jornal acontece abc edição #17

8
Com o objetivo de cola- borar com os moradores da IV Divisão, o vereador Saulo Benevides (PMDB) enviou ao Ministério Público uma representação denunciando a precariedade dos servi- ços prestados pela CLARO, NEXTEL, TIM, VIVO e OI. Segundo o documento, Sau- lo apoia denúncia no Código de Defesa do Consumidor e em caso de jurisprudência ao exigir multa diária para as empresas que não tomarem medidas para solucionar problemas de sinal no bairro. Bastidores Editorial Brasil e Mundo Esportes CULTURA FÉ EM AÇÃO RECURSOS OPERADORAS NA MIRA DO MP FAMILIARES AFIRMAM QUE CONSELHO TUTELAR SE OMITIU QUANTO AO CASO DO ASSASSINATO DO GAROTO NICOLAS Pág. 07 Pág. 04 Pág. 03 Pág. 05 Pág. 06 Pág. 02 Pág. 02 Pág. 06 Pág. 07 Apresentações na Vila do Doce promovem noites de MPB e Jazz em Ribeirão Pires. Pastor Silvino avalia cenário político e re- vela intenções para as Eleições 2012. Deputada Vanessa Damo participa de assinatura de convênio para construção de duas creches nas cidades de Mauá e Rio Grande da Serra. Um Jornal de Opinião Confira muito mais nessa edição Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra Ano I - Edição #17 - 16 de novembro de 2011 Aproximação de Volpi a Oswaldo Dias tente a beneficiar Maria Inês Somos um povo que esquece rápido e per - doa com facilidade Segurança na USP terá reforço com base móvel da PM Festival Estudantil de Cultura e Esporte é destaque Representação movida pelo vereador Saulo Benevides denuncia operadoras de telefonia celular

Upload: tribuna-acontece

Post on 18-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição do dia 16 de novembro de 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal ACONTECE ABC edição #17

Com o objetivo de cola-borar com os moradores da IV Divisão, o vereador Saulo Benevides (PMDB) enviou ao Ministério Público uma representação denunciando a precariedade dos servi-ços prestados pela CLARO, NEXTEL, TIM, VIVO e OI. Segundo o documento, Sau-lo apoia denúncia no Código de Defesa do Consumidor e em caso de jurisprudência ao exigir multa diária para as empresas que não tomarem medidas para solucionar problemas de sinal no bairro. Bastidores

Editorial

Brasil e Mundo

Esportes

CULTURAFÉ EM AÇÃO RECURSOS

OPERADORAS NA MIRA DO MP

FAMILIARES AFIRMAM QUE CONSELHO TUTELAR SE OMITIU QUANTO AO CASO DO ASSASSINATO DO GAROTO NICOLAS

Pág. 07Pág. 04

Pág. 03

Pág. 05

Pág. 06

Pág. 02

Pág. 02

Pág. 06

Pág. 07

Apresentações na Vila do Doce promovem noites de MPB e Jazz em Ribeirão Pires.

Pastor Silvino avalia cenário político e re-vela intenções para as Eleições 2012.

Deputada Vanessa Damo participa de assinatura de convênio para construção de duas creches nas cidades de Mauá e Rio Grande da Serra.

Um Jornal de Opinião

Confira muito mais nessa edição

Ribeirão Pires e Rio Grande da SerraAno I - Edição #17 - 16 de novembro de 2011

Aproximação de Volpi a Oswaldo Dias tente

a beneficiar Maria Inês

Somos um povo que esquece rápido e per-

doa com facilidade

Segurança na USP terá reforço com base

móvel da PM

Festival Estudantil de Cultura e Esporte é

destaqueRepresentação movida pelo vereador Saulo Benevides denuncia operadoras de telefonia celular

Page 2: Jornal ACONTECE ABC edição #17

Página 02 - 16 de novembro de 2011

H i s t ó r i a s . Nossa vida é repleta de his-tórias que vão ganhando cada vez mais espa-ço na memória

coletiva da população. Alguns fatos sempre são lembrados de forma saudosista, outros pare-cem cair no esquecimento total da população.

Quando o assunto é ligado à política, nossa habilidade de esquecer é ainda maior. Por exemplo, quantos se lembram de que foi no dia 15 de novem-bro de 1889 que marechal De-odoro da Fonseca assinou um manifesto que proclamaria a República no Brasil e instalaria o governo provisório no país? Ou que se passaram exatos 67 anos após a assinatura para que a monarquia chegasse ao fim? Ambos os fatos foram grandes momentos da histó-ria responsáveis por avançar a democracia no Brasil e que

hoje são apenas parte de pá-ginas esquecidas dos livros de histórias abandonados em cantos exclusos de bibliotecas.

Como nossa memória é mais dedicada aos assuntos do momento, mudamos cons-tantemente de opinião e aqui vai outro exemplo: Há algumas semanas, o Ministério Público, em uma ação questionável, exigiu o bloqueio de bens do prefeito Clóvis Volpi, de seu secretário de Saúde, Dr. Jorge Mitidiero, do Instituo ACQUA e de sua dirigente. A reação da população foi de repudiar tais indivíduos e questionar o que o grupo fez com os supostos R$ 18 milhões desviados. Poucos dias depois ninguém mais fala-va sobre isso com seriedade já que o assunto começou a ser tratado apenas em tom jocoso contra os acusados.

Após três semanas do inci-dente, o secretário de Saúde tomou coragem para encarar a população e preparou uma ver-

dadeira campanha de defesa, apresentada durante uma ses-são na Câmara. Como nossa memória é fraca, aceitamos a explicação e a maioria daque-les que ouviram o discurso de Mitidiero se sentiram satisfei-tos, crendo na inocência dele e de seus colegas de acusação.

Nós simplesmente esque-cemos a série de problemas que a Saúde Municipal vem enfrentando e que levou o MP a tomar a atitude que resultou no bloqueio de bens do gru-po. Esquecemos o exorbitante gasto com a construção de um novo hospital que permanece inoperante e que sequer tem um gerador de energia para casos de emergência.

Tal qual a história do Brasil esquecida em páginas de ve-lhos livros permanece em pra-teleiras empoeiradas, todo o escândalo envolvendo a Saúde vai sendo arquivado em locais escondidos de nossa memória, perdendo a importância.

Enquanto conversas em ambos os lados parecem fluir bem, indivíduos ligados ao PT afirmaram que Clóvis Volpi anda se aproximando do prefeito de Mauá, Osvaldo Dias, com o ob-jetivo de fechar o seguinte acor-do: Dias abre caminho para que o grupo de Volpi inicie negócios em Mauá enquanto Volpi abre espaço para que Maria Inês se beneficie na campanha.

Outro que está satisfeito com a situação é Eduardo Nogueira, que se destaca no PV já que o partido anda sem nomes ex-pressivos para disputar as elei-ções. Nogueira é o nome forte para a Câmara e por conta dis-so, conversas recentes apontam o secretário de Promoção Social como nome ideal a ser indicado como vice dentro da chapa go-vernista.

O vereador Saulo Benevi-des anda distribuindo sorrisos depois que teve acesso aos re-sultados da última pesquisa pré--eleitoral. Quando o cenário en-volve apenas três nomes (Saulo, Maria Inês e Dedé), Benevides se destaca em primeiro lugar isolado. Tal resultado aumentou a confiança do prefeiturável que, depois de algum tempo preocu-pado, respira mais tranquilo.

Histórias Esquecidas

ACONTECE nos Bastidores

Charge

Contatos com a Redação

Impressão

Diretor de Redação e Jornalista Responsável

Departamento Comerciale Anúncios

Assessoria Jurídica

Tiragem e Distribuição Comunicados devem ser en-viados com identificação, as-sinatura, endereço e telefone do remetente e poderão ser editados para adaptar-se ao espaço reservado. Cartas e e--mails sem a devida identifica-ção serão desconsiderados. O Jornal ACONTECE ABC se reserva no direito de selecio-nar o que deve ser publicado.

ACONTECE ABC Empresa de Comunicação

Avenida Fortuna, 132 cj 2, Centro Ribeirão Pires CEP: 09400-320

Telefone: (11) [email protected]

Diário Lance!

10.000 exemplares distribuidos gratuitamente em Ribeirão Pires

e em Rio Grande da SerraThiago Quirino MTB 61.451

Alessandra Maciotta

Thiago [email protected]

Matérias assinadas não representam necessariamente a opinião do Conselho Editorial

ColaboradoresLilo Alonso

Paulino Paiva

Page 3: Jornal ACONTECE ABC edição #17

Em termo de telefonia, a Lei Federal nº 9.472/91 estabele-ce que “o usuário de serviços de telecomunicações tem di-reito de acesso aos serviços, com padrões de qualidade e regularidade adequados à sua natureza, em qualquer ponto do território nacional”. Nesse sentido, a ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações

-, através da resolução nº 317, de 27 de setembro de 2002, aprovou o Plano Geral de Me-tas de Qualidade para Serviço Móvel Pessoal, ao elencar as metas aplicáveis à qualidade do serviço, estabelecendo nor-mas para as empresas.

O artigo 3º do plano estabe-lece que “o encaminhamento das chamadas deve ser feito

de maneira que o usuário rece-ba sinais audíveis, facilmente identificáveis e com significa-dos nacionalmente padroniza-dos, nos termos da regulamen-tação que lhe permita saber a situação da chamada”.

Assim, a constante recla-mação dos moradores da IV Divisão com relação aos servi-ços prestados pelas operado-ras de telefonia móvel revela que tais orientações estão sen-

do banalmente descumpridas, o que exige com que um órgão de fiscalização seja acionado.

Se as faturas estão sendo pagas em dia, o serviço presta-do deveria prover a satisfação dos clientes e não o contrário, como se tem observado com a crescente reclamação dos usu-ários a cada queda de sinal ou mau funcionamento.

Mesmo com a recente insta-lação de uma moderna antena

na região o problema perdura.Além da IV Divisão, outros

bairros também sofrem com a mesma situação. É o caso de Ouro Fino, onde alguns mora-dores já manifestaram interes-se em adquiri equipamentos para fazer com que a internet sem fio na região se torne uma realidade acessível.

Agora é esperar um possí-vel resultado positivo da repre-sentação enviada ao MP.

INFORMEAuxílio Doença

Existem dois tipos de Auxílio Doença:

PREVIDENCIÁRIO - Decorre de doença comum, ou acidente comum, sendo necessário no mínimo 12 (doze) contribuições;

ACIDENTÁRIO - Decorre de doença profissional e acidente de trabalho, isento de carência.

Em ambos, se a perícia médica concluir que a recuperação dependerá de transfusão de sangue ou cirurgia, o segurado não está obrigado à sua realização, portanto, deverá continuar recebendo o benefício ou ser aposentado por invalidez.

Requisito: Estar incapacitado para o trabalho.

Quando o benefício for negado, sem que o segurado esteja capacitado para o trabalho, se faz necessário ingressar com ação junto ao Poder Judiciário para fazer valer seus direitos.

Maria da Conceição de Andrade BordãoOAB/SP 141.309

Sandra Alves MoreloOAB/SP 184.495

Contato: 11 4827-5272

16 de novembro de 2011 - Página 03 POLÍTICA

As constantes reclamações dos moradores do bairro IV Divisão, em Ribeirão Pires, quanto a falta de serviço de telefonia móvel de qualidade na região fizeram com que o vereador Saulo Benevides (PMDB) apresentasse denúncia, junto ao Ministério Público, con-tra as empresas Claro S.A., Nex-tel Serviços de Telecomunicações LTDA., TIM Celular S.A., VIVO Participações S.A. e OI-Telemar Norte Leste S.A. O processo foi movido com o objetivo de acionar as empresas para que tomem pro-vidências urgentes para melhorar o sinal telefônico no bairro.

Saulo explicou que diariamen-te atende diversos munícipes e que grande parte deles relataram quei-xas em relação à ausência de sinal de telefonia celular na IV Divisão, o que inviabiliza o uso de serviço pago contratado. Além disso, em-presas situadas na região também apresentaram reclamações onde a falta de sinal vem dificultado ou in-viabilizando negócios importantes

para o desenvolvimento regional. “Buscando maiores informações me dirigi ao bairro para apurar as reclamações e constatei a ausência ou o baixo nível de sinal. Eu não consegui completar uma ligação sequer, mesmo tentando usar apa-relhos telefônicos de todas as ope-radoras”, explicou o vereador.

Ao contatar o MP, Saulo Benevides jus-tifica sua medida com respaldo no Código de Defesa do Consu-midor, que destaca no artigo 6º, que trata-se de um direito básico do consumidor a ade-quada e eficaz presta-ção de serviços públicos em geral. “Seguindo o código, as concessio-nárias em geral devem obedecer às normas de qualidade de serviço, dentre as quais destaco a eficiência, a segurança e a qualidade”, ressalta o parlamentar.

Segundo a mesma legislação,

nos casos de descumprimento, total ou parcial, as obrigações referidas, serão as pessoas jurídicas compeli-das a cumpri-las e a reparar os da-nos causados. Como o desconten-tamento dos consumidores da IV Divisão é notório, a representação exige reparos imediatos para satis-

fazer a carência da população.

“O que se vê é a total omissão e o comodismo por parte das representadas em relação aos acontecimentos diários da que-da de sinais e da comunicação

ruidosa e com interferências, que vem causando prejuízos enormes aos consumidores desta cidade”, aponta Saulo ao acrescentar: “Des-taco a deficiência de um sistema que todos sabem estar falido e ul-trapassado, carente de investimen-tos”.

Baseado em jurisprudência, Benevides defende que as empre-sas, após serem acionadas pelo MP, devam pagar uma multa diá-ria enquanto não se manifestarem dispostas a solucionar o problema. “Elas devem providenciar o reparo, substituição e ampliação dos equi-pamentos existentes”.

Cada uma das empresas foi con-tatada a fim de dar um posiciona-mento sobre o caso. Com exceção apenas da TIM, que comunicou que entraria em contato com seu departamento jurídico para averi-guação, nenhuma outra atendeu os questionamentos de nossa reporta-gem até o fechamento desta edição.

Saulo Benevides abre representação no MP contra operadoras de celular

As constantes reclamações dos moradores da IV Divisão levaram o vereador a preparar uma representação na última sexta-feira

Saulo e seu advogado, o Dr. Adriano prepararam a representação para o Ministério Público

Reportagem

A D V O C A C I A

11 4827-5272

Maria da Conceição de Andrade Bordão

Sandra Alves Morelo

OAB/SP 141.309

OAB/SP 184.495

[email protected] Rua João Domingues de Oliveira, 64 - (em cima do Cartório de Registro Civil) - Sl.07 - Centro Ribeirão Pires

Família

Alimentos

Inventário

Trabalhista

Benefícios do INSS

Direito do Consumidor

O que diz a Lei?

“As concessionárias em geral devem obe-decer às normas de

qualidade de serviço, dentre as quais desta-co a eficiência, a segu-rança e a qualidade”

Page 4: Jornal ACONTECE ABC edição #17

Mineiro de temperamento calmo, ministro evangélico há 19 anos, esse é o pastor Silvino Dias de Castro Filho, da Igreja Uni-versal do Reino de Deus, uma figura conhecia e amada não só pelos fiéis, mas por parentes, amigos e pessoas próximas. Ser-vidor público aposentado, pr. Silvino é um exemplo de cristão que há 29 anos esbanja fé e devo-ção ao Altíssimo. Suas habilida-des vão além do ramo religioso, sendo o um modelo de adminis-trador de empresas, contabilista, e auditor. É admirador de litera-turas, cinema e esporte. Casado com Márcia Librelon Dias Cas-tro, pai de 04 filhos e avô de uma neta.

Dada sua vida exemplar, pr. Silvino vem caminhando para uma futura campanha política no PRB com o objetivo de conquistar uma cadeira na Câmara Munici-pal. Dessa forma, o pastor pode-rá abrir seu leque de serviços em prol da comunidade. Nossa repor-tagem bateu um papo interessante com essa figura tão carismática, confira:

ACONTECE ABC – Após tan-tos anos de trabalho na cidade, qual você considera ser perfil do cidadão de Ribeirão Pires?

Pr. Silvino – O cidadão daqui é ordeiro e trabalhador. A popula-ção de Ribeirão Pires faz com que aqui seja um lugar agradável de viver, em franco progresso edu-cacional, que tem superado os ín-dices da educação Estadual. Além disso, temos também o Festival de Chocolate, iniciativa desse mesmo povo empreendedor que faz desse festival um sucesso que impulsio-na o nosso turismo local, trazen-do mais divisas para o município. Mas, as nossas qualidades não po-dem mascarar a necessidade da-queles mais carentes, assim, temos que ter um olhar especial para as dificuldades daquela população residente nos bairros e vilas mais

distantes do nosso centro comer-cial. Essas pessoas estão carentes de mais políticas públicas nas áre-as da Assistência Social, Saúde, Moradia, Saneamento Básico e, principalmente de Infraestrutura urbana. Mas, a aprovação recen-te pelo Legislativo Municipal do Plano Diretor da cidade facilitará a aprovação de projetos visando o desenvolvimento local dessas co-munidades e favorecendo o povo ainda mais os necessitados, assim teremos uma Ribeirão Pires cada vez melhor!

ACONTECE ABC – Somos um povo acolhedor?

Pr. Silvino – O povo da cidade de Ribeirão Pires, realmente é um povo acolhedor, atencioso e gen-til, sinto-me como se aqui tivesse nascido e crescido, dada essa hos-pitalidade tão cativante que nos une cada vez mais.

ACONTECE ABC – A que você credita isso?

Pr. Silvino – O nosso espírito acolhedor é característico das ci-dades do interior, onde os valores familiares são ainda fortes, os la-ços de amizade são permanentes, onde as pessoas ainda honram as tradições e suas raízes culturais fazendo com que nossa cidade ainda conserve esse sentimento de paz, amizade e acolhimento.

ACONTECE ABC – Mas a ci-dade precisa de melhorias, você destaca algumas áreas?

Pr. Silvino – Nos bairros e vilas mais distantes. Precisamos construir mais postos de saúde, casas populares, saneamento bá-sico e infraestrutura em geral. Na área central precisamos de uma nova estruturação no trânsito, o grande fluxo de veículos peque-nos, além dos pesados, vem difi-cultando a mobilidade dos pedes-tres no centro. Tenho esperanças que após a construção do Rodo-anel esse fluxo possa melhorar, ao desafogar-se o tráfego local com o desvio de carretas e caminhões.

Mesmo tendo o Festival do Cho-colate, podemos explorar mais o Turismo na região, divulgando mais nossa cidade lá fora, seu cli-ma, suas riquezas naturais e a sua gente.

ACONTECE ABC – Uma re-forma política seria a solução?

Pr. Silvino – Depende do tipo de reforma que será aprovado pelo Congresso Nacional, pois muitas modalidades são ainda discutidas e de concreto nada ainda avançou daquilo que se divulga. A fideli-dade partidária já foi um avanço, mas ainda precisamos de mais para o processo eleitoral ser mais democrático e transparente. A lei do Ficha Limpa, por iniciativa po-pular, também demonstrou o grau de maturidade do povo brasileiro, mas nosso poder judiciário tam-bém precisa contribuir, pois ainda se discute a sua validade jurídica no Supremo Tribunal Federal que ainda não decidiu sobre a aplica-bilidade dela, há ainda uma in-segurança jurídica nessa questão. Entretanto, acima de qualquer alteração de normas e leis, o que nós precisamos é mudar a nossa mentalidade para sabermos ser mais criteriosos ao escolher nos-sos candidatos e assim votar bem para não nos arrependermos ou decepcionarmos.

ACONTECE ABC – Como você avalia o cenário político atual?

Pr. Silvino – Nosso processo político é dinâmico e sempre efer-vescente às vésperas dos pleitos, isso é natural com a existência de grupos que pregam ideias diferen-tes e que disputam espaço entre si. Vejo que há um clamor popu-lar por renovação, que poderá ser confirmado em 2012, se esses ide-ais prevalecerem e conquistarem esses eleitores.

ACONTECE ABC – Você será um pré-candidato pelo PRB. O que sua experiência de vida po-derá acrescentar na política local

em 2012?Pr. Silvino – Estou à disposi-

ção do meu partido e ainda par-ticipando das discussões internas e aguardando a decisão que virá a seu tempo, respeitando os pra-zos definidos pela justiça eleitoral. Independente da possível candi-datura, quero continuar contri-buindo com a política local, pois sempre estive envolvido com área pública durante 32 anos, já traba-lhei como administrador, auditor contábil e coordenador político de campanhas eleitorais e sempre muito envolvido com as dificulda-des do povo.

ACONTECE ABC – Esse dis-curso é usado por algumas pes-soas, você teria algum diferen-cial?

Pr. Silvino – Minha formação humanística, minha experiência profissional e as minhas respon-sabilidades já exercidas na área social me credenciam para con-tinuar lutando pelos mais aflitos e necessitados, independente de estar ou não na política.

ACONTECE ABC – E por que escolheu apoiar o lado da

“oposição”?Pr. Silvino – Como lhe disse

anteriormente, o processo políti-co é dinâmico, as definições virão no momento oportuno de acor-do com as diretrizes partidárias e após as convenções partidárias onde os candidatos estarão sendo lançados oficialmente. O momen-to é de muita conversa e de pla-nejar o futuro sempre buscando o melhor para toda a população.

ACONTECE ABC – Qual sua avaliação sobre o Saulo Benevi-des como um futuro candidato a prefeito?

Pr. Silvino – Ele é um políti-co hábil, com um grande trabalho junto à população, além disso, a sua qualificação o chancela para disputar qualquer cargo.

ACONTECE ABC – Então você vê uma boa perspectiva de vitória com grandes benefícios para a população?

Pr. Silvino – Podemos veri-ficar nas pesquisas realizadas na cidade essa tendência, que poderá se confirmar em 2012, mas sem-pre visando o melhor para Ribei-rão Pires.

Carisma, fé e muita competência são atributos que descrevem perfeitamente quem é pastor Silvino Dias de Castro Filho

Página 04 - 16 de nobembro de 2011 POLÍTICAReportagem

Após quase 30 anos de vida cristã ativa, pastor acredita que chegou a hora de ampliar os horizontes pelo bem da população

Pastor Silvino crê em sua capacidade de fazer de Ribeirão uma cidade melhor

Page 5: Jornal ACONTECE ABC edição #17

Familiares e amigos do garoto Nicolas Kauã Secco, assassinado na madrugada de domingo, se reuniram na delegacia de Ribei-rão Pires para protestar contra o Conselho Tutelar e exigir que o mesmo tomasse providências. Segundo Kelly Aparecida de Cas-tro, tia do garoto, o Conselho já havia sido informado várias ve-zes sobre os maus tratos sofridos pela criança e o estado de depen-

dência química dos pais e mesmo assim, consentiu com que a guar-da de Nicolas ficasse com a mãe, Alessandra Pereira da Silva, de 22 anos.

Kelly, revoltada com a situação explicou que o Conselho se man-teve omisso quanto aos questio-namentos da família e que até o momento o grupo não havia en-viado ninguém para justificar sua atitude (de conceder a guarda da

criança para um casal visivelmente desiquilibrado), para a família da vítima. “Queremos uma explica-ção do Conselho Tutelar e que al-guém tome providencias”, exigiu a parente.

Segundo Kelly, em poucos dias cinco crianças sofreram com maus tratos depois que o Conselho Tu-telar devolveu aos pais, indevida-mente, a guarda de filhos, depois destas terem sido retiradas do con-vívio familiar por abuso.

No caso se Nicolas, o Conselho havia sido avisado de que Alessan-dra e Valdenei Aparecido de Aze-vedo, padrasto, eram viciados em crack e que só pediram a guarda da criança para terem acesso a um benefício social que lhes possibi-litaria ter dinheiro para comprar mais drogas.

Agora, após a morte de Nico-las, os familiares exigem explica-ções. “O Conselho Tutelar devol-veu a crianças aos pais. Não tem ninguém lá no escritório para dar explicações, que é o mínimo que pedimos já que a vida da crian-ça não vai voltar mais”, desabafa Kelly.

O Boletim de Ocorrência re-gistra que a criança sofreu sérios ataques físicos que ocasionaram

seu falecimento. No depoimento, uma das testemunhas afirma ter encontrado a criança morta em casa com sinais de lesões nas cos-tas, cabeça, estômago e vestígios de violência sexual na vítima.

A Polícia Civil vai investigar a atuação dos conselheiros tutelares no caso para saber se eles podem ser responsabilizados de algum modo pelo que ocorreu com a ví-tima.

Nossa reportagem entrou em

contato com um membro do Con-selho Tutelar, a conselheira Valdi-rene, que se negou a dar entrevis-tas e disse que o Conselho já havia comparecido à delegacia para dar explicações. Questionada sobre o porquê a criança foi devolvida aos pais, Valdirene negou que tivesse acontecido qualquer engano por parte do Conselho.

O juiz decretou a prisão pre-ventiva dos pais pelo período de 30 dias

RIBEIRÃO PIRES 16 de novembro de 2011 - Página 05Reportagem

Repo

rtag

em

Pertences da criança foram abandonados na cena do crime

Familiares e amigos protestaram em frente à delegacia e exigiram a presença de representantes do Conselho Tutelar

Um dia após a morte do garoto de dois anos, familiares se reúnem e protestam contra atitude do Conselho em deixar a guarda da criança com a mãe

Familiares do garoto Nicolas Kauãprotestam contra o Conselho Tutelar

Page 6: Jornal ACONTECE ABC edição #17

A deputada estadual, Vanes-sa Damo (PMDB), participou na tarde desta quinta-feira da sema-na passada, dia 10 de novembro, do evento de assinatura dos con-vênios entre a Secretaria Estadu-al de Desenvolvimento Social e as Prefeituras de Mauá e Rio Gran-de da Serra para a construção de uma creche em cada município.

As duas cidades da região do ABC foram incluídas no Programa Creche Escola do Governo do Es-tado por intermédio da deputada Vanessa Damo.

“A assinatura destes convê-nios é uma recompensa por todo o trabalho do nosso mandato. Em nome de todas as mulheres do Es-tado quero agradecer pelas novas

creches. Afinal, atualmente, 47% das mulheres em nosso país são chefes de famílias e estas unidades vêm para ajudar estas mães que trabalham fora”, destacou Vanessa.

A deputada também fez ques-tão de cumprimentar o vereador Manoel Lopes (DEM), que tam-bém lutou junto ao Governo do Estado para obtenção da creche

para Mauá. “A união de forças dá bons frutos à população”, salientou Vanessa.

Já o Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, comentou sobre a cres-cente demanda por vagas na rede de educação infantil em todo o Estado. “Mais creches é um neces-sidade real. Entretanto, travamos uma longa batalha junto ao Tri-bunal de Contas para conseguir a autorização legal de investir re-cursos da educação na construção de creches, mas valeu à pena. Este foi um compromisso de campanha do Governador Geraldo Alckmin e hoje damos um primeiro passo neste sentido. A Secretaria de Edu-cação já está com o dinheiro em caixa e aguarda apenas os projetos das prefeituras para entregar as chaves das creches prontas”, afir-mou. Além disso, Rodrigo Garcia comentou sobre os critérios para a escolha das cidades beneficiadas no Programa Creche Escola. “Ana-lisamos vários critérios sociais, como por exemplo, IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), percentagem das crianças da cida-de versus população total, mulhe-res no mercado de trabalho e PIB (Produto Interno Bruto) entre ou-tros. A nossa expectativa é que até 2014 todas as cidades de São Paulo tenham pelo menos uma creche”,

comentou.O evento foi realizado na sede

da Secretaria Estadual de Desen-volvimento Social e contou com a presença também do representan-te da secretaria Estadual de Edu-cação, José Afonso Garrijo e de prefeitos de diversos municípios beneficiados. Na ocasião, 31 cida-des assinarão o termo de adesão ao Programa Creche Escola.

O Programa Creche Escola do Governo do Es-tado, realizado pelas Se-cretarias de Educação e Desenvolvimento Social, tem por objetivo investir R$ 1 bilhão na construção de mil creches até 2014, por meio da transferência de recursos do Estado para os municípios para construções, reformas, ampliações e aquisição de equipamentos.

Em contrapartida, o município deve disponibili-zar um terreno de sua pro-priedade, apresentar um plano de trabalho da uni-dade de Educação Infantil e se comprometer a cus-tear as despesas para o funcionamento da creche.

Deputada participa de assinatura de convênio para creches na Região

Vanessa Damo vê a construção de creches em Mauá e em Rio Grande da Serra como um avanço para ambas as cidades

A deputada acredita que as creches favorecerão o estado de mães que precisam trabalhar fora

Página 06 - 16 de novembro de 2011 REGIÃO

O herdeiro dos Gandhi, Rahul, iniciou nesta segunda-feira sua campanha política com uma série de atos no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, onde seu Parti-do do Congresso está há duas dé-cadas fora do poder. Rahul, bisneto da figura-chave da independência, Jawaharlal Nehru, lançou duras pa-lavras contra o atual governo, com grande peso político na Índia.

O pastor Silas Malafaia, líder da Igreja Assembleia de Deus, criticou a reportagem feita pela programa “Domingo Espetacular”, da Rede Record, no último domingo (13). A matéria atacava as igrejas neopen-tecostais e a prática chamada “cair no espírito” ou “Desmaio do Espí-rito Santo”. “O que tem nessa TV? Lascívia, homossexualismo, adulté-rio, mau-caratismo”, disse Malafaia.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, concedeu registro a sete sin-dicatos patronais no Amapá para representar setores da indústria que, segundo o próprio governo local, não existem no Estado. Os certificados saíram a pedido do deputado Bala Rocha (PDT-AP), dirigente do partido de Lupi, que afirma ter se valido da proximidade partidária com o ministro.

Lottie Moss, 13, estreou no mundo da moda com o peso de um sobrenome famoso. A irmã de Kate Moss, 37, foi convidada para fazer um teste na agência Storm, uma agência de Sarah Doukas, a mesma que descobriu Kate aos 14 anos. A menina foi fotografada por Andrea Carter-Bowman, colaboradora da “Vogue”. Lottie já desfila para a mar-ca de roupas da própria família.

A PM instala hoje uma base móvel na Cidade Universitária, na zona oeste paulistana. A decisão, tomada a partir de um convênio da reitoria com a corporação em setembro, deve criar polêmica com uma parte dos alunos da USP con-trários à presença dos policiais no campus. Segundo pesquisa Datafo-lha realizada com 683 alunos, 58% deles são a favor da PM na USP.

O homem que ficou ferido após invadir o recinto dos macacos do Zoológico de Sorocaba, na tarde de domingo, fugiu do hospital após ser medicado, segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo. Identificado como João Leite dos Santos, o ho-mem teve ferimentos na mão e no braço direito após ser atacado pelos macacos, mas estava clinicamente estável, segundo a secretaria.

Herdeiro dos Gandhi inicia campanha

Silas Malafaia ataca Rede Record

Investimento

Lupi ajudou a criar sindicatos-fantasmas

Irmã de Kate Moss estreia como modelo

USP terá base móvel da PM a partir de hoje

“Homem-macaco” foge do hospital

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Div

ulga

çãoD

ivulgação

Divulgação

BRASIL E MUNDO

Page 7: Jornal ACONTECE ABC edição #17

O projeto “A Vila é Show” pro-movido pela SEJEL - Secretaria de Juventude, Esporte, Lazer, Cultura e Turismo - vem se destacando pela qualidade das apresentações. No último final de semana, o MPB e o jazz foram a atração para os fre-quentadores da Vila do Doce, no centro de Ribeirão Pires. A show foi realizado por Geisel Vilarúbia e Israel Heber, ambos são professo-res da escola municipal de música.

Ainda no final de semana, os professores Marcos Paulo, Kássia Leandro e Ezequiel Sieba interpreta-ram as composições de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

O projeto a “Vila é Show” acon-tece todos os finais de semana na

Vila do Doce, e é organizado e exe-cutado pelos professores da Escola

Municipal de Música “Alfredo Della Rica”.

O Sudoku é um tipo de desa-fio lógico com origem europeia e aprimorado pelos EUA e pelo Ja-pão. As regras são simples: O jo-gador deve preencher o quadrado maior, que está dividido em nove grids, com nove lacunas cada um, de forma que todos os espaços em branco contenham números de 1 a 9. Os algarismos não podem se re-petir na mesma coluna, linha grid.

16 de novembro de 2011 - Página 07DIVIRTA-SE

Justin Bieber foi foi ho-menageado na noite desta última quinta-feira (10) durante o Bambi Awards 2011, uma das principais premiações da Alemanha. O cantor recebeu o prêmio das mãos de duas fãs, que foram escolhidas por um concurso. Muito emocio-nadas, as meninas abraça-ram muito o ídolo.

Depois de receber o

veado de ouro, Bieber se apresentou no evento. O cantor interpretou seu novo single, “Mistletoe”. De acordo com alguns si-tes internacionais e de fã--clubes do cantor, Selena Gomez também está no país acompanhando o na-morado.

O Bambi Awards foi apresentado pela atriz Gwyneth Paltrow.

Já foram definidas as datas das competições entre as escolas cadastradas no FECE - Festival Estudantil de Cultura e Esporte.

Na última quinta-feira, dia 10, aconteceram as apresentações de peças teatrais. A Escola Estadual Farid Eid, apresentou a peça “A farsa de Inês Pereira”, obra de Gil Vicente, e a performance “Lifehou. Sem falas, embalada pela trilha so-nora, a performance narra a histó-ria de uma adolescente que enfren-ta problemas como uso de drogas e bebidas alcoólicas, o desejo de se encaixar no padrão de beleza, e problemas amorosos. Mesmo sem a existência de diálogos, a peça

surpreende, emociona e aguça a atenção dos espectadores.

As competições do FECE con-tinuam, hoje a partir das 9h, no Teatro Municipal Euclides Mena-to, acontece a competição de mú-sica, nas categorias Instrumental Solo (música popular e erudita), Acústico (MPB e Rock) e Bandas. Às 13h, no mesmo local, será rea-lizado o Soletre, em parceria com a Secretaria de Educação do Mu-nicípio.

Amanhã, dia 17, a partir das 9 horas, acontecem as competições de dança (grupo e solo), também no Teatro Municipal, na Av. Brasil nº 193 – Centro.

Na UTI

Barbearia

Uruguaio e Argentino

Arco e Flecha

Prova Oral

Justin Bieber ganha prêmio Veado de Ouro

Obras de Vinícius e Tom embalam a Vila do Doce FECE inicia série de competições entre as escolas de Ribeirão Pires

SUDOKU

Piadas

Notícia Estranha

Um eletricista vai até a UTI de um hospital, olha para os pa-cientes ligados a diversos tipos de aparelhos e diz-lhes:

- Respirem fundo: vou trocar o fusível.

Um sujeito que só tinha um braço senta-se na cadeira de uma velha barbearia.

- Barba e cabelo! - ordena. Assim que começa a barba

o barbeiro faz-lhe um corte no rosto, depois outro no queixo, outro no pescoço; ao acertar o bigode espeta-lhe o nariz; em

seguida, começam as tesouradas: no crânio, na nuca, nas orelhas. No final, o barbeiro pergunta:

- Você era meu freguês há muito tempo atrás, não é mes-mo?

- Não, senhor! O braço eu perdi num acidente de automó-vel mesmo!

Um uruguaio, cansado de ou-vir o seu amigo argentino contar vantagens, em dado momento da conversa lhe pergunta:

- Entonces? Qué se pasó en la Guerra de las Malvinas?

E o argentino: - Bien, fuemos vice-campéon!

Num campeonato de arco e flecha nos Estados Unidos havia três finalistas: um inglês, um bra-sileiro e um português.

Eles tinham que acertar uma maçã na cabeça de um de seus filhos.

Chegou o inglês à 10 metros, atirou, acertou o alvo na cabeça de seu filho e gritou:

– I´m Robin Hood!Chegou o brasileiro à 20 me-

tros, atirou, acertou o alvo na ca-beça de seu filho e gritou:

– I´m Guilherme Tell!Daí, o português colocou a

maçã na cabeça do filho, a 30 me-tros, atirou, acertou bem no meio da testa do filho e gritou:

– I´m sorry!

Dia de prova oral. A professo-ra, novata, é supervisionada pelo diretor. Chega a vez de Joãozinho, que está muito nervoso, e a profes-sora pergunta:

— O que Dom Pedro, disse quando proclamou a república?

Logo depois de fazer a pergun-ta a professora derruba o lápis no chão e se abaixa para pegá-lo. O diretor fica abismado com a visão

do decote da professora e faz um comentário bem masculino.

— E então, Joãozinho? — tor-na a professora

— Dom Pedro disse: “Seios maravilhosos”!

— O que? — gritou a professo-ra, indignada — Não é nada disso! Vai ficar para recuperação!!!!

— Pô, diretor! Se não sabe, não sopra!!

ESPORTE E CULTURA

Divulgação

Os professores da Escola Municipal de Música promoveram as apresentações durante o último final de semana

Page 8: Jornal ACONTECE ABC edição #17

Página 08 - 16 de novembro de 2011 CLICK ACONTECE

Congresso das Irmãs da Igreja Comunidade Unida

Treinador de Rugby visita Ribeirão

Grupa das irmãs louvam ao SenhorCongregação lotou a sede da igreja

Cantora Adelizete, Rosana, pastor Geraldo e sua esposa

Keith (centro) acompanhado dos grandes amigos Dr. Humberto e Mercedes D’Orto

Vereador Saulo Benevides e sua esposa Michele, acompanhados do pastor João

Batista, pastor Nelson e sua esposa Nega

A Comunidade Unida realizou um culto especial dia 05 com a presença do pastor João Batista Torres Neto e da cantora gospel Adelizete.

Keith Young, jogador e celebridade internacional do Rugby, após intensivos treinos passa o feirado prolongado na casa de amigos em Ribeirão Pires.