jornal procurando turismo ed 16

12
Janeiro 2014 - Ed. 16 - Distribuição gratuita Caverna do Diabo um atração esplendorosa em Eldorado Cidade Pág. 08 Pág. 10 Evento Colheita de uva Pág. 05 Museu Casa do Anhanguera Da redação Pág. 04 Gastronomia Conheça a versão digital Conheça o nosso site www.procurandoturismo.com.br e te- nha acesso a todas as edições anteriores do nosso jornal em versão digital. É possível fazer o download em smartphones e tablets. Pág. 07 Um termas em Piratininga Morro do Saboó em São Roque Pág. 02 Trilha O museu é uma residên- cia bandeirista urbana. Pág. 05 Parque aquático em Cabreúva Reconhecida como “Patrimônio Natural da Humanidade,” a Estância Turística de Eldorado, por si só já é motivo de visita. Localiza- da no Vale do Ribeira, o principal atrativo é sem dúvida a famosa Caverna do Diabo, repleta de amplas galerias e formações rochosas. Pág. 02 Animal Uma boa notícia é que os bichinhos também são bem vindos em alguns hotéis e pousadas. Experiência única e que deixa boas lembranças. Monumento natural locali- zado em São Roque, com algo em torno de 1000 metros. Para você se divertir no parque aquático do camping, além das 12 piscinas o parque também tem cinco toboáguas, sendo que um deles natural e é o primeiro toboágua de cimento da re- gião. Há também um parque aquático infantil. Vai lá e confira! O Thermas de Piratininga, um dos maiores complexos de lazer do estado de SP, com diversas piscinas de águas frias e naturalmente quentes, quadras poliesportivas, restaurantes e mais de 10.000 me- tros quadrados de praia num cenário planejado para ser um paraíso. Rancho 53: Um restaurante típico sem igual na região! Fomos lá conhecer a mais nova atração gastronômica da casa. O polvo. O prato exótico é para quem gosta de fato de frutos do mar ou quer experimentar algo novo.

Upload: procurando-turismo

Post on 07-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Edição digital. Jornal Procurando Turismo um verdadeiro guia, com as melhores opções para viagens curtas no interior paulista cheio de informações pessoais. É. A gente dá mesmo a nossa opinião para você saber o que vai encontrar pela frente. Nós conhecemos essa gente boa que nos empresta os segredos de viver bem e ser feliz no interior.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Procurando Turismo ed 16

Janeiro 2014 - Ed. 16 - Distribuição gratuita

Caverna do Diabo um atração esplendorosa em EldoradoCidade Pág. 08Pág. 10Evento

Colheita de uva

Pág. 05MuseuCasa do Anhanguera

Da redação Pág. 04GastronomiaConheça a versão digitalConheça o nosso site www.procurandoturismo.com.br e te-

nha acesso a todas as edições anteriores do nosso jornal em versão digital. É possível fazer o download em smartphones e tablets.

Pág. 07Um termas em Piratininga

Morro do Saboó em São Roque

Pág. 02Trilha

O museu é uma residên-cia bandeirista urbana.

Pág. 05Parque aquático em Cabreúva

Reconhecida como “Patrimônio Natural da Humanidade,” a Estância Turística de Eldorado, por si só já é motivo de visita. Localiza-da no Vale do Ribeira, o principal atrativo é sem dúvida a famosa Caverna do Diabo, repleta de amplas galerias e formações rochosas.

Pág.02Animal

Uma boa notícia é que os bichinhos também são bem vindos em alguns hotéis e pousadas.

Experiência única e que deixa boas lembranças.

Monumento natural locali-zado em São Roque, com algo em torno de 1000 metros.

Para você se divertir no parque aquático do camping, além das 12 piscinas o parque também tem cinco toboáguas, sendo que um deles natural e é o primeiro toboágua de cimento da re-gião. Há também um parque aquático infantil. Vai lá e confira!

O Thermas de Piratininga, um dos maiores complexos de lazer do estado de SP, com diversas piscinas de águas frias e naturalmente quentes, quadras poliesportivas, restaurantes e mais de 10.000 me-tros quadrados de praia num cenário planejado para ser um paraíso.

Rancho 53: Um restaurante típico sem igual na região!

Fomos lá conhecer a mais nova atração gastronômica da casa. O polvo. O prato exótico é para quem gosta de fato de frutos do mar ou quer experimentar algo novo.

Page 2: Jornal Procurando Turismo ed 16

Se você é daquela turma que gosta de uma boa aventu-ra, mas não é muito chegado a esforços atléticos? Então, esse é um programa bem in-dicado e que pode ser feito com os amigos, familiares e até com as crianças. A boa ideia é subir um monumento natural localizado em São Ro-que, distante apenas 60 km de São Paulo, com algo em torno de 1000 metros de altitude. É o Morro do Saboó (Morro do Careca na língua indígena).

Muito conhecido na re-gião, o morro que visualmente se assemelha ao dorso de um animal, tem acesso fácil, com lugar para estacionamento bem no pé da montanha, tri-lha de nível médio (com pe-driscos), vegetação rasteira e dá tranquilamente para qual-quer um com um pouco de boa vontade e espírito de aven-tura subir em pouco mais de meia hora de caminhada.

Localizado a cerca de 6 quilômetros do centro de São

Roque, é considerado o pon-to mais alto da cidade. Lá do alto, em dias de pouca nebu-losidade é possível ver boa parte de no mínimo 3 cida-des: São Roque, Mairinque e até Araçariguama. O visual é maravilhoso. A sensação é in-crível e com sorte é até possí-vel de se contemplar o voo de parapente (vez ou outra acon-tece por lá). O passeio por este cartão postal da região é bem divertido e a gente ga-rante que você vai gostar. Leve uma garrafinha de água para paradinhas providenciais e aproveite para botar o fôlego em dia. As crianças vão viver uma experiência única e sem riscos. Vai que é mole!

O Morro é de propriedade particular, mas aberto a utili-zação turística desde que você faça a sua parte preservando a natureza ecológica do local. Não deixe lixo no local.

Pets, agora eles também são bem vindos em hotéis e pousadas

Morro do Saboó: Um passeio portrilha bem bacana de fazer

Planos para curtir to-das nas férias não faltam. Todo mundo faz algum tipo de planejamento de viagem quando o assunto é feriado, fim de semana e férias. Mas e o seu pet? O que fazer com o seu ami-guinho de estimação na hora de viajar?

Se isso já foi problema para muita gente, a boa notícia é que o número de pousadas e hotéis-fazenda que aceitam bichos cres-ceu de 10% para 70% nos últimos dez anos. Portan-to, faça sempre uma busca entre as hospedagens de cada região que for para saber quais as que já acei-tam seu amiguinho junto e quais não. As estatísti-cas são do presidente da ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em São Paulo),

Bruno Omori. Ele estima que hoje, em todo o Esta-do de São Paulo, tenham cerca de 300 “pet friendly”, ou seja, hotéis “amigos dos animais”. Mas atenção, todo cuidado é pouco, na hora de planejar o roteiro, vale uma consulta ao ve-terinário, em especial se o animal tiver idade avança-da. Brinquedos e objetos preferidos podem ajudar a diminuir o estresse pelo trajeto e a forma mais tranquila de viajar com o animal é de carro. Além de cinto de segurança ou cadeirinha especial, para não ser pego de surpresa, fique sabendo que é preci-so comprovar a vacinação em dia ao cruzar Estados.

Sites indicados: roteiro-animal.com.br e turismo-4patas.com.br

02Dicas Trilha

Diretor: Robson SantanaEditor: Alexandre BarrosoTextos: João Mendes, Mario Sérgio Ribeiro, Juliana Boechat, Kako Motta, Paula Figueiredo. Fotos: Serapião Neto, Albeto Tadeu, Bia Marques, Haroldo Santanna, Claudio Rocha, Rob Santana.

Diagramação e artes: Fabiano OliveiraJornalista: Alexandre Barroso MTB 49.248 Revisão: Priscila BoccatoAssist. Comercial: Erica AssisInternet: Amanda SantanaTiragem: 50 mil exemplaresDistribuição: Pedágios da CCR ViaOeste

EXPEDIENTE

Contato (11) 4713-1562 • [email protected] • www.procurandoturismo.com.br

Muito conhecido na região, o morro tem a semelhança de um dorso de um animal, tem fácil acesso e estacionamento no lugar

Nossos amigos agora são bem vindos em alguns hotéis e pousadas

O visual é maravilhoso e a sensação de liberdade e grandeza é incrível

Local: Estrada Turística Municipal do Saboó, s/n.º - Saboó - São Roque - SP

Serviço

Page 3: Jornal Procurando Turismo ed 16
Page 4: Jornal Procurando Turismo ed 16

Se você é usuário assí-duo da Castello Branco e li-gado em gastronomia por-tuguesa, certamente você já sabe o endereço da melhor casa do gênero da rodovia, aliás vale dizer, para quem ainda não sabe, o Rancho 53 é também a casa que

mais serve bacalhau no país inteiro. Acredite, os ca-ras sabem como ninguém servir essa iguaria. Só para se ter uma ideia, e dados como este fazem toda a diferença, são servidos ao longo do mês, algo em torno de seis toneladas de

bacalhau no restaurante. É mole ou quer mais? A va-riedade de pratos apresen-tada no cardápio é imensa, a gente baba só de ver.

Fomos lá conhecer a mais nova atração gastro-nômica da casa. O polvo. O prato mais exótico que já

degustei é para quem gos-ta de fato de frutos do mar. Com um aspecto totalmen-te diferente de tudo o que a gente está acostumado a ver e comer, confesso que tive uma certa apreensão com a pedida, mas ao che-gar à mesa, cheirosíssimo

e derretendo, não tive a menor dúvida. Me joguei com unhas e dentes. A boa surpresa é que além de um sabor divino, a consistên-cia e a textura da carne é super agradável e macia. Bem cozido, o Polvo ao Lagareiro (prato típico português) é também frito na brasa antes de chegar à mesa e servido acompa-nhado de batatas cozidas (com casca), brócolis e ar-roz. Acrescentei um bom azeite por minha conta e me fartei. Comi com muito prazer e repeti com gosto. Descrito no cardápio como próprio para duas pessoas, acredite, serve bem quatro pessoas sem a menor dúvi-da. Outra sugestão que vi passar pela frente e tive o prazer de experimentar, foi o arroz de polvo. O segre-do ninguém conta, mas é outro daqueles pratos que só se vê nas telas de cine-ma. Um show de sabor e

perfume. Antes do prato principal, pude degustar do tradicional bolinho de bacalhau servido na casa, um petisco farto de massa de batatas leves que chega à mesa quentinho e lindo.

Distante a 53 quilôme-tros da capital, localizado no município de Araça-riguama, o Rancho 53 é mais que um restaurante. Pode-se dizer que a casa é praticamente um consu-lado português nas cerca-nias de São Paulo. Muito bem frequentado é para-da obrigatória de chiques, famosos e de apreciado-res da alta gastronomia como eu. O restaurante, aonde tudo parece super-lativo, possui dois salões imensos, uma área anexa e varanda, mais despoja-da, para comidas rápidas, onde se acomodam con-

fortavelmente mais de 250 pessoas. Tudo muito bem decorado com motivos portugueses, claro, serve seus pratos em porcelana típica (e até vende a por-celana se você quiser) e tem um atendimento de primeiro mundo.

Todas as quintas-feiras, religiosamente, a casa en-che para apresentações de fado. E a clientela dis-põe ainda, ao sair, de um empório com dezenas de marcas de azeites, queijos e enchidos importados de Portugal. Difícil encontrar tanta tradição num mesmo lugar. Não há nada igual na rodovia. Com estacio-namento próprio e um ambiente pra lá de bom, a gente mais que indica. Pas-sar por lá e comer bem é quase uma obrigação. Vai, vai que a pedida é boa!

04

Rod. Castello Branco, Km 53 • Araçariguama - SPTel.: (11) 4136-1381 • www.rancho53.com.br

Serviço

Texto: Alexandre BarrosoGastronomia

Arroz de polvo, um show de sabor e perfume

A varanda, toda decorada com motivos portugueses, tem atendimento de primeiro mundo

Rancho 53: Um restaurante típico sem igual na região!

Polvo ao Lagareiro (prato típico português) é também frito na brasa e servido acompanhado de batatas cozidas, brócolis e arroz

Foto

s div

ulga

ção

Page 5: Jornal Procurando Turismo ed 16

O camping é referência no interior, e ainda que você não vá para acampar, passar o dia pode ser um programa bem legal para você e a sua família. O parque oferece entre ou-tros atrativos de verão, di-versas piscinas, num total de 12. Uma natural de ca-choeira, 6 para adultos e 5 infantis e quase todas com serviço de bar e lanchone-tes bem próximos. Você desfruta do bem bom e ainda encontra sucos, be-bidas e comidinhas para matar a fominha.

O parque também tem 5 lagos, em uma área total de 106.000 m², e até um lago onde você pode ver e alimentar peixes, patos e gansos. Você vai se divertir em pedalinhos e caiaques, e a prática da pescaria é disponível em dois lagos.

Para que você possa se divertir ainda mais, o par-que aquático do camping conta com cinco toboá-guas, sendo eles de 40, 150,

50, 9 metros e um toboágua natural, que é o primeiro toboágua de cimento da re-gião. Há também um par-que aquático infantil.

05Conheça em Santana de

Parnaíba, o Museu Casa do AnhangueraMuseu Lazer Parque Aquático do Camping Cabreúva

GPS: Lat. 23S 18 32 00 Long. 47W 08 07 • Cabreúva - SPTel.: (11) 4013-7030 • www.campingcabreuva.com.br

Serviço

O Museu é uma resi-dência bandeirista urbana construída na segunda me-tade do século XVII, em tai-pa de pilão e taipa de mão, na qual, presume-se, residiu o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva - O Anhan-guera. É uma edificação típica das construções do século XVII, representan-do uma tradição urbana das primitivas moradas paulistas, que mantêm até hoje seu estilo origi-nal. Foi transformado no “Museu Histórico e Peda-gógico Casa do Anhan-

guera” durante a semana comemorativa da criação da vila em 14 de novem-bro de 1962, possuindo grande valor arquitetôni-co e histórico. Tombada pelo IPHAN, em outubro de 1958, e pelo CONDE-PHAAT, em maio de 1982. Vale o passeio pelo cunho histórico e cultural. E o centro histórico da cidade é um exemplo de preser-vação e cuidado. Vai que a dica é boa. Tem ótimos restaurantes, bares e sua gente é prestativa e aco-lhedora.

Serviço End.: Largo da Matriz, 09 - Centro Histórico - Santanade Parnaíba - SP • Horário: de terça à sexta, das 8h às 17h, sábado e domingo das 11h às 17h • Tel.: (11) 4029-3473

O parque conta com 12 piscinas e 5 lagos onde é possível se divertir com pedalinhos

Com 5 toboáguas o camping é o primeiro a ter um toboágua de cimento da região

O museu é uma edificação típica das construções do século XVII

Page 6: Jornal Procurando Turismo ed 16

06IV Mostra de Orquídeas

apresenta mais de 5 mil exemplaresParque Estadual Intervales: Um

passeio legal em Capão BonitoParque

Vegetação, rios transparentes, cachoeiras imponentes, lagos, cavernas e animais silvestres formam um belo cenário

O prazer de viver uma aventura na paisagem natural do Parque, distri-buído por 49 mil hectares de vegetação, onde rios transparentes, cachoeiras imponentes, lagos, caver-nas e 49 mil espécies de animais silvestres formam um dos mais belos cená-rios da Mata Atlântica, tem atraído cada vez mais turistas. Paraíso natural, declarado como Reserva da Biosfera pela Unesco, o Parque fica localizado entre os vales dos rios Pa-

ranapanema e Ribeira de Iguape, apenas a 270 qui-lômetros de São Paulo.

O Parque Estadual In-tervales é um dos últimos refúgios para inúmeras espécies da fauna atlân-tica, como por exemplo a onça-pintada, o mono carvoeiro e a jacutinga, todos ameaçados de extin-ção. A flora da Intervales também é rica e diferen-ciada, com destaque para as bromélias e orquídeas que vivem à sombra de abundantes árvores e pal-

meiras, como a canela, o cedro e o palmito.

A natureza ainda guar-da lugares magníficos, cheios de mistérios, como as cavernas e suas forma-ções raras, esculpidas ao longo de milhões de anos. Esses são apenas alguns dos bons motivos para você conhecer, e jamais esquecer, o Parque Esta-dual Intervales. Vá lá e di-virta-se com toda a famí-lia, num ambiente muito agradável e ecologicamen-te correto. Vai que é boa!

Serviço End.: Recanto da Cascata - Av. Antônio Maria Picena, 34 - São Roque - SP • Data: de 24 a 26 de Janeiro • Horá-rio: das 09 às 18 h • Tel.: (11) 4712-5664 • Entrada: Gratuita • Estacionamento: R$ 10,00

O “Amor Perfeito” promete ser a estrela da mostra

Evento

A Associação Orquidófi-la de São Roque está promo-vendo mais um super evento, a exposição (e venda) de mais de cinco mil exemplares de orquídeas. Entre as mais de-sejáveis plantinhas, a famosa “Amor Perfeito” promete ser a sensação da mostra.

Nativa de países como a Co-lômbia, Equador, Peru, Vene-zuela e Costa Rica, a espécie se desenvolve bem no nosso clima paulista e tem seu pico de flora-ção no verão, garantindo cores e perfumes dos mais diversos.

“Os grandes produtores de Miltoniopsis (nome científico do Amor Perfeito) estão con-centrados no Estado de São

Paulo e um deles estará pre-sente em nosso evento com uma grande variedade de plantas”, afirma a orquidófila Lúcia Millen Nogueira, presi-dente da Associação.

Para quem quiser adquirir, estas orquídeas e outras muitas espécies serão disponibilizadas em abundância no Recanto da Cascata. Além de encher os olhos com as novidades, ex-perientes orquidófilos estarão na exposição para consultas, auxílio e para te dar todas as informações e dicas de cuida-dos e plantio. Estão previstas palestras gratuitas para os visi-tantes tanto no dia 25 como no dia 26, às 15h. Não perca!

Page 7: Jornal Procurando Turismo ed 16

Começa no dia 12 de Fevereiro mais uma grande festa em São Miguel Arcan-jo. É a Festa da Uva 2014. Conhecida como a Capital

da Uva Itália, a cidade é a maior produtora de uvas finas do estado, ao lado dos cereais e frutas como caqui, nêspera e ameixa.

A festa como é de pra-xe, vai ser realizada no recinto de exposições Massuto Fujiwara, com entrada franca e promete

reunir exposição de fru-tas, rodeio, shows de can-tores regionais, provas de laço, prova de motocross e a tradicional pisa da

uva. Entre outros cantores convidados, a cidade se prepara para receber em seus quatro dias de festa, artistas como Michel Teló, Marcus e Belutti, Jads e Jadson e Thiaguinho No-ronha. O evento acontece entre os dias 12 e 16 de Fe-vereiro. Agende e visite!

07Festa da Uva: Uma atração

tradicional em São Miguel ArcanjoEvento

No final da década de 70 pesquisadores da Polipetro perfuraram o solo de Pira-tininga, no interior de São Paulo, em busca de petróleo. Surpresos, ao invés do óleo, encontraram água em abun-dância. O mais interessante é que não era uma água co-mum, o que se encontrou foi água quente, salgada, alcalina e com temperatura acima de 40° C. E mais: com uma pes-quisa mais apurada, desco-briu-se também que as quali-dades terapêuticas dessa água são incomuns, comparadas apenas as das famosas fontes Karl Sbad, na Alemanha.

Utilizando esta importan-te descoberta, construiu-se o

Thermas de Piratininga, um dos maiores complexos de lazer do estado de SP, com diversas piscinas de águas frias e naturalmente quen-

tes, quadras poliesportivas, restaurantes e mais de 10.000 metros quadrados de praia num cenário planejado para ser um paraíso.

No Thermas você encon-tra lazer, entretenimento e

esportes. Está lá um conjunto poliesportivo completinho para você se divertir bastante com a sua família e os amigos. Você pode praticar esportes diversos, tais como: vôlei, fu-tebol, basquete ou tênis num ambiente pra lá de especial. Há lanchonetes, restaurantes e sorveterias espalhadas pelo parque para que você possa passar o dia inteirinho em ati-vidade, sem perder nem um pouquinho da diversão.

Parque infantil, piscina de biribol, lago, praia artificial, loja de conveniência, quios-ques e lanchonetes com toda a infraestrutura, prometem um dia inesquecível para toda a família. Programe-se...

Diversão

Diversão garantida para todas as idades

A cidade é conhecida com a capital da uva Itália

Diversas piscinas de águas frias e naturalmente quentes fazem parte do complexo

Serviço End.: Rod. Elias Miguel Maluf, Km 01 - Piratininga - SPTel.: (14) 3265-9100 • www.thermasdepiratininga.com.br

Um Thermas de águas muito quentes em Piratininga

Page 8: Jornal Procurando Turismo ed 16

Reconhecida como “Patri-mônio Natural da Humani-dade,” a Estância Turística de Eldorado, por si só já é motivo bastante para qualquer visita. Localizada ao sul do Estado de São Paulo, no Vale do Ribeira, sugerimos o passeio para que você possa conhecer e deslum-brar-se em trilhas e grutas ma-ravilhosas, como se vê nas fotos.

Entre outras preciosida-des que se encontram por lá, o principal atrativo da região é sem dúvida a já famosa Caver-na do Diabo, repleta de amplas galerias e formações rochosas. Ao contrário da imagem tra-dicional que se faz das grutas - escuras e claustrofóbicas - nem se preocupe, o passeio é super-seguro e a caverna em questão

tem salões iluminados até por luz artificial. Fotografar esse lu-gar é quase que uma obrigação. Vê lá se não vai esquecer a má-quina fotográfica antes de sair para essa aventura.

A visita (guiada) dura cer-ca de uma hora e meia e circu-la por 600 metros de galerias - os outros sete quilômetros são fechados ao público. Para facilitar a locomoção, passa-relas de cimento e escadas de madeira estão por toda parte e ajudam a apreciar as imen-sas estalactites (pontudas for-mações rochosas que descem do teto), estalagmites (que crescem do chão) e colunas - quando uma estalagmite e uma estalactite se encontram. Simplesmente fantásticas

obras da natureza que deixam qualquer um de boca aberta.

A Caverna do Diabo, po-rém, não é a única da região. Longas trilhas que chegam a exigir cinco horas de cami-nhada levam às grutas selva-gens de Rolado I, II e III.

Outra atração em Eldora-do e que merece uma visita é a cachoeira de Meu Deus, com 45 metros de queda e piscina natural de águas cristalinas. O acesso é por trilha e o trekking é considerado de nível médio, com 40 minutos de duração.

Essa já é uma sugestão

para os mais animados (e põe animado nisso). A dica é che-gar à Meu Deus pelo Vale das Ostras - quatro horas de cami-nhada passando por 12 que-das. É programa para quem é do ramo, mas se você for um ser normal que nem eu e fizer um esforço, vai superar todas as dificuldades pessoais e cer-tamente se sentirá recompen-sado com o show de imagens e

boas lembranças que vai trazer de volta dessa viagem. Prepa-re-se para viver uma linda ex-periência e divirta-se!

A gente sabe que no fim você vai agradecer a nossa dica. Vai que é boa! Independente do caminho escolhido, para conhecer a cachoeira é obriga-tório o acompanhamento de um guia. Informe-se quando chegar e boa viagem.

08Texto: Alexandre Barroso

Caverna

Entrada da Caverna do Diabo

Foto

s div

ulga

ção

Caverna do Diabo: Uma viagem diferente à Eldorado

Serviço A visitação é feita em grupos de até 12 pessoas acompanhadas por monitor local. Dias e horários de terça a domingo das 8 às 17 horas ou até que atinja o número de visitantes por dia. Entrada R$ 20,00 por pessoa já com acom-panhamento do monitor. Informações: (13) 3871-1242 / 3871-1241.

www.cavernadodiabo.com.br

Para facilitar a locomoção e a visualização, passarelas de cimento, escadas de madeira e iluminação estão por toda parte

Page 9: Jornal Procurando Turismo ed 16

Tá aqui um lugar onde você encontra mil opções de lazer e entretenimento para toda a criançada e ainda se diverte junto fazendo parte desse programa legal no inte-rior. Entre outras atrações, na

Fazenda do Pequeninos você e seus filhos poderão andar a cavalo, de charrete e no carrossel com animais de verdade, caminhar na trilha em Mata Atlântica nativa, dar mamadeira aos cabri-tinhos, tirar leite da vaca e alimentar os animais pesso-almente. Claro, tudo é acom-panhado por monitores que obviamente se encarregam da segurança de todos.

Atenção, não se esque-ça de levar roupa de ba-nho para todo mundo, na Fazendinha é permitido nadar em piscinas e lagos, brincar no playground ecológico, navegar na jangada de bambus, des-cer no escorregador radi-cal de 25 metros e pular

na cama elástica gigante. O passeio inclusive é edu-cativo, mas caso um dos seus filhos ou convidado tenha medo de animais, avise na recepção para que um monitor possa acom-panhar com mais atenção e dedicação. A criançada certamente vai entender depois dessa visita e conví-vio, a importância dos ani-mais e de toda a natureza, além de aprender a neces-sidade de respeitar cada

vez mais o meio ambiente.Encontram-se por lá,

lhamas, búfala, emús, pa-cas, mini-vacas, pôneis,

burrinhos, cavalos, cabras, ovelhas, patos, pavões, pe-rus e galinhas exóticas.

Andando pelas trilhas é possível ainda, ver ao vivo e a cores, animais silvestres como: bugios, veadinhos, esquilos, jacus, tucanos, pica-paus, araras. Acredi-te, a diversão é garantida. Você vai fazer um verda-deiro passeio ecológico. O lugar é lindo, a paisagem é maravilhosa e pertinho de São Paulo. Sem dúvida

nenhuma, vale a sua visita!Há no local restaurante

(Aberto das 12:00 às 14:30h) para repor a energia.

09Programa educativo e ecológico em Itapecerica da Serra

As crianças podem inclusive alimentar os animais pessoalmente

Informações: das 9 às 17h - End.: Estrada dos Lagos, 1668Itapecerica da Serra - SP • Tel.: (11) 4779-9567 / 4666-8184 / 4779-9567 / 4165-1823 / 7758-0474 • [email protected]

Serviço

Se você além de viajar, gosta também de um progra-ma cultural, a nossa sugestão é que conheça o Museu da cidade de Salto. Boa parte da história da cidade pode ser

vista lá, as paredes do museu são repletos de quadros que retratam a história do muni-cípio desde a sua fundação. O acervo do museu conta com muitos objetos de épo-ca, uma banheira de um dos primeiros hotéis da cidade, diversos maquinários de te-celagem (da antiga Brasital), livros e dois grandes bone-cos de carnaval de rua. En-tre as curiosidades que se vê no museu, uma máquina de calcular bem antiga chama a atenção. Visite Salto e conhe-

ça o museu. Sua viagem vai ficar muito mais rica e a his-tória da cidade vale a pena viver e conhecer. A visitação é gratuita e o atendimento ao turista é muito bom.

Salto é uma cidade encan-tadora que oferece aos visi-tantes um produto turístico singular, onde a natureza e as raízes históricas do povo se entrelaçaram, construin-do aos olhos dos visitantes, paisagens diferenciadas que possibilitam diversas aborda-gens educativas e lúdicas em diferentes lugares aprazíveis para o descanso e lazer dos visitantes. O museu fica em um grande edifício de esqui-na, bem pertinho da Praça Dr. Arquimedes Lamoglia.

Museu da cidade de SaltoMuseu

Serviço End.: Rua José Galvão 104 - Centro - Salto - SPHorário: de terça a domingo, das 9h às 17h • Tel.: (11) 4029-3473

Turismo rural

Boa parte da história de Salto pode ser vista no acervo do museu

Page 10: Jornal Procurando Turismo ed 16

10

São Roque tem agora um novo ponto turístico e cultural para visitação. Localizado num conjun-to de salas no interior da Pousada Juriti, na Vila Darcy Penteado, o “museu de antiguidades”, certa-mente é motivo de visita.

Nelson Reinaldo Dias de Souza (proprietário) resolveu montar o museu após perceber que tinha guardado em sua residên-cia uma imensidade de peças curiosas. “Durante meus passeios e viagens, quando eu via algo legal eu comprava, passados os anos, me dei conta que ti-nha tanta coisa que acabei montando um museu para mostrar isso também às pessoas”, conta ele.

O colecionador encon-trou o melhor espaço dentro de sua própria pousada. Ele montou uma casa e cada cô-modo foi mobiliado de acor-do com o ambiente. Desta forma foi feito um quarto, uma cozinha, um banhei-ro, sala de jantar e diversas salas decoradas com os ob-jetos antigos. Boa parte dos artigos tem histórias muito curiosas. No museu podem ser vistas máquinas de escre-ver, máquinas fotográficas, ferros de passar, facas, espa-das, máquina de sorvete, es-crivaninhas, mesas e cadei-ras e até um confessionário antigo que os padres leva-

vam para receber a confissão na casa das pessoas.

Para contemplar ainda mais o espaço, ao lado do museu, há um restaurante onde a comida caseira é servida em cima de duas carroças. Ainda de acordo com Nelson, o espaço está aberto à visitação, mas para conhecer o museu tem que agendar a visita.

Boa parte dos artigos tem histórias curiosasUm programa turístico e cultural onde os visitantes fazem a colheita da uva

O confessionário portátil era colocado naporta das casas para receber as confissões

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Museu de antiguidades é atrativo em São Roque

Serviço

Museu

GPS: Lat. S-23.515436” - Long. W-47.078926”Tel.: (11) 4714-1520 - www.pousadajuriti.com.br

Turismo Rural

A Vinícola Góes abre mais uma vez as portas para a co-lheita de suas uvas. A inicia-tiva é além de um programa turístico, um evento cultural, já que na oportunidade é per-mitido ao visitante conhecer o processo de fabricação de vinho e sucos, além de reali-zar a tradicional pisa das uvas, dentro de um barril de vinho. Experiência única e que deixa boas lembranças a quem já teve essa oportunidade.

O destaque do ano são as uvas varietais: Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, em sua melhor forma. O rigor do in-verno e o verão sem tempes-

tades auxiliaram a condução das parreiras favorecendo a produção de uvas com me-nos pragas e doenças, gerando frutos com melhor sanidade e elevado grau Brix. “Temos as melhores expectativas para os vinhos produzidos a partir desta safra”, comemora Cláu-dio Góes, diretor da vinícola, se referindo às boas condições de plantio e colheita nesse ano.

A festa da colheita ocorre nesse período de férias (entre 25 de janeiro e 9 de fevereiro) e sem dúvida é um programa bem legal para todos da família. Programe sua participação e divirta-se muito em São Roque.

É tempo de colheita e pisa da uva

Serviço End.: Vinícola Góes - Estr. do Vinho, Km 9Canguera - São Roque - SP • Data: 25/01 a 09/02 (aos Sábados e Domingos) • Horário: às 10 e às 11h30 • Valor: R$ 100,00 (inclui almoço e brindes) • Tel.: (11) 4711-3500 • www.vinicolagoes.com.br

Page 11: Jornal Procurando Turismo ed 16
Page 12: Jornal Procurando Turismo ed 16