impirassununga 2014 02 02 acolhida

8
IGREJA METODISTA PIRASSUNUNGA Rua 7 De Setembro, 606, Pirassununga – SP, 13630-110, Telefone: (19) 3561-3479 A comunidade da bem-aventurança eunimo-nos como povo de Deus bem-aventurado, que celebra a força dos pobres; que enxuga as lágrimas dos que choram; que cultiva a mansidão; que sacia a fome e a sede na prática da justiça; que exercita a misericórdia; que de coração limpo contempla a face de Deus na promoção da paz; que com perseverança enfrenta perseguições e injúrias todos os dias. Somos povo, no entanto misericordiosos; pobres, porém mansos; famintos e sedentos, mas justos; perseguidos e injuriados, e, ainda assim, pacificadores. Somos o que somos pela graça de Jesus Cristo, nosso Senhor. Somos o que somos pelo amor de Deus, nosso Pai. Somos o que somos, pelas misericórdias do Espírito Santo, nosso eterno consolador. (Rev. Luiz Carlos Ramos) R

Upload: luiz-carlos-ramos

Post on 16-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Culto de Acolhida do Rev. Luiz Carlos Ramos na Igreja Metodista de Pirassununga, aos 2 de fevereiro de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Impirassununga 2014 02 02 acolhida

IGREJA METODISTA PIRASSUNUNGA

Rua 7 De Setembro, 606, Pirassununga – SP, 13630-110, Telefone: (19) 3561-3479

A comunidade da bem-aventurança

eunimo-nos como povo de Deus bem-aventurado,

que celebra a força dos pobres; que enxuga as

lágrimas dos que choram; que cultiva a mansidão;

que sacia a fome e a sede na prática da justiça; que exercita a

misericórdia; que de coração limpo contempla a face de Deus

na promoção da paz; que com perseverança enfrenta

perseguições e injúrias todos os dias. Somos povo, no

entanto misericordiosos; pobres, porém mansos; famintos e

sedentos, mas justos; perseguidos e injuriados, e, ainda

assim, pacificadores. Somos o que somos pela graça de Jesus

Cristo, nosso Senhor. Somos o que somos pelo amor de Deus,

nosso Pai. Somos o que somos, pelas misericórdias do

Espírito Santo, nosso eterno consolador.

(Rev. Luiz Carlos Ramos)

R

Page 2: Impirassununga 2014 02 02 acolhida

2

CULTO MATUTINO 4º Domingo Após Epifania 2 de fevereiro de 2014, 9h

LITURGIA DA PALAVRA

♫ Prelúdio: [A comunidade permanece em oração]

Introito: Salmo 15 Acolhida1:

Reunimo-nos como povo de Deus bem-aventurado, que celebra a força dos pobres; que enxuga as lágrimas dos que choram; que cultiva a mansidão; que sacia a fome e a sede na prática da justiça; que exercita a misericórdia; que de coração limpo contempla a face de Deus na promoção da paz; que com perseverança enfrenta perseguições e injúrias todos os dias. Somos povo, no entanto misericordiosos; pobres, porém mansos; famintos e sedentos, mas justos; perseguidos e injuriados, e, ainda assim, pacificadores. Somos o que somos pela graça de Jesus Cristo, nosso Senhor. Somos o que somos pelo amor de Deus, nosso Pai. Somos o que somos, pelas misericórdias do Espírito Santo, nosso eterno consolador.

♫ Doxologia2: ♫ A Deus, supremo benfeitor, A Deus o Filho, a Deus o Pai, A Deus Espírito, entoai, Ó céus e terra, o seu louvor.

♫ Amor sem limites, Amor sem idade, Amor por toda a humanidade!

Oração: [Extemporânea]

Leitura bíblica: Mateus 5.1-12 Prédica: “E viveram bem-aventurados para sempre” (Rev. Luiz Carlos Ramos)

Oração pastoral:

[A comunidade compartilha seus motivos de gratidão e intercessão]

LITURGIA DA MESA

♫ Ofertório: [Durante o cântico do Hino HE-1413]

Pai Nosso: [Mateus 6.9-13

(ERAB)]

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal; pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!

♫ Abraço da Paz: [Durante o cântico apropriado]

Page 3: Impirassununga 2014 02 02 acolhida

3

Ceia do Senhor: [Cf. Ritual da Igreja Metodista, ver pág. 7 deste impresso]

♫ Hino eucarístico4:

♫ Este é o meu corpo Partido por ti Traz salvação e dá a paz Toma e come E quando fizeres Faze-o em amor por mim

♫ Este é meu sangue Vertido por ti Traz o perdão e liberdade Toma e bebe E quando fizeres Faze-o em amor por mim

Despedida5: “Bem-aventurados os que têm saudade de Deus; o Reino dos Céus lhes pertence. Bem-aventurados os tristes; consolo lhes será dado. Bem-aventurados os de espírito manso; a terra lhes será dada por posse. Bem-aventurados aqueles que têm fome e sede de justiça; eles serão satisfeitos. Bem-aventurados aqueles que mostram misericórdia; porque eles receberão misericórdia. Bem-aventurados aqueles cujos corações são puros; eles verão a Deus. Bem-aventurados os que lutam pela paz; Deus os chamará de filhos. Bem-aventurados aqueles que têm sofrido perseguição por causa da justiça; o Reino dos Céus lhes pertence.”

* * * H: Senhor da paz, torna-nos bem-aventurados; M: Senhor da paz, torna-nos bem-aventuradas; T: Pacifica-nos a alma, pacifica-nos o espírito, pacifica-nos o corpo. É o que te suplicamos em nome de Jesus. Amém!

♫ Amém Triplo6:

♫ Amém, amém, amém!

Créditos: 1 Luiz Carlos Ramos, baseado em Mateus 5.1-

12: As Bem-Aventuranças. 2 Doxologia: Salmo 134, Saltério de Genebra;

Mus.: Louis Bourgeois (1510-1561); Letra: Bispo Thomas Ken (1692); Trad.: Sarah Poulton Kalley (1825-1907) — HE 83; Coda: Texto: John Wesley (trad. de Simei Moenteiro; Melodia: David Junker.

3 Jesus, Pão da Vida: L: Mary Artemisia Lathbury; Trad.: Henry Maswell Wright; M: William Fisk Shewin.

4 Em Amor, por Mim: Vencedores por Cristo, Disco Louvor III e IV de 1985.

5 ALVES, Rubem. Creio na ressurreição do corpo: meditações. 2. ed. Rio de Janeiro: Cedi/Sagarana, 1984. 74 p. il.

6 Tradicional dinamarquês.

* * * *

*

Page 4: Impirassununga 2014 02 02 acolhida

4

CULTO VESPERTINO Com Ato de Acolhida e Envio Pastoral

2 de fevereiro de 2014, 19h

LITURGIA DE ACOLHIDA

♫ Prelúdio: [A comunidade permanece em oração]

Introito: Salmo 84 Acolhida1:

Nós estamos reunidos para renovar o nosso compromisso com o Reino e celebrar o ministério comum que, como povo de Deus, assumimos, confirmando, assim, a nossa comunhão uns com os outros. [Apresentação dos visitantes] Acolhemos a todos/as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Saudamos o Reverendo Luiz Carlos Ramos, nosso novo pastor, juntamente com seus familiares, rogando ao Pai que os abençoe, para que possam caminhar conosco em amor e fidelidade.

♫ Hino2: Amor fraternal

(HE-393, estrs. 1, e 4)

♫ Jesus, pastor amado! Reunidos hoje aqui, Concede que sejamos Um corpo só em ti. Contendas e malícias Que longe de nós vão; Nenhum desgosto impeça Da Igreja a santa união.

♫ Rebanho resgatado Por um só Salvador, Devemos ser unidos Por mais intenso amor; Olhar com simpatia Os erros de um irmão E todos ajudá-lo Com terna compaixão.

Oração: [Extemporânea]

Leitura bíblica: 1 Pedro 5.2-6 Ato de Acolhida

do Pastor3: D: Amado Reverendo Luiz Carlos Ramos, o irmão aceitou o desafio do ministério pastoral da Igreja Metodista. O Bispo da nossa Região o nomeou para realizar o ministério pastoral com esta comunidade. Desejamos que o irmão assuma, desde agora, esta nova tarefa, cumprindo-a com fidelidade, pregando e ensinando a Palavra de Deus, ministrando os sacramentos e compartilhando o amor divino a todas as pessoas que dele necessitam. Pastor: Com a ajuda de Deus, estou pronto a cumprir com integridade este ministério, na esperança de que juntos possamos crescer na graça de Deus, na alegria da vida e no serviço para com o próximo. D: Amados irmãos e irmãs, recebamos o Reverendo Luiz Carlos Ramos como nosso pastor, prometendo trabalhar juntos com ele no ministério de Jesus Cristo, prestando-lhe apoio e respeito.

Page 5: Impirassununga 2014 02 02 acolhida

5

C: Nós o faremos com a ajuda de Deus. Prestaremos ao pastor nosso apoio e solidariedade e nos esforçaremos para criarmos, juntos, uma comunidade de amor; oraremos por ele, e esperamos que ele ore por nós, a fim de que Deus nos conceda a sua bênção. Nós, membros da igreja em Pirassununga, recebemos o Reverendo Luiz Carlos como nosso pastor, e prometemos trabalhar ao seu lado na ministério do Reino de Deus. [Entrega simbólica dos livros da Igreja]

♫ Hino4: Amor fraternal

(HE-393, estr. 5)

♫ Se tua Igreja toda Viver em santa união, Será bendito sempre O nome de “Cristão”.

♫ Jesus, o que pediste, Em nós se cumprirá, E assim o mundo inteiro A Deus conhecerá!

LITURGIA DA PALAVRA

Leitura bíblica: Atos 17.1-15 Prédica: “A Igreja que queremos” (Rev. Luiz Carlos Ramos)

Oração pastoral5:

Senhor, Deus Eterno, que a tua Palavra se cumpra em nós e em tua Igreja, para que se conheça em todo o mundo habitado o teu Nome, e a tua salvação e o teu amor cubram toda a face da Terra. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, hoje e sempre. Amém.

LITURGIA DA MESA

♫ Ofertório6: ♫ Tudo vem de ti, Senhor, e do que é teu te damos. Amém. Pai Nosso:

[Mateus 6.9-13 (ERAB)]

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal; pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!

Ceia do Senhor: [Cf. Ritual da Igreja Metodista, ver pág. 7 deste impresso]

Hino eucarístico7: ♫ Come este pão, Bebe este vinho; Vem a mim e não terás fome!

♫ Come este pão, Bebe este vinho; Crê em mim e não terás sede!

LITURGIA DE ENVIO E DESPEDIDA

Ato de Envio8: D: Neste Ato de Envio, queremos render graças a Deus pelos anos do ministério da Reverenda Mary de Fátima Santos Agostinho entre nós. Durante esse tempo fomos pastoreados, cuidados e

Page 6: Impirassununga 2014 02 02 acolhida

6

amados por ela. Ela orou por nós, pregou a Palavra, ministrou os Sacramentos. E, agora, atendendo ao chamado missionário do Reino de Deus, irá servir à Igreja na cidade de Araras. [Palavras de despedida da Reverenda Mary e família.] D: Que o Espírito de Deus conduza a Reverenda Mary e queridos familiares, em sabedoria e paz, no novo campo pastoral. C: Pai misericordioso, rogamos-te que envies sobre a Reverenda Mary e todos da sua casa, a bênção do teu Espírito, para que sejam revestidos de santidade e para que a tua Palavra, anunciada por seus lábios, tenha tão grande êxito que nunca seja proclamada em vão. Conduze-os em amor, sob os teus cuidados e proteção. Que esse mesmo amor nos ajude a perdoar e a sermos perdoados e a preservar o vínculo fraternal construído ao longo dos anos que estiveram conosco. Que restem as boas e gratas memórias de um tempo de comunhão e serviço na tua presença. É o que suplicamos em nome do Pastor dos pastores, Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém. [Abraço de despedida.]

♫ Hino9: Oração da Noite

(HE-481, estr. 1 e3)

♫ Finda-se este dia Que meu Pai me deu, Sombras vespertinas Cobrem já o céu. Ó Jesus bendito! Se comigo estás, Eu não temo a noite, Vou dormir em paz.

♫ Guarda o marinheiro No violento mar E ao que sofre dores Queiras confortar. Ao tentado estende Tua mão Senhor; Manda ao triste e aflito O Consolador.

Oração pelos/as Pastores/as11:

Ó Senhor, Deus eterno, tu és o nosso supremo pastor, por isso estamos certos de que nada nos faltará. Nesta hora, suplicamos a tua bênção sobre os nossos pastores e as nossas pastoras, para que, por amor do teu nome, possam nos conduzir a pastos verdejantes, e às águas de descanso, e tragam refrigério para a nossa alma. Senhor Jesus, tu és o bom pastor que dá a vida pelas ovelhas, por isso suplicamos a tua graça sobre os pastores e as pastoras da tua igreja, para que, como tu, conheçam as suas ovelhas, e que as ovelhas, ao reconhecerem a voz que os apascenta, se deixem conduzir por seu exemplo de piedade, de dignidade, e de integridade. Santo Espírito Consolador, tu és o nosso conselheiro, por isso te pedimos que a tua paz esteja sobre nossos pastores e sobre e nossas pastoras, e que se estenda por todo o povo de Deus

Page 7: Impirassununga 2014 02 02 acolhida

7

espalhado sobre a face da terra, para que possamos habitar na tua casa, em harmonia e comunhão, rendendo-te honra e louvor, por longos dias e para todo o sempre. Amém. Amém. Amém!

♫ Hino10: Oração da Noite (HE-481, estr. 4)

♫ Pelos pais e amigos, Pela santa lei, Pelo amor divino Graças te darei.

♫ Ó Jesus! Aceita Minha petição, E, seguro durmo Sem hesitação.

Bênção: [Pela Reverenda Mary Santos Agostinho]

Créditos: 1 Adap. do Ritual da Igreja Metodista, ed.

2005, p. 141-146. 2 Amor fraternal: Rutherford; M.: Chrétien

Urhan (1790-1845); Arr.: Edward Francis Rimbault (1816-1876); L.: Sarah Poulton Kalley (1825-1907) — HE-393, 1ª e 4ª estrofes.

3 Adap. do Ritual da Igreja Metodista, ed. 2005, p. 141-146.

4 Amor fraternal: Rutherford; M.: Chrétien Urhan (1790-1845); Arr.: Edward Francis Rimbault (1816-1876); L.: Sarah Poulton Kalley (1825-1907) — HE-393, 5 ª estrofes.

5 Luiz Carlos Ramos.

6 Ofertório: Ludwig van Beethoven (1770-1827). 7 Como este Pão, Bebe este Vinho: Robert

Bastiani e Jacques Berthier; Trad. Simei Monteiro.

8 Luiz Carlos Ramos, inspirado no Ritual da Igreja Metodista, ed. 2005, p. 123.

9 Oração da Noite: “Church Praise”, versão de João Gomes da Rocha (1861-1947); HE-481 estrs. 1 e 3.

10 Oração pelos pastores e pastoras: Luiz Carlos Ramos.

11 Oração da Noite: “Church Praise”, versão de João Gomes da Rocha (1861-1947); HE-481 estr. 4.

* * * Ação de Graças

Liturgia eucarística conforme Ritual da Igreja Metodista, edição de 2005

Declaração da Instituição da

Ceia do Senhor

Amados irmãos e irmãs, o Senhor Deus onipotente, nosso Pai Celestial, entregou Jesus Cristo, seu unigênito Filho, à morte de cruz para nossa redenção. E o Senhor, pela oferta de si mesmo, feita uma só vez, fez um sacrifício pleno, perfeito e suficiente pelos pecados de toda a humanidade; e instituiu perpétua recordação de sua morte, ordenando-nos, em seu Evangelho, que a continuemos até a sua segunda vinda. Portanto, agradecidos, consagremo-nos a Deus em resposta ao seu amor.

Litania de Ação de Graças

Elevai os vossos corações. | Ao Senhor os elevamos. Demos graças ao Senhor nosso Deus. |Assim fazê-lo é digno e justo. É verdadeiramente digno, justo e de nosso estrito dever, que em todos os tempos e lugares te rendamos graças, ó Senhor, santo Pai, onipotente e eterno Deus. Portanto, louvamos e engrandecemos o teu glorioso nome, exaltando-te sempre e dizendo: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus onipotente.

Page 8: Impirassununga 2014 02 02 acolhida

8

Os céus e a terra estão cheios da tua glória. Glória te seja dada, ó Senhor altíssimo. Amém.

Oração de Consagração:

Toda a glória seja a ti, ó Pai onipotente, Pai nosso celestial! Obedientes à instituição de teu amado Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, nós realizamos aqui, diante de tua divina majestade, o memorial que teu Filho nos mandou celebrar, tendo na lembrança sua bendita paixão e morte, sua poderosa ressurreição e ascensão, rendendo-te graças de todo coração pelos inumeráveis benefícios com que elas nos agraciam. E humildemente nós te suplicamos, ó Pai, que nos ouças com teu Filho Jesus Cristo, conceda-nos o Espírito Santo e, por tua infinita bondade, consagres os dons de pão e vinho para que, recebendo-os segundo a instituição de teu Filho, nós sejamos participantes do seu abençoado corpo e sangue, para todo o sempre. Amém.

Oração de Humilde Acesso:

Ó misericordioso Pai, nós humildemente te imploramos que nos santifiques com o teu Espírito e abençoes as dádivas do pão e do vinho, a fim de que o pão que vamos comer seja a comunhão do corpo de Cristo e o vinho que vamos beber seja a comunhão do sangue de Cristo. Concede-nos a graça de alcançar a unidade da fé e crescer em todas as coisas naquele que é a Cabeça, Cristo, nosso Senhor, a quem pertencem a honra, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Memorial “Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim” (1Co 11.23-25).

Convite e distribuição dos

elementos

A mesa está preparada e o Senhor ressurreto e presente conosco nos convida para celebrarmos a sua ceia. Acheguemo-nos, pois, com fé...

* * * *

* 1 Ilustração: Fachada estilizada da Igreja Metodista em Pirassununga, por Luiz Carlos Ramos.