acontece abc #40

8
MINISTÉRIO PÚBLICO E JUSTIÇA ELEITORAL CASSAM REGISTRO DE DEDÉ DA FOLHA PG 03 Sábado, 28 de julho de 2012 Ano 2 - Edição n° 40 APAREÇA Ligue 11 4822-4272 116402-8173 Quer que sua festa/foto apareça no jornal. Entre em contato conosco que fazemos a cobertura. Bailes, casamen- tos, eventos em geral. Fare- mos sua festa ACONTECER CONSIDERADO PELA JUSTIÇA COMO CANDIDATO FICHA SUJA, DEDÉ APELA PARA INSTÂNCIAS SUPERIORES E ESTÁ CADA VEZ MAIS PRÓXIMO DE SER EXCLUIDO DA DISPUTA ELEITORAL

Upload: tribuna-acontece

Post on 08-Mar-2016

247 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição de 28 de julho de 2012

TRANSCRIPT

MINISTÉRIO PÚBLICO E JUSTIÇA ELEITORAL CASSAM REGISTRO

DE DEDÉ DA FOLHAPG 03

Sábado, 28 de julho de 2012Ano 2 - Edição n° 40

APAREÇA

Ligue 11 4822-4272 116402-8173

Quer que sua festa/foto apareça no jornal. Entre em

contato conosco que fazemos a cobertura. Bailes, casamen-tos, eventos em geral. Fare-mos sua festa ACONTECER

CONSIDERADO PELA

JUSTIÇA COMO

CANDIDATO FICHA

SUJA, DEDÉ APELA

PARA INSTÂNCIAS

SUPERIORES E ESTÁ

CADA VEZ MAIS

PRÓXIMO DE SER

EXCLUIDO DA DISPUTA

ELEITORAL

PÁGINA 2

ACONTECE EM TRAÇOS

editorialA VERDADE, O QUE É?

ACONTECE ABC Empresa de Comunicação Jornalística Ltda. - ME

CNPJ 15.039.934/0001-04Avenida Fortuna, 132 sl 4, Centro

Ribeirão Pires CEP: 09400-320Telefone: (11) 4822-4272 / 7875-5203

[email protected]

ImpressãoDiretor de Redação e Jornalista Responsável

RedaçãoAssessoria Jurídica

Tiragem e Distribuição

Diário Lance!

Marco Aurélio MTb 3.369/69

20 mil exemplares distribuidos gratuitamente em Ribeirão Pires

e em Rio Grande da SerraThiago Quirino MTb 61.451

Alessandra Maciotta

Matérias assinadas não representam necessariamente a opinião do Conselho Editorial

ColaboradoresPaulino Paiva

O EXPEDIENTE QUE ACONTECE

Outro que também pode ocupar o cargo de candidato a prefeito após a saída de Dedé é o também licen-ciado secretário de Desenvolvimen-to Econômico, Emprego e Renda, Marcelo Menato, que desde março está de stand-by aguardando ordens superiores para agir. Como não será candidato a vereador, o ícone do PR poderia assumir a cabeça de chapa.

Outro que de repente se apresenta com sólidas possibilidades de tomar a cadeira de Dedé da Folha como candidato a prefeito é o tucano Cézar de Carvalho. Sua recente manobra de se lançar como vereador tem sido vista como parte de uma encenação há muito planejada que aguardava o momento certo para se apresentar e o grande dia chegou.

Assim que a notícia sobre a im-pugnação do candidato Dedé da Folha se espalhou, os bastidores da política começaram a esquentar. In-formações internas do PV afirmam que a candidata a vice, Rosi de Marco, já estaria se preparando para assumir o lugar de Dedé e encabeçar a disputa eleitoral em uma chapa pura do Par-tido Verde.

A indicação de Menato deixaria ciúmes entre membros do PV que se sentem com mais direitos que o repu-blicano. Uma dessa figura é o Claudio do Luso, que tem servido de servo fiel de Volpi. O problema de Deberaldini é seu temperamento explosivo que poderia por em risco a campanha, como ontem, ao esbofetear um ad-versário indefeso em público.

Seja qual for o indicado do PV ou PR a assumir o posto do impugnado Dedé, quem será o grande beneficia-do com a jogada será a candidata da Onda Rosa, Mercedes D’Orto. Ela já é cotada como a principal aposta do PV na Câmara e somente Eduardo Nogueira e Cláudio do Luso a impe-dem de ter a tranquilidade da vitória garantida.

O vice de Rosi, neste caso, seria o secretário licenciado de Promoção Social, Eduardo Nogueira, que já se mostrou ser a personalidade gover-nista favorita do prefeito Clóvis Volpi a dar continuidade à sua gestão. No-gueira, no entanto, pode surpreender ao ser indicado como o real substituto de Dedé ao lado de Rosi, que perma-neceria com sua posição de vice.

Verdade. Seja como for, a ver-dade é uma só e não muda, não importa opiniões, teses

ou ideias, ela simplesmente não muda. Podemos dar um exemplo muito sim-ples sobre uma verdade: a operação básica matemática de 2+2=4. Hoje a soma de duas unidades com outras duas são quatro unidades. Ontem a conta dava o mesmo resultado, seme-lhante ao que se calculava há mil anos e o que continuará sendo daqui há centenas e milhares de anos, ou seja, uma verdade é absoluta em si mesma e não importa o que aconteça, não há nada que impeça com que a verdade deixe de ser o que é.

Pois bem, o que o Jornal Aconte-ce ABC tem afirmado, em especial em nossas últimas edições é uma verdade tão inquestionável quanto 2+2: a de que o candidato governista, popular-mente conhecido como Dedé da Folha, é um candidato “Ficha Suja” no senti-do legal da palavra. Nós não temos a presunção de afirmar sobre qualquer tipo de envolvimento do senhor Edi-naldo de Menezes em qualquer ato ilícito pessoal. Nós apenas estamos

informando de que ele, segundo a Lei Complementar 135/10, não preenche os critérios básicos necessários para ser um candidato ideal para concorrer às eleições e, posteriormente, coman-dar uma cidade como Ribeirão Pires. Seu passado político está manchado com erros administrativos sérios e, por isso, a Lei surge para nos proteger de que novamente venhamos a nos sub-meter aos cuidados indevidos de uma pessoa despreparada.

Preparamos uma edição especial do Acontece ABC apenas para mostrar a verdadeira cara deste que insiste em dizer que é limpo, mas que ninguém acredita. Não são meras palavras que podem mudar uma verdade e não se-rão as mesmas palavras, impressas em um jornal familiar que convencerá a população de Ribeirão Pires sobre uma inocência irreal. É por isso que nesta edição especial rebatemos algu-mas afirmações que foram distribuídas na cidade ontem.

Nosso objetivo, como veículo de comunicação não é apenas informar. Formamos nossos leitores na arte do livre pensamento. Temos por maior

preocupação a vontade de ajudar o lei-tor a receber uma informação genuína para que depois, por si só, saiba tomar decisões que o ajudarão a mudar sua realidade, fazendo-o se aproximar da mais pura verdade.

Infelizmente, nesta época eleito-ral em que vivemos, qualquer ato soa como manobra política. Apesar disso, seja lá o que as pessoas pensem a res-peito, a verdade prevalecerá. Podemos até citar como exemplo o caso do bar que foi explodido na noite de quinta--feira e que uma testemunha afirma ter visto uma Kombi com inscrições sus-peitas. A testemunha nunca afirmou quem era o culpado, apenas descreveu o que viu. Quando um cidadão foi até ela para tentar plantar uma informa-ção errada visando interesses políticos, logo a testemunha escrachou o per-sonagem que não soube respeitar um momento tão dramático como o que foi experimentado.

Alguns sempre tentarão mudar a verdade contando mentiras até que as pessoas passem a acreditar nelas. De uma coisa nó sabemos: esses mentiro-sos não subsistirão.

política

SAULO BENEVIDES SE DEFENDE DAS ACUSAÇÕES DE DEDÉ

PÁGINA 3

Uma determinação emitida pelo juiz eleitoral de Ribeirão Pires, José Wellington Bezerra da Costa Neto, colocou um sério

entrave na campanha do candidato governista, Edinaldo de Menezes, o Dedé da Folha (PPS). Segundo entendimento do juiz, Dedé está dentro do perfil de candidatos incapazes de concorrer nas eleições por ser um “Ficha Suja”. O pedido de impugnação foi originalmente solicitado pelos líderes da coligação “Mudar Para Melhor”, que apoiam a candidatura de oposição de Saulo Benevides (PMDB).

Com o aval do Ministério Público, Cos-ta Neto acatou o pedido após avaliar cuida-dosamente os fatos apresentados. Segundo o relatório do juiz eleitoral, a impugnação é

procedente, baseada em detalhes existentes na nova “Lei da Ficha Limpa” (Lei Complementar 135/2010 que altera o art. 1° alíneas “d” e “g” da LC 64/90) que declara: “São inelegíveis (…) os que tenham contra sua pessoa representa-ção julgada procedente pela Justiça Eleitoral (…), processo de apuração de abuso do poder econômico”, e “os que tiverem suas contas rela-tivas ao exercício de cargos ou funções públi-cas rejeitadas por irregularidade”, ambas para as eleições que se realizarem nos oito anos se-guintes, contados a partir da data da decisão.

Dedé se enquadra em ambos os casos, já que teve, enquanto presidente da Câmara (2007 e 2008) suas contas rejeitadas pelo Tri-bunal de Contas e foi condenado em 2006 por abuso de poder econômico e uso de indevido

do jornal Folha de Ribeirão Pires.Agora, o candidato do PPS seguirá a cam-

panha “sub judice”, ou seja, ele estará fora da eleição somente se o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e posteriormente o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mantiverem a determi-nação de Costa Neto, já que a situação ainda permite recurso. O advogado responsável pelo processo, Arthur Rollo, afirmou que a campa-nha de Dedé da Folha é instável. “Sem dúvida a campanha dele está em risco. Enquanto Dedé recorrer, sua campanha não é interrompida, já que está sub judice, podendo fazer campanha. Se essa decisão for confirmada pelo júri superior, aí ele não será mais um candidato”, comenta Rollo que acredita que a decisão do juiz deve ser mantida pelo TRE.

JUSTIÇA ELEITORAL DECRETA IMPUGNAÇÃO DE DEDÉ

ADVOGADO DE DEDÉ TENTA REVERTER DIFÍCIL SITUAÇÃO

IMPUGNADO ACUSA UNIÃO ENTRE PT E PMDB E TENTA SE PASSAR POR INOCENTE

Alexandre Damásio tem a difí-cil tarefa de reverter a situação

Governo estuda substituto para Dedé

CANDIDATO GOVERNISTA TERÁ QUE CONCORRER SUB JUDICE E CORRE SÉRIO RISCO DE DEIXAR A CORRIDA ELEITORAL DEFINITIVAMENTE

DEDÉ É FICHA SUJA SEGUNDO PARECER DA JUSTIÇA

O advogado do candidato Dedé da Folha, Alexandre Damásio Co-elho, corre contra o tempo para tentar reverter a situação e espera manter seu cliente na disputa elei-toral. Mesmo ciente da complexi-dade do caso, Coelho procura des-qualificar a decisão do juiz eleitoral.

Segundo o defensor, a sentença tem alguma chance de ser rever-tida. “O juiz atendeu baseado em uma jurisprudência rechaçada, e pretendemos que o recurso seja julgado em 10 ou 15 dias. O Dedé concorre sub judice e não haverá qualquer recuo de campanha”, de-clarou.

Damásio destacou que a im-pugnação foi recebida como sur-presa, pois, no seu entender, não havia argumentos suficientes para isso.

Na semana passada, ao tomar ciência de que a coligação entra-ria com pedido de impugnação, Damásio desprezou a capacidade

do grupo de conseguir um parecer favorável ao ato. O advogado disse que a ação tinha intuito de fazer “propaganda política, sem intenção de impugnar, apenas de gerar notí-cias”.

O prefeito Clóvis Volpi (PV) que escolheu Dedé como seu su-cessor, alegou que como ainda não havia visto a determinação do juiz, não poderia se pronunciar, no en-tanto, deixou claro que não irá re-correr à instâncias superiores caso o TRE (Tribunal Regional Eleito-ral) mantenha a atual decisão de barrar Dedé por ser “Ficha Suja”. Se isso acontecer, o grupo governista deverá descartar Dedé e indicar ou-tro nome para ocupar seu lugar. No entendimento da coordenação de campanha do popular-socialista, recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) causaria desgaste à ima-gem do candidato. Se Dedé perder no TRE, o projeto majoritário do PPS deve ser abortado.

Usando o periódico da família, a Folha de Ribeirão Pires, o candidato impugnado Dedé de Menezes (PPS) acusou união entre PT e PMDB ao alegar que os grupos planejaram jun-tos uma estratégia para “derrubar” o popular-socialista.

O jornal de Dedé afirma que a ação foi arquitetada pelo presidente da Câmara Municipal, Gerson Constan-tino (PSD), que hoje é vice na chapa petista. Segundo a matéria publica on-tem na Folha de Ribeirão Pires, Sau-lo e Gerson solicitaram vistas de um processo de Dedé arquivado no Tri-bunal de Contas do Estado para que pudessem fundamentar o pedido de impugnação. A matéria ainda acusa que o pedido de cassação da candida-tura partiu de Saulo e não de sua coli-gação, que é a verdadeira responsável

Manchete no Diário do Grande ABC do dia 26 de julho: “Candidatura de Dedé em Ribeirão é indeferida”.

O Juiz José Wellington Bezerra da Costa Neto INDEFERIU O REGISTRO DA CANDIDATURA de Dedé da Folha. Isso significa que, por decisão da Justiça Eleitoral, ele atualmente não é candidato e, caso a decisão seja mantida pelas ins-tâncias superiores, poderá ser substituído por outro candidato habilitado. De acor-do com a matéria do Diário: “Se Dedé perder no TRE, o projeto majoritário do PPS será abortado.”.

Dedé foi considerado “Ficha Suja” pela Justiça Eleitoral, porque foi conde-nado nas eleições de 2004 por ter abusa-do do poder econômico ao utilizar, para fins eleitorais, o jornal de seu pai, Folha de Ribeirão Pires.

Sendo assim, Caros Eleitores com o compromisso de administrar “Nossa Ri-beirão Pires” com competência, seriedade e moralidade á Coligação “Mudar para Melhor” requereu na Justiça Eleitoral a

impugnação do registro de candidatura do Dedé da Folha, pois este foi o marco para uma gestão transparente.

Então apenas fomos o “elo” entre a Sociedade e a Justiça, pois tal impugna-ção foi baseada em documentos e provas que não deixaram dúvidas á Justiça Elei-toral que a elegibilidade (condições legais e morais pra concorrer à candidatura) é requisito fundamental para todo político, sendo obrigação e não favor ter “FICHA LIMPA” ( Lei 135/2010).

Eu Saulo Benevides venho ainda es-clarecer aos senhores e senhoras que a Im-pugnação do Candidato DEDE da Folha SOMENTE FOI REQUERIDA POR nos-sa Coligação “Mudar para Melhor”, NÃO HAVENDO NENHUMA LIGAÇÃO Com PT (Partido dos Trabalhadores), conforme alega o impugnado DEDÉ, em seu jornal a Folha datado de 26/07/2012. Essa alegação por parte do impugnado não é verdadeira, o que torna sua credi-bilidade ainda mais questionável perante a sociedade.

Os Advogados de Dedé dizem uma coisa no jornal e outra no recurso pro-tocolado na justiça eleitoral. No recur-so protocolado no cartório eleitoral em 27.02.2012, às 12:26 horas os advogados de Dedé, Alexandre Coelho e Nilton dos Santos, reconhecem que o indeferimento do registro da candidatura está trazendo prejuízo à campanha. Disseram à Justiça Eleitoral: “Pululam notícias que o recor-rente já perdeu sua candidatura, que é fi-cha suja. As dificuldades na arrecadação ficam muito maiores, pois ninguém há de doar nada a um candidato que tem seu registro indeferido.”.

Isso mostra que, bem diferente do que disse no jornal do seu pai, dEDÉ VEM SOFRENDO MUITO COM AS INCER-TEZAS QUE PAIRAM SOBRE A SUA CANDIDATURA que, inclusive, ESTÃO DIFICULTANDO A ARRECADAÇÃO DE RECURSOS.

Portanto senhores eleitores à apro-vação da Ficha Limpa é uma VITÓRIA para todos nós.

pela ação.O candidato oposicionista Saulo

Benevides rebateu a acusação: “Era um processo natural e o pedido é le-gítimo porque a Lei Ficha limpa exi-ge não ter pendências para disputar a eleição. A coligação entendeu que o histórico de Dedé era incompatí-vel com a qualidade necessária para

concorrer uma eleição, no entanto, ele vai recorrer mesmo sabendo que a coligação levará o caso adiante. A lei é para todos e o Dedé não pode se considerar uma excessão”, comentou o peemedebista.

Agora, o candidato impugnado seguirá na corrida eleitoral com cre-dibilidade abalada já que a qualquer momento pode perder tudo caso as instâncias superiores acatem a deci-são do juizado eleitoral. Alguns can-didatos a vereador do grupo de sus-tentação do governo começaram, na tarde de ontem, a recolher placas com a imagem de Dedé. Um deles, que preferiu não se identificar temendo represálias afirmou: “Não vou quei-mar minha imagem colocando a dele (Dedé) aí, vai que amanhã ele não é mais candidato, como eu fico?”.

esportes

Já se dizia por ai que to-das as equipes campeãs da Libertadores apenas usam o Brasileirão como

treinamento para o Mundial de Clubes da FIFA no fim do ano, no entanto não é este o pensamen-to do comandante do “Melhor das Américas”. De acordo com o técnico Tite, a equipe do Corin-thians tem plenas condições de disputar o título do campeonato desde que volte a jogar como jo-gou a competição internacional.

Após passar a ressaca do titu-lo, o Timão voltou a apresentar o bom futebol que lhe rendeu a inédita conquista da Taça Liber-tadores. Depois de empatar com o Sport e Portuguesa, o Corin-thians só conheceu vitorias e já deixou a incomoda zona do re-baixamento, com 15 pontos. A equipe do técnico Tite agora pre-za por evolução jogo a jogo para continuar dando muitas alegrias ao torcedor que viu o seu time vencer o Cruzeiro por 2X0, com direito a golaço do xodó Pauli-nho, segundos antes do final da partida.

No Estádio Independência, a torcida do Atlético Mineiro,

PÁGINA 4

MESMO TENDO JOGADO MAL O INÍCIO DA COMPETIÇÃO, EQUIPE DO PARQUE SÃO JORGE REENCONTRA BOM

FUTEBOL E JÁ SE DISTANCIA DA ZONA DE DESCONFORTO

BRASILEIRO ESQUENTA E ATLÉTICO MINEIRO EMBALA NA LIDERANÇA

JOVEM ELEITOR - POR MARCO AURÉLIO

A Constituição de 1988 que recebeu o alcu-nha de “Constituição Cidadã”, mas que na ver-dade não tem nada de cidadã, entre seus artigos e parágrafos foi acrescentado o direito ao voto dos analfabeto e aos jovens com mais de 16 anos. Isto no entanto é uma falácia, como que um jo-vem de 16 a 17 anos pode votar e escolher os pio-res políticos do Brasil e, ao mesmo tempo, não pode responder processo criminal, tirar carteira de motorista e também não pode trabalhar, ou seja, tem que ficar vagabundeando por um bom tempo em outras coisas pertinentes a questão da idade. Esta questão na nossa Constituição que mais parece um pequeno livro de “Ficção Cientí-fica” foi armação do ex-deputado federal Ulisses Guimarães que pensou uma coisa e acabou dan-do outra.

Em toda a região do Grande ABCD existem 1,9 milhões de eleitores e apenas o percentual de

1,3% são eleitores entre 16 aos 17 anos (27.052) que votarão pela primeira vez neste ano de 2012. Ao que tudo indica, estes jovens eleitores em Ri-beirão Pires (1.066) estão lentamente se afastan-do cada vez mais da informação da política local, isso porque, nestes últimos 08 anos de governo na cidade, as políticas públicas para o jovem nunca foram prioridade pois, segundo 100 jovens en-trevistados por este repórter, todos se mostraram desiludidos com a política municipal, eles, no en-tanto, alegam que a cidade de Ribeirão Pires não possui nada para atrair os jovens que moram e trabalham (isso quando trabalham) na cidade.

A desilusão se faz presente devido aos cons-tantes escândalos que vem ocorrendo na cidade, a cada ano que passa a cidade está cada vez mais abandonada, se bem que, o atual vice-prefeito, o Lelé, que é tão culpado quanto o seu titular, Clóvis Volpi, do Partido Verde é um jovem que,

caiu de paraquedas na política, elegeu-se vere-ador pelas portas dos fundos, foi presidente da Câmara e se tornou vice-prefeito e está tentando eleger-se prefeito mas, em seu plano de governo, se é que o tem, quais são os avanços políticos para os jovens ribeirãopirense iguais a ele?

Se as políticas públicas municipais a favor dos jovens tivessem sido feitas nestes últimos anos em que a dupla Volpi e Lelé administraram a desastrosa “indigestão verde” na cidade, não veríamos tantos jovens durante à noite em por-tas de bares e locais que não condizem com os 16 aos 17 anos, durante os oito anos desta calami-tosa administração verde que, de fato, não ama-dureceu e esta lentamente desabando de podre antes de dar bons frutos no que concerne a uma administração voltada a quem mais precisa, ou seja, aos milhares de pagadores de impostos que é o povo.

artigo

não deixou barato o erro do ban-deirinha José Carlos Dias, que invalidou o gol marcado pelo atacante Jô, após lindo passe do meia Ronaldinho Gaúcho, que até então vem apresentando um futebol bastante regular, desde que chegou ao Galo Mineiro. Po-rém, mesmo com o erro a partida foi vencida pelos atleticanos pelo placar de 2X0 sobre o Santos, que não conta com Neymar e Paulo Henrique Ganso, escalados para a Seleção Olímpica, além do goleiro Rafael e o zagueiro Edu Dracena, ambos lesionados. Ra-fael, foi cortado da seleção após uma lesão no ombro em um trei-namento em Londres, na prepa-ração para as Olimpíadas.

Após duas derrotas consecu-tivas, Ponte Preta e Sport ficaram num empate de 1 a 1 no Estádio Moisés Lucarelli, que recebeu o menor público da rodada: fo-ram 4.117 pagantes. Quando o coletivo não vai bem, um time precisa contar com a individua-lidade para decidir as partidas. O goleiro Magrão, do time per-nambucano, foi um verdadeiro paredão no segundo tempo, fre-ando o ataque ponte-pretano.

Em um mesmo lan-ce, fez duas defesas milagrosas e evitou aquele que poderia ser o segundo gol da Macaca aos 34 minutos. As equi-pes completaram três partidas sem vitória.

Contra o Bahia, lanterna do campeonato, o outro campeão nacional, que esta garantido para disputar a Libertadores de 2013 (juntamente com o Corinthians atual campeão), o Palmeiras, teve atuação apática e sofreu mais uma derrota no campeona-to, amargando assim as últimas posições da tabela. “Jogamos muito mal, o Bahia soube apro-veitar e venceu”, foram as pala-vras do técnico Felipão.

O São Paulo, embalado pela vitória na estreia de Ney Franco no comando do tricolor, tam-bém foi outro que amargou uma derrota inesperada para o Atlé-tico de Goiás, 4X3 com direito a um primeiro tempo apagado do tricolor paulista, então favo-rito para a partida. O primeiro período do confronto terminou (acredite se quiser) 4X 1 para os donos da casa, o Atlético GO.

DANILINHO É DESTAQUE NO TIME DO

GALO

BENS DO PREFEITO CONTINUAM BLOQUEADOS PELA JUSTIÇA

Há 286 dias a Justiça mantém o bloqueio dos bens do Prefeito Clóvis Vol-pi (PV) e de seu ex-secretá-rio de Saúde, Dr. Jorge Mi-tidiero (PR). A sentença foi emitida no dia 14 de outu-bro de 2011 pela juíza Isabel Cardoso Lopes Enei, da 3ª Vara Cível de Ribeirão Pi-res. A determinação exigia que tanto os bens como 50% do saldo de suas contas-cor-rentes fossem congelados a fim de assegurar a devolu-ção de R$ 18,2 milhões aos cofres públicos, suposta-mente desviados.

O Ministério Público da cidade conseguiu uma limi-nar por conta da Ação Civil Pública que questionava o convênio entre o Executivo e o Instituto ACQUA, res-ponsável por gerenciar ser-viços de Saúde Municipal.

O convênio com o Ins-tituto data de 2001, ainda na gestão da prefeita Maria Inês (PT), quando a ONG ficou responsável por admi-nistrar as recém-criadas Re-sidências Terapêuticas que abrigavam cerca de 60 pa-cientes. Quando Volpi assu-miu a Prefeitura, em 2005,

a Administração manteve o projeto e, em alguns casos, até mesmo o ampliou, sem-pre contando com repasses federais que foram manti-dos por conta da aprova-ção das contas apresentadas pela ONG.

A investigação do MP apontou falhas na docu-mentação e defende a hipó-tese de que a entidade teria recebido por serviços não realizados.

Não há prazo para que os bens dos acusados sejam novamente liberados pela Justiça.

E AGORA VOLPI?

denúncia PÁGINA 5

EM SANTA CATARINA, SAÚDE REGISTRA 72 MORTES POR H1N1

Algumas cidades de Santa Catarina em que antes não havia registrado mortes,

hoje fazem parte da lista que con-tém mais de 714 casos de vítimas do vírus H1N1, responsável pela po-pularmente conhecida Gripe Suína. Apesar de tudo, o governo catari-nense afirma que casos diminuíram em todo o Estado.

O relatório mais recente da Di-retoria de Vigilância Epidemiológi-ca de Santa Catarina, a respeito do grande número de casos de Gripe H1N1, que foi divulgado na ultima quinta-feira, dia 26, indica que 72 pessoas morreram por causa da do-ença e que mais de 740 pessoas fo-ram infectadas pelo vírus em 2012. No ano passado nenhuma morte foi

registrada, no entanto nos primei-ros sete meses deste ano, em apenas duas semanas dez pessoas faleceram devido a infeção pelo vírus.

O foco da doença não se con-centra e, por isso, as autoridades se preocupam mais. Cinco homens e cinco mulheres morreram por causa do H1N1 em diferentes localidades do estado e em cidades que não ha-viam registrado número algum de infecção. A faixa etária destas pes-soas varia de 27 a 88 anos de idade.

Uma idosa de 82 anos, morreu infectada com a gripe na cidade de São Bento do Sul, ao norte do esta-do, no último dia 10 deste mês. Já na região oeste, na cidade de Cunha Porá, um senhor de 67 anos faleceu. A cidade de Lages também registrou seus primeiros óbitos pela doença:

Lino Oviedo, senador para-guaio e líder do partido Unace, afirmou que o ex-presidente Fer-nando Lugo, deposto do cargo há algumas semanas, tentou com-prar votos da bancada para que não sofresse o impeachment (ato que toma o poder das mãos de um presidente).

De acordo com o general Oviedo, que também foi acusa-do de uma tentativa de golpe de Estado em 1996, o ex-presidente Lugo, teria oferecido US$ 10 mi-lhões de dólares e cinco de dez ministérios ao Unace, pelo sim-ples favor de não sofrer o ato de exclusão do poder. Ainda de acordo com o senador, a oferta

O presidente norte americano, Barack Obama, declarou que o governo da maior potência mun-dial ira conceder US$ 70 milhões a mais aos israelenses para reforçar o sistema antimísseis do país, mais conhecido como Iron Dome (Cú-pula de Ferro). A declaração ocor-reu durante a assinatura de um acordo, mostrando que o entendi-mento entre os países tem aumen-tado bastante na Casa Branca.

Para o presidente americano, a medida irá reforçar a segurança de civis. “Esse é um fator de muita

brasil

mundo

PÁGINA 6

DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ALERTA SOBRE PERIGO, MAS DESCARTA RISCO DE EPIDEMIA

SENADOR PARAGUAIO ACUSA LUGO DE OFERECER US$ 10 MILHÕES

PARA NÃO SOFRER IMPEACHMENT

SISTEMA ANTIMÍSSEIS DE ISRAEL SERÁ PRESENTEADO POR OBAMA

Senador faz sérias acusações contra ex-presidente paraguaio

um homem de 39 anos e outro de 31 anos morreram por conta da gri-pe.

Além destas cidades, muitos ou-tros lugares do Estado registraram mortes por causa da H1N1.

Em Friburgo, uma mulher de 58 anos faleceu no dia 19 de julho, o terceiro óbito do município. As ci-dades de Orleans, Indaial e Forqui-lhinha tiveram suas primeiras víti-mas por conta da gripe, um homem de 59 anos, uma mulher de 59 anos e uma jovem de 27 anos, respecti-vamente.

Mesmo com todas estas mortes, a Diretoria de Vigilância Epidemio-lógica afirma que houve uma dimi-nuição da proporcionalidade nos casos confirmados pela gripe nos últimos dias.

Agência de epidemia informa queda nos números e ameniza ameaça

importância para dar mais segu-rança as famílias de Israel”, disse Obama.

Em alguns dias, o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, irá se encontrar com al-guns homens de frente de outros países afim de estreitar os laços entre as nações e principalmente com Tel Aviv, capital diplomáti-ca de Israel. O secretario irá ao Oriente Médio em visita oficial ao Egito, Jordânia e Israel.

Está é uma das “mais importan-tes ações do governo” Obama, e,

de acordo com o presidente ame-ricano, “a medida irá aprofundar ainda mais a cooperação entre os governos dos Estados Unidos e de Israel em todos os campos possí-veis e necessários, como por exem-plo, segurança, forças armadas e tecnologia”.

A assinatura do acordo aconte-ce na véspera da visita do candida-to republicado à presidência, Mitt Romney, a Israel. Romney critica o governo de Obama, dizendo que ele não fez o suficiente para defen-der Israel de ameaças externas.

Com um valor estimado em US$ 70 milhões, sistema de defesa israelense será reforçado

teria sido feita por alguém muito próximo e que representa muito bem o governo Lugo.

O Unace possui oito dos 45 assentos no Senado. Lugo só teve quatro votos a seu favor e preci-sava de 16 para se manter no po-der. "Disse a ele que a única coisa que restava a esse senhor [Lugo] era renunciar, porque o julga-mento político estava decidido", declarou Oviedo.

Augusto dos Santos, responsá-vel pela Comunicação de Lugo, admitiu ter havido negociações, mas rechaçou a informação so-bre oferecimento de propina e negociação de cadeiras no mi-nistério.

passatempo

celebridades

‘VOCÊ ME HUMILHOU COMPLETAMENTE’, TERIA DITO ROBERT PATTINSON A KRISTEN STEWART APÓS TRAIÇÃO

NotíciaEstranha

Um australiano de Sidney vendeu seu carro e recebeu o pagamento em dinheiro, um valor equivalente a R$ 30 mil. Ele escondeu as notas dentro do forno de casa, e a mulher dele acidentalmente ligou o forno e assou o dinheiro.

Segundo a TV local 9 News, o homem usou o forno como esconderijo porque a mulher nunca o usava. Por acaso, ela decidiu preparar nuggets assa-dos, e ligou o forno para prea-quecer.

“Era tudo o que eu tinha”, disse o homem.

Loira na autopeçasUma loira chegou com seu carro novinho numa loja de

acessórios e disse para o vendedor:- Quero instalar um para-raios no meu carro.O vendedor então explicou:- Olha, eu nunca ouvi falar desse equipamento pra veí-

culo. Por que é que você quer instalar um para-raios no seu carro?

E a loira:- Heloooooooooouuuuuuuu! Nunca ouviu falar de se-

questro relâmpago não, ô desinformado?

Na aula de matemáticaNo meio da aula de matemática a professora vê que João-

zinho está desatento e resolve fazer uma pergunta:- Joãozinho! Quantos ovos tem em 1 dúzia?- Não sei, professora!- Muito bonito, né? Você tem que prestar mais atenção

na aula!- Pode deixar, professora! Será que eu posso fazer uma

pergunta pra senhora também?- Pode! — responde ela, desconfiada. — O que você quer

saber?- A senhora sabe quantas tetas tem uma porca?- Não! — respondeu a professora, pensativa.- Viu, professora? A senhora me pegou pelos ovos e eu te

peguei pelas tetas! He, he!

Depois da aulaAssim que Joãozinho chega da escola, o pai já fala:- Quero ver o seu boletim!Joãozinho diz:- Infelizmente não vai dar!- Como não vai dar?!- É que eu emprestei para um amigo… Ele queria dar um

susto no pai dele!

Apos descobrir que a namora-da e companheira de trabalho da Saga Crepúsculo, Kristen Stewart o traíra, Robert Pattinson, teria dito ter sido humilhado pela atitude da atual, que parece não estar conse-guindo se desvencilhar do vexame. Mesmo depois de pedir desculpas publicamente e implorar aos fotó-grafos que não mais a perturbas-sem, a “Bella” não teria conseguido o mesmo sucesso com o namorado e, ao que parece, os dias de ‘eterni-dade’ dos dois estão acabando.

“Rob (Robert) está devastado e profundamente magoado. Os dois

se falaram e ele disse: “Você me humilhou completamente. Toda a confiança se foi”, disse uma fonte anônima.

De acordo com a fonte, foi Ro-bert que exigiu um pedido público de desculpas de Kristen (ela acabou divulgando um comunicado ofi-cial). O ator, de 26 anos, ficou in-crédulo ao tomar conhecimento da pulada de cerca da amada, de 23, com quem namorava há três anos. Os dois se conheceram nas filma-gens da saga Crepúsculo.

“Robert queria que o mundo soubesse que ele não fez nada de

errado, e que foi ela que o fez de bobo na frente de todos”, acrescen-tou a fonte, que, apesar de tudo, não descarta uma possível reconci-liação ao declarar: “Ele ainda não consegue entender porque ela o traiu. Kristen está pedindo outra chance, mas Robert está indeciso”.

Parece que o romance “mais perfeito” dos últimos anos da his-tória do cinema esta prestes a ter um final digno de um grande e bem elaborado drama. Agora resta saber, será que estas pequenas rus-gas entre eles podem atrapalhar um possível futuro trabalho juntos?

PÁGINA 7divirta-se

ria pra valer

MULHER ASSA DINHEIRO NA

AUTRÁLIA

A relação do casal está abalada

click acontecePÁGINA 8

CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS DO SEGUNDO FINAL DE SEMANA DO FESTIVAL DO CHOCOLATE 2012

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA OS PROXIMOS

DIAS DO FESTIVAL

TENDA MULTICULTURAL

Palco Chocolate

Teatro

28/07 - Sábado

21 horas - Oswaldo e Montenegro

14 horas - Zé Nilton - MPB15 horas - Grazi Medeiros - Axé16 horas - Parada do Chocolate - Banda Lyra 17 horas - Banda Siri Recheada - MPB 18 horas - Narradores de Cordel 19 horas - Jair Rodrigues & Samba de Rainha

15 horas - RPFC / Dança16 horas - Escola Municipal de Música - Recital de Violão17 horas - Quarteto Guit’Ars de violões18:30 horas - Peça Teatral “Cadêle meu bolo de roda”?20 horas - Peça Teatral “Cadêle meu bolo de roda”?

TENDA MULTICULTURAL

Palco Chocolate

Teatro

Vila do Doce - Chocofest

29/07 - Domingo

17 horas - Palavra Cantada

12 horas - “Taiko” KAIKAN12:30 horas - Joe Hirata - Sertanejo13:30 horas - Caldo de Cana - MPB 15 horas - Parada do Chocolate - Banda Lyra 16 horas - Escola Municipal de Artes - Desfile de Moda 18:30 horas - As Julietas - Tributo a Noel Rosa 20 horas - Bee Gees One Cover

14 horas - Estrelas Romaniê / Dança Cigana15 horas - Shirlei Luiz - Cia de Dança19 horas - Peça Teatral - “ O Livro Mágico”

16 horas - Brasil Jazz Quartet17 horas - Banda Amacord - Pop Rock / MPB18 horas - Banda Coyotes - Pop Rock19 horas - II Mostra Guitarras do Brasil - Ricardo Vignini20 horas - Crônica Urbana - Rock

TENDA MULTICULTURAL

Palco Chocolate

Teatro

03/08 - Sexta-feira

21 horas - André Valadão

18:30 horas - Cactus Jack - Pop Rock19:30 horas - Tulla Mello - Soul Music

20 horas - Orquestra Sinfôncia de Taubaté

TENDA MULTICULTURAL

Palco Chocolate

Teatro

04/08 - Sábado

21 horas - Edson & Hudson

14 horas - Banda Explosão - Sertanejo15 horas - Wagner Mineiro - Sertanejo16 horas - Parada do Chocolate - Banda Lyra17 horas - Ricardo e Marcel - Sertanejo18 horas - Gabriel e Giuliano - Sertanejo19:30 horas - Yago e Vinicius - Sertanejo

15 horas - João Roncon - Arte e Movimento - “Um dia na Escola”

19:30 horas - Orquestra Jazz Combo do Conservatório de Tatuí

TENDA MULTICULTURAL

Vila do Doce - Chocofest

05/08 - Domingo

17 horas - Patati Patatá

12 horas - Carol Mello - MPB13 horas - Stafano Moliner - Tributo Elis Regina14 horas - Daniel Caldeira e Grupo Flamenco de Dança15 horas - Parada do Chocolate - Banda Lyra16 horas - Escola Municipal de Artes - Desfile de Moda18 horas - Orquestra Brasileira de Música Jamaicana21 horas - Sá e Guarabira

14 horas - Banda Sinfôncia Jovem da Escola Muncipal de Música

15 horas - Centro Op. De Artes Isadora Duncan - O Baile de Inauguração

19 horas - Espetáculo Teatral: “Panos e Lendas”

16 horas - Escola Municipal de Música17:30 horas - II Mostra Guitarras do Brasil - Celso Salim19 horas - Mostra Cultural Brasil/Cuba - Yaniel Matos e

Fabiana Cozza 20 horas - Dinossauro Míope - Classic Rock

Palco Chocolate

Teatro