infecções respiratórias agudas (ira): entre as principais

5
https://www.who.int/gard/publications/The_Glob al_Impact_of_Respiratory_Disease_ES.pdf Infecções respiratórias agudas (IRA): entre as principais causas de morte no mundo A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), asma e Infecções Respiratórias Agudas (IRA) estão entre as causas de morte mais comuns no mundo inteiro. As IRA estão entre as três principais causas de morte e incapacidade entre crianças e adultos. Estima-se que estas infecções causem quase 4 milhões de mortes por ano e são a principal causa de morte em crianças menores de 5 anos de idade. O anterior poderia ser causado porque o pulmão é o órgão mais vulnerável a infecções e lesões do ambiente externo, devido à sua constante exposição a partículas, produtos químicos e organismos infecciosos vindos no ar. Definição As infecções respiratórias agudas (IRA) são definidas como infecções do trato respiratório, causadas por vírus e bactérias que têm uma evolução inferior a 15 dias e se manifestam com sintomas como tosse, congestão e obstrução nasal,

Upload: others

Post on 11-Jan-2022

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Infecções respiratórias agudas (IRA): entre as principais

https://www.who.int/gard/publications/The_Global_Impact_of_Respiratory_Disease_ES.pdf

Infecções respiratórias agudas (IRA): entre as principais causas de morte no mundo

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), asma e Infecções Respiratórias Agudas (IRA) estão entre as causas de morte mais comuns no mundo inteiro. As IRA estão entre as três principais causas de morte e incapacidade entre crianças e adultos. Estima-se que estas infecções causem quase 4 milhões de mortes por ano e são a principal causa de morte em crianças menores de 5 anos de idade.

O anterior poderia ser causado porque o pulmão é o órgão mais vulnerável a infecções e lesões do ambiente externo, devido à sua constante exposição a partículas, produtos químicos e organismos infecciosos vindos no ar.

Definição

As infecções respiratórias agudas (IRA) são definidas como infecções do trato respiratório, causadas por vírus e bactérias que têm uma evolução inferior a 15 dias e se manifestam com sintomas como tosse, congestão e obstrução nasal,

Page 2: Infecções respiratórias agudas (IRA): entre as principais

https://www.geosalud.com/enfermedades_infecciosas/ira.htmhttps://www.geosalud.com/enfermedades_infecciosas/ira.htm

http://www.scielo.org.co/pdf/muis/v28n1/v28n1a14.pdf

dor de garganta, disfonia ou dificuldade respiratória, acompanhados ou não de febre. A rinite, faringite e otite média aguda são os sintomas mais frequentes, sendo a maioria deles de origem viral.

As causas mais comuns das IRA são os vírus, entre as quais as mais comuns:

- Vírus sincicial respiratório

- Rinovírus

- Influenza

- Adenovírus

- Metapneumovírus

O vírus sincicial respiratório é a principal causa de infecção respiratória aguda no mundo todo e de bronquiolite e pneumonia em crianças menores de 5 anos de idade. As bactérias também podem causar pneumonia. A pneumonia bacteriana é, frequentemente, causada por Streptococcus pneumoniae (pneumococo) ou Haemophilus influenzae, na sua maioria do tipo b, e ocasionalmente por Staphylococcus aureus ou outros estreptococos.

As infecções respiratórias são divididas em dois tipos, de acordo com a localização da infecção:

- Infecções das vias respiratórias superiores

- Infecções das vias respiratórias inferiores

Infecções das vias respiratórias superiores ou altas

Incluem infecções que afetam as fossas nasais, cordas vocais na laringe, seios paranasais e ouvido médio. As mais comuns são:

- Rinofaringite ou constipação comum. É uma inflamação da mucosa nasal e faríngea, causada por vírus como: rinovírus, coronavírus, adenovírus e parainfluenza. Esta infecção é responsável por 50% das infecções das vias respiratórias superiores.

- Faringe-amigdalite aguda. Processo febril agudo caracterizado pela inflamação das mucosas da área da faringe e das amígdalas.

- Sinusite. Sinusite é uma condição comum na qual o revestimento dos seios paranasais fica inflamado e é, geralmente, causada por uma infecção viral. Esta condição normalmente melhora em duas ou três semanas.

Page 3: Infecções respiratórias agudas (IRA): entre as principais

https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/bronchiolitis/symptoms-causes/syc-20351565

Infecções das vias respiratórias inferiores ou baixas

Elas incluem infecções que afetam a traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. As infecções das vias respiratórias inferiores matam mais pessoas do que o vírus da imunodeficiência humana (HIV), tuberculose e malária combinados. É a principal causa de morte em crianças menores de 5 anos fora do período neonatal.

As doenças mais comuns neste grupo incluem a bronquiolite e a pneumonia.

- Bronquiolite

É uma infecção pulmonar comum em crianças pequenas e bebês. A bronquiolite causa inflamação e congestão nas pequenas vias respiratórias (bronquíolos) do pulmão. O muco se acumula nas vias respiratórias, dificultando a livre circulação do ar para dentro e para fora dos pulmões.

Começa com sintomas semelhantes ao resfriado comum, seguido de tosse, sibilância (assobio quando o paciente respira) e, às vezes, dificuldade para respirar. Estes sintomas podem durar vários dias ou semanas.

A maioria dos casos de bronquiolite é causada pelo vírus sincicial respiratório, embora também possa ser causada por outros vírus, incluindo os que causam gripe ou constipação comum.

Os vírus se propagam facilmente. As pessoas podem se contagiar pelo ar quando alguém que está doente tosse ou fala. Eles também podem ser espalhados tocando em objetos contaminados e, depois, tendo contato com os olhos, nariz ou boca.

Em relação aos fatores de risco, a primeira coisa a levar em conta é que esta doença afeta mais crianças com menos de dois anos de idade, e bebês com menos de três meses de idade. Estes últimos correm maior risco de contraírem a doença porque seus pulmões e sistemas imunes ainda não estão completamente desenvolvidos.

Outros fatores associados ao aumento do risco em bebês lactantes incluem:

- Nascimento prematuro

- Doença cardíaca ou pulmonar subjacente

- Sistema imune deprimido

- Exposição à fumaça do tabaco

- Nunca ter sido amamentado (os bebês amamentados recebem benefícios imunológicos da mãe).

Page 4: Infecções respiratórias agudas (IRA): entre as principais

- Contato com múltiplas crianças.

- Passar tempo em ambientes com muita gente.

- Ter irmãos que vão à escola ou recebem serviços em creche e trazem a infecção para casa.

- Pneumonia

Esta doença é uma infecção que inflama as bolsas de ar de um ou de ambos os pulmões, que podem se encher de líquido ou pus (material purulento), causando tosse com catarro ou pus, febre, calafrios ou dificuldade para respirar.

A pneumonia pode ser causada por uma variedade de microrganismos, incluindo bactérias, vírus e fungos. No entanto, o Streptococcus pneumoniae continua sendo a causa bacteriana mais frequente de pneumonia.

Os fatores de risco incluem:

- Extremos da vida (idade jovem e idosos)

- Condições de sobrelotação.

- Desnutrição

- Infecção por HIV.

- Falta de aleitamento materno nas crianças.

- Falta de imunização

- Condições crónicas de saúde

- Exposição à fumaça do tabaco ou a poluentes do ar em locais fechados.

Os sinais e sintomas desta patologia variam de moderados a graves e dependem de vários fatores, tais como o tipo de germe que causou a infecção, a idade e condições gerais de saúde do paciente. Os sintomas moderados são, geralmente, semelhantes aos de uma constipação, mas duram mais tempo.

A prevenção será sempre o melhor tratamento

As infecções respiratórias podem ser prevenidas ou o seu diagnóstico pode melhorar com diferentes medidas:

- Melhorar a nutrição infantil e hábitos saudáveis ao longo da vida adulta.

- Promover a amamentação a fim de fortalecer o sistema imune dos bebês.

Page 5: Infecções respiratórias agudas (IRA): entre as principais

https://www.who.int/gard/publications/The_Global_Impact_of_Respiratory_Disease_ES.pdf

https://www.aam.org.ar/src/img_up/24072014.4.pdf

http://www.scielo.org.co/pdf/muis/v28n1/v28n1a14.pdf

https://www.minsalud.gov.co/salud/Paginas/Infecciones-Respiratorias-Agudas-(IRA).aspx

https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/pneumonia/symptoms-causes/syc-20354204

https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/bronchiolitis/symptoms-causes/syc-20351565

https://www.geosalud.com/enfermedades_infecciosas/ira.htm

- Assegurar uma imunização total.

- Melhorar as condições de vida para evitar a superlotação.

- Evitar a exposição à fumaça do tabaco.

- Reduzir a poluição do ar em locais fechados.

- Tratar ou prevenir a infecção pelo HIV.

- Administrar antibióticos profiláticos em crianças imunossuprimidas.

- Prevenir a transmissão do HIV de mãe para filho.

A vacinação é uma das maiores conquistas da ciência médica e é a forma mais eficaz de prevenir tais doenças e reduzir as taxas de mortalidade. Os países com taxas de imunização mais baixas são responsáveis por mais de dois terços da carga de doenças evitáveis por vacinação e têm uma mortalidade infantil mais elevada.

Fontes:

El impacto mundial de la Enfermedad Respiratoria. Segunda edición

Infección respiratoria aguda del adulto

Infecciones respiratorias virales en pediatría: generalidades sobre fisiopatogenia, diagnóstico y algunos desenlaces clínicos

Infecciones Respiratorias Agudas (IRA)

Neumonía

Bronchiolitis

Infección respiratoria aguda (IRA)