jornal acontece abc edição 10

13

Upload: tribuna-acontece

Post on 12-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

17 de agosto de 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal ACONTECE ABC Edição 10
Page 2: Jornal ACONTECE ABC Edição 10

Bastidores

Editorial

Esportes

Ribeirão Pires

CHOCOLATECPI - ENERGIA DENÚNCIA

SAULO SE DESPEDE DO PV

Pág. 05Pág. 04

Pág. 05

Pág. 07

Pág. 02

Pág. 02

Pág. 10

Pág. 08

Termina o Festival do Chocolate com saldo positivo e poucas ocor-rências

Deputada Estadual Va-nessa Damo (PMDB) dá andamento para a CPI da Eletropaulo

Vereador pede descul-pas por ter cometido crime ambiental “sem querer”

Um Jornal de Opinião

Confira muito mais nessa edição

Ribeirão Pires e Rio Grande da SerraAno I - Edição #10 - 17 de agosto de 2011

No final da sessão da Câ-mara, vereador usou a tribu-na para dar maiores esclare-cimentos sobre sua partida do PV. Dentre algumas de suas alegações, Saulo des-tacou que o prefeito Clóvis Volpi é o verdadeiro dono do partido e que todos os filia-dos são tratados como reféns.

“A partir de hoje inicia-mos uma nova vida políti-ca dando um novo rumo ao projeto de trazer progresso para a cidade”, disse aliviado.

Com alegria, Saulo se prepara para fazer parte do PMDB, com quem mantém uma boa relação e já tem ga-rantias de espaço para buscar a Prefeitura em 2012.

Gastos com o Festival preocupam prefeito e presidente da Câmara

ACIARP é convidada a dar explicações quan-

do à Zona Azul

Projeto Nery agora conta com o Karate do

sensei Rosimar

Cidade investe em educação teatral e

musicalAgora é oficial, Saulo Benevides assina a desfiliação do Partido Verde e ruma agora para o PMDB

Page 3: Jornal ACONTECE ABC Edição 10

Página 02 - 17 de agosto de 2011

E s t a c i o -namento. Um recurso indis-pensável para o motorista, ao mesmo tempo,

um recurso que aparenta ser indispensável para a ACIARP - Associação Comercial, In-dustrial e Agrícola de Ribeirão Pires -.

Com a aprovação do au-mento das taxas da Zona Azul, todo o dinheiro arrecadado, que por sinal tende a multipli-car, já que em alguns casos o aumento foi de 100%, além é claro, do retorno da multa por falta de cartão (que dessa vez ressurgiu mais apimentada), irá direto para as mãos da As-sociação Comercial da cidade. Com isso, nos perguntamos: Qual o destino final para esse dinheiro?

O condutor que opta por para seu carro em um estacio-

namento particular, pagando um preço semelhante ao co-brado pela administradora dos espaços públicos, tem total co-bertura para qualquer infortú-nio causado a seu veículo. No caso de furto ou avarias, o es-tacionamento cobre os prejuí-zos. Mas no caso da Zona Azul, a única garantia que temos é de que sempre haverá um fla-nelinha espreitando, como um animal selvagem prestes a ata-car a presa indefesa, a fim de nos levar algumas moedas e soltar o exímio vocabulário “va-leu chefia”.

Infelizmente, não foram muitos os vereadores que fo-ram contrários à imposição da ACIARP. Como diz um colunis-ta de um jornal local: “Os coroi-nhas falaram amém”. O único que se manteve contrário, cujo nome orgulhosamente tem re-cebido destaque nas páginas desse periódico dado seu in-

teresse solitário em combater tamanha injustiça, defende que no futuro, tal reajuste, ou mes-mo o pagamento da Zona Azul deve ser revisto.

Nas palavras de Saulo Be-nevides: “Fui contra o aumento por entender que o espaço uti-lizado pelos carros em via pu-blica já é um bem público, que pertence á população e não deveria ser cobrado, até mes-mo porque os donos dos veícu-los não tem nenhuma garantia de segurança”.

Assim, os lucros da ACIARP deveriam ser reinvestidos em benefício da Zona Azul, porém, ainda é muito obscura a forma como o dinheiro arrecadado é aplicado. Por isso, convidamos o presidente da Associação, Gerardo Sauter, que utilize o espaço que for necessário deste jornal para transparecer para a população como as coi-sas funcionam.

O secretário de Finanças, An-tônio Volpi, irmão do prefeito an-dou revelando o conteúdo de uma reunião entre Clóvis Volpi e seu filho, secretário da SEJEL, o Guto. Segundo o tio, Volpi teria dado uma severa repreensão em Guto por estar gastando demais com o Festival do Chocolate. “Você está acabando com seu pai”, teria dito o prefeito, segundo Antônio Volpi.

Guto, por sua vez, está mui-to contente com os elogios que tem recebido referente ao Festi-val do Chocolate. Várias pessoas tem elogiado a nova estrutura e a qualidade, tanto dos shows quan-to da organização. Só quem anda insatisfeita com o secretário é a imprensa local que recebeu a pior recepção na história do Festival, sendo servidos com água de tor-neira e balas.

Outro que está de olho no se-cretário da SEJEL é o presidente da Câmara, o vereador Gerson Constantino (PV) que, apesar de marcar presença todos os dias do Festival, tem desconfiado da quan-tidade de dinheiro que foi gasto no evento. O parlamentar prometeu que enviará um requerimento ao Executivo cobrando informações sobre a “conta” da festa.

Quem também anda se movi-mentando de olho em números é o vereador Koiti da Marutaka. Porém os números que lhe interessam são a quantidade de assinaturas a se-rem entregues ao prefeito Gilberto Kassab a fim de apoiar na conso-lidação do novo partido, o PSD. Hoje, Koiti estará com o prefeito da capital, uma vez que recebeu o co-mando da sigla em Ribeirão.

A Zona está vermelha ACONTECE nos Bastidores

Charge

Contatos com a Redação

Impressão

Diretor de Redação e Jornalista Responsável

Departamento Comerciale Anúncios

Assessoria Jurídica

Tiragem e Distribuição Comunicados devem ser en-viados com identificação, as-sinatura, endereço e telefone do remetente e poderão ser editados para adaptar-se ao espaço reservado. Cartas e e--mails sem a devida identifica-ção serão desconsiderados. O Jornal ACONTECE ABC se reserva no direito de selecio-nar o que deve ser publicado.

ACONTECE ABC Empresa de Comunicação

Avenida Fortuna, 132 cj 2, Centro Ribeirão Pires CEP: 09400-320

Telefone: (11) [email protected]

Diário Lance!

10.000 exemplares distribuidos gratuitamente em Ribeirão Pires

e em Rio Grande da SerraThiago Quirino MTB 61.451

Alessandra Maciotta

[email protected]

Matérias assinadas não representam necessariamente a opinião do Conselho Editorial

ColaboradoresLilo Alonso

Paulino Paiva

Page 4: Jornal ACONTECE ABC Edição 10

INFORMEAuxílio Doença

Existem dois tipos de Auxílio Doença:

PREVIDENCIÁRIO - Decorre de doença comum, ou acidente comum, sendo necessário no mínimo 12 (doze) contribuições;

ACIDENTÁRIO - Decorre de doença profissional e acidente de trabalho, isento de carência.

Em ambos, se a perícia médica concluir que a recuperação dependerá de transfusão de sangue ou cirurgia, o segurado não está obrigado à sua realização, portanto, deverá continuar recebendo o benefício ou ser aposentado por invalidez.

Requisito: Estar incapacitado para o trabalho.

Quando o benefício for negado, sem que o segurado esteja capacitado para o trabalho, se faz necessário ingressar com ação junto ao Poder Judiciário para fazer valer seus direitos.

Maria da Conceição de Andrade BordãoOAB/SP 141.309

Sandra Alves MoreloOAB/SP 184.495

Contato: 11 4827-5272

17 de agosto de 2011 - Página 03 POLÍTICA

Após seis anos de trabalho no Partido Verde, o vereador Saulo Benevides, inconformado com os abusos de quem comanda a si-gla, o prefeito Clóvis Volpi, deixa oficialmente a legenda, mesmo tendo que enfrentar na justiça, a cassação de seu mandato. Ao término da sessão da Câmara de ontem, Saulo usou a tribuna para expor os motivos pelos quais dei-xa o PV.

Segundo o vereador, um dos principais motivos que pesaram na decisão de deixar o grupo foi seu descontentamento com a con-dução do partido. “O Serafim (atu-al presidente do PV) é mais um refém do Volpi, que sempre co-mandou o PV de Ribeirão Pires”, acusou Saulo. Para ele, todos esses anos a serviço da legenda foi uma

ilusão. “Eu acreditei em um sonho, que agora percebo não ser uma re-alidade”.

Suas acusações adquiriam um teor muito sério quando compa-rou o prefeito com um ditador, que sufoca aqueles que estão abai-xo dele não permitindo qualquer diálogo. “Ele se perpetua no poder de forma ditatorial, espelhado em Hugo Chaves. Ele age contra a de-mocracia. As decisões do partido são tomadas por uma pessoa só”.

Mesmo fora do PV, Saulo con-ta com a solidariedade dos de-mais vereadores. Antônio Muraki (PTB) reconheceu os trabalhos do parlamentar. “Parabenizo o Saulo pelos serviços prestados. Ele fez uma oposição coerente e respon-sável”, destacou o líder de governo na Câmara.

Gerson Constantino (PV), pre-sidente da Casa, também demons-trou empatia ao ex-companheiro de partido. “Eu gostaria que ele fi-casse no PV, foi ele que me trouxe ao partido. Até agora tivemos um casamento sólido. O Saulo é um filho que sempre será lembrado”, disse emocionado.

O ex-Verde agora prepara um grande evento para oficializar sua entrada no PMDB, que deve acon-tecer nas próximas semanas. Sau-lo obteve a confirmação de figu-ras importantes do novo partido como apoiadores em sua possível candidatura como prefeito. Dentre as influencias, o vice-presidente da República, Michel Temer, que es-tará em Ribeirão Pires para apoiar o mais novo filiado do PMDB na cidade.

Saulo Benevides dá adeus ao PV e prepara evento de filiação no PMDB

Benevides revela que a atuação do PV é centralizada em uma única pessoa que sufoca os demais filiados de forma ditatorial

Saulo recebeu apoio dos vereadores que reconheceram a cora-gem dele em abandonar o PV com risco de perder o mandato

Reportagem

A D V O C A C I A

11 4827-5272

Maria da Conceição de Andrade Bordão

Sandra Alves Morelo

OAB/SP 141.309

OAB/SP 184.495

[email protected] Rua João Domingues de Oliveira, 64 - (em cima do Cartório de Registro Civil) - Sl.07 - Centro Ribeirão Pires

Família

Alimentos

Inventário

Trabalhista

Benefícios do INSS

Direito do Consumidor

Abandonar a sigla, nessa altura do mandato requer co-ragem. A fidelidade partidária exige que o vereador mante-nha-se no partido em que foi eleito até o final de seu man-

dato, do contrário, seu cargo pode ser cassado e dado ao suplente.

Durante as últimas con-versas com “os presidentes” do PV, José Valentim Serafim

e prefeito Clóvis Volpi, Saulo Benevides entendeu que eles não tinham a intenção de exi-gir a cadeira dele na Câmara. Porém, seu suplente, o verea-dor Rubão, já manifestou que irá à justiça a fim de fazer com que o gabinete de Saulo volte

a suas mãos, a quem agora pertence o direito.

Saulo, no entanto, está con-fiante de que a Justiça Eleitoral irá ser favorável a seu pedido de permanência por entender que a saída do PV se deu por questões de perseguição inter-

na, e não por infidelidade parti-dária. Apesar disso, o risco do vereador ficar sem o mandato é grande.

Esse é o preço a ser pago por quem não compactua com as irregularidades da atual Ad-ministração.

A cadeira de Benevides está em jogo

Page 5: Jornal ACONTECE ABC Edição 10

No dia 30 de agosto acontece a 2ª reunião da Frente Parlamen-tar para Acompanhamento das Obras do Rodoanel, presidida pela deputada estadual Vanessa Damo (PMDB).

Lançada em 16 de junho, esta Frente Parlamentar tem por obje-tivo acompanhar as ações do Go-verno do Estado e das empresas en-volvidas nas obras dos trechos Sul, Leste e Norte.

De acordo com Vanessa Damo, além de ser o principal instrumen-to de debate, fiscalização e contro-le das operações do Rodoanel, a Frente visa “garantir a participa-ção da população no debate sobre

esta importante obra viária e seus impactos junto às comunidades, como no caso das desapropriações, das compensações ambientais, das mudanças nos sistemas viários e demais aspectos relacionados ao

empreendimento”.A 2ª reunião da Frente Parla-

mentar para Acompanhamento das Obras do Rodoanel será às 11h, no auditório Paulo Kobayashi, na As-sembleia Legislativa.

Lair da APAE (PSC) convidou uma importante figura política para ser o articulador do Social Cristão durante a campanha elei-toral que será realizada no ano que vem. Crispim dos Reis San-tana já trabalhou com Lair em ou-tras eleições, sempre com saldos

positivos. Em outras coordena-ções de campanha, somado a cre-dibilidade adquirida ao longo dos anos e do companheirismo junto à Lair, Crispim obteve excelentes resultados.

Nas eleições de 2004, com a dobrada Prisco/Lair, o trabalho de

Crispim resultou a marca dos 21 mil votos. Em 2006, coordenando as eleições de Lair para deputada federal, levantou quase 30 mil vo-tos para a candidata. Já em 2008, se afastou das eleições e retornou em 2010 ajudando a coordenar a cam-panha da deputada estadual Va-

nessa Damo (PMDB), em Ribeirão Pires, junto com o vereador Saulo Benevides, onde teve a conquistou a marca de quase 10 mil votos.

No interior se São Paulo, na ci-dade de Ribeirão Grande, Crispim conseguiu 10% dos votos válidos para a campanha de Damo, surpre-

endendo a todos.Ao aceitar o desafio proposto

por Lair, Crispim diz que a cam-panha de 2012 será um dos seus maiores desafios, porém, acredita no sucesso. “Acredito na vitória do grupo, pois não há mal que dure mais que oito anos”, declarou.

A deputada estadual Vanes-sa Damo (PMDB), recebeu na última quinta-feira, dia 11, em seu gabinete na Assembleia Le-gislativa, o presidente da AOESP - Associação dos Operadores do Estado de São Paulo -, Washing-ton Santos, conhecido como Ma-radona. Na ocasião, Maradona manifestou apoio à abertura da CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito - contra a Eletropaulo protocolada pela deputada.

Maradona reconheceu o es-força da parlamentar ao iniciar a ação. “Quero cumprimentar a Va-nessa pela coragem de pedir uma

CPI para apurar as mazelas que o Estado vem promovendo por meio da Eletropaulo, quanto ao fornecimento de energia elétrica, com apagões constantes, que são resultados da falta de investimen-tos, falta de manutenção preventi-va, precarização dos equipamen-tos e da demissão de um grande número de trabalhadores com terceirização das empresas do setor de energia”, afirmou Mara-dona.

O representante dos eletricitá-rios também entregou a deputada um relatório técnico com dados sobre o setor elétrico. “Com cer-

teza, o apoio e o embasamen-to técnico da AEOESP serão de grande valia nos argumentos téc-nicos da CPI. O próximo passo agora é agendar uma reunião com o Sindicato dos Eletricitários para obtenção de dados da atual situa-ção estadual do setor”, afirmou a deputada.

Vanessa fez questão de res-saltar que o documento da AO-ESP, intitulado “Apagões em São Paulo, de quem é a culpa? Falha humana?” será lido em tribuna na Assembleia Legislativa para conhecimento de todos os depu-tados e da população.

Página 04 - 17 de agosto de 2011 REGIÃOD

ivul

gaçã

o

Vanessa recebeu de Maradona um documento que será lido para todos os deputados na tribuna da Assembleia Legislativa

A Comissão Parlamentar de Inquérito pretende investigar falhas no atendimento da Eletropaulo que vem causando prejuízos à população

Vanessa Damo recebe apoio de ele-tricitários para CPI da Eletropaulo

Uma das preocupações de Leonice Moura Diretora, da APRAESPI, consiste na necessidade de implantação de políticas públicas voltadas à profissionalização da pessoa com deficiência e com baixa escolarização de maneira a evitar a marginalização.

A educação profissional atualmente deveria ter a preocupação das escolas em seus currículos, para Leo-nice que esta formalizando projeto de convênio em educação profissional com a Secretaria Estadual de Edu-cação para atender jovens alunos com deficiência e baixa escolarização em sua maioria oriundos das escolas públicas estaduais, é de suma importância a educação profissional.

Os currículos oferecidos hoje em educação acadêmica encontram-se muito distantes da realidade dos alunos e da necessidade real da sociedade. O aprendido é decorado e nunca vivenciado, portanto, a teoria e prática encontram-se distantes, não há diversidade de escola e formação, todos os currículos são parecidos, porém os alunos são diferentes, aprendem e se desenvolvem diferentemente e chegam ao nível médio com nível de conhecimento e capacidade de abstração muito desigual muitos não conseguem competir num ves-tibular nem no mercado de trabalho. Foi pensando em nossos jovens que a APRAESPI criou em no ano de 83 uma Escola de Educação Profissional Básica, atualmente com 247 aprendizes em período integral formando--os para empregabilidade e preparando um novo rumo da educação profissional para esses jovens incluindo-os na sociedade através do emprego.

Leonice MouraDiretora Técnica

PSC TRABALHA PELO SOCIAL

Rodoanel: Frente Parlamentar promove 2ª reunião dia 30

Lair da APAE convida articulador para campanha 2012

Page 6: Jornal ACONTECE ABC Edição 10

Apesar da qualidade da segurança durante esta última edição do Festival do Chocola-te, duas ocorrências no último final de semana foram presen-ciadas por nossa reportagem.

A primeira delas foi a ação irresponsável e incompreensí-vel de um GCM que disparou gás de pimenta em um gru-

po de fãs que estavam sen-do atendidos pela equipe do Teatro Mágico. Por volta das 23h40, um membro do grupo conversava com cerca de 15 fãs do lado de fora do camarim quando um guarda municipal jogou gás de pimenta nas pes-soas, fugindo posteriormente. Durante a confusão, membros

da banda, equipe técnica e fãs sofreram os efeitos do gás. Responsáveis pela GCM pedi-ram desculpas. No dia seguinte todo o corpo de segurança foi proibido de portar o spray du-rante a festa.

A segunda ocorrência foi durante a apresentação da banda Restart, na tarde de domingo. Aproximadamente

30 pessoas, entre crianças e adolescentes, tiveram que ser atendidas pela equipe médica após passarem mal. Nossa reportagem presenciou que alguns dos atendidos haviam sido pisoteados pelo público mais velho, que estavam em-polgados com a performance da banda. Os enfermeiros e os paramédicos de plantão pres-

taram um rápido socorro às vitimas.

Não houve registro de vio-lência durante todo o evento a não ser por um caso isolado contra um jornalista que não havia sido reconhecido pelos seguranças. Estes ameaçaram agredir o repórter. Um membro da Organização desfez o mal entendido.

O Festival do Chocolate de Ri-beirão Pires encerrou mais uma edição. A qualidade da comida e das atrações culturais aliada à or-ganização deste ano agregou cer-ca de 230 mil* visitantes durante os nove dias de festa. Com a volta da entrada gratuita, muitos visi-tantes puderam provar as delícias do chocolate e da gastronomia local, além de aproveitar toda a agenda de entretenimento.

Com a troca de ingressos por alimentos para assistir aos shows, o Festival arrecadou mais de 100 toneladas* de alimentos que bene-ficiarão as entidades assistenciais da cidade.

A programação cultural incluiu shows com grandes nomes da mú-sica brasileira aliados a apresenta-ções de bandas da região, atrações culturais na área de alimentação e no Teatro Euclides Menato. “A pro-gramação foi escolhida pensando em conciliar os gostos de diferentes gerações. Desse modo, pais e filhos puderam aproveitar juntos o Festi-val”, explica Gustavo Volpi, o Guto, secretário da SEJEL - Secretaria de Juventude, Esporte, Lazer, Cultura e Turismo.

Na área destinada à gastrono-mia, 30 chalés ofereceram aos visi-tantes as mais variadas receitas de delícias à base de chocolate, além

de diversas opções de salgados. Merenguedeiro, sorvete frito e es-trogonofe de chocolate, ao lado do já tradicional churrasco grego, fo-ram os destaques da festa.

O ambiente familiar foi, mais uma vez, um dos pontos altos do Festival do Chocolate. “Tivemos, mais uma vez, como uma de nossas prioridades, a segurança das pesso-as. Em parceria com a Polícia Mili-tar e a Guarda Civil Metropolitana, garantimos o elevado índice de se-gurança, sem registros de ocorrên-cias”, completa Guto.

Como nas edições anteriores, não foi permitida a comercializa-ção de bebidas alcoólicas.

RIBEIRÃO PIRES 17 de agosto de 2011 - Página 05G

abriel Mazzo

* nú

mer

os d

ivul

gado

s pe

los

orga

niza

dore

s

A eleição para o Conselho Tu-telar de Ribeirão Pires acontece no próximo sábado, dia 20, entre às 8h e às 16h. Todos os eleitores do município podem votar, apre-sentando o título de eleitor e um documento de identidade com foto.

Serão 12 candidatos, cada um de um bairro diferente. Os can-didatos foram orientados para realizarem a distribuição de infor-mativos impressos estimulando o contato pessoal e individual com

os eleitores.Para a presidente do CMDCA

– Conselho Municipal de Direi-tos da Criança e do Adolescente, Elisabete Prado, a proposta é es-timular o trabalho o trabalho casa a casa, fortalecendo e informando cada pessoa sobre a importância e a função do Conselho Tutelar. “Os candidatos deverão fazer um trabalho direto junto aos eleitores, falando dos interesses e propostas e colocando a importância da ob-servação da questão social”, afirma

Elisabete.Serão duas zonas eleitorais de

votação, a 183ª e a 382ª, na Câma-ra Municipal de Ribeirão Pires, lo-calizada na Rua João Domingues de Oliveira, 12 – Centro de Ribei-rão Pires.

O Conselho Tutelar é respon-sável pelo zelo e garantia do cum-primento dos direitos das crianças e dos adolescentes. O atendimen-to acontece na Rua Capitão José Galo, 318 – Centro de Ribeirão Pires.

Ribeirão Pires irá ganhar, dentro das próximas semanas, um reforço para os bombeiros da cidade. Foi aberto ontem um pre-gão eletrônico que visa a contrata-ção de uma empresa para a pres-tação de serviço de montagem de uma viatura do tipo “Auto Bom-ba”. Este veículo terá a capacidade de quatro mil litros de água para combate a incêndio.

Segundo as especificações do pregão, os interessados em fornecer

o produto devem ficar atentos ao período de cotação, que se iniciou às 10h desta segunda-feira, dia 15, e será encerrado às 17h do próximo dia 26.

Os lances também tem data es-pecífica para acontecer (dia 29 de agosto das 9h30 às 10h30).

O edital na integra encontra-se disponível nos sites www.bb.com.br, www.licitacoes-e.com.br ou www.ribeiraopires.sp.gov.br. Para outras informações: 4828-9860.

A nova tenda serviu de suporte acústico e de abrigo, não permitindo com que a chuva atrapalhasse o evento

Foram nove dias de festa que agregou boa música, gastronomia, lazer e cultura no mesmo local

CLASSIFICADOS ACONTECE

VENDO

R$ 8.000

GOL CL 1994PRATA

TELEFONE 11 77171538

Encerrado o VII Festival do Chocolate

Ocorrências durante o Festival

Eleição para o Conselho Tutelar acontece sábado Aberta licitação para fornecimento de novo carro para os Bombeiros

Page 7: Jornal ACONTECE ABC Edição 10

DENÚNCIAPágina 06 - 17 de agosto de 2011

Uma alteração na Lei de Produtividade dos fiscais de tributos de Ribeirão Pires, pro-posta e defendida pelo Secre-tário de Finanças, Antônio Vol-pi, está gerando desconforto entre os funcionários uma vez que desestimula o trabalho e corta pela metade os rendi-mentos dos servidores. Segun-do o projeto, os funcionários terão que quadruplicar o traba-

lho diário ou não receberão um adicional salarial. Para a classe que ganha hoje R$ 1011,00, este adicional é indispensável, porém caso a lei seja aprova-da, será inatingível.

Segundo os próprios fun-cionários, que preferem não se identificar com medo de re-presálias, “Há tempos trabalha-mos com Lei de Produtividade Fiscal, porém estão queren-

do alterá-la de maneira que a mesma se torne inatingível, so-fremos assédio todos os dias com insinuações de que não trabalhamos”, revela um deles. Atualmente, cada processo de fiscalização gera uma quanti-dade de pontos baseados em uma tabela de critérios, os funcionários devem atingir mil pontos para conquistar o bene-fício do acréscimo salarial (que chega a quase dobrar a renda). Com a nova tabela, eles devem atingir pelo menos 1800 pon-tos, porém a tabela de critérios seria reduzida pela metade, ou seja, a ação que anteriormente produzia 10 pontos, passará a valer 5, resultando na impossi-bilidade de alcançar a meta.

A Prefeitura justificou a mu-dança dizendo que “a Lei de Gratificação de Produtividade Fiscal 5.111/07, no Artigo 5º, Parágrafo 7º, permite a mudan-ça nos critérios sempre que a Municipalidade assim o dese-jar”.

Antônio Volpi reuniu os fun-cionários na semana passada

e justificou a alteração na lei visando mais arrecadação. Se-gundo o secretário, a Prefeitura tem feito gastos extras, o que justificaria a intensificação do trabalho dos fiscais. O irmão do prefeito chegou a denunciar o próprio sobrinho, Gustavo Pinheiro Volpi, o Guto, secre-tário da SEJEL – Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer Cultura e Turismo – de ser o responsável por um rombo nos cofres públicos. “O Guto levou uma dura do prefeito um dia desses aí porque está preo-cupado só com o Festival. Foi votado uma nova suplemen-tação de verba pra ele, essa secretaria tem tudo. Ele está acabando com o pai”, declarou o secretário.

Para o secretário de Finan-ças adjunto, Roberto Ziggiatti, a medida é praticamente ine-gociável. “Isso já está decidido e o prefeito vai aprovar até se elevarmos essa produtivida-de”, disse.

Caso entre em vigor na data prevista, 01 de setembro, a lei

dificultará o trabalho de fiscali-zação o que tenderá a desesti-mular o trabalho e com isso, a arrecadação, indo no caminho contrário à sua criação.

Outro Problema - Além da alteração nos critérios, um ou-tro agravante tem dificultado o trabalho dos fiscais da Prefeitu-ra. O funcionário que avaliava a produtividade (um fiscal expe-riente) foi trocado por um outro, Gilmar Euzébio, da Secretaria de Governo, que nada sabe sobre fiscalização. Os fiscais de ISS tem de explicar como funciona o trabalho para esse novo coordenador que não tem experiência na área. Mesmo assim, deverá julgar a produti-vidade de seus subordinados. Questionamos a Prefeitura so-bre tal alteração e ela nega que exista esta função gestora. No entanto, segundo o audio de uma reunião da secretaria que nossa reportagem teve aces-so, o novo funcionário é formal-mente apontado como coorde-nador do grupo, mesmo sem a devida experiência.

Repo

rtag

em

Antônio Volpi promete que se a arrecadaçãoo não melhorar em três meses, irá rever o plano e aceitará alteraçõoes

O plano pretende melhorar a arrecadação de impostos para cobrir gastos excedentes da Prefeitura

Secretaria de Finanças desestimula fiscali-zação com nova Lei de Produtividade

CLASSIFICADOS ACONTECEPASSO O PONTO

11 7093-3527 (Carlos)

Papelaria 4 EstaçõesAvenida Francisco Monteiro, 404.Estabelecimento em ordem, informatizada, estoque completo

Page 8: Jornal ACONTECE ABC Edição 10

17 de agosto de 2011 - Página 07DENÚNCIA

Moradores do Parque Alian-ça procuraram a redação do jornal ACONTECE ABC com uma denúncia um tanto quanto estranha: o vereador Arnaldo Sapateiro (PPS) teria cometido um crime ambiental despejan-do mais de 50 caminhões de terra em local irregular.

Segundo o vereador, o caso foi o seguinte: de posse de um documento autorizando a mo-vimentar terra de um terreno de seu filho, o vereador Arnal-do Sapateiro iniciou a retirada da terra destinando o material para o aterro da cidade. Sapa-

teiro disse possuir uma autori-zação para que algumas des-sas viagens (cerca de 03 à 05 carregamentos) fossem despe-jados no “campinho” localizado no final da rua Frederico Ma-ziero, uma vez que os morado-res solicitavam a ampliação do local.

Tudo estava caminhando bem até que uma das avenidas onde os caminhões trafegavam começou a receber obras de recapeamento asfáltico, dificul-tado o transito no local.

A fim de solucionar o pro-blema, Arnaldo mandou que

o restante da terra fosse de-positado no campinho. “Liguei para o secretário Clei (da SE-PHAMA - Secretaria de Pla-nejamento Urbano, Habitação, Verde e Meio Ambiente) pedin-do autorização”, revela o vere-ador.

Quando a Guarda Civil Am-biental foi acionada, o terreno estava coberto de terra.

Arnaldo se desculpou pelo ocorrido e afirma que irá repa-rar todo o prejuízo o mais rá-pido possível. “Se eu soubesse que iria causar toda essa con-fusão não teria feito isso”.

Uma empresa de transpor-tes, aparentemente ligada ao vereador José Nelson (PPS), a Gilmar Luiz de Oliveira Trans-porte-ME, faturou, nos sete pri-meiros meses de 2011, cerca de R$ 1 milhão por meio de contrato firmado com a Prefei-tura. Até o final do ano, a pers-pectiva é que o lucro chegue a R$ 1,5 milhão. Os dados estão disponíveis no Portal da Trans-parência, no site da Prefeitura.

A empresa possui três con-tratos com a Prefeitura onde é responsável pela locação de três ambulâncias mais alguns veículos a serviço da Secre-taria de Educação e Inclusão. No site da Receita Federal, o

endereço da empresa é o mes-mo da residência do vereador, Rua Patagônia 730 no Jardim Verão.

Segundo uma fonte que prefere não se identificar, os processos licitatórios foram ne-gociados por pessoas ligadas ao governo para facilitar a con-tratação da empresa. A Pre-feitura se defendeu negando qualquer fraude em licitação. “O contrato da empresa Gilmar Luiz de Oliveira-ME com a Se-cretaria de Saúde e Higiene, foi feito através de pregão pre-sencial com a participação de seis empresas e no momento estão sendo alugadas 03 (três) ambulâncias com motorista,

combustível, manutenção do veículo, impostos e seguros in-clusos”, apesar da justificativa, a Prefeitura não comentou so-bre os outros contratos.

O vereador José Nelson ne-gou ter qualquer envolvimento com a empresa. Reconheceu ser o Gilmar seu amigo, ape-nas. Segundo Nelson, o local onde a empresa funciona per-tence a Ronaldo Pereira, o Nal-do, que locou o espaço para a empresa do Gilmar e conciden-temente é o locatário da casa onde o parlamentar reside (no mesmo local).

Procurado pela reportagem, Gilmar disse que todos seus contratos estão de acordo com a lei e que qualquer o vereador José Nelson ou qualquer outro nada tem a ver com sua em-presa. “Todos os documentos estão no meu nome. Não há nada em nome do vereador”, declarou.

Embora a Prefeitura tenha reconhecido que a locação das ambulâncias esteja em con-formidade com a lei, não co-mentou nada sobre os carros alugados para a Secretaria de Educação e Inclusão. Gilmar disse ter outros quatro veículos a serviço da Prefeitura e afir-mou que o próprio Ministério Público pode investigar seus contratos com a Prefeitura, pois a constatação será de que tudo é legal.

Zé Nelson nega ter qualquer envolvimento dizendo ser impos-sível alguém favorecer licitações. “Isso não existe”, disse

Onde antes havia um campinho, hoje há um amontoado de terra que vem irritando os moradores das proximidades

Além das três ambulâncias, outros quatro veículos (vans) fazem o serviço de transporte para a Educação

Um dos telefones de contato da empresa é da padaria a duas quadras do endereço do vereador

Entre janeiro e julho de 2011, a empresa recebeu R$ 985.616,19 referente a três contratos de locação de ambulâncias e veículos para a Secretaria de Educação

Vereador Arnaldo Sapateiro comete crime ambiental “sem querer” e se desculpa

Empresa responsável pelas ambulâncias fatura R$ 1 milhão da Prefeitura em 2011

Page 9: Jornal ACONTECE ABC Edição 10

Foi aprovado, na semana pas-sada, em primeira discussão na Câmara Municipal, um projeto da Prefeitura referente à criação da Escola Municipal de Teatro, que será administrada pela SEJEL - Secretaria de Juventude, Espor-tes Lazer, Cultura e Turismo -. Se-

gundo dados do projeto, a escola será uma instituição de ensino pública e gratuita, mantida pela Prefeitura e destinada à formação de atores e atrizes.

O novo polo educacional será instalado na Avenida Brasil, nº 193, Jardim Itacolomy (nas depen-

dências do Teatro Euclides Mena-to) e será nomeado como Escola Municipal de Teatro Arquimedes Ribeiro. O nome trata-se de uma homenagem a um dos melhores ce-notécnicos do Brasil que fixou re-sidência em Ribeirão Pires (na Rua Aricanduva, em Ouro Fino Paulis-ta) no final dos anos 60.

“Arquimedes Ribeiro, aos 24 anos de idade, iniciou seus traba-lhos como cenotécnico no TBC – Teatro Brasileiro de Comédia. Ape-sar do temperamento reservado,

sua excepcional capacidade para solucionar questões cenotécnicas, tidas por impossíveis, conquistou o respeito de diversos autores, en-tre eles Adolfho Celi e Flávio Ran-gel. Trabalhou para grandes nomes do teatro brasileiro como Cacilda Becker, Tônia Carrero, Fernan-da Montenegro, Fernando Torres, Walmor Chagas, entre outros. Foi para o Teatro Popular do SESI, onde permaneceu por 30 anos”, no-ticiou o Executivo em documento enviado aos vereadores.

Ontem, a Prefeitura notificou, nos Atos Oficiais do Município, a nomeação de 11 professores espe-cialistas e diversos instrumentos musicais para atuarem na Esco-la Municipal de Música “Alfredo Della Rica”. Dentre as especifica-ções, destacam-se as modalidades: musicalização infantil, viola erudi-ta, saxofone, trombone, clarinete e canto.

Para mais informações basta entrar em contato com a SEJEL pelo telefone 4827-5484.

A Escola Municipal Professora Lavínia de Figueiredo Arnoni re-cebeu no último dia 11, a equipe do PROERD – Programa Educa-cional de Resistência às Drogas e Violência –, que realizou palestra para pais e alunos sobre a impor-tância do combate a essas práticas. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Educação e Inclusão de Ribeirão Pires.

O tema central da palestra foi o apoio da família em relação ao combate de drogas e à violência infantil. Foi apresentado aos pais todo o programa que será traba-lhado com os alunos da escola nas próximas semanas, além de serem instruídos quanto às orientações necessárias dentro de casa sobre o

assunto.“Trabalhamos esses temas em

diversas escolas. É importante a fa-mília saber que é base para a pre-

venção de drogas, principalmente nessa idade”, afirma Solange Silva, instrutora do PROERD e responsá-vel pela palestra.

A Secretaria de Saúde e Higie-ne de Ribeirão Pires prorrogará até o dia 1º de setembro a vacina-ção contra a paralisia infantil. De segunda a sexta-feira, as UBSs da cidade disponibilizarão doses da vacina para crianças menores de 05 anos. No último dia 13, cerca de 70% da população na faixa etá-

ria foi imunizada contra a doença. A meta é vacinar 95% das crianças da idade.

Essa é a 2ª fase da Campanha de Vacinação Infantil. Na primeira fase, realizada de 18 de junho a 22 de julho, 94,68% da população com menos de 05 anos foi vacinada. Em Ribeirão Pires há 8.031 crianças na

faixa etária.Sarampo - A campanha foi no-

vamente prorrogada (vai até o dia 20 de agosto), a Secretaria de Saúde e Higiene disponibilizará doses da vacina para crianças menores de 07 anos em todas as UBSs, das 8h às 16h. Até a presente data, 84,89% das crianças foram imunizadas.

A Secretaria de Educação e Inclusão em parceria com a Se-cretaria de Planejamento Urba-no, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento Básico e com o Insti-tuto Ayrton Senna está realizando o projeto “Semeando Educação Ambiental” em 18 escolas do en-sino fundamental, atendendo

crianças de 1ª ao 5ª ano.O projeto começou neste mês

de agosto e trabalha com quatro partes. A primeira é o “cuidado consigo”, que aborda higiene pes-soal e cuidados com saúde. As pró-ximas etapas têm como base “cui-dado com o outro”, “cuidado com a coletividade” e o “cuidado com o

planeta”.Cada temática será abordada

por 20 dias. “A ideia é que seja um trabalho transversal e interdiscipli-nar”, afirmou o orientador do pro-jeto, Edson Ferreira Neves. “Dessa forma, os professores podem discu-tir o projeto em todas as disciplinas trabalhadas em sala de aula.”

Página 08 - 17 de agosto de 2011 RIBEIRÃO PIRES

O evento foi direcionado para pais e alunos da 4ª e 6ª séries

A Prefeitura destina estes recursos às APMs desde 2007

Div

ulga

ção

Repo

rtag

em

Divulgação

Div

ulga

ção

A Unidade II da Escola Mu-nicipal Engenheiro Carlos Rohm recebeu repasse de verbas da APM – Associação de Pais e Mes-tres - e está utilizando o recur-so para promover melhorias na escola e no dia a dia dos alunos. Uma dessas ações é a construção do teatro arena, uma novidade para as crianças.

O espaço está sendo pintado, mas já foi construído e ladeado. Com a verba da APM. A escola também adquiriu um balcão tér-mico que será utilizado para ser-vir a merenda, uma proteção para a escada, espelhos e tatame para a sala de dança que ainda está em fase de construção, além de corti-nas, livros, utensílios para a cozi-nha e brinquedos.

A diretora da escola, Gilce Les-sa, explica como o repasse de R$ 22.500 é utilizado: “Realizamos uma reunião entre a equipe da es-

cola responsável pela definição de como a verba será gasta. Tudo é pensado para que seja de utilida-de das crianças, para um melhor convívio e aprendizado dentro da escola”.

Segundo a secretária de Edu-cação e Inclusão, Rosi Ribeiro de Marco, a verba destinada as APMs faz parte do processo de gestão participativa. “Trabalhamos jun-to com os professores e os pais, sempre buscando a qualidade de ensino na educação municipal. Percebemos a necessidade de pro-porcionar maior autonomia para as escolas e, há quatro anos, obte-mos ótimos resultados”, completa Rosi.

A verba direcionada às APMs pode ser utilizada para melhorias na estrutura da escola ou para os alunos, de forma geral. Cada asso-ciação tem autonomia para decidir onde o recurso será aplicado.

A nova Escola de Teatro proverá o desenvolvimento artístico de pessoas de todas as idades interessadas nas artes cênicas

Além da criação da Escola Municipal de Teatro, a Escola de Música nomeia novos professores especialistas em diversos instrumentos

Ribeirão investe em Educação Teatral e Musical

Os acertos da cidade

PROERD realizou palestra para pais e alunosCarlos Rohm II usa verba da APM e constroi teatro arena

Projeto ambiental chega a 18 escolas de Ribeirão

Prorrogada 2ª fase da vacinação contra paralizia

Ribeirão Pires tem acerta-do em investir na educação al-ternativa, em especial a artís-tica. Atualmente, três escolas vêm se destacando na esfera municipal, a saber: Escola Mu-nicipal de Artes Ítalo Turrian, a Escola Municipal de Música Alfredo Della Rica e a nova Escola Municipal de Teatro Ar-quimedes Ribeiro.

Juntas, tais centros edu-cacionais estão colaborando com a formação de uma série de crianças, jovens e adultos, mantendo grande parte dos envolvidos dentro de um pro-grama de qualidade.

No caso específico das crianças, seja no aspecto pe-dagógico ou no aspecto artís-tico, assistido ou encenado, o

teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo.

Portanto, tais escolas são um espaço de conhecimen-to e aprendizagem. As artes (música, literatura, pintura, es-cultura, teatro), passam a ser fundamentais para o desen-volvimento perceptivo de toda a juventude municipal.

Page 10: Jornal ACONTECE ABC Edição 10

Não são os vereadores quem decidem sobre o au-mento ou não no número de cadeiras, como parece estar havendo na região. A respon-sabilidade é do Congresso

Nacional. Desde a última le-gislatura, senadores e de-putados federais aprovaram uma emenda constitucional permitindo o aumento de ca-deiras. Os municípios devem

apenas acatar a determinação conforme rege a Carta Magna da Nação. Somente uma nova emenda na Constituição po-derá interromper o acréscimo, logo, a decisão volta às mãos do Senado e da Câmara dos Deputados.

Em Rio Grande da Serra, a Câmara Municipal mostrou-se aberta a recuar da decisão refe-rente ao aumento do número de vereadores para a próxima ges-tão. Há dois meses, a Casa de Leis aprovou a mudança na LOM - Lei Orgânica do Município -, permi-tindo um aumento de 11 para 13 vereadores na próxima legislatu-ra. Apesar de ter recebido o aval dos parlamentares, Waldemar Perillo (PSDB), atual presidente da Câmara, defende que a novos vereadores só podem ser admiti-dos caso o orçamento da Casa o permita, do contrário, os gastos adicionais poderão ser um infor-túnio para a cidade.

Segundo Perillo, há uma remo-ta possibilidade de se conservar o número atual de cadeiras. “Apro-vamos o aumento porque fizemos o estudo financeiro da Casa, mas não sei como estará o orçamento no fim de 2012. Dependendo, po-deremos, sim, rever a ampliação e, caso necessário, voltar atrás”, disse

Perillo.Na gestão do então prefeito

Adler Teixeira, o Kiko (PSDB), o Executivo repassa cerca de R$ 2 milhões à Câmara. Para arcar com as despesas de mais dois vereado-res (incluindo assessores e gastos de gabinete), a Prefeitura teria que aumentar em mais de R$ 600 mil o valor destinado ao Legislativo no ano que vem.

Apesar de mostrar-se aberto ao recuo, Perillo demonstra que a in-tenção é de manter o aumento de cadeiras. “Faremos novo balanço

e, dependendo do que encontrar-mos, teremos de rever a decisão”, apontou o tucano.

Apesar do acréscimo de dois novos vereadores, o plenário da Câmara não passará por reformas. Segundo Perillo, a única mudança nas atuais instalações do prédio seria em algumas salas. “Não tem como construir aqui. O que esta-mos pensamos em fazer é a ins-talação de salas para as bancadas. Os vereadores de mesma sigla di-videm o espaço”, explicou o vere-ador.

Com o objetivo de promover a integração dos novos profis-sionais nomeados pelo concurso público, a Secretaria de Educação e Cultura do Município de Rio Grande da Serra realizou, no ul-timo mês de julho, a I Formação e Integração dos Professores do Ensino Fundamental (1º ano).

O evento contou com a partici-pação de 25 profissionais da Rede Municipal de Ensino que puderam conhecer todas as unidades educa-cionais da cidade. O encontro tam-bém serviu para apresentação de

questões pedagógicas e estruturais da implantação do Ensino Funda-mental que passou a ser de nove anos.

Além disso, os novos profissio-nais também tiveram oportunidade de conhecer os poucos pontos tu-rísticos da cidade.

Estas ações vêm aprimorar e capacitar os profissionais, dando mais subsídios para exercerem suas ações em sala de aula. O encerra-mento do evento contou com a pre-sença da Secretaria de Educação, Aida Jardim Teixeira.

O Município de Rio Grande da Serra vem, ao longo dos últimos anos, investindo em serviços es-senciais quando o assunto se refere a capacitação e geração de renda dos munícipes. A parceria entre a SERT - Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho - com a Secretaria de Desenvolvi-mento Econômico e Turístico de Rio Grande da Serra resultou em alguns programas de orientação profissional e apoio ao trabalha-dor desempregado.

De acordo com a Administra-ção, dentre os projetos destaca-se o “Time do Emprego”, que compreen-de a formação de um grupo onde os integrantes participam de encontros semanais durante três meses. Nestas reuniões os alunos trocam experi-ências, fazem procura conjunta por emprego, elaboração de currículo, preparação para entrevistas além de serem incentivados a conhecer suas habilidades e competências.

A Secretaria de Desenvolvimen-to de Rio Grande da Serra informa ainda que já estão abertas 30 vagas

para Assistente de Logística den-tro do programa “Via Rápida”, do Governo do Estado. Os candidatos selecionados receberão material didático e subsídio de transpor-te no valor de R$ 120 por mês. Os desempregados sem seguro desem-prego ou benefício previdenciário também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso, podendo receber o total de R$ 330.

Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfa-betizado e residir no Estado de São Paulo. A seleção será feita pela Se-cretaria de Desenvolvimento que usará critérios como idade, escolari-dade, renda familiar, além de priori-zar quem estiver desempregado.

As inscrições podem ser reali-zadas somente pelo site viarapida.sp.gov.br e os documentos necessá-rios são RG e CPF. Lembrando aos que não tem acesso a Internet, para realizar o cadastro basta procurar o Telecentro do município de Rio Grande da Serra, localizado Av. San-ta Tereza nº 9 Bairro Santa Tereza.

RIO G. DA SERRA 17 de agosto de 2011 - Página 09

Time do emprego auxilia na reco-locação no mercado de trabalho

I Formação e Integração dos Pro-fessores do Ensino Fundamental

Div

ulga

ção

Com o aumento de duas novas cadeiras, os vereadores de mesmo partido teriam que dividir a mesma sala

O vereador tucano e presidente da Casa

defende que o aumento nas cadeiras só pode ser realizado caso haja orça-

mento compatível

INFORME

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

Nós do Jornal ACONTECE ABC estamos contratando representantes comercias para atuar na prospecção de clientes.

São duas vagas. O candidato deve possuir veículo próprio e experiência em vendas.Oferecemos salário fixo + comissão + benefícios + registro em carteira após período de experiência.

Os interessados devem enviar currículos para [email protected] ou comparecer pessoalmente no escritório na Avenida Fortuna 132 - Centro de Ribeirão Pires.

Para saber mais ligue para 11 4825-6325.ou 11 7875-5203 ID 86*3493

A decisão é da esfera Federal

Aumento de cadeiras na Câmara pode ser revisto

Page 11: Jornal ACONTECE ABC Edição 10

No último dia 07 de agosto, o atleta Daniel Silva, de Ribei-rão Pires, participou do torneio “MMA – IchiBan First Strike”, em Barueri, onde sagrou-se campeão lutando com o atleta Anderson Souza da equipe local “GRACIE”.

A luta foi intensa durante todo o conflito. Daniel conseguiu fina-lizar a disputa no terceiro round, subjugando o adversário.

Para Daniel, a vitória é fru-to do trabalho de toda a equipe e apoiadores. “Agradeço o apoio da SEJEL, do sensei José de Barros, também do sensei Curió, da aca-demia Corpo & Alma, que me trei-nou na parte de jiu-jitsu. Agradeço

ainda a todos os companheiros de treino”.

Daniel tem sido destaque nas lutas. Desde quando começou a competir já ganhou outro Ichi-

Ban (de W.O). É vice-campeão da Copa Brasil de karatê kyokushin. Também se destaca no campeona-to Paulista de karatê, sendo o de-tentor do atual terceiro lugar.

Devido ao grande sucesso do projeto de Judô, a Academia Nery lança o um novo programa, ago-ra voltado ao Karate. O projeto atenderá crianças e jovens (alu-nos da rede pública de ensino) de toda região, onde, para incen-tivar a prática de esportes, em especial da arte marcial, o custo para a participação será de ape-nas R$ 70 por ano. A iniciativa é resultado da união entre o mestre Otavio Lunardi e do sensei Rosi-mar, grandes forças do Karate de Ribeirão Pires.

Adultos que querem participar do projeto deverão fazer inscrição na secretaria da academia. Os ins-critos deverão passar por uma sele-tiva no em setembro.

Rosimar destaca o fruto do tra-balho dos mestres na educação e na disciplina: “Depois de educarmos os jovens, hoje são nossos alunos que ministram as aulas (de kara-te) no município. Não perca essa oportunidade. Venha treinar numa verdadeira escola de artes marciais com grandes mestres graduados”.

Para outras informações ligue 4825-2117. A Academia Nery fica piso superior do Shopping Duaik,

No último dia 30 de Julho, foi realizado no Uruguai, o Campeo-nato Sul-americano de Judô da ca-tegoria Master. A Academia Nery estava lá sendo representada pelo sensei Reinaldo Tuha, que con-quistou a medalha de bronze para o Brasil na categoria Médio M5.

Marcelo Nery, proprietário da academia e responsável pelos trei-

nos reconheceu o esforço do atleta. “Para eu ter o sensei Tuha treinan-do e nos ajudando nos treinamen-tos da academia é uma honra. O Tuha é um dos ícones do judô pau-lista. Ele foi um dos grandes atletas da equipe de judô de Mauá e mos-tra hoje que quem aprende a verda-deira técnica conquista títulos por um grande tempo”, enfatizou Nery.

Para ele, Reinaldo Tuha é um exemplo que os alunos da Acade-mia Nery devem seguir como atle-tas.

Marcelo também reconhece o apoio do professor Chico do Judô e de seus patrocinadores (YhaLub, Clínica Elgra, MauhaLub, SCA Cal-deiraria, Colégio São Jose, Ouropé Calçados e Via Brasil Automóveis).

Página 10 - 17 de agosto de 2011

ESPORTE E CULTURA

BRASIL E MUNDO

A presidente Dilma Rousseff (PT) iniciou uma operação política para tentar contornar a insatisfação da base aliada no Congresso e con-vocou os líderes congressistas do PMDB e do PT para tentar acalmar os ânimos. A decisão de tentar se reaproximar do Congresso, tomada na reunião de coordenação política desta segunda, vai atingir todos os partidos.

A atriz Zoe Saldana, 33, admitiu ter tido um colapso nervoso após o sucesso de “Avatar” (2009). “O ano depois de ‘Avatar’ foi esmagador emocionalmente”, afirmou em en-trevista à edição de setembro da “Latina”. “Viajei por todo o mundo, acordando em fusos diferentes”, re-clamou. “Meu corpo ficou exausto e, no final do ano, eu simplesmente desmoronei.”

Uma das mulheres mais ricas da Espanha, a duquesa de Alba, estaria disposta a abrir mão de parte de sua fortuna para casar um funcionário público. A fortuna da duquesa de 85 anos é calculada em 3,5 bilhões de euros. Seus seis filhos são contra os planos de casamento com Alfon-so Diez, 24 anos mais novo. Ela es-taria disposta a entregar suas partes na herança mais cedo.

Em São Francisco EUA, um ponto turístico é admirado por um pequeno mas fervoroso grupo de viajantes: uma réplica em tamanho real de Yoda, o mais famoso mes-tre Jedi da saga Star Wars. A está-tua fica no parque de Presidio, em uma área que pertence ao cineasta George Lucas, criador da saga. No mesmo local, Lucas mantém sua produtora de cinema.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reconheceu na semana passada que, caso a crise interna-cional nos mercados da Europa e Estados Unidos se prolongue, o Brasil poderá ter que rever sua meta de crescimento para baixo. “Não podemos fazer milagre”, disse Mantega em uma coletiva, depois da reunião de coordenação do go-verno, no Palácio do Planalto.

O presidente boliviano, Evo Morales, afirmou, ao retornar de visita oficial à China, que o país asi-ático é tão grande e desenvolvido que colonizará os Estados Unidos em pouco tempo. “Imagino que daqui a pouco tempo os EUA vão ser colônia da China”, disse durante coletiva de imprensa. “O país é tão grande, desenvolvido, industriali-zado, que dá importância à Bolívia”.

O Ministério Público Federal do Amapá pediu à Justiça o blo-queio dos bens dos envolvidos nas denúncias de desvios de R$ 3 milhões num convênio com o Ministério do Turismo. A justi-ficativa é que os valores possam assegurar o ressarcimento aos co-fres públicos do dinheiro supos-tamente desviado.

A cidade americana da Fila-délfia criou um toque de recolher para menores de 18 anos, a fim de impedir a ação de gangues de ado-lescentes que vêm agindo no centro histórico da cidade. Com a medida, a partir desta sexta-feira, qualquer um com menos de 18 anos será im-pedido de entrar na área após 21h nas noites de sexta e sábado.

O concurso de número 1.311 da Mega-Sena, que será sorteado hoje, deve pagar R$ 24 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas, segundo estimativa da Caixa Eco-nômica Federal. No último sábado (13), nenhum bilhete acertou os seis números e o prêmio acumulou. As dezenas sorteadas foram: 08 - 09 - 14 - 32 - 53 - 59.

Saldana teve colapso nervoso depois de “Avatar”Dilma convoca líderes e tenta apaziguar base

Duquesa espanhola dará fortuna para se casarMantega diz que crise pode deter crescimento

Estátua de mestre Yoda é local de peregrinaçãoEvo Morales diz que China colonizará EUA

Bloqueio de bens de suspeitos de desvios

Americanos impõe toque de recolher para menores

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 24 milhões

Divulgação

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Divulgação

DivulgaçãoD

ivul

gaçã

o

Sensei Rosimar volta a treinar a juventude nas Artes Marciais

Daniel tem representado bem a cidade em vários campeonatos

Divulgação

Reportagem

Atleta é destaque no MMA IchiBan em BarueriProjeto Nery agora com Karate

Academia Nery traz medalha no Sul-americano

Page 12: Jornal ACONTECE ABC Edição 10

O Sudoku é um tipo de desa-fio lógico com origem europeia e aprimorado pelos EUA e pelo Ja-pão. As regras são simples: O jo-gador deve preencher o quadrado maior, que está dividido em nove grids, com nove lacunas cada um, de forma que todos os espaços em branco contenham números de 1 a 9. Os algarismos não podem se re-petir na mesma coluna, linha grid.

17 de agosto de 2011 - Página 11DIVIRTA-SE

Nem o frio destas últimas ma-drugadas impediu a exibição gra-tuita de nádegas masculinas na Ci-nelândia, no Centro do Rio.

Ao saírem de uma boate, dois rapazes decidiram posar de mode-los e arriaram as calças para serem fotografados por um colega. Resul-tado: foram presos em flagrante por atentado ao pudor.

Eles alegaram que se tratava de

uma brincadeira, mas a polícia não entendeu assim, ainda mais por que as fotos foram feitas bem em frente à cabine instalada na Cinelândia.

Felipe Jones, de 27 anos, que tirou as fotos, e os dois modelos Rodrigo Feyth de Negreiros, de 29 anos, e Gabriel Varela Ximenes do Prado, de 28 anos, contaram que resolveram fazer a brincadeira an-tes de irem para suas casas, na Ti-

juca. O objetivo era colocar as fotos no Facebook.

Os três foram levados para a 5ª DP (Gomes Freire) e autuados por atos obscenos. O caso foi encami-nhado para o Juizado Especial Cri-minal (Jecrim).

Os detidos assinaram um termo substanciado, se comprometendo a comparecer na audiência, e foram liberados.

Aula de Direito

Curtas

Maldade

Grama

Homens tiram fotos pelados em frente a cabine da PM para publicar no Facebook

SUDOKU

Piada de Advogados

Notícias Estranhas

Aluno de Direito ao fazer prova oral: - O que é uma fraude? - É o que o senhor professor está fazendo - responde o aluno. O professor fica indignado: - Ora essa, explique-se. Então diz o aluno: - Segundo o Código Penal, ‘co-mete fraude todo aquele que se aproveita da ignorância do outro para o prejudicar’.

Dois advogados estão saindo do Fórum, quando um vira para o ou-tro e diz: - E então, vamos tomar alguma coisa? E o outro pronta-mente responde: - Vamos, de quem?

Como você sabe que um advoga-do está mentindo? R: Quando os lábios dele estão se mexendo.

Custas processuais é aquilo que o advogado cobra do cliente, além do que foi combinado.

Como foi inventado o fio de prata? R: Dois advogados brigando por uma moeda.

Certa tarde, um bem sucedido advogado estava sendo conduzi-do em sua limusine para seu sitio, quando observou dois homens maltrapilhos comendo grama ao lado da estrada. Ele ordenou ime-diatamente ao motorista que pa-rasse, saiu do veículo e perguntou:

- Por que vocês estão comen-do grama?

- Porque nós não temos di-nheiro para comprar comida. (respondeu um dos homens)

- Bem, você pode vir comigo para o sítio. Disse o advogado.

- Senhor, eu tenho uma espo-sa e três filhos aqui.

- Traga-os também replicou o advogado.

- E quanto ao meu amigo?! O advogado virou-se para o

outro homem e disse: - Você pode vir conosco tam-

bém. - Mas, senhor eu também te-

nho esposa e seis filhos. (disse o segundo homem).

- Eles podem nos acompa-nhar também Disse o advogado enquanto se dirigia de volta à li-musine.

Todos se acomodaram como puderam na limusine, e quando já estavam a caminho, um dos acompanhantes disse:

- O senhor é muito gentil. Obrigado por levar-nos a todos com o senhor.

O advogado respondeu: - De nada! Vocês irão adorar

meu sítio. A grama esta com qua-se um palmo de altura !!!!!

Page 13: Jornal ACONTECE ABC Edição 10

Página 12 - 17 de agosto de 2011 CLICK ACONTECE

Festival do ChocolateConfira os melhores momentos da maior festa gastronômica da região

Fotos: Lygia Catarine e M

arie Milani