jornal acima

16
Matinhos, Agosto de 2010 - Diretoria 2008/2010 - Ano VII - Nº 52- www.acimamatinhos.com.br ROTARY CLUB EMPOSSA NOVA DIRETORIA. Página 14 CONFIRA AS INICIATIVAS DO INSTITUTO CELSO PAMPUCH Páginas 10 FEIRA DE ARTES E ARTESANATO JÁ SE TORNA ATRATIVO TURÍSTICO Páginas 12 VAREJO: O QUE VOCÊ VENDE? Página 07 ACIMA TEM NOVA DIRETORIA - CONFIRA Páginas 3, 8 e 9

Upload: roberto-meissner

Post on 26-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


27 download

DESCRIPTION

Acima - Associação Comercial e Empresarial de Matinhos

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Acima

Matinhos, Agosto de 2010 - Diretoria 2008/2010 - Ano VII - Nº 52- www.acimamatinhos.com.br

RotaRy Club empossa nova

diRetoRia.página 14

ConfiRa as iniCiativas do instituto Celso

pampuCh páginas 10

feiRa de aRtes e aRtesanato já se toRna atRativo

tuRístiCo páginas 12

vaRejo: o que voCê vende?

página 07

aCima tem nova diRetoRia -

ConfiRa páginas 3, 8 e 9

Page 2: Jornal Acima

Jornal da ACIMA Matinhos, Agosto de 20102

Associação Comercial e Empresarial de Matinhos

Av. Curitiba, 485 Matinhos - PRCEP 83260-000

Fone: (41) 3453-2345 / 3453-6084 Fax: (41) 3453-2112

site: www.acimamatinhos.com.bre-mail:

[email protected]

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃOPresidente: Adalto Mendes Lüders

Posto KaimãVice Presidente: Diego Leonardo de Mattos Raposo

Farmácia EconômicaDiretor Secretário: Jair Bernardo Martins

Supermercado MartinsDiretor Tesoureiro: Valdemar Salvador Marques

VM Corretor de ImóveisDiretor SCPC: Alceu Fernandes Cenatti

Advocacia CenattiDiretora de Eventos: Laurita da Silva

Laurita CenterDiretor Planejamento: Leonir de Santi

Lajes TabaDiretor Comunicação: Mario Gonçalves da Costa

JK Auto Posto

CONSELHO FISCAL1º Conselheiro: Flávio Trombetta

Trombetta Materiais de Construção2º Conselheiro: Helinson Panpuch

Mineração Nova Prata3º Conselheiro: Karam Elias Karam

Karam Imóveis

SUPLENTES1º Suplente: Edival Martins Junior –Vida Clinicas

2º Suplente: Laurita da Silva – Laurita Center3º Suplente: Alceu Cenatti – Advocacia Cenatti

CONSELHO SUPERIOR Carlos Dalberto Freire - Presidente

Conselheiro Vitalício - Nelson CotoviczConselheiro Vitalício - Kohdr S. Chiah Conselheiro Vitalício - Antonio Silvano

Conselheiro Vitalício - José Lucas de SouzaConselheiro: Mario Gonçalves da Costa

JK Auto PostoConselheiro: Ivan Regis da Silva

Supermercado QuintettoConselheira: Nívea Carraro Gurski

Gurski Materiais ElétricosConselheiro: Milton Araújo Costa

Pague Menos Calçados

COLAbORADORES: Alexandre Roberto Ferreira

Tiago Franklin da Cruz

E x p E d i E n t E

Prezados leitores, A novidade está no ar! É muito bom saber que a renovação se

faz presente em diversos setores da nossa cidade. Esta edição vem recheada de novidades que você vai poder conferir página a página.

Em especial celebramos a vinda de novos diretores e seus ideais que agora trabalham ajudando a fortalecer o nosso slogam, Comércio Unido, Comércio Forte!

Nossa cidade ganha novo secretário de turismo, novo comandan-te na Polícia Militar, Canil Municipal, Secretaria de Divisão antidrogas, novo presidente do Rotary, enfim, são muitas as novidades que certa-mente vão somar para o desenvolvimento do nosso município.

E como o tempo é de renovar e novos projetos me convidam a estar mais presente, à partir da próxima edição nosso jornal passa a contar com a colaboração da jornalista Marlene Portes, que assume a coordenação desta publicação.

Continuaremos a nos encontrar todos os meses na página “rosa” como muitos já acompanham. Continuaremos a abordar os mais di-versos assuntos, que sejam capazes de somar informações das mais diversas, sempre em busca do crescimento e desenvolvimento da sua empresa e da nossa cidade.

Agradeço aqui a oportunidade de colaborar com esta publicação que em sua forma simples e linguagem direta, a cada dia ocupa o seu lugar especial na vida e cotidiano dos matinhenses.

Meus sinceros agradecimentos e até a próxima!

Yole Scofano Coordenadora Jornal da ACIMA.

EditorialDiretoria Gestão 2010/2013

Coordenação: Yole Scofano [email protected]

Tel.(41) 8838-7425Colaboração: Marlene Valsko Portes

[email protected].(41) 9996-3126

Arte Final: Alexandre Roberto FerreiraCel.(41) 8827-0523

[email protected]ção: Tiago Franklin Cruz

Cel.(41) [email protected]

Tiragem: 3.500 exemplaresPublicação mensal editada pela Assessoria de Comunicação

Social da ACIMA. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que cite a fonte.

Page 3: Jornal Acima

Jornal da ACIMAMatinhos, Agosto de 2010 3

A Associação Comercial espera que no próximo triênio possa continuar mantendo o diálogo junto ao governo local e estadual e dessa forma, conquistar maiores investimentos para o setor comercial e empresarial do nosso município.

Adalto Mendes LüdersPresidente

A intenção principal é trabalhar em prol do lema da Associação, que é “Comércio Unido, Comércio Forte”, tornar a administração mais democrática e mais dinâmi-ca. Precisamos estreitar relações com os empresários, co-nhecer os problemas que enfrentam no dia-a-dia e buscar soluções que beneficiem a todos.

Diego Leonardo de Mattos RaposoVice-Presidente

Vamos trabalhar em conjunto com o comércio local para desenvolver ações de inovação. Também é importante dar-mos continuidade aos projetos já existentes, em benefício de melhorias do comércio local.

Jair Bernardo MartinsDiretor Secretário

Espero que no próximo triênio possamos trabalhar ainda mais no sentido de promover cursos de capacitação ofertados pela ACIMA ou em parceria com outras institui-ções. Desta forma poderemos contribuir com o aprimora-mento da qualidade de serviços prestados o comerciário.

Valdemar Salvador Marques Diretor Tesoureiro

Quando o comércio se movimenta, o reflexo é sempre po-sitivo. Por isso é preciso incentivar a inovação nas empresas. Espero que as reuniões de diretoria sejam um espaço para troca de ideias e sugestões de melhoria para o comércio local e para todos os comerciários, de uma forma geral.

Laurita da SilvaDiretora de Eventos

Precisamos incrementar as atividades da Associação e buscar representatividade da classe empresarial junto ao mu-nicípio. Um dos grandes objetivos para o próximo ano é tra-balhar em função da construção da sede própria da ACIMA.

Alceu Fernandes CenattiDiretor de SPC

A intenção é abrir espaço para empresários que tenham vontade de crescer. Vamos somar esforços para levar adiante os projetos já existentes e colocar em prática novas ideias para o fortalecimento do comércio e de toda Matinhos.

Leonir de SantiDiretor de Planejamento

Nesse novo triênio na condução da ACIMA, um dos prin-cipais objetivos será conscientizar os comerciantes a uma maior participação nas atividades da Associação. Nossas ações serão sempre em função do fortalecimento do comér-cio de Matinhos.

Mario Gonçalves da CostaDiretor de Comunicação

A Associação Comercial e Industrial de Matinhos - ACIMA promoveu a posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2010/2013, tendo à frente na presidência , o empresário Adauto Mendes Luders e como vice o empresário Diego Raposo. Na oportunidade , os associados e convidados puderam constatar o desejo da continuidade. Os trabalhos voltados a aproximação da entidade junto ao fortalecimento da união dos comerciantes da nossa cidade, foram os assuntos mais abordados. Na ocasião pudemos contar com a presença de representantes de diversos setores. O evento aconteceu na FETIEP e num clima bastante descontraído os convidados puderam se sentir bastante a vontade. A noite foi embalada ao som de Ravi Mello.

Novo Triênio, Acima Empossa Nova Diretoria

Confira nas páginas 8 e 9 a cobertura do evento.

Page 4: Jornal Acima

Jornal da ACIMA Matinhos, Agosto de 20104

A Voz do Especialista

Márcio Iavelberg Formado em Administração, com MBA em finanças e especialização em direito

tributário, Márcio é sócio da Blue Numbers, consultoria financeira especializada em finanças para pequenas e médias empresas. É responsável pelo sucesso financeiro de inúmeras empresas que, constantemente, são mencionadas como casos de sucesso em revistas de negócios. Além de consultor, atua também em Conselho de Administração.

www.bluenumbers.com.br / [email protected]

As Dores do CrescimentoOutro dia estava

num cliente que co-mentava que crescer é tarefa difícil, que causa insegurança e ao mesmo tempo aparece uma série de problemas.

Aprofundando mais o assunto, o maior dos traumas era a falta de caixa. Para crescer, a empresa tinha que comprar mais matéria-prima, aumentar sua produção e, portanto, o investimento com maquinário, pessoal e isso estava lhe assustando.

Parece que de uma hora para outra alguém tinha ti-rado o chão debaixo dos seus pés. Os processos já não eram mais tão conhecidos como antes.

E ele acabou me recordando das dores sentidas na infância, e isso para um criança é a coisa mais importan-te do mundo, sentir as consequências. Quando a gente cresce, podemos sentir uma dor que vem lá de dentro, e vem mesmo, sentimos no osso.

As empresas, por incrível que pareça, são órgãos vi-vos, não são um amontoado de papéis e fios como muitos pensam, se não “adubarmos a terra “ e regarmos todos os dias, a árvore não dará mais frutos.

O ideal é montar um bom planejamento, e levar em consideração esse crescimento que é tão vital para as empresas. Importante também estar atento a um Plano B, caso a empresa pare de crescer antes ou vote a en-colher.

Continue nos acompanhando.Acesse: www.bluenumbers.com.br

Empresários dos setores da constru-ção civil, varejo, ves-tuário, metal-mecâni-co, móveis, serviços e agronegócios po-derão participar dos encontros, que acon-tecem em 18 cidades, nos meses de julho e agosto, numa par-ceria entre o Sebrae Nacional, Sebrae/PR e ANPEI.

O Sebrae Nacional e a Associação Na-cional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inova-doras (ANPEI) realizam em todo o Bra-sil, uma série de 100 workshops sobre inovação para micro e pequenas em-presas. Pelo segundo ano consecutivo, cidades paranaenses recebem a inicia-tiva que traz o tema “Como a pequena empresa pode lucrar com a Inovação”.

Nos encontros, também serão apre-sentadas ferramentas disponíveis no mercado para que a pequena empresa tenha auxílio para praticar a inovação.

Os workshops ainda serão acom-panhados por jovens recém-formados que atuam no Projeto Agentes Locais de Inovação, uma estratégia do Sebrae Nacional para levar a cultura da inova-ção ao dia a dia dos pequenos negó-cios. Assim, os profissionais, que mo-ram na mesma região das empresas e passam por uma capacitação intensa, terão a oportunidade de prospectar no-vas empresas para desenvolver traba-lhos de acompanhamento sobre o nível de inovação desses empreendimentos. Com base em diagnósticos, os agentes locais de inovação identificam proble-mas e sugerem soluções.

O consultor Aloísio Aleixo Pereira Cerqueira, da Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae/PR, expli-ca que os workshops serão realizados gratuitamente, nas cidades de Cas-cavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Campo Mourão, Maringá, Umuarama, Parana-vaí, Salto do Lontra, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Pato Branco, Curitiba, Matinhos, Arapongas, Londrina, Apu-carana, Ortigueira e Jacarezinho.

ProgramaçãoNa região centro-sul, os workshops

serão realizados em Curitiba, no dia 16 de agosto, às 19 horas, na sede do Se-brae/PR, para empresários da constru-ção civil, e no dia 17 de agosto, às 19 horas, também na sede do Sebrae/PR, para empresários de móveis; e em Ma-tinhos, no dia 16 de agosto, às 19 ho-ras, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (ACIMA), para empresários do setor de móveis.

As inscrições para o workshop “Como a pequena empresa pode lucrar com a Inovação” podem ser efetuadas por meio da Central de Relacionamen-to do Sebrae/PR no 0800 570 0800.

Inovação como diferencial competi-tivo é tema de workshops no Paraná

Page 5: Jornal Acima

Jornal da ACIMAMatinhos, Agosto de 2010 5

Nossa empreendedora do mês é Nívea Gurski, dona de um carisma fora de série, nos surpreen-de com um delicioso café colonial em uma manhã para lá de especial. Recanto das Bromélias é um pedacinho do paraíso e que, muito em breve mui-tos de vocês também vão poder conhecer. Esta em-presária que sempre demonstrou enorme interes-se pelas ações da nossa ACIMA, agora está à frente de seu novo empreendimento, e compartilha um pouco da sua história no Recanto das Bromélias.

ACIMA: Estamos nos aproximando do dia dos pais e seus filhos certa-mente sentiram muito a perda da familia. Como empresária e mãe, qual a dica que você nos dei-xa para esta questão?

Nívea: Sempre os deixe a par da situação, seja ela qual for. Nós tínhamos um padrão de vida muito bom, quando houve a doença

perdemos muito e as crianças sa-biam o que acon-tecia. Desde cedo é importante en-sinar a adminis-trar, ir passando as informações e buscar orientar no que for possí-vel.

ACIMA: Qual a dica para quem quer se tor-nar um empreendedor de sucesso?

Nívea Gurski: Hu-mildade, e sempre buscar superar seus limites. Prin-cipalmente sempre fazer aquilo que você gosta.

Meus filhos escolheram profissão pelo que eles gostam – dinheiro é só uma conseqüência. Você tem condições de fazer simples-mente de tudo, desde que você tenha criatividade e saiba o que quer fazer. As dificuldades sempre podem ser superadas, basta ter vontade .

ACIMA: Nívea, conta pra gente como come-çou a sua história neste ramo que, em sua maio-ria tem homens à fren-te?

Nívea Gurski : Sou fi-lha de comerciante, meus pais atuavam no ramo de moinho , fui criada junto com mais 5 irmãos em Pi-raquara , região metropo-litana de Curitiba. Eu vim para Matinhos aos 15 anos, quando meus pais se apo-sentaram. Na ocasião meus pais não queriam que eu viesse para cá, afinal as fi-lhas na época tinham que ser normalistas.

ACIMA: Então você fugiu às regras?

Nívea Gurski: Na ver-dade, para a época eu fiz um curso que parecia bem “diferente”: Auxiliar de Ele-tricista, acho que revolu-cionei a tradição da família que seguia o magistério. Meu maior sonho era fazer Engenharia Elétrica, mas as filhas só saíam de casa depois de casadas.

ACIMA: E como foi convencer o seu pai a fazer o curso de eletri-cista?

Nívea Gurki: Os estu-dos meu pai disse que não pagaria. Eu resolvi traba-lhar para pagar os estudos. Eu entrei no Banco Bame-rindus , na época podia tra-balhar aos 15 anos. Tanto no curso quanto no traba-lho era destacada como a única mulher - Eu cheguei até subgerente, mas tro-quei a profissão pelo casa-mento – Com 20 anos me casei com Vicente que era eletricista.

ACIMA: Como vocês iniciaram o negócio no

ramo elétrico? Nívea Gurki: Vicente

trabalhava na Copel e o sonho era ter o comercio que atendesse a área, era uma questão de tempo, vendemos tudo que tínha-mos, compramos a loja de materiais elétricos. A anti-ga loja era na Av Maringá onde hoje é a Imobiliaria Somar - Dois anos depois apostamos na construção do terreno e investimos na construção do novo prédio onde hoje funciona a loja Gurski.

ACIMA: Qual foi o principal desafio no ini-cio de tudo?

Nívea Gurki: Desfazer de tudo que a gente tinha e ir morar dentro do comér-cio, a minha filha na época tinha apenas nove meses, era metade loja, metade casa. Não tinha janelas era somente a porta do comer-cio.

ACIMA: Quanto aos investimentos, vocês tinham apoio de fami-liares ou contavam com empréstimos de ban-cos?

Nívea Gurki: No início o meu pai era o “banco”. Ele emprestava o dinheiro e nós pagávamos os juros de poupança.

ACIMA: Como vocês administravam a ques-tão de ser uma empresa familiar, como vocês di-vidiam as tarefas?

Nívea Gurki: Sempre dividimos as tarefas, eu ad-ministrava a loja e o Vicen-te trabalhava de eletricista, nós vendíamos os materiais e fazíamos as instalações.

ACIMA: Como você acredita que pôde man-ter a competitividade?

Nívea Gurki: Bom, meu pai sempre buscou nos orientar muito também com relação ao comércio, e uma das frases que ele sempre repetia era: “Se você não pode ser o maior, busque ser sempre melhor” – Na verdade ele tentava nos dizer que não podería-mos pecar no nosso atendi-mento, nos nossos serviços e sempre buscar fazer o melhor pelos nossos clien-tes, tudo sempre com mui-ta honestidade e primando pela qualidade dos nossos produtos.

ACIMA: Durante toda a jornada qual foi a prin-cipal dificuldade que vo-cês encontram durante o percurso?

Nívea Gurki: Foi a épo-ca em que ele adoeceu, fo-ram 2 anos e 3 meses de luta contra um câncer. Na epoca ja tinhamos os 4 fi-lhos, e em março de 1999 ele faleceu. Com isso ficou outro desafio, continuar a caminhada sozinha, minha filha mais velha tinha 16 e o mais novo 6, foi bem de-licado. Por isso eu sempre digo que hoje tenho uma vida muito abençoada.

ACIMA: Nívea, hoje aos 49 anos, você tem o priviléio de nos receber neste pedacinho do pa-raíso, Recanto das Bro-mélias, é um sonho rea-lizado?

Nívea Gurki: Com cer-teza, a realização de um sonho. Hoje meus filhos dão seqüência ao ramo do comércio com a loja em pleno funcionamento , eu quero mais tranqüilidade,

pra você ter uma idéia na temporada por exemplo, parece que nem estamos a dois km de todo o fervo da praia.

ACIMA: Então o Re-canto das Bromélias é um novo negócio?

Nívea Gurki: A idéia surgiu dos amigos que vi-nham nos visitar. O princi-pal objetivo é poder com-partilhar esta natureza e a tranquili-dade com as pessoas que buscam por isso. Todo mun-do que vem aqui nos diz, “Que pena que tenho que ir embo-ra, queria ficar mais tem-po! “ Que bom que seria se eu pudesse vir passar aqui mais tempo – foi dai que surgiu a idéia de com-partilhar esse pedacinho do paraíso com as outras pes-soas –

Hoje conto com o apoio do Jamil, um grande amigo e apoiador desta iniciati-va, hoje unificamos nos-sas idéias em prol da pre-servação e conservação de tudo aqui, onde cada deta-lhe tem um toque nosso. Aqui estamos unindo o útil ao agradável e a expecta-tiva para abertura oficial é de seis meses.

“Humildade, e sempre buscar

superar seus limites”

“Desde cedo é importante

ensinar a admi-nistrar, ir pas-sando as infor-

mações”

Segundo o Dicionário Aurélio o significado de EMPREENDEDOR é ATIVO, ARROJADO - AQUELE QUE EMPREENDE.

A empreendedora desta Edição: É Nívea Gurski, é a proprietaria da Gurski Materiais Elétricos.

Na Foto acima o início de tudo, abaixo a loja nos dias de hoje, ao lado nossa empreendedora Nivea Gurski no Recanto das Bromélias.

Page 6: Jornal Acima

Jornal da ACIMA Matinhos, Agosto de 20106

Matinhos ganha novo Secretário de Turismo

A ACIMA foi recebi-da no gabinete do novo secretário de turismo da nossa cidade, o nome dele é Ruy Hauer Rei-chert. Empreendedor nato se declara apaixo-nado por nossa cidade e honrado por ter a opor-tunidade de contribuir de alguma forma para o desenvolvimento da mesma. As expectativas são mui-tas, mas Ruy é cauteloso quanto a esta questão. Ele nos diz que o momento é de reestruturação das bases e conheci-mento dos projetos que já foram idea-lizados. Por se tratar de uma estrutura onde a equipe ainda é bastante reduzi-da e com recursos ainda muito limita-dos, o momento não é para reclamar, mas sim é de união para poder fazer. Ele nos revela que o sucesso virá com a participação de todos os munícipes. Seu gabinete está de portas abertas e na prática pretende trazer mais “para perto” os empresários interessados em fazer a diferença.A notícia que reconhecemos como sendo muito bacana, é o fato de Ruy acreditar na participação do setor público junto a diversas entidades e associações. Ainda na manhã do fe-chamento desta edição, ele nos con-ta por telefone, que a participação na Oficina de Diagnóstico promovida pela ADETUR Litoral foi fantástica e altamente proveitosa, o release de todo o evento ele nos promete para a próxima edição. Ruy, agradecemos a sua atenção e de-sejamos sucesso a toda sua equipe!

TurismoTrata-se de um setor que não depende de esforço de um só, depende da união e consciência da co-munidade como um todo. Neste momen-to nosso principal produto pode mes-mo estar ao olhos de muitos, em seu formato “ bruto”, mas assim como um

diamante precisa ser polido para que possamos perceber o seu real valor. Aos meus olhos observo que nossa cidade, Matinhos, é exatamente isto, um diamante à ser polido. A forma que desejamos já sabemos que pos-suímos, é um desejo que brota do coração, mas sabemos que apenas de-sejar que algo aconteça é metade do caminho percorrido, mas para real-mente realizar é preciso arregaçar as mangas e começar a fazer, temos em nossas mãos as oportunidades, pes-soas interessadas em participar deste processo, também já sabemos que es-tão por toda parte, o próximo passo é continuar a agir. Os passos para se tornarem concretos acontecem no dia a dia, bom, eu por exemplo até hoje não tive conhecimento de nenhum projeto que tenha tido sucesso por que simplesmente alguém pensou, deu certo e pronto. É preciso muito empenho e acreditar. Realmente eu acredito que, para se chegarmos ao lugar aonde poucos chegaram, certa-mente teremos que fazer o que mui-tos não fizeram” .Yole Scofano

Rua Desembargador Hugo Simas, 373, Centro Histórico – CEP 83203-250. Paranaguá/PR

Paranaguá, 26 de julho de 2010.

Prezados Senhores

Cumprindo a deliberação da reunião do dia 03/03/2010, CONVOCAMOS todos

os membros da Diretoria Executiva do Conselho Fiscal, do Conselho

Consultivo e Associados, para a reunião ordinária da ADETUR LITORAL, a

ser realizada no Município de Matinhos:

Local: Caiobá Praia Hotel Endereço: Rua Augusto Blitzkow, 208 – Balneário de Caiobá - Matinhos/PR Data: 04/08/2010 Horário: 14 às 16 horas.

Pauta:

01- Passaporte do Litoral (Projeto Adetur Litoral/Ecovia/SEBRAE) 02- Apresentação da proposta de revitalização do Portal da Adetur. 03- Análise da marca da Adetur 04- Relato sobre a participação do Road Show Paraná. 05- Encaminhamento sobre as Ações Prioritárias do Planejamento da Adetur. 06- Caravana Técnica Santos-SP – Paraty-RJ – Angra dos Reis e Ilha Grande-RJ. 07- Assuntos diversos.

Agradecemos o seu pronto atendimento e contamos com a participação de todos.

Atenciosamente,

Carlos Gnata Dir.Presidente. ADETUR LITORAL www.adeturlitoral.com.br

Convocação

Page 7: Jornal Acima

Jornal da ACIMAMatinhos, Agosto de 2010 7

VAREJO

Yole Scofano é escritora da Revista Música e Mercado, atu-almente com circulação em 21 países.

Palestrante/Instrutora e C o n s u l t o r a Empres ar ia l (41) 8838-7425

[email protected]

O que nós vendemos?

Esta é uma pergunta que parece muito simples de responder e curiosa-mente a mais fácil de er-rar.

Normalmente ten-demos a responder do nosso ponto de vista de fornecedores, e assim va-mos descrever as carac-terísticas do serviço ou produto que vendemos. A forma correta é olharmos o que vendemos do ponto de vista do comprador, e então perguntar...

O que o nosso cliente Compra?

O Cliente compra os benefícios que o serviço ou produto pode fazer por ele. Por exemplo:

Uma loja de lojas de móveis e eletrodomés-ticos vende exatamente conforto, praticidade, fa-cilidades para o dia a dia.

Assim, toda a nossa apresentação de vendas deve ser feita com este enfoque, ressaltando os resultados do nosso ser-viço, e principalmente servindo de ponte, entre o cliente e o produto que ele deseja.

Muitas vezes, o Cliente pode comprar ne-cessidades que ele não sabe que tem e passa a percebê-las depois que mostramos a ele.

Muito se evoluiu nas últimas décadas no que tange à maneira de se ver o cliente. Mas a melhor forma para que seu clien-te volte a comprar com você, é quando verdadei-

ramente ele sabe que você vai estar “Comprometido com o Sucesso do seu Cliente”. Isto quer dizer que você, como fornecedor de serviços ou produtos está tão envolvido no negócio do seu cliente que passa literalmente a fazer parte dele, compartilhando seus problemas e soluções, di-vidindo responsabilidades e sucessos. Na verdade é como o torcedor do time de futebol que sofre e vi-bra junto com ele.

Há cada vez mais au-tores afirmando a impor-tância do valor agregado ao serviço ou produto que vendemos. Na verdade o Conceito de Valor é um dos fatores mais importan-tes para o sucesso de uma empresa. Um produto ou serviço sem valor agrega-do será apenas mais um entre os outros, sem se di-ferenciar. Podemos agre-gar valor de várias manei-ras, das mais criativas às mais tradicionais. Prestar serviço de qualidade ao cliente é uma das mais valori-zadas atualmen-te. Todos somos consumidores, como dizem já nascemos consumindo. O im-portante é sa-bermos que o conceito de valor não se

forma no produ-to ou servi-ço. Ele é fo rmado na mente das pes-soas. Ele é a percepção que cada um tem do valor que determina-do bem ou serviço possui.

Quando ouvi-mos aquela frase - “é caro mas vale a pena”, sabemos que aí temos um bom conceito de va-lor percebido pelo cliente. Na verdade, não é caro porque vale pelo benefí-cio que proporciona.

Estaremos agregan-do valor à nossa empre-sa, seus produtos e ser-viços, quando estivermos realmente comprometidos com o sucesso do nosso cliente, quando tivermos uma empatia genuína com

ele, quando formos leais, quando formos capazes de inovar nossos con-ceitos e principalmente quando nos damos conta de que, sem os clientes nossas empresas sim-plesmente deixam de existir.

“A qualidade nunca se obtém por acaso; ela é sempre o resultado do esforço inteligente.”

(Jonh Ruskin)

Page 8: Jornal Acima

Jornal da ACIMA Matinhos, Agosto de 20108

Page 9: Jornal Acima

Jornal da ACIMAMatinhos, Agosto de 2010 9

Page 10: Jornal Acima

Jornal da ACIMA Matinhos, Agosto de 201010

A Guarda Municipal inova e adere ao incrível tra-balho em equipe que é desenvolvido com os cães.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE INVERNO EM CAIObÁPREPARE-SE POIS VAI ROLAR A TRAVESSIA E O

TRIATHLON OLÍMPICO DE INVERNO

Um Futuro promissor, esporte é vida.O Instituto Celso Pampuch (ICP) visando a melhoria na qualidade de seus serviços locou uma área em Matinhos para sede do centro de Treinamento

de Futebol e Voleibol, trazendo aos alunos melhores condições de trabalho e oferecendo a todo pessoal de Matinhos, toda qualidade de seus trabalhos.

A equipe de futebol deu um ar mais revitalizado para o cenário ! Parabéns a toda equipe do Instituto, aos treinadores e aos nossos atletas.

Certamente, muito em breve estaremos colhendo os bons frutos que o esporte é capaz de cultivar no coração das nossas crianças.

Por Yole Scofano

GCM Mesquita, que durante seis meses desenvolveu um tra-balho de apoio a Polícia Militar no período de fundação do Canil da PM, agora desenvolve o mesmo trabalho dentro da Guarda Munici-pal, agora sob o comando do Dire-tor de Departamento Gilmar Alves Rolin, com o apoio dos colegas, GCM Gaspar, GCP Espíndola, GCM Kulik. O mais novo integran-te é um hotwiller de cinco anos, que havia sido abandonado na temporada e capturado pela equi-pe do Meio Ambiente , foi doado e muito bem recebido pela equipe .

(Fomos informados que este mesmo cão na época tinha seu pescoço dilacerado, porém com muito tato e cuidados ficou cura-do).

Não é de hoje que muito se fala dos benefíciosquando o assunto é o trabalho que as equipes volta-das a segurança pública acabam agregando quando montam seus canis.

O Canil pretende trabalhar com cães de faro, parabusca e salva-mento de pessoas desaparecidas na área de Defesa Civil, Com os cães de patrulha e cães que vão receber treinamentos específicos para os trabalhos que serão rea-lizados com crianças especiais. O Canil Central já fechou parceria e disponibilizou treinamento para os envolvidos no projeto.

Sucesso a toda equipe da Guarda Municipal.

No dia primeiro de agosto vai rolar a Travessia de Inverno Morro do Boi. São 2,5KM de uma prova que é mesmo desafiadora. Os atle-tas largam na Praia Brava , passam por trás do Morro do Boi e da Ilha e chegam na Praia Mansa em Caiobá. Esta é realmente “a travessia”. A temperatura da água estará em torno de 20º C e a temperatura ex-terna em torno de 04º C a05 Cº. Segundo luiz Iran, bem mais quente em Curitiba.

Segundo as informações da equipe de produção da TRIATIVA to-dos receberão um Kit atleta especial: camiseta manga longa, squee-ze, touca e para todos que concluírem as provas receberão medalha especial da Finisher.

Este evento servirá de preparação para as seguintes provas:

Penha/Sc - Agosto), Thunder Race (Caiobá - Setembro), Campeo-nato Brasileiro De Triathlon Olímpico (Jaraguá Do Sul/Sc - Outubro)

as inscrições estão abertas e são limitadas,Acesse o novo site da triativa para receber informativos: www.triativaonline.com.br inscreva-se com antecedência para não

ficar de fora destes grandes eventos, vamos presigiar as provas do paraná.

Triativa Sempre Com Você

Page 11: Jornal Acima

Jornal da ACIMAMatinhos, Agosto de 2010 11

Polícia Militar Tem Novo Comandante PROERD: “É MELHOR PREVENIR DO QUE RECUPERAR”O 9 Batalhão de Poli-

cia Militar de Matinhos, desde junho de 2010 conta com novo comando, seu nome é Nivaldo Marcelos da Silva e é o Comandante da Companhia das Praias. Ele nos recebe em seu ga-binete e nos fala um pouco das suas expectativas para esta nova empreitada.

ACIMA: Comandan-te, como o senhor ob-serva o cenário de nossa cidade?

O que nos diz respeito à segurança, pretendemos trabalhar com a motiva-ção do nosso elemento humano que é o nosso maior patrimônio, tambem temos a intenção de estreitar cada vez mais os laços com a nossa comunida-de. Estamos trabalhando ouvindo as reclamações, sugestões etc. Buscamos a sintonia com todos os demais órgãos, sejam municipais, estaduais e federais - em especial ao poder judiciário e mi-nistério publico e defesa civil.

ACIMA: Há alguns meses fize-mos uma matéria em que falávamos da parceria da Polícia Militar junto a Guarda Municipal e a questão do trabalho em equipe. Vocês preten-dem dar continuidade?

Comandante Nivaldo: A palavra nossa chama se integração. Não tem como pensar em segurança olhando apenas para dentro do quartel. Quanto à integração junto a guarda municipal ela sempre permaneceu. O sistema de monitoramento vem sendo cedido para auxiliar o nosso trabalho e eles estão de parabéns, não só a nos como também a policia civil e temos somente a agrade-cer por isso.

ACIMA: E quanto ao Canil? Comandante Nivaldo: O canil é

um projeto em desenvolvimento que já tem prestado muitos serviços na área de segurança e o mesmo vem sendo aprimorado a cada dia.

ACIMA: Como novo comandante, qual é a mensagem que o senhor gostaria de deixar para nossa comunidade?

Comandante Nivaldo: Lembramos a toda a co-munidade que através do numero 181 a comunidade pode participar de forma mesmo que anônima dos fatos que levem cada vez mais a inibição de delitos, e desta forma se fazerem-mais atuantes no que tange

a segurança de todo o coletivo.Vale lembrar que este mesmo nú-

mero pode ser acionado para ocaso de-denuncias que envolvam maus tratos a crianças e aos idosos.

Embora tenhamos conhe-cimento que o trafico e consumo de drogas é um problema que já extrapola os níveis da segurançapublica e já e um problema social e de saúde publica, a Policia Mi-litar tem como principal alvo o comba-te a isso.

A participação da comunidade é muito importante para o auxilio na di-minuição dos números. Travamos uma luta diária, todos os dias temos apre-ensões de entorpecentes e prisões de envolvidos, por isso é importante a de-núncia, a sugestão, a informação.

As portas estão abertas a participa-ção da comunidade e dasinstituições que por sua vez, de alguma forma, buscam auxiliar nestas questões, mas que muitas vezes não sabem por onde começar.

Comandante Nivaldo faz ainda um alerta para que as pessoas não se sin-tam coagidas, quando tiverem a inten-ção de fazer uma denúncia, pois atra-vés do número que informamos acima, o181 a denúncia é mesmo realizada de forma anônima.

Nós da ACIMA desejamos que sua nova jornada seja de muito sucesso!

Sérgio Mit-mann é o novo diretor do De-partamento de Antidrogas da Secretaria de Defesa Social e Antidrogas de Matinhos. Ele assumiu o cargo em mar-ço deste ano e já movimenta a comunidade com uma ação pedagógica de pre-venção ao uso de drogas e prática da violência.

Com o objetivo principal de orientar alunos de 4ª séries a dize-rem NÂO às drogas, o Proerd (Pro-grama Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) começa suas ações no mês de agosto, ini-cialmente em quatro escolas mu-nicipais. O Programa envolve edu-cadores, estudantes, policia militar, pais e comunidade e deve se esten-der a todas as escolas da rede muni-cipal de ensino em 2011.

Trata-se de um Curso com 10 aulas, sendo uma por semana. Mi-nistradas por um policial militar de-vidamente capacitado, visa orientar crianças a respeito dos tipos de dro-gas existentes, seus efeitos maléfi-cos e ainda sobre as abordagens a que estão sujeitas. “Um dia alguém vai chegar até elas para ofertar. Vão ser abordadas por traficantes. Por isso precisam saber como se sair da situação e jamais experimentar pela primeira vez”, destaca o diretor.

Segundo Mitmann, drogas como o crack, por exemplo, são vendidas

por um valor baixo, por isso se tor-na acessível a jovens de todos os níveis sociais. “O pior é que, muitas vezes, a porta de entrada é gratuita. Para envolver a criança e fazer com que ela experimente a droga pela primeira vez, o traficante concede uma ‘amostra grátis’”, revela.

Junto à família, o Proerd, além de conscientizar sobre os perigos do uso de qualquer tipo de entorpe-cente, visa alertar os pais para que reconheçam mudanças de compor-tamento e atitudes do filho usuário de drogas e ainda como lidar com essa situação. Nesse sentido, o ins-trutor repassa informações de for-ma dinâmica, sempre com o intuito de auxiliar os pais em ‘como falar sobre drogas com crianças’.

Para complementar o conteúdo das aulas, a Secretaria de Educação de Matinhos está preparando apos-tilas, adaptadas para à realidade lo-cal. Ao final do Curso, os melhores alunos serão premiados. Será rea-lizada, também, uma cerimônia de formatura, quando recebem certifi-cado, bonés e camisetas.

Por Marlene Portes

Nivaldo Marcelos da Silva e é o Comandante da

Companhia das Praias.

Page 12: Jornal Acima

Jornal da ACIMA Matinhos, Agosto de 201012

OSVALDO FERNANDES DE MATTOS ASSUME PRESIDÊNCIA DO ROTARY CLUb DE MATINHOS

Aumentar o número de associados e dar continuidade aos pro-jetos existentes. Com esse objetivo, Osval-do Fernandes de Mat-tos assumiu, no mês de julho, a presidên-cia do Rotary Club de Matinhos Ele inicia o man-dato 2010/2011 apoiado ao lema “Forta-lecer Comuni-dades e Unir Continentes”, que expressa quem são e o que fazem os rotarianos. Atualmente são vários os Pro-gramas desenvolvidos pelo Rotary. Entre eles, destaca-se o “Doação de Medula”, que , se-gundo Mattos, precisa ser mais divulgado. “É importante escla-recer à população que, para se cadastrar no banco de doadores basta preencher uma ficha e coletar uma pequena quanti-dade de sangue. Esse processo não leva mais de 10 minutos, mas pode ser a diferença entre a vida e a morte para uma pes-soa doente”. Rotarianos volun-tários, engajados com a causa, assumem a importante tarefa de disseminar informações e estimular a doação de medula óssea durante Campanhas que acontecem no Brasil e no mun-do. Segundo o novo presidente, para que a entidade dê conti-nuidade às ações junto à comu-nidade, é importante atrair mais associados. Nessa dinâmica, uma das propostas é incentivar o Interact Club e o Rotaract Club. O Interact é integrado por adolescentes entre 12 e 17 anos, que atuam de uma forma sim-ples, através de doações, visitas a creches, hospitais ou partici-pando de campanhas que visam a melhoria do meio ambiente e a saúde das pessoas carentes. Já o Rotaract é formado por

jovens de ambos os se-xos, a partir de 18 anos, que tenham interesse em servir sua comunidade, ampliar seu círculo de amizades e ainda bus-car oportunidades para o desenvolvimento pro-

fissional. Independentemente da idade, da área de atuação ou da fun-ção que exercem, é importante lembrar que o Rotary é forma-do por pessoas dispostas a pro-mover a paz e a prestar serviços humanitários com foco na me-lhoria da qualidade de vida, da saúde, da educação, do combate à pobreza e defesa do meio am-biente, entre outras. “Para ser rotariano é preciso ter vontade de ajudar, disponibilidade para o voluntariado e dedicação para fazer o ‘algo a mais’ que faz a diferença para a comunidade”, completa o pre-sidente.Como se tornar um rotariano

“Ser rotariano é fazer parte de um dos clubes mais importan-tes do mundo. É a única enti-dade não gover-namental que possui cadeira cativa na ONU (Organização das Nações Unidas) e conta, atualmente, com aproximada-mente 1,2 milhões de pessoas”, ressalta o presidente. Segundo Mattos, o Rotary é

um clube de serviços e deve ser f o r m a d o por profis-sionais de todas as áreas. Para se tornar um associado, a pessoa pode ser indicada por um ro-

tariano ou demonstrar o desejo de fazer parte da organização. O primeiro passo é participar das reuniões que acontecem todas as terças-feiras, às 20h30 na Casa da Amizade, localiza-da à rua Antonina, esquina com a Bandeirantes. O processo de seleção e admissão de novos sócios fica a critério do Clube que, aprovando o candidato, fará o convite oficial.

PROGRAMAS DO ROTARY CLUb

MATINHOS

DOE SANGUE: Essa Campa-nha existe há aproximadamente 20 anos e promove a doação es-pontânea de sangue. A iniciati-va visa não só estimular doado-res esporádicos, como também o cadastramento de doadores

periódicos em benefício dos Hemocentros . O Rotary Club de Matinhos é o mais atuante do distrito. Na úl-tima Campanha foram coletadas mais de 100 bol-sas de sangue dia, superando as 80 previstas

em meta. MÉDULA ÓSSEA: Os candi-datos a “Anjo”, como são cha-mados os doadores de medula óssea, podem ser homens ou mulheres entre 18 e 55 anos, com boa saúde. Para se ca-

dastrar basta procurar um He-mocentro, preencher um for-mulário com dados pessoais e coletar 5 ml de sangue para testes. Estes testes determinam as características genéticas, ne-cessárias para a compatibilida-de entre o doador e o paciente. Esses dados ficam organizados em um Registros de Doadores Voluntários, que é consultado quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família. Caso seja encontrado um doador compa-tível, ele será convidado a fazer a doação.bOA VISÃO: Realizado em parceria com a Secretaria Mu-nicipal de Educação, atende crianças em idade escolar, en-tre 5 e 12 anos, alunas da rede municipal de ensino. Após avaliação, as crianças vão a Curitiba para realizar exames em uma clínica oftalmológica. Caso seja necessário, o Rota-ry concede, gratuitamente, os óculos. Este ano serão mais de 200 crianças atendidas pelo Programa.

CATARATAS: Iniciado em 2010, já atendeu mais de cin-quenta pessoas com 50 anos ou mais. Depois de uma ava-liação, a Prefeitura Municipal disponibiliza o transporte para que as pessoas possam ir até uma clínica especializada, em Curitiba. Caso os resultados dos exames mostrem necessi-dade de cirurgia, estas serão realizadas gratuitamente. Nesse programa, o Rotary conta ainda com parceiros como a Sanepar e supermercados locais, que fornecem água e lanche para a viagem das pessoas atendidas. RECUPERAÇÃO E PRE-SERVAÇÃO DA RESTIN-GA: Em parceria com a Prefei-tura Municipal e outras institui-ções interessadas na preserva-ção ambiental, esse Programa visa esclarecer a população sobre a importância da área li-torânea formado por mosaicos vegetacionais distintos, chama-das de restinga. Por Marlene Portes

“Para ser rotaria-no é preciso ter

vontade de ajudar, disponibilidade

para o voluntaria-do e dedicação

para fazer o ‘algo a mais’ que faz a diferença para a

comunidade”.

Conselho Diretor 2010/2011Presidente:

Osvaldo Fernandes de MattosVice-Presidente:

Luiz Carlos Tetor PereiraSecretário:

Helio Brenner de Oliveira2º Secretário:

Diego Leonardo de Mattos RaposoTesoureiro:

Adalto Mendes Lüders2º Tesoureiro: Deli Miro Salles

Diretor de Protocolo: Lauro Lemes de Pontes

2º Diretor de Protocolo: Valdemar Salvador Marques

Page 13: Jornal Acima

Jornal da ACIMAMatinhos, Agosto de 2010 13

Corpo saudável no inver noV i d a S a u d á v e l

A estação mais fria do ano traz consigo o perigo das chamadas “doenças de inverno”. Nesta época do ano o ar fica mais frio, a umidade cai e as condições do tempo dificultam a dispersão dos poluentes, favorecendo a ocorrência de algumas doenças, como gripes e problemas respi-ratórios.

Uma outra questão que não pode cair no esquecimento com a queda das temperaturas é a necessidade de hidratação do corpo. Os líquidos são importan-tes para controlar todo o funcio-namento do organismo, como circulação sanguínea, composi-ção das células, músculos e res-piração. Apesar de as pessoas não suarem tanto no inverno, a hidratação é sempre necessária e como em todas as outras es-tações do ano, o recomendado é ingerir cerca de dois litros de líquidos por dia.

Confira abaixo algumas dicas para manter-se sau-

dável no inverno:

Cuidados com a casa:

No frio, as pessoas tendem a manter portas e janelas fechadas, reduzindo a circulação do ar. Con-seqüentemente, este fator favore-ce a concentração de agentes in-fecciosos e poluentes no ambiente, também agravado com a queda da umidade que costuma acontecer nesta época do ano.

Limpe bem a casa tirando a po-eira acumulada, pois evita proble-mas alérgicos. Apesar da onda de frio, mantenha a casa e durma em

local arejado e umedecido. Podem ser utilizados umidificadores de ar, toalhas molhadas ou reservatórios com água nos quartos.

A cama merece um tratamento especial, pois é nela que se acu-mula a maior quantidade de áca-ros. Os colchões e travesseiros devem se possível conter capas antiácaros e as cobertas não po-dem ser felpudas, priorizando o uso de edredons.

As pessoas com alergia devem ficar atentas a cobertores que sol-tam pêlos. Substituí-los por man-tas de tecido sintético ou algodão pode auxiliar na prevenção de rini-tes e outros quadros alérgicos. Se possível, coloque colchões e co-bertores no sol.

Nas janelas, prefira persianas no lugar de cortinas de pano. Es-sas medidas visam a evitar o acú-mulo de poeira, principal alimento do ácaro. Mantenha armários lim-pos e arejados.

Cuidados com as roupas:

As alergias podem ser reduzi-das lavando e secando ao sol, an-tes de usar roupas, blu-sas de lã, mantas e cobertores guardadas por muito tempo em armários.

Cuidados com a saúde:

É importante fazer exercícios fí-sicos em qualquer época do ano, como caminhar ao ar livre ou fazer alongamentos simples em casa. Faça pequenos exercícios com os braços, pernas e dedos, para ati-var a circulação sanguínea. Seja fisicamente ativo e mantenha um peso saudável. Pratique exercícios físicos por 30 minutos ou mais, na maioria

dos dias da semana.

Cuidados com a pele:

Com a que-da da tempe-ratura há uma predisposição maior da pele ter algumas doenças. Pes-soas que têm a pele resse-cada tendem a sofrer mais nesta época do ano. O excesso de banhos quentes, o uso de buchas e sabonetes promove a retirada de uma camada de gordu-ra existente na superfície da pele que evita a perda de água causan-do o ressecamento.

A pele passa então a ficar seca, áspera, descamativa. Portanto de-vem ser evitados banhos excessi-vos e o uso de água muito quente. Use hidratante, procure um ade-quado para seu tipo de pele, apli-cando preferencialmente logo após o banho, com a pele ainda úmida. Atenção ao sol. Mesmo com o frio

é importante manter o cuidado com o sol, utilizando proteto-res, especialmente quando o céu estiver “limpo”.

Cuidados com os lábios:

Uma dica importante para prevenir o ressecamento dos lábios é a utilização de hidra-

tantes labiais, como manteiga de karité, vaselina liquida ou óleos de diversos tipos. Importante usar protetor solar para os lábios. Um fato importante é em relação à sa-liva. Com a falta de lubrificação as pessoas tendem a passar a língua nos lábios, agravando o resseca-

mento.

O batom, grande amigo das mulheres, pode ser um vilão mui-to perigoso para a pro-teção dos lábios, como os batons de longa duração, por conterem uma maior aderência ressecam os lábios e

são contra indicados para aqueles lábios já sensibilizados. Já o gloss pode ser um grande aliado no com-bate ao ressecamento, por ser gor-duroso e feito em um veículo que facilita a hidratação.

Em muitos casos podem ocor-rer grandes rachaduras e sangra-mentos nos lábios. Nestes casos, deve ser necessário o uso de anti-inflamatórios ou antibióticos tópicos, mas antes de usar tais medicamentos procure um médi-

co, para indicar e orientar o melhor tratamento a ser feito.

Cuidados com a alimentação:

Também é nesta época que se ganha al-guns quilos, resultado da ingestão de a l imen tos com maior valor caló-rico e tam-bém pela redução das at iv idades

físicas. Fique atento às escolhas dos alimentos, pois nesta estação é comum a procura por massas e doces. Consuma alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, beba bastante líquido, na forma de água, suco ou chás e evite o uso de bebi-das alcoólicas.

Consuma sopas e caldos ricos em legumes e verduras que tra-gam calor, fibras e vitaminas para o organismo. Quanto aos doces, opte por barras de cereais, granola, chocolate amargo e frutas secas.

Page 14: Jornal Acima

Jornal da ACIMA Matinhos, Agosto de 201014

RadaR acima RadaR acima

Litoral do Paraná recebe AVENTURA ESCOTEIRA NACIONAL PARA SENIORS E GUIAS

PROMOÇÃO NACIONAL DA ALE PREMIA MATINHENSE

Matinhos ganha nova panificadora.

O evento aconteceu nos dias 17 , 18, 19 20 e 21 de julho de 2010 na Associação Banestado em Pontal do Paraná e recebeu a presença de mil e cem participantes de nove estados bra-sileiros.

O Jornal da ACIMA foi muito bem recebido por toda a equipe responsável pelo evento, na ocasião, o Sr. Luis Carlos Pamplona , gerente de Infra estrutura e logística do evento, nos contou um pouco das aventuras desta-cadas durante os cinco dias.

As atividades foram todas voltadas para jovens de 15 a 18 anos e acon-teceram em diversas localidades, entre elas, no Morro do Cagaço com rapel, teve surf na Praia de Leste e rally e na cidade de Paranaguá . Os grupos reali-zaram visitas aos principais pontos tu-rísticos, visitaram o porto e contaram ainda com uma fragata à disposição e mais uma pista de arborismo, construí-da pela Copel no centro da cidade.

As aventuras não ficaram por aí, ainda teve descida de jangada no Rio

Guaraguaçu, onde as jangadas foram construídas com tambores e bambus pelos próprios participantes que ainda navegaram por 12 km.

Já na Ilha do Mel os visitantes rea-lizaram visitas regadas a muitas ativi-dades escoteiras. E se você achou que faltava fôlego para tatas atividades, se enganou, como uma atividade sur-presa teve também o rafiting no Rio Nhundiaquara em Morretes. Para o encerramento em Itapema, uma grande festa de confraternização. Mesmo com um final de semana de muita chuva, o evento teve apenas o rapel cancelado, suspenso por motivo de segurança

O Evento acontece a cada dois anos e felizmente o interior do Paraná foi escolhido para sediá-lo. Segundo Gilberto, que é o diretor de TI da UEB em Curitiba, nossa região é muito rica em natureza. Ele ressalta que a ativi-dade escoteira possui em sua essência a consciência ecológica, ao final, foi deixado uma carta para as autoridades locais, na qual há a preocupação e re-

comendações para os cuida-dos fundamen-tais com a natu-reza.

Como con-vidados espe-ciais tivemos a participação de um grupo de sê-niores do Haiti – Foram sete os convidados que contaram com a colabo-ração até mesmo da Força Aérea Brasileira, que cedeu o avião para o transporte. Estes convida-dos especiais foram destaque durante todo o evento por transmitirem tanta alegria. E por falar em alegria, a mú-sica do acampamento era bem diverti-da, mesmo debaixo de tanta chuva era possível “Eu já falei não vou repetir não vim de tão longe para dormir”;)

Bom, aqui fica a minha dica:

Para o setor de serviços vale ficar atento, a conferência mundial acon-tece em Curitiba em janeiro de 2011, mas como todos sabem escotismo também representa família e a grande maioria visita nosso país acompanha-do de seus familiares. Para a ocasião, a equipe de desenvolvimento dos ro-teiros turísticos já nos comunicou que faz parte da programação um passeio de trem até Antonina e Morretes.

O Sr. Karam Elias Karam foi o feliz ganhador dos prêmios:- Freeezer Persolalizado - Tv Plasma 50 ” (Polegadas) -Home Teather - Nintendo WiA-Jogo De Camisas Da Copa Ao Ser Sorteado, Por Abastecer no Posto JK

Na Referida Promoção.Na Foto Sr: Maurício Stenfeld supervisor re-

gional da Ale, Mario A. G. da Costa Proprietário do Posto JK E Karam Elias Karam Comtemplado Com os Prêmios.

A Clayton Pães & Delí-cias, foi inaugurada no dia 30 de junho de 2010. Sua trajetória de sucesso vem sendo construída há 15 anos, com empenho de muito tra-balho e profundo envolvi-mento de sua proprietária Sandra Pock onde, junto aos seus clientes, colaboradores e fornecedores formaram os pilares do sonho que hoje se torna realidade. A ACIMA esteve lá para conferir o lançamento e deseja ao casal Clayton e Sandra muito sucesso em seu novo empreendimento.

Na foto Clayton e Sandra proprietários da Clayton Pães & Delícias e o Presidente da ACIMA Adalto Mendes Lüders

os papais leti-cia e fernandes festejam em 30 de julho o 2º aniversário da filhota Julia Bea-triz, que também ganha um bejo da vovó Glaci e dos padrinhos eliane e paulo

os vovós, ma-mãe Karina e o papai Willian a

conchegam a fi-lhinha julia s. Wienskoski no

dia do seu ani-versário, dia 24

de julho

Assoprou VelinhAs!!!

Page 15: Jornal Acima

Jornal da ACIMAMatinhos, Agosto de 2010 15

Feira de Artesanato incentiva a Arte Manual e a Inovação O Calçadão de Matinhos

ganhou, no mês de julho, mais um atrativo turístico. A Feira de Artes e Artesanato, que f u n c i o n a todos os s á b a d o s das 9h às 18h, é um projeto do Depar ta-meto de Cultura e tem como o b j e t i v o abrir espaço para que os arte-sãos artistas exponham e co-mercializem seus trabalhos. A ideia surgiu depois do su-cesso alcançado com a Feira de Inverno, realizada na Casa de Cultura.

A va-riedade de p rodu tos encanta os visitantes, que logo adquirem uma das c r i a ç õ e s artesanais. Matérias-primas como con-chas, fios, tecidos, papelão, entre outros, compõem as pe-ças exclusivas, confecciona-das com muito capricho pelos artesãos locais.

De acordo com o diretor do Departamento de Cultura, Delcio Ramos, os produtos têm garantia de qualidade. “Para participar da Feira é pre-ciso fazer um cadastro junto à Prefeitura e todos os trabalhos passam por avalição técnica e

de qualidade antes de serem expostos”, explica.

A artesã Tânia Mara Cos-ta, que confecciona bichinhos

de pelúcia e bonecos, a c r e d i t a que a ex-p o s i ç ã o t a m b é m incentiva a inovação. “Conver-sando com as pessoas,

sempre surgem ideias muito interessantes. Ao aceitarmos as sugestões, estamos aper-feiçoando nosso trabalho”, destaca.

Enquanto os visitantes não d e c i d e m qual pro-duto levar para casa, é possível apreciar as mãos ha-bi l idosas de Cida T i b é r i o . Além de

expor suas criações, ela apro-veita o tempo para tricotar, com cinco agulhas,mais um par de meias de lã. Para Cida, a Feira pode se tornar uma referência na cidade. “Esse é só o começo para as pessoas conhecerem nossos trabalhos. Durante a temporada de ve-rão, com certeza se tornará um atrativo turístico bastante forte”, ressalta.

Por Marlene Portes

Page 16: Jornal Acima

Jornal da ACIMAMatinhos, Agosto de 2010 16