jornal acontece abc #14

8
Bastidores Editorial Política Ribeirão Pires HABITAÇÃO DEDICAÇÃO PROTESTO FESTA DE FILIAÇÃO DO PMDB Pág. 06 Pág. 04 Pág. 03 Pág. 05 Pág. 02 Pág. 02 Pág. 04 Pág. 05 Ribeirão Pires agora parti- cipará oficialmente do pro- grama habitacional “Minha Casa Minha Vida”, conheça os detalhes. Doutora Rosana de Lucca é uma das mais novas filia- das do PMDB. Conheça um pouco mais sobre seu traba- lho social. Moradores do Bosque San- tana ateiam fogo em pneus, fecham a entrada principal do bairro e exigem melho- rias para o bairro Um Jornal de Opinião Confira muito mais nessa edição Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra Ano I - Edição #14 - 05 de outubro de 2011 No último dia 01 de outu- bro, Saulo Benevides, Vanes- sa Damo, Baleia Rossi, Jooji Hato, dirigentes de partidos aliados e muitos amigos se uniram para o Ato de Filia- ção de Saulo Benevides no PMDB. Além de Saulo, várias outras pessoas se uniram ao partido que hoje conta com mais de mil nomes em Ri- beirão Pires. Em seguida, a deputada estadual Vanessa Damo promoveu outro even- to em Mauá, com as mesmas proporções. Para Saulo, o ato é o início da construção de um “Cintu- rão Amarelo” (peemedebis- ta) que vai de Rio Grande da Serra à São Paulo. Em RGS um possível namoro entre PMDB e PT assusta governo Uma analise sobre o a nova ideologia “apar- tidária” eleitoral Funcionário da Prefei- tura pede exoneração para apoiar oposição EMTU dá concessão à Rigras após problemas com a Viação RP O evento marcou a ingresso oficial do vereador Saulo Benevides no partido que se apresenta com força total

Upload: tribuna-acontece

Post on 18-Feb-2016

247 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição de 05 de outubro de 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal ACONTECE ABC #14

Bastidores

Editorial

Política

Ribeirão Pires

HABITAÇÃODEDICAÇÃO PROTESTO

FESTA DE FILIAÇÃO DO PMDB

Pág. 06Pág. 04

Pág. 03

Pág. 05

Pág. 02

Pág. 02

Pág. 04

Pág. 05

Ribeirão Pires agora parti-cipará oficialmente do pro-grama habitacional “Minha Casa Minha Vida”, conheça os detalhes.

Doutora Rosana de Lucca é uma das mais novas filia-das do PMDB. Conheça um pouco mais sobre seu traba-lho social.

Moradores do Bosque San-tana ateiam fogo em pneus, fecham a entrada principal do bairro e exigem melho-rias para o bairro

Um Jornal de Opinião

Confira muito mais nessa edição

Ribeirão Pires e Rio Grande da SerraAno I - Edição #14 - 05 de outubro de 2011

No último dia 01 de outu-bro, Saulo Benevides, Vanes-sa Damo, Baleia Rossi, Jooji Hato, dirigentes de partidos aliados e muitos amigos se uniram para o Ato de Filia-ção de Saulo Benevides no PMDB. Além de Saulo, várias outras pessoas se uniram ao partido que hoje conta com mais de mil nomes em Ri-beirão Pires. Em seguida, a deputada estadual Vanessa Damo promoveu outro even-to em Mauá, com as mesmas proporções.

Para Saulo, o ato é o início da construção de um “Cintu-rão Amarelo” (peemedebis-ta) que vai de Rio Grande da Serra à São Paulo.

Em RGS um possível namoro entre PMDB e

PT assusta governo

Uma analise sobre o a nova ideologia “apar-

tidária” eleitoral

Funcionário da Prefei-tura pede exoneração para apoiar oposição

EMTU dá concessão à Rigras após problemas

com a Viação RPO evento marcou a ingresso oficial do vereador Saulo Benevides no partido que se apresenta com força total

Page 2: Jornal ACONTECE ABC #14

Página 02 - 05 de outubro de 2011

G a r a n t i a s . Todo o pré-can-didato quer ga-rantias de que sua chance de ser eleito é maior

que a dos demais pré-candida-tos nas diferentes situações partidárias. O partido pouco importa nesse momento, a ide-ologia não preocupa, as cores, a história, o pensamento, real-mente nada importa. A única informação relevante é contra quem o indivíduo terá que dis-putar os preciosos votos para garantir sucesso nas eleições.

Nesse jogo, o inimigo não está nos partidos de oposição ou situação. O verdadeiro inimi-go mora ao lado, é o correligio-nário que está filiado no mesmo partido e que disputará a mes-ma posição.

Nas próximas eleições mu-nicipais de Ribeirão Pires, os partidos que disputarão espaço

no Legislativo devem ter, no mí-nimo, 26 candidatos. Se a Câ-mara só comportará 17 cadei-ras, o que será dos outros 09 que estariam concorrendo? Ou seja, o pré-candidato hoje que se filia em um partido, seja lá qual for, deve ter ciência que a briga por votos começa em seu próprio grupo.

E partindo desse princípio entende-se o porquê não im-porta a legenda ou a ideologia. O que os interessados em dis-putar uma eleição observam é quem e em qual partido estão os nomes fortes, medindo e comparando suas chances de vencer determinada pessoa. Se o cenário é desfavorável em al-guma sigla, migra-se para outra onde a probabilidade de vitória nas urnas é maior.

As alianças políticas colabo-ram com isso. Se em um parti-do já existe alguns nomes com peso e potencial de serem elei-

tos, a base aliada abre espa-ço para dividir tais nomes sem prévias explicações. A exemplo, pode-se citar o recente movi-mento de debandada de conhe-cidas figuras do atual governo municipal em fuga para o lado da oposição. O que todos que-rem é aumentar sua chance de e(ou ree)leição. Não que isso seja ruim, uma vez que algumas das figuras migratórias tem feito um ótimo trabalho no governo e poderão dar continuidade a isso na próxima administração, mas de forma clara mostra que as prioridades são outras.

Enquanto isso, as perguntas que ecoam por todos os lados são: Até onde isso vai? Não há limites ou critérios a serem res-peitados? Isso, de alguma for-ma, desrespeita o eleitor? Não há outra maneira de politicar?

No meio desse fogo cruzado, a bola de uns enche enquanto a de outros esvazia.

As situações políticas em Ri-beirão Pires e em Rio Grande da Serra vem passando por momen-tos conturbados para o grupo de situação das respectivas cidades. Em Rio Grande, o oposicionis-ta Claudinho da Geladeira (PT), tem disparado nas pesquisas, no entanto, o índice de rejeição de Claudinho o obriga a pensar em possíveis coligações.

A mais favorável delas é com Valmir Copina (PMDB). Depois de uma analise técnica de possi-bilidade de vitória, Copina poderá formar uma chapa com o petista. A relação está em fase de namoro. Esta composição reduziria drasti-camente a possibilidade do atual governo de manter-se no poder ao término do mandato. O casamento deve se formalizar em breve.

A estruturação do PMDB em Rio Grande da Serra tem gera-do resultados positivos. Reinaldo Bizerra, vice-presidente e articu-lador do partido, vêm se desdo-brando para deixar o PMDB or-ganizado. O resultado de tanto trabalho é uma legenda forte que em pouco tempo agregou nomes e apoios de destaque em Rio Grande da Serra.

Enquanto isso, por todos os lados o nome do também pré--candidato ao Paço, Dedé da Fo-lha (PPS) tem sido citado em tom duvidoso. Com um entrave posto pelo Tribunal de Contas, Dedé tem sido desacreditado como opção, o que vem deixando tanto o gru-po de situação quanto a oposição com um pé atrás em acertar qual-quer coligação com Dedé.

Já em Ribeirão Pires, a situa-ção não é diferente. Saulo Bene-vides tem despontado na última pesquisa com empate técnico em primeiro lugar com a Maria Inês (PT). A diferença entre ambos fica no índice de rejeição. Enquanto Saulo tem rejeição quase nula, a petista tem um alto índice, o que poderá atrapalhar os planos de Maria Inês no ano que vem.

A nova política “apartidária” ACONTECE nos Bastidores

Charge

Contatos com a Redação

Impressão

Diretor de Redação e Jornalista Responsável

Departamento Comerciale Anúncios

Assessoria Jurídica

Tiragem e Distribuição Comunicados devem ser en-viados com identificação, as-sinatura, endereço e telefone do remetente e poderão ser editados para adaptar-se ao espaço reservado. Cartas e e--mails sem a devida identifica-ção serão desconsiderados. O Jornal ACONTECE ABC se reserva no direito de selecio-nar o que deve ser publicado.

ACONTECE ABC Empresa de Comunicação

Avenida Fortuna, 132 cj 2, Centro Ribeirão Pires CEP: 09400-320

Telefone: (11) [email protected]

Diário Lance!

5.000 exemplares distribuidos gratuitamente em Ribeirão Pires

e em Rio Grande da SerraThiago Quirino MTB 61.451

Alessandra Maciotta

[email protected]

Matérias assinadas não representam necessariamente a opinião do Conselho Editorial

ColaboradoresLilo Alonso

Paulino Paiva

Page 3: Jornal ACONTECE ABC #14

Durante seu discurso, o ve-reador Saulo Benevides, em tom profético, fez referência ao possível poder que o PMDB pode conquistar na região. Em uma alusão à hegemonia petis-ta, que por muito tempo pairou

em todo Grande ABCDMRR, Saulo sugeriu que, após as eleições municipais em 2012, aconteça o surgimento do cha-mado Cinturão Verde e Amare-lo, ou seja, que de Rio Grande da Serra a São Paulo, as cida-

des do ABC se fortaleçam com governos peemedebistas.

Os nomes para realizar tal façanha também são de peso, o que mostra que o ideal apon-tado por Saulo não está mui-to distante. Em Rio Grande, o candidato ao Paço é Valmir Copina, que tem se distanciado

do escolhido do atual governo nas pesquisas pré-eleitorais. Em Ribeirão Pires, Saulo tem conseguido reunir uma base muito sólida, o que tem motiva-do o vereador a seguir uma fu-tura corrida eleitoral. Em Mauá, Vanessa Damo caiu no agra-do público e é um dos nomes

mais cotados para substituir o governo de Oswaldo Dias. São Caetano fica com Paulo Pinhei-ro, e o deputado federal Gabriel Chalita deve concorrer à prefei-tura de São Paulo.

Se os planos derem certo, o PMDB fará uma composição inigualável em toda a região.

INFORMEAuxílio Doença

Existem dois tipos de Auxílio Doença:

PREVIDENCIÁRIO - Decorre de doença comum, ou acidente comum, sendo necessário no mínimo 12 (doze) contribuições;

ACIDENTÁRIO - Decorre de doença profissional e acidente de trabalho, isento de carência.

Em ambos, se a perícia médica concluir que a recuperação dependerá de transfusão de sangue ou cirurgia, o segurado não está obrigado à sua realização, portanto, deverá continuar recebendo o benefício ou ser aposentado por invalidez.

Requisito: Estar incapacitado para o trabalho.

Quando o benefício for negado, sem que o segurado esteja capacitado para o trabalho, se faz necessário ingressar com ação junto ao Poder Judiciário para fazer valer seus direitos.

Maria da Conceição de Andrade BordãoOAB/SP 141.309

Sandra Alves MoreloOAB/SP 184.495

Contato: 11 4827-5272

05 de outubro de 2011 - Página 03 POLÍTICA

Para o PMDB de Ribeirão Pi-res, Mauá e Rio Grande da Serra, o último sábado, dia 01 de outu-bro foi uma data de comemora-ção. Em Ribeirão Pires, a Câmara Municipal foi o palco do Ato de Filiação do vereador Saulo Bene-vides, que agora se prepara para ser o pré-candidato a prefeito pelo Partido do Movimento De-mocrático Brasileiro.

O evento contou com a par-ticipação de mais de 200 pessoas, entre elas o presidente estadual do PMDB e deputado estadual, Baleia Rossi; a deputada estadual Vanessa Damo (que assumirá a pré-can-didatura ao Paço Municipal em Mauá); o também deputado esta-dual Jooji Hato, da mesma legenda; Chiquinho do Zaíra; os vereadores Gerson Constantino, Koiti Takaki, Arnaldo Sapateiro; líderes comuni-tários; pré-candidatos a vereador; empresários; filiados e apoiadores do movimento.

Para o vereador Koiti da Maru-taka (PSD), o ingresso de Saulo na chapa do PMDB aumenta as forças da oposição visando uma possível disputa contra o governo durante as eleições em 2012. “O Saulo terá

do PSD todo o apoio necessário e tenho certeza de que se sairá vito-rioso”, disse o vereador.

Mesmo ainda sem ter iniciado oficialmente sua campanha como pré-candidato a prefeito, Saulo recebeu dos presentes elogios e mensagens de confiança. Todas as autoridades presentes destacaram crer na vitória do novo peemede-bista contra qualquer outro nome forte na região.

Júlio Maria, o Julião, presiden-te do PMN, reforçou a ideia da vitória. “O Saulo chamou o PMN desde o início e pode contar com a gente nessa empreitada, temos certeza da vitória”, apontou Julião. Igualmente o presidente da Câ-mara Municipal, o vereador Ger-son Constantino (PSD), destacou a união do grupo de Benevides como ponto forte para a vitória no próximo pleito. “Desde o início, o Saulo tem feito parte dessa Casa em um grupo unido. O mais im-portante é o calor dos filiados do PMDB. Estou certo de que em bre-ve Ribeirão Pires dará posse a um novo prefeito, o Saulo”.

Os deputados presentes apre-sentaram o mesmo entusiasmo

pelo nome de Saulo Benevides. Para a “madrinha” Vanessa Damo, a população de Ribeirão Pires acre-dita na boa política realizada pelo vereador. “O Saulo tem trazido muito orgulho para Ribeirão e re-presenta exatamente o que o povo quer. Ele está rodeado de pessoas que creem na boa política e que tem o mesmo ideal”, salientou Damo. A deputada finalizou sua fala advertindo os presentes: “Te-mos que tirar a cidade das mãos de pessoas que só pensam em proje-tos pessoais”.

Baleia Rossi ressaltou o mo-mento de orgulho em que o PMDB se encontra atualmente. “Aqui em Ribeirão percebemos que o par-tido cresce com qualidade. Saio daqui hoje com um entusiasmo es-pecial”. Já o colega de mandato, o deputado Jooji Hato, disse apenas que o município precisa de reno-vação. Chiquinho do Zaíra concor-dou com Jooji: “Ribeirão precisa de novidade”.

Emocionado, Saulo subiu a tri-buna e reconheceu as lições de hu-mildade e honestidade que apren-deu desde cedo com seu pai. Em seguida declarou: “Nesse momen-

to de felicidade assumo um com-promisso de fortalecer o PMDB. Tenho convicção de que este será o maior partido da região”. Saulo enfatizou que a política foi criada para servir a população e não para políticos se servirem dela e disse que seguirá essa filosofia quando iniciar oficialmente sua campanha. “Repito sempre que nada resiste ao trabalho e é isso o que temos feito e

que continuaremos a fazer por essa cidade”, concluiu.

Durante o ato de filiação, o ex--vereador José Maria Adriano, que hoje ocupa a vice-presidência do PMDB de Ribeirão Pires, foi ho-menageado como membro mais antigo do partido. Também rece-beram homenagem semelhante os empresários Aníbal Vido e Ernesto Menato.

PMDB de Ribeirão Pires realiza ato de filiação de Saulo Benevides

Mais de 1000 nomes foram filiados no PMDB, que agora vem com força total para disputar as eleições com candidato majoritário

Aliados comemoram as filiações e o fortalecimento do grupo

Reportagem

A D V O C A C I A

11 4827-5272

Maria da Conceição de Andrade Bordão

Sandra Alves Morelo

OAB/SP 141.309

OAB/SP 184.495

[email protected] Rua João Domingues de Oliveira, 64 - (em cima do Cartório de Registro Civil) - Sl.07 - Centro Ribeirão Pires

Família

Alimentos

Inventário

Trabalhista

Benefícios do INSS

Direito do Consumidor

Cinturão Verde e Amarelo

Page 4: Jornal ACONTECE ABC #14

O chefe de gabinete da Secre-taria de Obras, Carlos Alberto dos Passos, o Carlão, pediu exo-neração de seu cargo para que pu-desse dar apoio ao oposicionista Saulo Benevides, em sua futura campanha política. Ao ser ques-tionado sobre a validade de sua postura, Carlão foi enfático: “Se não valesse a pena, não teria to-mado a decisão”.

Apesar de pertencer à Pasta de Obras, Carlão vinha atuando no atendimento de índice urbanísti-co e certidão de uso de solo pela SEPHAMA - Secretaria de Plane-jamento Urbano, Habitação, Meio

Ambiente e Saneamento Básico.Segundo o ex-funcionário, que

deverá ser pré-candidato a vereador pelo PMDB de Benevides, o grupo da oposição tem se mostrado forte. “Estamos firmes na Rocha”.

Em sua análise, a Administração tem feito um trabalho adequado na cidade. “Estamos num momento bom, recebendo recursos externos. Ouro fino progride. Mas tudo pode melhorar”, disse acrescentando que “o Saulo pode fazer um trabalho excelente, ele está acompanhado de um grupo responsável que poderá guiar a cidade. estou com ele custe o que custar”.

Apesar do atraso em começar, a 32ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Ribeirão Pires, rea-lizada nesta terça-feira, foi curta. Com apenas dois itens na Ordem do Dia e um projeto de inclusão, os vereadores encerraram os traba-lhos em pouco menos de 30 minu-tos.

Logo de início, o vereador Koiti Takaki (PSD) anunciou um requeri-mento de sua autoria que pede infor-mações sobre as instalações da uni-dade 80 do SESI localizada na cidade. Esta unidade está desativada desde o período de chuvas de 2010. Alguns vereadores subscreveram o requeri-mento de Takaki.

Na Ordem do Dia, ambos os pro-jetos foram aprovados por unanimi-dade. O primeiro, de votação única, trata-se de um projeto do Executivo

que dispões sobre a arrecadação de imóveis abandonados no municí-pio. Esta lei estipula que imóveis que se não encontrarem na posse de outrem, poderão ser considerados como bens vagos, e passar, três anos depois, à propriedade da Prefeitura para fins sociais.

Antes de se mostrar favorável, o vereador Saulo Benevides apenas ressaltou que a Prefeitura deveria também se preocupar com imóveis da própria Administração que estão em estado de completo abandono. “Não adianta trocar seis por meia dúzia”, alertou.

O segundo projeto, que dispões sobre alvarás de funcionamento de pontos comerciais, foi aprovado sem discussão, mas ainda deve voltar mais uma vez à Ordem do Dia. O projeto estabelece que apenas o “al-

vará de funcionamento não autoriza o funcionamento da atividade, fican-do o infrator sujeito a todas as pena-lidades previstas em lei, em especial a aplicação de multa considerada gravíssima”.

Um terceiro e último projeto entrou em votação, que trata da ade-quação de pessoal na própria Câmara Municipal. Os detalhes desse projeto não foram detalhados e o mesmo foi aprovado em velocidade relâmpago.

Antes de dar por encerrada a ses-são, o presidente da Casa, vereador Gerson Constantino (PSD), justifi-cou o atraso inicial informando que os vereadores estavam em reunião com representantes da empresa SOTO Empreendimentos discutin-do sobre o projeto de lei que revoga a concessão de uso do espaço conheci-do como “Antiga Rodoviária”.

Enquanto o PMDB vê-se re-pleto de nomes fortes com grande potencial para disputar as eleições em 2012, outro partido que está agregando personalidades de peso é o PMN. Júlio Maria, presidente do partido, tem conquistado a sim-patia de possíveis pré-candidatos e apoiadores.

Um dos nomes mais recentes é o do empresário Rogério Paulo Luiz,

da rede de açougues Rei do Gado. Rogério não pensa em ser candidato, mas se mostra apto a colaborar com a campanha eleitoral que será rea-lizada pela coligação onde o PMN atuar. “Ainda não sei sobre candida-tura própria, no entanto, venho para o PMN para somar e contribuir no que for preciso”, afirma Rogério.

Há pouco tempo, o Partido da Mobilização Nacional preparou uma

plataforma de pré-candidatos que deverão apoiar o grupo de Saulo Be-nevides. Kleber Caetano, empresário do ramo de serviços será uma das apostas do partido.

Aliado ao PMDB, o PMN ainda será acompanhado pelos seguin-tes partidos: PSC, PSD, PHS, PTN e PTdoB. O grupo pretende eleger maioria na Câmara além de ter can-didato ao Paço.

Doutora Rosana de Lucca é um exemplo de mulher que pensa na evolução do ser humano. Ela é advogada há 10 anos, já atuou em várias campanhas sociais e tem o objetivo de colaborar com a polí-tica e com o crescimento do país, por isso, seu nome é um dos mais cotados para ser uma pré-can-didata a disputar as eleições em 2012. Dada sua recente filiação no PMDB, a equipe de reportagem do jornal ACONTECE ABC con-versou com a advogada, buscando conhecer melhor o perfil da Dra. Rosana. Confira a entrevista:

ACONTECE ABC - Dra. Rosa-na, como você avalia o atual cenário político que vivemos? Você acha fa-vorável para uma campanha?

Rosana - Sempre gostei de polí-tica, ela faz parte da nossa vida des-de que nascemos, está em nossas casas, entre amigos. Vivemos em um ambiente democrático e com a devida preparação qualquer pessoa pode ter bons resultados na políti-ca. Depois que ingressei na advo-

cacia e passei a entender melhor as leis, acredito que tenho potencial para contribuir muito bem nessa área dentro do Legislativo.

ACONTECE ABC - Você acha então que há espaço para que você possivelmente dispute um cargo ele-tivo?

Rosana - Acredito que o mo-mento hoje seja voltado à mulher, temos uma presidente da Nação. Por muito tempo me preparei para uma eleição e acredito na mudan-ça. O que preciso é da confiança da população.

ACONTECE ABC - Em sua análise, o que deveria mudar na po-lítica local?

Rosana - Enquanto cidadã, não só eu, mas muitas pessoas estão insatisfeitas. A impressão que dá é que as pessoas que foram eleitas, assim que começam a exercer seus mandatos, esquecem que a única função é procurar o que é melhor para os cidadãos e não os interesses de uma sigla partidária. Acho que a atenção ao munícipe deve mudar.

Corrigindo isso, tudo muda.ACONTECE ABC - Você pensa

em trabalhar com políticas públicas para mulheres?

Rosana - Na verdade, partici-pando de uma campanha ou não, sendo eleita ou não, vou continuar com um trabalho já realizado nes-sa área porque falta muito trabalho nesse sentido. Existe condição, mas pouco interesse político. Hoje, a violência contra a mulher é muito grande, quanto mais colaborarmos para combater isso, será melhor.

ACONTECE ABC - E o PMDB lhe daria esse espaço?

Rosana - O PMDB tem história e quero fazer parte dela. Quando fui convidada para fazer parte do partido pela Vanessa Damo e pelo Saulo foi porque conheciam meu trabalho social e meu compromis-so com a sociedade.

ACONTECE ABC - Mas e na ci-dade de Ribeirão Pires, você tem vis-to progresso, seja na área social ou em outras de mesma importância?

Rosana - Todo trabalho, por

menor que seja, traz benefícios para a cidade, mas acredito que Ribeirão poderia estar em uma situação melhor se os dirigentes anteriores tivessem um maior cui-dado ao planejar os rumos da cida-de. Mesmo assim, reconheço que a urbanização, o visual e a qualidade de vida em Ribeirão Pires deram passos significativos.

ACONTECE ABC - O que falta

então?Rosana - A Saúde continua com

deficiência. Acredito que não pre-cisamos de mais espaços públicos como o novo hospital, o que pre-cisamos é de melhores condições de trabalho para os profissionais e um atendimento mais humano aos pacientes. Isso, por si só vai cola-borar com um progresso na Saúde Municipal.

Página 04 - 05 de outubro de 2011 POLÍTICAReportagem

Repo

rtag

em

“Acredito que tenho potencial para contribuir muito bem nessa área dentro do Legislativo

Acreditando na oposição, Carlão da Igreja Batista Água Viva afirma que vale a pena abandonar o governo

Recém-filiada ao PMDB de Ribeirão Pires, Dra. Rosana pretende colaborar com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para mulheres

Doutora Rosana de Lucca: uma advogada ligada às causas sociais

Funcionário da Prefeitura pede exoneração para apoiar oposição

Câmara aprova lei sobre uso de imóveis abandonados

PMN de Ribeirão Pires adquire reforços de destaque

Page 5: Jornal ACONTECE ABC #14

Aproveitando a virada da es-tação, a loja João e Maria Moda Família realizou um desfile den-tro da loja especialmente para al-guns convidados.

Cláudia, gerente da loja, expli-ca o evento: “Procuramos inovar

em nossa coleção Primavera/Ve-rão fazendo algo diferente. Reu-nimos alguns clientes e decidimos pela data, dia 22 de setembro, em função da chegada da estação. Ob-tivemos os resultados já no dia se-guinte ao desfile”.

A APRAESPI - Associação de Prevenção, Atendimento Especiali-zado e Inclusão da Pessoa com De-ficiência de Ribeirão Pires - é man-tenedora dos Centros de Referência do Ministério da Saúde, para aten-dimento regional de pessoas com deficiências dos sete municípios da região do ABC, sendo estes contro-

lados pelas Secretarias de Saúde de cada Município.

Desde 2008, a Associação tem perdido teto, que é o valor de repas-se para os procedimentos oferecidos, incluindo as órteses, próteses (física e auditiva) e meios de locomoção. Com as perdas, a entidade encontra-se com dificuldades financeiras para continu-

ar oferecendo os atendimentos a to-dos os usuários que tem necessidade de reabilitação, pois tem uma deman-da grande na fila de espera.

Por isso, a superintendente da APRAESPI, Lair Moura Sala Malavila Jusevicius, o vereador Saulo Benevides e a deputada Estadual Vanessa Damo (ambos do PMDB), juntamente com a diretora técnica da APRAESPI, Le-onice Moura, estiveram em Brasília para uma audiência no gabinete do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), onde informaram sobre as dificuldades que a saúde re-gional na área da reabilitação vem enfrentando. Aproveitaram a opor-tunidade para solicitar aumento do teto da reabilitação do SUS - Sistema Único de Saúde - da região realizado pela APRAESP.

Na tarde do último domingo, dia 02, um grupo de moradores do bairro Bosque Santana, em Ribeirão Pires, atearam fogo em pneus e bloquearam uma dos principais acessos ao bairro. O grupo reivindicava melhorias na malha asfáltica das ruas da região que há três anos não passa por manutenção.

Um dos moradores envolvidos na movimentação, Altamiro Ri-beiro, informou que a população local já entrou em contato com a Prefeitura várias vezes e que nunca foram atendidos. Segundo ele, os moradores estão dispostos a serem ouvidos utilizando meios menos ortodoxos. “O pessoal está indig-nado. Faz três anos que pedimos asfalto. Se ninguém tomar provi-dências vamos fazer manifestações

todos os finais de semana, e cada vez será algo maior”, anunciou.

Para a munícipe Edsonia Silva, os moradores são obrigados a fazer “ralis” para desviar dos buracos maiores. “Estamos sem lugar para passar, esse bairro está abandado, parecendo uma favela”, comentou revoltada.

Com exceção de três viaturas da Polícia Militar e de um carro dos Bombeiros, nenhuma autori-dade foi ao local atender os mora-dores.

No início da tarde, o vice-pre-feito, Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS), foi contatado e disse que por não estar na cidade, estava impos-sibilitado de se dirigir ao local, mas agendou uma reunião com uma comissão de moradores em seu ga-binete no dia seguinte.

Durante o encontro, Dedé in-formou que em quatro meses a si-tuação no bairro seria solucionada, já que a Prefeitura tem as ruas da localidade no cronograma de obras a serem realizadas.

Nossa reportagem contatou a Prefeitura e recebeu informações diferentes. Segundo a assessoria de comunicação da Municipalida-de, “os reparos reivindicados pelos moradores do Bosque Santana já estão no cronograma de serviços de tapa-buraco e devem ser efetu-ados entre 30 e 40 dias”.

Ainda segundo a Prefeitura, constantemente a Secretaria de In-fraestrutura Urbana realiza a ma-nutenção no bairro para amenizar eventuais problemas ocasionados pela ação do tempo ou pelo excesso de veículos que circulam nas vias.

Os moradores do bairro Jar-dim Caçula, no extremo oeste de Ribeirão Pires, tem razões para comemorar. Por muito tempo, a população local vivia um drama com uma das linhas de ônibus que atendia o bairro. Após denúncia publicada pelo jornal ACONTE-CE ABC (edição 07 de 13 de julho de 2011), a EMTU - Empresa Me-tropolitana de Transportes Urba-nos - decidiu revogar o direito da empresa Viação Ribeirão Pires de atender as linhas 165X (Ribeirão Pires - São Bernardo), 165 (Rio Grande da Serra - São Bernardo) e Parque Andreense. A adminis-tração dessas linhas agora pas-sam a ser de responsabilidade da

empresa Rigras.Nivaldo Gomes, um dos pro-

prietários da Rigras, explica que embora tenha adquirido as no-vas linhas, ainda há um tempo de adaptação antes que o usuário do sistema possa detectar melhorias: “Compramos 15 carros novos que chegarão em 90 dias e por enquan-to operamos com os carros anti-gos. Nesse período vamos fazer o melhor serviço possível com os carros velhos”.

Além dos carros antigos, para que a população pudesse continu-ar sendo atendida, a Rigras fez um acordo com a Viação Ribeirão Pi-res e absorveu 40 funcionários da empresa.

Para a líder comunitária Cle-onice Carvalho, que buscou in-cialmente a ajuda do jornal para solução do problema, a atitude da EMTU põe fim em um problema que se estendia há vários anos. “Adorei o que aconteceu. Recla-mei constantemente com a Viação Ribeirão Pires para que houvesse melhorias naquelas linhas. Nunca tive resultados positivo e já passei uma serie de problemas para eles. Agora vai entrar uma empresa competente e vai melhorar”, desta-ca Cléo.

Antes de conceder o direito de operar as linhas, a EMTU fisca-lizou por vários dias as linhas da região.

RIBEIRÃO PIRES 05 de outubro de 2011 - Página 05Reportagem

Embora o protesto tenha sido pacífico, os moradores afirmam que se não houver resolução, farão nova manifestação

Uma nova frota de ônibus deve chegar em até 90 dias

Revoltados com as condições do asfalto, munícipes atearam fogo em pneus. Apesar da revolta, a manifestação aconteceu de forma pacífica

Moradores do Bosque Santana pro-testam contra precariedade das ruas

Desfile na loja João e MariaAPRAESPI vai a Brasília em busca de recursos

EMTU dá concessão de linha que atende o Jardim Caçula à Rigras

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Divulgação

Page 6: Jornal ACONTECE ABC #14

O prefeito da Estância Tu-rística de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), assinou, na manhã desta segunda-feira, dia 03, o termo de adesão à segunda edi-ção do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Fe-deral. O evento é um marco na história recente do Município, que até meses atrás não podia aderir a programas de habitação popular por conta das restrições do uso do solo. Com a adequa-ção da Lei da Billings, entraram em vigor as novas regras para a construção que prevê, entre ou-tras mudanças, áreas destinadas à moradia popular.

“Tínhamos um índice de ocu-pação de solo que inviabilizava qualquer negociação. A Lei Espe-

cífica da Billings e as mudanças no Plano Diretor do município tor-naram possível a parceria com os governos Federal e Estadual para a concretização do plano de habi-tação popular”, explicou Volpi ao indicar a área pública legalizada que será destinada ao programa, na Avenida dos Manacás, no Jar-dim Serrano.

Segundo o secretário da SE-PHAMA - Secretaria de Planeja-mento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento Básico - Temístocles Cardoso Cristófaro, a área de, aproximadamente, 720 mil m² será destinada à execução do programa Minha Casa Minha Vida 2, criação de um parque e para a regularização fundiária.

O acordo viabilizará a constru-

ção de 360 moradias destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 1.600,00. Pelas regras, o pro-grama “Minha Casa, Minha Vida II”, mulheres separadas podem adquirir um imóvel mesmo sem a outorga do cônjuge ou no caso em que não houve divórcio judi-cial. “A previsão de conclusão das obras do programa é de 12 meses a partir do início da obra, assim como tem ocorrido em outras ci-dades”, disse o superintendente regional da Caixa Econômica Fe-deral em exercício, Gilnei Peroni.

Participaram do evento o su-perintendente regional da Caixa Econômica Federal em exercício, Gilnei Peroni, o vice-prefeito Edi-naldo de Menezes, o Dedé (PPS), e a SEPHAMA.

Até 2012, Ribeirão Pires terá mais uma Unidade Básica de Saú-de. Serão investidos cerca de R$ 700 mil reais na obra, que terá início ainda este mês. Os morado-res do Centro Alto serão os bene-ficiados com a nova unidade loca-lizada à Rua Olímpia Cata Preta.

O lançamento da obra está pro-gramado para o próximo domin-go, dia 09, às 10h. A construção da UBS contará com repasse de

R$ 200 mil do Governo Federal. O município investirá R$ 500 mil na obra.

Após a inauguração, a Unidade já atenderá os moradores do bairro pelo Programa Saúde da Família. Duas equipes do PSF, formadas por médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, dentista e auxiliar de saúde bucal atenderão no local. Com o novo sistema de atendi-mento, os pacientes passam a ter

profissionais acompanhando de perto a saúde de todos os membros da família.

Para a gestão pública cabe o pa-pel de fiscalizar e exigir que sejam cumpridas as metas estipuladas dentro do serviço básico de saúde do município. A rede municipal de saúde de Ribeirão Pires possui nove UBS´s. Todas as unidades contarão com o modelo da Saúde da Família.

Ribeirão Pires adere ao Programa “Minha Casa, Minha Vida II”

Após adequações do Plano Diretor, Ribeirão Pires se enquadra em segunda versão do programa de habitação do Governo Federal

O prefeito recebeu em seu gabinete representantes da CEF para assinar convênio com o programa do Governo Federal

Página 06 - 05 de outubro de 2011 RIBEIRÃO PIRES

O presidente da FUNAI, Már-cio Freitas de Meira, foi feito re-fém e impedido de deixar uma comunidade indígena que visitava na região metropolitana de Por-to Alegre (RS). Meira foi ao Rio Grande do Sul participar de um encontro na reserva Estiva, habita-da por guaranis e caingangues em Viamão, cidade vizinha à capital gaúcha.

O “CQC” (Band) procurou amenizar a suspensão de Rafinha Bastos, usando o bom humor. Ao explicar a ausência dele no pro-grama, a substituta Monica Iozzi, disse que ele teve uma “cãibra brava na língua”. Ao apresentar a cole-ga, Marcelo Tas, fingiu confundi--la com o “CQC” mais polêmico. “Aqui do meu do lado esquerdo, Rafinha... Monica Iozzi?”, brincou.

O Ministério Público Federal prepara-se para abrir um inquéri-to criminal para investigar a atu-ação do ex-ministro Antônio Pa-locci como consultor de empresas. Procuradores que analisam o caso informaram a Procuradoria-Geral da República de sua intenção e relataram que encontraram “fatos novos” ao examinar os negócios particulares de Palocci.

A Globo anunciou que vai transmitir o show do cantor ado-lescente Justin Bieber, no Dia das Crianças. Nesse dia, o filme da “Sessão da Tarde”, excepcional-mente, não será exibido para dar lugar ao especial. A apresentação que será dos melhores momentos do show de quatro dias antes, a ser realizada no dia 8 de outubro em São Paulo.

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) determinou a elaboração de um plano de contingência, em até 15 dias, para agilizar a tomada de decisões no caso de panes na li-nha 4-amarela do metrô. A decisão foi tomada após a própria gestão tucana admitir a falta de articula-ção para definir se a linha 4 deveria ficar totalmente fechada em razão da pane.

A Justiça condenou Oscar Ma-roni Filho, dono da boate Bahamas e de um hotel em Moema, na zona sul de SP, a 11 anos e oito meses de prisão pelos crimes de favoreci-mento à prostituição e manutenção de local destinado a encontros libi-dinosos. A sentença foi divulgada nesta segunda-feira, dia 3. Maroni poderá recorrer da decisão em li-berdade.

Índios fazem presidente da FUNAI refém

CQC trata suspensão de Bastos com humorPalocci é acusado por procuradores

Globo apresentará Justin Bieber dia 12

Governo cobra plano contra pane no Metrô

Governo cobra plano contra pane no Metrô

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Div

ulga

çãoD

ivulgação

Divulgação

Divulgação

BRASIL E MUNDO

Início das obras da UBS do Centro Alto deve começar ainda este mês

Page 7: Jornal ACONTECE ABC #14

O Sudoku é um tipo de desa-fio lógico com origem europeia e aprimorado pelos EUA e pelo Ja-pão. As regras são simples: O jo-gador deve preencher o quadrado maior, que está dividido em nove grids, com nove lacunas cada um, de forma que todos os espaços em branco contenham números de 1 a 9. Os algarismos não podem se re-petir na mesma coluna, linha grid.

05 de outubro de 2011 - Página 07DIVIRTA-SE

Um casal italiano procurou uma advogada para convencer seu filho de 41 anos a sair de casa, segundo a mídia italiana. Os pais, que vivem em Veneza e não foram identificados, dizem que seu filho tem um bom em-prego, mas se recusa a se mudar e exige que suas roupas sejam lava-das e passadas, e suas refeições, preparadas para ele.

O casal decidiu procurar a ajuda de uma associação de defe-

sa do consumidor, a Adico, após descobrir que a organização lida-va com dezenas de casos pareci-dos. A advogada Andrea Camp diz ter enviado uma carta ao fi-lho avisando que se ele não dei-xasse a casa em seis dias, ele teria de enfrentar uma ação na Justiça.

Caso ele não responda ao pe-dido, os advogados pedirão que um tribunal de Veneza conceda uma medida de proteção para os idosos, impedindo que o filho

chegue perto deles. “Não aguen-tamos mais”, o pai teria dito a jornais locais. “Minha mulher está sofrendo de estresse e teve de ser hospitalizada.”

Os pais alegam que o filho não tem nenhuma intenção de se mudar e, segundo alguns rela-tos, ele também teria se tornado agressivo. Na Europa, os italia-nos estão entre aqueles que de-moram mais tempo para sair da casa dos pais.

Os atletas da terceira idade de Ribeirão Pires participaram, na semana passada, da Festa Inter-nacional da Primavera, realizada em Punta Del Leste, no Uruguai, com a participação de 22 delega-ções e um total de 34 números competitivos.

A delegação, composta por 29 atletas, ficou em terceiro lugar no Show de Talentos com as coreo-grafias Valsa, Paz e Amor e uma coreografia baseada nos clássicos de Ray Connif.

A atleta e cantora Heleni Mar-ques da Silva, conquistou a meda-lha de ouro no Show de Talentos, com a canção “Menina Criança”. E a atleta Maricy Fonseca de Melo

conquistou o título de Miss Sim-patia, no Concurso de Rainha do festival.

O troféu de Vovô e Vovó Sim-patia e Pequeninos ficou com a vovó Irene Matias e o vovô Laércio

de Souza. A delegação ribeirãopi-rense foi premiada como a Delega-ção mais Animada e a treinadora, Nancy Fonseca, ganhou o prêmio de Coordenadora de Grupo Des-taque.

Os interessados em integrar uma das comissões de cultura de Ribeirão Pires podem participar na próxima quinta-feira, dia 06, às 19 horas, da reunião da Co-missão de Artes Integradas e Hip Hop, que será realizada na sede da ARCA – Associação Ribeirão-pirense de Cidadãos Artistas, lo-calizada na Avenida Humberto de Campos nº 576 – Vila Ema.

Lembrando que, quem quiser concorrer às eleições do Conselho Municipal de Cultura deve preen-cher a ficha de cadastro disponível no site da prefeitura (www.ribei-raopires.sp.gov.br), até o dia 7 de

outubro. Para quem quiser votar, pode preencher a ficha até um dia antes das eleições que acontecerão dia 7 de dezembro, ainda sem local e horário definidos.

O Conselho Municipal de Cul-tura tem funções propositivas, opi-nativas, deliberativas, fiscalizadoras e consultivas, nas áreas de ativida-de cultural do Município. A parti-cipação no órgão permite estudar e sugerir medidas que visem à ex-pansão e ao aperfeiçoamento das atividades e investimentos realiza-dos pela SEJEL.

Mais informações pelo telefone 4823-7444.

Canguru no Bar

Mosquito

Profissão de Cegonha

Papagaio na lua-de-mel

Pais entram na Justiça para despejar filho de 41 anos

3ª Idade de Ribeirão vence em campeonato uruguaio Comissão de cultura realiza reunião aberta na sede da ARCA

SUDOKU

Piadas de animais

Notícias Estranhas

Um canguru entra num bar e pede um Gin Fizz. O garçom o atende e apresenta a conta: 20 re-ais. O canguru procura na bolsa e dá uma nota de 20 reais. Enquan-to ele bebe, o garçom, intrigado, resolve puxar conversa:

- Não aparecem muitos can-gurus aqui neste bar...

E o canguru responde: - Isso não me espanta... a 20

paus o Gin Fizz!

Um mosquito para a mãe: - O mãe, deixe-me ir ao te-

atro! - Não, filho, aquilo é peri-

goso! - O mãe, deixe-me ir ao te-

atro! - Não, filho, é perigoso, já

disse! - O mãe, deixe-me ir ao te-

atro! - Pronto, filho, vai. Mas cui-

dado com as palmas!!!

Três cegonhas estão voando e uma pergunta a outra:

- Para onde você está indo? - Vou a casa dum casal que há

10 anos estão tentando ter um filho. - Que bom! E você? - Eu vou a casa duma senhora

que nunca teve filhos e aqui eu es-

tou levando um lindo garoto. - Que bom ! Você vai fazê-la

muito feliz! - E você? perguntam as duas,

para a terceira cegonha. - Eu? Eu vou ao Convento das

Freiras. Nunca levo nada, mas sem-pre dou a elas um baita susto!

O casal comprou um papa-gaio durante a lua-de-mel que foi deixado no quarto do hotel. Evidentemente, o papagaio não podia deixar de fazer seus co-mentários sobre a performance dos noivos na cama. Chegou uma hora em que o marido não aguentou mais, pega uma toalha no banheiro, jogou por cima da gaiola e avisou:

- Ou você fica quieto ou te mando amanhã para o zoológi-co!

Na manhã seguinte, eles ar-rumam as malas para voltar para casa. A mala maior, repleta de bugigangas que compraram na

viagem, não conseguia fechar. O noivo diz:

- Querida, você fica por cima e eu tento. Vamos ver se dá certo.

Não deu certo. Talvez fosse necessário um pouco mais de peso. O noivo então disse:

- Querida, agora eu fico por cima e você ajuda.

Também não dá certo. Ele então sugeriu:

- Agora vamos tentar os dois em cima.

Nesse ponto o papagaio não aguentou e exclamou:

- Tô pouco me lixando pro zoológico. Mas isso eu quero ver!

ESPORTE E CULTURA

Divulgação

Page 8: Jornal ACONTECE ABC #14

Página 08 - 05 de outubro de 2011 CLICK ACONTECE

Aniversário Abençoado

I Fashion Day de Ribeirão Pires

O Pastor Nelsinho da Igreja Comunidade Unida de Ribeirão Pires comemorou mais um aniversário, em setembro, ao lado dos fiéis

Comerciantes da Rua Felipe Sabbag promoveram um desfile de moda com o melhor das coleções oferecidas pelo comércio local