jornal acontece abc #28

8
Médicos Fantasmas e no- tas frias seriam usados para desviar dinheiro público com o aval do prefeito e seu secre- tário de governo. Maurício Fonseca, proprietário da em- presa CEMED, foi apontado como mentor de um esquema que desviava os recursos da Secretaria de Saúde, em espe- cial o orçamento do Hospital e Maternidade São Lucas. As denúncias foram apresentadas pelo vereador Saulo Benevi- des após receber documentos que comprovam o esquema de corrupção. Além do prefeito e de seu secretário, Saulo afirma que há outros nomes que serão revelados no decorrer da inves- tigação. O vereador luta para conseguir aprovar uma CEI na Câmara. Editorial Brasil Celebridades Esportes DESCASO ELEIÇÕES 2012 NOVELA SAULO ACUSA PREFEITO CLÓVIS VOLPI DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE Pág. 05 Pág. 04 Pág. 03 Pág. 03 Pág. 02 Pág. 06 Pág. 06 Moradores da Chácara da IV Divisão revelam novos problemas. Agora, além do despejo eles sofrem com fal- ta de estrutura. Motorista aposentado e líder comunitário. Chico Fontes mostra sua real in- tenção de ajudar os muníci- pes a alcançar seus direitos. Encontro entre PMDB e PT traça futuro do PSD. Próxi- mo dia 15 de maio definirá o futuro parceiro da sigla em Ribeirão Pires. Um Jornal de Opinião Confira muito mais nessa edição Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra Ano II - Edição #28 - 25 de abril de 2012 Os corruptos que se cuidem porque a Justiça vem chegando PT afasta prefeito de Porto Walter (AC) após ser preso por corrupção Médicos submetem filho de Leonardo a novo tratamento “Os Grandes” de São Paulo decepcionam mas Corinthians segue na Libertadores Vereador expõe fatos que ligam Volpi e Nonô Nardelli em esquema que desviava R$ 1 milhão por mês

Upload: tribuna-acontece

Post on 03-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição de 25 de abril de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal ACONTECE ABC #28

Médicos Fantasmas e no-tas frias seriam usados para desviar dinheiro público com o aval do prefeito e seu secre-tário de governo. Maurício Fonseca, proprietário da em-presa CEMED, foi apontado como mentor de um esquema que desviava os recursos da Secretaria de Saúde, em espe-cial o orçamento do Hospital e Maternidade São Lucas. As denúncias foram apresentadas pelo vereador Saulo Benevi-des após receber documentos que comprovam o esquema de corrupção. Além do prefeito e de seu secretário, Saulo afirma que há outros nomes que serão revelados no decorrer da inves-tigação. O vereador luta para conseguir aprovar uma CEI na Câmara.

Editorial

Brasil

Celebridades

Esportes

DESCASOELEIÇÕES 2012 NOVELA

SAULO ACUSA PREFEITO CLÓVIS VOLPI DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE

Pág. 05Pág. 04

Pág. 03

Pág. 03

Pág. 02

Pág. 06

Pág. 06

Moradores da Chácara da IV Divisão revelam novos problemas. Agora, além do despejo eles sofrem com fal-ta de estrutura.

Motorista aposentado e líder comunitário. Chico Fontes mostra sua real in-tenção de ajudar os muníci-pes a alcançar seus direitos.

Encontro entre PMDB e PT traça futuro do PSD. Próxi-mo dia 15 de maio definirá o futuro parceiro da sigla em Ribeirão Pires.

Um Jornal de Opinião

Confira muito mais nessa edição

Ribeirão Pires e Rio Grande da SerraAno II - Edição #28 - 25 de abril de 2012

Os corruptos que se cuidem porque a

Justiça vem chegando

PT afasta prefeito de Porto Walter (AC) após ser preso por corrupção

Médicos submetem filho de Leonardo a

novo tratamento

“Os Grandes” de São Paulo decepcionam

mas Corinthians segue na Libertadores

Vereador expõe fatos que ligam Volpi e Nonô Nardelli em esquema que desviava R$ 1 milhão por mês

Page 2: Jornal ACONTECE ABC #28

Página 02 - 25 de abril de 2012

C o r r u p ç ã o. Ganhar dinheiro sem muito tra-balho, em es-pecial quando a conquista vem por meios ilíci-

tos, para muitos, é tentador. É justamente essa “tentação” que faz com que muitas pessoas se rendam à corrupção. Sendo a política, o principal ninho onde se desenvolvem os corruptores.

Em um governo municipal, como o que apresentamos na página 06, é evidente que ne-nhum prefeito corrupto está

livre das exigências da Lei e cedo ou tarde, ele terá de pagar pelos erros cometidos.

As pessoas são criativas quando o assunto é roubar. Umas fraudam documentos, outras licitações públicas. Há aquelas que preferem usar os famosos “laranjas”, tentando desviar de si os olhos da fisca-lização policial. Existe ainda um grupo mais inteligente, que por meio de ameaças, coações e chantagens tendem a conquis-tar boa parte de desvios de di-nheiro.

Seja qual for a maneira de

se corromper, sempre haverá o risco de ser descoberto. Isso acontece porque nenhum plano é infalível. Tomemos por exem-plo um gestor público que utili-za-se de licitações fraudulentas para levantar recursos próprios. Mesmo que se passem anos e ninguém desconfie da atividade criminosa, chega um momento em que os acordos se rompem, alguém fala demais ou uma informação é vazada proposi-tadamente. Quando isso acon-tece, o mundo cai, e então os envolvidos têm de se explicar seriamente à justiça, que na

maioria dos casos, tarda e fa-lha, mas em alguns outros, che-ga no momento certo.

No meio desse mundo, quando estoura a boca do ba-lão, não importa se alguém “tomava” muito ou pouco, dire-tamente, ou por terceiros, as consequências serão aplicadas a todos os envolvidos.

Para figurões públicos, isso pode significar o fim da carreira. Mesmo que esta esteja apenas começando.

Por isso, caro senhor corrup-to, se estiver lendo esse edito-rial, procure tomar muito cuida-

do porque dia virá em que as coisas esquentarão de tal forma que será difícil voltar atrás ou provar inocência.

Claro que não existiria cor-ruptos se não houvesse corrup-tores ou corrompidos. Logo, a população, no geral tem certo grau de responsabilidade com o que se passa de ilegal a seu re-dor. Se ninguém de dispusesse em ser desonesto e as pessoas defendessem valores morais, certamente as cidades seriam menos corruptas, já que pou-cas pessoas participariam dos “bons esquemas”.

Recentemente eu tive a oportunidade de realizar um grande sonho. O sonho de mui-tos jornalistas recém-formados como eu, recebi uma propos-ta para trabalhar no jornal da concorrência, jornal este que mudaria muita coisa na visão jornalística de muita gente e faria com que este meio de co-municação tornasse a ser um dos maiores novamente, pelo menos em minha região...aliás minha região vive intensamen-te a necessidade de sempre ter em mãos notícias que façam com que o dia de cada um de nós se transforme em uma as-sembleia, onde o assunto seja sempre a principal matéria do jornal, da TV, da Rádio ou da Web...mas enfim, neste texto nós falaremos um pouco sobre ESCOLHAS.

Você já parou para analisar quais as melhores escolhas de sua vida, quais delas mudaram alguma coisa em seu dia, ou mesmo as escolhas que você tomou que modificaram a vida daqueles que estão a sua volta, por causa do dinheiro? Pois é, foi uma decisão difícil para eu não aceitar a proposta que me faria ganhar quase duas vezes mais do que eu ganhava até en-tão, mas eu percebi que não va-leria a pena arriscar meu casa-mento (me casei há pouco mais de um ano) não valeria arriscar

alguns sonhos que tenho, não valeria a pena arriscar uma coi-sa ainda mais importante, além de tudo que tenho... Não valeria a pena arriscar algo que apren-di na faculdade e que, acredi-te se quiser, eu tenho pra mim como sendo o princípio básico do sucesso, duas palavrinhas que para muitos morreram, mas para mim ainda estão vivas e fortes: ÉTICA PROFISSIONAL!

Eu sei que você pode estar pensando: “Ygor, mas e o que DEUS disse a respeito disso?” Te respondo: Eu fiz uma coisi-nha que chamo de “pedir per-missão” conhece isso? Pois é... Antes de tentar qualquer coisa, pedi pra que ELE me desse à direção, e quando isso acon-tecesse eu iria fazer conforme a vontade DELE. Mas vem cá, você acha que eu não dei uma balançada no bambu? Acha mesmo que eu não pensei em barganhar com DEUS a von-tade DELE pela minha... Fala sério, claro que tentei, afinal de contas um aumento conside-rável de salário seria uma boa para quitar algumas dívidas e comprar algumas coisinhas que a gente precisa não é verdade? Mas eu entendi que o melhor ainda viria, ainda não chegou (pelo menos não até o momen-to em que escrevi este texto), mas eu sei que quando vier vou poder olhar do alto e saber que

tomei a decisão certa. Hoje, sou morador da Estân-

cia Turística de Ribeirão Pires, sou jornalista de um dos melho-res jornais desta cidade e sou grato a DEUS por ter me per-mitido ter as oportunidades que tive e soube aproveitar cada uma delas, tudo porque sou-be colocar em prática a ÉTICA PROFISSIONAL citada neste artigo.

Fica a dica, ORE e receba a PERMISSÃO ou NÃO... deta-lhe, você não precisa ficar ‘25’ horas por dia orando no seu quarto, apenas seja sincero em suas palavras e conquistará o favor de DEUS para sua vida, afinal de contas ELE é o nos-so PAI e com certeza se agra-da daqueles que são honestos e perseveram no caminho da verdade.

Este artigo não é nenhuma apologia a qualquer religião, DEUS é citado aqui única e ex-clusivamente por ser o maior exemplo de justiça e honra existentes.

Aos nossos amigos leitores do ACONTECE ABC, fica a dica apenas pelo lado profissional e formador de opinião: Seja tudo o que puder ser, desde que para isso não seja necessário escorregar na banana!

Ygor Andrade, é jornalista, trabalhou por dois anos em jornais da cidade de Castilho, interior de

São Paulo, onde também atuou como assessor de comunicação da Prefeitura de Castilho

Nossa boa corrupção e a Justiça letárgica

Artigo

Contatos com a Redação

Impressão

Diretor de Redação e Jornalista Responsável

Departamento Comerciale Anúncios

Redação

Assessoria Jurídica

Tiragem e Distribuição Comunicados devem ser en-viados com identificação, as-sinatura, endereço e telefone do remetente e poderão ser editados para adaptar-se ao espaço reservado. Cartas e e--mails sem a devida identifica-ção serão desconsiderados. O Jornal ACONTECE ABC se reserva no direito de selecio-nar o que deve ser publicado.

ACONTECE ABC Empresa de Comunicação Jornalística Ltda. - ME

CNPJ 15.039.934/0001-04Avenida Fortuna, 132 sl 4, Centro Ribeirão Pires CEP: 09400-320

Telefone: (11) [email protected]

Diário Lance!

10.000 exemplares distribuidos gratuitamente em Ribeirão Pires

e em Rio Grande da SerraThiago Quirino MTB 61.451

Ygor Andrade

Alessandra Maciotta

Vivian [email protected]

Matérias assinadas não representam necessariamente a opinião do Conselho Editorial

ColaboradoresPaulino Paiva

Page 3: Jornal ACONTECE ABC #28

25 de abril de 2012 - Página 03 POLÍTICA

A CEMED, empresa que ad-ministrava a Saúde Municipal, via terceirização em 2005, foi alvo de sérias críticas do vereador Saulo Benevides (PMDB) ao término da sessão da Câmara realizada na tarde de ontem. O peemedebista utilizou a tribuna para revelar in-formações que colocam Maurício Fonseca, dono da CEMED, como mentor de um esquema responsá-vel por levar o Hospital e Materni-dade São Lucas à atual crise.

"O maior problema da Saúde é a corrupção e o desvio de dinheiro público. O mau-caráter do Maurí-cio, é o causador da falência do São Lucas e o prefeito é conivente com

isso", declarou o opositor.Saulo expôs que a Iluminattus,

Oscip que gerenciava o hospital no ano passado (substituta da CE-MED) estava sob comando de Mau-rício. "Recebi informações de que ele continuava mandando na Saúde depois que conseguiu uma procura-ção para dirigir a Iluminattus. Isso tudo aconteceu com consentimento do Volpi e do Nonô (Eduardo Nar-delli Junior -PR-, secretário de Go-verno de Clóvis Volpi)", afirmou Be-nevides ao acrescentar: "Isso é caso de polícia".

O vereador questionou a atuação do empresário como procurador de outra entidade e acusou o envolvi-

mento como suposta continuidade de um 'esquema' tendencioso e cor-rupto. "Por que ele usou uma pro-curação se a sua empresa foi tirada da gestão por não estar trabalhando bem? Será que era por causa dos negócios já existentes?", questionou Saulo. Sua fala gerou espanto nos demais vereadores que se impressio-naram quando ele disse que mais de R$ 1 milhão por mês era desviado dos contratos públicos da cidade.

No final de seu discurso, Saulo Benevides foi enfático ao aconselhar o prefeito: "Clóvis Volpi, renuncie enquanto você tem tempo porque tenho certeza de que será feita jus-tiça".

Semana passada, um jor-nal local divulgou informações sobre um empresário mineiro, Francisco de Assis Rosa, que es-

taria com intenções de aplicar um grande investimento em Ri-beirão Pires. Segundo a publica-ção, Francisco irá construir um

hotel fazenda e instalar um par-que gráfico para imprimir um mega jornal na cidade.

Agora, Francisco de Assis quer ir além e instalar um restaurante popular na região central de Ri-beirão Pires. “Quero em 30 dias inaugurar um ‘bandejão’ onde o trabalhador poderá se alimentar, com qualidade, gastando apenas R$ 1”, declara o empresário.

Segundo o investidor, sua es-colha por Ribeirão Pires não foi por acaso. “Vejo nessa cidade uma ótima oportunidade de cres-cimento e progresso e é isso que me atraiu para cá. Ribeirão Pires já estava nos planos de nosso gru-po para grandes investimentos em minha primeira visita aqui no de 2000, onde eu percebi que a possi-bilidade de crescimento era enor-me e sem dúvida foi minha esco-lha”, revela.

Embora Francisco tenha a am-bição de inaugurar o restaurante popular em apenas um mês, ain-da está em busca de um bom local

para instalar o estabelecimento. “Já encomendei todo o material de cozinha, agora só falta um lo-cal apropriado e que seja de fácil acesso a todos”.

Questionado sobre a concor-rência com os demais comercian-tes, proprietários de restaurante da cidade, Assis Rosa não se in-timida e declara que seu projeto não vai interferir nos rendimentos de quem já é tradicional em Ri-beirão Pires: “Meu projeto é para servir refeição popular. Se alguém quiser outro tipo de alimentação, basta se dirigir a outro restauran-te”, comenta.

De acordo com o empresário, tanto o projeto do hotel fazenda, quanto o restaurante popular irão beneficiar a população local já que pretende obter mão de obra, da mais variada, na própria cida-de. “Iremos gerar emprego e atrair ainda mais investidores”, ressalta Francisco.

Além de empreendedor, Francisco de Assis Rosa é pastor

evangélico e teólogo há 28 anos. Atualmente preside a Convenção Nacional da Comunidade Evan-gélica Mensageiros de Jesus Cristo e é um dos representantes legais União Missionária Mundial, liga-da à Igreja Metodista. Natural de Mendes Pimentel, Minas Gerais, o pastor possui vários empreen-dimentos na cidade mineira de Ipatinga.

Enquanto rumores de que o PSD estaria de malas prontas para abandonar o grupo do pré--candidato a prefeito, Saulo Be-nevides (PMDB) e migrar para o lado do PT, de Maria Inês, vira-ram pauta da mídia local, a reali-dade se mostrou diferente. Após uma visita do vereador e presi-dente da Câmara de São Paulo, José Police Neto, coordenador metropolitano do PSD, a Ribei-rão Pires, em um diálogo aberto entre as três legendas envolvidas, o clima foi apaziguado dentro do grupo e a decisão ficou nas mãos

dos próprios vereadores.Police Neto foi enfático: "Te-

mos o objetivo de escrever um projeto para a cidade e não para o poder de alguns. O grupo que apresentar o melhor projeto tende a ficar com o apoio do partido", disse, decretando o dia 15 de maio como data limite para que a sigla defina, de uma vez por todas, qual lado irá apoiar. Na visão do coor-denador, o encontro tem muita re-presentatividade. "O que nos deixa felizes é esse diálogo aberto. Agora cabe aos três vereadores avaliarem a situação e decidirem o futuro do

PSD", afirmou.Tanto Maria Inês quanto Sau-

lo Benevides trocaram elogios um para o outro, reconhecendo quali-dades de ambos. "Apesar de ami-go, o Saulo é nosso adversário", disse a petista. "Vejo com bons olhos o encontro com o PT. A Ma-ria Inês é uma candidata legítima e ambos os partidos, PT e PMDB, tem chances reais de vencer", ex-pos Benevides.

Nas próximas três semanas o PSD será cortejado, porém, de-pendendo da bancada peessedista, a sigla se mantém com Saulo.

Saulo reforça descaso na Saúde e aponta nova série de irregularidades no São Lucas

Empresário anuncia criação de restaurante popular

PSD mantêm proximidade com PMDB após rápida crise

Vereador revela dados que acusam a Prefeitura de ser conivente com esquema criado pelo proprietário da CEMED

Francisco (foto ao lado) quer trazer para Ribeirão Pires o famoso restaurante popular com refeições de qualidade e preço baixo

Saulo afirma que o prefeito Clóvis Volpi é o responsável pelas vidas perdidas por falta de atendimento no Hospital São Lucas

Representantes do PT e do PMDB se reuniram para discutir destino do PSD. Decisão fica apenas para o dia 15 de maio

ReportagemRe

port

agem

Repo

rtag

em

Page 4: Jornal ACONTECE ABC #28

“Quero continuar a traba-lhar em prol dos bairros desta cidade, comecei com Parque Aliança, amanhã, quero ter no curriculum a cidade de Ribeirão Pires”. Foram as palavras usadas por Francisco de Paula Fontes, pré-candidato a vereador pelo PSD (Partido Social Democrá-tico) ao revelar o sonho por um futuro próspero para a cidade.

Chico Fontes, como é conheci-do, durante mais de 30 anos atuou a frente da Associação Amigos do Parque Aliança e hoje trabalha como presidente da Associação Amigos do Jardim Serrano, Por outras três vezes se lançou como candidato, no entanto não conse-guiu alcançar o objetivo de ocu-par uma das cadeiras na Casa de Leis em Ribeirão Pires. Segundo o próprio Chico, suas intenções na política haviam se encerrado, porém, uma conversa com os ve-

readores e amigos, Koiti Takaki (PSD) e Saulo Benevides (PMDB) fez com que ele mudasse de ideia e novamente tivesse o desejo de lutar ainda mais por seu bairro e sua cidade.

“Sou motorista de transporte público aposentado, o primei-ro ônibus que chegou ao Parque Aliança na Rua João Cieri, foi conseguido por mim com muita luta, e isso consegui sem eleição ganha. Hoje entendo que quem conquista a honra de ser um ve-reador e exerce corretamente o cargo, pode conquistar ainda mais, não só pelo Parque Aliança, mas também por todos os outros bairros”, enfatizou Chico Fontes que aproveitou para frisar que o maior problema na maioria dos bairros hoje é a falta de asfalto. “O Serrano é prova de que muita coi-sa falta na cidade é com certeza o bairro com mais carência em di-

reitos da população, saneamento não ajuda. É um dever da Admi-nistração” completa Fontes.

Outras de suas conquistas como presidente da Associação Amigos do Parque Aliança foi o calçamento dos bairros Guanaba-ra e Vila Gomes, um posto UBS (Unidade Básica de Saúde) e um campo de lazer para atividades dos moradores. No Jardim Serra-no, foram conquistados o recape-amento Avenida Coronel Oliveira Lima, que é uma das principais avenidas do loca; orelhões para os moradores; coleta seletiva de lixo na Chácara Aliança Nova e o programa Luz Para Todos, um projeto do Governo Federal.

Agora com mais ideias e mui-to mais maduro, o pré-candidato garante que suas intenções nun-ca foram ganhar dinheiro com a política. “Sou casado há 42 anos, tenho quatro filhas formadas e

casadas, sou motorista aposenta-do, nunca precisei ser político só faço isso porque realmente gosto de ajudar as pessoas e porque sei

o que precisar e não ser ajudado” concluiu Chico Fontes, pré-can-didato a vereador pelo PSD.

Ele é casado, tem 36 anos e tem três filhos, trabalha como cobrador de ônibus na empresa Rigras desde 2004. Nascido em Brasília, no Distrito Federal, veio fixar residência em Ribei-rão Pires junto com sua família em 1982, Luiz Carlos Ribeiro Junior, mais conhecido como Junior Ribeiro é mais um pré--candidato a vereador ao lado de Saulo Benevides.

De acordo com Junior, seu foco principal serão os já falados (ou mal falados) Transportes, La-zer e Saúde. “Eu dentro do ôni-bus vejo as pessoas reclamando de não ter aonde ir e como ir e isso me deixa muito chateado, pois como trabalhador da área de transportes ouvir isso é um desa-foro”, diz Junior.

Para o motorista, o mesmo

problema é creditado à Saúde Pú-blica. Segundo ele, o trânsito de pacientes entrando em saindo do Hospital e Maternidade São Lucas está caótico, já que ele vê, diaria-mente, senhoras com crianças en-trando no ônibus às 15h e depois voltando para casa às 22h após sair do hospital. “É complicado assistir esse tipo de cena e não se comover. Eu tenho três filhos e isso me dá mais combustível para quere combater essas irregulari-dades”, afirma Junior que garante que o transporte pode melhorar sem muito esforço, basta que se-jam feitos recapeamentos bem melhores. “Sem ruas com bons asfaltos a empresa não coloca me-lhores carros para rodar, pois não vence a manutenção”, destaca.

Junior tem outro grande de-sejo: “Quero ver essa cidade re-

novada, mudar um pouco a Casa de Leis, pois existem pessoas que amam mesmo Ribeirão e eu sou uma delas. Sou bastante convi-dado pelos colegas de trabalho para correr atrás das coisas, para dar a cara a tapa, os passageiros sempre dizem que precisam de alguém que não prometa nada e sim que faça, e acho que posso ser esse executor e não um homem de promessas”, finaliza Junior Ribei-ro.

Apesar das mazelas encontra-das na cidade, Junior se orgulha de muita coisa, uma delas é ami-zade com notáveis moradores. Uma das figuras de maior admi-ração do pré-candidato é o ve-reador Saulo Benevides, que en-cabeça uma pré-campanha pelo PMDB, mesmo partido de Junior.

Há 194 dias a Justiça mantém o bloqueio dos bens do Prefeito Clóvis Volpi (PV) e de seu ex-se-cretário de Saúde, Dr. Jorge Miti-diero (PR). A sentença foi emitida no dia 14 de outubro de 2011 pela juíza Isabel Cardoso Lopes Enei, da 3ª Vara Cível de Ribeirão Pires. A determinação exigia que tanto os bens como 50% do saldo de suas contas-correntes fossem congela-dos a fim de assegurar a devolução de R$ 18,2 milhões aos cofres pú-blicos, supostamente desviados.

O Ministério Público da cidade conseguiu uma liminar por conta da Ação Civil Pública que questionava o convênio entre o Executivo e o Instituto ACQUA, responsável por gerenciar serviços de Saúde Muni-cipal.

O convênio com o Instituto data de 2001, ainda na gestão da prefei-ta Maria Inês (PT), quando a ONG ficou responsável por administrar as recém-criadas Residências Tera-pêuticas que abrigavam cerca de 60 pacientes. Quando Volpi assumiu a

Prefeitura, em 2005, a Administra-ção manteve o projeto e, em alguns casos, até mesmo o ampliou, sempre contando com repasses federais que foram mantidos por conta da apro-vação das contas apresentadas pela ONG.

A investigação do MP apontou falhas na documentação e defende a hipótese de que a entidade teria re-cebido por serviços não realizados.

Não há prazo para que os bens dos acusados sejam novamente libe-rados pela Justiça.

Hoje entendo que quem conquista a honra de ser um vereador e exerce corretamente o cargo, pode conquistar ainda mais

Orgulho pela cidade e preocupação real pelo bem estar da população motiva Junior a entrar e cabeça nas Eleições 2012

Página 04 - 25 de abril de 2012 POLÍTICAD

ivul

gaçã

oD

ivulgaçãoD

ivul

gaçã

o Divulgação

Conheça um pouco mais sobre “Chico Fontes”

Junior Ribeiro: mais um a compor as fileiras de soldados do PMDB

Bens de Clóvis Volpi seguem bloqueados pela Justiça

Um motorista aposentado preocupado com o bem estar da população do seu bairro e de toda Ribeirão Pires

Texto: Ygor Andrade

Texto: Ygor Andrade

Page 5: Jornal ACONTECE ABC #28

Na edição #25 do jornal ACONTECE ABC, nossa equipe de reportagem rela-tou uma denuncia sobre mo-radores que a Administração Municipal teria ‘jogado’ e pos-teriormente abandonado em uma chácara localizada no bairro da IV Divisão. Após a publicação da reportagem, a Prefeitura não se manifestou. Na tarde de ontem, novamen-te a equipe de jornalistas des-te veículo de comunicação foi chamada ao local para ‘acres-cer’ informações relativas às famílias que residem no local, que agora passam a enfrente um agravo.

O fato é que além de ame-açar despejar os moradores, a Prefeitura entra em con-tradição e coloca mais uma família com três pessoas no local. E pior, em dois cômo-dos em que não há banheiro e nem mesmo uma pia. “Eles tem que vir e usar o meu ba-nheiro por que eles não têm condições nenhuma de morar lá, é um absurdo isso!” disse o aposentado Valdir Pinheiro de Araújo, morador e chefe da principal família que reside no local.

Entre tantos problemas que estas famílias estão en-frentando, vale enfatizar que de acordo com os próprios moradores, os funcionários municipais responsáveis pelo local, já levaram para lá pes-soas alcoólatras e usuárias de drogas. “Uma vez eu esta-va saindo do banheiro e uma das mulheres que trouxeram para cá estava caindo na mi-nha sala, fora de si. Eu fala-va com ela e nem me dava moral, não me ouvia. Fiquei morrendo de medo”, disse a esposa de Valdir.

Porém esta não é a única reclamação que os morado-res insistentemente fazem. Também existem as promes-sas não cumpridas pelo atual prefeito e sua Administração, que dizem respeito ao apoio e saneamento básico inexisten-te no local. Ainda de acordo com a moradora são constan-tes as vezes em que a nova família arma escândalos no local. “Desde que chegaram a paz aqui não existe mais” dis-se ao acrescentar: “Veja isso, a fossa está entupida, você consegue ver esse parte pre-ta, tem uma placa de concre-

to aqui, mas está tão cheia que já vazou por ela e agora a gente é obrigado a aguentar esse fedor” lembra Valdir ao enumerar os problemas.

Segundo ele em todas as vezes que compareceu ao Paço Municipal para pe-dir auxílio ao prefeito ou aos responsáveis pelo local, foi ‘enxotado como um cachorro’ e ainda recebeu a seguinte frase como resposta ao seu pedido de ajuda: “Faça você mesmo, se vire e arrume”.

Enquanto os moradores aguardam uma solução, as circunstâncias físicas da resi-dência tornam-se piores. Es-goto a céu aberto, goteiras, rachaduras, são parte das diversas dificuldades encon-tradas no local.

A Prefeitura ainda não apresentou uma solução para o problema a não ser amea-çar as mais de 30 pessoas residentes no imóvel de des-pejo.

ENTENDA O CASOHá cinco anos estas famí-

lias foram retiradas de suas casas com a alegação de que suas residências corriam ris-

co de desabamento. Foi en-tão que a família de Valdir e mais outras foram colocados nesta chácara na IV Divisão com a promessa de que se-riam recolocados em outras casas, mas como deu para

perceber tudo ficou na base da promessa.

Os moradores agora en-frentem a possibilidade de ter que sair da chácara e ainda ter que ficar na rua com crian-ças e todas as suas coisas.

Morador exibe uma das três fossas entupidas e que a Prefeiutra se nega a prover qualquer reparo

RIBEIRÃO PIRES 25 de abril de 2012 - Página 05Texto e Foto: Ygor A

ndrade

Moradores da ‘Chácara da IV Divisão’ enfren-tam outros problemas além do possível despejoAlém da possível perda do local em que vivem, moradores tem que arcar com reparos e aceitar ‘pessoas de má índole’ que são jogadas lá pela Prefeitura

Page 6: Jornal ACONTECE ABC #28

A executiva regional do PT (Partido dos Trabalhadores), no Acre, decidiu nesta segunda-feira, dia 23, pelo "afastamento preven-tivo" do prefeito de Porto Walter (AC), Neuzari Pinheiro que foi

preso em flagrante pela Polícia Federal, no domingo, dia 22, jun-to com o secretário de Obras, e mais três empresários, parentes do dirigente municipal.

“Tal medida não se trata de pré-

-julgamento, mas única e exclusi-vamente uma cautela, prevista em nosso Estatuto, visando preservar a imagem do Partido dos Trabalha-dores e sua história”, assinala o PT regional em nota. O grupo do pre-feito é suspeito de fraude estimada em mais de R$ 1 milhão no pro-cesso de regularização de terras da União, localizadas em Porto Walter, na região mais ocidental do País, na fronteira com o Peru.

De acordo com a PF, o esquema envolvia a transferência ilegal de terrenos para empresas do grupo criminoso, composto por familia-res do prefeito. Até 20 de abril deste ano, 103 terrenos, totalizando uma área superior a 34 mil m², haviam sido transferidos para a empresa D. N. Construções LTDA, de proprie-dade do filho do prefeito e de seu irmão. Outros 11 terrenos foram transferidos para o nome do pró-prio prefeito, em um total de 3.500 m² de área urbana. Mais dez terre-nos, totalizando mais de 4 mil m², foram transferidos para a empresa individual do filho.

O prefeito, seu filho e um dos empresários, foram localizados pelas equipes policiais em embar-cações no Rio Juruá, enquanto deixavam o município de Porto Walter. Os envolvidos responderão pelo crime de peculato, formação de quadrilha, falsidade ideológica e ocultação de bens de origem ilícita.

Outras acusações - Em agos-to de 2011, o Ministério Público Federal no Acre entrou na Justiça Federal com ação de improbidade administrativa e pedido de ressar-cimento ao erário contra o prefeito Jonas Daniel de Araújo, o secretá-rio municipal de finanças, Demer-val Pinheiro de Lima (filho do pre-feito), além de Gérisson Rodrigues Lima e Valéria Messias de Oliveira. Os acusados teriam participado de esquema que desviou R$ 186 mil de verbas oriundas do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fun-damental e Básico (Fundef/Fun-deb). Segundo a ação, os acusados Neuzari e Jonas Daniel, emitiam cheques em nome de "laranjas" e justificaram com a apresentação de

25 notas frias. Os outros três acusa-dos, Gérisson, Valéria e Demerval seriam os responsáveis pelo recru-tamento das pessoas que cederiam seus nomes para constarem como fornecedores no esquema.

O PT lidera a FPA (Frente Po-pular do Acre), coligação de 12 par-tidos que está à frente do governo estadual há 13 anos. “A FPA precisa renovar posturas e métodos. Com a prisão de prefeitos da FPA, definiti-vamente, não cabe mais o discurso de que só os bons estão do nosso lado e do outro ninguém presta. Se a FPA não melhorar suas escolhas e mudar seus métodos deixará, em breve, de ser uma referencia positi-va para a sociedade acreana. O que é uma pena. Continuo acreditando que é possível sonhar como antiga-mente. Mas pra isso a FPA precisa-rá resgatar valores e postura ética que muitos dos nossos andaram largando no meio do caminho”, comentou a deputada Perpétua Al-meida (PCdoB), que recentemente foi preterida como pré-candidata da FPA à prefeita de Rio Branco.

Página 06 - 25 de abril de 2012 BRASIL E MUNDOD

ivul

gaçã

oD

ivulgaçãoD

ivul

gaçã

o

A estrela de Bollywood (indús-tria cinematográfica da Índia), Meenakshi Thapa, de 26 anos, ori-ginária do Nepal e promessa do cinema indiano, foi sequestrada e depois decapitada por dois jovens que procuravam fazer carreira como atores na indústria.

O jornal The Telegraph indicou que os sequestradores decidiram raptar Meenakshi após ouvi-la falar sobre a riqueza que ela e sua família tinham.

Aparentemente, eles fizeram um plano no qual convidaram a jo-vem para uma viagem ao povoado de Gorakhpur, localizado na fron-teira da Índia com o Nepal, onde a detiveram e informaram sua famí-lia que queriam uma recompensa para deixá-la livre, ou do contrário a obrigariam a fazer filmes porno-gráficos.

Embora a mãe de Thapa te-nha pago 60 mil Rúpias (cerca de

R$1.400) aos sequestradores, sua filha foi assassinada pouco tempo depois.

Os criminosos, que já foram capturados, admitiram tê-la estran-gulado e decapitado.

A sucata de mais quatro aviões da Vasp irá a leilão, ainda sem data marcada, de acordo com informa-ções do jornal Folha de S.Paulo, publicadas nesta terça-feira. Con-forme a publicação, a Infraero foi contratada pelo Conselho Na-cional de Justiça para agilizar o

processo de falência da empresa e abrir espaço no aeroporto de Con-gonhas, em São Paulo. A empresa parou com as operações em 2005 e decretou a falência em 2008.

Os aviões estão estacionados no aeroporto há sete anos e a Infraero deixa de ganhar R$ 100 mil ao mês

com a locação da área, segundo o jornal. Outras quatro aeronaves fo-ram leiloadas em agosto de 2011 e arrecadaram R$ 291 mil. Espera-se que o novo leilão some cerca de R$ 30 mil, valor inferior ao gasto para transformar cada avião em sucata (cerca de R$ 35 mil), diz o jornal.

Foi divulgado um novo bole-tim médico sobre o estado de saú-de o cantor Pedro, filho do tam-bém cantor de música Sertaneja Leonardo. Na tarde desta terça--feira, dia 24, os médicos já inicia-ram a redução da sedação dada a Pedro para estabilizar seu quadro clinico.

Pedro sofreu um acidente de carro na MGC-452, por volta das 7h de sexta-feira, dia 20, quando voltava de um show realizado com o primo e companheiro de dupla, Thiago, na noite anterior, em Uber-lândia, no Triângulo Mineiro. Ele mora com Thais desde o nascimen-to da primeira filha do casal, Maria Sofia, de 11 meses. A menina é a pri-meira neta do cantor Leonardo, que tem outros cinco filhos. Pedro está

em coma induzido há cinco diasApós uma nova entrevista co-

letiva, a equipe médica informou que está analisando possíveis lesões cerebrais apresentadas na última to-mografia.

Pedro também passou por oito horas de hemodiálise para norma-lizar a função renal. A sessão de diálise já terminou e Pedro passará por uma bateria de exames. O can-tor segue respirando com a ajuda de aparelhos e a pressão intracraniana diminuiu.

O diretor da UTI do IOG, Wan-dervan Azevedo, deixou claro que apesar das melhoras recentes, o quadro de Pedro continua extrema-mente grave e ainda não há possi-bilidade de transferência para São Paulo.

No Acre, PT afasta prefeito após ser preso por desviar mais de R$ 1 milhão

Atriz indicana é decapitada por sequestradores

Sucatas de mais quatro aviões da Vasp devem ir a leilão

Filho de Leonardo terá sedação reduzida por equipe médica

Esquema utilizava notas frias e repasses financeiros para pessoas ligadas ao prefeito, incluindo seu próprio filho. Os acusados foram presos

Policia Federal prende prefeito Neuzari após denúncia de desvio de mais de R$ 1 milhão fraudados em transferência de terras

Page 7: Jornal ACONTECE ABC #28

Após eliminação para a Ponte Preta no último domingo (3x2), o Corinthians tenta esquecer as falhas para prosseguir firme na disputa pelo primeiro título de Campeão da Taça Libertadores da América. O Timão é o único grande de São Paulo que ainda não venceu a competição.

De acordo com o técnico Tite, as falhas ocorridas no jogo de do-mingo não podem voltar a aconte-cer, mas ressalta o crescimento do grupo. “Experiência não se adquire em livro, em palestra de treinador. Experiência se adquire ao queimar na carne. O Corinthians já mos-trou que entende isso. Perdemos do Tolima, queimamos na carne e demos resposta. Esse grupo tem dignidade”, falou o treinador alvi-negro.

Com relação ao goleiro Julio

Cesar, que teve dois grandes dis-parates no jogo contra a Macaca, o comandante alvinegro foi mais uma vez taxativo e categórico. “Te-nho uma semana para trabalhar o grupo, vamos ver o que aconte-ce daqui por diante e lá na frente vocês (imprensa) ficaram sabendo quem joga ou não”. Finalizou Tite. O Clube do Parque São Jorge terá 10 dias para se preparar para o con-fronto contra o Emelec no equador no próximo dia dois de maio.

Já o Palmeiras, eliminado pelo Guarani com o mesmo placar de Corinthians e Ponte Preta, com duas falhas do goleiro Deola, terá que se preparar para o embate con-tra a equipe do Paraná, hoje à noite no estádio Durival de Britto a par-tir das 21h50, horário de Brasília.

O técnico Luiz Felipe Scolari (Felipão) parece estar com os dias

contados a frente do comando do time do Palestra Itália. De acordo com o Diretor de Futebol, Cesar Sampaio, caso haja novo tropeço por parte da equipe do Palmeiras, haverá sim mudanças no elenco. “Hoje, os resultados de campo di-tam o prazo das coisas. Se jogarmos mais dois ou três jogos do jeito que jogamos os últimos, as mudanças terão de ser mais bruscas. Não só com o Felipão ou a comissão técni-ca, mas com todo o departamento de futebol”, disse César Sampaio.

Já os dois únicos grandes clu-bes a se classificarem, Santos e São Paulo, se enfrentam no próximo domingo na disputa de uma das vagas na final da competição es-tadual. A partida será transmiti-da ao vivo pelas emissoras de TV credenciadas a partir das 16h no estádio do Morumbi) enquanto as

grandes sensações do campeonato, Ponte Preta e Guarani se enfren-

tam a partir das 18h30 no Brinco de Ouro da Princesa.

O Sudoku é um tipo de desa-fio lógico com origem europeia e aprimorado pelos EUA e pelo Ja-pão. As regras são simples: O jo-gador deve preencher o quadrado maior, que está dividido em nove grids, com nove lacunas cada um, de forma que todos os espaços em branco contenham números de 1 a 9. Os algarismos não podem se re-petir na mesma coluna, linha grid.

25 de abril de 2012 - Página 07DIVIRTA-SE

No consultório, fim de tarde, o médico dá a péssima notícia:

- A senhora tem seis horas de vida.

Desesperada, a mulher corre para casa e conta tudo para o mari-do. Os dois resolvem gastar o tem-

po que resta da vida dela fazendo sexo. Fazem uma vez, ela pede para repetirem. Fazem de novo, ela pede mais. Depois da terceira vez, ela quer de novo. E o marido:

- Ah, não, chega! Eu tenho que acordar cedo amanhã... você não!

Um velhinho tinha que fazer espermograma. Foi à farmácia e comprou um potinho desses para coleta de material. Chegando em casa, foi ao banheiro e tentou com a mão direita, tentou com a es-querda e até com as duas, e nada! Então, chamou sua mulher.

Ela tentou com a mão direita, tentou com a esquerda, com as duas e até com a boca, mas tam-bém não conseguiu. Não vendo outra opção, ela chamou a vizinha.

Esta, querendo ajudar, mesmo bastante constrangida, tentou com a direita, com a esquerda, com as

duas mãos, e muito sem graça, pe-diu licença e tentou com a boca, mas não obteve sucesso!

A vizinha, não se dando por vencida, chamou a filha de 18 anos, uma menina encantadora. E mais uma vez repetiram-se as ten-tativas. Uma mão, outra, as duas, com a boca, mas também não con-seguiu.

O velhinho triste voltou à far-mácia e devolveu o pote ao vende-dor dizendo:

- Dá pro senhor me ver outro potinho, porque lá em casa, nin-guém conseguiu abrir este!

Um menino saudita de 4 anos matou o próprio pai por não ter recebido o vide-ogame PlayStation que ha-via pedido, informou nesta segunda-feira, dia 23, o jor-nal estatal Al Sharq. O jor-nal, que cita o porta-voz da Polícia de Jezan - o general Abdel Rahman al Zahani -, explicou que a criança, ao perceber que não iria ga-nhar o videogame, pegou a pistola do próprio pai e efe-tuou um disparo.

Segundo a mesma fonte, a criança teria aproveitado um momento de descuido do pai, que teria deixado a arma sobre a mesa para ir trocar de roupa. Al Zaha-ni ainda acrescentou que o disparo efetuado pelo me-nor atingiu a cabeça do pai e causou sua morte de ma-neira instantânea. A polícia saudita já abriu uma inves-tigação para apurar este in-cidente, disse o porta-voz.

Último desejo

O espermograma do velhinho

Menino de 4 anos mata pai por causa

de PlayStation

Clássicos definem finalistas do Campeonato Paulista

SUDOKU

NotíciaEstranha

Ria pra valer

ESPORTES

Divulgação

Tite - “Tenho uma semana para trabalhar o grupo, vamos ver o que acontece daqui por diante“

Page 8: Jornal ACONTECE ABC #28