02 21 2014

40

Upload: orangotoe

Post on 31-Mar-2016

292 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

02-21-2014.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 02 21 2014
Page 2: 02 21 2014

Mesmo de sempre

02 | O PRESENTE EDITORIAL SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014

Sai ano, entra ano e as reclamações continu-am as mesmas. Muitas delas já são velhas conhe-cidas dos Procons. No Paraná, as empresas quemais desapontaram clientes em 2013 foram asmesmas de 2012. Pelo segundo ano consecutivo,Oi (com 36% dos casos), Itaú, Claro e Tim, nessaordem, ocupam o topo das queixas dos consumi-dores. O único que conseguiu melhorar sua posi-ção na lista em relação ao ano anterior foi oSantander, que caiu do 5° em 2012 para o 7°lugar no ano passado.

De uma forma geral, juntas, as empresas detelecomunicações foram alvode quase 72% das reclama-ções. Os bancos respondempelo restante.

Em sua defesa, todas asempresas afirmam buscar con-tínuas melhorias nos processosde atendimento aos clientes.Entretanto, do discurso para aprática, se nada mudou, é si-nal de que esses processos nãomelhoraram, continuam ine-ficientes e sem fazer a diferen-ça na vida do consumidor.

A questão é que algunsserviços são mais complexosque os outros, principalmente no caso das empre-sas de telecomunicações, e isso dificulta melhoraro atendimento. Mas há também muita gentedespreparada para vender e atender, o que gerauma insatisfação ainda maior ao consumidor,que, muitas vezes, compra algo acreditando serum serviço, quando na verdade é bem outro.

Quando vivencia alguma insatisfação no pro-cesso de venda-compra, o cliente, para buscarresolver seu problema, antes de tudo busca ocontato com a empresa. Só quando esgotam aspossibilidades é que procura um Procon.

É uma dor de cabeça tremenda para o consu-midor, já para as empresas parece não fazertanta diferença. Tão nem aí!

O ideal seria, sempre, indiferente da empresa,o investimento por parte dela em termos de aten-dimento ser proporcional ao avanço no mercado.Não adianta só ganhar o mercado e não investirnum atendimento à altura, que gere satisfação aocliente. Mas isso não acontece e nem vai acontecerse não houver punições que façam com que real-mente os empresários e grupos de investidoresvalorizem mais os seus consumidores.

Deveria haver multas pesadas para empresase compensação para os clientes. Do jeito comoestão as coisas hoje, nada vai mudar de forma

significativa se nada impactan-te for feito. Ano que vem pos-sivelmente teremos os mesmosíndices e as mesmas empresasno topo das reclamações.

É preciso quebrar esse corpo-rativismo de falta de atenção aoatendimento ao consumidor. Épreciso mais respeito para queminveste seu dinheiro e não tem oretorno esperado. Quem já pas-sou por situações embaraçosassabe o quanto isso é desgastante.Seja na troca de um produto, namudança de um plano telefôni-co ou bancário ou pelas horas e

horas que precisa ficar ao telefone para tentarresolver uma situação, assistência técnica demora-da e falha, cobranças indevidas...

Pior ainda quando nem Procon há em suacidade, para você tentar resolver o impasse. Écomplicado.

A qualidade do serviço precisa corresponderao oferecido ao público, assim como o atendi-mento e a assistência ao consumidor.

Já passou da hora de penalizações seremcumpridas e de certas empresas respeitarem seusclientes. É o mínimo que podem fazer.

Já passou da hora de órgãos competentes,como os Ministérios Públicos estaduais e agênci-as reguladoras, serem mais rigorosos.

SE NÃO FOI, DEVIA TER SIDOHá três domingos, com a proclamação das bem-

aventuranças, tivemos a oportunidade de refletir so-bre o tema do cristão quanto ao uso da força e daviolência. Suas palavras se tornam cada vez maisexigentes e difíceis de compreender. A conclusão éa recordação de nossa vocação de sermos criadosà imagem e semelhança de Deus, por isso a ordemde Jesus: “Sede perfeitos como o Pai do céu éperfeito”. Ele coloca diante de nós frases que conhe-cemos bem: "Olho por olho, dente por dente"; "ofere-cer a outra face"; "se alguém quer sua túnica, dá-lhetambém o manto”. Isso nos desconcerta porque écontrário à nossa "sabedoria" humana! Jesus nosmostra que a vida é cheia de contradições, queprecisamos dar pequenos passos e aprender avencer o mal com o bem. É muito difícil, mas não éimpossível! Ele deu o exemplo: “Pai, perdoai-lhes,eles não sabem o que fazem”.

A missão de Jesus, ao se tornar um de nós, foi ade reconciliar os seres humanos entre si com o Pai.“Eu desci do céu não para fazer a minha vontade, masa vontade d’Aquele que me enviou. E esta é a vontaded’Aquele que me enviou: que eu não perca nenhumdaqueles que Ele me deu, mas os ressuscite noúltimo dia. Pois esta é a vontade do meu Pai: que todoaquele que contempla o Filho e n’Ele crê, tenha a vidaeterna” (Jo 6,37-40).

Desde o início da humanidade, a tendência deviver desunido pelo ódio e pela inimizade é umarealidade. A capacidade de viver a unidade, a tolerân-cia, o respeito à diversidade, enfim, o amor, pode seradquirido pela aprendizagem. Se se descuida, aviolência toma conta dos corações das pessoas e osentimento de vingança dá lugar a gestos da maistotal crueldade. Os acontecimentos estão aí paracomprovar do que o ser humano é capaz!

Hoje, no Evangelho, Jesus desafia os seus dis-cípulos a pensar e agir de modo diferente e nospropõe o paradigma do verdadeiro cristão: o Reinodos Céus é incompatível com o ódio e a violência.Jesus vai mais além quando afirma que é precisoamar os que nos odeiam! Poderíamos dizer: é im-possível agir assim! Aí o texto do Evangelho, cheio deantíteses e contrastes: inimigos, fazer o bem, os quenos odeiam, bendizer, os que nos amaldiçoam, re-zar, os que nos maltratam vem em nosso socorro.

Poderíamos nos perguntar: “Por que o homemdeve opor-se aos seus instintos mais imediatos queo impelem a reagir à ofensa, a revidar e a vingar-se”?A resposta é porque somente assim se é filho do Paiceleste, que faz surgir o sol sobre os maus e sobreos bons, faz chover sobre os justos e sobre osinjustos. Nossa referência será sempre o Pai do céuque é bom, misericordioso, lento à ira e incapaz denegar o perdão a quem o suplica de coração puro.

Sob o olhar da fé não existe outra saída para ahumanidade. Podem até parecer ingênuas as pala-vras de Jesus diante de um mundo violento: “Amaivossos inimigos e fazei o bem aos que vos perse-guem”. Porém, talvez seja a palavra que mais preci-samos ouvir nestes momentos em que, imersos naperplexidade, não sabemos o que fazer de concretopara que a humanidade caminhe em outra direção,deixando de lado a violência, a vingança, a intolerân-cia. Há em Jesus uma convicção profunda: não sepode vencer o mal à base do ódio e da violência. O malsó é vencido pelo bem. Isso não significa tolerar asinjustiças e se intimidar na luta contra o mal, maspromover o cuidado para não destruir pessoas.

Na oração do “Pai-Nosso” vamos dizer a Deus:“Perdoai as nossa ofensas, como nós perdoamos aquem nos tem ofendido”. Para que não se torne umacondenação para nós, devemos nos preparar bempara o que vamos dizer, e depois rezar de coraçãoaberto e generoso.

* O autor é bispo da Diocese de Toledo

[email protected]

É preciso quebrar essecorporativismo de falta de atençãoao atendimento ao consumidor. Épreciso mais respeito para queminveste seu dinheiro e não tem o

retorno esperado. Quem já passoupor situações embaraçosas sabe o

quanto isso é desgastante. Aqualidade do serviço precisacorresponder ao oferecido ao

público, assim como o atendimentoe a assistência. Já passou da hora

de penalizações serem cumpridas ede certas empresas respeitaremseus clientes. É o mínimo que

podem fazer

Page 3: 02 21 2014

O PRESENTE | 03SEXTA-FEIRA,21 DE FEVEREIRODE 2014

Comentário do dia“Recebo a notícia que a turma do PMDB na Câmara estápropondo a CPI do financiamento dos black blocks. Nós,

do PSOL, não nos opomos. Mas, como perguntar não ofende,que tal uma outra CPI para também instalarmos. A CPI dosdelta blocks. Uma turma que está acostumada a quebrar evandalizar com o erário público e com o país”. Declaração

do senador Randolfe Rodrigues (PSOL).

Mudança de rumo

Presidente dos Lindeiros e prefeito de Santa Helena,

Jucerlei Sotoriva: “Essa possibilidade (de continuar na

presidência da entidade) é eminente”

Arq

uivo/O

P

PREOCUPAÇÃOA Prefeitura de Marechal Cândido Rondon agen-

dou para o último fim de semana de março - dias 29 e30 - a tradicional pesca da corvina, que ocorre no distritode Porto Mendes. O evento marca o encerramento datemporada de verão no terminal turístico.

Porém, uma das preocupações das autoridadesmunicipais é com o baixo nível do Lago de Itaipu.Tudo bem que ainda falta pouco mais de um mêspara a prova de pesca e a expectativa é que o nívelda água comece a subir, mas se nada mudar até láo cenário é desanimador. A municipalidade inclu-sive deve promover nos próximos dias melhoriasem um local da prainha que pode servir para osbarcos atracarem visando melhorar o acesso, hojeprejudicado pela baixa no lago.

Conciliar ou fechar?A Câmara de Vereadores já aprovou e o município de Marechal Cândido

Rondon deve ser contemplado, ainda no primeiro semestre deste ano, com aUnidade de Pronto Atendimento (UPA), cujo projeto é do governo federal ea obra será construída ao lado do Samu. O investimento será considerável,mas uma dúvida tem cerceado algumas autoridades e lideranças da comuni-dade: a manutenção da UPA, da Unidade de Saúde 24 Horas e do HospitalMunicipal Dr. Cruzatti.

Certamente algum dinheiro para manter a UPA sairá dos cofres públicosmunicipais, assim como sai recursos para manter de portas abertas a Unidadede Saúde e o Hospital Municipal, cuja instituição, aliás, estaria demandando emtorno de R$ 1 milhão todo mês, conforme informações extraoficiais.

O questionamento é se a prefeitura conseguirá manter mais uma unidade deatendimento de saúde pública, conciliando as atividades hoje disponíveis, ou sealguma unidade já existente será fechada. Até porque, vale lembrar, em algunscasos os serviços prestados serão os mesmos.

PROTESTOLideranças cooperativistas, políticas, empresariais,

dentre outras, estão organizando para abril, em data aindaa ser definida, uma nova etapa de protesto em Cascavel.O objetivo é chamar atenção das autoridades competentessobre a necessidade de investimentos no Trevo Cataratas.Já faz tempo que uma das obras solicitadas é a constru-ção de viaduto, que proporcionaria mais segurança emelhoraria o tráfego local.

Essa manifestação não é nenhuma novidade, pois jáocorreu em outras oportunidades. No entanto, desta vezpretende-se inovar. Em vez de apenas protestar, as lide-ranças querem distribuir um bolo de aniversário peloprojeto que permanece anos inalterado.

Termina às 17 horas de hoje (21) o prazo paraprotocolar as inscrições das chapas que pretendemconcorrer à eleição da nova diretoria do Conselhode Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros aoLago de Itaipu. A assembleia geral ordinária estámarcada para terça-feira (25), a partir das 13h45,no Hotel Rafain Palace, em Foz do Iguaçu.

A princípio, a expectativa era de que o prefeitode Itaipulândia, Miguel Bayerle, assumisse a

presidência. Contudo, como ele está de licen-ça médica e só retorna às atividades no

início de março, existe a possibilidade doatual presidente, Jucerlei Sotoriva (pre-feito de Santa Helena), ser reeleito paramais um ano.

Para que isso ocorra, no entanto,será preciso aprovar alteração no esta-tuto social, pois atualmente o Conse-lho dos Lindeiros não permite reelei-ção. Já havia sido marcada anterior-mente uma assembleia extraordináriapara as 13 horas de terça-feira. Na opor-tunidade, será colocada em votação aampliação da gestão da diretoria de umpara dois anos, que deve passar a valera partir do ano que vem. Logo, pode-se

aproveitar a ocasião para também incluir na mu-dança do estatuto o item reeleição.

Em entrevista ao Jornal O Presente, concedidaontem (20), Sotoriva confirmou que existe de fatoa possibilidade de continuar na presidência dosLindeiros, caso não haja nenhuma novidade atéhoje. “Não havendo novidades até amanhã (hoje)será montada a chapa. O que não podemos é deixara entidade sem condução”, mencionou. “A vontadeé que outra pessoa presidisse os Lindeiros, até pelaquestão estatutária, que precisará ser alterada (parapermitir a reeleição). Essa possibilidade (de conti-nuar) é eminente”, declarou.

Ele também admitiu que está havendo umadificuldade em conseguir a indicação de um prefei-to para lhe suceder no comando da entidade. “Omaior problema se dá para desenvolver as ativi-dades no município e conseguir conciliar o traba-lho nos Lindeiros. A exigência do gestor nasatribuições próprias nos municípios são muitofortes. Está até um pouco fora do normal. E háum comprometimento dos prefeitos em fazer umtrabalho bom em seus municípios. Isso acabadificultando de fato em achar um prefeito quequeira assumir outro compromisso além de gover-nar sua cidade”, afirma.

Page 4: 02 21 2014

HARTO VITECK

“Vivemos novos tempos e temos de nos adaptar a eles.O importante é que as pessoas continuam se querendo.

A tecnologia e os hábitos mudam. O amor,mesmo a distância, continua igual”.

- de Dalai Lama

Dizem que a vida é curta, mas não é verdade. A vida é longa para quem consegue viver pequenasfelicidades.

E essa tal felicidade anda por aí, disfarçada, como uma criança tranquila brincando de esconde-esconde. Infelizmente, às vezes, não percebemos isso e passamos nossa existência colecionando “NÃOS”:

a viagem que não fizemos,o presente que não demos,a festa que não fomos,o amor que não vivemos,o perfume que não sentimos.A vida é mais emocionante quando se é ator e não expectador, quando se é piloto e não passageiro,

pássaro e não paisagem, cavaleiro e não montaria. E como ela é feita de instantes, não pode nem deveser medida em anos ou meses, mas em minutos e segundos.

Tanto aquele tempo que você soube aproveitar no passado quanto aquele tempo que você não vaidesperdiçar no futuro.

Porque a vida é agora.Não tenha medo do futuro, apenas lute e se esforce ao máximo para que ele seja do jeito que você

sempre desejou.A morte não é a maior perda da vida.A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos. (stelalecocq)

“A maior perda da vida é o que morredentro de nós enquanto vivemos”.

Moacyr Jaime Scliar1937-2011 - médico e celebrado escritor porto-alegrense. Autor de mais de 70

livros em vários gêneros, com mais de duas dezenas traduzidos e publicados em línguasestrangeiras. Textos seus foram adaptados para o cinema, televisão, teatro e rádio.

(Companhia das Letras)

[email protected]

04 | O PRESENTE SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014

Há feridas que nunca cicatrizam: a gente apenas deixade notar que elas continuam doendo.

Sponholz...

É bom ter amigos; melhor ainda seforem influentes e políticos.

A melhor maneira de se ver livre daforça de lei, é cumpri-la.

Nenhuma conversa é melhor que umapetitoso prato de comida.

Cotidianas...

Quem me compra um jardimcom flores?

Borboletas de muitas cores,

lavadeiras e passarinhos,

ovos verdes e azuis nos ninhos?

Quem me compra este caracol?

Quem me compra um raio desol?

Um lagarto entre o muro e ahera,

uma estátua da Primavera?

Quem me compra esteformigueiro?

E este sapo, que é jardineiro?

E a cigarra e a sua canção?

E o grilinho dentro do chão?

(Este é o meu leilão.)

Cabeça de Coruja

ZUM SCHLUSS

A burrice no Brasil

tem um passado

glorioso e um futuro

muito promissor.

“Quando um estádio, um

aeroporto ou outra obra

custa três vezes mais no

Brasil que na Alemanha,

o brasileiro pensa como

isso pode ser. A

corrupção é uma praga

neste país {Brasil}. A

corrupção é endêmica,

do povo ao governo”.

O inexplicado assassinato de Malcolm X

Malcolm Little nasceu em 19 demaio de 1925 no Nebraska, EstadosUnidos. Ele ainda era criança quan-do o pai, pastor batista, foi assas-sinado por brancos, provavelmentemembros da Ku Klux Klan. Órfão (amãe estava internada num hospitalpsiquiátrico), Malcolm e seus ir-mãos foram entregues a orfanatos.

Malcolm e uma irmã foram mo-rar em Boston, onde sobreviveramcom trabalhos temporários. Depoisele mudou-se para o Harlem, bairrode maioria negra em Nova York.Escapou do serviço militar por fin-gir-se paranóico. Sua carreira nopaís dos brancos parecia progra-mada: empregos temporários, pe-quenos delitos, prisão.

Em 1946, foi para a cadeia porroubo e receptação. Justamente noisolamento da penitenciária, ocor-reu a conversão que transformariao profundo conhecedor dos becosde Nova York num dos mais caris-máticos líderes negros dos Esta-dos Unidos.

Atrás das grades, ele entrou emcontato com os ensinamentos deElijah Muhammed, líder da “Naçãodo Islã”. Malcolm estudou o Alcorãoe outros escritos filosóficos e aodeixar a prisão em 1952 passou adedicar-se à organização do Movi-mento dos Muçulmanos Negros.

Trocou seu sobrenome de escravo“Little” por “X”, dizendo que “o Xsignifica a rejeição do nome de es-cravo e ausência de um nome africa-no para ocupar o seu lugar”.

Elijah Muhammed considera-va-se eleito por Deus para livrar osnegros americanos da opressãodos brancos. Malcolm X, seu prin-cipal missionário, transformou amesquita do Harlem em centro domovimento.

MOVIMENTO MUÇULMANOA luta dos negros americanos

por igualdade de direitos intensifi-cava-se desde o fim da SegundaGuerra Mundial. Nos anos 1960 omovimento sofreu uma divisão: en-quanto Martin Luther King apostavana chamada “resistência pacífica”,os muçulmanos liderados por ElijahMohammed e Malcolm X defendi-am a separação das raças, a inde-pendência econômica e um Estadoautônomo para os negros.

A principal reivindicação de Mal-com X era a melhoria da qualidadede vida para os negros na América.Pelo menos num ponto seu progra-

ma diferia do de outros grupos:Malcolm X argumentava que elestendiam a esperar mais mil anospara alcançarem seus objetivos.“Enquanto nós, muçulmanos, nãoestamos dispostos a esperar nemmais 100 anos. Queremos a separa-ção total entre escravos e senhoresde escravos”.

Segundo Erik Lincoln, professorde Filosofia Social da Universidadede Atlanta e autor do livro The BlackMuslims in America, o movimentomuçulmano negro foi, essencialmen-te, um movimento de protesto soci-al que se comportava mais ou me-nos como uma seita. Seus adeptoseram principalmente negros da clas-se mais baixa, que tentavam encon-trar seu caminho e seu lugar nasociedade norte-americana. “Tal-vez, eles, de fato, pretendessem cons-truir sua própria sociedade - umanação negra de islâmicos”, diz.

O projeto muçulmano não setornou realidade, mas foi elogiadoaté por um de seus mais severoscríticos, o sociólogo James Baldwin.De acordo com ele, “Mohammed con-seguiu realizar o que diversas gera-ções de assistentes sociais, comitês,resoluções, projetos habitacionais eparques infantis não haviam logrado:curar e recuperar alcoólatras e vaga-bundos, redimir egressos de peni-

Poesia Anotada

Roberto Campos1917-2001 - economista, pensador, ex-

ministro e político mato-grossense

TRIBUTO AO TEMPO

- Das Vias Curitibanas -

the

gu

ard

ian

Cecília Meireles

1901-1964 - poetisa carioca.................................................

teg

rio

.eu

- r

ep

rod

uçã

o

LEILÃODE JARDIM

Do professor alemãoMartin Gegner, docente

convidado da USP,

em entrevista ao periódico esportivoSPORT1, da Alemanha.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Dalai Lama.......................................................

tenciárias e impedi-los de voltar”.

ASSASSINATO

Com o passar do tempo, Mal-colm foi ficando cada vez maisfamoso. Começou a se distanciardo clichê de que todos os bran-cos são “endemoniados” e nãoqueria continuar mantendo a fa-chada de movimento puramentereligioso e apolítico.

Em março de 1964, Malcolm Xrompeu com o movimento e organi-zou a Muslim Mosque Inc., e maistarde a “Afro-American Unity”, or-ganização não religiosa. Numa via-gem à Meca, a cidade sagrada dosmuçulmanos, em 1963, mudou onome para Al Hajj Malik Al-Shabazz.Seu rompimento com a “Nação doIslã” e sua entrementes posição con-ciliatória em relação aos brancoslhe trouxeram um certo isolamento.

No dia 21 de fevereiro de 1965,aos 39 anos, ele foi morto com 13tiros quando discursava no Harlem.Jamais foram encontradas provas,mas suspeitou-se do envolvimentoda “Nação do Islã” no assassinato.

Suas ideias foram muito di-vulgadas na década de 1970 pormovimentos como o Black Powere as Panteras Negras e no cinemaem várias produções. (ch/gh- pax-

profundis/)

A vida e obra de Malcolm X estão documentadas em vários filmes,

sendo o mais famoso deles Malcolm X, dirigido por Spike Lee, de 1992

Page 5: 02 21 2014

O PRESENTE | 05SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014 GERAL

Governo corta R$ 44 bi do Orçamento e reduz meta do PIBUnião vai perseguir uma meta de superávit primário das contas do setor público

de R$ 99 bilhões, o equivalente a 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB)

ESFORÇO FISCAL

Após meses de expectati-

vas e incertezas dos investi-dores em relação aos rumos

da política fiscal, o governoanunciou ontem (20) um cor-

te de R$ 44 bilhões no Orça-mento da União deste ano. O

governo vai perseguir umameta de superávit primário

das contas do setor públicode R$ 99 bilhões, o equivalen-

te a 1,9% do Produto InternoBruto (PIB).

O compromisso de esfor-ço fiscal deste ano é maior do

que os R$ 91,306 bilhões al-cançados no ano passado,

embora o percentual em rela-ção ao PIB seja semelhante

ao de 2013, que foi de 1,91%.A meta de 2014, porém, é

menor do que os 2,1% do PIBprometidos quando o gover-

no enviou, em meados doano passado ao Congresso

Nacional, a proposta de Or-çamento da União.

Com a decisão, o governo

reduziu a previsão de inves-timentos do Programa de

Aceleração do Crescimento(PAC) em R$ 7 bilhões, so-

mando R$ 54,463 bilhões. Naproposta de Lei Orçamentá-

ria, a previsão era deR$ 61,463 bilhões. O gover-

no também reduziu emR$ 13,3 bilhões a previsão de

emendas de parlamentaresno Orçamento, que passou

para R$ 6,462 bilhões. O do-cumento de programação or-

çamentária informa aindaque a liberação de limite para

as emendas individuais seráde R$ 6,510 bilhões, sendo

50% na área da saúde.Os ministérios do Plane-

jamento e da Fazenda infor-maram que a meta fiscal dos

governos regionais em 2014é de R$ 18,2 bilhões, o equi-

valente a 0,35% do PIB. Já ameta fiscal do governo cen-

tral é de R$ 80,8 bilhões, ou

1,55% do PIB. A meta fiscaldo setor público consolida-

do, que envolve governosfederal e regionais, é de

R$ 99 bilhões, o equivalentea 1,90% do PIB.

A dívida líquida do setorpúblico deve cair de 33,8% em

2013 para 33,6% do ProdutoInterno Bruto em 2014, se-

gundo o Ministério do Plane-jamento e o Ministério da

Fazenda. Já a dívida bruta doGoverno Geral deve variar de

57,2% do PIB, no ano pas-sado, para 57,1% neste ano.

ENERGIA

O governo não informoua previsão de gastos com a

Conta de DesenvolvimentoEnergético (CDE). A escassez

de chuvas e o maior uso dastérmicas têm gerado discus-

sões a respeito da necessidadede aumentar aportes do Te-

souro Nacional à CDE.No início deste mês, o mi-

nistro da Fazenda, GuidoMantega, garantiu que não

haveria repasse para a tarifaao consumidor. Ele disse que,

“se for necessário”, o Tesou-ro Nacional pode dar auxílio

às distribuidoras de energia,além dos R$ 9 bilhões previs-

tos no Orçamento para aCDE. “Daremos cobertura

para esses problemas, demodo que isso não passe para

a tarifa do consumidor fi-nal”, afirmou, na ocasião.

No início deste mês, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, garantiu que não

haveria repasse para a tarifa ao consumidor: “Daremos cobertura para esses

problemas, de modo que isso não passe para a tarifa do consumidor final”

Divulgação

Page 6: 02 21 2014

06 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014

Presidente da Câmara pedeexplicações sobre cortes

Corte de R$ 13,3 bilhões anunciado pelo governogerou reflexos abafados no Congresso

EMENDAS PARLAMENTARES

O presidente da Câmara dosDeputados, Henrique Eduardo Al-ves (PMDB-RN), disse ontem (20)que vai pedir explicações ao minis-tro da Fazenda, Guido Mantega,sobre o corte de R$ 13,3 bilhões novalor previsto para as emendasparlamentares deste ano. A medi-da foi anunciada ontem pelo go-verno e gerou reflexos abafadosno Congresso.

Alves optou por uma posturade mais cautela, ao dizer: “Vamosexaminar os detalhes. Não é umaboa notícia, mas vamos ver asalegações e se é uma coisa linear,que atinge todos, mas temos que

ter compreensão e analisar a de-cisão por inteiro”, declarou.

Antes mesmo que Mantegaexplique o corte, a ex-ministra daCasa Civil, senadora Gleisi Hoff-mann (PT-PR), defendeu a posturado governo. Ela lembrou que ne-nhuma emenda individual foi cor-tada, mesmo sem a aprovação daproposta de emenda à Constitui-ção, que previa a imposição aogoverno de aplicar os recursos dasemendas parlamentares. “Nós játínhamos, quando eu estava nogoverno, o compromisso com oParlamento das emendas imposi-tivas. Embora a PEC não tenha sido

Puxão de orelhasAntigo assessor do senador Roberto Requião, conhecido do

colunista, questiona o fato de não demonstrar esta coluna bene-

volência em relação à sua atuação no Senado. Pessoalmente

ponderei que, com os extraordinários dotes oratórios de que

dispõe, com sua inteligência fora do comum, o senador e três vezes

governador, se tivesse ideias positivas e fosse menos ácido em

relação a todos, e a tudo que não é produzido por ele, poderia ter

uma atuação muito mais marcante em relação ao Paraná. Roberto

só é condescendente com Requião, isto é, consigo mesmo. Gros-

seiro e irreverente com terceiros, esse é um estilo que o colunista

não abona. Jamais ouvi de sua boca uma palavra de elogio a ações

que outros tenham realizado. E olhe que conheci muita gente e

muitas obras, passíveis de elogios, como igualmente outras sus-

cetíveis a críticas. Eis aí uma confissão pública que a idade

avançada do colunista e o espírito democrático deste veículo

permitem que faça. Ainda agora, quando em pronunciamento na

Assembleia, um deputado democrata chama a atenção para as

enormes perdas que o Paraná tem sofrido através os tempos -

ICMS da energia (bilhões); não compensação da Lei Kandir às

extraordinárias exportações do Estado (outros bilhões); custo das

sete universidades estaduais que seriam de responsabilidade do

governo federal (bilhão anual), em Brasília, para liberar um em-

préstimo de US$ 60 milhões, Requião e Gleisi, expuseram ao

Senado e à Nação as dificuldades momentâneas do Paraná.

Especialmente Gleisi, que participou de um governo que não tem

merecido elogios por sua atuação econômica; bem ao revés. Sem

lembrarem ambos, ao governo federal que tanto deve ao Paraná,

e que através da Secretaria do Tesouro Nacional cria problemas

a empréstimos irrisórios se comparados à imensa contribuição

que o Paraná deu ao país nos últimos 50 anos. Pena que tanto

talento do senador seja desperdiçado dessa maneira.

OpostosLeitor da coluna encami-

nha e-mail lamentando a

postura do Paraná, de joe-

lhos diante da arrogância dos

representantes da Fifa. Sem

nenhum compromisso des-

sa entidade, senão com as

exigências absurdas que o

país, como um todo, se viu

obrigado a cumprir, à custa

de muitos bilhões que fazem

falta nas escolas, nos hospi-

tais, às cadeias onde seres

humanos são transformados

em animais; na outra ponta,

bilhões que fizeram a alegria

de uns poucos, realmente

dando margem a indigna-

ções. Não por acaso houve

festa quando a Copa foi anun-

ciada para o Brasil.

Black blocsA expressão usada pelo

deputado Elio Rusch em seu

pronunciamento sobre as

perdas do Paraná, sinalizan-

do existirem “black blocs

enrustidos na política nacio-

nal”, sem mostrar a cara ao

frustrar importantes deci-

sões como as liberações de

recursos que tanta falta fa-

zem ao Estado, deu o que

falar. Não poucos vestiram a

carapuça. Elio fez justiça: “só

Requião que retardou com

sua denúncia a liberação do

ProInveste, teve a coragem

de mostrar a cara”.

Arrecadaçãobem-vinda

A sugestão que o ministro

Gilmar Mendes fez a Delúbio

Soares poderia ser estendi-

da aos que têm enorme faci-

lidade de levantar imensos

recursos para pagar multas

de mensaleiros; o Hospital

Evangélico, com 90% de lei-

tos destinados ao SUS, extra-

ordinários serviços prestados

a Curitiba e ao Paraná, vive

momentos dif íceis, com

R$ 15 milhões de dívidas tra-

balhistas, entre outras. Mes-

mo tendo acertado no Tribu-

nal Regional do Trabalho par-

celamento, se as dívidas fos-

sem quitadas voltaria a fun-

cionar plenamente. Quem se

habilita a encabeçar essa lis-

ta de contribuições!

Homenagemde atleticano

Impossível deixar de regis-

trar o feito: o jogador Alex,

exemplo de profissional numa

atividade, o futebol, em que

craques bem remunerados

acabam se perdendo em víci-

os, acaba de completar a mar-

ca de mil jogos em sua carrei-

ra. Profissional respeitado que

em sua longa passagem pela

Arábia, jogando em importan-

te time regional, foi homena-

geado com estátua em frente

ao estádio local, é exemplo a

ser citado e seguido.

aprovada, colocamos isso na Leide Diretrizes Orçamentárias”, de-fendeu a senadora.

Mas para o líder do DEM naCâmara, deputado MendonçaFilho (PE), a decisão do governovai gerar reflexos imediatos noCongresso e é inevitável que amedida crie tensão na relaçãoentre o Legislativo e o Executivo.“As dificuldades crescentes (nasnegociações) entre Executivo eLegislativo agora ficam mais for-tes (com os cortes) e afetam ohumor do Congresso. Este ano ogoverno terá muita dificuldadeaqui no Parlamento”, antecipou.

Desemprego em janeiro fica em 4,8%, diz IBGE

Créditos de celulares terãovalidade mínima de 30 dias

A Agência Nacional de Teleco-municações (Anatel) determinouque os créditos de celulares pré-pagos tenham validade mínimade 30 dias. A obrigação está emum regulamento aprovado ontem(20) pela agência reguladora.

De acordo com o relator damatéria, conselheiro Rodrigo Zer-bone, a facilidade de compra decréditos de pré-pago faz com que,muitas vezes, o consumidor nãoseja informado sobre a validadedo serviço, que, em alguns casos,expira em sete ou dez dias. “É difícilexigir que o atendente da padaria,da banca de jornal ou da farmácia

saiba qual a validade desse crédi-to”, disse Zerbone. A empresa tam-bém terá que comunicar ao consu-midor quando os créditos estive-rem na iminência de expirar ouacabar e comercializar créditoscom validade de 90 e de 180 dias.

No ano passado, o TribunalRegional Federal da 1ª Região che-gou a proibir o estabelecimentode créditos na modalidade pré-paga, mas a decisão foi derrubadapelo Superior Tribunal de Justiça(STJ). O regulamento traz tam-bém outras regras que devem sercumpridas pelas operadoras detelefonia fixa, móvel, internet e TV

por assinatura. No caso do celularpós-pago, a fatura terá de deta-lhar o valor dos tributos por servi-ço e a operadora deverá comuni-car quando o consumo se aproxi-mar da franquia contratada.

A Anatel também determinouque as operadoras não podemenviar mensagens de texto paraos clientes com publicidade, a nãoser que o consumidor peça parareceber os anúncios. Em 2012, aAnatel já tinha determinado queas prestadoras fizessem umaconsulta aos assinantes sobre ointeresse em continuar receben-do mensagens publicitárias.

A taxa de desemprego apura-da pelo Instituto Brasileiro de Ge-ografia e Estatística (IBGE) nas seisprincipais regiões metropolitanasdo país ficou em 4,8% em janeiro. Ataxa é a menor para o mês desdeo início da série histórica da Pes-quisa Mensal de Emprego (PME),em março de 2002. Em dezembrodo ano passado, a taxa foi de 4,3%.O resultado veio abaixo do piso dointervalo das estimativas dos ana-listas consultados pelo AE Proje-ções, que variavam de 5% a 5,3%,com mediana de 5,1%.

O rendimento médio real dostrabalhadores registrou variaçãopositiva de 2% em janeiro antedezembro e aumento de 3,6% nacomparação com janeiro de 2013.A massa de renda real habitualdos ocupados no país somouR$ 46,2 bilhões em janeiro, um re-cuo de 1% em relação a dezembrode 2013. Na comparação com janei-ro de 2013, a massa cresceu 3,3%.

Já a massa de renda real efe-tiva dos ocupados totalizou R$ 56,7bilhões em dezembro do ano pas-

sado, uma alta de 14,5% em rela-ção a novembro. Na comparaçãocom dezembro de 2012, houvequeda de 0,9% na massa de rendaefetiva. O rendimento médio realdos trabalhadores em janeiro foide R$ 1.983,80, contra R$ 1.979,14em dezembro.

SETORESA indústria criou 66 mil postos

de trabalho na passagem de de-zembro para janeiro, o que repre-senta uma alta de 1,9% na popu-lação ocupada no segmento. Nocomércio, houve dispensa de 105mil trabalhadores em janeiro,uma queda de 2,3% no número devagas. Na comparação com ja-neiro de 2013, o setor registrourecuo de 0,5%, ou 22 mil emprega-dos a menos. Na construção, opessoal ocupado caiu 1,7% embase mensal 30 mil trabalhado-res a menos. Em relação a janeirodo ano passado, houve alta de1,3% no número de vagas, 22 milempregados a mais.

No segmento de serviços pres-

tados a empresas, houve queda de2,2% na população ocupada em ja-neiro ante dezembro, 82 mil funcio-nários a menos. Na comparaçãocom janeiro do ano passado, a po-pulação ocupada recuou 0,8%, oequivalente a menos 30 mil traba-lhadores. No segmento de educa-ção, saúde e administração públi-ca, o número de ocupados caiu 2,7%,108 mil vagas a menos em janeiroante dezembro. Em relação a janei-ro de 2013, houve aumento de 2,7%,101 mil vagas a mais.

Nos serviços domésticos, apopulação ocupada se manteveestável (0,0%) na passagem dedezembro para janeiro. Em rela-ção a janeiro do ano passado,houve recuo de 2,9%, menos 41mil trabalhadores. O segmentode outros serviços registrou au-mento de 0,4% no número de fun-cionários na passagem de de-zembro para janeiro, 18 mil va-gas a mais. Em relação a janeirodo ano passado, houve cresci-mento de 0,5% no número devagas, 22 mil postos a mais.

Page 7: 02 21 2014

Paraná foi o 2º Estadoque mais criou empregos

Foram 11.991 empregos formais, um aumento de 0,44% em relaçãoao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior

JANEIRO

O PRESENTE | 07SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014 ESTADO

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Boca Maldita (@Boca_Maldita)PT tenta derrubar PEC da perda automática de mandatos de corruptos

http://zip.net/bnmv3Z http://fb.me/3NdQnc9p1

Globoesporte.com (@globoesportecom)Kaká sobre Seleção: "Não sabia que Seedorf tinha falado com Felipão"

http://glo.bo/1jSxyvR

Jornal do Brasil (@JornaldoBrasil)Senado vai recorrer da decisão do STF sobre supersalários. Valores

excedentes serão depositados em juízo http://jb.com.br/.eg5b

PGR: José Genoino deve passar por novo exame médico. Ex-deputado quer cumprir pena em casa http://jb.com.br/.eg43

Lobão reafirma que não há risco de faltar energia no país: "Não haveráproblemas em nenhuma circunstância" http://jb.com.br/.eg4h

Exame Notícias (@exame_noticias)Janeiro registra desemprego de 4,8%, mostra IBGE

http://tinyurl.com/lf37vxv

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)Justiça determina prisão de torcedores que invadiram o CT do Corinthians

http://bitly.com/MDAiz1

Portal R7.com (@portalR7)Mensalão: procurador-geral é contra prisão domiciliar definitiva de

Genoino http://r7.com/UXUo #R7

Faeg Senar (@SistemaFaeg)Exportações brasileiras de carne de frango crescem 3% em

janeiro, mas receita recua.

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)#AndrésSanchez aconselha #Gobbi: "Precisa primeiro saber o

que é ser presidente"

Terra Notícias (@TerraNoticiasBR)Usuários se preocupam com a compra do Whatsapp: "tchau

privacidade" http://bit.ly/1d3RP9N #TerraTecnologia

Carta Capital (@cartacapital)Com resultados animadores, vacina brasileira contra HIV entra

em nova fase http://bit.ly/1hxAbTo

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Falta de apoio do PSDB pesou na decisão da renúncia de Eduardo

Azeredo. http://glo.bo/1md76LL

Ipea (@ipeaonline)A morte violenta de jovens custa ao Brasil cerca de R$ 79 bilhões a cada

ano, o que corresponde a 1,5% do PIB nacional: http://goo.gl/8uJ4WS

Jornal Extra (@JornalExtra)Com a "desistência" do Flamengo, Fluminense vai atrás de Elias

para o Brasileiro: http://glo.bo/1nQ8zqb

Fernando Rodrigues (@FR_BSB)Repórter da Folha de S.Paulo

Forte ou fraca, Dilma terá apoio do PTB, diz Benito Gamahttp://uol.com/bwdtKV pic.twitter.com/ux5jGymeeS

Estadão (@Estadao)CBF vai punir a Portuguesa em caso de ação na Justiça comum

http://oesta.do/1bOmFIQ

Fábio Campana (@fabiocampana)Jornalista

Marina antecipa anúncio na vice de Campos.

Folha de S.Paulo (@folha_com)Mônica Bergamo: CNJ se prepara para julgar casos contra magistrados

acusados de corrupção. http://folha.com/no1414765

O Paraná foi o 2º Estadoque mais criou empregos emjaneiro, segundo dados doCadastro Geral de Emprega-dos e Desempregados (Caged),divulgados ontem (20) peloMinistério do Trabalho e Em-prego. Foram 11.991 empre-gos formais, um aumento de0,44% em relação ao estoquede assalariados com carteiraassinada do mês anterior.

A Região Metropolitana deCuritiba registrou o maioraumento, dentre as nove áre-as metropolitanas pesquisa-das, com a criação de 3.430empregos - expansão de0,32%. O interior do Estadocriou 8.561 postos de traba-lho, aumento de 0,53%.

De acordo com o secretá-rio estadual do Trabalho, LuizCláudio Romanelli, o Paranádeve se manter em 2014 entreos líderes na geração de em-pregos. “Em 2013 ficamos na

liderança entre os Estados doSul e tivemos o 3º melhordesempenho do Brasil. O bomdesempenho paranaense sedeve, entre outros fatores, àqualificação profissional, aomaior salário-mínimo regio-nal do país, à atração de no-vos investimentos e às políti-cas públicas implementadaspelo governo Beto Richa”,analisa o secretário.

SETORESOs setores de atividade que

mais contribuíram para a ge-ração de empregos em janeiroforam indústria de transfor-mação (5.585 empregos), ser-viços (5.072 postos) e constru-ção civil (4.203 empregos). Emcontrapartida, o comércio per-deu 2.448 vagas e a agropecu-ária registrou perda de 504postos de trabalho. No acu-mulado dos últimos 12 meses,o montante de empregos gera-

dos atingiu 88.499 postos detrabalho, correspondendo aum aumento de 3,36%.

Os municípios que maiscontrataram em janeiro fo-ram Curitiba (2.013), Marin-gá (1.518), Londrina (978),Cascavel (889), Arapongas(658) e Apucarana (418).

BRASILDe acordo com o Ministé-

rio do Trabalho e Emprego,em janeiro de 2014 foram ge-rados 9.595 empregos formais,equivalente ao crescimento de0,07% em relação ao estoquede empregos do mês anterior.

O saldo de janeiro foioriundo de 1.778.077 admis-sões e de 1.748.482 desliga-mentos. Nos últimos 12 me-ses, verificou-se a criação de1.045.848 postos de trabalho,ou expansão de 2,64% no con-tingente de empregados cele-tistas do país.

Tribunal de Contas da Uniãoquestiona empréstimo à Arena

O Tribunal de Contas doEstado do Paraná (TCE-PR) re-cebeu comunicação do Tribu-nal de Contas da União (TCU)na qual o órgão federal mani-festa preocupação com o finan-ciamento concedido pelo Banco

Nacional de DesenvolvimentoEconômico e Social (BNDES)para a conclusão da Arena daBaixada, em Curitiba.

No documento, o TCU dáprazo para que a instituição fi-nanceira apresente informações

detalhadas a respeito da opera-ção. Na próxima semana, o TCEdeve divulgar o 3º relatório so-bre as obras do estádio, que tam-bém será encaminhado ao TCU.

No documento, a entidade fis-calizadora federal dá 15 dias paraque o BNDES “apresente o novoquadro de usos e fontes para cus-teio dos investimentos previstosna revisão do orçamento atuali-zado da obra de construção daArena da Baixada, de modo apermitir a análise no acompa-nhamento a ser realizado poreste Tribunal em 2014, como tam-bém aferir-lhe a exequibilidade”.

Em proposta de voto apre-sentada ao Pleno do TCU, oministro Valmir Campeloapontou, na semana passada,13 problemas no empreendi-mento. As falhas vão desdeatraso no fornecimento de ma-terial de construção a escassezde mão-de-obra, passando pelaausência de detalhamento dosprojetos. Tudo somado à im-precisão quanto ao valor realda obra, um obstáculo adicio-nal na conquista de novos em-préstimos do BNDES.

Page 8: 02 21 2014

08 | O PRESENTE ESTADO SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014

Governo regulamenta lei que pune empresasCom a medida, Estado terá mecanismos para aplicar punições,

sem necessidade de aguardar uma decisão judicial

ATOS ILEGAIS E CORRUPÇÃO

O governador Beto Richaassinou ontem (20) decreto queresponsabiliza, nos âmbitos ad-ministrativo e civil, empresas pri-

vadas envolvidas em atos ilegaise de corrupção contra a adminis-tração pública. Com a medida, oEstado terá mecanismos para apli-

car punições, sem necessidadede aguardar uma decisão judicial.

O decreto regulamenta no Pa-raná a Lei Federal nº 12.846/2013

Governador Beto Richa assinou ontem (20) o decretoque regulamenta no Paraná a Lei Anticorrupção

(Lei Anticorrupção) e o foco é pu-nir o corruptor por atos lesivos aoEstado. As sanções vão desde aanulação de contratos até multasque chegam a R$ 60 milhões ou20% sobre o faturamento da com-panhia que realizar práticas ilíci-tas em contratos públicos e licita-ções. A legislação se aplica àempresa, mas não exclui a res-ponsabilidade individual dos di-rigentes, administradores ou dequalquer pessoa que participedo ato lesivo ou ilícito. Para puniro servidor público que oferecevantagens em troca de benefíciopessoal já há lei específica.

“Essa medida é fundamentalpara o controle da relação entreempresas e a administração públi-ca. Uma ferramenta de proteçãoao patrimônio e aos recursos pú-blicos contra corruptores, cujos in-teresses nocivos vão contra o inte-resse da sociedade”, disse Richa.

O governador destacou quealém de atender aos anseios dapopulação para eliminar a corrup-ção, “a medida também garanteproteção às empresas idôneas,que se pautam pela ética, se rela-cionam com o Poder Público deforma correta e que são prejudi-cadas por aquelas que buscamvantagens de forma ilícita”.

Para o controlador geral doEstado, Carlos Eduardo de Mou-ra, o novo decreto promoveráuma mudança de cultura e com-portamento por parte do empre-sariado. Ele observa que as em-presas investirão em departa-mentos de controle interno, códi-gos de ética e treinamento deseus funcionários, o que já é umatendência mundial e acontece emoutros países, os chamados pro-gramas de Compliance (discipli-nas para fazer cumprir as nor-mas legais). “A lei irá impor pre-ocupação para o empresário emeducar seu funcionário em rela-ção à administração pública e àpercepção que ele tem que agireticamente na relação com o go-verno. Porque ele será punido e a

empresa que ele trabalha tam-bém será punida. É um avanço”,afirmou Moura.

As informações das empre-sas que participam de contratospúblicos na administração direta(secretarias estaduais) ou na in-direta (órgãos, fundações, autar-quias, empresas) serão centrali-zadas e monitoradas pela Con-troladoria Geral do Estado (CGE).Caso haja a suspeita de irregula-ridades, a CGE instaurará pro-cesso para colher provas, ouvirtestemunhas, e se comprovado ofato, aplicará punições.

ATOS LESIVOSDe acordo com o decreto, são

considerados atos lesivos à ad-ministração pública, entre outros,prometer, oferecer ou dar, diretaou indiretamente, vantagem in-devida a agente público, ou a ter-ceira pessoa a ele relacionada;financiar, custear, patrocinar oude qualquer modo subvencionara prática dos atos ilícitos; utilizar-se de interposta pessoa física oujurídica para ocultar ou dissimu-lar seus reais interesses ou a iden-tidade dos beneficiários dos atospraticados.

No tocante a licitações e con-tratos, são considerados atos le-sivos frustrar ou fraudar, medi-ante ajuste, combinação ou qual-quer outro expediente, o carátercompetitivo da licitação pública;impedir, perturbar ou fraudar arealização de qualquer ato de pro-cedimento licitatório; afastar ouprocurar afastar o licitante (pormeio de fraude ou oferecimentode benefícios), fraudar a licitaçãoou o contrato; criar de modo frau-dulento ou irregular, pessoa jurí-dica para participar de licitaçãoou contrato; manipular ou frau-dar o equilíbrio econômico-finan-ceiro dos contratos; dificultar ati-vidade de investigação e fiscali-zação de órgãos, entidades ouagentes públicos, inclusive agên-cias reguladoras e órgãos de fis-calização estadual.

Divulgação

Page 9: 02 21 2014

O PRESENTE | 09SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014 ESTADO

Paraná colhe frutos da sua política industrial, afirma RichaConforme governador, em 2013 o PIB do Estado cresceu 4,8%, o dobro do crescimento do PIB nacional

DESEMPENHO NA ECONOMIA

O governador Beto Richa afir-mou ontem (20), na inauguraçãoda primeira biorrefinaria de pro-cessamento de milho da Cargillno Brasil, em Castro, nos Cam-pos Gerais, que o Paraná colheos frutos de uma política indus-trial criteriosa e planejada. “Esseempreendimento foi um dos pri-meiros negociados pelo gover-no estadual, ainda em 2011. Hojejá temos confirmados R$ 30 bi-lhões em investimentos apoia-dos pelo programa Paraná Com-petitivo, com potencial para cri-ar 150 mil empregos”, disse ele.O agronegócio é o setor maisincentivado com o programa Pa-raná Competitivo, com cerca de30% das negociações.

Richa ressaltou o desempenhoda economia paranaense. Em 2013,o Produto Interno Bruto (PIB) doParaná cresceu 4,8%, o dobro docrescimento do PIB nacional. OMinistério do Trabalho apontou oParaná como o 3º maior criador deempregos no Brasil em 2013 e que,conforme o Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE), oEstado foi o que registrou o maiorcrescimento industrial no ano pas-sado. “Vivemos um momento his-tórico, com grandes investimen-

tos industriais e criação de milha-res de novos empregos em todosos setores. Hoje, o Paraná é admi-nistrado com respeito, diálogo, se-gurança jurídica e com investimen-tos em infraestrutura”, enalteceu.

Ele disse que a instalação daCargill em Castro é resultado doesforço de industrializar o Para-ná, principalmente o interior. “Mesinto realizado com a inaugura-ção desta grande indústria, que éuma das mais conceituadas domundo. Depois de muitas roda-das de negociação, o empreendi-mento se torna realidade, bene-ficiando o Paraná e em especialCastro e os Campos Gerais”, afir-mou o governador, na solenida-de que contou com o presidentemundial da Cargill, David Ma-cLennan; o presidente da Cargillno Brasil, Luiz Pretti, e na presen-ça da embaixadora norte-ameri-cana no Brasil, Liliana Ayalde, edo cônsul-geral dos Estados Uni-dos em São Paulo, Dennis Hankins.

BOA LOGÍSTICAO presidente mundial da Car-

gill, David MacLennan, disse queo setor de amidos e adoçantes éum dos maiores negócios daempresa. “A unidade de Castro é

o maior investimento mundial daCargill atualmente”, afirmou.

Na ocasião, ele fez um históri-co da empresa no Paraná nosmunicípios de Cascavel, PontaGrossa, São Miguel do Iguaçu eagora Castro. “Estamos com-prometidos em alimentar omundo de forma segura e res-ponsável, além de proteger o

meio ambiente.”, disse.O presidente da Cargill no

Brasil, Luiz Pretti, enalteceu que aexpectativa é que mais de quatroempresas se instalem na regiãopara atuar em conjunto com amultinacional norte-americana.“Além do apoio do governo esta-dual, a escolha de Castro levouem consideração a boa logística,

Ricardo Almeida/ANPr

disponibilidade de matéria-prima,mão de obra qualificada e proxi-midade com o mercado consumi-dor”, afirmou ele.

A nova unidade da Cargill éuma das maiores da empresa emtodo o mundo e representará umaumento de 30% na capacidadede moagem de milho para aAmérica do Sul.

Governador Beto Richa, acompanhado de lideranças da Cargill, duranteinauguração da primeira biorrefinaria de milho da empresa no Brasil

Page 10: 02 21 2014

10 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014

Acamop prepara abaixo-assinado contra frackingTecnologia foi apontada como poluidor do solo, ameaça à agropecuária e contém substâncias cancerígenas

EXPLORAÇÃO DE GÁS DE XISTO

A Associação das Câmarase Vereadores do Oeste do Para-ná (Acamop) realizará um abai-xo-assinado contra a explora-ção de gás de xisto na regiãoatravés da tecnologia de fratu-ramento hidráulico, mais co-nhecida por fracking. A explo-ração está prevista em edital daAgência Nacional de Petróleo(ANP) datado do fim do anopassado, porém a tecnologiafoi apontada como potencial-mente poluidora do solo, alémde ser uma grande ameaça àagropecuária, especialmenteavicultura e suinocultura.

A constatação ocorreudurante evento da Acamoprecentemente no Centro deEventos de Toledo. De acor-do com o presidente da enti-dade, Amauri Ladwig, as 51câmaras municipais da regiãoserão mobilizadas e o abaixo-assinado será encaminhado aBrasília. “É por aí que faze-mos a diferença, se cruzar-mos os braços amanhã serátarde”, afirmou Ladwig noevento em parceria com aCâmara Municipal, Escola doLegislativo e Prefeitura deToledo.

O curso de capacitação foiaberto quarta-feira (19) e en-cerra hoje (21), com a pre-sença de vereadores e asses-sores de diversos municípi-os da região. O presidenteda Câmara de Toledo, Adri-ano Remonti, transmitiuontem (20) as boas-vindas atodos e destacou sua partici-pação para melhor se prepa-

rar para o trabalho legislati-vo, enquanto o presidenteda Escola do Legislativo deToledo, Rogério Massing,enfatizou que o evento mos-tra a possibilidade de quali-ficação de vereadores e servi-dores na própria região.

FRACKINGDe acordo com o diretor-

presidente da Enebios e daABRAPCH, engenheiro IvoAugusto Abreu Pugnaloni,o fracking se caracteriza porperfurar o solo a até três milmetros, realizar uma explo-são e injetar um coquetel decentenas de substâncias paraliberar o gás de xisto impreg-nado no solo e que é liberadocom a injeção de milhares delitros de água sob pressão.

Nesse sistema as substân-cias podem contaminar o soloe a água do subsolo, além deliberar metano na água e con-taminar poços. Nos EstadosUnidos da América o sistemamovimenta milhões em al-guns Estados, mas está invia-bilizando propriedades e atéexplodindo casas a partir dovazamento de metano no sub-solo fraturado pelo fracking.

A tecnologia gera muitodinheiro, mas em cerca de umano e meio inviabiliza umaárea, levando à abertura denovas perfurações, explosõese contaminações. O engenhei-ro estima que a cada novemilhas quadradas sejam aber-tos 60 poços e cada um recebea injeção de dez milhões de

litros de água,além de 609 subs-tâncias para libe-rar o gás de xisto,inclusive algumasc a n c e r í g e n a scomo arsênico eglicol.

Segundo ele, jáexistem nos Esta-dos Unidos cercade 500 mil poços eesta exploraçãochegou à Argen-tina, nas provín-cias de Neuquén eRio Negro, ondeas câmaras muni-cipais estão ten-tando deter oavanço do fra-cking, que no ano passadolevou à contaminação dasmaçãs argentinas da provín-cia de Neuquén, que forambarradas na Europa. “Imagi-ne isso na água que trata ospintinhos de vocês, os suínosde vocês, este é um sistema detirar o Brasil do mercado mun-dial de proteína animal”, afir-mou Pugnaloni, que participado sitewww.frackingnaobrasil.blogspot.Para ele, os municípios po-dem fazer a diferença atravésdas suas leis de uso e ocupa-ção do solo e nesse sentido eledefende uma moratória de cin-co anos até que o Ibama, aAgência Nacional de Águas,o Ministério Público Federalou a Universidade Federal doParaná (UFPR) tenham umaposição sobre isso.

Campus de Rondon realiza3ª Mostra de Filmes Alemães

O campus de MarechalCândido Rondon da Univer-sidade Estadual do Oeste doParaná (Unioste) sediará a 3ªMostra de Filmes Alemães,coordenada pelas professorasElise Schmitt, do curso de Le-tras, e Meri Frotscher, de His-tória. O evento terá inícioamanhã (22), às 19 horas.

O projeto, iniciado em2006, tem como objetivo, se-gundo a professora Elise,possibilitar ao público aca-dêmico e à comunidade emgeral o acesso às produçõesfílmicas mais recentes pro-duzidas na Alemanha. Alémdisso, considerando o “AnoAlemanha + Brasil 2013-2014”, a professora enfatizaque o projeto prevê a inte-gração do público com o ci-nema alemão, bem como aaquisição ou aprofunda-mento na história, valores ecostumes alemães.

A Mostra será realizadano 4º sábado de cada mês, defevereiro a novembro desteano. Todos os filmes são re-nomadas produções recen-

tes do cinema alemão e amaioria não tem circulaçãono mercado brasileiro. Aprogramação cobre uma di-versidade de temas, perío-dos e estilos cinematográfi-cos. Para toda a comunida-de poder participar, os fil-mes escolhidos para a mos-tra terão legendas em portu-guês e serão disponibiliza-dos pela filmoteca do Insti-tuto Goethe de São Paulo.

O filme de abertura,transmitido no sábado,será o “Almanya - Bem vin-do à Alemanha”, com dire-ção de Yasemin Samdereli e95 minutos de duração. Asessão será realizada noTribunal, com entradafranca e direcionado para acomunidade em geral.

Os filmes das próximassessões serão divulgadoscom antecedência nas mí-dias e nas redes sociaispor meio do evento cria-do no Facebook https://w w w . f a c e b o o k . c o m /events/279364268898590/?ref=ts&fref=ts.

“Devemos introduzir acautela pelo princípio da pre-caução”, defendeu Pugnalo-ni, para quem o fracking ame-aça a produção agropecuáriabrasileira e está sendo dirigi-do às regiões que mais se des-tacam no setor, como o Oestedo Paraná. “Eles não vieram

Chega ao fim ao meio-diade hoje (21) o curso de capaci-tação promovido pela Associa-ção das Câmaras de Vereado-res dos Municípios do OesteParaná (Acamop). O evento érealizado em Toledo e recebe aparticipação de cerca de 300pessoas, entre vereadores, fun-cionários de Câmaras munici-pais, prefeitos e demais autori-dades. O curso, iniciado quar-ta-feira (19), trata temas discu-tidos nacionalmente, além degrandes destaques como o po-tencial do biogás, biometanopara produção de energia tér-mica, elétrica e veicular através

Cerca de 300 pessoas participamde capacitação da Acamop

da biomassa, o fracking. Tam-bém merecem atenção especiala Escola do Legislativo, atua-ção no controle do Legislativo,planos e políticas para o meioambiente nos municípios.

A ação foi fomentada peladiretoria da Acamop, pormeio do presidente AmauriLadwig, que entende a ne-cessidade de uma capacitaçãopermanente dos legisladorespara um melhor atendimentoà população. A capacitação égratuita e acontece no Centrode Convenções e Eventos Is-mael Sperafico.

Conforme Ladwig, a alta

taxa de participação represen-tando quase todos os 51 mu-nicípios da região leva a acre-ditar na preocupação dos ve-readores com a busca por in-formações e novos conheci-mentos no exercício do man-dato. Acadêmicos de faculda-des da região e do ColégioAgrícola de Toledo partici-pam do curso como ouvintes.Entre as presenças estão Gil-son Conzatti, presidente daUnião dos Vereadores do Bra-sil (UVB), e do vereador deFoz do Iguaçu Rudinei deMoura, presidente da direto-ria estadual da entidade noParaná.

Presidente da Acamop, vereador Amauri Ladwig: “É por aí que fazemosa diferença, se cruzarmos os braços amanhã será tarde”

procurar petróleo, vieram ti-rar a sua produção de frangoe de suíno do mercado inter-nacional”, afirmou. O enge-nheiro destacou que as subs-tâncias têm sua fórmula pro-tegida e ainda estão sendodescobertas a partir do quefica nos locais de exploraçãodo xisto, exibindo vídeos ereportagens.

Divulgação

Page 11: 02 21 2014

O PRESENTE | 11SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014 GERAL

Número de divórcios aumenta 55% em RondonNo ano passado, 150 casais decidiram dar fim ao matrimônio; desejo de ser feliz - e não de fazer

a outra pessoa feliz - é apontada como uma das causas do fim das relações entre casais

EM 2013

O número de divórcios fei-tos no Cartório de RegistroCivil de Marechal CândidoRondon aumentou 55% em2013 em relação ao ano ante-rior. No ano passado, 150casais disseram sim ao fim daunião, oficializando a decisãoem escritura pública. Em2012, foram 97 os casais ron-donenses que decidiram darbasta à relação matrimonial.O aumento no número derompimentos de relação en-tre casais, entretanto, podeser ainda maior, já que mui-tos casais não oficializam adecisão em cartório.

Para o pastor da Igreja Ecosda Liberdade, Norberto Ober-mann, o índice é alto para Ma-rechal Rondon. “É muito di-vórcio, mas temo que o núme-ro de lares desfeitos é aindamaior, mais alarmante. Os ca-sais decidem oficializar em car-tório quando esgotaram todasas possibilidades de ficarem jun-tos. Muitos se separam e nãocomunicam”, expõe.

Para ele, hoje muitas pes-soas “entram” em um casa-mento sem saber exatamentequal o real sentido do matri-mônio, provocando uma in-versão de sentimentos. “Apessoa entra em um casamen-to para ser feliz, deposita nooutro todas as esperançaspara alcançar a felicidade. Oproblema é que o outro é umser humano, que tem de-feitos, vai falhar, errarem alguns momentos.Na verdade, o casa-mento é você fazer aoutra pessoa feliz enão buscar a felici-dade no outro. É darpara receber”, diz.“Se as pessoas tives-sem convicção dis-

so, muitos problemas seriamresolvidos”, entende. Para ele,essa busca incondicional pelafelicidade é um fator que con-tribui para o aumento no nú-mero de divórcios.

Outra situação, de acordocom o pastor, é a independên-cia financeira e intelectual dasmulheres. “Antigamente, amulher não tinha opção. Ohomem era o único provedordo sustento da casa e a mu-lher acabava se submetendo ahumilhações e traições porquestão de sobrevivência.Hoje as mulheres têm profis-são, trabalham fora, o que euacho excelente. Essa indepen-dência evita a submissão er-rada e contribui para o fim dealguns casamentos. A Bíbliadiz que a mulher tem que sersubmissa ao homem - a pala-vra submissa é geralmentemal-interpretada -, mas ohomem deve amar a esposaassim como Cristo amou aIgreja”, pontua. “Se o maridonão está disposto a se sacrifi-car pela relação, a esposa nãovai se submeter”, conta.

Um terceiro ponto que opastor entende como crucialpara o aumento no númerode dissolução de casamentosé a facilidade para se divorci-ar. “Hoje está fácil pedir odivórcio. Também não hámais o tabu antigo de que apessoa divorciada é quase

uma desqualificada. An-tigamente isso exis-

tia, mas hoje nãomais”, conta.

PARA EVITARNão existem

fórmulas, maspara Norberto,algumas açõespodem fazer com

que o relacionamento seja du-radouro. “É preciso ter algomais que amor e romance. Épreciso colocar Deus acimade tudo”, pontua.

Por outro lado, de acordocom ele, é necessário que oscasais invistam no relaciona-mento conjugal. “Quando secasam, muitos casais perdem oromantismo que tinham an-tes. Não se pode parar de na-morar só pelo fato de estarcasado”, avalia o pastor. “Ocasamento deve estar em pri-meiro lugar, acima até mesmoque dos filhos. Os filhos rece-bem toda a atenção, crescem evão embora. O casal fica e, quan-do não investiram na relação,sem a presença dos filhos, vãose sentir como dois estranhos.Quando faço cursos para ca-sais, sempre friso para eles in-vestirem na relação”.

Para o pastor, tempo deconvivência é essencial paramanter um relacionamentosaudável. “Sabemos que hojeas pessoas têm muitos com-promissos, como trabalho, es-tudo e responsabilidades soci-ais, mas a família precisa estar

unida. É preciso encontrartempo para a família e para ocasal”, diz. De acordo comNorberto, a era digital dificul-tou ainda mais a união entreas pessoas, embora não possaser tomada como desculpa parao afastamento. “Temos queaprender a conviver e venceressas barreiras”, pontua.

Conforme o religioso, nãoexiste o príncipe encantado.“Ninguém é perfeito. É preci-so aceitar as falhas do outro,mas aquele que falha tambémdeve estar disposto a mudar.É como no seu trabalho: você

não quer cometer sempre osmesmos erros, e muda. Nocasamento também é assim”,avalia. “Para um casamentoduradouro, é preciso que ocasal tenha princípios, fé egostos em comum, além desaber como é aquela pessoacom quem você vai casar. Nãoé possível saber sem antes co-nhecer a família, se aproxi-mar e dar tempo ao tempo”,diz. “Não tem como pulardegraus. Decisões tomadascom calma evitam ou dimi-nuem as chances de escolhaserradas”, ressalta.

Pastor Norberto Obermann: “Cadaum no casamento deve cumprir o seupapel: fazer a outra pessoa feliz”

No ano passado, 150 casais disseram sim ao divórcio em Marechal Rondon, média de um lar desfeito a cada 58 horas

Giu

liano D

e Luca/O

P

Reprodução

CASAMENTOS

E NASCIMENTOSNa contramão dos divórcios,

o índice de casamentos no municí-pio caiu pouco mais de 16% em2013. Foram 244 matrimôniosrealizados em 2012 e 204 no anopassado. Dados do cartório civilrondonense revelam também queo número de bebês nascidos em2013 foi maior que em 2012. Noano passado, nasceram 585 novosrondonenses, ante aos 518 quevieram à luz em 2012.

Page 12: 02 21 2014

Ser dono do próprio ne-gócio. De empregado passarpara empregador. Este é umsonho de muitos brasileirosque hoje estão no mercadode trabalho. Alguns se ar-riscam em mudar de vida,

outros preferem continu-ar na função de colabo-rador pela segurança -financeira, em especial -

que isso pode transmitir.Em Marechal Cândido

Rondon, cresce o número depessoas que saíram da infor-malidade ou largaram seusempregos para abrir a pró-pria empresa. O negócio podecomeçar pequeno, como mi-croempreendedor individu-al (MEI), mas muitos vis-lumbram o crescimento em-presarial com o tempo.

Este é o caso do rondo-nense Vanderlei GonçalvesBorges. Durante 11 anos eletrabalhou em uma tornea-ria da cidade. Em julho doano passado ele criou umaempresa, como microempre-endedor individual, a par-tir de uma orientação doSebrae. O ramo de atividadeé metalurgia, justamente oqual ele já vinha atuando.Com essa decisão, ele pôdeelaborar um projeto e se can-didatar a uma das vagas naincubadora industrial cons-truída pela prefeitura.

Seu projeto foi um dosselecionados e ele foi con-templado com um amplo es-paço na incubadora, inau-

gurada em dezembro. “Seisso não tivesse ocorridonão teria saído da tornea-ria”, comenta.

O empresário rondonen-se ainda está estruturandoo espaço cedido temporaria-mente pelo paço municipal,mas já tem constatado van-tagens ao se formalizar eprojeta muitos planos.“Não é possível comprar umpacote de prego se não temcadastro. Agora eu tenhoCNPJ (Cadastro Nacional daPessoa Jurídica) e fica tudomais fácil . As portas seabrem e já se ganha créditopara comprar”, enaltece.“Eu não teria como traba-lhar sem ser formalizado,porque ninguém vendenada e você não pode ven-der nada para ninguém,porque o cliente pede notafiscal. Trabalhar na infor-malidade não dá certo”, opi-na Borges, segundo o qual,para estar formalizado é pre-ciso pagar algo em torno deR$ 40 por mês.

No município rondonen-se, desde que foi criado oMódulo Empresarial, em2011, e que está localizadona prefeitura, já foram fei-tas 1.761 formalizações. Des-te total, 937 estão ativas.Essa diferença entre os for-malizados e os ativos ocorreporque grande parte passou,com o tempo, de microem-preendedor individual parapequeno empresário. “Sãopessoas que estavam na in-formalidade e hoje estão naformalidade e prestando ser-viços de um modo geral emMarechal Cândido Rondone alguns até estendendo paraoutras cidades da região”,comenta o chefe de gabineteda Secretaria de Indústria,Comércio e Turismo, Cláu-dio Kohler.

Segundo dados, em 2012

Page 13: 02 21 2014

foram feitas 261 formaliza-ções no Módulo Empresari-al, sendo que o ano passadoo número chegou a 364, oque representa 39,5% de au-mento. Os ramos de ativi-dades são os mais diversos,como cabeleireiro, esteticis-ta, marceneiro, metalúrgi-co, pintor, jardineiro, den-tre inúmeros outros. “O queimaginar tem dentro das for-malizações. Essa oportuni-dade é aberta a todos. Apessoa interessada pode pro-curar o Módulo Empresari-al. Hoje o custo da formali-zação é muito baixo, vari-ando em cerca de R$ 39 pormês. Porém, com isso, o mi-croempreendedor passa a tertoda segurança”, expõe.

Dentre os benefícios estáo direito de contratar até

um funcionário. O colabo-rar passa a ter direito a se-guro-desemprego, auxílio-doença e aposentadoria. Sefor mulher, ainda tem licen-ça-maternidade. Além disso,o microempreendedor pas-sa a ter CNPJ e pode emitirnota fiscal eletrônica. “Sãoos mesmos benefícios que oempregador tem em qual-quer outra empresa”, citaKohler, que lembra que ofaturamento anual não podeultrapassar R$ 60 mil parase enquadrar no MEI.

Mais informações estão dispo-níveis no site www.mcr.pr.gov.br/moduloempresarial.

CIDADEEMPREENDEDORAPor outro lado, o chefe

de gabinete da Secretaria de

Indústria e Comércio revelaque na próxima sexta-feira(28), às 07h45, em solenida-de no auditório da prefeitu-ra, haverá a assinatura dotermo de pactuação entre osintegrantes do comitê ges-tor, criado em 2013, e queenvolve o programa CidadeEmpreendedora. “Esse co-mitê gestor é formado porintegrantes da sociedade deMarechal Rondon, bemcomo da prefeitura, Unio-este e de outros meios. Foielaborado um planejamen-to estratégico das ações quepretendemos desenvolveraté 2015”, informa.

Segundo Kohler , umpasso importante a ser to-mado pela administraçãomunicipal e que foi elenca-do em um dos objetivos do

comitê gestor é em relaçãoàs compras públicas. “Es-taremos estendendo e me-lhorando a possibilidadedos microempreendedoresdo município de MarechalRondon e todas as MPEs(micro e pequenas empre-sas) em participar nas li-citações”, destaca. “A in-tenção é ampliar para quetodas as empresas do mu-nicípio tenham melhoroportunidade de partici-par dos processos licita-tórios. O objetivo é forta-lecer o próprio empresá-rio e também a economialocal, pois o recurso per-manecerá aqui”, enaltece.

OBJETIVOSA atuação do progra-

ma Cidade Empreendedo-

ra também vislumbra atin-gir outros resultados emprol dos MEIs e MPEs,como aumentar o acesso alinhas de crédito; ter umademanda atendida com ori-entação jurídica de acordocom a Lei Geral da Micro ePequena Empresa; implan-tar a disciplina de Empre-endedorismo em três esco-las públicas do municípiopara educação de 150 cri-anças do Ensino Funda-mental; ter 29 novos espa-ços disponíveis para as mi-cro e pequenas empresasem parque industrial; au-mentar a formalização em30%; diminuir a informali-dade em 30%; e aumentarpara 90% o número deMEIs com alvará munici-pal, dentre outros.

Page 14: 02 21 2014

SANTA HELENA

Campus da UTFPR receberá investimentos de R$ 7 milhõesSerão injetados R$ 800 mil em equipamentos; aulas iniciam em meados de agosto e setembro

14 | O PRESENTE SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014GERAL

Empresários que integrama diretoria da Associação Co-mercial e Empresarial de San-ta Helena (Acisa) ficaram en-tusiasmados com o anúncio deobras para dobrar o campusda Universidade TecnológicaFederal do Paraná (UTFPR) nomunicípio, aquisição de novosequipamentos e materiais,além do início das aulas pre-visto para meados de agosto esetembro deste ano.

A informação foi repassadapelo diretor da UTFPR em San-ta Helena, Carlos Alberto Mu-celin, ao representante da Aci-sa, Leoveraldo de Oliveira, ediretores da entidade empre-sarial na quarta-feira (19).Após a concessão da estruturada antiga Unioeste para a Uni-versidade Federal no ano pas-sado, uma série de ações e pro-jetos estão sendo realizados,sendo que os primeiros alunosdevem iniciar as aulas nos cur-sos de Ciências Biológicas eCiências da Computação.

Mucelin deixou os empresá-rios otimistas ao revelar que ogoverno federal investirá R$ 7milhões no campus da univer-sidade, dobrando o espaço físi-co para atrair milhares de alu-nos. Segundo ele, as obras deampliação iniciarão simultane-amente às aulas. “Foi uma boareunião com os empresários e aprevisão é de finalizar os traba-lhos de manutenção até o fim domês para em março instalarequipamentos já adquiridos,que são da ordem de R$ 800 mil,contemplando a aquisição demateriais”, mencionou.

“Serão finalizados os proje-tos de construção de dois blo-cos de sala de aula com 2,4 milmetros quadrados, construçãode um restaurante com 1.140

metros quadrados, além daconstrução de um bloco de ma-nutenção e almoxarifado com1,2 mil metros quadrados. Coma expectativa de finalizar osprocedimentos em breve, asobras começarão a ser edifica-das em meados de agosto e se-tembro. Com a aprovação doscursos, devo anunciar ao Mi-nistério da Educação e Culturaa liberação de vagas no siste-ma Sisu”, acrescentou.

Mucelin destacou que osprofessores de Ciências Bioló-gicas são doutores. “Estamosna fase de definição da docu-mentação e publicação no di-ário oficial e com trabalhos depreparação de planos de ensi-no e planos de aula. As primei-ras duas turmas de calourosdevem iniciar as aulas emagosto e o nosso campus deveestar nos moldes do calendá-rio de Guarapuava, que nãoaderiu à greve no ano passa-do. Agradeço ao prefeito Ju-cerlei Sotoriva pelo empenho,pois tem sido um grande par-ceiro que acredita no desen-volvimento do município e daregião através da educação dequalidade”, enfatizou.

ENTUSIASMODe acordo com Oliveira, os

diretores da Acisa receberamcom entusiasmo as novidades.“Esta é a realização de um so-nho, que passa a ser concreti-zado. É uma nova realidade queprojetará o município e a edu-cação. A chegada de mais estu-dantes fomentará a economiacomo um todo. Esta nova faseestá sendo consolidada devidoà dedicação da direção do cam-pus, ao envolvimento da ad-ministração municipal que ba-talhou para que tudo desse cer-

to e aos empresários que acre-ditaram no potencial e inves-tiram para que a Universidade

Prefeito de Medianeira reúne equipepara discutir regularização de terrenos

Dando sequência ao pro-cesso de revitalização e regu-larização do Distrito Indus-trial Vereador José AnísioGrassi, o prefeito de Media-neira, Ricardo Endrigo, se reu-niu ontem (20) com os secretá-rios de Desenvolvimento Eco-nômico, Rudimar Consoni, ede Planejamento, Erci Baldis-sera, o controlador-geral,Aguinaldo Bodanese, e com oresponsável pela Área Indus-trial, Alexandro de Marque,para discutir a liberação deterrenos para novos empre-endimentos e ampliação de in-dústrias já instaladas.

Além de regularizar a si-tuação dos terrenos do Distri-to Industrial, o trabalho visadar oportunidade aos empre-endedores industriais e, con-

sequentemente, incentivar a ge-ração de tributos e empregos.

Dentro deste processo, emjaneiro, a administração entre-gou o primeiro lote de termos de

concessão de direito real de usode terrenos no Distrito Indus-trial. As empresas beneficia-das foram habilitadas a partirde concorrência pública.

O anúncio da injeçãode recursos para

ampliação do campuscontou com a presença

do prefeito JucerleiSotoriva, do diretordo campus, CarlosAlberto Mucelin,do representante

da Acisa, Leoveraldode Oliveira,

empresários edemais lideranças

se consolidasse no município.Este é um estímulo ao desen-volvimento e ao investimento,

pois a cidade ganhará no as-pecto intelectual, comercial esocial”, conclui.

Prefeito Ricardo Endrigo discutiu com sua equipe, ontem (20),sobre a liberação de terrenos para novos empreendimentos e

ampliação de indústrias já instaladas no Distrito Industrial

Divulgação

Divulgação

Page 15: 02 21 2014

ÁRIES: Pode estar se sen-tindo oprimido por certasresponsabilidades, masdeve assumi-las. Bommomento para eliminar o

que tem se revelado supérfluo. Fase dedesapego.

TOURO: Deve estar cons-ciente dos padrões emocio-nais que vem regendo assuas relações e superá-los.Importância das emoções e

das questões financeiras presentes.

GÊMEOS: O corpo podeapresentar sinais do quevocê não esteja conscien-te em termos emocionais.A saúde depende de vários

fatores e do modo como você lida comas emoções.

CÂNCER: Você deve sercapaz de se propiciar osuporte afetivo que buscade forma carente nos ou-tros. Criatividade e fertili-

dade. Intensidade emocional. Sexuali-dade e paixão.

LEÃO: O que você viveuquando era criança se re-flete sobre as situações davida adulta. Cuide mais desi, conheça-se. Invista em

terapia e em autoconhecimento.

VIRGEM: Atenção como que é dito para as pes-soas e também para oque está escrito nas en-trelinhas. Cuidado com a

tendência a ter atitudes controladorase extremistas.

LIBRA: O receio de não tero suficiente, material eemocionalmente, pode le-var a um comportamentomesquinho. Perceba o que

tem real valor. Aja com maturidade.

ESCORPIÃO: Atenção coma tendência à melancolia eao pessimismo. A dificul-dade de se entregar, que-rendo controlar tudo, inter-

fere negativamente na vida emocional.

SAGITÁRIO: Comporta-mentos autodestrutivosdevem ser evitados. Masisso só acontece com oautoconhecimento. Pare derepetir atitudes e padrões

que não têm mais sentido.

CAPRICÓRNIO: Sua vidapessoal e profissional pre-cisam ser harmonizadas.Cuidado com atitudes ca-rentes e infantis. Maturida-

de é essencial para lidar com os desafios.

AQUÁRIO: Esteja consci-ente das demandas e dassuas responsabil idades.Não atribua a circunstân-cias externas o que na

verdade depende de você e de suamaturidade.

PEIXES: A descrença emsi e numa energia superi-or pode desanimá-lo. Su-pere os seus medos. En-care o que você resiste

aceitar. Conheça-se mais e evitarádif iculdades.

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

BOLO DE LARANJA

COM COBERTURA

DE LARANJA

Modo de preparo:Bata as gemas com o suco de laranja (aos poucos), junte oaçúcar, bata bem e depois a farinha de trigo. Pare de bater emisture as claras em neve, o óleo, o fermento e a raspa de limão.Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno.Para a cobertura, leve todos os ingredientes ao fogo mexendosempre até engrossar.

Ingredientes:Massa4 ovos1 copo de suco de laranja1 copo e meio de açúcar2 copos de farinha de trigo4 colheres de sopa de óleoRaspa de limão1 pitada de sal

CREMAÇÃO DA SOGRAApós a cerimônia de cremação da velha, todos os famili-

ares e amigos se encontram reunidos ao redor da urnacontendo as cinzas e olhando o forno ainda quente.

Depois de alguns minutos, em que muitos murmuravamdiante da cena, o genro, que havia bebido todas, pede apalavra para discursar. Sobe em uma cadeira com dificuldadee na maior comoção etílica:

- E agora, meus amigos, uma salva de palmas para ochurrasqueiro!

O FILHO PERFEITOO pai bêbado orgulhoso diz para o amigo:- Eu tenho o filho que todo pai quer ter.O amigo desconfiado pergunta:- Hum, vamos testar... Ele fuma?- Não.- Ele bebe?- Não.- Ele chega tarde em casa?- Não.- Poxa, agora eu acredito. Quantos anos ele tem?- Vai completar seis meses.

SEM NINGUÉM PERCEBERO homem vai até a delegacia prestar queixa de um roubo e diz:- O ladrão entrou lá em casa de madrugada, mas nem eu nem

a minha mulher percebemos.O delegado registra a queixa e no dia seguinte manda

chamar a vítima.- O elemento está preso. Agora só falta recuperar o que ele

roubou.- Posso falar com ele, seu delegado?- Pra quê?- É que se ele me disser como conseguiu entrar lá em casa

de madrugada sem acordar a minha mulher aí eu retiro a queixae ele pode ficar com tudo o que ele roubou.

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

SEXTA-FEIRA (21)

Anita consegue controlar o fogo,mas acaba desmaiando. Antôniofoge do local. Ben desconfia da sa-ída de Antônio e Anita, e decide iratrás da menina. O vigia da escolaalerta Raissa sobre o fogo e elesencontram Anita desfalecida. Mauradecide denunciar a empresa de VeraBernadete para a Vigilância Sanitá-ria. Martin fica chateado com Micae-la, por expor as intimidades do casal.Raissa avisa a Anita que falará comVera sobre sua tentativa de roubaras provas. Ben ajuda Anita a serecuperar. Ben cuida de Anita.

JOIA RARAKleber consegue prender Wil-

liam, Celina, André, Oscar e Guto.Flávio se conforma com a ida deThomaz para o hotel-fazenda comHeloísa. Angelique convence LC acolocar Lili na máquina. Marcelo seculpa pelo sofrimento de Inês. Klebervai atrás de Nilson, e Celina se de-sespera. Fátima volta para Tapiré.Kleber exibe seus prisioneiros paraa cidade. Fátima não consegue impe-dir Nilson de ir atrás de Kleber nogalpão. Angelique pede para Marlonficar no laboratório depois do horá-rio. Fátima segue Kleber pela mata.

EM FAMÍLIAHelena discute com Luiza. Clara

conversa com Marina e tenta disfar-çar sua inquietude. Helena e Virgíliodiscutem. Selma e Verônica se pre-ocupam com o comportamento deLaerte. Marina chama Clara paratrabalhar com ela e Vanessa nãogosta. André diz a Luiza que sofrepor ter sido rejeitado por seus paisbiológicos. Branca diz a seu advo-gado que deixará o ex-marido falidose ele não voltar para ela. Helenadorme com o colar que Laerte lhe deuem suas mãos. Virgílio se reconciliacom Helena. Laerte procura Luiza.

ALÉM DO HORIZONTE○

MALHAÇÃO

*

Sílvia revela a Viktor que plane-jou o assalto à joalheria com Man-fred. Rubens anuncia que a colunade Davi foi afetada ao ser agredidodurante o assalto. Viktor decidecontar para Ernest como Manfredcomprou as ações da fundição. Síl-via diz a Viktor que a explosão noforno da fundição também foi pla-nejada por Manfred para tirar Franzda fábrica. Viktor diz a Sílvia que amelhor maneira de ela consertar seuserros é contar a verdade sobreManfred. Eládio oferece emprego aErnest como catador de sucata.

1 colher de sopa de fermentoem pó

Cobertura1 lata de creme de leite1/2 lata de leite1 colher de sopa de margarina3 colheres de sopa de açúcarRaspa de 1 laranja

SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 15

Page 16: 02 21 2014
Page 17: 02 21 2014

O PRESENTE | 17SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014 GERAL

Novo Portal das Indústrias do Extremo Oeste será lançado terçaEvento contará com a presença do presidente da Federação das Indústrias

do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo

INDEXOPAR

Estão marcados para terça-feira (25), às 19h30, no Happy Day,em Marechal Cândido Rondon, asolenidade e o coquetel de lança-mento do novo site do Indexopar- Portal das Indústrias do Extre-mo Oeste do Paraná. O eventocontará com a presença do presi-dente da Federação das Indústri-as do Estado do Paraná (Fiep),Edson Campagnolo; da coorde-nadora regional da Federação,Marlise Ricardi; além de autori-dades e representantes da clas-se empresarial dos 11 municípiosque integram o projeto.

O Indexopar surgiu em 2010com o objetivo de divulgar a va-riedade e o potencial das indús-trias instaladas na região do Ex-tremo Oeste do Paraná. Ele foidesenvolvido e é mantido a partirde parceria entre a Coordenado-ria Regional da Fiep, associaçõescomerciais e prefeituras. Inicial-mente, faziam parte do portalindústrias dos municípios de En-tre Rios do Oeste, Marechal Cân-dido Rondon, Mercedes, NovaSanta Rosa, Pato Bragado e Qua-tro Pontes. Mas, diante dos resul-tados positivos obtidos pelo In-dexopar, no fim do ano passado

Divulgação

mais cinco municípios aderiram,sendo eles Guaíra, Maripá, Palo-tina, Santa Helena e Terra Roxa.

Para atender às necessida-des desta nova etapa do projeto,o portal foi totalmente reformu-lado. Nele, é possível encontrarinformações sobre produtos eserviços oferecidos por cerca de90 indústrias dos 11 municípios,as quais atuam em diversos seg-mentos, como alimentação, agro-indústria, metalurgia, construção,móveis e madeira, tecnologia,promocional e de acessórios.

Além do espaço que as em-presas vão dispor para divulgarseus produtos e serviços, o novoportal terá previsão do tempo decada município, cotações de mo-edas, cotação agropecuária(soja, milho, frango, boi gordo,suíno, leite e mandioca), bemcomo notícias ligadas ao setorindustrial, links úteis, sala denegócios, divulgação de even-tos e classificados para a comer-cialização de maquinários e re-síduos que não são mais utiliza-dos pelas empresas, mas quepodem ser úteis para outras.

Segundo a coordenadora re-gional da Fiep, Marlise Ricardi, o

Indexopar já se consolidou comouma importante ferramenta quefomenta boas oportunidades denegócios para as empresas. Ago-ra, nesta nova etapa, o objetivo éampliar a participação das indús-trias e a divulgação do portal. “Aadesão de mais cinco municípiosirá reforçar ainda mais o Indexo-par, que demonstrou ser umaferramenta econômica e eficien-te na divulgação de empresas epara a realização de negócios”,afirma Marlise.

O custo para as empresasaderirem ao portal é praticamen-te zero, pois os recursos para acriação do site ficaram a cargodas prefeituras e as despesascom manutenção mensal são deresponsabilidade das associa-ções comerciais dos 11 municípi-os que integram a Coordenado-ria Regional da Fiep.

OPORTUNIDADEDe acordo com Marlise, o lan-

çamento do novo portal na terça-feira também será uma grandeoportunidade de encontro da clas-se industrial e autoridades da re-gião. “Por isso é importante a par-ticipação dos empresários neste

evento. Todos estão convidados”,enfatiza a coordenadora.

De outra parte, ela destacaque a presença de Edson Cam-pagnolo demonstra a valoriza-ção do Indexopar por parte daFiep, que, segundo ela, desde oinício do projeto divulga o portalem seu próprio site. “A Federa-

ção das Indústrias do Estado doParaná valoriza muito a uniãodos empresários em torno deum mesmo objetivo, como é ocaso do Indexopar”, expõe.

O novo portal poderá seracessado a partir de terça-fei-ra pelo endereço eletrônicowww.indexopar.com.br.

Coordenadoraregional da Fiep,Marlise Ricardi:

“É importantea participação

dos empresáriosneste evento”

Page 18: 02 21 2014

18 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014

Rondonense tem parentescocom Sigmund Freud

Etevaldo Kaiser é relativo do sobrenome Sigismund e parte da mesma família

O orgulho das conquistas ao longo deuma vida inteira de-

dicada ao trabalho é o quemantém o senhor Etevaldo Au-gusto Kaiser sorridente. Compouca escolaridade, mas ricoem lições valiosas sobre ho-nestidade, Kaiser tem uma par-ticularidade: ele pode ser con-siderado o primo distante dapsicanálise. Não por ter afini-dade com a ciência e sim com opai da mesma. Ocorre que orondonense - natural de Mi-nas Gerais - é oriundo da mes-ma família de Sigmund Freud.

Kaiser possui diversas ca-racterísticas, mas nenhumadelas supera sua dedicação.Após convidar a equipe doJornal O Presente para visitara sua casa, ele aguardava nacalçada e em sua residência

PRIMO DA PSICANÁLISE?

guiou a reportagem à paredecom quadros, mostrando osignificado de cada um delesem sua vida. São alusões aotrabalho, à família e ao seusobrenome. Tudo está entreas obras que ele mantém comesmero em lugares visíveis.

Ao perguntá-lo sobre oprimo distante SigmundFreud, Kaiser pouco se mani-festava. “Sei que ele é o pai dapsicanálise, mas não sei expli-car o que é isso”, diz um pou-co tímido. A partir daí, osparalelos entre a família Sig-mund - ou Sigesmundo, tra-dução que Etevaldo mencio-na - começam a surgir. Freudmorreu no mesmo ano emque Etevaldo nasceu: 1939.

Uma das teorias levanta-das por Freud ao longo desua vida científica foi sobre arepressão psicológica, quan-

do ele apontou o fato deque seres humanos sãorecalcados um com osoutros. O pensamento

freudiano, neste caso,anda lado a lado com

a humildade deKaiser. “Nuncaquis ser o nú-mero um emnada e nunca

me envergonhei de não tertido o meu próprio negócio”,afirma. Freud também fez le-vantamentos sobre o meca-nismo de defesa do ser huma-no e como os homens reagemem uma situação de adversi-dade. Kaiser mostrou que seuparente austríaco estava cer-to quando provou que podiafazer as próprias coisas sem aajuda de seus familiares, en-quanto ele se recuperava deuma síndrome.

Se existe um elo entreFreud e Kaiser, ele é RobertoAlbino Sigesmundo, avô porparte da mãe do rondonense,o qual carrega Sigmund emseu nome e é o parente maispróximo de Etevaldo a teressa honra. Em um quadroexiste um pequeno resumoda história da família Sig-mund. Segundo a história, onome provém de um antigoimperador alemão chamadoSigismund. Depois dele, to-dos os seus relativos fariamparte de uma mesma família.

Kaiser se espanta com tan-tas particularidades, sem ima-ginar que sua história podeser ainda maior. Pai de oitofilhos, o rondonense revelanunca ter dado a educaçãodevida a eles, mas se emocio-na ao contar que cada umtem seu emprego e é destaqueem sua área de atuação. Kai-ser é uma grata surpresa atodos que viam apenas Freudcomo um grande Sigmund.

VIDA PESSOAL

Ao falar sobresua vida marcadapor diferentes tra-balhos nas maisvariadas empresasdo Paraná, incluin-do potências da épo-ca, o rondonensedisse ter sido força-do a parar em 2009,aos 70 anos. Alguns proble-mas relacionados a varizespassaram a debilitá-lo, maso golpe mais duro veio em2012, ao ser diagnosticadocom a síndrome Guillain-Bar-ré (doença que causa a perdade mielina, membrana quesustenta os nervos).

“Ao desmaiar, o médicosuspeitou que fosse AVC oualguma síndrome. Fiquei 30dias na UTI”, relembra. De-pois de 40 dias em repousoabsoluto, sem poder comersozinho, Kaiser deu um exem-plo do que é passar a vidainteira trabalhando ao deta-lhar o dia em que precisou searrastar para sair da cama efazer alguma coisa sem ajuda.

Em meio à conversa, ele selevantou e buscou um pe-

queno livro usado paraguardar suas maiores lem-branças dos tempos de ope-rário. Lá estão documentoscomo o seu riquíssimo cur-rículo, certificados, fotos eatas de reuniões que ele pre-sidiu. Tudo é tratado commuito cuidado, listado umpor um. De forma atropela-da, às vezes errando a cro-nologia, mas sempre lem-brando o momento, Kaisercontou sobre seus dias detrabalho antes de chegar aoposto de Operário Padrãoda extinta empresa SwiftArmour, um frigorífico daépoca, em 1982. “É motivode orgulho e uma granderecompensa para quem sem-pre deu muito valor ao tra-balho honesto”, conta.

Etevaldo Kaiser sobre seu parente distanteSigmund Freud: “Sei que ele é o pai da

psicanálise, mas não sei explicar o que é isso”

Quadro do avô materno Roberto Sigesmundo:maior ligação de Etevaldo a Freud

O certificado de“Operário Padrão”de Etevaldo:espaço especialna parede da sala

Etevaldo e oquadro com o

brasão da famíliaSigmund

Fo

tos:

O

Pre

se

nte

Page 19: 02 21 2014

O PRESENTE | 19SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014 GERAL

Unioeste e Prefeitura de Entre Rios fortalecem parceriaMunicípio vai fornecer material de construção e mão de obra para viabilizar a instalação do Curral

de Manejo de Bovinocultura de Corte na Estação Experimental (antiga Base Naútica)

MEDIANEIRA

Estreitando ainda mais a par-ceria entre o campus de MarechalCândido Rondon da UniversidadeEstadual do Oeste do Paraná (Uni-oeste) e o município de Entre Riosdo Oeste, na semana passada foiassinado termo no qual a prefeitu-ra fica responsável pelo forneci-mento de material de construçãoe mão de obra para viabilizar ainstalação do Curral de Manejo deBovinocultura de Corte na Esta-ção Experimental Professor Alci-biades Luiz Orlando (antiga BaseNáutica), localizada na cidade.

Segundo o diretor-geral docampus de Rondon, professorPaulo José Koling, a parceria éimportante para a “consolidação

Instalação do Curral de Manejo de Bovinocultura de Corte vai consolidar a Estação ExperimentalProfessor Alcibiades Luiz Orlando (antiga Base Náutica), localizada no município

Divulgação

da Estação Experimental e, destaforma, ampliar o desenvolvimen-to das pesquisas, atividades deextensão, treinamento e capaci-tação de agricultores e seus fi-lhos, buscando, principalmente,o fortalecimento da agriculturafamiliar entre outras atividadesfomentadas pela comunidadeacadêmica e os parceiros”.

PARCERIACom recursos obtidos, em

2010, junto à Secretaria de Ciên-cia e Tecnologia (Seti/UFG), fo-ram realizados diversos investi-mentos na Estação ExperimentalProfessor Alcibiades Luiz Orlan-do. No ano de 2012, a Unioeste e o

município de Entre Rios do Oestecelebraram convênio de coope-ração técnica e científica objeti-vando viabilizar obras de terra-planagem, pavimentação e urba-nização do acesso interno da sede

da Estação (calçamento, galeriaspluviais, calçada de passeio darua de acesso e estacionamen-to), cercamento de parte da áreada Estação e a realização de ser-viços de proteção e vigilância. Os

Quatro Pontes teráarrastão contra dengue

Com o objetivo de comba-ter os focos do mosquito Aedesaegypti, transmissor da den-gue, a administração de Qua-tro Pontes, por intermédio doDepartamento de Saúde, rea-lizará um arrastão na quarta-feira (26). De acordo com odiretor do Departamento deSaúde, Fabiano Lamb, a pro-gramação terá início às 08 ho-ras, com capacitação dos par-ticipantes, e das 09 horas às09h30 as equipes serão dividi-das. Na sequência serão reali-zadas as visitas, das 09h30 às12 horas e das 13h30 às 17h30,

contemplando residências detoda área urbana. “Duranteestas visitas, nós pedimos quea população facilite o acessodos agentes às residênciaspara que esses possam verifi-car o que é possível acumularágua, buscando eliminar oscriadouros. Calhas e caixasd’água serão verificadas tam-bém”, comenta.

Conforme Lamb, os qua-tro-pontenses novamente re-ceberão informações perti-nentes à dengue. “É uma for-ma de lutarmos juntos contraa dengue”, destacou.

Atracadouro do terminal turísticode São Miguel recebe melhorias

Escavadeira hidráulica está removendo o barro para entãoserem colocadas pedras e o trabalho ser finalizado com uma

barranca de concreto: reestruturação e prolongamento

A Prefeitura de São Miguel do Igua-çu, por intermédio do Departamento deObras, está realizando a reestrutura-ção e o prolongamento do atracadourodo Terminal Turístico do Balneário Ipi-ranga. O local é utilizado semanalmen-te por visitantes de São Miguel e regiãoque adentram ao lago para pescar.

Segundo o são-miguelense Alber-to Domingues Roseto, a obra é umareivindicação antiga, pois em épocaem que o nível da água é baixo, muitaspessoas acabam se dirigindo a muni-cípios vizinhos para conseguir colo-car a lancha na água. “Faz tempo queestamos pedindo essa reestrutura-ção aqui no atracadouro, porque cadaano o nível do lago baixa e sempre nosdeparamos com esse problema denão conseguir soltar as embarca-ções”, relata Alberto.

A nova rampa visa à melhoria efacilitação para os pescadores e tu-ristas que queiram colocar a lanchano Lago de Itaipu, mesmo em épocado nível da água abaixo do normal. Obarro não será mais o problema.Moradores contam que em algumasvezes um trator teve que retirar ve-ículos com a lancha, pois estavatotalmente atolado.

Para o prefeito Claudio Dutra, aobra vai beneficiar também os comer-ciantes do Balneário Ipiranga. “O pes-cador e os turistas que vão para aprainha compram gelo, carvão e carnenos mercados local e aproveitam o diano balneário”, menciona o mandatário.Ele diz ainda que os são-miguelensesque possuem lanchas não vão maisprecisar ir para o município vizinhopara colocá-las na água. “Vamos usu-fruir o que é nosso. Temos uma prai-nha maravilhosa e acredito que comessa reestruturação e prolongamentoda barranca, os turistas voltam a soltarsuas embarcações na prainha de SãoMiguel”, finaliza o prefeito.

Atualmente o nível do Lago deItaipu já baixou aproximadamente qua-tro metros e a tendência é descerainda mais.

investimentos realizados até omomento somam mais de R$ 500mil e são oriundos das ações doPrograma Cultivando Água Boaque o município executa em con-junto com a Itaipu Binacional.

Tallini Klassmann

Page 20: 02 21 2014

20 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

SEXTA-FEIRA,21 DE FEVEREIRO DE 2014

Dia 21: Adriana Schmitt

Dia 21: Edson Brum Pereira

Dia 21: Eliseu Emidio Rheinheimer

Dia 21: Elmi Lúcia Rauber

Dia 21: Eloides Hachmann

Dia 21: Jandir Martins

Dia 21: Jorge Gregory

Dia 21: Lori Fiori

Dia 21: Leo Krummenauer

Dia 21: Marciane Oening

Dia 21: Nelci Mülling Genz

Dia 21: Odalto Schlindwein

Dia 21: Sireni Lindner

Dia 21: Romilda Reuter

Dia 21: Rubens Limberger

Dia 21: Vera Bönmann

Leila Fotografias

VAGAS REMANESCENTES NA UNIOESTEA Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está com inscrições

abertas para estudantes da própria instituição e de outras universidades que queiramconcorrer às vagas remanescentes em vários cursos nos campi de Cascavel, Foz doIguaçu, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão. O prazo terminahoje (21) e as inscrições devem ser feitas pela internet. A prova de conhecimentos estámarcada para o dia 11 de março.

FEIRA NO CASCAVELJL SHOPPING

Amanhã (22), a Feira de Adoções da AssociaçãoCidadã de Proteção aos Animais (Acipa) entra em cena naprogramação deste fim de semana do Cascavel JL Shop-ping. A partir desta edição, o evento passa a acontecer emfrente à entrada principal da Rua Jorge Lacerda. O horáriose mantém: das 10 às 18 horas.

No clic de Leila, Tiago Roberto Calgaro e Tatiane Sebastiane,que se casam amanhã (22), em Entre Rios do Oeste

Revelest

O casal de empresários rondonenses Glarice e Elonir Kochemprestigiando recente evento na cidade

Page 21: 02 21 2014

O PRESENTE | 21SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014 SOCIAL

Nadiesda Gonçalves, uma das candidatas ao Miss Rondon 2014, que acontece

amanhã (22). Aqui, posando para a objetiva de Leila

Leila FotografiasUNILA:

VAGAS OCIOSASEM 15 CURSOSA Universidade Federal da

Integração Latino-Americana(Unila), em Foz do Iguaçu, estácom inscrições abertas para oprocesso que irá selecionar can-didatos às vagas ociosas em 15cursos de graduação mantidospela instituição. O prazo termi-na hoje (21) e as provas para oscursos que exigem avaliação se-rão realizadas na quarta-feira(26), das 14 às 17 horas, no pré-dio da instituição que fica nocentro da cidade. As inscriçõespara a seleção por meio de trans-ferência externa, complemen-tação de estudos ou aproveita-mento de diploma - seguindoesta ordem para o preenchimen-to das vagas - são gratuitas edevem ser feitas pela internetpor candidatos brasileiros e es-trangeiros. Entre os cursos commais vagas disponíveis estão ode Ciência Política e Sociologia,Letras - Artes e Mediação Cultu-ral, Ciências Biológicas e Ciênci-as da Natureza. Os resultadosda seleção serão divulgados nodia 12 de março e os aprovadosdeverão fazer a matrícula entreos dias 13 e 16 de março.

Page 22: 02 21 2014

22 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014

Laboratório rondonense fica entre os dez melhores do BrasilLaboratório de Química Ambiental é coordenado desde o ano 2000 pelo professor Affonso Celso Gonçalves Junior

UNIOESTE

O Laboratório de QuímicaAmbiental do campus de Ma-rechal Cândido Rondon da Uni-versidade Estadual do Oeste doParaná (Unioeste) novamentefoi destaque no Brasil e no Para-ná. O laboratório é coordenadodesde o ano 2000 pelo professorAffonso Celso Gonçalves Juni-or e também atuam diretamen-te no local os técnicos GilmarDivino Gomes e Emerson Gas-parotto, além de diversos bol-sistas e estagiários.

A coordenação foi informa-da da excelente classificação dolaboratório do programa decontrole de qualidade durantea participação do técnico Emer-son Gasparotto na reunião rea-lizada no último dia 18, no Ins-tituto Agronômico de Campi-nas (IAC). “Recebemos a notí-cia que o Laboratório de Quími-ca Ambiental ficou classificadoentre os dez melhores do Brasil(Conceito A, nota 95,0), dentremais de 100 laboratórios parti-cipantes do programa, referen-te às análises físicas de solos

Equipe do Laboratório de Química Ambiental do campus da Unioeste em Marechal Rondon

Divulgação

(Granulometria), conquistandonovamente o Selo de Qualidadepara 2014, emitido pelo IACsomente aos melhores labora-tórios”, conta o coordenador.

Segundo o professor Affon-so, ele recebeu ainda a informa-ção da Comissão Estadual dosLaboratórios de Análises Agro-nômicas do Paraná (Cela-PR)de que o mesmo laboratóriotambém ficou entre os melho-res do Estado do Paraná refe-rente à qualidade das análisesquímicas de solos e, assim, ob-teve novamente o “Selo de Qua-lidade” emitido pela Cela-PRpara o ano de 2014.

CONVÊNIOSDe acordo com o coordena-

dor, no mês de março serão re-novados os convênios de aná-lises de solos (químicas e físi-cas) com diversas prefeiturasda região Oeste do Paraná,uma vez que o Laboratório deQuímica Ambiental e Instru-mental também presta servi-ço para a comunidade agrope-

cuária em análises de solos,águas, tecido vegetal e amos-tras ambientais diversas.

O laboratório também aten-de e auxilia diretamente di-versos professores e pesqui-sadores da Unioeste em seus

projetos de iniciação cientí-fica, mestrado e doutoradorealizados no Centro de Ci-ências Agrárias do campusde Marechal Rondon.

Além disso, a equipe de pes-quisa do professor Affonso tem

desenvolvido inúmeros proje-tos de mestrado e doutorado,trabalhos de inovação tecnoló-gica e efetivado muitas parceri-as nacionais e também interna-cionais com universidades daEspanha e de Portugal.

Page 23: 02 21 2014

O PRESENTE | 23SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014 ESPORTES

Dilma inaugura Beira-Rio trocando passe com D'AlePresidenta visitou o estádio ontem (20) e evitou falar com jornalistas

INTER

Foi de longe, pelo telão,que a imprensa pôde acom-panhar a visita da presiden-ta Dilma Rousseff ao Beira-Rio, na manhã de ontem(20). A presidente teve forteblindagem e não concedeuentrevistas no estádio, ondecumprimentou operáriosda reforma e trocou passecom D'Alessandro, no pon-tapé inicial simbólico danova casa colorada. “Gente,está lindo isso! Deem os para-béns aos operários”, avalioua presidenta.

Acompanhada por umgrupo de autoridades - comoJérôme Valcke, secretário-ge-ral da Fifa; Tarso Genro, go-vernador do Rio Grande do

Sul; José Fortunati, prefeitode Porto Alegre; RonaldoNazário, membro do ComitêOrganizador Local (COL);Aldo Rebelo, ministro do es-porte; e Giovanni Luigi, pre-sidente do Inter - Dilma pre-senteou trabalhadores combolas autografadas por ela epor jogadores do Inter.

Antes de sair do estádio, apresidenta recebeu uma ca-miseta colorada com o núme-ro 10 e seu nome estampadosnas costas. Havia rumores deque um protesto, promovidopelo Bloco de Luta pelo Trans-porte Público, poderia acon-tecer no momento em queDilma estivesse no estádio, epelas redes sociais colorados

Barcos comemora vitória do Grêmio, mas mantém cautelaA vitória do Grêmio por

3 a 2 sobre o Caxias na quar-ta-feira (19) trouxe boas no-tícias para a torcida trico-lor. Barcos marcou duasvezes e é a esperança de golsdo time de Enderson Morei-ra para o restante da tempo-rada. O Pirata é um dos go-leadores do Gauchão, comcinco gols. Zé Roberto tam-bém deixou sua marca. Com

o resultado, o Grêmio man-tém a liderança do grupo B,com 18 pontos.

Mesmo eufórico por tercontribuído para a vitória doGrêmio, Barcos prefere man-ter a cautela, afirmando que otime não conquistou nadaainda e que continuará nabusca pelos resultados. “Umgol lindo, sempre importan-te para o atacante, também

dá tranquilidade para o time.Esperamos manter a mesmalinha, ainda não ganhamosnada, temos que manter ospés no chão e buscar os re-sultados”, disse.

Durante a partida o Grê-mio sofreu alguns sustos.Saindo na frente com gol deZé Roberto, a equipe de En-derson sofreu um apagão esofreu a virada em seis mi-

Conselho terá parecer sobre compra de Leandro DamiãoO parecer do Conselho

Fiscal sobre a contrataçãodo atacante Leandro Damiãoserá um dos assuntos napauta da primeira reuniãoordinária do Conselho Deli-berativo do Santos, na ter-ça-feira (25). O encontroocorreria na última segun-da-feira (17), mas foi adiadodevido à reunião extraordi-nária do último dia 12, que

Romarinho comemora boa fase e vê Timão no caminho certoO atacante Romarinho pa-

rece ter dado a volta por cimano Corinthians. No retornoda delegação a São Paulo, natarde de ontem (20) após avitória por 2 a 1 sobre o Oeste,em São José do Rio Preto, ojogador - autor do primeirogol alvinegro na partida - foio mais procurado por torce-dores para tirar fotos e distri-buir autógrafos. Um fato con-

trastante com os protestos en-volvendo seu nome no segun-do semestre do ano passado.

Após deixar sua marca noempate por 1 a 1 com o Pal-meiras (o quinto dele contrao arquirrival, em quatro jo-gos), no último domingo (16),Romarinho já havia caído nasgraças da torcida. O belo golanotado no estádio BeneditoTeixeira, que marcou o início

da reação do Corinthians napartida, deu ainda mais tran-quilidade ao atleta, escaladoentre os titulares ao lado dePaolo Guerrero pelo técnicoMano Menezes.

“Estamos no caminho cer-to para melhorar. Agora é des-cansar para a próxima parti-da. O Campeonato Paulista éisso aí, são jogos difíceis”, re-sumiu. O novo estilo de jogo

nutos. Wendell e Werley fa-laram sobre a distração dogrupo no momento dosgols. Quem teve oportuni-dade para mostrar seu de-sempenho para Enderson,foi o goleiro Busatto. O ar-queiro fez boas defesas e ain-da deu o lançamento queoriginou o terceiro gol doGrêmio, segundo de Barcosna partida.

adotado pelo Timão em 2014favoreceu Romarinho. Antesutilizado como ponta no es-quema tático de Tite, o 4-2-3-1, o jogador evoluiu atuandono 4-4-2 de Mano. Com maisliberdade para se movimentarno campo de ataque, ele mar-cou três vezes em apenas ummês de Campeonato Paulista.No ano passado, foram seisgols em toda a temporada.

Lais respirasemaparelhose tem altada UTI

A brasileira Lais Souzadeixou ontem (20) a Uni-dade de Terapia Intensiva(UTI) do Hospital JacksonMemorial, da Universida-de de Miami, e foi transfe-rida para a unidade semi-intensiva. De acordo comos médicos, ela ainda temuma traqueostomia conec-tada a oxigênio, mas respi-ra sem necessidade de ven-tilação mecânica e seu qua-dro é estável.

A ex-ginasta está inter-nada desde o dia 27 de ja-neiro, quando sofreu umacidente durante os trei-nos de esqui em Park City,Utah, onde a atleta foi sub-metida a uma cirurgia. Nãomexia braços e pernas. Nodia 05 de fevereiro, foitransferida para o hospitalda Universidade de Miamipara ser tratada no “TheMiami Project to Cure Pa-ralysis”. Lá, conseguiu mo-ver os ombros e mostrousensibilidade na parte su-perior do braço e do tórax.

“A primeira grande vi-tória é conseguir respirarsozinha. Lais ainda temuma traqueostomia conec-tada a oxigênio, mas estáconseguindo respirar semse cansar. Nessa nova eta-pa do tratamento, vamosdar ênfase à manutençãodessa capacidade e à recu-peração da parte hemodi-nâmica. Ela tem uma pe-quena válvula acoplada àtraqueostomia, que permi-te a ela falar normalmente.Lais é a paciente mais forteque eu já tratei”, afirma oDr. Antonio Marttos Jr,médico do Time Brasil e daUniversidade de Miami.

Presidenta Dilma e o jogador D’Alessandro,

com quem trocou passes ontem (20)

discutiu o caso Neymar.De acordo com a ordem do

dia, divulgada ontem (20), oparecer atende ao artigo 90 doestatuto do clube. Nele, é ditoque “qualquer transação, in-cluindo compra, venda, ces-são de direitos, ou qualqueroutra, envolvendo atleta pro-fissional de futebol, cujo va-lor da parte que caiba ao San-tos seja superior a 20% das

receitas previstas no orçamen-to, deverá contar com parecerposterior do Conselho Fiscalquanto aos aspectos formaise éticos da transação”.

No início do mês, o conse-lheiro Celso Pires pediu, emrequerimento enviado ao presi-dente do órgão, Paulo Schiff,que a diretoria explicasse a tran-sação de Leandro Damião. Se-gundo o documento, o emprés-

timo de R$ 41 milhões, feitopelo fundo Doyen Sports parao Peixe comprar o jogador,pode ter ferido o artigo 89,parágrafo único, do estatutosantista, que limita a 10% dareceita orçada o limite de endi-vidamento do clube - a menosque tenha sido contratado“para substituição de financi-amentos anteriores e sob con-dições mais favoráveis”.

se mobilizavam para blindaro Beira-Rio em caso de ação devândalos. O clima fora da sede

da Copa em Porto Alegre,porém, foi de calmaria e ne-nhuma manifestação ocorreu.

Diego Vara/Agência RBS

Page 24: 02 21 2014
Page 25: 02 21 2014
Page 26: 02 21 2014

MARECHAL RONDON

Congresso técnico do Campeonato Regional acontece hojeOito equipes estão confirmadas e mais quatro cidades podem confirmar participação

26 | O PRESENTE ESPORTES SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014

Secretários municipais deEsportes e representantes daárea estarão reunidos a par-tir das 14h30 de hoje (21) naSecretaria de Esporte e La-zer de Marechal CândidoRondon para debater emcongresso técnico as formasde disputa, além das equipesparticipantes e os confron-tos do Campeonato Regio-nal de Futebol de Campo Ca-tegorias Menores/Copa Ma-rechal Cândido Rondon.

De acordo com o profissi-onal de Educação Física daSecretaria, Jean Zeni, já es-tão confirmadas as partici-pações de oito cidades: AssisChateaubriand, Itaipulân-dia, Marechal Cândido Ron-don, Mercedes, Palotina,Santa Helena, São José dasPalmeiras e Toledo. Mas ain-da podem ingressar no Cam-peonato Regional os muni-cípios de Entre Rios do Oes-

Professor de Educação Física da Secretaria de Esporte e Lazer, Jean Zeni:

“Será uma competição de longo prazo, na qual os times jogarão todos contra

todos em turno e returno nas categorias sub-15 e sub-17 masculino”

O Presente

TCW atribui derrota a falhas sequenciais na arbitragemRealmente a história de

que futebol é momento seaplica em gênero, número egrau para a equipe do ToledoColônia Work (TCW) nesteCampeonato Paranaense. Afase não é boa, é verdade,mas na quarta-feira (19), nojogo contra o Rio Branco, emParanaguá, válido pela 7ª ro-dada da competição, o Porco,que entrou com uma forma-ção totalmente nova, jogoumelhor, criou mais, perdeu

gols incríveis e ainda foi mui-to prejudicado pela arbitra-gem, que anulou um gol deMarcel - por suposto impedi-mento - e não marcou doispênaltis para a equipe do Oes-te, ambos em lances com omeia-atacante Tharles.

Por sua vez, o Rio Bran-co marcou duas vezes comBismark, o primeiro em bolaparada aos 30 minutos daetapa inicial, e o segundoem um contra-ataque aos 34

minutos da etapa comple-mentar. No fim da partida,Marcel sofreu pênalti. Ge-orge cobrou com perfeiçãopara descontar. Em entre-vista, tanto os jogadorescomo o presidente da equi-pe, Irno Picinini, reclama-ram demais da arbitragem,especialmente nos lances dospênaltis sobre Tharles.

Na próxima rodada oTCW recebe o Coritiba, do-mingo (23), às 16 horas, no

Estádio Municipal 14 de De-zembro e a diretoria prepa-rou duas promoções paraatrair os torcedores ao está-dio. Os consumidores quecomprarem R$ 150 nos su-permercados Primato ga-nham um ingresso para osetor de arquibancadas e ostorcedores que compraremquatro ingressos (inteira)na área das cadeiras cober-tas ganham uma camisa ofi-cial do TCW.

Campeões do Regionalito serão conhecidos amanhã em MissalO Ginásio de Esportes 25

de Julho, em Missal, sediaamanhã (22) quatro partidaspara definir os campeões do23º Regionalito de Futebol deSalão. Com 25 equipes nascategorias sub-10, idade li-vre feminino, idade livre mas-culino e quarentinha, a mo-dalidade de futsal envolveu aparticipação de 350 atletas.Também foram realizadas dis-putas na bocha e no bolão,além da bocha de carpe e bo-cha de areia, totalizando 600participantes.

O campeonato é desen-volvido pela administraçãomunicipal, por meio do De-

Domingo temCampeonato deVôlei de Areiaem São Miguel

O Departamento de Esportesde São Miguel do Iguaçu, emparceria com a RPC TV, promo-ve no domingo (23) um Campe-onato de Vôlei de Areia. A com-petição acontecerá no TerminalTurístico do Balneário Ipiranga,a partir das 13h30. O valor dainscrição é R$ 35 por dupla, sen-do disputadas pelas categoriasfeminino e masculino. Haverápremiações com medalhas e tro-féus para o 1º, 2º e 3º lugar.

As inscrições podem ser rea-lizadas no dia do campeonato ouno Departamento de Esportesjunto ao Ginásio de EsportesJoelson Marcelino, Rua Fernan-do Ferrari. Mais informaçõespodem ser obtidas pelo telefone(45) 3565-2856.

te, Nova Santa Rosa, PatoBragado e Quatro Pontes.

A competição foi propos-ta em um novo formato, queprevê que os atletas das equi-pes não precisarão dormirem colégios, nem mesmomontar refeitórios, jogandoapenas uma partida a cadaduas semanas, que é o mode-lo parecido com o da CopaLibertadores da América.“Esta será uma competiçãode longo prazo, na qual asequipes jogarão no sistemade rodízio (todos contra to-dos), em turno e returno nascategorias sub-15 e sub-17masculino”, destaca Zeni.

O município de MarechalRondon sediará o quadran-gular final. A expectativa éde que entre seis e sete roda-das sejam disputadas até aCopa do Mundo, com datasa serem definidas na reuniãode hoje. Durante a Copa ha-

verá um intervalo e os ou-tros jogos serão definidos erealizados depois da Copado Mundo.

LAZER E RECREAÇÃOPor outro lado, a Secreta-

ria de Esporte e Lazer inicianeste fim de semana o Proje-to de Lazer e Recreação nosbairros, sendo que o primei-ro bairro a ser contempladocom o novo projeto é o Jar-dim Primavera. Atividades depinturas, jogos de mesa, camaelástica, jogos esportivos en-tre outras estão programa-das para acontecer amanhã(22), com início às 14 horas,na quadra do Colégio 25 deJulho. O objetivo da Secreta-ria é atender as crianças dosbairros com as atividades re-creativas e de lazer. A próxi-ma etapa acontecerá no dia22 de março, na praça dodistrito de Margarida.

JOGOS DE AMANHÃ (22)

partamento de Esportes, eas disputas iniciaram no dia31 de janeiro. Será entre-

gue premiação do 1º ao 4ºcolocado com troféus e me-dalhas, além de premiação

ao artilheiro e ao goleiromenos vazado em cada umadas categorias.

CATEGORIA SUB-1018h00 Colégio Posialfa/Uniguaçu/Medianeira x Missal

IDADE LIVRE FEMININO19h00 Grazy Flores/Triacca Agroferragens/São Miguel do Iguaçu x Santa Terezinha de Itaipu

QUARENTINHA20h00 Funilaria Gasperini/Panificadora Gaúcha x Santa Helena

IDADE LIVRE MASCULINO21h00 Funilaria Raimundi/São Miguel do Iguaçu x Itaipulândia

Page 27: 02 21 2014

O PRESENTE | 27SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014 ESPORTES

Três jogos movimentam hoje o Municipal de Futebol SeteDisputas no adulto e veterano contam com a participação de 160 atletas

PATO BRAGADO

Foram abertas na últimaterça-feira (18) as disputas demais um Campeonato Muni-cipal de Futebol Sete em PatoBragado, com jogos nas ca-tegorias adulto livre e vete-rano. A competição é promo-vida pela prefeitura, por in-termédio da Secretaria de Es-portes e Lazer. Segundo osecretário da pasta, CésarSchaeffer (Tcheco), as dispu-tas ocorrem nos campos dasassociações, a partir das 19horas, todas as terça-feiras.

Sete equipes participamdos jogos na categoria adul-to, com disputas nas terças esextas-feiras. Já na categoriaveterano são seis os times eas rodadas ocorrem nas quar-tas-feiras. Os jogadores doveterano foram formados porsorteio, já no adulto são equi-pes formadas pelos própriosparticipantes.

Atletas da categoria adul-to livre disputam hoje (21) a2ª rodada na Associação deMoradores Sempre Unidos.As partidas serão entre Aba-tedouro Niederle x Beluar’t,Calçados Beira Lago x Mag-na-Som/Iappe Pinturas e Pi-zzaria Dois Irmãos x Super-

mercado Itaipu/CJC/Sicredi.Na categoria veterano os

próximos jogos acontecemna quarta-feira (26), naAssociação da Linha DoisVizinhos, onde jogarão Bra-galuz/Casa de Carnes Ma-chado x La’Bella Sabores/Iappe Pinturas, Eletroeste/

Jogos envolvem a participação de 13 equipes, nas categorias adulto e veterano

Marili Besso

Toledano será premiado como melhor treinador de handebol

Rodrigo Lazzaretti (Polenta) representará Toledo nas votações da

Liga de Handebol do Paraná, enquanto Mauro Ansolin (Pato) será

homenageado da assembleia com o título de melhor treinador

Será realizada hoje (21) eamanhã (22), em Cianorte, a

Assembleia Estadual da Ligade Handebol do Paraná. Na

oportunidade, será definidoo calendário estadual da en-tidade, as sedes dos eventose também a premiação dosmelhores do ano de 2013.Entre eles está o técnico daSecretaria de Esportes e La-zer de Toledo, Mauro Anso-lin (Pato), que irá receber otroféu de melhor técnico doano de 2013 na CategoriaCadete Masculino.

A Liga de Handebol doParaná oferece esses prêmi-os a todos os técnicos decada categoria que foramcampeões no ano anterior.“Fico muito feliz em recebereste prêmio e gostaria dedividir ele com a comissãotécnica e principalmentecom nossos atletas que aju-daram a conquistar este tí-

Foz tem oprimeirocentro deexcelênciade futebolfeminino

O Parque TecnológicoItaipu, em Foz do Iguaçu,abriga o primeiro centro deexcelência do futebol femi-nino do Brasil. O lançamen-to da pedra fundamental doprojeto foi feito na quarta-feira (19) pelo ministro dosEsportes, Aldo Rebelo, e pelopresidente da Fundação Par-que Tecnológico Itaipu, JuanCarlos Sotuyo.

Após a cerimônia, AldoRebelo visitou o terreno ondeserá construído um Centrode Iniciação ao Esporte(CIE), no Bairro de TrêsLagoas, e as obras no EstádioPedro Basso, do Flamengo,que servirá de centro de trei-namento para a Seleção deFutebol da Coreia do Sul du-rante a Copa do Mundo.

“Esse centro de excelênciaé uma conquista importantedo esporte brasileiro, do fute-bol e, especialmente, do fute-bol feminino”, declarou o mi-nistro, ao descerrar a placacomemorativa. Segundo ele,os investimentos em infraes-trutura esportiva em Foz doIguaçu credenciam a cidadenão apenas para receber dele-gações para a Copa do Mun-do, mas também durante osJogos Olímpicos de 2016.

O novo Centro Esportivodo Parque Tecnológico Itaipuserá instalado em uma área de43 mil metros quadrados, jun-to ao campo de futebol. Naprimeira fase, ganhará arqui-bancada, vestiários e aloja-mento com capacidade para108 leitos. O investimentopara essa primeira etapa doprojeto foi orçado em R$ 17milhões, com recursos capta-dos por meio da Lei de Incen-tivo ao Esporte.

Restaurante do Lobó x Cal-çados Beira Lago/Lavande-ria Costa Oeste e MerceariaAvenida/Esportiva Fronteirax Cerâmica São Luiz/DipatoAutopeças. O encerramen-to das disputas da primeirafase ocorrerá nos dias 18 e19 de março.

tulo”, declarou Pato.Na mesma data também

ocorrerá a eleição da nova di-retoria, cujos trabalhos esta-rão a cargo de Pato, que será opresidente da Comissão Elei-toral. Outro técnico da Secre-taria, Rodrigo Lazzaretti (Po-lenta), terá a responsabilidadede votar pelo município.

Para a atual temporada, oobjetivo é conquistar títulos,mantendo ainda todo auxí-lio necessário na formaçãode atletas. “Nosso foco prin-cipal não é conquistar títu-los para nós do handebol. Oque desejamos é formar cida-dãos antes de serem atletas”,enfatizou Pato, lembrandoque é realizada a busca porpatrocínios para participar decompetições.

Abatol renova contrato de patrocínio para temporadaOs membros da Associa-

ção dos Amigos do Basque-tebol Masculino de Toledo(Abatol) visitaram na terça-feira (18) a Indústria de Ali-mentos Ninfa, em Media-neira. O objetivo da ida até áfabrica foi para entregar orelatório de atividades rela-tivo ao ano de 2013 e o agra-decimento pelo patrocínio

tura do contrato para 2014.A Associação dos Ami-

gos do Basquetebol Mascu-lino de Toledo (Abatol) foifundada em dezembro de1999, com o objetivo de pro-mover a modalidade emToledo. Desde então, o bas-quete é exemplo de organi-zação dentro do municípioe do Estado.

que já perdura nove anos.De acordo com o presiden-

te Gervásio Finger, a recepçãofoi acalorada pelo empresárioe diretor-geral, Hugo Zadine-llo, e o diretor-comercial, An-tonio Tadeu Sandi. “Durantea recepção, fizemos a entregados relatórios e agradecemoso empenho deles durante osnove anos de patrocínio”, co-

mentou o presidente.Em seguida, Zadinello ex-

plicou o quão importante éesse projeto da Abatol para asociedade. “Mais empresasdeveriam apoiar o esporte e aeducação que é uma compa-nhia perfeita para a forma-ção de um futuro cidadão”,fez suas palavras, sendo rea-lizada na sequência a assina-

Divulgação

Page 28: 02 21 2014

Sim, somos o celeiro do mun-do. Pelo menos é o que devemosconsiderar se levarmos em contaprevisões otimistas e ousadas. Aprimeira delas é de que o Brasildeverá chegar em 2020 com umaprodução de grãos de 260 milhõesde toneladas - a estimativa para oatual ciclo é de cerca de 193 mi-lhões. A perspectiva é aumentara produtividade em pelo menos5% ao ano. A avaliação é apre-sentada pelo diretor-presidenteda Coopavel, Dilvo Grolli. O Para-ná, por sua vez, deve crescer amédia de 6% ao ano, nos próximosseis anos, aumentando dos atuais36,1 milhões de toneladas (estima-dos para 2013/2014) para 50 mi-lhões de toneladas. Para o Oeste,Grolli tem avaliação ainda maisousada, prevendo que a regiãodeve acrescentar 5 milhões de to-neladas aos 10 milhões atuais.

Questionado como o Estadoe a região aumentarão essa pro-dução, já que estão no seu limitede exploração de áreas produ-

tivas, Grolli explica que real-mente pouca área de pastagemserá acrescida para agricultu-ra, porém, os paranaenses têmvários pontos a seu favor. Oprimeiro deles, cita o dirigente,é a qualidade do solo, infinita-mente melhor que o Mato Gros-so, por exemplo, grande pro-dutor de grãos brasileiro. Tam-bém conta, historicamente,com o clima a seu favor. Elecompara que o número de se-cas ocorridas no Paraná é mui-to menor que no Rio Grande do

Page 29: 02 21 2014

A Convenção de VendasSafeeds 2014 bem que pode-ria ser chamada de Conven-ção Internacional devido aoprestígio do evento neste ano.A empresa, com sede emCascavel (distrito de SedeAlvorada), reuniu na manhãde ontem (20) seus colabora-dores internos e externos, re-presentantes de todas as re-giões do país, além doParaguai e Argentina,bem como representan-tes de fornecedores, in-clusive o presidente daempresa candadenseJefo, Jean Fontaine.

A programação doevento contou com pa-lestra de abertura como diretor-presidente daCoopavel, Dilvo Grolli.Na sequência, as ativi-dades foram conduzi-das pelo diretor-propri-etário da Safeeds, Ri-cardo Castilho. Ele expla-

Sul. Mas, um dos principais fa-tores que concorrem para o au-mento da produtividade é a apli-cação de tecnologia. “O Paranáestá à frente, sendo precursor demanejos e aplicação de tecnolo-gia, por isso temos resultadosacima da média”, afirma.

COMPARATIVOGrolli faz um comparativo

rápido: enquanto a produtivi-dade de soja dos Estados Uni-dos atualmente é de 2,9 kg/ha,no Brasil é de 3 kg/ha; na regiãoOeste do Paraná é de 3,6 Kg/ha.O Show Rural Coopavel desteano apresentou parâmetros deprodutividade de 6,4 kg/ha.“Mas almejamos atingir o re-corde mundial, de 10,38 Kg/ha.A diferença se repete com omilho (ver box). “Produzir maisé o que todos querem e aindanão temos um limite, mas simmetas a perseguir”, acrescenta.

O cooperativista cita que alogística hoje é o maior gargalo daprodução de grãos no Brasil. Poroutro lado, ele alerta para umproblema que começa a “bater naporta” da agroindústria parana-ense e do Brasil: a falta de água. Elediz que essa questão já é bem dis-cutida e resolvida em alguns pa-

íses, especialmente nos EstadosUnidos. Contudo, no Brasil aindaé preciso estudar maneira de usarmenos água no processo de agro-industrialização, desde as pro-priedades até nos frigoríficos.“Precisamos gerenciar melhornossos estoques, reduzir o consu-mo, reciclar a água que utiliza-mos e pensar no futuro, porquevai faltar água”, sentencia Grolli.

Para o presidente da Coopa-vel, em breve, a escassez de águavai ser um dos grandes garga-los do agronegócio paranaense,que vem crescendo vertigino-samente no processo de indus-trialização, principalmente decarnes, mais do que a médiabrasileira, que já é relativamen-te alta. Ele cita que, de 1994 a2013, a produção nacional decarne bovina aumentou 92%,enquanto de suíno foi 210% e deaves 274% (fonte: Abiec, Apin-co e Abipecs). “E o Paraná é ogrande produtor e exportadorbrasileiro de carne de frango,cuja produção foi a que maisaumentou”, expõe.

(A entrevista completa com DilvoGrolli, que apresenta um panoramacompleto sobre o agronegócio brasilei-ro para os próximos anos, você lê napróxima edição de O Presente Rural).

nou sobre a trajetória da em-presa, desde a sua atuaçãocomo representante e distri-buidora de produtos internaci-onais, passando pelo proces-so de implantação de indústriae linha própria de produtos, atéo trabalho realizado atualmen-te. Castilho também levou osconvencionais a fazerem umtour pelas novas instalações

da Safeeds, inauguradasem agosto de 2013. Osconvencionais debateram,ainda, sobre metas, estra-tégias de trabalho, relaci-onamento, entre outros as-suntos, destacando a li-nha de produtos com aqual a Safeeds representae, especialmente, os defabricação própria.

Safeeds promove convençãocom presenças internacionais

Page 30: 02 21 2014

30 | O PRESENTE POLICIAL SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014

BPFron fecha casa que seria usada para o tráficoPistola, munições, maconha, cachimbos para crack, máquina de

choque, celulares e dinheiro foram encontrados na casa

GUAÍRA

O Batalhão de Polícia deFronteira (BPFron) fechouuma residência em Guaíraque, conforme informações,era utilizada para o tráfico dedrogas. A ação aconteceu noinício da madrugada de on-tem (20), após inúmeras de-núncias. Um casal foi preso eum menor de idade apreendi-do. No local, a polícia encon-trou uma pistola calibre novemilímetros, munições para aarma, maconha, cachimbospara uso de crack, dinheiro emateriais para acondiciona-mento e comercialização desubstância entorpecente.

Os policiais militares fo-ram até a casa, no Jardim

Divulgação

Idosa deRondon caino golpe dobilhetepremiado

Uma senhora moradora deMarechal Cândido Rondonperdeu R$ 3 mil ao cair nogolpe do bilhete premiado.Imagens de câmeras de segu-rança de um estabelecimentoobtidas pela polícia flagram omomento em que a idosa eraludibriada por um homembem vestido, que se apresen-tou a ela como empresário.

A cena, na esquina dasruas Santa Catarina e DomJoão VI, mostra a vítima queacabava de sair do banco comR$ 3 mil, preço pago pelobilhete. A imagem foi flagra-da próximo do meio-dia deterça-feira (18).

A idosa foi abordada poruma mulher, que teria ofere-cido o bilhete premiado daMega Sena, mas a vítima nãoaceitou. Após a recusa, o ou-tro estelionatário aparece. Elese passa por um empresáriorico e convence a senhora acomprar o bilhete. A idosaentra em uma agência bancá-ria e saca R$ 3 mil. Ao sedirigir à agência lotérica pararesgatar o prêmio, ela foi avi-sada de que havia caído emum golpe. A mulher colaboracom a Polícia Civil para en-contrar o casal de esteliona-tários. As imagens da câmerade segurança são utilizadasna investigação.

Zeballos, onde encontraramnove pessoas, com idades en-tre nove e 35 anos. Após re-vista pessoal e varredura nointerior da residência, a ope-ração policial resultou nasprisões e apreensões da pis-tola, 16 munições, sete gra-mas de maconha, cinco apa-relhos de telefone celular,R$ 294 em notas diversas emoedas, três cachimbos parauso de drogas, um coldre decouro para arma de fogo, umamáquina de choque, papel-alumínio e isqueiros.

Uma mulher de 35 anose um homem de 22 forampresos. O menor apreendi-do tem 17 anos e, na hora

Arma, munições, drogas, celulares e dinheiro foram apreendidos

da abordagem, tentou es-conder a arma de fogo. To-dos os objetos apreendidos

e os envolvidos foram leva-dos para a Delegacia de Po-lícia Civil em Guaíra.

PNEUS EM MARECHAL RONDONDivulgação

O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) apreendeu um carrocarregado com algumas unidades de pneus contrabandeados do

Paraguai. O veículo foi interceptado no fim da noite de quarta-feira (19),em Margarida, distrito de Marechal Cândido Rondon. A Montana levava

oito pneus de procedência paraguaia. Ao avistar a viatura policial, omotorista fugiu em alta velocidade. O condutor abandonou o carro, entrou

em um matagal e não foi mais localizado. O veículo e os pneus foramencaminhados para a Delegacia da Receita Federal em Guaíra.

PM recapturaforagido de Santa Helena

João Antônio da Silva foipreso no início da tarde de on-tem (20) por policiais militaresde Santa Helena. Ele era foragi-do da cadeia pública local. Osuspeito estava em uma resi-dência da Rua Pará, no conjun-to habitacional Santa Rita deCássia. Desde a manhã de on-tem policiais militares monito-ravam a região, pois denúnciasdavam conta de que ele circula-va pelo bairro. Ao avistar a vi-atura da Polícia Militar, o ex-foragido entrou em uma casa e

se escondeu em um dos cômo-dos, porém foi encontrado pe-los policiais, deitado em umquarto. Ele recebeu voz de pri-são e foi conduzido à carcera-gem da Delegacia de Polícia Ci-vil em Santa Helena.

João é suspeito de ter parti-cipado do roubo a um táxi deSanta Helena, no interior deDiamante do Oeste. Entretanto,ele não foi reconhecido pela ví-tima. Segundo o preso, duranteo período que esteve foragidoele não saiu de Santa Helena.

Polícia da região está mobilizada àprocura de integrantes de quadrilha

Homens armados tomaramde assalto, na tarde de ontem(20), em Mercedes, uma cami-nhonete S10 e fizeram dois re-féns, um empresário e um deseus funcionários. Após a ação,os elementos fugiram pelaBR-163 no sentido a Guaíra,utilizando como batedor umaFiat Strada, de cor vermelha.Assim que comunicada doocorrido, a Polícia Militar deMercedes repassou a informa-ção para toda rede policial daregião. Uma equipe do Bata-lhão de Polícia de Fronteira(BPFron) abordou o suspeitoda Strada na rodovia, próximoa Maracaju dos Gaúchos, ondeele foi preso. O jovem, de 22anos, morador de Guaíra, es-

tava armado com uma pistolacalibre sete meia cinco, com setemunições intactas.

Após o assalto em Merce-des, os mesmos elementos to-maram em assalto uma Hon-da Broz vermelha em um pos-to, no distrito de Bela Vista,em Terra Roxa. Policiais daRonda Ostensiva Tático Mó-vel (Rotam) de Marechal Cân-dido Rondon conseguiram re-cuperar a moto e prender maisum integrante da quadrilha,que estava com um revólvercalibre 38. Os policiais conti-nuam as buscas na tentativade recuperar a S10 e prenderos outros suspeitos de partici-pação no roubo. Os reféns fo-ram libertados.

ARMA E SIMULACRODivulgação

Por volta das 17 horas de quarta-feira (19), a Polícia Rodoviária Federal(PRF) apreendeu, em Céu Azul, um revólver calibre 32, 19 munições calibre

32 e um simulacro (arma de brinquedo que visualmente imita as armasverdadeiras) que estavam com um carioca de 26 anos. Ele conduzia um Foxquando foi abordado na BR-277. Os policiais encontraram os objetos dentro

de um saco plástico que aparentava ser uma lixeira. O suspeito disse quecomprou o produto no Paraguai e que acreditava que o simulacro era umapistola verdadeira, já que ele pagou um alto preço. O preso, os objetos e

o veículo foram encaminhados para a Polícia Civil em Matelândia.

Page 31: 02 21 2014

Os policiais civis do Estado doParaná realizaram ontem(20) uma paralisação de 24

horas com o objetivo de chamar a aten-ção para os problemas da Polícia Civil.Segundo o presidente do Sindicato dasClasses Policiais Civis do Estado doParaná (Sinclapol), André Luiz Gutier-rez, cerca de 70% das delegacias aderi-ram ao movimento. Em Marechal Cân-dido Rondon não foi diferente. Ontem(20), o local ficou vazio. A exemplo deoutras delegacias da região, como emToledo, Cascavel e Foz do Iguaçu, fo-ram atendidos somente casos de fla-grantes e homicídios.

A paralisação foi deflagrada depoisde assembleias da classe feitas em todoo Paraná. A pauta de reivindicaçõesinclui a transferência dos presos dasdelegacias para as penitenciárias, pa-gamento de direitos trabalhistas, pro-gressões de carreira, aumento salarial,contratação de servidores que foramaprovados no último concurso, em 2009,e um novo estatuto em substituição aoatual, considerado ultrapassado - o atu-al estatuto tem 32 anos.

Ontem à tarde, representantes dacategoria, incluindo um agente ron-donense, participaram de uma as-sembleia em Curitiba, onde foraminformados sobre os avanços do diá-logo entre sindicato e governo. O po-licial Ronaldo Ferreira de Souza, queatua em Marechal Rondon e estevena Capital, disse por telefone que a

classe espera por inúmeras melhori-as e mais benefícios, mas especial-mente quer melhores condições paratrabalhar. “O que mais queremos sãomelhores condições de trabalho, por-que a situação está difícil”, destacouo policial rondonense.

A partir de agora, o governo analisaas reivindicações e deve fazer umaproposta em poucos dias. “Vamos es-perar uma resposta do governo esta-dual até 14 de março. Se não houveravanços, a classe volta a se reunir paradecidir o que pode ser feito”, diz Ronal-do. Não está descartada a possibilidadede uma greve. “Tivemos a assembleiahoje (ontem), na qual fomos informa-dos sobre as negociações com o gover-nador (Beto Richa) - a reunião entrepoliciais e o governo aconteceu na noitede quarta-feira (19), no Palácio Iguaçu.O secretário de Segurança Pública (JoséIégas) e o governador vão analisar a

partir de agora o que pode e o que nãopode ser feito pelos policiais”, pontuaRonaldo.

Para o delegado em Marechal Ron-don, Pedro Lucena, a Polícia Civil preci-sa imediatamente de intervenções.“Estamos com muitos problemas, comoo efetivo muito aquém do necessário.Precisamos de delegados, investigado-res”, diz. A situação na região ExtremoOeste, de acordo com ele, piorou nosúltimos dias e tem se repetido ao longodos anos. “O delegado de Santa Helenaestá de licença médica. A delegada deGuaíra está de férias”, exemplifica.“Como vamos fazer para atender todaessa população?”, questiona.

Ainda segundo Lucena, o Governodo Estado não vem cumprindo com suasobrigações. “Tem gente que foi promo-vido em 2012. Estamos em 2014 e o go-verno ainda não paga (a diferença sala-rial por conta da promoção)”, revela.

O delegado rondonense conta que aparalisação em Marechal é uma formade dar apoio ao movimento e exigirmudanças, entretanto, cuidados sãotomados para não prejudicar a popula-ção. “Estamos atendendo casos urgen-tes e a população não vai sair prejudi-cada”. Parte dos pedidos feitos pelospoliciais teria sido vista de maneirapositiva por Richa. “De uma forma ge-ral, as negociações estão dentro docronograma e satisfazem”, pontuaRonaldo. Um cronograma para a trans-

ferência de presos das delegacias paraos presídios deve ser criado. Outrasreivindicações, como aumento salarial,também já começam a ser discutidaspelo governo.

A paralisação encerrou à meia-noi-te de ontem. A previsão é de que hoje(21) os serviços voltem à normalidadeem todo o Estado.

O PRESENTE | 31SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014 POLICIAL

Polícia Civil de Marechal adere à paralisaçãoSEGURANÇA PÚBLICA

Recepção da delegacia rondonense, na tarde de ontem (20):

somente casos graves eram atendidos

Um agente domunicípio foi a Curitibapara saber o que oGoverno do Estado vaifazer pela classe; pautainclui reivindicaçõesantigas, como melhorescondições de trabalho

Fotos: Giuliano De Luca/OP

Faixa fixada na entrada da delegacia, em Marechal Rondon, pede respeito aos policiais

Delegado Pedro Lucena: “Precisamos

mais policiais, mais condições de

trabalho e melhores salários”

Page 32: 02 21 2014

32 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014

Projeto Nutriheróis busca combater obesidade infantilAção envolve as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, além da Pastoral da Criança

MARECHAL RONDON

Foi apresentado nesta se-mana, na sede da Pastoral daCriança, em Marechal Cândi-do Rondon, o projeto Nutrihe-róis, que objetiva combater aobesidade infantil no municí-pio. O projeto é coordenadopela Secretaria Municipal deEducação, por intermédio doDepartamento de AlimentaçãoEscolar, em parceria com assecretarias de Saúde e Assis-tência Social, com colaboraçãoda Pastoral da Criança.

Participaram da reunião deapresentação do projeto a secre-tária de Educação, Marta SaleteBendo, a secretária de Saúde,Elveni Turmina, o presidentedo Conselho de AlimentaçãoEscolar (CAE), Arno BraulioFigur, nutricionistas da Educa-ção e Saúde e integrantes daPastoral da Criança.

De acordo com a respon-sável técnica pela alimenta-ção escolar, a nutricionistaJaciara Reis Nogueira Garcia,as ações do projeto irão bus-car diminuir e minimizar, tan-

to fisicamente como psicolo-gicamente, os problemas deobesidade infantil no municí-pio. A ação se justifica pelofato de que nos anos de 2012 e2013 foi verificado que cercade 33% dos alunos das escolase centros municipais de edu-cação infantil (Cmeis) encon-travam-se com sobrepeso ouobesidade. Anteriormente foitrabalhado muito a preven-ção por meio de multiplicado-res de educação nutricionaldentre outras atividades. Mas,em função do grande númerode crianças nesta situação, otrabalho também deverá es-tender-se às famílias, procu-rando soluções e criando no-vos e saudáveis hábitos ali-mentares.

Cada secretaria que formaessa aliança realizará açõescruciais para o bom andamen-to do projeto. A Secretaria deAssistência Social realizará adivulgação a partir deste mêse atividades complementaresa partir de maio. A Pastoral

da Criança e a equipe pedagó-gica farão o levantamento dedados e prevalência da obesi-dade infantil no período defevereiro a 30 de abril. Psicó-logas terão a responsabilida-de de fazer o encontro com ospais. Já as nutricionistas da

alimentação escolar tambémfarão encontro com os pais edarão início às atividades daEducação Alimentar Nutrici-onal direcionadas ao grupo apartir de maio. E as nutricio-nistas da Saúde farão as con-sultas ambulatoriais a partir

do mesmo mês.Ainda de acordo com Jaci-

ara, o maior desafio será asensibilização de todos para aincorporação de hábitos ali-mentares saudáveis e melho-ria da qualidade de vida des-sas crianças.

Equipe envolvida no desenvolvimento do Projeto Nutriheróis: maior desafio será a sensibilização de todos

para a incorporação de hábitos alimentares saudáveis e melhoria da qualidade de vida das crianças

Hellygton Weber

Page 33: 02 21 2014

33O PRESENTE

SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014

Grupo de calouros e veteranos de Educação Física da Unioeste que participoude um trote solidário ontem (20)

O Presente

O garotão Regis Guerreiro Junior, que completoudez anos recentemente

Arquivo pessoal

O pequeno Henri comemorou quatroaninhos no último dia 15

Arquivo pessoal

Os gerentes da Sicredi Costa Oeste, Airton de Souza e Gilson Metz, ladeiam MartaSchumacher e o esposo Gilberto. Ela foi uma das associadas sorteadas da promoçãoda Visa “Seu cartão Sicredi Visa bate um bolão”, que ocorre até 14 de março. Martaganhou um pacote de viagem com direito a um acompanhante para assistir ao jogoBrasil x Camarões na Copa do Mundo

Divulgação

DESTAQUE NO OESTESegundo pesquisa da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), o Oeste Paranaenseé a região de maior destaque de vendas no varejo em 2013. Com alta de 12,65%, opercentual superou o desempenho estadual de apenas 5,42%. O setor que alavancou a altafoi o das concessionárias de veículos, além da cadeia de caminhões e máquinas agrícolas,com índice de vendas de 27,69%.

CUIDADO COM OS OLHOSIndependente da estação do ano, os raios ultravioletas (UV) emitidos pelo sol podem preju-dicar a visão. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SOB), mesmo com o temponublado, os olhos exigem atenção especial. As doenças mais comuns entre os brasileiros sãoa catarata precoce e a degeneração macular, que provoca a perda progressiva da visão.Recomenda-se o uso regular de óculos de sol, além de chapéus e bonés.

Page 34: 02 21 2014

34 | O PRESENTE - Edição 3783 EDITAIS SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014

Page 35: 02 21 2014

Edição 3783 - O PRESENTE | 35SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014 EDITAIS

Page 36: 02 21 2014

36 | O PRESENTE - Edição 3783 EDITAIS SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014

Page 37: 02 21 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.brSEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014 O PRESENTE | 37

APARTAMENTOS, vendo, novos,em construção, R. Rio Grande doNorte, próx. ao Cartório Eleitoral,ótima localização, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 3254-3083 comImobiliária Waldow, Creci J03479.

CASA, 130m², em MCR, troco porcarreta 112 ou 113, ano 96 ou 97. Tr.(45) 9978-6422 com Raimundo VanDen Bonn, Creci F11955J.

CASA, vendo ou troco, 120m²,c/ 3 quartos, sala, cozinha, 2 bwc,garagem p/ 2 carros, lavand.,churrasq., Jd. Botafogo, próx. anova Volkswagen, MCR, R$130.000,00, aceito carro ou cami-oneta. Tr. (45) 9944-7004.

CASA, vendo ou troco, 128m²,alvenaria, c/ 3 quartos, 2 salas, 2cozinhas, lavand., garagem p/ 3carros, toda murada, portão elet.,em MCR, R$ 180.000,00, aceitocarros até R$ 50.000,00. Tr. (45)9979-0889 com Alceu.

CASA, vendo, 100m² + 68m² edí-cula, terreno 13x34,5, Lot. ParqueEcológico, MCR, ótima localização,documentação pronta p/ financia-mento, R$ 265.000,00, preço deocasião. Tr. (45) 3254-3083 com Imo-biliária Waldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 100m², c/ sala co-mercial 25m², 3 quartos, sala, cozi-nha, lavand., garagem, mais casade 35m² p/ funcionários, terreno14x50, R. Goiás, MCR, R$290.000,00. Tr. (45) 3254-3083 comImobiliária Waldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 105,60m², nova,c/ laje, 2 quartos, suíte, sala, cozi-nha, bwc, lavand., garagem c/ chur-rasq., área, toda cercada, Lot. Im-perial, MCR, R$ 175.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 9912-3466com Jussara, Creci F-21.866.

CASA, vendo, 105m², seminova,c/ laje, 2 quartos, suíte, sala, cozi-nha, bwc, lavand., garagem cobertac/ churrasq., jd. de inverno, terreno195m², Lot. Roda D'Água, MCR, R$195.000,00, pode ser financiada. Tr.(45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 106m², alvenaria,esquina, c/ 2 quartos, suíte, bwc, 2garagens, R. Américo Vespucio, nº6362, Lot. Laureth, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 114m², c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, lavand., 2 bwc,garagem, edícula 68m², R. Colom-bo, próx. ao Sesc, ótima localiza-ção, MCR, R$ 350.000,00. Tr. (45)3254-3083 com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

CASA, vendo, 120m², alvenaria,c/ laje, semi acabada, próx. ao CTG,em MCR, R$ 130.000,00, parcelopgto. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, 122m², terreno12x35, R. Coslar, nº 50, Lot. Fran-ckfurt, MCR, valor a combinar, aceitoterreno, transfere financiamento naCaixa. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, 130m², alvenaria,forro de madeira, telhado eternit,terreno 12x34, Av. Irio Jacob Welp,Jd. Primavera, MCR, R$175.000,00. Tr. (45) 3254-3083 comImobiliária Waldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 130m², usada, c/ 3quartos, sala, cozinha, 2 bwc, áreanos fundos, garagem, terreno 12x45,Av. das Torres, nº 237, MCR, valor acombinar, aceito carro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 150m², c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavand.,edícula, terreno inteiro, R. do Lira,nº 914, Lot. Santa Felicidade, MCR,R$ 190.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 156m², nova, c/laje, 3 quartos, suíte, sala de estar,sala de tv, cozinha, lavand., bwc,garagem, jd. de inverno, terreno in-teiro, Lot. Porto Seguro, MCR, R$250.000,00, pode ser financiada. Tr.(45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 160m², c/ 3 quar-tos, 2 bwc, garagem, terreno 400m²,R. 7 de Setembro, nº 2250, MCR,próx. ao Isepe e pizzaria Forno aLenha, R$ 280.000,00. Tr. (45) 9916-2700 ou 3284-1325.

CASA, vendo, 262m², alvenaria,2 pisos, c/ 4 quartos, suíte, 3 bwc, 2garagens, terreno 800m², na Av. Pre-sidente Castelo Branco, Novo Sa-randi, R$ 400.000,00, aceito carro,soja ou terreno. Tr. (45) 9909-8313.

CASA, vendo, 67m², nova, c/ laje,2 quartos, sala, cozinha, bwc, gara-gem, Lot. São Francisco, MCR, R$110.000,00, pode ser financiada. Tr.(45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², alvenaria, c/laje, 2 quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., churrasq., na R. Pernam-buco, nº 2260, Lot. Avenidas, próx.à Unioeste, em MCR, R$140.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 70m², nova, Av.Irio Jacob Welp, Lot. Lageado Boni-to, próx. ao Lot. São Mateus, MCR,R$ 130.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CASA, vendo, 75m², c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavand.fechada, terreno de esquina, R.Nossa Senhora da Penha, Lot.Santa Fel ic idade, MCR, R$115.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 75m², c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavand., ter-reno 12x35, R. Aracaju, nº 177, Lot.Rainha, MCR, R$ 100.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Antonio Corretorde Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 80,55m², c/ 2 quar-tos, sala de estar, cozinha, lavand.,bwc, garagem, jd. de inverno, terre-no 128m², Lot. Marcopolo, R$215.000,00, pode ser financiada. Tr.(45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 84m², nova, c/ laje,2 quartos, suíte, sala, cozinha, bwc,lavand., área, terreno 12x35, intei-ro, todo murado, Lot. Imperial, MCR,R$ 210.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 9912-3466 com Jussara,Creci F-21.866.

CASA, vendo, 85m², c/ 3 quar-tos, bwc, sala, cozinha, lavand.,terreno 600m², 15x40, R. Salva-dor, nº 523, Jd. Gramadinho, MCR,R$ 150.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 90m², alvenaria,forro pvc, terreno 12x36, R. DomJoão VI, Jd. Alvorada, MCR, ótimalocalização, R$ 150.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 3254-3083 comImobiliária Waldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 90m², terreno400m², 10x40, R. Independência,centro, MCR, próx. ao Giovialle, R$250.000,00. Tr. (45) 3254-3888 ou9938-7718 com Schone Corretor deImóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, 99m², usada, c/ 3quartos, sala, lavand., cozinha, bwc,garagem, fundos c/ edícula 30m², 1quarto, cozinha, churrasq., terreno220m², no Cond. Guarujá, próx. aoFrankfurt, MCR, R$ 150.000,00,pode ser financiada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, alvenaria, ao ladodo mercado novo da Copagril, MCR,R$ 230.000,00, aceito troca. Tr. (45)3254-1718 ou 9972-5013 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, aprox. 100m², c/ 2quartos, suíte, sala, cozinha, lavand.,bwc, garagem, terreno 334m², Cond.Guarujá, Bairro Franckfurt, MCR, R$180.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, aprox. 100m², deesquina, c/ 3 quartos, sala, cozinha,lavand., bwc, garagem, terreno400m², próx. ao Sesc, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 3254-0477 ou9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, aprox. 100m², usa-da, c/ 3 quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., varanda, área, toda mura-da, terreno 10x30, R. 3 Passos, nº383, Lot. São Francisco, MCR, R$110.000,00, pode ser financiada. Tr.(45) 9910-6543 ou 3284-1054.

CASA, vendo, aprox. 120m²,nova, c/ 2 quartos, suíte, 2 bwc,sala/copa/cozinha, R. Maceió,Lot. Imperial, MCR, valor a com-binar. Tr . (45) 3254-3888 ou9938-7718 com Schone Corre-tor de Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, aprox. 160m², al-venaria, c/ laje, 3 quartos, sala, co-zinha, 2 bwc, lavand., churrasq., la-reira, área de festas, garagem p/ 2carros, ótimo acabamento, murosaltos, cercada, terreno 456m²,12x38, R. Men de Sá, nº 2713,MCR, R$ 260.000,00. Tr. (45) 9910-6543 ou 3284-1054.

CASA, vendo, aprox. 200m²,c/ 3 quartos, 2 salas, cozinha, 2bwc, lavand., despensa, garagemp/ 2 carros, churrasq., 2 varan-das, semi mobiliada, R. 7 de Se-tembro, Jd. Alvorada, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ 2 quartos, 2 bwc,sala grande, cozinha, lavand., gara-gem fechada p/ 4 carros, terreno12x42, Lot. Boa Vista, MCR, R$170.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, mista, c/ porão,espaço p/ plantio de hortaliças, ter-reno 1.176m², R. Curitiba, nº 57,MCR, R$ 250.000,00, aceito 2 ter-renos no negócio. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

CASAS, vendo, 2, 90m² cada, c/3 quartos, sala, cozinha, lavand.,bwc, garagem, Lot. Wollstein, MCR,estão alugadas, R$ 240.000,00. Tr.(45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASAS, vendo, 2, alvenaria,terreno 500m², R. Vitória, nº 763,Jd. Alvorada, MCR, valor a com-binar. Tratar (45) 3254-0477 ou9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS, vendo, em diversosBairros, MCR, a part ir de R$90.000,00, pelo programa MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS, vendo, novas, em di-versos bairros, MCR, valor acombinar, podem ser financiadaspelo programa Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASAS, vendo, em diversos Lo-teamentos, MCR, valor a combinar,pelo programa Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imóveis, CreciJ-4248, certoimoveis.com.

CHÁCARA, vendo, 14.250m², c/benfeitorias, documentação em dia,50m do asfalto, próx. frigorífico deaves da Copagril, MCR, R$300.000,00, c/ entrada + prazo. Tr.(45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

CHÁCARA, vendo, 3.000m², c/casa em alvenaria 80m², 2km doasfalto, saída p/ Toledo, ótima lo-calização, R$ 120.000,00. Tr. (45)3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

CHÁCARA , vendo, 3.500m²,terra plana, sem pedras, c/ flo-resta natural, 500m de MCR, va-lor a combinar, preço de ocasião,aceito carro ou casa. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

CHÁCARA, vendo, c/ rio, reser-va legal, terra plana, ideal p/ lazere moradia, 70m do asfalto, 2.700mde MCR, a partir de R$ 64.000,00,estudo proposta ou financiamentopróprio. Tratar (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

FAZENDA, vendo, 3.363 hectares,planta 2.350, já cultivada, energiaelét., c/ 3 casas, demais benfeitori-as, c/ máquinario p/ plantio, colheitae manutenção, em São José do Xin-gú, Mato Grosso, 8km da cidade,35km da Gargil, R$ 24.000.000,00,aceito imóveis no Paraná, São Pau-lo, Santa Catarina e região. Tr. (45)9991-5266 com Darlei.

FAZENDA, vendo, 355 hectares,planta 320, pronta p/ plantio de soja,energia elét., c/ 2 casas, demais ben-feitorias, em São José do Xingú, MatoGrosso, próx. a cidade, R$2.500.000,00, aceito imóveis na re-gião de Cuiabá ou Tocantins. Tr. (45)9991-5266 com Darlei.

Temperatura: 31º/24º Temperatura: 31º/23º Temperatura: 30º/23º Temperatura: 32º/24º Temperatura: 28º/23ºTemperatura: 31º/24º

FAZENDA, vendo, 370 hecta-res, 291 c/ plantação, 79 em re-serva, c/ 3 casas em alvenaria,barracão 300m², poço artesiano,18km de Naviraí, MS, valor acombinar. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

QUITINETES, vendo, 9, 32m²cada, c/ 2 quartos, sobre 2 terrenosde 360m² cada, escriturado, R. Pas-tor Meyer, nº 1120, Lot. Universitá-rio, MCR, R$ 650.000,00. Tr. (45)9106-9267 ou 9907-2566.

SOBRADO , vendo, novo, c/laje, 2 quartos, suíte, sala de es-tar, cozinha, 2 bwc, área de servi-ços, jd. de inverno, garagem co-berta, Lot. Freitag, MCR, R$395.000,00, pode ser financiado.Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, certoimoveis.com.

TERRA, vendo, 1 hectare,10.000m², c/ casa e comércio, emSão Cristóvão, ao lado da rodoviaque liga Toledo a Margarida, R$95.000,00. Tr. (45) 3254-3083 comImobiliária Waldow, Creci J03479.

TERRA, vendo, 10,5 alq., 9,5mecanizados, c/ benfeitorias, va-lor a combinar. Tr. (45) 9978-6422com Raimundo Van Den Bonn,Creci F11955J.

TERRA, vendo, 11,5 alq., parteem lavoura, restante potreiro, Li-nha Boa Vista, próx. a São Josédo Iguaçú, valor: 600 scs de sojao alq., sem troca. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 18 alq., 11 produ-tivos, 3,7 em mata natural, restantemata ciliar, sem benfeitorias, na Li-nha Guaçu, Nova Santa Rosa, va-lor: 27.000 scs de soja. Tr. (45) 9966-6718 ou 9964-4513.

TERRA , vendo, 2.4 alq., emMCR, 4km do aeroporto, 1km doasfalto, valor a combinar. Tr. (45)3254-8362 com Jurema.

Page 38: 02 21 2014

38 | O PRESENTE CLASSIFICADOS SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014

TERRA, vendo, 2,8 alq., planta1,8, sem benfeitorias, na região daLinha Arara, próx. a MCR, doc. todaem dia, R$ 115.000,00, preço deocasião, pode ser parcelada. Tr. (45)3254-3083 com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRA, vendo, 3 alq., sem ben-feitorias, 700m do asfalto, próx.a Maripá, valor: 2.000 scs de sojao alq., entrada e prazo a combi-nar. Tr. (45) 9924-6339 ou 8809-1180, Creci 21288.

TERRA, vendo, 3,5 alq., c/ casade alvenaria, 2 aviários, seminovos,15x130, em MCR, R$ 800.000,00.Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 300 hectares,com barracão e moradia, toda planae em pasto, 190 km de Unaí, MG,300 km de Brasília, R$1.500.000,00, aceito 70% em imó-vel na região ou carreta. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 4,5 alq., primeirachácara atrás da Sperafico, próx.ao Portal de MCR, sem benfeitori-as, R$ 350.000,00, troco por casa.Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 52.000m², sembenfeitorias, na BR 163, próx. aPolícia Rodoviaria Federal, emMCR, valor e prazo a combinar.Tr. (45) 9944-0352 ou 9924-6339,Creci 21288.

TERRA, vendo, 55 alq., planta30, restante em pasto, parte daterra plana, próx. a São Roque,valor: 60.000 scs de soja, aceitoprédio em troca. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 6 alq., c/ granjap/ leitões, c/ capacidade p/ 350matrizes, creche p/ 1.000 leitões,central de inseminação, instalaçõesseminovas, matrizes inclusas, fun-cionando, em NSR, 3km da cidade,valor a combinar, aceito carreta,estudo troca por terra no Mato Gros-so do Sul. Tr. (45) 9974-0751.

TERRA, vendo, 6 alq., planta 4,5alq., sem benfeitorias, ótima deágua, Linha Ajuricaba, 4,5km doasfalto, MCR, R$ 420.000,00. Tr.(45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRA, vendo, 6,5 alq., planta5,5, c/ casa em alvenaria de 100m²c/ laje, galpão pré-moldado 12x20,galpão 9x20, São Luiz, Mercedes,R$ 600.000,00, preço de ocasião.Tr. (45) 3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRA, vendo, 7 alq., plana, c/200m de largura, sem benfeitori-as, reserva de 20%, na Linha Aju-ricaba, MCR, aprox. 4km do asfal-to e do frigorífico da Copagril, va-lor e condições a combinar. Tr. (45)9955-3822 (tim).

TERRA, vendo, 9,9 alq., de 2ªboa, planta 6,5 alq., c/ casa mista,barracões, Linha Belmonte, 1.500mda pedra irregular, R$ 620.000,00.Tr. (45) 3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 12,60x40,20,no Lot. Nova América, MCR, R$65.000,00, aceito carro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 12x36, Lot.Trentine, fundos do mercado novoda Copagril, MCR, R$ 85.000,00.Tr. (45) 3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 12x40, fren-te p/ o sol nascente, Lot. Priesnitz,MCR, 150m da veterinária do Ari,valor a combinar. Tr. (45) 9914-9921ou 3254-4297 com Édi Luiz.

TERRENO, vendo, 14,60x30,murado, R. Tocantins, entre R. Cas-telo Branco e R. Tiradentes, centro,MCR, 500m da rotatória da bandei-ra, R$ 140.000,00. Tr. (45) 9947-5747 com Jair.

TERRENO, vendo, 20x20, próx.ao Sesc, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 8803-6500 ou 3254-1082.

TERRENO, vendo, 20x20, R. RioGrande do Norte, centro, ao lado daJBS Insufilmes, MCR, R$210.000,00. Tr. (45) 3254-3083 comImobiliária Waldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 20x30, deesquina, no centro, MCR, valora combinar. Tr. (45) 9820-3338com Dione.

TERRENO, vendo, 20x50, R.Cabral, próx. a Zastrow, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 8803-6500ou 3254-1082.

TERRENO, vendo, 25x20, naAvenida, em Porto Mendes, R$80.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRENO, vendo, 304m²,12,6x25, R. José dos Santos, nº 359,Lot. Wollstein, MCR, ao lado domercado, R$ 65.000,00. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

TERRENO, vendo, 316m²,14,40x22, Lot. São Francisco, MCR,R$ 55.000,00. Tr. (45) 9989-8802.

TERRENO, vendo, 345,10m²,Cond. Amazonas, 500m da rodo-viária, MCR, R$ 100.000,00. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imóveis. Cre-ci 17.145.

TERRENO, vendo, 362,5m²,12,5x39, Lot. Vale Verde, MCR, sa-ída p/ Foz do Iguaçu, R$ 68.000,00,aceito carro como parte de pgto. Tr.(45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO , vendo, 416m²,10,40x40, todo murado, Lot. SãoFrancisco, MCR, R$ 68.250,00,pode ser financiado. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Waldow, Cre-ci J03479.

TERRENO, vendo, 422,40m²,12x35,4, frente p/ o sol da manhã,Lot. Avenidas, MCR, ótima localiza-ção, R$ 120.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com AntonioCorretor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 448,50m²,13x34,5m², Lot. Parque Ecológi-co, MCR, ótima localização, R$130.000,00. Tr. (45) 3254-3888 ou9938-7718 com Schone Corretorde Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

TERRENO, vendo, 484,375m²,12,5x38,75, Lot. Monte Carlo, emfrente ao mercado novo da Copa-gril, MCR, R$ 120.000,00. Tr. (45)3254-3083 com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRENO, vendo, 55x60, idealp/ comércio, em MCR, frente p/ BR,saída p/ Pato Bragado, R$630.000,00. Tr. (45) 3254-3083 comImobiliária Waldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, de esqui-na, frente p/ o sol da manhã, Lot.Porto Alegre, MCR, 100m da Av.Rio Grande do Sul, próx. a futurainstalação do Sicredi, valor acombinar. Tr. (45) 3254-0477 ou9919-0223, Crec i J -04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, no Cond.De Vi l le , V i la Gaúcha, MCR,próx. ao supermercado Copagril2, R$ 15.000,00 + 33 parcelasde R$ 295,00. Tr. (45) 9813-6391com Fernando.

TERRENOS, vendo, área resi-dencial, no centro, MCR, valor acombinar, preço de ocasião. Tr.(45) 3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRENOS, vendo, bem locali-zados, em MCR, valor a partir de R$45.000,00, R$ 5.000,00 de entradae restante entre 40 a 60 meses. Tr.(45) 9978-6422 com Raimundo VanDen Bonn, Creci F11955J.

TERRENOS, vendo, c/ infraes-trutura completa, liberado p/ cons-trução, Lot. Maioli, próx. ao centro,MCR, valor a combinar, parcelamen-to próprio. Tr. (45) 9968-4052 ou 3254-2148 com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot. BeijaFlor, em frente ao Lot. Ana Paula,em MCR, valor a combinar, ematé 60 parcelas. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot. Dreyer,centro, em Quatro Pontes, valor acombinar, entrada de 40% + saldo c/parcelamento próprio em até 36x.Tr. (45) 3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRENOS, vendo, Lot. Recan-to Feliz, próx. ao mercado Wei-mann, em MCR, valor a combinar,em até 60 parcelas. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot. Wut-zke, em NSR, saída p/ Planalto,valor a combinar, pelo programaMinha Casa Minha Vida. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alugo, ao lado daprefeitura, em MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-2959 ou 9917-9709com Glarice.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, 2 bwc, cozinha, área deserviços, R. Dom Pedro I , nº405, centro, MCR, próx. ao Pos-to Stop, R$ 650,00. Tr. (45) 9916-2700 ou 3284-1325.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, lavand., bwc,churrasq., garagem, parabólica, por-tão elet., interfone, R. DeonatoSchwab, nº 1157, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9978-5714.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, lavand., bwc,R. Minas Gerais, nº 1060, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9988-2909 com Esoldi.

APARTAMENTO, alugo, c/ 3 quar-tos, 2 bwc, sala, cozinha, lavand.,despensa, garagem, aquecimentoa gás, R. Minas Gerais, nº 505,MCR, R$ 850,00. Tr. (45) 3254-3888 ou 9973-9434 com SchoneCorretor de Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

APARTAMENTO, alugo, c/ 3 quar-tos, bwc, sala, cozinha, despen-sa, lavand., garagem, churrasq.,Av. Maripá, próx. ao posto Copa-gril, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9914-6670.

APARTAMENTO, alugo, em MCR,valor a combinar. Tr. (45) 3254-7858ou 9942-3990 com Elisa.

APARTAMENTO, alugo, novo, c/ 2quartos, suíte, sala, cozinha, áreade serviços, sacada, churrasq., óti-mo acabamento, R. XV de Novem-bro, Ed. Villa Europa, MCR, R$1.300,00 + condomínio. Tr. (45) 3254-3888 ou 9973-9434 com Schone Cor-retor de Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

APARTAMENTO, alugo, p/ tempo-rada, c/ 2 quartos, bwc, sacada late-ral c/ churrasq., 1 vaga privativa nagaragem, p/ até 6 pessoas, R. 216,em Itapema, SC, próx. ao ShoppingAndorinha, 100m da praia, valor acombinar. Tr. (47) 9682-2350 (tim)com Juliano.

APARTAMENTO, alugo, R. In-dependência, nº 1019, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 9981-3999com Arnaldo.

APARTAMENTOS, alugo, c/ 2 quar-tos, central de gás, portão elet., por-teiro elet., garagem, parabólica, R.Independência, nº 1746, MCR, valora combinar. Tr. (45) 9989-0071.

CASA, alugo, c/ 2 quartos, suítec/ hidromassagem, 2 salas, cozi-nha, área de festas c/ piscina, R.31 de Março, nº 200, Jd. Ana Paula,MCR, R$ 1.800,00. Tr. (45) 3254-3888 ou 9973-9434 com Schone Cor-retor de Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, alugo, nova, geminada,c/ 1 quarto, garagem, semi mobili-ada, R. Olindo Artmann, nº 28, Jd.Modelo, MCR, R$ 530,00, semcondomínio. Tr. (45) 9981-9308com Maria Inês.

CASA, alugo, p/ universitários, R.Deonato Schwab, nº 1400, MCR, R$1.000,00. Tr. (45) 9914-7937.

CASA, alugo, R. São Paulo, nº1495, MCR, próx. a Igreja Ciência,R$ 530,00. Tr. (45) 9974-7113.

FAZENDA, arrendo, 1.750 hec-tares p/ plantio, c/ casa nova, bar-racão p/ maquinário, documenta-da, em São José do Xingú, MatoGrosso, valor: 6 scs de soja porhectare no 3º ano, anuência totalc/ 2 anos de carência. Tr. (45) 9991-5266 com Darlei.

QUARTOS, alugo, c/ ou semmóveis, próx. ao centro, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 9913-1604ou 9143-5547.

QUITINETE, alugo, c/ 1 quarto,Av. Maripá, MCR, R$ 600,00. Tr.(45) 9940-4608 com Matilde.

QUITINETE, alugo, c/ 1 quarto,demais dependências, parabólicacoletiva, R. Rio de Janeiro, nº 648,centro, MCR, 50m do supermerca-do Cercar, R$ 360,00. Tr. (45) 3254-0298 ou 9959-0433.

QUITINETE, alugo, c/ móveis,R. Independência, nº 1480, MCR,R$ 400,00, incluso água e luz.Tr. (45) 3254-6160 ou 8805-2728com Loiva.

SALA COMERCIAL , a lugo,70m², c/ cozinha, bwc, bem lo-calizada, em MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-7707.

SALA COMERCIAL, alugo, 87m²,c/ 2 bwc, na Av. Maripá, nº 1173,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9924-0550 com Ailton.

SALA COMERCIAL, alugo, 95m²,c/ divisórias instaladas, no 1º piso,Ed. Maioli, centro, MCR, em frenteao Rimmava, valor a combinar. Tr.(45) 9968-4052 ou 3254-2148.

SALA COMERCIAL , a lugo,em MCR, va lo r a comb ina r .Tr . (45) 3254-7858 ou 9942-3990 com El isa.

TERRA, arrendo, 700 alq., idealp/ plantio de soja, milho e mandio-ca, arrendo por 5 anos, em Navi-raí, MS, valor a combinar. Tr. (45)9903-0280 ou 9981-1132.

ASTRA CD HATCH, vendo, ano2003, prata, completo, bom estadode conservação, valor a combinar.Tr. (45) 9978-6848 com Beno.

ASTRA HATCH 1.8, vendo, ano2000, branco, 8v, completo, rodasaro 17 do Vectra Elite, valor a com-binar. Tr. (45) 9982-7554.

ASTRA HATCH, vendo, ano 99,azul, rodas aro 15, completo, óti-mo estado de conservação, va-lor a combinar. Tr. (45) 9850-4454com Jean.

ASTRA SEDAN ELEGANCE2.0, vendo, ano 2008/09, cinza,automático, flex, banco em te-cido, airbag duplo, vidros elét.,alarme, travas, rodas esporti-vas, DH, ar cond., valor a com-binar. Tr . (45) 9974-8089 ou3254-2118 com Airton.

ASTRA SEDAN, vendo, ano 2011,cinza, completo, airbag, impecável,valor a combinar. Tr. (45) 8803-6500ou 3254-1082 com José.

BMW, vendo, ano 94, completa,R$ 22.000,00. Tr. (45) 9961-2670ou 3254-9143.

CAMINHÃO , vendo, ano 92,Scania 113, 6 marchas, motornovo, todo revisado, ótimo esta-do, valor a combinar. Tr. (45)9978-6848 com Beno.

CELTA, vendo, ano 2004, pra-ta, 2 portas, básico, valor a com-binar, aceito moto de menor va-lor. Tr. (45) 9991-4477.

CITROEN C3 1.4, vendo, ano2011, prata, ar cond., direçãoelét., travas, alarme, pneus no-vos, rodas esportivas, placa A,baixa km, impecável , R$27.000,00. Tr. (45) 9914-1350.

CIVIC EX, vendo, ano 2000,completo, R$ 19.800,00. Tr. (45)9961-2670 ou 3254-9143 com Cido.

CLIO HATCH PRIVILEGE 1.6,vendo, ano 2006/06, prata, flex,completo, valor a combinar. Tr. (45)9924-3041 com Gilmar.

COROLLA XEI 1.8, vendo, ano2009/10, prata, completo, automá-tico, bancos em couro, R$50.000,00. Tr. (45) 9926-1031.

COURIER 1.6, vendo, ano 2002,vermelha, gasolina, R$ 14.000,00.Tr. (45) 9801-9824 com Jeferson.

CROSSFOX 1.6 , vendo, ano2010/11, prata, completo, valora combinar, financio em até 60x.Tr. (45) 9974-8089 ou 3254-2118com Airton.

ESCORT, vendo, ano 98/98, c/direção, vidro, trava, alarme, valora combinar, troco por Biz. Tr. (45)9903-4789 ou 9922-9238.

F-250, vendo, ano 2002, valor acombinar. Tr. (45) 9129-5898 comFernando.

FIESTA, vendo, ano 98/99, azul,4 portas, completo, R$ 6.500,00.Tr. (45) 9905-7260.

FOCUS SEDAN 2.0, vendo, ano2007/08, prata, automático, ar, vi-dro elét., DH, alarme, roda esporti-va, valor a combinar. Tr. (45) 9974-8089 ou 3254-2118 com Airton.

FUSION SEL 2.5, vendo, ano2011/11, preto, 4cl, automático, com-pleto, abs, airbag duplo frontal, arcond. digital, DH, alarme, couro, pi-loto automático, rodas liga leve ori-ginais de fábrica, valor a combinar,financio em até 60x. Tr. (45) 3254-2118 ou 9974-8089 (tim) com Airton.

GOL POWER 1.6, vendo, ano2008, completo, baixa km, ótimoestado de conservação e mecâni-ca, R$ 21.500,00, sem troca. Tr. (45)9957-2001 com Marcio.

GOL POWER 1.6, vendo, ano2008, prata, completo, pneus novos,valor a combinar. Tr. (45) 9974-9922.

HILUX SRV 3.0, vendo, ano2006/06, prata, automática, placaA, R$ 78.000,00. Tr. (45) 9971-1100 com Adriano.

HILUX, vendo, ano 2009/09, pre-ta, automática, cabine dupla, 4x4,completa, revisada, valor a combi-nar, financio em até 60x. Tr. (45)9974-8089 ou 3254-2118 com Airton.

KA 1.0, vendo, ano 2000, vidroelét., alarme, trava, direção, todorevisado, R$ 10.000,00, a negociar.Tr. (45) 3254-9140 ou 9823-6766 comLara ou Erna.

KADETT 1.8, vendo ou troco, ano93, gasolina, trava, engate, R$6.500,00, aceito moto. Tr. (45) 9107-3860 com Dhiego.

L200 TRITON 3.2, vendo, ano2010/10, preta, automática, 4x4,completa, revisada, R$ 88.000,00,financio em até 60x. Tr. (45) 9974-8089 ou 3254-2118 com Airton.

MERIVA PREMIUM 1.8, vendo,ano 2009/10, prata, flex, automá-tica, easytronio, completa, couro,airbag duplo, rodas esportivas,valor a combinar, financio em até60x. Tr. (45) 9974-8089 ou 3254-2118 com Airton.

OPALA, vendo, ano 70, 4 portas,4 cilindros, R$ 21.000,00, aceito tro-ca por carro de maior valor. Tr. (45)8835-7373 com Luis.

PAJERO FULL HPE 3.2 D, ven-do, branco, automático, completa,teto solar, R$ 165.000,00, financioem até 60x. Tr. (45) 9974-8089 ou3254-2118 com Airton.

PARATI 1.6, vendo, ano 93, va-lor a combinar. Tr. (45) 9934-2917com Fabiano.

PARATI 1.6, vendo, ano 97,branca, 2 portas, DH, vidro, roda,alarme, revisada, valor a combi-nar. Tr. (45) 9974-8089 ou 3254-2118 com Airton.

S10 DELUXE, vendo, ano 2000,diesel, turbo, intercooler, valor acombinar, parcelo pgto. Tr. (45) 3254-6652 ou 9962-2085 com Milton.

SANTANA QUANTUM CL 1.8 I,vendo, ano 95/95, cinza, c/ direção,vidro, R$ 6.000,00. Tr. (45) 8421-0177 ou 3254-8237 com Sirlei.

SCENIC PRIVILEGE, vendo,ano 2005/05, top de linha, todorevisado, valor a combinar. Tr.(45) 9911-9596.

SENTRA 2.0 S, vendo, ano 2012/13, preto, flex, automático, comple-to, único dono, valor a combinar,financio em até 60x. Tr. (45) 9974-8089 ou 3254-2118 com Airton.

SIENA ELX 1.4 , vendo, ano2007/07, completo, impecável, pla-ca A, R$ 23.000,00. Tr. (45) 9941-7811 com Ricardo.

STILO 1.8, vendo, ano 2003, pra-ta, completo, 8v, rodas aro 17, óti-mo estado, R$ 23.500,00, aceitomoto ou carro de menor valor. Tr.(45) 9909-8313.

STRADA ADVENTURE, vendo,ano 2007/08, completa, R$28.000,00. Tr. (45) 9938-2026 ou9912-5835.

UNO ELX, vendo, ano 94, vidro,trava, ar cond., R$ 7.000,00. Tr. (45)8803-6645.

UNO MILLE ELETRONIC, ven-do, ano 94, 4 portas, vidros e travaselét., impecável, valor a combinar,aceito material de construção. Tr.(45) 9117-7818 com José.

UNO MILLE FIRE, vendo, ano2008, branco, flex, básico, pneusnovos, ótimo estado, R$ 14.500,00.Tr. (45) 9909-8313.

UNO, vendo, ano 95, R$ 6.500,00.Tr. (45) 8426-2864 ou 9824-2900.

VECTRA GLS 2.2, vendo, ano 99,prata, completo, doc. 2014 em dia,R$ 14.000,00 à vista, ou R$15.000,00 na troca, aceito Biz acimado ano 2005. Tr. (45) 8807-5003 (tim)com Juliano.

VECTRA MILENIUM, vendo, ano2001, prata, completo, rodas do As-tra, engate rápido, bancos em cou-ro, R$ 16.000,00. Tr. (45) 9107-3860(tim) com Dhiego.

VECTRA MILENIUM, vendo,ano 2001, verde escuro metálico,8v, ótimo estado, R$ 18.000,00.Tr. (45) 9909-8313.

BIZ 125, vendo, ano 2007/08,amarela, c/ partida, 2 pneus novos,trava corrente, R$ 4.200,00. Tr. (45)8806-7237 (tim).

Page 39: 02 21 2014

Edição 3783 - O PRESENTE | 39SEXTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 21/02/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarComproVendo

TrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 22/02/2014

R$ 2,00PARA ASSINANTES

CB 300R, vendo, branca, série40 anos, 4.000km, doc. 2014 pago,R$ 10.500,00. Tr. (45) 9134-9715com Ronan.

CG FAN 125, vendo, ano 2006,vermelha, R$ 3.200,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

CG FAN 125, vendo, ano 2008,prata, R$ 3.600,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

CG TITAN 150 ES, vendo, ano2007/08, preta, ót imo estado,R$ 4.300,00. Tr. (45) 3254-4140com Fabiani.

CG TITAN 150 ESD, vendo, ano2004/05, verde, pneus novos, revi-sada, R$ 3.600,00. Tr. (45) 8802-5408 com Dyno.

CG TITAN 150 KS, vendo, ano2009/09, vermelha, R$ 5.000,00. Tr.(45) 3254-4140 com Fabiani.

CG TITAN, vendo, ano 2003, pra-ta, bem conservada, R$ 3.000,00.Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

FALCON , vendo, ano 2012/13, vermelha, ótimo estado, va-lor a combinar. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

FAZER , vendo, ano 2011/12,R$ 9.000,00. Tr. (45) 9998-7227com Arno.

NEO 115 AT, vendo, ano 2009/10, preta, ótimo estado, R$ 4.800,00.Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

RD 135, vendo, ano 91, preta,escapamento gemoto dimensionado,punho rápido, aros de alumínio,54.000km originais, ótimo estado deconservação, R$ 3.800,00 à vista.Tr. (45) 9829-3262 com Junior.

SHINERAY, vendo, ano 2012, pre-ta, R$ 4.000,00. Tr. (45) 3254-4140com Fabiani.

SUNDOWN 250, vendo ou troco,ano 2006, impecável, valor a com-binar, troco por kit c/ barco, motor ereboque, aprox. R$ 10.500,00. Tr.(45) 9979-0889 com Alceu.

XJ6-F, vendo, ano 2012, c/ es-cape 4 em 1 Top Race, F.AR K8N,slider, manete, pintura especialnas rodas, R$ 27.500,00, aceitocarro ou barco. Tr. (45) 8802-4989com Rodrigo.

XR 200, vendo, ano 2002, ver-melha, c/ partida, ótimo estado, R$4.400,00. Tr. (45) 9909-8313.

XRE 300, vendo, ano 2010, c/abs, baú, revisada, impecável, va-lor a combinar. Tr. (45) 9968-8598.

YBR 125 E, vendo, ano 2005/05,prata, R$ 3.300,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 ED, vendo, ano 2002/02, prata, completa, toda revisa-da, R$ 3.000,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

YBR 125 ED, vendo, ano 2005/05, prata, R$ 3.200,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

YBR 125 K, vendo, ano 2005/05,preta, R$ 3.000,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

YBR 125 K, vendo, ano 2005/05,vermelha, bem conservada, R$3.000,00. Tr. (45) 9952-1092 comSidinei.

YBR 125 K, vendo, ano 2008/08,preta, R$ 3.500,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 K, vendo, ano 2010/11,vermelha, bem conservada, R$4.500,00. Tratar (45) 3254-4140com Fabiani.

YBR 125 K, vendo, ano 2012/13,vermelha, R$ 5.000,00. Tr. (45)3254-4140 com Fabiani.

YBR FACTOR 125 E, vendo, ano2009/10, preta, R$ 4.500,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

YBR FACTOR ED, vendo, ano2013/14, amarela, R$ 6.000,00. Tr.(45) 9952-1092 com Sidinei.

ANTENAS, instalações, manuten-ção e assistência técnica de apare-lhos e antenas parabólicas e digi-tais, az-box, az-américa, bravo +,bravissimo, etc, atendo MCR e re-gião, interessados. Tr. (45) 9934-4624 com Gilson.

BARCO, vendo, 5m, borda alta,valor a combinar. Tr. (45) 3254-4140.

BARCO, vendo, 6m, borda alta,valor a combinar. Tr. (45) 3254-4140.

CARABINA, vendo, de pressão,Monte Negro, c/ pouco uso, documen-tada, valor a combinar. Tr. (45) 9107-4209 ou 8824-6813 com Ricardo.

CELULAR, vendo, smartphone,Sansung Galaxy S4 réplica, c/ car-tão de memória 4gb, preto, 2 bateri-as, capa protetora, fone de ouvido,carregador, R$ 500,00. Tr. (45) 9926-0470 com Carlinhos.

CENTRÍFUGA, vendo, Mueller,seminova, R$ 100,00. Tratar pelo(45) 9944-4415.

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ automóvel, crédi-to R$ 39.300,00, entrada R$14.000,00, assume 71 parcelasde R$ 650,00. Tr. (45) 3254-5050ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO CONTEMPLADO,vendo, p/ imóvel, crédito R$304.000,00, entrada R$ 96.400,00,assume 141 parcelas de R$2.699,00. Tr. (45) 3254-5050 ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, vendo, p/automóvel, crédito R$ 36.186,00,assume 70 parcelas, 1ª a 4ª de R$724,10, demais parcelas de R$633,63. Tr. (45) 3254-5050 ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, vendo, p/moto, crédito R$ 7.000,00, assu-me 70 parcelas, 1ª a 4ª de R$141,73, demais parcelas de R$124,23. Tr. (45) 3254-5050 ou 9999-4847 na CredCerto.

FAÇO serviços de pinturas e sol-das em portões, grades, janelas,portas e calhas, interessados. Tr.(45) 9909-8309 ou 9933-4262.

FILHOTE, vendo, Chow-Chow, c/3 semanas, valor a combinar. Tr.(45) 9928-2879 com Ilga.

FILHOTES, vendo, Pinscher, nº1, macho e fêmea, valor a combi-nar. Tr. (45) 9985-3400 ou com Nelli.

FILHOTES, vendo, Shih-tzu, va-cinado e desverminado, R$ 300,00,parcelo em 3x no cartão. Tr. (45)3254-3025 ou 9985-3400 com Nelli.

FORNO, vendo, a gás, Dako,seminovo, assa um leitão inteiro ou6 formas de pão, R$ 300,00. Tr. (45)9965-6910.

INDÚSTRIA, vendo, de paver eblocos, c/ 2.400 forma de paver liso,3 betoneiras, mesa de vibrar de 3m,máquina c/ esteira, valor a combi-nar. Tr. (45) 9810-4883.

JET SKI VX700, vendo, ano 2008/08, completo, ótimo estado, valor acombinar. Tr. (45) 3254-4140.

LANCHA , vendo, TropicalBoat´s 170 (casco), valor a com-binar, parcelo em 10x sem juros.Tr. (45) 3254-4140.

LAVA SOFÁ, lavagem a seco,lava, estereliza e perfuma, camabox, cobertores, edredons, tapetes,estofados de veículos, cortinas epersianas, interessados. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

MACA, vendo, p/ massagem,valor a combinar. Tr. (45) 9947-9922com Glaides.

MOTOR, compro, elétrico, 25 ou30cv, baixa rotação, valor a combi-nar. Tr. (45) 9991-4477.

MOTOR, vendo, ano 2010, Mer-cury 40hp, 3 cilindros, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-4140.

OFERTA DE TRABALHO p/ em-pregada doméstica, c/ referência,p/ período matutino, de segunda asábado, interessadas. Tr. (45) 9989-0110 (após 19hs) com Dionéia.

OFERTA DE TRABALHO p/ em-pregada doméstica, mensalista, c/experiência e referência, p/ períododa tarde, de segunda a sexta, prefe-rência residir nas prox. da Vila Gaú-cha, MCR, interessadas. Tr. (45)9903-0005 com Suzana.

OFERTA DE TRABALHO p/ gran-ja de suínos, a 2km de MCR, saláriode R$ 1.300,00, interessados. Tr.(45) 8406-5830 ou 3254-1991.

OFERTA DE TRABALHO p/ ins-talação de som, travas, alarmes evidros elét. automotivos, sexo mas-culino, a partir de 15 anos, c/ ousem experiência, período integral oua tarde, interessados. Tr. (45) 3284-2591 ou 9135-3475 (tim).

OFERTA DE TRABALHO p/ ope-rador de escavadeira hidráulica, in-teressados. Tr. (45) 9932-0786 ou3254-8634 com João.

OFERTA DE TRABALHO p/ ope-rador de pá carregadeira, interes-sados. Tr. (45) 9932-0786 ou 3254-8634 com João.

OFERTA DE TRABALHO p/ ven-dedor de tintas, c/ ou sem experiên-cia, sexo masculino, interessados.Tr. (45) 9996-6300 com Gilberto.

OFERTA DE TRABALHO p/ ven-dedor externo, p/ área de constru-ção civil, c/ experiência, necessáriopossuir carro ou moto, interessados.Tr. (45) 3254-0494.

PONTO DE XEROX, vendo, emfaculdade, todo equipado, valor acombinar. Tr. (45) 9938-2026.

TELEVISOR, vendo, Philips, 21",tela plana, nova, R$ 165,00. Tr. (45)9944-4415 ou 8800-0718.

TELEVISOR, vendo, Semp Toshi-ba, 29", seminova, R$ 250,00. Tr.(45) 9944-4415.

TELHAS, vendo, 600, francesas,usadas, R$ 200,00. Tr. (45) 9923-9221 com Rogério.

VENDO, chassi e motor perkins,p/ Caminhão GM 68, c/ documentoa diesel, R$ 10.000,00. Tr. (45) 9944-0352 ou 8809-1180.

BEZERROS, vendo, 23, mesti-ços, boa linhagem, valor a combi-nar. Tr. (45) 3284-7788 ou 9958-6566com Dionisio ou Jair.

ESCAVADEIRA, vendo, hidráulica,314 CAT, valor a combinar. Tr. (45)9932-0786 ou 3254-8634 com João.

PÁ CARREGADEIRA, vendo,928hz CAT, valor a combinar. Tr. (45)9932-0786 ou 3254-8634 com João.

PEIXES, vendo, tilápia, pacú ecarpa, entrego na casa, valor a com-binar. Tr. (45) 9994-0190 ou 9135-5492.

TRATOR, vendo, esteira AD7B,valor a combinar. Tr. (45) 9932-0786ou 3254-8634 com João.

Page 40: 02 21 2014