jovem socialista - 481

8
Semana Federativa da Madeira 4 DIAS EM RESUMO 06 JS EM ACÇÃO 03 CÁ POR DENTRO JS/SOURE visita Vicometal para assinalar o dia 1 de Maio 02 CÁ POR DENTRO JS/BRAGANçA promove tertúlia para comemorar 25 de Abril SOCIALISTA JOVEM ÓRGÃO OFICIAL DA JUVENTUDE SOCIALISTA Director Tiago Gonçalves Equipa de Redacção Ana Catarina Aidos, André Batista, David Erlich, Guido Teles, João Correia, Luís Pereira, Mariana Mouzinho, Rui Moreira e Vanessa Neto. NÚMERO 481 / 6 Maio 2009 07 JS EM ACÇÃO Pedro Alves eleiTo vice-PresidenTe dA ecosY BLOGUE LANÇADO OFICIALMENTE NO DIA 25 DE ABRIL www.jovemsocialista.org PÁgINAS 04/05

Upload: jovem-socialista

Post on 15-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jovem Socialista de 06.Mai.2009

TRANSCRIPT

Semana Federativa da Madeira 4 dias em resumo

06 JS EM ACÇÃO

03 CÁ POR DENTRO

JS/Soure visita Vicometal para assinalar o dia 1 de Maio

02 CÁ POR DENTRO

JS/Bragança promove tertúlia para comemorar 25 de Abril

socialistaJoVem

ÓRGÃO OFICIAL DA JUVENTUDE SOCIALISTA

Director Tiago Gonçalves

Equipa de Redacção Ana Catarina Aidos, André Batista, David Erlich, Guido Teles, João Correia, Luís Pereira, Mariana Mouzinho, Rui Moreira e Vanessa Neto.

NÚMERO 481 / 6 Maio 2009

07 JS EM ACÇÃO Pedro Alves eleiTo vice-PresidenTe dA ecosY

Blogue lançado oficialmente no dia 25 de aBril

www.jovemsocialista.org

PÁgINAS 04/05

No dia 25 de Abril e com mais de meia centena militantes presentes a Concelhia da JS Bragança organizou uma tarde diferente onde os oradores convidados tiveram a oportunidade de expor algumas das suas experiências e vivências aquando desse marco histórico nacional. Os elementos convidados da Concelhia do PS Bragança, Vitor Prada Pereira, Jorge Gomes e Luís Pires explanaram as suas experiências pessoais durante cerca de duas horas em frente a uma plateia interessada e sempre participativa, cabendo ao Presidente da Concelhia JS Bragança, Nuno Machado, estabelecer a ligação entre duas gerações que têm uma perspectiva diferente do que esta data representou no decurso da história recente de Portugal.No encerramento da tertúlia, o Presidente da Concelhia da JS Bragança, sublinhou a importância deste tipo de partilha de vivências em que a participação jovem é valorizada, em contraponto com a falta de uma política de juventude que tem vindo a

atingir e largar ao abandono os jovens brigantinos por parte do Município nos últimos 12 anos.É esta grande participação cívica jovem que fortalece e justifica a criação célere do Concelho Municipal de Juventude, que segundo a JS de Bragança tem sido até agora ignorado e desacreditado por parte do edil municipal.por Redacção com JS/Bragança

[email protected]

no seguimento das já tradicionais comemorações do 25 de Abril levadas a cabo no seio da população Portuguesa e em especial pelo Ps, a concelhia da Juventude socialista de Bragança juntou-se a essas comemorações, marcando mais uma vez a diferença ao realizar uma tertúlia sob o tema “25 de Abril, liberdade, cidadania e Participação cívica Jovem”.

02

CápordentroTermómetro

agressões a Vital MoreiraJá se sabe que os militantes do Partido Comunista lidam mal com a democracia e preferem um qualquer Estaline à frente do país… Daí a passarem para actos contra uma delegação convidada do PS vai um passo enorme o qual, infelizmente, se realizou, com murros, pontapés e água. Eles falam de liberdade mas saberão o que ela é?

Barack obama Nos seus primeiros 100 dias de governo, o Presidente Norte-Americano refundou as relações do seu país com os demais países e relançou, de uma forma singela e eficaz, o debate interno quanto aos temas que mais preocupam o seu povo. Oxalá os próximos 100 sejam tão frutíferos…

Socrates2009.ptO Partido Socialista enceta a mudança na forma de encarar a política e, os seus líderes, respondem em directo às perguntas que os cidadãos lhes querem colocar. Uma forma simples e directa de comunicar com os cidadãos e de passar a mensagem e as ideias políticas do PS para as eleições que se aproximam.

gripe aA questão deve preocupar todos os líderes e, afinal, todos os cidadãos. A possibilidade de uma pandemia mun-dial é uma realidade cada vez mais cer-ta e é necessário ter o país preparado para um surto de Gripe A – H1N1. Não é uma boa notícia em altura de crise…

por João Correia [email protected]

JS/Bragança promove tertúlia sob o tema “25 de abril, Liberdade, Cidadania e Participação Cívica Jovem”

JS comemorou a Revolução de Abril com centenas de jovens paivenses

Federação Distrital de Leiria inova e aposta nas redes sociaisA Federação Distrital de Leiria da JS apresentou no passado dia 4 de Abril uma renovação na sua comunicação e imagem. Além de um novo logótipo, idealizado pelo Gabinete de Comu-nicação, Imagem e Marketing da estrutura, foi desenvolvido um processo de registo nas mais diversas redes sociais, como o Youtube, o Hi5 e o Twitter. A transmissão de uma nova imagem e a interacção directa que agora se proporciona são bem demonstrativas da vontade dos jovens socialistas de Leiria em derrubar fronteiras e estreitar caminhos com a sociedade civil.por Rui Moreira [email protected]

Para Manuel Mendes, coordenador concelhio da JS local, “a festa do 25 de Abril, festa de todos os defensores da Liberdade e como festa de esquerda que é, pois foi a esquerda política que impulsionou e marcou a revolução de Abril, deve ser lembrada todos os anos por todos os portugueses, princi-palmente os que sintam os princípios de esquerda como orientadores das suas directrizes e raízes políticas”. E, acrescenta “esta mobilização compro-va, uma vez mais que os valores de esquerda estão

enraizados nos jovens paivenses que sentem von-tade de mudança e foram inúmeros os contactos espontâneos de jovens ansiosos pela mudança que esperamos que aconteça em Castelo de Paiva”.Iniciativas deste molde e envergadura comprovam que a Juventude Socialista de Castelo de Paiva está em crescente evolução e a trabalhar fortemente para a mudança que se avizinha naquele concelho dirigido pelo PSD.por David Erlich [email protected]

na passada noite de 25 de Abril, a Js de castelo de Paiva organizou no Bar rP em castelo de Paiva, uma festa alusiva à “revolução dos cravos” e contou com mais de três centenas de jovens onde lembraram a importância da revolução do 25 de Abril.

novo logótipo da Fede-ração distrital de leiria da Js

A Js loulé promoveu uma campanha de distribuição de preservativos nas escolas secundárias de loulé e dr.ª laura Ayres, em Quarteira, no passado dia 14 de Abril.

no passado dia 1 de Maio, dia do Trabalhador, a Js soure visitou as novas instalações da vicometal, Barroco-vila nova de Anços, que representam o reflexo do espírito empreendedor e competitivo de uma empresa empenhada em corresponder às exigências do mercado e dos seus clientes.

Tiago GonçalvesDirector do Jovem Socialista

[email protected]

o caminho faz-se caminhando

03

Editorial

No passado dia 25 de Abril demos mais um passo na construção do Jovem Socialista. Desde 1975 que o órgão oficial da Juventude Socialista tem vindo a adaptar-se a novas realidades, a optar por vários caminhos.

Nessa data tão marcante dos últimos 35 anos da História portuguesa, o Jovem Socialista lan-çou oficialmente o seu blogue na Internet e que até hoje já conta com mais de mil visitas.

Este espaço está aberto à participação de todos. Aliás ele é feito com a participação de todos. Quero, também aqui deixar os meus agradecimentos à equipa dos Blogues do SAPO, em particular, à Maria João Nogueira e à Cátia Nunes, e à equipa do Blogue do Jovem Socialista, na pessoa do Luís Pereira. Se este é um projecto de trabalho contínuo, o trabalho que foi apresentado no passado dia 25 de Abril é deles.

É também impossível não deixar de transmitir algu-mas palavras neste Editorial sobre o 35º Aniversário da Revolução dos Cravos. Começo por dizer que, sem dúvida que, Marques Júnior honrou todos os socialistas naquele que foi, de longe, o melhor discurso da sessão solene realizada na Assembleia da República, não por ser socialista, mas antes pela razoabilidade do discurso, pela emoção com conta, peso e medida, e pela humildade que transmitiu a todos, não se vangloriando ou tentando tornar-se proprietário da revolução como infelizmente alguns fazem. Sobre este assunto é claro que todos sabe-mos que o caminho que as portas de Abril abriram não está concluído, pois o caminho faz-se cami-nhando todos os dias, e progresso após progresso novos horizontes e obstáculos se colocam.

Por outro lado, na contra-capa desta edição damos conta de algumas das iniciativas promovidas por al-gumas das estruturas da Juventude Socialista que, um pouco por todo o país, foram assinalando mais este aniversário da Revolução dos Cravos.

Como já disse: o caminho faz-se caminhando. Há que acreditar no nosso país. Há que lutar pelo nosso país. E, com os jovens, com a JS, o nosso país tem futuro.

Um abraço amigo do,

Distribuição de preservativos nas escolas Secundárias de Loulé e de Quarteira

Esta foi uma acção que teve como principais objectivos alertar os jovens para a utilização do preservativo nas suas relações amorosas como meio de evitar a gravidez indesejada e a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. A boa receptividade por parte dos alunos, que se mostraram bastante inte-ressados na iniciativa, mostrou que são necessárias mais acções deste tipo.Refira-se que, em Portugal estima-se que existam cerca de 32.000 pessoas a viver com VIH entre o escalão etário dos 15 aos 49 anos. Esta iniciativa teve a colaboração da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA, que disponibilizou o material distribuído, bem como informações que tornaram possível a realização da acção.por Luís Pereira [email protected]

JS Soure visita Vicometal para assinalar o dia 1 de Maio

JS/Tábua promoveu Peddy paper nocturno

Os jovens socialistas do concelho de Soure foram directa-mente acompanhados, numa visita dinâmica e interactiva, pelo administrador Carlos Cordeiro, que teve oportunidade de explicar todo o processo de mudança logística afecta a esta transferência de instalações, sem esquecer os pilares sobre os quais edificou um trajecto de sucesso, ao longo dos últimos oito anos.A primeira parte da visita incidiu sobre a área administrativa, constituída por escritórios, e onde foi possível verificar as diferenças entre as modernas e as antigas instalações em Alfarelos. Foi, ainda, neste primeiro momento da visita que o administrador revelou o seu desejo de apostar nas energias renováveis, designadamente, na instalação de geradores eólicos nas imediações da empresa. De seguida, os jovens socialistas foram guiados até à vasta área de produção, des-de a sala de preparação, até aos vários locais da oficina. Uma vez que determinados equipamentos podem, potencialmen-te, gerar algum perigo para a saúde dos trabalhadores, o di-rector revelou a sua preocupação no que toca aos acidentes de trabalho e, neste sentido, tem apostado fortemente nas formações sobre a área da Higiene e Segurança no Trabalho, assim como na implementação de um posto médico na empresa. A propósito da produção, não foi possível deixar de

mencionar o importante vínculo que a Vicometal estabe-lece com a Escola Profissional de Soure, conferindo uma componente de experiência a jovens que respondem a esta oportunidade com uma grande determinação.Após a breve visita aos balneários, ao refeitório e à área comercial, a actividade programada pela JS Soure para as comemorações do Dia do Trabalhador terminou com uma saudável e interessante discussão entre os jovens militan-tes e o administrador sobre o futuro da economia portu-guesa em difíceis tempos de crise.por Redacção com JS/Soure [email protected]

No passado dia 30 de Abril pelas 20h, a concelhia da JS de Tábua, distrito de Coimbra, promoveu um Peddy Paper Nocturno pelas ruas dessa Vila. O objectivo principal da estrutura de Tábua da JS foi procurar envolver todos os jovens das diversas freguesias do concelho de Tábua, independentemente das suas convic-ções políticas, através de percursos destinados a conhecer e a valorizar o patri-mónio histórico e cultural, mas também a formação, o espírito de cooperação e ajuda entre os participantes. Para o secretariado da concelhia da JS de Tábua, o balanço desta iniciativa não podia ser melhor “participaram 13 equipas”, o que é representativo de uma grande “adesão”, tendo a organização detectado que du-rante as provas vários populares se juntaram às equipas ,para assistir, tornando

esta iniciativa ainda mais festiva e participada. A actividade denominada peddy paper nocturno, pela 1ª vez organizada no concelho de Tábua conquistou cerca de 100 participantes que foram unanimes em valorizar esta actividade que merece sem dúvida uma nova edição. A concelhia da JS de Tábua agradece a todos os participantes e a todos aqueles que se juntaram à organização deste evento. por Vanessa Neto [email protected]

distribuição junto à escola secundária dr.ª laura Ayres, em Quarteira

distribuição junto à escola secundária de loulé.

Alguns dos militantes da Js/soure que participaram na visita, com o sócio gerente carlos cordeiro.

Grupo dos participantes no Peddy Paper nocturno promovido pela Js de Tábua

04

FOI LANçADO OFICIALMENTE NO DIA 25 DE ABRIL, àS zERO HORAS, O BLOGUE DO JOVEM SOCIALISTA, DISPONíVEL EM www.JoveMsociAlisTA.orG

ATÉ AO MOMENTO ESTE ESPAçO VIRTUAL Já CONTAVA COM MAIS DE MIL VISITAS E MAIS DE 70 POSTS. SERá AQUI QUE, ELEMENTOS DO SECRETARIADO NACIONAL DA JS E DA EQUIPA DO

JOVEM SOCIALISTA, TRANSMITIRãO A SUA OPINIãO E PROPORCIONARãO MAIS UM ESPAçO DE DEBATE, REFLExãO E CONSTRUçãO DE IDEIAS, NO âMBITO DA JUVENTUDE SOCIALISTA.

“Os melhores interesses de Portugal” por Luís PereiraFoi com esta frase que Manuela Ferreira Leite se pronunciou sobre os momentos eleitorais que se aproximam. Que melhor forma do que defender esses mesmos interesses? Procurar o conflito barato e de baixo nível contra o Partido Socialista. Falo do caso da escolha do novo Provedor de Justiça, que já tem data marcada de eleição: dia 22 de Maio.

Num misto de descrédito, irresponsabilidade e aproveitamento político, o PSD foi sempre bloqueando a escolha do novo provedor, arrastando um mandato que já tinha acabado por mais 9 meses. Esta confusão teve ainda o seu pico há uns dias quando Paulo Rangel, líder Parlamentar do PSD, disse que Jorge Miranda, o ilustríssimo pro-fessor de Direito, uma personalidade reconhecida pelos seus valores éticos e intelec-tuais, candidato pelo PS, não mereceria o apoio do PSD ao passo que o candidato do PCP seria um candidato muito credível.

Falta de credibilidade demonstra Paulo Rangel e Manuela Ferreira Leite. Para além de ofensivas, estas declarações demonstram o desnorte que reina no PSD. É mui-to triste que os partidos não consigam reconhecer o mérito e capacidade de uma pessoa, que curiosamente ultimamente nem está ligado à política, que dá todas e mais algumas garantias que cumpriria como ninguém este cargo, como demonstra o seu curriculum de excelência. O único pecado de Jorge Miranda, terá sido o facto de ser proposto pelo PS e ficar no centro das atenções daqueles que se movem por um “ódio” cego contra tudo o que envolva o Partido Socialista. Paulo Rangel, um licencia-do em Direito, devia melhor do que qualquer outro saber que Jorge Miranda dá mais do que garantias de qualidade e profissionalismo.Espero que os partidos façam uma pequena reflexão do que tem sida a sua postura neste caso e que tomem consciência que, de facto, Jorge Miranda é a melhor escolha. Então sim, pelos melhores interesses de Portugal. Esta seria a verdadeira política de seriedade ou verdade e não de engano dos portugueses.tags: jorge miranda, manuela ferreira leite, paulo rangel, provedor de justiça, ps, psd

Proprietários da Militância Política por Tiago GonçalvesJulgava que todos eram livres, pois vivemos em liberdade, para militar ou deixar de o fazer em qualquer partido político. Pelas palavras que já ouvi na televisão - que em nada ficam a dever à urbanidade, à educação e ao respeito -, dirigidas esta tarde, a Vital Moreira, por parte de populares que participavam nas comemorações do Dia do Trabalhador, promovidas pela CGTP (Intersindical com vários dirigentes militantes e também dirigentes do PCP), parece que há uma certa pertença relativamente à militância política de algumas pessoas em Portugal, nomeadamente, aqueles que já foram militantes do PCP. É que a esses é vedada, a saída em paz, em consciência, em serenidade com as suas discordâncias, com os seus motivos, e a passagem para uma participação política e pública independente durante mais de 20 anos. Militante do PCP uma vez para sempre militante do PCP. Pensava eu que hoje a nossa democracia era madura. Pensava eu que ainda há poucos dias atrás verificamos essa organização política com cravos ao peito e a clamar pelos valores que a Revolução dos Cravos devolveu ao nosso país. Felizmente a Esquerda Democrática em Portugal faz-se representar pelo PS e felizmente o povo português tem conferido o castigo eleitoral às posturas desta Esquerda Intolerante.tags: agressões, europeias, vital moreira

Últimos textos no blogue Ainda sobre os tradutores e os “esquecimentos”por Luís Pereira

tags: manuela ferreira leite, psd

Tradutores (M/F) precisam-se por João Correia

Manuela Ferreira Leite meteu os pés pelas mãos quando, numa entrevista à SIC Notícias, disse: “Eu sentir-me-ia confortável com qualquer solução em que eu acredite, em que eu acredite que a conjugação de esforços e, especial-mente, a conjugação de interesses, interesses no sentido do país, são coincidentes. Se perceber que o objectivo país não é propriamente aquele que está no centro das atenções, então com dificuldades haverá um Governo que possa contribuir para a melhoria do país”. Como hoje,

muito bem, Ferreira Fernandes escreveu no DN, a líder do PSD preferiu “pôr o país a traduzir o que MFL disse”. Mesmo antes de passar a entrevista previamente gravada, já MFL estava a comunicar à imprensa a interpretação que deveria ser feita das suas palavras. Precisa-se de tradutores? Acho que se precisa de coerência!Questão: como o PS tem como objectivo melhorar o País, MFL estará disposta a uma coligação? Será isso um erro de interpretação das suas palavras? Ai estes jornalistas...tags: manuela ferreira leite, psd

Blogue do Jovem Socialista já está online

05

Demagogia barata por Luís Pereira

Recordo com um sorriso nos lábios muitas das opiniões que marcaram a opinião pú-blica, quer na blogosfera, como na comunicação social, que acusavam José Sócrates de se apoderar da imagem do Partido Socialista, por criar um Movimento Sócrates 09 ou por ter feito um vídeo que o destacava mais do que a outros líderes.

Hoje temos um PSD que sobre Manuela Ferreira Leite mudou de nome, agora é PSDv, que tem um site com o nome da sua líder onde está todo o seu programa e a vida política do seu partido e que tem como endereço algo totalmente diferente da sua sigla, para além de ter alterado o seu simbolo.

Quantos comentaram estes factos? Quantos criticaram e acusaram Manuela Ferreira Leite de centrar o partido em si? Só tem uma resposta: situacionismo. Podem sempre telefonar-lhe e dar conta disto! à Manuela ou ao Pacheco!tags: manuela ferreira leite, psd

25 de @bril todos os dias por Tiago GonçalvesCelebramos hoje o 35º Aniversário da Revolução dos Cravos com a inauguração deste blogue, um local, que espero, e que faço votos, de que seja rico em participação e em debate salutar de ideias, mas também, um palco para todas as estruturas da JS e as suas imensas actividades. Está assim cumprida a promessa feita pelo Secretário-Geral Duarte Cordeiro a propósito da criação deste espaço.

Sobre a data que hoje assinalamos, torna-se difícil fazer uma alusão a um evento tão marcante da história democrática do nosso país, sem o ter vivido, e desse modo, prefiro referir a vivência que tenho do pós-25 de Abril, aquele que temos feito muito para comemorar todos os dias. Além da liberdade que os capitães nos deixaram, uma herança importante em qualquer sociedade, não me parece justo, nem admissível, que hoje se processe a comparações entre o Portugal de 1974 e o Portugal de 2009. Só uma cegueira completa e absurda pode levar a concluir que estamos pior do que estávamos antes da revolução.

Pelo menos para mim, a revolução faz-se todos os dias e acrescenta pontos aos já vencidos a respeito do desenvolvimento, da economia, do emprego, da habitação, da educação, da saúde, etc.

É verdade que muito falta ainda fazer, mas dia-a-dia, ano após ano, a grelha de parti-da é muito diferente daquela de onde a caminhada do Portugal democrático começou há 35 anos atrás. E todos os dias, dia após dia, ao nascer do sol só celebraremos Abril e a Revolução com optimismo, confiança, coragem e insatisfação para mudar aquilo

que é preciso mudar e para fazer aquilo que é preciso fazer. Mais do falar, é preciso agir, num esforço que toca a todos, com responsabilidade, com sentido de Estado, a fim de homenagear Abril e todos os que por este dia lutaram e ansiaram.

O contributo do Jovem Socialista inicia-se aqui, com este novo espaço que espero que seja do agrado de todos e para o qual contamos com a vossa participação e com a vossa visita.tags: 25 de abril

Últimos comentários no blogue:De João Barbosa (Ponte da Barca) a 30 de Abril de 2009 às 15:49 ao texto

Ainda sobre os tradutores e os “esquecimentos” Era benéfico para os portugueses que mais excertos como estes fossem publicados. Que as várias medidas que a ex. Ministra tomou e que era sobretudo de subidas de impostos, como é o caso do IVA e cortes orçamentais. E o investimento público que em tempos foi “bestial”, hoje é a “besta”, fossem todos relembrados aos portugueses. De política medíocre já tivemos os 4 anos de “trambolhões” laranjas. PSD? Não, obrigado.

De 123 a 26 de Abril de 2009 às 01:50 ao texto

25 de @bril todos os dias No desfile do 25 de Abril estão sempre presentes muitas pessoas, alguns turistas, mas na parada: Juventude Socialista, agora também um já grosso contingente do Bloco e da sua tendência juvenil, e a Juventude Comunista e a CGTP (e uns contingentes do Seixal...). Estes dois últimos claramente aproveitam a celebração do 25 de Abril, que restaurou a democracia em Portugal, para atacarem o Partido Socialista e o Governo. Isto, de quem sempre quis um totalitarismo comunista, servindo-se agora da festa da democracia para a tentar destruir. Nojento.

Igualmente repugnante é não se fazerem representar a área do PSD e do CDS. Um porque se não é social-democrata, pelo menos devia ser democrata, o outro pela doutrina social da igreja, pelo social-cristianismo, e pela democracia-cristã de onde também surgiu quem combatesse o Estado Novo.

Visita o Blogue e participawww.jovemsocialista.org

06

esta semana federativa teve início no dia 21 de Abril, e nada melhor para começar se não uma sessão de abertura oficial, que decorreu na sede do PS, no Funchal, e a qual contou com a presença de Bernardo Trindade, Secretário de Estado do Turismo, de João Carlos Gouveia, presidente do PS-Madeira, de Orlando Fernandes, presidente da JS-Madeira e de Duar-te Cordeiro, Secretário-Geral da JS. Em seguida, os líderes da JS e do PS madeirense almoçaram com o Secretário-Geral da JS a fim de debater al-

gumas questões relativas aos combates políticos que aquelas estruturas enfrentam. Durante a tarde, a comitiva da semana federativa visitou ainda algumas concelhias da Região.

O segundo dia deste périplo iniciou-se com uma visita à Sede do PS-Madeira e da JS-Madeira, no Funchal. Após a visita, foi tempo de retomar à conversa o tema do desafio eleitoral regional que espera as estruturas regionais do PS e da JS Madeira, nomeadamen-te, as próximas eleições legislativas regionais, a realizar em 2011. A par do almoço, João Carlos Gouveia, Orlando Fernandes e Duarte Cordeiro foram os palestrantes da tertúlia “Horizonte 2011” que abordou esse desafio eleitoral e que se realizou em Porto Moniz.

As políticas ambientais não ficaram de fora desta semana federativa, tendo Hélder Spí-nola, ex-presidente da QUERCUS, Duarte Cordeiro e Orlando Fernandes, proporcionado aos militantes da JS, do PS e outros convidados, a oportunidade de discutir e debater sob o mote das “Políticas Ambientais na Região Autónoma da Madeira”, numa tertúlia, seguida de jantar, em que o concelho da Ribeira Brava serviu de anfitrião.

O terceiro dia da Semana Federativa da Madeira começou com um olhar em volta das políticas sociais. A comitiva liderada por Duarte Cordeiro visitou a Residência Universária “Nossa Senhora das Vitórias”, no Funchal. Após esta visita, Duarte Cordeiro, Secretário-Geral da JS e Orlando Fernandes, presidente da JS-Madeira, reuniram-se ao almoço, que teve como palco a cidade do Funchal. Durante a tarde, foi retomada a visita no terreno de várias realidades sociais, tendo o Secretário-Geral da JS, o presidente da JS-Madeira e vários militantes da JS-Madeira, tendo decorrido uma visita às instalações da Univer-sidade da Madeira, onde, em seguida, a comitiva liderada por Duarte Cordeiro e Orlando Fernandes se reuniu, a fim de abordar questões relativas à acção social escolar, numa reunião com a Associação de Estudantes da Universidade da Madeira.

Também nesta semana federativa participou o líder do grupo parlamentar do PS na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, André Escórcio, que brindou os participantes desta Semana Federativa com uma sessão “à conversa sobre a Educação na Madeira” e à qual se seguiu um jantar no Estreito de Câmara de Lobos, uma freguesia que pertence ao concelho de Câmara de Lobos, uma das zonas mais pobres da ilha da Madeira.

O último dia – 24 de Abril – da Semana Federativa da Madeira começou com uma visita à Junta de Freguesia de água de Pena, no concelho de Machico, cujos destinos estão entregues ao Partido Socialista, sob a liderança de Avelino Conceição, que aí venceu as últimas eleições autárquicas pelo PS, com 56% dos votos.

Com a proximidade de eleições europeias e sem deixar esquecer a necessidade de mais e melhores políticas de juventude a aplicar na região, Emanuel Jardim Fernandes, eurode-putado do PS, foi orador em mais uma sessão “à conversa sobre Cidadania e políticas de Juventude”, que também contou com a participação de Orlando Fernandes e de Duarte Cordeiro, tendo esta decorrido na cidade do Funchal, onde em seguida decorreu um jantar de encerramento da Semana Federativa.

às onze da noite, o Secretário-Geral da JS, Duarte Cordeiro participou na Vigília promo-vida pela Federação da JS-Madeira junto à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, como forma de protesto pelo fim da realização das comemorações do 25 de Abril na Assembleia Legislativa da Madeira, ditada pela maioria do PSD que suporta o Governo de Alberto João Jardim. Mais de meia centena de jovens participaram nesta iniciativa destinada a “apresentar condolências a todos os madeirenses” pelo facto de a JS-Madeira considerar que “a democracia sucumbiu às mãos do Governo Regional do PSD”. A transição de 24 para 25 de Abril realizou-se ao som de “Grândola, Vila Morena”, tendo também sido assinalado um período de cinco minutos de silêncio.

Em declarações à Agência Lusa, Orlando Fernandes, o líder da JS-Madeira, informou que o objectivo da iniciativa foi transmitir aos jovens que “um dia a nossa geração haverá de comemorar nesta Assembleia o 25 de Abril de uma forma digna, como uma data como a de hoje merece ser comemorada”.por David Erlich [email protected]

DUARTE CORDEIRO DESLOCOU-SE DESTA VEz à FEDERAçãO DA MADEIRA PARA, COMO Já

VEM SENDO HáBITO, CUMPRIR UM PROGRAMA DE APROxIMAçãO AOS MILITANTES DESSA FEDERAçãO E COM ELES PODER DISCUTIR

ASSUNTOS TãO IMPORTANTES COMO AS QUESTõES AMBIENTAIS, A POLITICA EDUCATIVA E AS POLíTICAS DE JUVENTUDE. DURANTE ESTA

SEMANA FEDERATIVA, O SECRETáRIO-GERAL DA JS FOI ACOMPANHADO PELO SECRETáRIO-

GERAL ADJUNTO, PEDRO VAz, E AINDA, PELA SECRETáRIA NACIONAL, CÉLIA PESSEGUEIRO.

“Políticas Ambientais na Região Autónoma da Madeira” foram o mote de uma tertúlia que contou com a participação de Hélder Spínola, Duarte Cordeiro e Orlando Fernandes, na Ribeira Brava

Jantar de Encerramento da Semana Federativa da Madeira, realizado na cidade do Funchal

Bernardo Trindade, Secretário de Estado do Turismo, com Orlando Fernandes, líder da JS-Madeira, Duarte Cordeiro, Secretário-geral da JS e João Carlos gouveia, presidente do PS-Madeira, na sessão de abertura da Semana Federativa da Madeira

Reunião entre a comitiva da Semana Federativa, encabeçada por Duarte Cordeiro e Orlando Fernandes, com os dirigentes da Associação de Estudantes da Universidade da Madeira

Semana Federativa

da Madeira

eM agenDa...PrÓxiMAs iniciATivAsFórum Desafios regionais dia 8 de Maio | 21 horas

Auditório da Associação Mutualista da Covilhã> com a presença de João FerrãoCampus JS europa dia 9 de Maio | 10.30 horasCentro de Congressos de Lisboa> Contará com a participação de José Sócrates e Vital

Moreira, entre outros.mais informações www.juventudesocialista.org

07

r ealizou-se no passado sábado, 2 de Maio, eleições directas para a escolha do líder dos jovens socialistas açoreanos, para mais

um mandato de dois anos, tendo-se candi-datado ao lugar, Berto Messias, actual líder, e que viu assegurada a sua reeleição com 97% dos votos dos militantes.

Este acto eleitoral decorreu em todas as ilhas, num total de 26 mesas de voto. Juntamente com a eleição do líder regional da JS-Açores foram também eleitos os delegados ao Congresso Regional, que se realizará entre os dias 12 e 14 de Junho, na ilha Terceira, onde será discutida a moção de orientação política global de Berto Messias e

eleitos os restantes órgãos regionais da JS-Açores.por Guido Teles [email protected]

P etroula Nteledimou, da Juventude do PASOK (Grécia), é a nova presidente da ECOSY – Jovens Socialistas Europeus. Pedro Delgado Alves, secretário nacional da JS responsável pela coordenação política e pelas relações internacionais, foi eleito Vice-Presidente da organização.

A eleição decorreu no seu Ix Congresso, realizado em Bruxelas entre os dias 16 e 19 de Abril. Pedro Delgado Alves, foi o vice-presidente que mais votos expressos recolheu dos delegados presentes, tendo a Juventude Socialista assegurado uma vice-presidência pelo terceiro mandato consecutivo.

A ECOSY, fundada em 1992, reúne mais de 40 movimentos de jovens socialistas e sociais-democratas de 29 países europeus e a Juventude Socialista conquista uma vice-presidência pelo terceiro mandato consecutivo. por Luís Pereira [email protected]

BerTo MeSSiaS Reeleito lídeR dA JS-AçoReS coM 97% doS VotoS

PeTrouLa nTeLeDiMou é A noVA PReSidente dA ecoSY

Berto Messias, reeleito, este fim-de-semana, líder da JS-Açores com 97% dos votos

Petroula Nteledimou é a nova presidente da ECOSY

Pedro Delgado Alves, secretário nacional da JS, foi o primeiro vice-presidente a ser eleito no IX Congresso da ECOSY, realizado em Bruxelas entre os dias 16 e 19 de Abril

Mesa com o painel de oradores desta iniciativa, sendo o Secretário Nacional da JS, Pedro Alves, o primeiro da esquerda para a direita.

Pedro delgado Alves é o novo vice-presidente da organização

os representantes da JCP, JSD e BE intervieram com o sentido de explicitar à plateia presente aquele que é o dia-a-dia das respectivas organizações.A última intervenção no Screen Café esteve a cargo de Pedro Alves, membro do Secretariado Nacional da JS, que co-meçou por questionar as causas para o alheamento dos jovens no

que respeita à política. Procurou ainda enunciar algumas das razões possíveis para tal, entre as quais se destacam o afastamento/erro de abordagem sobre as temáticas que mais interessam aos jovens e o erro na forma como se comunica, deixando o alerta para a necessidade de utilizar as novas tecnologias e os novos suportes para que a comunicação seja mais eficaz. Concluiu, frisando os valores pelos quais se regem os jovens socialistas «Liberdade, Igualdade e Fraternidade» e relembrou a importância da intervenção na educação e nas políticas públicas.

Aquando da intervenção do público foi levantada a questão do aparente desinteresse das juventudes partidárias pela defesa do ensino profissional público, visto que actual-mente este tipo de ensino é maioritariamente privado ou cooperativo. Todos os convi-dados concordaram que esta é uma questão prioritária face ao panorama educacional português, ainda para mais com a recente alteração à escolaridade mínima obrigatória, que passou para o 12º Ano. Foi ainda frisado que a defesa de um ensino profissionalizan-te público faz já parte da agenda das várias juventudes partidárias, mas que por não ser um assunto mediático, não é tão empolado pela comunicação social.

A moderadora, Eliana Vilela, fez uma resenha daquilo que foi dito ao longo da noite, relembrando que o principal objectivo desta iniciativa foi o de esclarecer os jovens sobre as diferentes ideologias políticas subjacentes às juventudes partidárias. Mencionou ainda a campanha “Votar é Fácil” coordenada pelo IPJ, que visa informar todos os jovens que tenham 17 e mais anos e que completem 18 anos até ao dia da eleição, que já se encontram automaticamente recenseados, tendo apenas de se deslocar à respectiva as-sembleia de voto para exercer o seu dever cívico. A Festa da Juventude, em Torres Vedras, ainda irá decorrer até ao próximo sábado, dia 9 de Maio. O programa pode ser consultado em www.cm-tvedras.pt, uma vez que a organização desta iniciativa pertence à Câmara Municipal de Torres Vedras, cuja presidência é detida pelo socialista Carlos Miguel.

por Vanessa Neto [email protected]

contando com a presença de meia centena de jovens e menos jovens, o screen café em Torres vedras foi palco do debate/sessão de esclarecimento subordinado ao tema «A Política para a Juventude», que se realizou na passada noite de 30 de Abril, quinta-feira, e assinalou o início da Festa da Juventude 2009. esta iniciativa organizada pela comissão Municipal da Juventude contou com a moderação de eliana vilela – representante do instituto Português da Juventude (iPJ) – e dos representantes das várias juventudes partidárias, entre elas: Bloco de esquerda (Be), Juventude comunista Portuguesa (JcP), Juventude socialista (Js) e Juventude social democrata (Jsd).

debAte “ PoLíTiCa Para a JuVenTuDe” AbRe FeStA dA JuVentude 2009

Porto Largo SoareS doS reiS

15.00 horas

Jovem socialista assinalou 25 de abril comLançamento do Blogue do Jovem Socialista>> www.jovemsocialista.org

Um poUco por todo o paÌs

CoMeMora 25 de aBriLpublicamos aqui as fotografias de algumas das iniciativas promovidas pelas estruturas da Js

Portimão | distribuição de cravos em lares de

Apoio a idosos iniciativa: Js/Portimão

Matosinhos | ii Troféu Futsal pela liberdade iniciativa: Js/Matosinhos

Braga | distribuição de cravos pelas ruas da cidade | iniciativa conjunta: Js/Braga e secção do Ps/Braga

lisboa | desfile da Avenida da liberdade Js participou enquanto co-organizadora

Portimão | distribuição de cravos em lares de Apoio a idosos | iniciativa: Js/Portimão

Águeda distribuição de cravos pelas ruas da cidade iniciativa: Js/Águeda

carnota (Alenquer) | equipa vencedora e seu treinador no Torneio-convívio 25 de Abril,

juntamente com os dirigentes da Js, rute Batista, João Moreira e

carlos levezinho | iniciativa: Js/núcleo da carnota

Bragança | Tertúlia “25 de Abril: liberdade, cidadania e Participação cívica Jovem” iniciativa: Js/Bragança

Fafe | Jantar comemorativo do 25 de Abril iniciativa conjunta: Js/Fafe e concelhia do Ps/Fafe

Guimarães | Tertúlia “recordar Abril” | iniciativa conjunta: Js/Guimarães e Js/Federação de Braga