jornal da acima

16
Dicas de Utilidade Pública dos Bombeiros Páginas 08 Confira a coluna a Voz do Especialista Página 15 Confira o empreendor desta edição Página 05 Matinhos, de 07 a 31 de Outubro de 2009 - Diretoria 2008/2010 - Ano VI - Nº 44 ONDE O ASSOCIADO TEM A LIBERDADE DE EXPRESSAR AS SUAS OPINIÕES... ESPAÇO ABERTO COLUNA CONFIRA NA PÁGINA 04 Dia: 11 de outubro de 2009 horário: das 9h às 17h Local: Campus Universitário da UFPR Litoral Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá - Matinhos-PR Venha passar o dia com a gente e conhecer o potencial de imóveis para locação e vendas do Litoral do Paraná!! Promoção: Turma 2008 de Gestão Imobiliária Exposição de imobiliárias | Shows | Praça de alimentos

Upload: roberto-meissner

Post on 16-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Acima Associação Comercial e Empresarial de Matinhos

TRANSCRIPT

Dicas de Utilidade Pública dos Bombeiros Páginas 08

Confira a coluna a Voz do Especialista

Página 15

Confira o empreendor desta edição Página 05

Matinhos, de 07 a 31 de Outubro de 2009 - Diretoria 2008/2010 - Ano VI - Nº 44

ONDE O ASSOCIADO TEM A LIBERDADE DE EXPRESSAR AS SUAS OPINIÕES.. .

ESPAÇO ABERTOcOlu

nA

CONFIRA NA PágINA 04

Dia: 11 de outubro de 2009horário: das 9h às 17hLocal: Campus Universitário da UFPR LitoralRua Jaguariaíva, 512 - Caiobá - Matinhos-PR

Venha passar o dia com a gente e conhecer o potencial de imóveis para locação e vendas do Litoral do Paraná!!

Promoção: Turma 2008 de Gestão Imobiliária

Exposição de imobiliárias | Shows | Praça de alimentos

Jornal da ACIMA Matinhos, de 07 a 31 de Outubro de 2009 2

Amigos,

Os nossos leitores poderão conferir mais uma edição do nosso jornal que contempla seu novo visual em formato todo colorido e a nossa grande sa-tisfação diante dos elogios que nossa equipe recebeu durante todo o mês de setembro, essa é a maior fonte de motivação para continuarmos apostando na inovação. Estamos buscando superar as expectativas e nossa equipe está orgulhosa diante do retorno aos estabelecimentos dos nossos anunciantes.

Como o nosso objetivo é caminhar auxiliando no desenvolvimento da nossa cidade e reconhecendo que a informação faz parte deste processo, procura-mos manter nossos leitores por dentro de algumas ações que estão sendo promovidas em nosso município através de iniciativas brilhantes voltadas à promoção da cultura e o bem-estar dos moradores de nossa cidade. Por falar em bem-estar, vamos juntos conferir uma matéria esclarecedora sobre uma questão de interesse de todos nós, o Trânsito e algumas dicas de como todos nós poderemos colaborar para que uma melhora significativa possa acontecer. A UFPR Litoral também traz novidades e o Rotary apresenta números altamen-te positivos em suas ações.

Nós já estamos em outubro, o comércio já vivência e também se movimenta para os preparativos para mais um feriado que se aproxima. Como este mês comemoramos o dia das crianças, para os empresários que por muitas vezes se questionam quanto a melhor forma de dividir seu tempo entre empresa e família, trazemos uma entrevista com uma grande educadora de nossa ci-dade, que na ocasião compartilha conosco algumas dicas de como podemos administrar melhor o nosso tempo também junto aos nossos filhos.

Lembramos também que muitos já estão atentos as vendas de final de ano e a comissão organizadora para a nossa campanha Natal Legal está tra-balhando para que, em 2009 possamos ter um número maior de adesão por parte dos associados. Como sabemos, à exemplo da nossa edição passada, a campanha contribuiu em muito para um aumento significativo do volume de vendas daqueles que apostaram na iniciativa da ACIMA para alavancar as vendas do nosso comércio.

Agradecemos a participação de todos os nossos colaboradores e mais uma vez deixamos aqui, em aberto, o convite para que nossos associados busquem participar cada vez mais ativamente desta publicação que é feita por vocês e para vocês.

Boa leitura e até a próxima.

Associação Comercial e Empresarial de MatinhosCNPJ 78.178.464/0001-80

Av. Curitiba, 485 Matinhos - PR - CEP 83260-000Fone (41) 3453-2345 / Fax (41) 3453-6084

site: www.acimamatinhos.com.bre-mail: [email protected]

Presidente - Adalto Mendes Lüders - Posto Kaimã

Vice-Presidente - Jair Bernardo Martins - Sup. Martins.

Diretor Tesoureiro - Valdemar Salvador Marques

VM Corretor de Imóveis.

Diretor de Planejamento - Alceu Cenatti - Advocacia Cenatti.

Diretor de Fomento - Sérgio Ari Hack. SAH Ass. Imobiliária.

Diretora de Eventos - Jurema Rodrigues Arzão - Jurema Imóveis.

Diretor de Comunicação - Mario G. Da Costa- G. M Auto Posto.

Diretor de Patrimônio - Leonir de Santi. Lajes Taba.

Diretor Geral - Silvo Roney Pacheco. Restaurante Pachekinho.

CONSELHO FISCAL1°- Nívea Carraro Gurski - Gurski Mat. Elétricos

2º- Flávio Trombetta. Trombetta Mat. de Construção

3°- Helinson Pampuch - Saibreira Nova Prata

SUPLENTES1°- Laurita da Silva - Laurita Center.

2°- Karam Elias Karam. - Karam Imóveis.

3°- Carlos Alberto Pastoriza Teixeira. - Restaurante Mariscão

CONSELHO SUPERIOR Carlos Dalberto Freire - Presidente

Nelson Cotovicz - Conselheiro Vitalício

Kohdr S. Chiah - Conselheiro Vitalício

Antonio Silvano - Conselheiro Vitalício

José Lucas de Souza - Conselheiro Vitalício

Milton Araújo Costa - Pague Menos Calçados

Edival Martins Júnior - Vida Clínicas

Osmar José Dolenga - Bufett Sorvetes Mussa

Doroti Feliciano Vanali - Uniformes Patty

Ronaldo Malhoti - Supermercado Quinteto

COLAbORADORES: Cláudia Cilene Herzog Taques

Alexandre Roberto Ferreira

Tiragem: 3.500 exemplaresPublicação mensal editada pela Assessoria de

Comunicação Social da ACIMA. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que cite a fonte.

Roberto Paulo Meissner

Jornal Informativo da ACIMAE x p E d i E n t E

Tiago Franklin CruzCel.(41) 9642-3626

[email protected]

Arte Final e Diagramação:

Fotos de:

Adalto Mendes LüdersPresidente da ACIMA

Editorial

Jornal da ACIMAMatinhos, de 07 a 31 de Outubro de 2009 3

Empreendedores, em-presários e trabalhado-res informais receberam informações sobre em-preendedorismo e gestão empresarial, durante os dias 17 e 18 de setembro

Ampliar o atendimento do Sebrae/PR e dissemi-nar o conhecimento sobre gestão de negócios entre empresários de micro e pequenas empresas e estimular o empreende-dorismo entre aqueles que queiram abrir ou for-malizar um pequeno em-preendimento. Esses são os principais objetivos do atendimento itinerante do Sebrae/PR, que aconte-ceu durante os dias 17 e 18 de setembro, em Ma-tinhos, no litoral do Esta-do.

O atendimento itine-rante foi a maneira en-contrada pelo Sebrae/PR para levar soluções em-presariais, com palestras, atendimentos individuais, consultorias e orientações sobre empreendedorismo e gestão empresarial a municípios onde não há uma estrutura física da entidade.

Em dois pontos de Matinhos, o Sebrae/PR realizou atendimentos e consultorias a empreen-dedores interessados em abrir uma pequena em-presa, empresários com empresas formalmente constituídas e também in-

formais que buscam a sua formalização. Os atendi-mentos aconteceram no saguão da Prefeitura e, também, na Praça Cen-tral, onde os consultores do Sebrae/PR estaciona-ram uma unidade móvel da entidade.

O veículo é equipado com TV; notebook ligado à internet com tecnologia de telefonia celular; um DVD; aparelho de som; sistema de iluminação; mesas de atendimento e cadeiras dobráveis; suporte para montagem de uma tenda

de atendimento com área de 14 metros quadrados; e suporte com cinco ga-vetas para acomodar fol-der, CDs, DVDs, cartilhas e material de apoio.

Ainda durante o itine-rante, duas palestras fo-ram ministradas. No dia 17, o tema foi “Marketing para pequenas empre-sas”. A palestra reuniu estudantes da Universi-

dade Federal do Paraná (UFPR) Litoral, empresá-rios e informais. No dia 18, a palestra foi sobre “Em-preendedor Individual”, figura jurídica instituída em 1º de julho deste ano,

por lei federal, com o objetivo de facilitar a formalização de manicu-res, costurei-

ras, carpinteiros, cabeleireiros, artesãos, entre outras profissões. A palestra contou com a presença do presidente da Associação dos Ven-dedores Ambulantes de Matinhos, na qual 700 ambulantes são cadas-trados.

Segundo a consultora do Sebrae/PR em Curiti-ba, Edite Viana dos San-tos Alves, o itinerante do

Sebrae/PR atendeu 120 pessoas, entre palestras, orientações e consulto-rias. “Mesmo com a chuva tivemos um bom público. O atendimento itinerante é uma maneira de levar

conhecimento e as solu-ções empresariais a mu-nicípios onde não há um ponto fixo do Sebrae/PR. A intenção é voltar para Matinhos outras vezes”, afirma a consultora.

Para a realização do atendimento itinerante, o Sebrae/PR contou com a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (ACIMA) e da Prefeitura Municipal.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Servi-ço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Em-

presas no Paraná é uma instituição sem fins lucra-tivos que foi criada para dar apoio aos empresá-rios de pequenos negó-cios. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do País. No Paraná, 5 regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municí-pios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como asso-ciações, sindicatos, coo-perativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, cursos, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, polí-ticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao merca-do, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Informações para a impren-sa: jornalista Giselle Loures

(41) 3330-5846.Agência Sebrae de Notícias

no Paraná (http://asn.sebrae-pr.com.br)

[email protected]ção: Leandro Do-natti - Registro Profissional

2874/11/57-PRTelefone:

(41) 3330-5895

Matinhos, recebe atendimento itinerante do Sebrae/PR

Jornal da ACIMA Matinhos, de 07 a 31 de Outubro de 2009 4

Quando o relógio des-pertar, agradeça a Deus pela oportunida-de de acordar mais um dia.O bom humor é conta-giante. Espalhe-o. Fale de coi-sas boas, de sonhos, de amor. Não se lamente. Come-ce a sorrir mais cedo. Não viva emoções mor-nas e vazias. Cultive o seu interior. Extraia o máximo das pequenas coisas. Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você gosta e precisa delas. Repensem os seus va-lores. Tudo o que tem que ser feito merece ser bem feito.Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação. Não trabalhe só pela obrigação, mas pela satisfação da missão cumprida. Transforme os seus movimentos em opor-tunidades. Não inveje! Admire! Sinta entusiasmo com o sucesso alheio, como se fosse o seu. Ocupe seu tempo cres-cendo, desenvolvendo habilidades. Só assim não terão tempo de criticar os outros.Dentro de nossa enti-dade a Associação Co-

mercial e Empresarial de Matinhos, desde nossos funcionários e demais diretores tra-balham acreditando em nosso comércio e nos-sa Cidade Matinhos. O nosso presidente Sr. Adalto muitas vezes tem que deixar seus afazeres para se de-dicar de corpo e alma a entidade de classe que em algumas vezes é injustamente criti-cada por pessoas que não ajudam em nada o progresso deste pujan-te Município, e estas pessoas querem comer o peixe depois de limpo preparado e ainda que-rem que coloquem em sua boca.Precisamos cada vez mais nos unir e não cri-ticar o nosso Presiden-te Sr. Adalto que está fazendo um excelente trabalho na ACIMA. Tenha fé, acredite. Você pode tudo que quiser! Finalmente, ria das coi-sas à sua volta, de seus problemas, de seus er-ros. Ria da vida. E ame, antes de tudo a você mesmo. A gente é capaz de ser feliz quando é capaz de rir da gente mesmo!Não Critique quem não merece. RECOMENDO VIVA MAIS A VIDA!

Carlos Dalberto FreireConselho Superior ACIMA

Acorde para vencerESPAÇO ABERTOcO

lunA

Instituto Celso Pampuch e Nona regional de Cultura, realizaram nos dias 26 e 27 de setem-bro de 2009, 1ª Festa regional da Mandioca e 2º Festival de Musica Sertaneja, muitos can-didatos aos prêmios vieram mostrar toda sua técnica e voz no festival de música realizado no sábado a noite, no total de 16 candidatos, muita gente boa passou por aqui, no final o Grupo isa de Matinhos levou o primeiro lugar e rece-beu o premio de R$ 350,00. No Domingo a festa continuou com as tradicionais barra-cas de comidas típicas e artesanatos de toda a região do litoral.

O público da Colonia Pereira teve a oportu-nidade de ver e participar de mais um evento que só vem engrandecer a cultura de nosso li-toral , com atrações de qualidades e fixando o evento para que todos os anos possamos con-tinuar com o trabalho feito pelo instituto.

Helinson Pampuch

Aconteceu: 1ª Festa Regional da Mandioca e 2º Festival de Musica Sertaneja da Colônia Pereira

Em nossa última edição na Mate-ria dos Emprendedores, publicamos apenas a antiga foto da fachada, atendendo a pedidos apresentamos aos nossos leitores a nova loja.

A toda equipe do Aviz os nossos votos de muito sucesso!

Na última Edição do Jornal da ACIMA nº 43 os Créditos da Maté-ria “INTERAÇÃO CULTURAIS HU-MANISTÍCAS” DA UFPR-LITORAL: EDUCAÇÃO COM HUMANIZAÇÃO- Pag 07 pertencem ao PROF. BRENO BELLINTANI - COORDENAÇÃO DO GICH (GRUPO DAS INTERAÇÕES CULTURAIS HUMANISTICAS DA UFPR-LITORAL).

Erramos...

Jornal da ACIMAMatinhos, de 07 a 31 de Outubro de 2009 5

ACIMA: Sr. Nelson, que fatores o influen-ciaram a se tornar um empreendedor?

Comecei a trabalhar muito cedo em uma Cia. Seguradora, mas com o tempo percebi que nasci com o vírus de empreendedor, pois desenvolvi dentro des-ta empresa durante o tempo que lá trabalhei um comércio interes-sante que era comprar, vender e intermediar coisas e objetos com os colegas de trabalho, para assim aumentar a minha renda!

ACIMA: Que pesso-as empreendedores o inspiraram?

Foram empreendedo-res de diversos setores que sempre observei durante toda a minha vida através de leitu-ra de artigos e livros que relatavam o espírito empreendedor e o seu sucesso!

ACIMA: Alguém da sua família era em-preendedor?

Minha Mãe, mulher de pouca escolaridade, mas de uma tenacidade

e coragem indescritíveis e da qual herdei e trans-miti aos meus filhos esta qualidade que considero genética!

ACIMA: Houve al-gum evento de “dis-paro” para iniciar o negócio? (demissão, aposentadoria, ou-tros...).

Sim, meu pai que trabalha-va há 40 anos num m e s m o emp r ego teve que se apo-sentar por motivo de saúde . Foi então que aos meus 17 anos, junto com minha Mãe e a experiência de meu Pai no ramo de alimen-tação abrimos um Bar e Restaurante em Curitiba que durou 13 anos!

ACIMA: O Sr. criou seu próprio negócio durante a faculdade/colégio?

Sim, durante o curso colegial!

Vivemos em uma época em que o empreendedo-rismo tem sido o responsável por grande parte da criação da riqueza do país. Certamente para aque-les que estão começando a trilhar seus caminhos e esperam alcançar êxito, a motivação para continu-ar a investir poderá se encontrar nas diversas his-tórias reais, onde podemos conhecer pessoas que apostaram na iniciativa e criatividade, onde o que não faltou foi muita determinação para investir na realização de seus sonhos e de seus projetos de vida.

Arriscaria até mesmo a dizer que, se for para buscar uma fórmula para alcançar um perfil em-preendedor, vamos observar o que não vai faltar nesta receita será a criatividade, a flexibilidade, a inovação e a visão de oportunidades. Para os jo-vens que iniciam hoje a sua caminhada, o nosso convidado para esta edição, compartilha conosco como a união de uma família resultou em sua his-tória de sucesso. Entre outras tantas qualidades reconhecidas por aqueles que o cercam em seu dia a dia, vamos conhecer um pouco mais de Nelson Cotovicz, proprietário da conceituada Rede de Sor-veterias D’Vicz.

ACIMA: Que educa-ção formal teve? Foi relevante para o ne-gócio?

Fiz somente até o Co-legial, e acho que para mim foi a escolaridade necessária o suficiente para chegar aonde che-guei. Mas hoje as coisas mudaram e um grau melhor de escolaridade com certeza fará a dife-rença!

ACIMA: Como o em-preendedor encon-trou a oportunidade?

Bem após o encerra-mento do negócio fa-miliar, iniciei a busca de outro até chegar no que estou até hoje, lá se vão 31 anos!

ACIMA: Como o se-nhor avaliou a opor-tunidade?

Na verdade entrei neste ramo de sorvetes, digamos como um inci-dente de percurso, pois adquiri a primeira sor-veteria como pagamen-to de uma dívida!

ACIMA: O senhor ti-nha um plano de ne-

gócios? Se não, fez al-gum tipo de planejamen-to?

Não, não ti-nha, mas logo percebi que este era um bom negócio e aí sim co-mecei a pla-nejar o futuro que tinha vis-

lumbrado para ele!

ACIMA: Quais são suas maiores quali-dades como empre-endedor?

Obstinação talvez, respeito aos clientes, oferecendo-lhes o me-lhor produto e na medi-da do possível o melhor atendimento!

É ver seu sonho reali-zado, seu trabalho reco-nhecido, ter participa-do no crescimento das atividades do comércio das Cidades aonde es-tamos estabelecidos e proporcionado a nossos colaboradores a oportu-nidade de também rea-lizarem os seus sonhos e projetos!

ACIMA: Como a car-reira de empreende-dor afetou sua famí-lia?

No início, que foi muito difícil, tive que dedicar muito tempo ao traba-lho, mas sempre com o apoio e compreensão da minha esposa Cely, con-seguimos superar todos os problemas e hoje te-mos nossos filhos traba-lhando na empresa, me orgulho deles!

ACIMA: Se tivesse que começar tudo no-vamente, o faria?

Claro, com certeza, deu certo!

ACIMA: Que conse-lhos o senhor daria a uma pessoa que quer se tornar um empre-endedor?

Ir à luta sabendo que as dificuldades no meio do caminho poderão ser muitas, procurar ser o melhor, oferecer o me-lhor aos seus clientes,

s o b r e t u d o respeitá-los!

A ACIMA agradece a c o n t r i b u i -ção de Sr. Nelson para esta coluna e declaramos aqui os nos-sos sinceros

agradecimen-tos pela dedicação para nossa cidade e nossa Associação.

Particularmente, dei-xo aqui os meus sin-ceros agradecimentos com profundo carinho e admiração por este empresário e sua famí-lia que escolheram tra-balhar com um produto que representa um lado delicioso da vida para uma grande maioria das crianças de todo mun-do.

ACIMA: Já teve ou tem sócios? Eles com-plementaram suas habilidades para to-car o negócio?

No negócio atual, os filhos! Somos unidos e sabemos que como uma equipe, precisamos sempre uns dos outros. As habilidades dentro de uma equipe sempre serão complementadas.

ACIMA: Precisou buscar recursos (eco-nômicos/financeiros) para implementar o negócio?

Sim, às vezes é neces-sário!

ACIMA: Onde e como ele obteve estes re-cursos?

No sistema financeiro!

ACIMA: Qual foi o momento mais crítico no início do negócio ou mesmo depois de sua criação? Como foi su-perado?

Em 43 anos como empre-sário e empre-endor foram muitos, não quero nem lembrar, mas foram supera-dos com muito trabalho e perseverança e con-tinuamos ainda a viver ‘’MATANDO LEÕES’’ to-dos os dias neste mer-cado por demais com-petitivo!

ACIMA: Qual foi o momento de maior satis-fação?

Também foram muitos e fica difícil aqui enume-rá-los, estou orgulhoso por telos vividos!

ACIMA: Qual é o lado positivo de ser empreendedor?

“continuamos ainda a viver ‘’MATANDO

LEÕES’’ todos os dias”

“respeito aos clientes, oferecen-do-lhes o melhor

produto e na medida do possível o melhor atendi-

mento”

Segundo o Dicionário Aurélio o significado de EMPREENDEDOR é ATIVO , ARROJADO - AQUELE QUE EMPREENDE.

O empreendedor Nelson Cotovicz é o Entrevistado dessa edição

O empreendedor Nelson Cotovicz é o Entrevistado dessa edição

Jornal da ACIMA Matinhos, de 07 a 31 de Outubro de 2009 6

Jornal da ACIMAMatinhos, de 07 a 31 de Outubro de 2009 7

TRânSiTo uMA quESTão SoCiAl“Devido ao grande número

de ocorrências de trânsito regis-trados em nosso Estado, as au-toridades de trânsito estão preo-cupadas, em face de motoristas despreparados, veículos sem condições de uso, somados a im-punidade dos infratores, culmi-nando em constantes acidentes, Não basta apenas conhecermos a Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997, ou simplesmente CTB (Código de Trânsito Brasileiro). É preciso compreendê-lo por meio de atividades educativas planejadas desde o ensino fun-damental e médio. A falta de educação de trânsito causa pre-juízos à sociedade, tornando-se um dos principais fatores gera-dores de vítimas de acidentes de trânsito.

Podemos partir da hipótese de que a inserção de um pro-grama de educação de trânsito direcionado ao público jovem do ensino fundamental e médio contribuirá para a redução dos elevados índices de acidentes de trânsito no Estado do Para-ná, através da mudança com-portamental, fazendo com que cada brasileiro possa participar da nova realidade desejada de um trânsito mais humano. Um Programa de Implantação de Educação de Trânsito para o Ensino Fundamental e Médio, como forma de transformar re-gras tão complexas, em orien-tações mais fáceis de serem absorvidas, apresentadas por meio de um aprendizado modu-lar e conjugado às demais dis-ciplinas do ensino fundamental e médio” Sgt. Margarida.

Prezados Leitores, Como sabemos, as vendas do

mês de outubro é aquecida pelo dia dedicado às nossas crianças e como observamos na mídia e na vivência do nosso dia a dia, estamos diante de uma grande preocupação nacional quando o assunto se refere a questão da educação no trânsito.

Para compreender um pouco mais sobre a responsabilidade que cabe a cada um de nós, mo-toristas ou pedestres , convida-mos uma grande autoridade no assunto. Sargento Margarida é o seu nome, formada em Edu-cação e Gestão de Trânsito e Transporte e Especializada em Trânsito: Mobilidade Urbana e Saúde Pública, ambos pela Pon-tifícia Universidade Católica do Paraná, e nesta edição vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto e compreender algu-mas formas onde cada um de nós também poderá buscar fazer a sua parte.

ACIMA: Sgt. Margarida, o assunto trânsito é de total im-portância para todo cidadão. Hoje é tema de muita mobiliza-ção por parte das autoridades para que algo possa ser feito

para mudarmos estes números tão alarmantes quando falamos em morte no trânsito. Como a Senhora acredita que o cidadão pode contribuir para que este números sejam reduzidos?

Sgt. Margarida: A educa-ção para o trânsito deveria co-meçar no seio da família, em que os pais, os irmãos mais ve-lhos, etc., enfim, os adultos, por meio de orientação e da corre-ção de atitudes (exemplo), pas-sariam os primeiros ensinamen-tos às crianças para a vida no trânsito. Depois, deveriam ser contemplados por uma legis-lação que instituísse a obriga-toriedade da matéria ”trânsito” no ensino, no mínimo Ensino Fundamental e Médio, havendo então a contemplação da educa-ção de trânsito pelo Sistema Na-cional de Trânsito, por meio de seus órgãos, com campanhas de orientação e esclarecimentos, ri-gidez na formação e habilitação dos condutores, aplicação pron-ta, enérgica, efetiva de sanção por ocasião do cometimento de infrações.

ACIMA: Todos sabemos que o trânsito não envolve so-mente os motoristas, mas as autoridades também tem cons-ciência de que ainda existem aqueles que insistem em acre-ditar que trânsito só deve se de interesse de quem é condutor de um veículo?

Sgt. Margarida: Na ver-dade, observando com aten-ção, verifica-se que o pedestre atravessa normalmente a via de trânsito intenso, pelo leito carroçável, deixando de utilizar por preguiça, comodismo ou até por aventura a passarela. Esse mesmo pedestre, ao atravessar um cruzamento, o faz em dia-gonal, quando deveria fazê-lo pela sua faixa. O desempenho às leis de trânsito sempre foi uma constante no Brasil, a vida moderna provocou competições no processo de interação social, desequilíbrio na realização das funções urbanas e nos fatores econômicos, sociais e políticos, sendo variantes fundamentais na educação e comportamento das pessoas.

ACIMA: Então a senhora poderia afirmar que o trânsito é um problema social?

Sgt. Margarida: O trânsito é um problema social grave. O desrespeito às regras elementa-res de trânsito causa acidente de trânsito; mesmo sendo ele crime culposo, é problema de ordem Pública e dever do Estado, por-tanto, precisa intensificar as fis-calizações tanto para os condu-tores como para seus veículos. As vias públicas estão sendo utilizadas sem a necessária ha-bilidade e preparo, resultando a catastrófica situação que atra-vessamos. Está provado que o trânsito atual mata e mutila mais pessoas que numa guerra. As

trânsito também é uma questão social e políti-ca. Quando se pensa no trânsito tem-se que le-var em conta as carac-terísticas da sociedade na qual ele se insere. Por estas caracterís-ticas, o trânsito traz a tona uma problemática sócio-econômica e psi-co-social. E, neste as-pecto, o gerenciamento do trânsito tem sido um gerenciamento de con-flitos, por isso o com-portamento de cada um é importante ser pen-sado, para que permita ou assegure o direito a todos de utilização dos espaços deste trânsito.

ACIMA: Observa-mos que muitas cam-panhas são desenvolvidas e que as crianças também são alvos de extrema preocupação. Elas acabam tornado-se vítimas da imprudência e falta de respon-sabilidade de grande parte dos motoristas. O que a Senhora poderia deixar de mensagem aos nossos leitores e também condutores quando pensamos em crianças e trânsito?

Sgt. Margarida: Dentre to-dos os grupos, o das crianças merece atenção especial - afinal com que visão e preparo são in-seridas no trânsito? As crianças são um grupo de risco, visto per-tencerem a um grupo de pesso-as que estão mais vulneráveis e propensas a ocorrências de aci-dentes. As crianças querem afir-mar sua independência, pois isto é natural do desenvolvimento. No entanto, pouquíssimas crian-ças menores de 14 anos de idade podem lidar seguramente com o trânsito. Estas crianças que estão em nosso trânsito acabam sendo um risco pois, as crianças não reagem como um adulto; não enxergam e não percebem como os adultos, quanto a ma-neira como um carro se aproxi-ma; confundem o “ver” com o “ser visto”; tem um campo vi-sual mais estreito; tem baixa es-tatura; confundem tamanho com distância;têm dificuldades para distinguir sons, principalmente se misturados; são distraídas; só ouvem o que lhes interessa; não compreendem a relação en-tre causa e efeito; não avaliam distância, tempo e velocidade. Você pode se perguntar, afinal qual a importância em ressaltar o processo de desenvolvimen-to da aprendizagem na crian-ça, quando estamos falando de trânsito? O melhor investimento para alcançarmos um futuro com igualdade e respeito no trânsito está nas crianças que são os pe-destres de hoje e serão os con-dutores de amanhã. As crianças precisam ser preparadas desde a infância para desenvolverem ca-pacidades que assegurem equilí-brio emocional, bom relaciona-

autoridades brasileiras já estão convencidas de que o trânsito constitui hoje um problema de segurança nacional, não só pe-los prejuízos que causa, como também pelo assustador e cres-cente número de acidentes que atinge milhares de vítimas por dia, tirando-lhes a vida, a saúde física ou mental, jogando-as em uma cadeira de rodas ou leito hospitalar.

ACIMA: Como a Senhora acredita que este cenário pode ser modificado?

Sgt. Margarida: O homem a pé é o mesmo de milênios, e ai encontra-se o problema. Trân-sito pressupõe igualdade, daí a importância de termos clareza da nossa identidade social, e da nossa concepção de mundo e de como as instituições podem contribuir para reproduzir as re-lações sociais ou superá-las. A complexidade do trânsito esta no comportamento do motoris-ta e do pedestre. A emoção e a cultura podem ser considerados entre outros fatores, como pre-ponderantes na convivência do homem com a máquina dirigida pelo homem.

ACIMA: A Senhora acredi-ta que com um maior poder de compra e um grande aumento dos números de veículos au-mentamos também o tamanho do problema?

Sgt. Margarida: A quanti-dade de veículos e pedestres nas vias cresce de forma assustadora e incontrolável. Os veículos, a cada dia são aperfeiçoados para serem mais velozes, resistentes, seguros e confortáveis. As estra-das e as vias urbanas, estão cada vez mais modernizadas para se adaptarem às novidades automo-bilísticas, não estão sendo cons-truídas ou reformadas em função do homem, mas sim, adaptando-se à evolução das máquinas, que a cada ano possuem mais força e agilidade.

ACIMA: Quanto à evo-lução, sabemos que não exis-te uma forma de reverter esta questão, então o que fazer?

Sgt Margarida: Enquanto as vias não oferecem iguais con-dições de uso aos dois grupos de usuários, motorista e pedestre, não será possível humanizar o trânsito. A solução não está no impedimento da evolução, mas sim na administração do trân-sito que deve assegurar uma circulação desembaraçada e re-duzir acidentes.

ACIMA: Como poderemos alcançar esta sonhada igual-dade?

Sgt. Margarida: O primei-ro passo para isso é despertar o interesse na evolução do ensino e da pesquisa de trânsito, para corrigir equívocos dos costumes e educar o motorista e pedes-tre. Além da questão técnica, o

mento social e por conseqüência que apresentem estes aspectos no trânsito também, provocando mudanças de comportamento, contribuindo na construção de uma melhor qualidade de vida para todos. O futuro de nossas crianças e adolescentes é uma questão de sobrevivência e as escolas não faltarão com seu dever, nesse momento históri-co que pressupõe profundas e produtivas reflexões para todos. Esta situação pode ser revertida a partir do momento em que as crianças e os adolescentes te-nham a oportunidade de receber educação de trânsito em benefí-cio de sua segurança, pois serão os adultos do amanhã, e sendo responsáveis, seus filhos pode-rão estar protegidos da violência do trânsito.

ACIMA: A Senhora acredi-ta que estamos muito distantes de vivenciar um futuro como este?

Sgt. Margarida: O proces-so de educação para o trânsito ainda é singelo. Os maus condu-tores têm que ser orientados, re-ciclados, punidos e até, se for o caso, expurgados da condição de motorista; ao pedestre, em geral, cabe a orientação, a advertência e a conscientização dos peri-gos do trânsito; a criança e aos idosos, o respeito, o carinho, o exemplo, a demonstração de afeto e a preocupação. Isto não é difícil: basta executar palestras, panfletagem educativas, traves-sia escolar e fiscalização cons-tante nos condutores e veículos.

Nossos sinceros agradeci-mentos a Sgt. Margarida e ao 9º Batalhão de Polícia Militar pela entrevista concedida ao nos-so jornal. Parabenizamos pelas campanhas realizadas em nossa cidade. Por Yole Scofano

Semana nacional do tran-sito campanha educativa – sgt. Andrade na semana nacional do Trânsito .

Sgt. Margarida Maria de Andrade 2ª Companhia do 9º Batalhão da

Policia Militar

Jornal da ACIMA Matinhos, de 07 a 31 de Outubro de 2009 8

DiCAS DE uTiliDADE PÚBliCAPRIMEIROS SOCORROS

O QUE DEVO SABER SOBRE HEMORRAGIAS?

Mesmo não podendo estancar totalmente, sua redução pode salvar uma vida; Deite a vítima e, se possível, afaste a roupa das proximidades do ferimento; Se não visualizar qualquer corpo estranho no interior do ferimento, comprima-o com um pano limpo ou com as próprias mãos; Não retire qualquer corpo estranho do ferimento, ele pode estar estancando a hemorragia; Procure elevar a zona do ferimento acima do nível do coração; Hemorragia na cabeça pode significar lesão grave, não subestime, chame socorro;

COMO AGIR NOS CASOS DE ENVENENAMENTOS?

Peça socorro imediatamente; Não provoque vômitos, pode ser prejudicial; Se a vítima estiver consciente, faça-a beber água; Se ela estiver inconsciente, deite-a em posição lateral de segurança; Procure descobrir o que ela engoliu e guarde o recipiente ou amostra do vômito;

O QUE FAZER EM CASO DE QUEIMADURAS?

Localize as partes do corpo afetadas; Resfrie o local com água fria abundante ou panos molhados; Não retire nada que tenha aderido à queimadura; Se possível, retire anéis, relógio e sapatos, antes da área inchar; Não fure as bolhas; Queimaduras extensas podem levar a vítima ao choque, chame CORPO DE BOMBEIROS;

O QUE FAZER EM ACIDENTES COM A ELETRICIDADE?

Além do Corpo de Bombeiros, chame a COPEL pelo telefone 196;

Desligue imediatamente a eletricidade; Não toque diretamente na vítima;

Afaste o material elétrico da vítima utilizando um pedaço de pau seco;

CUIDADOS EM CASA

Quando não estiver utilizando gás verifique se os registros estão bem fechados.

Ao sentir cheiro de gás num ambiente, cuidado; não acenda ou apague luzes, não risque fósforos, abra imediatamente portas e janelas para arejar.

Acabando de fumar, apague completamente o cigarro em cinzeiro e, nunca em lixeiras.

Antes de sair de casa adquira o hábito de verificar se está esquecendo alguma panela no fogo, eletrodomésticos ligados, principalmente ferro de passar roupa.

Instale o seu botijão fora da cozinha em local ventilado procurando usar tubulações metálicas.

A sobrecarga do sistema elétrico provoca superaquecimento e pode ocasionar um incêndio. Evite ligar vários aparelhos numa mesma tomada. Não use benjamins – “T”.

Não fume na cama, o sono não espera o cigarro apagar.

Use espuma de sabão para testar o vazamento. Cuidado ao lidar com álcool, gasolina, solventes, aerosóis, nunca subestime os inflamáveis.

Não deixe crianças sozinhas em casa e, nunca trancadas.

Não acumule lixo nem guarde panos impregnados com cera. Graxa, óleo, gasolina, etc. Isso pode causar um incêndio.

Jornal da ACIMAMatinhos, de 07 a 31 de Outubro de 2009 9

Prezados Corretores

uMA óTiMA noTíCiA...

oratória - Arte de Falar em Público - Curso destinado a alu-nos, professores , gestores de equipes, radialistas e políticos.

liderança - Gerenciando Processos e Li-derando Pessoas- Curso destinado a empresários e gerentes que desejam aprimorar seus conhecimentos rela-cionados a gestão de pessoas.

Formação e gestão de equi-pes - Curso específicamente voltado a gestores de equipes. Aborda técnicas básicas para contratação, integração e desenvolvimento de colaboradores den-tro do ambiente de trabalho.

Administração do tempo - Destinado a pessoas que desejam aprender a conduzir da melhor maneira o seu tempo e realizar ativida-des particulares e profissionais de forma equilibrada e eficaz.

os cursos serão ministrados pela instrutora Yole Scofano .

Maiores informações – (41) 3453-3267

Com Michele e Dayane

A Universidade Federal do Paraná - Campus Litoral, estará promovendo no dia 11 de outubro de 2009, das 09h00 às 17h00 a I FEIRA DE GES-TÃO IMOBILIÁRIA DO LI-TORAL, na Tenda localizada no Campus Universitário de Matinhos, onde serão apre-sentadas as temáticas atuais da profissão e exposição da oferta de imóveis no mercado imobi-liário do litoral paranaense.

Para o sucesso deste even-to a UFPR-Litoral está dispo-nibilizando aos Srs. Corretores 34 box 2x2 m2, GRATUÍTOS para exposição do seu poten-cial de imóveis para venda e/ou locação.

O público alvo serão os turistas, população em geral e estudantes.

As divulgações serão feitas no pedágio e na mídia.

Esclarecemos que esta é uma atividade curricular dos alunos do Curso Técnico de Gestão Imobiliária da UFPR-Litoral, juntamente com o Mediador Imobiliário Carlos Artur Santos.

Os objetivos da Feira são:

- Levar os estudantes for-

mandos a aplicar conhecimen-tos adquiridos sobre marketing e trabalhos por Projetos em equipes;- Favorecer ativida-des em nível de propor e agir na área de gestão imobiliária;- Criar um canal de comunica-ção entre universidade e socie-dade no campo das demandas de moradias e de imóveis para fins públicos.- Debater temas conjunturais em eventos de Gestão Imobiliária.No decor-rer do evento haverá breves palestras sobre: Temas atuais da Gestão Imobiliária; Finan-ciamento da Casa Própria; Consórcio da Casa Própria; Plano Diretor; PAC no Litoral.

Convidados a participar:CRECI CÂMARA DE

VALORES IMOBILIÁRIOS DO PARANÁ SECOVI EDI-TORAS DE LIVROS CAIXA ECONÔMICA FEDERAL En-fatizamos a excelente oportu-nidade de negócios.

Solicitamos a confirma-ção de sua participação até o dia 23/09/2009, com Nanci - 3453.1654.

Cordialmente, Michel L. WolffDelegado Regional

Para você empresário do ramo varejista de supermercados, a novidade é que ainda este ano, a APRAS, Associação Para-naense de Supermercados, vai estar mais próxima dos profis-sioanais que atuam neste ramo no litoral paranaense.O Instituto Escola da Apras ( IESPAR) iniciará uma nova turma do Curso de Formação Gerencial no Varejo - Turma 25, para atender a demanda do nosso litoral .Uma ótima notícia para aque-les que buscam inovação, pro-fissionalização e preparo para manter-se neste setor alta-mente competitivo é que, neste curso, os alunos terão acesso aos mesmos professores dos cursos aplicados em Curitiba, mas com a praticidade de as-sistirem as aulas aqui no litoral toda semana. O curso possui duração de aproximadamen-te um ano e é dirigido a Pro-prietários, Gerentes de Loja, Sub-Gerentes, Encarregados e Profissionais que atuam no RH e também para aqueles que ob-servam que este setor está em plena expansão e quer se capa-citar para entrar no ramo.

O conteúdo é bastante abrangente e tem por objetivo proporcionar aos participantes conhecimentos gerais e específicos para o seu desenvolvimento como Geren-ciador do Varejo. Vale lembrar ainda que, como o curso é fo-cado diretamente neste setor e as aulas acontecemduas vezes por semana com uma carga horária de 4 horas/aula cada dia, totali-zando 200h/aula.Parabéns a APRAS por esta ini-ciativa que certamente vai faci-litar em muito a vida daqueles que já vivenciam uma jornada de trabalho bem longa, mas que já perceberam que com tantas mudanças e cobranças que acon-tecem diariamente na vida do supermercadista, a informação e o preparo tornam-se aliados fun-damentais para manter-se firme diante de tanta concorrência.As informações podem ser ad-quiridas através do telefone: (41) 3362-1212/ E-mail: [email protected] com Fernanda/An-dréa (APRAS/IESPAR). Confira conteúdo programático no site ou peça no fone indicado.www.apras.org.br

ESTão ABERTAS AS inSCRiçõES ESTão ABERTAS AS inSCRiçõES

Jornal da ACIMA Matinhos, de 07 a 31 de Outubro de 2009 10

A Voz do Especialista

Márcio Iavelberg Formado em Administração, com MBA em finanças e

especialização em direito tributário, Márcio é sócio da Blue Numbers, consultoria financeira especializada em finanças para pequenas e médias empresas. É responsável pelo sucesso financeiro de inúmeras empresas que, constantemente, são men-cionadas como casos de sucesso em revistas de negócios. Além de consultor, atua também em Conselho de Administração.www.bluenumbers.com.br / [email protected]

Treinamento traz resultado

Quando recebi o convite para ensinar Matemática Finan-ceira e Análise de Resultados para os Franqueados de uma marca muito forte no Brasil, eu lhes perguntei se o objetivo da Franqueadora era esse mesmo, o de deixar tanta gente boa em cálculos. Isso porque montamos um treinamento que inicia com cálculos de matemática financeira e crescemos ao longo do dia para que todos terminem o treinamento saben-do como calcular o período de retorno do capital investido (Payback), a Taxa Interna de Retorno (TIR) esperada, se é mais vantajoso buscar financiamento bancário ou usar capital próprio, gerenciamento dos estoques, etc. Para alguém que nunca gostou de matemática, nem na escola, aprender em 8 horas todos esses cálculos e, inda, uma canjinha em Excel, é fabuloso.

Gente de todas as idades sabendo fazer cálculos usando planilhas eletrônicas, funções financeiras, é como descobrir que sempre é tempo de aprender e se tornar um empresá-rio mais respeitado pela Franqueadora, pelos funcionários e acima de tudo por si mesmo.Sabe quem ganha com isso? Todos. Isso mesmo, todos. Sendo empresários mais prepara-dos, tanto a Fraqueadora como o próprio franqueado tendem a ganhar mais dinheiro.

uma boa dica para o dia das crianças

banco Imobiliário Sustentável

Um dos jogos mais tradicionais, o Banco Imobiliário, aca-ba de lançar uma versão ecologicamente correta.Além das peças serem feitas com material feito à base de cana de açú-car, a caixa e o tabuleiro são produzidos com papel reciclado. Mas não para por aí. A dinâmica do jogo mudou. Os produtos a serem comprados e negociados também.Em vez de bairros e ruas importantes, as casas do tabuleiro são reservas natu-rais, como o Pantanal,o Rio São Francisco, a Chapada dos Veadeiros e etc e locais de produção de cana de açúcar. As companhias de transporte foram substituídas por empresas de reciclagem energética, reflorestamento, agricultura orgâ-nica e reciclagem mecânica. O Jogador pode sofrer sanções, ao longo do jogo se, por exemplo, sua empresa estiver poluin-do demais. E pode receber pontuação se estiver protegendo suas terras do desmatamento. Excelente dica de jogo para os baixinhos crescerem aprendendo a respeitar o planeta. Para-béns para a equipe que inovou e lançou mais esse produto.

Receita não significa resultado

O que adianta crescer a receita da empresa, se a despesa crescer o mesmo montante? Falando em resultado, o valor será absolutamente o mesmo.

Estou falando nisso porque outro dia um empresário me disse que para crescer 20% o faturamento de sua empresa, ele teria que gastar um valor muito alto com pessoal, mais te-lefone, campanhas de marketing, etc., fora investimentos em espaço físico, máquinas e equipamentos, mobília e outros.

Sinceramente, para dar uma resposta a ele se valeria à pena todo esse esforço, nós precisaríamos colocar essas informações todas numa planilha para ver o real benefício. Estou falando aqui de descobrirmos se haverá SOBRA de dinheiro, pois afinal de contas, o lucro é o objetivo máximo de uma empresa Capitalista. Ou será que o importante é só parecer maior, pagar mais impostos e ga-nhar o troféu de empregador do ano?

AçõES DE DESEnvolviMEnTo São DEBATiDAS EM GuARATuBA

Durante todo o dia 30 de se-tembro foi realizada a Agenda Parlamentar no Litoral do Pa-raná, iniciativa do CREA-PR para diagnosticar carências e apresentar propostas viáveis às cidades e às gestões muni-cipais. É uma maneira do Con-selho e entidades de classe do segmento realizarem debates públicos municipais sobre pro-postas nas áreas tecnológicas e a inclusão nos planos de go-verno da cidade.

As ações foram desenvolvi-das em seis localidades. Divi-didos em grupos, os profissio-nais e presidentes de entidades e representantes do CREA-PR fizeram as visitas às autorida-des e à noite, às 19h30, acon-teceu a Audiência Pública em Guaratuba, no Hotel Santa Paula.

Foram apresentadas 20 propostas definidas pelos pro-fissionais ligados à Associa-ção dos Engenheiros, Arqui-tetos e Agrônomos do Litoral do Paraná e pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guaratuba. Os municípios participantes são Pontal do Paraná, Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, Antoni-na e Morretes.

Em Guaratuba, o grupo formado pelo presidente do CREA-PR, Álvaro Cabrini Jr,

pelo gerente da regional Curi-tiba, Mário Guelbert Filho, e pelo presidente de Associação dos Engenheiros e Arquite-tos de Guaratuba, Alessandro Mota, profissionais e fiscais do Conselho visitou a Prefei-tura, a Câmara e a Vara Cível de Guaratuba.

No primeiro encontro, fo-ram recepcionados pela pre-feita Evani Cordeiro Justus, que ficou impressionada com a iniciativa, principalmente por apresentar propostas apre-sentadas pelos profissionais do próprio município. “É muito bom saber que podemos contar com mão de obra qualificada e residente na cidade para dar peso às decisões técnicas que a prefeitura deve tomar”, disse.

O presidente da Câmara Municipal, Cláudio Nazário da Silva, e a juíza da Vara Cível, Priscila Shoji Wagner, garan-tiram que as propostas serão lidas com atenção, de forma a proporcionar um conheci-mento mais aprofundado das necessidades e carências de Guaratuba.

Entre os 20 itens levantados estão o projeto para construção do Terminal Turístico de Pas-sageiros em Paranaguá, que prevê uma área de entretimento para a população e turistas e a implantação de um cais para a

operação de navios mercantes que atuam com cargas limpas e cargas secas, a fim de con-solidar no litoral a indústria turística.

Integram também as pro-postas a readequação do pla-no diretor e o georeferencia-mento urbano de Guaratuba, o gerenciamento de resíduos de construção civil, a padro-nização e regulamentação das calçadas do litoral com foco na acessibilidade, a numeração das residências e identificação das ruas, limpeza de rios e ria-chos, a criação de uma linha de ônibus turística e um plano de arborização urbana, entre ou-tros.

Para o presidente do CREA-PR, Álvaro Cabrini Jr, o prin-cipal propósito da Agenda Parlamentar é aproveitar a ex-periência dos profissionais que integram o Conselho e usar em prol da própria comunidade. “Ninguém melhor que os pro-fissionais de uma localidade para conhecer e entender as ca-rências da região. Usufruindo do know how dessas pessoas, conseguimos ao mesmo tempo beneficiar a população, valori-zar os profissionais e fomentar o desenvolvimento em todos os municípios do Estado”.

Fonte: CREA - Paraná

Jornal da ACIMAMatinhos, de 07 a 31 de Outubro de 2009 11

A Prefeitura Municipal de Matinhos, em parce-ria com a Escola Dança

e Vida de Curitiba está or-ganizando um workshop de dança a ser administrada na Casa da Cultura. Após a apresentação do grupo na Matinfest, já se iniciaram as conversas para a viabi-

lização do evento de aprendiza-gem de dança. A que tudo indica

será cobrada uma matrícula simbólica para doações e os alunos já iniciam se preparando para uma apresentação no evento de final de ano. Com isso, o Departamento de Cultura atende a muitos pedidos de implantação desta atividade à população interessada. Com cer-teza as vagas serão limitadas e poderão ser reservadas no atendimento da própria Casa.

Delcio Ramos

Diretor do Departamento de CulturaPrefeitura Municipal de Matinhos

Workshop de Dança

Grupo de Escoteiros na Casa da CulturaA Direção

da Cultura de Matinhos se reuniu junto aos representantes da regional do Grupo de Esco-teiros do Bra-sil estabelecer o movimento de criação do Grupo Caiçara de Escoteiros de Matinhos. A exemplo dos outros municípios do litoral do Paraná, Matinhos também terá o seu grupo que será sedia-do na própria Casa da Cultura. Inicialmente serão quin-ze adultos que farão o treinamento para o orientação das crianças e adolescentes que iniciarem na atividade. O Gru-po Caiçara receberá um apadrinhamento técnico de outro já com mais experiência, escolhido pelo Escritório Regional dos Escoteiros do Brasil. A reunião aberta para apresenta-ção dos objetivos do movimento e escolhas dos primeiros membros acontecerá no dia 20 de outubro, às 20:00 horas, no Salão de Artes da Casa da Cultura.

Dia Universal da Criança

A comemoração no BrasilA comemoração no Brasil

Enquanto isso, em outros países...

A Organização das Nações Unidas (ONU) re-conhece o dia 20 de novembro como o Dia Universal da Criança. Nessa data, também é

comemorada a Declaração dos Direitos da Criança, aprovada em Assembléia Geral das Nações Unidas em

1959. Muitos dos direitos e liberdades contidos neste documento fazem parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração dos Direitos da Crian-

ça estabelece, entre outras coisas, que toda criança requer proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

A iniciativa de criar um dia especialmente dedicado às crianças foi do deputado federal Galdino do Valle Filho, ainda na década de 1920. Depois de aprovada pelos deputados, o 12 de outubro foi oficializado

como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decre-to nº 4867, de 5 de novembro de 1924.Mas a data só “pegou” mesmo em 1960, quando Eber Alfred Goldberg, di-retor comercial da Fábrica de Brinquedos Estrela, fez uma promoção con-junta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto”. Logo depois, as empresas decidiram criar a Semana da Criança, como meio de aumentar as vendas. Como a proposta surgiu no final de junho e os orga-nizadores pretendiam fazer algo ainda naquele ano, o mês escolhido para a comemoração acabou sendo outubro. A idéia foi um êxito.No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e “ressucitaram” o antigo decreto. A partir daí, o 12 de outubro se transformou em uma das datas mais importantes do ano para o setor de brinquedos

No Brasil, o Dia da Criança é 12 de outubro. A Organização das Nações Unidas definiu 20 de novembro como Dia Universal da Criança. Vamos ver

quando a data é comemorada em alguns países?

Índia - 15 de novembro Portugal - 1 de junho

China - 5 de maio Japão - 5 de maio

Jornal da ACIMA Matinhos, de 07 a 31 de Outubro de 2009 12

PAi, MãE EMPRESÁRioS !

Yole Scofano é escritora, palestrante/instrutora e consultora empresarial, ministra treinamentos focados em gestão e comércio. Carioca, hoje resi-dente na cidade de Matinhos, faz parte também do time de colaboradores da ACIMA para auxiliar no desenvolvi-mento de ações relacionadas à capa citação profissio nal junto aos em-presários do nosso município e região.Contato: [email protected]

O nosso tema para o artigo deste mês é dedicado especial-mente para você, empresário que talvez encontre uma gran-de dificuldade em acompa-nhar mais de perto o desenvolvimen-to dos seus filhos e , quem sabe de-seja ver no futuro, os seus pequenos como seguidores a dar continuidade aos seus negócios. Como atendo em maioria a empresas familiares, o que percebo também é uma preocupação constante quanto à forma como seus futuros herdeiros irão conduzir seu futuro.

Para compartilhar um pouco de suas experiências voltadas ao assunto, convida-mos os empresários da nossa cidade, Cristiani e Arielton, pais de três filhos e proprietá-rios da Escola Construindo o Futuro – Positivo.

Cristiani nos fala um pou-co de algumas formas que ela e seu marido encontraram para que, de maneira natu-ral pudessem participar mais do desenvolvimento de suas filhas e ainda despertar em cada uma o interesse pelos negócios da família.

Cristiani compartilha co-nosco a importância de um empresário buscar adminis-trar bem o seu tempo, e nes-te bate-papo vamos observar como pode ser interessante quando a família se dedica ao aprendizado mútuo.

ACIMA: Cris, nem pre-cisamos lembrar de como antigamente era tão diferen-te. Nos dias de hoje os pais e mães estão no mercado de trabalho, na correria do dia a dia em busca “do melhor”, acabam não tendo tempo para a própria família. Como sabe-mos que é impossível voltar no tempo, que sugestão você daria aos pais que são empre-sários e que talvez se culpem por não ter o tempo que dese-ja para suas famílias?

Cris - Administre e or-ganize seu tempo. Por mais que seu cotidiano seja muito acelerado, você não pode tra-balhar 24 horas por dia cer-to? Na escola sabemos que

somos empresários, mas em nossa casa precisamos sa-ber que somos pais e mães e nossos filhos e nossa casa são de nossas responsabilidades.

Arielton, meu marido des-pertou para esta questão há alguns anos e todos concorda-mos e nos comprometemos a não falar em negócios, o que é da empresa você deve re-solver na empresa ou em seu escritório. Afinal, pense, você não vai resolver uma questão da empresa em um domingo à tarde. Domingo é dia de famí-lia, churrasco, amigos, dia de brincar com cachorro e curtir sua casa.

ACIMA - Sabemos o quanto o tempo é escasso e durante os finais de semana muitos empresários até en-contram tempo para a família e para os filhos, mas e durante a semana, como você poderia ver uma forma de estarem mais próximos?

Cris - Yole, a formação de nossos filhos deve ser acom-panhada de perto. Quando falamos em filhos, pensamos em escola, amigos, família. A qualidade do tempo que você passa com eles deve ser mui-to mais importante do que a quantidade. Quem é empresá-rio sabe o quanto precisamos nos dedicar e acompanhar de perto para um negócio dar certo. Nos cobramos por es-tarmos ausêntes em casa, mas é importante saber que família para dar certo você também precisa se dedicar e acompa-nhar de perto. Mesmo que seja muito corrido, uma boa suges-tão é que você leve seu filho para sua empresa pelo menos uma vez na semana, deixe que leve suas tarefas, avalie o dia em que for mais tranqui-lo e divida seu tempo acom-

panhando de perto o que seu filho está aprendendo. Sempre teremos como encontrar uma saída. Pense que talvez para seu filho, acompanhá-lo ao

banco pode ser uma grande aventura. Dei-xe que ao menos uma vez na semana ele pos-sa conhecer de perto o seu dia a dia. Quando tomamos esta inicia-tiva, os filhos acabam por talvez compreen-der uma certa ausência e o quanto de dedica-ção é necessária para sua família manter seus negócios e prin-cipalmente que, para ter conforto é preciso muito trabalho, empe-

nho e dedicação.

ACIMA – Cris, sabemos que existe um histórico que, em grande parte das empresas, existe uma grande resistência por parte dos filhos em dar continuidade aos negócios dos pais. Você acredita que desta forma um empresário também possa despertar em seus fi-lhos o famoso “gosto” pelos negócios da família?

Cris - Com certeza já será um grande passo. Os pais sempre que-rem que o me-lhor aconteça para seus fi-lhos, mas é muito importante que também respeitem as to-madas de decisões de carreira dos seus filhos. Por exemplo, em nossa família o nosso filho mais velho , hoje com 21 anos reside e trabalha em Curitiba e por outro lado nossas filhas, uma com 17 e a mais nova com 15 já estão vivenciando o dia a dia da escola.

ACIMA - Como acontece esse processo, que tipos de atividades suas filhas acom-panham dentro da empresa? A iniciativa foi voluntária por parte delas?

Cris - A iniciativa foi da mais nova, que nos pediu para aprender mais sobre a escola, foi quando fizemos o convite para a irmã de 17. As meni-nas desempenham atividades voltadas a questões adminis-trativas e acreditamos que

estamos conduzindo tudo de forma natural e profissional. Fizemos uma reunião com toda a nossa equipe e todos as receberam muito bem. Como pais e gestores de uma em-presa, precisamos saber lidar bem com a questão de que nossos filhos merecem tanto respeito quanto todos os seus outros funcionários. Devemos ser muito pacientes quanto às formas em que vamos passar o aprendizado adiante, pois a proximidade e a intimidade que uma família possui, muitas vezes pode fazer com que um pai ou uma mãe acredite que talvez possa chamar atenção de um filho na frente de um funcionário por exemplo, pu-nir em um processo de apren-dizagem, não deve acontecer jamais. É importantíssimo reconhecer quando um filho encontra êxito em uma ativi-dade, mas se algo não saiu da forma como deveria, precisa-mos compreender a diferença entre punição e correção. Em nossa escola por exemplo, todos sabem da importância

quanto ao cumprimento dos horários, temos a Dayane quem faz o acopanhamento de todos os colaboradores, inclu-sive das meninas.

ACIMA - Cristiani, obser-vo que atualmente muitos em-presários tem seus filhos estu-dando e morando em Curitiba. Como você observa esta ques-tão? Você acredita que mui-tos deste filhos vão retornar a

nossa cidade ou vão dar con-tinuidade as suas carreiras em outros lugares?

Cristiani Atualmente, nos-sa cidade ainda é muito ca-rente com relação a muitos recursos para que um jovem possa se desenvolver profis-sionalmente, mas os pais não devem temer essa questão de os filhos não retornarem, em primeiro como já dissemos , precisamos saber respeitar as decisões dos filhos, mas se seus filhos o quanto antes participarem mais ativamente das vivências de uma empre-sa familiar, eles vão sim, sair ,estudar, vão se especializar , mas vão voltar. Se por um lado existe uma proximidade tão grande com uma capital que oferece tantas opções ao mesmo tempo vivemos em uma cidade em que observa-mos um potencial de cresci-mento muito grande e quem sabe serão estes mesmos fi-lhos mais capacitados e mais preparados profissionalmente que serão partes integrantes destes processos.

Agradecemos a participa-ção da Cristiani e Arielton e deixamos aqui os nossos vo-tos de muita paz, muita união e muito sucesso para esta grande família de jovens em-preendedores.

A responsabilidade pela educação é dos pais, a for-mação do cidadão enquanto ser consciente e inteligen-te passa pelo convívio com os colegas, com a família e com a escola. Parabéns aos pais e mães empreendedores de nossa cidade! Invistam sempre em sua família, ela continua sendo a base funda-mental para que uma criança possa crescer aprendendo e cultivando seus valores.

Yole Scofano

Jornal da ACIMAMatinhos, de 07 a 31 de Outubro de 2009 13

DiCAS PARA AliMEnTAção SAuDÁvEl A l i m e n t a r-

se bem sempre, satisfaz necessi-dades básicas e contribui para a manutenção de processos fisioló-gicos normais, tais como crescimento, desenvolvimento e prevenção de deficiências nutri-cionais.

É muito fácil adquirir os ali-mentos prontos, através da famosa entrega em domicílio, fast-food e pratos semi-prontos em supermer-cados. Estamos rodeados de uma alimentação prática e, na maioria das vezes, calórica. Isso pode se refletir em desequilíbrio alimen-tar, sobrecarga de nutrientes ou aumento de peso”.

É necessário arrumar um tem-po para realizar as refeições. Se for a um restaurante, opte por saladas de folhas ou de legumes com azei-te e vinagre como entrada, carnes grelhadas ou assadas como prato principal, cereais ou massas sim-ples como acompanhamento, fruta ou salada de fruta como sobremesa e água ou suco natural para beber.

Em épocas mais frias o nos-so organismo necessita de maior energia para manutenção da tem-peratura corporal. Para compensar esse gasto energético, geralmente aumentamos a ingestão de calo-rias, principalmente de alimentos ricos em gorduras e açúcares refi-nados, modificando alguns hábitos alimentares.

Muitos Nutricionistas reco-mendam para os dias mais frios, sopas à base de legumes, cal-do magro e adicionado de fibras

como farinha de aveia e farelo de trigo. Prefira ainda chá a choco-late quente. Troque as carnes da feijoada tradicional por carne ma-gra bovina (patinho, coxão mole e duro) ou do tipo vegetariana (com carne de soja).

Algumas dicas para você se alimentar com qualidade:

1 - Consuma alimentos regula-dores, como fibras, folhas, legumes e frutas.

2 - Acrescente grãos integrais.

3 - Prefira azeite e outros óleos vegetais como tempero de salada.

4 - Use açúcar com moderação, não exceda no consumo de doces e balas.

5 - Prefira carnes magras, evite os alimentos e preparações gordu-rosas.

6 - Não omita o desjejum. Essa refeição funciona como parte do combustível do dia.

7 - Hidrate-se sempre.

8 - Varie os tipos de alimentos, coma de tudo um pouco e não exce-da nas quantidades.

Fonte: www.vidasaudavel.com

Todos os anos no Brasil cerca de 48 mil mulheres são diagnosticadas com Câncer de Mama. Só no Paraná são apro-ximadamente 2.900 novos ca-sos anuais. É o tipo de câncer com maior taxa de mortalida-de entre o sexo feminino. Se-gundo informação da Secreta-ria Estadual da Saúde, desde 2005 o Paraná registra mais de 600 óbitos por ano em de-corrência da doença.

A maioria dos casos acon-tece em mulheres acima dos 40 anos de idade, mas estudos recentes revelam que a inci-dência desse tipo câncer em mulheres mais jovens prati-camente triplicou nos últimos anos, e, nesses casos, o tumor é mais agressivo. O consumo de cigarro e bebidas alcoólicas cada vez mais cedo pode es-tar ligado a esse crescimento. Deputada Estadual Cida Bor-ghetti Autora da Lei 14.854

Estratégia importante para redução dos índices de morta-lidade é a realização de exa-mes clínicos anualmente em mulheres com fator de risco ou acima dos 40 anos de idade. O Paraná deu um grande passo nesse sentido com a aprovação da lei estadual 14.854. A lei instituí a data 27 de novembro como o Dia de Luta Contra o Câncer de Mama no Estado. Neste dia, o poder público fica responsável pela realização de campanhas, exames e outras ações, visando a redução do índice de mortalidade por cân-cer de mama.

O QUE É CÂNCER DE MAMA?

É um tumor maligno que se desenvolve na região das ma-mas. Existem vários tipos de câncer de mama de pendendo do local onde a doença come-ça. O mais comum acontece nos duetos onde o leite é trans-portado até o mamilo. É o cha-mado carcinoma ductal. Existe também o carcinoma lobular que inicia nos lóbulos onde o leite é produzido.

Diagnóstico precoce sig-nifica descobrir a doença no início, quando as chances de cura são altas e os tratamentos necessários são menos agressi-vos. Como ainda não se sabe ao certo o que causa o câncer de mama, não há como prevenir. Portanto, a melhor forma de combater a doença é diagnosti-cá-la no inicio.

COMO FAZER O

DIAGNÓSTICO

Basicamente existem 3 for-mas de fazer o diagnóstico:

1. Exame Clínico

Realizado por um médico ou profissional da saúde com experiência em câncer. São feitas palpações nas mamas e perguntas sobre o histórico fa-miliar do paciente. Em caso de suspeita da doença a pessoa é encaminhada para fazer a ma-mografia.

2. Mamografia

É o principal exame das

mamas, realizado através de raios X específico para exa-minar os seios. Como é muito preciso, permite ao médico sa-ber o tamanho, localização e as características de um nódulo com apenas alguns milímetros, quando ainda não poderia ser sentido na palpação.

3. Auto-exame

Não substitui a mamogra-fia e o exame clínico anual. É o exame mais simples de todos e pode ser feito em casa todos os meses. A mulher deve fazer movimentos circulares palpan-do as mamas com a ponta dos dedos, verificando a possível presença de sintomas do câncer de mama. (ver sintomas)

Dividindo o seio em quatro partes, observa-se que a maior quantidade de dutos está locali-zada no quadrante superior ex-terno da mama (próximo à axi-la). É neste local que ocorre a maioria dos tumores malignos da mama (aproximadamente 50%).

Fonte: matéria retirada da cartilha Um Dia Para Salvar Vidas, CMM Comunicação e colaboração Celia Bolognini

Jornal da ACIMA Matinhos, de 07 a 31 de Outubro de 2009 14

Dia 26 de setem-bro foi o dia da Cam-panha Doe Sangue Salve Vidas, pro-movida pelo Rotary Clube Matinhos com parceria do HEMEPAR de Para-naguá que com dedicação e muita vontade vem fazendo há muitos anos esta campanha.O sucesso desta campanha é devido a gran-de participação da população ma-tinhense que sempre comparece, mostrando que em matéria de solidariedade a população está sempre presente. Agradecemos a presença de todos os doadores e as pessoas que estiveram no posto de saúde para doar sangue e não conseguiram porque a quan-tidade de bolsas já estava com-pleta, o que vale é a intenção de ajudar quem precisa, pois quem doa sangue dá o melhor de si.

Nesta campanha contamos com o apoio da Rádio Ativa, Pre-feitura Municipal de Matinhos, Secretaria da Saúde, Posto de

Saúde do Tabuleiro, Hospital Na-vegantes, Supermercado Brasão e Sorveteria Malucelli.

Valdemar Salvador MarquesPresidente Rotary Clube de Matinhos

Gestão 2009/2010

PROJETO MUTIRÃO DA CATARATANo dia 25 de setembro

de 2009 os companheiros do Rotary Clube de Mati-nhos, Valdemar Salvador marques e Adriana de Oli-veira estiveram em Curiti-ba representando o Clube e acompanhando os pacien-tes para realização de exa-mes de catarata e pterígio. Os exames foram realizados no Centro de Visão do Ba-tel. Este Projeto tem a co-ordenação do Rotary Clube de Curitiba Santa Felicidade e atende a pessoas acima de 55 anos de idade e que tenham laudo de qualquer oftalmologista, que indique a necessidade de cirurgia ou um exame mais profun-do. Quem tem o problema diagnosticado deve procurar o Rotary Clube de Matinhos, através da companheira Adriana na Ótica Vini ou pelo fone: 8441-0010.

“DOAR SANgUE,É UM gESTO DE AMOR, E UMA ESPERANÇA PARA QUEM PRECISA”

Jornal da ACIMAMatinhos, de 07 a 31 de Outubro de 2009 15

SEMANA DO IDOSOAconteceu de 21 a 27 de

Setembro a semana do ido-so em Matinhos, onde foram realizadas varias atividades direcionadas ao grupo de 3ª Idade do provopar.

DIA 21/09-Abertura com o professor Almir no Peti do Galo Bom - Aulas de Compu-tação-Apresentação de Dança c/ os Alunos do Peti- Gincana C/a 3ª Idade- Encerramento c/ o Coral com os Alunos do Peti

Dia 22/09-Na casa da Cul-tura Apresentação do Profª Clintom da UFPR e seus alu-nos deram aulas de fisiotera-pia para os Idosos juntamente com a Profª. Ana coordenado-ra do Projeto

Dia 23/09-Na tenda da UFPR sob a Coordenação da Prof Ana , palestra sob o Ido-so e Elaborou Atividades c os idosos, logo após oferecimen-to dos alunos da Fisioterapia um café aos participantes

Dia 24/09-Aconteceu nas dependências da Lachonete Salun um grandioso Bingo coordenado pela Prof. Celia Bolognini Coordenadora do Projeto da 3ª Idade.

Dia 25/09-No calçadão de Matinhos aconteceu um inter-

Direita para esquerda - Secretário da Educação Eduardo Fofonca,

Sra. Joana Zimerman 79 anos, que foi a Vencedora do Concurso Rai-nha da Primavera Maestro Dudu e a Prof. Celia Bolignini - Vice presi-dente - Provopar coordenadora do

Grupo 3º Idade.

No espaço do Pet- Coordenado pelo Professor Alcir, os partici-

pantes do GRUPO DA Terceira idade tiveram o seus primeiros

contatos com computadores, recebendo as primeiras noções do

prof. Alcir Alves.

cambio entre os colé-gios Wallace, Peti do Tabuleiro, Monteiro Lobato, Dança do Ventre, Dança de Rua e apresentação do co-ral no Peti.

Dia 26/09- Na lanchonete Salun do Calçadão de mati-nhos com Abertura do Coral Santo Agostinho do Instituto Dalmora em seguida grande baile com o Grupo mu-sical cordenado pelo Sr. José Pereira, Mesquita Sr. Pedro , Cantor Rai, D. Ana do teclado e Cezinha, logo após concurso para a es-colha das Rainhas da Primavera.

Dia 27/09-Grande Bingo, na lanchonete Salun de Tortas e Bo-los com a participação de Grande Publico. Às 19:00 Encerramento com missa na Igreja Matriz com a partici-pação da 3ª idade e pastoral do Idoso. Aproveitamos o espaço para agradecer a presidente do Provopar Sra. Eunice Viganó Dalmora pela realização deste maravilhoso evento.

Jornal da ACIMA Matinhos, de 07 a 31 de Outubro de 2009 16

Acontecerá nos dias 8, 9, 10, 11 e 12 a Festa da Primave-ra de Matinhos. Uma festa comunitária, religiosa e dedicada também às crianças. O evento acontecerá na Praça Central de Matinhos com shows, praça de alimentação, barracas de produtos variados, parque de diversão, brinquedos infantis e gincana. As instituições que ti-verem interesse em montar barraca deve entrar em contato co-migo para a formali-zação. Das atividades que serão realizadas já temos:

Dia 08/10:19:00 - Missa da Copio-sa Redenção20:00 - Show com Ban-da Católica

Dia 09/10: 20:00 - Show com Del-cio Ramos e Coral Mu-

nicipal22:00 - Show com Ban-da Local

Dia 10 e 11/10:Shows Gospel à partir das 15:00 HorasAlguns já confirmados:• Big Band Jazz Show - Orquestra Gospel• Banda Filhos da Pro-messa• Vocal Philadelfia• Emerson e Vanessa• Orquestra Nova Vida(Ainda temos horários para outros grupos, cantores ou bandas gospel)

Dia 12/10:Gincana InfantilBrinquedos (Piscina de Bolinhas, Cama elásti-ca...)19:00 Horas - Missa de Nossa Senhora Apareci-da20:00 Horas - Procissão Luminosa21:00 Horas - Shows Católicos

FESTA DE noSSA SEnHoRA APARECiDAFESTA DE noSSA SEnHoRA APARECiDA09/10 19h30m Santa Missa10/1019h30m Celebração da Palavra, a seguir Bin-guinho11/10 12h Almoço- Churrasco

16h Bingão19h30m Celebração da Palavra12/1010h30m Santa Missa12h Almoço Churrasco18h Carreata com des-tino a Matriz

LoCAL:Capela Nossa

Senhora Aparecida

Rua Santa Catarina

Tabuleiro - Matinhos - PR