jornal pastoral da criança · complicada e que, no fim, podem agradecer a deus a sua felicidade de...

16
Jornal Pastoral da Criança Ano XXIV • Nº 173 • Abril/2011 Aprendendo Mais página 14 Fé e Vida: “Pois em ti está a fonte da vida”. página 13 Cidadania: Crianças Indígenas acompanhadas nas aldeias. Comunidades Acompanhe o trabalho da Pastoral da Criança no Setor Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. página 06 página 10 O Setor Bauru, em São Paulo, relata o seu trabalho pastoral. Líder! No mês que vem tem Mutirão em Busca das Gestantes Feliz Páscoa A Páscoa é Ressurreição, Vida Nova, Esperança de vida em abundância para todos. A festa da Páscoa é muito celebrada na Pastoral da Criança, porque a Pastoral da Criança luta pela vida de crianças, gestantes e famílias acompanhadas. É a esperança da Páscoa que impulsiona o coração de nossos líderes. É a certeza de que a vida vence a morte que nos dá ânimo para manter acesa a chama da esperança e para acreditar sempre em dias melhores. Foto: Setor Toledo Foto: Sonia Prati

Upload: others

Post on 08-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Pastoral da Criança · complicada e que, no fim, podem agradecer a Deus a sua felicidade de ter um filho sadio. E podemos dizer aos nossos irmãos de missão em nossas reuniões

JornalPastoral da Criança

Ano XXIV • Nº 173 • Abril/2011

Aprendendo Mais

página 14

Fé e Vida:“Pois em ti está a fonte da vida”.

página 13

Cidadania:Crianças Indígenas acompanhadas nas aldeias.

Comunidades

Acompanhe o trabalho da Pastoral da Criançano Setor Campos dos Goytacazes, Rio deJaneiro.

página 06

página 10

O Setor Bauru, em São Paulo, relata o seutrabalho pastoral.

Líder!

No mês que vem temMutirão em Busca

das Gestantes

Feliz Páscoa

A Páscoa é Ressurreição, VidaNova, Esperança de vida emabundância para todos. A festa daPáscoa é muito celebrada naPastoral da Criança, porque aPastoral da Criança luta pela vida decrianças, gestantes e famíliasacompanhadas. É a esperança da

Páscoa que impulsiona ocoração de nossos líderes. Éa certeza de que a vida vencea morte que nos dá ânimopara manter acesa a chamada esperança e paraacreditar sempre em diasmelhores.

Foto

: Se

tor T

oledo

Foto

: So

nia P

rati

Jornal 173:Layout 1 08/02/11 15:14 Page 1

Page 2: Jornal Pastoral da Criança · complicada e que, no fim, podem agradecer a Deus a sua felicidade de ter um filho sadio. E podemos dizer aos nossos irmãos de missão em nossas reuniões

Editorialabril/201102

Minha mensagem para esta Páscoa é aseguinte: amor a Deus, amor ao próximo, amorà vida, amor ao planeta, amor às pessoasconcretamente. Aliás, remetendo-nos à Palavrade Deus, em todo o período quaresmal e pascala Igreja faz uma revisão de vida num sentidopenitencial de pedirmos a Deus o perdão, amisericórdia, sobre os nossos erros, as nossasfalhas. Por isso, nós utilizamos, nessa época dequaresma, de penitência, o tempo para rever anossa vida. Mudar de vida é uma mudança dementalidade, é uma mudança decomportamento. Esse é o sentido da quaresmae da Páscoa: vida nova, vida em Cristo, vidacom qualidade, daí a necessidade de sempreligarmos aquilo que vem como inspiração daPalavra de Deus, do dom, da graça de Deuscom os nossos relacionamentos práticos, como modo como nós tratamos pessoas comdignidade, com verdade, com amor, com justiça, colocando-nos numa postura ética.Aquilo que for bom para mim, o que eu quero para os outros, e aquilo que eu quero paraos outros como bem eu preciso dar o exemplo primeiro.

Páscoa é anúncio da Boa Nova. E qual é a Boa Nova que devemos anunciar nos dias dehoje? A vida em abundância, a vida que traga condições das pessoas serem bem tratadas.Boas condições, por exemplo, para as crianças brincarem, estudarem e desenvolverem; aprimeira infância ter uma formação adequada para chegar à adolescência; na juventudedando aqueles passos necessários de fortalecer os vínculos familiares. Isso é que é o maisimportante para nós. A partir da vida, que é o maior dom que Deus nos dá, a vida emfamília e a vida na solidariedade. Que a gente resgate o sentido desta convivênciasaudável, alegre, onde também as dores, o sofrimento, sejam superados pelos vínculos deum amor sincero, puro, verdadeiro, autêntico, franco e não relacionamentos artificiais,pessoas que apenas se toleram ou que uma usa a outra enquanto serve, como se fosse umobjeto manipulável. Que nós levemos a todos a grande mensagem. da Boa Nova, doEvangelho, da Páscoa, em nossas atividades. Isso significa sempre mais oportunizarmomentos onde a gente curte, onde a gente se alegra, por estar participando das soluções

dos problemas, de ajudar um ao outro,perdoando o outro, socorrendo o outroem ocasiões de sofrimentos, deprovações. Então, é nesta grande alegriaque Cristo, vivendo no meio de nós,ressuscitado, vivendo para sempre, naverdade vai nos acompanhar pelo seuespírito em nossos corações. Uma SantaPáscoa para todos e uma convivência,fraterna.

Celebrar a Páscoa

Palavra do PastorCaros amigos:

Paz e Bem!O Jornal da Pastoral da Criança apresenta nesta

edição uma reflexão sobre a Páscoa, especialmenteno artigo de Dom Aldo Di Cillo Pagotto.

Outro destaque desta edição é o artigo daCidadania sobre as crianças indígenasacompanhadas pela Pastoral da Criança nasaldeias.

O Jornal da Pastoral da Criança apresentatambém o trabalho dos líderes em diversasdioceses do Brasil, mostrando como o trabalhoatencioso e constante ajuda a melhorar a vida demilhares de famílias brasileiras.

No mais, chamo atenção ainda para a chamadaavisando que no mês de maio acontecerá o Mutirãoem Busca das Gestantes. É muito importante quetodos os líderes encontrem e orientem as gestantessobre os sinais de perigo durante a gestação, sobrealimentação saudável e acompanhamento no pré-natal e que também ajudem a reivindicar e garantiro acesso ao serviço de saúde e um parto dequalidade.

Desejo aos líderes da Pastoral da Criança umexcelente trabalho. É muito bom contar com vocêsnessa caminhada por vida em abundância paratodos. A todos uma Feliz e Santa Páscoa!

Um abraço fraterno,

Editorial

Irmã Vera Lúcia AltoéCoordenadora Nacional da Pastoral da Criança

ExpedienteEste jornal é mensal e de responsabilidade da Coordenação Nacional daPastoral da Criança, Organismo de Ação Social da CNBB - ConferênciaNacional dos Bispos do Brasil. O Jornal da Pastoral da Criança também estádisponível na Internet, no endereço www.pastoraldacrianca.org.br

Conselho Editorial:

Dr. Nelson Arns NeumannIr. Vera Lúcia AltoéJornalista Responsável:

Francisca Sônia M. PratiDRT: 5365Diagramação:

Bruna Luiza de Oliveira CorsoRevisão:

Aldiza Soares da SilvaImpressão:

Cargraphics S.A.Impresso com apoio do:

Ministério da SaúdeTiragem: 280.000 exemplares

Cartas ou artigos para a redaçãodevem ser remetidos à: Coordenação Nacional da Pastoral daCriançaRua Jacarezinho, 1691 - Mercês CEP: 80810-900 - Curitiba/PRTelefone: (41) 2105-0250Fax: (41) 2105-0201 / 2105-0299E-mail:

[email protected] informativo da Pastoral da Criançanão pode ser comercializado. Osartigos e impressões pessoais nelepublicados são de responsabilidadeexclusiva de seus autores ecomunidades.

Dom Aldo Di Cillo Pagotto Arcebispo da Paraíba e

Presidente do Conselho Diretorda Pastoral da Criança

“Páscoa é anúncio da

Boa Nova. E qual é a

Boa Nova que devemos

anunciar nos dias de

hoje?”.

Jornal 173:Layout 1 08/02/11 15:14 Page 2

Page 3: Jornal Pastoral da Criança · complicada e que, no fim, podem agradecer a Deus a sua felicidade de ter um filho sadio. E podemos dizer aos nossos irmãos de missão em nossas reuniões

Queridos líderes,

Na alegria e na força do Cristo Ressuscitado,causa de nossa esperança e certeza de uma vidanova, quero chegar até vocês e desejar uma feliz eabençoada Páscoa.

Graças à morte e ressurreição de Cristo, tambémnós hoje somos convidados a ressurgir para umavida nova e, unindo a nossa voz à voz doRessuscitado, queremos aumentar ainda mais onosso desejo de permanecer em comunhão com oRessuscitado e com todos aqueles e aquelas quefazem parte do nosso convívio.

No evangelho de Lucas, quando se fala daressurreição do Senhor, nós lemos que apareceramdois anjos às mulheres que haviam ido ao sepulcrode Jesus levando perfumes que haviam preparado elhes perguntaram: “Por que vocês estão procurandoentre os mortos aquele que está vivo?” (Lc 24,5)

Jesus ressuscitou verdadeiramente e nóscelebramos este fato no dia da Páscoa. É a passagem

da morte para a vida. Jesus venceu a mortepara sempre. Daí em diante os seus discípulosdeveriam sempre optar pela vida.

Nós na Pastoral da Criança encontramosem nosso trabalho muitas mães que louvam aDeus pela vida de seus filhos que estão vivosgraças à nossa presença em suas casas durantea sua gestação. Não precisam procurar entreos mortos quem está vivo. Seus filhos vãocrescer sadios e felizes, porque nós fomos os

anjos que estivemos presente nos momentosimportantes de sua vida.

Por outro lado, no evangelho de João, este narraque uma mulher por nome Maria Madalena foi aosepulcro procurar Jesus. Este apareceu a ela e amandou ir ao encontro de seus discípulos: “Vai dizeraos meus irmãos: Subo para junto de meu Pai, que éPai de vocês, do meu Deus, que é o Deus de vocês” Econtinua o texto de João: “Então Maria Madalena foie anunciou aos discípulos: Eu vi o Senhor. E contou oque Jesus tinha dito” (Lc 20, 17-18)

Nós, líderes da Pastoral da Criança, fazemos amesma experiência de Maria Madalena. Nós nosencontramos com Jesus ressuscitado presente nascrianças que acompanhamos, porque muitas vezesestas correram o risco de não continuar a viver emorrer. Vemos a presença de Jesus nas nossasgestantes que muitas vezes têm uma gestaçãocomplicada e que, no fim, podem agradecer a Deus asua felicidade de ter um filho sadio.

E podemos dizer aos nossos irmãos de missão emnossas reuniões mensais de reflexão e avaliação quevimos o Senhor. Contamos a eles tudo o que significapara nós perceber a presença de Jesus em nossasgestantes e crianças que visitamos eacompanhamos.

A Páscoa, para nós da Pastoral da Criança, temum sentido muito bonito, porque nós nosdeparamos continuamente com a morte e com avida. A morte já foi vencida por Jesus e nós nosalegramos em poder levar vida plena às nossasgestantes e crianças.

Faço votos que a fé no Ressuscitado nosimpulsione ainda mais a ir ao encontro de nossascomunidades que ainda não foram beneficiadascom a presença tão real e sensível da Pastoral daCriança.

Terminando essa pequena mensagem queropedir ao Senhor Ressuscitado que nos confiou amissão de anunciar em seu nome um novo projetode vida Pascal, que Ele nos dê a audácia decontinuarmos sendo “discípulos-missionários quetemos como tarefa prioritária dar testemunho doamor de Deus e ao próximo com obras concretas”.(DAp, n 386 )

Receba o meu abraço carinhoso na força doRessuscitado.

Mensagemabril/2011

03

“Jesus venceu a morte

para sempre. Daí em

diante os seus discípulos

deveriam sempre optar

pela vida”.

Irmã Vera Lúcia AltoéCoordenadora Nacional

da Pastoral da Criança

Líder, prepare-se: No mês que vem tem Mutirão em Busca das Gestantes.Comece desde já a organizar o mutirão em sua comunidade. Fique semprede olho nas novas gestantes. Seu apoio é muito importante para que elastenham uma gravidez saudável e feliz.

Jornal 173:Layout 1 08/02/11 15:14 Page 3

Page 4: Jornal Pastoral da Criança · complicada e que, no fim, podem agradecer a Deus a sua felicidade de ter um filho sadio. E podemos dizer aos nossos irmãos de missão em nossas reuniões

Comunidadesabril/201104

Caros Líderes da Pastoral da Criança:

Este é o “Caderno das Comunidades”.Aqui, os Setores/Dioceses apresentam asatividades e a missão da Pastoral da Criançaem suas comunidades. Os Setores/Diocesesdo Brasil foram divididos em oito grupos.Nesta edição, apresentamos as notíciasenviadas pelos Setores/Dioceses quecompõem o “Grupo 4”. Não deixem departicipar, de enviar suas notícias esugestões. Lembramos que as notíciasenviadas, mas que não chegaram a tempo,entrarão na próxima edição do Jornal daPastoral da Criança.

Missão e GestãoAconteceu em nosso Setor uma

capacitação em Missão e Gestão, realizadano hotel Pau de Frutas, em Diamantina.Tivemos a presença da CoordenadoraHeloísa; da coordenadora de Setor, Maria deJesus Santos;, e de todos os coordenadoresde Ramo. Heloísa falou sobre a missão docoordenador de ramo no trabalho daPastoral da Criança. Foi feito um debate,falando das dificuldades e dúvidasencontradas em cada ramo. Heloísa falouainda sobre a importância das FABS e comofazer a prestação de contas corretamente. Oencontro foi encerrado com uma dinâmicade reflexão, onde nos ensinou que devemos

seguir Jesus sendo mensageiros da suaPalavra, ajudando sempre o próximo esuperar todas as barreiras da nossa vida pararealizar um bom trabalho na caminhada daPastoral da Criança.

Outra notícia: Foi com muita alegria querecebemos a visita de nossa coordenadoraestadual, Conceição Vilela, em nosso setor.Ela, com seu jeito simples de ser, visitouvários ramos e pode ver de perto a distânciade um ramo para o outro; percorreu estradasde terras e nem por um momento reclamoudo cansaço. Foi um momento único emnossa arquidiocese, tê-la junto de nós.

Colaboração: Maria de Jesus Ribeiro Santos

Diamantina • Minas Gerais

No final de 2010 realizou-se no CentroDiocesano de Araçuaí, a atualização do Guia2007, onde houve a presença de 16capacitadores do Guia do Líder que secomprometeram a atualizar os líderes ecapacitar novas lideranças, dando assimcontinuidade à Pastoral da Criança na diocese.A oficina do Sistema foi a sensação domomento, eles não disfarçaram a alegria deconstatarem o registro das FABS, FACS noSistema de Informação da Pastoral da Criança.Aproveito para agradecer a colaboração dasmultiplicadoras Ivone e Oricélia, do Setor deAlmenara, que se colocaram a disposição paraajudar a Diocese de Araçuaí.

Colaboração: Iliana

CapacitaçãoAraçuaí • Minas Gerais

Líderes participam de capacitação.

A Paróquia São João Batista, em São João deMeriti, homenageou a fundadora da Pastoral daCriança, Dra. Zilda Arns Neumann. Os líderesorganizaram uma missa solene, celebrada pelopároco Athaylton Jorge Monteiro Belo (FreiTatá). Neste evento estiveram presenterepresentantes de sete comunidades, familiarese membros do governo e sociedade civil. Logoapós esse evento, os líderes tambémparticiparam da elaboração do Jubileu de Ourode Frei Gaudêncio Sens, em que participaramalém dos líderes, visitantes de outras paróquiase as crianças com os seus familiares.

EventosDuque de Caxias • Rio de Janeiro

Jubileu de Frei Gaudêncio Sens.

AssembleiaNo final de 2010 aconteceu a assembleia

que avaliou a atuação da Pastoral daCriança no Setor de Palmas e FranciscoBeltrão. O evento foi realizado na Casa deFormação Divino Mestre, em Beltrão.Conforme Jurandi Oliveira, coordenadora

diocesana, o objetivo foi avaliar e planejaras atividades da Pastoral para o ano de2011. Também participaram ascoordenadoras da Pastoral Familiar e daPastoral da AIDS que puderam expor suasmissões de trabalho.

Palmas-Francisco Beltrão • Paraná

Jornal 173:Layout 1 08/02/11 15:14 Page 4

Page 5: Jornal Pastoral da Criança · complicada e que, no fim, podem agradecer a Deus a sua felicidade de ter um filho sadio. E podemos dizer aos nossos irmãos de missão em nossas reuniões

Comunidadesabril/2011

05

Capacitação de BrinquedistaA Pastoral da Criança da Paróquia São

Cristóvão teve a grande alegria de capacitar oprimeiro grupo de brinquedistas que irãoatuar nas diferentes comunidades ajudando atornar a celebração da vida mais animada. Foimuito divertido, gostosa e descontraída estacapacitação reavivando a criança que existeem cada um. As líderes voltaram a ser criança.Eis os depoimentos das brinquedistas.

IRMÃ ANA: Elizandra, o que despertouem você a capacitação de brinquedista?

ELIZANDRA: A criatividade, oreaproveitamento e o resgate dos brinquedose brincadeiras que estavam esquecidos.

IRMÃ ANA: Por que é importantetrabalhar as brincadeiras na Pastoral daCriança?

SILVANA: Porque a gente resgata asbrincadeiras da nossa infância e cada uma vaiaprendendo a aproveitar o que se tem em casapara fazer os brinquedos, sem muito gasto.

IRMÃ ANA: Rejane, quais os sentimentosque foram aflorando em você durante acapacitação?

REJANE: Em mim foi surgindo umsentimento de alegria, paz e, acima de tudo,desejo de ajudar o próximo.

IRMÃ ANA: Quando começamos acapacitação, quais as lembranças vieram àtona?

ROMILDA: Lembrei da minha infância, daescola, minha primeira professora, asbrincadeiras, músicas, orações. Foi muitogostoso.

IRMÃ ANA: Flávia, o que mais marcou emvocê a capacitação?

FLÁVIA: No momento em que aprofessora pediu que nós nos déssemos asmãos para darmos início, pediu para queimaginássemos desde quando éramoscrianças. Em minha mente veio todas aslembranças da minha infância, os brinquedosque a mãe fazia aproveitando as sucatas, queme emocionou muito.

IRMÃ ANA: Qual é a mensagem quegostaria de deixar para as brinquedistas?

CAPACITADORA CLEONICE: Foi muitogostoso trabalhar com elas, vendo como cada

uma se envolveu no processo. Pedi que elasprocurem ver com as mães as brincadeiras dasua infância, façam o resgate e assim estarãoconquistando-as pelo coração e pelo afeto,pois a coisa mais gostosa é realizar o trabalhoem equipe.

A capacitação de brinquedista era umsonho de muito tempo que se realizou.Acredito que veio somar, e muito, ao nossotrabalho. Com a ternura de Deus agradeço otrabalho e a doação da capacitadora e líderes,suplicando suas bênçãos e graças.

Colaboração: Irmã Ana Lopes de Souza

Diamantino • Mato Grosso

Capacitação de brinquedistas.

Ipiguá: Em uma de nossas celebrações davida, realizada mensalmente pelos líderes daPastoral da Criança na comunidade Recantodos 18, tivemos a ilustre presença do BispoDom Paulo Mendes Peixoto e do Padre JoséVinci, da Paróquia de São Sebastião de Ipiguá.Ambos foram recebidos com muita festa pelacoordenadora de Ramo, Antonia de Freitas B.Leme, líderes, equipe de Apoio, as crianças etodas as famílias. Foi uma grande alegria paranossa comunidade receber pela segunda vez avisita de nosso Pastor espiritual.

A Pastoral da Criança de Ipiguá, São Paulo,vem realizando um trabalho de

“perseverança”, pois em seus 13 anos detrabalho voluntário, aumentou o número delíderes e conseguiu formar 2 capacitadores. Jáfoi realizada uma capacitação para aformação de 4 líderes através do novo Guia doLíder. Eles já estão fazendo o seu trabalho emoutras comunidades do município de Ipiguá.

Esse belo trabalho realizado pelos líderesse deve ao total apoio do Padre José Vinci etambém à generosidade de nossacomunidade.

Colaboração: Antonia de Freitas e Alfredo Vinci

NovidadesSão José do Rio Preto • São Paulo

Celebração da Vida especial.

Jornal 173:Layout 1 08/02/11 15:14 Page 5

Page 6: Jornal Pastoral da Criança · complicada e que, no fim, podem agradecer a Deus a sua felicidade de ter um filho sadio. E podemos dizer aos nossos irmãos de missão em nossas reuniões

Comunidadesabril/201106

Gestante: Soraia Avelino é uma gestanteque começamos a dar acompanhamentocom 7 meses de gravidez. Ela atravessavade barco e a coordenadora ia buscá-la auma distância de aproximadamente 10 kmem meio ao pasto para que fizesse oacompanhamento pré-natal e a medicaçãopara anemia, pois o local é de difícil acesso.Contudo, conseguimos alcançar o nossomaior objetivo: a vida. Ela teve um meninode 3.630 gramas e 50 cm. O esforço e apreocupação são enormes, mas o sabor davitória e a vontade de continuar só Deusexplica.

Dia das Crianças: Realizamos em 2010uma festa especial para as criançasacompanhadas, aproximadamente 170crianças cadastradas. Também contamoscom a presença de pais e irmãos.

Recebemos doações e com essa ajudagraças a Deus tivemos uma tardemaravilhosa.

Colaboração: Clayse Côrrea Defanti

InformeCampos dos Goytacazes • Rio de Janeiro

É luta, é esperançaÉ coragem, é dedicaçãoÉ a Pastoral da CriançaQue constrói históriasQue transforma uma nação.

São milhares de voluntáriosQue assumiram sua missãoSalvando vidas diariamenteCombatendo a desnutrição.

Não se pode parar de sonharNão se pode deixar de agirÉ hora de caminharÉ o momento de progredir.

Não basta somente a visitaNão é o suficiente apenas pesarO serviço do líderTambém é evangelizar.

Aceite o compromisso da missãoMuitos precisam do seu olharTenha fé na vidaJamais deixe de acreditar.

Você é um instrumento de DeusFamílias o conhecerãoSeu sim mudará históriasEngrandecerá seu coração.

Hoje é tempo de celebrarMomento de uniãoÉ a Pastoral da CriançaQue se faz existir, pela sua missão.

Colaboração: Maurício Marques da Costa

Tempo de MissãoTianguá • Ceará

Líderes da Pastoral da Criança: amor e vida.

A Pastoral da Criança da Paróquia SãoJudas Apóstolo, do bairro 31 de Março,realizou uma Festa de Natal para ascrianças companhadas pela Pastoral doConjunto Habitacional dos Trabalhadores.

O evento foi realizado nasdependências da antiga Emefei “Zelo” econtou com a participação das 101crianças entre zero a seis anosacompanhadas pelos líderes da Pastoralda Criança. Na ocasião, cada criançarecebeu um saco de presentes contendobrinquedos, roupas, calçados eguloseimas, doados por membros dacomunidade que apadrinharam cadacriança.

De acordo com Evandete ColdibeleGonçalves da Silva, líder da Pastoral,durante a festa as crianças aindareceberam um lanche. “Além das açõesque realizamos, o nosso principal objetivoé a Celebração da Vida, através da família”.

Festa especialPiracicaba • São Paulo

“O Guia do Líder da Pastoral da Criançacontém uma riqueza de conhecimentossobre como cuidar da criança, desde ocomeço da gestação, no seu primeiro anode vida, até os seis anos de idade. Esse é,sem dúvida, o período mais importantepara se construir a paz dentro do coraçãode uma pessoa”.

Dra. Zilda Arns NeumannFundadora da Pastoral da Criança

Memória

"A realidade em que vivemos está cheiade violência, de manipulações, de corrupção.Também está cheia de esperança de temposnovos e novos projetos para o povo".

(Paulo Ueti)

Frase

Jornal 173:Layout 1 08/02/11 15:15 Page 6

Page 7: Jornal Pastoral da Criança · complicada e que, no fim, podem agradecer a Deus a sua felicidade de ter um filho sadio. E podemos dizer aos nossos irmãos de missão em nossas reuniões

Comunidadesabril/2011

07

A Parceria entre CCR RodoNorte, Pastoral daCriança e Prefeitura de Tibagi está levandosaúde às comunidades no interior do município.Em dois dias, o programa PartoHumanizado/Laços de Amor, realizado emparceria entre a CCR RodoNorte e a Pastoral daCriança, fez o atendimento a 103 futuras e novasmamães. Na ocasião, 83 gestantes receberamorientações dos líderes da Pastoral da Criançaem Ponta Grossa e outras 20 gestantes no diaseguinte. Os líderes percorrem mais de 200quilômetros em busca das gestantes. Nessadata, as equipes da concessionária e da Pastoralpercorreram o interior do município de Tibagi e

atenderam gestantes nas comunidades de SãoBento e Caetano Mendes.

Elas também comprovaram a realização deseis pré-natais na rede pública de saúde, foramcadastradas para acompanhamento dos bebêse, graças a estas credenciais, receberam umenxoval como presente da RodoNorte.

A partir de agora, uma vez por mês,mulheres de 31 comunidades interioranas serãovisitadas pelos líderes para acompanhamento etroca de informações com as mães.

A cidade foi a sexta a ingressar no programa,que já beneficiou 31 mil mulheres desde quandonasceu a RodoNorte, no ano de 2002.

Parto HumanizadoPonta Grossa • Paraná

Foi com muita alegria que no dia 19/12/2010,fizemos a nossa Celebração da Vida e aformatura de 35 crianças que já completaram 6anos ou mais. Os formandos receberamdiplomas e medalhas de honra ao mérito.Homenageamos também as famílias maisassíduas e o pai mais presente nas celebrações.Foi uma confraternização maravilhosa entrelíderes, famílias e comunidades em geral.

Colaboração: Jane Pimentel Brandão

FormaturaBelo Horizonte - Aparecida • Minas Gerais

Foi com grande alegria e fé que os líderes ecoordenadores de ramos da área BeatoAnchieta, Magé – Rio de Janeiro, se encontrarampara fortalecer a caminhada. Todosparticiparam ativamente dos cantos, palestras epartilhas. Parabéns, Magé, por essa grandeoportunidade. Ao Padre Celestino, o nossoagradecimento especial.

Além disso, coordenadores e líderes do RamoSanta Rita de Cássia organizaram uma grandefesta para as crianças acompanhadas,reativaram o ramo e estão com muita animação.Parabéns a todos que colaboram com a Pastoralda Criança. Ao Padre Cristiano, agradecemos ocarinho e dedicação à Pastoral da Criança.

Colaboração: Beatriz Consuelo Nascimento – Coordenadoradiocesana

EncontrãoPetrópolis • Rio de Janeiro

Líderes participam de encontrão especial.

O Setor Itabuna está comemorando seus 25anos de Pastoral da Criança. Entre as atividadesrealizadas, em 2010, aconteceu uma homenagempara a Irmã Rosa Fachini, que foi coordenadoradiocesana da Pastoral da Criança entre os anos de1991 a 2002. Foi realmente uma vida de amor ededicação para implementar as ações básicas emtodas as paróquias da diocese. Estiverampresentes muitos líderes que ajudaram a IrmãRosa no período que esteve à frente dos trabalhosna diocese e outros que iniciaram após suatransferência para Santa Catarina. Na ocasião,

estiveram presentes os coordenadores queconstruíram esses 25 anos da Pastoral na diocese:Adelvani, Irmã Rosa, Eugênia, Jucilene e CosmeOliveira, respectivamente, fizeram um brevehistórico do período em que estiveram nacoordenação diocesana. Esse emocionanteencontro de gerações marcou o início dascomemorações dos 25 anos de implantação daPastoral da Criança na diocese. Sobre acontinuação dos festejos, informaremos ao longodo ano de 2011.

Colaboração: Ivan Araújo - Comunicador Popular

25 anosItabuna • Bahia

Festejos comemoram aniversário da Pastoral da Criança.

Crianças acompanhadas que completaram 6 anos.

Jornal 173:Layout 1 08/02/11 15:15 Page 7

Page 8: Jornal Pastoral da Criança · complicada e que, no fim, podem agradecer a Deus a sua felicidade de ter um filho sadio. E podemos dizer aos nossos irmãos de missão em nossas reuniões

Comunidadesabril/201108

Prevenção da obesidade

A Pastoral da Criança da Paróquia SantaRosa de Lima, em Iguatemi, Distrito deMaringá, celebrou a passagem de mais umano de atividade. Tudo foi preparado comcarinho, muito amor e dedicação pelaCoordenadora Paroquial e suas lideranças edirecionado às crianças acompanhadas eseus familiares. Os participantes foramrecepcionados com muita alegria pelaslíderes que haviam preparado uma série deatividades recreativas e educativas, visando àintegração e o fortalecimento dos vínculoscomunitários e familiares.

Além das atividades organizadas pelaslíderes, realizou-se também a primeirapesagem referente ao projeto de prevenção ecombate à obesidade, lançado pelaCoordenação Nacional.

Estiveram presentes as coordenaçõesdiocesana e de área e a equipe responsávelpor enviar os dados para a CoordenaçãoNacional, entre eles uma profissional denutrição, Maria Beatriz Perego Kido, queorientou as mães sobre a necessidade damudança de hábitos alimentares, sobre aimportância do consumo de alimentosnaturais e saudáveis, uma vez que os ascrianças tendem a seguir o exemplo dos pais.

Colaboração: Leilane Rodrigues Garnica Wesselovicz -Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança

Maringá • Paraná

O Instituto de Medicina Integral, ProfessorFernando Figueira (Imip), e a médica ZildaArns, em memória, foram homenageados emuma missa campal realizada durante a 106ªedição da Festa de Nossa Senhora daConceição, no Morro da Conceição, ZonaNorte do Recife, que é uma das maiorescelebrações religiosas da Arquidiocese deOlinda e Recife. Durante a celebração, o vice-presidente de honra do Imip, Betoldo Cruze, e ofilho da médica Zilda Arns e atual CoordenadorInternacional da Pastoral da Criança-CNBB,Nelson Arns, estiveram presentes para receberas condecorações, que destacaram os 50 anosde serviços médico-sociais prestados peloinstituto e os 27 anos de atividades da Pastoralda Criança.

O ato religioso foi acompanhadoatentamente pelos fiéis. O Padre José RobertoFrança, da Paróquia Nossa Senhora daConceição, celebrou a missa junto com opároco da capela do Imip, Heleno José da Silva;e o auxiliar, Padre Severino Lourenço. Segundo,o Padre José Roberto França, os homenageadossão dois ícones de serviço e doação ao próximo.

Atualmente, o Imip realiza mais de 600 milatendimentos por ano, incluindo serviçosambulatoriais e hospitalares, especializadospara crianças, mulheres e homens. Já a médicapediatra e sanitarista Zilda Arns, que morreudurante um terremoto no Haiti, em janeiro de2010, fundou e coordenou, além da Pastoral daCriança, a Pastoral da Criança Internacional e aPastoral da Pessoa Idosa.

HomenagemOlinda e Recife • Pernambuco

Com um grande sentimento de pesar, aPastoral da Criança do Estado de São Paulovem informar o falecimento, em 11 de Janeirode 2011, do Sr. Antonio Ferraz Canto, nacidade de Piracicaba/SP.

O Sr. Canto, como era conhecido, juntocom toda sua família, esposa Sra. Bergue,filhos, genros e noras foi, por 23 anos, sinalmarcante, uma referência da Pastoral daCriança em todo Estado. Foi coordenadorestadual no período de 1988 à 1996. Mesmoapós deixar a coordenação, nunca se afastouda Pastoral, pois a Pastoral da Criança era asua vida e paixão.

A liderança da diocese de Piracicabacontinuava a “beber” de sua sabedoria, poisas capacitações e reuniões mensais ediocesanas eram realizadas em sua casa,considerada por nossas lideranças como asede da Pastoral.

Sr. Canto, homem bom e justo, grandearticulador e conciliador. A Pastoral daCriança do Estado de São Paulo teve a graçade tê-lo como membro ativo, presente em

nossa caminhada Pastoral. Sua participaçãonos fortaleceu e engrandeceu ainda mais.

O nosso Deus, que é justo e fiel, já orecebeu com uma Coroa de Glória que épreparada a todos que aqui na Terrasouberam construir no dia-a-dia um mundode Paz, Justiça e Caridade.

À sua querida família, a nossa eternaamizade!

Colaboração: José de Anchieta R. Santos - Coordenador doEstado de São Paulo

SaudadeEstado • São Paulo

Líderes medem e pesam as crianças.

Dona Bergue e Sr. Canto.

Jornal 173:Layout 1 08/02/11 15:15 Page 8

Page 9: Jornal Pastoral da Criança · complicada e que, no fim, podem agradecer a Deus a sua felicidade de ter um filho sadio. E podemos dizer aos nossos irmãos de missão em nossas reuniões

Comunidadesabril/2011

09

“O espírito se enriquece com aquilo querecebe, o coração com aquilo que dá.”(Victor Hugo).

É com este pensamento que nós daPrelazia de Cristalândia externamos nossagratidão à Norma Azzolin pelos anos dededicação como coordenadora do SetorCristalândia, onde com muito zelo ecarinho pela Pastoral da Criança contribuiupara que as nossas crianças sejam geradas,nasçam e cresçam em ambientes saudáveise acolhedores. Queremos ainda agradecerao Pe. Rui, e ao D. Heriberto Hermes, naépoca, Coordenador de Pastoral e Bispo daPrelazia, respectivamente, que apoiaram e

contribuíram também para o crescimentoda Pastoral da Criança para que a vidaplena seja cada dia uma realidade para ascrianças e suas famílias.

A eles os nossos sincerosagradecimentos e que Deus lhes abençoepara que onde estiverem continuem sendosal e luz na vida das pessoas e sejam firmesna missão de tornar Jesus Cristo cada diamais conhecido e amado na pessoa dosempobrecidos, semeando a boa semente deum Reino de Paz e Justiça para todos.

Colaboração: Maria Alice Bezerra - Coordenadora deSetor

AgradecimentoCristalândia • Tocantins

A Pastoral da Criança, através de suacoordenação, Dilva Moreira Soares, JaneteDeitos Mattoso e Marli Signori, agradece a Deuspelos trabalhos realizados em 2010, agradeceaos líderes que dedicaram seu tempo em proldas famílias acompanhadas e também agradeceas pessoas que nos apoiaram e contribuíram deuma maneira ou outra com a história através darealidade que vivemos . Em 2010, o Setorrealizou ali dois encontros de área com aparticipação das cidades de Aral Moreira eCoronel Sapucaia. Tivemos capacitação no Guiado Líder, Capacitação em Saúde Bucal,Brinquedista, Hanseníase, AlimentaçãoEnriquecida e Hortas Caseiras.

Tivemos ainda em quase todas as vilasatendidas curso de artesanato, pintura, crochê,fuxico e corte e costura. Participamos dosconselhos de Saúde, Assistência Social eDireitos da Criança e do Adolescente. Temosparceria com a Prefeitura Municipal, com oCRAS, Assistência Social, agentes de saúde emquase todas as comunidades, equipe da Funasanas aldeias, com a Associação Viva Vida. Emmédia, visitamos todo mês 1.806 famílias, 1.668crianças são pesadas com idade de 0 a 6 anos -destas, em média, 1.280 aumentaram de peso.1.731 estão com a vacina completa para suaidade e 316 são menores de um ano. Aindaacompanhamos uma média de 120 gestantespor mês.

Trabalhos realizadosDourados • Mato Grosso do Sul

A equipe da Pastoral da Criança de Chapadão do Sul,Mato Grosso do Sul, Ramo da Paróquia São PedroApóstolo, de Três Lagoas, prestou uma homenagem àDra. Zilda Arns decorando um tapete para umaprocissão em nossacomunidade. Nosso objetivo écontinuar a missão com amore carinho a seu exemplo.(Coordenadora Inês Silva)

Mural de Recados

Sou Daniela Aparecida Gomes, coordenadora da Pastoral daCriança da Paróquia de São Benedito, em Santa Cruz do Rio Pardo –São Paulo. Venho através desta comunicar que no mês de outubrode 2010, no Dia da Celebração da Vida, fiz um DVD infantil para ascrianças pertencentes às minhas comunidades, em forma delembrancinha ao Dia das Crianças. (Setor Ourinhos – São Paulo)

A Pastoral da Criança da Paróquia NossaSenhora Aparecida, Setor Januáriacomemora 16 anos de Fundação. A data foicelebrada com muito entusiasmo nomunicípio de São Francisco. A comemoraçãoiniciou com a celebração da Santa Missa,pelo Pároco, Pe. Paulo, com a participação demais de 250 pessoas entre líderes e famíliasacompanhadas. Após a Santa Missa todosforam para o salão comunitário da paróquiaonde se deu prosseguimento às festividades.

Houve palestras com o Pe. Paulo sobre fé epolítica. Também tivemos uma palestrasobre saúde da mulher, com a auxiliar deenfermagem, Célia. Houve muitasapresentações pelas comunidades do Ramo.Todas demostraram o amor incondicionaldaquele povo. Foi tudo muito bonito! QueDeus abençoe todos os líderes que doamsuas vidas em favor da vida.

Colaboração: Maria Das Dores Almeida

AniversárioJanuária • Minas Gerais

Jornal 173:Layout 1 08/02/11 15:15 Page 9

Page 10: Jornal Pastoral da Criança · complicada e que, no fim, podem agradecer a Deus a sua felicidade de ter um filho sadio. E podemos dizer aos nossos irmãos de missão em nossas reuniões

Comunidadesabril/201110

EnvioAconteceu na Paróquia Nossa Senhora da

Assunção o envio de novos líderes da Pastoralda Criança. A missa de envio foi celebrada peloPadre Gustavo Crepaldi.

Colaboração: José Antonio Raposo - Coordenador de Setor

Bauru • São Paulo

É com grande alegria e muita gratidão a Deus,que no dia 05 de Janeiro de 2011 comemoramosos 15 Anos de missão da Pastoral da Criança emnossa Comunidade, Maruim. O dia foi marcadopor uma Celebração Eucarística em Ação deGraças, celebrada pelo Pe. José Carlos, Paróco deMaruim, e uma breve recepção, que contou coma participação de amigos, apoios, líderes,coordenadores diocesanos e a comunidade emgeral. Dia de festa, celebração e gratidão a Deus eà Dra. Zilda, por infundir em nós o desejo de levarvida em abundância para essa comunidade.

Colaboração: Ana Isabel Dos Santos Oliveira

CelebraçãoAracaju • Sergipe

Novos líderes para a Pastoral da Criança.

As mães acompanhadas pela Pastoral daCriança do bairro Cataratas demonstrarama todos da comunidade que o aleitamentomaterno é mais saudável e prático: “Nóssomos incentivadas pelas nossas líderes”,diz uma mãe. Na Pastoral da Criança oslíderes dão o maior apoio para as mãesamamentarem seus bebês pelo menos até 6meses, só depois complementando comoutros alimentos.

As líderes da Pastoral da Criança dobairro Cataratas, Paróquia São Cristóvãotambém realizaram uma festa especial paraas crianças, onde foi preparado um lanchecom bolo, torta, suco, leite e no final demosum presentinho para cada criança.

Todas as crianças se divertiram.Rezamos, cantamos e brincamos com elaspara passar uma tarde muito alegre efraterna.

Aleitamento MaternoCascavel • Paraná

Mães acompanhadas: amamentação garantida.

A Diocese de Almenara realizou asprimeiras capacitações na implantação daação de Brinquedos e Brincadeiras nas 5áreas do Setor, que não tinham a ação.Realizamos a capacitação no Ramo NossaSenhora das Graças, Distrito de Avaí,Município de Jacinto. Durante acapacitação, os novos brinquedistasconfeccionaram inúmeros brinquedos esaíram da capacitação com uma datamarcada, por iniciativa dos mesmos, pararealização de uma oficina paraconfeccionar os brinquedos para usar narealização dos seus trabalhos nas

celebrações da vida e nas ruas do brincar.A capacitação terminou com um almoçocom todos os líderes, na casa dacoordenadora de ramo, com a presença docoordenador de Setor e da área V.Agradecemos a todos os líderes peloesforço e trabalho no decorrer do ano de2010, renovando os compromissos para2011, na expectativa de manter e ampliaros trabalhos. A capacitação atraiu aatenção de vários jovens que, ouvindo falarsobre a ação, se interessaram, e já secolocaram a serviço da Pastoral da Criançalocal.

Brinquedos e BrincadeirasAlmenara • Minas Gerais

Lavar as mãos com frequencia é o melhor jeito de manter a higiene e prevenirdoenças. Líder, oriente as famílias e crianças de sua comunidade para lavar sempreas mãos com água e sabão, principalmente antes das refeições e depois de ir aobanheiro. Lembre-se: mãos limpas salvam vidas!

Anote!

Líderes comemoram o sucesso no trabalho.

Jornal 173:Layout 1 08/02/11 15:15 Page 10

Page 11: Jornal Pastoral da Criança · complicada e que, no fim, podem agradecer a Deus a sua felicidade de ter um filho sadio. E podemos dizer aos nossos irmãos de missão em nossas reuniões

Comunidadesabril/2011

11

Saudades

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, nacidade de Canindé de São Francisco, Sergipe, seentristeceu com a notícia da partida de JoanaD'arc de Santana Feitosa Xavier. Ela eraconhecida como “amiga da Pastoral da Criança”durante muitos anos. Mesmo no anonimatodeu assistência a uma das comunidades maiscarentes do município. Professora, cristã, mãe,filha, esposa, cidadã, nós que fazemos aPastoral da Criança podemos afirmar quedurante toda a sua existência teve como lema otrabalho, a honra e a honestidade, dedicandoassim todos os seus atos para o bem estar dosseus e do próximo. Os líderes, coordenadores efamílias acompanhadas se solidarizam comtodos os familiares e temos a certeza que seDeus a chamou para o seu reino, comorecompensa lhe dará um lugar entre os justos.Seremos eternamente gratos.

Colaboração: Silvaneide dos Santos Vieira

Propriá • Sergipe

GestantesAs gestantes de Orlândia participaram de

uma oficina para gestantes, oferecida pelaPastoral da Criança, com o apoio do FundoSocial de Solidariedade do município. O eventoreuniu 62 gestantes, que receberamacompanhamento psicológico, orientações decomo cuidar do bebê, dar banho e sobre aimportância da amamentação.

Franca • São PauloReuniãoRealizamos uma reunião no Setor Santa

Cecília, em que todos os líderes participaram.Aproveitamos para comemorar com aslíderes nossas conquistas alcançadas no anode 2010 e procurar melhorar os erros nasFABS e amplitudes. Saimos dessa reuniãomais animados para visitar as crianças e darapoio às gestantes e famílias acompanhadas.

Colaboração: Lori Pundrich Ferreira

Paranatinga – Mato Grosso

AgradecimentoVenho em nome de toda a comunidade

paroquial de Nossa Senhora Aparecida, dePassos, agradecer à Furnas Centrais Elétricas,por aprovar nosso projeto e liberar verba novalor de R$ 21 mil. Com esse montante,liberado no mês de setembro 2010, foipossível melhorar os equipamentos usadospela Pastoral da Criança, tanto na Matriz deNossa Senhora Aparecida, quanto nascomunidades de Santos Reis e Santa Luzia.Foram adquiridos fornos, liquidificadorindustrial, pratos, canecas, fogões, talheres,bacias e tantos outros utensílios de cozinhaque proporcionarão um melhor atendimentoàs crianças dos bairros adjacentes que são

atendidos pela Pastoral da Criança.A sala de informática também recebeu

parte da verba e foi contemplada com 4computadores novos, datashow, tv, rádio/CD.Estes novos equipamentos vão melhorar aqualidade das capacitações oferecidas deforma gratuita. Reforçamos aqui os nossosagradecimentos e achamos que o projeto“Furnas Social” tem buscado oferecercondições para que as comunidadesdesenvolvam atividades que promovam edesenvolvam uma melhor qualidade de vidapara todos.

Colaboração: Padre Dirceu Soares Alves

Guaxupé • Minas Gerais

No dia 18 de dezembro foi a vez dascrianças acompanhadas pela Pastoral daCriança em Arujá receberem uma linda festade Natal, preparada com todo carinho peloslíderes e amigos da Pastoral.

A Pastoral da Criança já atua com o seutrabalho voluntário no município de Arujá hásete anos, e acompanha atualmente 120famílias, sendo 151 crianças de 0 a 6 anos deidade e gestantes desde o início da gestação.

Contando com muitos colaboradores, osincansáveis líderes da Pastoral, que

acompanham essas crianças durante todo oano, não mediram esforços para que essespequeninos pudessem ter um dia de purafesta e encantamento com um almoçoespecialmente preparado para eles, muitabrincadeira e, claro, a entrega dos presentes.Mas como ninguém faz nada sozinho, elesagradecem a todos aqueles que de algumaforma contribuíram para a realização dafesta. Todo o trabalho é recompensadoquando se vê como resultado o sorrisoestampado no rosto de uma criança.

Festa na comunidadeMogi das Cruzes • São Paulo

Joana D’arc Xavier.

Líderes se reúnem para planejar atividades.

Jornal 173:Layout 1 08/02/11 15:15 Page 11

Page 12: Jornal Pastoral da Criança · complicada e que, no fim, podem agradecer a Deus a sua felicidade de ter um filho sadio. E podemos dizer aos nossos irmãos de missão em nossas reuniões

O bebê nasceu! Esperamos que tudo estejabem e que as gestantes acompanhadastenham tido um parto tranquilo e feliz.Contudo, muitas mulheres, depois de dar aluz, se perguntam: e agora? O que vaiacontecer? Depois do parto, o que é queacontece com a mulher?

Após as mudanças físicas e emocionaisque acontecem durante a gravidez, tudo que amamãe quer quando nasce o bebê é retornarà sua condição normal. No entanto, sãonecessárias algumas semanas de adaptaçãoaté que o corpo volte a funcionar como antesda gravidez. Este período é conhecido comopuerpério ou resguardo.

A mãe pode se alimentar logo depois que obebê nascer, se for de parto normal. Se forparto tipo cesariana, algumas horas sãonecessárias até que o efeito da anestesiapasse. É bom começar com uma alimentaçãomais leve, de fácil digestão, ajudando a evitargases e intestino preso. Nos dias seguintes, ébom dar preferência para uma alimentaçãorica em ferro, vitamina A e C, para prevenir aanemia por falta de ferro. Evitar o excesso deaçúcar, farinhas refinadas e também degordura animal, frituras e condimentos.

E o corpo da mulher, volta ao normalquanto tempo depois do parto? Depois doparto, o útero continua a se contrair. Isso

acontece para evitar o sangramento emgrande quantidade. Na maioria das vezes,estas contrações não causam dor, masalgumas mulheres as percebem como cólicas,que podem ser intensas, principalmentedurante a amamentação.

Um dúvida frequente é: a mãe tem algumador, que remédios a mãe pode tomar depoisque o bebê nasce? Somente podem serutilizados medicamentos receitados pelomédico. Mulheres que amamentam devemter cuidados redobrados, pois vários remédiospassam para o leite e podem prejudicar obebê. Também não devem fumar, tomarbebida alcoólica ou usar drogas.

Outra dúvida no pós-parto é com relação àhigiene. A mulher que ganhou bebê podetomar banho? A mãe pode tomar banho logodepois do parto normal, desde que sintasegurança para permanecer em pé sem sesentir mal, poderá inclusive lavar os cabelos.Os banhos diários são normais. Não sãonecessários cuidados especiais para asmamas das mulheres que amamentam. Éimportante trocar o absorvente comfrequência, para evitar que o local fique muitoúmido, o que favorece o aparecimento deinfecções. Muitas mulheres reclamam quedepois do parto dói muito para fazer xixi ecocô. A primeira urina pós-parto deve ocorrer

espontaneamente em até 8 horas. É normalsentir um pouco de receio para urinar, masela não deve ser dolorosa. Caso sinta muitador para urinar deve-se procurar o hospital.Nesses primeiros dias pós-parto o intestinopode ficar mais lento. A evacuação tambémfica prejudicada pelo receio de dor na regiãoanal, por isso a primeira evacuação após oparto pode demorar alguns dias,principalmente se foi realizada a lavagemintestinal antes do parto. Na região anal,podem aparecer ou se agravarem ashemorróidas, necessitando de cuidadosespecíficos.

Algumas mulheres ao invés de felizesficam tristes e abatidas depois do parto. Oque é isso? É a depressão pós-parto e a famíliaprecisa ficar muito atenta para perceber essasituação de tristeza nas novas mamães.Quando a mãe sente uma tristeza muitogrande de caráter prolongado, com perda deautoestima, é preciso atenção.

Líder, oriente também as gestantes sobreseus direitos. A mulher que trabalha e tevebebê tem direitos assegurados por lei, comolicença maternidade, direito a receber seusalário enquanto estiver de licença. Depoisque voltar ao trabalho, tem direito a períodosde folga para amamentar o bebê.

Aprendendo Maisabril/201112

Cuidados no pós-partoAções Básicas

Ao suspeitar de uma possível gravidez,toda mulher deve procurar o serviço desaúde mais próximo para confirmar suasuspeita e iniciar seu pré-natal. O pré-natalpode assegurar uma gestação mais tranquilae um parto mais seguro. Toda gestante temdireito a fazer no mínimo 6 consultasdurante a gravidez.

Toda gestante deve receber o “Cartão daGestante”. Nele devem constar todas asanotações sobre o estado de saúde, o

desenvolvimento da gestação e o resultadode exames realizados. A gestante deve levaro seu Cartão da Gestante a toda consulta,inclusive quando estiver indo para o hospital,na hora do bebê nascer. Durante as consultasa equipe de saúde deverá medir a pressãoarterial, verificar o peso, medir o tamanho dabarriga, escutar o coração do bebê, orientarsobre alimentação, higiene, etc.

A gestante deverá fazer alguns examesdurante o pré-natal, como por exemplo:

•Exame de sangue: para descobrirdiabetes, sífilis, anemia, hepatite b, tipo desangue;

•Exame de urina: para saber se teminfecção ou presença de proteínas na urina;

•Preventivo: se não tiver sido realizado ourealizado a mais de 3 anos deve-se aproveitara oportunidade para fazê-lo;

•Teste HIV: para detectar a doença einiciar o tratamento adequado, se for o caso.

Pré-NatalPrevenção

Jornal 173:Layout 1 08/02/11 15:15 Page 12

Page 13: Jornal Pastoral da Criança · complicada e que, no fim, podem agradecer a Deus a sua felicidade de ter um filho sadio. E podemos dizer aos nossos irmãos de missão em nossas reuniões

Aprendendo Maisabril/2011

13

Líder, estamos presentes em diferentes tipos decomunidades: favelas, áreas rurais, quilombos,acampamentos, assentamentos, ribeirinhos e indígenas. Asações com populações indígenas da Pastoral da Criançaacontecem em 170 comunidades de 19 estados do país. Nototal, 852 líderes e pessoas de apoio acompanhammensalmente 8.802 crianças, com a mesma metodologiautilizada nas demais comunidades do Brasil e em outrospaíses. Os líderes indígenas conhecem as aldeias. Eles utilizamas orientações do Guia do Líder, além de explicações emateriais de apoio, com linguagem adaptada à cultura decada povo. No que se refere à segurança alimentar enutricional, a Pastoral da Criança incentiva o uso dosalimentos naturais locais. Ela também apoia a valorização daspráticas de saúde tradicionais, com a participação dosencarregados da saúde: pajés, curandeiros, parteiras.

Muitos problemas nas comunidades indígenas estãorelacionados com a seca, a migração dos povos indígenas, ocontágio por doenças, pouco acesso aos serviços de saúde e àeducação, falta de legalização das terras, conflitos culturais ede identidade, alcoolismo, preconceito, entre outros.

As crianças indígenas sofrem com o abandono mais cedoda amamentação, a baixa disponibilidade de alimentaçãoadequada e água potável. Além disso, muitos indígenastrocam a alimentação tradicional por comidas com muitoaçúcar e carboidratos, como as bolachas e macarrão. Isso levapara as aldeias problemas como obesidade, hipertensãoarterial e diabetes.

A Pastoral da Criança orienta as famílias a valorizarpráticas de saúde tradicionais, alimentação saudável e decostume. Promove o saneamento básico e ambiental efortalece a capacidade dos próprios índios de cuidar da saúdena sua comunidade. As áreas de Saúde Indígena no país estãodivididas em 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas –DSEIs. A Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministérioda Saúde, é responsável pela saúde dos índios a partir de 2010.A Lei nº 9.836 (Lei Sérgio Arouca), de 24 de setembro de 1999,descreve que os indígenas devem ser respeitados nas suascrenças e costumes e ter atendimento diferenciado na saúde,próprio para os índios.

Nossos líderes indígenas, além de visitar e reunir asfamílias, melhoraram a saúde com a participação nosconselhos locais de saúde indígena, nas aldeias. A meta é amesma para todos: co-participação e responsabilidade naconstrução de uma sociedade justa e fraterna!

Crianças IndígenasCidadania

Clóvis BouflerGestor de Relações Institucionais

No Brasil, entre as causas de mortalidade na infância estão os acidentes. A cada ano,por volta de 8 mil crianças entre 1 e 14 anos morrem em acidentes e outras 50 milsobrevivem com incapacidade física permanente. A Pastoral da Criança procuraestimular as ações, no interior das famílias e das comunidades, que levem àidentificação dos sinais de perigo para a criança, ajudando a prevenir os acidentes nainfância.

Os acidentes acontecem num piscar de olhos. Por isso, é preciso que estejamossempre atentos ao ambiente onde a criança se encontra. Os acidentes tendem a ocorrermais frequentemente quando a criança adquire a habilidade de se virar, engatinhar epegar objetos. As crianças são imprevisíveis. Elas põem tudo na boca, escalam, abremportas e gavetas, retiram coisas, adoram brincar com água e olhar pela janela. Estãointeressadas no que estão fazendo, não tendo consciência dos perigos que possam estarpresentes. Mesmo quando começam a entender, ainda não sabem o que é perigoso. Elasnecessitam sempre de proteção e supervisão. Os acidentes mais comuns queacontecem com as crianças são: quedas, batidas e atropelamentos, queimaduras,afogamentos, intoxicações. O lugar mais perigoso da casa é a cozinha. Aquidecididamente não é lugar de criança. Cuide que as panelas estejam sempre com o cabovirado para dentro do fogão. Deixe fósforos, isqueiros e facas longe do alcance dascrianças. Cuidado também com tomadas e fios elétricos. Remédios, brinquedos compeças pequenas, produtos de limpeza e venenos para lavoura não podem estarpróximos da criança. Cuide também com o ferro de passar, tanque e vaso sanitário.

A criança corre riscos de acidentes o tempo todo. É praticamente impossível ter umlugar onde ela não corra riscos. Mesmo assim, os acidentes podem ser evitados compequenas adaptações em nossas casas e se tivermos a consciência dos riscos que ascrianças correm com as coisas mais simples.

Acidentes na InfânciaAlerta

Um dos principais trabalhos dos líderes comunitários é a orientação às famíliassobre o cuidado com a alimentação das crianças. Uma dessas orientações fala sobre aAlimentação Complementar, que é a alimentação das crianças após os seis meses deidade. Contudo, não esqueçam: é preciso continuar com o aleitamento materno até osdois anos ou mais, se possível.

Depois dos seis meses, além de mamar, a criança deve começar a tomar água, sucose a comer mingaus, papinhas de legumes e frutas como alimentação complementar.

Toda criança precisa comer alimentos ricos em ferro, vitamina A e iodo. O ferro éencontrado em alimentos de cor escura, como feijão e açaí. A vitamina A está nosalimentos de cor alaranjada, como cenoura e mamão. E o sal de cozinha deve seriodado. A alimentação complementar da criança deve ser enriquecida com osalimentos típicos da região, com frutas, folhas verdes e talos, por exemplo.

Outras dicas importantes: Evite dar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes,balas e salgadinhos nos primeiros anos de vida. É preciso cuidar da higiene no preparoe ao pegar os alimentos que vão ser oferecidos para a criança. Deve-se garantir queesses alimentos sejam guardados em recipientes limpos e que sejam bem conservados.

Alimentação complementarAlimentação da Criança

Jornal 173:Layout 1 08/02/11 15:15 Page 13

Page 14: Jornal Pastoral da Criança · complicada e que, no fim, podem agradecer a Deus a sua felicidade de ter um filho sadio. E podemos dizer aos nossos irmãos de missão em nossas reuniões

Aprendendo Maisabril/201114

Pois em ti está a fonte da vidaFé e Vida

Estamos no caminho constante para acelebração (memória – refazer) da Páscoa deJesus – Páscoa da Criação Inteira, festa central daliturgia e da vida espiritual cristã. Para viver comprofundidade espiritual esta festa da vida,entramos na Quaresma, tempo privilegiado depreparação e de espera da Páscoa de Jesus.

A Páscoa é uma festa muito antiga, todos etodas vocês devem ter alguma lembrança de terouvido isso algum dia. Suas origens têm a vercom duas celebrações que se juntaram – o pesahe os ázimos. A primeira tinha relação com a vidade gente migrante (tribos e raças humanas quenão têm sede fixa e vagueiam errantes) e asegunda com a vida de agricultores sedentários.

Como as duas festas caíam na primeira luacheia da primavera (no hemisfério norte), foramunidas e celebradas em memória do êxodo dopovo da Bíblia – o tempo de libertação, apassagem da escravidão para a liberdade(interior e exteriormente).

Para o mundo cristão esta festa é a celebraçãoda vitória de Deus sobre a morte: Jesus foiressuscitado e com este evento todos e todas nósadquirimos a possibilidade de com ele ressuscitarcomo homens e mulheres novas.

“... se morremos com Cristo, temos fé quetambém viveremos com ele, sabendo que Cristo,uma vez ressuscitado dentre os mortos, já nãomorre, a morte não tem mais domínio sobre ele.Porque, morrendo, ele morreu para o pecado deuma vez por todas; vivendo ele vive para Deus.

Assim também vós considerai-vos mortos parao pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus.” (Rm6,8-11)

Este texto é lido na vigília Pascal. É um textode cunho batismal. As pessoas que entram nacomunidade de fé ouvem esta exortação e secomprometem a mudar de vida (metanóia). Éum chamado, uma exigência, para vivermosuma vida nova de um jeito novo. Jesus nospossibilitou isso. A festa da ressurreição doCristo deve ser encarada e celebrada de forma afazer valer sua entrega e sua paixãoincondicional pela criação inteira.

O Evangelho de Marcos é conhecido entrenós como o Evangelho da Cruz, o evangelhoque nos ajuda a compreender, num primeiromomento, o que significa ser discípulo ediscípula de Jesus e o que significa ter fé nestehomem que se entregou livremente pornós. Quando celebramos a Eucaristia estamosfazendo memória (anamnésis) deste atofundamental da revelação de Deus que seencarnou em Jesus: Deus nos ama tãointensamente que se entregou (na forma deJesus) para que todos e todas pudessem ser livresdo pecado e da morte.

A realidade em que vivemos está cheia deviolência (a guerra está às nossas portas), demanipulações, de corrupção. Também estácheia de esperança de tempos novos e novosprojetos para o povo. Parte do povo na apatia.Parte quase nem existe. Mas uma boa parte

continua crendo que um novo mundo épossível. Gente que está nos movimentossociais, nas Igrejas, no cotidiano, alimentandoesperanças e gerando novidades. Celebrar aPáscoa de Jesus é comprometer-se com a vidahumana, com a glória de Deus. Pode ser nestemomento se comprometer em orar e lutar pelapaz no mundo, na nossa cidade, na nossacomunidade, em nosso coração.

“Deus, que, desde o princípio, instituiu estafesta (da Páscoa) para nós, nos dá a graça decelebrá-la cada ano. Esta festa nos sustenta nomeio das aflições do mundo. Por ela, Deus nosconcede a salvação e nos faz amigos uns dosoutros. Por um milagre de sua bondade,congrega nesta festa os que estão longe e reúnena unidade da fé os que estão afastados .” (StoAtanázio).

Espero que a festa da Páscoa (que dura 50dias) seja momento forte de irradiar nossasesperanças e engrossar as fileiras da nossa açãopastoral incansável e apaixonada pelo Reino emtodas as suas formas. Que a força do Corpo e doSangue de Cristo seja em vossas vidas a força daVida Nova e da Entrega Incondicional.

Que a Força da Paz, cresça sempre, sempremais.

Que reine a Paz e Acabem as Fronteiras – Mir,Mir u Mir.

Arroz enriquecidoReceita

Ingredientes

• 1 copo de arroz• 2 colheres (sopa) de farelo (rasas)• Óleo suficiente• Talos de couve (ou casca de

abóbora) refogados• 1 pitada de pó de folhas.

Modo de Preparo

Refogar o arroz junto com o farelo,colocar o tempero. Acrescentar águafervendo o suficiente para cozinhar oarroz. Refogar à parte os talos de couvepicadinhos e misturar ao arroz jácozido.

Paulo UetiAssessor da Pastoral da Criança

Páscoa é a vida que se renova. Na Pastoral daCriança, a Páscoa é também a Celebração da Vida,o dia do peso, a preparação do soro caseiro, ocuidado com as vacinas, a prevenção das doençasrespiratórias, a alimentação saudável, um pré-natal bem feito, um parto de qualidade, porquetodas essas ações da Pastoral da Criança trazemmais vida para as crianças, famílias e gestantes denossas comunidades.

Vida em abundância

Jornal 173:Layout 1 08/02/11 15:15 Page 14

Page 15: Jornal Pastoral da Criança · complicada e que, no fim, podem agradecer a Deus a sua felicidade de ter um filho sadio. E podemos dizer aos nossos irmãos de missão em nossas reuniões

Aprendendo Maisabril/2011

15

Dia do ÍndioTrocando idéias

No mês de abril comemoramoso Dia do Índio. Este dia foiescolhido porque em abril de1940 foi realizado, no México, o

Primeiro Congresso IndigenistaInteramericano, que contou com aparticipação de autoridades dos governos dospaíses da América. Diversos líderes indígenasforam convidados para participarem dasreuniões e decisões. Porém, os índios nãocompareceram nos primeiros dias do encontro,pois estavam com medo das propostas dos“homens brancos”. Este comportamento eracompreensível, pois os índios há séculosestavam sendo perseguidos, agredidos edizimados. No entanto, após algumas reuniõese reflexões, diversos líderes indígenasresolveram participar, após entenderem aimportância daquele momento histórico. Estaparticipação ocorreu no dia 19 de abril, quedepois foi escolhido, em todos os países daAmérica, como o Dia do Índio. Este dia setornou o momento do ano de valorização dacultura indígena.

A Pastoral da Criança atua emaproximadamente 170 comunidades indígenas.

O Guia do Líder, que serve de base para todo otrabalho que é desenvolvido na Pastoral daCriança, não foi escrito tendo como referênciaaspectos da cultura das nossas populaçõesindígenas. Mas o trabalho com ele, junto àsfamílias, é pautado pelo diálogo e pelo cuidadode promover “... uma convivência de respeito,solidariedade, valorização das diferenças entreas pessoas e de cuidado com o meio ambienteque nos cerca.” (Guia do Líder, página 12).Sendo assim, os coordenadores, capacitadorese líderes, quando não são indígenas, devemtomar especial cuidado ao informar, ensinar eaprender com as famílias indígenas a fim deque possam estabelecer um verdadeiro diálogocom elas para fazer acontecer a missão daPastoral da Criança e contribuir para a “vida emabundância” das gestantes e criançasacompanhadas.

Com referência a esse cuidado podemos vero que está sendo pensado com relação aoEstatuto da Criança e do Adolescente (ECA)que completa 21 anos agora em 2011 e deveráser reformado para não discriminar práticas deeducação e socialização das crianças indígenas.Um diagnóstico atual da situação de crianças e

adolescentes indígenas aponta que hádiferenças de visão sobre o que é consideradoviolência e agressão contra as crianças. Porexemplo: quando o adulto índio leva o seu filhopara lhe acompanhar na atividade de pesca,isso não pode ser considerado trabalho infantil,segundo eles. Isso é uma introdução aos seuscostumes, não é visto como uma violação dosdireitos da criança é uma fase de estar com ospais para aprender cultura. E, pelo contrário, éuma valorização que está sendo dada à criançanesse momento.

Sendo assim, quando vocês, líderes daPastoral da Criança, conversarem com asfamílias indígenas, principalmente sobrepráticas educativas com suas crianças, devemprocurar conhecer seus hábitos para nãoagredir costumes que são valorizados por elas.Se houver necessidade de mudanças paragarantir “vida em abundância” para as criançasteremos que encontrar maneiras de conseguircom que elas se convençam de que o quepropomos é bom e que não queremosprejudicar os valores que cultivam.

Márcia MamedeAssistente Técnica da Pastoral da Criança

Primeiro, eu quero me apresentar: meunome é Susanne. Sou da Alemanha. Souteóloga e pedagoga e fiz uma formação empsicoterapia de crianças e jovens. Completei25 anos de trabalho na diocese deWuerzburg, no sul da Alemanha, comoagente de pastoral. Trabalhei em diversossetores de pastoral (com crianças, comjovens, com mulheres, na escola, nacatequese, no hospital).

No momento, estou liberada do trabalhoda Alemanha e vou ficar alguns meses naPrelazia de Óbidos, Pará. Quero conhecer aIgreja da Amazônia e especialmente a

pastoral na Prelazia de Óbidos. Em Óbidos jáconheci os coordenadores e líderes daPastoral da Criança e assisti a váriosencontros e participei de algumascelebrações. Eu também acompanhei “aentrega dos peixes” às famílias.

A Pastoral da Criança é muito preciosa,valoriza a vida de cada criança independentede qualquer idade e condição social. “Paraque todas as crianças tenham vida”. APastoral da Criança acompanha ocrescimento e o desenvolvimento de cadacriança e sua família, luta por educação einformação e defende os direitos das

crianças. Mais um ponto importante: aPastoral da Criança fortalece a solidariedadedo povo. Tudo isso é muito necessário nomundo globalizado de hoje.

Quando chegar de novo na Alemanha euvou falar nas comunidades da minha diocesesobre a Pastoral da Criança que eu conheciem Óbidos. Nós, na Igreja da Alemanha,podemos aprender da solidariedade e dosesforços dos cristãos do Brasil. Desejo paratodas as pessoas que trabalham na Pastoralda Criança muita fé e esperança paracontinuar nesse caminho.

Colaboração: Susanne Warmuth

Trabalho pastoralTestemunho

Jornal 173:Layout 1 08/02/11 15:15 Page 15

Page 16: Jornal Pastoral da Criança · complicada e que, no fim, podem agradecer a Deus a sua felicidade de ter um filho sadio. E podemos dizer aos nossos irmãos de missão em nossas reuniões

Aprendendo Maisabril/201116

Para realizar sua missão em todo o Brasil, a Pastoral da Criançaconta com o importante apoio de vários parceiros, entre eles:

Parceiros Institucionais:

Parceiros em Projetos e Programas: Parceiros Técnicos:

• UNICEF • Fundação Grupo Esquel • Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS • CONASS • CONASSEMS • UFPR - Informática

• USP - Nutrição • SBP • FEBRASGO • Federação das APAEs.

• Governo do Estado do PR• ANAPAC - Associação Nacional de Amigos da Pastoral da Criança

• Doações espontâneas efetuadas através de faturas de energia elétrica nosEstados: AL, BA, CE, ES, GO, MS, MT, PA, PR, RJ, SC, SP e TO.

Parcerias

O Jornal da Pastoral da Criança informa os temas e as datas de transmissão dos programas “Viva a Vida” nos meses de abril e maio de 2011.Líder, ouça e divulgue o Programa “Viva a Vida” em sua comunidade. Converse sobre os temas dos programas com as mães e famíliasacompanhadas.

Programa 1017 • Labirintite (de 28/03 a 03/04/2011)

Programa 1018 • Alimentação Saudável (de 04/04 a 10/04/2011)

Programa 1019 • Dislexia (de 11/04 a 17/04/2011)

Programa 1020• Páscoa (de 18/04 a 24/04/2011)

Programa 1021 • Agressividade nas crianças (de 25/04 a 01/05/2011)

*Estes programas radiofônicos foram produzidos com o apoio do Ministério da Saúde.

Programa Viva a Vida

Abril

Programa 1022 • Dia das Mães (de 02/05 a 08/05/2011)

Programa 1023 • Bebês prematuros (de 09/05 a 15/05/2011)

Programa 1024 • Direitos no parto (de 18/05 a 22/05/2011)

Programa 1025• Gestação e prevenção (de 23/05 a 29/05/2011)

Programa 1026 • Anemia na gestação (de 30/05 a 05/06/2011)

Mai

o

Alguns cuidados com os bebêsSaiba Mais

Líder, com certeza, na sua comunidade deveter alguns bebês que você acompanha que estãopor volta dos dois meses de vida. Queorientações você pode dar às mamães? Aqui,seguem algumas:

- A Pastoral da Criança sempre diz que aatenção com a saúde da criança começa nagestação. No segundo mês de vida, mãe e bebê játêm uma certa rotina estabelecida, pois já seconhecem melhor.

- E a alimentação do bebê de 2 meses, comofica? O bebê deve receber só o leite materno.Quando o bebê mama só o leite do peito ficamais forte. Ele não precisa de chá, suco ou água.

- Quais são os problemas ou desconfortosmais comuns do bebê nesta idade? Nessa idade,

as cólicas são comuns. Elas se caracterizam porchoro forte geralmente na mesma hora do dia.Podem ter alívio através da colocação do bebê debruços, especialmente sobre a barriga materna,ou pela flexão das pernas do bebê como se esteandasse de bicicleta, deitado de costas,facilitando a eliminação de gases e o alívio dador.

- Que outros cuidados a família pode ter como bebê? O banho de sol é bom para ajudar noaproveitamento de vitamina D, que ajuda aformar ossos e músculos fortes.

- Além disso, precisamos tomar muitocuidado com a higiene e com a limpeza doambiente onde vive o bebê. É preciso tambémevitar fumaça de cigarro e de fogão de lenha

dentro de casa.- Outro cuidado importante é manter

animais domésticos fora do convívio da família.Como sabemos, muitas doenças sãotransmitidas por estes animais.

- É muito importante lembrar que o bebêprecisa tomar as vacinas.

- A partir dos dois meses de idade, o bebê serácapaz de sustentar firmemente a cabeça, desorrir, de interagir com as pessoas e deinteressar-se pelo ambiente e pelos objetos dediferentes texturas.

- A criança para ter saúde precisa ter o seudesenvolvimento acompanhado: precisa decarinho, atenção e muito amor.

Jornal 173:Layout 1 08/02/11 15:15 Page 16