jornal procurando turismo

8
Boituva Cidade das aventuras Veículos Econômico, não poluente e dobrável. Setembro 2012 - Ed. 01 - Distribuição gratuita Dica Viaje de carro tranquilo Na hora de cair na estrada é comum que a euforia tome conta e a partida vira uma grande festa. Afinal, sair de viagem com a família é tudo de bom. Se liga para não cair numa roubada. Dicas de viagem Pág. 02 Turismo O que já foi programa de bicho grilo e aventureiros num passado nem tão distante, hoje se transformou em uma opção bem atrativa para quem quer conforto, lazer e convivência, são eles os verdadeiros resorts ao alcance de todos. Um camping pra lá de legal Pág. 02 Gastronomia Foi-se o tempo em que viajar de carro era sinônimo de passar fome. As estradas hoje são abastecidas de excelentes opções de restaurantes, lanchonetes e boa gastronomia. Nessa edição visita- mos o restaurante do Graal Tigrão e saímos de lá muito satisfeitos. Coma bem à beira da estrada Pág. 06 Ai que fome Strudel com chantilly e sorvete de creme: Vai? Se você nunca provou essa delícia, você não sabe o que é ter prazer de comer bem. O strudel é uma sobremesa típica alemã, mas daquelas que só de pensar dá água na boca. Experimente: é de babar! Pág. 06 Pág. 07 Pág. 03 Bom para economizar espaço na mala, os “space bags” são sacos redutores por compressão à vácuo que reduzem em até cinco vezes o volume das roupas (com a ajuda de um aspira- dor de pó). Bom para roupa de lã e casaco grandes. Ven- didos em vários tamanhos podem ser reutilizadas e são à prova d’água. Space bag? O que é isso?

Upload: procurando-turismo

Post on 10-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Queremos fazer do nosso “Procurando Turismo” um verdadeiro guia, onde você possa encontrar as melhores opções para viagem de um único dia, fim de semana ou fazer a partir das nossas dicas e notícias, um roteiro de viagem para feriados prolongados e até para as férias.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Procurando Turismo

BoituvaCidade das aventuras

VeículosEconômico, não poluente e dobrável.

Setembro 2012 - Ed. 01 - Distribuição gratuita

Dica

Viaje de carro tranquilo

Na hora de cair na estrada é comum que a euforia tome conta e a partida vira uma grande festa. Afinal, sair de viagem com a família é tudo de bom. Se liga para não cair numa roubada.

Dicas de viagem Pág. 02

Turismo

O que já foi programa de bicho grilo e aventureiros num passado nem tão distante, hoje se transformou em uma opção bem atrativa para quem quer conforto, lazer e convivência, são eles os verdadeiros resorts ao alcance de todos.

Um camping pra lá de legal

Pág. 02Gastronomia

Foi-se o tempo em que viajar de carro era sinônimo de passar fome. As estradas hoje são abastecidas de excelentes opções de restaurantes, lanchonetes e boa gastronomia. Nessa edição visita-mos o restaurante do Graal Tigrão e saímos de lá muito satisfeitos.

Coma bem à beira da estrada

Pág. 06

Ai que fomeStrudel com chantilly e sorvete de creme: Vai?

Se você nunca provou essa delícia, você não sabe o que é ter prazer de comer bem. O strudel é uma sobremesa típica alemã, mas daquelas que só de pensar dá água na boca.

Experimente: é de babar!

Pág. 06

Pág. 07Pág. 03

Bom para economizar espaço na mala, os “space bags” são sacos redutores por compressão à vácuo que reduzem em até cinco vezes o volume das roupas (com a ajuda de um aspira-dor de pó). Bom para roupa de lã e casaco grandes. Ven-didos em vários tamanhos podem ser reutilizadas e são à prova d’água.

Space bag? O que é isso?

Page 2: Jornal Procurando Turismo

Trata-se de uma fazenda centenária de Café (Fazenda Tucunduva), com mais de 130 alqueires de área, onde se reservou 24 mil metros para o campismo de alto es-tilo. Há 35 anos em plenas atividades, oferece infraes-trutura de primeiro mundo para um final de semana “daqueles”, de tirar fôlego.

Entre outras tantas atrações, e olha que são muitas, o camping conta com: bares, lanchonetes, restaurantes, parque aquático, toboáguas, parque intantil, piscinas naturais, sauna, pedalinhos e caiaques, quadras de bocha, tênis, basquete e futebol, cachoeiras maravilhosas e lagos. Ufa.

E se ainda acha pouco, os esportes de aventura tem seu

lugar garantido. Arvorismo, escalada, rapel e tirolesa fazem a festa de quem gosta de adrenalina. Monitores especializados garantem a diversão de qualquer um. Tem programa para todas as idades, desde brincadeiras divertidas para a criançada até atrações programadas para a terceira idade. Real-mente todo mundo se di-verte.

Além de áreas bem distribuídas, arborizadas

e tranquilas para barracas, 120 chalés estão lá, em meio a natureza e bem ao lado de belíssimas cachoeiras. E o melhor, com todo o serviço de hotelaria que qualquer hotel 3 estrelas disponibiliza. Eba! Você nem precisa fazer nada. Haverá quem arrume toda a bagunça enquanto você aproveita o tempo se divertindo. Há

ainda enfermaria, portaria e segurança 24 horas.

Quer mais? Então pre-pare-se: Você pode fazer um passeio, bem bacana, pela reserva de mata atlântica.Facilmente você vai dar de cara com quatis, raposas, tucanos, capivaras e até o fa-moso bugio. Aquele macaco que ronca. Vá lá, certamente você vai gostar!

02

Os custos

Diferente de viagens de ônibus ou de avião, nas quais você já compra as passagens com antecedência e sabe exatamente quanto gastará, o custo de uma viagem de carro pode estar mascarado. O site “Mapeia.com” pode ser bastante útil para conferir a viabilidade da empreitada. Nele há uma ferramenta que calcula o custo dos pedágios que estarão pelo caminho e quanto deverá ser investido em gasolina.

Revise o veículo

Faróis e freios têm que estar funcionando corretamente. Leve o carro ao mecânico com ao menos 15 dias de antecedência para ter certeza de que qualquer reparo necessário será realizado a tem po. Cheque os níveis de óleo e água. Antes de entrar na estrada, encha todos os pneus, inclusive o estepe – mas este não servirá para nada se você não souber trocar um pneu. Não sabe? Talvez seja melhor aprender antes de viajar.

Não confie no seu GPS

Ele é seu fiel companhei-ro, sem ele você se perderia todos os dias da sua vida? O amor pelo GPS pode ser ab-solutamente genuíno e com-preensível. Mas a verdade é que, longe de casa, ele pode vir a falhar, ditando camin-hos perigosos ou sem asfalto. Principalmente se ele estiver

desatualizado. O bom e velho mapa, por outro lado, tem todos os caminhos possíveis. Resgate-o do fundo da gaveta.

Viaje com quem gosta

A dica, que vale para qualquer viagem, pode ser primordial no caso de um longo trajeto percorrido de automóvel. Não há para onde correr dentro do carro. Aque-las pessoas que ali estão são as únicas com quem você irá conviver pelas próximas ho-ras – e em um espaço con-finado. Certifique-se de que você as conhece bem.

Prepare as músicas

Trocar CDs ou escolher uma música no MP3 Player enquanto dirige a 100 Km/h não parece a melhor das ideias. Você confia no gosto musical daqueles que te acompanharão na viagem? Na dúvida, escolha com antecedência o que vai querer ouvir durante o trajeto, mas

certifique-se de escolher algo que todos os passageiros apreciarão.

Aproveite bem o caminho

Talvez tenha algo interessante no trajeto: uma cachoeira, uma antiga estação de trem ou o melhor rocambole do País. Não tenha medo de desviar um pouco o caminho para aproveitar surpresas não planejadas.

Crianças ocupadas

Dispersas por natureza, crianças podem transformar uma viagem tranquila em caos total. Você conhece seus filhos/sobrinhos/netos, leve o que quer que seja que fun-ciona com eles. Videogames portáteis ou histórias em quadrinhos podem funcionar com algumas crianças, mas outras podem se sentir enjoa-das. Músicas fáceis de cantar e brincadeiras que exercitem a mente dos pequenos são boas pedidas.

Liberdade sim, mas sem virar “uma roubada”!

Viajar é sinônimo de liberdade

Por o “pé na estrada” sempre foi sinônimo de liberdade. Quem de nós não sonhou com esse prazer? Ser jovem (em qualquer idade) é pegar seu próprio carro no fim de semana e

cair na estrada... Aqui vão algumas dicas do jornalista Rafael Bergamaschi, do iG de São Paulo, para pensar e se prevenir antes de sair de casa!

Viagem Bonito por naturezaLazer

O Camping Cabreúva é o que se pode chamar de exemplo de empreendedorismo, aliado a ecologia, cultura e lazer.

Simplesmente um show para diversão de toda família.

Informações: (11)4013-7030www.campingcabreuva.com.br

EXPEDIENTEDiretor: Robson SantanaEditor: Alexandre BarrosoDiagramação e artes: Fabiano Oliveira

Jornalista: Marco Armando - MTB 49.248Tiragem: 20 mil exemplaresDistribuição: Pedágios da Concessionária Via Oeste (11) 4784-3430

Page 3: Jornal Procurando Turismo

03

Os atrativos vão muito além dos saltos de

pára-quedas ou vôos de balão.Capital nacional do pára-

quedismo civil, terra do ba-lonismo ou dos abacaxis boituva, que emprestam o nome da cidade. Esses não são os únicos adjetivos que representam as atrações en-contradas nessa charmosa e hospitaleira urbe, distante apenas 100 quilômetros de São Paulo. Mas se você acha que a cidade se resume a isso, esqueça, Boituva é tudo isso e muito mais.

Boituva surgiu com a chegada das tribos indíge-nas Guaianazes e C arijós, no século XIX, sendo colo-nizada posteriormente por imigrantes europeus, que trouxeram sua cultura e seus costumes, marcas culturais que podem ser observadas num passeio pelas ruas da cidade.

A tranquilidade habitual da cidade não traduz o que Boituva era em seus primór-dios. O perigo do local é evidenciado no batismo da cidade, que surgiu pelo vocábulo indígena que sig-nifica local de muitas cobras, onde na língua tupi mboy significa cobra, e tyba, grande

quantidade, abundância.Dona de um clima

invejável, a tranqüila cidade tem aproximadamente 45 mil habi tantes e oferece diversão para todos os gostos, mostrando que seus atrativos não se resumem apenas aos esportes aéreos já conhecidos.

Aqueles que buscam tran-qüilidade e conforto podem usufruir das exuberantes chá-caras ali instaladas. Os que gostam do contato direto com a natureza têm diversão gar-antida no parque ecológico.

A vocação para o lazer e o turismo rural fica evidenciada por meio da grande diversi-

dade de atrações. A cidade oferece pesqueiros, haras, fa-zendas de aves ornamentais e de produção de cachaça, tor-nando-se uma ótima opção para todas as idades.

Conhecido popularmente como Parque Ecológico de Boituva, o Parque Zoológico Eugênio Walter possui 136 m² de mata preservada, onde são encontradas inúmeras espé-cies diferentes de animais.

A cidade também é con-hecida pelos seus festejos populares. O mais tradicional é a Boituvana, realizado em comemoração ao aniversário da cidade, durante o fe-

riado de 7 de setembro, com atrações como o festival de rodeio e grandes shows de ar-tistas consagrados, reunindo em média mais de 40.000 pes-soas anualmente.

Outros atrativos são os eventos eqüestres da cidade, promovidos pelos haras locais, que costumam pro-mover leilões, exposições, competições e rodeios. Também são encontradas fazendas e campings com es-trutura completa para acam-pamento, com quadras es-portivas, áreas para prática de esportes de aventura, pis-cinas, lagos para pesca e toda

infraestrutura necessária.Obviamente não há como

falar em Boituva sem pensar nos esportes aéreos. O pára-quedismo surgiu na cidade em 1971, com a fundação do centro nacional de pára-quedismo. O esporte foi o grande responsável por elevar o nome da cidade nacional-mente, considerada o maior centro de pára-quedismo civil da América Latina.

Outro atrativo é o balonismo. Para aqueles que desejam apreciar belas paisagens e desfrutar de uma experiência única ao sabor dos ventos a cidade oferece vôos turísticos em balões de variados tamanhos. Tranquilidade, natureza exuberante, ótimas opções de lazer e turismo. Tudo isso a apenas 90 minutos da Capital. Conheça Boituva e se surpreenda. Boituva tem muito mais para mostrar e você para desfrutar.

Boituva: Muito mais que uma aventura no ar

Como chegar:

Para conhecer Boituva os motoristas devem aces-sar a rodovia Castello Branco (SP-280), sentido interior do Estado. Saída no Km 116.

Boituva guarda o maior centro de paraquedismo da América Latina

TurismoTexto: Marco Armando

Page 4: Jornal Procurando Turismo
Page 5: Jornal Procurando Turismo
Page 6: Jornal Procurando Turismo

O Via Grill Restau-rante, instalado no

Graal Tigrão, Km 53 da ro-dovia Castello Branco é uma sugestão de parada pra nin-guém botar defeito. Bem localizado, o restaurante está num ponto estratégico da rodovia que parece “combi-nado” com o nosso estôma-go: ele aparece bem na hora que bate aquela fominha boa dentro do carro. Supercon-fortável, climatizado e muito bem decorado, o restaurante conta com espaço para algo em torno de 200 pessoas bem acomodadas em um salão refrigerado com aprox-imadamente 90 mesas con-fortavelmente distribuídas.

O atendimento é self-

service, o cardápio, bem variado, atende a gregos e troianos. Pode-se saborear combinações incluindo o churrasco assado na hora ou outras 18 opções de pratos quentes e 12 saladas. Agora, a especialidade da casa é o

Marreco de Santa Catarina. Receita exclusiva do Via Grill, marreco assado no forno, com purê de abacaxi e

repolho roxo é divino. Essa você tem de experimentar. É coisa de louco. Comi e ba-bei. E para quem gosta de carne boa e diferente, outra boa pedida é o carneiro as-sado na churrasqueira. Vale a pena.

Das sobremesas é me lhor nem falar, são de cair o queixo. Qualquer um se diverte. Entre opções deli-

ciosas como o pavê de bom-bom, mousse de chocolate, de maracujá ou de morango, há também a salada de frutas e o pudim de leite. Esse é ir-recusável. Vai que é boa.

Confira essa dica gas-tronômica na próxima viagem que fizer pela Cas-tello Branco que você não vai se arrepender. Depois, escre-va para a nossa redação con-tando o que achou. Tá? Boa viagem! Sim porque, essa parada é uma outra viagem... E que viagem!

06Marreco de Santa Catarina assado ao forno:

Esse prato você só encontra aqui!Texto: Alexandre Barroso

Bem confortavel o Via Grill tem acomodação para 200 pessoas

Graal TigrãoRod. Castello Branco,Km 53

Strudel: você precisa provar isso

Você provavelmente já ouviu falar do

strudel, uma iguaria alemã que há séculos surpreende os que têm paladar apurado e os amantes da boa gastro-nomia. Não há um registro preciso de quando este prato foi preparado pela primeira vez, mas até hoje os segredos da receita têm sido passado de mãe para filha, através das gerações.

Alguns rumores indicam que a criação deste prato aconteceu na região austro-bavariana, conhecida como Tirol. Mesmo com este in-dício, ainda não se sabe ao certo de onde nasceu a re-ceita.

A Chef Edna Gasparotto, neta de Tiroleses, que mi-graram para o Brasil bus-cando fugir dos conflitos que atingiram a Europa no início do século XX, é uma das poucas pessoas que con-hecem os mais importantes segredos da preparação de um legítimo Strudel do Tirol.

Quando era moça, Edna conheceu o artista plástico Heinz Budweg, a quem apre-sentou o strudel . Nascia assim um belíssimo amor pelo strudel e claro, pela dona das mãos delicadas que o preparou.

A parceria de Edna, Heinz e o strudel deu muito certo. Então decidiram

montar seu próprio restau-rante, o Strudel-Haus. Além do Up Strudel, o tradicional strudel de maçã, também há os sabores de ricota com uvas passas, damasco com chocolate, banana com canela, calabresa com queijo parmesão cremoso, palmito, frango e batata com bacon.

Além dessa variedade de sabores, você ainda pode escolher vários ingredientes para complementar o prato, como chantilly e sorvete de creme. Outro fator impor-tante é que os pratos do res-taurante Strudel-Haus são todos preparados artesanal-mente, sem a utilização de conservantes químicos.

A decoração do local ficou por conta de Heinz, um artista plástico de recon-hecimento internacional. As mesas receberam um arco de flores coloridas que com-binam perfeitamente com a paisagem, além de belís-simos quadros pintados por ele.

O restaurante Strudel-Haus é a nossa indicação da semana, do mês e do ano inteiro. Programa gas-tronômico imperdível e per-tinho de você. Vai que boa. Aliás, muito boa.

Mais informações:(11) 4714.1108

www.santuariodasartes.com.br

Gastronomia

Up-StrudelO cardápio da casa conta com 18 opções de pratos quentes e 12 saladas

O especial Marreco de Santa Catarina

Page 7: Jornal Procurando Turismo

Não basta ser elétrico, tem que ser dobrávelE como se já não bastasse à boa idéia de carros elétricos, esse vai muito mais longe

07

Um protótipo de carro elétrico, intitulado

de Hiriko Citycar foi apre-sentado ao mundo no fim de janeiro, na Alemanha. Criado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pro-duzido na Espanha, o veículo é pra lá de inusitado. E como se já não bastasse à boa idéia de carros elétricos, esse vai muito mais longe. É dobrável.

O Hiriko Citycar como o próprio nome diz é concebido para ser o carro das grandes cidades. Econômico, não poluente e dobrável, promete ser a sensação da nova era. Claro que eu e você vamos querer ter um desses na nossa garagem. Óbvio. A sacada é tê-lo como segundo carro, procurando-se usar este, em zona urbana, para pequenos percursos, até porque a autonomia (Por volta de 90 km) e a velocidade (no máximo 50 km horários) são proporcionais ao tamanho (1,5 metros). Aqueles que a maioria das pessoas costuma fazer todos os dias de casa para o trabalho e vice versa. Ele tem dois lugares e por ser pequenino caberá em

qualquer lugar, mas se ainda assim você tiver problemas com estacionamento, nem se preocupe, com um único apertar de botão no painel, o carro se encolhe, dobra-se ao meio, ocupando assim somente um terço do espaço de um veículo convencional.

E como se tudo isso fosse pouco, ele vai ser pilotado por um joystick no lugar do vol-ante e gira 360 graus no seu próprio eixo. Cada uma das rodas possui motor próprio, o que possibilita sua movimen-tação em qualquer sentido,

fazendo caber em qualquer buraco, sem sequer ter que manobrar. Fala sério, quem não quer um brinquedinho desses?

A produção do carro está programada para o fim do ano e tão logo fique pronto, será testado em cinco cidades do mundo e pode estar nas ruas em 2013.

O tamanho pequenino do automóvel exigiu de seus inventores, um novíssimo de-sign para torná-lo mais con-fortável. Entre as adaptações mais notáveis, a ausência de

portas é o que mais chama a atenção: foram substituídas

por um painel frontal que se desdobra para a entrada dos passageiros. Também já se es-tuda a possibilidade de desen-volver um controlador capaz de enviar vibrações aos dedos para auxiliar na realização de manobras. É o que chamamos de sensibilidade na ponta dos dedos. Diversas cidades eu-ropéias e norte-americanas foram escolhidas para par-ticipar dos primeiros testes do veículo — locais como Bilboa, Malmo e Boston devem ser os primeiros a testar esse que será sem nenhuma dúvida o objeto do desejo d todo mo-torista que circula em cidades grandes. Não acha?

Veículos

Hiriko Citycar facilidade para estacionar

O diferencial do Hiriko é sua sessão traseira, capaz de se desta-car do resto do carro. Uma vez estacionado, o eixo dianteiro e o habitáculo do carrinho sobe sobre a parte traseira, diminuindo o comprimento do carro em até 30% e de quebra facilitando a en-trada e saída de passageiros, graças a sua posição mais alta.

Carro que dobra

Page 8: Jornal Procurando Turismo