acontece abc #52

8
VANESSA RECEBE APOIO DE LIDERANÇAS DE PESO ESPORTES PG 06 MENSALÃO PG 06 POLÍTICA PG 03 Quarta-feira, 24 de outubro de 2012 Ano 2 - Edição n° 52 APAREÇA Ligue 11 4822-4272 117875-5203 Quer que sua festa/foto apareça no jornal. Entre em contato conosco que fazemos a cobertura. Bailes, casamen- tos, eventos em geral. Fare- mos sua festa ACONTECER CLUBE MAUAENSE PREPARA GRANDE FESTA PARA CELEBRAR DATA ESPECIAL DIRCEU, GENUÍNO E DELÚBIO SÃO CONDENADOS PELO STF FAFUSA COMEMORA 30 ANOS DONISETE TAMBÉM RECEBE APOIO

Upload: tribuna-acontece

Post on 28-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição de 24 de outubro de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Acontece ABC #52

VANESSA RECEBE APOIO DE LIDERANÇAS DE PESO

ESPORTES PG 06

MENSALÃO PG 06

POLÍTICA PG 03

Quarta-feira, 24 de outubro de 2012Ano 2 - Edição n° 52

APAREÇA

Ligue 11 4822-4272 117875-5203

Quer que sua festa/foto apareça no jornal. Entre em

contato conosco que fazemos a cobertura. Bailes, casamen-tos, eventos em geral. Fare-mos sua festa ACONTECER

CLUBE MAUAENSE PREPARA GRANDE FESTA PARA CELEBRAR DATA ESPECIAL

DIRCEU, GENUÍNO E DELÚBIO SÃO CONDENADOS PELO STF

FAFUSA COMEMORA 30 ANOS

DONISETE TAMBÉM RECEBE APOIO

Page 2: Acontece ABC #52

Vencimento. A pala-vra vencer possui muitos significa-dos, no dicionário

geralmente está associada ao ato de conquistar uma vitória sobre outro. O verbo também faz referencia à levar vantagem sobre uma pessoa ou superar uma situação. Outro significa-do diz respeito a ter uma data limite para pagamento ou para a validade de alguma coisa. E os significados vão além: en-cerrar, dominar, transpor, pre-dominar, triunfar, sujeitar.

Seja qual for o significado que mais se adéqua a sua vida, uma coisa é certa, nem sempre vencer significa vitória, mas na maioria dos casos, alguém ga-nha. Essa afirmação soa estra-nha, mas não sob a luz de um exemplo real vivido atualmen-te pela população de Ribeirão Pires.

É de conhecimento geral que a atual Administração

prepara sua despedida, já que na última eleição, a “vitória” ficou por conta da Oposição. Essa fase transitória é deveras complicada, uma vez que nem todos entendem que o fim de uma fase se dá para iniciar-se outra, ou seja, o tempo de uns já é “vencido” enquanto o de outros apenas começou.

Justamente nesse clima de mudanças é que algumas ati-tudes começam a aparecer, para surpresa de muita gente. Algumas pessoas, servidores municipais, procuraram a re-dação do jornal ACONTECE ABC afirmando que seus “ven-cimentos” já “venceram” e que os atrasos nos pagamentos são constantes, dando uma ligeira impressão de que um possível calote será deixado de herança para a próxima Administração. Outros dizem que os equipa-mentos e demais itens de es-critório estão simplesmente “sumindo” e a reposição desses

itens não “vence”, assim, é pre-ferível deixar sem.

Chegamos a receber a incrí-vel informação de que até mes-mo computadores, cujos arqui-vos contêm informações sobre contratos suspeitos, estão sen-do esvaziados, “vencidos” por uma preocupação duvidosa.

E agora, na reta final do go-verno Volpi, falta dinheiro para tudo, nem mesmo a UPA, uma obra recém inaugurada, resis-tiu ao uso indevido de equipa-mentos “vencidos”, resultando em uma série de reclamações por parte da população, usuá-ria do SUS.

Nas próximas semanas po-deremos acompanhar ruas vendidas sendo muradas; co-bertura de rodoviária sendo desmontada e embalada para presente; feirantes “vencidos” e deslocados para outro posto de trabalho. Tudo isso porque o tempo da Prefeitura “venceu”. Será?

PÁGINA 2

ACONTECE EM TRAÇOS

editorial

WYNNE VEL MORI

ACONTECE ABC Empresa de

Comunicação Jornalística Ltda. - ME

CNPJ 15.039.934/0001-04

Avenida Fortuna, 132 sl 4, Centro

Ribeirão Pires CEP: 09400-320

Telefone: (11) 4822-4272 / 7875-5203

Impressão

Diretor de Redação e Jornalista Responsável

RedaçãoTiragem e Distribuição

Diário Lance!

10 mil exemplares distribuídos gratuitamente em Ribeirão Pires

e em Rio Grande da Serra

Thiago Quirino MTb 61.451

Ygor Andrade MTb 69.406

Matérias assinadas não representam necessariamente a opinião do Conselho Editorial

ColaboradoresPaulino Paiva

O EXPEDIENTE QUE ACONTECE

Enquanto uns procuram organizar a vida futura, outros já estão organi-zados. O PMDB de Ribeirão Pires, além de ter elegido o novo prefeito da cidade, também empossou o novo presidente da sigla na esfera munici-pal. Francisco Lucílio do Nascimento é uma pessoa que sempre militou no Partido do Movimento Democrático Brasileiro e hoje comanda o partido.

A derrota histórica de Clóvis/Dedé nas urnas em Ribeirão Pires aparenta ter causado outros danos à dupla. Vol-pi, por exemplo, que já foi presidente do PSDB e sempre atuou politicamente em plataformas de direita, desceu do salto e se uniu aos companheiros do PT, parti-cipando inclusive de comício ao lado de Lula. A atitude está sendo vista como uma espécie de seguro-desemprego.

Dedé, por sua vez, já anda espa-lhando que precisa se apegar a “novos projetos profissionais em 2013”. O jornalista tem algumas opções: voltar a trabalhar no jornal de seu pai, se-guir carreira ao lado de algum favor do deputado Alex Manente (PPS), ou começara ler outro jornal, um amare-linho, que divulga vagas diversas para estagiários e recém-formados.

Agradeço a você, eleitor, pelo voto de confiança depositado

a mim nesta última eleição. Que Deus lhe abençoe

absurdo da semanaVítima de uma brin-

cadeira sem graça, o pedreiro de 42 anos en-controu um envelope de banco em frente a um estacionameto no centro de Ribeirão Pires. No en-velope havia uma inscri-ção de que em seu con-teúdo estariam R$ 2.500. O munícipe, honesto, foi à delegacia entregar o en-velope, quando foi infor-mado de que aquilo era uma "pegadinha". Um policial abriu pacote re-velando apenas um bloco de papéis em branco.

Page 3: Acontece ABC #52

ALCkMIN, ChALITA E RUSSOMANO DECLARAM APOIO à VANESSA DAMO

Três nomes de peso da po-lítica estadual declararam apoio à candidatura de Vanessa Damo (PMDB)

ao Paço Municipal de Mauá. A can-didata a prefeita recebeu nesta últi-ma semana a visita do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e dos ex-candi-datos à Prefeitura de São Paulo, Ga-briel Chalita (PMDB) e Celso Rus-somano (PRB). Cada encontro foi marcado por um grande evento em diferentes regiões da cidade.

No comício realizado no Jardim

O ministro da Educação, Aloi-zio Mercadante, esteve na manhã deste último domingo participan-do das atividades de campanha do candidato a prefeito de Mauá pelo PT, Donisete Braga. Merca-dante garantiu que ajudará a ci-dade a viabilizar muitos projetos voltados para educação como a construção de creches, da exten-são da UFABC e de programas do MEC. Após o discurso, Donisete Braga e Mercadante seguiram em carreata pela avenida Itapark.

O ministro teceu vários elo-gios ao companheiro de partido. “Ele trabalhou sempre com mui-ta determinação e seriedade em seus mandatos como deputado estadual. Donisete Braga é a re-novação com experiência, pois tem vivência e conhece bem os problemas da cidade e sabe como equacionar e solucionar e dar sal-to de qualidade que Mauá preci-sa,” afirmou.

Donisete Braga agradeceu o

eleições 2012 PÁGINA 3

PRESENÇA DO GOVERNADOR GARANTE INVESTIMENTOS EM PROGRAMAS PARA GERAÇÃO DE EMPREGO. ChALITA REFORÇA OPORTUNIDADES PARA MELhORAR EDUCAÇÃO E RUSSOMANO IMPORTÂNCIA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR

Zaíra, mais de duas mil pessoas ou-viram o governador tecer elogios à Vanessa Damo. “Vanessa é uma ex-celente deputada, sempre trabalhou pela cidade, tem experiência e gar-ra. Mauá vai mudar com uma mu-lher guerreira e trabalhadora, que vai melhorar a vida da população”, disse o governador. Em seu discur-so, Alckmin enfatizou que Vanessa poderá fazer ainda mais por Mauá. “Implantaremos a Via Rápida (cur-sos de qualificação profissional, que oferecem bolsas-auxílio no valor de R$ 330 para quem está desempre-

apoio de Mercadante e lembrou a fala do ex-presidente Lula em comício, na última sexta-feira. “Você ouviram o Lula dizer na sexta-feira, o povo de Mauá pode cobrar o ministro Mercadante, porque nós teremos sim a insta-lação da primeira UF na cidade”, afirmou o candidato a prefeito.

“Sabemos dos poucos inves-timentos feitos aqui pelo Esta-do e pelo Governo Federal na educação do Município. Isso foi mudando a partir do governo do presidente Lula e agora da pre-sidenta Dilma”, explicou Merca-dante que falou um pouco mais dos projetos que quer implantar em Mauá caso Donisete seja elei-to. “Com esses projetos queremos estimular mais na área de educa-ção, esporte e cultura para fazer de Mauá uma cidade mais com-petitiva e aumentar a atração de investimentos e possibilitando ainda mais desenvolvimento ao município”, disse Mercadante.

gado), traremos o IML (Instituto Médico Legal), reformaremos a Estação de Trem e revitalizaremos a linha 10 com novos trens", disse.

Em outro evento, realizado nes-ta segunda-feira, Chalita, que foi secretário de Estado da Educação de 2002 a 2006, destacou a impor-tância do tema em Mauá. “É um crime quando a classe política não dá oportunidade às crianças nas escolas. Estão roubando o futuro delas, tirando a dignidade”, frisou ele. O plano de governo de Vanessa pretende implementar escolas em período integral na rede munici-pal; voltar a distribuir uniforme e kit escolar gratuitos; disponibilizar transporte escolar e oferecer me-renda de qualidade, com duas re-feições diárias.

Já Russomano, conhecido por sua forte atuação pela Defesa do Consumidor, que também é uma bandeira de Vanessa, destacou: "Vanessa é minha amiga, sei da sua índole, do trabalho que já fez por esta cidade como deputada e da sua vontade de fazer muito mais para mudar Mauá. É a melhor candida-ta. Tenho certeza que será ótima prefeita”.

Vanessa retribuiu o apoio. So-bre Russomano, a peemedebista

DONISETE BRAGA RECEBE MINISTRO ALOIzIO MERCADANTE AO FIRMAR COMPROMISSOS COM A EDUCAÇÃO DE MAUÁ

disse: “Para mim é muito impor-tante receber o apoio dele, porque é um parceiro nas medidas a favor da população. Russomanno tem sensibilidade, carinho e respeito pelas pessoas, assim como todas que estão na campanha Mudan-ça Pra Valer”, disse Vanessa. Sobre seu companheiro de partido, a de-putada foi enfática: “É uma honra receber o apoio do Chalita. Chali-ta é uma pessoa do bem, que trata todos com dignidade, que está do lado da verdade”.

A peemedebista também ressal-

tou a importância da vinda do go-vernador. “O governador Alckmin tem trazido recursos e projetos para Mauá. Quando houve a tragédia no Macuco (no início de 2011, com as chuvas de verão), recorri ao Go-verno do Estado, que prontamente forneceu kits de higiene pessoal às famílias e concedeu bolsa-aluguel aos desabrigados", afirmou antes de concluir: "Junto ao governador Ge-raldo Alckmin, quero trazer para Mauá o maior programa habitacio-nal da história da cidade”, garantiu Vanessa Damo.

Vanessa recebeu o apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB) Vanessa recebe apoio de

Celso Russomanno (PRB)

Mercadante aposta nas qualidades de Donisete Braga

Page 4: Acontece ABC #52

FAFUSA FESTEJA 30 ANOS E COMEMORA TÍTULOS E CONQUISTAS

especialPÁGINA 4

“COMEMORANDO O TRIGÉSIMO ANIVERSÁRIO, FAFUSA DESPONTA ENTRE AS EQUIPES DA REGIÃO E PROMETE COMEMORAR O ANIVERSÁRIO COM UMA GRANDE FESTA”

Fundada em 1º de maio de 1982, uma das equipes mais vitoriosas da cidade de Mauá completou em

2012 30 anos de história e conquis-tas. FAFUSA (Falchi Futebol de Salão), como sempre foi conheci-do o time da Vila Falchi, coleciona hoje troféus e muitas outras con-quistas, inclusive fora das quadras.

Atual bicampeão do Campe-onato Especial em Mauá (2010 e 2011), cinco vezes campeão da Copa dos Campeões, campeão do Campeonato Santa Maria em São Caetano do Sul, o FAFUSA tem em seu currículo além dos títulos a honra de ter revelado bons joga-dores para o cenário mundial. En-tre as competições que alguns ex--jogadores da equipe disputaram

está a Liga dos Campões de Futsal.A diretoria composta por,

Gabriel Espineli, Edson Barbosa (Déda), Marcos (Alemão), Ever-ton, Alex, Flávio e o professor Reinaldo tem muito que come-morar, afinal de contas são eles os responsáveis por uma das equipes em maior ascensão na região. “So-mos muito agradecidos a Deus e a todos por tudo que estamos con-seguindo conquistar. Mas não po-demos deixar de citar que a maio-ria dos títulos que temos hoje é de responsabilidade, em boa parte, por conta do nosso treinador”, dis-se Déda.

O homem a quem se refere o diretor é o ribeirãopirense Marinel Gomes, que está integrado ao time há cerca de dois anos e já coleciona

títulos invictos além da honraria de melhor técnico da competição por também dois anos. “Agradeço a diretoria pelo convite feito ha dois anos. Me lembro dessa reu-nião como se fosse hoje. Em uma padaria no centro da cidade nós conversamos, acertamos e tudo tem dado certo. Agradeço pela confiança, pela oportunidade de ser mais um vitorioso nesse time maravilhoso que se chama FAFU-SA”, disse Marinel.

O FAFUSA não se limita ape-nas ao esporte. Sabendo de suas responsabilidades como referên-cia na vida de muitos jovens não só da Vila Falchi, mas também de toda uma cidade, os integrantes da diretoria do clube inaugura-ram recentemente uma quadra

para os jovens do bairro. “Somos conhecedores das nossas respon-sabilidades e por isso damos tanto valor naquilo que o esporte pode oferecer a estas crianças”, declarou o treinador Marinel Gomes.

A instituição também reali-za uma entrega de cestas básicas, brinquedos entre outros itens em datas comemorativas, como o 12 de Outubro (Dia das Crianças) e Natal. “Fazemos isso por nossa responsabilidade social. Fazemos isso porque entendemos que se nós podemos fazer algo, devemos ajudar e isso é muito gratificante”, comentou Déda.

As conquistas obtidas pela equipe são refletidas em todas as categorias: Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17. Além disso,

as parcerias também tem sido mo-tivo de orgulho. A recente parce-ria com a o RPFC (Ribeirão Pires Futebol Clube) na equipe femini-na, que até o presente momento disputou três partidas e venceu as três. A equipe é dirigida pela téc-nica Professora Camila Ferreira.

Aniversário que se preze tem que ter festa e pensando assim a administração do FAFUSA está or-ganizando uma superfesta que vai marcar o aniversário de 30 anos do clube na sede do Salão Coliseu. A festividade, que está prevista para meados de novembro, terá inúme-ras surpresas a começar pelo show principal que ainda está sendo es-tudado, mas a diretoria garante ser um marco na história de todos os torcedores FAFUSA.

01 - Melhores do Ano 2011, Goleiro, Guilherme, mais conhecido como Tumtum e Técnico Marinel

02 - Troféus Fafusa

03 - Nathalia e Alemão

04 - Equipe Fafusa 2012

05 - Fabinho e Déda

06 - Everton, Edvan e Gabriel

07 - Melhores Técnicos de 2011 Camila Ferreira e Marinel Gomes

08 - Jorginho, Marinel, Mendes e Pedro

04

01

02

08

07

05 06

03

Page 5: Acontece ABC #52

kEIShU TANAkA RENUNCIAMINISTÉRIO DA JUSTIÇA JAPONêS

GALO E FLUMINENSE PROTAGONIzARAM JOGAÇO EM MINAS E AGORA ATLETICANOS FICAM à SEIS PONTOS DO LÍDER

esportes PÁGINA 5

Após algumas rodadas sem aparecer como o maestro do time, Ronal-dinho Gaúcho retomou

as rédeas da confiança e quem pa-gou o pato foi líder do Brasileirão. Apesar do Fluminense ter jogado muito bem diante da torcida atle-ticana no Estádio Independência em Minas Gerais, a equipe não foi capaz de segurar o empate no fi-nalzinho do segundo tempo e aos 47 minutos sofreu o gol que deu ao Galo a vitória e um motivo a mais para seguir lutando pelo título da competição. Com uma atuação bastante elogiada por toda a mídia nacional, o Gaúcho participou dos três gols da equipe e ainda teve um gol de falta anulado corretamente mas que gerou polêmica no inicio da partida.

Saindo atrás do placar depois de sofrer gol de Willington Nem que colocou a bola no canto esquerdo de Vitor após receber belo passe de Fred, o Galo forte e brigador minei-ro não se intimidou e arrancou o empate após lindo passe de Ronal-dinho Gaúcho para Jô. O atacante pegou de primeira e com um chu-tasso muito forte de perna esquerda mandou a bola no ângulo de Diego Cavalieri e empatou a partida.

Não demorou muito para o time

mineiro dominar a partida e logo conseguir a virada. Depois de ser lançado por Ronaldinho Gaúcho o meia Bernard, revelação nesta edição da competição cruzou e de cabeça no contra pé do goleiro Jô marca o segundo dele na partida e vira o jogo levando a torcida ao de-lírio.

Pouco a pouco a equipe carioca começou a se reencontrar dentro de campo e tendo no banco um trei-nador com a experiência de Abel Braga conseguiu arrancar o empate contra o segundo colocado na com-petição. Após ótima tabela entre o lateral Carlinhos e o meia Wagner, o lateral cruzou para a área e Fred, sempre ele contou com a ajuda do zagueiro que desviou a bola possi-bilitando o toque do atacante para o fundo das redes. 2x2 no placar e um jogo simplesmente eletrizante para qualquer torcedor.

No finzinho da partida a estre-la do três vezes melhor jogador do mundo brilhou e com uma visão incrível, Ronaldinho Gaúcho mais uma vez viu excelente passagem do zagueiro Leonardo Silva e na medi-da cruzou na cabeça do grandalhão que marcou o terceiro gol do Galo na tarde de domingo decretando a vitória do Atlético Mineiro sobre o Fluminense e abrindo novamente

a briga pelo título de Campeão do Brasileirão.

Agora as equipes enfrentarão outros adversários e Ronaldinho Gaúcho já deixou o recado, “Nós fo-mos chamados de peso morto, que eu não voltaria a jogar futebol em alto nível. Não preciso provar mais nada pra ninguém mas os frutos do meu esforço e dedicação estão aí. Estamos vivos na briga pelo título e vamos seguir assim até o final”, dis-se o Gaúcho.

Já do lado do Fluminense, o atacante Fred saiu nervoso com a pergunta de um jornalista. “Fred, o que você acha das declarações do técnico Cuca com relação a arbitra-gem estar ajudando o Fluminense?”, imediatamente o atacante perdeu a linha e respondeu, “Gente é F..., fi-cam falando que a arbitragem tem nos ajudado e que somos privile-giados, mas hoje o Atlético Mineiro saiu vencedor, foi melhor na parti-da e o arbitro nada teve a ver com isso. Já tá na hora de parar como essa história, o Cuca é meu parcei-ro, meu amigo mas já tá virando um fanfarrão com essa história”, desa-bafou o atacante.

O Galo mineiro agora vai en-frentar o Flamengo em casa en-quanto Fluminense pega o Coritiba também em casa.

SUPER RODADA DE DOMINGO REABRE DISPUTA POR TÍTULO BRASILEIRO

Ronaldinho Gaucho gesticula com jogadores do Atlético Mineiro durante a partida

Aos 74 anos de idade, Keishu Ta-naka renunciou ontem ao cargo de Ministro da Justiça no Japão por seu envolvimento com a mítica máfia ja-ponesa, a Yakuza.

Após uma enorme campanha pe-dindo que Tanaka renunciasse ao car-go o ex-ministro entregou uma carta para o primeiro-ministro Yoshihiko Noda avisando sobre sua demissão.

“Noda aceitou a carta de renúncia, apesar da decepção”, declarou o porta--voz do governo, Osamu Fujimura.

Fujimura disse que Tanaka renun-ciou por razões de saúde, mas a im-prensa japonesa relacionou a saída do ministro com os comprometedores vínculos que o político manteve com a yakuza.

Keishu Tanaka foi nomeado em 1º de outubro e se viu obrigado a re-conhecer 12 dias depois que teve uma relação com integrantes da yakuza há quase 30 anos, após uma denúncia da revista Shukan Shinsho.

Tanaka confessou então que atuou como intermediário no casamento do filho de um chefe da máfia e que com-pareceu a um jantar organizado por um líder yakuza de Yokohama.

“Se soubesse que o jantar era orga-nizado por um membro do sindicato do crime, certamente não teria com-parecido”, disse, antes de negar que tenha favorecido membros da máfia.

O caso acontece em um momen-to ruim para o governo de Yoshihiko Noda, que segundo as pesquisas deve perder as próximas eleições legislati-vas.

A oposição de direita, liderada pelo ex-premier Shinzo Abe, deseja a convocação de eleições antecipadas. No mais tardar, a votação deve acon-tecer em meados de 2013.

Tanaka teria renunciado por questões de saúde

mundo

Page 6: Acontece ABC #52

PÁGINA 6 mensalão

por ygor andrade

6 A 4 VOTOS CONDENAM DIRCEU, GENOINO E DELÚBIO

PLENÁRIO AVALIA ÚLTIMOS RECURSOS DA AÇÃO "MENSALÃO" E DEPOIS DE 39 SEÇõES, TRIBUNAL CONDENA 25 DOS 37 RÉUS, AGORA Só RESTA FIXAR AS PENAS

foram condenados por crimes distintos, sendo que nove foram absolvidos e três ainda trami-tam sem decisão final.

Os sócios de Marcos Valério, Cristiano Paz e Ramom Holler-bach, seu advogado, Rogério To-lentino e Simone Vasconcelos, além de mais dois ex-dirigintes da cúpula do Banco Rural que foram considerados culpados pelo crime de formação de qua-drilha, são eles, a ex-presidente do banco e atual acionista Kátia Rabello e o ex-vice-presidente José Roberto Salgado.

Com relação, a condena-ção do atual vice-presidente do Banco Rural, Vinicius Samarane houve empate em cinco a cinco pela condenação e absolvição.

Argumentos pró-condenação

Dos dez ministros, seis en-tenderam que houve a formação de uma quadrilha para cometer crimes: o relator Joaquim Bar-bosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto sustentam a acusação. Ao condenar os 11 réus, Carlos Ayres Britto ar-gumentou que a formação de quadrilha por parte dos acu-sados ameaçou a paz pública, na medida em que houve uma quebra de confiança da socie-dade no Estado. “O povo nu-tre a confiança no seu Estado. O trem da ordem jurídica não pode descarrilar, não pode ficar sob ameaça de descarrilamen-to”, disse.

Ministro com mais tempo de corte, Celso de Mello afirmou que houve um "grave atentado" ao sistema democrático brasi-leiro. Segundo ele, foi "um dos episódios mais vergonhosos da história política deste país".

"Os fins não justificam a ado-ação de quaisquer meios, prin-cipalmente quando tais meios se referem de forma ofensiva à Constituição e às leis da Repú-blica", afirmou Celso de Mello.

O ministro Marco Aurélio Mello destacou que houve uma

quadrilha "das mais complexas" no caso do Mensalão. “Houve a formação de uma quadrilha das mais complexas, envolvendo na situação concreta o núcleo dito político, o núcleo financeiro e o núcleo operacional. Mostram--se os integrantes em número de 13 (ironia). É sintomático o número. Mostraram-se os integrantes afinados”, afirmou Mello.13 é o número que o PT utiliza para campanhas eleito-rais.

Gilmar Mendes argumentou que "entrelaçaram-se interes-ses. Foi inegável a contribuição que visou lograr o interesse de todos. Não se resolveu apenas o problema do PT, do Banco Rural e do governo, houve a formação de uma engrenagem ilícita que atendeu a todos e a cada um”, disse Mendes ao con-denar os réus.

Para o ministro Luiz Fux, houve um "projeto delinquen-cial" por parte do acusados. "Restou incontroverso que três núcleos se uniram com um ob-jetivo comum. Chamo atenção ao projeto deliquencial. Esse projeto foi assentado pelo ple-nário como existente. Houve condenação por corrupção ati-va e passiva, nos quais foram importantes os núcleos finan-ceiro e publicitário."

Na avaliação do relator Jo-aquim Barbosa, ficou claro que foi formada uma quadri-lha. "[Os réus], de forma livre e consciente, se associaram de maneira estável e com divisão de tarefas com o fim de praticar crimes contra a administração pública, o sistema financeira nacional, além de lavagem de dinheiro”, disse na semana pas-sada, ao votar sobre o caso.

Ele disse que há um "manan-cial" de provas de que Dirceu era quem comandava o grupo. “Todo esse manancial probató-rio produzido tanto no inqué-rito quanto em juízo comprova que ele [Dirceu] era quem co-mandava o núcleo político, que, por sua vez, repassava as orien-

tações ao núcleo de Marcos Valério, o qual, por sua vez, agia em concurso com o Ban-co Rural”, disse,

Argumentos pela absolvição

Quatro ministros votaram pela inocência dos 13 réus: o revisor Ricardo Lewando-wski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli.

Para Cármen Lúcia, os acusados são pessoas que "chegaram a cargo de poder" de maneira legítima e "ali praticaram crime". Ou seja, para ela, não há provas de que chegaram aos cargos para co-meter crimes."Eu entendi que não havia crimes de quadri-lha", concluiu.

A ministra Rosa Weber ar-gumentou ainda que os réus do Mensalão não se uniram com o objetivo de formar “uma entidade com vida pró-pria” e finalidade de cometer crimes. “Os chamados núcle-os político, financeiro e ope-racional jamais imaginaram formar uma associação para delinquir. Havia um objetivo, a cooptação de apoio político, os demais fatos sempre tive-ram a finalidade e alcançar essa finalidade”, disse.

O revisor, que abriu a di-vergência, argumentou que o fato da associação não implica necessariamente em prejuízo à paz pública. “Mais uma ca-racterística de que o fulcro, o objeto, o bem jurídico tutela-do pelo artigo 288 do Código Penal [que criminaliza a for-mação de quadrilha ou ban-do] é a paz pública. É preciso verificar se a conduta dos réus teve exatamente esse escopo, da prática de uma série de cri-mes indeterminados, incon-táveis, a conjunção de pesso-as interligadas por uma série de interesses, a menos que se entenda que essa associação ameaça a paz pública.”

Com a votação final de seis a quatro, O STF (Supremo Tri-bunal Federal) con-

denou, na última segunda--feira, dia 22, pelo crime de formação quadrilha cometido durante os acontecimentos do Mensalão, José Dirceu ex-mi-nistro da Casa Civil, o ex-pre-sidente do PT, José Genuino, e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, Marcos Vale-

rio e outros seis acusados. Estes quatro primeiros já tinham sido julgados e condenados ante-riormente por corrupção ativa e com a decisão do Supremo, foi concluído a análise do último item a ser julgado.

Ontem a corte começou a definir questões pendentes, como o que fazer nos casos de empate e a fixar o tamanho das penas para os condenados. De todos os 37 réus julgados, 25

Page 7: Acontece ABC #52

celebridades

NotíciaEstranha

Um médico chinês de 47 anos foi julgado e condenado a quatro anos de prisão ao ser acusado por usar o próprio esperma como re-médio em seus pacientes.

Ma Lin trabalhava em um hospital de Guangxi, na China, acreditava que seu esperma tem poderes de cura muito fortes e o usava como um dos ingredientes de um remédio especial que ele manipulava em seus pacientes para tratamentos de problemas ginecológicos.

Ao que parece, Lin misturava seu sêmen com antibiótico eritro-micina e uma solução de salina. Ele usava com um massageador intimo além de aplicar a mistura em pontos de acupuntura. A ex--paciente Wang Juan disse ter fi-cado chocada ao descobrir que o médico usava seu próprio sêmen no remédio. Ela procurou a polí-cia depois que se tratou na clínica de Lin por causa de uma inflama-ção pélvica em agosto de 2010.

Lin acabou detido pela po-lícia. O médico foi condenado a quatro anos de prisão, mas entrou com um recurso. Outras pacien-tes saíram em defesa do médico, alegando que o remédio feito como sêmen de Lin tinha sido eficaz para elas.

JOÃOZINHO E BOMBAJoãozinho chega correndo em casa e diz pra sua mãe: — Mãe, eu joguei uma bomba na mesa da professora. A mãe gritou com ele:?— Você está louco? Volta e pede desculpa pra sua profes-

sora. — Mas mãe, que professora?!

TENTATIVA DE SUICÍDIOAquela velhinha era sozinha, coitadinha, nem visita rece-

bia, sem saúde, sem dinheiro, sem amigos… Um dia resolveu suicidar e ligou para o seu médico para saber qual era a po-sição exata do coração. O médico explicou:

– Dois dedos abaixo do seio esquerdo. No dia seguinte sai a notícia no jornal: “Mulher idosa ten-

ta o suicídio com um tiro no joelho”.

SEM MEDO DO DIABONo meio da missa, todos ouvindo o padre e nesse instante

o Diabo aparece no altar. Todos saem correndo, até o padre, mas fica um velhinho.

- E o senhor? – o Diabo pergunta – O senhor não tem medo de mim?

- Imagina! – responde o velhinho – Eu já fiquei 40 anos casado com sua irmã!

VELHINHOS FORTESOs três amigos velhinhos comentando:- Tenho 74 anos – falou o primeiro – mas em plena forma.

Só tenho um pouco de dor de estômago quando como uma feijoada, me sinto meio pesado, com sono.

- Eu já tenho 77, - fala o segundo - e também estou com ótima saúde. Só minhas pernas estão um pouco fracas quan-do faço muita caminhada.

- Já eu então estou bem melhor que vocês! Tenho 81 anos – falou o terceiro – e não sinto nada! Só minha memória falha um pouco: ontem de madrugada eu bati na porta do quarto da empregada; ela acordou assustada e falou: “Que e isso, seu Juca? Outra vez?

Amigos íntimos da jovem atriz Bru-na Marquezine, afir-maram que a bela estaria bastante in-segura para assumir seu romance com o astro do Santos e da Seleção Brasileira, o jogador Neymar dos Santos Junior, de acordo com publica-ções na coluna ‘Olá’ do jornal ‘Agora’.

Parece que o principal motivo se-ria a aprovação da mãe da atriz, Neide Marquezine. Os fa-miliares de Bruna es-tariam com receio da mocinha seguir os

passos de Sthefaby Brito, que largou a carreira para ir mo-rar com o também jogador da Seleção Brasileira, Alexan-dre Pato, que joga no Milan da Itália.

Já os amigos de Neymar afirmam que o atleta está apaixonado pela atriz e quer mostrar que não é apenas mais um rolo.

Neide, mãe de Bruna, se recusou a comentar o assun-to. "Não tenho mais nada a falar sobre isso. Já deu, passou", disse.

Poucos dias após o fim de "Avenida Brasil", Daniel Rocha já sente falta de Roni. "Saudades", escreveu ele, ao postar uma foto ao lado da maleta do personagem.

PÁGINA 7divirta-seria pra valer

ChINêS É CONDENADO POR USAR SêMEN EM TRATAMENTO

INsEguraNça sErIa o motIvo dE BruNa marquEzINE Não assumIr Namoro com NEymar‘roNI’ sENtE FaLta

dE avENIda BrasILNa noite desta segunda, dia 22,

Daniel reencontrou os colegas de elenco Thiago Martins e José Lo-reto durante um desfile de galãs no Rio.

Ator postou foto ao lado da maleta do personagem

Apontada como a nova namorada de Neymar, a atriz espera a aprovação da mãe

Page 8: Acontece ABC #52