jornal da acima 78ª ediÇÃo

12
Matinhos, Maio de 2013 - Diretoria 2010/2013 - Ano X - Nº 78 - www.acimamatinhos.com.br EVENTOS INFORME EM FOCO PAG. 06 E 07 PAG. 04 PRIMEIRO DE MAIO SOLIDÁRIO FOI UM SUCESSO!!! ELEIÇÕES ACIMA PAG. 05 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE CHAPAS E ELEIÇÃO DA ACIMA BAILE DE 30 ANOS ROTARY CLUB MATINHOS PAG. 08 A POLÍCIA MILITAR ALERTA PARA NOVAS MODALIDADES DE GOLPE NOS MUNICÍPIOS DO LITORAL.

Upload: tiago-franklin-cruz

Post on 06-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O Jornal da Acima é uma publicação mensal da Associação Comercial de Matinhos. Com tiragem de 4000 exemplares, aborda assuntos de interesse geral, principalmente ligados ao comércio do município e do litoral paranaense. Com a credibilidade de mais de sete anos de circulação, o informativo oferece um jornalismo profissional e de qualidade.

TRANSCRIPT

Matinhos, Maio de 2013 - Diretoria 2010/2013 - Ano X - Nº 78 - www.acimamatinhos.com.br

EVENTOS INFORMEEM FOCO

PAG. 06 E 07PAG. 04

PRIMEIRO DE MAIO SOLIDÁRIO

FOI UM SUCESSO!!!

ELEIÇÕES ACIMA

PAG. 05

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE

CHAPAS E ELEIÇÃO DA ACIMA

BAILE DE 30 ANOS ROTARY CLUB

MATINHOS

PAG. 08

A POLÍCIA MILITAR ALERTA PARA NOVAS MODALIDADES DE GOLPE NOS MUNICÍPIOS DO LITORAL.

Jornal da ACIMA Matinhos, Maio de 2013 2

Associação Comercial e Empresarial de Matinhos

Av. Curitiba, 485 Matinhos - PRCEP 83260-000

Fone: (41) 3453-2345 Fax: (41) 3453-6084

[email protected]

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃOPresidente: Adalto Mendes Lüders

Posto KaimãVice-presidente: Diego Leonardo de Mattos Raposo

Farmácia Hiperfarma Diretor Secretário: Jair Bernardo Martins

Supermercado MartinsDiretor Tesoureiro: Valdemar Salvador Marques

VM Corretor de ImóveisDiretor SCPC: Alceu Fernandes Cenatti

Advocacia CenattiDiretora de Eventos: Laurita da Silva

Laurita CenterDiretor de Planejamento: Leonir de Santi

Lajes TabaDiretor de Comunicação: Mario Gonçalves da Costa

JK Auto Posto

CONSELHO FISCAL1º Conselheiro: Flávio Trombetta

Trombetta Materiais de Construção2º Conselheiro: Helinson Panpuch

Mineração Nova Prata3º Conselheiro: Karam Elias Karam

Karam Imóveis

SUPLENTES1º Suplente: Laurita da Silva

Laurita Center2º Suplente: Alceu Cenatti

Advocacia Cenatti

CONSELHO SUPERIOR Presidente - Carlos Dalberto Freire

Conselheiro Vitalício - Nelson CotoviczConselheiro Vitalício - Khodr Sleiman Chiah

Conselheiro Vitalício - Antonio SilvanoConselheiro Vitalício - José Lucas de Souza

Conselheiro: Mario Gonçalves da CostaJK Auto Posto

Conselheiro: Ivan Regis da Silva Supermercado Quintetto

Conselheira: Nívea Carraro GurskiGurski Materiais Elétricos

Conselheiro: Milton Araújo CostaPague Menos Calçados

COLABORADORES: Alexandre Roberto Ferreira

Tiago Franklin da CruzVilmara Aparecida de Olandra

E X P E D I E N T E

Palavra do PresidenteDiretoria Gestão 2010/2013

Coordenação Geral: ACIMA

Arte Final: Alexandre Roberto [email protected]

(41) 8827-0523

Diagramação: Tiago Franklin [email protected]

(41) 9642-3626

Tiragem: 4.000 exemplaresPublicação mensal editada pela

Assessoria de Comunicação Social da ACIMA.

As idéias e opiniões expostas em artigos assinados, publicados neste veí-culo de comunicação, são de inteira responsabilidade de seus autores e não

representam, necessariamente, o ponto de vista dos editores deste jornal.

É PROIBIDA a REPRODUÇÃO, total ou parcial, dos textos contidos neste jornal sem autorização de seus autores.

INSTITUCIONAL

A migos, nesta edição estamos trazendo matéria especial sobre o feriado do dia do trabalho, evento conhecido como “Primeiro de Maio Solidário”, organizado pela For-ça Sindical, com o apoio da Prefeitura e ACIMA, cujo ob-

jetivo principal é arrecadar alimentos, que este ano foram doados a Provopar de Matinhos, além é claro, oferecer também entrete-nimentos para os que comparecerem na praça. Foram sorteados também muitos prêmios oferecidos pela ACIMA e por vários co-merciantes locais. Estive presente pela manhã e a tarde na praça e só tenho que elogiar o empenho de todos que participaram da organização, muito animado, show de bandas, alegria estampada no rosto da maioria dos que estavam ali, e sem nenhum incidente grave registrado.

Neste mês comemoramos também o dia das Mães e também é conhecido como o mês das noivas, de pronto aproveito para para-benizar as Mães pelo seu dia especial, e a ACIMA traz em uma das páginas deste jornal uma singela homenagem a todas as Mães.

Fazemos também uma chamada para o Baile em comemoração aos trinta anos do Rotary Club de Matinhos, que será realizado no próximo dia 10 de maio. A ACIMA aproveita para reconhe-cer a grande importância que tem esta entidade para o Município de Matinhos. Através dos seus projetos, vem ao longo dos anos melhorando a qualidade de vida de muitos moradores de nossa Cidade, entre eles estão à distribuição de cadeiras de rodas, ócu-los, campanha “Doe Sangue”, “Projeto Cataratas”, além de apoiar também muitos outros projetos tocados por outras Entidades e Pessoas. Parabéns ao Rotary Club de Matinhos e que venham mui-tos outros anos pela frente, com muito sucesso para a alegria de todos nós, moradores de Matinhos.

Adalto Mendes LüdersPresidente

Jornal da ACIMAMatinhos, Maio de 2013 3

INFORME

Empresas de luz, água e outros serviços contínuos têm de enviar o documento com a fatura de maio. Com ele, o cliente não precisa guardar os comprovantes do ano anterior

Prestadores de serviços contí-nuos, como for-necimento de

água e luz, devem enviar no mês que vem a decla-ração anual de quitação de débitos aos consumi-dores. A regra vale para empresas públicas ou privadas, e se estende a qualquer serviço forne-cido de forma contínua, como escolas, tevê por assinatura e cartão de crédito. O documento substitui os recibos dos pagamentos individuais e evita duplicidade de cobranças.

A declaração anual deve ser encami-nhada aos clientes junto com a fatura de maio. O documento precisa abranger os pa-gamentos referentes ao período de janeiro a dezembro de 2012. Somente terão direito ao documento aqueles consumidores que estiverem em dias com todas as parcelas ou mensalidades do ano anterior.

Para Fernando Sandoval, advogado do Instituto Brasileiro de Direitos do Consu-midor (IBDC), o recebimento da declaração traz benefícios ao consumidor. “O docu-mento representa praticidade para os clien-tes de serviços contínuos. Antigamente, era preciso guardar todos os recibos por pelo

menos cinco anos. A obrigatoriedade trouxe esse conforto ao consumidor”, afirma.

Sandoval alerta que alguns serviços deixam de enviar a declaração, causando transtornos às pessoas. “Muitas pessoas só se dão conta da utilidade desse documento quando precisam comprovar, com urgên-cia, algum pagamento. Para não passar por percalços, o ideal é passar o mês de maio atento e garantir todas as declarações neces-sárias”, orienta.

Mesmo que o consumidor tenha deixa-do de utilizar o serviço por algum mês, a declaração deve ser enviada. “Neste caso, o cliente recebe a declaração referente aos meses em que utilizou aquele serviço. O que caracteriza a necessidade do envio é

o tipo de serviço”, afirma a advogada especialista em di-reito do consumidor, Agnela Soares.

O consumidor deve ficar alerta para o recebimento do documento dentro do prazo estipulado por lei. “O consu-midor deve cobrar a empresa ou acionar o Procon caso não tenha sua declaração envia-da”, completa a advogada.

O consumidor também tem direito ao documento em caso de discussão judicial. Neste caso, a declaração deve ser encaminhada à residência

do cliente para atestar a quitação do paga-mento dos demais meses do ano.

Não é dívidaFernando Sandoval, do IBDC, alerta

que a apresentação do documento ainda confunde muitas pessoas que o recebem. “Por ser uma obrigatoriedade recente, mui-tas pessoas não estão familiarizadas com a declaração e chegam a pensar que é a co-brança de uma dívida”, afirma.

Para que isso não aconteça, Sandoval defende que as empresas sejam mais explí-citas e didáticas: “Como o documento é en-viado junto com uma fatura, acabam ocor-rendo algumas confusões. O ideal é que a empresa envie em documentos diferentes e bem identificados”.

Que documento é esse?Apesar de a Declaração de Quitação

Anual de Débitos ser obrigatória desde 2009, muitos consumidores desconhecem sua utilidade e o que fazer quando não a recebem. Entenda:

O que é?A declaração é um documento que

apresenta os contratos que tiveram todas as parcelas pagas no período de janeiro a dezembro do ano de referência. Deve ser enviada pelas concessionárias de energia elétrica, água, operadoras de telefonia, planos de saúde, cartão de crédito, cartão de loja, financeiras e escolas.

Para que serve a declaração?Ela substitui as pilhas de recibos men-

sais pagos no ano anterior. Assim, em vez de guardar 60 documentos referentes aos pagamentos mensais feitos nos últimos cinco anos, você só precisa guardar as cinco declarações anuais.

O que fazer quando o prestador de serviço não envia o documento?

A declaração deve ser enviada junta-mente com a fatura de maio. Caso a em-presa não a envie até o dia de vencimento da conta, o consumidor deve cobrar dela o envio ou procurar o Procon. Somente os clientes que pagaram todas as contas do ano de referência recebem o documento.Matéria Retirada do site :http://www.gazetadopovo.com.br/economia/con-teudo.phtml?id=1358765&tit=Prestador-tem--de-enviar-declaracao-de-quitacao

Prestador tem de enviar declaração de quitação

Jornal da ACIMA Matinhos, Maio de 2013 4

EM FOCO

Rotary Club Matinhos

Caros amigos,Como divulgado

em edições anteriores, nossa campanha de coleta de lacres de alu-mínio segue em ritmo acelerado. Já obtive-mos o montante neces-sário para a aquisição de mais uma cadeira de rodas, agradecemos o empenho da sociedade em geral, dos nossos comerciantes e desta-camos como exemplo desse empenho, o Sesc unidade Caiobá, que acumulou em suas de-pendências o total de 25 garrafas preenchi-das com lacres.

Repercutimos tam-bém, com muita ale-gria, a comemoração dos 30 anos de exis-tência do Rotary Clube Matinhos, com a festa Baile no Caiobá Praia Hotel no dia 10 de maio, agradecemos a participação de todos nesse evento, à direção do Caiobá Praia Hotel, pela sessão do espaço, e principalmente a todas as pessoas que direta ou indiretamente, colaboraram para o sucesso do Rotary Matinhos. Os projetos desenvolvidos pelo Rotary ao longo de sua existência, sempre tiveram o apoio dos poderes públicos, do comércio local e da sociedade, portanto, poderíamos cometer uma injustiça se fi zéssemos de maneira pontual nosso agradecimento.

Por fi m, informamos que nosso Interact Clube Matinhos, foi convidado a sediar a Assembléia Distrital (ADIC), evento realizado em 27 e 28 de Abril, com a partici-pação de aproximadamente 60 jovens, vindos de várias cidades do estado do Paraná, componentes do Distrito 4730 de Rotary. Destaque para a organização do evento, que ocorreu graças a responsabilidade e empenho dos jovens integrantes do Interact Matinhos. O mais jovem Interact do Distrito, dá exemplo de competência ao chamar para si a realização de um evento desse porte, Parabéns.

Para acompanhar as atividades do nosso clube, participe de nossas reuniões (Ter-ças 20:30 Hs), ou se você tem entre 12 e 18 anos, venha conhecer nosso INTERACT Clube (Sábados 18:00Hs).

Saudações Rotarias,

Ricardo Simino Presidente 2012/2013

Jornal da ACIMAMatinhos, Maio de 2013 5

Ficam convocados os interessados em concorrer as Eleições da ACIMA a apresentar chapas até 31 de maio de 2013.

De acordo com o estatuto da ACIMA, as eleições devem acontecer sempre na segunda quinzena do mês de junho dos anos ímpares. Ficam convocados os associados da ACIMA a votarem para escolha da nova diretoria da ACIMA, caso se tenha mais de uma chapa inscrita, no dia 15 de junho de 2013 (sábado).

Para concorrer às eleições, conforme prevê nosso Estatuto, a chapa deverá trazer o nome de quatro diretores, sendo, Presidente, Vice-Presidente, Diretor Secretário e Diretor Tesoureiro e também os quatro candidatos ao Conselho Superior e seis candidatos ao Conselho Fiscal, sendo três titulares e três suplentes (todos associados da ACIMA há mais de 18 meses). Os candidatos as Conselhos Superior e Fiscal podem integrar mais de uma chapa.

Lembramos que para votar, o associado deve ser sócio há mais de 6 (seis) meses na data da eleição.

Tanto para votar ou ser votado, os associados deverão estar em dia com suas obrigações junto a ACIMA.

Link para visualização do estatuto: http://www.acimamatinhos.com.br/acima/estatuto.asp

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE CHAPAS E ELEIÇÃO DA ACIMA

ADALTO MENDES LÜDERSPresidente-ACIMA

Jornal da ACIMA Matinhos, Maio de 2013 8

A Polícia Militar alerta para novas modalidades de golpe

nos municípios do Litoral.GOLPE 01

(EMPRESA DE TELEFONE):Os marginais estão entrando em contato com as vítimas, ligando

para o número do telefone fixo, se identificando como funcionários de empresa de telefonia e que precisam realizar manutenção de ro-tina, perguntando qual o dia ideal para a visita, onde a própria vítima informa o dia que NÃO estará em casa. Naquela data informada, sua residência está sendo furtada, sendo subtraídos os objetos de valor que interessam aos marginais. A preparação do golpe consiste em simples consulta à lista telefônica, verificação aleatória de números e finalmente a verificação dos endereços, preferencialmente de pes-soas mais humildes e onde a moradia não dispões de sistemas de alarme, com rápidas passadas pela frente da casa, onde se verifica quantas pessoas moram e qual a rotina de entrada e saída. Facilita-do pela informação de que no dia não haverá ninguém, os golpistas arrombam a residências e levam os objetos de valor.

Como evitar?Prestar maior atenção à movimentação de pessoas ou veículos

estranhos nas redondezas e solicitar a presença da Polícia Militar, para que sejam ao menos identificados, facilitando posterior locali-zação e prisão em novos casos.

GOLPE 02

(EMPRESA DE GÁS DE COZINHA):Ainda não tão comum, os golpistas identificam casas de pessoas

idosas em sua maioria, portando falsos crachás e trajando roupas idênticas à de fornecedoras de gás de cozinha, informando que al-guns botijões saíram da fábrica com defeito e precisam verificar se o número de série pertence ao lote defeituoso.

Para convencer a vítima, o golpista reforça que pode ocorrer va-zamento e explosão se não for verificado, onde a vítima autoriza a entrada do marginal.

Durante a suposta verificação, o golpista finge fazer a inspeção e chama a vítima para ouvir o barulho de um suposto vazamento que nada mais é que o barulho da saída do gás do botijão ao fogão, o que é normal.

Após a falsa verificação, o golpistas complementam que o vaza-mento foi solucionado e que não cobrariam pelo serviço mas uma pequena taxa pela visitação, onde o morador(a) vai até onde guarda suas economias e não percebe que está sendo vigiado(a).

Convencida e agradecida, a vítima ainda oferece o famoso “cafe-zinho” e durante a conversa já à mesa, um dos golpista pede para ir ao banheiro. Enquanto um distrai a vítima à mesa do café, o outro vai até onde está o restante das economias e a subtrai. O golpe só é descoberto muito tarde.

Tanto para uma quanto para outra, a Polícia Militar alerta que, tão

logo identifique, receba ligações ou visitas de pessoas estranhas se passando por funcionários de empresas, pode tirar dúvidas quanto ao procedimento através do fone 190 e até mesmo solicitar a pre-sença da Polícia Militar no local, para não se tornar mais uma vítima de golpe.

Cap PM CESAR KAMAKAWACmt da 2a. Cia PM/9o. BPM - 6o. CRPM

INFORME

Fisco cruza informações de pelo menos sete declarações com o IR

Informações passadas ao Fisco têm de ser corretas ou podem gerar malha.

Declarações criadas pela Receita e que são cruzadas com o IR

Declaração O que entregam à Receita

Dmed Declaração de Serviços MédicosEntidades e profissionais da saúde informam

quanto e quando cada contribuinte pagou por serviços médicos

DirfDeclaração do Imposto sobre a Renda

Retido na Fonte

Relatório entregue pelas empresas com os rendimentos recebidos pelos funcionários e o

valor do imposto retido na fonte

Decred Declaração de Operações com Cartões de Crédito

Operadoras de cartões de crédito informam quem movimenta mais de R$ 5.000

Dimob Declaração de Informações sobre as Atividades Imobiliárias

Administradoras de aluguéis, imobiliárias, construtoras e incorporadoras informam valor de aluguéis recebidos e preço de

operações imobiliárias

DmofDeclaração de Informações

sobre a Movimentação Financeira

Bancos informam nome, CPF e valores dos correntistas pessoas físicas que movimen-

tam mais de R$ 5.000 por semestre

DBFDeclaração de Benefícios Fiscais

Entidades (Criança e Adolescentes, Idosos, Esporte...) informam recursos recebidos das

pessoas físicas

DOIDeclaração de Operações Imobiliárias

Cartórios de Notas, Títulos e Documentos e de Registros de Imóveis informam dados de vendedor, comprador, data de aquisição e

venda e valor

Tecnologia contribuiu para Receita triplicar arrecadação em dez anos

Só no ano passado, mais de 70 mil contribuintes caíram na malha fina por conta de irregularidades em relação aos serviços médicos, que apareceram no cruzamento de suas declarações com a Dmed, a declaração de serviços médicos. Pelo menos sete declarações foram criadas pela Receita nos últi-mos anos para levar mais informações ao Fisco e permitir o cruzamento com fontes externas ao contribuinte.

“Antes, a preocupação era se a declaração estava em equilíbrio de valo-res. Hoje pode estar equilibrada, mas se vierem informações de uma imobiliá-ria, por exemplo, de um aluguel que ele recebeu e não informou, ele vai para a malha”, diz o auditor da Receita Federal em São Paulo Luiz Monteiro.

Além das imobiliárias, a Receita cruza os dados dos contribuintes com os de uso do cartão de crédito, cartórios, empresas que recebem benefícios fis-cais de pessoas físicas, compra e venda de ações em bolsa, serviços médicos e com as dados de pagamento das empresas. Também é feito o cruzamento com órgãos públicos estaduais e municipais. (Veja tabela)

A Dmed, que levou 71.522 contribuintes para a malha fina no ano passa-do, é a mais recente, criada em 2009. Por meio dela, empresas que prestam serviços médicos como hospitais, laboratórios, clínicas, planos de saúde são obrigadas a informar à Receita quanto e quando cada contribuinte pagou pe-los serviços médicos por eles recebidos.

A criação de declarações para apertar o cerco aos contribuintes é uma linha de atuação que vem ajudando a Receita a aumentar a arrecadação, aponta Monteiro. “A Receita Federal triplicou a arrecadação de tributos nos últimos dez anos. Em 2012 a Receita Federal arrecadou R$ 988,7 bilhões. Deste montante, as pessoas físicas contribuíram com R$ 99,4 bilhões. Este resultado pode ser explicado, em boa medida, pelo uso intensivo da tecnolo-gia da informação e do cruzamento dos dados”, diz.

Nos últimos anos, o Fisco tem focado os investimentos no cruzamento de dados, segundo o auditor. No próximo ano a receita promete entregar decla-ração preenchida para quem usa a simplificada e os cruzamentos sinalizam que receita está estruturada, informatizada para arrecadar.

O “arsenal de cruzamentos sem precedentes” eleva o número de contri-buintes que caem na malha fina. “Está mais difícil sonegar”, diz o auditor.

Fonte: Site Fenacon

Jornal da ACIMAMatinhos, Maio de 2013 9

EM FOCO

MATINFEIRA COMEMORA 5º ANIVERSÁRIOMatinfeira – Feira da Agricultura Familiar de Matinhos – PR

Aconteceu no último dia 27 de março, a comemoração do 5º Aniversário da Ma-tinfeira. Em uma manhã de

quarta-feira, os participantes contem-plaram uma programação diferente: atração musical, sorteio de produtos coloniais, encontro de troca, partilhas agroecológicas e etc.

O convívio com a comunidade Matinhense faz parte de uma labuta, que se iniciou com a necessidade dos agricultores regionais, caracterizando a agricultura Familiar, cujo objetivo é comercializar seus produtos. Para faci-litar esta relação, com a ajuda do pro-fessor Manoel Lesama da UFPR Lito-ral, que tem na sua história acadêmica experiências com Agricultura Familiar, transformou a utopia na realização de um trabalho, capaz de unir forças que marcaram vidas a partir do dia 05 de março de 2008.

Contudo, a feira contém sete barra-cas, com produtos variados vindos da colônia para oferecer a você consumi-dor produtos naturais, os quais valori-zam a nossa terra.

Portanto, venham conhecer a feira todas às quartas-feiras das 07h: 00 às 12h: 30min ao lado do mercado do Peixe em Matinhos, Rua da Fonte.

Feria de troca: Durante a feira, contamos com a colaboração da co-

operativa Motirõ, que desenvolveu a feira de troca, onde cada pessoa pode levar um produto e trocar por outro. No entanto, é de suma importância ressal-tar, que tais ações tem relação direta com a economia solidária, ou seja, a partilha de vida e de produtos.

Com isso, a Matinfeira tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar no litoral do Paraná. A feira inicia com o intuito de constituir vínculos entre produtores, agricultores, artesãos, e consumidores do litoral. Sendo assim,

pretende-se criar relações de amiza-des, parcerias e cumplicidades em prol de uma agricultura e de um con-sumo mais justo, consciente e agroe-cológico. Pois, o envolvimento de ou-tras pessoas com o desenvolvimento da atividade, fez com que instituições e outras pessoas que apoiam a ideia da feira, se juntassem para consolidar e fortalecer a Matinfeira nestes cinco anos de existência. Tendo em vista a possibilidade de troca de conhecimen-to, entre as pessoas que participam da

feira, estabelece o bem mais precioso como elemento principal, a serviço de um produto de qualidade que a Matin-feira pode promover.

Portanto, converse, troque ideias, coisas e produtos com os agricultores e consumidores que participam deste espaço. É isso que torna e transfor-ma constantemente a Matinfeira e as pessoas que participam dela em seres mais responsáveis com a sua existên-cia e atuação neste planeta.

Sendo assim, frequentar e adquirir produtos oriundos das feiras inter-re-lacionamo-nos com seus integrantes, propiciando a criação de vínculos soli-dários e de confiança. Podemos então, praticar o consumo consciente, copar-ticipando de um comércio justo por meio da compra direta dos produtos vindos dos agricultores familiares, aju-dando-os a manter-se dignamente no campo, fortalecendo a economia local e regional, auxiliando na geração de renda dos integrantes das feiras. Além disso, podemos acessar produtos fres-cos, assim como alimentos orgânicos e agroecológicos levando mais saúde para nossa vida, e também a do plane-ta ao escolhermos consumir os frutos de uma produção ecológica.

Francisco Amaro – Técnico em Agroecologia Fone (41) 9998-2622

[email protected]

Jornal da ACIMA Matinhos, Maio de 2013 10

EM FOCO

Jornal da ACIMAMatinhos, Maio de 2013 11

VARIEDADES

HUMORHUMORHUMORHUMORHUMORMORCEGOS

Haviam três morcegos em cima de uma árvore disputando qual era o mais fodão.

O primeiro desceu num rasante e voltou com a boca toda cheia de sangue

e os outros perguntaram:- O que é que aconteceu?

Ele logo respondeu:- Tá vendo aquele cachorro lá em baixo,

chupei ele todinho.Todos fi caram espantados!

O segundo empolgado deu um rasante e voltou com a boca e os beiços todo cheio de sangue e então os outros perguntaram:

- O que é que aconteceu?- Tá vendo aquele cabrito ali em baixo,

chupei ele todinho!O terceiro mais empolgado que os outros dois

desce num rasante e volta com o corpo inteiro de sangue, os outros espantados então

perguntaram:- O que é que aconteceu?

- Tá vendo aquele muro ali na frente?- Tamo - responderam ambos.

- Eu não vi!!

COINCIDÊNCIA - Mas eu sou um cara com muita coincidên-cia. Nasci no dia 5 de maio ás 5 da manhã.

No meu aniversário de 55 anos, fui na loteria e apostei no número 55.555

e ganhei 5 milhões. Aí peguei a bolada toda e apostei num cavalo número 5 no quinto pá-

reo.- Legal. E quanto você ganhou?

- Nada.- Nada?

- O maldito chegou em quinto.

INSÔNIA:O Médico recomenda a um paciente

que sofre de insônia:- Por que o senhor não tenta contar números

logo que se deita?- E que eu sou boxeador, doutor. Quando chego a nove, me levanto!

http://www.aguanaboca.org/receita/gelado-de-creme-com-calda-de-chocolate/

Gelado de Creme com Calda de Chocolate

Modo de preparo:Coloque em uma panela o leite condensado, o leite e as gemas passa-

das na peneira (sabia que não pode raspar com a colher? Só coloque na peneira e fure-as com garfo, para que escorra a gema e a pelezinha não passe: é ela que deixa cheiro forte de ovo!!). Cozinhe mexendo sempre até ferver e engrossar. Deixe esfriar.

Derreta 1 xícara de açúcar em uma panelinha e quando tiver cor de caramelo adicione 1/2 xícara de água. Mexa até dissolver o caramelo e deixe cozinhando por uns 20 minutos até que engrosse. Derrame na forma de pudim (com furo central). Reserve.

Dilua o achocolatado em 4 colheres de água, derrame-o sobre o cara-melo e leve ao congelador enquanto continua o preparo.

Quando o primeiro creme estiver frio (pode por na geladeira um pou-co para acelerar), bata as claras em neve, junte o açúcar e bata mais um pouco. Tire o soro do creme de leite e adicione-o às claras. Misture lentamente.

Junte ambos os cremes, mexendo com cuidado (não pode bater). Des-peje na forma e volte a levar ao congelador por pelo menos seis horas.

Desenforme somente na hora de servir, passando uma faca ao redor. Use um prato um pouco fundo, pois rapidamente começa a soltar a calda.

Ingredientes• 1 lata de leite condensado• 2 latas de leite• 4 ovos• 1 lata de creme de leite sem o soro (deixe na geladeira)• 6 colheres (sopa) rasas de açúcar• 4 colheres (sopa) de achocolatado em pó• 1 xícara de açúcar (para o caramelo)

Jornal da ACIMA Matinhos, Maio de 2013 12

VARIEDADES