Alto do Ro-drigues; Francisco Go-mes Batista, "Titico"(PMDB), de Porto doMangue; e, FábioBezerra, "Fabinho"

(PMDB), de Serra doMel. Os prefeitos deAssú, Ipanguaçu eMacau se fizeram re-presentados oficial-mente. Da Assembleiacompareceram os de-putados George Soa-res e Gilson Moura(PV).

DEFINIÇÃOA Petrobras, que

desde o começo mani-festou interesse naobra e externou sua in-tenção de empar-ceirar-se ao projeto, foirepresentada pelo ti-tular da Gerência deComunicação Institu-cional, Décio Peixoto.

Apesar do conviteformal, o Governo Ro-salba não enviou re-presentante à audiên-cia pública de sexta-feira. O principal en-caminhamento foi jus-tamente o encontroque deverá ocorrerpossivelmente quinta-feira, 20, na direção doDER em Natal.

Emenda que antecipa a eleição damesa diretora da Câmara deveráentrar na pauta de votação

Areia Branca

AREIA BRANCA - ACâmara Municipal deAreia Branca realiza ho-je, no horário regimentaldas 9h, a última reuniãoordinária dos vereadoresno mês de junho. A expec-tativa é que a sessão sejamovimentada, diante dapossibilidade de tramita-ção de duas matérias con-sideradas importantes,no período.

A primeira, é o projetode lei do Executivo queprorroga por mais um anoo processo seletivo de 2010,assegurando a continuida-de do trabalho dos servido-res contratados que atuamnas áreas da saúde e da as-sistência social.

Junto com esse pedidode autorização da Câma-ra para prorrogar o cer-tame, o Executivo muni-cipal também informaráos vereadores que apósessa prorrogação do pro-cesso em questão, a Pre-feitura de Areia Brancarealizará novo concursopúblico para efetivaçãodos profissionais nas va-gas hoje ocupadas pelopessoal em regime decontrato.

Outra matéria muitoesperada e que deve en-trar na pauta de hoje éuma emenda de autoriado vereador Alderi Batis-ta de Souza (PPS) ao Re-gimento Interno da Casa,

antecipando a eleição pa-ra escolha da nova mesadiretora para o biênio2015-2016.

De acordo com a emen-da, a eleição da nova me-sa diretora deverá acon-tecer até a quarta sessãodo mês de agosto desteano. O texto precisa de ummínimo de oito votos (doisterços dos vereadores daCasa) para ser aprovada.

No calor das discussõesinternas sobre a possibili-dade de antecipação daeleição da futura mesa di-retora da Câmara, surgemtrês nomes propensos àdisputa. São os vereadoresAlderi Batista, FranciscoJosé de Souza Neto, "Ne-

tinho Cunha" (PSB), e oatual vice-presidente daedilidade, Antônio LuizNeto, "Tonho da Cohab"(DEM).

Apesar de estar no exer-cício do sexto mandato con-secutivo, Alderi Batistanunca presidiu a mesa di-retora da Casa. É um verea-dor que acumula muita ex-periência parlamentar etem trânsito livre tanto nasua bancada, a oposição, co-mo na situação. Os outrosdois nomes que surgem nocenário como "candidatá-veis" à presidente do Legis-lativo municipal, são os ve-readores de primeiro man-dato, "Netinho Cunha" e"Toinho da Cohab".

Projeto tratado como prioritário pela governadora Rosalba Ciarlini ainda não saiu do papel

Autoridades vão contatar Demétrio Torres em busca de informações

sobre a realização do em-preendimento que che-gou a ser citado pela go-vernadora RosalbaCiar-

lini (DEM) como açãoprioritária de sua gestãopara o Vale do Açu. O in-vestimento foi estimado

pelo DER em cerca de R$60 milhões. O trecho re-presenta aproximada-mente 40 km.

AVISO DE LICITAÇÃOPREGÃO PRESENCIAL Nº 16/2013.O Pregoeiro do município de Serra

do Mel-RN, nomeado através da Por-taria nº 01/2013, de 04 de Janeiro de2013, torna público a quem interes-sar que estará promovendo o recebi-mento de documentos de "Habilitação"e "Proposta", através do Pregão Pres-encial nº 16/2013, no dia 28 de junhode 2013 ás 09 horas, no prédio sede daPrefeitura Municipal de Serra do Mel-RN, sediada à Rua Antonio F de O-liveira, 53 Vila Brasília, sala de Lici-tações, visando à Contratação de em-presa especializada na locação deveículos com e sem motorista para com-plementação da frota municipal, con-forme especificações contidas no Edi-tal. Serra do Mel-RN, em 17 de junhode 2013.

José Adrikson Holanda AlvesPregoeiro