05 21 2014

36

Upload: orangotoe

Post on 28-Mar-2016

250 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

05-21-2014.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 05 21 2014
Page 2: 05 21 2014

Grande momento

02 | O PRESENTE EDITORIAL QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014

Em 25 de maio, domingo, comemoramos o Diada Indústria. Uma data bastante significativa, aconsiderar o quanto este setor representa para aeconomia dos municípios.

No Paraná, a indústria tem se fortalecido a cadaano. Desde 2002, a produção no Estado vem cres-cendo acima da média nacional, registrando índi-ces de crescimento que superam inclusive os dosEstados mais industrializados do país. E a regiãoOeste contribui muito para esses resultados. Ape-sar de estar atrás das regiões Norte e Noroeste -além da Região Metropolitana deCuritiba - em termos de estabele-cimentos industriais e número detrabalhadores, o Oeste é o segun-do mais importante na composi-ção do Produto Interno Bruto(PIB) industrial do Estado. A re-gião responde por 16% do PIBindustrial paranaense. Essa par-ticipação expressiva se deve prin-cipalmente à forte industrializa-ção de produtos agrícolas, queagrega valor ao que é produzidono campo.

A indústria alimentícia é destaque, mas osempreendimentos industriais oestinos têm diver-sificado e hoje há muitos outros ramos em evidên-cia. Por aqui, o processo de industrialização seguea todo vapor, gerando renda e empregos e permitin-do avanços de encher os olhos. Em Marechal Cân-dido Rondon a metade do PIB já é gerada pelaindústria. E se o setor experimenta hoje tamanhodesempenho não é à toa. Muito se deve à condutaarrojada dos empresários, que apostam e inovamem seus empreendimentos.

A prova de que têm conquistado êxito é de que

na noite de hoje (21) dois empresários de Mare-chal Cândido Rondon serão os homenageados doOeste pela Federação das Indústrias do Estado doParaná (Fiep). Adair Schumacher, da IndústriaSchumacher, e Willian da Silva, da Sooro Con-centrado Indústria de Produtos Lácteos Ltda,serão contemplados com o Mérito Industrial,como os destaques do setor na região.

O reconhecimento mostra que estamos no ca-minho certo. Podemos dizer, sem dúvida, que aindústria, tanto do Paraná, como do Oeste doEstado, vive um grande momento, de plena as-

censão. Há gargalos, é verdade.São necessárias melhorias ur-gentes em infraestrutura de lo-gística, leis ambientais maiseficientes e menos burocráti-cas e leis que propiciem maiorjustiça fiscal e tributária.

Mesmo assim, há muito oque comemorar neste 25 de maio.O empresário industrial para-naense possui uma força em-preendedora fantástica, que tem

feito toda a diferença nas últimas décadas. É elaque norteia estes empreendedores a buscarem solu-ções e a se manterem competitivos no mercado.

Que a união deste setor continue fazendo aforça, que os políticos não virem as costas para asreivindicações da classe, que os governos deixem delado as medidas paliativas e busquem uma soluçãodefinitiva para as demandas existentes. Enfim,que o ambiente de negócios como um todo sejamelhorado e que não parem de surgir novos proje-tos em prol do desenvolvimento da indústria.

O futuro deste setor, sem dúvida, é bastantepromissor.

REVOLTADO OU ESCLARECIDO?A influência dos veículos de comunicação

sobre a sociedade é cada vez maior, e na mes-ma proporção cresce o número de especialistasem comunicação capazes de manipular a opi-nião pública e mudar o comportamento daspessoas, tanto na área econômica quanto naesfera política. Convencer o consumidor de queum produto é bom significa vender mais e comisso ganhar dinheiro. Aos governantes interes-sa manipular as informações com o intuito demanter ou conquistar o poder. É aí que entra afunção dos “estraga prazeres”, aqueles que in-sistem em esclarecer as pessoas que são indu-zidas a acreditar em verdades distorcidas, ma-nipuladas ou informações sonegadas.

Nos últimos tempos várias pessoas me per-guntaram se sou um cara revoltado. Não meconsidero revoltado, mas também não sou bur-ro para acreditar em tudo o que ouço, especial-mente quando a informação vem daqueles queexercem o poder. A manipulação das informa-ções é um fato e muitos veículos de comunica-ção são pagos a peso de ouro para fazer o jogodo poder político e econômico. O que faço éanalisar a informação e denunciar quando ela émanipulada ou sonegada.

Muitos classificam como “falta de patriotis-mo” a atitude daqueles que têm coragem dedenunciar falcatruas, mentiras ou atos de cor-rupção. Existe também um número considerávelde pessoas que padecem de “miopia política” enão conseguem enxergar além das fronteirasdo partido que defendem, achando que tudo oque os outros fizeram não serviu para nada. Ébom esclarecer que o Brasil não foi descobertopor Fernando Henrique Cardoso, nem foi cons-truído a partir de Luiz Inácio Lula da Silva e nemfoi Dilma Rousseff quem salvou a pátria. Todostiveram méritos e em todos os governos houvecriminosos que roubaram recursos públicos.Alguns afirmam que só este governo deu auto-nomia para a Polícia Federal e é por isso queexistem tantos escândalos sendo investigados.É uma maneira esperta de tentar justificar oinjustificável. Os homens da Polícia Federal sãoos mesmos dos últimos 25 anos, com as reno-vações naturais pela aposentadoria dos maisvelhos e o ingresso de novos. Mas a Constitui-ção que rege seu trabalho é a mesma, logoacreditamos que seus integrantes sempre fize-ram o seu trabalho, apenas parece que agoraexistem mais casos para serem apurados. Por-tanto, relatar estes fatos não é uma questão derevolta, denunciar a corrupção é defender o quenos pertence, alertar as pessoas de que esta-mos sendo roubados.

Pagamos impostos altíssimos, logo é umdireito e uma obrigação defender o que é nosso.No tempo dos governos militares havia a práticade distrair o povo com um jogo da SeleçãoBrasileira para desviar a atenção e esconderproblemas mais sérios. Hoje as pessoas aindagostam de futebol, mas a maioria não quer o seudinheiro entregue aos que se aproveitam doesporte para enriquecer, e sim que o dinheirosirva para o bem de todos, e isto acontece quan-do ele é aplicado em saúde, educação, seguran-ça e infraestrutura. Defender esta ideia não é serrevoltado, é querer o verdadeiro bem para todos.Enganaram-se aqueles que acharam que pão ecirco seriam suficientes para esquecermos damentira de que não haveria dinheiro público emobras particulares na Copa do Mundo.

* O autor é professor em Nova Santa Rosa

[email protected]

O reconhecimento mostraque estamos no caminho

certo. Podemos dizer, semdúvida, que a indústria,

tanto do Paraná, como doOeste do Estado, vive um

grande momento, de plenaascensão. Há gargalos, é

verdade. Mesmo assim, hámuito o que comemorar

neste 25 de maio

Page 3: 05 21 2014

O PRESENTE | 03QUARTA-FEIRA,21 DE MAIODE 2014

CONTA QUENÃO FECHA

Em meio à polêmica sobre o congelamento, por parte do governofederal, no repasse de recursos para a Apae de Marechal Cândido

Rondon, cuja entidade não recebe verba há dez anos da União, overeador Elmir Port lamentou o descaso que vem ocorrendo. “Atra-vés da receita gerada pelos impostos que a população paga, dos 100%apenas 13% ficam no município, enquanto 22% ficam com o Estadoe 65% ficam com o governo federal. Por outro lado, cada vez mais

a receita está aumentando, mas em contrapartida os governosfederal e estadual querem transferir as responsabilidades para os

municípios e para a população”, criticou. “Neste sentido,precisamos contestar as atitudes dos governos de cima para

baixo, que estão diminuindo mais o percentual de retor-no, tanto do FPM (Fundo de Participação dos Municípios)como de outras fontes, e passando mais responsabilidadespara as cidades”, declara.

Maria Cristina Kunzler

ProjetoarquivadoDiante de toda polêmica que

surgiu em Palotina a partir doprojeto apresentado pelos ve-readores Eloir Berno, Luís Ber-nardo dos Santos Alonso e An-toninho Chechi, que tinha porobjetivo criar vagas exclusivasde estacionamento para advo-gados em frente aos órgãos doPoder Judiciário do município,os três edis decidiram encami-nhar ofício à Casa de Leis pedin-do o arquivamento.

Na sessão de segunda-feira(19), o projeto entraria em se-gunda votação. Na primeira dis-cussão, ele foi aprovado. Masdiante do pedido apresentadopelos autores, e com aprovaçãopor unanimidade dos demais par-lamentares, o projeto foi entãoretirado de pauta e arquivado.

Mais um desgaste político...Após se colocar na linha de frente contra a criação da CPI da

Petrobras, o que lhe causou um grande desgaste político, até porque

a Comissão Parlamentar de Inquérito foi criada, agora a senadora

Gleisi Hoffmann (PT) novamente está envolvida em mais uma

situação que, politicamente falando, pode lhe prejudicar.

A petista é autora do relatório de uma medida provisória que

prevê estender para todas as licitações públicas o Regime Dife-

renciado de Contratação (RDC). Essa medida tem sido ampla-

mente criticada, inclusive por aliados, além de entidades envol-

vendo algumas categorias, como Engenharia e Arquitetura. “Eu

diria que, de certa forma, estamos quase oficializando a corrup-

ção”, disparou o experiente senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Redução de voosRedução de voosRedução de voosRedução de voosRedução de voosA redução no número de voos comerciais no aeroporto de

Cascavel foi recebida com indignação pelo deputado federalEduardo Sciarra (PSD). O parlamentar entende que a justifi-cativa das duas empresas que atuam na cidade, a Azul LinhasAéreas e a Passaredo, para alegar a redução supostamentemotivada por questões climáticas, não procede. “Está claroque a motivação é comercial e amparada na demanda que osgrandes centros terão por aeronaves durante o período daCopa do Mundo”, destaca o deputado, segundo o qual, trata-se de um desrespeito com o consumidor oestino.

Duas opçõesJá circula a informação de que na convenção do PMDB do Paraná, marcada para 20

de junho, a cédula terá duas opções: “coligação” ou “candidatura própria”. Inicialmente,cogitava-se colocar três opções: coligação, candidatura própria tendo como candidato osenador Roberto Requião, ou a candidatura própria tendo como candidato o ex-governador Orlando Pessuti. São 598 votos que decidirão a participação do partido naseleições de outubro.

Reforma da delegacia

O presidente da Câmara de Vereadores deMissal, Nelson Fernandes dos Santos, e osvereadores Jair Bogler e José Schneiders entre-garam ao deputado estadual Elio Rusch(DEM), no último sábado (17), projeto emque pleiteiam junto ao Governo do Estadomelhorias no prédio da Delegacia de PolíciaCivil do município. De acordo com os edis,

Registro do momento em que o deputado estadual Elio Rusch recebia das mãos dos vereadores de

Missal o projeto que defende a reforma da Delegacia de Polícia Civil de Missal

Divulgação

Comentário do dia“Sinto nas ruas hoje contra os políticoso que se sentia nos anos 80 contra os

militares. Eles entenderam”. Do senadorCristovam Buarque (PDT-DF).

o espaço é antigo e precisa de reforma. Elesdefendem a construção de um local emestilo germânico, já que a cultura alemã temuma forte tradição em Missal.

Além disso, os parlamentares ainda soli-citaram ao deputado que ele articule juntoao governador Beto Richa (PSDB) o aumen-to do efetivo policial do município.

Page 4: 05 21 2014

Setor de serviços cresce acimada média nacional no ParanáAlta de 8,1% do setor foi puxada, sobretudo, pelas atividades

voltadas à família, que avançaram 10,6%

IBGE

04 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014

País da impunidadePara o leigo com alguma capacidade de avaliação, que se

constitui numa boa parcela deste país, o episódio protagonizadopelo ministro Teori Zavascki ao libertar os envolvidos neste trágicoepisódio levantado pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, emque aproximadamente R$ 10 bilhões (repetindo, R$ 10 bilhões)foram lavados, retroage o conceito do Supremo ao período anteriorao “mensalão”, cujo julgamento recuperou parcialmente seuconceito perante a opinião pública. Recoloca também a discussãosobre a necessidade de mudanças nos critérios de escolha paraformação dos tribunais superiores e de contas. O atual sistemacom lista tríplice oferecida ao critério do mandante de plantãodeixa sempre a impressão final de que o reconhecimento pode seruma das moedas de troca nos julgamentos. Caso presente em queo ministro Zavascki, não obstante sua reconhecida competênciajurídica, sempre terá sua decisão marcada por essa dúvida geradaem sua escolha ter sido feita pela presidente Dilma. Decisão tantomais perigosa pelo fato de envolver um caso em que a própriapresidente diretamente está citada: os escândalos da Petrobras.Não por acaso doleiro e diretor da estatal se entrelaçam nessatrama sórdida que coloca a nossa até então respeitada petroleirano olho do furacão. A similaridade com o caso mensalão, em queenvolvidos sem foro privilegiado foram julgados em conjunto comdeputados federais, beneficiários desse privilégio inaceitável queprecisa ser extinto, pode abonar a decisão do ministro Zavascki.Acaba, porém, no momento em que os dois principais acusadosde envolvimento com o doleiro estão sob o crivo do Conselho deÉtica da Câmara, podendo a qualquer momento ter a cassação deseus mandatos determinada. Corre também o risco Sua Excelên-cia de ver cumprida a previsão do juiz Sérgio Moro de que, sendoos réus portadores de contas milionárias no exterior, desaparece-rem do país, como o fez o réu Henrique Pizzolato e como tentavafazer uma das rés, presa no aeroporto. Não será a entrega dopassaporte limitador a essa fuga! Por qualquer ângulo que seexamine essa decisão traz de volta o triste conceito secularmenteestabelecido pelo próprio Supremo de que “cadeia é feita paraquem não tem eira nem beira”.

Em choqueCom 13 parlamentares, a posição do PMDB em relação à

campanha no Paraná é tida como “fiel da balança”. Por enquanto,aparentemente dez deles estariam “costeando o Palácio Iguaçu”,diria Brizola. As outras opções que se oferecem enfraquecemdiante da divisão nas demais áreas do partido, lideradas porRoberto Requião e Orlando Pessuti, que não se entendem.

Ação relaxadaA gravidade do episódio Lava

Jato, cujas prisões agora foramabortadas, serve também de de-sestímulo à própria Polícia Fede-ral, cujo trabalho, admirado portodos, foi contestado pela figuramaior da magistratura brasilei-ra. Além do prejuízo junto à opi-nião pública, cuja insatisfaçãocom inúmeras situações do paístem determinado manifestaçõesde repúdio. Uma ação positiva daPolícia Federal reativa a espe-rança de que “nem tudo estáperdido”. Ação relaxada ao final!

Críticas...A passagem do senador Aé-

cio Neves pelo Paraná quase foieclipsada pela insólita reper-cussão da soltura dos réus daOperação Lava Jato. Episódio im-portante, porém, na medida emque se conheceram alguns dospensamentos que marcarão sua

campanha política, em flagran-te contraste com o estilo atual-mente em tela. “Se nossos ad-versários, decorridos 12 anos,só têm a oferecer o medo e adesesperança, vamos apresen-tar a coragem para fazer mudan-ças e trazer de novo esperançaaos lares brasileiros”.

... contundentesUma das críticas mais con-

tundentes de Aécio e que certa-mente norteará seus pronunci-amentos futuros: “A questão éque grande parte do que foiprometido como legado, gran-des obras de infraestrutura,não aconteceu (a “transposi-ção do São Francisco” por exem-plo)! O Brasil é hoje um grandecemitério de obras inacabadas,com sobrepreços por toda par-te. Esta sim é uma responsabi-lidade sobre a qual o (atual)governo terá de responder”.

O setor de serviços no Para-ná cresceu 7,1% em março des-te ano, na comparação com fe-vereiro. A expansão do índicefoi puxada, sobretudo, pelasatividades voltadas à família,que avançaram 10,6% no perí-odo, superando a média nacio-nal, de 10%. Os dados são daPesquisa Mensal de Serviços eforam divulgados ontem (20)pelo Instituto Brasileiro de Ge-ografia e Estatística (IBGE).

Conforme detalha a pesqui-sa, atividades voltadas à famí-lia envolvem trabalhos relaci-onados a alimentação e aloja-mento, além de atividades ar-tísticas; esportivas e de recrea-ção; lavanderias; tratamentosde beleza; atividades funerári-as e de apoio à educação.

Embora seja o menor cresci-mento do ano, o progresso do se-tor de serviços no Paraná emmarço ficou acima do registradono país, que foi de 6,8%. Nos doisprimeiros meses de 2014, o au-mento do setor no estado foi de,respectivamente, de 7,8% e 12,1%.

Dos cinco ramos de ativida-des pesquisadas pelo IBGE, to-dos apresentaram aumento emcomparação com fevereiro.Além de serviços prestados àsfamílias, atividades de infor-mação e comunicação e comu-nicação subiram 7,4%, seguidode transportes, serviços auxili-ares aos transportes e correio,com variação de 7,2%.

A expansão mais tímida fi-cou com “outros serviços”, queenvolvem atividades imobiliá-

rias; serviços de manutenção ereparação; serviços auxiliaresfinanceiros; serviços auxiliaresda agricultura; e serviços de es-goto e serviços de coleta, trata-mento e disposição de resíduose recuperação de materiais. Oramo cresceu 4,8% no mês.

ALTA ACUMULADAA pesquisa divulgada on-

tem mostra, ainda, que o índi-ce também supera a evoluçãodo setor apontada em marçodo ano passado, quando os ser-viços apresentaram aumentogeral de 5%.

No acumulado dos três pri-meiros meses de 2014 a varia-ção de serviços no Paraná foi de9,2%. Já o acumulado nos últi-mos 12 meses, é de 7,8%.

Ex-presidente da Petrobras isentaDilma e elogia compra de Pasadena

O ex-presidente da PetrobrasSérgio Gabrielli explicou, ontem(20), aos senadores que com-põem a CPI da Petrobras no Se-nado, a polêmica compra da re-finaria de Pasadena, nos EstadosUnidos, pela estatal. Ele disseque a presidenta Dilma Rousseffnão pode ser responsabilizadaindividualmente pela aquisição,aprovada pelo Conselho de Ad-ministração em 2006, quando elapresidia o colegiado. “Não consi-dero a presidente Dilma respon-sável pela compra de Pasadena.A decisão é da diretoria e doConselho de Administração daPetrobras. É um processo quenão é individualizado, é coleti-vo”, afirmou.

Ele classificou Dilma comouma pessoa “muito firme” e “ex-tremamente competente”, masdeclarou que não poderia dizerse a então ministra da Casa Civilconcordaria com a posição atualda presidente da República, de

que não aprovaria hoje a comprada refinaria.

Dilma alega que a decisão so-bre a compra foi tomada com baseem um sumário executivo “falho”elaborado pela diretoria internaci-onal da Petrobras. “Não possoestimar hoje qual seria a posiçãodo conselho de 2006 se a presiden-te colocasse a posição que estácolocando hoje”, destacou.

O ex-presidente da Petro-bras garantiu também que adecisão de comprar a refinariade Pasadena, em 2006, foi umadecisão acertada na época, emrazão do momento promissorpara o refino de petróleo e oconsumo de derivados no mer-cado dos Estados Unidos. Eleafirmou que o negócio passou apesar a partir de 2007, após ten-são com a antiga sócia Astra Oile uma mudança no quadro domercado americano.

“Era uma refinaria que esta-va barata. Os primeiros 50% fo-

ram comprados a menos da me-tade do preço das refinarias porbarril médio”, mencionou. “Arefinaria daria retorno com ma-nutenção do mercado de refinoleve e pesado”, avaliou. “O mer-cado de consumo de derivadosnos Estados Unidos estava bom-bando em 2003-2007, não só emgasolina, mas em demanda depetróleo pesado”, justificou.

A partir de 2007, segundoGabrielli, a Astra iniciou umabatalha judicial exigindo que aPetrobras assumisse os 50% res-tantes por meio de seis açõesjudiciais e uma ação em câmarade arbitragem. “Em 2007, come-çamos a ter problemas com onosso sócio”, disse.

O ex-executivo da Petrobrascitou que Pasadena passou mo-mentos de prejuízo a partir de2008, mas voltou a dar lucro. “Apartir de 2013, ela volta a ser umbom negócio e a partir de 2014passou a dar lucro”, expôs.

Anatel avalia se operadoras cumpriramcompromissos após suspensões

O presidente da Agência Nacional deTelecomunicações (Anatel), João Rezen-de, declarou ontem (20) ter encontradoindícios de que operadoras de telefoniamóvel não cumpriram parte das obriga-ções impostas há dois anos, quando asempresas foram punidas pela má qualida-de dos serviços. As punições aplicadasna época incluíram a proibição de novasvendas de celulares e de internet.

Caso se confirmem esses des-cumprimentos, a Anatel poderá apre-sentar, a partir de agosto, novas obri-gações às operadoras. “Há indícios dedescumprimento da cautelar em algunspontos”, resumiu Rezende, após parti-cipar de audiência pública no Senado.O mais provável, disse ele, será aaplicação de multas para as empresasque não cumpriram esses compromis-

sos. “Houve melhorias no atendimento,mas não foram suficientes. (Por isso),quando completar dois anos de caute-lar, vamos ter outras medidas no sen-tido de reforçar a infraestrutura e aqualidade do serviço. Vamos exigiroutros compromissos das empresas,mas não há nenhuma perspectiva deuma nova cautelar (proibindo novasvendas)”, acrescentou.

Page 5: 05 21 2014

O PRESENTE | 05QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014 GERAL

Aécio é a mudança que o país precisa, diz Beto RichaPara governador, o senador e presidente nacional do PSDB reúne

todas as qualidades para disputar a Presidência da República

ELEIÇÕES

O governador Beto Richa(PSDB) defendeu, na noitede segunda-feira (19), a pré-candidatura do senador Aé-cio Neves (PSDB) à Presi-dência República. “Tenhomuito orgulho em estar aolado dele e ser seu soldado. Énossa obrigação. Nada maispatriótico do que defenderos legítimos interesses da so-ciedade brasileira. Meu pai,se aqui estivesse, estaria commuito entusiasmo cerrandoas fileiras do projeto nacio-nal do Aécio”, disse Richa,no lançamento do livro defotografias em homenagema seu pai, ex-governador JoséRicha (in memorian).

Ele destacou a trajetóriade Aécio e disse que o tucanoreúne todas as qualidadespara disputar o cargo maisimportante do Executivobrasileiro. O governador doParaná enalteceu que Aé-

cio já é visto como uma“real alternativa de mudan-ça” pelo eleitorado, comomostram as últimas pesqui-sas de intenção de votos fei-tas por diferentes institutosde pesquisa.

“Aécio é o político mais

Governopromete,mas nãoentrega,diz Aécio

STF decide manter prisões da Operação Lava JatoO Supremo Tribunal Fe-

deral (STF) decidiu ontem (20)manter as prisões dos dez de-tidos na Operação Lava Jatoque ainda se encontram emcárcere. O ex-diretor da Pe-trobras, Paulo Roberto Cos-ta, que estava detido na carce-ragem da Polícia Federal (PF)em Curitiba havia mais dedois meses, foi solto na se-gunda-feira (20), depois queo ministro Teori Zavasckiordenou a liberação de todosos detidos do caso.

A decisão de manter as de-mais prisões foi tomada pelopróprio Zavascki, que en-viou um ofício à 13ª VaraFederal de Curitiba comuni-cando a medida. Antes disso,outros dez suspeitos que ha-

viam sido presos pela LavaJato, incluindo o doleiro Al-berto Youssef, poderiam serlibertados a qualquer mo-mento, com base em alvarásde soltura. “Em face das ra-zões e fatos destacados nasinformações complementa-res, autorizo, cautelarmen-te, que se mantenham os atosdecisórios, inclusive no quese refere aos decretos de pri-são proferidos”, escreveu oministro, no ofício.

A nova decisão de Zavas-cki mantém a determinação,feita na segunda-feira, de sus-pender liminarmente todos osinquéritos e ações penais daLava Jato e remeter de manei-ra imediata os autos ao STF.O ministro assim decidiu por-

que há indícios de envolvi-mento nos crimes investiga-dos de três deputados fede-rais, que têm direito a foroprivilegiado e só podem serprocessados pelo Supremo. Osparlamentares são André Var-gas (sem partido-PR), LuizArgôlo (SDD-BA) e CândidoVaccarezza (PT-SP).

A Operação Lava Jato in-vestiga um esquema de lava-gem de dinheiro que teria mo-vimentado R$ 10 bilhões eque seria comandado por Al-berto Youssef, com fortes li-gações no meio político.

ESCLARECIMENTOSOs demais detidos apenas

não foram soltos na segunda-feira porque o juiz Sérgio

Moro, da 13ª Vara Federal deCuritiba, encaminhou um pe-dido de esclarecimento paraZavascki antes de concederoutros alvarás de soltura, alémdo de Paulo Roberto Costa.

No ofício, Moro disse quenão ficou claro o alcance damedida do STF e argumen-tou que haveria indícios deque os presos Carlos HabibChater, Nelma Kodama eAlberto Youssef teriam “con-tas no exterior com valoresmilionários”, o que poderiafacilitar sua fuga. Os trêsestão detidos no Paraná. Ojuiz relembrou que NelmaKodama foi presa em flagran-te no aeroporto de Guaru-lhos (SP) tentando fugir dopaís com US$ 200 mil.

Vargas volta à Câmara após mais de um mês de licençaO deputado André Var-

gas (sem partido-PR) voltou,na tarde de ontem (20), àCâmara dos Deputados apósmais de um mês de licença.Acusado de envolvimentocom o doleiro Alberto Yous-sef, preso pela Polícia Fede-ral, o ex-petista não quis fa-lar com jornalistas. “Só meus

advogados falam. O que amídia tinha de fazer, já fez.Parabéns”, disse o deputadopara, em seguida, deixar oplenário da Casa e pegar umtáxi. O deputado apenas re-gistrou presença na sessão,mas não participou de ne-nhuma votação.

Ao chegar ao plenário,

Vargas foi cumprimentadopor alguns petistas, como ovice-líder da bancada do PT,Sibá Machado (AC), e che-gou a conversar com algunscolegas, como o petista daBahia Valmir Assunção.

Aos deputados que che-garam a conversar com ele,Vargas fez um breve relato

do que está vivendo nos úl-timos tempos e chegou a re-clamar do procedimentoadotado pelo Conselho deÉtica para instaurar contraele um processo disciplinarpor quebra de decoro parla-mentar. Ele criticou a formacomo foi votada a admissibi-lidade do processo.

O presidente nacional doPSDB e pré-candidato à Pre-sidência da República, se-nador Aécio Neves, afirmouna segunda-feira (19), emCuritiba, que o governo fe-deral falhou na preparaçãodo país para a Copa doMundo. “O que é lamentá-vel em relação à Copa doMundo é que grande partedaquilo que foi prometidocomo legado, obras de in-fraestrutura, obras de redehospitalar, educação, nadadisso aconteceu. Ficou tudono meio do caminho, por-que hoje temos um gover-no que promete muito eentrega muito pouco”, dis-parou o tucano, acompa-nhado pelo governador doParaná, Beto Richa.

Para Aécio, o atual go-verno não deu respostas paraas reivindicações dos brasi-leiros que foram às ruas nosprotestos de junho do anopassado, solicitando, porexemplo, obras de mobili-dade urbana. O fracasso dogoverno nessa área foi temade recente declaração do ex-presidente Lula, que suge-riu aos brasileiros irem “apé ou de jumento” para osestádios, ao criticar aquelesque pedem metrô de quali-dade nas grandes cidades.

“Não vejo que nenhumadas demandas foi adequa-damente atendida por essegoverno, pela incapacidadede gestão que ele tem de-monstrado em todas as áre-as. O Brasil é um grandecemitério de obras inacaba-das com sobrepreço por todaa parte. Essa, sim, é umaresponsabilidade sobre aqual o governo terá que res-ponder”, afirmou.

Governador Beto Richa e o presidenciável Aécio Neves, durante visita deste a Curitiba: “Aécio é opolítico mais preparado da nossa geração. É a grande esperança dos brasileiros”, enalteceu Richa

Divulgação

preparado da nossa gera-ção. É a grande esperançados brasileiros. Não tinhadúvida de que quando elefosse conhecido, apresentas-se suas propostas e mos-trasse sua história de vida etrajetória política de muito

êxito o quadro mudaria e jáestá mudando rapidamente.Esse país não suporta maistanta falta de ética e denún-cia de dilapidação do patri-mônio público, como acon-tece com a Petrobras”, res-saltou Beto Richa.

Page 6: 05 21 2014

06 | O PRESENTE ESTADO QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014

Bancada do PMDB sinaliza apoio à reeleição de RichaDeputado estadual Caíto Quintana seria o indicado para ser o candidato a vice-governador

PROJEÇÕES POLÍTICAS

Tudo indica que o PMDB doParaná deve mesmo fechar acor-do com o governador Beto Richa(PSDB), abrindo mão de lançarcandidato próprio ao Governodo Estado para apoiar a reelei-ção do tucano. O líder da banca-da do partido na Assembleia Le-gislativa, deputado Nereu Mou-ra, que até semana passada di-zia estar dividido sobre o quefazer, afirmou ontem (20) quetudo caminha para uma com-posição com os tucanos, com aindicação do deputado estadualCaíto Quintana (PMDB) como

Receita dosetor de serviçoscresce 9,2% no 1ºtrimestre do ano

A receita nominal do setorde serviços cresceu 9,2% noprimeiro trimestre de 2014 noParaná. O desempenho é de-corrente do aumento do poderaquisitivo da população e domercado de trabalho que segueaquecido no Estado.

Segundo a Pesquisa Men-sal de Serviços (PMS), reali-zada pelo Instituto Brasilei-ro de Geografia e Estatística(IBGE) e divulgada ontem(20), as principais altas foramverificadas nos serviços pres-tados às famílias (12,5%),transportes e correio (10,2%),informação e comunicação(8%) e serviços profissionais,administrativos e comple-mentares (6,5%).

No comparativo entre osmeses de março deste ano e de2013, a receita de serviços au-mentou 7,1% no Paraná, deacordo com o IBGE. O levan-tamento da instituição abran-ge o segmento empresarial nãofinanceiro, excluindo os seto-res da saúde, educação, admi-nistração pública e aluguel.

A economista SuryaneNabhem Kalluf, técnica doNúcleo de Macroeconomia eConjuntura do Instituto Pa-ranaense de DesenvolvimentoEconômico e Social (Ipardes),avalia que os resultados de-monstram que o Paraná “se-gue gerando empregos maisnobres e com maiores rendi-mentos, em maior parcela nointerior do Estado”.

No país, houve alta de6,8% para o mês e de 8,7% notrimestre. O índice acumula-do em 12 meses, encerradosem março de 2014, mostra queo setor de serviços paranaenseapresentou crescimento de7,8%. A média brasileira fi-cou em 8,7%.

candidato a vice-governador.Com isso, ficam prejudicadas aspretensões do senador RobertoRequião e do ex-governador Or-lando Pessuti, que disputam aindicação de candidato peeme-debista ao governo.

Chamado pelos repórteresque cobrem a Assembleia, Quin-tana preferiu não se pronunciar.Na semana passada ele disse quetudo estaria ainda indefinido.

“Acho que a coligação hojetem a preferência por conta daposição dos deputados”, ex-plicou Moura. “A maior parte

da bancada quer o Caíto. E elejá aceitou ser o vice”, explicouo peemedebista. “Dei uns pas-sos (em favor da aliança). Mi-nha decisão estava vinculadaa do Caíto. Sou da mesma base(região). Ele já conversou coma base dele para ver se concor-davam. E o Caíto vai ter queter um deputado na região deleque dê sequência no partido”,detalhou Moura.

Segundo o parlamentar, oacordo inclui, além da indica-ção do vice, a formação de um“chapão” de candidatos a de-

putado estadual com partidosda base do governo Richa. O“chapão” é considerado funda-mental pelo PMDB, que precisadele para conseguir reelegerseus 13 deputados - a maiorbancada da Assembleia. “Ogovernador assumiu o compro-misso de que o PSDB vai estarcoligado. Ele (Richa) falou quetem a possibilidade de fazeruma coligação com cinco parti-dos (para a eleição de deputa-dos estaduais). Mas não podeassumir isso pelos demais par-tidos”, afirmou Moura.

Governo vai convocar novos policiais civis nesta semanaO governador Beto Richa

autorizou a convocação de 75novos delegados, 413 investi-gadores e 48 papiloscopistaspara realizar exames médicos,etapa que precede a nomeaçãodos policiais para as funções. Apublicação do edital de convo-cação deverá ocorrer até sex-ta-feira (23). “Estamos reestru-turando e reforçando as nos-

sas polícias para dar respostasainda mais rápidas para a so-ciedade”, afirmou Richa.

A contratação dos profis-sionais de Segurança Pública éuma das ações do programaParaná Seguro. Além do aumen-to do efetivo das polícias Civil,Militar e Científica, o programapermitiu a compra de novas vi-aturas e investimento em ações

de inteligência para o combateà criminalidade. “Pela primei-ra vez, o Governo do Estadoestá dando condições para quetodas as comarcas do Paranátenham um delegado de polí-cia, fortalecendo o trabalho daPolícia Judiciária”, ressalta o se-cretário da Segurança Pública,Leon Grupenmacher.

Para o delegado-geral da Po-

lícia Civil, Riad Braga Farhat, anomeação amplia as condiçõesde trabalho da instituição emtodo o Estado. “Além disso, commais profissionais conseguire-mos estender os serviços daDivisão de Homicídios e Prote-ção à Pessoa (DHPP)”, afirma.“Este é mais um compromissosendo honrado pelo Governodo Estado”, emenda.

Volume de cargas frigorificadas aumenta 136% na FerroesteA Ferroeste mais que dobrou

o volume de cargas frigorifica-das transportadas no primeiroquadrimestre de 2014, em com-paração com a movimentaçãode anos anteriores. De janeiro aabril de 2014, a empresa au-mentou em 136% o transportede contêineres frigorificados.

Esse tipo especial de contêi-ner leva o frango congelado queé produzido pelas cooperativasdo Oeste do Paraná até o Portode Paranaguá, onde o produto éembarcado para países do Ori-ente Médio e da Europa.

O diretor de Produção da Fer-roeste, Rodrigo César de Oliveira,explica que “a opção por ferroviapara fazer o transporte de frigori-ficados representa para o produ-tor uma economia nos fretes de

Movimentação de contêineres frigorificados pela Ferroeste, no 1º quadrimestre,entre os anos de 2011 e 2013, foi em média de 20,5 mil toneladas úteis: no

mesmo período de 2014 foram movimentadas 48,4 mil toneladas úteis

até 32%, quando comparada como modal rodoviário”. Ele disse quea operação ferroviária reduz ocusto logístico das operações deexportação, o que beneficia dire-tamente as cooperativas e os pro-dutores da região.

Pensando nisso, em 2013 aCotriguaçu, que reúne um gru-po de cooperativas da regiãoOeste do Paraná, inaugurou aprimeira fase de seu terminalferroviário em Cascavel, cominvestimento inicial de R$ 40milhões e capacidade de cargade até 80 contêineres por dia.

A movimentação de contêi-neres frigorificados pela Fer-roeste, no primeiro quadrimes-tre, entre os anos de 2011 e 2013,foi em média de 20,5 mil tone-ladas úteis. No mesmo período

Divulgação

de 2014 foram movimentadas48,4 mil toneladas úteis. Issorepresenta um crescimentomédio maior que 136%. Desde

2013, as cargas frigorificadaspassaram a ocupar o segundolugar em importância no fatu-ramento da companhia.

Copel amplia sistema de transmissão de energia no OesteA Copel energizou esta se-

mana uma linha de trans-missão de energia entre Umu-arama e Guaíra. O novo cir-cuito integra um plano deinvestimentos de R$ 200 mi-lhões para reforçar o forneci-mento na região. A linhaUmuarama Sul-Guaíra co-necta os 105 quilômetros en-

tre os dois municípios, pas-sando também por Perobal,Cafezal do Sul, Ibiporã, Fran-cisco Alves e Terra Roxa. “Alinha opera em 230 mil voltspara atender ao crescimentoatual e futuro desta impor-tante região do Paraná”, co-menta o diretor-presidente daCopel Geração e Transmis-

são, Sergio Luiz Lamy.O empreendimento foi fi-

nalizado na primeira semanade maio, dentro do prazo es-tipulado em contrato. “Égrande a nossa satisfação emconcluir esta obra conformeo planejamento estabelecidojunto ao órgão regulador,considerando os complexos

desafios técnicos demanda-dos em um empreendimentodeste porte”, detalha o dire-tor-presidente da CaiuáTransmissora de Energia,Leonardo Castro. A empresaé uma Sociedade de Propósi-to Específico composta pelaCopel (49%) e a espanholaElecnor (51%).

Page 7: 05 21 2014

O PRESENTE | 07QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014 GERAL

Novo programa será lançadoamanhã em Marechal RondonCapacitações serão gratuitas e voltadas aos pequenos empresários

BOM NEGÓCIO PARANÁ

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)De chip trocado, #Messi chega à #Argentina para se preparar à Copa:

“Será outra história”.

Joice Hasselmann (@joicehasselmann)Jornalista

Dilma e Lula darão início à temporada de aparições conjuntas.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Trabalho forçado gera lucro de US$ 150 bilhões por ano no mundo.

Folha de S.Paulo (@folha_com)Assaltos a ônibus caem 94% em São Paulo após Bilhete Único, diz

prefeitura.

Painel FC: longe de Marin, Dilma vai se reunir com Bom Senso napróxima segunda-feira (26).

Consultor Jurídico (@Cons_Juridico)MPF quer que reserva indígena seja demarcada antes de

desapropriação.

Alceni Guerra (@Alceni_Guerra)Ex-ministro

Governo já fala em prorrogar Mais Médicos até 2019.

Adriana Vasconcelos (@AdrianaVNews)Jornalista

“Nossos aeroportos estão preparados para a Copa”, afirmou Dilmade manhã. À tarde, parte do teto do aeroporto de Manaus caiu durantechuva.

Lid. PSDB Senado (@LidPSDBsenado)Setor de serviços pisa no freio e avança 6,8% em março, aponta IBGE.

Pior índice desde agosto passado.

Carta Capital (@cartacapital)“Acordo entre Mercosul e União Europeia vai ser uma desgraça”, diz

Samuel Pinheiro Guimarães.

UOL Notícias (@UOLNoticias)Juiz alerta sobre risco de acusados na Lava Jato fugirem.

Lancenet! (@lancenet)Fred volta a ser ligado ao Barcelona e pode sair após a Copa.

Valdomiro Cantini (@CantiniCBN)Radialista da CBN Cascavel

Marcos Formighieri afirmou agora na CBN que seu voto é para acoligação com @BetoRicha.

Boca Maldita (@Boca_Maldita)Cresce pressão contra projeto de Gleisi que acaba com licitações.

Veja (@Veja)Rachel Sheherazade voltará a fazer comentários.

Fábio Campana (@fabiocampana)Jornalista

Para evitar dissidência, Dilma abre as portas do Planalto para aliados.

José de Abreu (@zehdeabreu)Ator

O ódio como alimento da alma só traz desespero… Há 12 anosacontece isso e eles não aprendem. Depois querem se mudar do Brasil…

Folha Poder (@folha_poder)Dilma Bolada negociou passe com tucanos.

Estadão (@Estadao)Argentina está em “leve recessão”, afirma consultoria econômica.

A Federação das AssociaçõesComerciais e Empresariais doEstado do Paraná (Faciap), emparceria com a Secretaria da In-dústria, Comércio e Assuntos doMercosul (Seim), a Secretaria daCiência, Tecnologia e Ensino Su-perior (Seti) e a Fomento Paranálançam um novo projeto amanhã(22), a partir das 19 horas, na As-sociação Comercial e Empresari-al de Marechal Cândido Rondon(Acimacar). Trata-se das capaci-tações gratuitas que serão ofer-tadas a 12 mil empresários para-naenses por meio do Bom Negó-cio Paraná, programa do Gover-no do Estado para aumentar acompetitividade das empresas.

Os cursos serão disponibilizados noportal www.capacitando.net/faciap,

plataforma de educação a distân-cia da Faciap.

De acordo com o superinten-dente da Federação, Edson Araú-jo Filho, as capacitações serãogratuitas e voltadas aos peque-nos empresários. “O projeto ca-pacitará 12 mil empresários gra-tuitamente, ofertando cursos vol-tados às áreas de gestão, finançasempresariais, técnicas de nego-ciação, dentre outras”, informa.

Para participar dos cursos, ointeressado deve utilizar um card,que será oferecido pela Associa-ção Comercial, o qual contém umcódigo bônus liberando o acessoao curso escolhido. Ao acessar oportal www.capacitando.net/ea-dfaciap e clicar na opção de ins-crição, basta inserir o códigopara garantir a gratuidade dotreinamento.

Os cursos possuem, em mé-dia, de 60 a 80 horas. Empresáriosque concluírem o curso têm faci-lidade no acesso às linhas de cré-dito mais baratas do Banco doEmpreendedor, ligado à Fomen-to Paraná. “Ao aliar capacitaçãogratuita e facilidade de acesso aocrédito com juros baixos, o Go-verno do Estado aumenta as opor-tunidades de negócios, gerandorenda e empregos e, ainda, criacondições para que as pessoasse fixem nas suas cidades”, afir-ma o governador Beto Richa.

Para o presidente da Faciap,Rainer Zielasko, uma das maio-res preocupações da Federaçãoestá na capacitação de seus as-sociados. “Queremos a longe-vidade dos negócios e, para isso,a capacitação é fundamental,não apenas para os funcionári-os, mas também para seus ges-tores”, afirma.

Os interessados em partici-par do lançamento devem confir-mar sua participação na Acima-car com Andreia ou pelo telefone(45) 3284-5716.

Divulgação

Presidente daFaciap, Rainer

Zielasko:“Queremos alongevidade

dos negócios e,para isso, a

capacitação éfundamental,não apenas

para osfuncionários,mas também

para seusgestores”

Page 8: 05 21 2014

Foram inauguradosontem (20) , nocampus de Mare-

chal Cândido Rondon daUniversidade Estadual doOeste do Paraná (Unioes-te), o laboratório de leite euma fábrica de ração doCentro Mesorregional deExcelência em Tecnologiado Leite (CMETL). Partici-

param das solenidades odiretor do campus, PauloKoling, o secretário de Es-tado da Ciência, Tecnolo-gia e Ensino Superior, JoãoCarlos Gomes, o vice-reitorda Unioeste, Carlos Piacen-ti, o prefeito de MarechalRondon, Moacir Froehlich,o chefe regional da Secre-taria de Estado da Agricul-

tura e Abastecimento(Seab), Eloir Papi, a coor-denadora do CMETL, Pa-tricia Barcelos, comunida-de acadêmica e comuni-dade em geral.

Patrícia ressaltou queambas as estruturas foramviabilizadas através da Fi-nanciadora de Estudos eProjetos (Finep) e da Fun-dação Araucária. A fábricade ração está localizada naFazenda Experimental dauniversidade, na LinhaGuará, enquanto o labora-tório é na sede do campus.Conforme a coordenadorado Centro Mesorregional,um dos objetivos do proje-to é articular e apoiar ativi-dades de extensão tecno-

lógica e formação de re-cursos humanos para a ca-deia produtiva do leite. Elalembrou que o CMETL-Oeste está implantado háseis anos e já teve inúme-ras ações positivas. Elaenalteceu o apoio de par-ceiros, sejam órgãos públi-cos, cooperativas ou em-presas que têm apoiado ainiciativa.

DEMANDASO diretor do campus

rondonense, Paulo Ko-ling, ressaltou que o Cen-tro Mesorregional visaatender demandas regio-nais relacionadas à cadeiaprodutiva do leite, inclu-sive com a integração da

pesquisa às empresas dosetor e produtores da re-gião Oeste.

Já o secretário de Esta-do João Carlos Gomes res-saltou que a implantaçãoou fortalecimento de es-truturas físicas na univer-sidade faz parte do pro-cesso de fortalecimentopara dar continuidade àsações. Ele destacou atua-ção da Unioeste, especial-mente o campus de Mare-chal Rondon em iniciati-vas de pesquisa e exten-são, bem como exaltou onível de formação do cor-po docente no campus lo-cal. “É uma obrigação dauniversidade ser partici-pativa junto à comunida-de, e a Unioeste tem feitoisso e o campus faz a todotempo, como no caso doCentro (Mesorregionalde Excelência em Tecno-logia do Leite)”, desta-cou. Na oportunidade,Gomes anunciou investi-mentos do Estado de cer-

Page 9: 05 21 2014

ca de R$ 300 mil na cava-lariça da Estação Experi-mental rondonense, via-bilizando ações de equo-terapia.

ECONOMIAO prefeito Moacir Froehelich

explanou sobre a impor-tância da pecuária de leitepara toda a região, garan-tindo a manutenção do ho-mem no campo. Ele reafir-mou o desejo do municí-pio em manter parcerias

com a Unioeste - campusde Marechal Rondon - parafomentar ações voltadas àeducação. Froehlich ava-liou que iniciativas como ado CMETL propiciam o au-mento da qualidade equantidade de leite produ-zido em uma mesma área.“A produção de leite é defundamental importânciapara a economia regional eo projeto (do CMETL) vemao encontro dessa necessi-dade”, concluiu.

Page 10: 05 21 2014

Prefeitura faz mudança na coleta de galhos e lixo de quintalQuando depositados no passeio ou vias públicas fora do período de coleta estipulado

pelo Poder Público, municipalidade fará a retirada, mas aplicará multa

NOVA SANTA ROSA

10 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014

A Prefeitura de Nova San-ta Rosa estabeleceu uma mo-dificação no decreto nº 3080/2013, para o recolhimento degalhos e lixo de quintal, oqual prevê que os moradoresterão cinco dias de antecedên-cia da data do recolhimentopara depositar o “lixo de quin-tal” nas vias públicas. Enten-de-se como “lixo de quintal”somente resíduos resultantesde corte de grama, flores, fo-lhagens e quaisquer outrosresíduos vegetais resultantesde jardinagem.

Conforme o secretário deAdministração e Planejamen-to, Luiz Vicente München, essaantecipação de cinco dias épara que se tenha um prazo aser seguido de forma correta,acabando com os problemasdos entulhos serem deposita-dos em vias públicas a qual-quer dia. Sendo assim, segun-do ele, poderá ser depositadosomente nas datas próximasem que será feita a coleta.

Secretário de Administração e Planejamento, Luiz München: “A multaserá aplicada somente àqueles proprietários que desrespeitarem

as datas para depósito dos galhos”

O decreto estabelece que acoleta e remoção de galhosfora do período estipuladosão de inteira responsabili-dade dos proprietários deimóveis urbanos da sedemunicipal e distritos. Porém,quando depositados no pas-seio ou vias públicas fora doperíodo de coleta, a munici-palidade fará a retirada, masaplicará multa, conforme aLei Complementar nº 15/2010- Código Tributário Munici-pal, no valor de 0,30 URM,equivalente a R$ 34,52, paracada vez que o veículo voltarao local onde estava, visan-do efetuar novo recolhimen-to. “Se o volume de galhosexigir a volta do veículo trêsvezes, por exemplo, o valorda multa será de R$ 103,56. Amulta será aplicada somenteàqueles proprietários quedesrespeitarem as datas paradepósito dos galhos”, sali-enta o secretário de Admi-nistração e Planejamento.

RECOLHIMENTOGRATUITO

A coleta de galhos e lixo dequintal depositados no pas-seio ou vias públicas, de acor-do com o decreto, continuasendo gratuita na sede do mu-nicípio e nos distritos, porém,as datas de depósito e recolhi-mento devem ser respeitadas.

O recolhimento de galhosna sede municipal ocorrerásomente na última segunda-feira de cada mês. No distritode Planalto do Oeste o recolhi-mento será na primeira segun-da-feira do mês, em Alto SantaFé a recolha ocorrerá na se-gunda segunda-feira do mês eem Vila Cristal será na terceirasegunda-feira de cada mês.

Os galhos devem ser depo-sitados no passeio ou viaspúblicas, em frente a residên-cia ou estabelecimento, na sedemunicipal e distritos, no diaanterior à data prevista parao recolhimento.

Os proprietários de imó-

veis urbanos, exclusivamentena sede municipal, deverãosolicitar uma caixa coletorajunto ao departamento res-

ponsável na prefeitura paraoutros tipos de materiais, se-jam orgânicos ou não, sobre-tudo as sobras de construção.

Marcos Elieser

Europa é tema da 3ª Mostra de Filmes AlemãesO campus de Marechal Cân-

dido Rondon da UniversidadeEstadual do Oeste do Paraná(Unioeste) sedia sábado (24) a 3ªMostra de Filmes Alemães. Ofilme “Hitlerjunge Salomon”,que significa Europa Europa,será exibido às 19 horas, noTribunal do Júri, sendo que aclassificação é para maiores de12 anos de idade. O evento éorganizado pelo curso de Le-tras Português/Alemão, peloLaboratório de Pesquisas Prá-

ticas Culturais e Identidades(Lppci) - Mestrado em História.Será realizada uma Mostra,sempre aos sábados, uma vezpor mês até novembro.

Segundo a professora orga-nizadora Elise Schmitt, este é umfilme alemão do ano 1989, queserá exibido gratuitamente paratoda a comunidade, sendo que alocução é alemã, mas haverá le-gendas em português, durandono total 105 minutos. “Esta é umaatividade para que haja interati-

vidade entre os acadêmicos e acomunidade com a língua ale-mã”, declarou a professora.

Os filmes das próximas ses-sões serão divulgados com an-tecedência nas mídias e nas re-des sociais por meio do eventocriado no Facebook https://www.facebook.com/events/2 7 9 3 6 4 2 6 8 8 9 8 5 9 0 /?ref=ts&fref=ts.

EVENTO CONTRA A PEDOFILIADivulgação

Grupo de voluntários de Marechal Cândido Rondon que realiza trabalhos contraa pedofilia esteve na segunda-feira (19), na prefeitura, para entregar um conviteao prefeito Moacir Froehlich para um evento que será realizado domingo (25), apartir das 14h30, na Praça Willy Barth. Na oportunidade, acontecerão diversas

atividades, entre elas a apresentação de teatro. O grupo realiza ações que visamorientar a sociedade sobre este problema e como denunciar pessoas que

cometem este crime. Mais informações sobre o trabalho podem ser acessadasatravés do Facebook, na página TodosContraaPedofiliaMCR.

Gincana Antidrogas envolveestudantes de Mercedes

A Prefeitura de Mercedesestá com agenda voltada ao pro-jeto da Itaipu Binacional intitu-lado “Encontros e Caminhos”, oqual vem sendo realizado nos29 municípios pertencentes àBacia do Paraná 3. Fazendo par-te desta programação, hoje (21)será realizada a 8ª Gincana An-tidrogas no município.

Neste ano, a atividade foi am-pliada e acontecerá durante todoo dia no Parque de Lazer do Ar-roio Guaçu, onde estarão partici-pando cerca de 500 crianças e ado-lescentes, alunos do Colégio Esta-dual Leonilda Papen e da EscolaEstadual Eronildes Francener.

Os estudantes se deslocarãopela manhã ao Parque de Lazer epassarão o dia em atividades deaventura, como arborismo e tri-lhas, com motivação de interaçãocom a natureza e com a temáticacontra as drogas. As atividadesterão espírito cooperativo e a re-alização ficará por conta da equi-pe da empresa Ricas Trilhas Ver-des, a qual desenvolve atividadeshá vários anos na região. Toda aprogramação terá o auxílio dosprofessores, além da disponibili-zação de uma equipe médica epatrulhamento policial para quehaja total segurança no local.

Os alunos almoçarão noparque e retornarão somente apartir das 16h45.

Conforme a direção do Colé-gio Leonilda Papen e Escola Ero-nildes Francener, é importantea participação de todos os alu-nos, pois este dia será computa-do como dia letivo, num total dedez presenças (cinco aulas pe-ríodo matutino e cinco aulasperíodo vespertino).

Page 11: 05 21 2014

O PRESENTE | 11QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014 GERAL

Pato Bragado inicia jornada de atividades do projetoHoje (21), sexta (23) e segunda-feira (26), estudantes farão visitas a uma propriedade de plantas

medicinais; no dia 30 haverá teatro sobre ervas medicinais e no dia 07 cavalgada ecológica

ENCONTROS E CAMINHOS

Foi realizada ontem (20), emPato Bragado, com os estudantesdo Ensino Fundamental e Médio,a ação inicial do projeto Encon-tros e Caminhos do CultivandoÁgua Boa no município. A farma-cêutica e bioquímica da UnidadeBásica de Saúde, Sara Weirich, foia responsável pela primeira ati-vidade, que consistiu em pales-tras sobre a “Implantação da fito-terapia e plantas medicinais noSUS”, no auditório das escolas.

Hoje (21), como também nasexta (23) e na segunda-feira(26), os alunos participarão devisitas técnicas à propriedadeda produtora de plantas medi-cinais Tercília Medin. No localeles receberão mudas de diver-sas espécies. Também haverásorteio de camisetas personali-zadas do projeto.

As atividades terão sequên-cia no dia 30, às 19h30, no Cen-tro Cultural, com teatro sobre“O valor das ervas medicinaisna saúde do nosso povo”, pelo

Cmei Zilda Arns realizaassembleia extraordinária

O Centro Municipal deEducação Infantil (Cmei) Zil-da Arns, de Marechal Cândi-do Rondon, realiza assembleiageral extraordinária amanhã(22). Para a mesma, estão sen-do convocados os funcioná-rios e pais de alunos.

A primeira convocaçãoestá prevista para as 19 horas,com a presença de metade dos

sócios, ou em segunda con-vocação às 19h30, com qual-quer número de sócios.

Durante a programaçãoserá desenvolvida palestracom Gilberto Cavalcanti, doInstituto Pais e Filhos, sobreo tema “Saiba o que você devedizer aos seus filhos, em qual-quer idade”, reformulação doestatuto e assuntos gerais.

Expo Santa Helena começa amanhã

Iniciam os preparativos ao22º Café Colonial de Missal

Missal já começa a se pre-parar para o Café Colonial,evento tradicional no mu-nicípio. O 22º Café Colonialacontece no dia 14 de ju-nho, no Centro de Eventos,das 18h30 às 21h30. Serãoservidos cerca de 60 pratosentre doces e salgados. Asfichas são limitadas, sendodisponibilizadas somenteduas mil fichas, a fim demelhor acomodar as pesso-as de Missal e região.

O Café Colonial é umevento beneficente. Vinte porcento do lucro será destina-

do para os três Centros Mu-nicipais de Educação Infantile o restante da renda é rever-tida ao Provopar Municipal.As fichas estão sendo vendi-das a R$ 20 antecipadas e nahora custarão R$ 25; crian-ças até 12 anos pagam R$ 10.As fichas antecipadas podemser adquiridas em Itaipulân-dia, na Panificadora Jank; emSanta Helena, na PadariaProgresso e Rádio Liberda-de; em Medianeira, na Esqui-na Bar e Rádio Independên-cia; e em São Miguel do Igua-çu, na Rádio Costa Oeste.

Santa Helena já está viven-do o clima de aniversário. Nes-te mês, o município completa47 anos e a programação festi-va em alusão à data é extensa. Oponto alto da festa acontece deamanhã (22) a domingo (25),com a Expo Santa Helena.

Neste ano, o evento conta-rá com atrações culturaiscomo os shows de Munhoz eMariano, Oswaldir e CarlosMagrão e Jonas e Rodrigo, alémda apresentação de diversosartistas locais, que subrião aopalco ao lado do Centro Socialda Igreja Católica.

A organização do eventoestá em andamento e na segun-da-feira (19) houve uma reu-nião com os expositores e Co-missão Organizadora para tra-tar sobre o regimento da Expo,além de apresentar toda a pro-gramação das festividades.

A expectativa dos organiza-dores é receber 70 mil pessoas

Reunião entre os expositores e Comissão Organizadora aconteceuna segunda-feira (19) para tratar sobre o regimento da Expo

Divulgação

durante os dias de evento.Praticamente todos os es-

tandes foram comercializadoscom o diferencial de duas alas,interna e externa, ficando o es-paço ao ar livre destinado aempresas do ramo de automó-veis, máquinas agrícolas e liga-das ao agronegócio.

De acordo com o presidenteda Associação Comercial (Aci-sa), Gilson Altemeier, os estan-des estão todos vendidos, sen-do fechado com 120 exposito-

grupo municipal de teatro 4Atos. Também serão entreguessachês com chás.

O encerramento das açõesocorrerá no dia 07 de junho, às08 horas, com cavalgada ecoló-gica e plantio de 200 mudas deipês em propriedades rurais,bem como no Parque das Águas.Ao meio-dia almoço, no CTGSepé Tiaraju, serão realizadasapresentações culturais e feitaentrega de certificados a refe-rências municipais em causasambientais, sejam elas de plan-tas medicinais, manejo adequa-do de resíduos sólidos, agentesambientais, associação de orgâ-nicos, coleta seletiva, compos-tagem, entre outras atividades.

As atividades são coordena-das pelo Comitê Gestor de MeioAmbiente do município, prefei-tura e Itaipu Binacional, por in-termédio do Programa Cultivan-do Água Boa, Conselho de Desen-volvimento dos Municípios Lin-deiros e outras entidades.

res, sendo 70 na parte interna e50 na parte externa. “Além dis-so, cerca de 30% dos estandesforam comercializados para ex-positores de outros municípi-os, mas foi dado prioridadepara os santa-helenenses. Alémdisso, foi fechado com ramosdiferentes das empresas domunicípio. Esse é o momentodas empresas participarem,pois a Expo é a vitrine para apre-sentar os produtos de nossomunicípio”, ressalta.

Farmacêutica e bioquímica Sara Weirich discorreu ontem (20) sobrea “Implantação da fitoterapia e plantas medicinais no SUS”

Marili Besso

Page 12: 05 21 2014

12 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014

Casos de coqueluche aumentam e voltam a preocuparSomente no primeiro trimestre deste ano já foram registrados

no Paraná quase a metade do total de casos de 2013

“TOSSE COMPRIDA”

O cenário epidemiológico dacoqueluche, no Brasil, desde adécada de 1990, apresentou re-dução na incidência conformehouve ampliação da vacinação.No entanto, a partir de meadosde 2011, segundo o Ministérioda Saúde, observou-se um au-mento súbito no número decasos da doença no país, cujaincidência quadruplicou emrelação ao ano anterior (2010).

No Paraná, segundo dadosda Secretaria de Estado de Saú-de (Sesa), os números vêm cres-cendo. Em 2011, houve 179 re-gistros de coqueluche. Os casossaltaram para 397 no ano se-guinte. Em 2013, por sua vez,502 pessoas foram diagnostica-das com a doença. Somente nes-te início de 2014, 204 paranaen-ses já precisaram ser tratados.

De acordo com a responsá-vel pelo Setor de Epidemiologiada Unidade de Saúde 24 Horasde Marechal Cândido Rondon,enfermeira Vera Lehr, algumasdoenças são classificadas deemergentes e reemergentes. Esteé o caso da coqueluche. “No Pa-raná, durante muitos anos nãohouve registro de pacientes comcoqueluche, mas outros Esta-dos e outros países continua-ram com a doença. Como nãoestá eliminado o agente causa-dor da patologia, enquantohouver pessoas suscetíveis adoença vai e volta”, explica.

A enfermeira ressalta queno último ano aumentou aindamais o número de casos de co-queluche, conforme comprova-do inclusive pelos números, e oque chama atenção foi a quan-tidade de crianças que não fo-ram vacinadas contra a doen-ça. “Os casos mais graves atin-giram crianças menores de doismeses. Então são aquelas quenão tomaram nenhuma vacinaainda”, comenta.

A vacina é realizada em trêsdoses. A primeira dose é aplica-da com dois meses de vida, asegunda com quatro meses e aterceira quando a criança com-pletar seis meses. Um ano de-pois dos seis meses, ou seja, aos18 meses, é feito um reforço.

Para a rondonense, o idealseria ter disponível na rede pú-blica de saúde a vacina para agestante, visando justamentediminuir os casos da doençaaté os bebês serem imuniza-dos. Contudo, ela só é forneci-da na rede particular e em gran-des centros. “Há uma propos-ta do Ministério da Saúde paraque a partir do ano que vemseja disponibilizada a vacinatríplice acelular para todas asgestantes”, revela. “Esperamosque a partir de 2015 haja essavacina disponível e, com isso,diminuam os casos de coque-luche”, emenda.

REALIDADERONDONENSE

Em Marechal Rondon, relataa enfermeira, algumas criançasprecisaram ser internadas de-vido à doença. Mas, felizmente,não foram registradas compli-cações. Adultos jovens tambémforam diagnosticados com co-queluche. “A doença atinge maiscrianças, sendo que neste caso agravidade é maior”, frisa.

Até em função dessa reali-dade, Vera enfatiza que é muitoimportante os pais manterem avacinação dos filhos em dia.

TOSSE COMPRIDAUm dos sintomas mais típi-

cos da coqueluche é a “tossecomprida”, como também é co-nhecida a doença, tendo em vis-ta que a pessoa fica por sema-nas tossindo. “É uma tosse quenão passa. A pessoa geralmen-te fica dois meses, três meses,

CASOS DE COQUELUCHE NO PARANÁO ano de 2014 começou registrando mais casos da doença, no Paraná, do que durante 2011 inteiro.Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) já computou no início do 2º trimestre desteano quase metade dos casos do ano inteiro de 2013.

Ano 2011 2012 2013 2014Casos 179 397 502 204

Sintomas da coqueluche

Fotos: Maria Cristina Kunzler

Enfermeiraresponsável

pelo Setor deEpidemiologiada Unidade de

Saúde 24 Horas,Vera Lehr: “A

coqueluche temcomo algo típico

a tossediferente, quenão passa. Porisso a doença éconhecida comotosse comprida”

A coquelucheatinge

especialmenteas crianças:

vacina érealizada

em três doses(dois meses de

vida, quatromeses e seis

meses)e aos 18 mesesde vida é feito

um reforço

ou até quatro meses com tosse.E é uma tosse diferente, comsibilo, pode ter vômito, o quecompromete o estado geral epode causar agravamento cominsuficiência respiratória”, de-

talha. “É importante os paissaberem que se a criança come-çou a ter muita tosse, febre, fal-ta de ar, vômito, sono prejudi-cado à noite, tem que procurarassistência médica para fazer o

diagnóstico e iniciar o trata-mento, se o caso for confirma-do”, afirma.

O tratamento é feito com me-dicamento e bloqueio para evi-tar mais casos.

MENOS DE SEIS MESES DE IDADETodo indivíduo que, independentemente do estado vacinal, apresente tosse de qualquer tipo

há dez dias ou mais, associada a um ou mais dos seguintes sinais e sintomas:

- tosse paroxística (tosse súbita incontrolável, com tossidas rápidas e curtas (cinco a dez),em uma única expiração)

- guincho inspiratório- vômitos pós-tosse- cianose- apnéia- engasgo

MAIOR OU IGUAL A SEIS MESESTodo indivíduo que, independentemente do estado vacinal, apresente tosse de qualquer tipo

há 14 dias ou mais, associada a um ou mais dos seguintes sinais e sintomas:- tosse paroxística- guincho inspiratório- vômitos pós-tosse- cianose- apnéia- engasgo- todo indivíduo com tosse por qualquer período, com história de contato próximo* com caso

confirmado de coqueluche, pelo critério laboratorial.* Contato próximo: todo indivíduo que teve exposição face a face a cerca de um metro ou

menos de distância com um caso suspeito.

Page 13: 05 21 2014

INSÔNIA PELAS DÍVIDASO sujeito chega ao consultório do psiquiatra e desabafa:- Doutor, preciso da sua ajuda! Acho que estou ficando louco!

Já faz três noites que não consigo dormir de tanta preocupação!- E qual o motivo de sua preocupação?- Dinheiro, doutor!- Ah! Mas é muito fácil. É só o senhor parar de pensar no assunto.

Outro dia esteve aqui um camarada que também não conseguiadormir por causa das dívidas que tinha contraído com o tio. Faleipara ele que o tio é que deveria ficar preocupado, já que tinhadinheiro para receber. Daí em diante, ele passou a dormir tranquilo!

- Pois é doutor, este era o meu sobrinho!

PESCARIA COM O PAIO garoto chegou atrasado à escola e falou para a professora:- Fiquei discutindo com o meu pai porque eu queria ir pescar e

ele não deixou!- Ótimo! - respondeu a professora - Seu pai se preocupa com

você!- Não é bem isso não, professora... Ele me disse que a isca que

ele tinha mal dava para ele!

ÁRIES: Versatilidade, in-teligência e diversifica-ção de interesses estãoem pauta. O relaciona-

mento com irmãos fica evidenciado.

TOURO: Foco em talen-tos, valores pessoais,recursos e uso inteli-gente de suas habilida-

des. Hora de ser mais flexível.

GÊMEOS: Um novo ci-clo começa a se insinu-ar. Os próximos diasfavorecem a conclusão

de pendências profissionais.

CÂNCER: Fase mais in-trospectiva e contem-plativa. Período de re-flexões e interioriza-

ção. Grandes ensinamentos.

LEÃO: Favorecimentopara a relação com ami-gos, com grupos e paraprojetos versáteis e ino-

vadores. Olhe para o futuro.

VIRGEM: Carreira e re-alizações em pauta.Conhecimentos, con-tatos e versatilidade

são essenciais para realizar osseus propósitos.

LIBRA: Estudos, via-gens e ampliação de ho-rizontes mentais e cul-turais estão favoreci-

dos. Procure sanar os problemas.

ESCORPIÃO: Foco emtransformações pes-soais. Emoções e fi-nanças estão em pau-

ta. Autoconhecimento é fun-damental.

SAGITÁRIO: Favoreci-mento para conhecernovas pessoas e paraestabelecer contatos im-

portantes ao seu desenvolvimento.

CAPRICÓRNIO: Mo-mento oportuno paraaprimorar conheci-mentos relacionados à

atividade profissional. Desenvol-vimento.

AQUÁRIO: Destaque navida afetiva e na criativi-dade. Os próximos diassão importantes para

resolver questões financeiras.

PEIXES: Favorecimen-to do desenvolvimentoprofissional. Bom mo-mento para perceber o

que você deve deixar para trás.

BIFE ÀPARMEGIANA

DIFERENTE

Modo de preparo:Tempere o bife a seu gosto. Bata os ovos junto com o leite ea metade do tablete do caldo de carne. Passe o bife no ovo ena farinha de rosca e frite, coloque o bife em um tabuleiro ecubra com presunto e o queijo. Coloque o molho de tomate emuma panela e deixe ferver, adicione as latas de creme de leite,até que chegue em uma cor rosa claro. Coloque a outrametade do caldo de carne e deixe no fogo cerca de trêsminutos. Coloque o molho ainda quente sobre o queijo quecobre o bife, pode colocar todo o molho e leve ao forno até oqueijo derreter. Esta receita pode ser acompanhada de arrozcom brócolis e uma batata na manteiga.

Ingredientes1 kg de bife (contra filé/alcatra)400 g de queijo300 g de presunto (bem fino)2 latas de creme de leite1 lata de molho de tomate (depreferência sabor bolonhesa

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 13

ou pizza)3 ovos1 xícara de chá de leiteFarinha de roscaCaldo de carneSal a gosto

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

QUARTA-FEIRA (21)*

Epaminondas chama Ferdinandode covarde por não querer se candi-datar à prefeitura. Catarina diz a Fer-dinando que Epaminondas desconfiada honestidade do prefeito das An-tas. Pedro Falcão confessa a dona Têque apoiaria Ferdinando se ele secandidatasse. Serelepe fica feliz aover o livro que Pituca deixou em suacama como presente. Catarina tentaconvencer Ferdinando a aceitar aideia de entrar para a política. Epami-nondas procura Pedro Falcão.

MEU PEDACINHO DE CHÃOJonas tira fotos com Gláucia, mas

orienta que seus seguranças apreen-dam a câmera do fotógrafo. Ernestonão consegue entrar na festa e vê Bórise Ludmila chegarem à festa. Meganouve Vicente chamar Davi de Golias.Ernesto briga com Bóris. Jonas impedeGláucia de dar uma entrevista paraVerônica. Megan tenta seduzir Davi.Maria Vergara se aproxima de Briancom um plano. Dorothy descobre osegredo de Maria e Brian. Davi desco-bre que Megan é filha de Jonas. Jonasanuncia o Concurso Geração Brasil.

EM FAMÍLIACadu diz a Clara que tem curiosidade

de conhecer a família de seu doador,mas ela tenta demovê-lo da ideia. Virgíliopensa seriamente em se separar deHelena. Laerte insiste com Luiza quequer morar com ela, deixando-a um pou-co assustada com a rapidez dos aconte-cimentos. Chica diz a Ricardo que nãoconsegue parar de pensar em Branca esuas armações. Vanessa diz a Marinaque as finanças do estúdio vão de mal apior, mas a fotógrafa pede que a amiga adeixe em paz. Laerte diz a Luiza quequer se casar com ela.

GERAÇÃO BRASIL○

SONHANDO COM ÓPERADoutor, o senhor tem de me ajudar - diz a mulher, desesperada,

ao psiquiatra. - O meu marido pensa que está na ópera. Canta dia enoite, a plenos pulmões, e já está me deixando louca!

- Traga-o aqui amanhã, no primeiro horário - responde o médico.Um semana depois, a mulher liga para o consultório:- Doutor, não sei que milagre o senhor fez, mas o Emílio parou de

cantar como antes, canta apenas vez por outra. O senhor conseguiucurar aquela sua ilusão?

- Não exatamente, minha senhora - diz, solene, o psiquiatra. - Euapenas lhe transferi para um papel secundário na ópera.

Page 14: 05 21 2014

14 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014

MARECHAL RONDON

Rotatórias recebem melhorias na sinalizaçãoObjetivo é proporcionar um melhor entendimento sobre o correto uso destes trechos

A Secretaria Especial deCoordenação de Programasem Segurança e Trânsito deMarechal Cândido Rondonestá realizando diversas açõesem prol de um trânsito maisseguro, sem acidentes, paramotoristas, ciclistas e pedes-tres. São trabalhos de orienta-ção, melhorias na sinalizaçãohorizontal e vertical, além deoutros projetos que, confor-me o chefe da pasta, JossoéHahn Pinto, já trouxeram re-sultados altamente positivos,como a redução no número deacidentes, principalmente nocentro da cidade.

Recentemente a equipe dasecretaria realizou trabalhos desinalização em rotatórias ins-taladas nas avenidas. SegundoJossoé, a falta desta sinalizaçãojá ocasionou problemas e situ-ações de constrangimento en-tre motoristas. Ele explica quealgumas rotatórias, desde a suaimplantação, não haviam rece-bido sinalização, como é o casoda instalada na Avenida RioGrande do Sul com a Avenidadas Torres. “A rotatória é umrecurso importante para o flu-xo de veículos. Muitas pessoasainda desconhecem como uti-lizar corretamente as mesmas.A partir da nova sinalizaçãoimplantada, queremos propor-

cionar um melhor entendimen-to e um esclarecimento do cor-reto uso nestes trechos da cida-de”, pontua.

O secretário destaca que oCódigo Brasileiro de Trânsito éclaro quanto ao uso das rotató-rias. “A preferência do uso darotatória é de quem está giran-do, não importando qual via omotorista adentrou na rotató-ria. Pede-se a todos que tenhamcuidado e que não empreendamvelocidade alta ao adentraremnas rotatórias”, enfatiza.

Além da pintura de sinali-zação horizontal, outro recur-so utilizado para a sinalizaçãofoi a instalações de tachões bi-direcionais e tachas refletivas.

O rondonense Pedrinho

Hartwig, que utiliza as viascom rotatórias quase que dia-riamente, destaca que a novasinalização trouxe inúmerosbenefícios, entre elas a consci-entização dos motoristas. “Asrotatórias devem ser respeita-das e a sinalização trouxe es-clarecimentos aos motoristasmenos informados. Como fo-ram instaladas em pontos degrande fluxo de veículos, comoo encontro de avenidas, mui-tas vezes, por falta de atenção oude conhecimento por parte dealgumas pessoas, causavammuitos transtornos e até aciden-tes. A nova sinalização é esclare-cedora, pois ensina como utilizarcorretamente este recurso notrânsito”, aponta o motorista.

Secretário de Segurança e Trânsito, Jossoé Hahn Pinto, confere a

sinalização implantada na rotatória da Avenida Rio Grande do

Sul com a Avenida das Torres: efeitos positivos

Ademir Herrmann

CCO confirma Rio Negro e Solimõespara abertura da Expo PalotinaA Comissão Central Organi-

zadora (CCO) da Expo Palotina2014 realizou ontem (20), naFaculdade do Trabalhador, reu-nião sobre os preparativos do

TAPA-BURACOS RECUPERA RUAS DE SÃO MIGUELJosnei Wolfart

O Departamento de Obras da Prefeitura de São Miguel do Iguaçu iniciou

mais uma operação tapa-buracos. O objetivo é garantir aos motoristas

condições de trafegabilidade. O serviço é feito com maquinário e mão de

obra próprios. Na segunda-feira (19) foi recuperada a Avenida Willy Barth

e as ruas Duque de Caxias e Garibaldi. Ontem (20) o serviço prosseguiu na

Rua Fernando Ferrari - na saída para São Jorge, e demais ruas na região

da Gaúcha. Segundo o secretário municipal de Obras e Viação, Orivaldo

Malaggi, os trabalhos devem abranger todas as regiões da cidade onde

houver necessidade de reparos. A equipe chama a atenção dos motoristas

para que redobrem a atenção onde há máquinas e homens trabalhando.

evento, que será realizado de 04a 07 de setembro. “O envolvi-mento de todos é que vai garan-tir o sucesso deste importanteevento para Palotina e toda aregião”, destacaram, na opor-tunidade, o prefeito JucenirStentzler e o vice-prefeito IdenirPedrinho Brum.

O presidente da CCO, Ade-mir Mariani, explicou que a par-tir de agora começam a ser pre-parados os atrativos que marca-rão a programação da Expo Palo-tina. A exemplo das edições ante-riores, serão realizados shows,exposição comercial e industri-al, festival gastronômico, expo-sição de animais, parque de di-versões, entre outras atrações.Na reunião, foi oficializado quena abertura da festa haverá showgratuito da dupla Rio Negro eSolimões, na Arena de Eventos.Na Arena Universitária serãorealizados outros shows, queainda estão sendo definidos.

Mariani salientou que até odia 10 de junho será feita a co-mercialização de espaços paraa exposição comercial e indus-trial para as empresas que par-ticiparam no ano passado daexposição. Depois desta data areserva poderá ser feita porqualquer empresa interessada.

Mais informações sobre osespaços para a feira comercial eindustrial da Expo Palotinapodem ser obtidas na Associa-ção Comercial (Acipa), pelo te-lefone (44) 3649-4254.

Page 15: 05 21 2014

O PRESENTE | 15QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014 GERAL

Empresas podem receber certificação do programaIniciativa é voltada para os empreendimentos que promovem no dia a dia práticas focadas na sustentabilidade

CULTIVANDO ÁGUA BOA

A Associação Comercial eEmpresarial de MarechyalCândido Rondon (Acimacar)está fazendo nesta semana ocadastro de empresas associa-das interessadas em receberuma certificação ambientalconferida pela Itaipu Binacio-nal, juntamente com o Con-selho de Desenvolvimento dosMunicípios Lindeiros ao Lagode Itaipu e prefeitura. A certi-ficação, que faz parte do pro-jeto Encontro e Caminhos doCultivando Água Boa, é vol-tada para aquelas empresasque promovem no dia a diapráticas focadas na sustenta-bilidade.

Segundo explica o vice-pre-sidente de ResponsabilidadeSocial e Ambiental da Acima-car, Legário Gilberto von Müh-len (Beto), quem se enquadrana proposta deve encaminharpara a Associação Comercialaté sexta-feira (23) - pelo [email protected] -um histórico da empresa e umresumo das atividades susten-

táveis desenvolvidas. Confor-me estabelece o regulamento,uma comissão irá avaliar asdez empresas que realizam asmelhores práticas e que terãodireito a receber a certificação.

A entrega dos certificadosocorrerá em solenidade mar-cada para o dia 07 de junho,no Clube Guarani, em Mare-chal Rondon.

“Sabemos que existemempresas associadas à Aci-macar com bons projetos eque estão inovando na ges-tão em termos de sustenta-bilidade em suas atividades.Esta é uma boa oportunida-de de receber o reconheci-mento regional por essas ini-ciativas, que vão servir deexemplo para outras empre-sas também”, destaca Beto.

Mais informações podemser obtidas com Andreia, pelotelefone (45) 3284-5716.

CULTIVANDOÁGUA BOA

O Cultivando Água Boa é

uma ampla iniciativa socio-ambiental concebida a partirda mudança na missão insti-tucional da Itaipu Binacio-nal, promovida em 2003. Oprograma parte do reconhe-cimento da água como recur-so universal e, portanto, umbem pertencente a todos. Atu-almente, são desenvolvidos 20programas e 65 ações, quevão desde a recuperação demicrobacias e a proteção dasmatas ciliares e da biodiversi-dade, até a disseminação devalores e saberes que contri-buem para a formação de ci-dadãos dentro da concepçãoda ética, do cuidado e do res-peito com o meio ambiente.

O Cultivando Água Boaenvolve a atuação de aproxi-madamente dois mil parceiros,dentre órgãos governamentais,ONGs, instituições de ensino,cooperativas, associações co-munitárias e empresas. Em2005, o reconhecimento mun-dial do programa foi compro-vado com a conquista do prê-

mio Carta da Terra, entregueem Amsterdã, Holanda. De lápra cá, o programa tem se fir-mado como um exemplo a ser

seguido no que se refere aodesenvolvimento sustentável eà gestão participativa em pro-jetos socioambientais.

Divulgação

Vice-presidente de

Responsabilidade

Social e Ambiental

da Acimacar,

Legário Gilberto

Von Mühlen (Beto):

“As empresas

podem se

inscrever até

sexta-feira (20)”

Page 16: 05 21 2014

16 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014

INFÂNCIA E JUVENTUDE

Palestras encerram hoje 1º Simpósio do NeddijProgramação culminará na elaboração de uma carta de intenções e propostas

Tem sequência às 08 horasde hoje (21), no Tribunal doJúri da Unioeste, campus deMarechal Cândido Rondon, o1º Simpósio do Núcleo de Es-tudos e Defesa dos Direitos daInfância e Juventude (Neddij).A programação inicia comexposição de painéis e ban-ners científicos, sendo que aprimeira palestra do dia temcomo tema "O adolescente emconflito com a lei: o ato infra-cional e suas implicações", ten-do como palestrante a promo-tora da Comarca de Cascavel eprofessora da Escola de Ma-gistratura do Paraná, douto-ra Simone Lúcia Lorens.

A palestra, intitulada "De-poimento sem dano: o cuidadonos casos de estupro de vulne-rável", será conduzida pela co-ordenadora geral do 1º Simpó-sio do Neddij, doutorandaClaudete Carvalho Canezin; jáa professora do programa depós-graduação em Educaçãoda Unioeste, doutora TaniaMaria Rechia Schroeder, vaiexplanar sobre "O conflito eviolência na escola: possibili-dades de enfrentamento". Após,haverá debates.

A programação do simpó-sio tem como destaque a ela-boração de uma carta de in-tenções e propostas de Mare-chal Rondon para a Secreta-ria de Estado da Ciência, Tec-nologia e Ensino Superior,

Procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior: “O administrador está obrigado a destinar

recursos para implementar estas políticas dos Conselhos da Criança e do Adolescente, ou seja, é possível

fazer uma revolução no país através do funcionamento dos conselhos”

Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude de Toledo,

Rodrigo Dias: “Falta um grande pacto social para resolver esta questão,

e o adolescente que praticar um ato infracional precisa de atenção técnica,

pois é produto de uma família que precisa de intervenção”

Secretaria de Estado do De-senvolvimento Social e para oConselho Estadual de Defesada Criança e do Adolescente,tendo como orientadora acoordenadora do Neddij, pro-fessora doutora ElizangelaTreméa Fell, e como relator oadvogado Luciano Caetano.

SIMPÓSIOCom a presença de diversas

autoridades, o simpósio do Ne-ddij foi aberto na manhã deontem (20) e contou com apresença de cerca de 400 pesso-as. As palestras foram minis-tradas por Elizangela TreméaFell; pelo procurador do Mi-nistério Público do Paraná,Olympio de Sá Sotto Maior;pelo juiz de Direito da Vara daInfância e Juventude de Tole-do, Rodrigo Rodrigues Dias;pela mestre em História Soci-al, Eugenia Aparecida Cesco-neto; pela pedagoga e mestran-da em Educação Ana CarlaVagliati; e pelo comandante da2ª Companhia da Polícia Mili-tar, capitão Valmir de Souza.

POLÍTICA DEATENDIMENTO

O Estatuto da Criança e doAdolescente (ECA) e uma novapolítica aos direitos da infânciae da juventude foi tratado porOlympio de Sá Sotto Maior.Segundo ele, a constituição fe-deral tem comando para dar

prioridade para a área da in-fância e da juventude, comodireito à vida, liberdade, convi-vência familiar e comunitária,saúde, educação, cultura, lazere profissionalização. “Para aefetivação, a família, a socieda-de e o Estado devem dar priori-dade absoluta. De acordo como Estatuto da Criança e doAdolescente, deve ser dada pre-ferência na formulação e naexecução de políticas públicas edestinação privilegiada de re-cursos para a área. A políticaem cada município deve serformulada por um órgão deli-berativo, que são os Conse-lhos da Criança e do Adoles-cente. O administrador estáobrigado a destinar recursospara implementar estas políti-cas destes conselhos, ou seja, épossível fazer uma revoluçãono país através do funciona-mento dos conselhos, que fa-zem o diagnóstico”, enfatiza.

O principal desafio, segun-do o procurador do Ministé-rio Público, é o Poder Públicocumprir o comando de darpreferência às políticas públi-cas e destinar os recursos paraimplantar programas e ações.“O discurso de que o futurodo país está na criança e noadolescente existe desde sem-pre. É necessário transformaro discurso em prática e a ma-neira de saber se os direitos dapopulação infantojuvenil sãoatendidos é verificar os orça-mentos dos municípios, dogoverno estadual e do gover-no federal. Há avanços por-que em cada localidade exis-tem os conselhos de direito eos conselhos tutelares, quefazem o atendimento de crian-ças e adolescentes em risco

pessoal, familiar, social. OPoder Judiciário tem determi-nado ao administrador quecumpra a lei. A Justiça de In-fância e da Juventude cumpreo papel da garantia de crian-ças e adolescentes”, declarou.

MEDIDASSOCIOEDUCATIVASA eficiência da aplicação das

medidas socioeducativas e osaspectos práticos foi o tema dapalestra proferida por Dias. “Aimplementação do ECA é umprocesso que vem sendo im-plantado desde 1990, quandoentrou em vigor. Nós aindaestamos engatinhando e preci-samos avançar muito em ter-mos de socioeducação. Ela estácercada de uma série de pre-conceitos antes de ser imple-mentada, exemplo é que se pen-sa no ECA no campo da impu-nidade. Muitas cidades aindanão têm um programa de liber-dade assistida e de prestação deserviços, como rege a lei. Agente tem que dar efetividadepara a criança e o adolescentepara depois julgar os resulta-dos; sem que isso se transfor-me em realidade é difícil fazeralguma coisa”, salientou o juizde Direito da Vara da Infânciae Juventude de Toledo.

Para ele, para que as medi-das sejam colocadas em práti-ca, falta destinar recursos pú-blicos para trabalhar nestaárea. “O trabalho da socioe-ducação é de altíssima com-plexidade, pois precisa de téc-nicos capacitados para lidarcom o adolescente que prati-cou ato infracional. Antes depraticar os atos, esse adoles-cente sofreu outras formas deviolação de seus direitos. Se

você pegar um adolescente quepraticou um furto; a cidadeinteira fica abismada comoum adolescente de 15 anoscomete um homicídio, masquando você resgatar o his-tórico deste jovem ele já so-freu uma série de violações.Quando vai trabalhar comele é preciso um corpo técnicopara promover ele, a família,a comunidade onde vive, se-não vai voltar para a mesmasituação. A gente precisa derecurso público para ter pro-gramas de meio aberto efeti-vos e que deem atenção aoadolescente, à família e à co-munidade”, afirma.

Dias acrescentou: “O siste-ma nacional socioeducativo foium avanço, pois há uma leique dá essas medidas. Alémdisso, há um movimento deresponsabilidade do município,do Estado e da União. Hojetêm proliferado programas deliberdade assistida e prestaçãode serviços à comunidade. Ain-da falta equipe, recursos técni-cos, cursos e, principalmente,integrar a família neste proces-so. Falta um grande pacto soci-al para resolver esta questão, eo adolescente que praticar umato infracional precisa de aten-ção técnica, pois é produto deuma família que precisa de in-tervenção”.

O Centro de Socioeducaçãode Toledo tem 25 adolescentescom sentença, meio aberto tem66 adolescentes cumprindoprestação de serviços à comu-nidade, 14 em liberdade assisti-da e 27 com duas medidas cu-mulativamente, todos atendi-dos pelo Centro de ReferênciaEspecializado de AssistênciaSocial (Creas).

Fotos: Joni Lang/OP

Page 17: 05 21 2014

O PRESENTE | 17AGRONEGÓCIOQUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014

PLANO AGRÍCOLA E PECUÁRIO

Seguro rural, pecuária e médios produtores são contempladosBase do plano, que disponibilizará R$ 156,1 bilhões está no apoio estratégico aos médios produtores, inovação

tecnológica, fortalecimento do setor de florestas comerciais, pecuária de corte e ajustes no seguro rural

Os principais eixos do PlanoAgrícola e Pecuário (PAP), quecomeça no dia 1º de julho desteano e vai até 30 de junho de 2015,baseiam-se no apoio estratégicoaos médios produtores, à inova-ção tecnológica, ao fortalecimen-to do setor de florestas comerci-ais e à pecuária de corte, além deajustes no seguro rural. Ao todo,serão disponibilizados R$ 156,1bilhões - alta de 14,7% sobre osR$ 136 bilhões da safra 2013/14 -,dos quais R$ 112 bilhões são parafinanciamentos de custeio e co-mercialização e R$ 44,1 bilhõespara os programas de investimen-to. O PAP foi lançado pela presi-denta Dilma Rousseff e pelo minis-tro da Agricultura, Pecuária e Abas-tecimento, Neri Geller, na segun-da-feira (19), em Brasília (DF). “Con-seguimos postergar para 1º de ju-lho de 2015 a obrigatoriedade dacontratação do seguro rural nasoperações de custeio agrícola fei-tas por médios produtores. Alémdisso, o limite de financiamentopara a comercialização de semen-tes passa a ser de R$ 25 milhõespor beneficiário, tendo como refe-rência o preço de mercado”, disseGeller, acrescentando que foramcontratados entre julho do ano

passado e abril de 2014 mais de R$127 bilhões pelo PAP atual.

LINHAS PRINCIPAIS

Pelo Programa de Apoio aoMédio Produtor Rural (Pronamp),estão programados R$ 16,7 bilhõespara as modalidades de custeio,comercialização e investimento.O valor é 26,5% superior aosR$ 13,2 bilhões previstos na safra2013/14. Os limites de empréstimopara custeio passaram de R$ 600mil para R$ 660 mil, enquanto os deinvestimento subiram de R$ 350mil para R$ 400 mil.

O governo federal pretendeainda instituir a Política Nacionalde Florestas Plantadas no âmbitodo Ministério da Agricultura, Pe-cuária e Abastecimento (Mapa).Entre as ações previstas para es-timular o setor, estão investimen-tos em pesquisa, assistência téc-nica e extensão rural, além decrédito específico para fomentara prática - como já ocorre atual-mente pelo Programa Agricultu-ra de Baixa Emissão de Carbono(ABC), que financia em até 15anos (sendo seis anos de carên-cia) a implantação e manutençãode florestas comerciais.

Em relação ao Programa de

Subvenção ao Prêmio do SeguroRural (PSR), proposta em que ogoverno atua por meio da redu-ção de custos no momento dacontratação da apólice, os recur-sos foram mantidos em R$ 700milhões, volume suficiente paraalcançar cerca de 10 milhões dehectares e mais de 80 mil produ-tores. Neste ano, ajustes serãofeitos no zoneamento agroclima-tológico, de maneira a torná-lo omais aderente possível à realida-de dos cultivos agrícolas do país.

Quanto aos incentivos à pe-cuária, agora os criadores pode-rão financiar a aquisição de ani-mais para engorda em regime deconfinamento; a retenção dematrizes (com até três anos parapagamento) e a aquisição dematrizes e reprodutores (limitede R$ 1 milhão por beneficiáriocom até cinco anos para paga-mento, sendo dois de carência),com o intuito de aumentar a ofer-ta de carne.

Já para incentivar a inovaçãotecnológica no campo, serão aper-feiçoadas as condições de finan-ciamento à avicultura, suinocul-tura, agricultura de precisão, hor-tigranjeiros (cultivos protegidospor tela de proteção contra grani-zo, estufas, etc) e pecuária deleite por meio do Programa Ino-vagro. Por esta modalidade, fo-ram programados R$ 1,7 bilhãoem recursos (alta de 70%), sendoR$ 1 milhão por produtor para serpago em até 10 anos, sendo trêsanos de carência.

Outra novidade do PAP é queo Moderfrota foi revitalizado, comtaxas de juros reduzidas de 5,5%para 4,5% e voltando a financiara aquisição de máquinas agríco-las novas. Além disso, o Mode-rinfra teve aumento dos limitesde crédito individuais de R$ 1,3

milhão para R$ 2 milhões e cole-tivos de R$ 4 milhões para R$ 6milhões para projetos de infraes-trutura elétrica e para a reserva-ção de água, a lém dos sistemasde irrigação na(s) propriedade(s).

Limites e taxas de jurosO limite de financiamento de

custeio, por produtor, foi amplia-do de R$ 1 milhão para R$ 1,1milhão, enquanto o destinado àmodalidade de comercializaçãopassou de R$ 2 milhões paraR$ 2,2 milhões. Em ambos os ca-sos, a variação foi de 10%.

Da programação para a tem-porada 2014/15, R$ 132,6 bilhõessão com juros inferiores aos pra-ticados no mercado, um cresci-mento de 14,7% sobre os R$ 115,6bilhões disponibilizados na safra2013/14. As taxas de juros mais

baixas estão nas seguintes moda-lidades: 4% para armazenagem,irrigação e inovação tecnológica(5% no crédito de armazenagempara cerealistas); 5% para práti-cas sustentáveis; 5,5% aos médi-os produtores; e 4,5% a 6% parafinanciar a aquisição de máquinase equipamentos agrícolas.

“A taxa média de juros anualde 6,5% no PAP 2014/15 mostra apreocupação do governo federalem dar condições aos nossosprodutores e cooperativas parase manterem competitivos nomercado. As taxas de juros docrédito rural foram em grandeparte preservadas, uma vez queos ajustes foram inferiores aoaumento da taxa Selic desde olançamento do Plano 2013/14”,explica o ministro.

Plano destina R$ 4,3 bilhões

para cooperativasO fomento ao cooperativismo é uma das prioridades do governo federal.

Por isso, no lançamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2014/15, nasegunda-feira (19), foram anunciados R$ 4,3 bilhões para esse segmentodo agronegócio. Outros R$ 3,5 bilhões também estão previstos peloPrograma de Construção e Ampliação de Armazéns (PCA).

A maior quantidade de recursos está no Programa de Capitalização deCooperativas Agropecuárias (Procap-Agro), que tem o objetivo de apoiaras cooperativas de produção agropecuária, pesqueiras e aquícolas pormeio de estímulos de crédito para a recuperação ou reestruturação patri-monial. Ao todo, serão R$ 3,05 bilhões.

O Procap-Agro conta com a modalidade capital de giro, cujo limite decrédito passa de R$ 50 milhões para R$ 60 milhões por cooperativa, taxade juros de 7,5% e até dois anos para quitação, com seis meses de carência.Em relação à concessão de crédito diretamente às cooperativas parasaneamento financeiro por meio da integralização de cotas-partes, osempréstimos podem ser de até R$ 50 milhões, com juros de 6,5% ao ano epagamento em até seis anos, sendo dois de carência.

Já no Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação deValor à Produção Agropecuária (Prodecoop), que visa modernizar ossistemas produtivos e de comercialização do complexo agroindustrial dascooperativas brasileiras, foram programados R$ 1,25 bilhão. O limite é deR$ 100 milhões por operação, com juros anuais de 6,5% e pagamento ematé 12 anos (três de carência).

Page 18: 05 21 2014

18 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

QUARTA-FEIRA,21 DE MAIO DE 2014

Dia 21: Altair ManfreiDia 21: Camilo Libório SpohrDia 21: Carina D’AvilaDia 21: Célia Maria SchuckDia 21: Fabiane WildDia 21: Harri AmorimDia 21: Lucielle HanselDia 21: Luiz Hipólito de SouzaDia 21: Marceli OsnaldiDia 21: Maria FinkDia 21: Nilson Arlindo FreitagDia 21: Raquel HackDia 21: Valmor Drechsler

Divulgação

A linda Miss

Entre Rios do

Oeste, Ionara

Rafaela Ruver,

que nestasemana

representará o

município no

Miss Paraná,

evento que será

realizado na

cidade de

Maringá

CONFERÊNCIASSOBRE DITADURAO Colegiado de História do campus de

Marechal Cândido Rondon da UniversidadeEstadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realiza,nesta semana, duas conferências sobre a ditaduramilitar e a construção de sua memória. Oseventos têm apoio do Programa de Pós-Graduaçãoem História e da direção geral do campus. Aprimeira aconteceu ontem (20) e a segunda seráamanhã (22), às 19h15, no Tribunal do Júri, sobre“Esquerdas armas e ditadura: o caso da Polop”,com o professor Eurelino Coelho, da UniversidadeEstadual de Feira de Santana (UEFS).

SISTEMA DE SELEÇÃOUNIFICADAA Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS)

abriu 485 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada(Sisu). As oportunidades são para os campi deSanta Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Omaior número de opções é para Chapecó, com 365vagas abertas. Os cursos disponíveis serãoanunciados de acordo com o cronograma doMinistério da Educação.

O edital completo com todas as vagas estádisponível no site da instituição. Todas as vagassão para ingressar no segundo semestre letivo de2014. Para participar, é necessário ter feito oExame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013,não ter zerado em prova objetiva e ter tirado, nomínimo, 300 na redação.

Page 19: 05 21 2014

O PRESENTE | 19QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014 SOCIAL

Michael Juliano

Divulgação

Ronaldo Ióris (diretor deAssuntos Cadastrais daAssociação Comercial eEmpresarial de Palotina

- Acipa), Mario CésarCostenaro (ex-

presidente da Caciopar),Sérgio Marcucci(presidente da

Coordenadoria dasAssociações Comerciaise Empresariais do Oestedo Paraná - Caciopar),Lara Beatrice Biezus

(secretária de Indústria,Comércio e Turismo de

Palotina) e MárcioBrondani (presidente

da Acipa) duranteeleição da Caciopar,

ocorrida recentemente,em Marechal

Cândido Rondon

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, e o vice-prefeito, Adelar Holsbach (Pelanka), receberam, nesta semana, nogabinete, as novas representantes da beleza toledana: a 2ª Princesa Alana Carvalho, a Miss Toledo Larissa Machado

da Silva e a 1ª Princesa Jéssica Gomes, além da coordenadora do Miss Toledo, Cristina Oliveira

AUMENTO NO LUCROO lucro líquido da Companhia Paranaense de Energia (Copel) cresceu

46,3% no primeiro trimestre de 2014. De janeiro a março foram contabilizadosR$ 583 milhões, contra R$ 398 milhões do primeiro trimestre de 2013.

FRUTAS E CÉREBROComer frutas vermelhas auxilia no retardo do declínio cerebral.

Um estudo realizado pela Universidade de Londres indica que aingestão regular de frutas como melancia, amora, goiaba, entreoutras, previne possíveis dificuldades de raciocínio mental, comuma partir dos 40 anos entre homens e mulheres.

Page 20: 05 21 2014
Page 21: 05 21 2014

Conforme dados apresenta-dos nesta semana pelo consul-tor em resíduos sólidos FelipeBrumatti, na audiência públicasobre a gestão dos resíduos só-lidos, Marechal Cândido Ron-don produz cerca de 50 mil qui-los de resíduos por dia (média éde 1,03 quilo por habitante/dia).Desse total, 32% é reciclável e68% formado por rejeitos - comoroupas e espumas - e orgânicos.Em um mês, de acordo com oscálculos, o município produz1,5 mil toneladas de resíduos.Desse total, 6% é reciclado.

A coordenadora da Coope-rativa de Agentes Ambientais(Cooperagir), Margareth Hofs-taetter, conta que 90 toneladasde resíduos são vendidas todosos meses pela cooperativa. Aentidade, criada em 2008 paraatuar no ramo de coleta e vendade resíduos recicláveis, come-çou separando apenas 20 tone-ladas por mês. Em seis anos, aprodução saltou 350%.

Algumas questões, porém,interferem no trabalho doscooperados, impedindo que ausina tenha melhores resulta-dos, entre eles estão a infraes-trutura deficitária, a falta de ca-tadores e a quantidade de rejei-

tos que chega junto com as saco-linhas de material reciclável.

“Cerca de 30% do que chegapara nós (na usina de recicla-gem) é rejeito. Todos os diaschegam oito ou nove caminhõescheios de material, mas muitacoisa vem junto, como fraldas,papel higiênico, roupas, traves-seiros, comida”, elenca o presi-dente de Cooperagir, AfonsoBenites Arce. “Há alguns anosera melhor. Hoje tem muitamistura”, diz Margareth.

Para a coordenadora dacooperativa, é necessário maisconsciência da população que faza separação em casa. “É precisoseparar melhor para que consi-gamos triar mais”, entende.

CONTA QUENÃO FECHA

Outro problema apontado éque a usina recebe mais materi-al do que consegue processar.Não há dados precisos de quan-to chega por dia porque o mate-rial não é pesado, mas são entreoito e nove caminhões diaria-mente descarregando reciclá-veis e rejeitos no local. O resul-tado é que a pilha de lixo queestá esperando para passar pelatriagem é gigantesca e só au-

menta. “Já tentamos até dar degraça todo o material que nãopassou pela triagem para trêsempresas de reciclagem, masninguém quis. Isso poderia re-duzir o volume de lixo que hojeestá para passar pela triagem”,conta Margareth.

FALTAMCATADORES

Boa parte do problema seriaresolvida se houvessem maiscatadores no município. De acor-do com Brumatti, Marechal Ron-don necessitaria algo em tornode 120 profissionais, mas hojesão apenas 48, menos da metadedo necessário, segundo o consul-tor. Para Margareth, entretanto,mais 20 trabalhadores já conse-guiriam dar conta do serviçoacumulado. Mesmo com as difi-culdades, Brumatti coloca Mare-

chal Rondon entre os municípi-os mais avançados do Paraná nacoleta seletiva.

INFRAESTRUTURAA coordenadora explica

que problemas de falta de in-fraestrutura afetam o desem-penho da cooperativa. “Pode-ríamos ter melhores resulta-dos. Hoje não dá, por exemplo,para trabalhar em dia de chu-va, porque não temos um bar-racão. Com isso, o volume dei-xado, que chega todos os dias,só aumenta”, diz. Afondo am-plia: “quando chove isso aquivira um lamaçal”, apontou. Ausina também não tem balan-ças próprias, por isso não fazo cálculo de quanto materialchega ao local.

Pelo menos sete toneladasde lixo que chegam todos os diasno aterro sanitário de MarechalCândido Rondon poderiam serrecicladas. Das 25 toneladas queentram na estrutura diaria-mente (exceto aos domingos),quase um terço é material reci-clável, como plástico, alumínio,vidro e papel. Com essa quanti-dade a mais sendo depositadasem parar, a vida útil do aterroestá diminuindo, de acordo comas expectativas iniciais.

O diretor-técnico do aterrosanitário, Jaimer Luiz Tasso, re-vela que essa desova de reciclá-veis no local pode reduzir em 25%a vida útil do aterro rondonense.“Cada célula deveria ter dois anosde vida útil, mas hoje ela é sufici-ente para receber lixo apenas porum ano e meio”, conta.

O problema, de acordo comTasso, é a falta de separação doslixos seco e úmido por parte dapopulação. “Muita gente nãoclassifica o lixo em casa, colocatudo misturado em uma sacola.O caminhão acaba trazendopara o aterro materiais que de-veriam ir para a usina de reci-clagem. Pelo menos 30% de tudoque chega aqui (no aterro) pode-ria ser reciclado”, conta o técni-co em meio ambiente. “E quan-do chega aqui, não temos outraopção a não ser tratá-lo da mes-ma forma que tratamos os or-gânicos”, amplia.

Para a diretora da Compa-nhia de Desenvolvimento deMarechal Cândido Rondon (Co-decar), responsável pelo reco-lhimento dos resíduos não reci-cláveis, Amélia Grams, aindahá muita mistura de materiaisorgânicos com recicláveis nassacolas. “Muita gente não faz aseparação”, destaca. “Estamosenterrando dinheiro e reduzin-do a vida útil do aterro”, alerta.“O trabalho que estamos reali-zando é bom, mas temos esseproblema e precisamos de umaação para amenizá-lo”, dissedurante audiência pública quetratou do tema nesta semana,na Câmara de Vereadores deMarechal Cândido Rondon.

O terreno de 5,2 alqueires nointerior do município tem capa-cidade para receber entre oito edez células. Mesmo enterrandomuito material reciclável, umlaudo de vistoria do ConselhoRegional de Engenharia Arqui-tetura (Crea) e do Instituo Am-biental do Paraná (IAP) de agos-to de 2013 mostra que o aterrosanitário de Marechal Rondonestá dentro das normas legaispara funcionamento.

Page 22: 05 21 2014

As sacolinhas plásticas dos su-permercados embalam a maioria dolixo em Marechal Rondon. Há algunsanos, uma parceria entre sociedadecivil organizada e supermercados dacidade criou uma campanha de sepa-ração dos resíduos com base em dife-rentes cores das sacolas. Em uma cor,eram colocados materiais recicláveis.Em sacolas de outra cor, eram depo-sitados os orgânicos.

Em audiência pública realizada nanoite de segunda-feira (19), na Câma-ra de Vereadores, representantes decatadores, empresários do setor dereciclagem, comunidade em geral e atéo Ministério Público sugeriram que oprograma seja retomado.

De acordo com o representante doConselho Municipal de Meio Ambiente,Urbano Mertz, essa é uma atitude quepode contribuir para que a comunida-de separe mais e para que os profis-sionais que recolhem esse material dafrente das residências possam sabero que colocar ou não no caminhão. “Noano passado o Conselho liberou recur-sos para a confecção de 30 mil saco-las. Neste ano liberamos para mais 30

mil”, disse. Conforme a cordenadorada Cooperagir, Margareth Hofstaetter,as sacolas já começaram a ser distri-buídas em um bairro da cidade, emabril, junto com uma campanha de cons-cientização promovida pelo Interact. Onúmero de sacolas, porém, seria beminferior ao que é consumido no municí-pio. “A audiência pública sobre resídu-os sólidos foi oportuna, teve um gran-de público e boas ideias surgiram,como as sacolas específicas e cam-panhas educativas”, destaca a direto-ra da Codecar, Amélia Grams.

“As respostas para a dificuldadeforam colocadas à mesa, especial-mente referente às sacolinhas”, dis-se o promotor de Justiça Caio Berga-mo Marques da Silva. Quem tambémgostou das sugestões foi o vereadorJoão Marcos Gomes, autor do reque-rimento que solicitou a realização daaudiência pública. O objetivo, de acor-do com ele, foi discutir o processo deseparação do lixo reciclável e o orgâ-nico nas residências e no comércio,o serviço de coleta, a unidade dereciclagem, o uso consciente do ater-ro municipal e a logística reversa de

recolhimento de embalagens e pro-dutos usados.

Entre outras sugestões apontadasna audiência estão a realização de cam-panhas educacionais e a maior divulga-ção dos horários e locais em que aCooperagir realiza a coleta, maior apoioà Cooperagir para ampliar a capacidadede processamento, estímulo à parceriacom empresas de reciclagem e adoçãode medidas para avançar na logísticareversa (recolhimento de resíduos quenão podem ser reciclados e tampoucoencaminhados ao aterro municipal).

Segundo o vereador, as suges-tões vão compor um requerimento queserá encaminhamento à prefeitura, àCodecar, à Cooperagir, ao ConselhoMunicipal do Meio Ambiente e ao Minis-tério Público para que avaliem e colo-quem em prática o mais breve possívelas propostas apresentadas.

Representantes de cerca de 20instituições públicas, conselhos, em-presas, entidades comunitárias e co-operativas participaram do evento, quetambém reuniu profissionais de seto-res interessados em debater o proble-ma do lixo no município.

Page 23: 05 21 2014

O PRESENTE | 23QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014 POLICIAL

BPFron apreende cigarros e carros e prende foragidoForam cinco flagrantes nos municípios de Marechal Cândido Rondon, Terra Roxa e Santo Antônio do Sudoeste

AÇÕES DESCENTRALIZADAS

Van foi localizada abandonada em área rural de Terra Roxa

Ações realizadas segunda-feira (19) e ontem (20) peloBatalhão de Polícia de Fron-teira (BPFron) acabaram comapreensões de cigarros, inclu-sive em dois depósitos clan-destinos, recuperação de doisveículos, apreensão de ummenor de idade e prisão deum foragido da Justiça. Fo-ram cinco flagrantes nosmunicípios de Marechal Cân-dido Rondon, Terra Roxa eSanto Antônio do Sudoeste.

Por volta das 07h30 deontem os policiais localiza-ram um veículo Omega car-regado com cigarros. O carrofoi avistado em uma área ru-ral de Terra Roxa, próximoao distrito de Santa Rita.Quando o motorista recebeusinal de abordagem, fugiu emalta velocidade e abandonouo automóvel próximo a ummatagal. Dentro haviam 20caixas do produto, totalizan-do dez mil carteiras. O veícu-lo e a mercadoria foram enca-minhados para Delegacia daReceita Federal em Guaíra.

Pouco tempo depois, ain-da pela manhã, também emTerra Roxa, outras 135 cai-xas de cigarros foram apre-endidas, totalizando mais 67mil carteiras do produto deorigem paraguaia. Na pri-meira ação foram 95 caixas.Todo o material estava emum depósito clandestino.Após denúncia, os policiais

foram até o endereço. Umhomem que estava em frenteao imóvel conseguiu fugir porum matagal. Dentro da resi-dência havia aproximada-mente 95 caixas. No decorrerdo atendimento da ocorrên-cia, novas denúncias foramrepassadas aos policiais, queforam até o segundo endere-ço e localizaram o restantedo material, além de novecaixas de óculos de sol e umatelevisão de 50 polegadas,tudo com origem no país vi-zinho. Todos os produtosforam encaminhados para a

Militar prende menorpor tráfico de crackUm adolescente de 16

anos foi preso pela PolíciaMilitar na noite de segunda-feira (19), em Toledo. Apósdenúncias, os policiais foramaté o local e perceberam amovimentação do menor. Naabordagem, os policiais loca-lizaram três pedras de crackem sua cueca e outras 53 emum saco plástico, enterradono chão, próximo ao localonde ele foi apreendido.

O material da sacola es-tava embalado em papel-alumínio, pronto para avenda. Os policiais encon-traram R$ 40 com o menore outros R$ 60 na carteiradele, que estava na casaonde o suspeito mora. Omenor confessou que o di-nheiro era fruto do tráficode drogas. O suspeito e adroga foram encaminhadosà Delegacia de Polícia Civil.

Divulgação/BPFron

PERSEGUIÇÃOE APREENSÃO

Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite de segunda-

feira (19), em Santa Terezinha de Itaipu, um Honda Civic que portava a

placa fria da cidade de Santa Cruz do Sul (RS). A placa original era da

cidade de Chapecó, onde o carro foi roubado em 29 de janeiro. O

condutor abandonou o veículo após acompanhamento tático e fugiu a

pé. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Polícia Civil local.

Menor confessou que dinheiro apreendido era fruto do tráfico de drogas

Divulgação/PM

Ações do Batalhão de Fronteira terminaram tam-bém com a recuperação de dois veículos. O primeiro foilocalizado em Terra Roxa, às 16 horas de segunda-feira.Uma van foi abandonada na área rural do municípiocom a chave na ignição. O veículo, que ostentavaplacas clonadas, havia sido roubado em 25 de março emJesuítas. A van foi levada para a Delegacia de PolíciaCivil em Terra Roxa.

No Sudoeste, um carro furtado foi recuperado,oportunidade em que um menor, que dirigia o veículo,foi apreendido. A ação foi desenvolvida na sede da 3ªCompanhia do BPFron, em Santo Antônio do Sudoeste,por volta das 11 horas de ontem (20). Na ação, que teveapoio da Polícia Militar, o motorista do Gol furou umbloqueio. O menor não acatou a ordem de parada e fugiu,mas foi perseguido e interceptado após bater contra umbarranco. Dos quatro ocupantes do Gol, três consegui-ram fugir. O adolescente e o veículo foram encaminhadospara a Delegacia de Polícia Civil do município.

Delegacia da Receita Federalem Guaíra.

Em Marechal Rondon umhomem que estava foragidoda Justiça foi preso. A açãoaconteceu no início da noitede segunda-feira. O suspeitode 55 anos, segundo oBPFron, estava escondido nosfundos de um bar, em umcômodo. O mandado de pri-são foi expedido pela VaraCriminal da Comarca de Ma-rechal Cândido Rondon. Omorador da cidade foi enca-minhado para a Delegacia dePolícia Civil local.

RECUPERAÇÃO DE VEÍCULOS

Page 24: 05 21 2014

Homem de 34 anos morre em acidente na BR-467Igor Thiago de Oliveira era representante comercial; o corpo foi

encaminhado a Vera Cruz do Oeste, onde mora a família

TRAGÉDIA

24 | O PRESENTE POLICIAL QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014

Um acidente com vítimafatal foi registrado no fim damanhã de ontem (20) naBR-467, nas proximidadesdo distrito de Sede Alvora-da, em Cascavel. O condu-tor de um veículo Celta complacas de Belo Horizonteseguia no sentido Toledo aCascavel quando teria per-dido o controle da direçãoem uma curva, avançadopara a pista contrária e bati-do no rodado traseiro deuma carreta bitrem que se-guia no sentido oposto.

O condutor morreu nolocal. O corpo do homem fi-cou preso às ferragens. Foinecessário usar o desencarce-rador para retirá-lo do carro,

que ficou bastante destruído,especialmente no lado domotorista. Um dos pneus docargueiro chegou a estourarcom o impacto, mas o moto-rista não ficou ferido.

A Polícia Rodoviária Fe-deral esteve no local para re-gistrar a ocorrência e contro-lar o trânsito. O corpo foi le-vado ao Instituto Médico Le-gal (IML) de Cascavel. O nomedo motorista que faleceu foiconfirmado pelo IML à tarde.A vítima era Igor Thiago deOliveira, de 34 anos, que tra-balhava como representantecomercial. Ele era casado etinha três filhos. A família deIgor é de Vera Cruz do Oeste,onde o corpo será sepultado.

Catve

Motorista teria invadido a pista contrária e batido no rodado de uma carreta bitrem

Polícia encontra buraco e frustra fuga de presosPoliciais militares do Ba-

talhão de Fronteira, policiaiscivis e federais, além de agen-tes do Departamento Peni-tenciário, realizaram uma re-vista dentro da carceragemda Delegacia de Polícia Civilem Guaíra. Além de váriosobjetos, como mais de 20 ce-lulares, carregadores, chips,

drogas e armas artesanais, foilocalizado um buraco em umadas celas que, de acordo coma polícia, poderia ser usadopara uma fuga. O buraco comaproximadamente 40 centíme-tros de diâmetro estava ocul-to com materiais plásticos.Depois de consertado, os pre-sos retornaram às celas.

Buraco com

aproximadamente

40 centímetros

de diâmetro

poderia ser

usado para que

presos fugissem

Divulgação/PC

Homemmorre aocair detelhado

Um senhor de 57 anos de idademorreu ontem (20) depois de cair deuma altura de seis metros. Ele esta-va fazendo reparos no telhado dosalão comunitário, em São Pedro doPiquiri, interior de Assis Chateau-briand, onde residia. Aparecido Pe-reira da Fonseca teve traumatismocraniano, chegou a ser socorrido eencaminhado ao Hospital Bom Je-sus, em Toledo, mas chegou já semvida. Após os exames no InstitutoMédico Legal, o corpo foi liberadopara os familiares.

Usuário detidoindica menorcomo traficante

Por volta das 22 horas de segun-da-feira (19), a Central de Operaçõesda Guarda Municipal de Toledo rece-beu denúncia dando conta de que naPraça do Expedicionário havia algu-mas pessoas realizando tráfico e con-sumo de drogas. A equipe de ronda foiaté o local, onde abordou um jovem de18 anos, que tinha consigo uma pe-quena porção de maconha. Ao serquestionado sobre o produto, ele afir-mou que era dele e que havia compra-do de outra pessoa.

Com as características do supos-to traficante, os guardas municipaischegaram a um menor de 16 anos,localizado próximo à Praça da Crian-ça. Com o menor foram encontradosuma pequena porção do entorpecen-te, R$ 20 em dinheiro, papel paraconfeccionar o cigarro e um isqueiro.A dupla foi encaminhada para a De-legacia de Polícia Civil local.

Mãedenunciafilho à PM

Uma mulher de Itai-pulândia encontrou ma-conha no quarto de seufilho, em Itaipulândia, efez a denúncia à PolíciaMilitar (PM). De acordocom a PM, a mulher or-ganizava o quarto do fi-lho, de 16 anos, quandoencontrou dez porçõesda droga enroladas emembalagens plásticas. Amulher acionou a Polí-cia Militar, que foi até oendereço recolher o en-torpecente. A maconhafoi encaminhada à Dele-gacia da Polícia Civil. Omenor de idade - quenão estava na residência- foi procurado, mas nãofoi localizado.

CARRETA TOMBA EM TOLEDOBogoni Radarbo/Catve

Por volta das 19h30 de segunda-feira (19) foi registrado o tombamento de uma carreta carregada com

frango congelado. O veículo com placas de Medianeira era conduzido por Sebastião Gonçalves Neves, de

45 anos, na rodovia PR-317, entre Toledo e Assis Chateaubriand, quando o acidente aconteceu, próximo

à comunidade de Ouro Preto, em Toledo. O veículo saiu da pista e tombou após cair em um desnível.

Foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros o motorista e o passageiro João Alves Taveira, de 55 anos,

ambos com ferimentos considerados graves, mas sem risco à vida.

Page 25: 05 21 2014

O PRESENTE | 25QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014 ESPORTES

JEPS

Colégio Martin Luther disputa final no vôlei femininoFutsal do Colégio Eron Domingues duela pelo 3º lugar na categoria feminino B

As atletas da equipe de vo-leibol categoria feminino A doColégio Evangélico MartinLuther, de Marechal CândidoRondon, entram em quadrana tarde de hoje (21) em buscado troféu de campeãs da faseregional dos Jogos Escolaresdo Paraná (JEPs), realizado emPalotina. As meninas aindanão conheciam a equipe adver-sária, que duelava na semifinalentre a tarde e a noite de ontem(20). O time da modalidade defutsal feminino B do ColégioEstadual Eron Domingues dis-puta o 3º lugar.

Pelo naipe masculino ca-tegoria B, os alunos-atletasda Escola Estadual EronildesFrancener, do município deMercedes, enfrentam a equipedo Colégio Estadual Profes-sor Jaime Rodrigues, de Gua-íra, enquanto os estudantes

Equipe de handebol do Colégio Estadual Leonilda Pappen, de Mercedes, campeã pela categoria masculino B

do Colégio Estadual AntônioMaximiliano Ceretta, de Ma-rechal Rondon, duelam comos atletas do Colégio Estadu-al Cecília Meirelles. As parti-das acontecem no Ginásio deEsportes Romeu Hendges.

A modalidade que iniciahoje é o tênis de mesa, cujaspartidas acontecem a partirdas 09 horas no Clube daTerceira Idade, nos naipes fe-minino e masculino, catego-rias A e B. As disputas dobasquete seguem a partir das08 horas no Ginásio de Es-portes Ardomar Somensi. Oprimeiro jogo é da categoriamasculino B, entre o ColégioEstadual Frentino Sackser, deMarechal Rondon, e o Colé-gio Mendes Gonçalves, deGuaíra; na sequência jogamo Colégio Frentino Sackser eo Colégio João Cândido, de

Toledo, pela categoria femini-no B; Colégio Frentino Sack-ser e as atletas do Colégio La

Encontro de aeromodelismo acontecedomingo em Porto Mendes

A Prefeitura de MarechalCândido Rondon, por inter-médio da Secretaria de Indús-tria Comércio e Turismo, e oAeromodelismo de MarechalRondon (Aeromar) realizamno domingo (25) encontro deaeromodelismo no Parque deLazer e Turismo de PortoMendes. O evento inicia apartir das 10 horas, no ladodireito de quem adentra aoparque. O município contacom cerca de 30 adeptos desseesporte, que devem estar pre-sentes no evento. Também

estão sendo convidados aero-modelistas de toda a região.

As atividades envolvem amanipulação e a manobra depequenos aviões e helicópte-ros, com motores a metanol,gasolina e elétricos, além deasas voadoras, sendo muitosdestes construídos pelos pró-prios aeromodelistas. Confor-me o presidente do Aeromar,Douglas Siglinski, o eventopromete muita emoção e adre-nalina. Segundo ele, o públi-co poderá conferir muitasmanobras radicais realizadas

pelos competidores e amantesdo aeromodelismo. “Já temosconfirmadas as participaçõesde vários adeptos do esporte.Queremos estender um con-vite especial a todos os ron-donenses e a população daregião para que prestigiem aprogramação. Além das ma-nobras, integrantes do clubetambém estarão explicandocomo funciona a prática doesporte, custos, modelos deaeronaves, entre outros. Seráuma ótima opção de lazer parao fim de semana”, afirma.

Semifinais do Campeonato Amadoriniciam domingo em RondonForam definidos na tar-

de de ontem (20), em reu-nião realizada no MóduloDesportivo de MarechalCândido Rondon, os diasdos confrontos das semifi-nais do Campeonato Muni-cipal de Futebol Amador.Os jogos de ida serão reali-zados domingo (25), no Es-tádio Municipal Valdir Sch-neider, sendo que, às 15horas, a equipe SER Botafo-go/Sigilus Alarmes enfren-ta o time da Autoescola Ila/

Laborde Tintas; e, às 17 ho-ras, jogam Clube Lira/Chi-apetti Veículos e AACC.

Os jogos de volta, queapontarão as equipes fina-listas do certame, aconte-cerão no próximo dia 31 e1º de junho. No dia 31 oClube Lira duela com aAACC, às 17 horas, noEstádio Valdir Schneider;já no dia 1º, no campo doBotafogo, a equipe da casarecebe, às 15 horas, o timeda Autoescola Ila.

Divulgação

Salle, de Toledo, jogam pelofeminino A; depois é a vez doduelo entre o Colégio Mendes

Gonçalves, de Guaíra, e o Co-légio Incomar, de Toledo, nomasculino A.

IDOSOS SE DIVERTEM NO VOLEIBOL GIGANTEDivulgação

Com direito à sanfona, violão e muita música, foram realizados na

tarde de ontem (20) dois jogos amistosos de voleibol gigante da

terceira idade, com participação das equipes dos municípios de

Mercedes e Missal, no naipe feminino e masculino. Os amistosos

envolveram cerca de 60 jogadores e aconteceram no Ginásio de

Esportes Elvio Frey, em Mercedes. Os times de Missal venceram

por 2 sets a 1 as disputas em ambos os naipes.

Equipe de ginástica rítmicaparte hoje rumo ao Troféu Brasil

As atletas da equipe de ren-dimento da Sadia/Prefeitura deToledo/Sesi viajam hoje (21)para Bento Gonçalves, no RioGrande do Sul, onde participamdo Troféu Brasil e da 1ª etapa doCircuito Caixa, que acontecementre sexta-feira (23) e domingo(25). A competição abre o calen-dário nacional da ConfederaçãoBrasileira de Ginástica.

Na sexta e sábado (24) serãorealizadas as provas do Troféu Bra-sil e no domingo a etapa do CircuitoCaixa. As ginastas chegam a BentoGonçalves para os treinos prepara-tórios. O evento vai reunir 100 atle-tas de 25 clubes, representantes

de várias partes do país.A equipe da Sadia/Prefeitura

de Toledo/Sesi será represen-tada pelas atletas Simone Luiz,Morgana Gmach, Giovanna Oli-veira e Adamine Sbardelott. A

atleta Maíra Yamaguchi, que trei-na com a equipe da Sadia/Pre-feitura de Toledo/Sesi, tambémparticipará da competição, re-presentando o Tuiuti EsporteClube, de Cascavel.

Professora Solange Martins, com a equipe: Morgana,

Ademine, Simone, Giovanna e Maíra

Eliane Torres

Page 26: 05 21 2014

26 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014

Luana Wild vence o Circuito Escolar e jogará no InterclubesRondonense ficou em 3º lugar no simples e em 1º na categoria dupla

TÊNIS

A tenista Luana SeybothWild, de Marechal CândidoRondon, participou das dis-

putas válidas pelo CircuitoEscolar Universitário, quea-conteceram entre a última

quinta-feira (15) e domingo(20), em Curitiba. Com óti-mo desempenho na catego-ria 12 anos, Luana foi semifi-nalista e classificou-se em 3ºlugar na categoria simples etornou-se campeã na catego-ria dupla, ao jogar ao lado deJúlia Klimovicz, de Curitiba.

Depois de faturar as duasclassificações, entre elas o tro-féu de campeã, a atleta querepresenta o Colégio Evangé-lico Martin Luther passa a sepreparar para as disputas queacontecerão no CampeonatoInterclubes, categoria infan-tojuvenil, entre os dias 17 e 19de junho, em Curitiba. Já dosdias 19 e 22 a tenista rondo-nense competirá com outrasatletas no Valendo o Título.

Luana está obtendo boasconquistas ao longo deste ano

Depois da conquista, Luana Wild já está treinando

de olho no Campeonato Interclubes

Joni Lang/OP

Divulgação

na modalidade, tendo sidocampeã em Londrina e con-quistado o Circuito Osmozede Tênis. “Os treinos aconte-cem de segunda a sexta-feira,sendo que aos sábados e do-

mingos são realizados jogos,além da minha participaçãoem campeonatos. Quero mepreparar para conquistar maistroféus nas disputas que tereineste ano”, enfatiza a tenista.

Tenista

rondonense

com o troféu

conquistado

nas disputas

em dupla no

Circuito

Escolar

Universitário

Lutadores da região vencem aCopa Pato Branco de Jiu-Jitsu

Competidores das cidadesde Marechal Cândido Rondone Nova Santa Rosa tornaram-se campeões das categorias emdisputa na 1ª Copa Pato Bran-co de Jiu-Jitsu, realizada nodomingo (18). Os lutadoresda Equipe N1 de Jiu-Jitsu, deMarechal Rondon, fizerambonito e faturaram o 1º lugar.São eles: Augusto Holz, 1ºlugar na faixa azul; Ciro Ro-drigues Souza (Aladin), cam-peão na faixa branca; DarlanMello, campeão na faixa roxa;Douglas Mellos, campeão nafaixa preta e no absoluto; eJuliano da Costa, vice-cam-peão na categoria juvenil. Opróximo compromisso dosatletas será a 2ª Copa da Ami-zade, que acontecerá em Umu-arama, no próximo mês.

Atletas rondonenses que se tornaram campeões em Pato Branco

Medalha de ouro é uma das conquistas do atleta Everton dos Anjos

O atleta Everton Clóvis dosAnjos, de Nova Santa Rosa,consagrou-se campeão da ca-

tegoria médio pesado, faixaazul. Outro morador do mu-nicípio que disputou a com-petição foi Jeferson Thierydos Anjos de Almeida, queficou em 4º lugar na catego-ria absoluto faixa branca.

Ambos os atletas de NovaSanta Rosa são treinados pelomestre Junior Moderno, naAcademia N1 Team de Jiu-Jitsu. A equipe conta comapoio da prefeitura, por meioda Secretaria de Esportes,além da Clínica Fisio Center,Idealize Materiais para Cons-trução, Farmácia Santa Fé,Autoescola Oeste, Frigorífi-co Schaedler, Opção Net eProteri Segurança Privada.

São Miguel se destaca noCampeonato Mundial de Karatê

Os atletas de São Miguel doIguaçu participaram entre aúltima terça-feira (13) e o do-mingo (18) do CampeonatoMundial de Karatê para seniorse veteranos, bem como da CopaBrasil Internacional de Karatêpara crianças e cadetes, ambasas competições realizadas emFoz do Iguaçu. O evento foi or-ganizado pela InternationalKarate Union (IKU) e pela Con-federação Nacional Esportivade Karatê Interestilos (Cneki),sendo que os representantes domunicípio conquistaram 17medalhas, sendo nove de ouro,três de prata e cinco de bronze.

Os atletas destaque foramGuilherme Rhoden Queiroz(ouro no kata), Heitor GhellereSlovinski (ouro no kumitê ebronze no kata), Felipe Peron(ouro no kumitê e bronze no

kata), Adrielly Motta (ouro nokumitê e bronze no kata), JoãoPaulo Bamberg Reis (ouro nokumitê e ouro no kata), KamilaMarina Mariano (ouro no ku-mitê e ouro no kata), NicolasNatan da Silva (ouro no kumi-tê e prata no kata), João Gui-lherme de Mattia Mantentti(prata no kumitê e bronze nokata) e Anderson Wagner (pra-ta no kumitê e bronze no kata).

O professor Zilmar Tra-montin parabeniza os atletaspelas conquistas e agradece oapoio da Secretaria de Cultu-ra, Esportes e Turismo, bemcomo aos pais dos atletas. Asaulas de karatê em São Miguelacontecem de segunda a sex-ta-feira, na sala em anexo àprefeitura, e são ministradaspelos professores Zilmar Tra-montin e Diego Pasini.

Karatecas de São Miguel subiram ao pódio e conquistaram medalhas de ouro

Divulgação

Fotos: Divulgação

Page 27: 05 21 2014

D’Alessandro pode aumentar lista de desfalques no clubeMeia fez trabalho separado do grupo. Abel já tem muitas ausências contra o Coritiba

INTERNACIONAL

O PRESENTE | 27QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014 ESPORTES

O meia D’Alessandro seausentou do treino de ontem(20) e pode encabeçar a listade desfalques do Internacio-nal para a partida contra oCoritiba. Segundo a asses-soria do clube, D’Ale reali-zou uma atividade separa-do do restante do grupo. Otreinador Abel Braga já temum quebra-cabeça para mon-tar na partida do Inter con-tra o Alviverde.

O técnico sofre com per-das em quase todos os seto-res do campo. Na zaga, Pau-lão, com lesão na coxa es-querda, e Juan, suspenso,desfalcam a equipe. O late-ral-direito Gilberto e o vo-lante Aránguiz defendem asseleções sub-21 do Brasil echilena, respectivamente. Jáo cabeça-de-área Williansrecebeu o terceiro amarelodiante do Criciúma e tam-bém está fora.

O zagueiro Índio, o vo-lante Ygor e o meia Otávio

treinaram entre os titulares,e devem ser os substitutos napartida contra o Coxa. OColorado deve entrar em cam-po com: Dida; Diogo, Ernan-do, Índio e Fabrício; Ygor,Wellington, Alex, Otávio eAlan Patrick; Rafael Moura.

Com 11 pontos, o Inter é

Alexandre Lops/Internacional

D’Alessandro

não treinou

com o grupo e

é dúvida

líder do Campeonato Brasi-leiro. O Coritiba está na ou-tra ponta da tabela. Aindasem vencer na competição, otime de Celso Roth ocupa o19º lugar, na zona de rebai-xamento. As equipes se en-frentam às 19h30 de hoje (21),no Couto Pereira.

Santos oferece Cícero aoFlu em troca de Rafael Sobis

Depois do desejo de con-tratar o meia Wagner, o San-tos mudou o alvo no elencodo Fluminense. Agora, os di-rigentes do Peixe querem tro-car Cícero, que está empres-tado pelo Tombense (MG),time do empresário do atle-ta, Eduardo Uram, pelo ata-cante Rafael Sobis.

Ciente de que Cícero podedeixar a Vila Belmiro de gra-ça, os santistas correm con-tra o tempo para envolver ojogador em alguma negocia-ção. Anteriormente, o clubetentou trocá-lo por Wagner,também do Fluminense, masesbarrou no desejo do joga-dor, que preferiu permane-cer nas Laranjeiras.

O empresário de Sobis,Jorge Machado, não nega ointeresse santista, mas dizque as conversas aconte-cem apenas entre os doisclubes e que só serão repas-sadas a ele caso haja umacordo entre eles. Além dis-so, Machado diz que o dese-jo de Sobis, por enquanto, épermanecer no Rio de Janei-ro. O atacante tem contratoaté julho de 2015.

“Quando vi surgirem asespeculações, liguei para oFluminense. O interesse natroca não partiu do Flumi-nense, até porque o Sobis estámuito bem. Parece que par-tiu do empresário do Cícero.Ninguém do Santos me pro-curou. Acho que, se chega-rem a um acordo, vão meligar. No momento, não inte-ressa ao Sobis ir para o San-tos. Enquanto ele tiver con-

trato com o Fluminense, nãointeressa nada”, explicou.

Cícero pediu aumentopara ficar no Santos; direto-ria não concedeu e agora ten-ta encaixá-lo em alguma ne-gociação Em contrapartida,Eduardo Uram, responsávelpela carreira de Cícero, con-firma que não há negociaçõespara renovar o contrato doatleta com o Santos. O últimopedido do meia, de R$ 500 milde salários, para prorrogar ovínculo não agradou os diri-gentes do Peixe, que parali-saram as conversas.

“Não posso analisar nada.O Cícero gosta do Fluminen-se, mas tem contrato com oSantos. Não estamos negoci-ando (renovação de contra-to) neste momento. Em 2014,não houve nenhuma conver-sa provocada por mim oupelo Santos para renovarcontrato”, disse Uram. Ape-sar do desejo de trocar utili-zar Cícero como moeda detroca, o presidente do Peixe,Odílio Rodrigues, elogia omeia e acredita que ele aindatem futebol para mostrar atéo fim do contrato.

No começo do ano, o San-tos tinha intenção de prorro-gar o empréstimo de Cíceropor mais duas temporadas.A permanência foi um pedi-do do técnico Oswaldo de Oli-veira, mas as partes não en-traram em consenso quantoaos vencimentos do atleta,que recebe R$ 350 mil. O meiatem multa de 6 milhões deeuros (R$ 18,2 milhões); o Pei-xe tem direito a 50% do valor.

Guilherme desfalca Timãoe Mano faz duas mudançasO técnico Mano Menezes fez

duas mudanças no Corinthi-ans para o confronto de hoje(21) contra o Atlético-PR, noCanindé, uma por problemasmédicos e a outra por opçãotática. No meio-campo, o vo-lante Guilherme sentiu doresno músculo posterior da coxadireita e foi substituído porBruno Henrique. No ataque,Luciano deixou o time e deulugar a Petros, mudando umpouco a forma de o Timão jogar.

Em treino tático na tardede ontem (20), Mano confir-mou as mudanças e trabalhoucom Renato Augusto mais

avançado, municiando Guer-rero no comando do ataque.Assim, o Corinthians deveter a seguinte formação con-tra o Atlético-PR: Cássio,Fagner, Cleber, Gil e FábioSantos; Ralf e Bruno Henri-que; Petros, Renato Augusto eJadson; Guerrero.

Como de costume, Mano nãoconfirmou a escalação e disseque só vai divulgá-la 45 minu-tos antes da partida. No entan-to, admitiu que a variação temboas chances de ser utilizada.O esquema 4-2-3-1 é o mesmoutilizado na passagem do anti-go técnico, Tite.

“As possibilidades foramtreinadas, o treino serviu parater uma ideia porque eu preci-sava sentir como iriam renderPetros, Renato, Jadson e Guer-rero juntos. O Renato traba-lhou mais por dentro e chegoumais para fazer companhia aoatacante principal. A chanceexiste”, explicou o técnico.

Luciano deve ficar no bancode reservas ao lado do ex-com-panheiro de ataque, Romari-nho, que se apresentou gripadona segunda-feira e ainda se re-cupera do problema. Mesmoassim, ele deve ser relacionadopara a partida.

Diego Costa vai à Sérviatratar lesão para final da Liga

Diego Costa está determi-nado a jogar a final da Liga dosCampeões e resolveu viraradepto de um método poucotradicional: líquido de placen-ta de cavalos. O atacante doAtlético de Madrid viajou on-tem (20) até a Sérvia para reali-zar o tratamento. Ele retornahoje (21) para se concentrar com

a equipe em Los Ángeles de SanRafael. A decisão contra o RealMadrid acontece no sábado(24), às 15h45, no Estádio daLuz, em Lisboa.

Diego sofreu uma lesãomuscular grau 1 na coxa direi-ta durante o empate com o Bar-celona no último sábado (17), oque deveria afastá-lo dos gra-

mados por cerca de 15 dias.Neste caso, não seria problemapara a disputa da Copa do Mun-do com a seleção espanhola, mastornaria quase impossível suaparticipação na final. Como hápouco tempo hábil para a recu-peração, ele foi aconselhado porpessoas próximas e decidiu ten-tar a chance em Belgrado.

Page 28: 05 21 2014

28 | O PRESENTE QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014

Page 29: 05 21 2014

O PRESENTE | 29QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014

Wood’s23/05 - BRENO & CAIO CESAR24/05 - LUIS HENRIQUE & CASSIANO

Bielle Club23/05 - RATTO ACÚSTICO24/05 - GROOVE DELIGHT

Hooligans Pub23/05 - STONES

Mr. John23/05 - SEXTAMIX ESPECIAL - SPÁRTACO

Cowboy Saloon24/05 - PEGA FOGO CABARÉ

FOZ DO IGUAÇU:Wood’s23/05 - JOÃO VITOR & MATHEUS24/05 - LEO MAX & RENAN + ALEXANDRE

NUNES

Ono23/05 - INHOUSE BAND FM 100,5

MEDIANEIRAQueen’s Pub23/05 - SEXTA SERTANEJA

Aruba Café24/05 - SUNDANCE

MARECHAL CÂNDIDO RONDONCasa B23/05 - PAGODE VIP

SANTA HELENAExpo Santa Helena 201423/05 - OSVALDIR & CARLOS MAGRÃO24/05 - JONAS & RODRIGO25/05 - MUNHOZ & MARIANO

TOLEDOEmpório Santa Maria23/05 - LUCAS REIS & THÁCIO

Abbey Road Pub24/05 - LED ZEPPELIN COVER

Garden24/05 - CIVILZAÇO

VOCÊ SABIA?

DIA DA INDÚSTRIAO Dia da Indústria é comemorado em

25 de maio em memória de RobertoSimonsen, que foi o patrono da indústrianacional e faleceu em 25 de maio de1948. Roberto Simonsen foi engenhei-ro, industrial, administrador, professor,historiador e político, além de membro daAcademia Brasileira de Letras. A indús-tria é um espaço de produção; entre ossetores da economia, representa o se-tor secundário e existem vários tipos deindústrias, como indústria manufatora eindústrias de base.

Flash da Semana

Fonte: internet

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

(Apae) de Santa Helena participou, no fim de semana,

dafase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), em

Palotina, conquistando o primeiro lugar no futsal masculino

e na modalidade de atletismo nas categorias 100m e 400m,

classificando-se para a fase macrorregional, que será

realizada no mês de junho, em Medianeira. Parabéns

aos atletas e professores que representaram a ApaeUm lugar especial: Caldas Novas.Uma inspiração: Gramado.Para me divertir: assisto a filmes.Para espantar a tristeza: não fico triste.Perfume: Malbek.Mando bem quando: atinjo meus objetivos.Um sonho: viajar pelo mundo.Em casa adoro: usar a churrasqueira.Atividades atuais: administro quatro lojas.A moda agora é: fazer exercícios.O que me tira do sério: corpo mole.O que me enche de orgulho: olhar para trás e

perceber que valeu a pena.Preciso melhorar: relações interpessoais.Seu lema é: seja objetivo e focado.Uma mania: descansar após o almoço.Família: amo todas (esposa e três filhas).Amigos: muito valiosos.Uma boa lembrança: faculdade.Filosofia de vida: sempre aprender para melhorar.Rádio Comunitária: objetivo social alcançado.Para se destacar como empresário é preciso:

muito trabalho, contar com uma boa equipe, apoio familiare principalmente ter Cristo como referência.

Maior desafio encontrado em administrar a Rá-dio Comunitária: formar uma boa equipe e levar mensa-gens (músicas) de boa qualidade aos cidadãos santa-helenenses.

O que falta em Santa Helena: indústrias e melhoraras escolas e a qualidade de ensino.

Nota 10 para Santa Helena: o espírito democrático danova administração.

Em uma avaliação breve, aponte um ponto fortee outro que precisa ser melhorado no comércio deSanta Helena: forte: as lojas melhoraram o visual, aqualidade dos produtos e os preços estão bem competiti-vos; por outro lado, precisamos valorizar mais o comérciolocal, sobretudo a classe média.

Mensagem para os empresários: todo empresá-rio de hoje é um herói, administrar em tempos de bonançaé fácil, mas é nas crises que se mostra quem realmente estápreparado. Estude, busque soluções, trace objetivos e,acima de tudo, tenha fé.

Parabéns em dose

dupla para as

queridas irmãs

gêmeas Renata e

Juliana Ladeia Costa.

As santa-helenenses

comemoram idade

nova no sábado (24).

Felicidades!

Correio do Lago

Arquivo pessoal

DESTAQUE

Page 30: 05 21 2014

30 | O PRESENTE - Edição 3841 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014

Page 31: 05 21 2014

Edição 3841 - O PRESENTE | 31QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014 EDITAIS

Page 32: 05 21 2014

32 | O PRESENTE - Edição 3841 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014

Page 33: 05 21 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.brQUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014 O PRESENTE | 33

APARTAMENTO, vendo ou troco,80m², em Cascavel, valor a combi-nar, aceito terreno ou casa em MCR.Tr. (45) 8815-6383 com Juliano.

APARTAMENTO, vendo, c/ co-zinha planejada, mesa de mar-more e tanque, Cond. Canadá,Ba i r ro A lvorada , MCR, R$115.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

BARRACÃO, vendo, 120m², cer-cado, coberto, anexo apartamentoe escritório, c/ 240m², Av. Rio Gran-de do Sul, próx. a Tupi Máquinas,MCR, R$ 550.000,00, aceito carre-ta ou caminhão caçamba. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo ou troco, 120m²,Lot. Frankfurt, MCR, R$175.000,00. Tr. (45) 9951-4158.

CASA, vendo ou troco, 120m²,terreno inteiro, 100m da Av. Ma-ripá, próx. a nova Volkswagen,Bai r ro Botafogo, MCR, R$130.000,00, aceito carro ou ca-mioneta. Tr. (45) 9944-7004.

CASA, vendo, 106m², alvena-ria, esquina, c/ 2 quartos, suíte,bwc, 2 garagens, acabamento de1ª, R. Américo Vespúcio, nº 6362,Lot . Laureth , MCR, R$260.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Crec i J -04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 106m², nova, deesquina, c/ laje, 2 quartos, suíte,sala, cozinha, bwc, lavand., gara-gem, churrasq., acabamento emgesso, beiral de laje, R. Helmut Pri-esnitz esq. c/ R. Norberto Neumeis-ter, Lot. Andorinha, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9966-2061.

CASA, vendo, 108m², c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, 2 bwc, garagem,terreno 14x34, R. Campo Grande,nº 330, MCR, R$ 160.000,00, podeser financiado. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Antonio Corretorde Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 115m², nova, c/laje, 2 quartos, suíte, bwc, gara-gem, churrasq., jd. de inverno, aca-bamento de 1ª, Lot. Bem Te Vi, MCR,valor a combinar, pode ser financi-ada. Tr. (45) 8803-0231 (tim) ou9910-0943 com Herton.

CASA, vendo, 118m², alvenaria,c/ 2 quartos, suíte, 2 salas, cozi-nha, área de serviço, garagem p/ 1carro, churrasq., 2 bwc, terreno600m², no centro, em MCR, R$300.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 120m², alvena-ria, c/ laje, semi acabada, próx.ao CTG, em MCR, R$ 130.000,00,parcelo pgto. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com Imobil iáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, 130m², nova, al-venaria, c/ 3 quartos, 3 bwc, áreade serviço, sala, cozinha, jane-las persianas, cerca ferro maci-ço, área de festas c/ pia e mesade mármore, Lot. Bem Te Vi ,MCR, R$ 265.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 185m², mista, emPato Bragado, R$ 150.000,00. Tr.(45) 9973-0856.

CASA, vendo, 130m², usada, c/ 3quartos, sala, cozinha, 2 bwc, áreanos fundos, garagem, terreno 12x45,Av. das Torres, nº 237, MCR, valor acombinar, aceito carro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 140m², terreno750m², Bairro Ana Paula, próx. aocentro, MCR, R$ 220.000,00. Tr.(45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 150m², alvenaria,terreno 440m², 11x40, Lot. Frank-furt, MCR, R$ 250.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA , vendo, 59m², c/ laje,sobra de terreno, Lot. Pinz, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9961-5870, Crec i J -04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 64m², alvenaria,em construção, Lot. Vila Flora, próx.ao Posto Tonin, MCR, valor a com-binar, 40% de entrada, restante notérmino da obra. Tr. (45) 8815-3405(tim) ou 8822-0363 (tim).

CASA, vendo, 68m², alvenaria,c/ laje, 2 quartos, sala, cozinha,garagem p/ 2 carros, churrasq.,Lot . Portobel lo, MCR, R$130.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 70m², alvenaria,c/ laje, 2 quartos, sala, cozinha,bwc, terreno 234m², R. Curitiba,nº 75, Lot. Luciana II, em MCR,R$ 110.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 70m², nova, alve-naria, esquina, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand., chur-rasq., na R. Pernambuco, nº 2260,Lot. Avenidas, próx. à Unioeste, emMCR, R$ 150.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 75m², c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavand.,terreno 12x35, R. Aracaju, nº 177,Lot. Rainha, MCR, R$ 100.000,00,pode ser financiada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 75m², nova, alve-naria, c/ 3 quartos, sala, cozinha,terreno 14x33, Lot. Barcelona, MCR,R$ 120.000,00, aceito terreno, podeser financiada. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Antonio Corretorde Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 85m², c/ 3 quar-tos, bwc, sala, cozinha, lavand.,terreno 600m², 15x40, R. Salva-dor, nº 523, Jd. Gramadinho, MCR,R$ 150.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 99,98m², alvena-ria, esquina, c/ 3 quartos, sala, co-zinha, bwc, lavand., garagem, va-randa, Lot. Santa Felicidade, MCR,R$ 190.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, alvenaria, ao ladodo mercado novo da Copagril, MCR,R$ 230.000,00, aceito troca. Tr. (45)3254-1718 ou 9972-5013 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, aprox. 120m²,nova, c/ 2 quartos, suíte, 2 bwc,sala/copa/cozinha, R. Maceió, Lot.Imperial, MCR, valor a combinar,pode ser financiada. Tr. (45) 3254-3888 ou 9978-4560 com Schone Cor-retor de Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, aprox. 200m², al-venaria, c/ 3 quartos, 3 salas, cozi-nha planejada, 3 bwc, lavand., des-pensa, garagem p/ 2 carros, chur-rasq., semi mobiliada, acabamentoem gesso, terreno 400m², R. 7 deSetembro, Jd. Alvorada, MCR, R$260.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, de madeira, p/retirar do local, bem conserva-da, em Quatro Pontes, R$5.000,00. Tr. (45) 3254-2098 ou9973-0920 com Edemar.

CASA, vendo, nova, c/ 2 quar-tos, bwc, sala, cozinha, espaço p/ampliação, Lot. Bem Te Vi, MCR,valor a combinar, pode ser financi-ada. Tr. (45) 8803-0231 (tim) ou9910-0943 com Herton.

CASAS, vendo, 2, mesmo terre-no, madeira c/ 5 peças + alvenaria,terreno grande, R. Sergipe, 2 qua-dras da Unioeste, MCR, R$245.000,00. Tr. (45) 9971-9820 (tim).

CASAS, vendo, novas, em diver-sos bairros, MCR, valor a combinar,podem ser financiadas pelo progra-ma Minha Casa Minha Vida. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082 com Anto-nio Corretor de Imóveis. Creci 17.145.

CHÁCARA, vendo ou troco,26.100m², c/ benfeitorias, 2 açu-des nascentes, rio, ideal p/ lazer eplantio, 1500m da Av. Rio Grandedo Sul, em MCR, R$ 265.000,00,aceito troca por casa. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CHÁCARA, vendo, 24.200m²,c/ 3.500 pés de eucalipto, sembenfeitorias, Linha Palmital, 8kmde MCR, R$ 85.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, 3.500m²,terra plana, sem pedras, c/ flo-resta natural, 500m de MCR, va-lor a combinar, preço de ocasião,aceito carro ou casa. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

C H Á C A R A , v e n d o ,36.000m², c/ benfeitorias, 7kmde MCR, R$ 150.000,00, trocopo r casa em MCR. T r . ( 45 )9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CONDOMÍNIO, vendo, residen-cial, c/ 6 casas geminadas e 8 apar-tamentos, centro, em Palotina, va-lor a combinar. Tr. (44) 9947-2500.

GRANJA, vendo, 5 alq., 3,5 emlavoura, c/ casa em alvenaria, p/1.600 suínos, fase de engorda BRF,próx. a Vila Nova, valor a combi-nar. Tr. (45) 3279-1666 ou 8840-6226, Creci 21.288.

PRÉDIO, vendo, integral ou par-cial, c/ apartamento 330m², salacomercial 320m², anexo barracão200m², garagem 100m², R. 7 deSetembro, nº 1744, centro, MCR,valor e condições a combinar. Tr.(45) 9965-1830.

SÍTIO , vendo, terra plana,60.000m² em plantação e pastagem+ 15.000m² reserva legal, c/ sisleg,casa mista, estabulo novo, as mar-gens do rio Guaçu, R$ 330.000,00,aceito troca. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, vendo, c/ 2 anosde uso, terreno 519m², em MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9134-8264 com Raquel.

TERRA, vendo, 10,7 alq., c/ ben-feitorias, 5 alq. em lavoura, 4 alq.em pasto, ótima localização, emBela Vista, MCR, valor: 1.300 scsde soja o alq., entrada e prazo acombinar. Tr. (45) 9924-6339 ou8809-1180, Creci 21288.

TERRA, vendo, 10.000m², na BR163, MCR, em frente ao posto Tro-vão Azul, valor e prazo a combinar.Tr. (45) 3279-1666 ou 8840-6226,Creci 21.288.

TERRA, vendo, 11 alq., meca-nizados, em Pato Bragado, valora combinar. Tr. (45) 9978-6422com Raimundo Van Den Bonn,Creci F11955J.

TERRA, vendo, 11,5 alq., par-te em lavoura, restante potreiro,Linha Boa Vista, próx. a São Josédo Iguaçú, valor: 600 scs de sojao alq., sem troca. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 2.1 alq., sembenfeitorias, na BR 163, próx. aPolícia Rodov. Federal, em MCR,valor e prazo a combinar. Tr. (45)9944-0352, Creci 21288.

TERRA, vendo, 260 hectares,com barracão e moradia, toda pla-na e em pasto, 190km de Unaí,MG, 300km de Brasí l ia, R$1.300.000,00, aceito 70% em imó-vel na região ou carreta. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 36.000m², emgrama tifto c/ irrigação, chiqueirop/ 550 suínos, casa mista 110m²,açude grande p/ 40.000 alevinos,MCR, R$ 290.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 4,5 alq., primei-ra chácara atrás da Sperafico, próx.ao Portal de MCR, sem benfeitori-as, R$ 350.000,00, troco por casa.Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 400 hectares,toda em lavoura, em Chapadão doSul, MS, R$ 6.000,00 por hectare.Tr. (45) 9978-6422 com RaimundoVan Den Bonn, Creci F11955J.

TERRA, vendo, 41 alq., toda des-tocada, de 1ª, plaina, no alto, emMundo Novo, MS, 5km de Japorã,valor: 900 scs de soja por alq. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 5,7 alq., planta3, restante pastagem, c/ benfei-torias, R$ 285.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5,67 alq., 4,5em plantio, c/ casa em alvenaria130m² c/ laje, 2.000m do asfalto,7,5km de MCR, valor: 1.200 scsde soja por alq., 60% de entrada+ 1 pagamento anual. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 55 alq., planta30, restante em pasto, parte daterra plana, próx. a São Roque,valor: 60.000 scs de soja, aceitoprédio em troca. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 6 alq., 2 emplantio, 2 em eucalipto, restantemato, em MCR, valor a combi-nar, aceito casa e caminhão comoparte do pgto. Tr. (45) 9981-1132com Amarildo.

TERRENO, vendo, 12,60x40,20,no Lot. Nova América, MCR, R$70.000,00, aceito carro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO , vendo, 12x28 ,todo murado, Lot. Marco Polo,MCR, R$ 110.000,00, pode serfinanciado. Tr. (45) 3254-0477 ou9919-0223, Crec i J -04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 14x36,5, Lot.Porto Belo, 4 quadras do mercadonovo da Copagril, MCR, R$100.000,00 ou entrada + parcelas,aceito carro até R$ 30.000,00. Tr.(45) 9977-7956 com Juca.

TERRENO, vendo, 345,10m²,Cond. Amazonas, 500m da ro-doviária, MCR, R$ 100.000,00.Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 16,50x25, deesquina, frente p/ o sol da manhã,100m da Av. Rio Grande do Sul,próx. a futura instalação do Sicredi,Lot. Porto Alegre, MCR, R$160.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

Temperatura: 25º/17º Temperatura: 24º/16º Temperatura: 25º/16º Temperatura: 24º/18º Temperatura: 23º/19ºTemperatura: 25º/17º

TERRENO , vendo, 414m² ,12x34,5m², Lot. Parque Ecoló-gico, MCR, valor a combinar.Tr . (45) 3254-3888 ou 9978-4560 com Schone Corretor deI m ó v e i s , C r e c i 1 3 . 8 4 8 ,www.schoneimoveis.com.br.

TERRENO, vendo, 422,40m²,12x35,4, frente p/ o sol da manhã,Lot. Avenidas, MCR, ótima locali-zação, R$ 130.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 425m²,17x25, Lot. Recanto dos Pássaros,próx. a área industrial, MCR, R$85.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO , vendo, 600m² ,12x50, Lot. Trentine, MCR, R$85.000,00. Tr. (45) 9921-9844c / R e n a t o o u 9 8 1 5 - 8 0 2 3 c /A b e l h a , C r e c i J - 0 5 2 6 6 .www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENOS, vendo, 2, em Por-to Mendes, próx. a praça, R$39.000,00 cada. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

Page 34: 05 21 2014

34 | O PRESENTE CLASSIFICADOS QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014

TERRENOS, vendo, c/ infraes-trutura completa, liberado p/ cons-trução, Lot. Maioli, sentido Anel Vi-ario, 500m da Realize Mat. Cons-trução, MCR, valor a combinar, par-celamento próprio. Tr. (45) 9968-4052 ou 3254-2148 com Juliano.

APARTAMENTO, alugo, 160m²,c/ 4 quartos, 2 salas, 3 bwc, áreade serviço, no centro, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 9902-8410 com Ari.

APARTAMENTO, alugo, 180m², 4quartos, suíte grande c/ hidromas-sagem, 3 bwc, churrasq., lavand.c/ área p/ secar roupa, garagemcoberta p/ 2 carros, cozinha, salade estar, sala de jantar, em MCR,R$ 1.250,00, incluso condomínio.Tr. (45) 3254-1361.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, lavand. interna,bwc, churrasq., garagem, sacada,parabólica coletiva, portão elet., R.Deonato Schwab, nº 1157, Jd. Uni-versitário, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9978-5714.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2 quar-tos, suíte, sala de estar, sala dejantar, cozinha, bwc, lavand., gara-gem p/ 2 carros, área de festas,Res. Di Cavalcante, MCR, R$724,00 + R$ 220,00 de condomí-nio, incluso água, taxa de lixo, se-gurança. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, suíte, sala de estar/salade jantar, bwc, lavand., garagem,R$ 650,00. Tr. (45) 9965-4401com Marinês.

APARTAMENTO, alugo, c/ 3quartos, 2 bwc, sala, cozinha, la-vand., garagem, R. Sergipe, nº1385, Ed. Portal Ville, MCR, R$780,00. Tr. (45) 3254-3888 ou9973-9434 com Schone Corretorde Imóveis , Crec i 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

APARTAMENTO, alugo, c/ 3 quar-tos, demais dependências, R. DomPedro I, nº 405, próx. ao Allmayer eposto Stop, MCR, R$ 630,00. Tr.(45) 9916-2700 ou 3284-1325.

APARTAMENTO, alugo, pequeno,c/ 3 quartos, sala, cozinha, bwc,varanda, sacada, 50m da Unioes-te, MCR, valor a combinar. Tr. (45)9969-8051.

BARRACÃO, alugo, 170m², ter-reno 435m², 29x15, R. CampoGrande, nº 94, 1 quadra da Av.Maripá, próx. ao BNH1, MCR, R$550,00. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, alugo, c/ 1 quarto, suíte,garagem, em condomínio fechado,Av. Irio Jacob Welp, nº 5000, Jd.Modelo, próx. a Basivil, MCR, R$580,00. Tr. (45) 9981-9308.

CASA, alugo, c/ 2 quarto, suíte,garagem, em condomínio fechado,Av. Irio Jacob Welp, nº 5000, Jd.Modelo, próx. a Basivil, MCR, R$580,00. Tr. (45) 9981-9308.

CASA, alugo, c/ 2 quartos, bwc,sala, cozinha, lavand. aberta, gara-gem aberta, portão elet., toda mu-rada, Jd. Botânico, fundos do Se-nac, MCR, R$ 680,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9977-5515, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, c/ 2 quartos, bwc,sala, cozinha, lavand., garagem,R. São Paulo, próx. ao mercadonovo da Copagr i l , MCR, R$650,00. Tr. (45) 3254-3888 ou9973-9434 com Schone Corretorde Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, alugo, c/ 2 quartos, bwc,sala, cozinha, lavand., garagem, R.Travessa Estrela, próx. ao cemité-rio, MCR, R$ 650,00. Tr. (45) 3254-3888 ou 9973-9434 com Schone Cor-retor de Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, alugo, mista, c/ 3 quar-tos, garagem fechada, bwc em al-venaria, terreno grande, Lot. Re-canto dos Pássaros, ao lado doParque Industrial 03, MCR, R$350,00. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, alugo, nova, c/ 2 quartos,sala, cozinha, bwc, garagem, mu-rada, cercada, Lot. Porto Seguro,MCR, R$ 550,00. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, alugo, nova, c/ 3 quar-tos, bwc, lavand., garagem, Bair-ro H ig ienópo l i s , MCR, R$600,00 . T r . (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, alugo, nova, gemina-da, c/ 1 quarto, garagem, semimobiliada, R. Olindo Artmann, nº28 , Jd . Mode lo , MCR, R$530,00. Tr. (45) 9981-9308.

QUITINETE, alugo, c/ garagem,portão elet., parabólica, interfone,p/ 1 ou 2 pessoas ou casal semfilhos, Av. Irio Jacob Welp, nº 2474,Res. Klein Haus, R$ 500,00, inclu-so água, condomínio e internet. Tr.(45) 9923-8068.

SALA COMERCIAL, alugo, R.Independência, nº 985, centro,MCR, R$ 550,00. Tr. (45) 9936-2984 com Manoel.

SALAS COMERCIAIS, alugo, 2,R. Pernambuco, nº 1623, 50m daUnioeste, MCR, R$ 750,00 cada.Tr. (45) 9969-8051.

AGILE LT 1.4 , vendo, ano2010, preto, completo, placa A,única dona, R$ 26.500,00. Tr.(45) 9972-0270.

ASTRA ELEGANCE, vendo, ano2005/05, cinza, 4 pneus novos, ardigital, banco de couro, valor a com-binar. Tr. (45) 9995-1222.

BLAZER COLINA 2.8, vendo,ano 2005, branca, turbo, diesel, in-tercooler, 4x4, revisada, completa,valor a combinar. Tr. (44) 9947-2500.

BORA CONFORT LINE, vendo,ano 2001, prata, 4 pneus novos,chave reserva, banco em couro, R$18.500,00, aceito carro de menorvalor. Tr. (45) 9991-4477.

CAMINHÃO, vendo ou troco, ano82, Scania, engatado, c/ carreta tru-cada, ano 93, ótimo estado, valor acombinar, aceito casa ou terreno.Tr. (45) 9815-1419 com Paulo.

CAMINHÃO, vendo, ano 86, Vo-lkswagen 6.90, mwm, lataria e mecâ-nica em ótimo estado, R$ 26.000,00.Tr. (45) 9961-3981.

CAMINHÃO, vendo, ano 89,Mercedes Benz 1518, truck, redu-zido, 6 pneus novos, R$78.000,00. Tr. (45) 9993-1855 (tim)ou 3254-7076 com Ruben.

CAMRY 3.5, vendo, ano 2008/09, preto, v6, completo, teto, cou-ro, pneus novos, 38.000km, revi-sado, valor a combinar. Tr. (44)9947-2500.

CELTA 1.0, vendo, ano 2008, azulmetálico, 8v, 2 portas, R$14.900,00. Tr. (45) 9961-3981.

CELTA LIFE 1.0, vendo, ano2010, preto, 4 portas, DH, vi-d ro , t r avas , a la rme , R$18.000,00. Tr. (45) 9951-0006 ou3254-4583 com Sandro.

CELTA SUPER 1.0, vendo, ano2004, prata, placa A, 2º dono, ma-nual, chave cópia, R$ 13.800,00.Tr. (45) 9972-0270.

CELTA, vendo, ano 2004/04,prata, 4 portas, completo, pneusnovos, valor a combinar. Tr. (45)9911-9596.

CITROEN C3 GLX 1.4, vendo,ano 2012, prata, flex, única dona,valor a combinar. Tr. (45) 9989-0071.

CITROEN C3 XTR 1.6 , ven-do, ano 2008, preto, 16v, com-pleto, bancos de couro, compu-tador de bordo, R$ 25.000,00 àv is ta . Tr. (45) 9979-5511 ou8840-4006 com Mauro.

CLIO HATCH 1.6, vendo, ano2006, cinza metal, completo, todorevisado, R$ 18.500,00. Tr. (45)9972-0270.

CLIO SEDAN PRIVILEGE 1.6,vendo, ano 2006, cinza metal,completo, couro, ótimo estado deconservação, R$ 16.900,00. Tr.(45) 9972-0270.

CORCEL II CHT 1.6, vendo,ano 81, prata, 5 marchas, gasoli-na, impecável, R$ 3.500,00. Tr.(45) 9961-3981.

COROLLA GLI, vendo, ano 2014,branco, completo, automático,8.000km, placa A, R$ 63.000,00.Tr. (45) 9972-0270.

COROLLA SEG 1.8, vendo, ano2007/08, preto, completo, ar digital,sensor de chuva, piloto automáti-co, 2º dono, R$ 38.500,00. Tr. (45)9962-8040 com David.

COROLLA XEI 1.8, vendo, ano2005, cinza, automático, completo,airbag, freios abs, ar-cond., trio elét.na chave, R$ 29.000,00. Tr. (45)3281-1076 com Manuel.

COROLLA XEI 1.8, vendo, ano2010, cinza, flex, completo, airbagduplo, couro, abs, ar digital,39.000km, impostos 2014 pago,manual, chave reserva, único dono,R$ 51.500,00. Tr. (45) 3254-7000ou 8803-6565.

COROLLA XEI, vendo, ano 2004,preto metal, completo, couro, câm-bio, 2º dono, R$ 26.800,00. Tr. (45)9972-0270.

COROLLA XEI, vendo, ano 2004/04, prata, câmbio autom., chave re-serva, nota fiscal, manual, 2º dono,86.000km, impecável, valor a com-binar. Tr. (45) 9936-8717 com Paulo.

COROLLA XEI, vendo, ano 2006,cinza metal, completo, couro, câm-bio, placa A, R$ 31.500,00. Tr. (45)9972-0270.

COROLLA XEI , vendo, ano2012, cinza metal, completo, câm-bio borboleta, R$ 61.000,00. Tr.(45) 9972-0270.

CORSA GL 1.4, vendo, ano 96,bordo, 4 portas, vidros, travas, alar-me, rodas, R$ 10.500,00. Tr. (45)9972-0270.

CORSA HATCH 1.6, vendo, ano2001, preto, completo, placa A, R$13.800,00. Tr. (45) 9972-0270.

D20 CUSTOM S, vendo, ano 94,branca, toda revisada, pneus no-vos, impecável, R$ 35.000,00. Tr.(45) 9972-0270.

ECOSPORT XLT 1.6, vendo,ano 2004, completa, airbag du-plo, manual, valor a combinar.Tr. (45) 9905-2772.

F-1000 CS, vendo, ano 94, valora combinar. Tr. (45) 9982-7554 ou9973-0619.

F-1000, vendo, ano 87, prata,motor mwm, carroceria de lata ori-ginal de fábrica, R$ 28.000,00,aceito troca. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718.

F-1000, vendo, ano 94, mwm,turbo, DH, R$ 35.000,00. Tr. (45)9993-1855 (tim) ou 3254-7076 comRuben.

F-1000, vendo, ano 98, verme-lha, mwm, X-10, completa, R$48.500,00. Tr. (45) 9993-1855 (tim)ou 3254-7076 com Ruben.

F-350, vendo, ano 2001, carro-ceria de madeira, R$ 48.500,00. Tr.(45) 9993-1855 (tim) ou 3254-7076com Ruben.

FIESTA GL CLASS 1.0, vendo,ano 2000, azul metal, 4 portas, dire-ção, trio, placa A, 2º dono, R$10.400,00. Tr. (45) 9972-0270.

FIESTA SEDAN 1.6, vendo, ano2010/11, completo, 27.000km, 2ºdono, R$ 27.000,00, aceito trocapor carro de menor valor. Tr. (45)9950-3210.

FIESTA, vendo, ano 2009/09, va-lor a combinar. Tr. (45) 9950-2893.

FOX PRIME 1.6, vendo, ano2010, prata, completo, únicodono, placa A, R$ 32.000,00. Tr.(45) 9972-0270.

FOX PRIME 1.6, vendo, ano2012, prata, completo, placa A,32.000km, R$ 36.000,00. Tr. (45)9972-0270.

FUSCA, vendo, ano 75, verme-lho, motor 1500, ótimo estado, R$4.000,00. Tr. (45) 9974-8678 ou9981-1629 com Eli.

GOL, vendo, ano 95, bege, R$3.600,00. Tr. (45) 9804-7280 ou8837-7072.

GOLF 1.6, vendo, ano 2001, pra-ta, ótimo estado, valor a combinar.Tr. (45) 9941-3550.

GOLF SPORTLINE 1.6, vendo,ano 2008, completo, ar digital, sen-sor de ré, couro, R$ 33.500,00. Tr.(45) 9979-8119 com Carlos.

HILUX SRV CD, vendo, ano2008, preta, completa, automática,4x4, pneus novos, uso passeio, im-pecável, R$ 85.000,00. Tr. (45)9972-0270.

IDEIA ELX 1.4, vendo, ano 2006,valor a combinar. Tr. (44) 9976-1080.

KA, vendo, ano 2012/13, preto,c/ ar-cond., valor a combinar. Tr.(45) 9916-1010.

KOMBI , vendo, ano 97, R$7.500,00. Tr. (45) 9951-4158.

MONTANA CONQUEST 1.4, ven-do, ano 2007/08, preta, econoflex,DH, placa A, R$ 22.500,00. Tr. (45)9904-4099 com Jandir.

MONTANA CONQUEST 1.4, ven-do, ano 2008/08, prata, econoflex,vidro elét., alarme, R$ 22.500,00.Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

ÔNIBUS , vendo , idea l p /transformar em motor home, óti-mo estado, valor a combinar. Tr.(45) 9990-3399.

PALIO WEEKEND ADVENTURE1.8, vendo, ano 2007, prata, flex,completo, cd original, rodas ligaleve, impostos 2014 pagos, revi-sado, impecável, R$ 28.500,00. Tr.(45) 3254-7000 ou 8803-6565.

PARATI 1.6 AP, vendo, ano 95,cinza, gasolina, toda revisada,doc. em dia, valor a combinar,aceito troca. Tr. (45) 9922-8486com Lucas.

PARATI 1.6 MI, vendo ou troco,ano 99/99, c/ ar-cond., DH, alar-me, pneus novos, ótimo estado, R$13.000,00, aceito moto. Tr. (45)9944-7004.

PARATI G3 1.6, vendo, ano 2003,prata, completa, R$ 19.500,00. Tr.(45) 9993-1855 (tim) ou 3254-7076com Ruben.

PEUGEOT 206, vendo, ano 2004,4 portas, completo, R$ 15.000,00.Tr. (45) 9911-0152 com Adriani.

PRISMA MAXX 1.4, vendo, ano2009, flex, prata, completo, bomestado de conservação, R$22.500,00. Tr. (45) 9991-4477.

S10 2.8, vendo, ano 2002, ver-melha, turbo, cabine dupla, diesel,R$ 43.000,00. Tr. (45) 9962-4621.

S10 CD 2.4 ADVANTAGE, ven-do, ano 2008, preta, completa, 2ºdono, uso passeio, R$ 38.500,00.Tr. (45) 9972-0270.

S10 CS 2.8, vendo, ano 2006,branca, completa, ótimo estado deconservação, R$ 38.000,00. Tr. (45)9972-0270.

S10 EXECUTIVA CD 2.4, vendo,ano 2011, preta, flex, completa, todarevisada, impecável, R$ 52.000,00.Tr. (45) 9972-0270.

S10 EXECUTIVE 2.8, vendo,completa, diesel, top de linha, 5pneus novos, bom estado de con-servação, R$ 53.000,00 à vista. Tr.(45) 9962-7684 ou 8832-1047.

S10 RODEIO 2.4, vendo, ano2011, preta, flex, cabine dupla,completa, acessórios, única dona,29.000km, manual, chave reser-va, impostos 2014 pagos, R$53.500,00. Tr. (45) 3254-7000 ou8803-6565.

SANTANA 1.8, vendo, ano 2001,branco, etanol, completo, bancode couro, R$ 14.800,00. Tr. (45)9974-7155.

SAVEIRO 1.6 MI, vendo, ano 99,azul metálico, DH, som, rodas es-portivas, lona marítima, cibié, va-lor a combinar. Tr. (45) 9975-1912.

SCENIC, vendo, ano 2000, pra-ta, 8v, 4 portas, completo, bancosde couro, R$ 10.500,00. Tr. (45)9961-3981.

STRADA ADVENTURE LO-CKER, vendo, prata, cd, pneusnovos, airbag, abs, mp3, revisada,valor a combinar. Tr. (44) 9947-2500.

STRADA ADVENTURE, vendo,ano 2010, prata, cabine dupla, com-pleta, 27.000km, único dono, R$40.000,00. Tr. (45) 9972-0270.

UNO MILE ELX, vendo, ano95, bordo, vidros e travas elét.,todo original, R$ 7.300,00. Tr. (45)9972-0270.

UNO MILLE SMART 1.0, ven-do, ano 2000/01, preto, 2 portas,R$ 8.781,00. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

VECTRA 2.2, vendo, ano 2000,preto, 8v, ar digital, completo, R$14.900,00. Tr. (45) 9961-3981.

VECTRA CD 2.2, vendo, ano2002, automático, completo, bai-xa km, air bag, rodas 17", valor acombinar. Tr. (45) 3282-1740 ou9902-9334.

VECTRA ELITE, vendo, ano2008/08, cinza, 4 pneus novos,79.000km, valor a combinar. Tr.(45) 9995-1222.

VECTRA EXPRESSION, vendo,ano 2011, prata, completo, valor acombinar. Tr. (45) 9973-0619 ou9982-7554.

VECTRA GLS 2.2, vendo ou tro-co, ano 99/99, prata, completo, bomde motor e lata, ótimo estado, R$15.800,00, aceito carro de menor va-lor. Tr. (45) 9948-3988 ou 3254-3331com Douglas.

VECTRA GLS 2.2, vendo, ano99, azul, completo, todo revisa-do, doc. 2014 pagos, valor a com-binar, aceito troca. Tr. (45) 9922-8486 com Lucas.

VECTRA GTX, vendo, ano 2008,preto, top de linha, valor a combi-nar, aceito troca. Tr. (45) 9941-3550.

VENDO, 3 carros, c/ avarias, do-cumentados, R$ 12.000,00. Tr. (45)9961-3981.

VERSAILLES 1.8, vendo, ano96, verde, completo, R$ 6.500,00.Tr. (45) 9977-6280.

ZAFIRA 2.0, vendo, ano 2001,prata, completa, placa A, c/ manu-al, chave reserva, p/ 7 passagei-ros, valor a combinar, aceito trocade menor valor. Tr. (45) 9941-3550.

BIZ 125 KS, vendo, ano 2007,preta, sem partida, doc. 2014 pago,c/ trava elét, corta corrente, R$3.600,00. Tr. (45) 9991-4477.

BIZ ES, vendo, ano 2009/09, cin-za, R$ 5.100,00. Tr. (45) 3254-4140com Fabiani.

CBX 250 TWISTER , vendo,ano 2003/04, vermelha, R$4.100,00, abaixo da tabela fipe.Tr. (45) 9941-3550.

CBX 750 FOUR, vendo, ano90, ótimo estado de conserva-ção, R$ 18.000,00. Tr. (45) 9914-2694 com Adelir.

CG 125 FAN, vendo, ano 2005,preta, R$ 3.300,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

CG 125 FAN, vendo, ano 2006,vermelha, R$ 3.200,00. Tr. (45)3254-4140 com Fabiani.

CG 150 FAN ESI, vendo, ano2010, preta, R$ 4.300,00. Tr. (45)3254-4140 com Fabiani.

CG 150 FAN ESI, vendo, ano2010/10, preta, ót imo estado,R$ 5.500,00. Tr. (45) 9914-6553com Meri.

CG 150 FAN, vendo, ano 2006/06, vermelha, R$ 2.800,00. Tr. (45)9941-1088 com Marcos.

CG 150, vendo, ano 2008, parti-da elét., valor a combinar. Tr. (45)9944-1983 com Rui.

CG FAN 125 KS, vendo, ano2010, R$ 3.000,00. Tratar pelo fone(45) 9101-3794.

CG TITAN 150 KS, vendo, ano2005/05, azul, R$ 3.500,00. Tr. (45)9941-1088 com Marcos.

CG TITAN 150 KS, vendo, ano2009, vermelha, R$ 5.000,00. Tr.(45) 9914-6553 com Meri.

CG TITAN KS, vendo, ano 2003,prata, R$ 2.700,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

CRYPTON ED, vendo, ano 2010,preta, ótimo estado, R$ 4.300,00.Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

TWISTER 250, vendo, ano 2002,vermelha, ótimo estado, R$4.300,00. Tr. (45) 9909-8313.

TWISTER, vendo ou troco, ano2004, preta, bom estado, R$5.000,00, aceito CG ou Biz. Tr. (45)9986-9713.

TWISTER, vendo, ano 2003, pre-ta, ipva pago, impecável, R$4.500,00. Tr. (45) 9908-3451.

TWISTER, vendo, ano 2008, pre-ta, doc. 2014 pagos, 16.000km, óti-mo estado de conservação, R$5.500,00, abaixo da tabela fipe. Tr.(45) 9923-2044.

YBR 125 E, vendo, ano 2005/05,prata, bom estado, R$ 3.300,00. Tr.(45) 9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 ED, vendo, ano 2005,prata, R$ 3.000,00. Tr. (45) 9941-1088 com Marcos.

YBR 125 K, vendo, ano 2005/05, preta, R$ 3.000,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

YBR 125 K, vendo, ano 2006,vermelha, R$ 2.800,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 K, vendo, ano 2008/08, preta, bem conservada, R$3.500,00. Tr. (45) 9941-1088com Marcos.

YBR FACTOR, vendo ou tro-co, ano 2009, 4.500km, valor acombinar. Tr. (45) 9922-6454 ou3283-1030.

YBR FACTOR, vendo, ano 2012,c/ partida, freio a disco, 4.000km,único dono, R$ 6.000,00. Tr. (45)9997-8440 com Rafael.

ANTENAS, instalações, manu-tenção e atualização, p/ antenaslocais digitais, aparelhos az-box, az-américa, probox, superbox, etc,atendo MCR e região, interessados.Tr. (45) 9852-8141 com Gilson.

Page 35: 05 21 2014

Edição 3841 - O PRESENTE | 35QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 21/05/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 22/05/2014

R$ 2,00PARA ASSINANTES

SÚMULA DE EMISSÃO DARENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOA empresa abaixo torna público que recebeu do

IAP a Licença de Operação N°13278 para o empreen-dimento a seguir especificado:

Empresa: Adilio DupontAtividade: Suinocultura, sistema de terminação

para 500 animaisEndereço: Lote rural n°84-B, linha GaúchaMunicípio: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 15/05/2016

SÚMULA DE PEDIDODE LICENÇA PRÉVIA

GQA - Serviços de Instalação de Equipamen-tos Industriais Ltda - Me torna público que irárequerer ao IAP Licença Prévia para fabricação deoutros produtos químicos inorgânicos não especifi-cados anteriormente, a ser implantada na rua GernotReuter, s/n, sala 03 incubadora Industrial, ParqueIndustrial II, município de Marechal Cândido Rondon,Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇAAMBIENTAL SIMPLIFICADA

A pessoa física abaixo torna público que requereuao IAP a Renovação da Licença Ambiental Simplifica-da Nº 001161 para o empreendimento a seguir espe-cificado:

Empresa: Castilho Engenharia e Empreendi-mentos S/A

Atividade: Canteiro de obrasEndereço: Av. Irio Jacob Welp, nº 247, Jd.

PrimaveraMunicípio: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 23/07/2014

SÚMULA DE EMISSÃODE LICENÇA PRÉVIA

Danrlei Zoz torna público que recebeu do IAPLicença de Prévia para atividade de piscicultura, comvalidade até 06/05/2016, a ser implantado no lote rural nº01-A, desmembrado do lote rural nº 01, sub divisão doslotes 114 e 115, integrante do 31º perímetro da FazendaBritânia, linha Maravilha, município de Maripá, Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

Danrlei Zoz torna público que requereu ao IAPLicença de Instalação para atividade de piscicultura,a ser implantada no lote rural nº 01-A, desmembradodo lote rural nº 01, sub divisão dos lotes 114 e 115,integrante do 31º perímetro da Fazenda Britânia,linha Maravilha, município de Maripá, Paraná.

ARMÁRIO, vendo, Lunasa,novo, de aço, 20 portas, p/ vestiá-rio, c/ pitão p/ cadeado, ideal p/empresa, R$ 600,00. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

BARCO, vendo, 6m, borda alta,valor a combinar. Tr. (45) 3254-4140.

CACHORRO , vendo, LhasaApso, fêmea, adulta, valor a com-binar. Tr. (45) 9985-3400 com Nelli.

CACHORRO, vendo, Rottweiler,puro, c/ 7 meses, vacinado, des-verminado, c/ pedigree, cabeça detouro, de Medianeira, R$ 2.000,00.Tr. (45) 9961-3981.

COMPUTADOR, vendo, novo,Core 2 Quad, 2,67ghz, Geforce 210,4gb ram, hd 500gb, monitor 20", c/mouse e teclado, R$ 1.180,00. Tr.(45) 9914-2133 com Allan.

COMPUTADOR, vendo, novo,Core I3, Geforce 8400gs, 4gb ram,hd 465gb, monitor 22", c/ mouse eteclado, R$ 1.100,00. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

CONSÓRCIO CONTEMPLADO,vendo, p/ imóvel, crédito R$127.800,00, entrada R$ 29.400,00,assume 80 parcelas de R$ 1.934,43.Tr. (45) 3254-5050 ou 9831-5050 naCredCerto, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO CONTEMPLADO,vendo, p/ imóvel, crédito R$46.000,00, entrada R$ 7.600,00, as-sume 71 parcelas de R$ 816,31. Tr.(45) 3254-5050 ou 9831-5050 naCredCerto, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo, p/automóvel, crédito R$ 30.275,00,assume 62 parcelas de R$ 647,01.Tr. (45) 3254-5050 ou 9831-5050 naCredCerto, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO, vendo, Honda,valor a combinar, 50% pago. Tr.(45) 9925-8185 com Fernando.

FAÇO serviços de pinturas e sol-das em portões, grades, janelas,portas e calhas, interessados. Tr.(45) 9909-8309 ou 9933-4262.

FARMÁCIA, vendo, c/ ponto,estoque, instalações em mdf,perfumaria espelhada, doc. emdia, convênio c/ Farmácia Popu-lar, em Toledo, valor a combinar.Tr. (45) 9915-3154.

FILHOTE, vendo, Pastor Ale-mão, puro, c/ 30 dias, de Medianei-ra, R$ 500,00. Tr. (45) 9961-3981.

FILHOTES, vendo, 2, Rottwei-ler, puros, c/ 30 dias, de Media-neira, R$ 500,00 cada. Tr. (45)9961-3981.

FILHOTES , vendo, LhasaApso e Pequinês, vacinado e des-verminado, valor a combinar. Tr.(45) 9985-3400 com Nelli.

FILHOTES, vendo, Rottweilerc/ Pastor Alemão, c/ 4 meses,vacinados e desverminados, deMedianeira, R$ 700,00 cada. Tr.(45) 9961-3981.

FREEZER, vendo, expositor,5 portas, ideal p/ mercearia, R$1.800,00. Tr. (45) 9969-4646com Antonio.

LIMPA PISO, polimento, tira man-chas, riscos e encardidos da super-fície do porcelanato, cerâmica, gra-nito, pedras em geral, polimento degranitilha e concreto, interessados.Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

LOJA DE ACESSÓRIOS, ven-do, p/ veículos, completa, c/ es-toque, todos os equipamentos,ponto, boa clientela, em Media-neira, valor a combinar, troco porimóvel. Tr. (45) 9961-3981.

MONITOR, vendo, novo, Sa-msung Syncmaster, 23", lcd, wi-descreen, R$ 370,00. Tr. (45)9914-2133 com Allan.

MONITOR/TV , vendo, novo,AOC Le19w37, 19", hdmi, vga, wi-descreen, R$ 370,00. Tr. (45)9914-2133 com Allan.

MOTOR, vendo, ano 2012/13,Yamaha, 15hp, ótimo estado, R$5.500,00. Tr. (45) 3254-4140.

MOTOR, vendo, Yamaha, 15hp,valor a combinar. Tr. (45) 3254-4140.

OFERTA DE TRABALHO p/ ele-tricista automotivo, c/ experiênciae menor aprendiz, interessados. Tr.(45) 3254-1122.

OFERTA DE TRABALHO p/ ma-nicure e pedicure, c/ experiência,interessadas. Tr. (45) 3254-0925 ou9961-4065.

OFERTA DE TRABALHO p/ me-cânico industrial ou eletromecâni-co, e comprador interno, interessa-dos. Tr. (44) 3687-1345 ou (45) 9926-1071 com Eloi.

OFERTA DE TRABALHO p/ ven-dedor de publicidade e propaganda,interessados. Tr. (45) 9938-6971com Cristiane.

PADARIA, vendo, completa, c/todos os equipamentos industriais,1 ano de uso, valor a combinar. Tr.(45) 3256-1849 ou 8825-0992.

PROCURO trabalho como babá,período integral, interessadas. Tr.(45) 3254-9521 ou 8836-4676.

PROCURO trabalho como moto-rista, p/ viajar, categoria D, interes-sados. Tr. (45) 9986-2766.

REBOQUE, vendo, ano 95, p/300kg, R$ 2.300,00. Tr. (45)8831-8105.

REBOQUE, vendo, p/ barco,marca São Paulo, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-4140.

RECEPTOR, vendo, Azameri-ca, p/ sky gato, duosat, 160 ca-nais, R$ 270,00. Tr. (45) 9986-8283 com Ronaldo.

XBOX 360, vendo, adesivado,gears of war, c/ 1 jogo BatmannArkam City, na caixa, R$ 450,00.Tr. (45) 9986-8283 com Ronaldo.

CARNEIRO, vendo, reprodutor,Staines, puro de origem, valor acombinar. Tr. (45) 9925-5242 ou9971-2858 com Murilo.

GRANJA, vendo, 2,5 alq., c/1.450 suínos, 2 barracões, 2chiqueiros c/ 260m², estrebariac / 30 cabeças , 2 casas , emNovo Sob rad inho , R$1.100.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

PEIXES, vendo, tilápia, pacúe carpa, entrego na casa, valora combinar. Tr. (45) 9934-8875ou 9105-2280.

PULVERIZADOR, vendo, ano2002, de arrasto, Ecoranger,2.000lts, 18m de barra, coman-do elét., estabelizador de barra,bom estado, valor a combinar.Tr. (45) 9974-2530.

PULVERIZADOR, vendo, Co-lumbia Cross, 18m, montado emtrator New Holland TL 60, 4x4, ano2007, pneus 13,6x38, c/ aberturade barra manual, tanque de águalimpa, lavador de embalagens, va-lor a combinar. Tr. (44) 9967-3106ou (45) 2031-0432 com Nelson.

TRATOR, vendo ou troco, ano 80/81, Ford 4600, valor a combinar.Tr. (45) 9922-6454 ou 3283-1030.

Page 36: 05 21 2014