mossoró - rn, 21 de agosto de 2013 - nº 16.424 quarta-feira...

24
QUARTA-FEIRA R$ 1,50 Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 Página 8 (Cotidiano) O MOSSOROENSE www.omossoroense.com.br Empresário sofre tiro na cabeça em atentado no centro da cidade Antonio Luís Albuquerque foi baleado, ao parar veículo em semáforo próximo à Cobal, por dupla que circulava numa motocicleta. Adolescentes foram feridos à bala após ameaçarem mulher nas proximidades de casa. Página 8 (Cotidiano) Página 3 Irmãos são vítimas de tentativa de homicídio no Quixabeirinha Atentado Página 5 (Cotidiano) Tudo pronto Usuários reclamam de atraso em ônibus Capa (Cotidiano) Ficro começa hoje com 220 estandes Insatisfação TCE realiza auditoria contábil na Prefeitura e na Câmara de Tibau Página 3 Regional Supremo Tribunal Federal libera governo para cortar “supersalários” Capa (Regional) Número de casos confirmados cai 60% no Estado em 2013 Bairros terão abastecimento de água suspenso para troca de rede Página 2 (Cotidiano) Crime ocorreu num dos cruzamentos mais movimentados da cidade Empresário foi atingido com único tiro disparado por bandido DENGUE Nélter Queiroz defende que PMDB apoie Wilma ou Robinson Faria Posicionamento Deputado acredita que partido deverá apoiar nome da oposição c aso opte por não lançar candidato próprio à eleição do próximo ano. Página 3 Fotos: Luciano Lellys

Upload: others

Post on 17-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

QUARTA-FEIRA R$ 1,50Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424

Página 8 (Cotidiano)

O MOSSOROENSEwww.omossoroense.com.br

Empresário sofre tiro na cabeçaem atentado no centro da cidadeAntonio Luís Albuquerque foi baleado, ao parar veículo em semáforo próximo à Cobal, por dupla que circulava numa motocicleta.

Adolescentes foram feridos à bala após

ameaçarem mulher nasproximidades de casa.

Página 8 (Cotidiano)

Página 3

Irmãos são vítimas detentativa de homicídio

no Quixabeirinha

Atentado

Página 5 (Cotidiano)

Tudo pronto

Usuários reclamam de atraso em ônibus

Capa (Cotidiano)

Ficro começa hoje com 220 estandes

Insatisfação

TCE realiza auditoria contábil na Prefeitura e na Câmara de Tibau Página 3Regional

Supremo Tribunal Federal libera governo para cortar “supersalários”

Capa (Regional)

Número de casos confirmados cai 60% no Estado em 2013

Bairros terão abastecimento de água suspenso para troca de rede Página 2(Cotidiano)

Crime ocorreu num dos cruzamentos mais movimentados da cidade Empresário foi atingido com único tiro disparado por bandido

DEN

GU

E

Nélter Queiroz defende que PMDB apoie Wilma ou Robinson Faria

Posicionamento

Deputado acredita que partido deverá apoiar nome da oposição caso opte por não lançar candidatopróprio à eleição do próximo ano.

Página 3

Fotos: Luciano Lellys

Page 2: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

Opinião2 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 21 de agosto de 2013

empre é melhor falar quando setem conhecimento pleno dos fa-tos. Por ouvir dizer há o risco de

faltar com a verdade ou de relatar osacontecimentos pela metade. Foramtantas as fontes com a mesma infor-mação que não existe o medo de reve-lar que o deputado Henrique Alves foiextremamente pressionado pelos cor-religionários peemedebistas para queretirasse de vez o apoio ao governo doDEM, da governadora Rosalba Ciarli-ni. O presidente da Câmara escutou quesua posição estava desgastando suaimagem e que seria melhor fazer comovem agindo o ministro Garibaldi Fil-ho. Por mais que pe-disse paciência aosamigos, a insistêncianão cessava e Henri-que, acossado por to-dos os lados, teria pro-metido antecipar deci-são nesse sentido.

O barco governa-mental está desgover-nado. Depois da reu-nião promovida comseus principais secre-tários e assessores, agovernadora entendeu que havia per-dido o controle. Embora as declaraçõestenham sido evitadas, o buchicho fala-va na substituição de seis secretáriosque não estavam suportando mais aconvivência com o casal governante.Entre eles, nomes dos mais ligados àadministração e que vinham susten-tando, a qualquer custo, a defesa da ges-tão atual. Há quem duvide que Rosal-ba acredite estar em dificuldades. O fil-tro de notícias produzia notícias posi-tivas, eliminando as que não fossemdo agrado da administração. Isso é co-mum acontecer nos governos, com pre-juízo para seus dirigentes que seguemenganados, acreditando que tudo estácorrendo perfeitamente bem e que oeleitor está satisfeito.

Durante anos, o mês de agosto era ti-

do como politicamente fatídico. Isso nãoexiste mais. É possível que o governodo Rio Grande do Norte chegue ao fi-nal de setembro sem que fatos mais gra-ves aconteçam. Comentei, anterior-mente, que a governadora RosalbaCiarlini não é mais convidada pelosaliados para discutir sua própria suces-são. Não lembrou de substituir o fina-do Conselho Político por outro Conse-lho mais abrangente, onde outros se-tores da vida potiguar fizessem parte.Ninguém sabe quem comanda, quemtoma as decisões. A informação é quedois secretários mossoroenses estariamà frente da administração, mas, inex-

perientes, não estãoconseguindo ordenaras decisões mínimasnecessárias à sobrevi-vência do governo. Pe-na que isso estejaacontecendo e nin-guém consiga abrir osolhos, ou a cabeça(?)dos chefes.

Exemplo simplesda desorganizaçãoaconteceu ontem, emMossoró, cidade natal

de Rosalba. Preocupados com a falta dematerial para o atendimento às urgên-cias no Hospital Tarcísio Maia, dois pro-fissionais médicos decidiram procurara Delegacia de Polícia para registrar ofato em Boletim de Ocorrência. Surpre-sos, foram informados da impossibili-dade do gesto, pois a polícia estava emgreve, a delegacia fechada e, claro, o de-legado ausente. Difícil imaginar que is-so pudesse acontecer em pleno séculoXXI, na cidade de Mossoró, onde a go-vernadora foi prefeita por três vezes.Por esses e por outros motivos é que secomenta o absurdo que seria melhor Ro-salba renunciar ou que seu afastamen-to fosse votado pela AssembleiaLegislativa. A tristeza, tenham certe-za, atinge não apenas seus correligio-nários, mas todos os potiguares.

[email protected]

GESTÃOO deputado estadual José Dias já le-

vantou esse véu: essa crise que está al-cançando o “Rio Grande Sem Sorte” (ouseria, “Rio Greve do Norte?”) é uma cri-se de gestão. José Dias sabe das coisas.

ALCOÓLICOSPreservando oficialmente em Mosso-

ró cinco grupos de AAs (Alcoólicos Anô-nimos), essa irmandade está num cres-cendo nesta cidade. Tem recebido muitasadesões nos últimos tempos. Recente-mente foi fundado um próspero grupode AAs na Maisa. Eles estimam que emMossoró de 10 a 15 por cento da popula-ção são alcoólatras.

MAÇÔNICADepois de amanhã a Academia Ma-

çônica de Letras do RN vai realizar, a par-tir das 19h, uma sessão magna no salãonobre da Biblioteca Municipal Ney Pon-tes Duarte. Serão homenageados Mil-ton Marques de Medeiros, FlorisvaldoCampos Xavier, Pedro Torós Belian eJosé Aelson de Lima. Odmilson Alves Pe-reira vai defender a sua cadeira, cujo pa-trono é José Castellani. Presidência deWellington Barreto.

“ROBALDA”A boneca que os servidores da saúde

chamam de "Robalda" não pertence aum só lugar. Ela é do Rio Grande do Nor-te inteiro. Presentemente segue em pé-riplo pelo território potiguar. E por ondetem passado é sucesso absoluto. Prestí-gio demais para "Robalda".

CUSTOA Caern precisa considerar que a po-

pulação está comprando caminhões comágua a 40, 50 e até 60 reais para se abas-tecer, porque aquela Companhia nãocumpre sequer o seu dever de casa. Es-se povo merece ser ressarcido. É um abu-so que a Caern pratica contra os seususuários de Mossoró não lhes fornecen-do a água devida.

IGNORANDO"Não se pode ignorar, contudo, que

certas crises demoram a chegar, masatingem com mais força aqueles que nãose prepararam para os seus efeitos. E ogoverno Dilma Rousseff parece não ter-se dado conta de que as dificuldades seavolumam" (trecho final de um edito-rial da Folha de S.Paulo - ontem -20.8.13).

IRMÃ KAROLYNENo dia 8 de setembro uma grande fes-

ta religiosa no Santuário de Santa Cla-ra, em Mossoró, alusiva ao Jubileu dePrata de vida clareana da Irmã Karoly-ne Maria de Jesus Crucificado. Acon-tecimento religioso de grande pompacom a presença de destacadas figurasda vida eclesiástica.

PADRE MOTAPadre Sátiro me corrige a respeito da-

quela foto que coloquei domingo pas-sado no "Lá se vão..." alusiva à inaugu-ração da Rádio Difusora em 7de setem-bro de 1950. Naquela época o padre Mo-ta não era mais o prefeito de Mossoró.Mas era o vigário-geral da diocese. Re-gistrado.

AMOLFoi não foi, vou e volto a escrever so-

bre os 25 anos da Academia Mossoroen-se de Letras. O evento, que está sendopreparado por Élder Heronildes e suadiretoria será um acontecimento mar-cante e de grande porte. Aguardemos.

CASA DE DORIANInfelizmente um dos sonhos de Él-

der Heronildes para a Amol não vaiser concretizado. Ele imaginava con-seguir a aquiescência das autoridadesmunicipais fazendo a aquisição da ca-sa de Dorian Jorge Freire para sediara Academia. A sanha dos destruidoresdo patrimônio histórico de Mossoró che-gou antes.

MOBILIDADEPensemos nisso enquanto é tempo. Hoje em dia se diz que em Mossoró são ven-

didos todos os meses em torno de 800 novos carros. E isso sem falar em motos e ou-tros veículos. Serão 9 mil e 600 novos carros em nossas ruas por ano. Vamos calcu-lar isso apenas em cima de 5 anos: quantos carros serão em 5 anos? A mobilidadeurbana deve fazer parte, imediatamente, das nossas preocupações mais urgentes.

COMPLEXOO Complexo Viário da Abolição está sendo atualmente construído em Mossoró.

Por lá, devido à falta de uma iluminação condizente com a magnitude da obra e defalta de uma sinalização que realmente proteja o cidadão, já foram registrados di-versos acidentes e várias foram as pessoas que já perderam a vida ali. Tambémvamos pensar nisso, e muito, enquanto é tempo.

CRISEOs arautos do Governo do Estado têm se apegado à argumentação de que as di-

ficuldades vividas presentemente pelo nosso Estado são frutos de uma conjuntu-ra que atinge também outros Estados. E eu pergunto: quais outros Estados? Quedificuldades vividas por eles que sejam iguais às nossas?

S

Graco

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: [email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Márcio CostaEditor geral

notícia se espalhou célere ontempela cidade. Foram blogs, twit-ters, emissoras de rádio, de TV

que trataram de disseminar o fato inu-sitado: dois médicos que estavam pron-tos para trabalhar no Hospital Regio-nal Tarcísio Maia deixaram seus pos-tos e foram à Delegacia de Polícia re-gistrar um Boletim de Ocorrência por-

que estavam totalmente sem condiçõesde praticar os seus procedimentosmédico-profissionais por absoluta fal-ta de condições mínimas. Em lá che-gando (à DP), veio a surpresa maiorainda: o boletim não pôde ser registra-do porque a Polícia Civil está em gre-ve. A isso se pode dar o nome de caoscompleto, ou não?

AAÉ o caos completo Estado sem controle

laí[email protected]

LaíreEmery Costa Rosado

Jornal

Surpresos, foram informados da

impossibilidade do gesto,pois a polícia estava em

greve, a delegacia fechadae, claro, o delegado ausente.

Page 3: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

No STF

Posição

Discurso

Administração estadual terá condições de diminuir pelo menos R$ 3,5 milhões da folha de pagamento

Liminar de Joaquim Barbosa liberagoverno do RN a cortar supersalários

Análise

Márcia Maia diz não verperspectivas para o turismo

Genilson Alvescobra apoio da PMM paraCaps do Altode São Manoel

O presidente do Supre-mo Tribunal Federal(STF), Joaquim Barbosa,acatou pedido de liminardo Governo do Estado pa-ra que sejam feitos os cor-tes dos supersalários dosservidores estaduais.

A decisão reverte limi-nar concedida pelo desem-bargador do Tribunal deJustiça, Expedito Ferrei-ra, que tinha acatado pe-dido do Sindicato dos Au-ditores Fiscais do RN (Sin-difern).

Um dos principais ar-gumentos de Barbosa foia jurisprudência. Ele in-formou que em São Pauloessa medida já tinha sidoreferendada pelo PoderJudiciário.

Na decisão, Barbosadetermina "que as notifi-

cações e intimações dosadministradores interes-sados, veiculadas em men-cionado edital, sejam rea-lizadas de forma indivi-dual e pessoal, por meioque assegure certeza daciência dos interessados,em atenção estrita a dis-posição do art. 44, incisosde I a VI, §2º, da Lei Com-plementar Estadual nº303/2005, intimando-lhespara, em 15 (quinze) dias,apresentarem defesa noprocesso administrativo".

Somente na SecretariaEstadual de Tributação320 servidores recebemacima de R$ R$ 25.323, 50.Esse é o salário de desem-bargador do TJ e o teto doserviço público estadualdo Rio Grande do Norte.

Nas contas do secretá-

rio estadual de Adminis-tração, Álber Nóbrega, são628 servidores com salá-rios acima do teto confor-me entrevista ao O Mos-soroense publicada em 19de julho. A reportagem fezcontato para saber a opi-nião dele sobre a decisão deBarbosa e se o número deservidores nessa situaçãotinha aumentado.

Mas ele estava em umaaudiência. A chefe de ga-binete, Cláudia Regina,informou que ele daria re-torno. O que não aconte-ceu.

A governadora RosalbaCiarlini informou nosmeios de comunicação quecumprirá imediatamen-te a liminar.

Calcula-se que o gover-no economizará R$ 3,5 mi-

Barbosa decide favorável ao Governo do Estado

Márcia está preocupada com o turismo

Para Nélter, se o PMDB ficarsem candidato deverá apoiarRobinson ou Wilma de Faria

O deputado estadualNélter Queiroz (PMDB)defendeu em entrevistaao Jornal do Dia, da TVPonta Negra, que se o P-MDB não tiver candida-tura própria apoie um no-me da oposição para a dis-puta do Governo do Es-tado.

Para ele, a preferên-cia deve recair sobre ovice-governador Robin-son Faria (PSD) ou pelaex-governadora Wilmade Faria (PSB). "Eu de-fendo a tese de que oPMDB deve ter uma can-didatura própria para oGoverno do Estado, masse não existe disponibili-dade de nomes, acho quenão há nenhuma dificul-dade em apoiar, porexemplo, os nomes dovice-governador Robin-son Faria ou da ex-governadora Wilma. Naverdade, o PMDB devepassar a fazer parte dogrupo de oposição ao Go-verno Rosalba, para quese forme um bloco jun-tamente com PSB-PSD-PR-PT e PDT. Sinto queessa é a vontade do po-vo", acrescentou.

Sobre o governo Rosal-ba Ciarlini (DEM), Nél-ter disse que não cumpriuas demandas do Rio

Grande do Norte. "Infe-lizmente, o Governo Ro-salba não atendeu às ex-pectativas dos norte-rio-grandenses. Não votei emRosalba, mas esperava etorcia que ela fizesse umbom Governo, o que nãoaconteceu. E o Governo jáchegou ao fim antecipa-do, pelos problemas nãoresolvidos, principal-mente nas áreas de Saú-de e Segurança Pública",destacou.

Para ele, na prática, oPMDB já está rompidocom a governadora. "O P-MDB só falta oficializaro rompimento com o Go-verno de Rosalba Ciarli-ni, pois não acredito queGaribaldi possa rever suaposição e voltar atrás. Oministro é muito decep-cionado com o Governoque ajudou a eleger", des-tacou.

Nélter ainda defendeuque o Orçamento Imposi-tivo, já aprovado na Câ-mara dos Deputados, setorne uma realidade tam-bém no Rio Grande doNorte: "Pelo menos nós,deputados, não precisa-remos mais ir ao Gabine-te Civil nos humilharmosao Governo do Estado pa-ra pegarmos as emendasque temos direito".

A deputada estadualMárcia Maia (PSB) disseontem que o cenário de tu-rismo do Rio Grande doNorte é de crise e não sesabe se o setor vai conse-guir se recuperar por cau-sa da ausência de umaperspectiva promissorade políticas públicas doGoverno do Estado.

"Para se ter uma ideiado tamanho da crise emnosso Estado e das cons-tantes perdas de verbapara investimento em di-versas áreas como Segu-rança e Saúde, tambémpoderemos perder inves-timentos federais no tu-rismo devido à crise ge-rencial que assola o Es-tado", afirmou.

Ela disse que há umprojeto do Programa deDesenvolvimento do Tu-rismo - Prodetur-RN, or-çado em US$ 50 milhõespara investimento na in-fraestrutura e comérciode produtos turísticos dospolos da Costa das Dunas,Costa Branca e Seridó.Devido à situação finan-ceira do Estado, os recur-sos que viriam de emprés-timo junto ao ProdeturNacional ainda não temprazo para serem conce-didos.

"Será que veremos dia

Após visita ao Capsdo Alto de São Manoel,o vereador GenilsonAlves, que falou sobresua experiência de vi-da aos atendidos poresse Centro de Aten-ção Profissional, pediuao poder público a me-lhoria em sua estrutu-ra.

Outro pedido feitopelo vereador é que oserviço seja prestadotambém aos domin-gos.

Na sequência desua fala, o vereadorelogiou o trabalho rea-lizado até o momentopela prefeita CláudiaRegina. "As dificulda-des são muitas, é ver-dade, mas tambémmuito já foi feito emuma cidade de muitascomplexidades peloseu crescimento, mascom o apoio de todos,a prefeita, que vemtrabalhando sob pres-são, realizará um me-lhor trabalho", con-cluiu.

IDOSOSO vereador Alex

Moacir (PMDB) apre-sentou na Câmaraprojeto para a criaçãode cursos ocupacio-nais para idosos na es-fera municipal.

Segundo o edil, oscursos poderiam am-pliar a vida social dapopulação de maioridade, proporcionandoatividades para umafaixa etária muitas ve-zes carente de atençãosocial.

Além disso, esse pú-blico poderia "ter tam-bém o seu momento dequalificação", afirmouAlex Moacir. O verea-dor manifestou seu de-sejo de que os cursossejam realizados ain-da este ano.

Arquivo

Política 3www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 21 de agosto de 2013

lhões com o cumprimen-to do teto salarial.

A medida vem em boahora para o governo. Pa-ra conseguir quitar a folhade pagamento no mês pas-sado foi preciso fazer cor-

tes de 10% no Orçamentoestadual. A medida tam-bém atingiu repasses pa-ra o Tribunal de Justiça,Assembleia Legislativa,Tribunal de Contas do Es-tado e Ministério Público.

após dia, nosso Estadonaufragar no mar da in-competência de um go-verno incapaz de gerir? sedepender desta Casa e donosso mandato posso ga-rantir que não! Estamosatentos, vigilantes eprontos para lutar peloRio Grande do Norte, su-perar essas dificuldadese voltar a crescer", afir-mou.

Márcia disse ainda queo Estado, com uma dasmaiores reservas em be-leza naturais do país, de-veria ser um dos grandescatalisadores da regiãoNordeste e do Brasil naatividade turística, comojá foi um dia. "Infelizmen-te - continuou - o Rio Gran-de do Norte contraria àtendência nacional de

crescimento e vive umadas piores crises dos últi-mos tempos no setor".

Segundo a deputada,o aeroporto internacionalAugusto Severo teve o pi-or desempenho de todosos aeroportos das capitaisdo Nordeste com relaçãoao crescimento do núme-ro total de passageiros noprimeiro semestre de2013, comparado ao mes-mo período de 2011, con-forme dados da Infraero.O número de passageirosdomésticos diminuiu7,7% e de internacionais10,5%.

"Essa é uma clara ten-dência de queda e indica-ção cristalina de uma cri-se estrutural no turismodo Rio Grande do Norte",concluiu.

Page 4: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

Política4 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 21 de agosto de 2013

Discurso

Agripino acusa o governo deusar emendas como “moeda”

Avaliação

Prefeito considera reformaPolítica uma “besteirada”

Para o senador, isso reforça a necessidade do orçamento impositivo

O líder do Democratasno Senado, José Agripino,disse que a liberação deemendas parlamentares- frequentemente usadacomo moeda de troca en-tre governo federal e suabase no Congresso - só re-força a necessidade deaprovar, com urgência, oorçamento impositivo.Dados do Sistema Inte-grado de AdministraçãoFinanceira (Siafi), da Li-derança do Democratas,mostram que, até 16 deagosto, dos R$ 29 bilhõesautorizados pelo governofederal em emendas, qua-se R$ 9 bilhões foram em-penhados.

Desse total, R$ 84 mi-lhões (28%) foram para oPT, R$ 70 milhões (26%)para o PMDB e R$ 38 mi-lhões (19%) para o PSB;

todos aliados da presiden-te Dilma Rousseff. Par-tidos de oposição, comoDemocratas e PSDB, ocu-pam o final da lista. Pa-ra o DEM, foram empe-nhados, até a primeiraquinzena de agosto, ape-nas R$ 244 mil (0,2%). Ocaso do PSDB é ainda pi-or: R$ 71 mil (0,03%). "Es-sa é a prova cabal de queé preciso aprovar o orça-mento impositivo. Na ho-ra de fazer valer sua von-tade, o governo libera,vergonhosamente, paraos partidos da base, sen-do que o dinheiro é do con-tribuinte brasileiro", cri-ticou Agripino.

Ainda de acordo com oSiafi, a liberação deemendas específicas - deautoria de um único par-lamentar - na primeira

quinzena de agosto foimaior que todo o primei-ro semestre de 2013. Dejaneiro a julho deste anoforam empenhados R$39,5 milhões em emendasespecíficas. Só em agos-to foram R$ 313 milhões,ou seja, 792% a mais. Opacote de "bondade" dogoverno com sua basealiada deve-se à insegu-rança do Planalto na vo-tação dos vetos presi-denciais. "Os prefeitosligados aos partidos deoposição, que são tãoprefeitos quanto os ou-tros, ficam sem recursospara aplicarem nos seusmunicípios. Para um go-verno que se diz republi-cano, essa é a digital daperversidade e da coisafacciosa", acrescentouAgripino.

Para o prefeito do Riode Janeiro, EduardoPaes, a reforma políticaé uma "besteirada". "Oproblema do Brasil nãotem nada a ver com sis-tema eleitoral", dissePaes, em evento organi-zado pelo Grupo de Líde-res Empresariais (Lide),em São Paulo. "Em pri-meiro lugar o problema éda impunidade", disse.Mesmo assim, afirmouque o modelo de voto por

lista, por exemplo, vira"um jogo de caciques" eque, se tivesse que esco-lher, apontaria o modelodo voto distrital misto.

Na avaliação do prefei-to, a medida política ne-cessária a ser tomada noPaís é uma "medida sim-ples", que não precisa serrealizada por meio de re-forma política. Para Paes,é necessário definir quepartidos que não têm can-didatos nas eleições não

dispõem de tempo de pro-paganda para negociar.

Ele brincou dizendoque sua própria campa-nha eleitoral ficaria pre-judicada com a medida."Eu tinha quase uma mi-nissérie todo dia na tele-visão, nem eu me aguen-tava mais", comentou, aodizer que seu partido(PMDB) firmou parceriacom diversos partidos me-nores na época de suacampanha.

Agripino critica governo

[email protected]

Barreto

ConvocaçãoFinalmente o óbvio foi feito: o Governo do Estado convocou 222 servidores con-

cursados para trabalhar no Hospital da Mulher. Uma vitória para quem estudoue conquistou a vaga pelo esforço, sem apadrinhamento político. A convocação vematrasada, mas veio e é isso que importa. Agora não se deixe levar pela conversamole das redes sociais. Não foi uma bondade do governo. Foi graças ao empenhodos aprovados no concurso e do Ministério Público que chegou junto. Outra coisasobre isso é que o tempo e os fatos mostraram que tinha razão quem avisava des-de o início que o modelo da terceirização era um erro de Rosalba.

EmpregosA governadora Rosalba Ciarlini mandou a assessoria de imprensa do governo

dizer que os cortes foram para proteger os empregos dos servidores. Tentativa fa-juta de tentar legitimar as decisões tomadas. Emprego de quem foi preservado?Só se for o dos cargos comissionados, porque os dos servidores aprovados em con-cursos ela não poderia demitir nem se quisesse. A governadora pensa que estánuma empresa privada.

AgripinoO senador José Agripino (DEM) anda muito sumido do noticiário local. Faz

tempo que ele não fala sobre a política local. Muita gente aguarda com ansiedadeo que ele tem a dizer a respeito dos cortes feitos por Rosalba e sobre o fato de elanão liberar as emendas dos deputados estaduais.

Um fim silenciosoe tantos estragos do governo Rosalba Ciarlini (DEM), um acontece de

forma silenciosa. Eu, pelo menos, só fui alertado disso pelo leitor Raimun-do Francisco Rodrigues, que me contou no Facebook o que está acontecendocom o Jerns, Jogos Escolares do Rio Grande do Norte. Ele me fez um relatodeprimente da abertura do evento em Mossoró. Poucos alunos, nada de au-toridades, Ginásio Pedro Ciarlini caindo aos pedaços e por aí vai. A competiçãotem passado de pai para filho há 42 anos. Minha mãe jogou handebol, eufutsal e esperava ver um dia meu filho competir lá. O Jerns tem um carátereducativo. No meu bairro, em Natal, enquanto muitos amigos conheciam omundo das drogas eu estava treinando para participar da competição que alémde tudo rende bolsas para os bons atletas, a maioria carente, nas escolas par-ticulares. Pelo visto a governadora vai deixar mais essa perda para os nossosjovens. Uma derrota social.

ExageroO deputado estadual Vivaldo Costa (PR)

é um dos políticos mais experientes do Esta-do e costuma fazer análises interessantes,mas essa de colocar o PMDB dependendo deWilma de Faria (PSB) é um exagero daque-les. O PMDB nunca esteve tão forte no RioGrande do Norte. São os partidos que de-pendem dele. Até saindo de forma isoladaseria competitivo no próximo ano.

EscolaLembra da Escola Municipal

Raimunda Nogueira do Couto, aque-la alvo de trocas de tiros em maiopassado. Graças ao convênio entreprefeitura e Polícia Militar a sensaçãode segurança está de volta. Ponto paraos que firmaram o convênio. Pontopara os vereadores da oposição quefizeram pressão.

IndispostoO deputado estadual Walter Alves

(PMDB) disse que não está à dis-posição do partido para disputar ogoverno ano que vem.

PortaCom isso, as portas se abrem para

o PMDB tentar convencer o prefeitode Natal, Carlos Eduardo (PDT), adisputar o governo. A questão é queessa tentativa de aliança foi feita em2012, mas passava pela filiação deCarlos ao PMDB.

NélterDo alto da sua sinceridade, o

deputado estadual Nélter Queiroz disseontem à TV Ponta Negra que se o PMDBnão tem candidato ao governo vai ter queapoiar alguém e na opinião dele o es-colhido deverá ser o vice-governadorRobinson Faria (PSD) em uma aliançacom as oposições. Nélter não se sentegovernista.

Jogo É precipitado dizer que o PMDB não

terá candidato ao governo. Não é issoque o cenário indica. Tudo dito pelospolíticos até aqui é jogo de cena.

Super lanternaUma notícia triste para a torcida po-

tiguar. O time ficou na última colocaçãoda Série D, a última do Brasil. Isso lherende a posição de lanterna dos lanter-nas do país. Mas não vale a alcunha de“pior time brasileiro” porque a maioriados clubes nem divisão teve.

D

EspertezaO PMDB está querendo ser mais esperto que a esperteza com esse chove não

molha eleitoral. Diz que é aliado da governadora. Depois afirma que é uma parce-ria administrativa. Em seguida todos os nomes da legenda cotados para a disputado governo se autodescartam. Quem vê o cenário com o olhar técnico sabe que ocavalo está passando selado. Os números são muito favoráveis ao partido, mas oexcesso de esperteza pode atrapalhar. O malandro nunca supera a malandragem.

Page 5: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

Opinião 5www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Notas da Redação

RESUMO DAS NOVELAS

[email protected]

AUDIÊNCIA - A Assem-bleia Legislativa realizadebate sobre crise na se-gurança pública do RioGrande do Norte, hoje,às 14h, por iniciativa dadeputada estadual Már-cia Maia (PSB).

CONCURSO - A AL/RNdivulgou os horários dasprovas do concurso mar-cado para o dia 1º de se-tembro. Os horários va-riam entre matutino evespertino de acordo como cargo escolhido peloscandidatos.

ELEIÇÕES - O TRE/RNmarcou para o domingo,3 de novembro, nova elei-ção no município de Cai-çara do Norte. Na oca-sião, serão eleitos prefei-to e vice-prefeito para oexercício do mandato até31 de dezembro de 2016.

SOLIDARIEDADEHoje, o ônibus do Hemocentro Regional de Mosso-

ró estará no Campus Central da Uern, próximo ao Cen-tro de Convivência, coletando doações. A unidade mó-vel do órgão ficará durante o turno matutino.

DESCASOOntem, às 14h, não havia ninguém para aplicar

injeção no Centro Clínico Evangélico Edgard Bur-lamaqui (Centro). Pacientes davam meia-volta, in-dignados.

2014 Para o deputado estadual Nélter Queiroz, o PMDB

falta só oficializar o rompimento com a governadoraRosalba Ciarlini. Espera o momento certo para dara cartada final.

Quarta-feira (21/8)

ESPAÇO -Durante a pro-gramação da Ficro, o Se-brae contará com umaLoja Coletiva. No espaçoserão expostos produtosde micro e pequenos em-preendedores atendidospela entidade no Estado.

arciso, herói de Téspias,Beócia, famoso pela sua be-leza e orgulho, segundo a mi-

tologia greco-romana, incontrola-velmente apaixonado por sua pró-pria imagem refletida na água, naimpossibilidade física de concreti-zar sua paixão, cometeu suicídio,afogando-se no lago. Daí o adjeti-vo narcisista, que define aquelesapaixonados pela própria imagem.

Para Maquiavel, pai da ciênciapolítica, "todos veem o que pare-ces, poucos percebem o que és".Na mineralogia tem um minériochamado pirita, vulgarmente co-nhecido como ouro de tolo. É poresta razão que a sabedoria popu-

lar apregoa que "nem tudo que re-luz é ouro".

Falar em minério, Augustinhode Papanta foi caçar na serra emuma noite sem luz. Perdeu-se. Trêsdias depois, com fome e sede, achouuma vereda que dava acesso a umaantiga mina abandonada.

Ao se aproximar uns trinta me-tros da garganta da gruta escava-da na pedra bruta, viu um brilhoamarelado, cintilante, refletindoraios em todas as direções. Camba-leante e encandeado, vendo suaprópria imagem refletida naquelasubstância não se conteve e gritoucom todos os pulmões: bamburrei,achei ouro, estou rico.

Ajoelhou-se, benzeu-se, balbu-ciou todas as orações que apren-dera na cruzadinha da igreja, es-palmou as mãos em concha, apu-rou os sentidos, juntou todo o seuachado e o aproximou do rosto, sen-tiu o cheiro. Só então abriu osolhos com que viu que não vira.

Desse dia em diante passou a serconhecido por Augustinho da Mer-da.

Finou-se em avançado estado deloucura. A quem o cumprimenta-va, respondia - gato não é lebre. En-xergar não é ver.

Moral da história: visão é a ca-pacidade de enxergar além do queos olhos são capazes.

N

A história de Augustinho da Merda - reflexões ineptas de um observador aleatório, embora atento

Ricardo SobralColaborador

oje eu resolvi trazer os con-ceitos da Matriz BCG paraque possam ser aplicados no

gerenciamento da sua carreira pro-fissional. Sem entrar em muitos de-talhes, é importante citar que nes-te diagrama os produtos são clas-sificados em quatro categorias:

Abacaxi: são aqueles que a par-ticipação de mercado está em que-da e que consomem muitos recur-sos para serem mantidos.

Oportunidade: são aqueles queestão apresentando uma rápida ex-pansão, mas que a participação demercado está em queda.

Estrela: São aqueles onde estáhavendo uma rápida expansão e háuma alta participação de mercado,mas que exige altos investimen-tos para serem mantidos.

Vaca leiteira: são aqueles ondeo crescimento de mercado é lento,mas gradual e que apresentam co-mo característica marcante a altarentabilidade.

Enquanto profissional, você temum produto a oferecer: o seu tra-balho, ou melhor, soluções. Só quevocê precisa lembrar que, via de re-

gra, o mercado está cheio de ou-tros “fornecedores de soluções” eque você precisa desenvolver estra-tégias específicas para se manterem um mercado tão competitivo.

E para que você possa desen-volver essas estratégias é impor-tante conhecer o que está oferecen-do, o que o mercado está exigindo,o que está faltando ou o que estásendo oferecido ainda de forma mo-desta.

Uma boa dica é fazer uma aná-lise realista do que você está ofe-recendo. E depois, responda: as so-luções que você está disponibilizan-do são abacaxi, oportunidade, es-trela ou vaca leiteira?

Se você entende que o seu pro-duto é um abacaxi, o ideal seria sub-stitui-lo o quanto antes. Esqueçao passado, seja um empreendedor.

Se você o classifica como oportu-nidade, deve dar mais atenção, es-tudar e assim desenvolvê-lo.

A classificação é estrela? Ótimo,mas lembre-se que deve continuarinvestindo, pois a meta é ter pro-dutos classificados como “vaca lei-teira”.

Suas soluções são vaca leitei-ra? Parabéns! Você está sendo ren-tável para você mesmo e produti-vo para o seu cliente. Mas fiqueatento, o mercado vive em constan-te mudança e você deve acompa-nhar esse dinamismo.

Saiba que todos os produtos, in-cluindo os seus, apresentam o ci-clo de vida. Mesmo que em espa-ços de tempos diferentes, quasetodos têm começo, meio e fim, masque a duração de cada intervalo de-pende das intervenções que sejamrealizadas.

Destaco que alguns teóricos afir-mam que a melhor opção é ter pro-dutos estrelas, mas que o meu in-tuito aqui não é discutir sobre es-te tema ou gerar polêmica. É tão so-mente despertar a necessidade deinvestir na carreira, sendo essa simuma condição sine qua non parase manter atuante no mercado.

Então, vaca leiteira ou estrela,você escolhe, mas evite viver ape-nas plantando e colhendo abaca-xis. Você merece muito mais que is-so.

Portanto, haja e seja feliz.

H

Carreiras: de abacaxi a vacas. Qual é o seu produto?Odilon Medeiros

Consultor em gestão de pessoas, palestrante, professor universitário, mestre em administração

Zico fica inconformado com o resultado doplebiscito e Vitória se preocupa com ele. Ro-chinha termina o curativo em Gibão e se sur-preende com suas asas. Cazuza e Aparadeiraficam pasmos com a visão que Gibão teve so-bre Dona Redonda. As visitas a Zico são sus-pensas e Carlito reage com irritação à inquie-tação de Vitória. Zélia se desanima ao saberque a mudança do nome da cidade vai demo-rar a acontecer. Cazuza e Aparadeira tememque Dona Redonda exploda na casa deles.

SaramandaiaEsmeraldino pede a Rosália que

confie nele. Matilda fica indigna-da ao saber que as fotos de Dafnepararam em um site de acompa-nhantes. Dafne dá entrevista parauma TV comunitária. François con-ta a Meg que a sopa congelada deXepa está fazendo grande sucesso.Benito diz a Xepa que a reunião foium sucesso e que fechou dois gran-des contratos.

Dona Xepa

Ciça repreende Paulinha porcontrariar Alejandra, enquanto Ni-nho elogia a menina. Valdirenepassa a noite com Ignácio, deixan-do Carlito arrasado. Edith se re-cusa a ficar no mesmo quarto de Fé-lix. Michel não resiste às investi-das de Silvia. Patrícia não deixaGuto se aproximar dela. Atílio sepreocupa com o que Gigi possa exi-gir do ex-marido.

Amor à vidaBeto explica para Clarita que não lhe deu mui-

ta atenção após o encontro pois não quer namorarninguém. As chiquititas ficam irritadas ao seremacordadas com tanto barulho e expulsam os meni-nos do quarto. Carol chega no Raio de Luz e en-contra Junior. O empresário diz que foi levar al-guns presentes para os meninos. Carol pede paraErnestina arrumar o quarto dos meninos en-quanto ela ajuda Junior com os pacotes. Mosca,Rafa e Binho ficam felizes com as roupas que gan-haram.

ChiquititasFabinho se enfurece com Camilinha. Brenda

afirma que Xande vai ajudá-la a continuar ca-sada com Perácio. Malu conta para Bento queAmora levou Sueli Pedrosa à Toca do Saci parase promover. Silvério incentiva Giane a se encon-trar com Caio. Luz critica Bárbara por se insi-nuar para Filipinho. Irene se entristece por cau-sa de Fabinho. Socorro aconselha Amora a tomarcuidado com Giane. Áurea fala para Tina e Paude Jacu que eles só serão felizes depois de saí-rem da casa de Bárbara.

Sangue bom

Sofia reage surpresa, disfarça e se pron-tifica a integrar o grupo para ajudar Ben.Flaviana se atrapalha ao passar as orien-tações para Soraia pelo telefone. Guilher-me e Clara temem que Giovana apronte naapresentação do coral. João Luiz se sur-preende com Diva. Além do objeto de Mar-tin que Flaviana precisa para uma sim-patia, Soraia pega também uma bolsa damãe do menino. Luciana pega a bolsa damãe de Martin e sai com Giovana.

Malhação

Page 6: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

Economia6 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 21 de agosto de 2013

VINÍCIUS LISBOARepórter da Agência Brasil

RIO DE JANEIRO -A Intenção de Consumodas Famílias (ICF) caiu1,3% em agosto, na com-paração com julho de2013, mantendo-se nomenor nível da série his-tórica, divulgou ontem(20) a Confederação Na-cional do Comércio deBens, Serviços e Turismo(CNC). Em relação aomesmo mês do ano pas-sado, a queda foi 9%.

O índice está em 123,4pontos – acima do pata-mar considerado favorá-vel para o consumo (100pontos) –, apesar de o re-sultado ser o menor des-de janeiro de 2010. As ra-zões apontadas pela CNCpara a queda são a redu-ção do otimismo quantoao emprego e à renda, asincertezas quanto aocâmbio e o aumento docusto do crédito.

A queda do índice foimaior entre as famílias,com renda de mais de dezsalários mínimos, em quehouve recuo de 3,1% an-te julho. Para as famíliascom renda menor que dezsalários, o índice caiu0,9%. Para o grupo dosmais ricos, o índice alcan-ça 126,4 pontos, enquan-

Baixa

Intenção de Consumo das Famílias tem queda de 1,3%, divulga CNC

Dados

Vendas de materiaisde construção têmquarta alta mensal

O índice está em 123,4 pontos, apesar de o resultado ser o menor desde janeiro de 2010

Em relação ao mesmo mês do ano passado, a queda foi 9%

to para os demais, o ICFfica em 122,9 pontos.

Regionalmente, a CNC

constatou que as capitaisdo Sudeste e do Nordesteforam as que apresenta-

ram as mais fortes que-das, de -2,6% e de -1,7%respectivamente.

AGÊNCIA BRASIL

SÃO PAULO - Peloquarto mês consecutivo,as vendas de materiais deconstrução aumentaramem julho, com alta de3,6% sobre igual períododo ano passado e de 3,3%na comparação com ju-nho. No acumulado de ja-neiro a julho, o setor ven-deu 3,7% mais do que nomesmo período de 2012 enos últimos 12 meseshouve crescimento de2,4%.

Os dados, divulgadosontem (20) pela Associa-ção Brasileira da Indús-tria de Materiais de Cons-trução (Abramat), mos-tram ainda estabilidadena criação de empregosem relação a junho, comtaxa de variação de 0,1%

e queda de 0,9% sobre ju-lho de 2012.

O presidente da asso-ciação, Walter Cover, in-formou, em nota, que emencontro no último dia 16com o ministro da Fazen-da, Guido Mantega, con-firmou a expectativa decrescimento de 4% nesteano. No entanto, condicio-nou essa expansão a algu-mas medidas.

"Para isso, precisamospleitear a ampliação doprazo de desoneração doImposto sobre ProdutosIndustrializados [IPI],que auxilia na aceleraçãodos projetos de infraes-trutura. As ofertas de cré-dito imobiliário para re-formas também vão aju-dar a indústria a atingiresse percentual", defen-deu o executivo.

Page 7: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

Sangue pode ter sido removido de casa depoliciais militares mortos em São Paulo

Investigação

Segurança

Pelo inquérito, Marcelo Pesseghini, de 13 anos, é o principal suspeito de assassinar pais, avó, tia-avó e de se matar

Brasil/Mundo 7www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Marcas de sangue nacena do crime onde mor-reram cinco membros dafamília de um casal de po-liciais militares, no dia 5,na Brasilândia, zona Nor-te de São Paulo, podemter sido removidas antesda chegada da polícia, se-gundo informações da in-vestigação. Pelo inquéri-to, Marcelo Pesseghini,de 13 anos, é o principalsuspeito de assassinarpais, avó, tia-avó e de sematar.

Uma das muitas con-trovérsias sobre o caso éo fato de as imagens da re-sidência mostrarem pou-ca presença de sangue. Aperícia apontou que o as-sassino pode ter feito umalimpeza, principalmenteno espelho do quarto datia-avó, Bernardete Oli-veira da Silva, de 55 anos,a única que, segundo aapuração preliminar, te-ria recebido mais de umdisparo.

Segundo a polícia, as-sim que os peritos come-

ALANA GANDRARepórter da Agência Brasil

RIO DE JANEIRO -A secretária nacional deSegurança Pública, Regi-na Miki, disse à AgênciaBrasil que a capacitaçãodos policiais deve ser re-forçada para evitar o mauuso de armas não-letais.“Não só a capacitação, co-mo a doutrina de empre-go para o uso dos equipa-mentos”, disse ReginaMiki.

Regina esclareceu queo uso diferenciado da for-ça pressupõe a utilizaçãode armamentos não-letaisou menos letais, de acor-do com orientação da Or-ganização das Nações Uni-das (ONU). Quando a Se-cretaria Nacional de Segu-rança Pública (Senasp) faza aquisição e entrega de ar-mamentos menos letais,a própria secretaria se en-carrega de promover a ca-pacitação dos policiais queusarão os equipamentos,além de treinar multipli-cadores para que, dentrodas corporações, eles pos-sam difundir as técnicasde uso de armas não ou me-

nos letais.A secretária advertiu,

porém, que quando a cor-poração compra direta-mente o material, a Se-nasp não tem qualquer in-gerência sobre o trabalhoou a capacitação. ReginaMiki explicou que as secre-tarias estaduais de Segu-rança podem recorrer à Se-nasp para financiar a aqui-sição de armas não-letais.“E quando fazem, nósatendemos de pronto. Eposso garantir que as cor-porações têm treinamen-to para usar essa arma”.

A Senasp dispõe de ver-ba para reaparelhamentodas polícias. Regina expli-cou que dependendo doprograma ou do projetoque é apresentado no âm-bito do convênio, a Senasppode financiar esse tipo dearma.

O treinamento de poli-ciais para o uso correto dearmas não-letais foi de-fendido em entrevista àAgência Brasil, pelo es-pecialista em segurançapública Paulo Storani,ex-capitão do Batalhãode Operações Especiais(Bope), da Polícia Militar

do Rio de Janeiro.Storani disse que essas

armas são fundamentais,considerando o contexto deum distúrbio ou desobe-diência civil generalizadaque chegue a um nível queultrapasse os limites le-gais, “quando o direito demanifestação é perdido emrazão das agressões físicase, também, da depredaçãodo patrimônio público eprivado”. Ele citou as ma-nifestações populares quetêm ocorrido no Brasil des-de junho passado.

Nesse momento, disseStorani, a ação policial édevida, deve ser propor-cional às forças encontra-das e progressiva na medi-da em que a resposta de-sejável não é obtida. Essasduas variáveis determina-rão o uso de armas não-letais ou menos letais.

Storani esclareceu queo treinamento deve ocor-rer no momento da aqui-sição dos equipamentos,mas também ser uma ca-pacitação de manutenção.Há elementos, contudo,que nenhum treinamen-to pode controlar.

No caso de balas de bor-

racha, por exemplo, a pró-pria posição do manifes-tante no momento em queo armamento é usado po-de desqualificar o empre-go técnico do equipamen-to. Isso ocorre se o policialtiver a visão interrompi-da ou dificultada pela ma-nifestação.

No caso dos projéteis deborracha, eles não devemser direcionados ao rostonem à região genital, masfocalizados à altura do pei-to ou das pernas. “Mas nomomento em que o mani-festante diminui sua si-lhueta, ou seja, se abaixa,como uma defesa naturala uma agressão à sua in-tegridade física, ele colo-ca o rosto na altura dobaixo-ventre ou do peito epoderá ser atingido por umequipamento desses, mes-mo com a técnica e a boa in-tenção sendo usada pelopolicial”.

O risco sempre ocorre,alertou o especialista.“Mas uma coisa é funda-mental: treinamento. Ea capacidade do policialatuar baseado na técni-ca aprendida nesse trei-namento”.

çaram a fazer os examesfoi aplicada uma substân-cia chamada luminol pa-ra localizar sangue invisí-vel ao olho humano. Os in-vestigadores procuraramtambém roupas ou panosque pudessem ser usadospor Marcelo para se livrardo sangue.

Uma hipótese é que eletenha mudado de roupae a jogado no caminho daescola. Imagens de câme-ras de segurança mos-

tram o garoto estaciona-do e saindo do carro de suamãe perto do colégio, emque assistiu aula pela ma-nhã e de onde voltou pa-ra casa de carona com opai de um amigo, por vol-ta do meio-dia.

Ao todo, na madruga-da dos crimes, foram ou-vidos cinco disparos. Tes-tes feitos pela polícia namadrugada dessa segun-da-feira, 19, confirmaramos depoimentos dos vizi-

nhos. O barulho poderiaser ouvido a cerca de 50metros de distância, se-gundo testemunhas. Oteste foi feito com o mes-mo tipo de arma usada nocrime, uma pistola .40, nodia e no horário estimadosda chacina. Os laudos pe-riciais dos testes sonorosfeitos nessa madrugadaainda serão revelados comoutras análises que o Ins-tituto de Criminalística(IC) tem em andamento.

Perícia Científica e equipes do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) fazem reconstituição nanoite desse domingo (18) na casa da família de PMs assassinados na rua Dom Sebastião, na Brasilândia

Capacitação de policiais para armas não-letais deve ser reforçada, diz Secretaria Nacional de Segurança Pública

Page 8: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

Brasil8 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 21 de agosto de 2013

ALANA GANDRARepórter da Agência Brasil

RIO DE JANEIRO –De cada 100 fraturas deface em crianças no país,95 ocorrem na faixa etá-ria entre 6 anos e 13 anosde idade, disse ontem (20)à Agência Brasil o cirur-gião buco-maxilo-facialSylvio de Moraes, chefe doServiço de CirurgiaCrânio-Maxilo-Facial doHospital de São Francis-co da Penitência. A uni-dade foi visitada pelo pa-pa Francisco durante aJornada Mundial da Ju-ventude, em julho passa-do, no Rio de Janeiro.

O dado faz parte de umlevantamento sobre trau-ma facial em criançasbrasileiras que será apre-sentado e discutido porespecialistas durante oCongresso Brasileiro deCirurgia e Traumatolo-gia Buco-Maxilo-Facial,iniciado ontem e que se es-tenderá até o próximo dia24, na capital fluminen-se.

Moraes informou queum percentual menor detraumas é registrado en-tre crianças até 5 anos deidade, porque, em geral,até essa idade, as crian-ças estão muito próximasdos pais. “Elas são muitomais vigiadas, normal-mente ainda não estão emescolas. Por isso, são, na-turalmente, mais cerca-

Dados

Fraturas faciais em crianças atingemprincipalmente a faixa etária entre 6 e 13 anosOs especialistas mostram preocupação com o aumento de traumas de face em crianças verificado nos últimos anos

O percentual da estatística mostra ainda que 15% das fraturas de face provêm de colisões de veículos. Noentanto, melhorou, disse Moraes, com o uso da cadeirinha e do cinto de segurança nos carros para as crianças

das de zelo”. Isso não sig-nifica, entretanto, adver-tiu o médico, que as crian-ças acima dessa idade nãosejam cuidadas com omesmo zelo. “Mas estãona escola, na rua, e sãomais passíveis de trau-mas, de maneira geral”.

Segundo relatou Sylviode Moraes, 35% dos trau-mas de face decorrem deacidentes domésticos, queacontecem dentro de ca-sa, como quedas de peque-nas alturas (da cama, dobeliche, do sofá, do velo-cípede ou da bicicleta).“São as causas mais fre-

quentes nas crianças, emgeral”. Violência externa,a maioria resultado deatropelamentos, repre-senta 20%.

A estatística mostraainda que 15% das fratu-ras de face provêm de co-lisões de veículos. O per-centual melhorou, disseMoraes, com o uso da ca-deirinha e do cinto de se-gurança nos carros paraas crianças. Já 10% dostraumas são quedas atí-picas que acometem maisas crianças de famílias po-bres, envolvendo quedasde laje, de tanque ou de

muro, mostra o estudo. Os20% restantes englobamfraturas causadas poragressão, acidentes comarmas de fogo, quedas devarandas e escadas, aci-dentes em elevadores, aci-dentes de motocicleta nosquais a criança é trans-portada sem a proteçãoadequada.

Sylvio de Moraes escla-receu que embora 65% datotalidade das fraturas deface ocorram fora de casae 35% dentro das residên-cias, “na distribuição per-centual, a causa isoladade maior expressão dos

traumas em crianças é oacidente doméstico”. En-fatizou que isso torna oacidente dentro de casa“percentualmente maisexpressivo”.

Os especialistas mos-tram preocupação com oaumento de traumas deface em crianças verifi-cado nos últimos anos. Aépoca de férias, quandoos pais estão mais rela-xados com os filhos, criauma atmosfera de risco,definiu o especialista.Outro fato que contribuipara o crescimento doscasos de fraturas é a vi-da cotidiana que tem im-posto às mulheres um pe-so grande na sociedade.“A mulher é multitarefa.É mãe, é esposa, é funcio-nária, chefe, dona de ca-sa. O que ocorre é que asmulheres têm saído maiscedo para trabalhar e ascrianças têm ficado maiscom cuidadores”.

O levantamento indicaainda que as crianças queficam mais tempo sem apresença dos cuidadoresmaternos estão mais ex-postas a acidentes. O quepoderá melhorar isso é aconscientização da socie-dade como um todo, indi-cou. “É uma questão deeducação e apelar paraque as pessoas tenhamum cuidado maior”.

Para eventuais casosde traumas de face, a re-comendação de Sylvio de

Moraes é que os pais, aochegarem com os filhos aum hospital, solicitem oatendimento de um espe-cialista buco-maxilo-fa-cial, porque isso pode con-tribuir para a recupera-ção das crianças sem se-quelas. Na maioria dasvezes, crianças nessa si-tuação são encaminhadaspara pediatras que nãotêm formação cirúrgica ounão detêm conhecimentonessa área, que é especia-lizada, disse. “A avaliaçãode um cirurgião buco-maxilo-facial é funda-mental e, sempre que forpossível, a estratificaçãodo trauma deve ser acom-panhada por exames deimagem específicos, comotomografia”, sugeriu.

Moraes ressaltou que otrauma de face de umacriança requer uma for-ça muito maior do que asfraturas que ocorrem emum adulto, porque os os-sos da criança são mais re-silientes, ou seja, maismacios. Por isso, declarouque “não é frequente quetraumas de baixa energiacausem fraturas emcrianças”. Durante o con-gresso, os médicos preten-dem aperfeiçoar o diag-nóstico e o tratamento pa-ra traumas faciais, alémde “discutir opções tera-pêuticas mais modernas,menos sofridas e menosonerosas” para os pacien-tes.

Page 9: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

COTIDIANOMOSSORÓ-RN - QUARTA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2013 SERVIÇO

Governo nomeia 221 aprovados noconcurso da saúde

PÁGINA 3

Rodadas de Negócios contará com a presençade empreendedores de mais de 30 atividadesOutra atração da Fi-

cro é a tradicional Ro-dada de Negócios mul-tissetorial realizada pe-lo Serviço Brasileiro deApoio às Micro e Peque-nas Empresas no RioGrande do Norte (Se-brae/RN). Empreende-

dores de mais de 30 ati-vidades podem partici-par do encontro, queocorrerá no Expocenter.

A Rodada de Negóciosmultissetorial contem-pla demandas de produ-tos e serviços de empre-sas de Mossoró, com po-

tencial de compra que jáse inscreveram na con-dição de compradoras oudemandantes. Oito em-presas âncoras, ligadasaos setores de entrete-nimento e trade turísti-co, como restaurante,agência de viagem e ho-

téis, participarão doevento.

As atividades dos ofer-tantes podem ser verifi-cadas em consulta às de-mandas de cada empre-sa âncora, conforme da-dos no site da Rodadawww.rodada.com.br.

Cacau

Estrutura da feira está pronta para receber visitantes

NegóciosEdição 2013 da Ficro inicia hoje no Expocenter com 220 estandes

A 26ª edição da FeiraIndustrial e Comercialda Região Oeste (Ficro)tem início hoje no Centrode Exposições e EventosEnéas Negreiros (Expo-center), da Universida-de Federal Rural do Se-mi-Árido (Ufersa). No to-tal, são 220 estandes queficarão abertos das 18hàs 22h. Apesar de iniciarhoje, a abertura oficialda edição 2013 da Ficroserá realizada somenteamanhã, às 20h, com apresença de autoridadese colaboradores do even-to.

Com o tema "Aqui osseus negócios são movi-dos pelas oportunida-des", a Ficro 2013 segueaté o próximo sábado. "Aexpectativa é a melhorpossível. Estamos espe-rando um público de qua-tro mil pessoas por dia, oque dá um total em tor-no de 16 mil pessoas pa-ra o período. Também es-peramos que o volume denegócios ultrapasse o deanos anteriores", apon-ta Nilson Brasil, presi-dente da Associação Co-mercial e Industrial deMossoró (Acim), respon-sável pela organização doevento.

Entre as principais no-vidades do evento, estáa participação de empre-sas de menor porte que te-

Feira contará com exposição, Rodadas de Negócios e Salão de Automóveis Multimarcas

21/8 - Quarta-feira18h - Abertura da feira ao público 19h - Rodada de Negócios Multissetorial -Sebrae/RN

22/8 - Quinta-feira 19h - Rodada de Negócios da Fruticultura -Sebrae/RN20h - Abertura Oficial da Feira 20h30 - Lançamento da revista Acontece21h - Coral da Petrobras 21h30 - Coral do Sistema Fecomércio(Sesc/Senac)

23/8 - Sexta-feira 18h - Abertura ao público 19h - Encontro dos Agentes deDesenvolvimento do Projeto Sebrae/RN noTerritório da Cidadania Assú-Mossoró20h - Apresentação do Grupo de Violão Ecoarte

24/8 - Sábado 19h - Aberto ao público e encerramentoSeminário: Canais de ComercializaçãoSebrae-RN.

MAISSalão do Automóvel MultimarcasExposição e Comércio de Veículos Praça de AlimentaçãoGastronomia Regional Loja ColetivaExposição de produtos de artesãos e pequenasagroindústrias e indústrias atendidas pelo pro-jeto Sebrae/RN nos Territórios da CidadaniaAssú-Mossoró, Sertão do Apodi e Alto Oeste.Livraria SebraeVenda de livro sobre gestão de negócios,agronegócio e oportunidade de negócios.Atendimento Empresarial com Foco emAcesso a Mercados e SustentabilidadeTemas:Plano de Negócio Plano de MarketingPesquisa de MercadoSustentabilidade: Apresentação de ideias sus-tentáveis Encantos do Turismo PotiguarRoteiro "Do sertão para o mar"Cine Empreendedor: 21 a 24 de agosto

rão a oportunidade demostrar seus produtos eserviços. Outra aposta daFicro 2013 é a realizaçãodo 1º Salão de AutomóveisMultimarcas, que ficarána parte interna do Expo-center e, pela primeiravez, irá contar com lojis-tas em geral do ramo deautomóveis.

"Até a edição passada,somente as concessioná-

rias participavam do Sa-lão do Automóvel. Comessa mudança, irá au-mentar a oferta, além dis-so, fará crescer esse seg-mento no evento. Pela pri-meira vez, o salão serárealizado em um ambien-te climatizado, oferecen-do mais conforto para opúblico em geral", acres-centa Nilson Brasil.

Outra mudança acon-

teceu com o salão de mo-tos que agora é denomi-nado Espaço Duas Rodaspara abranger outros veí-culos nessa categoria co-mo bicicletas, além de pe-ças e serviços voltados pa-ra esse segmento. A Fi-cro conta ainda com pro-gramação cultural e pra-ça de alimentação que irácontar com cinco novosrestaurantes.

PROGRAMAÇÃO

Page 10: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

A partir de amanhã,22, a Companhia deÁguas e Esgotos do RioGrande do Norte(Caern) iniciará os ser-viços de troca de redede esgoto na rua Rodri-gues Alves, entre a ave-nida Alberto Maranhãoe a rua Nilo Peçanha.Para realizar o serviçohaverá suspensão doabastecimento nos bair-ros Barrocas, Bom Jar-dim, Santo Antônio eCentro.

Conforme a compa-nhia, as obras para tro-ca de 100 metros de re-de de 400 e 300 milíme-tros serão realizadasamanhã, 22, segunda-feira, 26, e quarta-feira,28. A empresa explicaque optou por realizaro serviço em dias alter-

nados para minimizaros transtornos causa-dos pela falta de água.

A empresa destacaque novas redes deágua estão sendo co-locadas em funciona-mento na cidade. Naúltima segunda-feira,19, a Ecocil, empresacontratada pelaCaern, ativou a redeno cruzamento da ave-nida Alberto Mara-nhão com a rua Victorde Oliveira, bairro Be-lo Horizonte. Desdeontem, 20, estão sen-do implantados equi-pamentos que permi-tirão a entrada emfuncionamento da re-de principal da Aveni-da da Integração.

Em setembro, ocor-rerá a substituição da

rede de 400 milímetrosna entrada do reserva-tório do bairro Belo Ho-rizonte. Por este moti-vo, será preciso parali-sar o poço de número 8que atende aos bairrosBelo Horizonte, Alto daConceição, Carnaubal,Alto do Xerém e partedo Centro.

Além da substitui-ção de rede da cidade,as obras de melhoria doabastecimento pre-veem construção de re-servatórios e a execu-ção da adutora Apodi-Mossoró que está emandamento na cidadede Apodi. O investi-mento total do Gover-no do Estado e da Caernnas obras de abasteci-mento de Mossoró é deR$ 214 milhões.

Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Norterealiza sessão magna e empossa sócios beneméritos

Homenagem

Caern informa que bairrosterão abastecimento suspensopara troca de redes de esgoto

Serviço

O Fórum Desembar-gador Silveira Martinscontará com ações da Co-missão Permanente deGestão Ambiental (Cope-gam). A iniciativa contacom a participação de ma-gistrados e servidores, etem como objetivo assu-mir o compromisso de ga-rantir a sustentabilidadedas ações do Poder Judi-ciário.

A Copegam atende aRecomendações nº 11 doConselho Nacional deJustiça, que determinaa adoção de políticas pú-blicas voltadas para aformação e recuperaçãode um ambiente ecologi-camente equilibrado,bem como para conscien-tização dos servidores ejurisdicionados sobre anecessidade de efetivaproteção ao meio am-biente.

Conforme a coordena-dora da Copegam, juízaFátima Maria Costa Soa-res,além das ações desustentabilidade nos es-paços do Judiciário Esta-dual, o projeto busca fir-mar parcerias com os ou-

Fórum Municipal contará com ações da Comissão Permanente de Gestão Ambiental

Projeto

Evento ocorrerá no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes, na próxima sexta-feira

A Academia Maçôni-ca de Letras do Rio Gra-de do Norte (AMLERN)realizará na próximasexta-feira, 23, sessãomagna no auditório daBiblioteca MunicipalNey Pontes, a partir das19h. Na ocasião serão ho-menageados e empossa-dos como sócios benemé-ritos o reitor da Univer-sidade do Estado do RioGrande do Norte (Uern),Milton Marques de Me-deiros, o patriarca re-gente do Rito Adonhira-mita, Florisvaldo Cam-pos Xavier, o delegadopatriarcal do ExcelsoConselho da MaçonariaAdonhiramita, PedroTorós Belian e José Ael-son de Lima, poderoso daLoja de Perfeição Ado-niran de Recife.

"São autoridades quefazem parte da maçona-ria nacional, exceto Mil-ton Marques de Medeirosque é maçom e está se des-ligando de suas funçõesda Uern e agora integra-

rá a nossa Academia. Mil-ton é um parceiro que co-labora desde a fundaçãoda AMLERN", destaca oadvogado WellingtonBarreto, presidente daentidade.

Na mesma sessão, oacadêmico Odimilson Al-ves Pereira, titular da ca-deira 15 da AMLERN,apresentará a defesa deseu patrono, José Castel-lani. "Hoje a Academiapossui 33 membros, ma-çons da nossa cidade, daregião e também de ou-tros estados. Odimilson,por exemplo, é do Piauí",explica Wellington Bar-reto.

Ainda conforme o pre-sidente da Academia Ma-çônica, logo após a sessãoum jantar será servidoaos convidados no restau-rante Oba Show. "Todosos segmentos da socieda-de estão convidados a par-ticipar da sessão, que éaberta ao público. A ho-menagem e posse dos só-cios beneméritos é a pri-

meira etapa para que pos-teriormente eles possamse tornar membros efeti-vos de nossa Academia",pontua o presidente daAMLERN.

SEDE PRÓPRIAFundada em 30 de se-

tembro de 2009, a Acade-mia Maçônica de Letrasdo RN ganhará em breveuma sede própria. O pré-dio está sendo construí-do na terceira etapa doconjunto Vingt Rosado, eabrigará, além da AM-LERN, as três lojas ma-çônicas da cidade.

"Quando fundamos aAcademia éramos o úni-co estado do Brasil quenão possuíamos uma en-tidade dessa natureza.Agora estamos nos prepa-rando para nos mudar-mos para uma sede pró-pria, que está sendo cons-truída com a colaboraçãode nossos sócios benfei-tores, membros, a Acade-mia como um todo", con-clui Wellington Barreto. Sessão será realizada na Biblioteca Ney Pontes, a partir das 19h

Comissão é coordenada pela juíza Fátima Soares

Cacau

Luciano Lellys

Gerais2 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 21 de agosto de 2013

tros poderes (Legislativoe Executivo), associaçõese Organizações Não-Gov-ernamentais (ONGs) pa-ra expandir as atividadespara a comunidade emgeral.

"As ações de proteçãoao meio ambiente são deresponsabilidade de to-dos. Por isso, é importan-te a parceria entre os po-deres, as entidades e o en-volvimento da comunida-de. É importante esclare-cer a todos que pequenasmudanças podem contri-buir para ações sustentá-veis", avalia a magistra-da. Ela ilustra que no Ju-diciário Estadual a Co-

missão orienta ações co-mo a redução do consu-mo de papel, o uso de ma-teriais reciclados, entreoutras medidas para re-duzir os gastos e preser-var o meio ambiente.

A Copegam é coorde-nada pelas magistradasFátima Maria CostaSoares de Lima e Rossa-na Maria Andrade dePaiva. O grupo é subdi-vidido em regionais quesão responsáveis por di-ferentes cidades da Ju-risdição. No polo da re-gião Oeste a sede daCopegam é em Mossoróe tem como coordenado-ra a juíza Carla Portela.

Page 11: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

Candidatos têm até 90 dias para ser efetivados, mas Sesap pede apresentação imediata

Candidatos serão lotados no Hospital da Mulher

Governo nomeia 221 aprovados em concursoda saúde para atuarem no Hospital da Mulher

Convocação

A edição de ontem doDiário Oficial do Estado(DOE) publicou a nomea-ção de 221 aprovados noconcurso público da Secre-taria de Estado da SaúdePública (Sesap). Do total,foram nomeados seis mé-dicos na modalidade clíni-co geral, cinco médicos ul-trassonografistas, 44 en-fermeiros, sete farmacêu-ticos, seis farmacêuticosbioquímicos, 144 técnicosde enfermagem e nove téc-nicos em radiologia.

Os nomeados irão atu-ar no Hospital da MulherParteira Maria Correia,que atualmente conta comum quadro praticamenteformado por funcionáriosterceirizados. A nomeaçãofoi uma exigência do Tri-bunal de Justiça do RioGrande do Norte (TJ/RN)quando prorrogou pormais 90 dias a interven-ção judicial no contrato da

Sesap com o Instituto Na-cional de Assistência àSaúde e à Educação (Ina-se). A medida é necessá-ria para que o Estado as-suma definitivamente agestão da unidade mater-no-infantil.

Os candidatos nomeadostêm, por lei, 60 dias paraser efetivados. O prazo po-de ser prorrogado por mais30 dias. No entanto, a asses-soria da Sesap ressalta a ne-cessidade de os nomeadosse apresentarem imediata-mente. “É uma decisão ju-dicial e contamos com a co-laboração desses candida-tos para que se apresentemimediatamente. Inclusive,uma equipe dos recursoshumanos deve ir para Mos-soró de forma a facilitar aapresentação dos documen-tos”, esclarece.

A documentação neces-sária para apresentaçãodos candidatos inclui ori-

ginal e duas cópias dos se-guintes documentos: RG,CPF e Título de Eleitorcom comprovação de qui-tação eleitoral; compro-vante de estado civil e denascimento dos filhos me-nores de idade, se houver;comprovante de escolari-dade, devidamente regis-trado no órgão competen-te; certificado militar; Car-teira de Trabalho e Previ-dência Social; inscriçãoPIS/Pasep; e diploma deconclusão do curso supe-rior da área de formaçãoespecífica a que se subme-teu, expedido por institui-ção de ensino superior de-vidamente reconhecida eautorizada pelo MEC.

Também são necessá-rios: diploma ou certifica-do de especialidade na áreade formação para a qualconcorreu à vaga do cargode provimento efetivo; di-ploma ou certificado de

Gerais 3www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 21 de agosto de 2013

conclusão de curso técni-co específico, devidamen-te registrado no órgão com-petente; carteira de iden-tidade do conselho regio-nal de classe ou categoriaprofissional emitida no Es-tado; declaração negativade antecedentes criminaisemitida pela Polícia Fede-

ral e Polícia Civil; decla-ração negativa de débitosestaduais emitida pela Se-cretaria de Estado da Tri-butação do Rio Grande doNorte; firmar declaraçãode não estar cumprindosanção por inidoneidadeaplicada por qualquer ór-gão público e/ou entidade

das esferas federal, esta-dual e/ou municipal; con-ta-corrente no Banco doBrasil; em caso de vínculocom outro órgão, levar de-claração especificando acarga horária, bem comoa distribuição diária e se-manal; e comprovante deresidência.

LISTA DE CONVOCADOS01. Médico/Clínico Geral - Oeste

Adriano Ferreira SilvaFrancisco Napoleão Tulio Varela BarcaErnane Pinheiro De FreitasDaniel Matias Bezerra JalesCamila Pinto De NadaiLayza De Sousa Moreira

02. Médico/Ultrassonografista - Oeste

Flávio Antonio LimeiraSebastiao Marcondes De Castro E SilvaDagoberto Bessa CavalcanteLyzandra De Hollanda Cavalcante Souto MaiorDjalma Dantas Junior

03. Enfermeiro - Oeste

Adriana Maria AlvesLiane Aparecida Amorim De SousaMicaele Cardoso TavaresAnne Itamara Benigna EvangelistaPriscylla Pereira FernandesAlexandre Benigno De Oliveira NetoNiáskara Naiany Torres TavaresJanaíne Maria De OliveiraKalianne Nogueira Da SilvaFernanda Paula Sena ColaresDébora Oliveira Dos SantosJoseline Pereira LimaMônica Sousa LimaClemente Carlos Da Costa Neto [Def]Cirlany Francisca Mesquita AlmeidaCatharina Amorim De Oliveira FernandesLuana Helen Rebouças SantiagoErionildes Lopes De MouraLuciano Moreira AlencarNiedja Delannia Pereira De Castro DiógenesGaldino Glauber BessaRuanna Lorna Vieira FernandesEdivanio Rocha PaivaPatrícia Leite De Oliveira BelémWalquiria Silveria IdalinoMaraiza Gabriela De Souza OliveiraFrancisco Sales Da Silva TerceiroSara Cristina Do Couto SilvaElisabeth Isabel Camara De Moura

Anna Karolinne Carneiro Dos SantosMaria Catarina De Queiroz DantasJussara Vilar FormigaCamila Fernandes De AmorimErik Alany Barbosa Fernandes [Def]Emanuel Marcus De Medeiros MaiaBenjamin Bento De Araujo NetoFernanda Letícia Da Costa AraújoMagda Fabiana Do Amaral PereiraMaria Zoraionara Da Silveira DinizÁdilla Palhilma Bernardo De MacêdoBruno Monteiro BerdevilleGeyse Juliany Barbosa HorácioFracisco Nedilson De PaivaAna Karinne De Moura Saraiva

04. Farmacêutico - Oeste

Caio César Souza De OliveiraAgner Franck RolimMárcio Felipe Tavares De OliveiraFrancisco Alexandre De Araujo AlmeidaMax Alexandre Filgueira MartinsLuis Sabino Da Costa NetoMaria Karla Vieira Simplicio

05. Farmacêutico/Bioquímico - Oeste

Louise Medeiros SilvaLeandro Michel Do Rego LimaIrani Lopes Da SilveiraVeruska Cassandra DinizRoberta Tamires Morais Lima FerreiraRosaninny Maria Moura Lima

06. Técnico Em Enfermagem - Oeste

Renata Santos Silva De GóesDanielle Lima De CarvalhoEdinelvia Alves TorresIsmael Costa Da SilvaAlcione Lopes De CarvalhoRosberg Rebouças BezerraMaria Das Neves Soares LopesLeidimar Nogueira De GoisValquiria Dos Santos De OliveiraCecilia Thais Martins Carreiro

Dercia Maura De OliveiraMileide Reinaldo Da CostaDaniele Barbosa SoaresIraní Pereira SantosRoberto De Souza SoaresNadja Catarina MoraisAmanda Viviane De LimaKesia Tania De AraujoMaria Lidiana De Abreu CostaRosangela De Almeida Marques Dos Santos [Def]Maria Das Graças Da Silva CastroAna Paula Soares De Sousa TorresJose Ribamar De Morais PenhaClaudia Karina Da SilvaAdriana Emília Dos Santos E SilvaAna Paula Vieira DamascenoAntonimar De Oliveira SantosYgleice Etieres Mauricio NunesAndyara Morgana Da Silva DiasMaria Marluce Lopes MarinhoLeila Maria Marques Da Silva CardosoCharlene Maria DantasMaria Baldino Silva VarelaAna Noemia Gondim AlencarAntonia Lucia Da Silva AlmeidaMarlon Mikael Nunes De OliveiraAna Lucia Soares Da SilvaAna Karina Matos FilgueiraElizabeth De Azevedo Silva BorgesRicardo Luiz Do NascimentoMaritzza Thayna Fonseca OliveiraRivercleide Alves Dias [Def]Maria Regikelles Da SilvaAntonia Gláucia Da SilvaJaqueline Gomes SantanaMaria Neuma De LimaAndreia Bezerra MaiaLeide Teixeira De Oliveira AmancioJosé Roberto PereiraAnaceli Barreto De SouzaAnalucia Nogueira De OliveiraJanaina Carla De Miranda HenriquesFrancisco Eudison Da Silva MaiaRaimundo Nonato Da SilvaMaria Lidiane De Souza BritoLuzia Maria De Oliveira FreitasEdimara Costa De MendonçaAdelvina Maria Silveira De Souza MenezesDavid Candido De Oliveira

Nidileia Carvalho De Oliveira SouzaMarluce Medeiros Da SilvaMaria Aparecida Lemos De SouzaIvete Alves De Oliveira [Def]Maria Madalena Paulo TorresElaine Kalyana Marinho Do NascimentoFrancisco Giliar AlvesLuzanira Almeida De QueirozLarissa Janaína Diógenes De MouraAline Virgilio Tabosa Das ChagasMaria Fabiana Sarmento BoaguaFrancisco Diego Teixeira DantasClaudio Barros De AraujoGenivan Pereira Dos SantosValdete Maria Dos SantosGelsonete Da Silva GoisAngela Mácia Do NascimentoKelle Edianeubi Ferreira Da SilvaRafaela Filgueira CostaMaria Rosimeres De MedeirosFrancilda Alvesda SilvaInacia De Loiola VitorEllaine Shamanta Lima TorresErilk Reifram Do Amaral RochaAntonia Alves De Medeiros Gomes Da Silva [Def]José Edson Da Silva FerreiraLarissa Melo Fausto De MedeirosDelma Linhares Dos SantosLaurianea Maria Gomes CostaGeraldo Freire Da Silva FilhoJânio Gomes GonçalvesAndriana Regina Da SilvaAdriana Targino FirminoKadydja Nayara De Souza E OliveiraFrancisca Simone BragaRita De Carvalho CaféMaria Juraci De Oliveira LimaAna Maria BezerraJuberlândia Dos Santos SilvaCatherine De Oliveira Gomes RamosJardelina Soares BatistaFrancisca Selda Da Silva CarneiroTasia De Oliveira GomesAnna Gabriella Da Silva NogueiraAlbeci De Paula Morais [Def]Luzana De Medeiros Brito De SousaJosé Fábio Pereira Dos SantosMaria De Fatima Da Silva MenesesMaria Aparecida Rodrigues Gomes

Paula Aparecida Rodrigues De AraújoAlexsandra Andrea Valdevino AndradeMaria Eridan Dos Santos GamaClivaneide Da Silva FerreiraAdna Da Silva RibeiroGigliola Janaina De Freitas SilvaMaria Do Carmo Alves SilvaMaria Rizelânia Da SilvaAline Pereira Da SilvaLuana Regina De Lima SoaresKeyla Kaliana De Souza FreitasFrancisca Joseane De LimaMaria De Fátima Dos SantosSuame Beonia Targino Da CostaLuziana Maria DuarteEmilia Monteiro Da SilvaAdrielle Maria De Lima E Sousa FreitasElizabete Alves Da SilvaErocilma Silva Da CunhaSalomão Januario Saldanha SilvaJoão Bernardo Da Silva NetoLeliane Almeida Da Silva FerreiraAna Angelica Fernandes FreitasBruna Carvalho de MedeirosMaria Doralice da CostaAdriana Karla de OliveiraValdeci Aires PinheiroCristiane Medeiros Avelino SerafimLuciana de Holanda NogueiraJosé Alcélio de Souza MarcelinoKétia Cristina de LiraSusana Carolina de OliveiraRosineide Guedes de OliveiraVanuza Maria de Medeiros FrançaMarcilene Santana da SilvaMaria Venus de Sousa

07. Técnico Em Radiologia - Oeste

José Nazareno Doria MotaCarlos Eduardo Mendes dos SantosMarcos Antônio da Silva VieiraJadielson Silva VerasRita De Cássia Cardoso TomazFelipe Galvão FerreiraPriscila Nunes MouraAlexandre Silva de Andrade VieiraGildekatia de Oliveira Freitas

Page 12: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

Flash

es V

IPs

- Tudo de bom para os aniversariantesdesta quarta e quinta-feira: Mariana Gur-gel, Alexandre Brunet, Virgínia Góis, Thi-ciana Melo,o fotógrafo Paulo Eduardo,No-nato Santos, Cibelle Carlos, Márcio Otani,o ortodontista Chico Adolfo, Thalison Frei-tas, Franklin Bergson e Luciano Garcia.

- Para comemorar o aniversário de 3anos da loja Renata Barbosa, a empresá-ria com o mesmo nome recebeu a cliente-la no último sábado, com a loja totalmen-te colorida. Claro que fomos.

- Nesta quinta-feira o cantor André Lu-vi fará um showzão na capital potiguar.Vãose apresentar no Pepper´s Hall, ao lado dabanda Deixe de Brincadeira. Já na sexta-feira, o point realizará a próxima ediçãoda festa Brega Chique, desta vez, com Fa-ringes da Paixão e Cinzeiro de Motel.

- A Rede de Hotéis Sabino Palace, tradi-ção no segmento de turismo e hotelaria,marca presença em mais um ano de reali-zação da Ficro 2013, a partir de amanhã,no Expocenter, em Mossoró.

- Também vai participar do evento pro-movido pela Acim - Associação de Comér-cio e Indústria de Mossoró, a Repav Cons-trutora, que apresentará as vantagens decompra para o Residencial Monte OlimpoII e deverá anunciar outros lançamentos atéo fim do ano, em Mossoró e Tibau.

- A editora Novo Conceito já divulga oslançamentos de agosto para seus fiéis e no-vos leitores. Entre as obras, com inúmerosautores: "Segredos..." e "Entre uma esco-lha e outra, a relação".

- Para iniciantes no mundo musical, queestão começando a tocar algum instrumen-to, a loja Universo Eletromusical, no Shop-ping Oásis, tem na vitrine instrumentos deacordo com a necessidade de cada cliente.Diversos tipos de modelos, marcas e pre-ços. A coluna recomenda.

Social4 Quarta-feira, 21de agosto de 2013 www.omossoroense.com.br

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃOPara quem gosta de apostar na sorte:

os sorteios do título de capitalização Clu-be Cap, que dará prêmios como carros eterá um percentual repassado aos clubesde futebol do Estado, lançado pela FNF(Federação Norte-rio-grandense de Fu-tebol), também tem transmissão ao vivopela TCM (TV Cabo Mossoró). Os sorteiosacontecerão todas as terças-feiras, às12h30, e já foi ao ar ontem. Por isso, o pro-grama Tela Esportiva não será exibidoàs terças e o programa Ronda Policial iráao ar sempre neste dia, às 13h30, logo apóso sorteio do Clube Cap. Confira.

COMUNICAÇÃO SOCIALRealizado pelo Grupo de Pesquisa Prag-

ma/UFRN, Programa de Pós-Graduaçãoem Estudos da Mídia (PPgEM/ UFRN) eRede Temática de Cooperação, Comuni-cação, Cidadania, Educação e Integraçãoda América Latina, a UFRN sedia a par-tir de hoje o VII Seminário Internacionalde Metodologias Transformadoras e IV Se-minário Discente da Rede AMLAT. As ati-vidades, para o tema "Processos trans-midiáticos, educomunicação e cidadaniana América Latina" ocorrerão no Auditó-rio D do Centro de Ciências Humanas Le-tras e Artes, no Campus Central da UFRN.

COMUNICAÇÃO SOCIAL IINesta quinta-feira, dia 22 de agosto, o

auditório da UnP Mossoró vai sediar oevento "1º Dia - História de grandes em-presas que chegaram lá", quelevará ao pú-blico grandes histórias sobre estratégiase empreendedorismo. Para as palestras,foram convidados o reitor da Uern, dr. Mil-ton Marques, diretor da TV Cabo Mosso-ró - TCM, e o engenheiro civil e diretor daRepav Construtora, Jorge do Rosário, quevai falar sobre a sua trajetória no segmen-to da construção civil. Jorge também é pre-sidente do Sinduscon Mossoró. O encon-tro inicia a partir das 19h30.

SUSTENTABILIDADEEstudo da Rede Global da Pegada Ecológica, parceira da rede WWF, que gera

conhecimento sobre sustentabilidade, informa que a humanidade esgotou o orça-mento da natureza para este ano, em 20 de agosto, quando o planeta passou a ope-rar no vermelho. Para chegar a essa data, a GFN rastreia o que a humanidade de-manda em termos de recursos naturais (tal como alimentos, matérias-primas eabsorção de gás carbônico). Em pouco mais de oito meses, foi comprovado que uti-lizamos tudo o que a natureza consegue regenerar durante um ano. À medida queaumenta o consumo, cresce o débito ecológico, traduzido na redução de florestas,perda da biodiversidade, colapso dos recursos pesqueiros,a escassez de alimen-tos, e outros.

[email protected]

Lima

Renata Barbosa entre as irmãs Zuíla e Zélia Alves, queprestigiaram aempresária no aniversário de 3 anos da loja

Isabel e Renata Barbosa, mãe e filha

recepcionaram a clientela durante oaniversário da sua

loja, no último sábado

Fotos: Tiririca Click

Page 13: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

Reunião marcada para segunda-feira não foi realizada porque guardas querem se reunir com prefeita

Guardas-alunos cobram nomeação

Usuários podem denunciar atraso de ônibus

Tâmara Emily representa Escola Maria Stella Pinheiro Costa

PMM promete definição sobre nomeaçãode guardas municipais para esta semana

Posicionamento

Aluna mossoroense participa de etapa estadualdo Concurso de Redação do Senado Federal

Representação

O controlador-geral doMunicípio, Olavo Hamil-ton, garantiu que esta se-mana sai uma definiçãocom relação aos guardas-alunos da Guarda CivilMunicipal (GCM). "Va-mos conversar com elespara que saia uma defini-ção ainda nesta semana",afirma. Olavo Hamiltonnão soube especificar o diada reunião entre a Prefei-tura Municipal de Mosso-ró (PMM) e os guardas.

Outra reunião entre aequipe da prefeitura e osguardas-alunos, que esta-va prevista para a últimasegunda-feira, 19, não foirealizada. Os 86 guardasconvocados no dia 3 de ou-tubro do ano passado jápassaram pelo curso deformação e aguardam a so-lenidade de formatura enomeação para iniciaremos seus trabalhos.

O presidente da comis-são dos guardas, Kaio Ro-drigo, explica que a reu-nião estava prevista como controlador-geral do Mu-nicípio e com o comandan-te da GCM, EdwardSmith. "Nós entendemos

A aluna Tâmara Emi-ly representará a EscolaEstadual Professora Ma-ria Stella Pinheiro Costana etapa estadual da sex-ta edição do Concurso deRedação do Senado Fede-ral. A estudante foi agrande vencedora na pri-meira fase do concurso,que tem como tema "Bus-car voz para ter vez: Cida-dania, Democracia e Par-ticipação".

O Concurso de Reda-ção do Senado Federal édesenvolvido em três eta-pas, conforme explica acoordenadora pedagógicada Escola Maria Stella Pi-nheiro, Magna Maria Be-nevides. Na primeira eta-pa são escolhidas as me-lhores redações das esco-las participantes. Após es-ta etapa, as redações ven-cedoras em cada escolapassam por outra seleçãoem Natal, onde a Secreta-ria Estadual de Educaçãodo RN elege os melhorestextos para representaro Estado em Brasília. Por

fim, a comissão do Sena-do escolhe a melhor reda-ção de cada Estado.

Os vencedores de cadaestado irão a Brasília e te-rão a oportunidade de co-nhecer o trabalho no Con-gresso Nacional, partici-pando inclusive de umasessão dentro do projetoJovens Senadores. "Alémdisso, propostas apresen-tadas pelos alunos nas re-dações servem de subsí-dios para futuros projetosapresentados pelos parla-mentares no Senado", in-forma a coordenadora.

Para a estudante Tâ-mara Emily, as expecta-tivas com a etapa esta-dual são as melhores pos-síveis. "Só em ter vencidoa etapa da escola já é mui-to bom", destaca. Ela in-forma que participou doconcurso por incentivo dosprofessores e relata quetratou em seu texto sobreos problemas do Brasil emgeral, apontando a educa-ção como a saída para me-lhorar o futuro do país.

Usuários do sistemade transporte coletivoreclamam de atrasoem linhas de ônibus

Denúncia

O sistema de transpor-te coletivo é constante-mente tema de reclama-ção por parte dos usuá-rios. Um recente episódiocom a linha Leste-Oestecausou indignação naagente de saúde ZeneideSilva. Ela chegou a para-da de ônibus no conjuntoAbolição I por volta das7h e esperava a linhaLeste-Oeste que passaem torno das 7h30. Às8h23, quando o ônibusainda não tinha passado,os usuários resolveramfazer uma reclamação àempresa.

"Ligamos para a Side-ral e logo após, às 8h25, oônibus passou pela para-da. No entanto, ele paroue imediatamente foi em-bora antes mesmo de al-guém pegar a condução.Ficou todo mundo revol-tado com a situação. Oônibus demora uma ho-ra para aparecer e quan-do passa não pega nin-guém. Ligamos nova-mente para a empresa eeles disseram que iriamacionar um fiscal. No en-tanto, não podíamos maisesperar", explica.

Ainda segundo a agen-te de saúde, muitas pes-soas preferiram pegar umtáxi para seguir ao localde trabalho. "Isso fezquem tinha dinheiro, masquem tinha somente ocartão teve que ficar es-perando o próximo ôni-bus. É uma falta de res-peito com o usuário quedepende do coletivo parase locomover. Todo mun-do chegou atrasado ao lo-

cal de trabalho por cau-sa da precariedade dotransporte coletivo. É umverdadeiro absurdo", res-salta Zeneide Silva.

O secretário municipaldo Desenvolvimento Ur-bano, Alexandre Lopes,afirma que o usuário de-ve reclamar junto à Pre-feitura Municipal deMossoró (PMM). "Esta-mos tentando resolver osproblemas do sistema detransporte coletivo e pre-cisamos contar com a co-laboração do usuário.Quem passar por uma si-tuação semelhante, sejapor atraso ou até mesmomudança de itinerário,pode fazer uma denúnciaatravés do telefone: 3315-5008", esclarece.

Segundo AlexandreLopes, quando a prefeitu-ra recebe uma reclama-ção, a empresa é notifi-cada para resolver o pro-blema. "Estamos agoracom quatro fiscais em di-ferentes locais da cidadejustamente para receberdenúncias como essas. Asnotificações estão sendofeitas e, caso a empresanão tome uma providên-cia, ela pode ser retiradada linha. Estamos ten-tando criar esse hábito defiscalização para o cum-primento dos horários erotas, além de outrasquestões", afirma.

A equipe de reporta-gem do jornal O Mosso-roense entrou em con-tato com a empresa Side-ral, mas o responsávelnão estava na operado-ra.

Gerais 5www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Cacau

Cacau

Cacau

que devemos nos reunircom a prefeita Cláudia Re-gina para chegarmos a umponto definitivo. Quere-mos a nomeação imedia-ta de todos", esclarece.

O guarda-aluno ressal-ta que são 86 famílias quedependem da nomeação."Precisamos sair dos nos-sos empregos para poder-

mos passar pelo curso deformação que exigia dedi-cação integral, já que ocu-pava manhã e tarde. Ago-ra estamos precisando ur-gentemente dessa nomea-ção para o sustento dasnossas famílias", acrescen-ta Kaio Rodrigo.

Na semana passada,os guardas-alunos fize-

ram protestos no centroda cidade para chamar aatenção da sociedade e daprefeitura. "Fomos àsruas porque precisamosdessa nomeação. No en-tanto, decidimos suspen-der temporariamente en-quanto aguardamos umaposição da prefeitura",conclui.

Magna Maria Benevi-des enfatiza que é uma sa-tisfação ter a aluna repre-sentando a escola na etapaestadual do concurso. Elareforça que iniciativas co-mo esta são sempre esti-muladas pela equipe peda-gógica da escola. "Sempre

incentivamos nossos alu-nos a participar de concur-so e olimpíadas. Esse tipode atividade estimula os jo-vens e desperta o gosto pe-lo aprendizado", avalia.

O resultado final doconcurso será divulgadoem outubro.

Page 14: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

Segundo a diretoria doSão Paulo, é pouco prová-vel que o clube contrateoutros jogadores para re-forçar o elenco até o fimdeste ano. O argumento,no entanto, não é apenasa falta de opções no mer-cado. A diretoria diz quequer mostrar aos jogado-res do plantel que confianas capacidades técnicase no potencial do grupo,sem reforços.

O termo usado pela di-retoria é "criar compro-misso". Os dirigentesquerem que o atual elen-co crie a determinação desalvar o clube do rebaixa-mento, e sinta a necessi-dade de manter o SãoPaulo na Série A.

O argumento é que, secontratassem alguns jo-gadores agora, não se-riam peças de alto nívele desmotivariam atletasque já estão no grupo. Navisão da cúpula são-paulina, os reforços quechegariam agora não es-tariam tão determinadosa livrarem o clube da de-gola no Brasileirão, umavez que alguns dos con-tratos poderiam valerapenas até o fim do ano.

Apesar de todo o cui-dado para proteger oelenco de desmotivação,a diretoria diz que está

Esporte6 w w w.omossoroense.com.br

Crise

Sem opções, São Paulo não se reforçapara "criar compromisso" no elenco

Copa do Brasil

Atlético quer provar contra Botafogoque virou especialista em 'mata-mata'

A diretoria diz que quer mostrar aos jogadores do plantel que confia nas capacidades técnicas e no potencial do grupo, sem reforços

Quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Diretoria quer que elenco atual assimile responsabilidade e sinta confiança

satisfeita com o nível dosjogadores. A culpa pelamá fase é atribuída inter-namente ao azar e ao pro-cesso de troca de treina-dores, a partir do fim doperíodo em que Ney Fran-co comandou a equipe.

Além do zagueiro An-tônio Carlos, apresenta-do nessa segunda-feiracomo reforço do São Pau-lo, outro nome viável é deRoger Carvalho, da mes-ma posição. O jogador te-ve o empréstimo ao Bolog-

na (ITA) encerrado, estáregistrado no Tombense,e pode se recuperar de ci-rurgia na coxa direita pe-lo São Paulo. O clube ne-gocia com o atleta, e podeconcretizar o negócio embreve.

Como a janela detransferências interna-cionais para o Brasil seencerrou, as únicas op-ções no mercado são osatletas que fizeram seisjogos ou menos pelos clu-bes na Série A, ou de di-

visões inferiores.Atualmente o São Pau-

lo ocupa a penúltima po-sição na tabela de classi-ficação do Brasileirão,tem 11 pontos conquista-dos em 14 jogos e está acinco do primeiro coloca-do acima da zona de rebai-xamento. A equipe nãovence há onze partidas nocampeonato, desde otriunfo por 5 a 1 sobre oVasco, em 29 de maio –time então treinado porPaulo Autuori.

Em recuperação noCampeonato Brasileiro, oAtlético-MG volta suasatenções para a Copa doBrasil, onde enfrentará oBotafogo nesta quinta-feira, pelas oitavas de fi-nal. Animado com a forçamostrada durante o mata-mata da Libertadores, osjogadores atleticanos acre-ditam que o estilo de jogodo time se encaixa com osistema dessa competiçãonacional, com jogos clas-sificatórios em ida e volta.

"Vamos enfrentar omata-mata pelas oitavasde final. A gente tem dejogar com inteligência, agente sabe fazer isso bem,fizemos isso na Liberta-dores, mas é um adversá-rio que está vivendo umgrande momento", disseo atacante Diego Tardel-li, referindo-se ao Botafo-go, que é o líder do Cam-

peonato Brasileiro.Para chegar ao inédi-

to título da Libertadores,o Atlético-MG passou porquatro adversários no sis-tema mata-mata. Nacompetição internacio-nal, a equipe comandadapor Cuca mostrou dificul-dades em atuar fora de ca-sa, conseguindo o resulta-do desejado em duas ve-zes, mas mostrou força co-mo mandante.

Na semifinal e final, oAtlético reverteu em Be-lo Horizonte as derrotaspor 2 a 0, sofridas para oNewell's Old Boys e Olim-pia, em Rosário e Assun-ção, respectivamente.Antes disso, e no sistemamata-mata, o alvinegromineiro eliminou SãoPaulo (triunfos por 2 a 1e 4 a 1) e Tijuana (empa-tes em 2 a 2 e 1 a 1).

Diante do Botafogo, o

clube mineiro abre a com-petição atuando no Rio deJaneiro e decidirá a classi-ficação no Independência."Agora é equipe Brasileira,a gente sabe como o Bota-fogo joga, a gente jogou con-tra eles há duas rodadas, ti-me que está bem, entrosa-do, confiante, no Maraca-nã, a gente tem de jogar fe-chado, jogar bem para tra-zer o resultado para casa",comentou Tardelli.

Para o atacante, o Atlé-tico tornou-se especialistano mata-mata. "Para mim,é um jogo normal, Botafo-go sempre foi adversário di-fícil em 2009, 2010. É umjogo importante, a gente sa-be muito bem como atuarno mata-mata", disse.

"A equipe voltou a jo-gar bem, o relaxamentopassou, está mostrando oque quer, competição di-ferente agora, Copa do

Brasil, mata-mata, a equi-pe já mostrou o que sabe fa-zer nesta forma de dispu-ta, vamos enfrentar paramim, o melhor time do Bra-sileiro, mas vamos fortes",acrescentou Tardelli.

Fora da Libertadores, oatacante Fernandinho,contratado para o restan-te da temporada, acredi-ta que o histórico atleti-cano na competição commesmo sistema da Copado Brasil resultará emvantagem para o Atléticono duelo com o Botafogo.

"O Atlético se tornouuma equipe muito forte emjogos decisivos, esses jogosdecisivos que o Atlético te-ve na Libertadores trazemexperiência e tranquilida-de para jogar mata-mata.Tenho certeza que a nos-sa equipe vai ser muito for-te na Copa do Brasil", des-tacou Fernandinho.

Page 15: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

As críticas feitas agora à diretoria do São Paulo, dentro do momento de crise vivido,dizem respeito à falta de iniciativa para reforçar o elenco. Por enquanto, a diretoria re-sponde com silêncio e, pelo caminhar, não existe muita intenção de contratar jogadoresrenomados. Enquanto isso, o time segue na penúltima posição, na zona do rebaixamento.

Depois de algumas dispensas, Baraúnasdeverá estrear zagueiro no domingo

Reforço

RN conquista etapado Circuito Nordestede Beach Soccer

Na areia

SÉRGIO OLIVEIRA

Pelo Brasil afora são enormes as dificuldades vividas por clubes e jogadoresque disputam o Campeonato Brasileiro, por exemplo, das Séries C e D. Daqui deMossoró observamos o Baraúnas prestes a vender um mando de campo, quandoprecisa de qualquer vantagem para melhorar sua situação na classificação, mas

a crise financeira fala mais forte. Em Goiás, o goleiro do Vila Nova, MarceloPitol, declara em nível nacional, que vem sendo humilhado pela diretoria do

clube. No Acre, confusões administrativas jogaram no fundo do poço o time doRio Branco e por aí seguem as confusões e problemas. Cabe aqui mais uma vez

colocar que futebol é coisa séria, caro para ser mantido e muito difícil de ser ad-ministrado, portanto, quem não for do ramo, que fique na arquibancada, compre

o ingresso que estará ajudando melhor ao seu clube.

Agora bem mais experiente, maisuma vez volta ao futebol de Mossoró,aliás, onde começou tudo, o zagueiroNildo que lá no início de sua carreiraera volante no Potiguar e ao se trans-ferir para o Baraúnas mudou de posiçãoe deu certo. Novamente ele defenderáo tricolor.

A diretoria arruma o setor defensi-vo, mas é preciso também acertar o al-vo lá na frente. O Baraúnas tem cria-do situações de gol, mas é comum des-perdiçá-las e, como no futebol não temperdão, acaba sofrendo os gols e per-dendo seus jogos. Creio, que no mo-mento que melhorar o arremate final,colherá resultados positivos.

COMEÇOU mais uma fase decisiva da Copa do Brasil. Vale vaga na Libertadores. O Focodo Potiguar, de acordo com sua diretoria, já é a Copa do Nordeste. Que assim seja.NÃO sei para que serve aquele árbitro por trás das traves. Pênaltis absurdos são marcados eeles nada fazem.

VALORESOs ingressos para os jogos da Copa do

Mundo, entre outros valores, começam a servendidos a partir dos R$ 30,00. Daí em dian-te os valores mudam, ficam caros, mas a pro-cura é intensa. Por isso que se questiona so-bre as queixas contra o Mundial que em al-guns pontos são razoáveis, mas ao final, mui-tos querem acompanhar e já estão esgotan-do as cargas dos bilhetes colocadas à venda.

FERRARIVoltam às especulações em torno da saí-

da do piloto Felipe Massa da Ferrari. A no-va aposta especulativa gira em torno do no-me de Kimi Räikkönen. Fala-se inclusiveem data, seria dia 8 de setembro. Das vezesanteriores a direção da escuderia tratou dedesmentir a informação, agora, aguarde-mos sobre o destino da nova conversa.

ATLETISMODepois de denúncias de que se alimenta-

ram de forma inadequada e ficaram em hos-pedagem ruim, as declarações de algumasintegrantes da equipe de atletismo do Bra-sil foram rebatidas. O rebate veio de colegasda própria equipe, mostrando um racha nogrupo. Talvez esse seja um dos pontos res-ponsáveis pelo fracasso de não haver conquis-tado nenhuma medalha em Moscou.

REFORÇOS

Precisando vencer pa-ra pensar em deixar a zo-na do rebaixamento e, nomínimo, manter sua va-ga no Campeonato Brasi-leiro da Série C, a direto-ria do Baraúnas tem rea-lizado esforços no sentidode qualificar mais umpouco o elenco. Uma dasnovidades que deve es-trear na partida do dia 25,contra o Brasiliense, noNogueirão, é o zagueiroNildo.

O jogador já está devolta ao tricolor, treinan-do desde a semana passa-da, só não participou da

partida contra o Fortale-za porque não foi regula-rizado na ConfederaçãoBrasileira de Futebol(CBF). Com esse detalhesendo resolvido, ele é no-me certo na relação dotreinador Paulo Renatoque já conhece o potencialdo zagueiro mossoroense.

Nildo estava no futebolcearense, onde defendeuo Icasa durante o certameestadual e na sequênciaem parte do Brasileiro daSérie B. Após a saída dotreinador Francisco Diá,responsável por sua idapara o time de Juazeiro do

O Rio Grande do Norteé futebol de areia, pois o As-sú Futebol Clube foi o cam-peão da 1ª etapa do Circui-to Nordeste de Beach Soc-cer, no último domingo,18,na Área de Lazer do con-junto Pirangi, em Natal.O secretário de Esporte eLazer do Rio Grande doNorte, José Joacy Bastos,participou da premiação.

"Agradeço o clube porter dado a oportunidadede representar o Estadocomo também ser o pri-meiro campeão dessacompetição", disse PauloDias, o "Paulocha", presi-dente da FederaçãoNorte-rio-grandense deBeach Soccer.

A competição contoucom a participação de no-ve estados e foi realizadapela Liga Norte-Nordestede Beach Soccer, comapoio das federações damodalidade dos estadosparticipantes. De acordocom Paulocha, o eventocontou com apoio do Go-verno do Estado, atravésda Secretaria do Estadoda Educação e Cultura(SEEC) e da Secretaria deEsporte e Lazer (SEEL) ePrefeitura do Natal.

O dirigente destacouainda o esforço para a rea-lização do Circuito. "Que-remos agradecer ao Gover-no que, mesmo em crise,nos ajudou bastante. Essassecretarias foram funda-mentais para montarmosos alojamentos, estruturae alimentação", conta Pau-locha. Além disso, o presi-dente potiguar da Federa-ção de Beach Soccer espe-ra que a Área de Lazer doconjunto Pirangi e a Praçade Mirassol sejam locaispara que ocorram as com-petições do esporte.

Na segunda colocaçãoficou CRB (Alagoas), emseguida ficaram Flamen-go (Piauí) e Sampaio Cor-rêa (Maranhão). Tam-bém participaram do cer-tame clubes como Vitória(Bahia), Sport (Pernam-buco), Quixadá (Ceará),Santa Cruz (Paraíba) eSergipe. Evento aconte-ceu nos dias 14 a 18 deagosto e contou com apoioda AC Sports, Água Cris-talina e Associação Bra-sileira de Beach Soccer(ABCS). As próximas eta-pas acontecerão em Re-cife e Maceió, em outu-bro e novembro.

Tiradentes é o time de melhor campanha no Brasileirão

Destaque

Nem Botafogo, nemCruzeiro, nem Corin-thias. O time de melhorcampanha, em aproveita-mento, em todas as divi-sões do futebol nacional éo Tiradentes-CE, líder iso-lado da Grupo A3 da SérieD do Campeonato Brasi-leiro. Com 19 pontos emsete jogos, ou seja, seis vi-tórias e um empate, o ti-me cearense ainda não so-freu um gol sequer naquarta divisão nacional ejá garantiu sua classifica-ção antecipada para as oi-tavas de final do torneio.

Em entrevista ao Por-tal Futebol Interior, JoséFernandes destacou queo equilíbrio do elenco e abase mantida do campeo-nato estadual estão sendo

determinantes para o su-cesso na Série D. "Nossaequipe é muito equilibra-da e vem mantendo a re-gularidade. Temos umadefesa boa, marcação for-te e o nosso goleiro FlávioLima tem feito boas par-tidas. Além de um bomtrabalho da comissão téc-nica e as condições do clu-be, que dá tudo o que umatleta precisa e não atra-sa os salários", disse.

Time da Polícia Mi-litar - Com pouca verbaem relação aos grandesclubes do futebol brasilei-ro, o Tiradentes tem des-pesas que giram em tor-no de R$ 120 mil mensaise são custeadas com a aju-da de policiais militarescearenses. "Temos em

torno de 6 mil policiaisque contribuem como vo-luntários com um valordescontado de suas folhasde pagamento e que hojerepresenta metade dosgastos do clube. O Tira-dentes foi criado por po-liciais militares e hoje émantido por eles", expli-cou Fernandes.

O restante das despe-sas é pago com a ajuda depatrocinadores, mas afraca presença de públi-co nas partidas é um pro-blema. "A torcida é todado Ceará ou do Fortale-za, não tem muita genteque venha prestigiar nos-sos jogos. Mil reais de ren-da já é muito em uma par-tida do Tiradentes e issoatrapalha o time financei-

ramente", afirmou. Mes-mo assim, o “Tigre da Po-lícia Militar”, como é co-nhecido, vem passandopor cima desses proble-mas e fazendo uma cam-panha surpreendente naSérie D. Apesar do Tira-dentes já estar classifi-cado, Fernandes admiteque não há nada garan-tido e que o ritmo não po-de diminuir. "Não adian-ta nada fazermos umaprimeira fase boa, ficar-mos invictos se não ven-cermos no mata-mata.Não tem nada garantido,somos um time em cresci-mento e temos que conti-nuar nesse caminho pa-ra alcançar o objetivo queé acesso à Série C", con-cluiu.

Tricolor mossoroense tenta se reforçar para a sequência do Campeonato Brasileiro da Série C

O MELHORPois, no grupo em que o Potiguar apare-

cia como campeão estadual e terminou naúltima posição, sai o time de melhor cam-panha em todas as divisões do Campeona-to Brasileiro. Estou falando do Tiradentesde Fortaleza(CE), o “Tigre da Polícia Mili-tar”. Eis a "magia" do futebol, nem sempreos favoritos e mais famosos conseguemos melhores resultados.

A VOLTA DO ZAGUEIRO

[email protected]

Esportivo

Esporte 7www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Zagueiro Nildo, mais uma vez no Baraúnas

Norte, o jogador mosso-roense acabou deixando oIcasa. De volta ao Baraú-nas, Nildo poderá reedi-

tar a dupla de zagueirosao lado de Pedrosa, quetambém estava ausentecumprindo suspensão.

Page 16: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

Polícia8 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 21 de agosto de 2013

O empresário AntônioLuís Albuquerque Neto,37, que reside no bairro No-va Betânia, foi baleado comum tiro na cabeça na tardede ontem (20) quandoparou em um semáforo naavenida Dix-neuf Rosado(Leste-Oeste), próximo àCobal, centro da cidade. Apolícia investiga tentativade assalto como principalmotivação para o atenta-do.

Relatos da Polícia Mili-tar dão conta que por vol-ta das 14h40 o empresáriotrafegava em uma camin-honete Saveiro de cor ver-melha e placa NOG-3030,quando dois elementos emuma motocicleta en-costaram ao lado do mo-torista. Na ocasião, a víti-ma teria avançado com ocarro e os criminosos dis-pararam um tiro, que

acertou a parte posterioresquerda da sua cabeça.

Descontrolado, o veícu-lo dirigido pelo empresáriocolidiu na traseira do car-ro que estava parado àfrente. Uma viatura doSamu foi acionada e levouAntônio Luís para o Hos-pital Regional Tarcísio Ma-ia (HRTM), onde, devidoà gravidade do ferimento,no final da tarde foi sub-metido a uma cirurgia eseu estado de saúde eraconsiderado delicado.

A delegada de plantãoCristiane Magalhãescompareceu ao local e con-versou com populares,tentando levantar pistasdos motoqueiros. O casoserá investigado pelo del-egado Roberto Moura, tit-ular da Delegacia Espe-cializada em Homicídios(Dehom).

Agentes da Peniten-ciária Estadual de Al-caçuz, em Nísia Flores-ta, encontraram ontem,durante revista surpre-sa, armas, drogas e celu-lares dentro do PavilhãoIV da unidade prision-al.

Segundo informações

repassadas à imprensapelo agente penitenciárioMiqueias Melo, que co-mandou a revista, foramencontrados materiaisnão permitidos dentrodas celas e que estariamsendo usados pelos de-tentos.

O material apreendi-

do foi encaminhado à di-reção da penitenciária,que tentará identificar osproprietários através dorastreamento das lig-ações. A facilidade paraentrada do material naunidade prisional é umadas principais dificul-dades da direção.

Violência

Dupla de motocicleta atira na cabeça deempresário em semáforo próximo à Cobal Antônio Luís Albuquerque Neto foi baleado quando parou seu veículo em um sinal no centro da cidade

Dois irmãos de 15 e17 anos, residentes nobairro Quixabeirinha,foram feridos à bala on-tem em uma rua próxi-mo à casa deles. O maisvelho sofreu três tirosnas costas, e o outro foiferido com um tiro nascostas. Uma viatura doSamu levou os irmãosao Hospital RegionalTarcísio Maia (HRTM).

Segundo informa-ções repassadas pelaPolícia Militar, o duploatentado ocorreu porvolta das 10h, após osadolescentes terem dis-cutido e ameaçado umamulher de morte.

No momento dos tirosos jovens seguiam de bi-cicleta quando foramsurpreendidos por umelemento, que chegoulogo atirando. Mesmoferidos, os jovens conse-guiram fugir do agres-sor e pedir socorro.

Ainda segundo a PM,

Atentado

Irmãos adolescentes são vítimasde tiros no bairro Quixabeirinha

Em revista

Agentes penitenciários encontramarmas e drogas nas celas de Alcaçuz

Comissão

Delegados vão à AL pedir apoio por melhores condições de trabalho

Menores socorridos pelo Samu.

Antônio Luís foi socorrido pelo Samu. Veículo usado pelo empresário.

Material apreendido em Alcaçuz.

Uma comissão com-posta por delegados daPolícia Civil foi recebi-da ontem pela presidên-cia da Assembleia Legis-lativa, em Natal, no in-

tuito de atrair o apoio dosdeputados na aquisiçãode melhoria junto ao Go-verno do Rio Grande doNorte.

A comissão, encabeça-

da pela presidenta da As-sociação dos Delegadosda Polícia Civil (Adepol),Ana Cláudia Saraiva Go-mes, solicitou a interme-diação em uma reunião

com o Gabinete Civil pa-ra que a categoria possaapresentar os proble-mas.

De acordo com AnaCláudia, a pauta de rei-

vindicação diz respeitoexclusivamente às con-dições de trabalho, aofuncionamento da Polí-cia Civil. Os cortes nosinvestimentos estão in-

viabilizando o funciona-mento das delegacias.Recursos foram corta-dos e fornecedores estãocom os pagamentosatrasados.

os irmãos já foramapreendidos e são sus-peitos de terem ateadofogo em uma casa apósum bate-boca com uma

vizinha. O atentado se-rá investigado pela De-legacia Especializadaem Homicídios (De-hom).

Luciano Lellys

Cedida

Fotos: Luciano Lellys

Page 17: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

REGIONALMOSSORÓ-RN - QUARTA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2013 EM TIBAU

TCE realiza auditoriacontábil ns contas da prefeitur e da Câmara

PÁGINA 2

O Programa Esta-dual de Controle daDengue, da Secretariade Estado da Saúde Pú-blica (Sesap), divulgou,no último boletim epide-miológico, nessa terça-feira (20), que foram no-tificados no estado doRio Grande do Norte,até o dia 10 agosto de2013, 14.666 casos dedengue, destes 4.984 fo-ram confirmados.

Dos casos confirma-dos, 4.919 são do tipoclássico da doença, 33são de dengue com com-plicação e 32 com febrehemorrágica. Foramregistrados ainda seisóbitos, três por febrehemorrágica e três pordengue com complica-ção.

De acordo com o bo-letim da Sesap, no mes-mo período em 2012, fo-ram confirmados12.278 casos e oito óbi-tos. “Fazendo um com-parativo, houve umaredução significativa”,destaca Sílvia Dinarado Nascimento Alves,responsável técnica pe-lo Programa Estadualde Controle da Dengue.A baixa incidência dechuvas no ano gera in-

fluência nos dados.Os dados divulgados

pela Coordenação doPrograma Estadual deControle da Dengue in-dicam ainda que os mu-nicípios com maior nú-mero de notificaçõessão Natal (1.677), Par-namirim (1.087), Paudos Ferros (1.275), San-ta Cruz (818), CurraisNovos (693), Caicó(607) e Parelhas (515).

Enquanto que Almi-no Afonso, AntônioMartins, Baia Formo-sa, Carnaubais, Gali-nhos, Jandaíra, JoãoDias, Monte das Game-leiras, Parau, Rio doFogo, Serra de São Ben-to, Tibau do Sul, Viço-sa e Vila Flor não apre-sentaram notificaçõesno período.

Com relação ao Índi-ce de Infestação Pre-dial (IIP), que é a rela-ção expressa em por-centagem entre o nú-mero de imóveis pes-quisados e o número deimóveis que apresenta-ram depósitos com lar-vas do Aedes aegypti(transmissor da den-gue), Sílvia Dinaraalerta que dos 167 mu-nicípios do Estado, 36

estão com o IIP satis-fatório, 49 em alerta, 63em risco e 19 não infor-maram.

“Mesmo com um nú-mero de casos confir-mados sendo menorque em 2012, os muni-cípios devem permane-cer em alerta. Por issoa população, os profis-sionais de saúde e ges-tores precisam redo-brar os cuidados parao controle da prolifera-ção do Aedes aegypti”,enfatizou.

Sílvia Dinara lembraque “para se reprodu-zir, o mosquito utilizarecipientes como garra-fas, embalagens des-cartáveis, latas, pneus,plásticos, entre outros.Esses recipientes sãoencontrados a céu aber-to, nos quintais das ca-sas, em terrenos bal-dios e nas ruas. É pre-ciso manter o lixo bemarmazenado, limpar osterrenos baldios, man-ter caixas d’ água fecha-das, tonéis e tanquesque armazenem águatampados, tratar aágua das piscinasquando existir no imó-vel, limpar as calhas elajes das casas”.

A Sesap tem traba-lhado junto aos muni-cípios através do repas-se de inseticidas e lar-vicidas e realizando su-pervisões e assessoriadas atividades de con-trole da dengue.

Só em 2013, o Pro-grama Estadual deControle da Dengue járealizou operações comcarros-fumacês em 33municípios, além dis-so promoveu a capaci-tação em manejo clíni-co, com o objetivo deatualizar os conheci-mentos dos profissio-nais de saúde e melho-rar a qualidade da as-sistência prestada aopaciente com dengue,na 4ª e 6ª regiões de saú-de, e já tem uma capa-citação programadapara acontecer na 2ª re-gião de saúde no mês deoutubro deste ano.

Segundo a secreta-ria, as regionais de saú-de e os municípios daGrande Natal passam

por capacitação paraimplantar novo siste-ma de informação dedengue o SisPNCD ,quedeverá estar em funcio-namento em todo o Es-tado até dezembro de2013.

SINTOMAS A dengue é uma

doença infecciosa cau-sada por um vírus quepossui quatro varia-ções classificadas co-mo: DENV1, DENV2,DENV3 e DENV4, queé transmitido ao ho-mem através do mos-quito Aedes aegypti.Para Sílvia Dinara, éimportante ficar aten-to aos sintomas para di-ferenciar a dengue deoutras viroses.

“São casos suspeitosde dengue todo pacien-te com febre com dura-ção máxima de setedias, acompanhada depelo menos dois dos se-guintes sintomas: dorde cabeça, dor atrás dos

olhos, dor no corpo e nasjuntas, fraqueza oumanchas vermelhaspelo corpo. Ao observaresses indícios as pes-soas devem procurar asunidades básicas desaúde, pois a dengue éuma doença dinâmicae algumas pessoas po-dem desenvolver for-mas graves da doença.Todo caso suspeito dedengue deve ser noti-ficado à Vigilância Epi-demiológica, sendoimediata a notificaçãodas formas graves”,orienta.

A dengue ainda nãotem vacina, e não exis-te medicação específi-ca. A doença é tratadacom repouso, hidrata-ção e o uso de medica-ções para os sintomascomo analgésicos (re-médios para aliviar ador) e antitérmicos (pa-ra diminuir a febre). Noentanto, nunca se devetomar medicamentossem orientação médica.

RN tem redução nos casos confirmados de dengueRN tem redução nos casos confirmados de dengue

Sesap acompanhaprevenção nos municípios

Estado tem cerca de 5 mil registrosoficializados até o dia 10 de agosto

Sob controleSob controle

Chuvas reduzidas e açõespreventivas influenciam

na redução dos casosconfirmados

Page 18: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

Cidades2 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 21de agosto de 2013

Ao ataqueEm Apodi, a oposição começa a en-

grossar o tom das críticas voltadas parao prefeito Flaviano Monteiro. Em plenário,o vereador Nilson Fernandes declarou es-ta semana que o atual prefeito não temcondições de administrar uma simples'bodega' numa alusão às dificuldades en-contradas pelo Executivo para resolverproblemas considerados simples.

Efeito revésO radicalismo na opinião poderá ter

efeito revés e acabar ajudando o prefeitooestano. Posições radicais sempre são en-caradas de forma antipática pela popu-lação que mesmo insatisfeita pode pas-sar a ver Flaviano como vítima. A oposição,munida de forte material, está optando porum caminho de efeito adverso.

AntenadoO ex-prefeito José Pinheiro parece

manter como principal combustível apolítica e se mostra antenado com as mu-danças de cenário. Eis que Pinheiro vol-ta a cogitar a possibilidade de assinar fichade filiação com o PMDB. Pinheiro pode tervisto no retorno a chance de fortalecer odiscurso para voltar à prefeitura daqui hátrês anos.

CaronaDe olho no enfraquecimento do discurso

de Flaviano Monteiro e principalmentea fragilidade do projeto a longo prazo, Pin-heiro poderá utilizar a mesma estraté-gia adotada por Carlos Eduardo Alvesem Natal e que está sendo utilizada pelaex-governadora Wilma de Faria para pavi-mentar sua candidatura ao governo em2014.

Saudades?Pela movimentação de José Pinheiro,

a população de Apodi deve estar sentin-do falta do tradicionalismo da política lo-cal. Será que a cidade voltará aos temposdo verde e do vermelho? Do tempo emque as disputas envolviam símbolos comoa pinha e a cal? Apodi sempre cercada desuas particularidades.

Ingressos Começou ontem a venda de ingressos

para a Copa do Mundo de 2014. A vendafoi iniciada com um cadastro de pré-ven-da que será mantido até outubro deste ano,quando será definido o destino dos in-gressos em forma de sorteio para os ca-sos onde houver excesso de interessados.O pré-cadastro se encerrará no dia 10 deoutubro.

Em baixaNo primeiro dia de vendas para os jo-

gos que serão realizados em Natal, a procu-ra foi considerada muito pequena. Se-gundo o cronograma de demanda do siteda Fifa, a procura maior está voltada paraos ingressos da categoria 4, a mais bara-ta que mantém 'demanda média' nas qua-tro partidas previstas para a capital po-tiguar.

NecessidadeSem jogos agendados da seleção

brasileira de futebol, será necessário sortepara sediar bons jogos como combustívelpara despertar o interesse do torcedorpotiguar. A Copa do Mundo de Futebolparece não ter empolgado o torcedor doRio Grande do Norte que olha a Copa comtom de desconfiança.

MassacreE por falar em Copa do Mundo, Na-

tal e Fortaleza terão algumas partidasagendadas para as 13h. Com sol a pino,fica claro que a Fifa não está muito pre-ocupada com a integridade física dosatletas. Nos estados do centro/sul, ohorário não renderá maiores prejuízos,mas para o centro /norte será um ver-dadeiro massacre para jogadores e torce-dores.

SalvadorDurante a Copa das Confederações a

Fifa agendou a disputa pela terceira colo-cação para o horário das 13h em Salvador.As reclamações foram generalizadas. Se-ria bom que alguém se atentasse para estedetalhe com o objetivo de ajustar a gradeenquanto há tempo.

EsquentaEstilos diferentes somados em quase dez horas de festa. O Sélect Nouveau abre

as portas no sábado, 24, para mais uma edição do Esquenta!, a partir das 18h. Re-unidos como atrações estarão o cantor Pedro Costa com a Batida Sertaneja, Ju-liana Ulisses, que lança o seu Forró de Barão, além dos covers do Engenheiros doHawai e Nando Reis sob a regência do Alfredo & Os Caras.

AtraçõesA animação começa cedo e a entrada será gratuita até as 20h. O som tem início

com o Forró de Barão, que após sua primeira apresentação no Sélect, deixa o pal-co para o jovem Pedro Costa mostrar mais uma vez a sua Batida Sertaneja. Ànoite, Alfredo & Os Caras fica responsável por dar sequência à festa, interpretan-do os sucessos dos Engenheiros do Hawai e Nando Reis.

presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, se reuniuontem com categorias profissionais do Rio Grande do Norte que defendem aderrubada dos vetos da presidenta Dilma Rousseff aos projetos que trami-

taram no Congresso Nacional, entre eles o que define o Ato Médico, que levou 11 anospara ser aprovado. Outra matéria vetada foi a que extingue a multa adicional para oFGTS, aplicada aos empregadores que demitem sem justa causa. Na reunião comrepresentantes da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte, o presidente daCâmara explicou que, pelo acordo de líderes, da Câmara e do Senado, somente os ve-tos que estão trancando a pauta de votações do Congresso Nacional serão votadasinicialmente. A data mais provável para votação do veto ao projeto de lei que acabacom a multa adicional de 10%, aplicada ao empregador, em caso de demissão semjusta causa, é 17 de setembro. No último fim de semana o deputado Henrique Alvescolocou o deputado estadual Gustavo Fernandes "debaixo do braço em peregrinação"pelo Alto Oeste. Ao que tudo indica, pelo ritmo frenético da agenda de HenriqueAlves, a campanha do próximo ano já foi deflagrada e está em pleno vapor. Resta s-aber qual cargo será escolhido pelo deputado para a disputa dos votos em 2014.

OAgenda frenética

Márcio Costa

Giro pelo [email protected] Interação

Correios patrocinaworkshop gratuito sobree-commerce em Natal Iniciativa percorrerá mais de vinte cidades brasileiras

Com o apoio dos Cor-reios, a CâmaraBrasileira de ComércioEletrônico - Camara-e.net - realiza no próximodia 29, em Natal, semi-nário dirigido a micros,pequenos e médios em-preendedores interessa-dos em investir emcomércio eletrônico, seg-mento que está entre asatividades econômicasque tem apresentado osmelhores índices decrescimento no país.

A iniciativa percorrerámais de vinte cidadesbrasileiras no decorrerdeste ano. As inscriçõesdevem ser feitas, exclu-sivamente, pela internet,através do site www.ci-clo-mpe.com.br

O evento é um treina-mento gratuito, patroci-nado pelos Correios e queconta ainda com o apoiodo PagSeguro do UOL,Sebrae, BNDES, Cer-tisign, UOL HOST, Mer-cadoLivre, Microsoft eGoomark.

O foco do ciclo é o mi-cro, pequeno e médio em-preendedor de internetque pretende abrir umaloja virtual ou deseja am-pliar seus conhecimentose aperfeiçoar o seu negó-cio.

Durante o seminário,os participantes recebeminformações sobre comoconstruir uma loja virtu-al, logística do comércioeletrônico, segurança eagilidade nas operaçõesde venda, oportunidadesoferecidas pela platafor-ma de negócios on-line do

cartão BNDES, benefí-cios da certificação digi-tal, vendas via market-place, vendas em redessociais e inovação parapequenas e médias em-presas por meio de múlti-plos dispositivos. Na o-casião, serão sorteadostambém um e-ReaderKobo (após o almoço) e umnotebook (no encerra-mento).

De acordo com E-bit,empresa associada à Ca-mara-e.net e especializa-da em informações sobrecomércio eletrônico, o e-commerce B2C - comércioefetuado diretamente en-tre a empresa produtora,vendedora ou prestadorade serviços e o consumi-dor final, através da in-ternet, apresentou umcrescimento nominal de20% em relação a 2011.

Para 2013, a expectativaé 25% de crescimentonominal com um fatura-mento de R$ 28 bilhões.

Sobre a Câmara-e.net- Fundada em 2001, a Ca-mara-e.net é a principalentidade brasileira mul-tissetorial da AméricaLatina e de maior repre-sentatividade da econo-mia digital no País, for-mando consenso no setorperante os principais a-gentes públicos e priva-dos, nacionais e interna-cionais e promovendo odesenvolvimento dosnegócios on-line noBrasil. Conta com mais de100 associados, dentre to-das as empresas do e-commerce, infraestrutu-ra, mídias sociais, chavespúblicas, meios de paga-mento, compras coleti-vas, seguros e e-banking.

Inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pela internet

Page 19: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

Cidades 3www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Equipe do Tribunal de Contas do Estado coleta dados ligados a vários segmentos da administração

Prefeitura de Tibau passa por auditoria referente à prestação de contas de 2012

Como parte da fiscali-zação realizada pelo TCEem Tibau serão analisa-dos dados da frota dos veí-culos prestadores de ser-viço e próprios, informa-da separadamente por lo-tação, incluindo o núme-ro das placas e do rena-van; relação atualizadados bens móveis e imóveisque compõem o patrimô-nio do Poder Executivo,com destaque dos benspúblicos alienados e bai-xados, assim como dos in-corporados ao patrimôniomunicipal, no decorrer doexercício financeiro de2012; relação dos bens deconsumo existentes emalmoxarifado, incluindoos registros de entradase saídas de materiais, de-vidamente comprovadas

por documentação fiscale requisições.

Outro ponto a ser ana-lisado são os extratos ban-cários e respectivas con-ciliações de todas as con-tas-correntes movimen-tadas pela prefeitura, dejaneiro a dezembro de2012, inclusive aquelasporventura não especifi-cadas no anexo 26 doSIAI; os demonstrativosdos saldos disponíveistransferidos do exercíciofindo para o exercício se-guinte, da seguinte for-ma: termo de conferênciade saldos em caixa, ondese firmará valor em moe-da corrente encontradonos cofres municipais em31 de dezembro do exer-cício findo.

E ainda os cheques em

poder da Tesouraria; ter-mo de conferência de sal-dos em bancos, onde se-rão anotados os saldos detodas as contas mantidaspelo Poder Executivo,acompanhado de extratosque indiquem expressa-mente o valor existente em31 de dezembro do exer-cício findo; conciliaçãobancária, contendo data,número do cheque, bancoe valor; e relação de valo-res pertencentes a tercei-ros e regularmente confia-dos à guarda da Tesoura-ria, no caso de caução, cau-tela, dentre outros.

Ainda serão analisadosas leis ou atos normati-vos que disciplinem: con-cessões de diárias; fixaçãode subsídios de agentespolíticos; c) concessão de

adiantamento; contrata-ção temporária de mão deobra; e a concessão de sub-venções sociais.

Bem como todos os pro-cessos de despesa relati-vos à concessão de diá-rias, além dos demais pro-cessos de despesa, orça-mentária ou extraorça-mentária, pertinentesaos débitos efetuados nascontas bancárias e todosos processos de licitação,dispensa e inexigibilida-de concluídos ou iniciadosno exercício 2012, acom-panhados dos respectivosprocessos de despesa de-les decorrentes, e as por-tarias de constituição daComissão de Licitação edo Pregoeiro e sua equi-pe de apoio dos anos de2011 e 2012.

Fiscalização

Em Natal

Técnicos verificam detalhesde bens do município

TIBAU – Equipe doTribunal de Contas doEstado (TCE) chegou aomunicípio de Tibau no úl-timo dia 19 com a finali-dade de realizar audito-ria contábil por determi-nação expressa constan-te da Decisão Adminis-trativa nº 002/2013-TC,do Pleno da Corte de Con-tas, proferida em 28 de fe-vereiro deste ano.

Serão fiscalizadas aprefeitura e a CâmaraMunicipal de Tibau, comsuas contas relativas a2012, além de consultasao Plano Plurianual(PPA), Lei de DiretrizesOrçamentárias (LDO)para o exercício seguinte,contendo, se for o caso,os Anexos de Metas Fis-cais e de Riscos Fiscais,previstos nos artigos 4º e5º da Lei Complementar101/2000 - Lei de Respon-sabilidade Fiscal (LRF) eLei Orçamentária Anu-al (LOA).

Serão consultados ain-da cópia das atas das au-diências públicas realiza-das; Lei Orgânica do Mu-nicípio e Leis Comple-mentares à Lei Orgânica;Código Tributário; cópiados relatórios da LRF re-ferentes ao exercício2012, devendo apresen-tar os anexos do RelatórioResumido da ExecuçãoOrçamentária (RREO) do

TCE realiza auditoria contábil nascontas da prefeitura e da Câmara de Tibau

Programa deenfrentamento a timidezabre inscrições parasérie de doze sessões

O programa de en-frentamento da timi-dez, promovido peloDepartamento de Psi-cologia da Universida-de Federal do RioGrande do Norte(UFRN), é um projetode terapia breve, reali-zada em grupo, parapessoas com dificulda-de de se comunicar.

Sob a coordenaçãoda professora Neucia-ne Gomes da Silva, oprojeto consiste emaprimorar as habilida-des sociais das pes-soas, contribuindo pa-ra a diminuição do me-do e ansiedade.

O público-alvo sãojovens e adultos, e asvagas são abertas a to-da a comunidade. Osinteressados podem

procurar o Serviço dePsicologia Aplicada(Sepa), que está loca-lizado ao lado da Bi-blioteca Central ZilaMamede, na UFRN.

As inscrições serãorealizadas até o dia 30de agosto. Estas tam-bém poderão ser feitaspor telefone, de segun-da a sexta-feira, das7h30 às 17h30, atravésdos números 3215-3603/3215-3604.

Serão realizadas 12sessões, com encontrossemanais com duraçãode 2 horas/cada. Oatendimento será feitoem grupo e ocorrerá emum desses horários: se-gunda-feira, das 9h às11h ou das 14h às 16he quarta-feira, das9h30 às 11h30.

6º bimestre; cópia dos re-latórios da LRF referen-tes ao exercício 2012, comos anexos do Relatório deGestão Fiscal (RGF) do 2ºsemestre; Lei de Criaçãodo Conselho do Fundeb,portaria de nomeação dosmembros do Conselho,

Plano de Carreira do Ma-gistério Público Munici-pal, relação de transpor-tes contratados com re-cursos do Fundeb e cópiade todas as atas de reu-niões do Conselho no exer-cício 2012.

Os autores farão con-

sultas também no Regi-mento Interno da Admi-nistração Direta; ato dedesignação dos responsá-veis pelas atividades decontrole interno vigenteem 2012 e relatório dasatividades de controle in-terno em 2012.

Page 20: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

Social4 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 21 de agosto de 2013

MUDANDOA Câmara Municipal de Al-

mino Afonso decidiu mudaro horário das sessões das 15hpara as 18h das sextas-feiras.A votação ocorreu na últimasessão da Casa legislativa, on-de foi aprovada por 6 dos 9vereadores. Lembramos queas sessões são transmitidasao vivo pela FM Educativada cidade.

PEREGRINAÇÕESAs peregrinações com a

imagem do Sagrado Coraçãode Jesus, nosso padroeiro nascidades do Natal e Mossoró,foram iniciadas este mês. EmNatal, os responsáveis são Ce-zinar Carneiro Leite e Tar-delly Nascimento; já em Mos-soró, Maria Dalva Nunes Car-los é responsável. O objetivoé levar o nosso padroeiro a vi-sitar as residências dos almi-no-afonsenses.

SANTUÁRIO DO LIMANo dia 7 de setembro, no

Santuário do Lima, em Pa-tu, acontecerá mais uma Ro-maria da Legião de Maria. To-dos os legionários da Diocesede Santa Luzia de Mossoró es-tão convidados. Mais infor-mações no site: www.santua-riodolima.com.br. Chiquita Duarte com os filhos Cynara, Vandérbio e Simone

SocorrinhaPaiva,

almino-afon-sense

residente emNatal

JUSTA HOMENAGEMA Câmara Municipal de Rafael Godeiro aprovou o projeto do vereador Sargen-

to Carlos, que dá o nome da saudosa professora Luzia de Paiva Medeiros à crechemunicipal. Uma homenagem merecida, uma vez que ela foi uma grande professo-ra na cidade.

Dona Socorro Duarte comseu esposo, o senhor Jonas Paulo

ArizelhoTrajanocom suamãe, donaOzelita

Rubiana Paiva, aniversariante da sexta-feira

Luysa Nunescomemorouseuaniversário nodomingo

PARA REFLETIR"Engana-se quem pensa que ser feliz é ter dinhei-

ro. Feliz de verdade é aquele que tem Deus no coração."

FELIZ ANIVERSÁRIOSenhora Francisca Duarte (Chiquita de Nô), dona So-

corro Duarte (mãe do vice-prefeito de Lucrécia, Raimun-dinho Duarte), Luysa Maria Nunes, Arizelho Trajano, So-corrinha Paiva, Rubiana Paiva, Rodolfo Tomaz, JacksonFigueiredo, Edilene Cavalcante, Regilson Souza e Fa-brícia Fernandes Medeiros. Felicidades a todos.

Page 21: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

Cidades 5www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 21 de agosto de 2013

AREIA BRANCA -Foi aberto oficialmente nosábado, 17, o Campeona-to Municipal de Futebolde Areia Branca, versão2013. O certame contacom a participação de 10equipes, com predomi-nância da zona rural. Arealização é da Liga deFutebol Areia-bran-quense (LFA) com apoio

da Prefeitura de AreiaBranca, por meio da Ge-rência Executiva de Es-portes e Lazer.

Este ano, a prefeitaLuana Bruno (PMDB) es-tá garantindo uma pre-miação no valor de R$ 8mil para o campeão e o vi-ce, sendo R$ 5 mil para ovencedor do campeonatoe R$ 3 mil para o segun-

do colocado. Até o tercei-ro lugar na competição re-ceberá ainda troféus e me-dalhas.

Ainda como suportepara garantir o brilhan-tismo da competição, aprefeitura está disponibi-lizando o transporte pa-ra as oito equipes da zo-na rural se deslocarempara o Estádio Municipal

Dr. Gentil Fernandes,“Fernandão”, na zona ur-bana, local dos jogos, alémde distribuir material es-portivo e manter em diasde jogos uma ambulân-cia de prontidão com umaequipe de profissionais dasaúde.

A prefeita Luana Bru-no também está assegu-rando uma complementa-

ção financeira da ordemde R$ 2.800 para a arbi-tragem.

De acordo com o ge-rente de Esportes, CésarAlbuquerque, os jogosacontecem aos sábados,às 20h, e domingos, às16h. Na abertura docampeonato, no sábado,a equipe do Serrano es-treou com vitória por

2x1sobre o Upanema.No domingo, 18, o Somo-ban passou fácil pelaequipe do Ponta do Mel,pelo placar de 4 a 1.

Nos próximos jogos dacompetição, no sábado,24, às 20h, o São Cristó-vão enfrenta o Pedrinhas,e no domingo, 25, às 16h,o confronto será entre Bo-tafogo e Nova União.

Na próxima segunda-feira, 26, será realizadaa edição de agosto do pro-jeto “Me explica, Me En-sina”, a partir das 19h, noAuditório B do CCHLA.Este mês, a temática se-rá “Cânone literário x Li-teratura de Cordel”. Osconvidados são MarthaGonçalves (professora deLiteratura), Ana Santa-na (professora do DPEC)e o cordelista Marcos Me-deiros.

O “Me explica, Me En-sina” é um projeto de pe-riodicidade mensal do cur-so de Letras em parceria

com o Departamento deLínguas e Literaturas Es-trangeiras Modernas(DLLEM). De acordo coma professora Izabel Nasci-mento, participante doprojeto, “O objetivo é pro-mover diálogos sobre te-mas que não fazem parteda grade do curso, e, comisso, compartilhar novaspesquisas e olhares”.

As inscrições são gra-tuitas e podem ser reali-zadas via Sigaa, atravésda aba extensão, ou nodia do evento. Os partici-pantes receberão certi-ficados.

NATAL - As estaçõesde transferência serãoampliadas para oferecermais conforto aos usuá-rios e ganharão um no-vo layout. Um processode licitação para execu-tar essa reformulação jáfoi iniciado pela Prefei-tura do Natal, por inter-médio da Secretaria Mu-nicipal de MobilidadeUrbana (Semob), e a pre-visão é de que a primei-ra estação de transferên-cia seja reformada aindaneste semestre.

Com a reformulação,as estações serão amplia-das, ganharão novo la-yout, iluminação no te-to, local exclusivo paraportadores de necessida-des especiais, painéis emvidro, novos pisos inter-no e externo, piso tátil, ar-condicionado, catracas,mesas, cadeiras, bancosde apoio, mesa para com-putadores, painéis des-tinados às informaçõesdas linhas de integração,além de dados sobre a ci-dade.

A área externa, no en-

Em Natal

Estações de transferência serão ampliadas

Areia Branca

Cultura

Prefeitura oferece apoio logístico e premiaçãopara o campeonato municipal de futebol

Projeto de extensãoda UFRN promovedebate sobreliteratura de cordel

Unidades ganharão novo layout com projeto paisagístico e melhorias na acessibilidade

Primeira unidade, a Estação Carrefour deverá estar concluída ainda neste semestre

torno da estação, tambémganhará uma nova caracom projeto paisagístico emelhorias na acessibili-dade. O espaço disponibi-lizará ao usuário novaspossibilidades de entrete-nimento e estudo, comoserviços de acesso à inter-net, bancadas para estu-dos e reuniões.

“O processo de licita-ção foi dividido em duaspartes. A primeira dizrespeito às obras de re-forma e ampliação, e nasegunda etapa serão lici-tados os equipamentosque serão disponibiliza-dos para os usuários”, ex-plica Jaime David Bal-derrana, diretor do De-

partamento de Estudos eProjetos da Semob.

A previsão da Secreta-ria Municipal de Mobili-dade Urbana é que, en-tre o processo de licita-ção e a execução das o-bras, a primeira unidade,a Estação Carrefour este-ja concluída ainda nestesemestre.

Page 22: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

Social6 Quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A estudante Letícia recitando poema com colegas de classe na Escola Jardim de Infância

ComandanteAderlan,

subcomandanteLuciano

e vereadoresna Câmara Municipal

Diretora Ubernilda eprofessores daEscola Gregóriona visita ao Valedos Dinossauros

[email protected]

Jorge

www.omossoroense.com.br

Festa de Santa Teresinha 2013Do dia 22 de agosto ao dia 1º de

setembro, em nossa cidade, será re-alizada a Festa de Santa Teresinha2013, tendo por tema "Santa Tere-sinha: modelo admirável de fé". Ascelebrações ocorrerão na capela dobairro Cascalho. Fica o convite pa-ra que todos façamos parte de maisessa festa cristã. A programação es-tá imperdível.

ReinauguraçãoNo dia 16 de agosto, no Hospital

Guiomar Fernandes, houve a reinau-guração de sua ala pediátrica. O se-tor, que estava em desuso, recebeuuma renovação completa, mudan-do suas estruturas e itens precisos.De fato, a repaginada trará incon-táveis melhorias para a criançadaque irá dispor desse novo ambienteaconchegante.

Vale dos DinossaurosSábado, dia 17 de agosto, os es-

tudantes da Escola Dr. Gregório dePaiva viajaram até a cidade deSousa- PB em comemoração ao Diado Estudante. Na ocasião, os estu-dantes visitaram o museu onde vi-ram fósseis, réplicas de dinossauros,obtiveram várias informações con-tribuintes para o aprendizado e ex-periência escolar.

Encontro finalNeste dia 23 de agosto, na Escola

Cel. Manoel Emídio de Sousa, haveráo encontro presencial final do Cur-so de Competências Básicas do Pro-grama Formação pela Escola. Apro-veitamos a oportunidade para pa-rabenizar todos os cursistas!

Dia do EstudanteEm alusão ao Dia do Estu-

dante, a Escola Jardim de In-fância promoveu uma progra-mação rica de brincadeiras emuita diversão aos seus alunos.Muitas peças foram encenadas,danças, apresentações de tra-balhos e brincadeiras fizeramtodos vibrarem de felicidade.

Boas-vindasNa manhã do dia 16 de agos-

to, os vereadores de nossa ci-dade receberam, na Câmara deVereadores, a ilustre presen-ça do novo comandante da Po-lícia Militar, capitão AderlanBezerra de Araújo, acompa-nhado do subcomandante te-nente Luciano. Além de seremrecebidos com bastante hos-pitalidade, abriu-se ainda umaconversação sobre a importân-cia da segurança pública cadavez mais efetiva e das uniõesdos órgãos públicos para me-lhorar a comunidade.

AniversariantesParabenizamos por mais um ano de vida e desejamos felicidades,

saúde e sucesso aos aniversariantes:

Leilane Oliveira- 20/8

Fabiano Medeiros- 20/8

João Pedro Pires- 21/8

Ricardo Pereira- 21/8

João Vitor Félix- 24/8

Francisco de Assis Barbosa- 25/8

Filomena Mônica Barbosa- 27/8

Page 23: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

Cidades 7www.omossoroense.com.br Quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Em Pipa

Sesc leva programação aoFest Bossa & Jazz

Festival chega à suaquarta edição

Dentro da proposta deoferecer atividades cultu-rais gratuitas e de quali-dade à população, o Sis-tema Fecomércio/RN, pormeio do Sesc, participarádo IV Fest Bossa & Jazz.O festival, realizado napraia de Pipa, litoral sulpotiguar, de 22 a 25 deagosto, receberá uma vas-ta programação carimba-da pelo Sesc, envolvendocinema, workshops comartistas que são atraçõesdo evento, palestras so-cioambientais, apresen-

tações musicais itineran-tes e fixas. Toda a progra-mação está disponível nos i t ewww. fes tbossa -jazz.com.br.

Um dos destaques le-vados pelo Sesc será abanda Bossa & JazzStreet Band, encabeçadapelo maestro portuguêsEugênio Garça, professorda orquestra xilofônica doSesc. A banda se apresen-tará de forma itinerantepelas ruas de Pipa diaria-mente, abrindo a progra-mação e entretendo o pú-

blico nos intervalos. NoPalco Sesc, músicos locaisreceberão todos os dias ar-tistas que se apresenta-ram no evento, de modoa encerrar a programaçãodiária com shows únicos.

O CineSesc Royal Ci-nema também será umadas atrações, com filmestemáticos sobre bossanova, jazz e blues e ou-tros voltados ao públicoinfantil. Ao todo, 81 fil-mes, entre longas e cur-tas-metragens, serãoexibidos diariamente,

das 10h às 19h.Além disso, o Sesc pro-

moverá diariamente ofi-cinas socioambientais,palestras e workshops.Exemplos de atividadesna área são as oficinas depercussão com materiaisreciclados e os workshopsde guitarra blues e de lu-teria para guitarra. Odestaque fica por conta domúsico Stanley Jordan(EUA), uma das princi-pais atrações do festival,que ministrará workshopde guitarra.

Em 2013, o festivalchega à sua quarta edi-ção, seguindo com a ideiapioneira e ousada de ofe-recer ao público do esta-do do Rio Grande do Nor-te e região espetáculosde jazz, blues, bossa no-va e de boa música ins-trumental.

Este ano, o Fest Bos-sa & Jazz será realiza-do inteiramente na pra-ia da Pipa, com uma es-trutura especialmentedesenvolvida para abri-

gar o evento, em umaárea de 1.800m², emmeio à natureza exube-rante da região, com ba-res, estacionamento nolocal e acesso pela ruaprincipal do vilarejo,próximo a hotéis, pousa-das e restaurantes.

O festival será total-mente gratuito e conta-rá com 12 shows de ar-tistas locais, nacionaise internacionais, comoKhrystal (RN), IvanLins, Stanley Jordan

(EUA) e Peter “Mad Cat”Ruth (EUA), workshopsmusicais e oficinas so-cioambientais, feira deartesanato e um mostrade documentários e fil-mes sobre jazz, bossa no-va e blues.

Aproveitando a geo-grafia e o perfil turísticoda cidade, a produção doevento traz novamente,graças à parceria com oSesc RN, um dos grandessucessos da edição pas-sada, a banda Bossa &

Jazz Street Band, parafazer todas as noites umtrajeto da praia principalaté a área do festival,convidando moradorese turistas para o iníciodas apresentações e en-tretendo o público nos in-tervalos entre os shows,e neste ano apresentan-do-se pela manhã nas es-cadarias do centro co-mercial Vila Mangueira,na principal rua do vila-rejo e acesso à praia docentro.

Ivan Lins é uma das atrações do evento

Cinema, workshops, oficinas e apresentações musicais se integram ao festival

OPORTUNIDADE

VENDE-SE SANDERO EXPRESSION 1.0 16V ANO 2008, COM D.H, AR. V.D, TRAVA ESOM AUTOMOTIVO.

INTERESSADOS LIGAR PARA:(84) 8811-1275 / 3316-1275

Page 24: Mossoró - RN, 21 de agosto de 2013 - Nº 16.424 QUARTA-FEIRA …p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_21… · Campos Xavier, Pedro Torós Belian e José Aelson

Cidades8 www.omossoroense.com.brQuarta-feira, 21 de agosto de 2013

Patronato rural define reunião para discutir pauta reivindicatória e salarial dos trabalhadores

Avaliação

NATAL/INTERIOR- Na última terça-feira,20, data em que ocorreua primeira audiência sobintermediação da unida-de do Ministério do Tra-balho e Emprego (MPE),em Mossoró, sobre a pau-ta reivindicatória e sala-rial 2013/2014 dos traba-lhadores rurais do seg-mento da fruticultura ir-rigada do Estado, se deua publicação de Edital deConvocação direcionadoao segmento patronal.

Publicado pela direto-ria da Federação da Agri-cultura e Pecuária do Es-tado do Rio Grande doNorte (Faern), assinadopelo presidente da enti-dade, José Álvares Viei-ra, o documento chama oempresariado do setorpara um encontro que ob-jetiva justamente conhe-cer todos os itens da men-cionada pauta. Cópia doEdital em questão foi pu-blicada no exemplar deterça-feira do Diário Ofi-cial do Estado (DOE).

Conforme o texto, ochamamento é voltadopara representantes desindicatos de proprietá-rios rurais, produtores eempresas rurais do seg-mento da fruticultura ir-rigada dos municípios deMossoró, Baraúna, Assú,Ipanguaçu, Carnaubaise Macau, para uma reu-nião no dia 27 deste mês.O objetivo: examinar apauta de reivindicações

Campanha Apae-Energia conclui primeiraetapa e prepara execução de segundo estágio

Doações

Prefeitura deIpanguaçu abrevagas para seleçãode artistas para Auto do Natal 2013

Preparação

ASSÚ - Está chegan-do ao fim a primeira fa-se da campanha denomi-nada Apae-Energia, rea-lizada pelo núcleo da As-sociação de Pais e Ami-gos dos Excepcionais(Apae), em Assú, e quetem o caráter de sensibi-lizar a população a con-tribuir voluntariamen-te com recursos que pos-sam permitir a manuten-ção da entidade e, sobre-tudo, o acesso de mais 30crianças portadoras de

necessidades especiaisque estão na fila de es-pera.

"Estamos chegando aofinal desta primeira par-te [da campanha] com osucesso esperado, graçasa Deus", declarou Radi-mack Freire, responsá-vel pela coordenação dainiciativa. Segundo ele,este estágio inicial con-sistiu de visitação resi-dencial, onde as pessoascredenciadas pela Apaeabordavam os morado-

res, falando dos objetivosda campanha que se tra-duz na captação de doa-ções - a partir de R$ 3,00-, valor que é acrescido naconta de luz.

Os doadores voluntá-rios autorizam numa fi-cha específica a inserçãodo valor que representa-rá sua contribuição à A-pae na fatura mensal deconsumo da conta de luzemitida pela CompanhiaEnergética do Rio Gran-de do Norte (Cosern). Ra-

dimack Freire observouque, superado este pri-meiro instante, agora osesforços serão concentra-dos na segunda etapa."Essa próxima etapaabrangerá as entidades einstituições", frisou.

Ele explicou que, em-bora a tarefa casa a casaesteja sendo concluída, aspessoas que se sentiramdesejosas de colaborarcom a organização filan-trópica podem continuara fazê-lo, se dirigindo dia-

riamente, de segunda asexta-feira, à sede daApae, localizada no bair-ro do IPE. "todos os diastemos pessoas lá [na se-de da Apae] para aten-der quem tiver o desejo detambém cooperar com otrabalho que é realizadopela entidade", enfatizou.

COMÉRCIO Radimack Freire

acrescentou que, além dociclo que compreenderáentidades e instituições

diversas do município,haverá um terceiro está-gio, que tem por finalida-de visitar os estabeleci-mentos comerciais da ci-dade. "Durante a visitadomiciliar percebemosmuitas casas fechadasporque as pessoas estãono trabalho, então vamosaproveitar para percor-rer estes locais para le-var a este público a men-sagem da campanha be-neficente", finalizou ocoordenador.

Faern encabeçará encontro a partir das 9h, na sede do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte

Empresários debaterão pedidos encaminhados pelo sindicato dos operários rurais

unificada apresentadapelos sindicatos de traba-lhadores rurais de tais ci-dades.

CONTRAPROPOSTA O encontro chamado

pela Faern será realizadoa partir das 9h, na sede do

Comitê Executivo de Fi-tossanidade do Rio Gran-de do Norte (Coex/RN),em Mossoró.

A expectativa é que areunião do patronato ru-ral com a direção daFaern resulte na defini-ção dos pontos que re-

presentarão o teor dacontraproposta que o se-tor apresentará ante apauta dos operários ru-rais. Essa contrapropos-ta deverá ser oficialmen-te exibida quando da se-gunda audiência sobre otema.

Os artistas de Ipan-guaçu têm uma novaoportunidade paraparticipar do elenco doAuto do Natal 2013, éque a Prefeitura deIpanguaçu e a Secre-taria Municipal deCultura e Turismoabriram esta semanao período de inscriçõespara as oficinas prepa-ratórias para a esco-lha do elenco.

Segundo o secretá-rio de Cultura e Turis-mo, Fernando Neto,qualquer pessoa domunicípio pode parti-cipar das oficinas, quebusca construir o no-vo elenco para o autoque terá sua apresen-tação vivenciada emdezembro, "todos são

convidados a partici-par, jovens e adultos,a cultura deve fazerparte da vida de todos,com as oficinas prepa-ratórias esperamosdescobrir novos talen-tos", fala o secretário.

As inscrições sãogratuitas e podem serrealizadas até estasexta-feira (23), das 7às 13h no Teatro Ma-ria Eugênia, sala 1.

A primeira oficinapreparatória estámarcada para o sába-do (24) no Centro Inte-grado da Cidadania(CIC), às 9h, com ofi-cinas de teatro, dan-ça e canto com os pro-fessores Nilberg Al-cântara, Ceiça Costa eJoão Santos.