marketing digital para pequenas empresas - … · um guia com os principais conceitos das...

43
MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS Um guia com os principais conceitos das ferramentas mais utilizadas pelas pequenas empresas.

Upload: duongtruc

Post on 26-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

Um guia com os principais conceitos das ferramentas mais utilizadas pelas pequenas empresas.

ÍNDICE

Introdução

Público-Alvo

Persona

Site

SEO

Google AdWords

Facebook

Instagram

Linkedin

E-mail Marketing

Medidno os Resultados

03

07

09

12

15

23

26

32

35

37

40

Introdução

Quantas vezes você ouviu falar que estamos na era da informação?

Além de ouvir falar, você é capaz de presenciar isso todos os dias quando abre a sua caixa de e-mails, responde mensagens no whatsapp ou busca por um produto ou serviço no Google. Basta olhar um pouco para o passado para entendermos como o mercado e o consumo vem mudando muito, em pouco tempo.

Com a internet o consumidor conquistou o poder de pesquisar, comparar, classificar, divulgar, reclamar, e comprar de qualquer parte do mundo. Isso tem exigido muito mais profissionalização das empresas brasileiras.

Com o mercado extremamente competitivo e a concorrência aumentando, as estratégias de marketing que vinham sendo utilizadas já não são eficientes e não trazem tanto retorno, surgindo então o marketing de resultados, que engloba um modelo com estratégias bem elaboradas, precisas e personalizadas, que aliadas aos processos tecnológicos aumentam o desempenho das empresas e ajudam a manter um relacionamento de longo prazo com o consumidor.

Depois do marketing de relacionamento surgiu o marketing digital, que é um conjunto de ações estratégicas aplicadas nos meios digitais (internet e tecnologias móveis), para conquistar e fidelizar clientes, elevando a participação da empresa no mercado.

Quando alguém fala de marketing digital ou mídias sociais para negócios, pensamos imediatamente no Facebook. Porém o Facebook é apenas uma das inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas e suas funcionalidades vão mais além do botão de impulsionar.

03

Como era no passado? Não tem muito tempo e lista telefônica era a forma como os consumidores localizavam as empresas, produtos e serviços que precisavam.

04

Como é hoje? Na maior parte das decisões que toma atualmente, o consumidor consulta antes o Google.

05

Ter um site, atender clientes pelas redes sociais e enviar promoções pelo celular agora faz parte do novo modelo de marketing, e adaptar-se a essa nova era não é só questão de estar a frente do concorrente, mas sim uma questão de sobrevivência para as empresas.

06

PÚBLICO-ALVO

Capítulo 1

07

8

PÚBLICO-ALVO

Qual a idade média?

A maioria são homens ou mulheres?

Qual o grau de escolaridade?

Qual a renda mensal?

Seus hábitos de consumo e de navegação na internet?

O primeiro passo para uma estratégia dar certo em marketing digital é conhecer o seu público-alvo, ou seja, quem são as pessoas que procuram e consomem seus produtos e/ou serviços.

Quando você conhece as principais características do seu público, fica mais fácil entender as reais necessidades e desejos que motivam os usuários a comprarem o produto, e conhecendo a motivação, a estratégia de marketing fica mais eficiente.

08

PERSONA

Capítulo 2

09

Definindo a Persona

Depois de definido seu público-alvo, vem a definição da persona, que é basicamente um personagem fictício que representa o seu real público. A criação da persona, é importante para que sua empresa envie a mensagem certa para o seu público de forma clara e coerente.

A construção da persona adequada irá te ajudar a determinar qual o tipo de conteúdo que você precisa produzir e definir os tópicos sobre os quais você deve escrever.

10

Exemplo:

11

SITE

Capítulo 3

12

Site

Um site bem elaborado, que seja rápido, fácil de navegar e que seja compatível com dispositivos móveis já é um bom começo.

O seu site institucional não precisa ter funcionalidades avançadas, mas é importante que tenha informações sobre sua carreira ou da sua empresa em uma sessão SOBRE. Outra página sobre os seus PRODUTOS e/ou SERVIÇOS, contendo descrições objetivas sobre o que você vende e se possível algumas fotos e uma página com informações de CONTATO como seu endereço, telefone e e-mail também são imprescindíveis.

13

Mas por que preciso de um site se já tenho uma página no Facebook?

- O Facebook não é seu, o site é!

- Um site profissional aumenta sua credibilidade, pois informa de forma objetiva o institucional e os objetivos da empresa .

- Se você quer que seu produto ou serviço seja encontrado nos buscadores, um site terá uma performance melhor do que uma página do Facebook.

X

14

SEO

Capítulo 4

15

Pronto, agora tenho um site, já vou começar a aumentar as vendas?

Se uma loja está localizada em uma rua deserta com pouco ou nenhum movimento e não possui uma fachada atraente fica mais difícil as pessoas encontrarem e consequentemente comprarem os produtos. O mesmo ocorre com um site, é preciso que ele esteja nas primeiras páginas dos buscadores para que as pessoas o encontrem.

Ainda não! Pois seu site precisa ser encontrado pelos canais de busca.

16

SEO

Existem algumas técnicas que auxiliam para que seu site seja facilmente encontrado pelos clientes e tenha melhor posição dentro dos buscadores. Neste e-book vamos falar sobre duas técnicas que são as mais utilizadas: SEO e Google AdWords.

O SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de ferramentas que são utilizadas para que os buscadores, como por exemplo, o Google encontrem seu site de maneira orgânica, ou seja, sem anúncios pagos, mas nas primeiras páginas.

PAGOS

ORGÂNICOS

17

De nada adianta seu site estar publicado, mas aparecer na vigésima página do buscador, uma vez que muitas pesquisas mostram que as pessoas não costumam ir além das primeiras páginas.

18

Você tem um site? Você sabe se ele está bem posicionado no Google?

Vamos fazer um exercício rápido:

É importante que você abra uma aba anônima no seu navegador. (Quando você utiliza uma aba anônima o Google entende que você é um “novo” usuário e desta forma não mostra os resultados que você costuma acessar).

No Google Chrome ou Opera você pode utilizar o atalho: Ctrl+Shift+N

No Internet Explorer ou Mozilla Firefox: Ctrl + Shift + P

Nesta nova aba anônima que abrirá digite uma palavra relacionada ao seu negócio, como por exemplo: “Imobiliária em Campo Grande”.

Seu site aparece nas 3 primeiras páginas?

Se você está nas primeiras páginas, parabéns! Isso significa que seu SEO está configurado corretamente e seu site está bem posicionado. (Importante, o trabalho de SEO deve ser contínuo).

Se você não está nas primeiras páginas significa que tem muito trabalho pela frente e precisa melhorar seu posicionamento se você quer ser encontrado pelo seu público.

19

Palavras-chave

Quando você utiliza palavras-chave relacionadas ao seu ramo de negócios o Google entende que você tem um conteúdo relevante sobre determinado assunto e começa a melhorar a posição do seu site. Com o uso das palavras adequadas inseridas nos textos, as pessoas encontram mais facilmente seu site e quando acessam estão gerando tráfego orgânico. Quanto mais tráfego seu site tiver, maiores as chances de ter um posicionamento mais eficiente dentro do buscador.

Exemplo:

Você é um corretor que trabalha com imóveis rurais no estado de Mato Grosso do Sul, e dentro dos textos do seu site você inclui palavras como: Imóveis Rurais, Chácaras para comprar, Fazendas em Mato Grosso do Sul. Quando as pessoas pesquisarem por essas palavras, o Google irá entender que o seu site tem o conteúdo relacionado com a pesquisa do usuário.

20

Exemplo:

Você é um corretor que trabalha com imóveis rurais no estado de Mato Grosso do Sul, e dentro dos textos do seu site você inclui palavras como: Imóveis Rurais, Chácaras para comprar, Fazendas em Mato Grosso do Sul. Quando as pessoas pesquisarem por essas palavras, o Google irá entender que o seu site tem o conteúdo relacionado com a pesquisa do usuário.

21

Outras técnicas avançadas de SEO como Tags, Sitemap e Link Building também são amplamente utilizadas, mas é importante que você procure sempre por um profissional ou empresa experiente para que as configurações sejam feitas de maneira correta, pois a política de diretrizes do Google é bem rígida

SEO se trata principalmente de qualidade e não quantidade! Não adianta escrever de forma indiscriminada 500 vezes a sua palavra-chave que você poderá ser penalizado pelo Google.

IMPORTANTE

Lembrando que o SEO é uma técnica minuciosa que funciona bem a longo prazo, para resultados a curto prazo indicamos ferramentas pagas.

22

GOOGLE ADWORDS

Capítulo 5

23

Quando você procura por um produto ou serviço no Google normalmente é porque:

Está pesquisando, pois gostaria de saber mais sobre determinado assunto;

Está pensando em comprar algo;

Tem uma necessidade urgente, para adquirir um produto ou serviço.

24

Exemplo:

Você é novo na cidade, não conhece ninguém e estourou um cano no banheiro. Você precisa de um encanador imediatamente, ou seja, é uma necessidade real, pois preciso resolver o quanto antes. Se você ainda não fez amizade com algum vizinho para pedir uma indicação, é bem provável que irá fazer uma pesquisa no Google. E se você está com pressa para resolver, vai ligar logo no primeiro que encontrar e não ficar horas navegando por diversas páginas do Google, visitando vários sites para então escolher um.

Os anúncios patrocinados fazem com que o seu site apareça nas primeiras posições de buscas do Google aumentando suas chances de fechar um negócio

O Google funciona com um sistema de leilão de palavras chaves onde o pagamento é cobrado a cada clique que você recebe no link do anúncio.

25

FACEBOOK

Capítulo 6

26

Neste ano de 2017 o Facebook atingiu a marca de 2 bilhões de usuários e com certeza muitos dos seus clientes, ou potenciais clientes utilizam a rede social.

Mas o que é preciso saber antes de levar minha empresa ou meu negócio para esta rede?

27

Dica 1: Crie uma página e não um perfil.

O perfil é utilizado para interações pessoais e a página é exclusiva para o seu negócio.

Dica 2: Preencha as informações de contato e sobre a sua empresa.

Desta forma fica mais fácil para as pessoas que encontrarem sua página entenderem o seu negócio e entrarem em contato com você por telefone ou até mesmo pessoalmente.

Dica 3: Alimente a página com fotos dos seus produtos.

Fotos bonitas dos seus produtos chamam a atenção e acrescentam credibilidade ao seu negócio. Lembre-se também de criar uma boa capa e colocar seu logo como avatar.

28

Dica 4: Lembre-se de utilizar a “persona”.

Quando for responder os comentários dos clientes ou mesmo quando estiver postando alguma coisa, lembre-se de que você é a “empresa” e precisa falar a linguagem dos seus clientes.

Dica 5: Convide seus amigos para curtirem sua nova página.

É possível convidar seus amigos para curtirem sua página e dessa forma não precisa começar gastando para ter fãs.

Dica bônus: Peça para seus clientes e amigos avaliarem sua empresa, colocando um depoimento e 5 estrelas na sua página.

(Além de dar mais credibilidade, pois as pessoas irão ver que outras estão falando bem do seu negócio, o próprio Facebook vai entender que sua página é relevante.)

29

Com a página criada e configurada é possível começar a investir em anúncios pagos!

Mas por que pagar por anúncios?

Com os anúncios pagos do Facebook é possível segmentar as mídias para que atinjam pessoas que realmente têm maior propensão a consumir seus produtos ou serviços e também é possível medir os resultados e adaptar as estratégias.

30

Com o aumento da popularidade e da publicidade na rede, o Facebook começou a diminuir o alcance das publicações em 2012 para aproximadamente 12% e hoje estima-se que cerca de 6% das pessoas que curtiram a sua página irão ver a sua postagem.

Resumindo, se você tem uma página com 1000 fãs e posta uma foto do seu produto, cerca de 60 pessoas irão ver a foto no feed de notícias, as outras só irão ver o post se acessarem sua página.

Algumas dicas como, por exemplo, se atentar aos horários mais populares devem ser utilizadas e auxiliam, mas não aumentam exponencialmente o

alcance das publicações.

31

INSTAGRAM

Capítulo 8

32

Além de ser uma das redes que mais crescem no mundo, os usuários do Instagram tendem a curtir e comentar mais do que os usuários do Facebook.

Empresas de segmentos variados como gastronomia, beleza, moda e turismo se beneficiam muito desta rede, pois lidam com imagens, o que atrai muitos consumidores.

Os anúncios patrocinados e a possibilidade de segmentações, são criados através do Facebook e funcionam de forma similar.

A utilização de hashtags # funciona muito bem nesta rede atraindo pessoas do mundo inteiro com interesses em comum.

Outra vantagem poderosa é a possibilidade divulgar seus produtos através de influenciadores, que são pessoas que se possuem muitos seguidores e são conhecidos por serem formadores de opinião.

33

1 – Fotos com boa qualidade.

2 – Legendas envolventes.

3 – Hashtags Exclusivas.

4 – Conte uma história.

5 – Interaja e se envolva com seu público.

6 – Promova seus produtos.

7 – Conquiste engajamento (não pague por isso).

8 – Utilize o Instagram Direct.

9 – Utilize vídeos.

10 – Utilize as ferramentas de negócios (Insights).

34

#DICASDESUCESSO

LINKEDIN

Capítulo 9

35

Se você negocia com grandes empresas ou pessoas influentes no mundo dos negócios é extremamente importante estar presente nesta rede, pois é uma das mais acessas por profissionais de diversas empresas além de ser considerada uma rede com caráter mais profissional, diferentemente do Facebook que possui características mais informais e sociais.

Um perfil com informações bem completas e dados de contato são importantes para uma boa apresentação pessoal e do seu negócio.

Assim como o Facebook, você pode fazer uma página e também utilizar os anúncios pagos, porém os valores dos anúncios são um pouco mais altos do que no Facebook.

36

E-MAIL MARKETING

Capítulo 10

37

E-mail Marketing

Não estamos falando sobre encher a caixa de e-mail dos seus clientes com um monte de promoções. Estamos falando de uma ferramenta poderosa e estratégica para entregar valor e conteúdo para os clientes.

Existem ferramentas gratuitas que enviam para até 2 mil contatos sem cobrança, sendo assim pode-se ser considerada uma forma de publicidade com baixo ou até zero custo.

38

IMPORTANTE:

1 - NÃO compre listas de e-mails

Ética em primeiro lugar!

2 - Título Atrativo

O título do seu artigo e do seu e-mail são muito, muito importantes.

Procure não extrapolar 70 caracteres. Menos é mais.

3 – Otimize suas Newsletter para Mobile

Estudos mostram que 38% das pessoas abrem e-mails no seu aparelho móvel.

4 – Não envie e-mails com alta frequência

69% das pessoas citam que esta é a razão número 1 para descadastrarem seu e-mail. Evite o contato a todo momento e só envie e-mails que são realmente necessários, tendo algo de valor para seus leitores.

5 – Evite e-mails longos

Essa dica vale para qualquer tipo de comunicação, seja texto, vídeo ou apresentações. Escreva apenas o essencial. E nada mais.

6 – Diga aos leitores porque eles recebem seu e-mails

Se a pessoa receber um e-mail seu e não lembrar o porquê está recebendo, serão grandes as chances marcar seu e-mail como spam.

39

MENSURANDO OS RESULTADOS

Capítulo 11

40

Medindo os resultados Quando você realiza uma propaganda na televisão ou em um outdoor, é complicado conseguir medir se o seu investimento está dando retorno, pois você não consegue saber exatamente quantas pessoas viram e foram impactadas por aquele anúncio.

No marketing digital é diferente, pois é possível mensurar os resultados das campanhas e gerar relatórios que te auxiliam a ajustar as estratégias e entender o que está dando certo e o que não está performando bem.

Exemplo:

Você vende sapatos femininos e investiu 1000 reais colocando um outdoor em um ponto movimentado da cidade. Você não consegue saber a quantidade de mulheres e homens que visualizaram, não é possível saber a idade do público que foi impactado e não é possível saber a quantidade de pessoas que gostou ou não do seu anúncio.

Quando você investe 0s mesmos 1000 reais no Facebook ou no Google, ao término da campanha você consegue puxar todas essas informações e desta forma saber se a campanha teve um bom resultado, quem é o público realmente interessado no seu produto e se o seu investimento teve retorno financeiro.

41

42

O Marketing Digital é só uma parte Para resultados comerciais consistentes o empresário deve usar mais de uma estratégia de prospecção, captação e conversão.

Gostaria de convidar você a conhecer a Tríade do Gestor em Vendas, onde você vai descobrir que o marketing digital é um pilar que sustenta uma das três engrenagens da Alta Performance em Vendas.

Para saber mais, CLIQUE NA IMAGEM AO LADO e veja o vídeo na página explicativa.

ALINE PEREIRA

Com mais de 2720 horas de consultoria prestadas, já ajudou mais de 70 pequenas e médias empresas a melhorarem suas performances e aumentarem as vendas através de estratégias de Marketing Digital. É formada em Administração de Empresas, Pós graduada em Economia Ambiental e possui diversos cursos de gestão, liderança, finanças, design e marketing.

Autores

ALEXANDRE HENRIQUE SOUZA

O Alexandre Souza foi eleito pela Revista VendaMais um dos melhores treinadores em gestão e vendas do Brasil, já que possui a prática como empresário que abriu, até o momento, 24 empresas legalmente no Brasil, e a didática como professor desde 2007 em Universidades e em MBAs nas áreas de Administração, Liderança, Marketing e Vendas.

[email protected] / (67) 98209-9628 www.adm5consultoria.com