25597132 producao de leite limpo e sadio

Upload: zedascoves

Post on 30-May-2018

319 views

Category:

Documents


17 download

TRANSCRIPT

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    1/63

    PRODUO DE LEITE LIMPO E SADIO- ISENTOS OU COM MENOS QUMICOS -

    Med. Vet. Jorge Joo LunardiEng. Agr. Drio Badia Germano

    Fone: 0xx5535126665E-mail: [email protected]

    MASTITE

    O QUE :So processos inflamatrios do bere, de curso agudo ou crnico, clnico ousubclnico, com alteraes do leite, produzido por vrios tipos de micrbios.

    SINAIS E SINTOMAS: Inflamao de um ou mais quartos mamrios, com inchao, vermelho, dor

    e calor. Caroos ou partes duras no bere. A produo de leite diminui acentuadamente e muda a sua constituio,com presena de grumos de pus, sangue. Na mamite sub-clnica, no se nota sinais evidentes a olho nu, a no serdiminuio na produo e alterao na composio do leite.

    CAUSAS DAS MASTITE: Traumatismos externos, atravs de pastos speros, pedras, arames,mo do ordenhador, pancadas, batidas, etc.

    Traumatismos internos: So graves por no serem percebidos,causados por manobras rudes do ordenhador. Falta de limpeza, higiene do ordenhador, estbulo, vasilhames, vaca. Ordenha incompleta. Mau manejo da ordenha. Ao de mais de 140 tipos diferentes de micrbios, como:Staphylococcus, Estreptococcus. Escherichia coli, Fungos, algas e outroscontaminantes. Estresse animal, por falta de comida, gua, sombra e maus manejos. Uso inadequado de Ordenhadeiras.

    CONSEQUNCIAS: Uso abusivo e indiscriminado de medicamentos. Altos custos de tratamentos.

    1

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    2/63

    Perdas de tempo. Leite cido. Clulas Somticas aumentadas. Leite contaminado por micrbios e seus resduos, medicamentos. Transmisso de doenas . Reduo em at 30% na produo do leite. Inutilizao de tetos e vacas. Industrializao inadequada pela m qualidade do leite. Perdas econmicas acentuadas.

    CONTROLE E PROFILAXIA DA MASTITE:

    Higiene e manejo da ordenha. Limpeza e desinfeco peridica da sala de ordenha. Limpeza e higiene doordenhador. Esquema de vacinao, inclusive para mamite, com vacinas tipo,Mastiplus, Redumast, Poli-Mast ou Masti-Frank, (para vrios tipos demicrbios), Jvac e Enviracor J-5 ( para coliformes), Lavac Staph e Mastaph(para Staphylococcus aureus). As vacinas podem ser usadas,concomitantemente quando estiver sendo feito os tratamentos, a fim depotencializar a cura dos animais. Alimentao correta, inclusive em minerais e vitaminas, incluindo vit. E, eSelnio. Uso controlado de qumicos, substituindo ao mximo por gua, sabo,capricho, limpeza e sol dentro da sala de ordenha." Sala de ordenha queentra o calor dos raios de sol, no entra doutor!". Por isso, ter os locais deordenha, abertos, ventilados e com pisos de fcil limpeza. O piso pode serfeito de uma mistura de 8 partes de terra vermelha, 2 partes de areia e umaparte de cimento. Molhar durante 21 dias. Pode passar piche sobre esse piso. Controle de outras doenas como, brucelose, tuberculose,leptospirose, carbnculos. Evitar a compra de vacas sem os devidos testes sanitrios. Melhoria na qualidade da gua. As vacas que se apresentam, seguidamente com mastite, fazer 3ordenhas dirias no primeiro ms de lactao e aps passar a fazer duas

    ordenhas dirias. Retirar, periodicamente o esterco dos locais onde as vacas dormem,colocando-o dentro de uma esterqueira. Nesses locais passar, periodicamenteum desinfetante, ou cinza. Testes peridicos de mamite com CMT. Se aparecer grumos ou gelatina,pode ser mamite. Se a colorao ficar fortemente violcea tende a ser leitealcalino. se aparecer colorao parda, amarelada sinal de leite cido. Podefazer a frmula: 300 ml. de detergente ODD, 600 ml. de gua destilada,fervida ou filtrada, 15 ml. de prpura bromo cresol a 0,5%, 5 ml. de verdebromo cresol a 0,5%. Antes de misturar os indicadores, ajustar o PH 8 dasoluo, com uso de soda. Pode fazer o teste, com soda a 4%, testando o

    leite de um teto, de um lato, de todo um rebanho. Usar 5 gotas de leiteresfriado, e uma gota da soluo. Para leite fresco: Usar 5 ml. de leite e 1 ml.da soluo. Tambm pode usar o lcool a 68 graus. Diluir o lcool normalem gua. Por exemplo se tiver o lcool a 96 graus, usar a frmula: (1000ml. X

    2

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    3/63

    96): 68=1411-1000= 411. Portanto pegar 1 litro de lcool a 96 graus e misturar411 ml. de gua fervida. Resulta no lcool a 68 graus, para fazer o teste. Usar2 ml. da soluo em 2 ml. de leite. Agitar levemente. Se aparecer grumospode ser mamite, leite cido, ou irritao da ordenha mecnica.

    Diariamente: Retirar, vigorosamente, os primeiros jatos de leite numacaneca fundo preto. Fazer tratamento das vacas no perodo seco. Na semana da secagem euma a duas semanas antes do parto, colocar as vacas em locais limpos, poiseste um perodo que adquirem facilmente a mastite.. Fazer desinfeco, nos tetos, na pr e ps-ordenha. Ter cuidados comdesinfetantes que no funcionam, devido resistncia por parte das bactrias,evitando de usar antisspticos com resduos de matria orgnica. Uso de medicao alternativa aos qumicos, com ervas medicinais,homeopatia, na forma individual ou coletiva. Quando usar medicamentos qumicos, observar perodo de carncia e commenor perodo residual. Aos interessados temos listagem de carncias dosprodutos comerciais Manter a mesma rotina de ordenha, como por exemplo, o horrio. Ajudar no bem-estar animal, com boa alimentao, gua disponvel, bommanejo do rebanho evitando-se de movimentar o gado nos horrios maisquentes a exemplo das 10 s 16 horas, sombra com rvores dispostas nosentido norte-sul, alm de se possvel, acostumar na hora da ordenha comuma msica ou rdio ligado. Fazer sombra com rvores como: leucena,pltano, ing, uva do Japo, ou outras, alm das matas naturais. Aos interessados, temos disponvel calendrio de vacinaes.

    Vacas com pus nas mamas, devem ser ordenhadas, at de 2 em 2 horas,ou deixar o terneiro mamar. Sempre fazer as ordenhas bem feitas, evitando-se de deixar leite residual. Ensinar as vacas a no estercarem no local da ordenha, deixando-o,sempre limpo. Para isso estimular que as vacas se movimentem antes daordenha, sem atropelos, pois isto, estimula a defecao. Tambm pode serconstrudo um lava-ps, antes da entrada da sala da ordenha, fazendo asvacas defecar e urinar, quando colocam os ps na gua: Fazer um tanque depassagem dos animais, cheio de gua, com as dimenses: 2,5 a 3 metros decomprimento, 10 a 20 centmetros de fundura e 75 centmetros a 1 metro delargura. Ficar atento com as vacas que defecam e urinam na hora da ordenha.

    Sempre que ameaarem fazer isso, dar um tapa na anca ou na insero dacauda. Fazer por vrias vezes, at ela se acostumar a no estercar mais.Tambm, antes de colocar as vacas na ordenha, bater palmas, isso estimulaa que, uma atrs da outra, inicie o processo de defecar l fora da sala deordenha. Pode colocar as vacas, 1 hora antes da ordenha, em local comalimentao. Aps leva para a sala de ordenha, da elas estercam no local daalimentao.Para no urinar, aparar com um vasilhame a urina da vaca queest para urinar. Fazer vrias vezes seguidas, at ela deixar esse hbito. Fazer adequado manejo da ordenha, no aspecto de no colocar um montede vacas ao mesmo tempo dentro da sala de ordenha, e sim, colocar uma ouduas por vez, fazer a lavagem e secagem dos tetos ou do bere e logoexecutar a ordenha. Cortar pelos do bere das vacas.

    3

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    4/63

    CLULAS SOMTICAS:

    O QUE : o total de clulas presentes no leite, podendo ser de origem epitelial da

    descamao do bere, ou de defesa orgnica, os leuccitos que combateminfees.ORIGEM: Nas anlises de laboratrio, as CCS, so: 75% a 98% so formadas por leuccitos 2% a 25% so formadas por clulas epiteliais descamadas. considerado aceitvel o leite com at 500 mil ccs/ ml, mas o ideal at250 mil.

    COMO DETECTAR CLULAS SOMTICAS:

    Enviar leite para exames laboratoriais. Teste prtico CMT: venda nas agropecurias . Quando a soluo no apresenta precipitao ou leve precipitao quedesaparece mediante pequena agitao: negativo para mamite e o n declulas est at 250mil ccs/ ml. Quando a soluo apresenta precipitao mas o leite escorre comfacilidade e no forma lquido gelatinoso: duvidoso para mamite e o n declulas est de 250 a 500 mil ccs/ml. Quando a soluo apresenta coagulao , ligeiramente viscosa: mamitepositiva e o n. de clulas de 500mil a 1 milho ccs/ml. Quando a soluo apresenta partculas coaguladas e o lquido bemviscoso: Mamite em estgio maior e clulas de 1 a 5 milhes ccs/ml. Quando a soluo apresenta coagulao acentuada e gelatinosa( tipoclara de ovo), a mamite alta e o n. de clulas est acima de 5 milhesccs/ml. Usar o teste atravs do kit somaticell.

    LIMITES DAS CCS: A contagem no leite cru resfriado, comeou oficialmente na Europa em1992, com 400 mil/ ccs/ml. de leite. Em 1995, o mesmo foi adotado pela NovaZelndia. Em 1993 os EUA adotou o parmetro de 750 mil ccs/ml de leite. Em

    1994 o Canad adotou em 500 mil. O Brasil iniciou em 1991. A instruonormativa n 51 do MA, de 18/09/2002, prev 1 milho de ccs/ml de leite de2005 at 2008. 750 mil de 2008 at 2011 e a partir de 2011, o mximo de100 mil para agricultores individuais e mximo de 300 mil para agricultorescoletivos.FATORES QUE AUMENTAM AS CCS: H variaes entre animais e amostras de leite, devido fatores genticos eambientais, Mamites subclnicas. Vacas recm-paridas. Vacas em final de lactao. Vacas mais velhas e com maior nmero de lactaes. Falta de limpeza e higiene. Vacinaes.

    4

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    5/63

    Estresse animal. Perodos com clima chuvoso e lodaais. Manejo inadequado do rebanho. Ordenhadeiras mal reguladas e sem conservao adequada.

    PARA BAIXAR AS CCS: Programas de controle da mamite no conjunto de aes, no adiantatomar medidas isoladas. Manejo adequado do rebanho, ordenhando por ltimo as que demonstrammaior n de clulas. Controle mensal das CCS. Alimentao equilibrada. Manter rotinas no trato com o rebanho. Uso de ervas medicinais, homeopatias.

    Trocar borrachas das teteiras a cada 2.000 ordenhas. Usar o mximo de limpeza, higiene e capricho em todas as fases deproduo. Limpeza e higienizao permanente da ordenhadeiras mecnicas,comboas sanitizao dos equipamentos. Aps a ordenha de uma vaca e antes de ordenhar a prxima, mergulhar asteteiras num balde com gua limpa, aps num balde com desinfetanteclorado, por exemplo a Qboa ou outra gua sanitria e aps num balde comgua limpa para enxaguar. Redobrar ateno de manejo e higine nos perodos chuvosos e mais

    quentes do ano. Fazer testes laboratoriais peridicos, ou a contagem de clulas somticas campo, atravs do teste Somaticell ( www.coopers.com.br),no), no tanque com oleite armazenado atravs do CMT. Eliminar vacas velhas com problemas.

    TUBERCULOSE

    DOENA; uma zoonose, infecciosa, contagiosa, provocada por micobactria, bacilo

    de koch, 5 tipos: humano, bovino, avirio, murino (roedor Europeu), eannimas.

    MATERIAL TRANSMISSOR E INFECTANTE:Catarro, saliva, fezes, sangue, esperma, corrimentos vaginais, carnes ederivados, leite e derivados, ar, urina, gua, alimentos, vetores...

    RESISTNCIA DOS MICRBIOS: So destrudos pela luz solar dentro de 3 a 10 dias. Resistem por 5 meses nas fezes bovinas secas.

    Nos charcos, nas guas, nas fezes bovinas mantm os micrbios vivospor mais de 1 ano. Resistem a putrefao e ao enterrar por vrios anos. Morrem a 90 graus em 1 minuto, pela pasteurizao e fervura.

    5

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    6/63

    So destrudos por desinfetantes, especialmente, a creolina e benzocreol.

    EPIDEMIOLOGIA tipo humano ataca: o homem, o macaco, o co, o papagaio, o

    canrio. tipo bovino ataca: bovinos, sunos, gatos, macacos, ces, crianas,cavalos, ovinos e caprinos. tipo avirio ataca: as aves, sunos, ovinos, e raramente os humanos. tipo murino ataca: o vale europeu.

    ESPCIES ATACADAS E RECEPTIBILIDADE: A doena ataca todos os mamferos domsticos e selvagens, enumerosas espcies de aves. Os humanos so muito sensveis.

    Os bovinos tem facilidade de contaminao devido coabitaoprolongada, principalmente as vacas , devido lactao. Os sunos so sensveis, principalmente quando alimentados comprodutos de laticnios e hospitais. raro no cavalo. As galinhas, faises e perus so sensveis. A avestruz pode seratacada. O papagaio e o canrio so sensveis ao tipo humano. gato e co so sensveis. Os animais jovens so mais receptivos que os adultos.

    PREVENO E CONTROLE: Diagnstico clnico. Testes de tuberculina para todos os bovinos acima de 4 meses deidade, com teste intradrmica caudal, com leitura entre 72 a 84 horas, comsacrifcio dos animais positivos com acompanhamento da InspeoFederal, Estadual ou Municipal, podendo, com acompanhamento de Md.Vet. credenciado, ser abatido e enterrado na prpria propriedade. Isolamento dos animais suspeitos. Animais positivos devem aguardar abate, isolados e receber marcacom P. Alimentao e manejo do rebanho, correto, inclusive ter salas de

    ordenha abertas e ventiladas, com entrada do sol. Promover limpeza edesinfeco permanente. Abandonar a pastagem, no mnimo por um ms, aps retirada deanimais tuberculosos. Pasteurizao obrigatria do leite para consumo e derivados, nata,queijo, cremes e outros. Na compra de animais, exigir atestado negativo da doena. Educao sanitria populao em geral. Inspeo de carnes, leites e derivados. Controle de ces, gatos e vetores.

    tratamento de animais doentes, no recomendado devido altocusto e animais no so vacinados, porque passam a ser reagentes aoteste de tuberculina, dificultando anlise da positividade ser da doena ouda vacinao.

    6

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    7/63

    LEI DE CONTROLE DA TUBERCULOSE: A lei n5336, de 22/12/96, institui a obrigatoriedade do combate tuberculose animal e da outras providncias, como: Execuo e fiscalizao cargo do Departamento de produoanimal da Secretaria de Agricultura do RS. Provas anuais de tuberculina nos estabelecimentos rurais. Intervalo mnimo de 1 ano para execuo de 2 provas no mesmoanimal, pois, a partir de alguns testes no animal, aquele positivo noprimeiro teste, pode reagir negativamente. prazo para o abate obrigatrio e fiscalizado de animais positivos ,no mximo de 30 dias. O destino da carcaa, definido pela Inspeo,podendo ser utilizadas partes no afetadas, para consumo normal, ou serdestinada para outros usos, ou eliminao total da carcaa.

    Ervas que ajudam a controlar a doena: hortalias como: Nabo,confrei, cenoura, couve, cebola, alho, alface, agrio, repolho, seiva detronco de bananeira, babosa, tansagem. Homeopatia:Tuberculinum-CH8: Quando a tuberculose j estiver instalada, dar 50gotas, 2 vezes ao dia, 3 dias por semana, em dias intercalados, paraanimal grande e 25 gotas para pequenos. Depois, dar Tuberculinum-CH200, 1 vez ao ms para manter a sade em geral, intercalando comDenys-CH200.Bacilinum-CH100: 100 gotas, 2 vezes no dia, 1 vez ao ms quando fortuberculose pulmonar.

    Arsenicum iod-CH3: ou Calcarea phos-CH3, em dias alternados. 50 gotas,2 vezes por dia.Bacilo de Koch-CH30: Dar 2 vezes por semana, por 1 ano. Para facilitar acura, dar ainda Pulmo total-CH200 e Bronquis-CH200, 2 vezes porsemana. Dar 100 gotas por dia.

    BRUCELOSE

    DOENA: uma zoonose, crnica, primria de bovinos, caprinos, sunos, e secundria

    em outros animais e no homem. A doena suna muito perigosa parahumanos.

    DOENA EM HUMANOS:A forma septicmica apresenta, febre, suores e dores. A febre constante,ondulante e manifesta-se por perodos de 10 a 15 dias, entrecortadas porperodos de diminuio, com mximo de 39 graus, o suor com odor de palhamolhada, acompanha o aumento de temperatura. As dores so ,muscular( na panturrilha), articular, ocorrendo tambm, problemas oculares,fraqueza, impotncia sexual, abortos, nervosismo, depresso, dor de cabea,falta de apetite, dores na nuca...

    DIFUSO:Animais contaminados, material abortivo, leite, secrees vaginais, urina,fezes, vetores, alimentos, gua, sangue...

    7

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    8/63

    RESISTNCIA DO GERME: Eliminados pela pasteurizao. Destrudos pelos desinfetantes. Sobrevive 5 horas expostos aos raios solares. Vive 4 dias na urina dos bovinos. Pode sobreviver por 70 dias no solo, 35 dias na gua, 75 dias no fetoabortado, no inverno, e no vero morre em 1 dia. No smen congelado vive 18 meses. No esterco permanece vivel por 30 dias. No leite cru e refrigerado vive at 15 dias, na carne 7 a 14 dias

    PREVENO E CONTROLE: Exame sorolgico nos animais com mais de 4 meses de idade,

    exceto fmeas vacinadas, com abate dos positivos. Exigir atestado negativo da doena na compra de animais. Fazer vacinao nas fmeas bovinas de 3 a 8 meses de idade, mastomar cuidado, pois a vacina viva e pode contaminar o vacinador que,no usar os cuidados necessrios. Quando houver abortos, enterrar, queimar e desinfetar os locais. No auxiliar trabalhos de parto, tomar cuidados, usar luvas,desinfetantes. Leite e derivados deve ser pasteurizado. Evitar consumir carnes mal cozidas

    Controlar estercos, sujeiras, restos placentrios e vetores. tratamento para animais doentes no recomendado. Promover educao sanitria. Homeopatia: usar o mesmo para tuberculose, acrescentando Bryoniaalba-CH3 e Baptista tinctorica-CH8, usando em dias alternados.

    LEPTOSPIROSE

    DOENA: uma zoonose , bastante disseminada, de fcil transmisso. Investigao no

    RS, encontrou animais com a doena em 42% das propriedades. Todos osanimais domsticos so susceptveis doena. O homem considerado ohospedeiro terminal na cadeia epidemiolgica da leptospirose.

    TRANSMISSO:A gua o principal veculo transmissor, alm da urina, alimentos, fetos erestos placentrios. Os roedores, especialmente os ratos que guardam omicrbio, normalmente no adoecem, mas atravs de sua urina, disseminama doena. Propriedades com topografias favorveis ao acmulo de guas ecom elevadas populaes de roedores silvestres e ratos domsticos,apresentam potencial de terem a doena.

    A doena ocorre mais freqentemente aps grandes precipitaespluviomtricas e em solos neutros e alcalinos.

    RESISTNCIA DOS MICRBIOS:

    8

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    9/63

    Morrem pela fervura e pasteurizao. Resistem mais de um ms nas guas. Resistem apenas algumas horas na urina. Morrem facilmente com o frio Morrem com os desinfetantes, especialmente, a creolina, benzocreol,ou cloro. Resistem mais de um ano no meio ambiente. potencial infectante de um bovino disseminador do germe, grande.Uma vaca pode eliminar no ambiente, em um dia, mais de 3 trilhes deleptospras, e esta eliminao vai decrescendo durante um ms, e asvezes, at 100 dias.

    DIAGNSTICO: Animais adultos contaminados podem no apresentar sintomas da

    doena. Alguns sinais sugerem a doena: abortos no tero final dagestao, queda brusca na produo do leite, urina sanguinolenta, febre,anemia, ictercia. Provoca mamite com leite amarelado, sanguinolento,com bere edemaciado e flcido na palpao, ocorrendo repentinamente,em surtos, podendo retornar a anormalidade em mdia, aps 2 semanasdo inicio, com ou sem tratamento. Na dvida deve se fazer exame laboratorial.

    DOENA HUMANA:Afeta mltiplos rgos, principalmente rins, fgado, msculo. A maioria dosdoentes apresentam manifestaes clnicas gerais e inespecficas, tipogripe, s diagnosticado com exames laboratoriais. A incubao leva emmdia 10 dias, podendo ir at 20 dias. Aparece febre, dores pelo corpo,principalmente na panturrilha, cefalia, mal estar, de forma sbita e comdurao de 4 a 8 dias.

    CONTROLE: Educao sanitria populao. Evitar que animais tenham acessos a locais alagadios, banhados. Exames laboratoriais. Tratamento dos animais afetados. Saneamento bsico e ambiental Vacinaes bovinos, sunos e ces. Combate sistemtico aos roedores. Saneamento bsico e ambiental.

    MEDICINA VETERINRIA ALTERNATIVA- OPES TERAPEUTICAS -

    Md. Vet. Jorge Joo Lunardi

    9

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    10/63

    0xx55 35126665 - Emater Reg. Santa Rosa

    DESINFETANTES: CARQUEJA: ferver por 15 minutos, 30 a 50 gramas de erva seca/ litro de

    gua, ou 100 gramas verde/ litro de gua. Deixar tapado at esfriar. ERVA DE BUGRE: Ferver por 15 minutos, 30 a 50 gramas secas/ litro degua, ou 100 gramas verde/ litro de gua. CALNDULA: Duas a trs colheres de sopa com flores secas/ litro degua. Tambm existe produto natural KILOLEstas ervas, assim como, o suco de limo, o vinagre, o acar cristal,gua com sal, babosa, mistura de lcool com banha, cobrina na cachaa,podem ser usados para desinfees, cicatrizaes e castraes. Tambm, pode torrar a flor da maria-mole na banha e passar morna nosferimentos, ou fritar arruda na banha e misturar com um pouco de picomo,passando nos cortes. Em cortes infeccionados, abrir, limpar, e colocar uma

    mistura bem quente de banha fritada na flor da maria-mole e alho, com sal.Desinfetantes para antes e aps a ordenha: Ferver carqueja, erva de bugre, calndula, erva chinchilho, aipo bravo,sete-sangrias, sabugueiro, mil-em-ramas, erva-laneta, hortel, calndula,sabugueiro, confrei, com 2 litros de gua, junto com a semente de linhaa.Coar, guardar em recipientes, usando em copos para mergulhar os tetos apsa ordenha. Pode-se acrescentar 1 a 2 colheres de gua sanitria(Qboa), ou 3comprimidos de agrisep. Obs.: est mesma frmula, mas sem a linhaa, podeser usada para mergulhar e desinfetar os tetos, antes da ordenha. Cozinhar nem fogo brando, 50 a 100 gramas de linhaa em 2 litros de

    gua. Coar ainda quente para obter a calda. Adicionar 200 ml. de Iodo, atfazer uma mistura homognea e viscosa. Guardar em garrafas escuras,usando aps a ordenha, mergulhando os tetos. Deixar uma das ervas secas como carqueja, sete-sangrias, sabugueiro,hortel, mil-em-rama, erva-lanceta, confrei, em infuso no lcool a 70 graus( 1litro de lcool a 96 graus mais 300 ml de gua fervida), durante umasemana. Se for erva verde no precisa acrescentar gua. Aps coar, misturar1 parte desta soluo, com outra parte de gua fervida ou filtrada. Misturar 5%a 8% de glicerina branca. Aplicar nos tetos aps a ordenha. O melhor ,periodicamente trocar as ervas( a cada 7 a 15 dias). Ao invs da glicerina,pode-se usar a semente de linhaa fervida na gua ou mesmo o leo de

    linhaa. Importante: A infuso destas ervas no lcool, sem a glicerina ou alinhaa, pode ser colocada em um balde com gua, na quantidade em queesta gua fique esverdeada. Logo aps a lavagem com gua corrente, secaros tetos com um pano exprimido retirado do balde. Para aps a ordenha, mergulhar os tetos: Soluo de 200 ml. de iodo, 100ml. de glicerina lquida, 1100 ml. de gua fervida. Diluir o iodo na gua e aps,acrescentar a glicerina. guardar em frasco escuro e no abrigo da luz. Usar hipoclorito de sdio a 10%: 1 colher de sopa em 10 litros de gua, ou4 colheres de sopa de gua sanitria em 10 litros de gua. Lavar os tetos ou obere antes da ordenha. Aps secar com papel individual. Mergulhar os tetosantes e aps a ordenha, com gua sanitria na dose de 1 colher de sopa em 2

    litros de gua. Aps a ordenha de cada vaca, mergulhar as teteiras em umbalde com gua limpa, aps num balde com uma soluo de 100 ml. de guasanitria em 10 litros de gua. E logo aps enxaguar num balde de gualimpa.

    10

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    11/63

    As pomadas caseiras feitas base de ervas, podem ser usadas parafechar o orifcio das tetas, aps a ordenha. Aps a ordenha para prevenir mastite, pode-se mergulhar os tetos dasvacas num copo de vinagre colonial, ou na infuso de cachaa de alambique

    com cobrina(forquilheira). Sabo caseiro para lavar e desinfetar o bere das vacas. Pode-se usardentro da composio do sabo caseiro: calndula; erva de bugre; carqueja;celidnia; alecrim; folha de bananeira; eucalipto; suco de limo. Pode-se bateras ervas no liqidificador, fazer ch com gua normal do sabo, deixar aservas em infuso por 7 dias no lcool, ou bater as ervas no liqidificador. Sabo desinfetante:: 2 kg. de sebo; 1,5 litro de gua fervendo; 1 litro degua fria; 1 kg. de farinha de milho ou polvilho; 0,5 kg. de soda custica; 0,5kg da mistura de ervas picadas, como folhas e talos de bananas, carqueja,calndula, erva de bugre, celidnia; 200 ml. de gua sanitria( ex. 1 copo deQboa). Modo de fazer: dissolver a soda na gua quente, mexer atdesmanchar por completo. Adicionar as ervas e mexer bem. Dissolver afarinha ou polvilho no ch frio( este ch o feito com as ervas citadas).Acrescentar o sebo, e gua sanitria. Misturar tudo, deixar descansar porcerca de 2 horas, mexendo de vez em quando, at dar o ponto. Sabo de lcool com ervas: Ingredientes: 5,5 kg. de sebo; 1 kg. desoda; 2 litros de gua; 1 colher de salamonaco; 4 litros de lcool caseiro; 200ml. de gua sanitria; ervas como: calndula, erva de bugre, celidnia ecarqueja, eucalipto. Modo de fazer: Colocar as ervas em infuso em 1 litrode lcool, por 5 dias, ou ferve-las na gua, ou bater no liqidificador. Derretero sebo, at ficar lquido. Misturar a gua com a soda. Dissolver com pouca

    gua, o salamonaco. Acrescentar no sebo derretido, o lcool, a gua comsalamonaco, gua sanitria, e aos poucos a gua com soda, sempremexendo, at vidrificar, ficando no ponto. Obs. Se ferver por cima,acrescentar um pouco de gua. Sabo medicinal: Ingredientes: 4 kg. de sebo derretido; 1 kg. de soda; 8a 10 litros de gua; 200 ml. de gua sanitria, e ervas desinfetantes, como acalndula, celidnia, erva de bugre, carqueja, eucalipto; suco de 5 limes, 0,5kg. de maizena ou polvilho. Modo de fazer: Derreter o sebo. Desmanchar asoda com um pouco de gua. Ferver as ervas com um pouco de gua, oubater no liqidificador. Desmanchar a maizena ou polvilho com gua fria.Misturar todos os ingredientes, e por ltimo a gua com soda.

    Sabo Lquido: Ingredientes: 6 litros de gua; 5 litros de lcool; 4 latasde azeite; 1 kg. de soda; ervas: carqueja, celidnia; calndula, malva cheirosa,erva de bugre, eucalipto. Modo de fazer: Fazer o ch com uma ou maisdestas ervas, em 6 litros de gua. Deixar esfriar a 60 graus. Aquecer o azeitea 60 graus. Colocar a soda no balde e acrescentar o ch quente, e quandoparar de borbulhar, acrescentar o azeite aos poucos, sem mexer. Quandoparar de ferver, acrescentar o lcool, aos poucos, ir mexendo at mudar decor e formar uma pelcula( mais ou menos uma hora). Guardar em vidro eusar para lavar o bere da vaca, antes da ordenha, vasilhames e lavar oestbulo. Sabo de limo: Cortar e espremer 30 limes, retirando as sementes.

    Acrescentar 1 kg. de sebo cortado e levar ao fogo. Colocar 300 gr. de soda emisturar. Mexer at dar o ponto. Sabo de limo: 2 litros de sebo derretido e coado; 1 litro de polvilho oufub; 2,5 litros de caldo de limo fervido; 0,5 litro de caldo de limo frio; 0,5 kg.

    11

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    12/63

    de soda. Dissolver o polvilho ou fub no limo frio. Acrescentar os demaiscomponentes. Deixar descansar por 2 horas, mexendo de vez em quando atdar o ponto. Sabo frio: 4 kg. de banha ou sebo, 1 kg. de farinha de milho, 1 kg. de

    soda, 12 litros de gua, 1 copo de suco de limo. Derreter a banha e mexertudo frio. Sabo de limo: Derreter 4 kg. de sebo, amornar 3,5 litros de gua emisturar ao sebo e, ir, lentamente, misturando 2,5 litros de limo. por ltimomisturar 1 kg. de soda seca (sem desmanchar na gua). Mexer mais oumenos por 30 minutos at a massa ficar cremosa. Cortar no outro dia. Sabo anti-sptico: 1 kg. de sabo caseiro; 1 xcara de alecrim; 1 xcarade gua. Cortar e picar o sabo, levar ao fogo baixo e derrete-lo aos poucos.Liquidificar o alecrim com gua e coar. Colocar, aos poucos, no saboderretido, mexer delicadamente at ficar mistura homognea. Derramar naforma molhada, deixar descansar at endurecer e aps, cortar. Sabo antiinflamatrio: Fazer sabo, incluindo junto com 2,5 kg. desoda, ch de carqueja ou de erva de bugre fervidas em 25 litros de gua.Acrescentar 10 kg. de abacate, 1 kg. de acar mascavo e 1 kg. de sementelinhaa. Esse sabo bom para lavar o bere em casos de mamite e edemasde bere. Sabo caseiro: Em 8 litros de gua, ferve arruda, malva e calndula. Em4 litros dessa gua mistura a soda at desmanchar e vai acrescentando 4 kg.de sebo derretido. Acrescenta mais 4 litros de gua e mexe at o ponto. Sabo de cinzas: Derreter 4 kg. de sebo em fogo lento at ficar uniforme.Colocar 2,5 kg. de cinza de molho em 7 litros de gua. Mexer 2 vezes/dia.Coar a gua e aquecer um pouco, juntando o sebo e mexendo bem. Juntarvagarosamente, 500 gr. de soda, at dissolver completamente ( em torno de25 minutos). Coloque em formas. Detergente caseiro: Para uso em material de ordenha. Cortar e picar 200gr. de sabo, misturando com 2,5 litros de gua quente, at dissolver.Acrescentar mais 2,5 litros de gua fria e o suco de 2 limes. Quando amistura estiver fria, acrescentar 2 colheres de sopa de amonaco lquido.Misturar tudo e engarrafar. Rende , aproximadamente 5 litros. Detergente da Leda: Para uso em material de ordenha. Dissolver 500 gr.de soda em 1 litro de gua. Junte a isso, 3 litros de azeite e 2 litros de lcool,mexendo 10 minutos sem parar. Misture 2,5 litros de gua, mexendo mais 10

    minutos. Depois coloque mais 13 litros de gua e mexe mais ou menos 3minutos.

    MASTITES:Ervas que podem ser usadas para tratamento de mastite clnica e sub-clnica:calndula, salsa, lngua de vaca, espinheira santa, malva, tansagem,guaxuma, erva de bicho, sabugueiro, carqueja, bardana, Alcachofra,alecrim, alho, confrei, gengibre, babosa, cebola, marcela, erva penicilina,Salvia, Pipa, entrecasca do choro, violeta do jardim, couve flor, cordode frade, Ip Roxo, angico-vermelho, capuchinha, mil em ramas,nespera, cobrina...

    Mastites por coliformes fecais: ( em torno de 10% das mamites), usarcardo santo, capuchinha, slvia, urucum, tansagem, cobrina, sete-sangrias.

    12

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    13/63

    Mastites fungicas: usar arnica, pico preto, bardana, cidreira, calndula,camomila, tomilho, alecrim, ip-roxo, alho, alfavaca, slvia, erva-de-santa-maria, erva-de-bugre, prpolis, babosa.

    Mastites por Streptococcus: Usar tomilho, babosa, cobrina, alho, calndula.Homeopatia: Aristolochia-CH5: 20gotas/dia. Crnica: Magnesium fluoratum-CH30: 30 gotas/dia. Streptococcinum e Staphylococcinum-CH30 ou 200: 20gotas, 1 vez/dia, at a cura.

    Mastites por Staphylococcus aureus: ( mais de 50% dos casos de mamite).Usar cip-mil-homens, marcela, carqueja, bardana calndula, babosa,cobrina, semente de capuchinha, pico do reino, prpolis, raiz de guaxuma,erva-de-santa-maria, urucum, alfavaca, tomilho, alho, tansagem, alcachofra,quebra-pedra, sete-sangrias. Homeopatia: Aristolochia-CH5:20gotas/dia.Crnica: magnesium fluoratum-CH30: 30 gotas/dia. Streptococcinum e

    Staphylococcinum-CH30 ou 200: 20 gotas, 1 vez/dia, at a cura.

    ATENO: Os produtos que vo ser colocados dentro dos tetos devemser produzidos de forma limpa e higinica e colocados atravs de uma seringalimpa e desinfetada. Os chs usados devem ser feitos prximos ao momentode aplicao, no podendo ficar de um dia para o outro, pois perdem o seuvalor curativo. Orientaes bsicas: Colher somente plantas sadias e longe de beiras deestradas e de locais contaminantes, a exemplo de venenos, esgotos, adubos;eliminar folhas secas e defeituosas; Secar as plantas sobre telas, grades,varrais, em locais ventilados e com sombra ou, no sol nas primeiras horas dodia, no secar em temperaturas acima de 38, se folhas e flores, e abaixo de60, se for razes; ao colher, lavar e secar as razes sujas, evitando de lavar op colhido. Secar bem, a ex. da cavalinha, que deve ser bem picada esecada, pois, seno pode ficar mofada por dentro. Se precisar, lavar as folhasantes de usar, as cascas de caules podem ser limpas e raspadas; picar aspartes duras a fim de melhor secagem; guardar as ervas secas em vidrosescuros, caixas de papeles, sacos de papis, evitando a luz direta, em locaissecos, protegidos e frescos; Colher as plantas entre 8-10 horas da manh emdia ensolarado; as folhas, ramos, colher antes da florao; razes e rizomascolher no outono, inverno, fora da poca de vegetao; cascas colher no

    outono, aps queda das folhas ou na primavera; flores no incio dodesabrochamento; frutos e sementes devem estar bem maduras; preservaras espcies; usar somente plantas conhecidas; no fazer chs em vasilhamesde alumnio. Colher as folhas e galhos verdes na lua crescente; cascas,sementes, flores e o p inteiro, na lua cheia; razes na lua minguante. Depreferencia, no colher as ervas, na lua nova.Formas de preparar: Infuso - para flores e folhas -, coloca-se gua quente sobre a plantapicada, triturada ou macerada, tampa-se o recipiente, espera-se no, mnimo,10-15 minutos. Coar e usar. Exemplo, a marcela que tem nos 90C, amelhor temperatura para ser extrado o seu antinflamatrio.

    Decoco - ferver as partes duras da planta, razes, talos, cascas,sementes, cips, por 5 -30 minutos, em mdia por 15 minutos, em recipientefechado. Esfriar, coar e usar.

    13

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    14/63

    Macerao - Ferver a gua e deixar esfriar. Colocar a planta esmagada,picada, cortada, em molho na gua fria, ou tambm na cachaa, lcool,azeite, vinagre, vinho. Folhas e flores por 10-12 horas; razes por 15-24 horas;talos, sementes e cascas por 15-18 horas. Coar e usar. Macerar folhas dos

    chs que tem mucilagem como: Malva, tansagem, babosa, sabugueiro, slvia,confrei, espinheira santa...e deixar mergulhadas na gua quente por 10minutos. Tampar o recipiente. Coar. Aplicar 20 a 30 ml. dentro do teto afetado,2 vezes/dia, por 3 a 5 dias. Fazer ch e disponibilizar aos animais, 2 a 3 litros, 2 a 3 vezes ao dia por3 a 5 dias. Pode disponibilizar o ch num balde, de manh e tarde. Fazer ch e aplicar dentro do teto, 2 vezes por dia, por 3 a 5 dias, nadose de 20 a 30 ml/teto. Ex. bardana e cardo santo, ou cidreira com alecrim. Fazer ch com erva de bicho, carqueja e cidreira. Dar na boca, lavar obere, 2-3 vezes/dia e colocar dentro do bere, ao mesmo tempo. Dosagens de: 30 a 50 gramas de ervas secas por litro de gua, ou 100 a

    150 gramas de erva verde por litro de gua. 1 colher de sopa bem cheia tem:5 gr. erva verde, ou 2 gr. erva seca. Em mdia usa-se a 5%. Tintura - com lcool, lcool de cereal, cachaa. Geralmente, usa-se aplanta seca, no lcool a 70%. Plantas frescas, o lcool precisa estar maisconcentrado, 80 -90%, pois a planta tem mais gua. Plantas com mucilagem,usar lcool em menor concentrao, 50-60%. Usar em torno de 200 gramasde planta por litro de lcool ou cachaa. Na prtica, usa-se 100 gramas deplanta verde picada ou 50 gramas de planta seca por litro de lcool oucachaa. Pode-se tambm, cobrir as ervas com lquido extrator, at doisdedos acima das plantas. Deixar em infuso por 10 a 20 dias. Coar, guardarem vidro esterilizado, usar. Colocar ervas frescas ou secas, picadas, como cobrina, calndula, mil-em-ramas, tansagem, carqueja, espinheira santa, avels, guaxuma, pico, malva,bardana, confrei, erva penicilina, ou outras citadas para mastite, em lcoolde cereal, ou cachaa de alambique, cobrindo at 2 dedos acima dasplantas, deixando curtir por 10 a 21 dias. Agitar diariamente e no final coar.Guardar em vidro escuro ou com papel pardo. Ateno: Pode usar dentro dobere, na dose de 10 a 20 gotas em 30 ml. de gua fervida, mas podeinflamar o bere e diminuir o leite. Nestes casos, fazer mais ordenhas por dia (4 ou 5 vezes). Pode colocar 2 a 5 colheres de sopa na rao ou na gua,dando 2 vezes por dia, at a cura. Ex. de frmulas: 3 ps de guaxuma, 3 de

    pico, e 3 folhas de tansagem, deixar em infuso no lcool cereal por 15 a21 dias. ( o lcool pode diminuir o leite). 10 gramas de arnica seca em 100 ml.de lcool ou cachaa. Outra receita: Deixar em infuso na cachaa, ervasmaceradas, durante 10 dias: avels, calndula, cavalinha, mil em ramas,bardana, espinheira santa, tansagem. Dar 100 a 200 ml./ 1 a 2vezes/dia/animal, misturado na gua, na boca, ou colocar diretamente narao. A cobrina em infuso no lcool ou cachaa, tambm pode ser usadaem massagens no bere da vaca. Misturar azeite e cachaa pura. Aplicar 20 ml/2vezes/dia. Se inchar,ordenhar a vaca, vrias vezes ao dia. Secar as plantas e dar na rao ou sal mineral, 2 vezes por dia, por 3 a 5

    dias, na forma picada ou moda, como por exemplo o pico preto ou do reino,calndula, carqueja, marcela, espinheira e outras. Algumas folhas podem serdadas verdes na alimentao normal das vacas, como por exemplo a

    14

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    15/63

    bardana, slvia, malva, tansagem, guaxuma, lngua de vaca, couve flor, ervapenicilina e outras. Dar 1 kg por dia, por animal, por at 10 dias. Uma semana, antes da vaca vir de cria, at o perodo final de leitecolostral, misturar 100 gramas de erva penicilina seca, e 6 folhas adultas de

    confrei verde ou seca. Dar essa quantidade, uma vez por dia, por vaca, narao Tambm, pode ser feita a infuso das ervas citadas, em azeite, por 15dias. Aplicar no teto, 10 a 20 ml/dia, uma a duas vez/dia, por 3 a 7 dias. As folhas tenras podem ser misturadas ao leo vegetal ou gua fervida oucom suco de limo e, batidas no liqidificador. Aplicar 10 a 30 ml/teto, 1 a 2vezes /dia por 3 a 5 dias. Fritar ou cozinhar em banho-maria por 30 minutos a uma hora, em leovegetal (azeite), uma ou mais das ervas citadas, por exemplo: erva penicilina,espinheira santa, lngua de vaca, tansagem, salsa, arruda, malva, confrei,alho, calndula, slvia, santos filhos, ou as outras citadas para mamite. Umaboa sinergia misturar as ervas calndula, slvia e salsaparilha, ou cardosanto e bardana. Outra misturar carqueja, camomila, tansagem e malva.Guardar em vidro esterilizado, coar quando da aplicao. Usar 10 a 30ml/teto, 1 a 2 vezes/dia, durante 3 a 7 dia. Outra frmula: Fritar em 100 ml. deazeite ou 100 gr. de banha, 1 folha de lngua de vaca, 3 ramos de salsa, 4dentes de alho, 2 cravo da ndia. Espremer um limo. Coar. Aplicar morno, 30ml. dentro do teto, 2 vezes por dia, at a cura. Fritar na banha de porco ou de galinha folhas de confrei, malva etansagem, bem fritas, mas sem deixar torrar. Coar e acrescentar leo vegetal.Aplicar 1 a 2 vez/dia, 10 a 30 ml/teto/dia por at 7 dias.

    Cozinhar em fogo baixo, 2 colheres das de sopa com banha, 1 ramo dearruda, 5 dentes pequenos de alho, 1 pedao de cebola, 3 xcaras de gua.Aps retirar do fogo e acrescentar meio copo de cachaa. Ordenhar 3 vezesao dia. Na ordenha da manh e da noite, aplicar 10 a 20 ml. dentro do teto. Naordenha do meio, aplicar uma soluo de 2 ml. de tintura de prpolis em 20ml. de gua fervida. Aplicar, diariamente, at a cura. Fritar em 3 colheres de banha de porco ou galinha, 8 a 10 folhas decalndula, ou uma colher de sopa de flores secas de calndula, Acrescentar20 ml. de azeite. Aps coar, aplicar no teto com mamite. 1 vez/dia/ at 5 dias. Fritar carqueja, na graxa de galinha. Massagear o bere 2, 3 vezes por dia. 10 ml. de Suco de limo misturado com 20 ml. de azeite fritado em ervas

    como slvia, salsa, calndula e outras. Aplicar uma a duas vez por dia por at7 dias, dentro do teto, e fazer massagem no bere. Aplicar dentro do teto, 20 a 30 ml. 1 a 2 vezes por dia, de uma mistura deervas citadas anteriormente, fritadas em 100 ml. de azeite, misturado no finalcom 1 colher de sopa de bicarbonato de sdio. Fazer uma mistura de 1 kg. de mel, 100 ml. de cachaa de alambique, 2metros de folhas de babosa sem a casca. Bater no liqidificador. Usar 2 a 4colheres de sopa dessa soluo, 2 vezes por dia, por uma semana, na raoou misturada com gua para a vaca beber. Dar na alimentao, 1 a 2 folhas de babosa picada, 1 a 2 vezes/dia/5dias.Tambm, pode picar 3 a 4 folhas de babosa, sem espinhos, bater em 1 litro degua. Dar na boca, 1 lt/dia/vaca/3 a 5 dias. Para inchumes de bere pode-semassagear, vrias vezes ao dia.

    15

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    16/63

    Quando aparecer grumos no leite na peneira, quebrar em frente do animal,uma folha de alcachofra e dar na boca. Tambm pode dar 10 gotas deBryonia CH9, 2x/dia em 2 colheres de acar colocadas na rao. Fazer ch de 50 gr. de tansagem em 1 litro de gua. Misturar 20 ml. deste

    ch em 5 a 10 ml. de azeite. Injetar dentro do teto afetado, 2 vezes por dia,at 7 dias. A pomada com as formulaes feitas nos municpios: 1 colher de ch depomada, misturada com 10 a 20 ml. de azeite. Aplicar 10 a 30 ml dentro doteto, 1 vez/dia, por at 5 dias. Ou, 1 colher de ch, cheia da pomada,misturada com 10 a 30 ml. de gua fervida ou ch de malva ou bardana.Aplicar 10 a 30 ml/teto, 2 vezes por dia, por at 5 dias. Massagens no bere com as ervas citadas. Por exemplo: Arnica, arruda,camomila, catinga de mulata, malva, carqueja, santos filhos, alho, maria-mole,tansagem, cobrina, tuya. Pegar individualmente, ou um pouco de cada erva,picar e fritar na banha de porco, de galinha, ou azeite, colocando um pouco delcool. Pode tambm deixar em repouso as ervas trituradas dentro do lcoolou cachaa, por 10 dias, a exemplo da forquilheira. Fazer massagem, de 2 a 3minutos, 2 vezes por dia, logo aps a ordenha, durante 5 a 7 dias. Lavar o bere da vaca, 2 vezes por dia, at a cura, com ch forte defolhas de cinamomo, maria-mole, laranjeira, amora, hortel, erva de bugre oucarqueja em um litro de gua, espremendo junto o suco de 2 limes. Mistura 50 gramas de cinza vegetal na rao, dando 2 vezes/dia, at acura, inclusive para mastite sanguinolenta. Misturar 5 ml de leo de oliva ou outro azeite, ou banha derretida, em 30ml dos chs citados: Aplicar 10 a 30 ml no teto, 1 vez/dia/3 a 7 dias. Tambm

    pode aplicar 20 ml. de banha derretida ou leo vegetal. Aplicar dentro do teto,1 vez/ por dia, por at 5 dias. Alho: Uma xcara de alho descascado e modo ou picado em um litro delcool de cereal ou cachaa. Deixar em infuso por 15 dias. Agitar,diariamente, e posteriormente coar. Tambm pode: 7 colheres de sopa dealho descascado, picado e socado, juntado a 1 xcara das de ch de lcool oucachaa. Deixar em infuso por at 20 dias. Coar e guardar. Pode usar narao ou dar na boca com gua, 2 vezes por dia, 1 a 5 colheres de sopa porvez. Suco do alho amassado com azeite, ou em banho maria por 30 minutos,ou enterrar por 10-15 dias em local quente. Usar dentro do teto afetado, 20 a

    30 ml. 1a 2 vezes por dia, por at 7 dias. Deixar dentro de vidro esterilizado, no resfriador, alho picado com azeite.Aplicar ainda gelado 20 ml/teto/2vezes/dia, at a cura. 100 ml. de azeite, 7 dentes de alho esmagado. Ferver em banho maria por20 minutos a 1 hora. Coar e usar morno, conforme receita anterior. Em pocas com altos ndices de mamites e ectoparasitas, pode serusado: 500gr. de alho em 3 kg. de sal mineral, 2 colheres rasas de sopa comenxofre e 500 gramas de cinza vegetal. Deixar vontade no cocho, por at 5dias. Pode tambm disponibilizar, na rao, para os animais mais afetados, 50a 100 gramas desta mistura, por dia. Soluo de 15 ml de merthiolato, 500 ml. de ch das ervas citadas. Aplicarno teto, 10 a 20 ml./teto./ 2 vezes/dia/3dias. Angico- vermelho ou ip-roxo: desfiar o miolo da casca de angico,colocar em vidro e cobrir com azeite, de preferncia leo de oliva, degirassol, de milho, arroz, canola, ou outro que tenha vitamina E, e cido

    16

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    17/63

    ctrico.. Colocar em banho maria, por meia a uma hora. Coar. Aplicar 20 a30 ml/teto, 1 a 2 vezes/dia. Pode usar a casca moda do angico na rao. Aplicar 20 a 30 ml. de azeite morno dentro do quarto afetado, 2 vezes pordia, at a cura.

    Vinagre: mergulha os tetos aps a ordenha. Pode aplicar dentro do teto, 5ml de vinagre em 10 ml de gua fervida, 2 vezes por dia, por 3 dias. Podetambm aplicar dentro do teto, 10 ml. de azeite, 10 ml. de vinagre e umapitada de sal. Aplicar 20 ml. da soluo 1 vez/dia/3 a 5 dias. Salmoura: Aplicar dentro do teto uma mistura de gua com sal. 10 ml. a30 ml. 2 vezes/dia/3 a 5 dias. Tambm fazer massagem no bere, 2vezes/dia/3a 7 dias, com soluo de sal e vinagre. No mesmo momento, podedeixar por alguns minutos os tetos mergulhados num vasilhame que contenhaa salmoura. Misturar 1 ml de gua sanitria em 100 ml de gua fervida. Aplicar dentrodo teto, 20 a 30 ml, 2 vezes/dia, at a cura. Leite da prpria vaca: formas de aplicao: Fazer o teste do CMT,semanalmente. Sempre que aparecer reao positiva, fazer o tratamento cominjeo do leite dos quartos afetados. Usar uma das opes apresentadas: 10 a 15 ml, misturando os leites dos quartos afetados. Aplicar uma vez pordia, por 3 dias seguidos. Aplicar nova dose no 5 e 7 dia, embaixo do couro. 3 jatos de leite de cada quarto afetado. Aplicar 10ml. vaca SC, aplicar 3dias, falhar o mesmo perodo, fazer nova aplicao. Retirar o leite do teto afetado ou misturar o leite dos tetos afetados.Resfriar. Aplicar por 2 dias seguidos, 2 vezes/dia, no mesmo instante, 10 ml.na carne e 15 ml. embaixo do couro. Aps, aplicar durante 5 dias, a mesma

    aplicao, 1 vez/dia. 3 aplicaes dirias, por 3 dias. Aps 2 doses/dia, em 3 aplicaes emdias intercalados. Aplicar 10 ml. por dose, na via SC. Aplicar 10 ml. de leite do quarto afetado, 1 dose/ dia/5 dias. SC( embaixodo couro). Aplicar 6 ml. de cada quarto afetado, misturando os leites dos tetosafetados, embaixo do couro, durante 3 dias. Retirar o leite do quarto afetado, deixar coalhar e aplicar o soro ( a partelquida).10 ml. por dia, embaixo do couro, por at 3 dias. Tirar o leite dos tetos afetados, misturar e aplicar 15 ml. embaixo do couro,de manh e tarde, durante 3 dias. No 4 dia aplicar s noite. No 6 diaaplicar s de manh. Aplicar em dias intercalados, at a cura, a injeo de 20 ml. de leite daprpria vaca e vacina para a mastite, a exemplo da lactovax, conforme bula. Aps o parto, nas vacas com histria de mamite, pode ser feita injeesde colostro. Aplicar por 3 dias seguidos, 15 ml. de colostro, embaixo docouro. KILOL: Misturar 10 ml. de Kilol em 15 ml. de tiomersal (comprar nasfarmcias a tintura de tiomersal, ou usar merthiolato que tenha o tiomersal),e 500 ml. de soro fisiolgico. Aplicar 20 ml. da mistura, 2 vezes por dia, por 3a 10 dias. Se inchar, ordenhar vrias vezes ao dia.

    Creolina ou benzocreol: 10 a 15 gotas/vaca, em l lt. de gua,1vez/semana. Fazer uma mistura de 1 ml. do desinfetante em 100 ml. de guafervida. Aplicar 10 a 20 ml. no teto,1 vez/ dia/3 dias. Usar 5 gotas ou at 1 ml.de creolina, ou benzocreol dentro de cada narina, uma vez por ms. Tambm,

    17

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    18/63

    pode-se desinfetaros locais onde as vacas ficam mais durante o dia, comonos locais sombreados, logo aps de retirar o esterco. Colocar com umaseringa embaixo da lngua da vaca, 5 ml. de creolina, uma vez por dia,durante 3 dias. Junto, aplicar 20 ml. de leite do teto afetado, embaixo do

    couro, durante 3 dias. Quando a vaca vier de cria, colocar 5 gotas em cadanarina, repetir, semanalmente, quando as vacas estiverem indispostas ou comproblemas. Nas pocas de problemas srios de mastite, pode-se dar na bocadas vacas, de 5 a 10 ml. de creolina,1 vez/semana. Dar folhas e talos de bananeira durante uma semana, para a vaca comer. Prpolis: 250 gramas de prpolis em 1 litro de lcool cereal ou cachaa.Pode colocar junto, 3 dentes de alho triturado. Deixar por 30 dias na geladeiraou locar escuro, e a cada 3 dias, agitar. No final dos 30 dias, coar o produto.Ou 1 xcara de prpolis, 3 dentes de alho picado, em 1 litro de lcool cereal oucachaa. Deixar por 24 horas. Ou 5 colheres de sopa cheias de prpolis,colocar em 1 xcara de ch com lcool ou cachaa, envolver o frasco com o

    contedo em um vidro escuro. Deixar curtir por 15 dias e diariamente agitar.Aps, coar e usar. Usar na rao ou na gua, na boca: 1 a 3 colher de sopa, 2vezes por dia, por at 5 dias. Pode usar dentro do teto, colocando 10 a 20gotas do preparado em 20 a 30 ml. de gua fervida e morna. Usar 2 vezes pordia. Se inchar ordenhar vrias vezes por dia. Tambm, pode-se usar asformulaes j prontas nos municpios. Pode passar no bere da vaca oumergulhar os tetos aps a ordenha, por alguns dias, at curar a mamite. Paradissolver adequadamente o prpolis misturar sal comum, por ex. litro de guamisturado com meia colher das de sopa com sal comum e uma colher das desopa com prpolis. O prpolis pode ser cozinhado em banho-maria com oproplis. Aplicar 5 a 10 ml dentro do teto, 2 vezes/dia, at a cura. cido brico a 2 a 4% vezes/dia. Aplicar 10 a 20ml./ teto/3dias. Em alguns casos, fazer ordenha repetida, vrias vezes ao dia, desde, de2 em 2 horas, ou deixar o terneiro mamar. Bicarbonato de sdio ou cinza - 2 a 5 colheres de sopa/dia/vaca, ou 1kg. Bicarbonato em 100 kg. de rao. leo de copaba: 1 ml. dentro do teto afetado. 2 vezes por dia, por at 5dias. Dar uma colher de ch de Salamargo todo dia por vaca, de manh. Vacas com mastites resistentes/crnicas: Usar 1 colher das de sopacom enxofre, 1 a 2 vezes/dia/5 dias. Pode usar toda a parte area da cobrina

    (forquilheira). Secar, moer e dar 1 punhado/dia/vaca, durante 1 a 2 meses, ouat a cura. Tambm pode deixar a cobrina picada em infuso na cachaa. Dar1 a 2 colheres das de sopa com cobrina, 2 vezes por dia na rao, at a cura.Retirar o sal comum do acesso a vaca mamitosa. Pode, tambm, mergulharos tetos afetados, por dois minutos, na gasolina, fazendo massagem suave, 2vezes por dia, at a cura. No deixar a vaca no sol. Mesmo que o berepiorar, continuar o tratamento. HOMEOPATIA: No mercado j existe disponvel na forma lquida,em p, em glbulos, no sal mineral, na rao, para preveno etratamento das vacas, de forma individual ou coletiva. Exemplos:

    Vitacon H ( mineral e vitaminas com homeopatia).Kuraty 800 ( mineral, vitaminas, leveduras e homeopatias).Usar 100 gr./dia/animal, por at 10 dias.Fator M&P: 1 pacote de 400 g. para 25-30kg de sal mineral.

    18

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    19/63

    Fator BIO NH8Alguns exemplos de homeopatia, que podem ser feitas emfarmcias, ou contato com Nelci Hames - Santa Rosa. Tel.

    55 35126376Mastite Aguda:Agnus castus-CH 5: Quando diminuir o leite, dar 50 gotas em 1 litro de

    gua para animal grande e 25 gotas para pequeno, 2 vezes ao dia.

    Sulphur-CH 7: dar 20 gotas, 2 vezes ao dia.

    Chamomilla-CH30: Quando o leite diminuir por susto do animal.

    Bryonia alba-CH5: Dar logo no incio, alternando diariamente com

    Beladona - CH6. Dar 10 gotas na gua, 6 vezes ao dia.

    Beladona CH30; 15 gotas 2 vezes por dia.

    Mercurius sol-CH5: Quando tiver pus e febre, alternando com

    Phosphorus-CH 5. Dar 6 vezes ao dia.

    Calcarea carbonica CH 6: 5 gotas, 5 vezes ao dia nos 3 primeiros dias,

    aps 2 vezes por dia.

    Mastite Crnica:Phosphorus-CH30; Sulphur-CH30; Phytolacca-CH30; Magnesium

    fluoricum-CH30 ou Silicea-CH30. Dar de 6 em 6 horas, 10 gotas, ou

    20 gotas, 1 vez/dia. Se permanecer partes duras no bere, dar

    Graphites-CH30, 20 gotas a cada 12 horas.

    Pulsatilla-CH 100: Mastite e aumentar a produo de leite. Dar 100

    gotas na gua, 2 a 3 vezes por semana. Pulsatilla-CH30, intercalado,diariamente, com Urtica urens-CH3: Dar 20 gotas por dia, 3 vezes ao

    dia, por 15 dias, a fim de tratar a doena e aumentar o leite.

    Carbo animalis CH12; Sulphur CH 12; Phytolacca decandra CH12:

    Usar 20 gotas, 2 vezes por dia. Kalium iodatum-CH30(tumores na

    mama).

    Quando a vaca no larga o leite, nervosa, com mastite: Asa foetida-

    CH30: 20 gotas, 1 vez/dia.

    Para preveno e cura de mastite clnicas e subclnicas, usarBoviformula (1); para mastite sem bere inchado usar Boviformula (3);

    mastite ambiental usar Boviformula (5); mastite em caso crnico e

    bere duro, usar Boviformula (8); mastite com bere inchado, usar

    Boviformula (2 ou 6); mastite com drenador, usar Boviformula (4);

    mastite com grumos, sem inchao, usar Boviformula 9. A dosagem

    bsica: 1 kg. Do produto em 30kg. De sal mineral, ou usar 1 a 2

    colheres de sopa, 1 a 2 vezes por dia, para preveno e cura. Onde

    achar esta homeopatia? Roque Gonzales RS, fone: 559961-1961 ou

    9974-2385

    VACAS SECAS: Tratar no cocho por 5 a 10 dias, no perodo de secagemdas vacas, com as ervas citadas para mamite. No aplicar aquelas que

    19

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    20/63

    podem provocar aborto. Usar ervas como: Tansagem, espinheira santa,confrei, carqueja, alho... Dar, por exemplo, durante 10 dias, no perodo desecar a vaca, e 1 semana antes, at o trmino da fase colostral, 6 folhas deconfrei, 1 folha de bardana e 1 folha de malva/dia/vaca.

    Tambm pode ser aplicado dentro do teto na secagem da vaca, osprodutos feitos com azeite com alho ou casca desfiada de angico vermelho.Aplicar aps a ltima ordenha, 30 ml. As vacas podem tambm receber naabertura do orifcio do teto, afim de lacra-lo e impedir contaminaes, umapomada caseira. Aplicar dentro do teto, na secagem, uma soluo feita com um punhado deerva penicilina, arnica, confrei, alecrim, tansagem, cozinhadas em fogo baixo,em um litro de azeite. Coar. Guardar em frasco limpo e esterilizado nasecagem, ou mesmo em casos de mastite durante a lactao, aplicar 20 ml.dentro do teto, 1 a 2 vezes/dia at a cura. Deixar em infuso com lcool cereal ou cachaa, por 10 a 20 dias, ervascomo: tansagem, mil em rama. avels, malva, bardana, carqueja, calndula,espinheira santa, tansagem, ou outra citada para mamite. Disponibilizar napoca de secagem da vaca, por 5 a 10 dias, 2 a 3 colher de sopa destainfuso, na rao, 2 vezes por dia, para as vacas que sempre vem de criacom mamite,Obs: a folha do confrei pode ser usada na alimentao animal: leito, 1folha/dia: porcas, 2 folhas/dia. Aves: 15 folhas picadas/ 600 aves/dia.vacas: 6 folhas/vaca/dia, dar uma semana por ms, ou em perodos demamite, ou outras doenas. A espuma de sabo com sal, pode ser usada na cura das vacas com

    mamite, passando-a, depois de cada ordenha, no bere das vacas, edeixando at a prxima ordenha. Tambm pode ser dado um pedao desabo, de manh e a tarde, picado na rao, por at 5 dias. MASTENZIN: Produto sem antibitico, pode ser aplicado sem descarte doleite. Passar no bere com mamite, erva cobrina (Forquilheira), arruda queficou em infuso na cachaa por 10 dias. Folhas de cinamomo: Usar at 5 dias, 5 galhos por dia para cada vacacom mamite, leite cido e clulas somticas altas. No dar com bolinhasmurchas e que passou por geada. Para mamites resistentes: Mergulhar aps a ordenha os tetos afetados em

    um recipiente contendo gasolina., ou a infuso de forquilheira na cachaa ouno lcool.

    Mastite sanguinolenta: Chs de ip-roxo. Mil-em-ramas, tansagem, sabugueiro, pessegueiro,bolsa-de-pastor, cavalinha, calndula, erva-de-bicho, crista-de-galo (10 gr. deflor em 1 litro de gua), canela, poaia, alfazema, urtiga, raiz de tomate e deerva da vida, casca de cebola ou limo. Aplicar dentro do teto afetado, 10 a30ml/teto, 2 vezes/dia. Tambm, pode disponibilizar o ch, ou a erva seca ouverde na rao.

    Prpolis: usar 2 ml. da infuso em 30 ml. de gua fervida ou umch das ervas citadas. Aplicar dentro do teto, 2 vezes por dia, at a cura. Retirar 10 ml. do leite sanguinolento e aplicar embaixo docouro do animal. Repetir por 3 dias, uma vez por dia. Igual pode ser feito,

    20

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    21/63

    aplicando dentro do teto, 20 ml. de Suco de limo, 2 vezes por dia, at acura. Dar na rao, um punhado de cinza vegetal, 2 vezes/dia, at acura. Homeopatia para mastite sanguinolenta: Quando sangue clarousar: Millefolium-CH4; Ipecacuanha-CH12;Belladona CH12: 20 gotas pordia, 2 a 3 vezes por dia. Se sair sangue em vrias tetas: Phosphorus-CH12ou Ch9 ou Lachesis CH12: 10 a 20 gotas em 2 colheres de acar, colocarna rao, 2 vezes por dia. Sangue s em 1 teta, aps ferimentos: ArnicaCH-12: 20 gotas, 1 vez por dia.

    Vacas que no largam o leite: Fazer um ch bem forte de arnica, cavalinha, cidreira etansagem. Aplicar dentro do quarto afetado, 30 ml. 2 vezes por dia, at acura. Fazer massagens no bere com ch de cidreira. Dar na comida, caruru, funcho, beldroega, cardo santo,borragem, cidreira, erva doce. Fazer tintura de alfafa com cachaa. Dar 2 colheres das desopa, 2 vezes/dia. Pode tambm dar ch de alfafa. Colocar a vaca na ordenha, se ela segurar o leite, retir-la,ordenhar as demais vacas e, por ltimo, recolocar essa vaca que retm oleite, ordenhando-a. Homeopatia: Combinar: Galega D6; Phytolaca D6;Urtiga urens

    D1;Foetida D6 e Pulsatilla D4; Usar 20 gotas, 2 vezes por dia. Vacas queseguram o leite: Pulsatila CH9.

    Fmeas que no deixam mamar e esto brabas: Misturar vinho em alimentos, a exemplo do po, ou um pouco de cachaana rao, disponibilizando ao animal. Porcas que comem os leites, passar um pano com querosene ou creolinanos leites. Dar ch de cidreira, alface, camomila, aoita-cavalo, chapu de couro,

    laranjeira, funcho, maracuja, pitangueira. Homeopatia: Sepia-D12 ou CH-30: 10 a 20 gotas, 2 vezes por dia. Ignatia-CH12: 20 gotas, 1 vez/dia.

    Para as vacas nervosas e que retm o leite, dar ch decidreira, maracuj, funcho, cidr do campo, araa, alface, laranjeira,pitangueira, alecrim. Dar 1 a litros de ch, 1 a 2 vezes por dia, por 3 dias.Por exemplo: 3 folhas grandes de maracuj, fervida em 1 litro de gua. Darna boca ou deixar no balde. Vacas que retm o leite, pode-se usar umramo de urtiga para bater de leve no bere, afim de liberar o leite, ou fazermassagens no bere com gua fria. Tambm, pode fazer massagens com

    gua morna e sal. Dar na boca, um litro de leite da prpria vaca, 2 vezespor dia, por alguns dias, a fim de acalmar a vaca. Dar um punhado deacar mascavo na rao, 2 a 3 vezes/dia. Vacas de primeira cria, que

    21

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    22/63

    seguram o leite: Argentum nitricum CH12 - CH30 : 10 a 20 gotas, 2vezes/dia.

    Picadas de insetos e pequenas feridas, rachaduras do bere:

    Pode ser passado espuma de sabo. Uma pasta de gua com bicarbonato de sdio; Azeite, no bere, aps a ordenha. Fritar na banha ou no azeite, tansagem, alho, confrei, salsa,arnica, ou cnfora e passar no bere. Usar as pomadas citadas. Passar no bere a infuso de lcool com cobrina, arnica, confrei,salsa, cip-mil-homens, camomila, babosa, barbatimo, prpolis,calndula, tansagem, ou arruda. Bater no liquidificador, mel ou acar, mucilagem da babosa,confrei, salsa, raz de gengibre ralado e azeite. Aplicar nos locais afetados.

    Uma mistura de sabo esmagado e acar. Usar couve, melo-de- so-caetano aquecidos com azeite oubanha e passar nos locais com rachaduras. Passar nos locais rachados, calda de acar queimado comhortel. Derreter cera de abelha em azeite, passar nas rachaduras ecortes. Resina de cabriuva. 100 ml. de azeite, 5 dentes de alho modo ou picado emanjerona, confrei, salsa. Ferver em banho-maria, coar e aplicar noslocais afetados. 100 ml. de leo de linhaa, 50 ml. de glicerina e 20 gr. de cerade abelha. Colocar em banho-maria at dissolver, retirar do fogo, mexerat ficar cremosa. 1 colher de suco de limo, 1 de mel, 1 de nata, 1 folha de alface.Bater no liqidificador. Passar nas rachaduras, 2 vezes por dia, por algunsdias. Aplicar nas rachaduras, creme hidratante, graxa de rolamentoou graxa patente. Lavar os locais com rachaduras, com gua e sabo e apspassar lcool.

    Para rachaduras, passar um creme feito de 100 ml. de glicerina,100 ml. de gua oxigenada 10 vol. e 10 comprimidos de melhoral. Fritar em 1 xcara de banha, 3 colheres de sopa de cera deabelha, 1 colher de sopa de breu modo, 1 caqui picado, 2 folhas deconfrei, 5 colheres de sopa de sabugueiro picadinho, 1 colher de sopa deblsamo alemo. Coar ainda quente, tirar do fogo e mexer at esfriar.Depois de morno bater bem at ficar cremoso. Fritar arruda no azeite, colocando um pouco de cera ou vela.Passar nos cortes. Cozinhar semente de linhaa na gua. Coar e aplicar nasrachaduras. Fritar arnica e confrei na banha ou azeite. Para desinfetar e cicatrizar, lavar os locais com ch de 20 gr. defolhas de eucalpto/litro de gua.

    22

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    23/63

    Para cortes de teto, usar a fritura de azeite ou banha com cip-mil-homens e arnica. Passar bato nos locais com feridas, crostas. Para feridas lavar seguidamente at a cura, com extrato aquoso

    de trigo. Homeopatia para rachaduras: Arnica, Sepia, Silicia, Grafites, ,Aristolochia ( para cortes de difcil localizao, a ex. dos tetos), Phytolacca-CH6: 20 gotas/dia.

    Machucaduras de cangas de bois de trao: Passar urina sobre o local do pescoo afetado e aps passarsebo na canga que fica em contato com o pelo do animal.

    Vacas que se mamam: Fazer uma mistura de mucilagem de babosa e pimenta. Passar nos tetos

    da vaca, por vrios dias.INFLAMAES DO BERE: Nas inflamaes sem pus, usar massagens frias, e eminflamaes com pus, tipo a mamite, usar massagens mornas ou quentes

    Gengibre: descascar um pedao de 10cm. Ralar, colocar na gua fervente,amornar e fazer compressas, no mnimo por 5 minutos.

    Compressas e massagens, com ch de malva, aipo, maria-mole, sabugueiro, cebola,menstrus, erva de raposa, palma, fedegoso,pico-preto, arruda, erva de bicho, tuya, capim de burro, gervo,santos filhos, funcho, carrapicho, parreirinha, cobrina. Pode misturarum pouco de sal e farinha de mandioca. Estas ervas citadas acima, tambm podem ficar uma semanaem infuso no lcool ou cachaa. Fazer massagens no bere inflamado. Arruda, cnfora e guin: amassar 5 folhas das plantas,misturar com 3 litros de gua, passar com pano sobre o corpo do animal emassagear o bere. Fritarflor de Maria-mole e cebola na banha, aps tirar do fogoe misturarcachaa e mel. Passar no ubere edemaciado. Tambm podefritar na banha, uma ou mais destas ervas citadas e passar no bereinchado. 1 colher de sopa de salamonaco, 1 colher de bicarbonato desdio em 1 balde de gua. Lavar o bere. Tambm pode usar paramordida de cobra, acrescentando no local, creolina. Pode ser feito ch edado na boca, com erva de bugre, guaco, ou cobrina, alm de aplicarno local do inchume. Banha fria de porco, misturada com sal, fazer massagem nobere inflamado. Ou banha morna de galinha, fazer massagem no bereinflamado. Aplicar a gema e clara de ovos, no bere inflamado, 2 vezes pordia, at a cura. Suco de limo: passar no bere inflamado, e tambmmassagear sobre a anca do animal.

    Ferver a flor de coqueiro em 1 balde de gua. Dar na boca, tododia, at a cura. Passar sal puro ou diludo na gua.

    23

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    24/63

    Misturar sal no leite ordenhado da prpria vaca. Fazermassagens no bere. Barro de local limpo, de mato: Passar e colocar de 3 a 4 kg. nolombo do animal, feito com ch de ervas ou suco de limo. Tambm, pode

    passar no bere inflamado, deixando, at a prxima ordenha. Estaaplicao, pode ser feita 2 a 3 vezes por dia. Passar no bere inflamado, o leite da prpria vaca,especialmente, o colostro. Passar de cima para a parte inferior do bere.Pode passar no bere, a espuma do leite da vaca e aps erva-mate,polvilho, maizena. Fazer uma pasta de espuma de sabo com farinha de milho esal. Passar e deixar grudado no bere. Passar no bere por alguns dias, leo de motor que ainda notenha sido usado. Pode passar graxa patente amarela, depois demassagear o bere inflamado com salmoura morna de vinagre. Misturar 3 colheres de sopa de flor de camomila em 100 ml. deazeite. Ferver em banho-maria. Massagear o bere. Pegar o suco de 2 limes, 2 ovos, 2 colheres de mel, 2 copos dech de malva quente. Fazer a gemada e despejar o ch de malva e limoencima. Passar no bere inflamado. Disponibilizar ao animal, ch de malva, guaco, funcho,parreirinha, bardana, carrapicho, chapu-de-couro, maria-mole, duasa trs vezes por dia, no balde ou dar 1 a 2 litros, 2 vezes por dia, na boca.Pode disponibilizar as ervas na rao, como por exemplo, hortel picada,dar por 5 dias, um punhado de manh e tarde.

    Dar 2 a 3 colheres de sopa de bicarbonato de sdio,diariamente, na rao da vaca. Massagear o bere com gua corrente ou de manga. Massagear o bere com espuma de sabo e gua fria. Dar na boca do animal, 3 folhas de arruda dentro de uma espigade milho, 1 vez por dia, por 3 a 4 dias. Massagear o bere com uma salmoura forte, com sal, limo evinagre. 150 gr. de sabo caseiro picado, misturado com 100 gr. debicarbonato de sdio, 50 gr. de pimenta do reino. Bater no liqidificadorem 500 ml. de gua, ou 500 ml. de lcool, at ficar grosso. Fazermassagem no bere inflamado. 500 gr. de erva mate. Cozinhar em 1 a 2 litros de gua. Misturarsal, deixar esfriar e massagear o bere. Pode deixar grudado no bere,entre as ordenhas. Fritar um punhado de arruda ou mentruz em 1 kg. de banha.Aps tirar do fogo, misturar um copo de cachaa. Massagear o bereinflamado. Passar pomada caseira de calminex: 1 pedra grande ou 3pequenas de cnfora, 100 ml. de vaselina lquida, 300 gr. de vaselinaslida, meia colher de ch de salicilato de metila. Quebrar as pedras de

    cnfora, despejar as vaselinas em uma panela e juntar as pedrasamassadas. Amornar tudo at dissolver e ficar transparente. Retirar dofogo, acrescentar o salicilato de metila e continuar a mexer at esfriar.

    24

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    25/63

    Fazer ch de folha de repolho de todo o ano, passar no bere,massageando por alguns minutos. Aps fazer massagem com um pente,de cima para baixo. Massagear o bere com cachaa que ficou em infuso com

    ervas como: cobrina, mentruz, babosa. Nos edemas de bere usar as ervas diurticas citadas.Tambm diminuir a disponibilidade de gua, de rao, de concentrados, desal mineral, de sal comum, deixando a vaca, na sombra. Principalmente,no ltimo ms de gestao, retirar o sal comum das vacas compredisposio a edemas de bere. Pode-se deixar as vacas dormirem com o bere inflamado sobregalhos e folhas de erva de bicho, umbu, maria-mole, cobrina,sabugueiro. Em edemas de parto diminuir o sdio e o potssio naalimentao, exemplo retirar a alfafa, a soja, o milho, silagem e cinzas.Aumentar os minerais como o enxofre e o cloro. Tambm diminuir o salcomum. Pegar folhas de couve. Amassar com uma garrafa. Aquecersobre a chapa do fogo, passar azeite ou banha e colocar sobre o bereinflamado. A folha de couve, pode ser picada e fritada no azeite ou banha.Fazer massagem, 2 vezes por dia no bere inflamado. Dar abbora para as vacas comerem, no perodo que tiverem obere inflamado. Nos edemas com intensa dor, usar na forma de massagem nobere, 2 a 3 vezes por dia, a frmula Lunardi, composta de uma mistura de1 parte de lcool ou cachaa, 1 parte de vinagre, 1 parte de gua e 1 parte

    de azeite. Deixar mergulhadas dentro dessa soluo, agitandodiariamente, por at 7 dias, um pouco, de algumas, ou se possvel, detodas essas plantas: arruda, arnica, cnfora, alecrim, pipa, angico-vermelho, quitoco, cobrina, erva lanceta, ip roxo, calndula, salsa, slvia,malva, confrei, bardana, cavalinha, alho, unha de gato, erva de so joo,pimento, salsaparrlha, alfazema, cnfora, espinheira santa, raiz desabugueiro, folhas de batata doce, cebola, suco de limo, mil em ramas,tansagem, pata-de-vaca, manjerona, caroo de abacate, sal ou temperocompleto, maria-mole, aoita cavalo, eucalipto, cravo-da-ndia, menstruz. Para evitar edema de bere, reteno de placenta, dar para asvacas no pr-parto, uma mistura no cocho ou na rao de 10 a 20 gr. de

    enxofre em 1 kg. de sal mineral. Homeopatia: Bryonia alba-CH5: ( animal tem sede, bere duro). Darlogo no incio, alternando diariamente com Beladona-CH6. Dar10 gotas na gua, 6 vezes ao dia. Beladona-CH30: ( bere inflamado e brilhoso). Dar 15gotas, 2 vezes por dia. Carbo animalis CH12: Phytolacca decandra CH12: 20gotas na gua, 2 a 3 vezes por dia.

    Apis melifica-CH30 ou CH9: 20 gotas, 3 vezes por dia.CH9, 2x/dia/10 dias, antes e aps o parto.

    25

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    26/63

    Apis melifica-D3: (animal sem sede, bere claro, ladodireito). Usar 10 gotas, 3 vezes ao dia, por 3 dias. Aps, 10gotas, por dia, por 3 dias.

    Pulsatila- CH9 10 gotas, 3 vezes/dia.Para mordida de cobra e outros insetos:

    Pode usar: Gema de ovo quente ( colocar vrios ovos dentro deum recipiente e dar uma rpida fervida em gua. Retirar a gema quente ecolocar com um pano sobre a picada. Trocar, freqentemente, quando agema esfriar); querosene; diesel; 1 a 2 cm. de argila com vinagre ou alhoou cebola picada; fatias de batatinha da dalha; cebola ralada com mel oubarro; folhas amassadas de guaxuma; batatinha ralada; anil misturado comalho, colocar sobre um pano e trocar periodicamente sobre a picada.Colocar sobre as picadas, e trocar seguidamente, cebola picada com

    querosene; barro com urina. Dar leite na boca, ou ch de guaco ( 10 folhas/litro de gua,dando 1 litro a cada 3 horas, tambm colocar as folhas amassadas,trocando, seguidamente sobre a picada), ou de raiz de mamica de cadela,suco da bananeira, cobrina. Fazer ch e dar 1 litro na boca, 3 a 4vezes/dia. Pode tambm, abrir galinha viva e colocar as partes vivas sobreo local picado. Ferver no leite, as flores e semente da forquilheira. Tratarmorno para os animais, 2 a 3 vezes por dia, por 2 a 3 dias. Deixar em infuso no lcool ou cachaa guin, cip-mil-homens,

    cobrina, cip gaiana, tayua, erva-de-bugre, com um pouco de sal. Dar naboca do animal picado 1 a 2 colheres de sopa, alm de aplicar no localafetado.

    VERMES: Folhas de bananeiras com folhas de eucalipto, carqueja ou cidreira.Dar uma folha de bananeira/animal/dia/5 a 15 dias ou, deixar vontade por 5dias Isso para o tratamento da verminose. Para prevenir, usar o mesmoesquema por 1 semana.

    Pode dar separado ou junto, um punhado (50 gr./dia/animal grande emetade para pequenos) de folhas de eucalpto secas na sombra ou de

    cidreira, carqueja. Um punhado de hortel macerado, colocar em gua fervente por 15minutos, juntar com suco de 20 limes, misturado com gua. Dar para oanimal, por 3 dias seguidos. Pastoreio rotativo, a partir de 10 dias de pousio j diminui as larvas. Caroo de abacate: usar modo, na proporo de 50% no sal mineral, por7 dias.Sunos: ch de carqueja, misturado com soro de leite. Guarapa azeda.Sunos: Queimar lenhas existentes na propriedade. No final apagar o fogocom gua para fazer carvo. Jogar este carvo ainda quente, nas baias dosleites, ou colocar na lavagem, uma vez por ms.

    Terneiros: - 1 colher de ch com salamargo, misturado em 1 garrafa de guaque cozinhou o feijo, ou aquela gua escura que resultou do molho do feijo,quando fica em repouso de noite para o dia. Dar por 1 a 2 dias, em jejum.

    26

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    27/63

    Cortar 3 a 4 cascas de pepino maduro, sec-las. Deixar de molho em 1garrafa de gua e dar no outro dia na boca do terneiro.Fazer ch de sete capota, capim rabo de burro, erva de bicho, caroo demanga, artemsia, ou de pitangueira. Dar 1 litro/dia/3 dias. Pode repetir aps

    1 semana.Disponibilizar para os terneiros , as sementes do umbuzeiro.Alho:Usar na proporo de 0,003% de alho em relao a 100 kg. de peso vivo deanimal/dia. Isso quer dizer: 3 gr. de alho/dia/100 kg. peso vivo de animal.Curativamente, usar alho a 3% no sal mineral ( 30 gr. de alho moido em 1 kg.de sal mineral), durante 10-15 dias. Preventivamente, usar por 1 semana. Deixar curtir, 100 a 200 gramas de alho triturado em 1 litro de lcool oucachaa, por 10 a 15 dias. Dar a dose de 50 ml, misturado em 1 litro de gua,uma vez por dia, durante 3 dias, em jejum. Para terneiros: 10 a 30 ml. dasoluo em 1 garrafa de gua. 1 vez por dia por 3 dias. Repetir a cada 3-4

    meses. Fazer uma mistura de 0,5 kg. de alho modo, 3 kg. de sal mineral. Deixardisponvel no cocho ou dar na rao, por uma semana, a cada 3 meses. 200 gr. de banha; 2 a 3 colheres de sopa com alho modo; 1 colher decaf de sal; 1 colher de sopa de querosene; 1 colher de sopa de sal mineral.Diluir em 500 ml. de gua. Para vacas dar esta dose na boca. Para novilhasusar metade das doses e para terneiros um tero da dose. No dar na luanova. Repetir aps 40 dias e refazer a cada 6 meses. 1 cabea de alho, 10 folhas de losna e um pedao de 5 a 10centmetrosde toucinho velho. Bater no liqidificador. Fazer pequenas bolas e dar na

    boca para os terneiros, por 2 a 3 dias. 50 gramas de alho modo, uma tera parte de uma xcara mdia de sal emuma garrafa de gua. Bater no liqidificador, deixar a mistura parada de noitepara o dia. Dar uma garrafa para os terneiros, em jejum, a cada 3 meses.Para as vacas, usar 100 gramas de alho e meia xcara de sal, em uma garrafade gua. Dar por 2 dias, a cada 3 meses. Pegar 1 litro de gua da fervura do feijo ou do feijo que ficou na guapara amolecer, 1 litro de ch de beterraba, 2 a 3 dentes de alho picado. Darpara os terneiros beber, durante 2 dias. Esmagar 3 dentes de alho, juntar 3 galhinhos de hortel e fritar com umpouco de azeite. Enrolar isso em um miolo de po. Dar para terneiros, ces.

    Ferver por 3 minutos, 4 galhinhos de hortel em 2 xcaras de leite com 1colher de mel. Dar em jejum para terneiros, ces. Repetir aps uma semana.Erva Santa Maria: Dar no minguante. Um pequeno fecho de erva, faz ch. Dar 200 ml. 2vezes/dia/ 7 dias. Aps dar ch de carqueja por 1 semana. Dar a cada 4meses, ou quando os terneiros mostrarem sinais de verminose. Para vacas:Dar 1 litro de manh e um litro de tarde deste ch, durante 7 dias. Estetratamento pode ser feito nos dias que a vaca vem de cria, onde est na fasecolostral. Um punhado de folhas de erva santa maria, amassadas junto com gua.Aps misturar um litro de gua e coar. Terneiros: 4 colheres de sopa destamistura em gua e dar para o animal. Vacas: 6 colheres em gua na boca.Usar durante 3 dias. Pode ferver no leite ou soro de leite e disponibilizar nococho.

    27

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    28/63

    Mamo: Dar, 2 vezes por ms, folhas e frutos verdes do mamoeiro,picados na rao, durante 3 dias. Pode fazer ch de folhas de mamo macho.Deixar para os terneiros beberem, 3 a 4 litros/dia/3dias, a cada 2-3 meses. Salamargo: Dar uma colher de ch de salamargo, durante 15 dias, a cada

    3 meses. Pegar o lquido, ( sal, sangue e temperos) que sobrou da salga da carnedo churrasco, diluir em 500 ml. de gua e dar na boca dos terneiros, ou 1 litropara animais adultos. Pode misturar o suco de 2 limes e 2 a 3 colheres debicarbonato de sdio. Abbora com suas sementes, dar para os animais comerem por 5 dias.Junto pode dar cenoura. (a abbora, assim como o mamo e o chuchu,podem impedir as vacas de entrarem em cio). Baraos de batata para os terneiros, por 3 dias. Repetir mensalmente. 1 a 3 colheres de sopa de enxofre e 1 garrada de suco de limo. Picar 3 a 6 folhas adultas de confrei e dar diariamente, por uma semana

    para adultos e metade da dose para animais jovens. Repetir a cada 2-3meses, ou quando aparecer sintomas de verminose. Razes de mandioca ou parte area da mandioca na forma de feno, ouverde picada. Dar po com banha. Plantar capim cidr, cidreira, citronela, prximo aos locais onde osbovinos ficam mais tempo durante o dia, prximo ao estbulo, pois isto, ajudaa eliminar o ciclo dos vermes na propriedade. Fazer comprimidos com partes iguais de erva-de-bicho, couve, semente deabbora, erva-santa-maria, losna, hortel e meia folha de alcachofra. Bater no

    liqidificador com 1 copo de gua. Coar. Colocar 2 colheres de maisena e 2de farinha de trigo. Amassar at dar ponto. Fazer os comprimidos com 1retrs. Dar 1 a 5 comprimidos/dia/animal/1semana, conforme tamanho animal. Predadores: manter na pastagem os besouros rola-bosta. Usar homeopatia disponvel no mercado, como por exemplo: Fator C &Mc Onde tem? Tel/fax: 11-3662-5789/ 3662-5791/3825-5020 O mesmoproduto pode controlar vermes, carrapatos, moscas domsticas e do chifre,bernes. Cina-CH3: Usar 5 gotas , 3 vezes ao dia para animais pequenos e mdios. Cina-CH6: Usar 40 gotas na gua. Fator BIO NH6 ( endo e ecto parasitas).

    CARRAPATOS: Catar as fmeas dos carrapatos unha, ouretirar de sobre o animalcom escova, faco, raspadeira... queimando-a ou enterrando-a, evitandoa continuidade do ciclo, na pastagem. Junto com o pastoreio rotativo,controla os carrapatos, sem veneno. Limpar os potreiros, evitando capoeiras, como mata-campo, unha degato, maria-mole... Soro de leite de vacas, com sal (desidrata), com gua de fumo e cidreira.Dar banho.

    Duas colheres de sopa de enxofre, uma de sal, cinco de banha e suco dedois limes. Passar com pano no animal. Forquilheira (cobrina), ou arruda, com sal. Deixar em infuso no lcool, oucachaa, por 15 dias. Passar com pano no animal.

    28

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    29/63

    A pastagem, ou semente de aveia e azevm na rao, ajuda a controlar ocarrapato. Tambm ajudam a controlar, pastagens de capim elefante,estilosantes, andropgon, capim-gordura. Darcaruru sem espinhos para os animais comerem.

    Vacina: Gavac: a cada 6 meses, a partir de 4 meses de idade. Pedidos:tel. (21) 518-0553 ou (21) 2630741 - [email protected] Herber Biotec Secar a carqueja, por 2 dias no sol. Torrar no fogo e bater at moer.Mistura na proporo de 50% no sal mineral. Dar a mistura por 1 semana, 1vez por ms. Em rebanhos que usam carrapaticidas e que no h resultados, pode-sefazer teste de sensibilizao para verificar qual o melhor carrapaticida usando-o de forma mais racional. Para isso, coletar 200 fmeas de carrapato aquelas mais gordas e cheias de sangue, colocando-as em um pote plsticocom orifcios para elas respirarem. No mesmo dia enviar por sedex para:Embrapa gado de leite Rua Eugnio do Nascimento, n 610 Juiz de Fora

    MG cep: 36038-330, tel: (32)3249-4829. Pr-orgnico leite ou corte: 1 kg. do produto em 12 a 15 kg. de sal mineral.

    Alho:Idem orientao para verminose. 4 dentes triturado em infuso em 100 ml de lcool, ou cachaa por 15 dias.Passar no couro do animal. 6 dentes de alho picado, 1 colher de sopa de sabo em p, 100 ml. deazeite em 10 litros de gua. Pulverizar os animais. 1 a 2% no sal mineral. No inicio do tratamento, por at 2 meses, colocar oalho a 2% no sal mineral, disponvel no cocho, isto : 20gramas de alho/ 1kg.

    de sal mineral. Essa mistura pode ser dado individualmente, colocada de 50 a80 gr. na rao, por dia e por animal adulto. Aps os 2 meses, seguir com 1%de alho no sal mineral, isto : 10 gr. de alho modo/ kg. de mistura mineral.ALHO, diretamente na rao: 30 gramas em 100kg. de rao. Pode dardurante todos os dias ou durante 5 dias no ms. Produtos comerciais:aminoalho, tocaa. 1 dente de alho, no meio de uma espiga de milho, 2 vezes por ms, paraanimais mais carrapateados. 1 kg. de alho modo, 7 kg. de sal comum, 7 kg. de sal mineral, 500 gr. decinza. Misturar e disponibilizar aos animais, juntamente com ramas demandioca. 100 gramas de sal comum, 30 gramas de alho amassado, 100 gramas deenxofre, 5 kg. sal mineral, 20 folhas de eucalipto. Dar no cocho.

    Erva mate: usar aquela que foi utilizada para o chimarro, secar nasombra, ou a azedinha recm usada. Colocar a 50% no sal mineral, deixarpor 3 a 5 dias, disponvel no cocho. Na erva mate pode misturar casca deovo moda e cinza. Tambm pode usar 1 kg de erva mate virgem ouusada misturada com 500 gramas de acar, melado ou acarmascavo, dar por 3 a 4 dias, em pocas de carrapatos, ouindividualmente para os animais mais atacados, 3 colheres de sopa narao, uma vez por dia.

    Pode-se usar 200 gramas de acarem 1 kg. de sal mineral e deixardisponvel para o gado comer por 3 dias, ou at uma semana. Para Deixar opelo liso, tambm pode torrar o sal no forninho, misturando meio a meio com oacar.

    29

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    30/63

    Pode-se usar a cinza de canela de veado, de sabugo de milho, dearaticum, de folhas e talos de feijo preto, de eucalipto, de fumeirobrabo, de cinamomo, de urucum, de taquarussu( bom para melhorar oplo dos animais peludos), de folhas e galhos de umbu ou a cinza que

    resultou na churrasqueira ao se fazer churrasco: O,1 a 0,5 kg. de cinza em2 kg. de sal mineral. Deixar no cocho, disponvel para os animais, durante 5dias no ms, quando existe problemas de carrapatos. Pode-se, deixar no cocho, disponvel, todos os dias, uma mistura de: 3 kg.de sal mineral, O,5 kg. de sal comum, 2 colher de sopa de enxofre e O,2a O,5 kg. de cinza. Em pocas de muita infestao de carrapatos,verminose, mamite ou moscas do chifre, pode ser acrescentada nestamistura, 20 a 50 gr. de alho modo. Deixar disponvel, uma mistura de 1 saco de sal comum, 4 a 5 kg. de cinzavegetal, 50 gr. de enxofre pecurio e 1 kg. de alho modo. Deixar disponvel no saleiro, uma mistura de 3 kg. de alho modo, 20 kg.de sal comum, 20 kg. de sal mineral, 3 punhados de cinza vegetal. Deixar disponvel no cocho, em semanas intercaladas, uma mistura de: 25kg. de sal comum, 2 kg. de cinza vegetal, 2 kg. de erva mate usada, 2 kg. defosfato natural, 2 kg. de MB-4, 2 kg. de cal, 500 gr. de enxofre pecurio. Deixar disponvel no cocho uma mistura de 30 kg. de sal comum, 10 kg. desal mineral e 1 kg. de enxofre. Colocar os animais com carrapatos em locais com rvores de eucalptos. Fazer ch de erva-de-bicho ou arruda e dar banho nos animais afetados. Enxofre pecurio: Usar 1 a 2% no sal mineral: 10 a 20 gr. em 1 kg. de sal mineral.

    Usar 1 colher de sopa rasa de enxofre/vaca, uma a duas vezes por ms,nas pocas que existe mais carrapatos. Misturar 1 colher de sopa rasa de enxofre, diludo em uma garrafa degua. Dar de manh cedo, em jejum, quando os animais esto comcarrapatos. Para terneiros pode disponibilizar no cocho, uma mistura de 6 partes desal mineral, e uma parte de enxofre, para comerem em 3 dias. Dar a cada 20dias para os animais ficarem limpos. Para bovinos, exceto vacas prenhes, colocar enxofre no lombo dosanimais infestados.

    Dissolver 200 gr. de cal virgem em 10 litros de gua e 250 gr. de enxofreem outros 10 litros de gua. Misturar tudo e ferver por uma hora. Deixar emrepouso. Coar. Guardar em litros. Dar banho nos animais, usando 2 litrosdessa soluo para 15 litros de gua. Picar 100 gramas de folhas verdes(grimpas) de pinheiro (araucria),misturar com 2 kg. de sal mineral. Colocar em panela, levar ao fogo, ecozinhar a mistura seco, at as folhas secarem. Retirar as folhas. Deixaresse sal mineral disposio do gado, por 3 dias, e aps, retir-la, voltandocom o sal mineral normal. Disponibilizar, somente quando houver no gado,carrapatos e bernes. Colocar 500 gr. de grimpa verde de pinheiro brasileiro, ou quina quassi em

    infuso com 10 litros de gua. Deixar de molho durante uma semana. Banharos animais. Fazer ch de grimpa de pinheiro, folha de pessegueiro, de araticum, cipGuaimb, quina quassi, arruda, cinamomo, na dose de 1 kg. de folhas para 10

    30

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    31/63

    litros de gua e dar banho no animal, sempre tardinha, ou deixar 1 kg. deuma delas picada para 10 litros de gua dentro da gua durante 3 a 7 dias eaps banhar o animal. Fazer ch com 100 gr. de carqueja verde em 1 litro de gua. Dar na boca,

    1litro por terneiro/novilha e 2 litros para bovinos adulto. Pode dar 1kg./animalde carqueja na comida/3dias. 100 gramas de folhas secas e trituradas de timb, 250 ml. de gua,colocar no fogo, no que levantar a fervura, retirar do fogo. Acrescentar 250 ml.de lcool. Tampar bem fechado por um dia. Usar 40 ml. em 10 litros de gua,misturado com 100 ml. de sabo neutro lquido. Pulverizar os animais tardinha. Pode-se, tambm fazer um ch de timb e dar banho nos animais. 500 gr.de timb, 2,5 copos de lcool. Picar bem as razes, deixar secar na sombrapor 4 dias. Aps seco e triturado, colocar num vidro com 2,5 copos de lcool.Tampar e descansar por 1 dia. Antes de usar, filtrar num pano fino. Usar 100ml. desta soluo em 10 litros de gua, banhando o gado. 100 gramas de razes secas e modas de timb, colocado em infuso emlcool ou cachaa por 5 dias. Aps usa na proporo de 100 ml. dissolvido em10 litros de gua. Dar banho nos animais. Em um litro de lcool, colocar em infuso por 4 dias, 500 gramas de raizde timb. Usar 1 litro dessa soluo em 30 litros de gua para pulverizar osanimais com mosca do chifre, carrapatos e bernes. Amassar folhas de araticum, colocar na gua por 10 dias. Coar e usar 100ml. em 10 litros de gua, dando banho nos animais, durante 3 dias. Dar banho nos animais com a fervura de gua e sal. Dar banho com gua

    morna. Deixar de molho na gua, por 1 a 10 dias, folhas de cinamomo e demamona. Pode colocar 4 colheres das de sopa com sal. Passar nos animais. Misturar na gua, cinza e alho macho. Passar com pano nos animais. Fazer ch bem forte de alho e folhas de eucalipto. Misturar com azeite.Passar, periodicamente, no lombo do animal. Passar suco de limo no couro do animal, tardinha. Dar soro de leite, por 1 semana, aos animais que tiverem carrapatos. Podeusar preventivamente. Rama de mandioca, verde ou seca na forragem. Evitar a murcha e comsereno da noite. Pode disponibilizar rama de mandioca, de preferncia picada,em at 20% da forragem picada. Feijo preto torrado, usar no sal mineral por 5 dias, em pocas de muitocarrapato. Colocar 5 gotas de creolina dentro de uma espiga de milho. Dar 2 vezespor ms. Pode sair gosto e cheiro no leite. Dar 4 a 5 gotas de benzocreol em 1 kg. de sal mineral. Disponibilizar nococho ou na rao. 1 kg. de fumo em corda, imerso em 1 litro de lcool por 24 horas. Diluir 200ml. desta soluo em 20 litros de gua. Usar em pulverizao nos animais,nas horas menos quentes do dia. Tambm pode colocar em imerso na gua,

    por alguns dias, fumo em rolo descascado. Dar banho nos animais. Colocar erva cidreira picada em metade de um litro, completando comlcool. Deixar macerando durante 2 dias. Coar. Aplicar 1 litro dessa soluoem 10 litros de gua e 4 colheres das de sopa com sal. Pulverizar os animais.

    31

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    32/63

    Pode ferver ou macerrar um mao de cidreira, noite, deixando de molho em4 litros de gua at de manh. Misturar 200 ml. de lcool. Passar nos animaiscom carrapatos. Misturar 2 litros de urina de animal, em 4 litros de gua. tardinha dar

    banho nos animais. Pode dar uma garrafa de urina, na boca do animalcarrapateado, periodicamente. Tambm, pode deixar a urina em recipientefechado por 6 meses a um ano. Aps usar 250 ml. dessa urina em 20 litros degua. Dar banho nos animais ou passar em cortes, ferimentos. Dar por alguns dias no cocho, a espuma da fervura do melado, que limpa ogado. Misturar 1 colher das de sopa com diesel em 20 litros de gua. Banhar osanimais tardinha. Banhar os animais com uma mistura de 3 litros de gua, 4 colheres das desopa com sal e sabo raspado.

    Banhar os animais ou passar com pano sobre o plo dos animais, umamistura de gua, detergente e alho batido no liqidificador. Deixar 2 a 5 dias em infuso no vinagre caseiro, folhas modas de alhomacho com sal. Passar com pano nos animais com carrapatos. Deixar as vacas, soltas noite, em piquete com capim gordura, que auxiliano controle dos carrapatos. Homeopatia: Ledum palustre-CH5: 20 gotas/dia. ( bernes e carrapatos). Usar homeopatia disponvel no mercado, a exemplo do fator C&MC - 1pacote de 400 gr. para 25-30 kg. de sal mineral, ou Boviformula (13). Retirar carrapatos do animal e fazer homeopatia na dinamizao CH-12.

    Para gado de corte: Disponibilizar uma mistura no cocho de: 25 kg. de sal comum, 500 gr. deenxofre, 2 kg. de erva mate usada e seca, 2 kg. de cinza. Disponibilizar no cocho uma mistura de 50% de erva mate usada e 50% demineral. Predadores naturais: galinha, angola, chupim, gara vaqueira, pato,quero-quero, sapos, gavies, pelincho, perdizes, insetos, os prprios animaisque se lambem...Recomenda-se, fazer galinheiros prximos pastagem, a fimde soltar as galinhas para que possam ciscar e espalhar os estercos. Com

    essa simples medida ocorre um controle maior de verminose, carrapatos, eoutras larvas e ovos de parasitas, alm da descontaminao de agentesinfecciosos existentes no esterco.

    Controle da cigarrinhas: Metarril: pulverizar as pastagens com 1 a 3 kg/ha. (biolgico). Tambmpode usar para o controle do carrapato, usando 100 gr. do produto dissolvidoem 100 litros de gua. Pulverizar o animal com 2 litros da soluo. Deixar os patos na pastagem. Roar baixo a pastagem a fim de entrar sol na mesma. Passar nas pastagens afetadas uma soluo de 4 litros de urina, deixar 3

    dias parada), 1 litro de enxofre lquido e 100 litros de gua. Ferver durante uma hora, 1 kg. de enxofre em 30 litros de gua, at reduzira metade da quantidade. Coar esta calda. Aplicar sobre 1 ha de pastagem

    32

  • 8/9/2019 25597132 Producao de Leite Limpo e Sadio

    33/63

    100 litros de uma mistura que vai, 10 litro desta calda em 87,5 litros de guae 2,5 litros de urina que ficou parada por 3 dias. Misturar 2 litros de calda sulfoclcica em 4 litros de urina e 100 litros degua. Passar nas pastagens afetadas.

    Misturar 500 gramas de cinza vegetal e 500 gramas de cal hidratada em10 litros de gua. Deixar 3 horas em repouso, mexendo vrias vezes. Coar eaplicar nas pastagens, repetindo aplicao aps 10 dias. Usar o biofertilizante conforme receita no item mosca-dos-chifres.

    Pulges nas pastagens: Colocar 500 gr. de raz ou casca de timb em infuso em 1 litro de lcool,por 2 dias no escuro. Coar, diluir 1litro em 10 litros de gua. E passar napastagem. Pode tambm coletar urina de vaca, deixar em plstico por 3 dias eaps passar na pastagem. Creolina diluda na gua tambm pode ser

    passada nos locais com pulges, assim como o churrume de sunos.Lagartas das pastagen