02 25 2014

40

Upload: orangotoe

Post on 11-Feb-2016

260 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

02-25-2014.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 02 25 2014
Page 2: 02 25 2014

Descontrole

02 | O PRESENTE EDITORIAL TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014

Nem uma, nem outra. Por várias vezes e em váriassituações, chegamos à conclusão de que os brasileirosestão com medo. Medo da economia; melhor, medo deonde a instabilidade econômica vai nos levar e até queponto ela vai continuar a nos afetar. Medo do que vaiacontecer nos dias de Copa do Mundo. Medo daviolência... Por sinal, este tema, que já andava bas-tante em evidência, nos últimos meses anda aindamais em alta.

Temos a impressão de que o Brasil está mergu-lhado num mar de desordem e descontrole. E nospreocupamos com isso. Nos sentimos, assim, aindamais inseguros.

O agravamento da percepçãode violência cresce a passos lar-gos. Essa taxa passou de 40%em 2010, para 48% em 2011 echegou a 54% em 2013. Não serásurpresa se neste ano os índicesforem ainda maiores.

Razão para isso não nosfalta. Todos os dias algumfato (ou mais de um) nos cha-ma a atenção. A morte de umcinegrafista, recentemente, quefoi atingido por um rojão en-quanto trabalhava cobrindo ummanifesto no Rio de Janeiro,por exemplo, nos deixa tristes com a realidade quetemos que conviver, mesmo que seja a distância,acompanhando pela televisão. E esse, por sinal, éapenas um dos fatos negativos que ganharambastante mídia. Há tantas outras violências asso-ciadas, divulgadas e não divulgadas. Seja a açãode black bocs, protestantes de aluguel, ônibusqueimados diariamente, principalmente nos gran-des centros, decapitações em presídios, “guerra”entre as torcidas organizadas, torcedores enfureci-dos, vândalos enlouquecidos...

Até mesmo as manifestações populares deixaramde ter o apoio da grande maioria dos brasileiros, emvista de tanto acontecimento negativo, depredações,

vandalismo, quebra-quebra, espancamentos, mor-tes... Em junho do ano passado, 81% dos brasileiroseram favoráveis aos protestos, hoje, são apenas 52%.Os que são contrários passaram de 15% para 42%.Tudo por causa do medo do que pode acontecer. Nãohá limites, e o povo saiu em retirada.

Alguns, cansados de tudo, descrentes de diasmelhores em termos de segurança, chegam à tolerân-cia zero. Resolvem fazer justiça com as próprias mãos.É o que acompanhamos nas últimas semanas, com aação de linchadores de plantão.

A agressão a criminosos se multiplicou assusta-doramente. Começou no início defevereiro, com o caso de um ado-lescente que, acusado de assalto,foi agredido a pauladas e acor-rentado nu em um poste, no Riode Janeiro. Nos dias seguintes,pipocaram casos semelhantespaís afora. Mudaram até os índi-ces: agora é um linchamento pordia no Brasil, ante quatro porsemana, até então.

A insatisfação com as ocorrên-cias e a descrença nas instituiçõesestão fazendo a sociedade ficardescontrolada. Mas vale a ressal-va: sentir-se inseguro não justifi-

ca as pessoas agirem como justiceiras. Isso só servirápara aumentar ainda mais os índices de violência.

De onde vem esse pavor todo? É algo plantado?Ilusão coletiva? Sensacionalismo da imprensa?

De tudo um pouco, quem sabe.O medo generalizado não veio de graça. Foi bas-

tante explorado, o que gera uma sensação de maismedo ainda. Mas, as coisas não param por aqui.Teremos muito mais explorações pela frente. Em anosde campanha eleitoral, dizem, a tática vira arte. Se jáachamos que o medo está instalado, esperemos paraver o que ainda virá. Teremos que encarar muitosoutros medos... De mudança, retrocesso...

Coragem, e bola pra frente!

INVERSÃO DE PAPÉISO Jornal “The New York Times”, dos Estados Unidos

(janeiro 2010), publicou um relatório do Centro Norte-Ame-ricano de Pesquisas no qual revela que 22% dos casamen-tos americanos possuem a mulher como única provedora dafamília. Não temos dados como esses referentes às famíliasbrasileiras, mas o que vemos é que tal tendência tem setornado cada vez mais natural.

O conceito predominante é: “Quem ganha mais, ou trazo sustento, é o que lidera”.

Essa situação tem produzido uma inversão na compre-ensão e no desenvolvimento dos papéis do marido e damulher, no contexto do casamento.

Essa inversão tem gerado um “cabo de guerra” entre oscônjuges, produzindo falta de segurança e esgotamentorelacional, culminando, muitas vezes, em ruptura.

O que Deus, criador do casamento, tem a nos dizer arespeito do papel dos cônjuges?

PAPEL DA ESPOSAGênesis 2:18: "Disse mais o Senhor Deus: não é bom que o

homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea".

A mulher foi criada para ser uma auxiliadora, alguém quefosse um complemento para o homem, ajudando a ser o queDeus deseja que ele seja. A mulher preenche os espaçosvazios do homem. Não é propriedade do homem, é suacompanheira.

Santo Agostinho, que viveu no século V, disse: "Se Deusquisesse que a mulher governasse o homem, Ele a teria tiradoda cabeça de Adão. Se Ele tivesse querido que a mulherfosse a escrava do homem, Ele a teria tirado dos pés deAdão. Mas Deus tirou a mulher do lado do homem, pois a crioupara ser uma auxiliadora igual a ele".

A esposa deve fazer do lar um ambiente agradável, umlugar de paz e harmonia. Com sensibilidade e criatividade,deve sempre animar e fortalecer a liderança do marido, enunca competir nem tentar destruir, enfraquecer ou eliminaressa liderança.

PAPEL DO ESPOSOEfésios 5:23 e 25: "Porque o marido é o cabeça da mulher,

como também Cristo é o cabeça da igreja. Maridos amaivossas mulheres como também Cristo amou a igreja e a simesmo se entregou por ela".

A verdade básica não é controle nem domínio, mas amorincondicional, perseverante, sacrifical, e, também românti-co. Não deve exigir liderança, mas deve ter a iniciativa paraamar e servir, pois a esposa e os filhos necessitam carinho,aprecio, valorização e atenção.

O esposo deve ser sensível às necessidades da família erodeá-la de cuidados e ternura. Deve ser confiável, amigo, confi-dente e leal. Deve estar disposto a dar tudo o que for necessáriopara tornar satisfatória e feliz a vida da esposa e da família.

Uma vez analisados biblicamente os papéis de um e deoutro, resta-nos compreender o que falta para fazer nossocasamento funcionar efetivamente.

O segredo está em Efésios 5:33: "Portanto, cada um devocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulhertrate o marido com todo o respeito".

Nessa passagem, Paulo está dizendo que a esposaprecisa de amor, e o marido de respeito.

Quando a esposa não se sente amada e o marido não sesente respeitado, cria-se um “ciclo insano”. Sem amor, queé a mais profunda necessidade da mulher, ela reage semrespeito, que, por sua vez, é a maior necessidade do homem.Sem respeito (a maior necessidade do marido), ele reagesem amor (a mais profunda necessidade dela).

Quando o rosa (que representaria a mulher) e o azul (ohomem) se misturam, o resultado é o lilás, a cor da realeza,portanto, a cor de Deus.

Efésios 5:33: viver exige compromisso, tanto por partede maridos como de esposas, que estão dispostos a vivera conexão entre amor e respeito.

Esta é a chave para uma mistura perfeita, homogênea,que reflete a própria imagem de Deus.

* O autor é pastor da Igreja de Deus no Brasilde Marechal Cândido Rondon, presidente daConferência Latino-Americana de Pastores e

regente do Conjunto Ecos da Liberdade

[email protected]

O medo generalizado não veiode graça. Foi bastante

explorado, o que gera umasensação de mais medo ainda.Mas, as coisas não param por

aqui. Teremos muito maisexplorações pela frente. Emanos de campanha eleitoral,dizem, a tática vira arte. Se já

achamos que o medo estáinstalado, esperemos para ver o

que ainda virá. Teremos queencarar muitos outros medos...

De mudança, retrocesso...

Page 3: 02 25 2014

... tudo acontece. Tanto é que a Comissão deConstituição e Justiça da Assembleia Legislativaaprovou o projeto de lei, de autoria do Tribunal deJustiça, instituindo o auxílio moradia nas localida-des em que não houver residência oficial à dispo-sição do magistrado.

O deputado Tadeu Veneri (PT) apresentou umvoto em separado, contrário à medida, mas amaioria dos membros da comissão ficou com oparecer favorável do relator, deputado Ale-xandre Curi (PMDB), que reconheceu alegalidade e constitucionalidade da iniciati-va, garantindo a aprovação da proposta.

O projeto, no entanto, ainda não temdata para entrar em votação no plenárioda Casa de Leis, segundo informouontem (24) o presidente do Legislati-vo, Valdir Rossoni (PSDB).

O PRESENTE | 03TERÇA-FEIRA,25 DE FEVEREIRODE 2014

Comentário do dia - I“A prisão é mais uma provação na minha vida, um teste duro, mas acredito

que vou sair mais amadurecido disso tudo”. Comentário do delator do mensalão,ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), antes de ser preso.

Comentário do dia - II“O Mercosul está fazendo esforço para consolidar e apresentar sua oferta de

acordo. Esperamos que os europeus façam o mesmo”. Declarou ontem (24) apresidenta Dilma Rousseff (PT), após participar da 7ª Cúpula Brasil-União

Européia, onde foi discutida parceria estratégica.

Em ano eleitoral...

Sandro Nascim

ento/Alep

Fim da aliança em 2018?

Novos desafios...A falta de candidatos a presidente do Conselho de

Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago deItaipu, cuja assembleia ocorre hoje (25), tem pelomenos duas facetas que precisam ser interpretadaspara que a entidade possa ver suas ações oxigena-das, ou reoxigenadas.

Nascido pela iniciativa dos empresários, o Conselhotinha por objetivo ser uma entidade representativa dosinteresses dos municípios impactados pelo Lago deItaipu. De um lado, os graves problemas sociais geradospelas desapropriações de terras e pelas novas oportuni-dades de exploração do turismo.

De outro, os royalties, uma luta que se tornou vitoriosae que precisava de um amplo debate para que o dinheironão fosse gasto, como infelizmente está sendo emgrande parte, sem gerar riquezas e sem promover ocrescimento.

A segunda questão era o ICMS gerado pela Itaipu, queera dividido entre os municípios lindeiros e passou pos-teriormente a Foz do Iguaçu, por determinação do gover-nador de então.

Pelo estatuto os prefeitos “se apossaram” do Conse-lho, já que são eles que põem o dinheiro. Seria lógico queeles também desejassem administrá-lo e assim foi apro-vado: o presidente tem que ser um dos prefeitos.

Mas prefeitos têm problemas em suas cidades emuito mais do que conseguem administrar. Daí a rejei-ção pelo cargo. O Conselho cresceu, incorporou ativida-des rotineiras que exigem do presidente uma presençaquase constante em eventos e, sobretudo, para despa-char com seus assessores.

Quem assume o Conselho tem atribuições múltiplas,portanto, divide suas atenções com os problemas do seumunicípio, que em última análise são bem mais impor-tantes sob a ótica do seu eleitor.

Então, talvez tenha chegado o momento de redis-cutir se o presidente do Conselho tem mesmo queser um prefeito.

Segundo, o Conselho precisa urgentemente iniciarum debate aberto, franco, desapaixonado politicamente,para definir seus projetos incentivados pela Itaipu e quehoje, em muitos casos, apresentam dificuldades paraserem mantidos.

Os maiores problemas são as prainhas, construídasainda na década de 80, logo no início do fechamento do lago.

As prainhas são potenciais turísticos que já consumi-ram alguns milhões de reais e não apresentam osresultados desejados em nenhum dos municípios. Ou-tras iniciativas também precisam ser questionadas paraque no futuro não virem problemas parecidos.

Além disso, os municípios lindeiros ainda vivem ofantasma dos royalties que podem acabar em 2023,embora o diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, já tenhatranquilizado os prefeitos que isso não ocorrerá.

Mas fica aqui a sugestão: o Conselho precisa rever aideia de que o seu presidente tem que ser um prefeito.Isso não faz mais sentido.

Segundo, o Conselho precisa elaborar uma pauta dediscussões que vai além de um processo eleitoral, alémde um mandato dos prefeitos, além das prainhas... Emuito além das relações institucionais - boas, felizmente- que os municípios têm com Itaipu.

Por Arno Kunzler

O chefe de Relações Institucionais da Vice-Presidência da República e ex-deputado federal pelo PMDB do Paraná, Rodrigo Rocha Loures, anunciou nodomingo (23), durante a eleição para o diretório municipal de Curitiba, que opartido já comunicou a presidenta Dilma Rousseff (PT) e ao ex-presidente Lula(PT) que terá candidato próprio à Presidência em 2018. Rocha Loures, que fazparte da Executiva Nacional, garantiu que a decisão não afeta a aliança nacionalcom o PT para o projeto de reeleição da presidenta este ano. “O PMDB não podedeixar de disputar a eleição daqui a quatro anos para não se transformar em umsatélite menor na política”, afirmou.

LEILÃO AGENDADOFoi agendado para o dia 27 de março, às

14 horas, no Fórum de Marechal CândidoRondon, o leilão dos bens pertencentes aoGrupo Zadimel e Faville. O leilão será feitonas modalidades on-line e presencial. Se-rão leiloadas as unidades de Goioerê, Tole-do e Pato Bragado.

Em Goioerê está localizada uma fá-brica de biscoitos, cujo parque industrialfoi avaliado em R$ 3.775.790,00. Já a

unidade de Pato Bragado é destinada àfabricação de macarrão instantâneo e aavaliação é de R$ 7.543.500,00. A uni-dade de Toledo, por sua vez, produzamido de mandioca e está avaliada emR$ 6.325.740,00.

O valor total do parque industrialque será levado a le i lão é deR$ 17.645.030,00, sendo que terá prefe-rência o lance que contemplar o conjunto.

Page 4: 02 25 2014

04 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014

Deputados devem votar Funeas eauxílio-moradia para juízes no "tratoraço"

Projetos devem ser votados em comissão geral, com todas asvotações em uma só sessão. As duas propostas são polêmicas

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Antecipação estratégicaA preocupação dos partidos de oposição em antecipar para

março o lançamento das pré-candidaturas de Aécio Neves eEduardo Campos tem explicação. Oficialmente, tais candidatu-ras só serão válidas depois das convenções. Como, porém, operíodo determinado para essas definições pela legislaçãoeleitoral, 12 de junho, coincide com o dia em que a Copa teráinício, um mês será perdido, na medida em que todas asatenções estarão voltadas para a disputa futebolística. Até lá,só o governo continuará a ter espaço nas grandes redes decomunicação, como acontece agora, especialmente com aacintosa propaganda eleitoral nos comerciais da Caixa, com ostestemunhais do sucesso do Nossa Casa, Nossa Vida. A seadmirar, a total inação da oposição, que ainda não denuncioujunto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) essa campanha queaquela instituição bancária oficial promove. É razoável que oPSDB tenha escolhido São Paulo para realizar o pré-lançamentode Aécio. Por várias razões: Minas é território de Aécio; SãoPaulo é o maior colégio eleitoral do país com 32 milhões entreos 140 milhões de eleitores do país; e também por ser o Estadopaulista governado por um tucano, candidato à reeleição e sero vice, possivelmente, do tucanato paulista: Aloísio NunesFerreira, compondo chapa pura do PSDB, embora a colunaentenda que Alvaro Dias, hoje um nome nacional, poderiaagregar mais. Não por acaso Aécio cunhou o bordão que lá temrepetido: “Me deem São Paulo que eu lhes entrego a Presidên-cia da República”, objetivando ficar mais conhecido do povopaulista. Igualmente Eduardo Campos vai ser lançado no Rio deJaneiro em função da força ali demonstrada por Marina Silva,que, naquele Estado, em 2010, disputando pelo PV, obteve31% dos votos presidenciais. Vai assim testar a sua capacidadede transferir seu prestígio a Campos. Em verdade, só depois daCopa, que, a depender de seu resultado, pode ser um divisor deáguas, as campanhas da oposição vão deslanchar. Aí, commelhores espaços na comunicação que atualmente.

Discussõesimportantes

A Prefeitura e o IPPUC pro-movem discussões sobre ometrô a ser implantado emCuritiba. Vários órgãos apre-sentam sugestões e observa-ções críticas sobre o edital.Entre as sugestões, uma ava-liação do ex-prefeito JaimeLerner deveria ser levada emconsideração.

Solução discutívelA principal delas diz res-

peito ao traçado que prejudi-caria definitivamente as ca-naletas hoje existentes no tra-çado Pinheirinho-Santa Cân-dida, por onde trafegam osbiarticulados, com previsão dereceberem também os “azu-lões”. Substituição de ummodal implantado em Curiti-ba que faz sucesso em gran-

des centros no mundo (SãoPaulo que tem metrô, agoratenta implantar canaleta ex-clusiva; sem outra alternativa,reservando parte das vias co-muns aos ônibus, comprimin-do os espaços para carros).

Metrô e canaletasComo lembrou dia des-

ses um leitor que fez restri-ções ao segundo mandatode Lerner como governador,“não se pode questionar asua genialidade como urba-nista”. A coluna concordaque substituir um modal desucesso por outro, emboramais dinâmico, é uma incoe-rência. O ideal seria somarcanaletas e metrô com outrotraçado. Com o crescimentoda frota de automóveis, mes-mo com metrô, as canaletas,se substituídas, serão lamen-tadas no futuro.

Requerimentos para que sejainstalada comissão geral para avotação dos projetos de lei quecriam a Fundação Estatal de Saúde(Funeas) e o auxílio-moradia parajuízes e desembargadores do Pa-raná foram apresentados ontem(24) ao presidente da AssembleiaLegislativa do Paraná,Valdir Ros-soni. Os pedidos serão votadoshoje (25) e a comissão geral - quepermite o chamado “tratoraço”,com várias votações em uma sósessão - deve ser instalada logoem seguida, no mesmo dia.

O projeto da Funeas chegou aser apresentado em dezembro,mas foi retirado de pauta porpressão de servidores da saúde,que consideram a fundação uma“terceirização” da área e fize-ram várias manifestações nasgalerias do plenário.

A Funeas é uma fundação es-tatal de direito privado, que fazparte da administração públicaindireta. Pelo projeto, a fundaçãoadministraria parte dos serviços

Ao ser preso, Roberto Jefferson dizque o Brasil melhorou após o mensalão

Após ter sido preso pela Polí-cia Federal (PF) em sua casa emLevy Gasparian, no interior doEstado, o ex-deputado RobertoJefferson (PTB-RJ) disse que nãose arrepende da denúncia que fezsobre o esquema do mensalão,em 2005, no primeiro mandato doex-presidente Luiz Inácio Lula daSilva. Para ele, após o episódio,que resultou na cassação de seumandato e posterior condenaçãoa sete anos de prisão, "o Brasilmelhorou". "A imprensa fiscalizamais e os políticos melhoraramseu comportamento. Não dá maispara brincar com a opinião públi-ca", afirmou Jefferson aos repór-teres na porta de sua casa. O ex-deputado não quis revelar se con-sidera justa sua condenação peloSupremo Tribunal Federal (STF)pelos crimes de corrupção passi-va e lavagem de dinheiro.

Jefferson foi condenado a seteanos e 14 dias de prisão em regi-me semiaberto no processo domensalão pelos crimes de corrup-ção passiva e lavagem de dinhei-ro. Após passar por exames, eleserá encaminhado ao InstitutoPenal Ismael Pereira Sirieiro, emNiterói, onde começará a cumprirsua pena. O presídio abriga de-tentos em regime semiaberto.

O delator do mensalão disseque encara sua prisão "com sere-

de saúde prestados pelo Estado,como compra de equipamentose contratação de médicos paraserviços específicos.

O governo tem pressa por-que há um período de cerca de120 dias para que a Funeas come-ce a funcionar depois da aprova-ção do projeto de lei, mas a legis-lação impõe restrições na con-tratação de funcionários e servi-ços no período eleitoral, que co-meça em julho. Com as restri-ções, seria possível que a funda-ção começasse a funcionar ape-nas em novembro.

A fundação também permiti-ria ao Executivo contratar médi-cos sem risco do Estado ultrapas-sar os limites legais de gastoscom pessoal estabelecidos pelaLei de Responsabilidade Fiscal(LRF). No ano passado, o Paranáteve empréstimos na Secretariado Tesouro Nacional (STN) nega-dos por terem supostamente ex-trapolado o limite prudencial.

O requerimento para a insta-

lação de comissão geral nesseprojeto é de autoria do deputadoAdemar Traiano, líder da banca-da do governo.

AUXÍLIO-MORADIAO projeto que institui o auxí-

lio-moradia entre as vantagensque juízes e desembargadorespodem receber foi apresentadoem dezembro. O texto, porém,não especifica o valor do auxílio enem quem poderá recebê-lo. Es-sas definições seriam dadas de-pois pelo próprio Tribunal de Jus-tiça (TJ-PR), sem necessidade depassar pela Assembleia de novo.

O nome do deputado que en-viou o requerimento para a insta-lação da comissão geral não foidivulgado até o momento.

Em 2013, decisões do Conse-lho Nacional de Justiça (CNJ) de-terminaram a suspensão de re-soluções que fixam o pagamentode auxílio-moradia de até R$ 6 mila magistrados de pelo menos cin-co tribunais.

nidade, equilíbrio, paciência e hu-mildade". "Tenho que passar porisso. Estou levando todos os meuslaudos e a última tomografia. As-sim que eu der entrada na PF, elesterão acesso ao meu históricomédico", afirmou Jefferson, quesegue dieta depois de se tratar deum câncer no pâncreas, em 2012.

Apesar de ter sido condenadono regime semiaberto, Jeffersondisse que ainda não tem nenhumaproposta de emprego, o que per-mitiria a ele deixar a prisão duranteo dia. Ele informou que as negoci-ações para venda de seu escritóriono centro do Rio estão bem enca-minhadas. O dinheiro será usadopara pagar parte da multa deR$ 720 mil imposta pelo STF. Orestante, disse ele, será obtido comdoações de correligionários do PTB.

O ex-parlamentar disse que estálevando para a cadeia dois livros: aBíblia e um que conta a história dahumanidade no século XX, cujonome não se recordou. "Não soumelhor do que ninguém. Não sousanto. Tenho defeitos, mas tam-bém virtudes. Eu trato bem as pes-soas. Não é à toa que fui eleito seisvezes deputado federal", disse.

PRISÃOO STF entregou no fim da ma-

nhã de ontem (24) o mandado deprisão de Jefferson, em papel, à

Polícia Federal em Brasília. Lá, odocumento foi digitalizado e trans-mitido via e-mail para a Superin-tendência da Polícia Federal noRio, que encaminhou a mensa-gem a um agente que fazia plan-tão na residência de Jefferson. Oagente entrou na casa, com auto-rização do ex-deputado, e impri-miu o mandado. Jefferson assi-nou o documento tomando ciên-cia da ordem de prisão às 12h21.

Jefferson assinou o documen-to, foi até o portão de sua casa edisse aos jornalistas: "Como vocêsestiveram dias e dias aqui na portada minha casa, aqui está o manda-do de prisão. Agora vou tomar umbanho e descer com a PF (para oRio de Janeira). Boa tarde a vocêse desculpe o mau jeito".

O ex-deputado embarcou emum carro descaracterizado daPolícia Federal às 14 horas, a ca-minho da sede da Superintendên-cia da PF, no centro do Rio. Amulher de Jefferson, Ana Lúcia,seguiu o comboio dirigindo o car-ro da família, uma Pajero branca.

Na última sexta-feira (21), opresidente do Supremo TribunalFederal, Joaquim Barbosa, haviadeterminado a prisão de Jeffer-son, condenado a sete anos e 11dias de prisão em regime semia-berto na Ação Penal 470, o proces-so do mensalão.

Em choqueUm detalhe que deveria ser considerado, embora o erro tenha

sido cometido há 55 anos, quando Juscelino optou pelo transporterodoviário como única alternativa e as fábricas de veículos automo-tores começaram a ser implantadas no Brasil, em detrimento deoutros modais como trens e hidrovias, sucateando a já razoávelmalha ferroviária que hoje faz falta. A saturação já fez com que ogoverno fosse obrigado a criar uma política fiscal diferenciada àsmontadoras em 2013. Medida que logo, logo, precisará ser reto-mada. É preciso lembrar que Detroit, que já foi “a Meca” da indústriaautomobilística americana, está falida como cidade.

Page 5: 02 25 2014

O PRESENTE | 05TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014 GERAL

Ministro veta nomeação de novo secretário de SegurançaInformação foi confirmada na tarde de ontem (24) durante reunião com

o governador, em Brasília. Beto Richa diz que já estuda outro nome

IMBRÓGLIO

O ministro da Justiça,José Eduardo Cardoso, ve-tou o nome do delegado fe-deral José Alberto Iegas paraser o novo secretário da Se-gurança Pública do Paraná.A informação foi confirma-da na tarde de ontem (24),durante reunião com o go-vernador Beto Richa, emBrasília. Richa afirmou quejá estuda outro nome.

Cardozo teria outros pla-nos para Iegas, que exerceum cargo considerado estra-tégico dentro da Polícia Fe-deral (PF), em Brasília. Aopinião do ministro é quedeveria haver uma espéciede quarentena para quemexerce a atual função deleantes da cessão para outrogoverno, embora não existaprevisão legal para isso.

ANÚNCIOO delegado da PF foi

anunciado como novo se-cretário da Segurança Pú-

blica do Estado na últimaquarta-feira (19). Ele iriasubstituir o procurador doMinistério Público (MP)Cid Vasques, que pediu exo-neração do cargo no últi-mo terça-feira (18).

“Lamentavelmente nãoconsegui a liberação do di-retor de Inteligência da Po-lícia Federal, José AlbertoIegas. É reconhecidamenteum grande nome, tecnica-mente muito qualificado”,afirmou Richa, ao sair dareunião com o ministro.

ALEGAÇÃODe acordo com o governa-

dor, o ministrou alegou quehá um critério técnico da Po-lícia Federal para não liberarpoliciais que ocupam cargosde diretoria. “Vamos atrás (deum novo nome). Fui pego desurpresa. O próprio delegadoIegas já tinha sinalizado fa-voravelmente ao nosso con-vite. De repente não houve a

liberação”, lamentou Richa.Iegas foi anunciado na se-

mana passada, um dia depoisde o procurador Cid Vasquespedir exoneração do cargo desecretário. Depois de passa-

Ministro da

Justiça, José

Eduardo

Cardoso, teria

outros planos

para Iegas,

que exerce um

cargo

considerado

estratégico

dentro da

Polícia Federal

gens pela superintendência daPF em Foz do Iguaçu e noParaná, ele estava na direçãodo setor de inteligência da PFem Brasília.

Iegas seria o segundo dele-

gado federal a assumir a pastana gestão de Richa. O primei-ro foi o delegado Reinaldo deAlmeida César, que foi subs-tituído por Cid Vasques emsetembro de 2012.

Antonio Cruz/ABr

Page 6: 02 25 2014

06 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014

Ligação de fixo para celularficará mais barata em março

Queda será consequência da redução dos valores de referênciapara tarifas de remuneração de redes móveis (taxa de

interconexão, ou VU-M) pela agência

TELEFONIA

As ligações locais e interur-banas feitas de telefone fixo paracelular ficarão, em média, 13%mais baratas para o usuário apartir de março, conforme infor-mou a Agência Nacional de Tele-comunicações (Anatel), em notadivulgada ontem (24).

A queda será consequênciada redução dos valores de refe-rência para tarifas de remunera-ção de redes móveis (taxa deinterconexão, ou VU-M) pelaagência. A taxa é cobrada noscasos de ligação de um telefonefixo para celulares.

A expectativa da Anatel é queos novos valores nas chamadas

de fixo para móvel gerem umaeconomia anual para os consumi-dores da ordem de R$ 2,1 bilhões.Além disso, novas quedas de valo-res estão previstas para 2015, quan-do novas reduções na tarifa já es-tão previstas. Com as mudanças,o preço médio das ligações locaisde fixo para celular passará deR$ 0,45 para R$ 0,39. Já o preçomédio das ligações interurbanasfeitas de fixo para móvel com DDDiniciando com o mesmo dígito(exemplo: DDDs 61 e 62) passaráde R$ 0,93 para R$ 0,80, enquanto opreço médio das demais ligaçõesinterurbanas de fixo para celularpassará de R$ 1,05 para R$ 0,92.

Desta forma, o consumidorda telefonia fixa, que hoje pagauma conta média mensal deR$ 55, passará a pagar a partir demarço uma conta média de apro-ximadamente R$ 49.

Essa redução é decorrente doPlano Geral de Metas de Competi-ção da Anatel, aprovado pela Re-solução número 600, de 08 de no-vembro de 2012, e abrange cha-madas da telefonia fixa para celu-lar, sejam ligações locais ou delonga distância, originadas nasredes das concessionárias da tele-fonia fixa (Oi, Telefônica, CTBC,Embratel e Sercomtel) destinadasàs operadoras móveis.

Charles Fernandes, radialista, Manaus (AM): A UniãoEuropeia está pedindo o fim da Zona Franca de Manaus,

alegando que os benefícios fiscais concedidos pelo governo

brasileiro são objeto de queixa formal contra o Brasil na

Organização Mundial do Comércio (OMC). Como a senhora

avalia isso?

Presidenta Dilma: o governo brasileiro considera legítimo oregime tributário da Zona Franca de Manaus. Ele funciona em plenaconformidade com os compromissos internacionais assumidos peloEstado brasileiro. Eu defendo com todo vigor a Zona Franca deManaus, assim como as demais políticas brasileiras questionadaspela União Europeia.

O argumento dos europeus junto à Organização Mundial doComércio (OMC) é sobre a compatibilidade do tratamento tributárioespecial dado à Zona Franca de Manaus, assim como a outras áreasde livre comércio. A alegação é de que haveria uma possível violaçãodas normas internacionais da OMC. Penso que não há violação. Etenho reiterado isso. Vamos esclarecer nossa posição no sistema desolução de controvérsias da OMC, que existe para solucionar diver-gências dessa natureza. É bom lembrar que o Brasil está entre oscinco países que mais utilizaram esse mecanismo da OMC. Temossido vitoriosos em diversos outros casos levantados por paísesdesenvolvidos, inclusive pela União Europeia, como nas questões doaçúcar e dos medicamentos genéricos.

É de interesse do meu governo chegar a uma solução negoci-ada sobre o tema. Temos uma boa relação com a União Europeia.E foi por isso que justifica a reunião de que participei em Bruxelas,na Bélgica, na segunda-feira, 24, nos permite acreditar na cons-trução de consenso em torno do tema. Trabalharemos nestadireção, pois a Zona Franca de Manaus é exemplo do equilíbrioentre o respeito ao meio ambiente e a necessidade dos 20 milhõesde amazonenses que moram na região.

Quando a Zona Franca de Manaus nasceu, o objetivo do Estadobrasileiro foi criar uma zona de produção de eletroeletrônicos que hojetem níveis baixíssimos de emissão de gases de efeito estufa. É o melhorexemplo de que é possível crescer economicamente, incluir socialmen-te, preservar e proteger nossas florestas. E a defesa do meio ambientesempre foi uma bandeira muito cara à União Europeia. A Zona Franca deManaus tem gerado emprego, renda e ajudado o desenvolvimentoeconômico e social da região. Exatamente porque meu governo tem essacompreensão e estimula uma política industrial competitiva e inclusiva,que encaminhei proposta de emenda constitucional ao Congressopropondo que os benefícios da Zona Franca de Manaus tenham vigênciaaté 2073. Isso é estratégico para o nosso país.

Presidenta, as máquinas que a senhora tem doado às

cidades do país são também exemplo de um dos instru-

mentos de política industrial que o Brasil adota? (*)

Todas as máquinas que o governo federal está distribuindo àsprefeituras são produzidas no Brasil. Queremos, com essas compraspúblicas, estimular a geração de emprego e renda em nosso país.Estamos doando, para todos os 5.061 municípios brasileiros commenos de 50 mil habitantes, um kit com três máquinas: um retroes-cavadeira, uma motoniveladora e um caminhão caçamba. Para osmunicípios do semiárido ou da área da Sudene em situação deemergência, além destas máquinas, doamos também um caminhãopipa e uma pá carregadeira. As máquinas permitirão às prefeituras decidades pequenas a cuidarem de suas estradas vicinais e a realizaremobras em seus municípios, o que lhes garante autonomia paraatender as demandas da população. Gosto de lembrar que as estradasvicinais são estratégicas para o deslocamento da produção dealimentos e das pessoas. Isso tem um impacto importante na vida daspessoas. E manter essas estradas em boas condições é muitoimportante para o país. O governo federal investiu no PAC R$ 4,99bilhões. E foram entregues 11.530 equipamentos. Até o final de maio,entregaremos todas as 18 mil máquinas. Esse investimento é o quetem garantido a melhoria das condições de vida de milhões debrasileiros e, ao mesmo tempo, incentivado a produção industrial emnosso país, resultando em mais emprego e renda para os brasileiros.

(*) Esta pergunta, que precede a mensagem, fo i

formulada pela Secretar ia de Imprensa para melhor

entendimento do conteúdo.

Para perguntar à presidenta Dilma Rousseff, mande sua dúvida

pelo e-mail: [email protected],

informando nome completo, idade, ocupação e município.

BC e AGU pedem suspensão dejulgamento sobre planos econômicosA Advocacia-Geral da União

(AGU) e o Banco Central pedi-ram ao Supremo Tribunal Fede-ral (STF) a suspensão do julga-mento das ações sobre perdasno rendimento de cadernetas depoupança devido aos planos eco-nômicos Cruzado (1986), Bres-ser (1998), Verão (1989); Collor 1(1990) e Collor 2 (1991). O pedidoé para que seja feita uma audi-ência pública para debater osimpactos financeiros da decisãodo STF. O documento foi proto-colado na sexta-feira (21).

Na petição protocolada no STF,o Banco Central e a AGU defendemque a questão seja debatida antesdo posicionamento final dos minis-tros, além de o parecer da Procura-doria-Geral da República. O pedidode suspensão será analisado pelo

ministro Ricardo Lewandowski, re-lator do processo.

O governo e as entidades dedefesa do consumidor divergemsobre o impacto da decisão do Su-premo. Segundo o procurador doBanco Central, Isaac Sidney Mene-zes Ferreira, o sistema bancáriopode ter prejuízo estimado emR$ 149 bilhões se o Supremo decidirque os bancos devem pagar a dife-rença. De acordo com o procura-dor, o governo federal prevê retra-ção de crédito nos bancos públicose privados, com a redução de cré-dito no sistema financeiro.

O Instituto Brasileiro de Defesado Consumidor (Idec) discorda daestimativa de perdas feitas pelo Ban-co Central. Para o instituto, o montan-te a ser pago pelos bancos aos pou-padores é R$ 8,465 bilhões. Na sema-

na passada, o STF adiou o julgamentodas ações, que seria retomado ama-nhã (26). A questão voltaria a serdebatida, mas as sessões desta se-mana foram destinadas aos recur-sos dos condenados na Ação Penal470, o processo do mensalão.

O julgamento das ações sobreperdas no rendimento de cader-netas de poupança foi iniciado emdezembro do ano passado, masos ministros decidiram adiar a con-clusão, para que o assunto sejadefinido de uma só vez. Há 390 milprocessos parados em várias ins-tâncias do Judiciário aguardandoa decisão do Supremo.

Não há data prevista para aretomada do julgamento dos pla-nos econômicos ou mesmo para adecisão sobre o pedido apresenta-do pela AGU e pelo BC.

Paraná é vice-campeão de acidentes nas rodovias federaisA Polícia Rodoviária Federal

(PRF) registrou, em 2013, 186.474acidentes em rodovias federais,que deixaram 103.559 feridos e 8.415mortos. Em comparação ao ano de2012, em termos absolutos, houveum aumento de 1% no número deacidentes, queda de 0,79% no nú-mero de feridos e redução de 2,83%no número de mortos. O Paranáregistrou queda de acidentes de4,7%, passando de 20.743 em 2012para 19.772 em 2013, mas é o vice-campeão de acidentes do país, per-dendo só para Minas gerais.

Em Minas Gerais, foram 26.459acidentes em 2013 com 1.264 mor-tos. Uma das explicações, segun-do a PRF, é porque Minas tem amaior malha rodoviária federal.

“Minas está no centro do Brasil eé utilizada como corredor de vári-as pessoas que saem de um Esta-do para outro. Além disso, é umEstado economicamente muitoforte, com indústria e agricultura.Isso faz com que o fluxo de veícu-los seja muito grande, consequen-temente, os acidentes também”,acrescentou o inspetor Pires.

Em termos proporcionais, quan-do se leva em consideração o au-mento de 7,5% da frota de veículosem 2013, o Brasil registrou quedanos índices. “Em relação à frota,caímos de 2.510 acidentes em cada1 milhão de veículos para 2.359,uma redução de 6%. O número deferidos caiu de 1.420 (em cada mi-lhão de veículos) para 1.310, uma

redução de 7,7%. O número demortos, de 118 vítimas em cada 1milhão de veículos, para 106, umaredução de quase 10%”, explicou ochefe da Divisão de PlanejamentoOperacional da PRF, inspetor Stê-nio Pires. No ano passado, a frota deveículos chegou a 81,3 milhões.

De acordo com a PRF, 95% dosacidentes são causados por falhahumana, como excesso de veloci-dade, falta de atenção e dirigir fa-lando ao celular. As colisões fron-tais respondem por 32% das mor-tes nas rodovias federais. Ainda deacordo com o balanço divulgadoontem (24), o maior número de in-frações foi o excesso de velocidadecom 782.770 infrações, um aumen-to de 4% em relação a 2012.

Page 7: 02 25 2014

O PRESENTE | 07TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014 ESTADO

Arrecadação do Paraná chegaa R$ 32 bilhões em 2013

Volume é maior que o do ano anterior, que foi deR$ 27,83 bilhões. Aumento real é de 8,67%

FAZENDA

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Datafolha: cresce rejeição de brasileiros às manifestações.

http://glo.bo/1h54EFN

Fernando Rodrigues (@FR_BSB)Repórter da Folha de S.Paulo

Pra quem não leu: nanicos, uma incógnita na eleição presidencial.Juntos, têm 5% no Datafolha http://uol.com/bgdt5v

Roberto Jefferson (@blogdojefferson)Presidente licenciado do PTB

Deus só dá carga para quem pode carregar. Sou “harleiro” ebotafoguense, estou acostumado a sofrer.

Lancenet! (@lancenet)Fifa inicia testes com a tecnologia da linha do gol nos estádios da Copa

- http://nolance.net/1mCJeos

Santista morre após ser espancado por torcedores do São Paulo -http://nolance.net/1mCJwf8

Terra Notícias (@TerraNoticiasBR)WhatsApp lançará serviço de voz no 2º semestre, diz CEO http://bit.ly/

1leL2Cz #TerraTecnologia

Folha de S.Paulo (@folha_com)Confiança do consumidor é a menor desde maio de 2009, diz FGV.

http://folha.com.br/no1416908

Valdomiro Cantini (@CantiniCBN)Radialista da CBN Cascavel

Sábado @gleisi deu o tom da campanha criticando o atual governo,colocando dedo na ferida. Domingo, @BetoRicha vence a convenção doPMDB.

Valor Econômico (@valor_economico)Dilma: "Discip l ina f iscal é e será pr incíp io basi lar"

http://www.valor.com.br/u/3441020

Portal R7.com (@portalR7)BNDES liberou R$ 350 mil a evento do MST sem licitação http://r7.com/

9CwA #R7

Gastos de senadores com diárias em viagens internacionais crescem41% em um ano http://r7.com/vpnc #R7

Zero Hora (@zerohora)Ucrânia pede ajuda financeira de US$ 35 bilhões para evitar falência,

http://zhora.co/1c11JP2

zhEsportes (@zh_esportes)Brasil fará amistoso contra Panamá, no Serra Dourada, antes da Copa

http://zhora.co/1epjGRK

Luis Nassif (@luisnassif)Jornalista e blogueiro

Dilma quer estreitar acordos na Cúpula Brasil-União Europeiahttp://fb.me/27GTAYPbx

UOL Notícias (@UOLNoticias)A interlocutores, Lula diz que Dilma precisa mudar http://uol.com/

bndtSR #Política

Estadão (@Estadao)Brasileiras estão entre as maiores vítimas de tráfico de seres

humanos na Europa http://oesta.do/1hK8dE5

Veja (@Veja)Mercado reduz projeção para o PIB e aposta em alta dos juros na

quarta-feira http://goo.gl/pkSuPk

Feliz, Nadal espera voltar ao Rio, "bonito e desorganizado"http://goo.gl/XHddOQ

Anote e Poupe Extra (@AnoteePoupe)Ligações de telefone fixo para celular ficarão 13% mais baratas em março.

Secretária estadual da Fazenda, Jozélia Nogueira, apresenta na Assembleia Legislativa os resultados de 2013:

“Tendência é o governo Beto Richa elevar ainda mais os investimentos neste ano”

A arrecadação do Paranáchegou a R$ 32,14 bilhões em2013, volume maior que o doano anterior, que foi de R$27,83 bilhões. O aumento realfoi de 8,67%. Durante a expo-sição dos resultados do tercei-ro quadrimestre de 2013, on-tem (24), na Assembleia Le-gislativa, a secretária estadu-al da Fazenda, Jozélia Noguei-ra, afirmou que as receitas doEstado poderiam ter acrésci-mo de R$ 288 milhões, caso astransferências do governo fe-deral tivessem acompanhadoo ritmo de expansão da arre-cadação própria do Estado.

A arrecadação própria doParaná aumentou de R$ 21,11bilhões (2012) para R$ 24,63bilhões no ano passado -acréscimo de 9,77%. Já nastransferências da União o queaconteceu foi justamente ocontrário: os repasses ao Es-tado subiram apenas R$ 74milhões, passando de R$ 3,716bilhões (2012) para R$ 3,790bilhões (2013), com variaçãonegativa de 4,23%, ao se des-contar a inflação do período.

“Se o crescimento dos repas-ses federais tivesse ocorridona mesma proporção da re-ceita própria do Estado, ouseja, em 9,77%, o Paraná teriarecebido mais R$ 288 milhões”,disse Jozélia. "As desonera-ções do governo federal pro-vocam prejuízos incalculáveisaos estados e aos municípi-os", emendou a secretária.

O aumento na receita pró-pria se deve, principalmente,ao crescimento do Impostosobre Circulação de Merca-dorias e Serviços (ICMS). Aarrecadação do ICMS propor-cionou receita de R$ 20,72 bi-lhões, superando em 9,84%os R$ 17,75 bilhões do anoanterior.

DESPESAO Estado encerrou 2013

com despesas totais deR$ 32,04 bilhões, o que repre-sentou aumento real de 5,81%em relação aos R$ 28,49 bi-lhões do ano anterior. Entreoutros fatores, contribuírampara a evolução dos númeroso crescimento em investimen-

tos no Estado.Em 2013, o governo esta-

dual reduziu os gastos compessoal em R$ 1 bilhão (deR$ 14,4 bilhões (2012) paraR$ 13,4 bilhões. Com isso, ocomprometimento da receitacom a folha fechou o ano em47,23%, superior ao limiteprudencial estabelecido pelaLei de Responsabilidade Fis-cal, que é de 46,55%.

A secretária detalhou queno ano passado o Governodo Estado investiu R$ 1,79bilhão, o que corresponde aaumento real de 29,37% nacomparação com R$ 1,3 bi-lhão de 2012. “A tendência éo governo Beto Richa elevarainda mais os investimentosneste ano”, comentou ela."As perspectivas são boaspara o Paraná, porque nóspreparamos um Estado me-lhor, com mais investimen-tos e geração de empregos,como é o caso do programaParaná Competitivo. A cadaano recebemos novos inves-timentos, é um cenário oti-mista”, afirmou.

Jonas Oliveira/ANPr

Page 8: 02 25 2014

08 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014

FORÇA FEMININA

PMDB Mulher elege diretório em Marechal RondonRoseli Bier, esposa do deputado Ademir, foi eleita como presidente da Comissão Executiva

O PMDB Mulher de Mare-chal Cândido Rondon agoratem diretório. A criaçãoaconteceu durante Conven-ção Municipal realizada naúltima quinta-feira (20), nasede do partido.

Dezenas de mulheres filia-das à legenda estiveram pre-sentes, além de lideranças doPMDB rondonense, como oprefeito Moacir Froehlich, aprimeira-dama Maria Cleo-nice, o deputado estadualAdemir Bier, vereadores e se-cretários municipais.

Na oportunidade, forameleitos 45 membros titula-res e 15 suplentes do dire-tório, assim como duas dele-gadas e dez integrantes dacomissão de ética, bem comoo Conselho Fiscal. Tambémfoi escolhida a Comissão Exe-cutiva Municipal do PMDBMulher, que tem como pre-sidente Roseli Bier, esposado deputado Ademir Bier.

Além de Roseli, integram a

Executiva Amélia Kempfer Grams(1ª vice-presidente), CharlineFranciele Zart (secretária geral),Eliane Marilei Freitag (1ª secre-tária), Graciela Regina Bier (te-soureira), Iria Costa (1ª vogal),Vanice Grenzel (2ª vogal), Ana-ir da Glória Peres (1ª suplente) eNadir Ilce Pinatti (2ª suplente).Para o Conselho Fiscal forameleitas Geltrudes LefflerPedralli, Lucimara TeresinhaUnfried e Lisete TeresinhaBersch (titulares), e Diva Neu-berger, Dirce Forlin e Izoldi Vi-teck Adams (suplentes).

Conforme a presidente elei-ta, Roseli Bier, a expressiva par-ticipação das mulheres na con-venção é uma demonstração daforça do PMDB Mulher de Mare-chal Cândido Rondon. “É o sinalclaro que a mulher quer e podeparticipar ativamente da políti-ca no nosso município, ocupan-do seu espaço também neste seg-mento da nossa sociedade, as-sim como já acontece em muitosoutros setores”, finalizou.

Registro da participação de lideranças e filiadas na Convenção

Municipal do PMDB Mulher, realizada na semana passada

Divulgação

Page 9: 02 25 2014

O PRESENTE | 09TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014 GERAL

Presidente da Fiep estará hoje em Marechal RondonEle virá ao município para prestigiar o lançamento do novo Portal das Indústrias do Extremo Oeste

VISITA

O presidente da Federaçãodas Indústrias do Estado doParaná (Fiep), Edson Cam-pagnolo, estará hoje (25) emMarechal Cândido Rondon,onde participa da solenidadee coquetel de lançamento donovo site do Indexopar - Por-tal das Indústrias do Extre-mo Oeste do Paraná. O even-to será realizado no HappyDay, a partir das 19h30.

Além do presidente daFiep, estarão presentes a co-ordenadora regional da Fe-deração, Marlise Ricardi, eautoridades e representan-tes da classe empresarial dos11 municípios que integramo projeto. De acordo comMarlise, o ato de lançamen-to do novo portal é umagrande oportunidade de en-contro da classe industrial eautoridades regionais.

O Indexopar foi criado háquatro anos, idealizado peloatual presidente da Acima-car, Josué Maioli, que à épo-ca era vice-presidente da As-sociação Comercial para As-suntos da Indústria. Desde oinício, o objetivo foi divul-gar a variedade e o potencialdas indústrias instaladas naregião do Extremo Oeste doParaná. O portal foi desen-volvido e mantido por meiode parceria entre a Coorde-nadoria Regional da Fiep, as-sociações comerciais e prefei-turas. Até recentemente fazi-am parte do portal indústri-as dos municípios de EntreRios do Oeste, Marechal Cân-dido Rondon, Mercedes,

Nova Santa Rosa, Pato Bra-gado e Quatro Pontes. Mas,diante dos bons resultadosalcançados pelo Indexopar,no fim de 2013 outros cincomunicípios aderiram: Guaí-ra, Maripá, Palotina, SantaHelena e Terra Roxa.

Para atender às necessida-des desta nova etapa do pro-jeto, o portal foi totalmentereformulado. Nele é possívelencontrar informações sobreprodutos e serviços ofereci-dos por mais de uma centenade indústrias dos 11 municí-pios, as quais atuam em di-versos segmentos, como ali-mentação, agroindústria, me-talurgia, construção, móveise madeira, tecnologia, pro-mocional e de acessórios.

Além do espaço que as em-presas vão dispor para divul-gar seus produtos e serviços,o novo portal terá previsãodo tempo de cada município,cotações de moedas, cotaçãoagropecuária (soja, milho,frango, boi gordo, suíno, lei-te e mandioca), bem comonotícias ligadas ao setor in-dustrial, links úteis, sala denegócios, divulgação de even-tos e classificados para a co-mercialização de maquinári-os e resíduos que não sãomais utilizados pelas empre-sas, mas que podem ser úteispara outras.

Segundo a coordenadoraregional da Fiep, o Indexoparjá se consolidou como umaimportante ferramenta quefomenta boas oportunidadesde negócios para as empre-

sas. Agora, nesta nova etapa,diz ela, o objetivo é ampliar aparticipação das indústrias ea divulgação do portal. Ocusto para as empresas aderi-rem é zero, pois os recursos

para a criação do site ficarama cargo das prefeituras e asdespesas com manutençãomensal são de responsabili-dade das associações comerci-ais dos 11 municípios que in-

tegram a Coordenadoria Re-gional da Fiep.

O novo site do Indexoparpoderá ser acessado a partirde hoje, no endereço eletrôni-co www.indexopar.com.br.

Page 10: 02 25 2014

10 | O PRESENTE POLÍTICA TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014

Com 8 votos a 1, vereadores derrubam veto do ExecutivoVeto era referente à emenda proposta pela Câmara no orçamento de 2014 envolvendo

programa de pavimentação de pátios e acessos das propriedades rurais

MARECHAL RONDON

A Câmara de Vereadoresde Marechal Cândido Ron-don colocou em votação, nasessão ordinária de ontem(24), o veto do Poder Executi-vo municipal em relação àemenda proposta e aprovadapela Casa de Leis no orça-mento do município de 2014.A emenda trata sobre a cria-ção de um programa munici-pal de pavimentação de páti-os e acessos das propriedades.

Como havia compatibili-dade, por já estar previstono Plano Plurianual (PPA)e na Lei de Diretrizes Orça-mentárias (LDO) um proje-to de pavimentação, a Câ-mara incluiu tal emenda noorçamento anual, permitin-do que exista um programade pavimentação de pátios eacessos. Posteriormente, ainiciativa teria que ser regu-lamentada, seja por decretodo prefeito ou através deuma lei da Câmara.

“Nos causou estranhezaque na prefeitura tivemos oveto de uma emenda. Em umprocesso legislativo pode-sevetar o projeto como umtodo, um título, um capítu-lo, um artigo, um inciso,uma alínea. Agora vetaremenda? A Câmara não en-via para o Poder Executivoemenda. A emenda podeprosperar ou não dentro daCasa, podemos aprová-la ounão. Para a prefeitura é en-viado o projeto de lei. O pre-feito tem todo direito de in-terpor veto, mas vetar emen-da é uma anomalia dentrode processo legislativo. Con-

fesso que não entendi. Hou-ve uma interpretação extre-mamente equivocada e oveto, da forma como veio,não extingue só a pavimen-tação de pátios e acessos, masextingue todo o programade pavimentação de estradasrurais de Marechal CândidoRondon”, detalhou o verea-dor João Marcos Gomes.

Segundo o edil, a Câmaratomou cuidado para que ainiciativa estivesse compatí-vel com o PPA, LDO e LOA(Lei Orçamentária Anual).“E para nossa surpresa foiinterposto o veto. Vetaramemenda e a coisa se tornouestranha. Para não prejudi-car as ações do Poder Exe-cutivo em relação à pavi-mentação de estradas rurais,sugiro que votem pela der-rubada do veto interpostopelo Executivo”, declarou,na sessão, antes do veto sercolocado em votação.

O vereador Josoé Pedralli,por sua vez, disse que inici-almente era favorável aoveto. O mesmo posiciona-mento foi da assessoria jurí-dica da Câmara. No entan-to, comentou, após uma ave-riguação foi constatado queo veto estava relacionado àemenda. “E não existe veto àemenda. Até sugiro aos de-mais vereadores que acom-panhem o voto contrário aoveto do Executivo munici-pal”, reforçou.

Ao ser colocado em vota-ção, o veto foi derrubado comoito votos favoráveis e um con-trário. A votação foi secreta.

Os votos foram conferidos pelos vereadores Elmir Port e Marcio Rauber, assistidos pelo presidente

da Câmara, Ilario Hofstaetter (Ila), e pelo 1º secretário da mesa diretora, Josoé Pedralli

Maria Cristina Kunzler

Elmir Port sugere poda deárvores no centro de Rondon

Em indicação apresenta-da na sessão de ontem (24)do Poder Legislativo rondo-nense, o vereador Elmir Portsolicita à prefeitura que façaa poda de árvores no centroda cidade, em especial na Ave-nida Maripá.

Segundo Elmir, muitasárvores apresentam tama-nho considerável e compro-metem o sistema de ilumina-

ção pública. Além disso, ofe-recem riscos à população,especialmente em dias detemporais e ventanias.

“O ideal seria promoveruma poda nas árvores, oque resolveria este proble-ma em sua integralidade eatenderia o anseio de inú-meros empresários e da co-munidade em geral”, fina-liza o vereador.

Câmara inclui emenda em projetode reestruturação do quadro funcional

Durante a sessão ordináriada Câmara de Vereadores deMarechal Cândido Rondon,ontem (24), foi colocado emprimeira votação o projeto delei nº 07/2014, de autoria doPoder Executivo Municipal,que promove nova reformula-ção na estrutura administrati-va da prefeitura. A medida visaadequar o município à deter-minação do Tribunal de Con-tas do Estado do Paraná, quesolicitou a extinção de cerca de60 cargos de chefe de divisão do

paço. O prazo para que issoocorra encerra neste mês.

Com o projeto, haverá aredução efetiva de dez cargos,gerando uma economia anu-al aos cofres públicos de apro-ximadamente R$ 375 mil. Issoserá possível a partir de rema-nejamento.

Porém, alguns pontos doprojeto têm motivado reuniõesentre vereadores e integran-tes da prefeitura. Dentre umdeles está a alteração de valo-res dos vencimentos e a termi-

nologia de alguns cargos,como gerente de setor. Ou-tro questionamento é a in-clusão de carga horária detrabalho para aqueles queocupam funções em comis-são, como de 40 e 20 horassemanais. Este foi um itemque causou discórdia. Tan-to é que o vereador JoãoMarcos Gomes sugeriu a in-clusão de uma emenda, aqual foi aprovada pelos de-mais edis, que tem por obje-tivo excluir a tabela de car-ga horária. “Entendo que ocargo comissionado é de de-dicação exclusiva, 24 horaspor dia”, opinou.

Com a emenda, o projetofoi aprovado em primeira dis-cussão, ontem, com apenasum voto contrário - do vere-ador Marcio Rauber, que nãoconcordou em colocar a ma-téria em votação sem ter oparecer da Comissão de Justi-ça e Redação, pois há pedidode informação pendente.Como tramita em regime deurgência, haverá sessão ex-traordinária amanhã (26) equinta-feira (27), às 08h15.

Maria Cristina Kunzler

Emenda foi

proposta pelo

vereador João

Marcos Gomes:

“Entendo que o

cargo

comissionado é

de dedicação

exclusiva, 24

horas por dia”

Page 11: 02 25 2014

O PRESENTE | 11TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014 GERAL

Associação Comercial conquista certificado ISO 9001Para explanar sobre a certificação, entidade promove hoje (25) encontro com a imprensa e diretoria

MARECHAL RONDON

Arquivo/OP

Algo que poucas associa-ções comerciais do Paraná e doBrasil conquistaram até hojefoi obtido pela Associação Co-mercial e Empresarial de Mare-chal Cândido Rondon (Aci-macar), o que a coloca na elitemundial de empresas e insti-tuições que trabalham sob asnormas de um sistema de qua-lidade reconhecido em cente-nas de países. Trata-se da cer-tificação do ISO 9001:2008.

Para compartilhar o mo-mento, a Acimacar vai reunirsua diretoria e representantesda imprensa, hoje (25), às 08h30,no auditório da AssociaçãoComercial, para explanar so-bre o que esse certificado re-presenta. “A Acimacar defini-tivamente entrou no rol dasempresas certificadas pelo ISO9001, que é o reconhecimentomundial na padronização deprodutos e serviços. Isso fazcom que tenhamos maiores

responsabilidades e faz comque nosso conceito peranteos associados aumente tam-bém”, enaltece o presidenteJosué Maioli.

De acordo com ele, o pro-grama de implementação doISO 9001 iniciou ainda na ges-tão do ex-presidente LucianoCremonese e terminou ago-ra. Para obter a certificação, aAcimacar precisou essencial-mente fazer algumas mudan-ças nos procedimentos inter-nos para que houvesse umnível de profissionalização ede controle maior dos servi-ços e das informações que sãoprestados. “Atendemos em100% o que a empresa que feza auditoria da certificação so-licitou. Isso nos credencioucom esse certificado e a nossamaior responsabilidade acon-tece a partir de agora, que émanter acesa a chama do ISO9001 e fazer com que tenha-

mos essa certificação definiti-va, pois haverá avaliações anu-ais. Para que possamos sempreestar certificados, teremos anoapós ano que cumprir com to-dos os nossos objetivos”, de-clara o dirigente.

Maioli afirma que uma dasmetas agora é fazer com que aAcimacar seja uma referênciaem certificação do ISO 9001para os associados. Ou seja, seeventualmente houver algumassociado com interesse emfazer o procedimento para con-quistar essa certificação, a As-sociação Comercial vai poderser uma alavanca, indicando,motivando e dando exemplos,expõe. “A Acimacar é umadas poucas associações comer-ciais do Paraná e do Brasil aobter o ISO”, comemora, enal-tecendo que o programa foibasicamente trabalhado peloquadro de colaboradores daAssociação Comercial. “Os as-

Presidente da Acimacar, Josué Maioli: “Os associados que utilizam os

serviços da Acimacar vão perceber essa mudança com certeza”

sociados que utilizam os ser-viços da Acimacar vão perce-ber essa mudança com certe-za”, completa.

PRÓXIMO PASSOCom a conquista do ISO

9001, o próximo passo, reve-la o presidente, será buscar acertificação ambiental. Tra-ta-se do ISO 14001, que visacontrolar e melhorar o de-sempenho ambiental de umaorganização.

Novos conselheiros tutelares serãoeleitos amanhã em Pato Bragado

A diretoria do Conselhodos Direitos da Criança e doAdolescente de Pato Bragadopromove amanhã (26) o pleitoeleitoral para preenchimentoimediato de três vagas de con-selheiros tutelares, como tam-bém uma de suplente.

Quatro candidatas estãoinscritas, cada uma com o seurespectivo número para vota-ção, sendo elas Sandra MaraCisz (01), Janete Marli Lutz (02),Ivete Griebeler Hickmann (03)e Elisângela Germano Pereira(04). Todas têm experiência naárea de defesa ou atendimentodos direitos da criança e doadolescente, devidamentecomprovada, de pelo menos

A Prefeitura de Maripá,por meio da Secretaria deAdministração e do Setor deRecursos Humanos, abriu,na semana passada, períodode inscrições para concursopúblico no município, a fimde suprir a demanda de car-gos permanentes na estru-

dois anos, carteira de habili-tação, mais 21 anos e EnsinoMédio completo.

A presidente do Conselho,Leani Lutz, explica que a elei-ção ocorre das 10 às 15 horas,na Câmara de Vereadores,sendo que as candidatas aoscargos de conselheiros tutela-res têm até o dia da eleiçãopara realizar a campanha elei-toral, tendo em vista que se-rão escolhidas por todas aspessoas da comunidade, por-tadoras de título de eleitor.

Os eleitos permanecem noscargos até o dia 10 de janeirode 2016. O próximo processoeleitoral será unificado e rea-lizado em outubro de 2015.

As candidatas Ivete Griebeler Hickmann, Sandra Mara Cisz,

Janete Marli Lutz e Elisângela Germano Pereira

Marili Besso

Prefeitura de Maripá abreinscrições para concurso público

tura administrativa maripa-ense e também para a seleçãode candidatura para cargode reserva.

Entre os cargos dispo-níveis es tão advogado,agente de endemias, agen-te de saúde, auxiliar deodontólogo, auxi l iar de

pedreiro , br inquedis ta ,medico generalista I, mé-dico generalista II, médicoginecologista e obstetra I,médico ginecologista e obs-tetra II, médico pediatra I,médico pediatra II, moto-rista, operador de máqui-na, professor de artes, pro-fessor de inglês, técnico emenfermagem e zelador.

As inscrições podem serfeitas até o dia 11 de março, nosite www.objetivas.com.br.Para quem não tiver acesso àinternet, as inscrições tam-bém estão sendo realizadasno Setor de Protocolo, juntoà prefeitura. O pagamento dainscrição poderá ser efetuadoem qualquer agência bancá-ria ou terminal de autoaten-dimento até o dia 12 de mar-ço, com o boleto bancárioimpresso. As provas escritasestão previstas para 06 de abril,em Maripá.

O edital do concursoestá disponível no site daempresa organizadora(www.objetivas.com.br) etambém no site do município(www.maripa.pr.gov.br) .Mais informações podem serobtidas pelo telefone (44)3687-1262.

SICREDI APRESENTA EXPANSÃOA MEMBROS DA JCI

Divulgação

Membros da JCI Marechal Cândido Rondon foram recepcionados, na

última sexta-feira (21), pelo gerente da Unidade de Atendimento da

agência Sicredi na Avenida Maripá, Gilson Metz, para um café da

manhã. Metz, que dentro de alguns dias atuará como gerente

regional de desenvolvimento da Cooperativa de Crédito Aliança PR/

SP, na oportunidade apresentou números e o plano de expansão

da Sicredi Aliança PR/SP. Os companheiros da JCI estiveram

acompanhados da presidente Ellen Cristina.

Page 12: 02 25 2014

PLANO DIRETOR

Propostas de alteração de leis serão apresentadas quinta-feira

12 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014

Audiência pública está marcada para as 15 horas, no auditório da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon

Em audiência públicamarcada para quinta-feira(27), às 15 horas, no auditó-rio da Prefeitura de Mare-chal Cândido Rondon, seráfeita a apresentação de umaproposta de alterações queenglobam pequenas comple-mentações, algumas inclu-sões e ainda correções paraajustar algumas leis comple-mentares que compõem oPlano Diretor Participativo.

De acordo com o presiden-te do Conselho Municipal doPlano Diretor, vice-prefeitoSilvestre Cottica, o propósitodestas alterações é garantirmaior segurança e consonân-cia com as leis superiores queregem os assuntos relaciona-dos a cada lei municipal, re-sultando em maior eficiênciaao cidadão rondonense.

A proposta, segundo ele,sugere alterações em cinco leiscomplementares: que instituio Plano Diretor, que dispõesobre o sistema viário, quedispõe sobre o parcelamentodo solo urbano, que regula-menta o Código de ObrasMunicipal e que dispõe sobre

o zoneamento de uso e ocu-pação do solo urbano e deexpansão urbana industrial.

Cottica destaca que a pre-sença da população é de sumaimportância na audiênciapública. “As alterações queestão sendo propostas visamfacilitar a vida do cidadão deMarechal Cândido Rondon emelhorar o serviço público. Éfundamental a participação domunícipe, para debater os te-mas que estarão sendo expos-tos”, frisa o vice-prefeito.

A proposta de revisãocompleta encontra-se dispo-nível no site da prefeitura(www.mcr.pr.gov.br), nolink “Plano Diretor”.

Ademir Herrmann

Entre Rios planeja festa dos 21 anosA Comissão Central Organi-

zadora (CCO) da festa do muni-cípio de Entre Rios do Oeste sereuniu na tarde de ontem (24)para iniciar os preparativos parao 21º aniversário de Entre Riosdo Oeste e a 11ª edição do Festivalda Carne Suína, que acontece de13 a 15 de junho. O encontro,realizado no paço municipal,contou com a presença do prefei-to Jones Heiden, secretários, ve-readores, presidentes de associ-ações do município e outros inte-grantes da CCO.

Durante o encontro foramdefinidos os grupos que vão tra-balhar na organização do CaféColonial, do Festival Nacional daCarne Suína, das atrações cultu-rais, da exposição da indústria ecomércio, da contratação de sho-

ws, entre outros. A CCO é presi-dida por Inácio Schaefer e temcomo vice João Amadeu Salla.

O prefeito Jones Heiden co-menta que a organização da festatem o propósito de oferecer à

população e aos visitantes umgrande evento. “Vamos traba-lhar para que este ano a festa sejaum grande atrativo da região eque possamos melhorar aindamais e a cada ano que passa”, disse.

Membros da Comissão Central Organizadora fizeram

ontem (24) o primeiro encontro do ano

Divulgação

Prefeitura de São Miguelsupera expectativa de arrecadação

A arrecadação da Prefeitu-ra de São Miguel do Iguaçu em2013 ficou 28,8% acima da esti-mativa prevista para o perío-do, saltando de R$ 60.799.300,00para R$ 78.292.111,59. Os nú-meros foram apresentados pelaequipe da Secretaria Municipalde Finanças durante audiênciapública realizada ontem (24),na Câmara de Vereadores.

Para o prefeito ClaudioDutra, a avaliação é positi-va. “A população está re-ceptiva e procurando reco-lher os tributos, pois enten-de que somente a partir dareceita é que todos os inves-timentos e projetos elabo-rados poderão ser executa-

dos, refletindo em melhoriaspelo município”, afirma.

Já as despesas líquidas re-presentam R$ 68.084.011,76.Considerando os recursos livrese vinculados, o município fe-chou 2013 com um superávitfinanceiro de R$ 10,208 milhões.

Em 2013, o São Miguel do Igua-çu gastou quase 21% da receitaem saúde - a Constituição prevêmínimo de 15%, totalizando uminvestimento de R$ 641 por pes-soa. Destes, R$ 100 são oriundosdo Sistema Único de Saúde (SUS)e R$ 541 investidos de recursospróprios do município.

Em educação foram apli-cados mais de 36% da receita,sendo 25% o previsto. Outros

R$ 2.054.462 foram repas-sados para a Câmara de Ve-readores.

Os indicadores mostramainda uma redução de 19,55%da dívida pública municipal,reduzindo de R$ 7,606 milhõespara R$ 6,119 milhões.

Para o presidente da Co-missão de Finanças, Orçamen-to e Fiscalização da Câmarade Vereadores, Elton Somavi-la, as metas ficais foram cum-pridas de acordo com o pre-visto. “É importante que apopulação participe de mo-mentos como a prestação decontas, para que fique saben-do onde seu dinheiro é inves-tido”, ressalta.

Presidente do Conselho Municipal

do Plano Diretor, vice-prefeito

Silvestre Cottica: "As alterações que

estão sendo propostas visam

facilitar a vida do cidadão de

Marechal Cândido Rondon e

melhorar o serviço público"

Page 13: 02 25 2014

ÁRIES: Não se apegue avelhas estruturas e situa-ções apenas por achar quelhe proporcionam seguran-

ça. Há um anseio de mudar, mas hátambém o medo.

TOURO: Conceitos arrai-gados dificultam a suaevolução. Mudar a menta-lidade tem importante efei-to. Compreenda que não

tem controle sobre tudo.

GÊMEOS: Dia que pederesponsabilidade e maturi-dade em negócios e emquestões emocionais.Conscientize-se dos valo-

res espirituais e emocionais.

CÂNCER: A transforma-ção mais importante doscancerianos acontece pormeio dos relacionamentos.Mude em você o que quer

mudar nos outros.

LEÃO: É por meio do traba-lho e da saúde que você éinstigado a se transformar.Aprimore os seus hábitos ecomportamentos.

VIRGEM: Mudanças afeti-vas muito importantes, queenvolvem a conscientiza-ção de seus reais senti-mentos. Cuidado com a

possessividade.

LIBRA: Questões muitoimportantes envolvendofamília, casa, imóveis erelacionamentos. Perceba

que não dá mais para agir segundovelhos padrões.

ESCORPIÃO: Poder men-tal que deve ser usadocom responsabilidade eética. Cuidado com a ten-dência a querer manipular

ou convencer os outros.

SAGITÁRIO: Atenção coma ligação existente entrequestões emocionais emateriais. Hora de desen-volver recursos e potenci-

ais adormecidos.

CAPRICÓRNIO: Cuidadocom comportamento ma-nipulador e controlador.Desapego é essencial.Seja maduro ao lidar com

sentimentos.

AQUÁRIO: Dia que pedeintrospecção e reflexãosobre como tem lidado comas emoções. Pode sentir

necessidade de ficar mais recolhido.

PEIXES: Você pode ter di-ficuldade de compactuarcom pessoas e situaçõesnas quais não se sinta maissintonizado. Conscientize-

se das questões sociais.

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

SALADA DE

MANDIOCA

Modo de preparo:Descasque e corte a mandioca em pedaços de cinco centí-metros. Coloque em uma panela com água e um pouco de sal,e deixe cozinhar até que esteja bem macia. Coloque o azeitee o alho em uma vasilha e reserve. Assim que retirar amandioca do fogo, escorra a água e coloque-a na vasilha como azeite e alho, depois misture bem. Acrescente sal, pimenta,salsinha e cebolinha. Sirva frio ou na temperatura ambiente.Sugestão: Além de mandioca, use mandioquinha (tambémconhecida como batata-baroa ou batata-salsa). Pimentavermelha, calabresa ou dedo-de-moça também podem serusadas. Para cozinhar a mandioca em menos tempo, utilizea panela de pressão.

Ingredientes:1 kg mandioca3 colheres de azeite3 dentes de alho amassa-

dos

SENHA DO CASALOs recém-casados eram tão tímidos que precisaram

combinar uma senha para um dizer ao outro que estava comvontade de fazer amor. A senha era: “Vamos escrever umacarta no computador?”.

Um dia, o rapaz voltou do trabalho e disse para sua amada:- Vamos escrever uma carta no computador?E ela respondeu:- Hoje não, meu bem! Estou com dor de cabeça!Pouco depois, porém, ela mudou de ideia:- Amorzinho... se você quiser escrever agora uma cartinha

no computador, eu topo...- Agora não precisa mais! Já escrevi à mão mesmo!

O LOUCO E O PÃOO louco foi na padaria e perguntou:- O pãozinho já saiu?O padeiro responde:- Sim, saiu sim!O louco responde:- Então quando ele voltar, diga que eu quero falar com ele!

TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 13

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

TERÇA-FEIRA (25)

Vera, Bernardete e seus sóciosse unem para resolver a burocraciada Vigilância Sanitária. Giovana re-preende Clara e afirma que ela deveaceitar a proposta de Sávio e Rickpara cantar em carreira solo. JoãoLuiz exige que Raquel se afaste deGuilherme. Antônio se desespera coma rejeição de Anita. Rafa convidaGuilherme para visitá-lo no Havaí.Frédéric inicia suas aulas no colégio.Antônio escreve um falso e-mail parajornalistas, cobrando mais explica-ções sobre o atentado no Grajaú. Bene Sofia se olham com interesse.

JOIA RARAHermes captura LC e o leva para

o laboratório. William e Celina ficamjuntos na mata. Selma e Rita conhe-cem Rúbia e Laurita. Heloísa e Tho-maz ficam tensos com a proximidadena hora de dormir. Hermes manda osseguranças irem atrás de Angelique.Keila convence Fátima a procurar suatia, que mora na capital. Marcelo man-da Fernanda impedir a entrada deRose no escritório. Selma tem umaideia para tomar o lugar de Rúbia noevento em que a moça cantará. LCconta para Tereza que prendeu An-gelique em uma cela.

EM FAMÍLIAHelena e Luiza discutem por cau-

sa de Laerte. Chica e Ricardo pas-sam a noite juntos pela primeira vez.Miss Lauren repreende Alice e Ma-tias por estarem na casa de repousoà noite, fora do horário de visitas.Felipe se embriaga e liga para Silvia.Chica fica chocada com a revelaçãoque Ricardo faz sobre seu passado.Helena encontra Felipe desacorda-do em seu quarto. Ricardo tem seucartão de crédito cancelado e ficafurioso. Luiza gosta de ver Andréchegar à faculdade. Marina vai paraAngra dos Reis com Clara.

ALÉM DO HORIZONTE○

MALHAÇÃO

*

Manfred discute com Ernest e dizque ele não deveria ter expulsadoGertrude da mansão. Pérola insistepara que Franz a leve à casa deErnest. Aurora e Lola brigam no clubee os clientes aplaudem achando queera um número ensaiado. Na mansão,Pérola abraça Manfred, deixando-oemocionado. Peteleco diz a Hilda quegostaria que ela voltasse para Toni.Gertrude e Venceslau levam Manfredpara casa. Laura decide aceitar aproposta de trabalho de Ernest najoalheria. Manfred segue Amélia eacaba atacando a mulher de Franz.

Sal e pimenta do reino agosto1/2 copo de salsinha e cebo-

linha picadas

CASO ÚNICOUm psicólogo que vive em Ciudad Satélite chama às quatro

horas da manhã seu colega que vive no Pedregal e diz:- Pancho, venha com urgência, tenho um caso único no

meu consultório.- Mas como a estas horas? Irei de manhã.- Tem que ser agora, esta é uma grande oportunidade!O médico do Pedregal sai de pijama e chega à cidade:- Mas o que pode ser tão urgente?- Tenho um argentino no meu consultório...- E o que tem, eu também atendo muitos!- Sim, mas com complexo de inferioridade?

Page 14: 02 25 2014
Page 15: 02 25 2014

18 METROS

Nova Santa Rosa vai ganhar Monumento ao Colonizador

O PRESENTE | 15GERALTERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014

Trata-se de uma homenagem prestada por todos os nova-santa-rosensesaos migrantes que iniciaram a construção do município

Com altura de 18 metros, estásendo construído um monumen-to em estilo germânico na Praçado Colonizador, em homenagema todos os colonizadores de NovaSanta Rosa, com destaque paraos migrantes descendentes dealemães, que saíram do Rio Gran-de do Sul e Santa Catarina paracolonizar Nova Santa Rosa.

De acordo com o secretáriode Administração e Planejamen-to, Luiz München, o Monumentoao Colonizador constitui-se emuma homenagem prestada portodos os nova-santa-rosensesaos migrantes, “que, com seuárduo trabalho, colonizaram omunicípio, a partir de 1954, en-frentando todos os tipos de ad-versidades com coragem, deter-minação e muita fé”. “Com seu

suor originado pelo trabalho des-gastante e com lágrimas irriga-ram o solo, cultivaram lavouras,desenvolveram o município econtribuíram muito para o cresci-mento do Paraná e do Brasil, sen-do que sem a existência deles,com certeza Nova Santa Rosanão seria o que é hoje. Por isso,essa é uma justa homenagemaos nossos antepassados, quenos deixaram um legado e ummunicípio que nos orgulha”, en-fatiza München.

HOMENAGEM

O secretário de Administra-ção e Planejamento lembra queo monumento germânico na pra-ça é uma homenagem aos colo-nizadores de Nova Santa Rosa enão tem nenhuma relação com

Imagem do projeto da Praça do Colonizador com monumento em estilo

germânico em homenagem aos pioneiros do município

Reprodução

portal que será colocado em viade acesso ao município, quetambém deve ser construído emestilo germânico. “Assim comoToledo, Marechal, Palotina, Cas-cavel e outros municípios têmseus monumentos nas praçaspara lembrar os grandes feitosde sua gente, Nova Santa Rosaagora terá uma construção ger-mânica em homenagem ao co-lonizador, que iniciou nosso mu-nicípio”, salienta.

A revitalização da Praça doColonizador, localizada na saídapara Novo Sarandi, inclui aindadez rampas de acessibilidade, ilu-minação, bancos em concreto,calçadas em paver ecológico nascores grafite e vermelho, apoiopara bandeiras e academia ao arlivre com seis aparelhos.

Mercedes tem dez candidatas a missA prefeita Cleci Loffi recepci-

onou no domingo (23), em seugabinete, as candidatas ao MissMercedes 2014. São dez jovensdisputando o título da mais belamulher mercedense. A miss seráescolhida em 30 de abril, de acor-do com a performance na passa-rela somada aos critérios de be-leza, elegância, postura, desen-voltura, naturalidade e simpa-tia. O destaque neste ano vaipara a interação do público, quevai escolher a Miss Fotogeniapor meio de enquete que estarádisponível no site da prefeitura(www.mercedes.pr.gov.br), de 15a 29 de abril.

Para a prefeita, que lançou ofi-cialmente o concurso durante a vi-sita, toda menina sonha em sermodelo ou ser miss e todas têmboas chances. “São dez candidatasmuito lindas. Não será fácil para osjurados. Isso me deixa feliz porque

sei que nosso município estarámuito bem representado”, disse.

As candidatas são AndressaMuller, Bianca Moenster, Jaque-line Herdt, Ketlyn Cristine Wo-

elfer, Leticia Katiane Martins,Maiara Adriane Foss, ManoeliCristina Hoffmann, MicheleKempner, Mirian Graciela Pau-lus e Vanessa da Silva.

Candidatas com equipe organizadora e a prefeita Cleci Loffi

Divulgação

Page 16: 02 25 2014

16 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014

Artesão de Quatro Pontes constrói órgão de tubosInstrumento representa um sonho de 30 anos de Adelino Lunkes; foram cinco anos para construir o órgão

PAIXÃO PELA MÚSICA

Dono de uma residên-cia exótica, repleta de am-bientes curiosos, planeja-dos e construídos com ca-rinho, Adelino OdiloLunkes já ganhou a famade inusitado. Agora, com amais nova criação, ele rea-liza um sonho de mais de30 anos. Orgulhoso, exibe

um órgão de tubos, cons-truído pelo artesão nosúltimos cinco anos. O ins-trumento, que possui asmesmas características deum teclado, produz umsom agradável, que temtudo a ver com o queLunkes planeja para o res-to de sua vida: um pouco

de tranquilidade.O instrumento é novo,

mas o sonho andou lado alado com Lunkes por mui-to tempo. Natural do RioGrande do Sul, mas resi-dindo atualmente emQuatro Pontes, o artesãoé um ex-professor, masque se aposentou como

banqueiro. Quem diriaque o próximo passo seriaa música. “Nunca tivenenhum tipo de treina-mento ou aula de música.Tudo foi aprendido commuita força de vontade”,orgulha-se.

O interesse pelo ins-trumento nasceu no anode 1979. Muito utilizadoem igrejas e por corais, osórgãos de tubos são rús-ticos e produzem um somnatural, apesar de sercomposto por inúmerosfios, tubos e ligações elé-tricas. Lunkes conta queos tubos provocam “so-pros” que emitem o som,que pode ser comparadocom teclados e outros ti-pos de órgãos. A diferen-ça é que o som não passapor nenhum processoeletrônico.

Quem se depara com aobra de arte imagina quefoi fruto de um árduo tra-balho realizado por vári-as pessoas. É verdade queo trabalho foi duríssimo,pois o projeto levou cincoanos para ser concretiza-do. Mas a construção fi-cou inteiramente por con-ta de Lunkes. Com a ajudade alguns eletricistas eoutros colaboradores, elegastou centenas de horasdo seu dia em sintonia como instrumento. Quem ga-rante é sua esposa, donaDulce Lunkes. “O Adelinonão tinha sossego. Mes-mo quando ele estava al-moçando ou dormindo, eleficava fazendo cálculos,preocupado com algunsdetalhes que não davamcerto”, conta Dulce.

Minucioso, ele faziaquestão de apresentar odesempenho de sua cria-ção. Ele mostrou à repor-tagem de O Presente to-dos os detalhes, os pro-blemas e o passo a passodos projetos. Entre fotos,documentos, peças nãoutilizadas e até mesmoalgumas ideias não tãobem-sucedidas, Lunkesreúne um acervo de obje-tos que traduzem todo oesforço que ele fez.

Alguns detalhes cha-mam a atenção para apersonalidade do artesão.A banqueta que ele utilizapara tocar o órgão possuidetalhes que combinamcom os tubos do instru-mento. Perguntado sobrepossíveis fins lucrativos

para uma obra que, se-gundo ele, é uma raridadena região, o sorriso em seurosto é suficiente para seter uma resposta. “Demaneira alguma. O órgãoé apenas uma distraçãoque eu tenho, para mos-trar aos amigos”.

RECITAL

Em 07 de abril, Lunkesreceberá seus amigos emsua casa para um peque-no recital. O objetivo dareunião particular é de-monstrar o funcionamen-to de um órgão de tubos eproporcionar momentosde prazer para os sortu-dos que estarão presen-tes. Mais de 30 anos detrabalho visando umavida inteira de realização.

Adelino Lunkes apresenta sua mais nova criação

após cinco anos de muito trabalho

O Presente

Page 17: 02 25 2014

O PRESENTE | 17TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014 ESPECIAL

Page 18: 02 25 2014

18 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

TERÇA-FEIRA,25 DE FEVEREIRO DE 2014

Dia 25: Charles Pech

Dia 25: Darlene Werlang

Dia 25: Edilson Marcon

Dia 25: Estevan Michael Hirt

Dia 25: Itacir Zanatta

Dia 25: Ivanor Tauchert

Dia 25: Ivone Dallabona

Dia 25: Laurita Kloehn

Dia 25: Leandro José Bueno Correia

Dia 25: Maycon Marques Ferreira

Dia 25: Neiva Freitas Ramos

Dia 25: Orlando Miguel Sturm

Dia 25: Osmar Packer

Dia 25: Rodrigo da Luz Santos

Dia 25: Vital Sbardelott

A simpáticaCirlei Neubeker

NascimentoSilva com a

filha Cristal

Div

ulg

ão

CERTIFICADO ISO 9001:2008A Associação Comercial e Empresarial de

Marechal Cândido Rondon (Acimacar) acabade conquistar o certificado ISO 9001:2008,que coloca a entidade na elite mundial deempresa e instituição que trabalha sob asnormas de um sistema de qualidade reconhe-cida em centenas de países.

2º ENESCOPAREM CURITIBAEstão abertas na Associação Comercial e Empre-

sarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) asinscrições para participar da caravana com destinoao 2º Encontro das Empresas de Serviços do Paraná(Enescopar), que acontece de 16 a 18 de março noEspaço das Torres, em Curitiba. A viagem é organi-zada pelo Núcleo Setorial dos Profissionais deContabilidade da Acimacar. Com o tema “O MundoNovo dos Serviços”, o encontro na Capital parana-ense abordará as novas facetas da modernidade nasempresas do setor de serviços, nos campos dagestão, tecnologia, inovação e liderança, além deoutros temas ligados à área empresarial. A estimati-va é de que o Enescopar deverá reunir mais de 600empresários de várias regiões do país.

Mais informações e inscrições para a caravana naAcimacar ou pelo telefone (45) 3284-5700.

ALUNOS ESPECIAISEncerra hoje (25) as inscrições para seleção de

candidatos a alunos especiais em disciplinas do 1ºsemestre do Programa de Pós-Graduação strictosensu, nível de mestrado, em Ciências Ambientais(PPGCA), oferecido pelo campus de Toledo daUniversidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioes-te). As inscrições devem ser realizadas na Secretariado Programa, das 08 às 11 horas e das 13h30 às 17horas, com os candidatos apresentando os seguin-tes documentos: formulário de inscrição preenchi-do, disponível no site http://www.unioeste.br/pos;foto 3x4 recente; cópia autenticada do RG, CPF,certidão de nascimento ou casamento, do diplomado curso de graduação ou documento equivalentee do histórico escolar.

2º CIRCUITO

REGIONAL DE

CICLOTURISMO

Acontece no pró-ximo dia 16 a últimaetapa do 2º CircuitoRegional de Ciclotu-rismo, em Foz doIguaçu. O percursoterá dois circuitos si-multâneos, sendoum de 15 quilôme-tros, considerado dedificuldade modera-da, e outro mais in-tenso, com 32 quilô-metros. As 100 pri-meiras inscriçõesrenderão brindes aosparticipantes.

Ana (Poti) Seyboth Lirio Wideck e o esposo Junior AulerWideck em recente evento social em Marechal CândidoRondon. Poti aniversariou no fim de semana. Parabéns

Revelest

Page 19: 02 25 2014

O PRESENTE | 19TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014 SOCIAL

As novas representantes da beleza feminina rondonense, eleitas no último sábado (22): Ana CarolinaWiebelling (Miss Traje de Gala), Michelli Julhian Abegg (3ª Miss e Miss Silhouette), Jheinyfer Talini Boroski(Miss Rondon 2014), Nadiesda Gonçalves (2ª Miss) e Angelica Cristina Henick (Miss Simpatia)

Foto Rondon

Page 20: 02 25 2014

O Ministério Público (MP)deve pedir nos próximos dias ainterdição da Delegacia da Polí-cia Civil em Marechal CândidoRondon, que abriga 160 presosno Setor de Carceragem, proje-tado para 18 pessoas. Ontem(24), um grupo formado por

representantes da Justiça, doMP, da Vigilância Sanitária, doCorpo de Bombeiros, um médi-co e um engenheiro civil visto-riou as dependências da delega-cia e constatou inúmeros pro-blemas, como superlotação, fal-ta de higiene e saneamento e

precariedade das instalações.É o segundo pedido de interdi-

ção feito em menos de seis meses.Em setembro do ano passado, oMinistério Público fez a solicitação,acatada em primeira instância pelaJustiça, mas anulada pelo Tribu-nal de Justiça do Paraná.

O juiz Pedro Ivo Lins Moreiraacompanhou a vistoria, passoupor todos os cômodos e conver-sou com os presos. Toda a ação foifilmada e as imagens serão usa-das pelos vistoriadores para au-xiliar na confecção de seus laudos.Cada laudo deve ser analisado

pelo juiz, que, ao que tudo indica,deve acatar ao pedido, porém,quer soluções que não afetem ou-tros sistemas. “Precisamos a cri-ação de vagas. Não adianta tirardaqui e piorar a situação em outrolocal”, avalia Moreira.

O porta-voz dos detentos -que foram colocados no soláriodurante a inspeção - disse que asuperlotação é o pior dos proble-mas, mas que muitos outros sãocomuns. “Temos que dormir emdois ou até três em um colchão.Uns têm que ficar acordado paraos outros dormirem. Quandoacordam, dão lugar aos outros”,

Page 21: 02 25 2014

disse. O local abrigavaontem 143 homens e17 mulheres.

“Só temos três ba-nheiros para toda essa gente. É

muito quente aqui dentro, chegaperto dos 50 graus. A comida quevem do Estado é muito ruim. Jáencontramos bituca de cigarro nomeio da comida, carne estragada”,disse o preso ao juiz da comarca.“A gente se vira como pode, masestá abandonado. A gente quercumprir a nossa pena, mas nãotem condições em um lugar as-sim”, disse. Outro preso tambémse diz revoltado com a ausência doEstado. “Tem que mostrar para asociedade como estamos vivendoaqui, que nem cachorro”.

Ainda de acordo com os pre-sos, eles não têm acesso adequadoà saúde pública. “Esses temposvinham umas enfermeiras, masnão estão mais vindo. As vezes opreso fica dois, três dias doente,sem atendimento, sem remédio.Teve até dois casos de dengue aquidentro. É bem difícil nossa situa-ção”, contou o porta-voz dos de-tentos. O juiz Pedro Ivo não adi-antou o teor de sua conclusão,mas garantiu que os problemas

encontrados são preocupantes.“A situação é grave”, resumiu.

Para o promotor Caio Berga-mo, a situação da carceragem pú-blica de Marechal Rondon é desu-mana. “Esses presos estão sendotratados pior do que se tratamporcos. Qualquer um que conheçaum pouco da suinocultura podedizer que porcos são mais bemtratados”, declarou o promotor.

Para ele, é necessária a imedi-ata remoção dos presos já senten-ciados para que cumpram suaspenas em penitenciárias. “Temoscerca de 50 presos já condenadosque deveriam ser transferidos. Nooutro pedido de interdição, o Es-tado começou a fazer as transfe-rências, mas elas pararam emcerca de 15”, disse Bergamo.

A Justiça deve enviar aos pro-fissionais cópias das imagens fei-tas durante a inspeção. Os laudosdo médico, do engenheiro civil, doCorpo de Bombeiros, da Vigilân-cia Sanitária e as consideraçõesfinais do Ministério Público de-

Vigilância diz queesgoto está indoparar nos rios

As conclusões do grupo de-vem ser enviadas para o Mi-nistério Público durante a se-mana, mas a Vigilância Sani-tária adiantou que o sistemade esgotamento sanitário estácom problemas que ultrapas-sam os muros da delegacia. “Asfossas já não comportam tantademanda e o esgoto acaba va-zando, vai para a galeria deáguas pluviais e escorre paraos rios”, destaca o diretor daVigilância Sanitária de Mare-chal Rondon, Valdir Ost.

A si tuação recorre delonga data. De acordo com odelegado da Polícia Civil,Pedro Lucena, quase to-dos os dias um cami-nhão precisa ir ao lo-ca l para re t i rar o

material da fossa. “São 15mil litros todos os dias”,disse. Ontem, durante a ins-peção, o caminhão de lim-peza coletava o esgoto. Ocheiro diário incomoda nãosomente presos, policiais eagentes carcerários que tra-balham no local, mas todo ocomércio ao redor.

vem ser anexadosao pedido de in-tervenção.

A ação namanhã de ontemcontou com for-te esquema de se-gurança, em ope-ração da PolíciaMilitar, Bata-lhão de Polícia deFronteira e Polí-cia Civil. Após ainspeção do gru-po, os presos vol-taram às celas.

Page 22: 02 25 2014

22 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014

Primeiro caso de dengue é confirmado em ToledoPaciente chegou de Maringá, onde houve a incubação do vírus por meio da picada do mosquito Aedes aegypti

EM 2014

Foi confirmado na sexta-feira (21) o primeiro caso dedengue em Toledo. Segundoinformações da Coordenaçãode Controle e Combate às En-demias, da Secretaria de Saú-de, o caso é importado de

Maringá. O morador resideno Jardim Pancera e as medi-das necessárias, como a reali-zação de bloqueio químico, jáforam tomadas pelos agentesde combate às endemias paraeliminar qualquer foco do

mosquito e a incidência depossíveis novos casos.

De acordo com o coorde-nador de Controle e Comba-te às Endemias, Genair Gru-nevald, assim que houve aconfirmação do caso foram

Combate foi intensificado no bairro onde caso foi registrado: Jardim Pancera

tomadas as principais açõespara dar mais segurança paratoda população do bairro.“Fizemos o aviso e a panfle-tagem - ainda na sexta-feira -e também iniciamos a pri-meira etapa do bloqueio quí-mico, evitando a procriaçãodo mosquito”, explicou. Nospróximos dias ainda serãorealizadas outras ações e vis-toria nas casas na região doJardim Pancera para evitarqualquer infestação.

De acordo com a agentede combate às endemias San-dra Barbosa, que atua já háseis anos na função, Toledo,desde o começo do verão,apresentou 70 casos suspei-tos de dengue. Destes, foramdescartados 28 e 42 continu-am em análise. “Os númerossão altos, o que gera umapreocupação na população.Os agentes estão trabalhan-do intensamente contra o

mosquito”, explicou.

MUTIRÃOO mutirão da dengue já

foi realizado na região doJardim América/Europa eSanta Clara 3. Somente nes-tas localidades foram reco-lhidas 60 toneladas de lixo.Agora o enfoque principal éna região do Pancera, ondefoi confirmado o primeirocaso de dengue. As regiõesonde ocorre a coleta do mu-tirão são informadas pelosagentes dois dias antes. Osmoradores devem separartodos os materiais que ar-mazenam água. De acordocom Grunevald, o grande di-ferencial do mutirão da den-gue com a coleta do lixo útilé que na ocasião são recolhi-dos apenas objetos que ar-mazenam água, como plás-ticos, garrafas, pneus, mó-veis e eletrodomésticos.

Divulgação

Carnês do IPTU e alvarás começama ser entregues na prefeituraA Secretaria da Fazenda

de Marechal Cândido Ron-

don já concluiu a entrega

dos carnês do Imposto Pre-

dial e Territorial Urbano

(IPTU) em domicílio, nos

sete setores da cidade. A par-

tir de agora, os contribuin-

tes que não receberam o car-

nê devem retirá-lo na prefei-

tura, junto ao Setor de IPTU,

na Secretaria de Fazenda.

Nos distritos a entrega

também já foi finalizada. A

partir de hoje (25), quem

não recebeu não terá a ne-

cessidade de se deslocar até

a sede. Os carnês poderão

ser retirados na escola de

cada distrito.

Da mesma forma, a entre-

ga dos Alvarás de Funcio-

namento das empresas tam-

bém está sendo finalizada e

quem não recebeu também

poderá retirá-los na Secreta-

ria de Fazenda.

O secretário da pasta, Cla-

ir Zóia, lembra que o IPTU

vence no dia 15 de março.

“Alertamos a comunidade

para não perder o prazo de

vencimento do IPTU, evitan-

do juros e multas”, destaca.

Page 23: 02 25 2014

O PRESENTE | 23TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014 ESPORTES

Nova diretoria da AACC é eleita e empossadaJaime Vilani foi reeleito presidente; Ronaldo Knieling é o vice-presidente

MARECHAL RONDON

Os integrantes da Associa-ção Atlética Cultural Copa-gril (AACC) estiveram reu-

nidos na última sexta-feira(21), em assembleia geral or-dinária, na sede da entida-

de, em Marechal CândidoRondon. Na ocasião, acon-teceu a prestação de contas

Índios e altas temperaturasmarcam ações do Verão Paraná

A penúltima etapa do Proje-to Verão Paraná foi realizada nosábado (22) e domingo (23) nascidades de Diamante do Oeste eMissal, sendo marcada por al-tas temperaturas, que chegarampróximas dos 40ºC, e pela pre-sença dos índios, que compare-ceram em bom número paraparticipar das atividades.

Cerca de 100 indígenas dasaldeias Avá-Guarani, Tekoa

Anetete e Itamarã fizeram odiferencial em Diamante doOeste, local distante 15 quilô-metros de suas tribos. Sem qual-quer discriminação, eles parti-ciparam das modalidades devôlei e futebol de areia, truco edas demais atividades que oprojeto ofereceu nos dois diasem uma estrutura montada naPraça Sebastião Silveira. Poucotímidos e na maioria das vezes

preferindo ficar em seus gru-pos, eles também deram showde habilidade e de educação.

Segundo o chefe da Divisãode Esportes e Lazer, Edivá Ro-drigues de Oliveira, a partici-pação dos índios é importantepara promover essa integraçãocom outros povos. O municípiocusteia o transporte da aldeiaaté o local e os isenta de qual-quer taxa de inscrição. “A ideiaé fazer com que eles participem,tragam suas famílias e apro-veitem todas as atividades queo projeto oferece”, comenta.

Em Missal, o forte calor, mor-maço, pouca brisa e desfavore-cido pelo baixo volume de águano Lago de Itaipu não foramempecilhos para a cidade sedi-ar com sucesso a penúltima eta-pa do projeto. Foram 23 equipesmasculinas e outras oito femi-ninas das cidades de Foz do Igua-çu, Itaipulândia, Ouro Verde doOeste, Santa Helena, Santa Te-rezinha de Itaipu e São Migueldo Iguaçu e da casa disputandoo torneio de futebol suíço nocampo do Terminal Turísticode Vila Natal.

Paralelo ao evento, outrasatividades de recreação e lazertambém foram oferecidas à co-munidade. Segundo o diretordo Departamento de Esportes,Décio Rohde, foi boa a partici-pação, mas poderia ter sido me-lhor. “Algumas equipes acaba-ram participando de disputasem outras cidades e competi-mos com outros eventos tam-bém”, afirma.

O torneio de

futebol suíço

foi disputado

por 31

equipes na

cidade de

Missal

Silmar Ramos

DIRETORIA

Presidente Jaime VilaniVice-presidente Ronaldo KnielingSecretária Ilse GuaragniVice-secretária Luciane de AbreuTesoureiro Leandro TurazziVice-tesoureiro Irineu ScheibeSócio-cultural Cremilde AndreolliVice-sócio Cultural Ivna dos ReisEsportivo Maycon ZimermannVice-esportivo Marco Aurélio do NascimentoRelações Públicas Ronise BraatzVice Relações Públicas Marcos Paulo MendesPatrimonial Luismar de SouzaVice Patrimonial André Spindulas

CONSELHO FISCAL

Enoir PrimonJuliano WeizenmannMarco Aurélio StenselNilvo KühlerUdo Herpich

ASSESSORIAS

Contábil Valéria ReichertEventos Vilson SchusterJurídica Juliane RaymundoMusical/Coral Matias GraffTecnológica Carlos Erig

DEPARTAMENTOS ESPORTIVOS

Bolão, bocha e boliche Carlindo Ferreira de Souza

Escolinhas e futsal feminino Valéria Reichert, Carlos deMoraes, Celso Antunes eCremilde Andreolli

Futsal profissional José Eduardo SantanaJogos de mesa (sinuca, truco e outros) Carlos Mundt, Ireneo Kühl e

Marco André de Oliveira

Tênis de campo Nelsi MittanckTênis de mesa Susumo AkamineVeteranos Nilvo Kühler e Malvino DalfertVoleibol Fernando Trapp, Marilei

Trapp e Maria Cristina Giron

Futebol Suíço em MissalFEMININO

Campeã Salão Juliet (Itaipulândia)Vice-campeã Raimundi (São Miguel)3º lugar Ouro Verde A (Ouro Verde)

Diretoria eleita da AACC para mandato neste ano foi empossada na sexta-feira (21), durante a assembleia

Divulgação

referente ao exercício 2013,com apresentação do balan-ço financeiro e patrimonial,apresentação das atividadesem cada área e planos paraeste ano, além da eleição eposse da diretoria da enti-dade e do Conselho Fiscalpara a gestão 2014.

Durante a assembleia, Jai-me Vilani foi reeleito presi-dente da AACC, agradecen-do aos integrantes da direto-ria passada e às pessoas que

assumiram novos cargos. “Secada um der a sua contribui-ção conseguiremos atingir oobjetivo proposto”, destacou.

O diretor-presidente daCopagril , Ricardo SilvioChapla, também esteve pre-sente da AGO e parabeni-zou aos que estiveram àfrente dos trabalhos. “Tera associação bem represen-tada é muito importantepara o fortalecimento damesma”, afirmou.

MASCULINOCampeão Grupo Caramuru (Itaipulândia)

Vice-campeão Tabajara (Santa Terezinha)

3º lugar Red Panther (Santa Helena)

Page 24: 02 25 2014

24 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014

FUTEBOL

Botafogo/Sigilus Alarmes é bicampeão do Torneio InícioBotafogo e Esporte Clube São Remo reeditaram final do Campeonato

Amador de 2013. Decisão ocorreu nos pênaltis

Centenas de pessoas, entreautoridades municipais, diri-gentes esportivos, patrocinado-res, atletas e comunidade, pres-tigiaram no domingo (23) as dis-putas do Torneio Início, realiza-das nos campos do Centro deTreinamento do Marechal Espor-te Clube, em Marechal CândidoRondon. O torneio foi aberto ain-

da de manhã, com a presença doprefeito Moacir Froehlich, dovice-prefeito Silvestre Cottica,do secretário de Esportes,Roberto Braatz, demais secre-tários municipais, e do presi-dente da Liga Rondonense deEsportes, Marilton Barcé.

Atletas de 14 equipes entra-ram em campo durante a ma-

nhã e tarde de domingo em con-frontos nos grupos A e B paradefinir o campeão de cada cha-ve. O Torneio Início da CopaColônia/Cercar/Jaclani Espor-tes/Prefeitura de Marechal Cân-dido Rondon teve como finalis-tas pelo Grupo A Corinthiansde Margarida e Esporte ClubeSão Remo, cujo campeão foi o

Prefeito Moacir Froehlich e demais autoridades durante a abertura do Torneio Início, no domingo (23)

Cobrança do jogador Tinho, ao marcar o gol que deu o título ao Botafogo

Atletas da equipe SER Botafogo/Sigilus Alarmes com dirigentes esportivos e o merecido troféu de campeão

Fotos: O Presente

Rondonense vence a Copa Paraná de Velocidade na TerraCom uma etapa faltando

para o fim do campeonato ecom o maior número de pon-tos, o piloto André Soffa, deMarechal Cândido Rondon,tornou-se campeão da CopaParaná de Velocidade na Ter-ra. O título refere-se às dis-putas do ano passado queaconteceram nos circuitos deCapanema e Capitão Leôni-das Marques, sendo que acorrida de Foz do Iguaçu

ficou pendente para este ano,mas não foi realizada na ca-tegoria Marcas devido aorondonense estar bem à fren-te de seus concorrentes, tor-nando-se campeão.

“O campeonato teve gridde 13 carros, foi muito bemdisputado e com presença depilotos de toda a região. Esteé o terceiro título que con-quisto. É inédito, pois é orecorde de títulos. Também

O Presente

tive o recorde de pole positi-ons, com nove poles conse-cutivas. Tenho como patro-cinador a Tecsoft e o objeti-vo é conseguir mais patrocí-nios para correr no asfalto,em busca de novos desafi-os”, afirma Soffa.

Neste ano, a abertura docampeonato acontecerá nosdias 08 e 09 de março, em Fozdo Iguaçu, com premiação aoscampeões de 2013.

Piloto André

Soffa: “O

objetivo é

conseguir mais

patrocínios

para correr no

asfalto, em

busca de novos

desafios”

São Remo; já no Grupo B o con-fronto foi entre os times daAACC e SER Botafogo/SigilusAlarmes, sendo vencedor o Bo-tafogo, que também conquistoua taça no ano de 2012.

Após garantir um ponto váli-do para cada time na fase classifi-catória do Campeonato Amador,São Remo e Botafogo jogaram afinal do torneio, reeditando a fi-nal disputada no CampeonatoMunicipal de Futebol Amadorde 2013. Mas se o São Remo ven-ceu o Amador no ano passado,desta vez a taça de campeão ficou

com a equipe do Botafogo.Em uma partida bem dispu-

tada e decidida nos pênaltis, oBotafogo levou a melhor nascobranças e tornou-se campeãodo Torneio Início pelo placar de4 a 2, com o gol do título marca-do por Marlus Radke (Tinho),levando para o clube o troféusimbólico. Terminado o torneio,as atenções se voltam agorapara o Campeonato Amador,cujos primeiros confrontosacontecerão no dia 07 de março.A programação oficial deve serconhecida amanhã (26).

A final do Torneio Início foi bem disputada. Na foto,

cobrança do São Remo em busca do gol

Page 25: 02 25 2014

O PRESENTE | 25TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014 ESPORTES

COPA CATARATAS

Copagril Futsal enfrenta hoje o poderoso JoinvillePartida acontecerá às 17h30, no Ginásio Costa Cavalcanti. Elenco

rondonense está no grupo mais forte da competição

Após dois amistosos e umjogo-treino realizados entre aúltima quinta-feira (20) e odomingo (23), nas cidades deMarechal Cândido Rondon eMercedes, os atletas da equipeCopagril/Sempre Vida/Mare-chal Cândido Rondon inici-am hoje (25) as disputas váli-das pela Copa Cataratas - Tro-féu Foz do Iguaçu 100 anos.Os jogadores entram em qua-dra às 17h30, no Ginásio CostaCavalcanti, em confronto comos atletas da igualmente forteequipe Krona Futsal, de Join-ville, Santa Catarina.

Comandado pelo técnicoMarquinhos Xavier, o time

rondonense terá novo desa-fio amanhã (26), às 19 horas,desta vez contra o CERAtlântico, de Erechim, RioGrande do Sul, e na quinta-feira (27), às 16 horas, con-tra o ADC/Intelli, de Orlân-dia, São Paulo, equipe cam-peã da Liga Futsal.

O elenco bicampeão para-naense e vice-campeão da LigaFutsal está no grupo A, odenominado grupo da mor-te. Já no grupo B estão asequipes CSM/Pré Fabricar/A.D. Jaraguá, Foz CataratasFutsal, Concórdia/Umbro/Passarela e Seleção Paraguaiade Futsal. As partidas da se-

mifinal devem acontecer nasexta-feira (28) e a final deveser realizada no sábado (1º),quando será conhecido o cam-peão da Copa Cataratas.

Como preparação, a equi-pe Copagril sediou amistosono domingo no Ginásio deEsportes Ney Braga, ondeacabou vencida pelo JaraguáFutsal, de Jaraguá do Sul,Santa Catarina. A equipe ron-donense dominou todo o pri-meiro tempo quando o placarestava em 2 a 0, porém nosegundo tempo veio a superi-oridade do time visitante, quevirou o resultado e venceu ojogo por 3 a 2.

O início do amistoso contra Jaraguá foi favorável à equipe rondonense até o

começo do segundo tempo, quando a Copagril Futsal dominava por 2 a 0

O Presente

Atividades do Feras do Vôleisão reiniciadas em Rondon

Foram reiniciadas na tar-de de sábado (22), no Ginásiodo Colégio Evangélico Mar-tin Luther, em Marechal Cân-dido Rondon, as atividades

do Projeto Feras do Vôlei.Estiveram presentes o pre-feito Moacir Froehlich, ovice-prefeito Silvestre Cot-tica, o secretário de Esporte

e Lazer, Roberto Braatz, orepresentante do Sicoob,Márcio Schütze, o diretordo Colégio Martin Luther,Ildemar Kanitz, o coorde-nador do projeto, Claude-miro dos Santos (Miro), e opastor Vernei Hengen.

Desenvolvido a partir deparceria do Colégio Evangé-lico Martin Luther com a Pre-feitura de Marechal Rondon,o objetivo é a formação decrianças e jovens que se en-contram em situação de ris-co, além de fomentar o estí-mulo ao esporte. Antes e de-pois dos pronunciamentosforam realizadas partidas devôlei com participação de alu-nos do colégio e de outrasinstituições de ensino.

Diretor do Colégio Martin Luther, Ildemar Kanitz,

durante abertura do projeto para este ano

O Presente

Conhecidos os campeõesdo 23º Regionalito de Missal

A bola rolou no sábado (22)em quatro confrontos válidospelas finais da modalidade defutsal no 23º Regionalito deMissal, nas categorias idadelivre feminino e masculino,quarentinha e sub-10. Cente-nas de pessoas assistiram aosjogos realizados no Ginásiode Esportes 25 de Julho. A com-petição é uma tradição e acon-teceu em alusão aos 31 anos deemancipação político-admi-nistrativa do município. Oprefeito Adilto Ferrari, o vice-prefeito Hilário Jacó Willers edemais autoridades estive-ram presentes.

Na final da categoria sub-10, o Colégio Posialfa/Uni-guaçu/Medianeira aplicou 4a 2 na equipe de Missal, tor-nando-se campeã; na idadelivre feminino, Grazy Flo-res/Traicca Agroferragens/São Miguel do Iguaçu venceuSanta Terezinha de Itaipupelo placar de 1 a 0; na idadelivre masculino, a FunilariaRaimundo aplicou 7 a 5 noselecionado de Itaipulândia;e no quarentinha, a Funila-ria Gasperini/PanificadoraGaúcha goleou o time de San-ta Helena por 9 a 5, garantin-do a taça.

Funilaria Raimundi, equipe campeã na categoria idade livre masculino

Divulgação

CLASSIFICAÇÃOIDADE LIVRE FEMININO

1º lugar Grazy Flores/Triacca Agroferragens/SMI2º lugar Santa Terezinha de Itaipu3º lugar Matelândia4º lugar ItaipulândiaArtilheira Flaviana Rodrigues (sete gols)Goleira menos vazada Eliana Souza (quatro gols)

IDADE LIVRE MASCULINO1º lugar Funilaria Raimundi2º lugar Itaipulândia3º lugar Missal4º lugar Fluminense/MedianeiraArtilheiro Diego Colombo (oito gols)Goleiro menos vazado Aleandro Mahl (dez gols)

QUARENTINHA1º lugar Funilaria Gasperini/Panificadora Gaúcha2º lugar Santa Helena3º lugar Matelândia4º lugar Tornearia Escobar/MissalArtilheiro Santo Gasperini (nove gols)Goleiro menos vazado Antonio Machado (sete gols)

SUB-101º lugar Colégio Posialfa/Uniguaçu/Medianeira2º lugar Missal3º lugar Matelândia4º lugar Zanetti Futsal/SMIArtilheiro Matheus Hilgert (sete gols)Goleiro menos vazado Luiz Jung (cinco gols)

Page 26: 02 25 2014

26 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014

Um torcedor do Santosmorreu depois de ser espan-cado por torcedores do SãoPaulo no domingo (23), apóso clássico entre as duas equi-pes, que terminou empatadopor 0 a 0 no Morumbi. Már-cio Barreto de Toledo, de 34anos, foi atacado próximo àRadial Leste no fim da tarde.Ele estava deixando a sede daTorcida Jovem, do Santos, efoi surpreendido pelos sus-peitos, que chegaram ao lo-cal em dois carros.

Segundo testemunhas,quando Toledo foi aborda-do em um ponto de ônibusna estação Penha do Metrô,ele estava vestido com a ca-

misa da organizada santis-ta. Márcio foi espancado eferido por vários chutes esocos. Em seguida, foi enca-minhado ao pronto socorrode Tatuapé, morrendo ho-ras depois de chegar.

Márcio fazia parte da tor-cida organizada do Peixe eestava no Estádio do Mo-rumbi durante a partida. Otorcedor morreu na madru-gada de ontem (24) apósagressão por cerca de 15 são-paulinos e vinha frequentan-do pouco a sede da TorcidaJovem do Santos e as parti-das da equipe.

Com um filho de apenascinco meses, ele havia redu-

VIOLÊNCIA

Santista morre após agressão de torcedores do São PauloMárcio Barreto usava roupas da Torcida Jovem, uma das organizadas do Peixe

zido a presença em estádios.A esposa, Samanta Ferreirados Santos, ficou sabendo doocorrido quando um policialmilitar atendeu o celular deMárcio. “Ele é sócio da torci-da há um tempo, mas nãoestava indo tão frequente-mente, porque tivemos o bebê.O Márcio gostava muito de iraos clássicos. Ele, inclusive,estava na dúvida se iria paraesse jogo contra o São Pauloe acabou acontecendo tudoisso”, lamentou Samanta.

Fato foi registrado no domingo

(23), após o clássico entre as duas

equipes, que terminou empatado

em 0 a 0 no Morumbi

Ricardo Saibun

Vitória do Botafogo B inspiraatletas para jogo de amanhã

A vitória por 3 a 0 do timeB do Botafogo sobre o Flu-minense, domingo (23), noMaracanã, serviu tambémpara dar uma motivação ex-tra para a equipe principal,que viajou ontem (24) parao Chile. Amanhã (26), o Al-vinegro duela com o UniónEspañola, no estádio SantaLaura e terá como inspira-ção do desempenho dos re-servas. O goleiro Jeffersonnão economizou nos elogi-os ao time B e disse que se oBota mostrar a mesma garracontra os chilenos, dificil-mente voltará ao Brasil comum resultado ruim.

“O Botafogo é esse, compaixão, alma... Esse espíritocompetitivo que sempre pe-dimos. Fiquei feliz de ver,fizemos um jogo maravilho-so, o time foi brilhante. Foibom ver um pouco de foratambém. Conversei até como Duda hoje, demos os para-

béns. Quando colocamos aalma assim, dificilmente per-demos”, afirmou.

O volante Gabriel, queatuou durante todo o se-gundo tempo do clássico,também acredita que a vitó-ria foi uma demonstração deforça do elenco alvinegro.“Foi a prova de que temosum grupo forte. Ganhamosdo Fluminense de formamaiúscula. Dá mais confi-ança saber que se precisar-mos destes jogadores, todosestarão preparados”, disse.

André Bahia, que teveboa atuação contra o Flu aolado de Dankler, afirmou quea equipe B mostrou sua qua-lidade. Ele acredita que oBota viaja com mais confi-ança após a boa vitória elembrou que o Unión Es-pañola tentará de tudo paravencer em casa após o empa-te com o Independiente delValle na primeira rodada.

Técnico do Furacão exalta influência de AdrianoO atacante Adriano ain-

da busca um melhor condi-cionamento físico e não serátitular do Atlético-PR nojogo de hoje (25) contra oVélez Sarsfield, no EstádioJosé Amalfitani, pela 2ª ro-dada da Libertadores. Assimcomo na partida contra oThe Strongest, o Imperadorcomeça no banco de reservase deve entrar no segundotempo. Mesmo assim, MiguelÁngel Portugal é só elogiosao jogador de 32 anos.

O técnico do Furacão des-

taca a evolução de Adriano ediz que ele é importante por-que põe medo nos adversári-os. “É um craque que sempretem guardadas as suas carac-terísticas, as suas qualidades.Ele é craque, sempre muitoimportante para o nosso time.É importante também pelomedo que ele causa no timerival”, enfatizou.

Adriano não será titularcontra o time argentino por-que ainda tenta perder pesoe aprimorar o condiciona-mento físico. Mas ele apre-

senta uma evolução cons-tante: “A avaliação do Adri-ano é que ele está bem. Pou-co a pouco, vai melhorando.Esperamos que, pouco apouco, sua participação notime seja muito mais impor-tante. Vamos ver como vaiser a partida (contra o Vé-lez). É importante medir ostempos do jogo. Conforme otempo vai passando, nóspodemos fazer uma coisa ououtra”, completou.

Com Adriano no banco,o ataque do Atlético-PR será

formado por Mosquito eEderson contra o time ar-gentino. Além deles, o téc-nico Miguel Ángel contacom outros dois jogadorespara o setor ofensivo: osjovens Bruno Mendes eDouglas Coutinho. Comoa Conmebol limita o núme-

ro a sete reservas, um dosgarotos deverá ser cortadodo banco. Em caso de empa-te, os times seguem empata-dos na ponta. O The Stron-gest tem três pontos, masem dois jogos. O Universi-tario é o lanterna do grupo,ainda sem pontuar.

Barcelona paga mais R$ 43,4milhões à receita espanhola

Em mais um capítulo docaso Neymar, o Barcelonaanunciou ontem (24) quepagou mais 13,5 milhões deEuros ou R$ 43,4 milhões àreceita espanhola em umaespécie de correção de valo-res pela contratação do ca-misa 11. Através de comu-nicado oficial, o clube afir-mou que tal medida é pre-ventiva pelas possíveis in-terpretações que a Justiçapossa ter diante dos contra-tos com o jogador, em umatentativa de evitar umamulta pesada no futuro.

“Em vista da existênciade uma possível divergênciainterpretativa quanto àsobrigações fiscais derivadas

da citada contratação, para sal-dar qualquer possível dívidatributária derivada desta ope-ração e para melhor defender onome e a boa reputação denosso clube, o Barcelona apre-sentou nesta manhã a corres-pondente autoliquidação com-plementar. Esta autoliquida-ção complementar tem impor-tância de 13.550.830,56 de eu-ros e tem como objetivo darcobertura a eventuais inter-pretações que possam dar aoscontratos assinados pela con-tratação do jogador Neymar,embora estejamos convencidosda licitude do inicial cumpri-mento das obrigações fiscais”,declarou o clube catalão.

Apesar do valor pago pelo

Barça ser de 13,5 milhõesde euros, o Ministério Pú-blico acredita que cerca de9,1 milhões de euros ouR$ 30,1 milhões foram frau-dados na contratação deNeymar, tirando como baseo total de 37,9 milhões deeuros (R$ 125,4 milhões)pagos pelo jogador, o adi-antamento de 10 milhõesde euros (R$ 33,1 milhões)em 2011 e o restante, 27,9milhões de euros (R$ 92,3milhões), no ano passa-do. Como se trata de umpossível crime de pessoa ju-rídica, a princípio, nin-guém tem o risco de serpreso. O clube, entretanto,pode levar uma alta multa.

Page 27: 02 25 2014

O PRESENTE | 27TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014 ESPORTES

Grêmio tem bom histórico de jogos contra colombianosTricolor encara o Atlético Nacional hoje (25), para esquecer as quedas

para Santa Fé e Millonários nas últimas duas temporadas

LIBERTADORES

Depois da sequência de vi-tórias e a situação tranquilano Gauchão, o Grêmio voltaseus olhares para a Liberta-dores. O clube gaúcho terápela frente um rival direto pelaliderança do Grupo 6 da com-petição, contra o AtléticoNacional, na Arena. O histó-rico recente diante de colom-bianos do Tricolor contrastacom a história de dois títulosem duelos com times do país.São 18 jogos contra colombi-anos na história da Liberta-dores. São oito vitórias, trêsempates e sete derrotas. A maisexpressiva vitória foi contra oadversário de hoje (25), às 22horas: na final de 1995, comuma vitória e um empate etaça no armário.

A lista é longa. Começa

Pará esteve na eliminação para o Santa Fé no ano passado

Luis Acosta/AFP

em 1983, no ano do primei-ro título, com duelo contrao América de Cáli no trian-gular semifinal, com umavitória e uma derrota. Em1995, o duelo que terminouem título. Em 1996, umaderrota e uma vitória e eli-minação na semifinal. Em2003, queda nas quartas definal para o Independientede Medellín, com um empa-te e uma derrota.

A partir daí, há uma fasede jogos apenas em fases degrupos. Em 2007, dividiu achave com Cúcuta e Tolima.Empatou uma e perdeu ou-tra para o primeiro e venceue foi superado pelo segundo.Em 2009, enfrentou o Boaya-cá Chicó, com duas vitórias.Em 2011, uma vitória e uma

derrota nos duelos com o Jú-nior de Barranquilla.

Nos últimos anos, porém,os encontros renderam dissa-bores para os gremistas. To-dos que Pará participou. Olateral esteve na eliminaçãopara o Millonários, no ElCampín, pela Cop Sul-Ame-ricana em 2012, nas quartasde final. E a queda para oIndependiente Santa Fé, nasoitavas da Libertadores doano passado.

“Não tenho uma lembran-ça muito boa. Fomos elimina-dos dois anos seguidos portimes da Colômbia, mas espe-ro que na terça-feira espera-mos quebrar essa maldição,vamos dizer assim, porque onosso time é muito bom etemos tudo para ganhar do

Nacional na terça-feira”, ga-rantiu o lateral-direito Pará.A dúvida ficou por conta dolateral-esquerdo Wendell,

que pisou em falso no traba-lho de domingo (23) e saiu dotreino com muitas dores notornozelo esquerdo.

Fred, Jô e Jefferson completamlista contra África do Sul

O técnico Luiz Felipe Sco-lari convocou ontem (24) osjogadores que atuam no fu-tebol brasileiro para o amis-toso contra a África do Sul,que acontecerá no dia 05 demarço, em Johannesburgo.A grande novidade é o re-torno do atacante Fred. Re-cuperado de lesão, o centro-avante do Fluminense nãojogava pela Seleção Brasilei-ra desde agosto do ano pas-sado. Jô, do Atlético-MG, e ogoleiro Jefferson, do Botafo-go, completam a lista.

O trio se juntará a ou-tros 16 jogadores que atu-am na Europa convocadospor Luiz Felipe Scolari (Fe-lipão) no último dia 11. Ar-tilheiro da Copa das Confe-derações e um dos líderesdo grupo de Felipão, Fredtenta dar a volta por cimanesse retorno à Seleção.Desde que retornou aosgramados no início do ano,

o jogador marcou apenasum gol e desperdiçou doispênaltis, um deles no do-mingo (23), no clássico con-tra o Botafogo. Por outrolado, o atacante Jô vive umbom momento no Atlético-MG. Ele marcou um dos golsda vitória do Galo no clássi-co contra o América-MG.

O jogo contra os africanosserá o último da Seleção Bra-sileira antes da convocaçãofinal para a Copa do Mundo,que acontece em 07 de maio.Em seguida, os jogadores seapresentam ao técnico Feli-pão para o início da prepara-ção na Granja Comary, emTeresópolis. Ainda antes daestreia no Mundial, o Brasilfará dois amistosos de prepa-ração: o primeiro, no dia 03de junho, provavelmentecontra o Panamá no SerraDourada, e o segundo, nodia 06 de junho, contra aSérvia no Morumbi.

Apesar da derrota, Abel Braga elogia postura do InterO Inter perdeu a invenci-

bilidade ao ser derrotado peloVeranópolis fora de casa nodomingo (23), mas para AbelBraga, a atuação coloradafoi convincente - inclusivemelhor que na vitória con-tra o Juventude na últimaterça-feira (18). O treinadorreclamou de dois pênaltis nãomarcados em sua visão e dis-se que o time teve o controledo jogo, especialmente no se-gundo tempo.

“Eu saí mais satisfeito hoje(domingo, dia 23) que com avitória de terça (dia 18). Hoje,

nós jogamos mal até o gol,um gol de bola parada. Equi-libramos, terminamos bem oprimeiro tempo. Tivemos umdomínio absoluto no segun-do tempo. Inúmeras chancesde gol desperdiçadas, masvimos uma luta, uma almados jogadores. Da maneiraque temos tido muita alegrianas vitórias, tivemos gran-deza na derrota”, afirmou.

Abel reclamou de dois lan-ces. No primeiro tempo,quando o árbitro chegou aapontar para a marca do pê-nalti, mas depois confirmou

o tiro de meta, e no segundotempo, quando deixou umoutro lance reclamado peloInter passar em branco.

“Lei da vantagem em pê-nalti, eu nunca tinha visto.No intervalo, ele (o árbitroFrancisco Neto) disse quemarcou o pênalti e na horamudou de ideia e deu tiro demeta. Os jogadores não me-reciam, a gente tentou peladireita, pela esquerda, pelomeio. Está de parabéns o meutime, temos que estar prepa-rados para esse momento”,finalizou.

Júlio Baptista desfalca o Cruzeiro no jogo de hojeO jogador Júlio Baptista

foi cortado da partida dehoje (25) contra o Universi-dad de Chile, às 17h30, noMineirão. O meia, que esta-va relacionado para o jogo,levou uma pancada no joe-lho direito no último sába-do (22), na vitória sobre o

Boa Esporte Clube e porprecaução, está fora do com-promisso pela Libertadores.Com a saída de Júlio, o vo-lante Souza foi relacionadopara a partida.

Júlio entrou no segundotempo da partida contra oBoa, e marcou o terceiro gol

da vitória celeste por 3 a 1.Após o jogo, ele reclamou dedores no local, e foi avaliadopelo departamento médico,que preferiu deixá-lo de forado confronto de hoje. Júlio jánão seria titular e o maisprovável era que fosse utili-zado no decorrer da partida.

Adriano Gabiru acerta retorno ao Guarany de BagéDepois de romper con-

trato com o time capixabado Conilon por falta de pa-gamento, Adriano Gabiruacertou o seu retorno para ofutebol gaúcho, em um clu-

be que já esteve. Trata-se doGuarany de Bagé, que foi asua casa no ano passado. Aapresentação oficial do meiade 36 anos será, todavia, so-mente após o carnaval. O jo-

gador, herói do título mun-dial do Inter há mais de seteanos, deve assinar vínculoaté o final deste ano para adisputa da terceira divisãodo Campeonato Gaúcho.

Page 28: 02 25 2014

28 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014

Previsões “furam” e cenário prejudica milho safrinhaPara agrônoma do Deral de Toledo, arrancada inicial não foi boa. “O stand não está bom”, afirma

SEM CHUVAS REGULARES

A expectativa nos últimosdias era de que as chuvas fos-sem se regularizar em Mare-chal Cândido Rondon e re-gião. Era o que especialmenteos agricultores imaginavam eos institutos informavam. Noentanto, as previsões não seconfirmaram e as precipitaçõespluviométricas, que ocorreramde forma mais isolada, ficarammuito aquém do que era ne-cessário para o milho safri-nha. Somente na cidade ron-donense, o acumulado nestemês está em torno de 35 mm,uma das menores médias dosúltimos anos para fevereiro.

Nesta semana, podem ocor-rer novas e um pouco maissignificativas chuvas. Portan-to, mais uma vez os produto-res rurais se voltam ao céu naesperança de ver confirmadaas previsões meteorológicas.“Se tivesse chovido os agricul-tores teriam plantado o milhosafrinha um pouco mais cedo.A estiagem prejudicou com cer-teza (o milho safrinha), por-que o plantio ficou concentra-do em uma semana, o que não

é bom, e o que tinha sido plan-tado antes enfrentou seca. Ostand não está bom e essa ar-rancada inicial não é boa”, ana-lisa a engenheira agrônoma doDepartamento de EconomiaRural (Deral) da Secretaria deEstado da Agricultura e Abas-tecimento (Seab) de Toledo,Jean Marie Ferrarine Triches.

Conforme a profissional,o cenário atual pode refletirem termos de produtividademais para frente. “Não sabe-mos e nem o técnicos sabematé onde a safrinha vai se re-cuperar caso as chuvas senormalizem. Não tem mais omesmo potencial que haviaantes”, comenta, acrescentan-do: “Se compararmos com oano passado, em 2013 haviaum potencial maior porque oprodutor investiu um poucomais e as variedades erammelhores. Este ano já estáva-mos partindo com uma previ-são de que o investimento nãoseria o mesmo na safrinha enesta fase inicial o clima nãofoi favorável”, afirma.

O motivo pelo qual o pro-

Na esperança de que as chuvas fossem se regularizar, agricultores

concentraram em uma semana o plantio do milho safrinha,

o que para técnicos não é algo bom

dutor não investiu tanto em2014 como em 2013 envolve opreço, que desestimulou o agri-cultor. Ontem (24), por outrolado, a saca do milho já eracotada em R$ 21,50. “A previ-são (em termos de preço) é boacom a diminuição de área plan-tada na região e Estado e atémesmo diminuição de áreaamericana para a próxima sa-fra. Então acho que a previsãode preço vai ser favorável parasoja e milho também”, opina.

A área com milho safrinhasofreu uma redução de 3% naregião do Deral de Toledo: de429 mil hectares para 415 milha. Já a previsão de produti-vidade gira em torno de 5,6mil quilos por hectare. “Afalta de chuva afetou o desen-volvimento do que foi culti-vado, demorou para germi-nar, está havendo perda deplantas e o plantio ficou con-centrado em uma só semana,pois para a semana seguintehavia previsão de chuva. E asprevisões não estão se con-cretizando”, ressalta a profis-sional. “Se chover, a situaçãonão se normaliza, mas o qua-dro melhora e alivia o cená-rio. Em alguns municípios,técnicos acham que a safraconseguirá seguir normal-mente, enquanto em outrospodem ter sido mais afetadose acham que têm um pouco deperda”, emenda.

SAFRA DE SOJAJá em relação à safra de

soja, a previsão do Deral éque houve quebra de 4% naprodução. A produtividademédia era de 3,5 mil quilospor hectare. No entanto, hámunicípios que alcançaramprodutividade acima disso,

Maria Cristina Kunzler

outros ficaram na média e háainda os que tiveram produ-tividade menor. “Então ta-bulamos 4%, que ficaria nomeio termo. É uma perda pe-quena”, comenta Jean Marie.

Dentre as cidades que sedestacaram em termos de pro-dutividade estão Tupãssi eMaripá. Já Santa Helena é umdos municípios que tiverammaiores perdas. Sobre a estia-gem, a agrônoma comenta que

a seca prejudicou na qualida-de do grão. “Isso não apareceno nosso relatório, que sóconsta a produtividade. A es-tiagem causou perda de quali-dade do grão, que foi colhidocom umidade muito baixa,algo em torno de 11%. Houvea ocorrência de grão verde,tendo em vista que o amadu-recimento não aconteceu notempo certo. Isso vai refletirna industrialização”, conclui.

Arquivo/OP

Engenheira

agrônoma do Deral

de Toledo, Jean

Marie Ferrarine

Triches:

“A falta de chuva

afetou o

desenvolvimento do

que foi cultivado,

demorou para

germinar, está

havendo perda de

plantas e o

plantio ficou

concentrado em

uma só semana”

Page 29: 02 25 2014

O PRESENTE | 29TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014 AGRONEGÓCIO

AVICULTURA

Abate de frango atinge patamar histórico no ParanáMais de 132,43 milhões de cabeças foram abatidas em janeiro

O ano de 2014 começa comótimas notícias para a indús-tria avícola paranaense. Se-gundo o Sindicato das In-dústrias de Produtos Avíco-las do Estado do Paraná (Sin-diavipar), o setor conquistouem janeiro um novo patamarhistórico para a produção decarne de frango: mais de 132,43milhões de cabeças abatidas,um crescimento de 6,49% ante

Faturamento das exportações também cresceu

10% em relação ao ano anterior

ao mesmo período do anoanterior, quando foram aba-tidas 124,36 milhões de aves.

Já os dados divulgados pelaSecretaria de Comércio Exteri-or (Secex), vinculada ao Mi-nistério de Desenvolvimento,Indústria e Comércio Exterior(Mdic), mostram que o fatura-mento das exportações cresceu10% em relação ao ano anteri-or, com US$ 164.849.770 fatu-

rados contra US$ 149.733.874em 2013, enquanto o volumeapresentou crescimento de16%, com o registro de 94,03mil toneladas ante às 80,79 miltoneladas exportados em ja-neiro do ano passado.

Os resultados de exporta-ção indicam que a indústriaavícola do Paraná segue fir-me em sua trajetória de recu-peração, com números seme-lhantes aos apresentados emjaneiro de 2012, antes da cri-se que o setor sofreu a partirdo segundo semestre daque-le ano em decorrência da que-bra da safra de insumos nor-te-americana.

Conforme o presidente doSindiavipar, Domingos Mar-tins, a expectativa para esteano é que o crescimento daavicultura paranaense seja trêsvezes superior ao do ProdutoInterno Bruto (PIB) brasileiro.“Eu vejo 2014 como um anomuito promissor, vamos segu-ramente crescer muito, o triplodo PIB nacional”, afirma.

Agrostock

Page 30: 02 25 2014

30 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014

Sicredi Costa Oeste chega a 20 mil associadosAgropecuarista José Carlos Bortholazzi, de Guaíra, assinou a matrícula n° 20.000 na cooperativa de crédito

COOPERATIVISMO

A Sicredi Costa Oeste co-memora neste mês 20 mil as-sociados em seu quadro soci-al. O número foi atingido coma associação do produtor ru-ral José Carlos Bortholazzi,de Guaíra. A entrega de umaplaca comemorativa aconte-ceu sexta-feira (21), na pro-priedade do associado. Nosúltimos três anos, a coopera-tiva de crédito tem registradoum crescimento médio de 200novos associados por mês.

Proprietário da FazendaDois Irmãos, junto da esposaAna Carla Ludwig Borthola-zzi, José Carlos revela que seassociou ao Sicredi por doismotivos: indicação de amigose descontentamento com ou-tras instituições financeiras.“Vários amigos produtoresrurais são sócios do Sicredi egarantiram a qualidade noatendimento e a resposta dasminhas necessidades, algo queeu não estava mais encontran-do na outra instituição finan-ceira onde mantinha minhaconta”, afirma. “Ainda esta-mos conhecendo toda a estru-

tura da cooperativa, mas aexpectativa é a melhor possí-vel. Esperamos que essa par-ceria seja duradoura e produ-tiva para ambos os lados”,completa Bortholazzi.

De acordo com o presi-dente da Sicredi Costa Oeste,Adolfo Freitag, o crescimen-to do quadro social é reflexoda confiança da populaçãona cooperativa e no SistemaSicredi. “Em nossa região, nos

Divulgação

Os bons resultados gera-dos pela safra 2012/13 noParaná e as cotações em altadas principais commoditiesexportadas pelo cooperati-vismo paranaense contribu-íram para que o setor regis-trasse aumento de 5% novalor dos embarques reali-zados em 2013, somando omontante de US$ 2,36 bi-lhões no ano, consideran-do-se o domicílio fiscal dascooperativas. “Esse valorrepresenta cerca de 39% dasexportações cooperativistasbrasileiras, que atingiuUS$ 6,07 bilhões”, explica oanalista da Gerência Técnicae Econômica do Sistema Oce-par, Gilson Martins.

A China continuou ocu-pando o posto de maior cli-ente dos produtos das coo-perativas do Paraná, impor-tando US$ 712 milhões, oque representou um cresci-mento de 24% em relação a2012. Entretanto, o maiorcrescimento, de 137%, foi ob-servado nas exportaçõespara a França, país que im-portou US$ 67 milhões emprodutos do cooperativismoparanaense. Por outro lado,Holanda e Alemanha se des-tacaram como maiores com-pradores da União Europeia,com embarques respectivosde US$ 238 milhões eUS$ 222 milhões. “Vale lem-brar que, considerado a so-matória, o mercado da União

Europeia embarcou US$806,5 bilhões, o que torna obloco um mercado maior doque a própria China. Entre2012 e 2013, as exportaçõespara aquele bloco cresceramem 7,5%”, destaca Martins.

PRODUTOSOs produtos do comple-

xo soja mais uma vez fo-ram o carro-chefe das ex-portações das cooperativasdo Paraná. O farelo de sojafoi responsável por 27,9%do total embarcado; a sojaem grão por 27,0% e o óleode soja 6,5%. No setor decarnes, destacaram-se asexportações de frangos, queatingiram US$ 441 milhõese um crescimento de 19%relativamente a 2011.

Em âmbito nacional, oagronegócio manteve umdesempenho positivo e co-laborou para a balança co-mercial do país em 2013. Asexportações do setor alcan-çaram US$ 99,97 milhões,com um crescimento de4,3% em comparação a2012. No ano que passou,os embarques de produtosdo agronegócio represen-taram 41,3% do total dasexportações brasileiras. Em2012, esse percentual era de39,5%. No Estado do Para-ná, o agronegócio expor-tou US$ 13 bilhões, o querepresentou 73% das expor-tações estaduais totais.

Cooperativas registramaumento de 5% nos embarques

Governo destina R$ 21 bilhões parafinanciar a agricultura familiar

A presidenta Dilma Rous-seff disse ontem (24) que ogoverno destinou R$ 21 bi-lhões para financiar a safra de2013/2014 da agricultura fami-liar, dos quais R$ 13,7 bilhõesjá foram contratados pelos pe-quenos produtores. Segundoela, os agricultores estão apro-veitando o crédito barato doPrograma Nacional de Forta-lecimento da Agricultura Fa-miliar (Pronaf) para expandira produção e comprar máqui-nas e equipamentos.

A presidenta Dilma infor-mou que o pequeno agricul-tor também pode se beneficiardas inovações tecnológicas.“No Pronaf Inovação, o cré-dito é bem barato para incen-tivar o cultivo protegido dehortifrutigranjeiros, para aautomação da avicultura e dasuinocultura, e também paraatualização tecnológica dabovinocultura de leite”.

A presidenta explicou queo fortalecimento da agricul-tura familiar também inclui o

apoio à comercialização dosprodutos por meio da com-pra de uma parte dos alimen-tos produzidos nas pequenaspropriedades e cooperativaspelo Programa de Aquisiçãode Alimentos (PAA) e peloPrograma Nacional de Ali-mentação Escolar (Pnae). Oorçamento do PAA somadoao orçamento do Pnae para2014 é cerca de R$ 2 bilhões.“Esses programas, o PAA e oPnae, são muito importan-tes, porque, primeiro, garan-tem renda certa aos produto-res; segundo, eles colocam pro-dutos frescos e saudáveis namerenda escolar das crianças,nas creches e nos hospitais.E, finalmente, eles movimen-tam a economia dos peque-nos municípios”, ressaltou.

Segundo Dilma, os peque-nos produtores representam33% do Produto Interno Bru-to (PIB) agropecuário do Bra-sil, 84% dos estabelecimentosrurais e 74% da mão de obrano campo.

orgulhamos em proporcio-nar ao associado uma estru-tura física e de pessoal quegarante o melhor atendimen-to e a certeza da resoluçãodos problemas de cada pes-soa, de acordo com a sua rea-lidade”, afirma. “Com nossocrescimento na região e com aexpansão para o estado deSão Paulo, já enxergamos alina frente o associado de n° 30mil”, projeto Freitag.

José Carlos

Bortholazzi

recebe do

presidente da

Sicredi Costa

Oeste, Adolfo

Freitag

e de

colaboradores

do Sicredi uma

placa alusiva

aos 20 mil

associados

Page 31: 02 25 2014

O PRESENTE | 31TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014 POLICIAL

Polícia Federal faz protestos hoje e amanhãAgentes querem chamar a atenção para o que, segundo eles, é a promoção do sucateamento da instituição

EM GUAÍRA

Integrantes da Polícia Fe-deral (PF) em Guaíra promo-vem hoje (25), em frente àdelegacia, um protesto con-tra o sucateamento da insti-tuição e a defasagem nos sa-lários dos agentes. Denomi-nado Apagão da Polícia Fe-deral, o movimento reclamamelhores condições de tra-balho. Amanhã (26), os agen-tes ganham o apoio da Polí-cia Rodoviária Federal (PRF)e Receita Federal. O protestode quarta-feira acontece noposto de fiscalização, antes daPonte Ayrton Senna.

Os agentes federais - agen-tes, escrivães e papiloscopis-tas - lotados em Guaíra estãoaderindo ao movimento na-cional. A manifestação de hojeacontece entre 08 e 09 horas.Amanhã, o protesto será en-tre 08h30 e 11 horas. O repre-sentante sindical da PolíciaFederal em Guaíra, SamirPalinkas, não descarta a pos-sibilidade de greve caso as rei-vindicações não sejam aten-

didas pelo governo federal.“Serviços essenciais serão

mantidos, pois o objetivo éconscientizar a população e nãoprejudicá-la”, garante Pa-linkas. De acordo com ele, oobjetivo é chamar a atenção dasociedade para o sucateamentoda PF, visível na mudança doperfil de atuação da institui-ção, e agora comprovada comdados estatísticos produzidospelo próprio órgão.

Conforme o sindicato, nadécada passada, grandes or-ganizações criminosas eramdesmanteladas. Mas nos últi-mos anos, com o sucateamen-to do órgão, a maioria dospresos são “mulas”, uma gíriausada para pequenos trafican-tes. “Infelizmente o Ministé-rio da Justiça tem se empenha-do para disfarçar o abandonoda instituição”, garante.

Durante o ato público,os dirigentes sindicais vãorepassar para a imprensa da-dos estatísticos inéditos quecomprovam a queda de pro-

dutividade da Polícia Fede-ral nacionalmente e regio-nalmente, algo não divul-gado na imprensa brasilei-ra até hoje.

Os policiais reclamam deuma espécie de boicote dogoverno Dilma à Polícia Fe-deral e dizem acreditar estarsendo punidos pelas opera-ções anticorrupção que fize-ram e atingiram líderes políti-cos ligados ao atual governo.

SALÁRIOSOs agentes federais for-

mam a única carreira federalque amarga um congelamen-to salarial que completa seteanos. Durante a última déca-da, o salário desses policiaisfederais foi reduzido à metadedas demais carreiras federais,como Receita Federal.

A Polícia Federal prometedivulgar na tarde de hojenovas denúncias, até entãodesconhecidas da imprensa,com novas diretrizes do mo-vimento de quarta-feira.

Adolescente esfaqueia oirmão durante batizadoUma tentativa de homicí-

dio foi registrada por voltadas 17h30 de domingo (23), naRua São Pedro, no JardimMarechal, em Marechal Cân-dido Rondon. O principal sus-peito é irmão da vítima, queteria atacado o rapaz com umafaca, durante um batizado. Deacordo com informações repas-sadas à Polícia Militar, o irmãomais novo, que é menor de ida-de, atacou o outro, de 19 anos.

O menor teria se apossadode uma faca de cozinha e des-

ferido o golpe contra o irmão.O rapaz teve o pulso direitocortado e foi socorrido portestemunhas que estavam nolocal. Eles encaminharam avítima para a Unidade de Saú-de 24 Horas, onde o rapaz foiatendido. A mãe dos jovenspresenciou toda a cena, pas-sou mal e foi atendida pelo Ser-viço de Atendimento Móvel deUrgência (Samu). O menor deidade foi detido e encaminha-do para a Delegacia de PolíciaCivil do município.

Marechal News

PRF apreende cerca de 500unidades de anabolizantes

Policiais rodoviários fede-rais do posto de Guaíra apre-enderam no domingo (23),durante fiscalização de rotinana BR-272, cerca de 500 unida-des de anabolizantes. O mate-rial estava em um ônibus deitinerário Guaíra a Umuara-ma, com um rapaz de 20 anos,que foi detido em flagrante. Osanabolizantes estavam emuma mochila camuflada. Den-tro dela, a equipe policial en-controu 60 cartelas de Oxito-land, 110 ampolas de Testoste-

Divulgação

MILITAR É PRESOUm militar do Exército e a namorada

dele foram presos transportando 34,3

quilos de crack, na manhã de

domingo (23), na BR-277, em

Cascavel. Os agentes da Polícia

Rodoviária Federal realizavam

abordagens rotineiras na rodovia

quando pararam o casal em uma

pick-up Saveiro de Sapiranga (RS).

Os 34 tabletes foram colocados atrás

dos faróis do automóvel. O militar,

de 20 anos, e a namorada,

de 19, são moradores de São

Leopoldo (RS). Ela disse que

não sabia que o companheiro

transportava a droga. Os dois

foram encaminhados à Delegacia

da Polícia Civil em Cascavel.

Catve

Um acidente envolvendoum veículo Gol e um Vectra

Jovem morre em acidente entreSão Miguel e Itaipulândia

foi registrado por volta das 02horas de domingo (23), naPR-497, entre São Miguel doIguaçu e Itaipulândia. A coli-são aconteceu nas proximi-dades da comunidade da Li-nha Urussanga, depois queum dos veículos teria invadi-do a pista contrária.

Em uma curva, os doisveículos colidiram de frente.Conforme relatos do condu-tor do Vectra, ao entrar nacurva ele percebeu que o Golque vinha em sentido contrá-

rio já estava invadindo a pis-ta. O motorista disse que ain-da tentou desviar para o acos-tamento, mas não conseguiuevitar a colisão.

Com a violência da batida,o condutor Eduardo Simioni,de 19 anos, morador de Mate-lândia, morreu no local. O Golficou totalmente destruído.Entretanto, o passageiro Fa-bio Cozer, de 22 anos, sofreuapenas ferimentos leves e foilevado ao Hospital Santa Mô-nica, em Medianeira.

Jovem de 19 anos teve um ferimento em um dos pulsos

rona, 30 frascos de DecalandDepot, 30 frascos de Oxandro-land, 15 frascos de StanozandDepot, seis frascos de Oxy Eli-te Pro, todos sem nota fiscal,receituário médico e desem-baraço aduaneiro.

Após o flagrante, o detidodisse aos policiais que reven-deria os medicamentos emacademias no município deCoromandel, em Minas Ge-rais. O contrabando e o sus-peito foram levados à PolíciaFederal em Guaíra.

Droga seria revendida em academias de musculação de Minas Gerais

Page 32: 02 25 2014

32 | O PRESENTE POLICIAL TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014

Acusado de matar a tia confessa outro homicídioApós ser preso como o principal suspeito de matar a tia a facadas, Adelar Tuon confessou

que atacou um idoso a pauladas porque ele não o cumprimentou

EM MEDIANEIRA

O morador de Medianeira,Adelar Tuon, acusado dematar a facadas a própria tia,Madalena Fachin Tuon, de 65anos, confessou mais um cri-me depois de ser preso, quin-ta-feira da semana passada(20). Ele contou à polícia quefoi o autor de um homicídiosimilar, em novembro do anopassado, quando um senhorde 65 anos foi assassinado.

O que chama a atenção é o

método semelhante utiliza-do. O crime confessado porTuon aconteceu em 09 de no-vembro de 2013, na LinhaVitória, no interior de Medi-aneira, onde a vítima mora-va. José Silvano da Silva, de65 anos, foi agredido violen-tamente na cabeça.

Ele foi socorrido e passou45 dias internado, recebeu altamédica, porém morreu logodepois. Adelar Tuon revelou

à polícia que matou José pormotivo fútil. A vítima teriapassado por ele e não o cum-primentou. O suposto autorteria pego um pedaço de pauna estrada e batido duas ve-zes na cabeça do idoso.

Em nenhum momento oacusado se mostrou arrepen-dido. Ele foi autuado por maisesse crime e segue preso naCarceragem da Delegacia daPolícia Civil em Medianeira.

Réu é absolvido do Tribunaldo Júri em Marechal Rondon

O réu Sidnei Petry Alegrên-cio foi absolvido pelo crime detentativa de homicídio. O jul-gamento aconteceu ontem (24),no Tribunal do Júri da Comar-ca de Marechal Cândido Ron-don. Ele era acusado da tenta-tiva de homicídio contra Mau-

rício Salvador, que aconteceuem 23 de fevereiro de 2008, quan-do a vítima foi atingida por umgolpe de faca na Praça Centralde Pato Bragado.

Outro julgamento será re-alizado amanhã (26), quandoestará no banco dos réus Val-

mir Schubert, acusado de ten-tativa de homicídio contraLibino João Klein, em 14 denovembro de 2004, em umbar localizado na área centralde Entre Rios do Oeste. Avítima também foi atingidapor um golpe de faca.

Tribunal do Júri absolveu o réu na tarde de ontem (24)

Patricia Schulz

Cerca de 250 peças de rou-pas foram furtadas de umaloja, na Avenida Castelo Bran-co, em Terra Roxa. O crime foipercebido pela proprietária,que passou pelo local no iní-cio da noite de domingo (23).Bandidos violaram a fecha-dura do comércio para teracesso ao interior do imóvel.O prejuízo não foi divulgadopela Polícia Militar, que aten-

CORRIDA PELA PAZ

Membros do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), do 19º Batalhão de Polícia Militar e integrantes do

Exército Brasileiro e da Marinha Brasileira participaram no domingo (23), em Guaíra, da Corrida da Paz

2014. O evento militar mundial, criado em 2006 pelo Conselho Internacional do Esporte Militar, consiste na

organização de uma jornada esportiva, sem fins competitivos e lucrativos, com a intenção de promover a

prática esportiva nas forças armadas e militares com o objetivo de contribuir para a paz mundial.

Divulgação

Menor é flagrado com105 quilos de maconhaem carro roubado

Um adolescente de ape-nas 15 anos de idade foiapreendido por agentes daPolícia Rodoviária Federal(PRF) na noite de domingo(23), na BR-163, em Mare-chal Cândido Rondon. Eleestava em um carro rouba-do, no qual os policiais en-contraram 105 quilos de ma-conha. A droga estava noporta-malas do veículo e sófoi localizada depois de per-seguição policial.

Os policiais realizavamfiscalização no local quan-do o veículo passou emvelocidade elevada. Após

acompanhamento tático,o automóvel foi inter-ceptado e seu condutordominado.

O menor disse aos poli-ciais que pegou o veículojá carregado com o entor-pecente em um posto decombustíveis na cidade deMundo Novo (MS) e quelevaria a carga até Toledo,onde receberia R$ 1 milpelo transporte. O veícu-lo, roubado em Curitiba, ea droga foram encaminha-dos para a Delegacia dePolícia Civil em MarechalCândido Rondon.

Bandidos furtam250 peças de roupas

deu a ocorrência.Conforme a vítima, ela

havia deixado a loja por voltadas 17 horas de sábado (22) epercebeu o furto porque, aopassar pela frente do estabele-cimento, no domingo, notouque uma lâmpada interna es-tava apagada, fato que não éde costume acontecer. Ao ve-rificar ela constatou o arrom-bamento e o furto das peças.

Droga foi apreendida em Marechal Cândido Rondon

Divulgação

Page 33: 02 25 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.brTERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014 O PRESENTE | 33

CASA, 130m², em MCR,troco por carreta 112 ou 113,ano 96 ou 97. Tr. (45) 9978-6422 com Raimundo VanDen Bonn, Creci F11955J.

CASA, vendo ou troco,120m², c/ 3 quartos, sala, co-zinha, 2 bwc, garagem p/ 2 car-ros, lavand., churrasq., Jd.Botafogo, próx. a nova Vo-lkswagen, MCR, R$130.000,00, aceito carro ou ca-mioneta. Tr. (45) 9944-7004.

CASA, vendo ou troco,128m², alvenaria, c/ 3 quar-tos, 2 salas, 2 cozinhas, la-vand., garagem p/ 3 carros,toda murada, portão elet.,em MCR, R$ 180.000,00,aceito carros até R$50.000,00. Tr. (45) 9979-0889 com Alceu.

CASA, vendo, 105m², se-minova, c/ laje, 2 quartos,suíte, sala, cozinha, bwc, la-vand., garagem coberta c/churrasq., jd. de inverno, ter-reno 195m², Lot. RodaD'Água, MCR, R$195.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 106m², al-venaria, esquina, c/ 2 quar-tos, suíte, bwc, 2 garagens,R. Américo Vespucio, nº6362, Lot. Laureth, MCR,valor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 110m², al-venaria, anexo barracão de68m², de esquina, ideal p/comércio, próx. ao Posto deSaúde do Bairro São Lucas,em MCR, R$ 210.000,00. Tr.(45) 9955-2966.

CASA, vendo, 150m², c/3 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., edícula, ter-reno inteiro, R. do Lira, nº914, Lot. Santa Felicidade,MCR, R$ 190.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 156m²,nova, c/ laje, 3 quartos, suí-te, sala de estar, sala de tv,cozinha, lavand., bwc, gara-gem, jd. de inverno, terrenointeiro, Lot. Porto Seguro,MCR, R$ 250.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 262m², al-venaria, 2 pisos, c/ 4 quar-tos, suíte, 3 bwc, 2 gara-gens, terreno 800m², na Av.Presidente Castelo Branco,Novo Sarandi, R$400.000,00, aceito carro,soja ou terreno. Tratar pelo(45) 9909-8313.

CASA, vendo, 69,88m²,nova, c/ laje, 2 quartos, salade estar, cozinha, área deserviço, bwc, garagem co-berta, Lot. Vale Verde, MCR,R$ 115.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 67m², nova,c/ laje, 2 quartos, sala, cozi-nha, bwc, garagem, Lot. SãoFrancisco, MCR, R$110.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², c/ 2quartos, sala, sala de jan-tar, cozinha, bwc, lavand., +edícula 30m², c/ garagem p/2 carros, bwc, despensa,churrasq., acabamento emgesso, portão elet., Lot. Bri-tânia, 400m do supermer-cado Copagril 2, valor acombinar. Tr. (45) 9133-7779 ou 9991-4154.

CASA, vendo, 70m², c/laje, portão elet., toda mura-da, terreno 364m², R. Co-lombo, centro, MCR, R$170.000,00. Tr. (45) 9901-2216 com Carlos.

CASA, vendo, 74m², al-venaria, c/ 3 quartos, sala,cozinha ampla, bwc, la-vand., + 35m² de área co-berta nos fundos c/ chur-rasq., terreno 300m², Lot.Parque Verde, Entre RiosD'Oeste, R$ 100.000,00,aceito carro, soja ou milhono negócio. Tr. (45) 9977-1319 ou (44) 9121-1382.

CASA, vendo, 75m², c/ 3quartos, sala, cozinha,bwc, lavand. fechada, ter-reno de esquina, R. Nos-sa Senhora da Penha, Lot.Santa Felicidade, MCR, R$115.000,00. Tratar (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 92m², c/ 2quartos, sala de estar, cozi-nha, área de serviços, bwc,garagem, terreno 240m²,Bairro Berlin, Nova SantaRosa, R$ 100.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, aprox.100m², c/ 2 quartos, suíte,sala, cozinha, lavand., bwc,garagem, terreno 334m²,Cond. Guarujá, Bairro Fran-ckfurt, MCR, R$ 180.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, aprox.100m², de esquina, c/ 3quartos, sala, cozinha, la-vand., bwc, garagem, terre-no 400m², próx. ao Sesc,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, aprox.100m², usada, c/ 3 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,varanda, área, toda murada,terreno 10x30, R. 3 Passos,nº 383, Lot. São Francisco,MCR, R$ 110.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 9910-6543 ou 3284-1054.

CASA , vendo, aprox.160m², alvenaria, c/ laje,3 quartos, sala, cozinha,2 bwc, lavand., churrasq.,larei ra, área de festas,garagem p/ 2 carros, óti-mo acabamento, murosal tos, cercada, terreno456m², 12x38, R. Men deSá, nº 2713, MCR, R$260.000,00. Tr. (45) 9910-6543 ou 3284-1054.

CASA, vendo, aprox.200m², c/ 3 quartos, 2 sa-las, cozinha, 2 bwc, lavand.,despensa, garagem p/ 2carros, churrasq., 2 varan-das, semi mobiliada, R. 7de Setembro, Jd. Alvorada,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ 2 quar-tos, 2 bwc, sala grande, co-zinha, lavand., garagem fe-chada p/ 4 carros, terreno12x42, Lot. Boa Vista,MCR, R$ 170.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ 3 quartos,sala, cozinha, garagem,toda cercada, terreno360m², R. das Flores, Jd.Higienópolis, MCR, R$150.000,00. Tr. (45) 9952-1858 ou 8805-7255 comMaciel ou Leani.

CASA, vendo, nova, c/ laje,2 quartos, sala, cozinha,área de serviços, bwc, cer-cada, murada, Lot. Neitzke,próx. ao Sesc, MCR, R$170.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASAS, vendo, 2, alvena-ria, mesmo terreno, Lot.Franckfurt, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9801-5313 com Antoniel.

CASAS, vendo, 2, alve-naria, terreno 20x40, c/ es-paço p/ construção deprédio, centro, MCR, 2quadras da Branca deNeve, valor a combinar. Tr.(45) 9955-2966.

CASAS, vendo, 2, alvena-ria, terreno 500m², R. Vitó-ria, nº 763, Jd. Alvorada,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS, vendo, em diver-sos Bairros, MCR, a partir deR$ 90.000,00, pelo progra-ma Minha Casa Minha Vida.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CHÁCARA, vendo, c/ rio,reserva legal, terra plana,ideal p/ lazer e moradia,70m do asfalto, 2.700m deMCR, a partir de R$64.000,00, estudo propostaou financiamento próprio.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

Temperatura: 29º/21º Temperatura: 29º/21º Temperatura: 28º/20º Temperatura: 30º/21º Temperatura: 29º/20ºTemperatura: 29º/21º

FAZENDA, vendo, 370hectares, 291 c/ planta-ção, 79 em reserva, c/ 3casas em alvenaria, bar-racão 300m², poço artesi-ano, 18km de Naviraí, MS,valor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

QUITINETES, vendo, 9,32m² cada, c/ 2 quartos, so-bre 2 terrenos de 360m² cada,escriturado, R. Pastor Meyer,nº 1120, Lot. Universitário,MCR, R$ 650.000,00. Tr. (45)9106-9267 ou 9907-2566.

SOBRADO, vendo,290m², terreno de esquina,R. 7 de Setembro, nº 3225,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9923-5543.

SOBRADO, vendo, novo,c/ laje, 2 quartos, suíte, salade estar, cozinha, 2 bwc,área de serviços, jd. de in-verno, garagem p/ 2 carros,Lot. Freitag, MCR, R$395.000,00, pode ser finan-ciado. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRA, vendo, 2.4 alq.,em MCR, 4km do aeropor-to, 1km do asfalto, valor acombinar. Tr. (45) 3254-8362 com Jurema.

Page 34: 02 25 2014

34 | O PRESENTE CLASSIFICADOS TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014

TERRA, vendo, 10,5 alq.,9,5 mecanizados, c/ benfei-torias, valor a combinar. Tr.(45) 9978-6422 com Rai-mundo Van Den Bonn, Cre-ci F11955J.

TERRA, vendo, 18 alq., 11produtivos, 3,7 em mata na-tural, restante mata ciliar, sembenfeitorias, na Linha Guaçu,Nova Santa Rosa, valor:27.000 scs de soja. Tr. (45)9966-6718 ou 9964-4513.

TERRA, vendo, 2 alq.,planta 1,15 alq., c/ 3.000 pésde eucalipto de 3 anos, emPato Bragado, R$120.000,00. Tr. (45) 9848-6028 ou 3282-1095.

TERRA, vendo, 3 alq., sembenfeitorias, 700m do asfal-to, próx. a Maripá, valor:2.000 scs de soja o alq.,entrada e prazo a combinar.Tr. (45) 9924-6339 ou 8809-1180, Creci 21288.

TERRA, vendo, 52.000m²,sem benfeitorias, na BR163, próx. a Polícia Rodovi-aria Federal, em MCR, valore prazo a combinar. Tr. (45)9944-0352 ou 9924-6339,Creci 21288.

TERRA, vendo, 6 alq., c/granja p/ leitões, c/ capaci-dade p/ 350 matrizes, crechep/ 1.000 leitões, central deinseminação, instalaçõesseminovas, matrizes inclu-sas, funcionando, em NSR,3km da cidade, valor a com-binar, aceito carreta, estudotroca por terra no Mato Gros-so do Sul. Tr. (45) 9974-0751.

TERRA, vendo, 7 alq., pla-na, c/ 200m de largura, sembenfeitorias, reserva de20%, na Linha Ajuricaba,MCR, aprox. 4km do asfaltoe do frigorifico da Copagril,valor e condições a combi-nar. Tr. (45) 9955-3822 (tim).

TERRENO, vendo,12,75x28, todo murado,700m da rotatória da ban-deira, em MCR, R$120.000,00 aceito troca. Tr.(45) 9954-4696.

TERRENO, vendo, 12x45,quadra 001, lote 12, R. Dar-ley Germano Bregolli, Lot.Girasol, R$ 90.000,00. Tr.(45) 9961-1982 ou 3254-3728 com Gilberto ou Nair.

TERRENO, vendo, 20x30,de esquina, no centro, MCR,valor a combinar. Tr. (45)9820-3338 com Dione.

TERRENO, vendo, 316m²,14,40x22, Lot. São Francis-co, MCR, R$ 55.000,00. Tr.(45) 9989-8802.

TERRENO, vendo, 355m²,14,5x24,50, Lot. Porto Belo,MCR, 400m do novo merca-do da Copagril, saída p/ Cur-vado, R$ 110.000,00. Tr. (45)9135-3481 ou 3284-2591com Elsio.

TERRENO, vendo, de es-quina, frente p/ o sol da ma-nhã, Lot. Porto Alegre, MCR,100m da Av. Rio Grande doSul, próx. a futura instalaçãodo Sicredi, valor a combinar.Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO , vendo, noCond. De Ville, Vila Gaú-cha, MCR, próx. ao super-mercado Copagril 2, R$15.000,00 + 33 parcelasde R$ 295,00. Tr. (45)9813-6391 com Fernando.

TERRENOS, vendo, bemlocalizados, em MCR, valora partir de R$ 45.000,00, R$5.000,00 de entrada e res-tante entre 40 a 60 meses.Tr. (45) 9978-6422 com Ra-imundo Van Den Bonn, Cre-ci F11955J.

TERRENOS, vendo, c/ in-fraestrutura completa, libe-rado p/ construção, Lot.Maioli, próx. ao centro,MCR, valor a combinar, par-celamento próprio. Tr. (45)9968-4052 ou 3254-2148com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot.Beija Flor, em frente ao Lot.Ana Paula, em MCR, valor acombinar, em até 60 parce-las. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot.Recanto Feliz, próx. ao mer-cado Weimann, em MCR,valor a combinar, em até 60parcelas. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot.Wutzke, em NSR, saída p/Planalto, valor a combinar,pelo programa Minha CasaMinha Vida. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alugo,em MCR, valor a combinar.Tr. (45) 3254-7858 ou 9942-3990 com Elisa.

APARTAMENTO, alugo, p/temporada, c/ 2 quartos,bwc, sacada lateral c/ chur-rasq., 1 vaga privativa na ga-ragem, p/ até 6 pessoas, R.216, em Itapema, SC, próx.ao Shopping Andorinha,100m da praia, valor a com-binar. Tr. (47) 9682-2350(tim) com Juliano.

APARTAMENTO, alugo, pe-queno, c/ 3 quartos, sala, co-zinha, bwc, varanda, R. Per-nambuco, nº 1623, MCR, R$550,00. Tr. (45) 9969-8051.

APARTAMENTO, alugo, R.Independência, nº 1019,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9981-3999 com Arnaldo.

CASA, alugo, nova, gemi-nada, c/ 1 quarto, garagem,semi mobiliada, R. OlindoArtmann, nº 28, Jd. Modelo,MCR, R$ 530,00, sem con-domínio. Tr. (45) 9981-9308com Maria Inês.

CASA, alugo, p/ universi-tários, R. Deonato Schwab,nº 1400, MCR, R$ 1.000,00.Tr. (45) 9914-7937.

CASA, alugo, R. São Pau-lo, nº 1495, MCR, próx. aIgreja Ciência, R$ 530,00. Tr.(45) 9974-7113.

CASAS, alugo, conjuga-das, R. Arnaldo Willi, nº 1040,Lot. Porto Seguro, próx. a Su-per Creche, R$ 350,00 +água e luz. Tr. (45) 9978-4694.

FAZENDA, arrendo, 1.700hectares, c/ 2 casas, barra-cão, p/ plantio, arrendo por5 anos, na beira do asfalto,em Naviraí, MS, valor: 2 scsde soja por hectare, por todoo período, c/ carta de anu-ência. Tr. (45) 9903-0280 ou9981-1132.

QUARTOS, alugo, c/ ousem móveis, próx. ao cen-tro, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9913-1604 ou9143-5547.

QUITINETE, alugo, c/ 1quarto, demais depen-dências, parabólica cole-tiva, R. Rio de Janeiro, nº648, centro, MCR, 50m dosupermercado Cercar, R$360,00. Tr. (45) 3254-0298ou 9959-0433.

QUITINETE, alugo, p/ 1pessoa, c/ móveis, R. In-dependência, nº 1480,MCR, R$ 400,00, inclusoágua e luz. Tr. (45) 3254-6160 ou 8805-2728 comLoiva ou Cleiton.

QUITINETE, alugo, so-mente p/ mulheres, c/ gara-gem p/ moto, R. Pernambu-co, nº 1160, MCR, próx. aMagrão Veículos, R$360,00, incluso água e in-ternet. Tr. (45) 3254-1338 ou9994-9284.

SALA COMERCIAL, alu-go, 70m², c/ cozinha, bwc,bem localizada, em MCR,valor a combinar. Tr. (45)3254-7707.

SALA COMERCIAL, alugo,87m², c/ 2 bwc, na Av. Mari-pá, nº 1173, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9924-0550 com Ailton.

SALA COMERCIAL, alu-go, 95m², c/ divisóriasinstaladas, no 1º piso, Ed.Maioli, centro, MCR, emfrente ao Rimmava, valora combinar. Tr. (45) 9968-4052 ou 3254-2148.

SALA COMERCIAL, alugo,em MCR, valor a combinar.Tr. (45) 3254-7858 ou 9942-3990 com Elisa.

SALA COMERCIAL, alu-go, R. Pernambuco, nº1623, MCR, próx. a Unio-este, valor a combinar. Tr.(45) 9969-8051.

ASTRA CD HATCH, vendo,ano 2003, prata, completo,bom estado de conserva-ção, valor a combinar. Tr. (45)9978-6848 com Beno.

ASTRA HATCH, vendo,ano 99, azul, rodas aro 15,completo, ót imo estadode conservação, valor acombinar. Tr. (45) 9850-4454 com Jean.

ASTRA SEDAN 2.0, ven-do, ano 2011, preto, flex,automático, completo, air-bag duplo, cd original, ro-das liga leve, cibié, únicodono, impostos 2014 qui-tados, R$ 36.900,00. Tr.(45) 8803-6565.

BELINA, vendo, ano 80,toda revisada, ótimo es-tado de conservação, va-lor a combinar. Tr. (45)3284-1944 ou 9987-2121com Herbert.

BORA 2.0, vendo, ano2006, cinza, completo, auto-mático, airbag duplo, abs, ardigital, cd, rodas liga leve,impecável, R$ 30.800,00. Tr.(45) 9986-9262.

CAMINHÃO D-60, vendo,ano 81/81, c/ carroceria,lona, R$ 19.000,00, aceitoterreno. Tr. (45) 9971-1922ou 8808-6247 com Edson.

CAMINHÃO, vendo, ano92, Scania 113, 6 marchas,motor novo, todo revisado,ótimo estado, valor a com-binar. Tr. (45) 9978-6848com Beno.

CITROEN C3 1.4, vendo,ano 2011, prata, ar cond.,direção elét., travas, alarme,pneus novos, rodas espor-tivas, placa A, baixa km, im-pecável, R$ 27.000,00. Tr.(45) 9914-1350.

CLIO HATCH PRIVILEGE1.6, vendo, ano 2006/06,prata, flex, completo, valor acombinar. Tr. (45) 9924-3041 com Gilmar.

COROLLA XEI 1.8, vendo,ano 2009/10, prata, comple-to, automático, bancos emcouro, R$ 50.000,00. Tr. (45)9926-1031.

CORSA MPFI, vendo, ano2001, verde metálico, 2 por-tas, R$ 12.000,00 ou6.300,00 + 21 parcelas deR$ 270,00. Tr. (45) 8819-2393 (tim) com Adriano.

CORSA SEDAN, vendo,ano 2008, completo, 4pneus novos, revisado, va-lor a combinar, estudo pro-posta. Tr. (45) 9917-5987.

COURIER 1.6, vendo, ano2002, vermelha, gasolina,R$ 14.000,00. Tr. (45) 9801-9824 com Jeferson.

COURIER 1.6, vendo,ano 2003, rodas liga leve,vidros e travas elét., DH,R$ 14.300,00. Tr. (45)8802-2377 ou 9119-4496com Rodrigo.

F-1000, vendo, ano 88,motor mwm, bombabosh, DH, carroceria demadeira, R$ 31.000,00.Tr. (45) 9986-6610.

F-250, vendo, ano 2002,valor a combinar. Tr. (45)9129-5898 com Fernando.

GOL 1.6 , vendo, ano98/99, 4 portas, DH, tra-va, R$ 10.500,00. Tr. (45)9971-1922 ou 8808-6247 com Edson.

GOL G5 1.0, vendo, ano2011, prata, completo, air-bag, abs, retrovisor elét.,som, alarme na chave,25.000km, R$ 28.500,00. Tr.(45) 9954-4696.

GOL POWER 1.6, vendo,ano 2008, completo, baixakm, ótimo estado de con-servação e mecânica, R$21.500,00, sem troca. Tr.(45) 9957-2001 com Marcio.

HILUX SRV 3.0, vendo,ano 2006/06, prata, auto-mática, placa A, R$78.000,00. Tr. (45) 9971-1100 com Adriano.

OPALA, vendo, ano 70, 4portas, 4 cilindros, R$21.000,00, aceito troca porcarro de maior valor. Tr. (45)8835-7373 com Luis.

PARATI 1.6, vendo, ano93, valor a combinar. Tr. (45)9934-2917 com Fabiano.

PRISMA, vendo, ano2012, completo, único dono,R$ 25.000,00. Tr. (45) 9972-6075 ou 3254-1264.

S10 DELUXE, vendo, ano2000, diesel, turbo, interco-oler, valor a combinar, par-celo pgto. Tr. (45) 3254-6652ou 9962-2085 com Milton.

SANTANA, vendo, ano2004, valor a combinar. Tr.(45) 9945-3072.

Page 35: 02 25 2014

O PRESENTE | 35TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 25/02/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarComproVendo

TrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 26/02/2014

R$ 2,00PARA ASSINANTES

SAVEIRO 1.6 , vendo,ano 2003/03, cinza, álco-ol, completa, bom estado,valor a combinar. Tr. (45)9848-6028 ou 3282-1095com Mário.

SAVEIRO G3 1.6, vendo,ano 2000, vermelha, c/ ar-cond., R$ 16.990,00. Tr.(45) 9954-4696.

SIENA ELX 1.4, vendo,ano 2007/07, completo, im-pecável, placa A, R$23.000,00. Tr. (45) 9941-7811 com Ricardo.

SIENA FIRE, vendo, ano2010, completo, manual,chave cópia, único dono,valor a combinar, estudo pro-posta. Tr. (45) 9989-0805.

STILO 1.8, vendo, ano2003, prata, completo, 8v,rodas aro 17, doc. 2014pago, ótimo estado, R$22.900,00, aceito moto oucarro de menor valor. Tr. (45)9909-8313.

S T R A D A 1 . 4 , v e n d oo u t r o c o , a n o 2 0 0 6 ,f lex , R$ 18.500,00. Tr.(45) 9832-4373.

STRADA ADVENTURE,vendo, ano 2007/08, com-pleta, R$ 28.000,00. Tr. (45)9938-2026 ou 9912-5835.

UNO ELX , vendo, ano94, vidro, trava, ar cond.,R$ 7.000,00. Tr. (45)8803-6645.

UNO MILLE ELETRONIC,vendo, ano 94, 4 portas, vi-dros e travas elét., impecá-vel, valor a combinar, aceitomaterial de construção. Tr.(45) 9117-7818 com José.

UNO MILLE EX, vendo,ano 98, prata, 4 portas,2º dono, impecável, valora combinar. Tr. (45)9855-9195.

UNO MILLE FIRE, vendo,ano 2008, branco, flex, bá-sico, pneus novos, ótimoestado, R$ 14.500,00. Tr.(45) 9909-8313.

UNO, vendo, ano 95, R$6.500,00. Tr. (45) 8426-2864ou 9824-2900.

VECTRA GLS 2.2, vendo,ano 2001, prata, completo,ar digital, R$ 19.500,00. Tr.(45) 9954-4696.

VECTRA GTX 2.0, vendo,ano 2010, preto, flex, auto-mático, completo, ar digital,airbag duplo, abs, cd origi-nal no volante, computadorde bordo, impostos 2014quitados, R$ 40.900,00. Tr.(45) 8803-6565.

VECTRA MILENIUM, ven-do, ano 2001, prata, com-pleto, rodas do Astra, enga-te rápido, bancos em couro,R$ 16.000,00. Tr. (45) 9107-3860 (tim) com Dhiego.

VECTRA MILENIUM ,vendo, ano 2001, verdeescuro metálico, 8v, ótimoestado, R$ 18.000,00. Tr.(45) 9909-8313.

VOYAGE 1.8 AP, vendo,ano 93, c/ alarme, som, ro-das 14, ótimo estado, valora combinar, aceito moto. Tr.(45) 9832-4373.

BIZ, vendo, ano 2007,preta, sem partida elét., R$3.600,00. Tr. (45) 9991-4477 com Manoel.

BROS 150 ES, vendo, ano2008, partida elét., bemconservada, R$ 4.900.00.Tr. (45) 9989-0805.

CB 300R, vendo, branca,série 40 anos, 4.000km,doc. 2014 pago, R$10.500,00. Tr. (45) 9134-9715 com Ronan.

CG TITAN, vendo, ano99/00, faról quadrado, óti-mo estado, R$ 2.300,00,estudo proposta. Tr. (45)9986-5434.

FAZER, vendo, ano 2011/12, R$ 9.000,00. Tr. (45)9998-7227 com Arno.

RD 135, vendo, ano 91,preta, escapamento gemo-to dimensionado, punhorápido, aros de alumínio,54.000km originais, ótimoestado de conservação, R$3.800,00 à vista. Tr. (45)9829-3262 com Junior.

SUNDOWN 250, vendoou troco, ano 2006, impe-cável, valor a combinar, tro-co por kit c/ barco, motor ereboque, aprox. R$10.500,00. Tr. (45) 9979-0889 com Alceu.

VENDO, moto de trilha,valor a combinar. Tr. (45)9942-8229 ou 9905-2772.

XJ6-F, vendo, ano 2012,c/ escape 4 em 1 Top Race,F.AR K8N, slider, manete,pintura especial nas rodas,R$ 27.500,00, aceito carroou barco. Tr. (45) 8802-4989 com Rodrigo.

XR 200, vendo, ano 2002,vermelha, c/ partida, ótimoestado, R$ 4.400,00. Tr. (45)9909-8313.

XRE 300, vendo, ano2010, c/ abs, baú, revisa-da, impecável, valor a com-binar. Tr. (45) 9968-8598.

ANTENAS, instalações,manutenção e assistênciatécnica de aparelhos e an-tenas parabólicas e digi-tais, az-box, az-américa,bravo +, bravissimo, etc,atendo MCR e região, in-teressados. Tr. (45) 9934-4624 com Gilson.

BARRACÃO , vendo,pré-moldado, instalado,valor a combinar. Tr. (45)9954-4696.

CELULAR, vendo, smar-tphone, Sansung GalaxyS4 réplica, c/ cartão de me-mória 4gb, preto, 2 bateri-as, capa protetora, fone deouvido, carregador, R$500,00. Tr. (45) 9926-0470com Carlinhos.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ auto-móvel , c réd i to R$17.000,00, ent rada R$8.800,00, assume 42parcelas de R$ 353,00.Tr. (45) 3254-5050 ou9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ imóvel,crédito R$ 41.800,00, entra-da R$ 7.700,00, assume 55parcelas de R$ 942,35. Tr.(45) 3254-5050 ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ imóvel,crédito R$ 90.000,00, entra-da R$ 20.600,00, assume63 parcelas de R$ 1.771,00.Tr. (45) 3254-5050 ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO,vendo, p/ imóvel, crédito R$60.000,00, assume 120parcelas, 1ª a 4ª de R$788,28, demais parcelasde R$ 638,28. Tr. (45)3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO ,vendo, p/ moto, crédito R$10.000,00, assume 70parcelas, 1ª a 4ª de R$202,47, demais parcelasde R$ 177,47. Tr. (45)3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

FAÇO serviços de pinturase soldas em portões, gra-des, janelas, portas e ca-lhas, interessados. Tr. (45)9909-8309 ou 9933-4262.

FILHOTES, vendo, Shih-tzu, vacinado e desvermi-nado, R$ 300,00, parceloem 3x no cartão. Tr. (45)3254-3025 ou 9985-3400com Nelli.

GELADEIRA P/ CARRO,vendo, nova, Black & Decker,faz gelo, R$ 300,00. Tr. (45)9905-4040 com Carlos.

INDÚSTRIA, vendo, de pa-ver e blocos, c/ 2.400 formade paver liso, 3 betoneiras,mesa de vibrar de 3m, má-quina c/ esteira, valor a com-binar. Tr. (45) 9810-4883.

LAVA SOFÁ, lavagem aseco, lava, estereliza e per-fuma, cama box, coberto-res, edredons, tapetes, es-tofados de veículos, corti-nas e persianas, interes-sados. Tr. (45) 9934-8875ou 9105-2280.

MOTOR, compro, elétri-co, 25 ou 30cv, baixa rota-ção, valor a combinar. Tr.(45) 9991-4477.

OFERTA DE TRABALHO p/empregada doméstica, c/ re-ferência, p/ período matutino,de segunda a sábado, inte-ressadas. Tr. (45) 9989-0110(após 19hs) com Dionéia.

OFERTA DE TRABALHO p/granja de suínos, a 2km deMCR, salário inicial R$1.300,00, interessados. Tr.(45) 8406-5830 ou 3254-1991.

OFERTA DE TRABALHO p/leitaria, temporário, p/ cobrir14 dias de férias, interes-sados. Tr. (45) 8802-2377ou 9119-4496 com Rodrigo.

OFERTA DE TRABALHO p/marmoreiro, c/ ou sem ex-periência, Av. Rio Grande doSul, nº 5980, MCR, interes-sados. Tr. (45) 3254-5816ou 9967-5251.

OFERTA DE TRABALHOp/ vendedor de tintas, c/ou sem exper iênc ia ,sexo masculino, interes-sados . Tr. (45) 9996-6300 com Gilberto.

OFERTA DE TRABALHO p/vendedor externo, p/ área deconstrução civil, c/ experiên-cia, necessário possuir car-ro ou moto, interessados.Tr. (45) 3254-0494.

PONTO DE XEROX, ven-do, em faculdade, todo equi-pado, valor a combinar. Tr.(45) 9938-2026.

PROCURO vendedorasdos produtos da Natura, in-teressados. Tr. (45) 9962-2164 com Sandra.

TELHAS, vendo, 600,francesas, usadas, R$200,00. Tr. (45) 9923-9221com Rogério.

VENDO, chassi e motorperkins, p/ Caminhão GM 68,c/ documento a diesel, R$10.000,00. Tr. (45) 9944-0352 ou 8809-1180.

BEZERROS, vendo, 23,mestiços, boa linhagem, va-lor a combinar. Tr. (45) 3284-7788 ou 9958-6566 com Di-onisio ou Jair.

ESCAVADEIRA, vendo, hi-dráulica, 314 CAT, valor acombinar. Tr. (45) 9932-0786ou 3254-8634 com João.

PÁ CARREGADEIRA, ven-do, 928hz CAT, valor a com-binar. Tr. (45) 9932-0786 ou3254-8634 com João.

PEIXES, vendo, tilápia, pacúe carpa, entrego na casa, va-lor a combinar. Tr. (45) 9994-0190 ou 9135-5492.

PLANTADEIRA, vendo, Ju-mil 2850, valor a combinar. Tr.(45) 3281-7013 com Pedro.

RESFRIADOR, vendo outroco, 1.000lts, valor a com-binar, troco por gado mesti-ço. Tr. (45) 9981-0777.

TRATOR, vendo, esteiraAD7B, valor a combinar. Tr.(45) 9932-0786 ou 3254-8634 com João.

VACAS, vendo, 4, Jersey,todas prenhas, R$ 2.800,00cada. Tr. (45) 9953-4901.

VENDO, 2 camas de aviá-rios, valor a combinar. Tr. (45)3283-1131.

VENDO, égua e potro, va-lor a combinar, preço deocasião. Tr. (45) 9988-0313 com Jean.

Page 36: 02 25 2014
Page 37: 02 25 2014

TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014 Edição 3785 - O PRESENTE | 01

Page 38: 02 25 2014

SÚMULA DE EMISSÃO DALICENÇA DE OPERAÇÃOA empresa abaixo torna público que recebeu do

IAP a Licença de Operação N°30200 para o empreen-dimento a seguir especificado:

Empresa: Valter VanzellaAtividade: Suinocultura, sistema de terminação

para 2800 animaisEndereço: Lote rural n° 42 e 43, linha Baixadão.Município: São José das Palmeiras, Paraná.Validade: 29/11/2017

02 | O PRESENTE - Edição 3785 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014

Page 39: 02 25 2014

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA AMBIENTAL

SIMPLIFICADAA empresa abaixo torna público que recebeu do

IAP a Licença Ambiental Simplificada N°001876 parao empreendimento a seguir especificado:

Empresa: Alírio KnopfAtividade: Avicultura de corte para 23.500 avesEndereço: Lote rural n°175/A, linha Sanga Mineira.Município: Mercedes, Paraná.Validade: 18/02/2020

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

Rodrigo Ohland torna público que recebeu doIAP a Licença de Instalação Nº 18290 para o empre-endimento de suinocultura, com validade até 16/12/2015, a ser implantado na linha Guaçu, distrito Sede,município de Nova Santa Rosa, Estado do Paraná.

Edição 3785 - O PRESENTE | 03TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014 EDITAIS

Page 40: 02 25 2014

NOTIFICAÇÃODE

RECISÃO DECONTRATO

Paraná DragagemLtda Me pessoa jurídi-ca de direito privado,inscrita no CNPJ nº10.894.821/0001-72,com sede administrati-va à Rua Florianópolis,nº 1369, bairro Frank-furt, Marechal CândidoRondon, Estado do Pa-raná, convoca o Sr. Ori-el Antonio do Nasci-mento, inscrito no CPFnº 925.916.556-34, por-tador do RG nº2.792.272-3 SESP-PR,e CTPS nº 35.954/00055-MG, com ende-reço não sabido, paracomparecer no endere-ço da empresa para fir-mar termo de recisãode contrato de trabalhoe receber seus direitosconforme legislação.

LOTOFÁCIL CONCURSO 1022: 01 03 04 05 07 08 09 10 14 16 18 21 22 24 25

R E S U L T A D O L O T E R I A S

LOTOMANIA CONCURSO 1429: 01 04 08 14 17 19 27 35 36 39 41 44 59 64 66 68 70 77 89 93 MEGA-SENA CONCURSO 1576: 13 15 21 26 30 46

FEDERAL CONCURSO 04843: 1º 26.048 / 2º 57.871 / 3º 34.260 / 4º 70.513 / 5º 66.015

04 | O PRESENTE - Edição 3785 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014