jornal abm marco web

24
Muito além do que se vê Homenagem a Maria Bethânia pelos seus 50 anos de carreira Começa a troca das carteiras para acesso ao transporte e áreas da ABM Pg 20 Pg 07 Março 2015 nº 41 - www.portalabm.com.br Começaram as obras de adequação das calçadas e do estacionamento para melhorar o fluxo de veículos no entorno da ABM. Muito trabalho nos bastidores para isso acontecer

Upload: paulo-wagner

Post on 08-Apr-2016

234 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição no. 41 de março 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal abm marco web

Muito além do que se vê

Homenagem a Maria Bethânia pelos seus 50 anos de carreira

Começa a troca das carteiras para acesso ao transporte e áreas da ABM

Pg 20Pg 07

Março 2015 nº 41 - www.portalabm.com.br

Começaram as obras de adequação das calçadas e do estacionamento para melhorar o fluxo de veículos no entorno da ABM. Muito trabalho nos bastidores para isso acontecer

Page 2: Jornal abm marco web
Page 3: Jornal abm marco web
Page 4: Jornal abm marco web

4

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Mar

ço 2

01

5

A edição atual está linda, repleta de temas atuais, sempre va-lorizando o dia a dia dos moradores dos condomínios associados à ABM. Esta publicação é feita por profissionais dedicados e pessoas voluntárias, expressando seus conhecimentos em cada pauta feita cuidadosamente para você.

O mandato da atual diretoria está terminando e, por isso, nesta e na próxima edição vamos apresentar com total transparência diversas lutas envolvidas e as muitas conquistas. A vitória está no caminho bem vivido. É hora de mostrar em ações os planos que fizemos, ou simplesmente colocar no papel os elementos para uma reflexão mais apurada.

Em total sintonia com esse momento, as obras de adequação das calçadas e do estacionamento para melhorar o fluxo de veículos no entorno da ABM foram escolhidas para estampar a nossa ma-téria de capa. Não pense que foi fácil tornar isso realidade. Muito trabalho aconteceu nos bastidores para que isso acontecesse. Conheça um pouco o projeto, que é sonho de muitos moradores.

Ainda em nossas páginas um roteiro completo do processo para troca das carteiras que, em breve, darão acesso aos ônibus e áreas da ABM.

Boa leitura!

Editorial

DiretoriaPresidente: Ricardo MagalhãesAssessor Jurídico: Lélio BarbosaAssessor Operacional: Hamilton CarvalhoAs. Relações Comunitárias: Giovanina Costa da Fonseca

Vice-presidente Administrativo: Amaury Bruno MartinsDiretor Financeiro: João Luiz Lopes CorrêaDiretor de Secretaria: Geraldo H. BessaDiretora de Marketing: Mônica Santos Lima e SilvaDiretor de Patrimônio: Pedro Dias SantanaCoordenador de Gestão: Péricles Pegado Cortez

Vice-presidente de Transporte: João Luiz Leite RabelloDiretor de Fiscalização: Paulo Bessa

Vice-presidente Sociocultural: Carlos Afonso Teixeira Diretora Cultural: Sonia MagalhãesDiretora Social: Janete Rocha MartinsDiretora de Meio Ambiente: Roberta da Almeida F. VieiraCoordenadora de 3ª idade: Regina WesleyCoordenadora do jornal: Ilma NovaesColaborador do jornal: Sergio Lima NascimentoCoordenadora do coral: Ilma Constante

Vice-presidente de Esportes: Carlos Alberto de OliveiraDiretor de Futebol: José Carlos LourençoDiretor de Tênis: George KhedeDiretor de Vôlei / Basquete: Paulo Oliveira

ExpedienteEditor: Paulo WagnerFotografia: Jorge SoutoArte: Ideiatrip Comunicação e Design - (21) 4101-2248Projeto gráfico: Renan Pinto Diagramação: Luiz Perdomo Revisão: Marilza Bigio Colaboradores: Ilma Novaes, Sonia Magalhães,Sérgio Lima Nascimento, Janete Martins, Hebert Júnior Distribuição gratuita Tiragem: 7.000 exemplares

Veja a edição completa na internet: www.portalabm.com.brAnuncie - Ilma: 98114-0354 - ABM: 2495-6911

1- Barra Golden2- Barra D’oro3- Aloha4- Sunset5- Estrela do Mar6- Barra One

7- Royal Barravaí8- Jardim Saint Tropez9- Santorini10- Marbella11- Lake Buena Vista12- Costabella13- Via Barra14- Via Cancun

15- Sol de Marapendi16- Itapoã-Jatiúca17- Villa Di Genova18- Costa Blanca19- Barra Marina20- Barra Inn21- Lyon22- Porto Seguro23- Barra Sol

ABM 2015:

CONVIVA

Elas sorriem quando querem gritar.Elas cantam quando querem chorar.Elas choram quando estão felizes.E riem quando estão nervosas.

Elas brigam por aquilo que acreditam.Elas levantam-se para injustiça.Elas não levam “não” como resposta quandoacreditam que existe melhor solução.

Elas andam sem novos sapatos parasuas crianças poder tê-los.Elas vão ao médico com uma amiga assustada.Elas amam incondicionalmente.

Elas choram quando suas crianças adoeceme se alegram quando suas crianças ganham prêmios.Elas ficam contentes quando ouvem sobreum aniversário ou um novo casamento.

Seus corações quebram quando seus amigos morrem.Elas lamentam-se com a perda de um membro da família,contudo são fortes quando elas pensam que não há mais força.Elas sabem que um abraço e um beijo podem curar um coração quebrado.O coração de uma mulher é o que faz o mundo girar!

Mulheres fazem mais do que dar a vida.Elas trazem alegria e esperança.Elas dão compaixão e ideais.Elas dão apoio moral para sua família e amigos.Mulheres têm muito a dizer e muito a dar.

Pablo Neruda

Mulheres

Associação de Condomínios Residenciais Bosque Marapendi

Page 5: Jornal abm marco web

5

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Mar

ço 2

01

5

Como é bom saber que está dando certoDesde que iniciaram seus trabalhos,

as diretorias de 2013/2014 e 2014/2015, compostas de pessoas voluntárias abne-gadas e comprometidas com os interes-ses coletivos, mostram disposição para trabalhar em favor da comunidade, muito especialmente, em prol do crescimento e da segurança de todo o entorno da ABM. Com garra, força, coragem, dedicação e muita renúncia, com empenho para a evolução da ABM da qual tenho a honra de participar.

Fazer parte da Assessoria Operacional, da Presidência, atender e aceitar as regras e normas na função de assessor fica fácil quando temos uma diretoria coesa com o espírito de luta e vontade de acertar em todos os sentidos.

A função do assessor operacional, além de colaborar com a presidência e sua dire-toria em diversos tópicos e áreas, é também estar atento a tudo e a todos. Tendo que es-tar com a visão da modernidade, alerta ao meio ambiente e preocupado com a econo-mia relacionada com gastos da ABM.

Face aos limites que o cargo me permite, e seguindo minhas intuições e

percepção, sempre estou assessorando operacionalmente com opiniões sobre a atuação das diversas diretorias. Estou alerta quanto à seriedade, o respeito, à dedicação, à cumplicidade, à atenção, não apenas com diretores e associados, mas também com funcionários e empregados da ABM. Assim fica mais fácil atuar e co-laborar.

Como assessor operacional tive a oportunidade de acompanhar o presiden-te da ABM em vários eventos, tais como reuniões da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca e outras onde diversas autorida-des do poder público se faziam presentes tendo, inclusive representado o presiden-te diversas vezes quando este estava im-possibilitado de comparecer. Colaboran-do sempre em trabalho voluntário e com muita vontade de colocar a ABM em um patamar de excelência.

Como assessor operacional incentivei e ajudei a criar o canal de comunicação no Portal da ABM – “Fale com o Presidente”, sendo gestor responsável por ele, que desde sua implantação vem sendo utiliza-do, facilitando assim a rapidez e o contato

Palavra do assessor operacional da presidência

Hamilton Carvalho

direto dos usuários com a presidência da ABM, sendo tomado providências imedia-tas e dando retorno das solicitações prati-camente em tempo real.

No exercício de 2014 várias atividades estiveram em nossa agenda. Todas rela-cionadas e em sua maioria atendidas e so-lucionadas com êxito e satisfação.

Cada novo ano é uma nova etapa, que se pretende mais moderna e arrojada, po-rém, sem perder o impulso, Modéstia à parte, um modelo a ser seguido. A Asso-ciação tenta colocar na prática aquilo que está conceituado em seu lema na expres-são: Dedicação e Transparência.

Destaco que o principal para a ABM é es-tar ligado “on line” o tempo todo para com isto ter um resultado pontual e de excelên-cia. E o assessor tem que estar atento para assim ajudar nesta empreitada a cada dia.

Fica o agradecimento à presidência, aos diretores e demais assessores, por confia-rem neste assessor. Fica o agradecimento aos condomínios associados, aos usuários, aos funcionários, aos colaboradores e in-centivadores que contribuem para o apri-moramento desta importante Associação.

ABM 2015:

Page 6: Jornal abm marco web

6

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Mar

ço 2

01

5

Transporte

Dando prosseguimento à modernização do sistema de controle de acesso, aprovado na AGE de 13.08.2014, está disponibilizado no portal (www.portalabm.com.br) um link para que os usuários que fizeram a última selagem solicitem a troca da carteira antiga pelo novo modelo, agora com chip.

A troca das carteiras é obrigatória e não haverá custos. O processo em nosso portal é autoexplicativo. Em breve fixaremos uma data limite, a partir da qual os acessos (aos ônibus e às áreas) serão feitos exclusivamente com a utilização da carteira com chip.

Os moradores que não têm acesso à internet devem se socorrer de parentes ou amigos, pois diante da grandeza do número de carteiras que serão trocadas (aproximadamente 15.000) é aconselhável o processo massificado/virtual que será implantando.Resumidamente, elencamos passo a passo o processo:

Troca das carteiras

Observações:- No caso de menor de idade, a solicita-

ção de troca deverá ser realizada pelo res-ponsável;

- O prazo estimado para o envio da nova carteira para o condômino será de até 30 dias corridos;

- Para o usuário retirar a nova carteira ele deverá devolver a antiga ao condomínio que, por sua vez, a encaminhará à ABM;

- O usuário que acessar o sistema e não encontrar o seu cadastro (carteira não se-lada, inválida, cancelada etc.) deverá entrar em contato através do e-mail [email protected]

- A execução desta ação trará expressivo benefício para todos, como: maior seguran-ça para os usuários e para o sistema, menor custo para os condomínios com o fim do processo de selagens periódicas e para esta Associação com redução de logística;

- Caso o usuário possua as duas carteiras (transporte e áreas da ABM) somente será trocada a do transporte, pois ela dará acesso também às áreas, como já ocorre no mo-mento;

- Os usuários que já estão de posse da carteira com chip, evidentemente, não farão a troca.

Em caso de dúvida os funcionários da ABM estarão prontos a auxiliar.

Texto: João Luiz Xavier RabelloVice-Presidente de Transporte - VPT

Ação visa modernização do sistema de controle de acesso aos ônibus e às áreas esportivas da ABM

Acessar www.portalabm.com.br

Clicar no link “troca de carteira” locali-zado no topo da página;

Entrar com o número da carteira;

Entrar com o código (existente na car-teira antiga);

Preencher as informações constantes das “quatro abas”;

Anexar uma foto colorida (digital, tipo 3x4), cujo arquivo deve ter no máximo 1 Mb;

Salvar, tendo o cuidado de conferir com exatidão todos os dados, principalmente o nome que será impresso na carteira com até 26 caracteres;

B

C

D

E

F

FG

A

Page 7: Jornal abm marco web

7

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Mar

ço 2

01

5

Assine o abaixo assinado para a desapropriação do terreno!

Demonstrativo financeiro - modernização do sistema de monitoramento do transporte e controle de acesso ao transporte e áreas da ABM

DISCRIMINAÇÃO DOS RECEBIMENTOS

15/09/2014 DOAÇÃO VÊNUS TURÍSTICA R$ 15.000,00

15/10/2014 ARRECADAÇÃO DIFERENÇA DOS CONDOMÍNIOS - (R$ 1,36 x 5.864) R$ 7.975,04

15/11/2014 ARRECADAÇÃO DIFERENÇA DOS CONDOMÍNIOS (R$ 6,73 x 6.220) R$ 41.860,60

15/12/2014 ARRECADAÇÃO DIFERENÇA DOS CONDOMÍNIOS (R$ 6,73 x 6.220) R$ 41.860,60

20/11/2014 ARRECADAÇÃO CONFECÇÃO DE NOVAS CARTEIRAS (ENTRANTES) - OUT/14 R$ 3.200,00

22/12/2014 ARRECADAÇÃO CONFECÇÃO DE NOVAS CARTEIRAS (ENTRANTES) - NOV/14 R$ 3.120,00

15/01/2015 ARRECADAÇÃO DIFERENÇA DOS CONDOMÍNIOS (R$ 6,73 x 6.220) R$ 41.860,60

20/02/2015 ARRECADAÇÃO CONFECÇÃO DE NOVAS CARTEIRAS (ENTRANTES) - DEZ/14 R$ 2.160,00

20/02/2015 ARRECADAÇÃO CONFECÇÃO DE NOVAS CARTEIRAS (ENTRANTES) - JAN/15 R$ 3.540,00

TOTAL DOS RECEBIMENTOS R$ 160.576,84

DISCRIMINAÇÃO DOS PAGAMENTOS SALDO

24/09/2014 Sinal referente aquisição de 14.000 carteiras (SMART CARD) R$12.000,00

07/10/2014 Desenvolvimento do Sistema de Adm das Carteiras (Sinal - 50%) R$ 4.000,00

15/11/2014 2ª PARCELA aquisição das carteiras (Avansite) R$ 7.000,00

15/12/2014 3ª PARCELA aquisição das carteiras (Avansite) R$ 7.000,00

17/12/2014 1ª PARCELA DA CONECTA (monitoramento) R$ 2.893,00

15/01/2015 4ª PARCELA aquisição das carteiras (Avansite) R$ 7.000,00

20/01/2015 MENSALIDADE DA CONECTA R$ 4.480,00

15/02/2015 5ª PARCELA aquisição das carteiras (Avansite) R$ 7.000,00

20/02/2015 MENSALIDADE DA CONECTA R$ 4.340,00

TOTAL DOS PAGAMENTOS R$ 55.713,00 R$ 104.863,84

OBS.:1 - O total da compra das 14.000 carteiras foi orçado em R$ 40.000,00, a ser pago da seguinte forma:

SINAL - R$ 12.000,00 + R$ 7.000.00(15/11/2014) + R$ 7.000.00(15/12/2014) + R$ 7.000.00(15/01/2015) + R$ 7.000.00 (15/02/2015)

Page 8: Jornal abm marco web

8

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Mar

ço 2

01

5

Sócio Cultural

Carnaval 2015Carnaval é sinônimo de alegria, muito samba no pé e disposição. Não foi

diferente o baile infantil da ABM. Crianças fantasiadas, se divertindo com a Turma do Salsicha e vejam só, pais, avós e adultos caíram na folia.

O baile infantil da ABM é mesmo um sucesso absoluto.Olhem as fotos e confiram outras tiradas durante o baile, na internet:

www.portaldabm.com.br

Fotos: Laís Rosa

Page 9: Jornal abm marco web

9

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Mar

ço 2

01

5

Page 10: Jornal abm marco web

10

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Mar

ço 2

01

5

Curtas

ABM 2015:

Errata – Doação do Grupo da Terceira Idade – visita a uma instituição de caridadeO Grupo da Terceira Idade se reúne na ABM desde 2006. Todos os anos eles fazem doações para crianças portadoras de

câncer e atendidas pelo INCA, ali internadas ou em Casas de Apoio autorizadas, entre elas a Casa Ronald. Recentemente a participação nesta ação envolveu 93 pessoas. Em junho doam pijamas de flanelas e de crochê, confeccionadas pelas senho-ras do grupo e, em dezembro, um kit composto por roupa, calçado e brinquedos. Tudo de primeira qualidade e sem uso. Os presentes são personalizados, onde cada componente do grupo escolhe uma ou mais criança. Em dezembro passado a instituição visitada foi o Hospital Colônia de Curupalti (rua Godofredo Vianna, 64 – Tanque) que abriga pessoas portadoras de hanseníase, e as crianças agraciadas foram os filhos dos moradores da colônia.

Bosque: afundamentos no pisoA ABM já providenciou reparos no piso do

Bosque, onde houve 2 afundamentos.

Fechamento de varandaO morador que tiver interesse em le-

galizar o fechamento da varanda, deve se dirigir à Gerência de Urbanismo da Barra, na Região Administrativa, e dar entrada no processo. Lá irão listar os documentos que são necessários.

Quadra de tênis de saibroTerminado o reparo da quadra, em

19 de fevereiro, estando liberada para uso. Lembramos a necessidade do atendimento às regras de horários de manutenção e equipamentos adequa-dos para utilização da quadra.

Escola de ciclismo da Barra retorna às atividadesCidade da música, cidade das artes, cidade da bike... Com o esforço con-

junto da sociedade civil organizada, da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, Elite Rio e amantes do ciclismo de verdade, o núcleo Barra está de volta com tudo.

Quem gosta de pedalar já sabe, das 5h às 8h da manhã, de segunda a sexta-feira na Cidade das Artes, existe um espaço para os ciclistas treinarem e pedalarem. Terças e quintas-feiras, das 7h às 8h, acontecem as aulas para os iniciantes, com empréstimo de bicicletas e equipamentos e este ano com mais bicicletas e equipamentos de segurança, para atender mais crianças.

Parabéns aos alunos, professores e colaboradores deste esporte, que pro-move saúde, bem-estar e qualidade de vida, transformando a vida das pes-soas, com aprendizado e disciplina.

Page 11: Jornal abm marco web

11

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Mar

ço 2

01

5

ABM 2015:

ContramãoAv. Dulcídio Cardoso (Av. do Canal), depois da entrada para

a Av. Afonso Arinos é mão única. Muitos cidadãos entram na contramão desta avenida, podendo causar sérios acidentes. A diretoria da ABM pediu ao subprefeito, Alex Costa, que instalas-se ali uma barreira eletrônica. Ele ficou de providenciar.

SinalizaçãoO Bosque adjacente da ABM está todo sinalizado. Motivo: as

câmeras já estão monitorando o local durante as 24 horas do dia. A ABM trabalha para que todos possam circular por ali com segu-rança.

Dia de festa no coralUma vez por mês o Coral da ABM comemora

o aniversário de seus integrantes, com muita ale-gria. Parabéns a todos os aniversariantes do mês!.

Subprefeitura da BarraA Subprefeitura da Barra, na pessoa de seu subprefeito, Alex

Costa, tem atendido prontamente os pedidos da ABM. Outro dia surgiu uma cratera em frente ao SENAC, na Av. Prefeito Dulcídio Cardoso. A ABM enviou um pedido de reparo e em menos de 24h tudo estava em perfeita ordem. Embora aquele logradouro esteja fora do entorno da ABM, os benefícios são para todos.

Projeto “Bike Rio”Olha aí minha gente, as bicicletas do projeto “Bike

Rio” tem todo apoio da ABM. Só que o local onde foram colocadas, no Canal, precisa ser revisto. Alex Costa (subprefeito da Barra) garantiu ao presidente da ABM, Ricardo Magalhães, que elas vão ser transfe-ridas, para um lugar seguro, nas proximidades.

Reunião da Câmara ComunitáriaNa reunião mensal da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, dia

25/02, o deputado estadual Tiago Mohamed esteve presente e agrade-ceu a todas as associações pelo apoio dado a ele nas eleições e ofereceu seu gabinete, n° 207, na Assembleia Legislativa a todos que precisarem. A ABM esteve representada pelo seu presidente, Ricardo Magalhães, pela diretora cultural, Sonia Magalhães e por George Khede, diretor de Tênis, todos na foto com Delair Drumbosk, presidente da CCBT.

Page 12: Jornal abm marco web

12

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Mar

ço 2

01

5

Pedido feito, serviço iniciado

Matéria de Capa

O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, esteve no dia 25 de fevereiro, uma quarta-feira ensolarada, na Av. Prefeito Dulcídio Cardoso, junto com o presidente da Associação do Bosque Marapendi - ABM, Ricardo Magalhães, e demais diretores, para acompanhar o início das obras de adequa-ção das calçadas e do estacionamento. Estas obras visam melhorar o fluxo de veículos no entorno da ABM, conciliando as paradas dos ônibus comunitários.

Idealizado por Ricardo Magalhães, tor-nou-se pedido antigo dos moradores. As novas baias para a parada de ônibus vão me-lhorar o trânsito na Avenida Prefeito Dulcí-dio Cardoso e na Rua Jornalista Henrique Cordeiro. Esse foi o pedido feito pelo pre-sidente da ABM ao prefeito Eduardo Paes, durante o projeto “Prefeitura Itinerante”, no final do mês de janeiro. Magalhães defen-deu e justificou o pedido ao prefeito, com apresentação dos projetos e alegando os benefícios para a comunidade da ABM.

- É uma questão que estava pendente há algum tempo e que foi resolvida naque-la ocasião com o prefeito – explicou Alex,

acrescentando que o projeto foi executado pensando no clima do bairro e na preserva-ção das árvores existentes ao longo da via.

A primeira intervenção está aconte-cendo do lado direito da Av. Dulcídio Cardoso, próximo ao número 400. Ali, o espaço da calçada será reduzido em cerca de dois metros, para a construção da baia de estacionamento do ônibus dos condomínios. Os outros trabalhos serão de adequação das calçadas do lado es-querdo da avenida. Não haverá redução do número de vagas para veículos, per-mitindo a circulação de veículos mesmo durante a parada dos ônibus. Os serviços devem demorar aproximadamente 60 dias. Depois, as equipes vão começar os trabalhos na Rua Henrique Cordeiro. Ali haverá uma pequena redução do núme-ro de vagas, nos locais em que existem acidentes arquitetônicos, árvores e/ou postes. Mas o custo-benefício é maior na melhoria para a circulação de veículos.

O presidente da Associação, Ricardo Magalhães, desde cedo acompanhava o trabalho das equipes da Secretaria de Conservação. A coordenadora Ilma No-vaes, o vice-presidente Amaury Martins, bem como os demais presentes manifes-taram sua satisfação em ver finalmente atendida esta reinvindicação. Este projeto já havia sido apresentado pelo presiden-te Ricardo Magalhães em sua plataforma eleitoral de 2013/2014. Lembramos que será necessária uma boa divulgação jun-to aos moradores para que respeitem a nova sinalização de estacionamento, para que tudo dê certo.

Por outro lado, a diretora Sonia Maga-lhães destacou: “Além dos benefícios que as baias trarão para os moradores, tanto da Av. Prefeito Dulcídio Cardoso como da Rua Jornalista Henrique Cordeiro, na mobilida-de dos veículos, temos que citar como item de grande importância a preocupação que teve o projeto e que foi determinante na sua aprovação: a de manter todas as árvo-res, preservando sombra e o clima do bair-ro, atendendo ao bem-estar dos cidadãos e cuidado com o meio ambiente”.

Esta é mais uma ação da Subprefeitura com os moradores do Bosque Marapendi e que chega no mês em que a cidade do Rio de Janeiro completa 450 anos.

Começaram as obras para melhorar o fluxo de veículos no entorno da ABM

ABM 2015:

Fotos: Jorge Souto

Page 13: Jornal abm marco web

13

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Mar

ço 2

01

5

- É um presente para os moradores da Barra, em especial para os da ABM, nesta data especial – comentou Alex, prometendo acompanhar toda a execução do projeto de circulação de veículos no entorno da ABM.

Um presente que o presidente Ricardo Magalhães agradece e vem coroar com lou-ros de vitória, no final da gestão de toda sua diretoria. Um presente para os associados que poderão circular melhor e diminuir os incômodos de condutores de carros que abusam das buzinas quando dos engarrafa-mentos. Aos moradores da Henrique Cor-deiro é mais uma ação, conquistada pela atual diretoria da ABM, que certamente va-lorizará o local.

ABM 2015:

A perseverança e a conquista: vitória para a ABM!

Em 2012, como vice-presidente Sócio Cultural e com a ideia elaborada, disseram-me: “É muito difícil você con-seguir que façam as baias, tanto na Av. Dulcídio Cardoso como na Rua Henrique Cordeiro. Você não vai conseguir!”

Pensei: “Pode ser difícil, mas não é impossível!”Cláudio Carvalho, do Villa de Gênova fez o primeiro de-

senho do nosso projeto. A diretoria da ABM aprovou. E lá fui eu, pedindo... Pedi apoio a Guilherme Braune, João Machado, Mohamed e fui pedindo... Apresentei o projeto, em 2.de novembro de 2013, na ABM ao deputado federal Pedro Paulo que ali compareceu com a equipe da subpre-feitura. E segui pedindo, demostrando e justificando.

Alex Costa, subprefeito da Barra, comprou a ideia e disse-me: “Presidente Ricardo, o prefeito Eduardo tem um carinho enorme pela ABM. E se é bom para os associados da ABM então é bom para o bairro, para a cidade e para a subprefeitura. Vamos levar para o prefeito Eduardo Paes.”

Levamos ao prefeito e conseguimos!Posso dizer com a consciência do dever cumprido: “Foi

muito difícil, mas não foi impossível! Perseverei até a con-quista. Valeu a pena. Sinto-me gratificado por fazer este projeto acontecer para os associados da ABM!”

Ricardo Magalhães – presidente da ABM – exercício 2013/2104 e 2014/2015

Page 14: Jornal abm marco web

Balancetes

206.731,0021.500,0911.322,0050.449,303.299,463.324,006.499,355.162,88

29.412,6410.800,008.166,00

356.666,72R$

54.018,3611.893,0936.361,04

-9.925,133.208,805.723,21

121.129,63 121.129,6329.821,5819.864,085.657,391.340,46

34.913,2045.894,544.691,47

10.257,2713.128,4714.541,001.473,005.529,301.500,00

36.999,209.893,00

14.980,701.763,60

373.377,89

APLICAÇÃO TOTAL R$ 643.329,86

FDO. RESERVA 48.159,00R$ TOTAL GERALAPLICAÇÃO R$ 595.170,86 813.189,20R$

OBS 1: INCLUIDO NO VALOR DA APLICAÇÃO ACIMA, A VERBA DA CALÇADA, ATUALIZADA MONETARIAMENTE, NO TOTAL DE R$ 107.939,41

DESPESA COM COMUNICAÇÃO (JORNAL & SITE)

SALDO ATUAL - BANCO ITAÚ

829.900,37R$

SALDO DO MÊS (I-II)

(III) SALDO DO MÊS ANTERIOR

OBS 4: INCLUIDO NO VALOR DA APLICAÇÃO ACIMA, A VERBA DO COND. BARRA ONE, ATUALIZADA MONETARIAMENTE, NO TOTAL DE R$ 21.653,79

(16.711,17)R$

R$ 169.859,34

CONTA-CORRENTE

DISPONÍVEL

OBS 2: INCLUIDO NO VALOR DA APLICAÇÃO ACIMA, A VERBA DA CEDAE, ATUALIZADA MONETARIAMENTE, NO TOTAL DE R$ 449.214,40

VIGILÂNCIA NO BOSQUE + Diferença do Dissídio

MANUTENÇÃO & CONSERVAÇÃO + MAT. LIMPEZA + MAT. EXPEDIENTE

(II) TOTAL DOS PAGAMENTOS ......................................

SERVIÇO DE LIMPEZA + MANUTENÇÃO DE ÁREAS VERDES + PORTEIROS

MANUTENÇÃO DA PISCINA + GÁS ESCOLA DE NATAÇÃO MF 08

HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS +DESP. JUDICIAIS

DISCRIMINAÇÃO DOS RECEBIMENTOS

RENDIMENTOS S/ APLICAÇÕES FINANCEIRAS + JUROS E MULTAS RECEBIDOS

MENSALIDADE DOS CONDOMÍNIOS

ALUGUEL DE CHURRASQUEIRA & ALUGUEL DO SALÃO & SALÃO HENRIQUE CORDEIRO + ART MIX

CESSÃO DE ÁREAS ESPORTIVAS E SALÃO NELSON GALLO PARA AULAS E ATIVIDADES

REPASSE DA CANTINA E SALÃO DE BELEZA (Luz, Agua&Esgoto e Rateio de despesas)

DOAÇÕES DE TERCEIROS (CLARO E VIVO)

TRANSPORTE & BOSQUE (2ª VIA CARTEIRAS + PROTOCOLOS TRANSP. + ESPELHOS + DIF COTA) PUBLICIDADE NA ABM + DEP. A IDENTIFICAR

OBRAS (SALÃO SOCIAL - Henrique Cordeiro)

BENS (MAQ./EQUIP./COMPURADORES E PERIFÉRICOS)

CAIXA PEQUENO + DESP. DIVERSAS

PAGAMENTO À PREFEITURA MENSALIDADE

Vale Transporte

TOTAL DE DESPESAS COM PESSOALCONC. PREST. SERVIÇOS ( luz + água/esgoto + Telefone + gás)

DESPESAS COM EVENTOS (Festa de Natal + Festa de Confr. Func. + Carros Antigos)

DESPESA COM PESSOAL

(I) TOTAL DOS RECEBIMENTOS ...................................................

Despesas com verbas rescisórias

Salários + 13º SALÁRIOFérias

MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO (Transporte)

ARRECADAÇÃO DA PISCINA (ADMINISTRAÇÃO DA ABM)

OUTROS RECEBIMENTOS (Bosque Solidário + Patrocinio Festa de Natal e Confrat. Funcionários ) JOIAS DO CONDOMÍNIO BARRA ONE 2/20

deste valor, R$ 71.959,61 destinado a obra da Henrique Cordeiro e R$ 35.979,80 para obra da piscina, conforme AGE.

OBS 3: A diferença do saldo restante da aplicação total, não vinculado as contas (Calçada,Cedae e F. Reserva), estão disponíveis no saldo da ABM.

OUTRAS ENTIDADES ( CAM. COMUNITÁRIA+ACIBARRA+BOSQUE SOLID.)

VALE ALIMENTAÇÃO + CAFÉ DA MANHÃ FUNCIONÁRIOS

Encargos Sociais + 13º SALÁRIO

DISCRIMINAÇÃO DOS PAGAMENTOS

DESPESAS BANCÁRIAS + taxa de cartão de débito CIELO

SERVIÇOS PRESTADOS

Seguro de Vida + Plano de Saúde + Exames Médicos

217.982,2421.500,0913.364,4352.391,53

600,006.561,005.225,834.159,43

29.146,5810.800,00

496,00362.227,13R$

42.091,636.023,46

23.077,47-

9.389,913.645,706.869,51

91.097,68 91.097,6825.949,978.405,796.792,671.311,23

36.128,6445.392,221.987,03

10.662,7311.684,3414.541,001.332,002.896,004.300,00

19.165,727.000,002.284,403.281,72

294.213,14

APLICAÇÃO TOTAL R$ 616.775,09 DEP.

TRÂNSITOFDO. RESERVA 45.647,00R$ R$ - TOTAL GERALAPLICAÇÃO R$ 571.128,09 R$ 45.647,00 829.900,37R$

OBS 1: INCLUIDO NO VALOR DA APLICAÇÃO ACIMA, A VERBA DA CALÇADA, ATUALIZADA MONETARIAMENTE, NO TOTAL DE R$ 107.082,13

DESPESA COM COMUNICAÇÃO (JORNAL & SITE)

SALDO ATUAL - BANCO ITAÚ

761.886,38R$

SALDO DO MÊS (I-II)

(III) SALDO DO MÊS ANTERIOR

68.013,99R$

R$ 213.125,28

CONTA-CORRENTE

DISPONÍVEL

OBS 2: INCLUIDO NO VALOR DA APLICAÇÃO ACIMA, A VERBA DA CEDAE, ATUALIZADA MONETARIAMENTE, NO TOTAL DE R$ 445.658,67

VIGILÂNCIA NO BOSQUE + Diferença do Dissídio

MANUTENÇÃO & CONSERVAÇÃO + MAT. LIMPEZA + MAT. EXPEDIENTE

(II) TOTAL DOS PAGAMENTOS ......................................

SERVIÇO DE LIMPEZA + MANUTENÇÃO DE ÁREAS VERDES + PORTEIROS

MANUTENÇÃO DA PISCINA + GÁS ESCOLA DE NATAÇÃO MF 08

HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS +DESP. JUDICIAIS

OBRAS (SALÃO SOCIAL - Henrique Cordeiro+Secretaria da Piscina)

BENS (MAQ./EQUIP./COMPURADORES E PERIFÉRICOS)

DISCRIMINAÇÃO DOS RECEBIMENTOS

RENDIMENTOS S/ APLICAÇÕES FINANCEIRAS + JUROS E MULTAS RECEBIDOS

MENSALIDADE DOS CONDOMÍNIOS

ALUGUEL DE CHURRASQUEIRA & ALUGUEL DO SALÃO & SALÃO HENRIQUE CORDEIRO + ART MIX

CESSÃO DE ÁREAS ESPORTIVAS E SALÃO NELSON GALLO PARA AULAS E ATIVIDADES

REPASSE DA CANTINA E SALÃO DE BELEZA (Luz, Agua&Esgoto e Rateio de despesas)

DOAÇÕES DE TERCEIROS (CLARO E VIVO)

TRANSPORTE & BOSQUE (2ª VIA CARTEIRAS + PROTOCOLOS TRANSP. + ESPELHOS + DIF COTA) PUBLICIDADE NA ABM

OUTROS RECEBIMENTOS (Bosque Solidário ) JOIAS DO CONDOMÍNIO BARRA ONE 1/20

OUTRAS ENTIDADES ( CAM. COMUNITÁRIA+ACIBARRA+BOSQUE SOLID.)

VALE ALIMENTAÇÃO + CAFÉ DA MANHÃ FUNCIONÁRIOS

Encargos Sociais

DISCRIMINAÇÃO DOS PAGAMENTOS

DESPESAS BANCÁRIAS + taxa de cartão de débito CIELO

SERVIÇOS PRESTADOS

Seguro de Vida + Plano de Saúde + Exames Médicos

Férias

DESPESAS COM EVENTOS (Dia das Crianças + Festa de Confr. Func.)

DESPESA COM PESSOAL

(I) TOTAL DOS RECEBIMENTOS ............................................................

Despesas com verbas rescisórias

Salários + 13º SALÁRIO

CAIXA PEQUENO + DESP. DIVERSAS

PAGAMENTO À PREFEITURA MENSALIDADE

Vale Transporte

TOTAL DE DESPESAS COM PESSOALCONC. PREST. SERVIÇOS ( luz + água/esgoto + Telefone + gás)

deste valor, R$ 71.388,08 destinado a obra da Henrique Cordeiro e R$ 35.694,05 para obra da piscina, conforme AGE.

OBS 3: A diferença do saldo restante da aplicação total, não vinculado as contas (Calçada,Cedae e F. Reserva), estão disponíveis no saldo da ABM.

MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO (Transporte)

ARRECADAÇÃO DA PISCINA (ADMINISTRAÇÃO DA ABM)

Nov 2014

Dez 2014

Aconteceu no CarnavalSérgio Lima Nascimento

Foi nesse carnaval...Ela me pegou de surpresaRoubou minha respiraçãoJogou-me na camaDominou todo meu corpoQueimou minha carneConfundiu meus pensamentosAnestesiou meus sentidosJá são três dias e noites...Rolando sem pararInfindáveis...Não durmo direitoPerdi a fomeAbandonei o resto da festaE agora ela não quer me deixarJá fiz de tudo, mas não tem jeitoVai embora logo!Some daqui!Desapareça!Gripezinha maldita!

Cantinho do Poeta

Page 15: Jornal abm marco web

15

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Mar

ço 2

01

5

André Rocha, morador do Barra Golden, publicitário e artista gráfico

Page 16: Jornal abm marco web

16

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Mar

ço 2

01

5

Gosto da minha cidade quando vejo ido-sos se exercitando na praia. Quando escu-to um “por favor” e respondem com um “obrigado”. Quando os pedestres atraves-sam na faixa.

Gosto da minha cidade quando o cheiro das amendoeiras anuncia o fim da primavera e o início do verão. Quando todos saúdam não apenas o pôr do sol, mas também o al-vorecer. Quando brincadeiras entre desco-nhecidos superam o mau humor do trânsito.

Gosto da minha cidade quando o Cristo Redentor mantém sua iluminação original. Quando os cariocas são maioria nos bares, nos finais de semana. Quando o jogo do Ma-racanã tem mais grito de gol que de briga.

Gosto da minha cidade quando uma gripe ganha apelido de personagem de novela. Quando o ônibus respeita limite

Opinião

Minha cidadede velocidade, os cachorros latem e cor-rem atrás de pombos.

Gosto da minha cidade quando não tem motocicleta com escapamento aberto. Quando não escuto apito de guarda de trân-sito e, é claro, quando não há trânsito.

Gosto da minha cidade quando sei que alguma exposição de arte tem fila. Quando começam os ensaios técnicos das escolas de samba. Quando aparece um novo nome en-graçado de bloco de rua.

Gosto da minha cidade quando chove muito e mesmo assim não há riscos para a população e o prefeito “deixa” todo mundo sair de casa. Quando tem nevoeiro e um frio extemporâneo. Quando as pessoas dizem: “Amanhã vai dar praia”.

Gosto da minha cidade quando o de-boche esconde uma crítica ácida aos pés-

Texto: Mauro Giorgi

ABM 2015:

simos políticos. Quando aparece um novo modelo de biquíni e tentam esconder o que já mostram faz tempo. Quando con-tinuam a servir pizza com uma rodela de tomate em cima e nenhum molho embai-xo da muçarela.

Gosto da minha cidade quando os pes-queiros entram na baía da Guanabara se an-tecipando à frente fria que vai chegar. Quan-do o mar fica limpo depois de soprar um vento sudoeste, quando a lua surge amarela de dentro d’água.

Gosto da minha cidade sempre que no-ticiário não traz mortes, tráfico à luz do dia, crianças pedintes, língua negra nas praias, policiais corruptos, políticos envolvidos em desvio de dinheiro e obras atrasadas. Mas isso já seria pedir demais. É utopia. Melhor celebrar sua natureza e seus moradores.

O Programa Senac Gratuidade (PSG) significa qualificação profissional gratuita e de qualidade para quem quer conquis-tar um lugar no mercado de trabalho. São vários cursos destinados a pessoas de baixa renda (que possuam renda de até 2 salários mínimos por pessoa na família), em diferentes áreas de conhecimento.

Resultado de um protocolo firmado

O PSG oferece, a partir de 2009, vagas gra-tuitas em cursos de educação profissional, da Formação Inicial ao Nível Técnico, com custo zero à população brasileira de baixa renda.

Basta acessar a página: http://psg.rj.senac.br/Paginas/Login.aspx de inscrição do PSG, no site do Senac Rio, e escolher o curso, o turno e o endereço mais conve-nientes para você.

entre o Senac e o Governo Federal, o Programa Senac de Gratuidade significa educação profissional de qualidade para que milhares de pessoas possam planejar seus estudos e ter mais oportunidade de trabalho e emprego.

O Programa Senac de Gratuidade, tam-bém conhecido como PSG, é mais uma ação da instituição para promover a inclusão social.

Page 17: Jornal abm marco web

17

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Mar

ço 2

01

5

Ameli - 7 anos

o sh

oppi

ng c

om a

sua

nat

urez

aAnuncie no Jornal da ABM Não dependa da sorte

98114-03542495-6911

Page 18: Jornal abm marco web

18

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Mar

ço 2

01

5

Conheça a Rue Motorgueil, um point de ParisA rue Montorgueil é uma rua de pedestres super animada e cheia de gente bonita e fica bem no centro de Paris, atrás do Louvre. Um point dos parisienses. Lojas bacanas, brechós e cafés descolados, principalmente no cruzamento com Rue Tiquetonne. Ela fica entre o metrô Sentier e Etienne Marcel no 2éme arrondissement de Paris Olha meus endereços favoritos:

me chama

PARA COMERCafé Mary Stewart – O café mais anima-

do, os fashionistas do bairro vão em peso. 49 rue Montorgueil.

A La Mère de Famillie – Desde 1761 com suas famosas balas de caramelo e quitutes, sempre tem uma lembrancinha açucarada com uma bela embalagem. Uma instituição france-sa, vivem fazendo parcerias com a multipartas Colette. 82 rue Montorgueil.

Stohrer – A mais antiga patisserie da Fran-ça. M. Stoher começou no castelo de Versailles como patissier de Louis XV em 1735. A loja, existe até hoje, foi aberta em 1730 com sua decoração nobre, pinturas murais, sancas dou-radas e lustres de cristal. Aberta todos os dias de 7.30h às 20.30h. 51 rue Montorgueil.

Suzana Pires Produções Artísticas apre-senta curso de teatro na Barra da Tijuca, ministrado pela premiada diretora Leticia Karneiro que, mobilizada pela difusão da cultura e na viabilidade do acesso a pessoas de diversas classes econômicas, tem como objetivo ensinar a arte de interpretar, de-senvolvendo ferramentas necessárias para a inserção no mercado de trabalho.

Também engajada no projeto, a psiquia-tra Ana Beatriz Barbosa Silva, que através da sua consultoria comportamental possibilitou à diretora criar exercícios artísticos especí-ficos para agregar valores afetivos, morais e éticos, de forma a oferecer aos alunos um profundo conhecimento sobre si, dando--lhes as ferramentas necessárias para obter mais autoconfiança.

O curso irá trabalhar o desenvolvimen-to e fortalecimento da autoestima, postura, projeção da voz e dicção, que são caracte-

rísticas necessárias em qualquer campo do mercado de trabalho, proporcionando aos alunos, através do novo método, combater a timidez, o medo e a fobia social.

Anualmente será montado um espetácu-lo, num teatro, como forma de incentivar as pessoas a despertarem sobre o mundo das artes e principalmente mostrar que o teatro é o principal viés na formação do caráter do ser humano.

PARA VESTIREspaço Kiliwatch – É quase um patrimô-

nio cultural da cidade. Uma espécie de mega loja que mistura vintage, novo, customizado e muitos gadgets do tipo fones de ouvido de-sign, relógios e toy art. Um mini paraíso para os fashionistas. Se você já passou dos 30 pode achar a seleção meio infantil, mas o lugar é tão grande que sempre dá para achar alguma coisa que seja a sua cara. 64 Rue Tiquetonne

Blue Lemon – Uma loja de acessórios, com especialidade nos masculinos. Lá você encon-tra abotoaduras, gravatas borboleta de todas as cores, além aquelas gravatinhas finas que é difícil de achar no Brasil. Preppy total ! 54 Rue Tiquetonne

Le Corner – Ela é uma multimarcas que vende os mais descolados acessórios da cidade com um mix de novos designers e marcas já con-sagradas como a Shourouk. 2 rue Tiquetonne.

Curso de teatro na ABM

InformaçõesTel.: (21) 98172-7930Início das aulas: 10-03-15Duração do curso: 12 meses (sempre às terças-feiras de 14 às 16h)Realização: Suzana Pires Produções Artísticas

ServiçoLocal do Curso: sede da ABMEndereço: Av. Afonso Arinos de Melo Franco, 393 - Barra da Tijuca / RJ

Suzana Pires

Leticia Karneiro

Acesse o blog da Paula www.parismechama.com

Page 19: Jornal abm marco web

Foto 1 – Comece preparando a pele apli-cando um primer, o produto vai deixar sua pele uniforme e preparada pra base, além de proporcionar mais durabilidade pra sua maquiagem. Aplique a base em movimentos circulares, assim, ela estará leve e sem falhas..

Foto 2 – Aplique o corretivo, do tom da sua pele, na região dos olhos. Aplique um pouco de blush nas bochechas indo em di-reção às têmporas. Ganhe um ar de saúde instantaneamente!

Foto 3 -Com um lápis preto bem macio, cubra toda a pálpebra móvel... Não precisa ser certinho. Com um pincel fofo, esfume e puxe um pouco para fora, formando as-sim um leve gatinho. É charme certo para o olhar!

Foto 4 – Aplique um pouco de sombra preta com cuidado pra não cair no rosto. Fazendo uma camada de sombra sobre a camada de lápis, a maquiagem dura muito mais... Pode se jogar na pista de dança!

Foto 5 – Abuse da criatividade e ponha um pouco de cor no seu olho esfumado. Use um lápis azul (ou a cor de sua prefe-rência) na parte inferior dos cílios e esfume com sombra ou lápis preto.

Foto 6 – Na hora do batom: você deci-de! Se joga na boca “aparecida” ou no ótimo nude clássico.

Olho esfumado

BelezaFotos - Mario Campioli texto: Pilar Moraes

Esse olhão preto é o queridinho da mulherada para arrasar na balada, na festa ou até no happy hour. É bem fácil de fazer, super-coringa e muito sensual! Afinal, olhos esfumados são poder quase instantâneo para qualquer mulher. Faremos um olho-tudo e boca-tudo. Isso mesmo! Make poderosa para lacrar a festa!

1

4

2

5

3

6

Produtos usadosBase e corretivo: KryolanBlush: Castanhete – Quem Disse BereniceSombra preta: Blackout - Paleta Naked 2Lápis azul: VultMáscara pra cílios: Colossal – Maybelline Batom: Merlot – Dose of ColorsPincéis: Quem Disse Berenice

Maquiagem: Pilar Moraes - Makeup Artistemail: [email protected]://instagram.com/pilarmoraes/Modelo: Laís RosaProdução e fotografia:Equipe CAMPI - Centro Avançado de Maquiagem e Produção [email protected] 3172.1102 | 21 7897.3784www.campimakeup.com.br

Page 20: Jornal abm marco web

20

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Mar

ço 2

01

5

Cultura

Amazona da palavra, à rédea o pulso atado,vais de trote a cavalgada.Se libertando Pegasus aladoou comandando viril alazão,rodopia-lhe em transe verso,baila solto em campo abertoao embalo doce de tua canção.

Teu canto não tem sexo,Corpo, Cor ou PrevisãoÉ Energia Etérea...Vento forte, Raio, TrovãoBorrasca ou CalmariaCachoeira ou RiachãoChuva boa semeadeiraTempestade, FuracãoMagma brotando ferventede mais profundo chão.

Bendito teu mano CaetanoDar-te nome de cantigaPois nela tu encarnasteTornando-lhe a alma, amigaUniu bonança purificanteAo fogo em solo freventeFruto pródigo de amantes Imortal quadra de Capiba.

Cinquenta anos passadosMais que dezoito mil diasNem se cinquenta milhões Mais virassem, e mais aindaDia e noite, noite e diaTodas estrelas do céuSe contadas mesmo seriamImpossível em refazerImprovável se repetirA fortuna de tal Maria

BETHÂNIA 50Uma homenagem do Jornal da ABM a Maria Bethânia pelos seus 50 anos de carreira e ao seu vindouro aniversário de 70 anos em 2016, inspirado em seu recente e belíssimo show comemorativo “Abraçar e Agradecer” apresentado em janeiro de 2015 no Teatro do MAM.

Texto e fotos – Sérgio Lima Nascimento

Page 21: Jornal abm marco web

21

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Mar

ço 2

01

5

Foste amiga de LeãoFoste a voz de uma rapinaFoste o colo de um JoãoFoste força em menina.Se é ateu teu coraçãoMais real o sonho meude inequívoca opiniãoQue és da língua o apogeu!

Por idéias sem tramelasocupas espaços infinitos!Sem limites ou princípios,sem porta e sem janelacomo trova de Vinícius,o Palco te torna Casa!Com cabelos de medusaTraz a ti todos os beijos,Risos, palmas e gracejos“Abstração de tua graça”.

És filha de Canô e Zezinho Mas és de Marlene e Bibi,Cacilda , Linda e Dircinha, Amália, Clarice e Edith,Bárbara e MenininhaPessoa, Caê e WallyÉs toda Maria SantíssimaE fonte das águas sem fim!

E sem mais tecer loas,aos cinquenta ciclos passados,bem mais festa se apessoaÀs setenta estações em quatro!De todo amor és merecedoracom toda honra, resultado!Veste de rosas tua coroasem pompa e sem cerimônia,dos melo-poetas teu Reinado,de toadas e vocábulos...Ora iê iê ô, Maria Bethânia!

Page 22: Jornal abm marco web

22

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Mar

ço 2

01

5

Delícias

Hora de desintoxicar

Saúde e bem-estar

Faça seu pedido de produtos orgânicos Manacá pelo site e receba com toda comodidade em casa. Como fazer:

• Acesse o site www.manaca.eco.br

• Escolha os produtos. Os pedidos devem ser feitos até 2 dias antes da data da entrega, toda quinta-feira na Barra da Tijuca, para que possamos colher seus produtos e preparar sua cesta.

• O tempo gasto entre nossa colheita e sua mesa é cerca de 24h!

• Nosso Formulário de Pedidos é atualizado semanalmente, de acordo com a disponibilidade dos produtos.

• Após o envio do seu pedido você receberá um e-mail de confir-mação de sua compra. Você também poderá tirar quaisquer dúvidas pelo telefone (21) 3186-0970.

• O valor mínimo do pedido para entregas a domicílio é de R$ 35,00. Isso torna viável o nosso sistema de entrega em domicílio.

• A taxa de entrega é de R$ 6,00.

www.manaca.eco.br

Entrega toda quinta-feira na Barra da Tijuca

ABM 2015:

É muito importante termos uma alimen-tação saudável e livre de excessos, seja de comidas ou bebidas. Quando cometemos esses exageros, nosso organismo demora muito para realizar a digestão e metaboliza-ção de algumas substâncias, então logo apa-recem aqueles sintomas desconfortantes da “ressaca”. O enjoo e a dor de cabeça são os mais comuns.

Mas quem nunca exagerou na comida ou bebida? Acho que ninguém!

Uma alternativa para amenizar os sinto-mas que acompanham o exagero é o tão fa-lado atualmente suco detox.

Texto: Lais Rosa

Ele diminui os radicais livres, auxilia o nosso metabolismo (amigo do fígado!), ex-celente para uma boa digestão, retarda o envelhecimento e diminui a retenção de li-quido. A lista de benefícios é enorme!

Então aí vai uma receita simples e rápida que eu sempre faço na minha casa.

Suco detox verde3 folhas de couve manteiga 2 laranjas médias1/2 copo de água 7 folhinhas de hortelã1/2 cenoura crua e sem casca

Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador e beba em

seguida para garantir o efeito desejado. Se preferir pode coar o suco para ficar mais fá-cil beber. Se preferir pode usar a água de coco.

Page 23: Jornal abm marco web

23

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Mar

ço 2

01

5

ABM 2015:

Primeiro, estranhei a overdose do verbo “colocar”, um verdadeiro curinga da língua portuguesa nos dias atuais. Não se põem mais os pingos nos ii, não se tampam as pa-nelas, não se veste a camisa nem se calça a sandália, não se acrescenta o azeite à salada, não se adiciona um telefone à agenda do ce-lular nem se guarda o dito cujo na mochila. E muito menos se publica uma notícia no jor-nal nem se apresenta uma opinião, porque agora tudo se coloca. Experimente acom-panhar uma receita na TV ou dicas de ma-quiagem, de decoração, assista a conversas sobre cinema, futebol ou literatura servo--croata e poderá confirmar: o verbo colocar está lá, onipresente nas 11 posições.

Depois, procurei nos noticiários de rádio e TV sinônimos para “complicado”. Em vão. A decisão polêmica, a situação delicada, o tráfego confuso, o problema difícil, a luta dramática dos moradores do município X a cada tempestade de verão, as trágicas con-sequências da omissão oficial em todos os setores... Nada disso, cara pálida. Por incrí-vel que pareça, embora as situações sejam de importância e intensidade diferentes, li-quidificaram todos esses adjetivos num só: agora, tudo é complicado...

Resolvi, então, tentar saber por onde anda a preposição “a” em certas constru-ções, já que volta e meia alguém diz que “O resultado do exame está pronto daqui 3 dias - ou daqui 2 semanas ou daqui 1 hora” (A expressão usual não era “daqui a”?); ou “Comecei fazer as provas ao meio-dia” (an-tigamente não se dizia “Comecei a fazer”?);

ou “O gerente já respondeu seu e-mail?” (Nossa, como sou antiga, no meu tempo a pergunta seria se o gerente já respondeu ao seu e-mail).

Enfim, não sei se penso “Ah, deixa pra lá”, isso acontece com línguas vivas, elas vão se modificando conforme o uso etc. ou se continuo comentando sobre esse sequestro generalizado de palavras do nosso idioma,

nem que seja para ver se ainda estou, mes-mo, falando Português ou se inventei outro para meu uso particular. Mas natural ou não, tudo indica que o vocabulário vigente dos brasileiros anda bem escasso e a relação en-tre eles e sua Língua, bem complicada, oops, bem precária.

Alguém viu por aí? Ana Flores

Page 24: Jornal abm marco web

24

ww

w.p

orta

labm

.com

.br

Mar

ço 2

01

5