jovem socialista 511

4
Director Igor Carvalho Directores-Adjuntos André Valentim, João Correia e Susana Guimarães Equipa Responsável Alexandra Domingos, Bruno Domingos, Guido Teles, Mariana Burguette, Marta Pereira, Richad Majid e Vasco Casimiro ÓRGÃO OFICIAL DA JUVENTUDE SOCIALISTA Socıalista Jovem 511 JUnHO 2012 Convenção JS Açores Discussão programática com vista às eleições regionais do próximo Outono ›› A JS marcou uma vez mais, de forma emblemática, presença na descida da Avenida da Liberdade enquadrada nas comemorações populares do 25 de Abril. 25 ABRIL NO CENTRO DAS PRIORIDADES DA JS Semanas Federativas Castelo Branco + Coimbra

Upload: juventude-socialista

Post on 10-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

27 de Junho de 2012

TRANSCRIPT

Director Igor Carvalho Directores-Adjuntos André Valentim, João Correia e Susana GuimarãesEquipa Responsável Alexandra Domingos, Bruno Domingos, Guido Teles, Mariana Burguette, Marta Pereira, Richad Majid e Vasco Casimiro

ÓRGÃO OFICIAL DA JUVENTUDE SOCIALISTA

SocıalistaJovem nº 511 JUnHO 2012

Convenção JS Açores Discussão programática com vista às eleições regionais do próximo Outono

›› A JS marcou uma vez mais, de forma emblemática, presença na descida da Avenida da Liberdade enquadrada nas comemorações populares do 25 de Abril.

25 abril no centro das prioridades da js

Semanas Federativas Castelo Branco + Coimbra

SocıalistaJovem

Semana Federativa de Castelo BranCoA visita do Secretário-Geral ao distrito de Castelo Branco no âmbito das Semanas Federativas arrancou no dia 4 de Maio, tendo focado as dificuldades sentidas no interior do País pela crise e identificado boas práticas autárquicas que procuram contrariam as tendências de desertificação.

Iniciando o seu programa em Proença-a-Nova, onde pôde analisar a acção da autarquia socialista na mobilização de investimentos criadores de emprego, Pedro Delgado Alves marcou ainda presença em Castelo Branco onde constatou o investimento do município em políticas culturais e de requalificação urbana.

O segundo dia da jornada foi dedicado a nova ronda de contactos com o tecido empresarial do distrito, em Vila Velha de Ródão e na Covilhã, e marcado por uma reunião de trabalho com a Associação Académica da Universidade da Beira Interior, onde se discutiram as dificuldades sentidas pelos estudantes no quadro do novo regime de bolsas de acção social.

O último dia do périplo contou com visitas ao Museu Judaico e à Sinagoga de Belmonte, à aldeia de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova e ao centro geodésico de Portugal, em Vila de Rei.

Semana Federativa de CoIMBraA agenda das semanas federativas foi marcado no início do mês de Junho pela ronda pelo distrito de Coimbra, que arrancou com uma visita a Con-deixa-a-Nova, seguida de uma visita à Expo Miranda e às obras paradas do Metro do Mondego, em Miranda do Corvo, onde se realizou ainda um debate sobre politicas de juventude.

O percurso do Secretário-Geral assinalou de seguida diversas visitas e pas-sagens de contacto com militantes em Oliveira do Hospital, Penela, Arganil e Lousã, tendo ainda sido marcado pela visita a novos equipamentos culturais e escolares no concelho de Tábua.

No último dia do périplo, realizaram-se visitas a equipamentos escolares e a associações culturais na Figueira da Foz, procedeu-se a uma visita e reunião na Real República Rás-Ta-Partam, em Coimbra, onde fez o balanço do impacto das alterações à lei do arrendamento sobre as Repúblicas da cidade, tendo terminado a jornada com uma visita ao Centro de Alto Rendimento de Remo de Montemor-o-Velho.

›› A JS marcou uma vez mais, de forma emblemática, presença na descida da Avenida da Liberdade enquadrada nas comemorações populares do 25 de Abril.

Este ano, a Juventude Socialista seleccionou a necessi-

dade de transpor os valores democráticos e solidários de

Abril para o projecto europeu, tendo declarado a sua so-

lidariedade com a Grécia e sublinhado a proximidade de

problemas de desemprego jovem sentidos nos Países da

periferia da União Europeia, agravados face à ausência

de uma estratégia de contenção da crise da zona Euro e

de promoção do crescimento económico na Europa.

Os muitos militantes que participaram no desfile na

desmobilizaram face à chuva intensa que se fez sentir,

e reafirmaram, uma vez mais, a centralidade de Abril

para a Juventude Socialista.

25 de abril no centro das prioridades da Js

Ambiente e Cultura no mapa de actividades

A queda do regime de Hosni Moubarak no Egipto representou uma mudança avassaladora no plano geopolítico global e não apenas na região norte-africana.

As liberdades, os direitos e as garantias pretendidas ganharam um rosto popular que saiu a rua e exigiu a mudança. No passado dia 24 de Junho, essa mudan-ça consagrou-se em termos eleitorais e democráticos. O processo em causa legitimou-se através do voto da popu-lação, que escolheu Mohamed Mursi, da Irmandade Muçulmana para liderar poli-ticamente o Egipto. Seria de esperar que a mudança de um regime autoritário para outro qualquer que perdesse esses laivos, fosse uma grande notícia, contudo, o factor “irmandade muçulmana” oferece-nos um cenário que num certo sentido é preocupante. Em primeiro lugar não podemos em termos reais considerá-lo apenas um partido, é mais do que isso, é um movimento que congrega no seu seio ideias fundamentalistas. A religião e o cumprimento dos seus dogmas assumem especial importância na condução política do país a partir do momento em que ocu-pam o poder. Não deixa de causar alguma reticência esta mudança para um partido que que vê na Jihad (guerra santa) um importante alicerce na sua missão. Não defendo nem nunca me verão defender a quebra de algum tipo de mudança por ser incógnito o que decorrerá dela, todavia, as revoluções, como a história ensina, abrem espaço para novas expressões de ideais que violam novamente as liber-dades e as igualdades que deveriam ser intrínsecas à vida humana.

Daqui para a frente resta acompanhar-mos com cautela o que se vai passar. Diria mesmo que este é talvez o mais importante teste para as comunidades do Magrebe e do Maxerreque, por ser desta mudança política e social que poderá surgir uma democracia capaz de proporcionar aos egípcios aquilo que os levou a sair á rua.

Igor CarvalhoDIrEctOr DO JOvEM SOcIAlIStA

›› igorcarvalho

@juventudesocialista.org

Editorial

Mudanças›› A JS prosseguiu a realização das suas jornadas temáticas, com dois périplos dedicados, respectivamente, à Cultura e ao Ambiente.

N o dia 12 de Maio, o Secretário-Geral visitou Al-

cobaça, Batalha e Óbidos, no quadro de um con-

tacto directo com marcos patrimoniais culturais

centrais da zona Oeste do País, cuja ausência de

estratégia de valorização por parte do Governo não só dificulta

a fruição de bens culturais pelos jovens, como prejudica a dina-

mização turística da região onde se insere.

No quadro da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, a

5 de Junho, a JS marcou presença no Centro de Triagem e Eco-

centro do Lumiar da Empresa Valorsul, em Lisboa, onde con-

tactou o processo de tratamento de resíduos sólidos urbanos,

e na Fundação das Salinas do Samouco, em Alcochete, onde

analisou na linha da frente um projecto de compensação dos

impactos da construção da ponte Vasco da Gama vocacionado

para a conservação ambiental.

SeCretárIo-GerAl MArCA preSençA eM Convenção proGrAMátICA dA JS-AçoreSA JS-Açores encerrou, em Ponta Delgada, no dia 26 de Maio, com a presença do Secretário-Geral, Pedro Delgado Alves, e do candidato a presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, a sua ronda de discussão programática com vista às eleições regionais do próximo Outono. Berto Messias, presidente da JS-Açores, sublinhou a importância das políticas regionais para a juventude e o papel determinante do Governo regional na criação de oportunidades para os jovens açorianos, tendo Vasco Cordeiro reforçado o seu compromisso com a prioridade de criação de emprego e reforço das qualificações. Pedro Delgado Alves enfatizou o notável exemplo que a governação socialista nos Açores tem representado, tendo sublinhado que o embate eleitoral deste ano mobilizará toda a JS e todos os socialistas do País.

SocıalistaJovem

A Assembleia da República aprovou no passado dia 18 de Maio, associando-se pela primeira vez na sua história à comemoração, um Voto de Saudação ao Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia e Transfobia promovido pela Juventude Socialista. O voto foi aprovado por unanimidade, saudando “todas as pessoas e movimentos da sociedade civil que em Portugal e à escala global procuram assegurar a erradicação da discriminação.”

JS promove voto de saudação ao dia internacional contra a Homofobia

campanha pela Garantia para a Juventude lançada à escala europeiaO Partido Socialista Europeu lançou uma campanha à escala europeia em defesa da implementação de uma garantia para a juventude que assegure a todos os jovens um emprego, um estágio ou o prosseguimento dos seus estudos o mais tardar quatro meses após a conclusão do ciclo de estudos. No plano nacional, a campanha é coordenada por uma comissão que integra o Secretário-Geral da JS, Pedro Delgado Alves, o Secretário Nacional para as Relações Internacionais do PS, João Ribeiro, e o Deputado Nuno Sá, em representação do Grupo Parlamentar do PS.

concluídos os processos eleitorais das federações›› A recta final das eleições federativas da JS para o mandato 2012-2014 ficou marcada pela realização das convenções federativas de Setúbal, Baixo Alentejo e Viana do Castelo, ficando completa a eleição dos 19 presidentes de federação do território continental.

O primeiro dos actos teve lugar no passado dia 31 de Março, no

Montijo, onde teve lugar a Convenção da JS Setúbal. Nesta

Convenção foi eleito presidente de Federação o camarada

Ivan Gonçalves, da concelhia de Almada, que sucede assim a

Pedro Ruas à frente desta estrutura.

Já no mês de Abril, no dia 15, Rui Faustino foi reeleito para mais um

mandato como Presidente da Federação da JS do Baixo Alentejo, numa

Convenção realizada em Ourique, e finalmente, no dia 28 de Abril, em Vila

Nova de Cerveira, Nuno Silva terminou o seu mandato como Presidente da

Federação de Viana do Castelo, passando o testemunho a Óscar Silva, da

concelhia de Valença.

São estes os actuais presidentes das Federações da JS:

Federação presidente Federação presidente

açores berto messias algarve José Pedro cardoso

Área Urbana de Lisboa João antónio aveiro João Silva

baixo alentejo rui faustino braga Pedro Sousa

bragança nuno miranda castelo branco João Geraldes

coimbra mário Paiva Évora Sílvia Gomes

Guarda Pedro rebelo Leiria Diogo coelho

madeira orlando fernandes oeste carlos Granadas

Portalegre antónio Pista Porto João torres

ribatejo Hugo costa Setúbal ivan Gonçalves

Viana do castelo Óscar Silva Vila real nuno chaves

Viseu rafael Guimarães