jornal da acima ediÇÃo 72

16
ESPECIAL INFORME INFORME PAG. 07, 08 e 09 PAG. 13 PAG. 05 Reunião ACIMA com Capitão Cesar Kamakawa e Edital de Convocação Assembléia da ACIMA Confira os f l ashs do Baile de Comemoração ao Aniversário do MAC e Dia do Comerciante Confira Golpes que estão cada vez mais presentes Minha Foto Está Na Capa! Foto de Roberto Paulo Meissner Matinhos, Setembro de 2012 - Diretoria 2010/2013 - Ano IX - Nº 72 - www.acimamatinhos.com.br 7 DE SETEMBRO Inicia temporada de Verão 2012/2013 PALAVRA DE ESPECIALISTA PAG. 11 GESTÃO: Investindo em comprometimento

Upload: tiago-franklin-cruz

Post on 11-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

O Jornal da Acima é uma publicação mensal da Associação Comercial de Matinhos. Com tiragem de 3500 exemplares, aborda assuntos de interesse geral, principalmente ligados ao comércio do município e do litoral paranaense. Com a credibilidade de mais de sete anos de circulação, o informativo oferece um jornalismo profissional e de qualidade

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da ACIMA  EDIÇÃO 72

ESPECIAL INFORMEINFORME

PAG. 07, 08 e 09 PAG. 13PAG. 05

Reunião ACIMA com Capitão Cesar Kamakawa e Edital de Convocação Assembléia da ACIMA

Confira os f lashs do Baile de Comemoração ao

Aniversário do MAC e Dia do Comerciante

Confira Golpes que estão cada vez

mais presentes

Minha Foto Está Na Capa!Foto de Roberto Paulo Meissner

Matinhos, Setembro de 2012 - Diretoria 2010/2013 - Ano IX - Nº 72 - www.acimamatinhos.com.br

7 DE SETEMBRO Inicia temporada de Verão 2012/2013

PALAVRA DE ESPECIALISTA

PAG. 11

GESTÃO: Investindo em comprometimento

Page 2: Jornal da ACIMA  EDIÇÃO 72

Jornal da ACIMA Matinhos, Setembro de 2012 2

Associação Comercial e Empresarial de Matinhos

Av. Curitiba, 485 Matinhos - PRCEP 83260-000

Fone: (41) 3453-2345 Fax: (41) 3453-6084

[email protected]

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃOPresidente: Adalto Mendes Lüders

Posto KaimãVice-presidente: Diego Leonardo de Mattos Raposo

Farmácia EconômicaDiretor Secretário: Jair Bernardo Martins

Supermercado MartinsDiretor Tesoureiro: Valdemar Salvador Marques

VM Corretor de ImóveisDiretor SCPC: Alceu Fernandes Cenatti

Advocacia CenattiDiretora de Eventos: Laurita da Silva

Laurita CenterDiretor de Planejamento: Leonir de Santi

Lajes TabaDiretor de Comunicação: Mario Gonçalves da Costa

JK Auto Posto

CONSELHO FISCAL1º Conselheiro: Flávio Trombetta

Trombetta Materiais de Construção2º Conselheiro: Helinson Panpuch

Mineração Nova Prata3º Conselheiro: Karam Elias Karam

Karam Imóveis

SUPLENTES1º Suplente: Laurita da Silva

Laurita Center2º Suplente: Alceu Cenatti

Advocacia Cenatti

CONSELHO SUPERIOR Presidente - Carlos Dalberto Freire

Conselheiro Vitalício - Nelson CotoviczConselheiro Vitalício - Khodr Sleiman Chiah

Conselheiro Vitalício - Antonio SilvanoConselheiro Vitalício - José Lucas de Souza

Conselheiro: Mario Gonçalves da CostaJK Auto Posto

Conselheiro: Ivan Regis da Silva Supermercado Quintetto

Conselheira: Nívea Carraro GurskiGurski Materiais Elétricos

Conselheiro: Milton Araújo CostaPague Menos Calçados

COLAbORADORES: Alexandre Roberto Ferreira

Tiago Franklin da CruzVilmara Aparecida de Olandra

E x p E d i E n t E

Palavra do PresidenteDiretoria Gestão 2010/2013

Coordenação Geral: ACIMA

Arte Final: Alexandre Roberto [email protected]

(41) 8827-0523

Diagramação: Tiago Franklin [email protected]

(41) 9642-3626

Tiragem: 3.500 exemplaresPublicação mensal editada pela

Assessoria de Comunicação Social da ACIMA.

As ideias e opiniões expostas em artigos assinados, publicados neste veí-culo de comunicação, são de inteira responsabilidade de seus autores e não

representam, necessariamente, o ponto de vista dos editores deste jornal.

É PROIBIDA a REPRODUÇÃO, total ou parcial, dos textos contidos neste jornal sem autorização de seus autores.

INSTITUCIONAL

A migos no dia 21 de julho passado organizamos junto com a Diretoria do MAC (Matinhos Atlético Clube) o baile em comemoração ao dia do Comerciante e também ao Aniversário do MAC. De pronto, agradeço a colaboração da equipe executiva da ACIMA, Alexandre, Thiago e

Mara pelo empenho e também a Laurita (Lauri’s Center), nossa Diretora de Eventos, pela cooperação na decoração do clube. O evento também contou com a colaboração das empresas AEL – Elevadores, ATF - Soluções Gráficas, Aviz Materiais de Construção, Clinica Fisioterapia Dr. Gerson, Distribuidora Catarina, Ecomix Concreto, Gurski Materiais Elétricos, Habimar Imóveis, Impressoras e Cia, Julia Modas, Karam imóveis, Lasanharia.com, Litoral Moveis, Loja Capri, Loja Sapo N’água, Magazine Tudo Por Menos, Marmoraria Caiobá, Mercado da Praça, Mercado do Valle, Mercado Panificadora e Loja Pegadas na areia, Mineração Nova Prata, Móveis Moretto, O Boticário, Paraíso das Compras, Restaurante La Bodeguita, Shopping Pague Menos, Supermercado Caopi, Supermercado Martins, Supermercado Michelon, Supermercado Rio da Onça, Trombeta Matérias de Construção e ao Sr. Vantuire Garcia que doaram brindes para serem sorteados. Estiveram presentes cerca de 250 pessoas, entre associados, sócios do MAC e convidados, tornando o evento um sucesso total.

No dia 30 de julho, a Diretoria da ACIMA e associados se reuniram na sala de eventos do Posto Kaimã com o Capitão Cesar Kamakawa para discutir o crescente aumento da criminalidade em nossa Cidade e também para buscar uma ação conjunta para tentar melhorar a segurança pública. Na oportunidade o Capitão aproveitou para tirar dúvidas dos presentes e também para informar sobre os trabalhos da Polícia Militar. Aproveito para agradecer os presentes, em especial ao Capitão Kamakawa nesta reunião, que foi muito produtiva.

A ACIMA também se fez presente no Segundo Festival de Turismo do Litoral, em Paranaguá, representando nossos associados e divulgando nossa Cidade. Este Evento teve por objetivo melhorar a comercialização do Turismo no Litoral todo, aproximando agências e operadoras de turismo de todo Brasil e países vizinhos com pousadas, hotéis, restaurantes, empresas de transporte e outras ligados ao turismo.

Adalto Mendes LüdersPresidente

Page 3: Jornal da ACIMA  EDIÇÃO 72

Jornal da ACIMAMatinhos, Setembro de 2012 3

RADAR ACIMA

LOJA PEGADAS NA AREIA, AGORA AINDA MELHOR

Litoral Paranaense fica mais charmoso com a

loja Silmara Silva

A Loja Pegadas na Areia mudou de endereço e está localizada na Rua: Apucarana n° 195 – Caiobá.

Com espaço amplo, oferece um mix de produtos diferenciados e inovadores. Uma das sugestões de

presente sofisticado são as flores naturais como orquídeas, que encantam desde as pessoas mais simples até o público mais exigente. Já as peças decorativas e os cristais transformam o visual, embelezam e deixam qualquer ambiente mais agradável.

A Pegadas na Areia conta ainda com artigos de cama, mesa e banho que acompanham a tendência da moda. Também oferece bichinhos de pelúcia, além de grande variedade de produtos Natura a pronta entrega e diversas opções de cestas de café da manhã, que podem ser tematizadas, compostas por alimentos ou perfumes.

Segundo o proprietário Bruno Santana Batista, todos os produtos são cuidadosamente escolhidos, aliando beleza e alta qualidade. “O objetivo é trazer sempre novidades que agradam tanto o público matinhense quanto os visitantes da cidade”, enfatiza Bruno destacando que a loja oferece descontos especiais para compras à vista. Contato: (41) 3473-4447 / 9187-9777

Matinhos, 25/07/2012 – No sábado, 11 de agosto, o Litoral Paranaense ganha uma nova referência em moda. Nesta data, a loja Silmara Silva abrirá suas portas na Av. Roque Vernalha, 372, no Centro de Matinhos. Comandada pelas empresárias Crys Angélica Ulrich e Silmara Silva, a proposta da loja é apresentar as últimas tendências do mercado de roupas e acessórios mas-culinos e femininos.

Silmara Silva reunirá grandes grifes de roupas como Colcci, Zoomp e Triton, além da marca de bolsas Fellipe Krein e relógios Euro. A loja dará destaque ainda para a produção paranaense e contará com peças da Denúncia Jeans (Cianorte) e Simples As-sim (Maringá). As semi-joias assinadas por Michelle Taques, de Ponta Grossa, também estarão nas vitrines de Silmara Silva.

“O Paraná é um dos mais importantes polos de confecção do país e também tem se destacado pela qualidade e design de suas peças. Por isso, além das grandes marcas tradicionais no merca-do nacional, vamos mostrar o que a moda paranaense oferece de melhor”, revela Silmara Silva.

Para marcar a inauguração da loja, que aconteceu no dia 10 de agosto a abertura oficial, as sócias receberam os convidados para um exclusivo desfile de moda que apresentou as coleções 2012/2013 que estão disponíveis na Silmara Silva a partir da manhã seguinte.

ServiçoLoja Silmara Silva

Av. Roque Vernalha, 372 – Centro - Matinhos-PR | BrasilMais informações pelo telefone (41) 3452-6419 ou acesse o site www.silmarasilva.com.br

Com a proposta de comercializar o melhor da moda, multimarcas inaugurou em Matinhos

Page 4: Jornal da ACIMA  EDIÇÃO 72

Jornal da ACIMA Matinhos, Setembro de 2012 4

INFORME

Aconteceu na sexta-feira (08/06) na sala Multidisciplinar da Microlins, a primeira palestra do Projeto MEU PRIMEIRO EMPREGO, do ciclo de palestras MEU SUCESSO PROFISSIONAL, estudantes e pessoas de vários segmentos da sociedade participaram do evento.

Na abertura o Diretor Franqueado da Microlins, Edison Figueiredo ressaltou a importância do crescimento profissional de alunos e professores, “Existem grandes oportunidades faltam profissionais qualificados e estamos aqui para mudar esse quadro”, enfatizou o diretor.

Com o tema Marketing Pessoal – Valorizando sua marca, o palestrante Alessandro Quadros abordou tópicos sobre habilidades e potencial latente “quando a pessoa consegue expor com clareza suas qualidades ela consegue convencer a outra que é um bom profissional”, Alessandro parabenizou a Microlins pela iniciativa,“ Essas ações são fantásticas para a cidade de Matinhos que é carente de treinamentos específicos” disse o palestrante.

A unidade foi inaugurada em Novembro de 2011 em Matinhos(PR).Hoje, a Microlins é a maior empresa de cursos profissionalizantes do País segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e está entre as 15 maiores franqueadoras do Brasil. Atualmente conta com mais de 800 franquias localizadas em todo o território nacional.

Para a estudante Bruna Leal que participou da Palestra, os temas abordadosinfluenciou em sua busca profissional ,, “ Agora vou pensar bem o que quero, e o que eu posso fazer, só depende de mim” concluiu a aluna que vai continuar participando do ciclo de palestras.

PROJETO MEU PRIMEIROEMPREGOCICLODE PALESTRAS MEU SUCESSO PROFISSIONAL

1 – MARKETING PESSOAL - VALORIZANDO SUA MARCA

2- COMO CAUSAR UMA BOA IMPRESSÃO DO CURRICULUM A SELEÇÃO 3 – COMUNICAÇÃO ESCRITA – COMO VENDER SUA IMAGEM?

4 – ENCAMINHAMENTO VIRTUAL Av.Maringá – 88 – em frente ao Mercado da Praça – 3452-1470

MICROLINS INICIA CICLO DE PALESTRAS

A Escola “Construindo o Futuro” realizou o I Concurso de Produção Textual.

A Escola “Construindo o Futuro” – Conveniada Positivo- realizou no mês de julho o I Concurso de Produção Tex-tual.

Sob a organização da Professora Tatiani R.Margerum de língua portuguesa.

Contando com a participação dos alunos do ensino médio e en-sino fundamental II,” o concurso foi um sucesso”, acrescenta a professora.

Com o objetivo de incentivar e inserir os alunos no mundo da escrita, os vencedores ganharam certificado de participação e vá-rios prêmios que foram doados pelos “paitrocinadores” da escola.Ficando a classificação assim:Ensino médio 1º lugar (1 BICICLETA) Rafaela A. Santoro RamosEnsino funadamental II 1ºlugar (1 CELULAR SANSUNG WIFI) Bianca Martins de Andrade2º lugar (1 TELEFONE CELULAR SANSUNG) Elaija Guerra Ferreira3ºlugar (1 MP4 DIGITAL MORMAI) João Victor Pereira Comazzeto

Esperamos que para o ano que vem possamos realizar nova-mente este projeto, e que o sucesso seja ainda maior que o pri-meiro, afinal o mais difícil não é escrever muito, é dizer tudo escrevendo pouco.

Page 5: Jornal da ACIMA  EDIÇÃO 72

Matinhos, Setembro de 2012 5Jornal da ACIMA

Reunião ACIMA com Capitão Cesar Kamakawa

No dia 30 de julho, a Diretoria da ACIMA e associados se reuniram na sala de eventos do Posto Kaimã com o Capi-tão Cesar Kamakawa para discutir o crescente aumento da criminalidade em nossa Cidade e também para buscar

uma ação conjunta para tentar melhorar a segurança pública. Na oportunidade o Capitão aproveitou para tirar dúvidas dos presentes e também para informar sobre os trabalhos da Polícia Militar. Avisou também que em breve deve chegar novas viaturas para o patru-lhamento do Município. Entre os assuntos tratados, ficou acertado a criação de uma comissão para novamente reivindicar do Governo do Estado a transformação do batalhão da Polícia Militar de Mati-nhos em uma CIA independente, para assim, aumentar o efetivo da PM local e melhorar o nosso policiamento. Aproveito para agradecer os que estiveram presentes, e, em especial, a presença do Capitão Kamakawa nesta reunião, que foi muito produtiva.

Adalto Mendes LüdersPresidente

O SR. ADALTO MENDES LUDERS presidente da ACIMA usando das atribuições

legais que lhe confere o estatuto social, convoca o quadro social em dia com suas obrigações

sociais para a ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, a ser realizada dia 24 de Setembro de 2012, na

Rua Antonina, 154 centro - ROTARY CLUB DE MATINHOS em 1ª Convocação às 20:00 e 2ª

Convocação ás 20:30 com o mínimo de 10 % dos associados em dia.

1º Prestação de Contas

2º Aprovação do Relatório de Atividades

2º Assuntos Gerais

Obs. De conformidade com o estatuto social só terão direito a voto os

associados em dia com suas obrigações sociais.

Matinhos, 20 Agosto de 2012.

________________________________

ADALTO MENDES LÜDERS Presidente-ACIMA

A Vigilância Sanitária da 1ª Regional de Saúde de paranaguá “SCVGS” – Seção de Vigilância em Saúde, comunica que a empresa “MAtinHOS COMÉRCiO dE MEdiCAMEntOS LtdA”, inscrita no CnpJ nº 72.251.036/0001-59, iE- nº 134.01327-30, sito à Av. Juscelino K. de Oliveira, nº 98 – Centro – Matinhos – PR, sobre responsabilidade técnica da Dra Suzana Muniz de Carva-lho no CRF/Pr- Nº 16478, a qual declara publicamente que está solicitando a esta Instituição a “AUTORIZAÇÃO” para comercializar, Medicamentos Controlados: - RITALINA, pertencentes a lista “A” (prescrita em Talonário Amarelo) e os Retinóicos, pertencentes a lista “C2” (pres-crita em Taionário Branco – em duas vias, com identificação personalizada quanto a gravidez, e com outros impressos dos “Termos de Consentimentos), conforme anexo da Portaria Nº 344/98 – do Ministério da Saúde.

COMUNICADO

DO FUNCIONÁRIO MARCO ANTONIO DE TOLEDO (SERVENTE):Portador do RG: 4.060.800-1, CPF: 508.772.839-15, CTPS:8368792 SERIE: 001-0 PR, PIS: 121.72901.16-6. SOLICITANDO O COMPARECIMENTO DO FUNCIONÁRIO NO ESCRITÓRIO DA EMPRESA BALLES E BALLES CONSTRUTORA LTDA, SITUADA NA AV. CURITIBA, Nº 1135, cx postal:232, BAIRRO BOM RETIRO, MATINHOS -PR.

AUSENTE DESDE 02/07/2012.

ABANDONO DE EMPREGO

AVISO

INFORME

Page 6: Jornal da ACIMA  EDIÇÃO 72

Jornal da ACIMA Matinhos, Setembro de 2012 6

GESTÃO & COMÉRCIO

O curso Téc-nico em Guia de Turismo visa for-mar guias aptos a acompanhar, prestar informa-ções e assistência permanente a tu-ristas em viagens ou deslocamentos entre diferentes localidades inte-grantes do progra-ma de excursão e em atendimento a roteiros turísticos previamente esta-belecidos.

Além do co-nhecimento sobre a fundamentação teórica e práti-ca da profissão, o aluno poderá habilitar-se como Guia de Turismo Regional e Nacio-nal, um diferen-cial para aqueles que pretendem seguir carreira neste mercado em constante crescimento.

Para quem já tenha concluído o ensino médio ou esteja cursando o 3º ano do ensino médio, o Senac Caiobá está com inscrições abertas para o curso Técnico, que está sendo oferecido pelo Programa Senac de Gratuidade.

A primeira turma terá início em 10 de setembro, com uma duração aproximada de 1 ano e nove meses. As aulas acontecem todas as segun-das, quartas e sextas das 7:45h às 12h, na Unidade de Educação Profis-sional do Senac em Caiobá (Rua Dr. José Pinto Rebello, nº 91, junto ao Sesc Caiobá).

As inscrições podem ser feitas no site www.pr.senac.br.

Quer mais oportunidades de qua-lificação? Entre em contato conosco através dos telefones (41) 3473-1186 / (41) 3473-2469.

Senac: Competência faz a diferença!

Curso Técnico em Guia de Turismo: capacitação técnica gratuita no

Litoral Paranaense.

Page 7: Jornal da ACIMA  EDIÇÃO 72

Jornal da ACIMAMatinhos, Setembro de 2012 7

ESPECIAL

Baile de Comemoração ao Aniversário do MAC e Dia do Comerciante Foi um Sucesso

No dia 21 de julho passado, a ACIMA organizou em conjun-to com a Diretoria do MAC (Matinhos Atlético Clube) o

baile em comemoração ao dia do Co-merciante e também ao Aniversário do MAC. De pronto, agradeço a colabora-ção da equipe executiva da ACIMA, Ale-xandre, Thiago e Mara pelo empenho e também a Laurita (Lauri’s Center), nossa Diretora de Eventos, pela cooperação na decoração do clube. O evento também contou com a colaboração das empre-sas AEL – Elevadores, ATF - Soluções Gráficas, Aviz Materiais de Construção, Clinica Fisioterapia Dr. Gerson, Distribui-dora Catarina, Ecomix Concreto, Gurski Materiais Elétricos, Habimar Imóveis, Impressoras e Cia, Julia Modas, Karam imóveis, Lasanharia.com, Litoral Moveis, Loja Capri, Loja Sapo N’água, Magazine Tudo Por Menos, Marmoraria Caiobá, Mercado da Praça, Mercado do Valle, Mercado Panificadora e Loja Pegadas na areia, Mineração Nova Prata, Móveis Mo-retto, O Boticário, Paraíso das Compras, Restaurante La Bodeguita, Shopping Pague Menos, Supermercado Caopi, Supermercado Martins, Supermercado Michelon, Supermercado Rio da Onça, Trombeta Matérias de Construção e ao Sr. Vantuire Garcia que doaram brindes para serem sorteados. Estiveram pre-sentes cerca de 250 pessoas, entre as-sociados, sócios do MAC e convidados, tornando o evento um sucesso total. Aproveito a oportunidade para também agradecer ao Sr. João Trombetta e sua Diretoria pelo empenho em tornar rea-lidade a nova sede do MAC, um espaço amplo e aconchegante, com uma exce-lente pista de dança e capacidade para cerca de 600 pessoas sentadas, ou seja, uma nova opção para eventos.

Fotos de Valdeci Belarmino

Page 8: Jornal da ACIMA  EDIÇÃO 72

Jornal da ACIMA Matinhos, Setembro de 2012 8

ESPECIAL

Page 9: Jornal da ACIMA  EDIÇÃO 72

Jornal da ACIMAMatinhos, Setembro de 2012 9

ESPECIAL

Page 10: Jornal da ACIMA  EDIÇÃO 72

Jornal da ACIMA Matinhos, Setembro de 2012 10

ESPECIAL

Festival do Litoral do Paraná promoveu o turismo sustentávelEvento também debateu a preparação das praias paranaenses como roteiro turístico da Copa de 2014

Entre os dias 16 e 19 de agos-to aconteceu a segunda edi-ção do Festival de Turismo do Litoral do Paraná, em

Paranaguá. O evento teve como tema O Desafio do Turismo Sustentável no Litoral do Paraná. O Festival reúne todos os anos empresários do setor e tem como objetivo promover o turis-mo no Litoral do Estado. Durante os quatros dias, foram realizadas diversas atrações para os visitantes como feiras, palestras, oficinas, exposições e apre-sentações culturais.

De acordo com o organizador do evento Carlos Gnata, da Agência de Desenvolvimento de Turismo Susten-tável do Litoral do Paraná (ADETUR), o festival organizou um seminário, que teve palestras e oficinas voltadas aos empresários da região para debater o tema. “As apresentações abordaram te-mas como o turismo histórico, cultural, náutico e o ecoturismo. Além disso, também focou a questão de acessibili-dade no litoral”, esclarece.

“As cidades litorâneas foram lis-tadas no roteiro turístico da Copa de 2014 e, com a proximidade do evento, é preciso focar em ações e metas que

venha a contribuir para aprimorar o atendimento ao turista”, complementa Gnata.

Sobre o Festival de Turismo do Litoral do Paraná

A segunda edição do Festival de Turismo do Litoral do Paraná aconte-ceu entre os dias 16 e 19 de agosto e teve como tema o Desafio do Turismo Sustentável no Litoral do Paraná. O Festival reúne todos os anos empre-sários do setor de turismo e tem como objetivo promover o Litoral do Estado como região turística

O evento foi uma realização da ADETUR Litoral (Agência de Desen-volvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná) e contou com o apoio da Secretaria de Estado do Turis-mo do Paraná, AMLIPA - Associação dos Municípios do Litoral do Paraná, Fecomércio, Sebrae-PR, Abrasel Pa-raná, UFPR Litoral, ABIH-PR, Isul-par, Rádio Difusora, Litoral Sul FM, Ilha do Mel FM, e Patrocínio Master da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá e Folha do Litoral. Mais in-formações no site

www.festivaldolitoral.com.br.

Presidente da Acima Adalto Mendes Lüders, (ao centro) com os colaboradoresAlexandre Roberto Ferreira (a direita) e Tiago Franklin participando do evento com um stand, apresentando as belezas naturais de nossa cidade.

Page 11: Jornal da ACIMA  EDIÇÃO 72

Jornal da ACIMAMatinhos, Setembro de 2012 11

Quase 19 milhões de empreendedores brasileiros é

quase 1 para cada 10 habitantes. E a tendência é esse número aumentar ainda mais. do outro lado da “gangorra” está o alto índice de falência de empresas brasileiras. A p r o x i m a d a m e n t e 45% quebram antes de completar 2 anos de vida. Seguem algumas das causas:1. Empresários estão se lançando ao mercado com

pouca experiência em gestão;2. Com a falta de planejamento financeiro, o empresário não se dá conta de que vai precisar de Capital de Giro, mesmo crescendo. Esse motivo é responsável por 21% das falências.3. poucos empresários conseguem calcular custos e compor os preços de venda de seus produtos ou serviços adequadamente.4. A maioria desconhece as opções tributárias

do Brasil e quase nunca conversa com seus contadores.não aventure-se como a maioria. treine sua equipe e adote as melhores práticas de gestão do mercado.

Já Somos Quase 19 milhõesQuando é preciso aumentar as vendas da

empresa, a primeira ideia que vem na cabeça é fazer alguma ação de marketing. Mas antes disso é preciso planejar onde focar seus es-forços.

O geomarketing é uma ferramenta muito eficaz para certificar que os investimentos es-tão sendo realizados nos lugares certos, para o publico certo e, mais que tudo, de uma forma realmente eficaz. Descubra na série 5 RECEI-TAS PARA AUMENTAR AS VENDAS o quanto investir em marketing vai muito além da sim-ples distribuição de panfletos no semáforo.

www.mba60segundos.com.br

Márcio Iavelberg Formado em Administração, com MBA em finanças e especializa-

ção em direito tributário, Márcio é sócio da Blue Numbers, consultoria financeira especializada em finanças para pequenas e médias empresas. É responsável pelo sucesso financeiro de inúmeras empresas que, cons-tantemente, são mencionadas como casos de sucesso em revistas de ne-gócios. Além de consultor, atua também em Conselho de Administração.

www.bluenumbers.com.br / [email protected]

É fato: o departamento de ven-das é fundamental, mas não tra-balha sozinho. Saiba como engajar todos os colaboradores da sua em-presa para que ela seja mais sóli-da que nunca frente ao mercado - Por Yole Scofano*

Quando nosso foco mira o cui-dado em planejar, desenvolver e estabelecer um excelente relacio-namento com o cliente, o primei-ro passo para realizar uma grande venda e, principalmente, um gran-de ciclo de benefícios para ambos os lados, é nos preparar muito bem.

Muitas vezes nos deslocamos de um ponto a outro da cidade apenas para realizar uma compra em determinada loja, ainda que seja alguma com uma rede de fi-liais ou franquias de uma grande capital. O que move o cliente, em muitos casos, é o relacionamento estabelecido entre ele e o vende-dor. Sempre há aquele que o co-nhece, sabe de suas preferências, o chama pelo nome e, o melhor, sabe exatamente o que você está buscando.

Por trás de uma venda em que encontramos um profissional que nos dá a sensação de que nasceu para desempenhar a função, há o fato de que ele foi muito bem se-lecionado, está bem treinado e, acima de tudo, muito motivado por todos os processos que englo-bam seu desempenho. Comumen-te, a equipe de vendas sofre maior pressão do que qualquer outro departamento; no entanto, a ex-celência gerencial é composta por todas as unidades da empresa tra-balhando em conjunto em prol do mesmo objetivo!

Sempre em equipeDeve-se olhar muito mais além

dos vendedores. Eles são de pro-funda importância, mas não tra-balham sozinhos. Envolva todas

as equipes para a administração por objetivos. Nela encontramos dois princípios básicos: os objeti-vos da empresa e as necessidades de seus clientes. Esses dois fatores devem estar integrados para qual-quer organização funcionar bem. Mas, como fazê-lo?

As soluções podem ser as mais variadas. Sugestões são as con-sultorias e os programas de trei-namento desenvolvidos especifi-camente para resolver problemas diagnosticados dentro da própria empresa: in company. A eficácia dos treinamentos normalmente mostra resultados em curto e mé-dio prazo. Devemos lembrar que os treinamentos chamados in com-pany trazem resultados bastante satisfatórios ao envolver toda a equipe em uma atmosfera de com-prometimento, em busca de metas em comum a todas as áreas.

Quando falamos em adminis-trar por objetivos e em vendas, falamos em gerenciamento sério de seus clientes, desde o primei-ro contato até a sua manutenção constante. Fica aqui uma boa dica: preste mesmo atenção aos seus clientes, ouça a forma como eles enriquecem seus bancos de dados e poderá celebrar em breve um grande diferencial em seus gráfi-cos. E de nada adianta um banco de dados bem estruturado se não for compartilhado com toda a sua equipe.

Lembre-se: quando falamos de venda, isso não se refere somen-te à troca de informações entre os vendedores, e sim com todos os colaboradores de sua empresa.

Uma boa técnica é o encon-tro semanal com representantes de cada um dos departamentos de sua companhia, durante meia hora. Assim, serão feitos os de-vidos ajustes e apresentadas so-luções para, juntos, celebrarem

as metas conquistadas no fim do mês. Marketing de relacionamento

Tudo deve ser feito sem deixar de lado o mais importante: apre-sentar os novos desafios. Quando alcançamos um nível alto de com-prometimento entre as equipes, acertamos em cheio o ponto princi-pal dos fundamentos do marketing de relacionamento. Uma vez esta-belecido e vivenciado, o próximo passo é exteriorizar essas vivên-cias para seus clientes. Mas é bom lembrar que esses processos não são implementados da noite para o dia, e sim de forma gradativa, além de exigirem cuidado e planejamen-to sério.

O processo de liderança dessas equipes vai depender exclusiva-mente do desempenho que o líder obtiver diante delas. Prepare-o! O investimento em treinamentos de liderança e gerenciamento deve ser de profunda importância e isso

também requer um bom acompa-nhamento por parte dos gestores responsáveis.

Todo bom programa de trei-namento deve respeitar três ba-ses conceituais de trabalho: O que fazer (necessidade da empresa)? Como fazer (práticas a serem apli-cadas)? E como obter resultados (aumentar as vendas efetivamen-te)? No Brasil, podemos contar com profissionais de altíssimo ní-vel, prontos a oferecer à sua em-presa soluções eficazes e de acor-do com o seu segmento de negó-cios. Boa sorte!

Yole Scofano é escrito-ra da Revista Música e Mercado, atualmente com circulação em 21 países. Palestrante / Instrutora e Consultora Empresarial (41) [email protected]

PALAvRA DE ESPECIALISTA

GESTÃO: Investindo em comprometimento

Page 12: Jornal da ACIMA  EDIÇÃO 72

Jornal da ACIMA Matinhos, Setembro de 2012 12

Mais informações Samy Jepp Fotografias

[email protected](41)8495-0169(41) 9823-0021

EM FOCO

Rotary Club Matinhos

Caros amigos,Iniciamos mais um “ano Rotário”. Tomou posse no

Dia 03 de julho de 2012, o Conselho diretor respon-sável pela gestão do Rotary Clube Matinhos no ano 2012/2013, sob o lema “Paz através do servir”, em reunião festiva realizada na Casa da Amizade, com a presença de autoridades estaduais, municipais, de dirigentes do distrito 4730 e de amigos dos Clubes do Litoral e de Curitiba. E Como de costume, utilizamos esse espaço, para com muito orgulho divulgar as atividades que nosso clube realiza em prol da sociedade.

Aconteceu no dia 28 de Julho, mais uma etapa do reconhecido projeto “Boa Visão”, foram selecionados 50 alunos da Escola Estadual Mustafá Salomão e encaminhados à Curitiba 37 alunos, autorizados por seus pais. Como consequência das consultas oftalmo-lógicas, aviamos para confecção19 óculos para atender os jovens portadores de deficiência visual. Vale lembrar que os alunos submeteram-se a uma bateria de exames, realizados na Clinica Oftalmológica Bariguí e após o resultado, efetuaram a escolha de suas armações, numa “Mini loja” montada pelas Óticas Winikes, onde obtiveram à sua disposição, aproxi-madamente 200 modelos de armações. Tanto os exames como os óculos foram ofertados graciosamente aos alunos.

Esse é um projeto do Distrito 4730 em parceria com as ÓticasWinikes, Clinica Oftal-mológica Bariguíe com o apoio da Prefeitura Municipal (sessão do transporte), Sanepar (Fornecimento d’agua) e acompanhamento de integrantes do Rotary Matinhos.

Estamos também iniciando as atividades do nosso Interact, ou seja, o espaço do Rotary para adolescentes entre 12 e 18 anos. Incentive a participação de filhos, familiares e amigos nesse grupo que fomenta a cidadania, os valores familiares, e a formação de lideranças. Os encontros do Interact, acontecem na sede do Rotary Matinhos, Casa da Amizade na Rua Antonina, 145 (ao lado do Sesc caiobá) aos Sábados às 14:00 Horas.

Se você deseja conhecer melhor essa centenária instituição, compareça a uma de nossas reuniões ordinárias, que acontecem todas às Terças-Feiras às 20:00 horas, na Casa da Amizade no endereço anteriormente citado.

Presidente Ricardo SiminoRotary Club Matinhos

Gestão 2012/2013

Page 13: Jornal da ACIMA  EDIÇÃO 72

Jornal da ACIMAMatinhos, Setembro de 2012 13

INFORME

Golpe do Cartório e Golpe da Lista Telefônica

Receita Estadual alerta sobre vendade facilidades em nome do FiscoA Direção da Coordenação da Receita do Estado (Receita

Estadual) alerta aos contribuintes e contadores em geral de que não tem qualquer vínculo com pessoas físicas ou associações de qualquer natureza que, inescrupulosamente, se apresentam como sendo representantes ou como tendo aval do Fisco para a venda de calendários, rifas ou publicidade em agendas, com promessas de proteção, facilidades fiscais ou qualquer outro tipo de expediente semelhante.

Orienta que, caso isso ocorra, denunciem de imediato o fato à Polícia local e ao Delegado Regional da Receita para que sejam tomadas as providências legais com vistas à responsabilização civil e criminal dos que assim agirem.

A Receita Estadual do Paraná tem sua atuação fundamentada estritamente no princípio da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência e seus agentes tem a obrigação de se identificar quando em atividade institucional de fiscalização. Por isso, orienta-se, também, aos contribuintes e contadores, que sempre exijam do Auditor Fiscal a apresentação do documento de “Identidade Fiscal” com validade para o ano em curso e, caso ainda reste qualquer dúvida, entrem em contato com a Delegacia Regional da Receita de sua circunscrição.

Atenciosamente,

GOLPES ESTÃO CADA vEZ MAIS PRESENTES!

Amigos, além do grande número de obrigações que nós Empresários somos obrigados a su-

portar, ainda estamos sujeitos a todo tipo de abordagem e gol-pes por empresas de fachada e estelionatários de plantão. Vem crescendo muito o chamado “Golpe do Cartório”, onde uma pessoa liga para sua empresa se identificando como um funcio-nário de um determinado car-tório, normalmente em outros estados, com o “objetivo” de avisá-lo que sua empresa está para ser protestada por um pa-gamento não efetuado.

Os valores na maioria das ve-zes está abaixo de mil reais. Fa-lam que o pagamento tem que ser feito no mesmo dia para que a empresa não seja protestada e tenha seu nome sujo. Quando o comerciante “cai” e pede pra saber como efetuar o pagamen-to, o dito funcionário, para dar

credibilidade, passa um telefo-ne de uma suposta empresa de cobrança que mandou o título para o cartório. Ao Ligar para a Empresa de Cobrança, recebe um número de conta corrente para depósito, em nome de um laranja. Ao efetuar o depósito, o dinheiro some rapidamente, di-ficultando o rastreamento pela polícia.

O golpe da lista telefônica é antigo, alguém liga para sua empresa pedindo dados da sua empresa e de posse dessas in-formações emitem boleto refe-rente a supostos anúncios fei-tos. Algumas inclusive conse-guem colocar esses valores em débito na conta do telefone da empresa, muitos não conferem estas contas e acabam pagando por muito tempo esses anún-cios. Uma variação deste golpe consiste em enviar por fax uma “ficha de atualização de cadas-tro” para ser assinada e devol-

vida por fax. Após devolver a tal ficha assinada, o comerciante passa a receber a cobrança pelo anuncio feito. Para justificar a cobrança, essas empresas fa-zem o anuncio de sua empresa em um site da internet, justi-ficando a “legalidade do negó-cio”. Ao não pagar por estes tais anúncios, a empresa ame-aça colocar o título em cartó-rio. Por isso é muito importan-te orientar os funcionários para não fornecerem dados por tele-fone e também não assinarem supostas “fichas de cadastro” para ninguém.

Abaixo tem um alerta da Re-ceita Estadual sobre supostos

funcionários da Receita e ou as-sociação ligada a Receita, que se dirigem ao seu comércio para tentar fazer anuncio em revis-tas ligadas a essas associações, com a promessa de supostos favores por parte da Receita, também neste tema, somos procurados por outros indivídu-os que se dizem ligados ao meio ambiente, associações ligadas à polícia Civil, militar e outros órgãos de fiscalização. Não se deixem intimidar, chamem a polícia que esses senhores de-saparecem na hora.

Adalto Mendes LüdersPresidente

Page 14: Jornal da ACIMA  EDIÇÃO 72

Jornal da ACIMA Matinhos, Setembro de 2012 14

REFLExÃO

As 10 lições de Gandhi para mudar a sua vida e o mundo

D epois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.

E você aprende que amar não sig-nifica apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.

E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas.

E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.

E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...

E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva anos para se construir confiança

e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.

Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.

E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.

E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos, se compreendemos que os amigos mudam.

Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sem-pre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.

Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.

Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.

Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o con-trolarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.

Aprende que paciência requer muita prática.Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera

que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou.

Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de

estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito

que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar--se a si mesmo.

Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.

Aprende que não importa em quantos pedaços seu cora-ção foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.

Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.

Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.

E você aprende que realmente pode suportar... que re-almente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.

Aprende que nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.

E que realmente a vida tem valor e que VOCÊ tem valor diante da vida!

Mahatma Gandhi não precisa de introdução longa para que vocês saibam que ele foi. Todo mundo sabe so-bre o homem que levou o povo indiano a independência do domínio britânico em 1947. Portanto, segue abaixo 10 ensinamentos dele para mudar o mundo:

1 - Mude a si mesmo – > “Você deve ser a mudan-ça que você quer para o mundo”. Antes de querer mudar o mundo, você deve mudar a si mesmo. Fazendo isso, as pessoas que estão ao seu redor perceberão a mudança e também mudarão. Por essa razão que o conhecimento mais importante é o autoconhecimento. A partir desse conhecimento, você começará a perceber quais são as premissas e os preconceitos que te guiaram em outras situações e que você deve trabalhar para corrigir;

2 – Você está no controle – > “Ninguém pode me ferir sem minha autorização” O que você sente e como você reage a algo está sempre com você. Você é senhor dos seus pensamen-tos e atitudes. Ninguém além de você pode controlar o que você sente. O segredo é fazer com que esse pensamento ganhe cada vez mais força ao longo do tempo; 3 – Perdoar e deixar ir em frente – > “Os fracos nunca podem perdoar. O perdão é o atributo do forte.” Combater o mal com o mal não vai ajudar ninguém. E, como foi coloca-do no item anterior, você sempre escolhe como reagir a algo. Não perdoar é ficar preso ao passado e significa falta de aprendizado com a situação, causando apenas sofrimento e paralisando sua ação no presente;

4 – Sem ação, não se vai a lugar algum – > “Uma grama de prática vale mais do que toneladas de pregação” Intenção sem ação é o mesmo que nada. Agir pode ser duro e díficil diante do novo, mas não podemos criar resistências internas. Os livros podem na maior parte apenas lhe trazer conhecimento, mas você tem que agir e transformar esse conhecimento em resultados e em compreensão;

5 – Atenção com o presente – > “Eu não quero prever o futuro. Estou preocupado em cuidar do presente. Deus não me deu nenhum controle sobre o momento seguinte.” Segundo Gandhi, a melhor maneira que ele en-

controu para superar a resistência interna, que muitas vezes nos impede de agir, é

permanecer no presente, tanto quan-to for possível. Estando no presente, você não precisa se preocupar com o momento seguinte do qual você

não tem controle. A resistência a ação vem da sua imaginação nas consequências futuras negativas. Esse é outro hábito mental que

você deve procurar que cresça e se torne mais poderoso ao longo

do tempo; 6 – Todo mundo é humano – >

“Eu afirmo que sou um indivíduo simples sujeito a errar como qualquer ser-humano. Eu, no

entanto, tenho humildade suficiente para confes-sar meus erros e refazer

meus passos.” O pro-blema não está em

errar, mas sim em não reconhecer seus erros. Sem reconhecer seus erros ou fraque-

zas, você nunca estará livre deles. Errar é humano e deve ser encarado como um instrumento pedagógico de aprendizado;

7 – Persista – > “Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, então você luta, você ganha.” Sempre termino meus posts com a frase “Keep the Faith” que significa “Mantenha a fé”, seja persistente. Com o tempo, a oposição a você desaparece. O tempo que você pensa que uma realização levará para ser atingida não é o mes-mo tempo que normalmente leva-se para atingir os seus objetivos. Essa crença vem do mundo em que vivemos cheio de pílulas mágicas como em propagandas que nos prometem perder muito peso ou ganhar muito dinheiro em 30 dias. Minha mãe me disse uma vez um frase sábia: “O tempo de Deus não é o mesmo tempo dos homens”;8 – Veja o lado bom das pessoas e ajude-as – > “Suponho que a liderança em um determinado momento significava músculos, mas hoje isso significa ficar junto com as pessoas.” Sempre há algo a ser aprendido com qualquer pessoa. Esse pensamento torna a vida mais fácil para você e as relações tornam-se mais agradáveis e po-sitivas. E quando você enxerga o lado bom das pessoas fica mais fácil motivar-se para estar a serviço delas;

9 – Seja íntegro, autêntico, seja verdadeira-mente você – > “Felicidade é quando o que você

pensa, o que você diz, e o que você faz estão em har-monia.” As pessoas gostam de autenticidade ao se rela-cionar. Talvez por essa razão é que as empresas estejam sendo tão questionadas nos dias de hoje. Como já dis-

se um grande filósofo : “Você é o que você faz”. 10 – Continue a crescer e evoluir – > “O de-

senvolvimento constante é a lei da vida, e um homem, que sempre tenta manter seus dogmas e preconceitos para parecer consistente, dirige-se em uma falsa posição” Aprender é um ato de humildade. A natureza humana é de evolução e não a estagnação.

Se eu tivesse que resumir essas dez lições em três pa-lavras seriam elas a humildade, integridade e persistência.

Você Aprende Mahatma Gandhi

Willian Shakespeare

Page 15: Jornal da ACIMA  EDIÇÃO 72

Jornal da ACIMAMatinhos, Setembro de 2012 15

vARIEDADES

TERRINE DE MAÇÃS HUMOR

EXCESSO DE VELOCIDADEPolicial: Posso ver a sua carta de

habilitação??Motorista: Não tenho. Foi suspen-

sa porque estourei os pontos.Policial: Posso então ver os docu-

mentos de propriedade do veículo ?Motorista: O carro não é meu. Rou-

bei-o.Policial: O carro é roubado?Motorista: Sim, é verdade. Mas, pensando bem, acho

que vi o documento no porta-luvas quando guardei minha pistola...Policial: Tem uma arma no porta-luvas?Motorista: Sim. Coloquei-a lá depois de matar a dona do

carro e ter metido o corpo dela no porta-malas...Policial: Está com um corpo no porta-malas?Motorista: Sim senhor.Ao ouvir isto, o Policial pega o rádio da moto e comunica

o que está ocorrendo. Em minutos, o carro foi cercado por várias viaturas.Um capitão aproximou-se do veículo e dirigiu-se ao mo-

torista.Capitão: Senhor, posso ver a sua Habilitação e sua Iden-

tidade ?Motorista: Claro, aqui está ela. (Tudo OK com a carta e

com a cédula de identidade)Capitão: A quem pertence este veículo ?Motorista: É meu. Aqui está o documento de proprieda-

de. (O carro é dele, realmente)Capitão: Quer abrir o seu porta-luvas? Bem lentamente,

sem movimentos bruscos. Quero ver se lá se encontra uma arma.Motorista: Sim senhor. (O porta-luvas está vazio)Capitão: Podia abrir o porta-malas do seu veículo, por

favor?Motorista:: Sim senhor. (Não tem corpo nenhum)Capitão: Não compreendo. O Policial que o mandou parar

disse que o senhor afirmou não ter carta, ter roubado o carro, ter uma arma no porta-luvas e um corpo no porta--malas...Motorista: Ah, claro. E aposto que o mentiroso também

lhe disse que eu ia em excesso de velocidade, certo?

PEDIDOA noite o menino ouve alguns

barulhos muito estranhos vindo do quarto de sua irmã e resol-ve levantar e ver o que esta se passando, ele olha pela porta e ve sua irmã se esfregando na cama e dizendo:- Eu quero um homem.........No outro dia a mesma coisa e o irmão foi olhar nova-

mente.No dia seguinte há um barulho mais forte e diferente

dos outros que já tinha ouvido, e mais uma vez ele foi olhar, só que agora sua irmã estava com um homem na cama, então ele pensou um pouco e foi para o seu quarto deitou na cama e começou a se esfregar e dizer:- Eu quero uma bicicleta...

Embeleze sua mesa com esta terrine de maçãs com creme de mascarpone e amêndoas, da chef Paula Sindeaux:

Preparo:Ferva as maçãs com vinho, suco de laranja, suco dos limões sicilianos,

açúcar e especiarias até que elas fiquem levemente macias. Reserve as ma-çãs e corte em lâminas sem que elas soltem do cabo. Reserve 1 litro da cal-da. Amorne a calda de vinho e dissolva as 30 gramas de gelatina restante. Em um refratário forrado com plástico filme, organize metade das maçãs e coloque metade da calda de vinho cobrindo-as. Deixe gelar por duas horas. Esmague o queijo mascarpone com o creme de leite e as raspas de limão até formar um creme homogêneo.Coloque metade das amêndoas laminadas e misture delicadamente. Aqueça o leite, dissolva 10 gramas de gelatina e acrescente ao creme de mascarpone. Continue a montagem colocando o creme de queijo, o restante das maçãs e da calda. Deixe gelar por 24 horas. Retire da forma e decore com amêndoas e fatias delicadas de limão sicilia-no.

Serve 5 pessoas. Foto: Alexandre Mazzo

Ingredientes• 8 maçãs vermelhas sem casca e sementes cortadas aos meio• 1 litro de vinho tinto suave• 500 ml de suco de laranja• 2 unidades de limão siciliano• 300g de açúcar• 5 unidades de anis estrelado• 2 unidades de canela em pau• 8 unidades de cravo• 350g de queijo mascarpone• 200 ml de creme de leite fresco• 400g de amêndoas laminadas• Raspas de limão siciliano• 100 ml de leite• 40g gelatina incolor

Page 16: Jornal da ACIMA  EDIÇÃO 72

Jornal da ACIMA Matinhos, Setembro de 2012 16

vARIEDADES