jornal fraterno 67 (páginas centrais)

1

Click here to load reader

Upload: centro-espirita-seara-de-jesus

Post on 07-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Fraterno 67 (Páginas Centrais)

PÁGI

NA 0

6 PÁGINA 07

GAPITTOEDUCAÇÃO INFANTIL

Como foram os primeiros25 anos do centro espírita?

Mudanças, paralisações e renúncias marcaram os primeiros tempos da casaMudanças, paralisações e renúncias marcaram os primeiros tempos da casaMudanças, paralisações e renúncias marcaram os primeiros tempos da casaMudanças, paralisações e renúncias marcaram os primeiros tempos da casaMudanças, paralisações e renúncias marcaram os primeiros tempos da casa

Ana CamargoDe Moraes

Ana MiguelRoma

EurípedesBrandão

JoséBezerra

ManoelRodilha

MartimRodilha

Milton VenâncioDa Silva

OrildeRocatto Ferraz

RamónRodilha

DonaThudi

Foto do Seara de Jesus em abril de 1989, quando a fachada eradecorada com pastilhas. Entre os retratados, da esquerda para a direita,estão José De Abreu, João Papst, Benedito Jonas Ferraz, OrildeRocatto Ferraz, José Bezerra, Platão Bencks De Souza, Janaina Benckse Orandir Alves, e algumas confreiras que não foram identificadas.

Com o passar do tempo, o número 26 da Rua André Rovai, no Bairro do Bonfim,foi incorporado ao lote fronteiriço, e deu origem ao atual número 194. No endereço,hoje funciona a garagem da Wotan Transportes Ltda. No local havia, em 1940, osalão em que se deu a fundação do Centro Espírita Seara de Jesus. Do imóvel originalsobrou apenas uma estrutura de tijolos, que pertencia à casa dos fundos.

núcleo inicial do Seara deJesus existia desde antes desua fundação, e reunia-se in-

formalmente no então subdistrito deOsasco, situação que é bastante co-mum no movimento espírita. Segundoo Capitão Rodolpho Dos Santos Ferrei-

O ra, no dia seguinte à sua chegada, vindode Goiás, no dia 13 de novembro de1933, “eu fui procurar uma casa espírita,o Centro Espírita Seara de Jesus”.Essa entrevista, concedida à con-freira Walkíria De Fátima Zanão,apareceu no nº 6 do Objetivo, órgão

informativoda mocidadeespírita damencionadacasa, em outu-bro de 1976.

O CentroEspírita Searade Jesus surgiuoficialmenteem 25 de feve-reiro de 1940,na Rua AndréRovai, nº 26(atual nº 194),no bairro do

Bonfim, e sua diretoria era formadapelo presidente João De Salvi; o vice-presidente era Carlos Serazzi; o 1ºsecretário era Olavo Medeiros DeMoraes, a 2ª secretária era JulietaTonato, a 1ª tesoureira era Dalva DeMello Silva, o 2ª tesoureiro era JoséHemetério De Medeiros e a bibliote-cária era Lusia Pedroso Salvi. Nadaé sabido do Seara de sua fundaçãoaté 1945, uma vez que os fundadoresse afastaram da entidade e não conser-varam o primeiro livro de atas.

Em 11/11/1945, alguns confradesreabriram o Seara de Jesus, em nomeda “caridade e exemplificação do Evan-gelho de Cristo Jesus”. A segundadiretoria da casa teve como presidenteAngelo Broski Siqueira, como vice-presidente João Herrerias, como 1ºsecretário Nicolau Antonio Franceschi,como 2º secretário Antonio Luciano,como 1º tesoureiro João Penteado ecomo 2º tesoureiro Antonio Gime-nes Silva. A primeira ação dessesconfrades foi reunir donativos parao Natal das crianças pobres.

O presidente Angelo Siqueira lan-çou a ideia de o Seara dividir com o

Obreiros do Bem o aluguel dosalão utilizado por esta sociedade,em 29/7/1946, ideia que não foiaceita pelos outros diretores – setal fosse feito, a norma da FEESPde “sede própria” ou “sala inde-pendente” não seria atendida.Então, a diretoria paralisou oSeara, mas confiando seusparcos bens aos tesoureirosaté a retomada da sociedadeo mais breve possível. Foramquase nove meses de paralisa-ção, de 30/7/1946 à 20/4/1947.

Em 25/5/1947, o Seara deJesus tomou emprestado ao te-soureiro Antonio Gimenes Silvaa quantia de Cr$ 500,00 (quinhen-tos cruzeiros) para a compra dematerial para um barracão, oqual foi construído em área cedi-da por João Herrerias em seuquintal, à Rua EngenheiroMaylasky, nº 733, em Presiden-te Altino (atual Rua Sanazar Mar-diros, nº 90, no mesmo bairro).

Na ocasião da eleição danova diretoria, João Herreriasentrou como presidente pela pri-meira vez, em 22/2/1948. A pos-se, sete dias depois, teve lugar noCentro Espírita Obreiros doBem. Porém, João Herreriasrenunciou ao cargo em 11/7/1948, teve de vender sua casa,o que acarretou ao Seara odesmonte e venda dos mate-riais que formavam o barra-cão, e a necessidade de mu-dar-se para outro local.

Em novembro, o Seara doouduas obras ao Leprosário de

Bauru, “Nos Domínios doBem” e “Novas Mensa-gens”. Em dezembro do mes-mo ano, o Centro EspíritaIrmã Maria ofereceu suasinstalações ao Seara de Je-sus, porém, o uso do espaçofraterno de outra casa espí-rita não estava nas cogita-ções daqueles espíritas quenão desistiam de sua sededefinitiva e própria. O Searaficou no mesmo endereçoaté fevereiro de 1949.

O presidente seguinte, JoséDe Almeida, ofereceu ao cen-tro espírita uma parte de seuterreno no Alto da Bela Vista elançou uma campanha para asede própria em 2/4/1949. Po-rém, nenhuma mudança seefetivou para lá. Mesmo emmeio a mais dificuldades doque de costume, em 8/5/1949,o Seara arrecadou Cr$ 50,00(cinquenta cruzeiros) em be-nefício do Sanatório AntonioLuiz Sayão, de Araras/SP.

As faltas dos membros damesa se repetiam e nenhumajustificativa era apresentada.Formalmente, o Seara existia;só que a apatia era muito grandee as reuniões ocorriam cada vezmenos de 1950 a 1951. Nessaépoca, o Seara estava à Rua 24,nº 14, no Rochdale (atual RuaBahia, nº 114), até que se para-lisou novamente, de 21/1/1951à 5/6/1954, portanto, pratica-mente por três anos e cincomeses.

A reabertura definitiva doSeara ocorreu em 6 de junho de1954, quando João Herreriaschamou os sócios e ex-diretorese convocou nova eleição. Apartir daí, a existência do Searade Jesus foi se estabelecendo defato, com a clareza de sua fina-lidade e condução mais segura.

João Herrerias foi eleito presidente em1954 e foi reeleito até 1960. O Seara deJesus mudou-se do Rochdale para aRua Dom Bernardo José Lorena, nº 251(atual Rua Lourenço Collino, nº 170), emPresidente Altino, em 4/9/1955.

Porém, o aluguel do salão estavapesando no caixa da sociedade e opresidente logo ofereceu um espaçoem seu quintal para a montagem danova sede provisória do Seara, com oque só haveria despesa de energiaelétrica. Em 4/3/1956, o Seara teve suaprimeira reunião à Rua Caldas Telo, nº5, no centro de Osasco (atual RuaPedro Fioretti, onde existe uma agênciabancária).

Após as sondagens das ofertasdisponíveis, o Seara de Jesus assumiucompromisso de compra do terrenoatual, em 27/3/1960, o qual seria ampli-ado com o passar do tempo. A cons-trução da sede própria, um imóveltérreo, foi iniciada em 5/10 daquelemesmo ano. Feita a cobertura dele,realizou-se a mudança para o novoendereço, em 22/1/1961, com umaaula dominical de evangelização, oprimeiro trabalho público e o primeirotrabalho espe-cial no nº 20 daRua C-4, que setornaria o nº 173da Rua AllanKardec em 5/5/1965.

Durante osseis anos da pre-

sidência de João Herrerias é quechegaram ao Seara de Jesus algunsdos confrades que marcariam parasempre sua história: Benedito Jo-nas Ferraz e Orilde Rocatto Ferraz,Clóvis e Alice Ferreira Da Silva,Joaquim Baptista De Moraes eAna Silveira De Moraes, os irmãosRodilha (Manoel, Martim e Ra-

món) e, gradualmente, os descen-dentes e parentes dessas famílias.

Aquele foi apenas o começode uma sucessão de feitos do Se-ara de Jesus que se estendem atéhoje, nos campos da assistência,da educação, da acolhida e dodirecionamento a uma vida maisfraterna e cheia de possibilidades.