02 27 2014

40

Upload: orangotoe

Post on 31-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

02-27-2014.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 02 27 2014
Page 2: 02 27 2014

Folião desamparado02 | O PRESENTE EDITORIAL QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014

Às vésperas do Carnaval, a maior festa popu-lar do mundo, não se observa movimentação nascidades do Oeste. Na região de Marechal Cândi-do Rondon, a situação é lastimável. Não terCarnaval implica em dois aspectos, obrigatoria-mente. Não há festa, alegria, diversão, mastambém não há consumo, o que faz com queindústria, comércio e prestação de serviços dei-xem de faturar em uma das épocas onde muitoslugares é hora melhor até mesmo que o Natal ouo Dia das Mães.

As lojas de 1,99 mal oferecem algumas más-caras, daquelas fabricadas na China, dandozero opções ao consumidor. Plu-mas e paetês são realidade dis-tante da microrregião. Nas lojasde confecções, brindes, brinque-dos, que teriam oportunidadesincríveis com a data, tímidas ma-nequins enroladas em pedaços depanos e retalhos e bonecos usan-do chapéus de lantejoulas colori-das, que um dia foram usadospelos donos das lojas, em carna-vais que não voltam mais. Naslojas de fantasias... esquece.

A falta de Carnaval não sóatrapalha o setor produtivo, mas, em regra, oafeta. Ao invés de consumo e atração de visi-tantes e turistas - e não seria esse o objetivoprincipal -, os municípios órfãos da festa típicabrasileira veem boa parte de seus cidadãospartirem para onde lhe ofereçam oportunida-des de dançar, mesmo que se queira bailar narua, com pouca roupa, uma peruca black powere um óculos que esguicha água.

A perda econômica para a sociedade, para oPIB, atinge altas cifras. Hotéis sem hóspedes,churrascarias e seus clientes corriqueiros, farmá-cias, postos de gasolina, barraquinhas de ca-chorro-quente, revendas de bebidas... Todo mun-do perde com a perda do Carnaval.

Apesar de tantos contras, o mais preocupanteem toda essa situação não é a perda de poderaquisitivo de empreendimentos rondonenses e demunicípios vizinhos, mas sim a maneira com quese arranca das pessoas a oportunidade de parti-cipar da festa que é marca registrada do Brasilno mundo, quer queiram quer não. É impedir odesabrochar da cultura e do folclore.

Quando se fala em Carnaval no interior, amaioria imagina jovens bêbados com seus carrosabarrotados de garrafas e autofalantes. Se falaem jovens se divertindo também. Mas o Carnavalé muito mais que grupos de amigos e suas camise-

tas. Ele se confunde e se misturacom a história de todo cidadãodesse país, que tem como outramarca registrada a alegria.

Carnaval é pintar a cara dofilho como se ele fosse uma gran-de onça, é vestir a sobrinha debailarina, fada, bruxa até...Por que não? No Carnaval valeser o que se quiser ser. É pulardando voltas e voltas, cantan-do, suando, abraçando, beijan-do. Carnaval é ousadia, nãosuruba, como se pinta por aí.

Não ter Carnaval é dizer não ao samba e aopagode, é fechar as portas para as marchinhasque encantaram e encantam gerações de Norte aSul, e até em outros países. É esquecer do frevo,do axé, meu rei. É não dar uma opção aos ouvidoscansados de sertanejo universitário e funk - ape-sar de que esses ritmos invadem a festa, mas tudobem, afinal, é (seria) Carnaval.

Não ter Carnaval não é apenas deixar decomemorar a felicidade, é mais do que isso, étriste. Se Marechal não quer a alegria popular,abra alas e deixe o folião passar. Mas para ooutro Carnaval, seu doutor, vê se toca um sambaaqui mesmo no quintal rondonense, onde o povode Rondon gosta de festar.

PEQUENAS MUDANÇAS = GRANDERESULTADO EM PERDA DE PESO

Se você percebe a necessidade de mudar seus hábitosalimentares e não está disposto neste momento a iniciar umtratamento, tente implementar essas pequenas mudançaspara perder peso de forma lenta e sem dor. Certifique que aodeixar de adicionar qualquer alimento ou bebida com caloriasextras, fora de hora ou como complemento a lanches erefeições saudáveis, já restringe parte da densidade calóricadiária/semanal. Escolha as alternativas que funcionam me-lhor para você e seja coerente!

CAFÉ DA MANHÕ Diminua o tamanho das porções no café da manhã. Ex.:

(um pão francês para um francês sem miolo. De 200ml de leitepara 100ml) cinco vezes por semana - mudança de grandepara média porção, economizará em calorias = 40 calorias/dia = 10.400 mil calorias ano = 1,3 quilo/ano.

• Coma ovos em vez de um croissant duas vezes porsemana = economizará até 27.456 calorias nas refeições, semcontar que diminui a fome para a próxima refeição = perderaté 3,5 quilos/ano.

• Substituir granola (meia xícara) por flocos de aveia (umaxícara) - cinco vezes por semana = você salva, ou seja,economiza 26 mil calorias = poderá perder até 2,9 quilos.

ALMOÇO• Enfrentou viagens, reuniões ou trabalha seis horas corridas,

precisa recorrer para um lanche. Monte um sanduíche integraltrês vezes por semana = economizar 100 calorias (três vezes porsemana) = 300 calorias = 15.600 calorias = dois quilos.

OBS.: Lembre-se, é sempre mais indicado comer umarefeição completa do que um sanduíche, mas, esporadica-mente ou por motivo de falta de alternativa, é válido capricharnos lanches integrais e com variedade de vegetais.

• Coma uma a duas xícaras de sopa de legumes antes doalmoço três vezes por semana = estima-se que passe a comer134 calorias a menos por almoço, devido à saciedade =20.904 calorias = 2,7 quilos/ano (também pode fazer isso comuma maçã antes do almoço e perder ainda mais um quilo -29.172 calorias = 3,7 quilos).

• Mudar para assados, deixar de lado as frituras ou carne nachapa três vezes por semana = 7.800 calorias = um quilo a menos.

LANCHE• Diminua o tamanho da porção - um estudo no ano

passado mostrou que a economia na ingestão de 100calorias de um lanche (seja por tamanho menor = menosgramas ou a troca de um produto regular por uma versão lightno seu dia), resultou em 840 calorias a menos por semana,o que seria 43.000 menos calorias por ano ou 5,5 quilos amenos. Mesmo depois de voltar para lanches tamanhonormal, você ainda vai comer menos, porque você vaiacostumar-se com porções menores.

BEBIDAS• Beba em copos mais altos e mais finos. Os estudos

mostram que as pessoas bebem 25% a 30% a menos. Tudoo que você escolher, você pode consumir até menos calorias.E os eventos sociais?

• Opta por um Spritzer (vinho branco ou suco de maçã) trêsvezes por semana - dilua meio copo de vinho ou suco, com meiode água com gás = além de não deixar o social de lado,economizar 60 calorias = 9.360 calorias = perder 1,2 quilo.

JANTAR• Mudar de carne vermelha ou frango para pescada duas

vezes por semana.- De carne vermelha para peixe = economia de 16.640

calorias = cerca de 2,1 quilos.- De frango para peixe = economia de 7.280 calorias =

cerca de 900 gramas.• Poderá diluir as calorias em pratos de carnes, com

legumes sempre que possível! Se consome prato à base decarne três vezes por semana = 15.600 calorias = dois quilos amenos no fim do ano.

- Molho vermelho - o dobro dos tomates em sua receita,você pode cortar até 50 calorias por xícara. Use carne de perumoída ou picado extra magro em vez de carne moída magrae reduza mais de 50-100 calorias por xícara.

- Faça hambúrgueres com carne moída (90% magra) ecogumelos shitake ou champignon - economize 100 caloriaspor quatro hambúrgueres.

Peso total potencial perdido = 26 quilos! Apenas compequenas mudanças diárias que no final de um ano sãobastante significativas.

Fique atenta às suas escolhas diárias. Elas representam maisdo que os tão culpados fins de semana e eventos esporádicos.

O que determina seu estado de saúde são as escolhas quevocê faz todos os dias.

Comece com estas pequenas mudanças, e se ainda nãoestiver satisfeito, conte comigo, estou à disposição.

Fica a dica!

* A autora é nutricionista (CRN8 4153), especialistaem Nutrição Clínica e Nutrição Esportiva

[email protected]

Carnaval é pintar a cara dofilho como se ele fosse

uma grande onça, é vestira sobrinha de bailarina,

fada, bruxa até... Por quenão? No Carnaval vale sero que se quiser ser. É pular

dando voltas e voltas,cantando, suando,

abraçando, beijando

Page 3: 02 27 2014

Diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek:

“Paraguai foi o terceiro país que mais

cresceu no mundo em 2013”

O PRESENTE | 03QUINTA-FEIRA,27 DE FEVEREIRODE 2014

Comentário do dia - I“Na história brasileira, quem tentar

politizar uma manifestação na Copa vaiquebrar a cara, porque o povo sabe

distinguir as coisas”. Opinião do ministroda Secretaria-Geral da Presidência da

República, Gilberto Carvalho.

Comentário do dia - II“O PMDB já deu provas aqui na Câmaraque sabe desonrar compromissos e acuar oPT. Fiquemos atentos: o pior ainda podeacontecer!”. Do deputado federal Jean

Wyllys (PSOL-RJ).

Aos políticos...A guerra de bastidores travada pelas nossas

lideranças políticas pode ter consequências drásti-cas, para eles mesmos.

Senão vejamos: temos um prefeito (hoje aliadodo governo estadual e federal), temos vários depu-tados federais, todos do bloco de apoio ao governofederal (Zeca Dirceu, Dilceu Sperafico, EduardoSciarra e outros), e contamos com dois deputadosestaduais - um vice-líder do governo na Assembleia,no seu 6º mandato, e o outro 2º secretário da mesadiretiva da Assembleia, no seu 4º mandato.

Portanto, nomes respeitados no cenário estaduale que transitam com facilidade no gabinete do pró-prio governador.

Ora, vamos aos fatos:Há quantos anos temos um anel viário sul, intran-

sitável, fazendo com que os caminhões passem pelocentro da cidade, provocando revolta e mal-estarentre a população?

Entra governo, sai governo e os nossos políticosnão conseguem arrumar três quilômetros de asfaltoque poderia resolver parte desse problema.

Com a outra parte acontece ainda pior. Depois dedez anos de lutas da Associação Comercial e Empre-sarial (Acimacar), parecia finalmente que o Governodo Estado havia sinalizado para construir o ContornoOeste, importante rodovia de cinco quilômetros queligaria a BR-163 à PRC-467. Agora, o prefeito chegouà conclusão que essa obra não é prioritária...

Todos nós sabemos que o motivo dela não serprioritária neste momento é apenas de ordem política.

De um lado, um deputado, do outro lado, outrodeputado. Juntar forças, nem pensar...

Mas é preciso ir mais longe. Há quantos anoslutamos para construir um Fórum novo, sendo queesse atual já era pequeno para atender a movimen-tação quando o Poder Judiciário ainda tinha somen-te duas varas. Agora o prefeito nos informa que aobra não será realizada, mesmo depois dos desem-bargadores terem vindo aqui e anunciar a constru-ção, com festa e pompa. O terreno cedido para onovo Fórum será devolvido ao município.

Disse mais, que a construção do Batalhão dePolícia de Fronteira (BPFron) não sairá, porque ogoverno não tem dinheiro. Quando todos sabemosque a construção não sai porque o prefeito e umdeputado querem que a unidade policial seja cons-truída no terreno cedido pela prefeitura, e o outrodeputado quer que seja adquirida nova área, aolado do local onde já funciona o BPFron.

Disse também, mesmo depois de várias investi-das do Poder Judiciário, ameaçando interditar acadeia pública, que não há recursos para constru-ção de uma cadeia nova para Marechal CândidoRondon e que o problema da superlotação vai seestender por tempo indeterminado.

Não foi falado nada sobre o aeroporto, mastodos sabem que está interditado e não tem datapara reabrir.

Nesta semana, a Unioeste acabou de receber anotícia de que seus repasses vão diminuir mais30% neste ano. Agora, cá pra nós, qual é mesmoo motivo que temos para ter orgulho da nossarepresentação política?

Será que é assim que vamos estimular os eleito-res a escolher entre os candidatos apresentadospelo município, para que possam continuar “lutan-do” pela nossa região?

Por Arno Kunzler

MudançaPouco mais de um ano

desde que assumiu aPrefeitura de QuatroPontes, o prefeito PauloFeyh (PT) já estaria ava-liando a possibilidadede promover alguns re-manejamentos em suaequipe de governo. Mu-danças pontuais já ha-viam acontecido no anopassado, quando algunsintegrantes trocaram decargo. Pode ser que no-vamente isso aconteçaem breve. É aguardar.

Em franco

desenvolvimentoEm um belo contraste com nações vizinhas que

passam por crises financeiras e vêm o ProdutoInterno Bruto (PIB) encolhendo e a inflação preo-cupando, o Paraguai vive um momento totalmen-te diferente. Enquanto o PIB do Brasil, por exem-plo, ficou em cerca de 2,5% no ano passado, o

Paraguai foi o terceiro país que mais cresceu nomundo e fechou 2013 com 14,1% de cresci-

mento do PIB.Na semana passada, o diretor-geral da

Itaipu Binacional, Jorge Samek, acompanhouuma comitiva de empresários brasileiros aAssunção. Eram 173 empreendedores de 11Estados que vislumbram investimentos logoali, onde a economia dá mostras de que nãofoi atingida pela instabilidade vizinha.

SucessãoA diretoria do Conselho de De-

senvolvimento dos Municípios Lin-

deiros ao Lago de Itaipu, comandada

pelo prefeito de Santa Helena, Jucer-

lei Sotoriva, teve prorrogado o man-

dato até início de 2015.

Apesar da escolha do novo presi-

dente ainda ser um assunto muito

distante, até porque a assembleia com

eleição ocorreu na terça-feira (25), o

prefeito de Mundo Novo (MS), Hum-

berto Amaducci, deixou escapar em

sua fala, durante o evento, que pode

estar avaliando a possibilidade de se

candidatar no ano que vem para

presidir a entidade.

Mandato para

que te queroPreocupado em não cair no ostracismo, o

que poderia prejudicar o seu projeto de can-didatura à Câmara Federal, o hoje suplentede senador Sérgio Souza (PMDB) tem feitode tudo para não ficar no esquecimento.

Além de tentar manter uma agenda decompromissos nos municípios, ele continuaparticipando de audiências com ministros eoutras lideranças para buscar e cobrar inves-timentos para o Paraná. Até aí, tudo bem.

O que tem causado estranheza em algunspolíticos é o fato do suplente da senadoraGleisi Hoffmann (PT) desembarcar em Brasí-lia todas as segundas-feiras e participar dasreuniões da Comissão de Agricultura e dabancada paranaense no Congresso Nacional.

Page 4: 02 27 2014

04 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014

Justiça suspende ações quecontestam correção do FGTS

Superior Tribunal de Justiça determinou que osprocessos sobre o tema fiquem parados até que

resolva a controvérsia sobre o assunto

DECISÃO

À flor da peleAo encerrar a coluna ontem (26), este colunista afirmou, referindo-

se à maneira como foi votado o discutível “auxílio-moradia” para amagistratura: “Milton Luiz Pereira deve ter se virado no túmulo”.Caberia mais dizer: “Já não existem tantos Miltons Luiz Pereira comoo aposentado ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) quefaleceu em 2013”. Para os que não tiveram o privilégio de conhecê-lo,uma informação: quando ministro do STJ e o “auxílio-moradia” foiimplantado aos ministros da Corte, ele simplesmente negou-se arecebê-lo, alegando que já era bem pago. É preciso também esclarecerque a coluna foi contra o açodamento e a pressão feita por magistradospara aprovação da benesse, sem discussão. Bem explicado, o projetoseria mais palatável. Além disso, se os que pressionaram deputadostivessem o mesmo empenho na agilização dos processos sob suasresponsabilidades, o conceito da Justiça seria melhor. Imagina-se quese refira o “auxílio” a beneficiar juízes que, nas comarcas interioranas,moram em imóvel alugado pela prefeitura local. Situação constrange-dora, pois tais municipalidades que sediam comarcas hoje vivem emgrande dificuldade. Não terá o mesmo sentido na Capital, onde juízese desembargadores, muitos deles pertencentes a tradicionais famíli-as, não têm a mesma dificuldade de juízes e desembargadores deoutras origens e bens. Nenhum caso, porém, guarda semelhança comresidências do projeto “Minha Casa, Minha Vida”.

Viram como ficaria muito mais fácil explicar o projeto do que enfiá-lo goela abaixo de uma população que ainda lembra os mausmomentos vividos pelo Tribunal de Justiça do Paraná no ano quepassou, acossado que foi por situações constrangedoras! Pode-seainda questionar a afirmação feita por um parlamentar de que “osrecursos destinados ao 'auxílio' são do orçamento do Tribunal deJustiça (TJ), esquecido, porém, que esse orçamento é abastecidopelas contribuições da população. Daí talvez a inoportunidade de talprojeto, num momento em que a população, irritada igualmente comoutros fatores, anda com “os nervos à flor da pele”.

Em choqueJornalista é como alfaiate: “quem sabe fazer o direito, sabe fazer o

avesso”. Daí enxergar os dois lados de uma mesma moeda. Nestestempos em que se expõe o lado negativo da “revolução”, especialmenteas vergonhosas torturas, é interessante lembrar que ela teve momen-tos a serem exaltados. Exemplo: no momento em que Lula defendeuseu filho pelos milhões recebidos da Telemar, uma atitude do primeiropresidente revolucionário, Castelo Branco, foi rememorada. Ao ler nosjornais que seu irmão, funcionário com cargo na Receita Federal,recebera um carro Aero-Willys, presente dos colegas pelo apoio que(como irmão do presidente) dera na lei que regulamentava a carreira,Castelo telefonou-lhe pedindo para devolver o presente. O irmãoargumentou que ficaria desmoralizado em seu cargo. Castelo inter-rompeu-o: “Meu irmão: afastado do cargo você já está. Estou decidindose você vai preso ou não”. Como dito ao início desta coluna, “são poucosos Miltons e Castelos na atual realidade brasileira.

Greve...A infeliz iniciativa do sindica-

to dos motoristas e cobradoresque atuam no sistema integradode Curitiba e Região Metropolita-na de transporte coletivo de pro-mover uma greve que deixa mi-lhões de usuários entregues àprópria sorte, greve que deveriaser realizada contra os patrões,se, como alegam, a reivindica-ção for por melhores salários.

A ideia válida seria concitartais funcionários a circularemcom seus ônibus com catracasabertas.

... infelizEssa forma de protesto que

atinge uma população já prejudi-cada de todas as formas, comsistemas precários de saúde, edu-

cação de má qualidade, insegu-rança total, carga tributária de pri-meiro mundo sem recompensa,só interessa ao nababos do trans-porte coletivo. Assim como a açãodos black blocs interessam aogoverno, na medida que que inti-mida os demais manifestantes.

Mudanças, já!O sistema sindical brasilei-

ro, com beneplácito do governofederal desde os dois governosdo presidente Lula, protegido quefoi quando mudanças eram ten-tadas, certamente receberiaaplausos da população se en-contrasse forma de beneficiaras categorias profissionais querepresentam sem causar aindamais dificuldades a essa já sofri-da população brasileira.

O ministro Benedito Gonçal-ves, do Superior Tribunal de Jus-tiça (STJ), determinou ontem (26)a suspensão de todas as açõesem tramitação na Justiça Fede-ral que contestam a correção doFundo de Garantia do Tempo deServiço (FGTS) pela Taxa Refe-rencial (TR). Segundo o STJ, adecisão terá impacto em mais de50 mil ações em todo o país.

Gonçalves determinou que os

processos sobre o tema fiquemparados até que o tribunal resolvaa controvérsia sobre o assunto. Aquestão sobre o índice de corre-ção que a Caixa Econômica Fede-ral deve aplicar na correção doFGTS tem gerado decisões confli-tantes em todo o Judiciário. Emalgumas decisões, juízes de pri-meira instância têm entendido quea TR não pode ser usada paracorreção e determinam que a

Caixa adote o Índice Nacional dePreços ao Consumidor Amplo(IPCA), indicador oficial da infla-ção, com cotação superior.

Com o FGTS, criado na décadade 1990, o empregador depositatodo mês o valor correspondentea 8% do salário do empregado. Ovalor pode ser sacado pelo em-pregado em caso de demissãosem justa causa ou para comprara casa própria, por exemplo.

Banco Central eleva taxa de juros para 10,75% ao anoO Comitê de Política Monetá-

ria (Copom), do Banco Central,decidiu, ontem (26) elevar a taxabásica de juros, a Selic, em 0,25ponto porcentual que passará

para 10,75% ao ano. Foi o oitavoaumento seguido.

A maior parte do mercado fi-nanceiro esperava um aumentode 0,25 pp, segundo pesquisa do

AE Projeções, depois de seisaltas consecutivas de 0,5 pon-to. A próxima reunião do Co-pom está marcada para os dias1º e 02 de abril.

Comissão adia votação de propostaque reduz dívidas dos Estados

Depois de um pedido de vistacoletiva ao projeto que reduz osencargos das dívidas de Estadose municípios (PLC 99/2013), o pre-sidente da Comissão de Consti-tuição e Justiça (CCJ) do Senado,Vital do Rêgo (PMDB-PB), adioupara o dia 12 de março a votaçãoda proposta no colegiado.

Considerada fundamentalpor governadores e prefeitos,a matéria era o primeiro itemda pauta do plenário do Senadono início do ano legislativo, masfoi devolvida à CCJ depois queo senador Randolfe Rodrigues(PSOL-AP) apresentou trêsemendas ao projeto, todas re-jeitadas pelo relator Luiz Hen-

rique (PMDB-SC).O projeto apresentado pela

presidenta Dilma Rousseff no iní-cio do ano passado passou a en-frentar resistências na base dogoverno depois que o ministro daFazenda, Guido Mantega, avaliouque a conjuntura econômica mun-dial não favorece a mudança.

Vários senadores cobraram ocumprimento de acordo feito em2013 para a prioridade de votaçãoda matéria. O senador Pedro Si-mon (PMDB-RS) considerou a opo-sição do governo a um projeto deiniciativa da presidenta o “ápiceda incompreensão”.

Aprovado em 23 de outubroúltimo, o texto original previa a

troca do indexador dessas dívi-das, o Índice Geral de Preços -Disponibilidade Interna (IGP-DI), pelo Índice Nacional de Pre-ços ao Consumidor Amplo(IPCA), mais juros anuais de 4%.Também fixava como limite paraa cobrança de encargos a taxabásica de juros (Selic) - valeria omenor valor.

Na Câmara, o projeto foi alte-rado para prever descontos nosestoques das dívidas, equivalen-tes à diferença entre o saldo de-vedor existente em 1º de janeirode 2013 e aquele apurado com aaplicação da variação acumula-da da Selic desde a assinaturados contratos.

Pesquisa aponta que atividade da indústria caiu em janeiroA indústria da construção

apresentou queda no nível deatividade neste início de ano.Segundo a pesquisa SondagemIndústria da Construção, divul-gada ontem (26) pela Confedera-ção Nacional da Indústria (CNI),o indicador de evolução do nívelde atividade do setor atingiu 45,8pontos em janeiro, um pouco aci-ma dos 44,5 pontos registradosem dezembro de 2013, mas aindaabaixo da linha divisória dos 50pontos, o que representa quedana atividade. Os indicadores daSondagem variam de zero a 100.Acima de 50 indicam crescimen-to ou atividade acima do usual eaquém representam queda na

atividade ou abaixo do usual.A pesquisa revela ainda que o

nível de atividade da indústria daconstrução ficou abaixo do usualpara meses de janeiro, com indi-cador de 43,9 pontos. “Esse resul-tado aponta para o desaquecimen-to do segmento e com resultadomais desfavorável desde agostodo ano passado, quando esse indi-cador foi de 43,5 pontos”, diz odocumento da CNI.

A Sondagem revela ainda queas expectativas dos empresáriosda indústria da construção, em fe-vereiro, para os próximos seismeses estão positivas. Com rela-ção à perspectiva do nível de ativi-dade, o indicador registrou 56,9

pontos. Os empresários tam-bém estão otimistas com rela-ção aos novos empreendimen-tos e serviços (56,3 pontos), com-pras de insumos e matérias-pri-mas (55,8 pontos) e contrataçãode empregados (55,6 pontos).Apesar da expectativa favorá-vel, destaca a CNI, os quatroitens recuaram na comparaçãocom janeiro e com fevereiro de2013, o que significa empresári-os menos otimistas.

A Sondagem Indústria daConstrução é realizada em par-ceria com a Câmara Brasileirada Indústria da Construção(CBIC) e foi feita entre 03 e 13 defevereiro com 501 empresas.

Page 5: 02 27 2014

O PRESENTE | 05QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014 GERAL

Blocão da Câmara não causa preocupação, diz TemerPara vice-presidente da República, aliança de partidos é algo natural

REBELIÃO

O vice-presidente daRepública, Michel Temer(PMDB), acha que aexistência de um “blo-cão” na Câmara dosDeputados é normal, enão é contra o governo.Segundo ele, o surgi-mento de “blocos parasuportar os interesses daprópria Câmara” nãocausa preocupação, e é“mais do que natural”.

O vice-presidente dis-se também que os próxi-mos passos da reforma

Vice-presidente da República, Michel Temer: “Aconteceu tanto

nas vezes em que fui presidente da Câmara (formação do

blocão), e nunca teve consequências maléficas”

ministerial devem sairlogo, o que pode ajudara amenizar a situação.“Na segunda-feira (24)fiz uma reunião dos lí-deres, que são os líderesdesse bloco, que são oslíderes da base aliada, eforam unânimes em afir-mar que o movimentonão era contra o gover-no, era naturalmente emdefesa dos interesses daCâmara dos Deputados,mas a favor do gover-no”, disse Temer, ao sair

do Palácio do Planalto,na tarde de ontem (26).

“Aconteceu tantonas vezes em que fui pre-sidente da Câmara, enunca teve consequên-cias maléficas”, afirmou,contando que já presen-ciou várias vezes a cria-ção de blocos duranteseus 24 anos de atuaçãono Congresso.

Para ele, uma reuniãocom a presidenta DilmaRousseff (PT), para dis-cutir os nomes que de-

Ministro não autoriza delegado a assumir Sesp e dá assunto por encerradoNão há mais qual-

quer possibilidade de o

delegado federal José

Alberto de Freitas Ie-

gas ser secretário de

Estado da Segurança

Pública do Paraná. Em

reunião realizada ontem

(26), no Ministério da

Justiça, o ministro José

Eduardo Cardozo colo-

cou um ponto final na

questão e informou a Ie-

gas que não o autoriza-

vem assumir alguns mi-nistérios, pode ocorrerainda hoje (27) e ama-nhã (28). “Se não foragora, vai ser depois doCarnaval, mas isso seresolverá em breve tem-po”, adiantou.

Michel Temer disseque o movimento dosdeputados não tem mui-to a ver com a reformaministerial, “mas eviden-temente colabora paraamenizar toda e qualquersituação mais dramática”.

Divulgação

rá a assumir o comando

da pasta no Paraná.

Iegas havia sido con-

vidado na semana pas-

sada pelo governador

Beto Richa para substi-

tuir o procurador de Jus-

tiça Cid Vasques, que pe-

diu exoneração após ter

tido cassada uma liminar

que o mantinha no car-

go, licenciado do Minis-

tério Público do Estado.

O governo estadual

informou ontem que ain-

da estuda um novo

nome para ser titular da

pasta. O chefe de gabi-

nete da Secretaria de

Estado da Segurança

Pública (Sesp), Walter

Gonçalves, segue, por

enquanto, interina-

mente no cargo.

O principal argu-

mento do ministro foi a

proximidade dos gran-

des eventos no Brasil.

Page 6: 02 27 2014

06 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014

Paranaense assume Comissãode Direitos Humanos da CâmaraAssis do Couto ressalta que o papel da CDHM é ouvir e respeitar

as diversidades e diz que não vai perder o foco nas minorias

APÓS DISPUTA ACIRRADA

Por uma diferença de ape-nas dois votos, o deputado As-sis do Couto (PT-PR) foi eleitoontem (26) presidente da Co-missão de Direitos Humanose Minorias (CDHM) da Câma-ra. O resultado eliminou a pos-sibilidade de Jair Bolsonaro(PP-RJ), que se lançou emcandidatura avulsa, assumiro comando do colegiado.

Diante do placar de dez aoito, Bolsonaro avaliou como

Receita libera download doprograma para declaração do IR

A Receita Federal liberouontem (26) o download do pro-grama para o preenchimentoda declaração do Imposto deRenda 2014. O prazo para en-trega do documento começa em06 de março e termina em 30 deabril. Por causa do Carnaval,os contribuintes terão menostempo este ano para acerta-rem as contas com o Leão. Noano passado, o período de en-trega da declaração começouno dia 1° de março.

Por causa disso, o órgão re-comenda que as pessoas apro-veitem o feriado para prepa-rar a declaração. Quem prefe-rir fazer a declaração por meiode tablet ou smartphone, noentanto, terá de esperar. Oaplicativo para dispositivosmóveis estará liberado so-mente no primeiro dia de en-trega da declaração.

São obrigadas a apresen-tar a declaração as pessoasfísicas que receberam rendi-mentos tributáveis superio-

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Anote e Poupe Extra (@AnoteePoupe)Mesmo com trabalho, 89% dos brasileiros estão abertos a ouvir

propostas de emprego.

Esmael Morais (@esmaelmorais)Jornalista

O verdadeiro pai do Plano Real é Itamar Franco, não FHC, revela GleisiHoffmann.

Por 41 votos a 8, juízes do Paraná terão R$ 4 mil de auxílio-moradia.

Portal R7.com (@portalR7)Paciente com 70 tumores letais é curado após usar medicamento

revolucionário http://r7.com/wovY #R7

Veja (@Veja)Obesidade entre crianças de dois a cinco anos cai 43% em oito anos

nos EUAhttp://goo.gl/9IcMCk

Sem Mantega, país recuperar ia cred ib i l idade, d iz FThttp://goo.gl/qZCTIg

Adriano se irrita com poucas chances. Técnico pede calmahttp://goo.gl/kcjR4J

Valdomiro Cantini (@CantiniCBN)Radialista da CBN Cascavel

Política ingrata: é só enfraquecer um pouco a gestão e os ratosabandonam o “navio”. Não é mesmo @BetoRicha. Caderneta.

Valor Econômico (@valor_economico)Maioria dos analistas vê próxima taxa Selic em 10,75% por meta fiscal.

Cristiano Romero alerta para dúvidas com ações do governo: metafiscal será cumprida ou só evita rebaixamento de nota?http://bit.ly/OCiaa6

Folha Poder (@folha_poder)Petrobras patrocina evento do MST que terminou em confronto com

a PM. http://folha.com.br/no1418038

Revista Canamix (@Canamix)Demanda aquecida na entressafra força alta nos preços do etanol.

Folha de S.Paulo (@folha_com)No mercado paralelo, ingresso da Copa sai pelo valor de até três

carros populares. http://folha.com/no1417912

Fernando Francischini (@Francischini_)Deputado federal do SDD

Os “justiceiros”. Gente de bem, cansada da omissão do governo nasegurança pública, que acaba fazendo justiça com as próprias mãos.

José de Abreu (@zehdeabreu)Ator

Quando se referem à crise, leia-se “crise da oposição”!

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)Receita libera download do programa para declaração do Imposto de

Renda http://bitly.com/1hy9F8g

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Lucro da Petrobras sobe 11% e chega a R$ 23,5 bilhões em 2013.

http://ow.ly/u15cf

Beto Richa (@BetoRicha)Governador do Paraná

Só com o orçamento deste ano, serão construídas, reformadas,ampliadas e equipadas 100 unidades de saúde da família.

Alceni Guerra (@Alceni_Guerra)Ex-ministro

Novo medicamento para Aids será oferecido pelo SUS a partir demarço http://fb.me/1fdH06mVL

res a R$ 25.661,70 ou rendi-mentos não tributáveis acimade R$ 40 mil, ou, ainda, quemtinha bens com valores a par-tir de R$ 300 mil em 31 de de-zembro de 2013. O contribu-inte que perder o prazo pagarámulta de 1% ao mês sobre oimposto devido, sendo que ovalor mínimo é R$ 165 74.

Neste ano, o valor permiti-do para deduções foi fixado emR$ 2.063,64 por dependente,R$ 3.230,46 para gastos comeducação e R$ 1.078,08 com em-pregado doméstico. Quem esti-ver obrigado a apresentar a de-claração neste ano e não o fizerestará sujeito a multa de 1% aomês sobre o imposto devido,sendo que o valor mínimo damulta é de R$ 165,74.

De acordo com as normasda Receita, o abatimento paraquem escolher a declaraçãosimplificada está limitado aR$ 15.197,02. Para as pessoasque optarem pela declaraçãocompleta, a dedução por de-

pendente é de R$ 2.063,64 e,com gastos com educação, deR$ 3.230,46. Os gastos comempregado doméstico pode-rão ser descontados em atéR$ 1.078,08.

DECLARAÇÃOPRÉ-PREENCHIDAO Fisco também iniciará

este ano o sistema de declara-ção pré-preenchida para oscontribuintes que possuemcertificação digital ou com re-presentante com procuraçãoeletrônica. É necessário aindaque a pessoa física tenha apre-sentado a declaração de 2013,referente ao ano-calendário de2012. A Receita também pre-cisa já ter recebido as infor-mações da fonte pagadora nomomento da importação doarquivo. O arquivo com as in-formações relativas a rendi-mentos, deduções, bens e di-reitos e dívidas e ônus reaisdeve ser importado para a De-claração de Ajuste Anual.

Desemprego cresce para 9,5% em janeiroA taxa de desemprego no

conjunto das seis regiões me-tropolitanas onde a FundaçãoSeade e o Dieese realizam a Pes-quisa de Emprego e Desempre-go (PED) subiu de 9,3% em de-zembro para 9,5% em janeiro.De acordo com a pesquisa, onível de ocupação nas regiõescaiu 0,4%, com eliminação de 68mil postos de trabalho.

Segundo a Seade e o Dieese, o

nível de ocupação se elevou emSalvador (1%) e em Fortaleza(0,7%). Ficou estável no Recife.Houve redução em Belo Hori-zonte (-1,6%), em São Paulo(-0,6%) e em Porto Alegre (-0,1%).

Entre os setores avaliados,também houve diminuição naindústria de transformação(-3% ou eliminação de 88 milpostos) e em serviços (-0,2% ouredução de 20 mil vagas). Em

construção, foram criados 39 milpostos, alta de 2,6%. Comércio ereparação de veículos automo-tores e motocicletas registrougeração de 17 mil vagas (0,5%).

O rendimento médio realdos ocupados nas seis regiõescaiu 0,1% em dezembro antenovembro, para R$ 1.661. Arenda média real dos assalari-ados ficou praticamente está-vel, em R$ 1.664.

“excelente” o resultado. Deacordo com ele, a disputa acir-rada “mostra que os parlamen-tares começam a entender me-lhor o papel da comissão”.

As maiores divergências deBolsonaro com o PT esbarramem políticas como a que previaa distribuição dos kits, que fica-ram conhecidos como kits gay,e a resistência a propostas demudança na maioridade penal.

Assis do Couto ressaltou que

o papel da CDHM é ouvir e res-peitar as diversidades e disseque não vai perder o foco nasminorias. Segundo ele, os deba-tes que elevaram a temperaturada comissão no ano passado, soba presidência do deputado Pas-tor Marcos Feliciano (PSC-SP),são características do colegia-do. “O debate não é o problema.O problema é estreitar o traba-lho desta comissão em apenasum debate", afirmou.

Page 7: 02 27 2014

Governo libera recursos para 96 unidades de saúdeInvestimento total nas novas unidades será de R$ 44,8 milhões. Obras já

estarão equipadas com kit de equipamentos composto por 65 itens

PARANÁ

O PRESENTE | 07QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014 ESTADO

O governador Beto Richaassinou ontem (26), no Palá-cio Iguaçu, em Curitiba, a li-beração de recursos para oinício das obras de construçãode 92 unidades de saúde, re-forma de duas unidades e am-pliações de outras duas. SãoR$ 8,9 milhões, referentes àprimeira parcela do convêniofirmado pelo Governo do Es-tado com 93 municípios para-naenses. O investimento totalnas novas unidades será deR$ 44,8 milhões e o valor res-tante será repassado de acordocom o andamento das obras.

“É o compromisso do go-verno estadual em ofertarmais qualidade aos serviçosde saúde, com estrutura emelhor atendimento básico noParaná. Uma parceria com osmunicípios que busca umatendimento mais ágil e hu-

mano”, afirmou Beto Richana solenidade, que teve a par-ticipação do secretário esta-dual da Saúde, Michele Ca-puto Neto, presidente da As-sembleia Legislativa, deputa-do Valdir Rossoni, e dos pre-feitos dos municípios benefi-ciados. O governador acres-centou que no segundo se-mestre deste ano acontecerámais liberações de recursospara construção de outrasunidades.

A medida faz parte do Pro-grama de Qualificação daAtenção Primária do SUS doParaná (ApSUS), que destinarecursos para obras de uni-dades de saúde. O secretárioda Saúde explicou que o va-lor do recurso destinado paracada unidade de saúde foi de-finido pela prefeitura, a partirdo modelo a ser construído,

que é classificado pelo núme-ro de equipes que atuarão(Tipo I, II, III) ou de Apoio.

De 2011 até o final de 2014,o Governo do Estado teráliberado recursos para 400Unidades da Saúde da Famí-lia em todas as regiões doParaná. “Este é um compro-misso que firmamos no pla-no de governo com todos osparanaenses”, destacou o go-vernador.

Ele ressaltou ainda que ogoverno realizou, ao longodos últimos três anos, mui-tos investimentos na melho-ria da qualidade da saúdepública do Paraná. O resul-tado foi atestado em estudo

apresentado pelo Ministérioda Saúde, o qual aponta oParaná e Santa Catarinacomo os Estados que desen-volveram as melhores açõesna área da saúde.

EQUIPAMENTOSO secretário da Saúde,

Michele Caputo Neto, apon-tou que além da construçãoda obra, as unidades de saú-de que o Estado entrega aosmunicípios receberão tambémum kit completo de equipa-mentos. “Com isso, elas es-tão aptas a atender os cida-dãos assim que são inaugu-radas”, afirmou.

O kit de equipamentos é

Paraná é o 5º Estadocom maior número dedemissões de bancários

O sistema financeiro fe-chou 1.024 postos de traba-lho em janeiro de 2014. Onúmero só não foi maiorporque a Caixa EconômicaFederal criou 521 vagas nomesmo período. O Paraná éo 5º Estado com maior cor-te de vagas neste ano: fo-ram 78 demissões, perden-do para São Paulo, com 278demissões, Rio de Janeiro,com 177, Minas Gerais, com114, e Rio Grande do Sul,com 93 demissões.

Os dados constam na Pes-quisa de Emprego Bancário(PEB) divulgada ontem (26)pela Confederação Nacio-nal dos Trabalhadores doRamo Financeiro (Contraf-CUT), que faz o estudo emparceria com o Dieese, combase nos números do Ca-dastro Geral de Emprega-dos e Desempregados (Ca-ged) do Ministério do Tra-balho e Emprego (MTE).

Segundo o estudo, osbancos brasileiros contra-taram 2.613 funcionários emjaneiro e desligaram 3.637.Vinte Estados apresentaram

saldos negativos de empre-go. Os maiores cortes ocor-reram em São Paulo, Rio deJaneiro e Minas Gerais, com278, 177 e 114 cortes, respec-tivamente.

“Apesar dos lucros bili-onários, os bancos brasilei-ros, principalmente os pri-vados, continuaram redu-zindo postos de trabalho, aexemplo de meses anterio-res, o que é completamenteinjustificável. Desta forma,eles travam a geração deempregos e renda, prejudi-cam o emprego dos bancá-rios e não contribuem parao crescimento com desen-volvimento econômico esocial do país”, avalia o pre-sidente da Contraf-CUT,Carlos Cordeiro.

A pesquisa mostra que osalário médio dos admitidospelos bancos em janeiro foide R$ 3.443,22 contra o salá-rio médio de R$ 5.407,07 dosdesligados. Ou seja, os tra-balhadores que entram nosistema financeiro recebemremuneração 36,3% inferiorà dos que saem.

Parcelamento para pagamentode ICMS será ampliado

O Governo do Paraná si-nalizou que atenderá a deman-da da Federação do Comérciodo Paraná (Fecomércio PR) eampliará o prazo, de dez para24 parcelas mensais, para opagamento do Imposto sobreCirculação de Mercadorias eServiços (ICMS) apurado so-bre os estoques existentes.

O governo decidiu aten-der ao pedido da FecomércioPR e dos sindicatos dos seg-mentos atingidos após re-cente reunião realizada coma secretária de Estado da Fa-zenda, Jozélia Nogueira. Ogovernador Beto Richa assi-naria ainda ontem (26) onovo decreto.

A medida vale para os con-tribuintes cujas operaçõespassaram a se sujeitar ao regi-me da Substituição Tributá-ria, ou seja, artigos de papela-ria, bicicletas, brinquedos,artefatos de uso doméstico,materiais de limpeza, produ-tos alimentícios e instrumen-tos musicais.

NOVAS UNIDADES

DE SAÚDE NA 20ª

REGIONAL DE TOLEDO

- Assis Chateaubriand- Entre Rios do Oeste- Palotina- Terra Roxa- Toledo- Mercedes

composto por 65 itens e in-clui consultório odontoló-gico, mesas clínicas, balan-ças, autoclaves, pinças, ar-mários e móveis, entre ou-tros necessários para ga-rantir atenção adequadaaos pacientes.

Governador Beto Richa assinou ontem (26) a liberação de recursos para o início das obras de construção

de 92 unidades de saúde, reforma de duas unidades e ampliações de outras duas

Rogério Machado/SEDS

Page 8: 02 27 2014
Page 9: 02 27 2014

O PRESENTE | 09QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014 POLÍTICA

“O Paraná possui grandes nomes na política”, diz SamekDiretor-geral da Itaipu Binacional afirma torcer para que Osmar Dias dispute

o pleito eleitoral, seja como candidato a vice-governador ou ao Senado

ELEIÇÕES 2014

Mais uma eleição se apro-xima - faltam aproximadamen-te oito meses. Com ela, sur-gem as especulações. Quemserá candidato? Quem deixa avida pública? Quem, afinal,levará a melhor na campa-nha? Neste contexto, umnome em especial tem sidomuito cotado, nos últimosanos, para voltar a disputarum pleito. Trata-se do dire-tor-geral da Itaipu Binacio-nal, Jorge Samek, que há 11anos ocupa o mesmo cargo.

No entanto, em entrevis-ta ao O Presente, o dirigenteda hidrelétrica voltou a enal-tecer: não disputará mais elei-ções. “Essa decisão tomei em2003”, informa. Em 2002, Sa-mek foi eleito deputado fede-ral. Na ocasião, o ex-presi-dente Luiz Inácio Lula da Sil-va chamou dois parlamenta-res para compor seu governo:o paranaense foi convidado aassumir o comando da Itai-pu, enquanto Henrique Mei-relles foi indicado como presi-dente do Banco Central. Paraassumir o cargo, porém, foipreciso renunciar ao manda-to. “Foi um trabalho de quaseum mês com todas as minhasbases eleitorais e municípiosem que havia tido uma gran-de votação para repassar tudoisso”, rememora. “Em 2003voltei à atividade ligada aoExecutivo e onde estou per-feitamente sintonizado, commuitos projetos e muitas coi-sas em andamento. Queroajudar, vou defender o nosso

projeto, mas desempenhan-do o meu trabalho na Itai-pu”, afirma.

Até pelo cargo que ocupa,o dirigente comenta que temdeixado de lado a política par-tidária para se focar na políti-ca energética. “Não estoumais dispondo de tempo parapoder participar como parti-cipava antigamente da políti-ca eleitoral e partidária. An-tes a minha presença e meutempo integral estavam vol-tados à atividade política.Agora meu tempo, quase que

integralmente, está voltado aodesenvolvimento das açõesque a Itaipu desempenha aqui,no Paraguai, na região e nopaís”, salienta.

Dos quadros da hidrelé-trica uma pessoa se destacou.A ex-diretora financeira daItaipu e hoje senadora GleisiHoffmann é uma candidata agovernadora em potencialpelo PT e deve polarizar aeleição com o governador BetoRicha (PSDB). Questionadosobre a perspectiva em rela-ção ao Governo do Estado,

Samek aposta que será umabela disputa. “Trabalhei mui-tos anos com a senadora Glei-si Hoffmann. Ela foi respon-sável por uma série de açõesque desenvolvemos na Itai-pu. Ocupou vários cargos,dentre eles a função mais im-portante no governo federal,que é a chefia da Casa Civil.Está preparada e tem conhe-cimento de todos os assun-tos. O que posso dizer é que oParaná está muito servido,pois a Gleisi é muito compe-tente”, elogia.

Já ao ser perguntado se crêno ex-senador Osmar Dias(PDT) na chapa de Gleisi,como candidato a vice-gover-nador, o diretor da Itaipu in-siste que não está muito liga-do na discussão político-par-tidária. Contudo, diz que sedependesse de sua vontade amajoritária deveria ser am-pla, evitando a chapa pura.“Gostaria muito de contarcom o Osmar, quer seja noSenado ou como candidatoa vice. Ele é, igualmente,muito preparado. Desenvol-veu e desenvolve um traba-lho que todos reconhecem. OParaná tem essa vantagem,pois possui grandes nomes eque estão preparados parapoder ocupar uma função detamanha relevância, como époder dirigir o destino de umEstado tão importante como oParaná”, frisa.

GOVERNO FEDERALSobre a perspectiva de re-

eleição da presidenta DilmaRousseff (PT), Samek relem-bra que ela foi secretária es-tadual, ministra de Minas eEnergia e auxiliou substan-cialmente o setor energéti-co. “A Dilma desenvolveu onovo projeto que colocounovamente no Brasil os in-vestimentos que estão cul-minando na construção deuma série de hidrelétricas,usinas eólicas, usinas sola-res, ampliação da usina deAngra 3, biomassa, enfim,são investimentos maciçosque estão sendo colocadosno setor energético e detransmissão”, pontua. “E,obviamente, o Brasil está co-lhendo os 11 anos de ação donosso governo. Precisamosestar com o pé fincado aqui eagora, com olhar para o fu-turo, mas nunca podemosdeixar de ter um retrovisorpara ver se o Brasil melho-rou ou piorou nos últimos11 anos, se a vida da popula-ção melhorou ou piorou. Éuma somatória que estamoscolhendo, fruto das políticasque estão sendo trabalhadasem todos esses anos. Agorahá uma eleição. É hora de apopulação fazer este balan-ço, se estamos em uma rotade crescimento, de construiruma nação que hoje já é a 7ªeconomia do mundo, comperspectivas e investimentosprevistos para os próximosanos de forma extraordiná-ria. O Brasil vive um grandee bom momento”, conclui.

Diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek: “Essa decisão

(de não disputar mais eleições) tomei em 2003”

Maria Cristina Kunzler

Page 10: 02 27 2014

10 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014

MARECHAL RONDON

Receitas do governo em 2013 chegaram a R$ 113,3 milhõesJá as despesas totais foram de R$ 108,3 milhões. Superávit no ano foi de R$ 5 milhões

A Comissão de Educação,Cultura, Bem-Estar Social eEcologia da Câmara de Mare-chal Cândido Rondon reali-zou ontem (26) duas audiênci-as públicas. A primeira foi deapresentação e avaliação documprimento das metas fis-cais do município relativas aoterceiro quadrimestre de 2013,conforme determina a Lei deResponsabilidade Fiscal. A se-gunda foi a prestação de con-tas da Secretaria Municipal deSaúde, referente ao mesmo pe-ríodo. As audiências foram co-ordenadas pelo presidente daComissão, vereador João Mar-cos Gomes, sendo que os vere-adores Josoé Pedralli, CenoUnfried e Márcio Rauber tam-bém representaram o PoderLegislativo.

O secretário municipal deFazenda, Clair Zóia, e o conta-dor da prefeitura, Maico Ale-xandre Pheck, fizeram a apre-sentação das metas fiscais. Se-

gundo a planilha apresentada,em 2013 as receitas somadasda prefeitura/Câmara, Saae,Fundemarc e Fundo Municipalde Desenvolvimento (FMD)chegaram a R$ 113.374.196,24.Já as despesas totais foram deR$ 108.337.788,62. Isso repre-sentou um superávit no ano deR$ 5.036.407,62.

Entre os diversos índices fo-ram ressaltados os investimen-tos feitos pelo governo munici-pal em 2013, os quais demons-tram que ele está cumprindoalém do que determina a lei nossetores de educação e saúde.Na área educacional o índicede recursos investidos chegoua 25,87%, quando o mínimo exi-gido é de 25%.

Em saúde, conforme os da-dos apresentados pela secretá-ria Elveni Turmina (Mari) e aservidora Lurdes Forster, osinvestimentos chegaram a R$24.434.637,60, o que represen-ta o índice de 24,17% - o míni-

mo exigido por lei é de 15%.Entre demais dados apresen-tados, a Secretaria de Saúdeinformou que ao longo de 2013a Farmácia Básica realizou135.447 atendimentos, foramaplicadas aproximadamente32 mil vacinas e no HospitalMunicipal Dr. Cruzatti foraminternados 943 pacientes.

Conforme João Marcos, osnúmeros demonstram que a si-tuação de Marechal CândidoRondon em termos de gestãofinanceira é tranquila. “Tive-mos superávit. Isso significaque a administração munici-pal está sendo cuidadosa comos gastos”, define.

Por outro lado, o vereadorenfatiza que é importante quecada vez mais rondonensesparticipem das audiências pú-blicas para que possam conhe-cer as ações desenvolvidas, osgastos realizados e fazer osquestionamentos que entende-rem necessários.

Prestação de contas da área da saúde foi feita pela secretária Elveni

Turmina (Mari) e a servidora municipal Lurdes Forster

Execução orçamentária em 31/12/2013ENTIDADE RECEITAS DESPESAS RESULTADOPrefeitura/Câmara R$ 104.405.135,17 R$ 100.087.232,54 R$ 4.317.902,63Saae R$ 8.785.500,75 R$ 8.240.529,93 R$ 544.970,82Fundemarc R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00FMD R$ 183.560,32 R$ 10.026,15 R$ 173.534,17TOTAL R$ 113.374.196,24 R$ 108.337.788,62 R$ 5.036.407,62

Cristiano Viteck

Pato Bragado tem novasconselheiras tutelares

O Conselho dos Direitosda Criança e do Adolescentede Pato Bragado promoveuontem à tarde (27), na Câ-mara de Vereadores, o en-cerramento do pleito eleito-ral para escolha de novosconselheiros. Quatro candi-datas se inscreveram para opreenchimento de três va-gas imediatas.

O processo de escolha foiatravés do voto secreto. Aotodo, em cinco horas de vo-tação foram registrados 336votos, sendo um nulo. Asnovas conselheiras tutela-res escolhidas são: Elisânge-la Germano Pereira (157 vo-tos), Ivete Griebeler Hick-mann (94) e Sandra Cisz (72).Com 12 votos, Janete MarliLutz ficou com a primeirasuplência. Até o momento,apenas as conselheiras Mar-ta Sehn e Nadir Depper pres-tam serviços de atenção àscrianças e adolescentes.

A posse das conselheirasocorre amanhã (28), às17h30, na sala de reuniõesda prefeitura.

Presidente do

Conselho da Criança

e do Adolescente,

Leani Lutz, com as

conselheiras eleitas

Elisângela Pereira,

Ivete Hickmann e

Sandra Cisz

Marili Besso

Page 11: 02 27 2014

O PRESENTE | 11QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014 GERAL

LUCIANO STREMEL BARROS

“Costas Oeste e Norte do país ficaram em segundo plano”Conforme presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras,

somente agora o governo planeja planos concretos para a região fronteiriça

Há cerca de sete meses, eracriado o Instituto de Desen-volvimento Econômico e So-cial de Fronteiras (Idesf), comsede em Foz do Iguaçu, masque atua em toda a região fron-teiriça do Brasil, que soma 16mil quilômetros. A entidade éformada por profissionais li-berais, mas conta com apoiode instituições e empresas. Oobjetivo é propor e identificarprojetos e propostas que po-dem ser implementados nascidades que estão inseridas nafaixa de fronteira.

O presidente do Idesf, Lu-ciano Stremel Barros, atuahá 14 anos como diretor daAssociação Brasileira deCombate à Falsificação(ABCF), representando oParaná. A função lhe rendeuexperiência em relação às re-giões de fronteira, que sãoextremamente vulneráveis àspráticas criminosas, comocontrabando, descaminho,falsificação, pirataria, dentreoutros. “Chegou um deter-minado momento que iden-tificamos que não era só pos-sível e eficiente fazer repres-são. Porque só de repressãonão tínhamos a solução dosproblemas”, comenta, parajustificar a criação do Idesf.

De acordo com Barros, acriminalidade não envolveapenas a lucratividade obtida

por meio de atividades ilíci-tas, mas abrange todo umproblema social que está portrás dos crimes. “As regiõesonde há essa facilidade do cri-me em função do grande nú-mero de condições que os pró-prios países vizinhos permi-tem que isso aconteça, acaba-ram ocasionando ações cri-minosas sendo desenvolvidasaqui”, expõe.

Por isso, o objetivo nãoera apenas combater o cri-me no viés da repressão, mastambém no viés do desen-volvimento. “As pessoas mi-gram para a atividade cri-minosa, muitas vezes, por-que elas não têm condiçõesde emprego e renda. E aíacaba sendo um grandeatrativo a atividade crimi-nosa”, opina. “Essa regiãode fronteira, que vai desde oRio Grande do Sul até oNorte do Brasil, compreen-dendo 16 mil quilômetros, éum mundo quase impensá-vel para alguns países de-senvolvidos. O Brasil foiconstituído e povoado na suaCosta Leste e Centro do país.E as Costas Oeste e Norte dopaís, que estão na fronteira,sempre vieram em um se-gundo plano. O desenvolvi-mento de planos concretosde fronteira está sendo pen-sado agora”, critica.

EXEMPLO DE FOZO presidente do Idesf

exemplifica com a situação deFoz do Iguaçu. Trata-se damaior cidade localizada nafronteira do Brasil, com qua-se 300 mil habitantes. Possuiopções de emprego e renda,com grande parque turísti-co, Itaipu Binacional e ór-gãos estaduais, federais e mu-nicipais, que impulsionam aempregabilidade. Mesmo as-sim, o contrabando e o crimeorganizado se destacam emFoz, sendo estes grandes res-ponsáveis por atividades eco-nômicas da região. “Agoraimaginem essa situação emoutras cidades, onde não háItaipu, onde não há Catara-tas do Iguaçu, onde não hátodos os órgãos federais, es-taduais e municipais, que ge-ram emprego e renda. O quefazer para que essa populaçãonão vá para o crime, mas quemigre para atividades lícitas?Isso passa por um problemade conscientização educacio-nal. Mas educação não só dapopulação, mas do governo.Daí que surgiu o Instituto,com essa possibilidade de pen-sar projetos”, comenta.

PONTOS CRÍTICOSPara Barros, os pontos

críticos na fronteira surgemquando o aparato policial não

Maria Cristina Kunzler

é suficiente e facilita, com isso,que o contrabando entre noterritório nacional. “Paramovimentações dos grupos,todo o entorno do Lago deItaipu é estratégico, a partirdo momento em que não setem uma estrutura para po-der fazer frente à criminali-dade”, expõe.

Questionado se as forçaspoliciais são muito deficien-tes ou corruptas no trabalhode combate ao crime organi-zado, o dirigente expõe quefaltam condições. “Mas nãopodemos pensar que daqui apouco tem que ter um polici-al para cada cidadão na faixa

de fronteira. Precisamos pen-

sar de forma diferente. Preci-

samos pensar que as pessoas

precisam se educar e que o

Estado precisa igualmente se

educar. Quando falamos isso

queremos dizer que é preciso

mais investimentos. Investi-

mentos não só na área de

segurança, mas também de

desenvolvimento”, pontua.

MOLA PROPULSORASegundo o presidente do

Instituto, a mola propulsora

do crime é o lucro. Isso ocor-

re devido à alta carga tribu-tária e da disparidade de pre-ço que existe entre um pro-duto lícito e outro ilícito, cita.“Só será possível coibir o con-trabando a partir do momen-to em que ele for inviabiliza-do. E essa inviabilidade nãopassa apenas pela repressão,mas pelo comércio local, en-sinando e dando as condi-ções às pessoas de adquirirum produto lícito. Esse é ogrande desafio: fazer com queas pessoas não se interessempor aquilo que está mais fá-cil”, declara.

INVESTIMENTOSBarros ainda reforça que é

preocupante o fato do gover-

no federal ter cortado do or-

çamento recursos que seriam

investidos em segurança, mas

manteve a verba para a Copa

do Mundo. “Por isso que in-

sistimos que é preciso ter pla-

nos, e planos muito bem ar-

quitetados, inclusive para

que a população possa saber

da existência destes planos

de governo voltados ao de-

senvolvimento, e para que a

população possa cobrar dos

governantes”, encerra.

Presidente do Instituto

de Desenvolvimento

Econômico e Social de

Fronteiras (Idesf),

Luciano Stremel

Barros: “Para

movimentações dos

grupos, todo o entorno

do Lago de Itaipu é

estratégico”

Page 12: 02 27 2014

A possibilidade de

venda do com-

plexo industrial

da Faville, que vai a leilão em27 de março em Pato Braga-

do, gera uma expectativa po-

sitiva, já que a fábrica pode-

ria voltar a funcionar e gerar

empregos à comunidade e

tributos ao município. Ape-sar de importante, o setor

industrial bragadense não se

apoia na Faville, e sim nas

indústrias em atividade, res-

ponsáveis por

centenas de em-pregos e, o mais

importante, se-

gundo lideran-

ças do setor, em

plena expansão.

Duas das prin-cipais indústrias

do município vão

praticamente do-

brar de tamanho.

De acordo com o

secretário de Indústria, Co-mércio, Turismo e Desenvol-

vimento Econômico de Pato

Bragado, Rogério Scherer

(Picão), o planejamento dos

empresários é expandir.

“Conversamos sempre comos empresários e eles estão

nos dando boas perspecti-

vas. O planejamento é cres-

cer. Uma delas vai ampliar

de 50 para 100 o número de

funcionários até o fim de2015”, conta Scherer. “O

momento é positivo para o

setor”, destaca.

Quem segue a tendência

e pretende ampliar o quadrode funcionários até o fim do

ano é a MVA Confecções,

que chegou a declinar por

conta da falta de mão de obra

qualificada, mas que no fim

de 2013 e início de 2014 reto-mou o crescimento e preten-de contratar 25 novos profis-sionais até dezembro para aunidade fabril, que hoje em-prega 25 pessoas, além deoutras 15 que trabalham emcasa, terceirizadas. “Estamosexpandindo”, garante o ge-rente Edson Maier.

A MVA é uma fábrica deuniformes e facção que atendeclientes bastante conhecidos,como Exército, Polícia Fede-

ral, Ibama, Copel,BRF, Seara e De-tran. Até o fim doano, a indústriapretende produzir130 mil peças so-mente para a Ma-rinha. A linha édiversificada, des-de calças jeans atrajes de gala. “Porisso, precisamosde mão de obra

qualificada (leia box).Sozinho, o setor de confec-

ções, liderado por quatro gran-des indústrias, gera mais de200 empregos diretos no mu-nicípio. “É um espaço ondetrabalham famílias inteiras egera boa renda à população”,pontua o secretário, que nesteano deve atualizar o levanta-mento sobre a participaçãoda indústria na economiamunicipal, conhecendo defato seu percentual na gera-ção de empregos, no Produto

Interno Bruto (PIB) e na gera-ção de renda à prefeitura, pormeio dos impostos.

O Parque Industrial re-cebe a ampliação de duasdas maiores do setor no mu-nicípio - Ludwig Indústriade Equipamentos de Refri-

geração e a Schemaq Indús-tria de Equipamentos Agrí-colas. Os barracões que de-vem receber novas linhasde produção já tomam for-ma ao lado das estruturas jáexistentes. Com a amplia-ção, novas vagas de traba-

lho serão abertas. “A indús-tria movimenta a economiado município. O setor, hojeresponsável por muitos em-pregos em Pato Bragado,está ampliando sua partici-pação na economia”, contao secretário.

"Conversamos

sempre com os

empresários e

eles estão nos

dando boas

perspectivas. O

planejamento

é crescer"

Page 13: 02 27 2014

Lideranças do setor admi-tem que hoje o grande proble-ma da indústria é encontrartrabalhador qualificado para oexercício das funções. “Prova-velmente devamos ter que tra-zer trabalhadoras de outrosmunicípios porque a mão deobra está escassa aqui emPato Bragado”, conta o geren-te da MVA, Edson Maier.

De acordo com ele, muitagente está disposta a traba-lhar, mas não tem o conheci-mento da costura. “Querem oemprego, mas não fazem umtreinamento”, menciona. O se-cretário de Indústria, Comér-cio, Turismo e Desenvolvimen-to Econômico, Rogério Sche-rer (Picão), concorda: “algu-mas indústrias do municípioprecisam importar mão deobra”, revela.

Ainda segundo o gerente,como a mão de obra é escas-sa, após o funcionário treina-do, uma outra empresa ofereceum salário mais atrativo e quemtreinou o empregado acaba fi-cando sem o trabalhador, com

a vaga em aberto.Entretanto, o bom mo-

mento experimentado pelosetor industrial do municípiopode trazer mais benefíciosa quem já é qualificado oucontinua reciclando conhe-cimentos. “Algumas funcio-nárias que eram chefes deprodução estão trabalhandoem casa. Por serem bas-tante qualificadas elas ga-nham mais, trabalham emcasa, perto da família e pro-duzem mais. Por outro lado,gastamos menos por nãoter os encargos do vínculoempregatício, energia, en-tre outras situações”, pon-tua o gerente da MVA.

“Quem busca a qualifi-cação tem a oportunidadede melhorar o salário, con-segue crescer dentro da em-presa em que trabalha”, fri-sa o secretário. “Hoje não émais necessário buscar em-prego fora de Pato Bragado.A cidade oferece oportuni-dades, basta buscar qualifi-cação”, acrescenta.

Grande problema é encontrarmão de obra qualificada

Page 14: 02 27 2014

NOVA SANTA ROSA

Saúde cria promoção “Verão Sem Dengue”Imóvel contemplado receberá uma caixa térmica grande de 44 litros e o primeiro imóvel

da direita e o da esquerda do contemplado receberão uma cadeira de praia cada

14 | O PRESENTE QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014GERAL

A Prefeitura de Nova San-ta Rosa, por meio da Secreta-ria de Saúde, criou a promo-ção “Verão Sem Dengue”,com o objetivo de incentivara população a manter seusimóveis limpos, para que nãoocorra o risco de prolifera-ção do mosquito transmis-sor da dengue. Como incen-tivo, todos os imóveis domunicípio vistoriados pelosagentes do Programa Naci-onal de Controle da Dengue(PNCD) concorrerão a cin-co caixas térmicas grandesde 44 litros e dez cadeiras depraia, em sorteios hoje (27) enos dias 06, 11, 13 e 20 demarço, sempre a partir das09 horas, na Rádio Cristali-na FM, de Nova Santa Rosa.

De acordo com a secretária

Secretária de Saúde, Marlice Wutzke Fernandes: “Se não estiverem com

a situação adequada, o prêmio passará para o vizinho mais próximo”

de Saúde, Marlice WutzkeFernandes, para ganhar oprêmio o sorteado deve man-ter recipientes, como caixasd’água, barris, tambores, tan-ques e cisternas devidamentefechados com tampas adequa-das; fazer a higienização dascaixas d'água e cisternas peri-odicamente; manter o terre-no limpo, grama aparada, semacúmulo de objetos como vi-dros, potes, garrafas, latas epneus; manter as calhas lim-pas, removendo folhas, ga-lhos e sujeiras que possamimpedir a água de correr; nãodeixar acumular água sobrelajes; manter as lixeiras bemfechadas, usando sacos plás-ticos e mantendo-os fora doalcance de animais até o reco-lhimento do serviço de limpe-

za urbana; colocar areia nospratinhos de plantas; trocara água de vasos de plantasaquáticas semanalmente,aproveitando para limpar pordentro com escova e sabão;fazer inspeção semanalmentee verificar se todos os itensacima estão de acordo.

PREMIAÇÃOSegundo Marlice, o imó-

vel contemplado receberá umacaixa térmica grande de 44litros e o primeiro imóvel dadireita e o da esquerda docontemplado receberão umacadeira de praia cada. O sor-teado receberá o prêmio so-mente se as regras da promo-ção forem cumpridas, sendoque antes de entregar o prê-mio os agentes da dengue fa-

rão a vistoria no terreno, casoesteja limpo, o proprietáriodo imóvel receberá a caixatérmica. “A mesma regra valepara os vizinhos do contem-

plado da caixa térmica. Se nãoestiverem com a situação ade-quada, o prêmio passará parao vizinho mais próximo”,salienta a secretária.

Luiz Fernando Cerni

Parque de Exposições recebe nova iluminação públicaO Parque de Exposições de

Marechal Cândido Rondonvai receber um investimentode quase R$ 300 mil para ainstalação de nova ilumina-ção pública. A ordem de ser-viço para a execução da obrafoi assinada pelo prefeito Mo-acir Froehlich ontem (26), nasala de reuniões do gabinete,na prefeitura. Estiveram pre-sentes também o vice-prefeitoSilvestre Cottica, os secretári-os de Coordenação e Planeja-mento, Mauro Donha, deAdministração, Altair Genz(Maninho), de Indústria, Co-

mércio e Turismo, GuidoHerpich, de Gabinete LairBersch, e representantes daempresa vencedora da licita-ção, Casa das Lâmpadas Ltda.

Os recursos para a execu-ção da obra são oriundos doMinistério do Turismo, comcontrapartida do município.No total, serão investidosR$ 299.487, 49 na instalaçãode 21 superpostes e 31 postesornamentais.

Contando a partir da datada assinatura do contrato, aempresa tem três meses paraexecutar a obra.Registro da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a implantação da nova iluminação

Hellygton Webber

Page 15: 02 27 2014

ÁRIES: O contato comamigos revela ideias in-teressantes. Incertezasdarão lugar a uma maiorassertividade. Cuidado

com atitudes rebeldes.

TOURO: Dia em que asquestões profissionaisestão evidenciadas. Idei-as inusitadas. Soluçõesalternativas são interes-

santes para antigos questionamentos.

GÊMEOS: Rapidez de ra-ciocínio que ajuda a to-mar decisões, mas cuidecom precipitações. An-seio por novos aprendi-

zados e por viagens.

CÂNCER: Ainda não é omomento mais indicadopara negociações. Presteatenção na intuição. Vocêainda está num período

em que precisa rever muitas coisas.

LEÃO: Muito a ser refleti-do e conversado em seusrelacionamentos e parce-rias. Antigos temas, quevocê imaginava solucio-

nados, retornaram à pauta.

VIRGEM: Dia em que po-derá rever pontos de vistarelacionados ao trabalho eà saúde. Cuidado redobra-do na tecnologia e na co-

municação com as pessoas.

LIBRA: Momento em quevocê está repensandoas suas atitudes em re-lação ao amor. Hora derever conceitos e de agir

com mais autenticidade e liberdadede expressão.

ESCORPIÃO: Você temestado mais introspec-tivo e isso tem reflexosobre as relações fa-mil iares. Hoje é um dia

importante para rever atitudes emo-cionais.

SAGITÁRIO: Reflita sobreo modo como tem se co-municado e se a cabeça eo coração estão em sinto-nia. Retorno de antigos in-

teresses, temas, estudos e contatos.

CAPRICÓRNIO: Excelen-te dia para rever seus va-lores e para expressar osseus talentos. Questõesfinanceiras ainda podem

estar em suspense.

AQUÁRIO: Sinais intuiti-vos do futuro. Momentoimportante para harmoni-zar razão e emoção e paraagir de forma libertária e

inovadora.

PEIXES: Dia que favore-ce a contemplação, a fé ea percepção intuitiva. Vocêtende a estar mais reser-vado e introspectivo.

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

MOUSSAKA

Modo de preparo:Coloque as fatias de berinjela em água e sal e deixe por 20minutos. Escorra bem até tirar todo o excesso de água. Grelheas fatias de berinjela em frigideira untada com margarina culiná-ria e reserve. Coloque o azeite na panela e refogue as cebolas,junte a carne moída e mexa até dourar. Acrescente os tomates,a cachaça e todos os temperos. Deixe em fogo baixo por 30minutos até que seque quase todo o líquido. Ficará um molhoespesso. Adicione a farinha de rosca, retire do fogo, misture beme reserve. Bata no liquidificador todos os ingredientes do molhobranco - exceto o queijo parmesão - coloque o líquido em umapanela e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Reserve.Montagem:Em um refratário untado com manteiga, faça uma camada deberinjela, depois uma camada da carne. Intercale as camadasaté finalizar com uma camada de berinjela. Cubra com o molhobranco, espalhe o queijo ralado e leve ao forno preaquecido, a200 graus, por aproximadamente 40 minutos.

Ingredientes:500 g de berinjelas fatiadas

finas, em sentido longitudinalSal a gosto1/2 xícara de chá de azeite de

oliva2 cebolas médias picadas500 g de carne moída (carne

magra)3 tomates sem pelo e sem

sementes1 xícara de café de cachaça1 colher de chá de pimenta do

reino1 colher de chá de canela em pó

PACIENTE CLEPTOMANÍACODepois de um ano de tratamento, o psiquiatra fala para o

paciente:- Seu Jorge, você está totalmente curado da cleptomania.- Ai, doutor! Graças a Deus!- Graças a Deus, não! - discorda o médico - Graças a mim! O

senhor vai pagar com cheque ou em cartão?- Ah, eu pago em dinheiro, doutor. Estou tão feliz!- Muito bem. - exclama o psiquiatra, sorrindo - Para provar que

está curado, quero que saia daqui e vá direto ao shopping. Vocêvai ver que não vai sentir vontade de roubar nada.

- Ai, doutor... Mas e se eu tiver uma recaída?- Bem, nesse caso, você pode trazer um celular novo para mim?

ADVOGADO NO LEITO DE MORTEO advogado, no leito de morte, pede uma Bíblia e começa a

lê-la avidamente.Todos se surpreendem com a conversão daquele homem

ateu e uma pessoa pergunta o motivo. O advogado doenteresponde:

- Estou procurando alguma brecha na lei!

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

QUINTA-FEIRA (27)

Antônio consegue despistar So-raia. Martin decide que o bloco conta-rá com todas as marchinhas compos-tas pela turma. Maura usa a brincadei-ra com Tita para tentar destruir ocasarão. Ben afirma que ele e Martincantarão no bloco de Carnaval, paradesespero de Micaela e Sofia. Vitortermina o namoro com Clara. Sofia temuma ideia para chamar a atenção deBen no bloco. Frédéric percebe asrachaduras provocadas por Maura ese desespera, mas Pedro insiste quepode ser uma sabotagem. Raissa eGuilherme se entendem.

JOIA RARALíder Jorge e Rafa tentam

compreender a mudança de LC.William decide procurar a tribodos índios na mata para salvarGuto. Líder Jorge pensa em fugirda Comunidade. William encon-tra a trilha dos índios e pedesocorro. Inês diz para Álvaro quevai gastar o dinheiro de Thomazcom ele. Heloísa e Thomaz vol-tam de viagem. Carlos dá umremédio para Guto. LC conse-gue explicar seu plano para LíderJorge, antes de ser levado para amáquina. Kleber avisa a Hermesque perdeu Marlon e Lili na mata.

EM FAMÍLIAShirley avisa Laerte sobre a morte

de Itamar. Selma se desespera coma morte do marido. Virgílio encontraFelipe embriagado e desacordado nobanheiro. Branca exige que seu ad-vogado tire do ex-marido tudo o queestiver em seu nome. Helena amea-ça denunciar o irmão. Cadu mostra amaquete de seu restaurante paraChica e Rosa. Helena pede paraChica conversar com Felipe. Laertefala para Selma voltar para o Rio deJaneiro com ele e Verônica. MissLauren implica com Flora e Neidinhatenta apaziguar a situação.

ALÉM DO HORIZONTE○

MALHAÇÃO

*

Manfred discute com Ernest e dizque ele não deveria ter expulsadoGertrude da mansão. Pérola insistepara que Franz a leve à casa deErnest. Aurora e Lola brigam no clubee os clientes aplaudem achando queera um número ensaiado. Na mansão,Pérola abraça Manfred, deixando-oemocionado. Peteleco diz a Hilda quegostaria que ela voltasse para Toni.Gertrude e Venceslau levam Manfredpara casa. Laura decide aceitar aproposta de trabalho de Ernest najoalheria. Manfred segue Amélia eacaba atacando a mulher de Franz.

1 colher de café de noz-mos-cada1 colher de sopa de farinha de

rosca

Molho branco2 colheres de sopa de man-

teiga ou margarina2 colheres de sopa (rasas) de

farinha de trigo500 ml de leite1 colher de chá de noz-mos-

cadaSal a gosto150 g de parmesão ralado

QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 15

Page 16: 02 27 2014

16 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014

Termo de pactuação do programa será assinado amanhãEvento acontece às 07h45, no auditório do paço municipal rondonense

CIDADE EMPREENDEDORA

O município de MarechalCândido Rondon firma amanhã(28) parceria com o Sebrae paraa implantação do Programa Ci-dade Empreendedora, que temcomo objetivo o desenvolvimen-to de um ambiente institucional

municipal favorável a microem-presas (MPEs), empresas de pe-queno porte (EPP) e os microem-preendedores individuais(MEIs). Entre os temas propos-tos está a desburocratização,compras públicas, tributação,

inovação, acesso ao crédito, edu-cação empreendedora, acesso ejustiça e associativismo.

O evento acontece no audi-tório da prefeitura, a partir das07h45, e contará com a presen-ça de autoridades e integrantes

Chefe de gabinete da secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Claudio

Kohler: “Nesta sexta-feira vamos apresentar as propostas para garantir a

obtenção dos resultados contidos no Programa Cidade Empreendedora”

de entidades do município, alémde membros do Comitê Gestor,criado em 2013 para elencar asações a serem desenvolvidaspelo programa e garantir queos objetivos sejam alcançados.O comitê é formado por inte-grantes da sociedade, prefeitu-ra, Unioeste, Acimacar e repre-sentantes do Legislativo.

O chefe de gabinete da Secre-taria de Indústria, Comércio eTurismo, Claudio Kohler, comen-ta que uma das ações já desenvol-vidas pelo comitê foi a elaboraçãode um planejamento estratégicodas ações que pretendem ser de-senvolvidas até 2015. Estas ações,segundo ele, estão contidas notermo que será assinado amanhã.

Entre os resultados a serematingidos está o aumento de li-nhas de créditos; ter demandaatendida com orientação jurídicade acordo com a Lei Geral da MPE;ter a disciplina de empreendedo-rismo implantada em três esco-las públicas do município; ter 20novos espaços disponíveis paraMPEs nos parques industriais; au-

mentar a formalização de MEIs;ter cadastro de todos os fornece-dores do município; aumentarpara 70% o índice geral de imple-mentação da Lei Geral indicadono diagnóstico temático; aumen-tar para 90% o número de MEIscom alvará municipal; diminuiro prazo de trâmite de abertura deMPEs, para atividades de baixorisco, para cinco dias úteis; teruma nova universidade (UTFPR)implantada no município; aumen-tar em 10% o volume de compraspúblicas de MPEs locais.

No termo constam tambémas ações propostas pelo ComitêGestor para a obtenção dos re-sultados a serem atingidos. “Apartir desta pactuação as açõesserão colocadas em prática.Uma delas será de imediato, queé o de compras públicas. Inte-grantes do paço municipal re-ceberão treinamento para fa-vorecer as compras públicasdas MPEs, EPPs e MEIs. As açõesterão o apoio do Poder Públicoe outras entidades do municí-pio”, afirma Koehler.

Guaíra terá campanhapreventiva às mulheres

A Secretaria de Saúde deGuaíra, em parceria com aUnião Oeste Paranaense de Es-tudos e Combate ao Câncer(Uopeccan), prepara para omês de março uma programa-ção especial dedicada às mu-lheres. Trata-se da campanhaintitulada “Mulher que seama… Se cuida!”, que será re-alizará em 1º de março, o DiaD, das 08 às 13 horas, no Cen-tro Médico. Na oportunidade,serão disponibilizados exa-mes de pele, verificação depressão e glicemia, solicitaçãode mamografia e exames pre-

ventivos de colo uterino.Atividades semelhantes se-

rão disponibilizadas em todasas unidades básicas de saúdeao longo do mês de março.

“A prevenção sempre seráa melhor aliada da saúde. Estainiciativa, que faz parte de umaprogramação em alusão ao DiaInternacional da Mulher, co-memorado em 08 de março, émuito importante e gostaría-mos muito de poder contarcom a participação em massadas mulheres guairenses”, ex-plica a enfermeira LucimeryEvelin Aparecida Gunthner.

Ademir Herrmann

Page 17: 02 27 2014

O PRESENTE | 17QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014

Obras de recape devem ser concluídas em duas semanasDepois começam os trabalhos para revitalização da Rua 9 de Agosto, em frente à sede da Copagril

AVENIDA RIO GRANDE DO SUL

GERAL

Estão em andamento asobras de recape asfáltico daAvenida Rio Grande do Sul,no trecho entre a Raquel Ma-lhas e o Supermercado Copa-gril. A empresa D&D Pavi-mentações Ltda começou aexecutar os trabalhos na se-mana passada.

Conforme o secretário deCoordenação e Planejamen-to, Mauro Donha, que ontem

(25), acompanhado do pre-feito Moacir Froehlich, vice-prefeito Silvestre Cottica e se-cretário de Viação e ServiçosPúblicos, Adriano Cottica,esteve vistoriando os traba-lhos, a previsão é que dentrode duas semanas as obrasestejam concluídas. “Tudoestá correndo dentro da nor-malidade e no cronogramaestabelecido. Devemos des-

tacar a qualidade da obra e aagilidade dos serviços. Den-tro de duas semanas o reca-pe deverá estar concluído”,acredita Donha.

O secretário lembra queapós os trabalhos na AvenidaRio Grande do Sul, a empresadará início às obras de revita-lização na Rua 9 de Agosto,que passa em frente à sedeadministrativa da Copagril,

Autoridades municipais com moradores e empresários da Avenida Rio Grande do Sul,

trecho que está sendo recapado, por ocasião da vistoria nas obras

que compreende alargamen-to da via, ciclovia, sinalizaçãoviária, drenagem e calçada,no trecho entre a AvenidaMaripá e o trevo da AACC.“São mais duas obras muitonecessárias que acontecem nomunicípio. Os recapes sãomuito importantes, tendo emvista a pavimentação do cen-tro da cidade ser antigo e ne-cessitar de constante reparo.

Os trechos somam-se às de-mais obras de recape já reali-zadas em outras importantesvias do município, sendo estauma das metas da administra-ção municipal”, aponta.

No total, as obras deman-darão investimentos de R$1.018.543,23, sendo R$ 888,7mil oriundos do Ministériodas Cidades e o restante con-trapartida do município.

Prefeito Moacir,

vice Cottica e

secretário Mauro

Donha

comprovaram a

qualidade da obra

e verificaram que

tudo está de

acordo com o

projeto, que

apresenta

espessura de

recape de três

centímetros

Fotos: Ademir Herrmann

Page 18: 02 27 2014

18 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014

Quatro Pontes pode receber dois ônibus à EducaçãoAdministração também discute possibilidade de ampliação da antiga creche, que hoje atende cerca de 90 crianças

TRANSPORTE ESCOLAR

Com o objetivo deproporcionar uma edu-cação de melhor quali-dade, o Departamentode Educação, Cultura eEsportes do municípiode Quatro Pontes vembuscando alternativaspara angariar recursospara que sejam realiza-dos novos investimen-tos no setor. De acordocom a diretora do De-partamento, professoraRuth Juwer, na últimaterça-feira (25) foi reali-zada uma reunião naqual foi discutido sobreo recebimento de doisônibus. “Eles serão uti-lizados no transporteescolar e demais ativida-des da pasta de Educa-ção, e devem ser viabili-zados por intermédio doPrograma Caminhos daEscola, projeto desen-

volvido pelo governo fe-deral”, afirma.

Segundo ela, recen-temente o municípioiniciou atividades commateriais didáticos e pe-dagógicos, como apos-tilas, do sistema Positi-vo, com uso desde alu-nos da creche até o 5ºano. Ruth destaca queuma necessidade hoje éa ampliação do espaçofísico da antiga creche.“Neste ano foram inici-ados os trabalhos doCMEI em período inte-gral. Ele deve ser ampli-ado, pois lá são atendi-das cerca de 90 criançase o nosso objetivo é queconsigamos isto aindaneste ano”, enfatiza.

Outro assunto apre-sentado pela secretáriadiz respeito à implanta-ção de 33% de hora-ati-

vidade para professores,que ministram aulaspara 300 estudantes darede municipal de ensi-no. “Além disso, preten-demos conversar sobrea viabilidade e as neces-sidades que devem seratendidas para alteraçãono plano de carreira dosprofessores, porém ain-da é cedo para definirquando e de que formaocorrerá. Estamos inici-ando os debates”, diz.

Recentemente a equi-pe esteve reunida compais de alunos que par-ticipam dos projetos cul-turais para início dasatividades de música,como aulas de balé, gui-tarra, jazz, sopro, tecla-do, violão, dança alemãe gauchesca, além deensaios do coral e ofici-na de pintura.

Mercedes investiu mais que oexigido em Educação e Saúde

Foram apresentadosna terça-feira (25), naCâmara de Vereadoresde Mercedes, os núme-ros relativos ao últimoquadrimestre de 2013. Aaudiência pública foiprestigiada por autori-dades municipais e pelacomunidade, e é exigidapela Lei de Responsabi-lidade Fiscal. Na opor-tunidade, foram infor-madas todas as receitas,despesas, entradas e aarrecadação dos últi-mos quatro meses doano passado.

Durante apresentaçãodo demonstrativo dos in-vestimentos em educaçãoe saúde, foi constatado queo governo municipal apli-cou 26,9% em educação,

quando o exigido por lei éao menos 25% da arreca-dação, e outros 26,29% emsaúde, sendo exigidos 15%dos recursos na área.Também foi apresentadoo relatório dos gastos comfolha de pagamento de2013, que ficaram em39,7%, bem abaixo dos 54%

permitidos por lei. Já o su-perávit obtido ano pas-sado somou o montantede R$ 1.640.012,49.

Após a audiência pú-blica, foi apresentado à po-pulação o primeiro proje-to de remodelação da Ave-nida João XXIII, que seráexecutado em breve.

Diretora do Departamento de Educação, Ruth Juwer: “Pretendemos conversar sobre a

viabilidade e as necessidades que devem ser atendidas para alteração no plano de carreira

dos professores, porém ainda é cedo para definir quando e de que forma ocorrerá”

O Presente

Autoridades e comunidade presentes na audiência

pública, realizada terça-feira (25), na Câmara

Divulgação

Pato Bragado tem novas conselheiras tutelaresO Conselho dos Direi-

tos da Criança e do Ado-lescente de Pato Bragadopromoveu ontem à tarde(26), na Câmara de Verea-dores, o encerramento dopleito eleitoral para esco-lha de novos conselhei-ros. Quatro candidatas seinscreveram para o pre-enchimento de três vagasimediatas.

O processo de esco-lha foi através do votosecreto. Ao todo, em cin-co horas de votação fo-ram registrados 336 vo-tos, sendo um nulo. Asnovas conselheiras tute-lares escolhidas são: Eli-sângela Germano Perei-ra (157 votos), Ivete Gri-ebeler Hickmann (94) eSandra Cisz (72). Com 12

votos, Janete Marli Lutzficou com a primeira su-plência. Até o momento,apenas as conselheirasMarta Sehn e Nadir De-pper prestam serviços deatenção às crianças eadolescentes.

A posse das conselhei-ras ocorre amanhã (28),às 17h30, na sala de reu-niões da prefeitura.

Page 19: 02 27 2014

O PRESENTE | 19QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014 ESPECIAL

Page 20: 02 27 2014

20 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

QUINTA-FEIRA,27 DE FEVEREIRO DE 2014

Dia 27: Alexandre André SchonsDia 27: Ana Isabel ArrudaDia 27: Bruno Gustavo BeckerDia 27: Fabiane SturmDia 27: Fernando MarlowDia 27: Francielly Thais HirataDia 27: Ivone HeinDia 27: Jaqueline DapperDia 27: Jenesi Scherer WerleDia 27: Lídia SanderDia 27: Lucimar Antonio FraDia 27: Mateus BorellaDia 27: Murilo SaabkaDia 27: Renata BackesDia 27: Rodrigo BackesDia 27: Waldemar Wilson Adam

Médico Ciro Mikami acompanhado da esposa Deonice.Ela assumiu a presidência do Conselho da Mulher

Empreendedora de Santa Helena, na semana passada

ENCONTRO ESTADUAL

DA CÂMARA DA MULHERNo dia 17 de março, acontece em Foz do Iguaçu, no

Rafain Palace Hotel & Convention Center, o EncontroEstadual da Câmara da Mulher, que neste ano tem comotema “Mulheres que surpreendem”. Neste dia, todas as21 Câmaras da Mulher Empreendedora e Gestora deNegócios instaladas no Estado se reúnem para comemo-rar o Dia Internacional da Mulher e homenagear asempresárias destaques de cada cidade com o prêmioMulher Destaque Anual. Com inicio à tarde, a progra-mação tem na agenda a palestra de Eugênio Mussak, emseguida, a blogueira Chris Francini, do “Lookdodia”,fala sobre a imagem pessoal. Durante a noite acontece aabertura oficial, quando iniciam as homenagens e ojantar festivo animado pelo show Uma Noite com Elvis,de Rogério Cordoni e Big Band.

COJEM COMPLETA20 ANOS

O Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) deMarechal Cândido Rondon, órgão vinculado à Associa-ção Comercial e Empresarial (Acimacar), comemorouseu 20º aniversário na última segunda-feira (24). Adata foi marcada por um encontro festivo na sede daAcimacar, o qual contou com a presença de integrantesdo Cojem e também do presidente da Associação Comer-cial, Josué Maioli, e diretores. Fundado em 24 de feverei-ro de 1994, há duas décadas o Cojem vem atuando como objetivo de colaborar com o desenvolvimento pessoal eprofissional dos jovens empreendedores de MarechalRondon, capacitando-os para exercerem com mais di-namismo suas atividades comerciais e também nacomunidade. Isso é feito a partir de ações internas etambém campanhas de caráter social desenvolvidasno município. Atualmente, o Conselho do Jovem Em-preendedor conta com cerca de 50 membros.

Ademar Berwanger e a esposa Vera com a filha Vanessa por ocasião

da formatura do curso de Publicidade e Propaganda da Fasul,

que aconteceu em Toledo no último sábado (22)

Arquivo pessoal

O

Pre

se

nte

Page 21: 02 27 2014

O PRESENTE | 21QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014 SOCIAL

Deise e Rosemir

Mengarda com o

filho Murilo, de

Pato Bragado

Leila Fotografias

Elizabeth e João Marcos Gomes com a neta Julia prestigiandorecente evento em Marechal Cândido Rondon

Revelest11º SEMINÁRIODE EDUCAÇÃO

ESPECIALO Programa Institucional de

Ações Relativas às Pessoas comNecessidades Especiais (PEE) docampus de Cascavel da Universi-dade Estadual do Oeste do Paraná(Unioeste) abre inscrições sábado(1º) para o 11º Seminário de Edu-cação Especial. O evento será rea-lizado no auditório do campus eterá como tema “A Concepção dePessoa com Deficiência e a PráticaPedagógica na Perspectiva Histó-rico-Cultural do Professor noEnsino Regular”. O curso é desti-nado à comunidade da EducaçãoBásica, Ensino Superior, profis-sionais que atuam na área da edu-cação e integrantes de entidadespara pessoas com deficiência. Asinscrições são gratuitas e podemser feitas até 15 de março, somentepelo site www.unioeste.br/peese-minario2014.

1º CURTA TOLEDOToledo vai ser palco do 1º Festival de Curtas-metragens da cidade. O

evento acontece entre 02 e 10 de agosto, no Centro de Artes e Esporte (CEU).O objetivo dos organizadores é fomentar e dar abertura à linguagemcinematográfica na comunidade. Além da exibição de filmes, serão ofereci-das à população oficinas de cinema e produção.

Page 22: 02 27 2014

22 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014

Brasil deve produzir 72 milhões de toneladas de milhoNo ano passado, país produziu 81 milhões de toneladas e exportou 26 milhões - recorde histórico

ESTIMATIVA 2014

Nesta semana, o econo-mista e consultor de merca-do do Serviço Nacional deAprendizagem Rural (Senar)

Goiás, Pedro Arantes, falousobre o mercado de milhodurante mais um Semináriode Comercialização e Merca-

do Agrícola. Ele contextua-lizou o tema apresentandoos dados do Brasil, que ficouem quarto lugar no ano de

Economista e consultor do Senar, Pedro Arantes: “O ideal é

que a relação estoque/consumo fique em torno de 15%”

2013 - na produção mundial- com 81 milhões de tonela-das. A expectativa de produ-ção para este ano é de 72milhões de toneladas.

Arantes explicou que dototal produzido em 2013, oBrasil exportou 26 milhõesde toneladas, sendo esta amaior exportação de milhojá realizada pelo país. O Bra-sil também teve um consu-mo interno de 54 milhões detoneladas, ficando com umestoque final de nove mi-lhões de toneladas. “Quan-do há muito estoque o preçodo grão tende a cair, já que aoferta é muito grande. Aocontrário, quando ó esto-que é pequeno, o preço sobe.O ideal é que a relação esto-que/consumo fique em tor-no de 15%”, pontuou.

Quanto ao estoque em2014, a estimativa é que fiqueem torno dos nove milhõesde toneladas, o que, segundoo ecnomista do Senar, colocao Brasil em uma posição con-fortável quanto ao forneci-mento do grão.

REDUÇÃOO analista ressalta que o

nível de estoque estimado emnove milhões poderá sofreruma redução e cair para atéquatro milhões de toneladas.Tudo devido a problemas cli-máticos que já afetaram o iní-cio do plantio.

De acordo com Arantes,frente ao aumento da compe-titividade do milho brasileirono mercado externo, o país

passou a figurar como umgrande exportador do grão,mesmo com todas as dificul-dades de escoamento. Outrofator citado pelo economistafoi o aumento da produçãono ano passado diante dosucesso da segunda safra.“Poucos países podem pro-duzir uma segunda safra de-vido às condições do clima.Aqui colhemos essa segundasafra quando temos poucomilho no mercado, o que au-menta ainda mais nossa com-petitividade”, ressaltou.

FATORESArantes apresentou os fa-

tores altistas e baixistas parao comércio do milho, ilus-trando os principais pontosque os produtores devem fi-car atentos nos próximosmeses. Como fatores baixis-tas, ele citou a demanda inter-na norte-americana possivel-mente superestimada, a ro-busta safra no Brasil e emoutros lugares do mundo eos estoques norte-americanosque estarão recompostos em2014, pressionando negativa-mente os preços do milho.

Já como fatores altistas, oanalista citou a maior capita-lização dos produtores brasi-leiros, que podem segurar oproduto por mais tempo, ele-vando os prêmios no merca-do interno. Aliado a isso te-mos a demanda de exporta-ção que vem ganhando cadavez mais espaço no país e aexpectativa de manutençãonas altas taxas de câmbio.

CNA

Page 23: 02 27 2014

O PRESENTE | 23QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014

Paranaenses propõem R$ 200 bi para financiar safraParaná deve absorver em torno de 20%, que é o volume médio de recursos estimados para dar osuporte à safra de grãos que o Estado produz, também em torno de 20% da produção nacional

PLANEJAMENTO 2014/15

AGRONEGÓCIO

Secretário da

Agricultura do

Paraná, Norberto

Ortigara: “A

apreensão no Paraná

é com a redução na

produção de

sementes de soja,

cujos campos foram

afetados pela seca”

ANPr

Representantes do Gover-no do Paraná e de entidadesligadas à agropecuária do Es-tado propuseram na terça-fei-ra (25) ao governo federal a li-beração de R$ 200 bilhões parafinanciamento da safra agrí-cola e pecuária em 2014/15, sen-do R$ 170 bilhões para atendera agricultura empresarial eR$ 30 bilhões para atender aagricultura familiar.

Deste total, o Paraná deveabsorver em torno de 20%, que éo volume médio de recursos es-timados para dar o suporte àsafra de grãos que o Estado pro-duz, também em torno de 20%da produção nacional, disse osecretário estadual da Agricul-tura e do Abastecimento, Nor-berto Ortigara. A ocorrência daúltima estiagem que está provo-cando prejuízos aos produtoresde soja e milho e à economiaparanaense em geral comprovaa necessidade de recursos para oprodutor não desanimar e con-tinuar plantando, diz Ortigara.“Por isso estamos aqui pensan-do na próxima safra e discutin-do com os ministérios da Agri-cultura e do DesenvolvimentoAgrário as nossas reivindica-ções”, declarou Ortigara, ao de-fender um bom planejamentopara a safra 2014/15.

A apreensão no Paraná écom a redução na produção desementes de soja, cujos cam-pos foram afetados pela seca, ese não houver apoio do gover-no federal pode comprometero desempenho da próxima sa-fra de verão.

As propostas foram discu-tidas em Curitiba pelos diri-gentes do governo federal, dogoverno estadual e pelas enti-dades que representam os agri-cultores, como a Federação daAgricultura do Estado do Pa-raná (Faep), Organização dasCooperativas do Paraná (Oce-par), Federação dos Trabalha-

PropostasAS PROPOSTAS PARANAENSES, DE

CONSENSO COM AS ENTIDADES, SÃO:

- Elevação do volume de recursos, considerando o aumen-to dos custos de produção por causa do aumento do frete,dos principais insumos (sementes, fertilizantes, defensivosagrícolas).

- Redução das taxas de juros de 6% para 3,5% ao ano na linhade financiamento para o Programa de Sustentação de Investi-mentos (PSI), para compra de caminhões, máquinas e equipa-mentos para os produtores rurais. Ou simplesmente o retorno dastaxas praticadas até dezembro de 2013, quando eram de 3,5%.

- Redução de 0,5% no financiamento com recursos controla-dos pela União. As linhas de financiamento, com esses recursos,baixariam de 5,5% para 5% ao ano.

- Redução das taxas de juros para os financiamentos na linhade Agricultura de Baixo Carbono (ABC) de 5% para 3,5% ao ano.

- Aumento do prazo de financiamento de equipamentossemifixos para o programa de investimentos do médio produtor,de seis para dez anos.

- Instituição dentro do Programa Nacional para o MédioProdutor (Pronamp) de mecanismos legais que identifique omédio produtor, aos mesmos moldes que existe para a agricul-tura familiar que é identificada pela DAP (Declaração de Aptidãoao Pronaf).

- Na linha do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento daAgricultura Familiar), a proposta para aumentar os limites máxi-mos de financiamento em 20%. No apoio ao custeio, os limitessubiriam de R$ 100 mil para R$ 120 mil por produtor. E no apoioao investimento, os limites subiriam de R$ 150 mil para R$ 180mil por produtor.

- Ampliação do limite de crédito de investimentos de R$ 300mil para R$ 400 mil para a avicultura, suinocultura e bovinoculturade leite, considerando que essas propostas demandam maiorvolume de recursos.

dores na Agricultura do Esta-do do Paraná (Fetaep), agentesfinanceiros e técnicos do setoragropecuário.

ATUAL CICLONa safra em andamento

2013/14, o setor agrícola naci-onal foi contemplado com umtotal de R$ 157 bilhões, sendoR$ 136 bilhões para a agricul-tura empresarial e R$ 21 bi-lhões para a agricultura fami-liar. Ortigara defendeu a am-pliação de recursos para o se-tor agrícola para que o produ-tor rural possa continuar in-vestindo em tecnologia, façaum bom cultivo e continue con-tribuindo com os excelentes re-sultados do setor à balança co-mercial brasileira. Somente oagronegócio contribuiu comum superávit de R$ 83 bilhõesna balança comercial de 2013.

O presidente da Federaçãoda Agricultura do Estado doParaná (Faep), Ágide Mene-guette, defendeu a liberaçãoautomática do seguro ruralpara os agricultores. Segundoele, os agricultores sofrem como clima como geadas, excessode chuvas ou falta delas comoocorreu recentemente e nãopodem ficar à espera da assi-natura de uma medida provi-sória ou liberação de orçamen-to para atender o setor quandohouver esse tipo de demanda.

SEMENTESO superintendente da Or-

ganização das Cooperativas doParaná (Ocepar), Nelson Cos-ta, solicitou ainda a interferên-cia do governo federal junto àsempresas produtoras de se-mentes, que surpreenderam omercado com fortes altas nacobrança de royalties no for-necimento de sementes trans-gênicas, para reexaminaremseus custos. E também que oMinistério da Agricultura ava-

lie o registro de novos produ-tos agroquímicos para o en-frentamento de pragas comolagartas e outras.

As propostas que estão sen-do encaminhadas ao governofederal contemplam o atendi-mento ao médio produtor, pormeio do Plano Agrícola e Pecu-ário, e o Plano Safra 14/15, diri-gido à agricultura familiar. Assugestões para os planos agrí-colas são encaminhadas anu-almente pelos Estados. O go-verno federal divulga as regraspara todo o país normalmenteno mês de junho, antes do iní-cio do plantio da safra de grãosde verão no País.

CRÉDITOEntre as sugestões encami-

nhadas este ano, as mais signi-ficativas giram em torno do flu-xo de recursos para as princi-pais linhas de crédito e sobremanutenção e redução de ta-xas de juros para alguns pro-gramas específicos.

Os diretores de PolíticaAgrícola, do Ministério daAgricultura, Wilson Vaz deAraújo e Edilson Guimarães,receberam as propostas sali-entando que o Estado do Para-ná é um dos mais organizadose que apresentam as reivindi-cações de forma coletiva comas entidades que representamos agricultores.

Eles adiantaram que este anoas condições econômicas nãoestão tão favoráveis como es-tavam no ano passado que per-mitiram atender algumas ino-vações, como o incentivo à ar-mazenagem. Mas garantiramque vão analisar as propostascom muito cuidado para teremum ótimo argumento junto aoMinistério da Fazenda.

Os representantes do Minis-

tério adiantaram ainda que sehouver restrições financeirasdecorrentes da situação eco-nômica que sinaliza aumento

dos juros, eles farão de tudopara que haja remanejamentona alocação de recursos para osetor agrícola.

Page 24: 02 27 2014
Page 25: 02 27 2014
Page 26: 02 27 2014

LIBERTADORES

Enderson prega cautela após vitória convincente do GrêmioTécnico defende análise das atuações e prefere não apontar a equipe como favorita

26 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014

A vitória com atuação con-vincente do Grêmio sobre oAtlético Nacional-COL, na ter-ça-feira (25), pode ter empol-gado o torcedor que sonha como tricampeonato da Liberta-dores, mas o técnico EndersonMoreira pregou cautela naavaliação da caminhada gre-mista. Moreira defende que otime precisa seguir evoluindoe tem de entender que aindanão conquistou nada na tem-porada 2014.

“O torcedor tem direito a tudoque ele acha que é conveniente.Eu, do outro lado, estou semprecom os pés no chão. Não temosnada ganho. Daqui a pouco, pegauma sequência ruim. Quando seganha, não está tudo certo, quan-do se perde, não está tudo errado.

Em grande fase, Barcos é uma das esperanças gremistas para a temporada.

Na imagem, o argentino tenta jogada pessoal contra a defesa colombiana

Vamos buscar ser sempre me-lhores, mas com os pés no chão”,disse, antes de defender que nemmesmo a classificação à próximafase está garantida.

“É um grupo que está bemaberto. São quatro equipes mui-to qualificadas. Saímos comuma vitória aqui, mas se elesvencessem, não seria uma sur-presa. São equipes que procu-ram jogar futebol. Está tudomuito em aberto e nada estáconquistado. Precisamos con-tinuar com a mesma dedicação,empenho e humildade para che-gar à classificação”, afirmou.

O técnico gremista repetiu aformação que bateu o Nacio-nal-URU na estreia da Liberta-dores, mas lembra que o pro-cesso de formação da equipe não

se encerrou. “Eu estou semprebuscando algumas alternati-vas, algum tipo de formação. Agente tem uma ideia bem inte-ressante, mas não quer dizer queisso possa prevalecer na sequ-ência. Um time é como se fosseum adolescente, uma criança,ele está sempre se transforman-do. A gente busca qualificarmais a equipe. É importante quea gente não tenha só 11 titula-res, que a gente tenha um grupoqualificado para a exigênciadurante o ano”, mencionou.

O treinador comentou, tam-bém, sobre a grande atuação domenino Luan, que mais umavez foi destaque. “A cada parti-da ele adquire mais confiança.Tem muita personalidade, nãose esconde do jogo. Vai ter suas

dificuldades, mas está conquis-tando seu espaço, graças a ele etambém ao preparo das cate-

Diego Vara/Agência RBS

Juan desfalca o Inter pelas próximas duas partidasO Inter confirmou na terça-

feira (25) a ausência do zagueiroJuan. O veterano não atuará nospróximos dois jogos, um delesocorreu ontem (26) contra o Bra-sil de Pelotas, no Beira-Rio, e ooutro será amanhã (28) contra oEsportivo, no Estádio do Vale. Odefensor não se recuperou deum problema na coxa direita.

Juan já perdeu dois jogos,contra Juventude e Veranópo-lis. O desconforto muscularabateu o zagueiro antes do du-elo com a equipe de Caxias doSul. O defensor voltou a ficar defora no treinamento de terça-feira, um recreativo que nãoindicou o Inter que entraria emcampo na partida de ontem.

Assim, Abel deixava umadúvida: se Ernando ou Índio en-trariam na defesa. A tendênciaera de que o primeiro ganhassea chance, até pelo estilo de jogomais parecido com o de Juan. Oreforço atuou duas partidasconsecutivas e deve ir para aterceira, ainda entrou no jogocom o Caxias, no Beira-Rio.

Técnico do Furacão analisaderrota em retorno de viagem

A delegação do Atlético-PR seguiu ontem (26) a ca-minho de casa. Com umaderrota para o Vélez na ba-gagem, o grupo deixouBuenos Aires no início datarde. Para completar, o vooentre Argentina e Brasildurou aproximadamenteuma hora e meia e teve mo-mentos de turbulência.

O técnico Miguel Ángel

Portugal aproveitou o tem-po para assistir à gravaçãodo jogo entre Universitarioe Vélez, que ocorreu no co-meço do mês. Na ocasião, osargentinos levaram a me-lhor e venceram por 1 a 0. Otime peruano é o próximoadversário do Furacão naLibertadores. O jogo estámarcado para o dia 13 demarço, em Lima.

Com dúvida no esquematático, Kleina confirma Valdivia

O atleta Valdivia seguirá notime titular do Palmeiras contrao São Bernardo, às 19h30 de hoje(27), no Pacaembu, pela 11ª roda-da do Campeonato Paulista. Otécnico Gilson Kleina confirmoua escalação do meia, que viajapara defender a Seleção do Chileamanhã (28) para jogar amisto-so contra a Alemanha, no dia 05de março, em Stuttgart. Alémdele, Wesley está de volta de-pois de duas rodadas poupadocom dores musculares, assimcomo o lateral-esquerdo Juni-nho, que reassume a posição apóster sido preservado do duelo do

último fim de semana.Kleina, porém, tem dúvidas

sobre se escalará a equipe comdois meias, usando Mendietaao lado do Mago, ou três atacan-tes, com Vinicius, MarquinhosGabriel e Alan Kardec, este últi-mo de volta após cumprir sus-pensão por ser expulso diantedo Ituano. O treinador tambémnão sabe qual volante fará com-panhia a Wesley: Eguren ouMarcelo Oliveira.

“Vamos treinar com os vo-lantes Eguren e Wesley ou Mar-celo Oliveira e Wesley. Tambémvamos treinar com Valdivia e

Mendieta, e três atacantes. Ve-remos como nos postar. O SãoBernardo tem a melhor defesa(seis gols sofridos). Precisare-mos de movimentação para con-seguir os gols. Mas o Valdiviavai para o jogo. Ele fez a recupe-ração e está pronto para jogarhoje”, explicou o treinador.

O Verdão terá seis desfalquespara enfrentar o São Bernardo:Wellington, Diogo, Josimar, Fran-ça (três amarelos), Bruno César(expulso) e Victorino. O time li-dera o Grupo D, com 23 pontos, esó perde na campanha geral parao Santos pelo saldo de gols.

Deivid desfalca treino do Coritiba e viaja ao RioO atacante Deivid viajou

ontem (26) para o Rio de Janei-ro e não compareceu ao treinodo Coritiba. O jogador foi fo-togrado durante o voo por umtorcedor, que publicou a fotonas redes sociais. A viagem foiconfirmada pelo assessor do

atleta, que também disse queele foi para a capital cariocapor motivos profissionais, po-rém o Coritiba não informou omotivo da viagem.

Deivid jogou pelo Coritibaduas partidas pelo Paranaensecom o grupo principal, que subs-

titui a equipe B. Ele estreou navitória por 2 a 0 sobre o RioBranco-PR e depois participouda vitória por 1 a 0 sobre oJMalucelli. Na última partida,contra o Toledo, ele e o capitãoforam poupados e o Coritibavenceu por 3 a 1.

gorias de base. Tenho convic-ção de que ainda vai crescermuito”, concluiu.

Page 27: 02 27 2014

O PRESENTE | 27QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014 ESPORTES

Campeonato de Futebol Sete tem congresso técnico hojeJá estão confirmadas 16 equipes, nove na categoria amador e sete

pelos veteranos. Inscrições ainda podem ser realizadas

QUATRO PONTES

MarechalRondon teráclínicainternacionalde basquete

Será realizada entre osdias 28 e 30 de março, emMarechal Cândido Rondon,a Clínica Internacional deBasquete. Estão confirmadasas presenças dos técnicosVictor Mansure, coordena-dor da ENTB (técnico Cana-dá Surdos) e coordenador debasquete da equipe TorontoRaptors (NBA); MarianoMarcos, da equipe El CoatiBasquet; e Jandry Pierotti,da equipe Siglo XXI.

O evento é promovido pelaAssociação Rondonense deBasquete (Aroba), nas cate-gorias 15 e 16 anos, comvalor de inscrição de R$ 150.Para esta categoria estão aber-tas 16 vagas. Para a catego-ria sub-13 e sub-15 a inscri-ção custará R$ 100, tambémcom máximo de 16 atletas. Jána categoria sub-11 e sub-12a participação custará R$ 80,podendo participar no máxi-mo 20 atletas.

A primeira clínica de bas-quete que acontecerá no mu-nicípio tem como foco o de-senvolvimento de fundamen-tos básicos para a prática doesporte, e é voltada especial-mente a atletas de diversasidades divididos por catego-rias. Os professores foramescolhidos pela experiência ededicação ao esporte, comconhecimentos de técnicosque atuam na Argentina, noBrasil e nos Estados Unidos.

O encontro tambémcontará com palestra so-bre psicologia esportiva.Mais informações podemser obtidas com o profes-sor Guilherme Roma, pelotelefone (45) 9992-7673,pelo e-mail [email protected] ou pelo sitewww.aroba.esp.br.

Sesc abre inscrições àCaminhada e Corrida de Rua

A unidade do Sesc de Toledopromove no próximo dia 09 a 3ªetapa do Circuito Sesc Cami-nhada e Corrida de Rua 2014.As inscrições estão abertas epodem ser feitas pelo sitewww.sescpr.com.br até o dia05, sendo que as largadas acon-tecerão no Lago Municipal.

No dia serão realizadasprovas de categorias diferen-tes. As largadas iniciam às07h30, com as corridas mascu-lina e feminina de cinco e dezquilômetros. Para correr o per-curso de cinco quilômetros,podem se inscrever atletas comidade a partir de 16 anos. Paraa prova de dez quilômetros,podem participar somente atle-tas com mais de 18 anos.

Os valores das inscrições dospercursos são de R$ 10 paracomerciários, dependentes eempresários, e de R$ 20 paranão comerciários, com direito auma camiseta promocional do

Circuito Sesc Caminhada e Cor-rida de Rua. Os atletas que efe-tuarem o pagamento até dezdias antes do evento receberãodesconto de 50%.

No mesmo dia, além das cor-ridas, acontecerá a partir das08h30 a caminhada da família,com percurso de quatro quilô-metros. A caminhada é paratodas as idades e as inscriçõessão gratuitas. No dia 08 serãoentregues os kits dos atletasparticipantes das provas nohorário das 09 horas às 17 ho-ras, no Sesc Toledo.

Serão premiados com tro-féus do 1º ao 5º colocado nacategoria geral masculina e fe-minina das provas de cinco edez quilômetros, e o 1º colocadoentre os atletas cadeirantes nomasculino e feminino dos per-cursos. Os outros participan-tes que concluírem as corridase a caminhada receberão me-dalhas de participação.

Chefe da Divisão de Esportes, Jean Caramore: “Nossa expectativa é de que

as disputas sejam iniciadas no próximo sábado (dia 08), e se fechar 11

equipes na categoria amador, os times serão distribuídos em dois grupos”

Representantes de equipese esportistas de Quatro Pon-tes estarão reunidos às 19h30de hoje (27), na sala de reuni-ões da prefeitura, para oficia-lizar a data de início do Cam-peonato Municipal de Fute-bol Amador, bem como deci-dir as datas dos confrontos,fórmulas de disputas, entreoutros assuntos. As partidasserão realizadas nos camposdo Clube Cultural.

Conforme explica o chefeda Divisão de Esportes domunicípio, Jean Caramore,este será um dos maiores even-tos esportivos já realizadosem Quatro Pontes. “Estãoconfirmadas as participaçõesde cerca de 200 atletas nasdisputas, além de 16 equipesque já confirmaram inscrição.Nós estamos no aguardo daconfirmação de mais duasequipes, o que pode acontecerhoje”, afirma.

Caramore destaca que oCampeonato de Futebol Seteserá disputado nas categoriasamador e veterano, com novetimes inscritos no amador eoutros sete no veterano. “Anossa expectativa é de que asdisputas sejam iniciadas nopróximo sábado (dia 08), e se

fechar 11 equipes na categoriaamador, os times serão distri-buídos em dois grupos. É im-portante a presença dos repre-sentantes das equipes no con-gresso técnico, pois nele serãotomadas todas as decisões. Al-gumas definições aconteceramna última reunião, porém asmais importantes serão deba-tidas hoje”, enfatiza.

PREMIAÇÃOA premiação será entre-

gue do 1º ao 3º lugar de cadacategoria. O campeão recebe-rá troféu, medalha e 50% dovalor arrecadado na inscri-ção; o 2º lugar troféu, meda-lha e 30% do valor arrecada-do; e o 3º lugar troféu, meda-lha e 20% do valor arrecada-do. O valor das inscrições é deR$ 200. Também serão premi-ados os atletas revelação docampeonato, como artilheiroe goleiro menos vazado. “Anovidade é que irá para vota-ção das equipes a entrega dotroféu corneta, que será en-tregue para o torcedor maisxarope do campeonato”, res-salta Caramore.

TREINAMENTOSPor outro lado, o chefe da

Divisão de Esportes lembraque as atividades esportivasforam iniciadas no últimodia 10 no município, paratreinamento nas modalida-des de futsal, judô, karatê,tênis de mesa, tênis de qua-dra e vôlei, nos naipes femi-nino e masculino, além dacategoria de base. Para osidosos há atividades comoginástica nas terças e quin-

tas-feiras, enquanto nas sex-tas-feiras, sábados e domin-gos acontecem amistosos vi-sando integrar a comunida-de. Além disso, no dia 18 dejaneiro foi iniciado o projetoVerão na Praça, que mobili-zou a comunidade durantequatro finais de semana nofutebol de areia, futevôlei evôlei de areia, bem como re-creação para as crianças.

O Presente

Page 28: 02 27 2014

28 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014

Fabiano Twister participará do Mundial de Kick BoxingCampeonato acontecerá entre os dias 30 de abril e 04 de maio, em Costa Brava, na Espanha

TOLEDO

O atleta toledano FabianoTwister foi convocado paraparticipar do CampeonatoMundial de Kick Boxing, omaior da modalidade. A com-petição será realizada entre osdias 30 de abril e quatro demaio, na cidade de Costa Bra-va, na Espanha. O esportistaé campeão paranaense de kickboxing e o 1º colocado noranking brasileiro da Confe-deração Brasileira de KickBoxing Tradicional.

Twister conquistou o di-reito de participar do campe-onato graças à sua disciplinae determinação nos treinos,conseguindo excelentes resul-tados em diversas competi-ções. Ele conta que treina ar-duamente todos os dias, paraque no campeonato esteja nasua melhor forma. “É umahonra ser chamado para este

campeonato. É o sonho detodo lutador participar de umevento tão grande e prestigi-ado como este”, afirma.

Além de lutador, Twistertambém ministra aulas nasmodalidades de kick boxing e

Prefeito Beto Lunitti (direita), vice-prefeito Pelanka (esquerda) com

o atleta Fabiano Twister e seu treinador: incentivo ao esporte

Divulgação

muay thai para cerca de 80jovens, no Centro da Juven-tude de Toledo, isso sem ne-nhuma remuneração. Com oapoio de familiares, amigos ealunos, o toledano conta queestá confiante.

TCW passa por semanadecisiva no futebol paranaense

Pensando já em reforçar otime para disputar o quadran-gular da morte, o Toledo Colô-nia Work (TCW) tem uma se-mana decisiva antes do jogocontra o Maringá, que aconte-cerá amanhã (28), às 20 horas,no Estádio Willie Davids. De-pois de seis jogos sem vencer,três deles diante da sua torci-da, a diretoria do Porco estáanalisando e estudando ma-neiras de tirar o time dessasituação para a equipe voltara vencer e chegar mais confi-ante no quadrangular que de-cide quem cai e quem fica naprimeira divisão do Campeo-nato Paranaense.

A primeira decisão tomadafoi um acordo do presidenteIrno Picinini com o técnico Pau-lo Foiani. “Se não vencermos ojogo contra o Maringá, já con-versamos eu e o Paulo, e deve-

mos trocar de treinador”, re-velou Picinini. O presidentecontou, ainda, que está traba-lhando no sentido de trazernovos jogadores, mas que omercado está difícil e a maioriados bons atletas está emprega-da. “É difícil tirar atletas comcontratos dos clubes, entãoestamos pesquisando no mer-cado e de acordo com o queconseguirmos, teremos quedispensar alguns atletas tam-bém, para equilibrarmos a fo-lha de pagamento”, explicou.

O TCW treinou ontem (26)em dois períodos no Centrode Treinamento do time noJardim Coopagro e hoje (27)realiza o apronto no Estádio14 de Dezembro visando opróximo compromisso, emMaringá, pela 9ª rodada dacompetição. A equipe viajaamanhã depois do almoço.

Presidente Irno Picinini tenta

achar uma saída para o Porco

Vinícius Moraes

A rodada inicial do Campeona-to de Futebol Amador de MarechalCândido Rondon - Copa Colônia/Cercar/Jaclani Esportes/Prefeiturade Marechal Cândido Rondon, comapoio do Sicredi e da Tropical Ya-maha - acontecerá no próximo dia07 (sexta-feira), no Estádio Munici-pal Valdir Schneider. A bola vairolar a partir das 18h45 em confron-to entre SER Botafogo/Sigilus Alar-mes e AACC. Às 20h45 a equipeEsporte Clube São Remo, atual cam-peã, enfrentará o Corinthians/Latí-cinios Ituano de Margarida.

Outros dois confrontos acontece-rão no dia 09, no Centro de Treina-mento do Marechal Esporte Clube.Às 14h15 Palmeiras de Ajuricaba/Via Sul Tintas vai encarar o ClubeLira/Chiapetti Veículos e às 16h15 aequipe Avante/Kolle Tintas enfren-tará o forte selecionado da Assemar.

As duas últimas partidas da 1ªrodada acontecerão no campo da Li-nha São Cristóvão, em Margarida. Osatletas do time Loteamento Augustoterão confronto com Basivil/EsporteClube São Remo B às 14h15. Já às16h15 o Clube Grêmio Aimoré en-frentará a Autoescola Ila/Laborde Tin-tas. Folgam as equipes Tintas Acqua-cor/Orto Colchões e Jardim SantoAmaro/Botafogo. As informações fo-ram fornecidas ontem (16) pela Secre-taria Municipal de Esporte e Lazer.

CampeonatoAmador iniciadia 07 no ValdirSchneider

QUATRO-PONTENSE É MEDALHISTANA CORRIDA DE GUARANIAÇU

Divulgação

No último domingo (23) foi realizada, em

Guaraniaçu, a 3ª Corrida Rústica do município.

Na oportunidade, o quatro-pontense Edivaldo

Quintino (Corinthiano) teve bom desempenho e

conquistou o 3º lugar, trazendo a medalha de

bronze para casa. Para ele, a conquista

no percurso de dez quilômetros é

mérito de muita dedicação.

Corinthiano disse que o resultado

da primeira corrida do ano já

serve de incentivo para as

próximas que virão no

decorrer de 2014. Corinthiano

foi a Guarapuava acompanhado

pelo chefe da Divisão de

Esportes, Jean Caramore.

Page 29: 02 27 2014

O PRESENTE | 29QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014 GERAL

MANDATO 2014/2015

Sicredi tem nova chapa para Conselho FiscalAssociados serão apresentados nas assembleias da cooperativa, que iniciam no dia 12 de março

Foi formada ontem (26) achapa do Conselho Fiscal daSicredi Costa Oeste (futura Si-credi Aliança PR/SP) para omandato 2014/2015. A indica-ção dos associados aconteceudurante reunião realizada noauditório da cooperativa, quecontou com a presença dos co-ordenadores de núcleo e conse-lheiros dos oito municípios daárea de ação. A chapa será leva-da para aprovação dos associ-ados nas assembleias de nú-cleo, que iniciam no dia 12 demarço e se estendem até 1° deabril (ver box).

Os novos conselheiros fiscaisindicados pelo grupo são: ErichRubem Syperreck, Laercio Ci-priano e João Frederico Livi, deMarechal Cândido Rondon;Mauro João Herthal, de EntreRios do Oeste; Carlos RobertoSalamon, de Mercedes; além deIldo Vorpagel Hoffmann, repre-sentante das pessoas jurídicasassociadas. A posse dos mes-mos ocorrerá após as assem-bleias, mediante aprovação do

Banco Central do Brasil. Nesteperíodo, continuam atuando nafiscalização dos atos da coope-rativa os conselheiros fiscais domandato 2012/2013.

AVALIAÇÃO 2013A diretoria da Sicredi Costa

Oeste aproveitou o evento paraapresentar a evolução dos nú-meros da cooperativa em 2013.Destaque para o quadro de asso-ciados, que cresceu 15% no ano,saltando de 17,1 mil para 19,8mil sócios. O volume de recur-sos administrados cresceu 25%,chegando a R$ 277 milhões. Acarteira de crédito também tevecrescimento substancial, supe-rior a 40%. “Com esse desempe-nho, atingimos um patrimôniolíquido de R$ 68 milhões”, co-memora o presidente da coo-perativa, Adolfo Freitag. “Es-tes números mostram que ascooperativas de crédito estãono caminho certo ao trazer de-senvolvimento e geração de ren-da para as regiões onde atuam”,afirma Freitag.

Novos conselheiros fiscais indicados: posse ocorrerá após as assembleias,

mediante aprovação do Banco Central do Brasil

Divulgação

AGENDA DAS ASSEMBLEIAS DE NÚCLEODATA HORA MUNICÍPIO LOCAL

12 março 19h30 Guaíra Aceg - Clube Japonês13 março 19h30 São José das Palmeiras Clube dos Idosos17 março 19h30 Entre Rios do Oeste Clube Atlético Entre Rios18 março 19h30 Marechal Rondon - Av. Maripá/Copagril Clube Concórdia24 março 19h30 Quatro Pontes Clube Cultural25 março 19h30 Marechal Rondon - Dom João VI Clube Concórdia31 março 19h30 Mercedes Clube dos Idosos1º abril 19h30 Pato Bragado Centro Cultural

Page 30: 02 27 2014

30 | O PRESENTE POLICIAL QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014

EM TOLEDO

Adolescente morre ao bater em muro de casaCarro com quatro pessoas acertou o muro, que caiu sobre o veículo e causou a morte do garoto de 17 anos

Uma fatalidade tirou a vidade um adolescente, na noitede quarta-feira (25), em Tole-do. Ele dirigia um veículo quebateu contra o muro de umaresidência e acabou falecendopouco tempo depois. O aci-dente aconteceu por volta das23h30, na esquina das ruasMario Lenz e Luiz AntonioBasso, no Jardim Coopagro.

Com o impacto, a parede dacasa caiu em cima do Santanaem que o adolescente de 17anos estava. Um segundo ocu-pante do carro sofreu fraturas.O proprietário do automóvel,que também estava no veículo,disse à polícia que estava no

Santana como caroneiro nomomento do ocorrido e que ocondutor seria a vítima fatal.Jheike Renan Dutra de Bar-ros chegou a ser socorridopelo Corpo de Bombeiros emestado grave, mas faleceu noHospital Bom Jesus.

Ainda no local do aciden-te, foi identificado pela PolíciaMilitar outro passageiro docarro, que sofreu ferimentos,foi atendido pelo Serviço deAtendimento Móvel de Ur-gência (Samu) e se recuperasem riscos à vida. Uma jovemseria a quarta ocupante doautomóvel, mas ela fugiu dolocal após a colisão. Policiais

encontraram uma lata de cer-veja dentro do veículo.

Moradores do Jardim Co-opagro reclamavam ainda nanoite do acidente do abusodos motoristas que transitamprincipalmente pela Rua Ma-rio Lenz, com excesso de ve-locidade, colocando em riscoa vida de adultos e criançasque andam pelo bairro.

A casa foi invadida peloautomóvel e teve até a portaarrancada. Móveis foram da-nificados. Um cão de estima-ção dos moradores estava pró-ximo ao local de colisão emorreu com o impacto dosestilhaços da parede. Carro destruiu muro e avançou sobre o imóvel

Bogoni (Radarbo/Catve)

Motociclista rondonensepassa mal e sofre queda

Uma pessoa ficou feri-da após sofrer uma quedade motocicleta na tarde deontem (26), entre a cidadede Marechal CândidoRondon e o distrito deMargarida. Duas pessoasocupavam a moto quan-do o condutor José Ar-naldo Willms, de 53 anos,teve um mal subido e per-deu o controle do veículo.

Homem de 53 anos teve ferimentos generalizados,

mas se recupera sem risco à vida

Giuliano De Luca/OP

José sofreu ferimentos ge-neralizados, mas se recu-pera sem complicações. Acaroneira conseguiu sal-tar da motocicleta antes daqueda e foi encaminhadapara atendimento médicosomente por precaução.Ambos receberam auxíliodo Corpo de Bombeiros,que levou as vítimas à Uni-dade de Saúde 24 Horas.

PRF em Guaíra apreende maconha e cigarroSetenta quilos de maco-

nha foram apreendidos nanoite de terça feira (25), pelaPolícia Rodoviária Federal(PRF) de Guaíra. A ação acon-teceu na região de Porto Ca-margo, depois que o condu-tor de um Celta com placas deMinas Gerais desobedeceuordem de parada. Após per-seguição o automóvel foi en-contrado abandonado. Emseu interior eram transpor-tados 82 tabletes da droga.Após algum tempo, os polici-ais receberam uma denúnciaanônima a respeito da locali-zação do condutor do veícu-lo. Com apoio da Polícia Mi-litar, realizaram a prisão.

Já na manhã de ontem (26),

uma equipe da Polícia Rodovi-ária Federal que realizava pa-trulhamento pela BR-163, emGuaíra, apreendeu um Kadet

totalmente carregado com ci-garros contrabandeados. Ocondutor abandonou o veí-culo e não foi mais localizado.

Droga foi encontrada dentro de veículo, após perseguição policial

Divulgação

Família é presa com 20 quilos de cocaínaTrês pessoas foram presas e

duas apreendidas na noite deterça-feira (25) no posto de fis-calização da Polícia Rodoviá-ria Federal (PRF) em Santa Te-rezinha de Itaipu. O carro que

eles ocupavam estava carrega-do com 20 quilos de cocaína,que, segundo a polícia, serialevada para o Rio Grande doSul. O motorista (34 anos),sua mãe (48) e sua esposa (37)

foram presos em flagrante.Dois menores de 15 anos - ofilho do motorista e a namora-da - foram apreendidos.

A polícia encontrou os 22tabletes de cocaína escondi-dos dentro do tanque de com-bustível do Celta, que ostentaplacas de Bento Gonçalves(RS). Os policiais suspeitaramdo nervosismo, principal-mente da matriarca, que che-gou a passar mal durante avistoria no carro.

O motorista disse que pe-gou a droga no Paraguai e quereceberia uma recompensa paralevá-la até o Rio Grande do Sul.A ocorrência e os envolvidosforam encaminhados para aPolícia Civil em Foz do Iguaçu.Droga foi encontrada após policiais perceberem nervosismo dos acusados

Divulgação

Page 31: 02 27 2014

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

Celson Hoffmann torna público que requereu aoIAP Licença Prévia para empreendimento de irriga-ção, porte pequeno, a ser instalado na Linha Brasil,distrito de Alto Santa Fé, município de Nova SantaRosa, Estado do Paraná.

Edição 3787 - O PRESENTE | 31QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014 EDITAIS

Page 32: 02 27 2014

32 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014

Pintor que levou choque é transferido de aeronaveVítima poderia ter complicações caso transferência fosse feita por terra;

ele recebeu uma descarga elétrica da rede de alta tensão

REMOÇÃO AÉREA

O helicóptero do Serviçode Atendimento Móvel deUrgência (Samu) pousouontem (26) no Parque de Ex-posições de Marechal Cândi-do Rondon, onde pegou umpaciente que sofreu uma des-carga elétrica e o levou até oHospital Universitário, emCascavel. Edson Miotti, de 32anos, teve queimaduras de 1º,2º e 3º graus em aproximada-mente 60% do corpo após re-ceber um choque na rede dealta tensão. Foi o primeiroatendimento com transporteaéreo do Samu no município.

De acordo com testemu-nhas, Edson pintava a paredeexterna de um prédio, na Ave-nida Maripá, quando o cabode seu rodo teria encostado narede de alta tensão. O choquejogou o homem para trás. Ele

foi socorrido rapidamente porpessoas que estavam próxi-mas e que o levaram à Unidadede Saúde 24 Horas. O Samu foialertado, mas ao chegar ao lo-cal, em frente ao Supermerca-do Copagril, a vítima já haviasido removida.

A equipe de socorro foientão à Unidade de Saúde,analisou a situação da vítimae, apesar de Miotti estar cons-ciente, decidiu pelo transporteaéreo. “Se ele fosse por terra,tinha grandes chances de com-plicações”, disse a coordena-dora do Samu em MarechalRondon, Rosane Ost.

De acordo com a equipemédica, a vítima apresentaqueimaduras especialmenteno tórax, nos braços e nascostas, além de pescoço e re-gião dos olhos. O pintor, que

mora há apenas dois mesesem Marechal Rondon, rece-beu os primeiros socorros, foihidratado, seda-do e transporta-do inconsciente.O estado de saúdedele é grave. Elerecebe tratamen-to na ala de quei-mados do Hospi-tal Universitário,em Cascavel.

Conforme Rosa-ne, o atendimentofoi feito pela equipedo Samu e equipemédica do 24 Horas até a chegadada aeronave. “Até o transportelevou cerca de uma hora. O tem-po estava ruim para voar, mas

conseguimos que o helicópterodecolasse de Cascavel. É bom teressa aeronave para salvar vidas

não só em Mare-chal, mas em to-dos os municípiosque participam doconsórcio (Consa-mu)”, destacou.

Familiares davítima, que mo-ram há mais tem-po na cidade, con-taram que Edsonsaiu de CampoGrande (MS) eveio para Mare-

chal Rondon para trabalhar.Eles acompanharam a am-bulância até que Edson fos-se removido.

“Se o paciente

fosse transferido

por terra, tinha

grandes chances

de complicações

do quadro

clínico”

Helicóptero do Samu leva paciente que sofreu uma descarga

elétrica e teve queimaduras em 60% do corpo

Fotos: Giuliano De Luca/OP

Edson foi

sedado e

transportado

para a ala de

queimados do

Hospital

Universitário,

em Cascavel

Page 33: 02 27 2014
Page 34: 02 27 2014

34 | O PRESENTE - Edição 3787 EDITAIS QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014

Page 35: 02 27 2014

Edição 3787 - O PRESENTE | 35QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014 EDITAIS

Page 36: 02 27 2014

SÚMULA DE EMISSÃORENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOA empresa abaixo torna público que recebeu do

IAP a Licença de Operação N°20110 para o empreen-dimento a seguir especificado:

Empresa: Francisco José Guilherme Foel-lmer

Atividade: Suinocultura, sistema de UPL para 500matrizes

Endereço: Lote rural n°104 B, 45° perímetro, linhaDivisa

Município: Entre Rios do Oeste, Paraná.Validade: 07/02/2018

NOTIFICAÇÃO DERECISÃO DE CONTRATOParaná Dragagem Ltda Me pessoa jurídica de

direito privado, inscrita no CNPJ nº 10.894.821/0001-72, com sede administrativa à Rua Florianópolis, nº1369, bairro Frankfurt, Marechal Cândido Rondon,Estado do Paraná, convoca o Sr. Oriel Antonio doNascimento, inscrito no CPF nº 925.916.556-34,portador do RG nº 2.792.272-3 SESP-PR, e CTPS nº35.954/00055-MG, com endereço não sabido, paracomparecer no endereço da empresa para firmartermo de recisão de contrato de trabalho e receberseus direitos conforme legislação.

EXTRAVIO DEDOCUMENTOS

A empresa Transportadora Fininho Ltda, si-tuada na Rua Paraná, nº 5818, Lot. Britânico, muni-cípio de Marechal Cândido Rondo, Paraná, inscritano CNPJ 79.151.429/0001-30, comunica para todosos fins de direito e a quem possa interessar, oextravio de bloco de notas, com numeração 001 á050, referente a empresa Transportadora FininhoLtda. O mesmo torna-se sem valor após publicaçãodeste aviso.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

Maria Dolores da Rocha torna público querequereu ao IAP Licença Prévia para estudos deinstalação de loteamento, a ser implantado no cháca-ra urbana nº 82-REM, subdivisão do lote 82, 1º glebado plano de loteameno da Cia Mate Laranjeira,município de Guaíra, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

Olivio Mouro Caseiro torna público que requereuao IAP Licença Prévia para estudos de instalação deloteamento, a ser implantado no chácara urbana nº 59-REM, 1º gleba do plano de loteameno da Cia MateLaranjeira, município de Guaíra, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA INSTALAÇÃO

Delfino Compra e Venda de Imóveis Ltdatorna público que requereu ao IAP Licença Instalaçãopara o loteamento, a ser implantado na chácara nº 32e 33-A, 1º gleba 01, subdivisão da chácara, nº 32 e33, Colônia C, Serra do Maracaju, município de TerraRoxa, Estado do Paraná.

SÚMULA DEEMISSÃO DE PRÉVIA

Delfino Compra e Venda de Imóveis Ltdatorna público que recebeu do IAP Licença Prévia parao loteamento, a ser implantado na chácara nº 32 e 33-A, 1º gleba 01, subdivisão da chácara, nº 32 e 33,Colônia C, Serra do Maracaju, município de TerraRoxa, Estado Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA PRÉVIA

Grafica Benacchio Ltda torna público que rece-beu do IAP Licença Prévia para empreendimento deindústria de artes gráficas e editora, implantado naAvenida Brasil, nº 2375, município de Santa Helena,Estado do Paraná.

36 | O PRESENTE - Edição 3787 EDITAIS QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014

Page 37: 02 27 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.brQUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014 O PRESENTE | 37

CASA, 130m², em MCR,troco por carreta 112 ou 113,ano 96 ou 97. Tr. (45) 9978-6422 com Raimundo VanDen Bonn, Creci F11955J.

CASA, vendo ou troco,128m², alvenaria, c/ 3 quar-tos, 2 salas, 2 cozinhas, la-vand., garagem p/ 3 carros,toda murada, portão elet., emMCR, R$ 180.000,00, aceitocarros até R$ 50.000,00. Tr.(45) 9979-0889 com Alceu.

CASA, vendo, 105m², se-minova, c/ laje, 2 quartos,suíte, sala, cozinha, bwc,lavand., garagem cobertac/ churrasq., jd. de inverno,terreno 195m², Lot. RodaD'Água, MCR, R$195.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 106m², al-venaria, esquina, c/ 2 quar-tos, suíte, bwc, 2 garagens,R. Américo Vespucio, nº6362, Lot. Laureth, MCR,valor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 110m², alve-naria, anexo barracão de68m², de esquina, ideal p/comércio, próx. ao Posto deSaúde do Bairro São Lucas,em MCR, R$ 210.000,00. Tr.(45) 9955-2966.

CASA, vendo, 120m², al-venaria, c/ laje, semi acaba-da, próx. ao CTG, em MCR,R$ 130.000,00, parcelopgto. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, 150m², c/3 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., edícula, ter-reno inteiro, R. do Lira, nº914, Lot. Santa Felicidade,MCR, R$ 190.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9977-5515, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 160m²,alvenaria, c/ 3 quartos, 2bwc, R. 7 de Setembro, nº2250, MCR, próx. ao Ise-pe e pizzaria Forno a Le-nha, R$ 270.000,00. Tr.(45) 9916-2700.

CASA, vendo, 262m², alve-naria, 2 pisos, c/ 4 quartos,suíte, 3 bwc, 2 garagens, ter-reno 800m², na Av. Presiden-te Castelo Branco, Novo Sa-randi, R$ 400.000,00, aceitocarro, soja ou terreno. Tratar(45) 9909-8313.

CASA, vendo, 57m², nova,c/ laje, 2 quartos, sala, cozi-nha, bwc, terreno 115m², Lot.São Francisco, MCR, R$95.000,00. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 65m² + 14m²varanda e lavand., semino-va, c/ laje, 2 quartos, suíte,sala, cozinha, lavand., bwc,Lot. Wollstein, MCR, R$150.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 67m², nova,c/ laje, 2 quartos, sala, cozi-nha, bwc, garagem, Lot. SãoFrancisco, MCR, R$110.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², c/ 2quartos, sala de estar, cozi-nha, área de serviços, bwc,garagem coberta, pinturanova, Lot. Nova América,MCR, R$ 120.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², c/laje, portão elet., toda mu-rada, terreno 364m², R. Co-lombo, centro, MCR, R$170.000,00. Tr. (45) 9901-2216 com Carlos.

CASA, vendo, 74m², al-venaria, c/ 3 quartos, sala,cozinha ampla, bwc, la-vand., + 35m² de área co-berta nos fundos c/ chur-rasq., terreno 300m², Lot.Parque Verde, Entre RiosD'Oeste, R$ 100.000,00,aceito carro, soja ou milhono negócio. Tr. (45) 9977-1319 ou (44) 9121-1382.

CASA, vendo, 75m², c/ 3quartos, sala, cozinha, bwc,lavand. fechada, terreno deesquina, R. Nossa Senhorada Penha, Lot. Santa Felici-dade, MCR, R$ 115.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, alvenaria,ao lado do mercado novoda Copagril, MCR, R$230.000,00, aceito troca.Tr. (45) 3254-1718 ou9972-5013 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, aprox.100m², c/ 2 quartos, suíte,sala, cozinha, lavand., bwc,garagem, terreno 334m²,Cond. Guarujá, Bairro Fran-ckfurt, MCR, R$ 180.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, aprox.100m², de esquina, c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, lavand.,bwc, garagem, terreno400m², próx. ao Sesc, MCR,valor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, aprox.100m², usada, c/ 3 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,varanda, área, toda murada,terreno 10x30, R. 3 Passos,nº 383, Lot. São Francisco,MCR, R$ 110.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 9910-6543 ou 3284-1054.

CASA, vendo, aprox.160m², alvenaria, c/ laje, 3quartos, sala, cozinha, 2bwc, lavand., churrasq., larei-ra, área de festas, garagemp/ 2 carros, ótimo acabamen-to, muros altos, cercada, ter-reno 456m², 12x38, R. Mende Sá, nº 2713, MCR, R$260.000,00. Tr. (45) 9910-6543 ou 3284-1054.

CASA, vendo, aprox.200m², c/ 3 quartos, 2 sa-las, cozinha, 2 bwc, lavand.,despensa, garagem p/ 2carros, churrasq., 2 varan-das, semi mobiliada, R. 7de Setembro, Jd. Alvorada,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ 2 quar-tos, 2 bwc, sala grande, co-zinha, lavand., garagem fe-chada p/ 4 carros, terreno12x42, Lot. Boa Vista, MCR,R$ 170.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ 3 quartos,sala, cozinha, garagem, todacercada, terreno 360m², R.das Flores, Jd. Higienópo-lis, MCR, R$ 150.000,00. Tr.(45) 9952-1858 ou 8805-7255 com Maciel ou Leani.

CASA, vendo, nova, c/ laje,2 quartos, sala, cozinha,área de serviços, bwc, cer-cada, murada, Lot. Neitzke,próx. ao Sesc, MCR, R$170.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASAS, vendo, 2, alvena-ria, mesmo terreno, Lot.Franckfurt, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9801-5313 com Antoniel.

CASAS, vendo, 2, alvena-ria, terreno 20x40, c/ espaçop/ construção de prédio, cen-tro, MCR, 2 quadras da Bran-ca de Neve, valor a combi-nar. Tr. (45) 9955-2966.

CASAS, vendo, em diver-sos Bairros, MCR, a partir deR$ 90.000,00, pelo progra-ma Minha Casa Minha Vida.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CHÁCARA, vendo, c/ rio,reserva legal, terra plana,ideal p/ lazer e moradia, 70mdo asfalto, 2.700m de MCR,a partir de R$ 64.000,00,estudo proposta ou financi-amento próprio. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

FAZENDA, vendo, 370 hec-tares, 291 c/ plantação, 79em reserva, c/ 3 casas emalvenaria, barracão 300m²,poço artesiano, 18km deNaviraí, MS, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

QUITINETES, vendo, 9,32m² cada, c/ 2 quartos, so-bre 2 terrenos de 360m²cada, escriturado, R. Pas-tor Meyer, nº 1120, Lot. Uni-versitário, MCR, R$650.000,00. Tr. (45) 9106-9267 ou 9907-2566.

SOBRADO, vendo, 290m²,terreno de esquina, R. 7 deSetembro, nº 3225, MCR,valor a combinar. Tr. (45)9923-5543.

SOBRADO, vendo, novo,c/ laje, 2 quartos, suíte, salade estar, cozinha, 2 bwc,área de serviços, jd. de in-verno, garagem p/ 2 carros,Lot. Freitag, MCR, R$395.000,00, pode ser finan-ciado. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRA, vendo, 10 alq., 6,5mecanizados, sem benfei-torias, em Novo Rio do Sul,Mercedes, valor a combi-nar. Tr. (45) 9978-6422 comRaimundo Van Den Bonn,Creci F11955J.

TERRA, vendo, 10,5 alq.,9,5 mecanizados, c/ benfei-torias, valor a combinar. Tr.(45) 9978-6422 com Rai-mundo Van Den Bonn, Cre-ci F11955J.

TERRA, vendo, 10.000m²,na BR 163, MCR, em frenteao posto Trovão Azul, valor eprazo a combinar. Tr. (45)9924-6339, Creci 21.288.

TERRA, vendo, 11,5 alq.,parte em lavoura, restantepotreiro, Linha Boa Vista,próx. a São José do Iguaçú,valor: 600 scs de soja o alq.,sem troca. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 2.4 alq.,em MCR, 4km do aeropor-to, 1km do asfalto, valor acombinar. Tr. (45) 3254-8362 com Jurema.

TERRA, vendo, 3 alq., sembenfeitorias, 700m do asfal-to, próx. a Maripá, valor:2.000 scs de soja o alq., en-trada e prazo a combinar. Tr.(45) 9924-6339 ou 8809-1180, Creci 21288.

Temperatura: 27º/20º Temperatura: 26º/19º Temperatura: 27º/20º Temperatura: 26º/19º Temperatura: 26º/20ºTemperatura: 26º/20º

TERRA, vendo, 3,5 alq.,c/ casa de alvenaria, 2 avi-ários, seminovos, 15x130,em MCR, R$ 800.000,00.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 300 hecta-res, com barracão e mora-dia, toda plana e em pasto,190 km de Unaí, MG, 300 kmde Brasília, R$ 1.500.000,00,aceito 70% em imóvel na re-gião ou carreta. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 4,5 alq.,primeira chácara atrás daSperafico, próx. ao Portalde MCR, sem benfeitorias,R$ 350.000,00, troco porcasa. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com Imobi-liária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 52.000m²,sem benfeitorias, na BR163, próx. a Polícia Rodovia-ria Federal, em MCR, valor eprazo a combinar. Tr. (45)9944-0352 ou 9924-6339,Creci 21288.

TERRA, vendo, 55 alq.,planta 30, restante em pas-to, parte da terra plana, próx.a São Roque, valor: 60.000scs de soja, aceito prédioem troca. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

Page 38: 02 27 2014

38 | O PRESENTE CLASSIFICADOS QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014

TERRA, vendo, 6 alq., c/granja p/ leitões, c/ capaci-dade p/ 350 matrizes, crechep/ 1.000 leitões, central deinseminação, instalaçõesseminovas, matrizes inclu-sas, funcionando, em NSR,3km da cidade, valor a com-binar, aceito carreta, estudotroca por terra no Mato Gros-so do Sul. Tr. (45) 9974-0751.

TERRA, vendo, 7 alq., pla-na, c/ 200m de largura, sembenfeitorias, reserva de20%, na Linha Ajuricaba,MCR, aprox. 4km do asfaltoe do frigorifico da Copagril,valor e condições a combi-nar. Tr. (45) 9955-3822 (tim).

TERRENO, vendo,12,75x28, todo murado,700m da rotatória da ban-deira, em MCR, R$120.000,00 aceito troca. Tr.(45) 9954-4696.

TERRENO, vendo, 12x45,quadra 001, lote 12, R. Dar-ley Germano Bregolli, Lot.Girasol, R$ 90.000,00. Tr.(45) 9961-1982 ou 3254-3728 com Gilberto ou Nair.

TERRENO, vendo, 20x40,de esquina, 2 quadras daAvenida, em Porto Mendes,R$ 75.000,00, aceito carrono negócio. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRENO, vendo, 25x20, naAvenida, em Porto Mendes,R$ 80.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

TERRENO, vendo, 300m²,14x22, esquina, R. Indepen-dência, MCR, próx. a rodovi-ária, valor a combinar. Tr.(45) 3254-0477 ou 9912-5656, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 304m²,12,6x25, R. José dos San-tos, nº 359, Lot. Wollstein,MCR, ao lado do mercado,R$ 65.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRENO, vendo, 316m²,frente 14,40x22, Lot. SãoFrancisco, MCR, ótima loca-lização, valor a combinar. Tr.(45) 9989-8802.

TERRENO, vendo, 423m²,12x35,25, no Lot. Marcopo-lo, Vila Gaúcha, MCR, 2 qua-dras depois do cemitério,próx. ao supermercado Co-pagril 2, valor a combinar. Tr.(45) 9989-8802.

TERRENO , vendo,484m², 13,10x37,50, Lot.Vale do Sol, MCR, 200m doPosto Tonin, saída p/ Cur-vado, R$ 70.000,00. Tr.(45) 9135-3481 ou 3284-2591 com Elsio.

TERRENO, vendo, 732m²,18,30x40, Lot. Roda D'Água,valor a combinar. Tr. (45)9834-8917.

TERRENO, vendo, de es-quina, frente p/ o sol da ma-nhã, Lot. Porto Alegre, MCR,100m da Av. Rio Grande doSul, próx. a futura instalaçãodo Sicredi, valor a combinar.Tr. (45) 3254-0477 ou 9912-5656, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENOS, vendo, bemlocalizados, em MCR, valora partir de R$ 45.000,00, R$5.000,00 de entrada e res-tante entre 40 a 60 meses.Tr. (45) 9978-6422 com Ra-imundo Van Den Bonn, Cre-ci F11955J.

TERRENOS, vendo, c/ in-fraestrutura completa, libe-rado p/ construção, Lot.Maioli, próx. ao centro,MCR, valor a combinar, par-celamento próprio. Tr. (45)9968-4052 ou 3254-2148com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot.Beija Flor, em frente ao Lot.Ana Paula, em MCR, valor acombinar, em até 60 parce-las. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot.Recanto Feliz, próx. aomercado Weimann, emMCR, valor a combinar, ematé 60 parcelas. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot.Wutzke, em NSR, saída p/Planalto, valor a combinar,pelo programa Minha CasaMinha Vida. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alugo, c/2 quartos, 2 bwc, demaisdepend., R. Dom Pedro I, nº405, MCR, próx. ao Allmayere posto Stop, R$ 630,00. Tr.(45) 9916-2700.

APARTAMENTO, alugo,pequeno, c/ 3 quartos,sala, cozinha, bwc, varan-da, R. Pernambuco, nº1623, MCR, R$ 550,00. Tr.(45) 9969-8051.

APARTAMENTO, alugo,R. Independência, nº1019, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9981-3999com Arnaldo.

APARTAMENTOS, alu-go, c/ 2 quartos, central degás, portão elet., porteiroelet., garagem, parabóli-ca, R. Independência, nº1746, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9989-0071.

CASA, alugo, c/ 2 quartos,suíte, demais depend., Lot.Franckfurt, MCR, R$ 750,00.Tr. (45) 3254-2733.

CASA, alugo, nova, gemi-nada, c/ 1 quarto, garagem,semi mobiliada, R. OlindoArtmann, nº 28, Jd. Modelo,MCR, R$ 530,00, sem con-domínio. Tr. (45) 9981-9308com Maria Inês.

CASA, alugo, p/ universi-tários, R. Deonato Schwab,nº 1400, MCR, R$ 1.000,00.Tr. (45) 9914-7937.

FAZENDA, arrendo, 1.700hectares, c/ 2 casas, barra-cão, p/ plantio, arrendo por5 anos, na beira do asfalto,em Naviraí, MS, valor: 2 scsde soja por hectare, portodo o período, c/ carta deanuência. Tr. (45) 9903-0280 ou 9981-1132.

QUITINETE, alugo, R.São Paulo, nº 1696-2,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9818-9198.

SALA COMERCIAL, alu-go, 95m², c/ divisórias ins-taladas, no 1º piso, Ed. Mai-oli, centro, MCR, em frenteao Rimmava, valor a com-binar. Tr. (45) 9968-4052 ou3254-2148.

SALA COMERCIAL, alu-go, R. Pernambuco, nº1623, MCR, próx. a Unio-este, valor a combinar. Tr.(45) 9969-8051.

ASTRA CD HATCH, vendo,ano 2003, prata, completo,bom estado de conservação,valor a combinar. Tr. (45)9978-6848 com Beno.

ASTRA HATCH GSI 2.0,vendo, ano 2004, preto, ardigital, placa A, bem conser-vado, valor a combinar. Tr.(45) 9923-5443.

ASTRA HATCH, vendo,ano 99, azul, rodas aro 15,completo, ótimo estado deconservação, valor a com-binar. Tr. (45) 9850-4454com Jean.

ASTRA SEDAN 2.0, ven-do, ano 2011, preto, flex,automático, completo, air-bag duplo, cd original, ro-das liga leve, cibié, únicodono, impostos 2014 qui-tados, R$ 36.900,00. Tr.(45) 8803-6565.

BELINA, vendo, ano 80,toda revisada, ótimo es-tado de conservação, va-lor a combinar. Tr. (45)3284-1944 ou 9987-2121com Herbert.

BORA 2.0, vendo, ano2006, c inza, completo,automát ico, a i rbag du-plo, abs, ar digital, cd,rodas liga leve, impecá-ve l , R$ 30.800,00. Tr.(45) 9986-9262.

CAMINHÃO, vendo, ano62, Chevrolet Brasil, motora gasolina, 6 canecos, R$17.000,00, aceito carro nonegócio. Tr. (45) 9812-2604com Anderson.

CAMINHÃO, vendo, ano92, Scania 113, 6 mar-chas, motor novo, todorevisado, ótimo estado,valor a combinar. Tr. (45)9978-6848 com Beno.

CITROEN C3 1.4, ven-do, ano 2011, prata, arcond., direção elét., tra-vas, alarme, pneus no-vos, rodas espor t ivas,placa A, baixa km, impe-cável, R$ 27.000,00. Tr.(45) 9914-1350.

CITROEN C4 EXCLUSIVEHATCH 2.0, vendo, ano2010, cinza, flex, automáti-co, 32.000km, placa A, va-lor a combinar. Tr. (45)9923-5443.

CIVIC LXS, vendo, ano2009/10, prata, automático,couro, 65.000km, R$45.000,00, aceito troca porcarro de menor valor. Tr. (45)9969-2492 com Gilmar.

COROLLA XEI 1.8, vendo,ano 2009/10, prata, com-pleto, automático, bancosem couro, R$ 50.000,00. Tr.(45) 9926-1031.

COROLLA XEI 2.0, vendo,ano 2012, cinza, couro, au-tomático, sensor de esta-cionamento, câmbio borbo-leta, valor a combinar. Tr.(45) 9977-1419.

CORSA SEDAN GL, vendo,ano 97, prata huet, trava, alar-me, rodas liga leve, manual,chave reserva, placa A, todorevisado, impecável, R$11.500,00. Tr. (45) 9961-0071 com Marcos.

COURIER 1.6, vendo, ano2002, vermelha, gasolina,R$ 14.000,00. Tr. (45) 9801-9824 com Jeferson.

F-250, vendo, ano 2002,valor a combinar. Tr. (45)9129-5898 com Fernando.

FUSION, vendo, ano 2007/08, prata, pneus seminovos,impecável, valor a combinar.Tr. (45) 9911-9596.

GOL G4, vendo, 4 portas,completo, valor a combinar.Tr. (45) 9977-1419.

GOL G5 1.0, vendo, ano2011, prata, completo, air-bag, abs, retrovisor elét.,som, alarme na chave,25.000km, R$ 28.500,00. Tr.(45) 9954-4696.

GOL GL 1.8, vendo, ano 90,motor AP, pneu novo, estofa-mento novo, som, bom es-tado, valor a combinar. Tr.(45) 9923-2445 ou 9928-7069 com Ismair.

HB 20 HATCH 1.0, ven-do, ano 2013, branco,completo, versão ConfortStyle, valor a combinar. Tr.(45) 8800-8605.

HILUX SRV 3.0, vendo,ano 2006/06, prata, auto-mática, placa A, R$78.000,00. Tr. (45) 9971-1100 com Adriano.

L200 OUTDOOR, vendo,ano 2008, prata, 4x4, die-sel, bem conservado, va-lor a combinar. Tr. (45)9923-5443.

MERIVA MAXX 1.4, vendoou troco, ano 2009/10, prata,placa A, manual, chave re-serva, completa, retrovisorelét., som, toda revisada, im-pecável, valor a combinar. Tr.(45) 9961-0071 com Marcos.

MONZA CLASSIC SE 2.0,vendo, ano 89, etanol, revi-sado, R$ 4.800,00. Tr. (45)9989-7631 com Ildo.

OPALA, vendo, ano 70, 4portas, 4 cilindros, R$21.000,00, aceito troca porcarro de maior valor. Tr. (45)8835-7373 com Luis.

PRISMA, vendo, ano 2012,completo, único dono, R$25.000,00. Tr. (45) 9972-6075 ou 3254-1264.

S10 EXECUTIVA, vendo,ano 2004, preta, 4x4, diesel,revisada, valor a combinar.Tr. (45) 9977-1419.

SANDERO 1.6, vendo, ano2008/08, cinza, completo,pneus novos, valor a combi-nar. Tr. (45) 9829-5277.

SANDERO EXPRESSION1.6, vendo, ano 2012/13,completo, valor a combinar.Tr. (45) 9936-5937.

SANDERO STEPWAY, ven-do, ano 2012/12, prata,completo, banco de couro,35.000km, único dono, ipva2014 quitado, R$ 39.800,00.Tr. (45) 9997-5226.

SANTANA MI 1.8, vendo,ano 97, gasolina, 4 portas,DH, som, pneus novos,todo revisado, ótimo esta-do de conservação, R$9.800,00. Tr. (45) 9901-2216 com Carlos.

SANTANA, vendo, ano2004, valor a combinar. Tr.(45) 9945-3072.

SAVEIRO 1.6, vendo, ano2003/03, cinza, álcool, com-pleta, bom estado, valor acombinar. Tr. (45) 9848-6028ou 3282-1095 com Mário.

SAVEIRO G3 1.6, vendo,ano 2000, vermelha, c/ ar-cond., R$ 16.990,00. Tr. (45)9954-4696.

SIENA ELX 1.4, vendo,ano 2007/07, completo,impecável, placa A, R$23.000,00. Tr. (45) 9941-7811 com Ricardo.

SORENTO, vendo, ano2005, diesel, valor a combi-nar, aceito Honda Civic. Tr.(45) 9834-8917.

SPACE FOX 1.6, vendo, ano2008, bege metálico, comple-to, placa A, valor a combinar.Tr. (45) 9977-1419.

STILO 1.8, vendo, ano2003, prata, completo, 8v,rodas aro 17, doc. 2014pago, ótimo estado, R$22.900,00, aceito moto oucarro de menor valor. Tr.(45) 9909-8313.

STRADA 1.4, vendo, ano2011, completa, abs, air-bag, valor a combinar. Tr.(45) 9936-5937.

STRADA ADVENTURE 1.8,vendo, ano 2009/10, comple-ta, valor a combinar. Tr. (45)9921-7666.

STRADA, vendo, ano2005, preto, R$ 15.000,00 àvista. Tr. (45) 9975-9955.

TRACKER 2.0, vendo, ano2003, branca, intercooler, di-esel, 4x4, couro, airbag, 4pneus novos, valor a combi-nar. Tr. (45) 9977-1419.

UNO ELX, vendo, ano 94,vidro, trava, ar cond., R$7.000,00. Tr. (45) 8803-6645.

UNO MILLE EX, vendo, ano98, prata, 4 portas, 2º dono,impecável, valor a combinar.Tr. (45) 9855-9195.

UNO MILLE FIRE, vendo,ano 2008, branco, flex, bási-co, pneus novos, ótimo es-tado, R$ 14.500,00. Tr. (45)9909-8313.

Page 39: 02 27 2014

O PRESENTE | 39QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2014 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 27/02/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarComproVendo

TrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 28/02/2014

R$ 2,00PARA ASSINANTES

UNO, vendo, ano 95, R$6.500,00. Tr. (45) 8426-2864ou 9824-2900.

VECTRA ELEGANCE,vendo, ano 2009, preto, ardigital, único dono, ótimoestado de conservação,valor a combinar. Tr. (45)9943-5443.

VECTRA GLS 2.2, vendo,ano 2001, prata, completo,ar digital, R$ 19.500,00. Tr.(45) 9954-4696.

VECTRA GTX 2.0, vendoou troco, ano 2009/10, pretoperolizado, 8v, automático,airbag, abs, ar digital, sen-sor de chuva, banco de cou-ro, retrovisor retrátil, impecá-vel, valor a combinar. Tr. (45)9961-0071 com Marcos.

VECTRA GTX 2.0, vendo,ano 2010, preto, flex, auto-mático, completo, ar digital,airbag duplo, abs, cd origi-nal no volante, computadorde bordo, impostos 2014quitados, R$ 40.900,00. Tr.(45) 8803-6565.

VECTRA MILENIUM, ven-do, ano 2001, prata, com-pleto, rodas do Astra, enga-te rápido, bancos em couro,R$ 16.000,00. Tr. (45) 9107-3860 (tim) com Dhiego.

VECTRA MILENIUM ,vendo, ano 2001, verdeescuro metálico, 8v, ótimoestado, R$ 18.000,00. Tr.(45) 9909-8313.

BIZ +, vendo, ano 2009,cinza escuro, placa A, ipva2014 pago, R$ 4.600,00,abaixo da tabela fipe. Tr. (45)9977-1419.

BIZ 125 KS, vendo, ano2007/07, preta, ótimo esta-do, R$ 4.200,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

BIZ 125 , vendo, ano2011/12, vermelha, R$3.600,00 + 15 parcelas deR$ 165,00, consórcio. Tr.(45) 9842-1115.

CB 300 R, vendo, ano2010/11, preto, placa A, óti-mo estado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9977-7956com Juca.

CB 300 R, vendo, branca,série 40 anos, 4.000km,doc. 2014 pago, R$10.500,00. Tr. (45) 9134-9715 com Ronan.

CBX 250 TWISTER, ven-do, ano 2007, R$ 5.500,00à vista. Tr. (45) 9953-7980com Henrique.

CG FAN 125, vendo, ano2006, vermelha, R$3.200,00. Tr. (45) 9941-1088com Marcos.

CG FAN 125, vendo,ano 2008 , p ra ta , R$3.600,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

CG TITAN 150 ES, vendo,ano 2007/08, preta, ótimoestado, R$ 4.300,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

CG TITAN 150 KS, vendo,ano 2009/09, vermelha, R$5.000,00. Tr. (45) 3254-4140com Fabiani.

CG TITAN, vendo, ano2003, prata, bem conserva-da, R$ 3.000,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

FALCON, vendo, ano 2012/13, vermelha, ótimo estado,valor a combinar. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

NEO 115 AT, vendo, ano2009/10, preta, ótimo esta-do, R$ 4.800,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

RD 135, vendo, ano 91,preta, escapamento gemo-to dimensionado, punho rá-pido, aros de alumínio,54.000km originais, ótimoestado de conservação, R$3.800,00 à vista. Tr. (45)9829-3262 com Junior.

SHINERAY, vendo, ano2012, preta, R$ 4.000,00. Tr.(45) 9941-1088 com Marcos.

SUNDOWN 250, vendo outroco, ano 2006, impecável,valor a combinar, troco porkit c/ barco, motor e reboque,aprox. R$ 10.500,00. Tr. (45)9979-0889 com Alceu.

VENDO, moto de trilha, va-lor a combinar. Tr. (45) 9942-8229 ou 9905-2772.

XR 200, vendo, ano 2002,vermelha, c/ partida, ótimoestado, R$ 4.400,00. Tr. (45)9909-8313.

XRE 300, vendo, ano2010, c/ abs, baú, revisada,impecável, valor a combinar.Tr. (45) 9968-8598.

XTZ 125 X, vendo, ano2012/12, 2.000km, valor acombinar. Tr. (45) 9973-4406com Eldor.

YBR 125 E, vendo, ano2005/05, prata, R$ 3.300,00.Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

YBR 125 ED, vendo, ano2002/02, prata, completa,toda revisada, R$3.000,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

YBR 125 ED, vendo, ano2005/05, prata, R$3.200,00. Tr. (45) 9941-1088 com Marcos.

YBR 125 K, vendo, ano2005/05, preta, R$3.000,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

YBR 125 K, vendo, ano2005/05, vermelha, bemconservada, R$ 3.000,00. Tr.(45) 9941-1088 com Marcos.

YBR 125 K, vendo, ano2008/08, preta, R$3.500,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 K, vendo, ano2010/11, vermelha, R$4.500,00. Tr. (45) 3254-4140com Fabiani.

YBR 125 K, vendo, ano2012/13, vermelha, R$5.000,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

YBR FACTOR 125 E, ven-do, ano 2009/10, preta, R$4.500,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

YBR FACTOR ED, vendo,ano 2013/14, amarela, R$6.000,00. Tr. (45) 9941-1088com Marcos.

ANTENAS, instalações,manutenção e assistênciatécnica de aparelhos e ante-nas parabólicas e digitais,az-box, az-américa, bravo +,bravissimo, etc, atendo MCRe região, interessados. Tr.(45) 9934-4624 com Gilson.

BARCO, vendo, 5m, bor-da alta, valor a combinar.Tr. (45) 3254-4140.

BARCO, vendo, 6m, bor-da alta, valor a combinar.Tr. (45) 3254-4140.

BARRACÃO , vendo,pré-moldado, instalado,valor a combinar. Tr. (45)9954-4696.

BICICLETA, compro, Caloi,feminina, valor a combinar.Tr. (45) 3284-1017 ou 9915-3870 com Lira.

CAPÔ, vendo, usado, p/caminhão, Mercedes Benz,ano 84, valor a combinar. Tr.(45) 9966-7381 com Rui.

CELULAR, vendo, Sam-sung Galaxy S4 Mini Duos,novo, valor a combinar. Tr.(45) 8800-8605.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ automó-vel, crédito R$ 93.230,00,entrada R$ 28.500,00,assume 34 parcelas deR$ 2.585,00. Tratar (45)3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ imóvel,crédito R$ 110.000,00,entrada R$ 39.000,00,assume 158 parcelas deR$ 741,00. Tr. (45) 3254-5050 ou 9999-4847 naCredCerto.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ imóvel,crédito R$ 156.000,00,entrada R$ 52.000,00,assume 141 parcelas deR$ 1.312,00. Tr. (45)3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO ,vendo, p/ imóvel, crédito R$210.000,00, assume 150parcelas, 1ª a 4ª de R$2.346,78, demais parce-las de R$ 1.821,78. Tr. (45)3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, ven-do, p/ moto, crédito R$8.000,00, assume 70 parce-las, 1ª a 4ª de R$ 161,97, de-mais parcelas de R$ 141,97.Tr. (45) 3254-5050 ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, ven-do, p/ veículo, crédito R$42.994,86, prazo 63 meses,a partir da 5ª parcela R$808,16. Tr. (45) 9842-5000ou 3254-5000 com Tânia.

CONSÓRCIO , vendo,contemplado, crédito R$12.500,00, entrada R$3.500,00, assume 37 par-celas de R$ 340,00. Tr.(45) 9969-2492.

COZINHA, vendo, usada,de madeira, branca, grande,R$ 400,00. Tr. (45) 9963-1551 com Rogério.

FAÇO serviços de pinturase soldas em portões, gra-des, janelas, portas e ca-lhas, interessados. Tr. (45)9909-8309 ou 9933-4262.

FILHOTES, vendo, Poo-dle Micro Toy e York Shire,valor a combinar. Tr. (45)9850-6649.

JET SKI VX700, vendo,ano 2008/08, completo, óti-mo estado, valor a combinar.Tr. (45) 3254-4140.

LANCHA, vendo, TropicalBoat´s 170 (casco), valor acombinar, parcelo em 10xsem juros. Tr. (45) 3254-4140.

LAVA SOFÁ, lavagem aseco, lava, estereliza eperfuma, cama box, cober-tores, edredons, tapetes,estofados de veículos,cortinas e persianas, inte-ressados. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

MERCADO, vendo, c/ má-quina de assar frango, cli-entela formada, no centro,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9967-1578 com Sonia.

MOTOR, vendo, ano2010, Mercury 40hp, 3 ci-lindros, valor a combinar.Tr. (45) 3254-4140.

MOTOR, vendo, elétrico,de correr, Unisystem, ins-talado, R$ 350,00. Tr. (45)9975-9955.

OFERTA DE TRABALHOp/ empregada doméstica,c/ referência, p/ períodomatutino, de segunda asábado, interessadas. Tr.(45) 9989-0110 (após19hs) com Dionéia.

OFERTA DE TRABALHOp/ granja de suínos, a2km de MCR, salário ini-cial R$ 1.300,00, interes-sados. Tr. (45) 8406-5830ou 3254-1991.

OFERTA DE TRABALHOp/ marmoreiro, c/ ou semexperiência, Av. Rio Gran-de do Sul, nº 5980, MCR,interessados. Tr. (45)3254-5816 ou 9967-5251.

OFERTA DE TRABALHOp/ serralheiro e vidraceiro,interessados. Tr. (45)3254-3061.

PEÇAS, vendo, p/ compu-tador, novas, valor a combi-nar. Tr. (45) 8800-8605.

PROCURO trabalho comozeladora ou diarista, interes-sados. Tr. (45) 9824-5102.

RÁDIO, vendo, portátil, Mo-tobras, novo, am/fm, R$95,00. Tr. (45) 9944-4415 ou8800-0718.

TELEVISOR, vendo, SempToshiba, 29", seminova, R$247,00. Tr. (45) 9944-4415ou 8800-0718.

VENDO, chassi e motorperkins, p/ Caminhão GM 68,c/ documento a diesel, R$10.000,00. Tr. (45) 9944-0352 ou 8809-1180.

VENDO, plataforma reco-lhedora de grama, pré-saca-da, Nogueira 9004, R$3.000,00. Tr. (45) 9972-4254.

BEZERRO, vendo, 8, mes-tiços, desmamados, valor acombinar. Tr. (45) 9923-3092ou 3375-1217.

ESCAVADEIRA, vendo, hi-dráulica, 314 CAT, valor acombinar. Tr. (45) 9932-0786ou 3254-8634 com João.

PÁ CARREGADEIRA, ven-do, 928hz CAT, valor a com-binar. Tr. (45) 9932-0786 ou3254-8634 com João.

PEIXES, vendo, tilápia, pacúe carpa, entrego na casa, va-lor a combinar. Tr. (45) 9994-0190 ou 9135-5492.

PLANTADEIRA, vendo, Ju-mil 2850, valor a combinar. Tr.(45) 3281-7013 com Pedro.

TRATOR, vendo, esteiraAD7B, valor a combinar. Tr.(45) 9932-0786 ou 3254-8634 com João.

VENDO, 2 camas de aviá-rios, valor a combinar. Tr. (45)3283-1131.

VENDO, égua e potro,valor a combinar, preço deocasião. Tr. (45) 9988-0313 com Jean.

Page 40: 02 27 2014