jornal da acima 79ª ediÇÃo

12
Matinhos, Junho de 2013 - Diretoria 2010/2013 - Ano X - Nº 79 - www.acimamatinhos.com.br INFORME EM FOCO EM FOCO PAG. 08 PAG. 03 A HISTÓRIA DE MATINHOS EDITAL PAG. 05 EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA PROGRAMAÇÃO DA 69ª FESTA DE SÃO PEDRO PAG. 10 CONHEÇA A NOVA DIRETORIA DA ACIMA GESTÃO 2013/2015

Upload: tiago-franklin-cruz

Post on 08-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

O Jornal da Acima é uma publicação mensal da Associação Comercial de Matinhos. Com tiragem de 4000 exemplares, aborda assuntos de interesse geral, principalmente ligados ao comércio do município e do litoral paranaense. Com a credibilidade de mais de sete anos de circulação, o informativo oferece um jornalismo profissional e de qualidade.

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL DA ACIMA 79ª EDIÇÃO

Matinhos, Junho de 2013 - Diretoria 2010/2013 - Ano X - Nº 79 - www.acimamatinhos.com.br

INFORME EM FOCOEM FOCO

PAG. 08PAG. 03

A HISTÓRIA DE MATINHOS

EDITAL

PAG. 05

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL

ORDINÁRIA

PROGRAMAÇÃODA 69ª FESTA DE

SÃO PEDRO

PAG. 10

CONHEÇA A NOVA DIRETORIA DA ACIMA GESTÃO 2013/2015

Page 2: JORNAL DA ACIMA 79ª EDIÇÃO

Jornal da ACIMA Matinhos, Julho de 2013 2

Associação Comercial e Empresarial de Matinhos

Av. Curitiba, 485 Matinhos - PRCEP 83260-000

Fone: (41) 3453-2345 Fax: (41) 3453-6084

[email protected]

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃOPresidente: Adalto Mendes Lüders

Posto KaimãVice-presidente: Diego Leonardo de Mattos Raposo

Farmácia Hiperfarma Diretor Secretário: Jair Bernardo Martins

Supermercado MartinsDiretor Tesoureiro: Valdemar Salvador Marques

VM Corretor de ImóveisDiretor SCPC: Alceu Fernandes Cenatti

Advocacia CenattiDiretora de Eventos: Laurita da Silva

Laurita CenterDiretor de Planejamento: Leonir de Santi

Lajes TabaDiretor de Comunicação: Mario Gonçalves da Costa

JK Auto Posto

CONSELHO FISCAL1º Conselheiro: Flávio Trombetta

Trombetta Materiais de Construção2º Conselheiro: Helinson Panpuch

Mineração Nova Prata3º Conselheiro: Karam Elias Karam

Karam Imóveis

SUPLENTES1º Suplente: Laurita da Silva

Laurita Center2º Suplente: Alceu Cenatti

Advocacia Cenatti

CONSELHO SUPERIOR Presidente - Carlos Dalberto Freire

Conselheiro Vitalício - Nelson CotoviczConselheiro Vitalício - Khodr Sleiman Chiah

Conselheiro Vitalício - Antonio SilvanoConselheiro Vitalício - José Lucas de Souza

Conselheiro: Mario Gonçalves da CostaJK Auto Posto

Conselheiro: Ivan Regis da Silva Supermercado Quintetto

Conselheira: Nívea Carraro GurskiGurski Materiais Elétricos

Conselheiro: Milton Araújo CostaPague Menos Calçados

COLAbORADORES: Alexandre Roberto Ferreira

Tiago Franklin da CruzVilmara Aparecida de Olandra

E x P E D I E N T E

Palavra do PresidenteDiretoria Gestão 2010/2013

Coordenação Geral: ACIMA

Arte Final: Alexandre Roberto [email protected]

(41) 8827-0523

Diagramação: Tiago Franklin [email protected]

(41) 9642-3626

Tiragem: 4.000 exemplaresPublicação mensal editada pela

Assessoria de Comunicação Social da ACIMA.

As idéias e opiniões expostas em artigos assinados, publicados neste veí-culo de comunicação, são de inteira responsabilidade de seus autores e não

representam, necessariamente, o ponto de vista dos editores deste jornal.

É PROIBIDA a REPRODUÇÃO, total ou parcial, dos textos contidos neste jornal sem autorização de seus autores.

INSTITUCIONAL

A migos, neste mês encerra minha participação na Diretoria da ACIMA como Presidente. Foi feito neste mês de maio passado convoca-ção para nova eleição, sendo que, somente uma chapa foi inscrita: “Unidos pelo Comércio”, encabeçada pelo Empresário Milton Araujo

Costa (Shopping Pague Menos) como Presidente; Hellinson Pampuch (Minera-ção Nova Prata) como Vice Presidente; Flávio Trombetta (Trobetta Materiais de Construção) como Diretor Secretário; Valdemar Salvador Marques (VM Cor-retor de Imóveis) como Diretor Tesoureiro. Além destes para a nova Direto-ria, foram inscritos também os Senhores: Mário Antonio Gonçalves da Costa, Leonir de Santi, Tadeu Balles, Jair Bernardo Martins, Laurita da Silva e Diego Leonardo de Mattos Raposo para o Conselho Fiscal e Ariane Camargo Costa, Ivan Regis da Silva, Nívea Carraro Gurski e Rodrigo Ibanhez para compor o Conselho Superior junto com os Conselheiros Vitalícios (Ex-Presidentes).

Minha participação na Diretoria da ACIMA já dura nove anos, sendo dois como diretor na Gestão do Sr. Carlos Dalberto Freire (Restaurante Paraíso), dois anos e meio como Vice Presidente na Gestão do Sr. Nelson Cotovicz (Sor-vetes D’Vicz) e quatro anos e meio como Presidente.

Não foi uma passagem muito tranquila, tive alguns embates duríssimos em prol da nossa Cidade, por várias vezes entrei em conflito com órgãos do Go-verno do Estado, que insistem em esquecer que existimos, falta de segurança, excessos por parte do COLIT (Conselho do Litoral) e SEMA (Secretaria do Meio Ambiente) são algumas Delas. Trabalho que quase sempre passa despercebido pela Maioria.

Também tive problemas com nossos políticos de plantão, quase sempre por-que tropeçam no “Ego” e utilizam a maior parte do tempo para autopromoção e esquecem da nossa Cidade, principalmente no que diz respeito ao Comércio e aos Empresários daqui, que com valentia vem superando obstáculos ano a ano esperando as coisas melhorarem. Na minha humilde opinião, só melhora-remos para valer quando abandonarmos essa política mesquinha de assisten-cialismo, que dá o peixe, mas não ensina a pescar. Devemos investir em obras de infraestrutura, propaganda para divulgar nossa Cidade, promover Shows e Eventos e assim atrair mais Turistas e dinheiro para nossa economia. Com mais empregos e trabalho poderíamos reduzir substancialmente o assistencialismo e ofertar uma maneira mais digna de viver aos nossos moradores.

Tive também muita coisa para comemorar, duas que considero as mais im-portantes: 1ª - foi à devolução do Plano Diretor de Matinhos que estava parado há anos no COLIT, para que o Município possa revisá-lo, trabalho que parece, está parado. 2ª – apresentei como Membro do COLIT proposta para a revisão do Decreto Lei 8722 de 1984, que trata sobre o zoneamento do Litoral, tra-balho que está em fase adiantada. Ainda sobre esse assunto, apresentamos ao COLIT proposta com várias sugestões para o novo Zoneamento de Mati-nhos, entre elas a liberação de mais pavimentos para os edifícios em Caiobá e a liberação dos loteamentos já aprovados nos balneários. Também trabalhei ativamente para a melhoria do Turismo na nossa região, sou sócio fundador da ADETUR (Agência de desenvolvimento do Turismo do Litoral). Procurei tam-bém na minha gestão resgatar a memória da ACIMA, trazendo para o Conse-lho Superior da ACIMA os Ex Presidentes e homenageando os fundadores que conseguimos encontrar. Trabalhei também para o fortalecimento do Jornal da Acima, hoje o mais lido de Matinhos, sem conteúdo político, trazendo informa-ções e matérias direcionadas aos nossos Empresários. A ACIMA promoveu na minha gestão três campanhas de vendas “Natal Legal”, que infelizmente tive-ram que ser interrompidas por falta de união de parte do nosso comércio, que viam essas campanhas como despesas e não como investimento. Também na minha Gestão, a ACIMA esteve presente em quase todos os eventos e festas que aconteceram por aqui, apoiando e patrocinando várias Delas, inclusive as do calendário anual. Festa de São Pedro, sete de setembro, primeiro de maio são algumas Delas. Promovemos também diversos jantares e bailes voltados para nossos associados. Não posso deixar de citar também a reforma do Es-tatuto da ACIMA, que teve como objetivo deixar nossa associação mais sólida, transparente e dinâmica.

Nestes anos todos fiz muitos amigos, mas também colecionei um número significante de inimigos, mas, basta dizer o seguinte, sempre trabalhei em prol desta Cidade com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos nossos empresários e também para atrair mais turistas e visitantes, afinal, não po-demos esquecer nunca, nossa Cidade tem como principal vocação o Turismo.

Amigos, já me alonguei demais, então, aproveito para fazer um convite aos nossos associados para comparecerem na Casa da Amizade do Rotary Club de Matinhos no dia 24 de junho e darem boas vindas à Nova Diretoria da ACIMA, que iniciará seus trabalhos. Um ciclo se fecha e um novo se inicia, boa Sorte ao Sr. Milton Araujo Costa e sua Diretoria para o biênio 2013/2015.

Despeço-me aqui, um grande abraço a Todos!

Adalto Mendes LüdersPresidente

Page 3: JORNAL DA ACIMA 79ª EDIÇÃO

Jornal da ACIMAMatinhos, Junho de 2013 3INFORME

Page 4: JORNAL DA ACIMA 79ª EDIÇÃO

Jornal da ACIMA Matinhos, Julho de 2013 4EM FOCO

Rotary Club Matinhos

Caros amigos,O Rotary Internacional tem como

projeto de maior visibilidade, a cam-panha de erradicação da “Pólio” com a imunização por vacinação.

Divulgamos em exemplares ante-riores, que essa doença ainda não foi totalmente erradicada, pois em alguns países o Rotary não atua por motivos religiosos ou guerras. Após participação na nossa conferência Distrital, os dados de imunização da doença foram atualizados mundialmente e repassamos com muito orgulho para nossos amigos leitores. Obtivemos no ano passado o número de 06 países com ocor-rência da doença e um total de casos endêmicos de 52. Nesse ano, reduzimos o número de países afetados para 03 e o total de casos endêmicos para 31.

Esse trabalho é desenvolvido mundialmente pelo Rotary e sustentado financeiramente por contribuições, essas, ocorrem através de empresas e por pessoas sócias ou não de clubes de Rotary espalhados por todo o mundo (hoje em torno de 34.000), somos aproximadamente 1.250.000 associados de Rotary e por ocasião de fração de mensalidade recolhida ao Rotary Interna-cional, contribuímos para manutenção dessa “corrente do Bem”. Teremos nos próximos dias mais uma etapa da campanha de vacinação contra a pólio, será a primeira dose anual e será apli-cada à todas as crianças com até 5 anos.

A direção do Rotary sofre renovação voluntária e anual, é empossado o Presidente Mundial, assim como, os Governadores Distritais e os Presidentes de Clubes; e aproveitamos a opor-tunidade, para convidar os amigos para cerimônia de posse do nosso próximo Presidente Dr. Diego Malheiros e sua diretoria, que ocorrerá na Casa da Amizade no dia 02 de Julho de 2013.

Ele será responsável pela condução do Rotary Matinhos no ano 2013/2014 e também por manter o informe mensal dessa coluna. Será também empossado o conselho diretor do Interact Matinhos, tendo como presidente a jovem Taynara Carvalho.

Despeço-me dos amigos, na certeza de continuar nosso pro-pósito maior que é dar de si, antes de pensar em si, e esperando um breve e oportuno reencontro. Grato a Deus pelo ano mara-vilhoso com os amigos do Rotary Clube Matinhos, a Associação Comercial de Matinhos pelo espaço e incentivo e a minha famí-lia, por partilhar comigo essa experiência.

Saudações Rotarias,

Ricardo Simino Presidente 2012/2013

O Garçom é o profissional que, por meio de funda-mentos teóricos e práticos faz o atendimento aos clientes de restaurantes, bares, cafete-rias, hotéis, resorts, entre outros, desenvolvendo atividades opera-cionais de preparação, execução e fechamento dos serviços.

É o profissional também respon-sável pela recepção de hóspedes e turistas e apresentação de menus nacionais e drinques regionais no âmbito de futuras prospecções do esporte de âmbito mundial, tendo em vista o grande número de possíveis futuros visitantes ao nos-so país em decorrência da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.

No intuito de qualificar profissionais para o mercado de trabalho, o Senac de Caiobá está com inscrições em aberto para o curso de Garçom, com 250 horas, que ocorrerá entre os meses de junho e novembro deste ano. A turma será ofer-tada pelo Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONA-TEC) no período noturno.

Para maiores informações, os interessados deverão entrar em contato com o Centro Comunitário Profissionalizante de Matinhos através do telefone (41) 3971-6090 ou na Unidade do Senac de Caiobá pelo (41) 3473-1186.

Para quem quer mais, Senac.Seu futuro é a nossa prioridade.

Page 5: JORNAL DA ACIMA 79ª EDIÇÃO

Jornal da ACIMAMatinhos, Junho de 2013 5

O SR. ADALTO MENDES LUDERS presidente da ACIMA usando das atribuições legais que lhe confere o estatuto social, convoca o quadro social em dia com suas obrigações sociais para a ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, a ser realizada dia 24 de junho de 2013, na Rua Antonina, 154 centro - ROTARY CLUB DE MATINHOS em 1ª Convocação às 20:00 e 2ª Convocação ás 20:30 com o mínimo de 10 % dos associados em dia.

1º Prestação de Contas 2º Relatório de Bens da ACIMA 2º Assuntos Gerais Obs. De conformidade com o estatuto social só terão direito a voto os associa-dos em dia com suas obrigações social. Matinhos, 03 Junho de 2013.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

ADALTO MENDES LÜDERSPresidente-ACIMA

EDITAL

Page 6: JORNAL DA ACIMA 79ª EDIÇÃO
Page 7: JORNAL DA ACIMA 79ª EDIÇÃO
Page 8: JORNAL DA ACIMA 79ª EDIÇÃO

Jornal da ACIMA Matinhos, Julho de 2013 8INFORME

Praia Central em 2011

A HISTÓRIA DE MATINHOS “De madrugada chegamos à

embocadura dum riozinho cha-mado Rio Matinho. Aí foi preciso esperar a maré baixa para que se pudesse passar... de Matinho a Caiobá o terreno eleva-se aci-ma da praia, com uma vegetação cheia de arbustos”.

Esse relato faz parte do livro “Via-gem no interior do Brasil”, publicado em 1851 por Auguste Saint Hilaire, famoso naturalista francês, que de-sembarcou em Paranaguá em 1820. O autor descreve com detalhes sua viagem pelo litoral paranaense e as dificuldades encontradas durante o percurso.

O trecho arenoso, de mata de res-tinga e o rio que desaguava em suas imediações deram origem ao nome do local. Posteriormente, com a che-gada dos banhistas e o desapareci-mento da mata de restinga, o nome original foi alterado para Matinhos.

OS PRIMEIROS MORADORESSegundo o professor João José Bi-

garella, pouco se sabe sobre a histó-ria de Matinhos e de seus primeiros habitantes. Fato é que, com a chega-da dos portugueses, houve a miscige-nação das culturas indígenas e euro-péia, que deu origem ao caboclo.

Isolados do resto do Estado, eles levavam uma vida extremamente simples, cultivavam roça, pescavam, criavam animais, caçavam, coleta-vam frutos na floresta e fabricavam farinha de mandioca. Povo sensível e solidário, os caboclos compartilha-vam a pesca e os afazeres diários. Eram alegres, gostavam de festas, músicas, canto e poesia.

Com a abertura da Estrada do Mar, em 1926, aumentou o fluxo de ba-nhistas. Devido a influência de outras culturas, muitas tradições caboclas sofreram transformações, como a pesca, por exemplo. Já os costumes, manifestações artísticas, culturais e religiosas foram desaparecendo com o passar do tempo.

Praia Central em 1948

Texto: Marlene Portes / Informações e imagem obtida no livro “Matinho: Homem e Terra Reminiscências...”, de João José Bigarella.

OS BALNEÁRIOSNo início dos bal-

neários de Matinhos e Caiobá a infraestrutu-ra (água, iluminação, esgoto, comércio) era precária. O material de construção vinha de longe. Não havia es-tradas e os automóveis trafegavam pela praia. Apesar disso, esses lo-cais eram procurados, especialmente, por descendentes de ale-mães e italianos.

Os poucos hotéis existentes eram consi-derados confortáveis, as refeições eram fartas, saborosas e os preços acessíveis. Os comer-ciantes dependiam da temporada, que, nessa época, acontecia no inverno, devido ao período da malária no verão.

Nos primeiros anos, o transporte coletivo de banhistas (vindo de Para-naguá) era realizado em caminhão com bancos, chamado de ‘diligência’. O caminhão logo foi substituído por um ônibus, que, além do transporte de passageiros, representava impor-tante meio de comunicação, pois tra-zia cartas e jornais.

Outra alternativa de transporte coletivo entre a capital e os balneários era a ‘lotação’. A princípio se fazia com um automóvel, depois com uma caminhoneta. As viagens pela praia requeriam do motorista muita habili-dade, pois frequentemente os carros ficavam encalhados na areia. Em 1945, com o aumento do fluxo de banhistas, a linha Curitiba-Praias passou a ser realizado em peque-nos ônibus.

O PROGRESSOAos poucos, várias casas de praia

foram sendo construídas. O número de hotéis e restaurantes aumentou.

O comércio de forma geral progrediu, com abertura de ‘vendas’, padarias, bares, lojas de artigos de praia, fer-ragens e materiais de construção. No setor de entretenimento surgiram os salões de bailes e o primeiro cinema.

O número de banhistas aumenta-va a cada dia. Contudo, a expansão urbana não acompanhou a do balne-ário, gerando vários problemas. Com o objetivo de solucionar questões re-lacionadas ao abastecimento de água, iluminação elétrica e outros, um gru-po de banhistas se mobilizou e criou, em 1933, a Sociedade Anônima Cia Melhoramentos Empreza de Matinhos.

Pelos estatutos, a empre-sa teria uma duração de 20 anos, mas foram 40 anos de ações em prol de melhorias.

A EMANCIPAÇÃODurante vários anos, Matinhos fi-

cou sob administração de Guaratuba. Em 1947, passou a pertencer a Pa-ranaguá e, em 12 de junho de 1967, foi promulgada a lei que emancipou o município. Por ser o Dia dos Na-morados, a cidade ficou conhecida como “Namoradinha do Paraná”.

Seu desenvolvimento passou por fases de lentidão e outras de cres-cimento acelerado. Atualmente, o município possui cerca de 30 mil habitantes e as principais atividades econômicas do município são o co-mércio e o turismo. Suas belas praias, as belezas naturais e eventos atraem turistas durante o ano todo. Na alta temporada, chega a receber cerca de 1,5 milhão de visitantes.

MATINHOS COMEMORA 46 ANOSNo dia 12 de junho deste ano, a

cidade completa 46 anos de eman-cipação política. Para comemorar, a

Prefeitura Municipal está organizando uma belíssima festa que vai de 21 a 30 de junho. A programação anuncia cam-peonato de taekwondo, shows, festa nos bairros, palestra, jogos escolares, apre-

sentações artísticas, concurso de pratos típicos, bailes, entre outros.

SÃO PEDRO É PADROEIRO DE MATINHOS

A primeira igreja de Matinhos foi construída na praça de São Pe-

dro, entre 1938 e 1944. A inaugura-ção da igrejinha aconteceu no dia 29

de junho, dia de São Pedro – patrono dos homens simples do mar. A festa inaugural

foi precedida de novenas e seguiu com mis-sas, leilão e procissão. Seguindo a tradição,

as festividades que comemoram o dia do pa-droeiro continuam trazendo muita gente para a

cidade e este ano acontecem do dia 21 a 30 de junho.

Page 9: JORNAL DA ACIMA 79ª EDIÇÃO

Jornal da ACIMAMatinhos, Junho de 2013 9EM FOCO

OFICINA DE REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS VEGETAIS E ANIMAIS

AÇÕES AMbIENTAIS E SOCIAIS NO LITORAL

Ocorreu no ú l t i m o dia 25 de Maio, no

espaço F. Amaro e Pou-sada Luar de Caiobá em Matinhos, a oficina de reaproveitamento de resíduos vegetais e animais. Tendo como objetivo conscientizar, informar e orientar sobre o que fazer com os resíduos. Uma vez que, através das técnicas de composta-gem e vermicomposto desenvolve um trabalho eficaz, propiciando o destino adequado para esses resíduos.

Lembrando que, os resíduos domés-ticos, resíduos dos comércios, restos de podas de jardins, gramíneas, folhas de árvores, etc. Todos estes materiais po-dem e devem retornar ao meio ambiente para repor o que já foi retirado. Ex:. “As folhas de árvores ou cascas de frutas e verduras, ao se decomporem em uma composteira, viram adubo para outras plantas, ao invés de lixo”.

Durante quatro horas, os participan-tes da oficina puderam fazer os planeja-mentos de como dar o verdadeiro destino para os resíduos que eles produzem de acordo com a realidade de cada um.

Contudo, a empresa F. Amaro desen-

volve suas ações em pilares que consi-dera importante, como por exemplo: ambientais, educacionais, econômicos e sociais. Com base nestas atuações, esta-mos convidando você a fazer parte dessa realidade de conscientização e prática de uma sociedade mais justa para todos.

Sendo assim, convido a você leitor que queira fazer parte dessa labuta, que nos envie seus relatos, experiências, su-gestões, críticas e informações.

Portanto, agradecemos em espe-cial aos parceiros que acreditam nestas ações: A Cooperativa Motirõ, UFPR Li-toral, Jornal da Acima, enfim a todos que comungam e lutam por uma sociedade melhor para todos.

Francisco Amaro – Técnico em Agroecologia Fone (41) 9998-2622

[email protected]

Page 10: JORNAL DA ACIMA 79ª EDIÇÃO

Jornal da ACIMA Matinhos, Julho de 2013 10EM FOCO

Milton Araújo Costa Shopping Pague Menos

Helinson Pampuch Mineração Nova Prata

Flávio Trombetta Trombetta Materiais de Const.

Valdemar S. Marques VM Corretores de Imóveis

Mario A. G.da Costa GM Auto Posto

Leonir de Santi Lajes Taba

Tadeu Balles Balles & Balles

Jair Bernardo Martins Supermercado Martins

Laurita da Silva Lauri’s Center Megastore

Diego L. de M. Raposo Hiper Farma

Ariane Camargo Costa Shopping Pague Menos

Ivan Regis da Silva Supermercado Quinteto

Rodrigo Ibanhez Shopping Pague Menos

Nívea Carraro Gurski Gurski Materiais Elétricos:

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

CONSELHO FISCAL

CONSELHO FISCAL

CONSELHO FISCAL

SUPLENTES SUPLENTES SUPLENTES CONSELHOSUPERIOR

CONSELHOSUPERIOR

CONSELHOSUPERIOR

CONSELHOSUPERIOR

Presidente Vice Presidente Secretário Tesoureiro 1º Conselheiro 2º Conselheiro 3º Conselheiro

1º Suplente: 2º Suplente: 3º Suplente 1º Conselheira 2º Conselheiro 4º Conselheiro 3º Conselheiro

Única Chapa Inscrita:“UNIDOS PELO COMERCIO” Diretoria: 2013/2015.

Encabeçada pelo Empresário Milton Araujo Costa (Shopping Pague Menos) como Presidente. Segue abaixo lista nova diretoria.

Page 11: JORNAL DA ACIMA 79ª EDIÇÃO

Jornal da ACIMAMatinhos, Junho de 2013 11VARIEDADES

HUMOR

Temos um problema...Marido chega preocupado em casa e diz à

esposa:- Tenho um problema no serviço.

Esposa:- Não diga tenho um problema, diga temos

um problema, porque os teus problemas são meus também.

Marido:-Tá bem, temos um problema no serviço, a nossa secretária vai ter um filho nosso.

Você está doente?-Querido, você está doente? Te pergunto

porque eu vi sair um médico da sua casa, esta manhã....

- Olha, minha querida, ontem eu vi sair um militar da sua e nem por isso você está em

guerra, não é verdade?

Truco- Doutor, o nosso filho desde que nasceu só

sabe falar “TRUCO!”. O que ele tem?- Provavelmente o zap e o 7 de copas...

Que idade você me dá? Uma senhora pergunta a um camarada, tipo

gozador:- Que idade você me dá??

- Bem, pela sua pele, eu dou vinte anos... por seus

cabelos, dezenove... pelo seu corpo... eu dou dezoito anos!

- Oh! Mas, que galanteador!- Calma aí! Eu ainda não fiz a soma...

Formatar-Joãozinho, diga uma frase com a palavra

formatar-Fessora, leve esta faca se acaso formatar

alguémhttp://tudogostoso.uol.com.br/receita/91787-macarrao-gordo-gostoso.html

MACARRÃO MUITO GOSTOSO

Modo de preparo:Cozinhe o macarrão em 10 litros de água fervente com salEscorra e reserveDerreta a manteiga, junte o leite, o requeijão e noz-moscada (1 pitada)

aquecendo sem ferver, até que vire uma mistura homogêneaAdicione aos poucos os diferentes tipos de queijo para derreterPor fim, adicione o creme de leiteEm uma frigideira separada, frite o bacon, cortado em pequenos peda-

ços, até ficar sequinhoMisture o molho ao macarrão cozido e salpique o bacon frito por cimaSe quiser acrescente um pouquinho de manjericão ou orégano

Ingredientes• 1 colher de manteiga• 1 ½ xícaras de leite• 1 copo de requeijão• 100g queijo muçarela• 100g queijo parmesão• 100g gorgonzola• 1 creme de leite•Noz-moscada• 2 pacotes de 500g de macarrão tipo penne• 500g de bacon

Page 12: JORNAL DA ACIMA 79ª EDIÇÃO

Jornal da ACIMA Matinhos, Julho de 2013 12VARIEDADES