ter, 21/05/2013

16
PÁGINA 4 BRASÍLIA ALO MAIS FLUIDEZ NO TRÂNSITO ANO 4 - Nº 1103 TERÇA-FEIFRA, 21 DE MAIO DE 2013 D ISTRIBUIÇÃO G RATUITA ESPORTES PÁGINA 14 MINISTÉRIO PÚBLICO DO DF CONSIDERA GREVE DE AGENTES DO ANTIGO CAJE ILEGAL. PRIMEIRO REFORÇO APÓS O TÍTULO BRASILIENSE ACERTA COM O ARTILHEIRO LAÉRCIO PARA COMPOR O TIME DURANTE A DISPUTA DA SÉRIE C DO BRASILEIRÃO Divulgaçaõ Roberval Eduão SECRETARIA DA COPA PROMETE NOVOS AJUSTES PARA MELHORAR O TRÁFEGO NO ACESSO AO ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRINCHA PARA A PARTIDA ENTRE SANTOS X FLAMENGO, NO PRÓXIMO DOMINGO AGNELO APROVA OS NOVOS ÔNIBUS PÁGINA 5 Governador do DF participou da inspeção técnica na fábrica que fornecerá os veículos, situada em São Paulo, e ficou impressionado com o padrão de qualidade dos carros. Entrega está prevista para novembro. Roberto Barroso/GDF PÁGINA 5

Upload: alo-brasilia-comunicacoes-ltda

Post on 22-Mar-2016

264 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

Edição de Terça-feira, 21/05/2013 do Jornal Alô Brasília

TRANSCRIPT

Page 1: Ter, 21/05/2013

PÁGINA 4

BRASÍLIA

BRASÍLIAALO

MAIS FLUIDEZ NO TRÂNSITO

ANO 4 - Nº 1103 TERÇA-FEIFRA, 21 DE MAIO DE 2013 D I S T R I B U I Ç Ã O G R AT U I TA

ESPORTES

PÁGINA 14

MINISTÉRIO PÚBLICO DO DF CONSIDERAGREVE DE AGENTES DO ANTIGOCAJE ILEGAL.

PRIMEIRO REFORÇO APÓS O TÍTULOBRASILIENSE ACERTA COM O ARTILHEIRO LAÉRCIO PARA COMPOR O TIME DURANTE A DISPUTA DA

SÉRIE C DO BRASILEIRÃO

Div

ulga

çaõ

Roberval Eduão

SECRETARIA DA COPA PROMETE NOVOS AJUSTES PARA MELHORAR O TRÁFEGO NO ACESSO AO ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRINCHA PARA A PARTIDA ENTRE SANTOS X FLAMENGO, NO PRÓXIMO DOMINGO

AGNELO APROVA OS NOVOS ÔNIBUS

PÁGINA 5

Governador do DF participou da inspeção técnica na fábrica que fornecerá os veículos, situada em São Paulo, e fi cou impressionado com o padrão de qualidade dos carros. Entrega está prevista para novembro.

Roberto Barroso/GDF

PÁGINA 5

Page 2: Ter, 21/05/2013

pontopontopontodededepontopontopontodepontopontopontodepontopontopontodepontopontoponto vistavistavistadededevistadededevistadededevistadedede T E R Ç A - F E I R A , 2 1 D E M A I O D E 2 0 1 32

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

Gerente de Circulação / Paulo Sérgio / [email protected]

O Alô circula diariamente em todo o

Distrito Federal - As edições impressas estão disponiveis diariamente

no portal: www.alo.com.br

Matriz / Setor Comercial Sul (SCS), quadra 05 bloco B, número 73.

Edifício Farah Brasília - DF / CEP: 70.305-000 Fone: 3335-9200

Alô Brasília Comunicação Ltda.CNPJ: 09612937/0001-92

PRESIDENTE / Hélio QueirozDIRETORA EXECUTIVA / Ivanilda [email protected] / ( 61) 3335 - 9232e-mail: [email protected]

EDITORA-CHEFE Lilian Magalhã[email protected]

SUBEDITORJoão [email protected]

TELEFONES:(61) 9972-7804(61) 9249-8324

REDAÇÃO (61) 3335-9200 e-mail - [email protected] CIRCULAÇÃO (61) 3335-9235 IMPRESSÃOGRÁFICA ALÔ BRASÍLIA

Quadra 10 Lote 25 / 26,São Sebastião - DF Fone (61) 3224-6049 / 3335-3600

TIRAGEM:45.000 exemplares (de segunda à sexta)10.000 exemplares(sábado e domingo)

BRASÍLIA

ALO

ALO

ALO

COMERCIAL

EDITOR DE ESPORTES

Ádamo Araú[email protected]

REVISOR

Rodrigo Ramthum

VALTER LUIS

Ed

it

or

ia

l

IMAG

EM D

O DI

A

A OPERAÇÃO Cidade Limpa - organizada pela Coordenadoria

das Cidades - chegou ontem (20) à Fercal e a Vicente Pires para revitalizar essas regiões com reparos em diversas áreas. A

força-tarefa, fará manutenções até sexta-feira (24).

SOFÁ VELHO é jogado na rua, na 406 Sul.

Em mais um escândalo envolvendo religiosos, o pastor Marcos Pereira, da Igreja Assembleia de Deus dos Úl-timos Dias é acusado de estupro por pelo menos duas fi éis, no Rio de Janeiro. O religioso foi preso no dia 7 e

ainda é investigado por outros 20 estupros, quatro mortes, asso-ciação ao tráfi co e lavagem de dinheiro.

Segundo reportagem da TV Globo, semana passada, a mãe de uma moça que teria sido assassinada por investigar diversas atividades ilícitas do pastor por conta própria fez di-versas acusações. A vítima se chamava Adelaide Nogueira dos Santos, e foi morta em 2006.

Testemunhas e a mãe de Adelaide Nogueira dos Santos, contaram à polícia que ela foi assassinada por ter desco-berto crimes cometidos por Marcos Pereira que iam desde orgias com homens e mulheres em uma fazenda à associação com trafi cantes e assassinos.

De acordo com a investigação do MP-RJ, as mulheres moravam no alojamento da Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias, mantendo uma relação de dependência com Marcos Pereira.

“Pelos relatos das testemunhas, principalmente das mulhe-res, verifi ca-se que estamos diante de um verdadeiro depravado, degenerado, pervertido sexual, capaz de fazer as coisas mais bai-xas e sempre se aproveitando da sua condição de líder maior da Igreja”, disse o texto assinado pelos promotores Rogério Lima Sá Ferreira e Adriana Lucas Medeiros.

O lado mais obscuro da humanidade se revela na capa-cidade de um líder de usar a crença de tantas pessoas para forjar uma posição acima de qualquer suspeita e praticar os atos mais deploráveis.

Que sociedade é essa, de pessoas tão alienadas e facilmente infl uenciáveis, capazes de acreditar que “estão fazendo sexo para se livrar de demônios” – conforme relato de uma das vítimas?

Vivemos, historicamente, uma realidade na qual a maio-ria das pessoas segue cegamente a um líder carismático em detrimento de fazer questionamentos básicos da existência humana e da própria crença.

Sob o efeito de uma crença “indiscutível”

Rob

erva

l Edu

ão

Div

ulga

ção

GERENTE COMERCIAL Keila [email protected]

Quando pensamos em melhorar processos, propor novos produtos e novas ferramentas, muitas vezes utilizamos “Brainstorming” (tempestade de cérebros). Brainstorming é um processo de solicitar propostas de soluções a diferentes grupos de pessoas.

Com advento da globalização e com alto nível de informatização no mundo corporativo , avanço das mídias sociais, o Osbron levantou a lebre, que, contudo, fi cou bem menos conhecida, mesmo antes da internet. Será que possível fazer um Brainstorming se envolvêssemos mil pessoas?

Grande empresas como Procter Gamble, Google e General Electrics, fi zeram isso, provando que é algo não só factível, como poderoso. Tais empresas vêm trabalhando com grandes multidões on-line para resolver problemas difíceis, que vão da concepção à comercialização de ciência e engenharia, chamamos isso de Crowdstorming.

Embora recente, já foi organizado mais de 200 projetos que envolveram mais de 100 participantes individuais de todo o mundo em áreas como marketing, estratégia, design, engenharia e arquitetura.

São identifi cáveis três grandes categorias de crowdstorn: pesquisa, colaboração e integração;

A primeira, a pesquisa, visa à

construção de ideias com a participação de grandes grupos de colaboradores; um cunho mais aprofundado pode ser aplicado.

A segunda, a colaboração, talvez a mais impactante, visto que as iniciativas partem de consumidores. O foco não é apenas encontrar idéias, mas também seleciona-las. m exemplo já abordado por diversas “publicações” apontam o caso da comunidade do LEGO Cuusoo. Os participantes que indicam melhorias necessitam atingir 10.000 votos (curtidas) para ai sim serem avaliados pela equipe da LEGO. Já a GE lançou sugestão de

proposta quanto a novas oportunidades de investimentos e parceiros para seus negócios de energia sustentável.

A última a proposta do crowdstorn é a integração que visa permear conceitos alavancando ainda mais a marca. Já se convenciona que quando multidões oferecem feedback ao seu produto, outros vários podem estar acompanhando as interações então a divulgação da sua marca e produtos passam a ter maior prioridade nas redes sociais; Uma outra indicação para quem deseja se aprofundar no tema é a leitura do livro: Croswdstorming de Alex Osborn.

Uma excelente semana e até a próxima coluna!

conceitoconceitoVocê sabe o que Crowdstorming?

LEONARDO SOARES GRAPEIA

Sócio fundador e editor do Portal The Manager. Website: http://www.themanager.com.br. E-mail: [email protected]

Page 3: Ter, 21/05/2013

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, SEGURANÇA E SERVIÇOS

cidadescidadescidades&&&cidadescidadescidades&cidadescidadescidades&cidadescidadescidades&cidadescidadescidadesNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, SEGURANÇA E SERVIÇOS

BrasíliaBrasíliaBrasília&&&Brasília&&&Brasília&&&Brasília&&& T E R Ç A - F E I R A , 2 1 D E M A I O D E 2 0 1 33 MORADORES DA QUADRA 33

da Vila São José de Brazlândia receberam as máquinas que

iniciarão a pavimentação asfáltica. A quadra residencial,

implantada há quatro anos, abriga mais de 400 famílias que viviam

na área de riscowww.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

Div

ulga

ção

Adm

Bra

zlân

dia

O número de cri-mes no Parque da Cidade Sarah Kubitschek teve

queda de 21% em 2012 em comparação com o ano ante-rior. A informação é do ba-lanço divulgado ontem (20), pela Secretaria de Seguran-ça Pública do DF (SSP/DF).

Os dados apontam que, em 2011, foram 364 ocor-rências de crimes contra a pessoa, o patrimônio e a dig-nidade sexual, enquanto no ano seguinte foram registra-das 288, ou seja, 76 a menos.

As ocorrência de as-

saltos a pedestres também diminuiu em 22% (de 51 casos para 40), tendência que foi seguida pelo rou-bo de carros, que caiu 14% e passou de 22, em 2011, para 19, no ano passado. "Através das ações integra-das de segurança, voltadas para o bem comum, reite-ramos o nosso compromis-so com a cidadania e a paz social", pontuou o chefe da pasta, Sandro Avelar.

Nos últimos dois anos, a Secretaria de Segurança Pública não registrou casos de sequestros relâmpago na principal área de lazer do Plano Piloto.

No primeiro trimestre de 2013, comparado com o mesmo período do ano an-terior, os números da cri-minalidade no Parque da Cidade continuaram a cair, registrando decréscimo de 16%. "Os números refl e-tem nosso compromisso com a segurança de nossos cidadãos", afi rmou o secre-tário Sandro Avelar.

De acordo com o balan-ço, nos três primeiros meses de 2013, os roubos contra pedestres diminuíram 50% e passaram de 14 para sete casos, enquanto os furtos ca-íram de 61 para 33, uma re-dução de 46%.

SEGURANÇA Balanço da Secretaria mostra que houve queda de 21% no número de ocorrências no local, em 2012

Parque está mais seguro

DADOS mostram que número de ocorrências foi menor em 2012 comparado com 2011

Roberval Eduão

BRUNO CASSIANO

Page 4: Ter, 21/05/2013

ALÔ BRASÍL IA 4 T E R Ç A - F E I R A , 2 1 D E M A I O D E 2 0 1 3ALÔ BRASÍL IA 4 T E R Ç A - F E I R A , 2 1 D E M A I O D E 2 0 1 3cidades&Brasília

Ação voluntária dos servidores da Ter-racap doou à Bibliote-ca Nacional de Brasília mais de 1,4 mil livros. As obras foram dadas como parte do Plano Distrital do Livro e da Leitura (PDLL), ela-borado em 2012 pelo GDF. O acervo foi arre-cadado ao longo dos úl-timos dois meses e faz parte do trabalho de voluntariado que a em-presa desenvolve.

A entrega ofi cial das doações aconteceu ontem (20), no auditó-rio da Biblioteca Na-cional, com a presença do secretário de Cultu-ra, Hamilton Pereira, agradeceu os servido-res pela doação e a ini-ciativa e sugeriu que mais empresas tenham iniciativas parecidas. “Ações como essa aju-dam a formar a indús-tria da inteligência, que é nossa principal vocação no mercado”, comenta.

O projeto Frentes Socioambiental desen-volverá, ao longo deste ano, ações voltadas ao meio ambiente e a tra-balhos sociais. “Ações como essa são uma ma-neira de retribuirmos para a sociedade e a natureza de forma po-sitiva os impactos am-bientais e sociais de nossa empresa”, desta-ca o presidente da Ter-racap, Antônio Carlos Rebouças Lins.

A subsecretária de políticas do livro e lei-tura, Ivanna Santana Torres, diz que atitu-des assim contribuem para que Brasília se-ja a “Capital da Leitu-ra”. “Queremos que a população do DF crie uma dinâmica de leitu-ra. Para isso, deve ha-ver uma mobilização do governo e da socie-dade”, pontua.

Reforço no acervo da Biblioteca

LEITURA

MARCUS FOGAÇA

Agentes de rein-tegração social das três unida-des de interna-

ção de jovens infratores do Distrito Federal entra-ram em estado de greve parcial. O efetivo conti-nua em 100% para que não haja ilegalidade no movimento e para garan-tir os serviços básicos dos internos, como alimenta-ção, segurança, banho de sol e enfermagem. Entre as atividades suspensas estão as ofi cinas profi s-sionalizantes, escola, re-creação e escolta.

Porém, por meio de uma liminar, o Ministé-rio Público do DF consi-derou a greve como ilegal, por colocar vidas em ris-co, e ferir o princípio da segurança. A secretária da Secretaria da Criança, Rejane Pitanga, declarou que não há motivos para a paralisação. “Faltou bom censo na hora de paralisar os trabalhos, pois a situa-ção estava sobre controle. Entendemos todas as di-fi culdades da profi ssão e fazemos nossa parte para dar mais condições”.

O agente Claiton Oli-

veira descorda de Rejane, e destaca que a situação está tão critica que os no-vos profi ssionais não fi -cam por muito tempo no trabalho. “A maioria dos funcionários concursa-dos que entram vão em-bora. Dos últimos 700 que chegaram, cerca de 300 já deixaram a instituição”.

Entre os pedidos dos 840 agentes que aderi-ram ao movimento, es-tão a criação da carreira profissional, melhores condições de trabalho, se-gurança e reajuste salarial

de 20% a 25%. Agentes que participavam da ma-nifestação declararam que eram ameaçados pe-los adolescentes e não ti-nham como se defender.

A classe argumenta que tenta negociar com a Secretaria de Administra-ção Pública desde 2011, mas o governo foi intran-sigente e não deu muito valor às reivindicações. Por meio da assessoria, a Secretaria destacou que não irá se posicionar so-

bre a greve. Entretan-to, Rejane Pitanga afi rma que as negociações conti-nuavam e recebiam a de-vida atenção. “O governo estava em processo de negociação com a classe, nós estamos restruturan-do o setor e vamos conti-nuar aberto a conversas”.

Grevistas descartam a hipótese de exonera-ção dos cargos por conta da greve. A agente Mar-cela Lemos ressalta que a paralisação é legal. “Es-

tamos cumprindo o nos-so direito de greve, eles não podem passar por ci-ma da constituição, é con-tra a lei fazer essa suposta exoneração dos servido-res do sistema socioedu-cativo do DF”.

Mas com a liminar de ilegalidade do MPDF, se a paralisação continuar, os agentes de reintegração social podem sofrer corte de ponto e também podem ser penalizados com mul-tas de até R$ 30 mil.

GREVE MPDFT considera paralisação de agentes ilegal, mas servidores prometem mais protestos

Impasse permaneceRODRIGO NUNES

Enquanto as nego-ciações entre governo e servidores do siste-ma socioeducativo não acontecem, os protes-tos devem continu-ar. Hoje (21), cerca de 800 manifestantes se reunirão, às 14h, em frente a Câmara Legis-lativa, para reivindi-car uma solução mais rápida para o proble-ma. A greve segue sem nenhuma previ-são para terminar.

Protestos continuamProtestos

SERVIDORES reivindicam reajuste salarial de 25% além de organização do plano de carreira

Roberval Eduão

Mais de 700 pessoas te-rão que esperar para tirar suas carteiras de habilita-ção no Distrito Federal. As provas práticas que seriam realizadas hoje e na quarta-feira (22), foram canceladas pelo Detran. Isso porque os instrutores das autoescolas [cerca de 1500] paralisaram ontem (20) por melhorias no trabalho e para ganhar o au-xílio-alimentação de R$18 reais por dia.

De acordo com o dire-tor fi nanceiro do Sindicato dos Instrutores e Emprega-dos em Auto e Moto Escolas (Sieame), Alan Germano, o benefício é a principal rei-vindicação, já que a catego-ria nunca recebeu. “Além disso, também queremos banco de horas, melhora

nas condições de trabalho e um kit de proteção solar pois trabalhamos expostos ao Sol. Porém, abrimos mão

de algumas propostas e fo-camos apenas no vale”.

Autoescola Líder, loca-lizada no Setor Comercial

Sul, possui 14 instrutores e todos pararam. “Vejo es-sa greve como necessária para eles conseguirem um acordo. Estão dentro da lei. Cerca de 40 pessoas fi carão sem as aulas práticas, mas os alunos estão entendendo, pelo menos por enquanto”, afi rmou um dos donos, Da-niel Silva.

Já para o administra-dor da autoescola Classe A, Marcelo Ferreira, o mo-vimento é legítimo mas de-veria haver uma negociação maior entre os sindicatos. “O funcionalismo público, por exemplo, recebeu 15% de aumento, ou seja, 5% em três anos. Já os instru-tores tiveram um percentu-al de 100% de 2000 até este ano. Eles recebiam R$ 669 e hoje ganham mais de R$ 1.400. Eles são merecedo-

res desse salário, mas acho que deveria ter um acordo entre os dois sindicatos”, afi rmou Marcelo.

O presidente do Sindi-cato das autoescolas (Sin-dauto), Joaquim Loiola, disse que uma proposta de aumento de 7,5% no piso salarial foi enviado para o Sieame e aceita no mesmo dia. Mas o vale alimenta-ção não será dado. “Se esse benefício for dado, terá que aumentar o valor da cartei-ra de habilitação e nós não queremos isso. Causaria transtornos para as auto-escolas, já que muitas pes-soas iriam para o estado de Goiás, que é mais barato, para tirar a carteira. Atu-almente, eles possuem o maior piso salarial do Bra-sil, recebendo R$1.452 por mês”, concluiu.

Instrutores também pararamAUTOESCOLA

ANA KAROLINE LUSTOSA

PROFISSIONAIS pedem vale-alimentação de R$ 18 por dia

Roberval Eduão

1,4MIL LIVROS

FORAM DOADOS

Page 5: Ter, 21/05/2013

ALÔ BRASÍL IA 5 T E R Ç A - F E I R A , 2 1 D E M A I O D E 2 0 1 3ALÔ BRASÍL IA 5 T E R Ç A - F E I R A , 2 1 D E M A I O D E 2 0 1 3cidades&Brasília

Sobrou reclamação en-tre os taxistas que atenderam as demandas do Estádio Na-cional de Brasília Mané Gar-rincha, no último sábado (18), durante a fi nal do Candangão 2013. O jogo entre Brasília e Brasiliense marcou a reaber-tura do estádio e serviu como evento teste para a Copa das Confederações. A categoria pede ao GDF reavalie o pon-to de apoio dos taxistas, que no fi nal de semana fi cou concen-trado no estacionamento 13 do Parque da Cidade.

Taxistas pedem pontos mais próximos do Mané

Rob

erva

l Edu

ão

Rob

erva

l Edu

ão

A fabricação dos primeiros ônibus do no-vo Sistema de Transpor-te Público Coletivo do DF (STPC/DF) foi auto-rizada, ontem (20), pe-lo governador Agnelo Queiroz, faltando pou-co mais de um mês pa-ra a frotas das bacias 2 e 5 começarem a circu-lar. O chefe do execu-tivo local realizou uma inspeção técnica na fá-brica, no interior de São Paulo, que fornecerá ve-ículos para a viação Ex-presso São José .

O governador fi cou impressionado com o protótipo. “O padrão de modernidade, tecnolo-gia, conforto e susten-tabilidade dos veículos vai devolver aos cida-dãos do DF o direito a um transporte público de qualidade e tirar a capital da incômoda po-sição de pior serviço entre as 17 maiores ci-dades latinas”, pontuou.

Todos os novos ôni-bus das cinco bacias teriam que começar a

circular em setembro, mas com o atraso do anúncio da bacia 1, o prazo foi estendido pe-lo governo. “A partir de novembro, quando toda a frota nova estiver em operação, Brasília terá os ônibus mais moder-nos e ambientalmen-te mais sustentáveis de todo o País”, destacou o vice-governador Tadeu Filippelli. Os veícu-los terão acessibilida-de universal e utilizarão Padrão Euro 5, o que significa que emitem 180 vezes menos partí-culas poluentes do que os atuais ônibus do DF.

A Caio Induscar, responsável pela fabri-cação dos novos veícu-los, recebeu apenas a encomenda da Expresso São José, que fará circu-lar 576 novos ônibus na bacia 5 para atender as regiões de Brazlândia, Ceilândia, SIA, SCIA, Vicente Pires, e par-te de Taguatinga. Esta área do novo STPC mo-vimentará R$ 1,7 bilhão nos primeiros dez anos de operação.

Ônibus começam a ser fabricados

TRANSPORTE COLETIVO

Após reclama-ções sobre as di-ficuldades de estacionamento e

retenção de veículos no jo-go do último sábado (18), a Secretaria da Copa do GDF informou que novos ajustes no esquema de trânsito se-rão feitos para a partida en-tre Santos e Flamengo, no próximo domingo (26), no Estádio Nacional de Bra-sília. Uma das possíveis mudanças será a redução da interdição das vias, que possui um raio de três qui-lômetros. A medida deverá ser tomada para melhorar a fl uidez no trânsito. Todos os acertos serão defi nidos ho-je (21), após uma reunião com todos os órgãos com-petentes.

De acordo com a Secre-taria, a estratégia utilizada na Copa das Confederações

TESTE Torcedores tiveram difi culdade para chegar ao Estádio Nacional

Esquema de trânsito é insatisfatório

A empresa optou por colocar itens adicio-nais que não estavam no edital para a seguran-ça e comodidade dos passageiros. Segundo a Secretaria de Transporte, os ônibus foram equi-pados com painéis traseiros, que mostram o nú-mero da linha quando o veículos está parada e quando está em movimento mostra a velocida-de. Além disso, todos os carros terão computa-dor de bordo onde será registrado toda ação do motorista durante o percurso, como por exem-plo se ele realizou uma direção perigosa.

JÉSSICA NASCIMENTO

BRUNO CASSIANO

MARCUS FOGAÇA

Itens a maisItens a mais

Roberto Barroso/GDF

será parecida com a do úl-timo sábado. O Detran re-comendou que as pessoas deixem os carros em casa e utilizem o transporte públi-co para chegar ao estádio, visto que o terminal de ôni-bus, próximo à Torre de TV, fi ca a 700m do Estádio.

Condutores reclama-ram da difi culdade de uti-lizar os ônibus na capital do país. “O governo dis-se que disponibilizaria co-letivos gratuitos para levar os torcedores do estaciona-mento até estádio, mas nin-guém viu nem a cor deles. Meu carro fi cou no Pavi-lhão do Parque da Cidade, que fi ca há 3,5 km de dis-tância”, disse a estudante Ana Bezerra, 19 anos. Ela ressaltou que dentro do par-que não havia fi scalização e os pedestres tinham que pe-dir pros carros pararem pa-ra conseguirem atravessar.

A empresária Milena Hirle, 29 anos, reclamou da difi culdade de encontrar uma vaga para estacionar. “Tive que passar por trás do estádio, dar uma volta enorme pelo Setor Militar e voltar. Todas as entradas es-tavam fechadas. Chegando lá, os ingressos tinham se esgotado. Tive que comprar de um cambista. Consegui chegar às 14h, mas entrei quase às 15h”, disse.

Para o publicitário Carlos Eduardo, uma das grandes dificuldades foi atravessar a pista para che-gar ao ao Estádio Nacional de Brasília. “Os policias não estavam conseguindo controlar o trânsito, foi um caos! Até preferia ter ido de ônibus, mas não vi nenhum. Tive que estacionar no Par-que da Cidade e andei mais de 3 km”.

Segundo a Secretaria da Copa, a Polícia Militar ga-rantiu a segurança nas áre-as indicadas e o DFTrans colocou linhas extras pa-ra facilitar a mobilidade dos torcedores. Mas, por questão cultural, o torce-dor procurou áreas de es-tacionamento próximas ao estádio, o que difi cultou o fl uxo das vias próximas. “O trânsito na área próxima ao estádio foi uma das difi cul-dades que enfrentamos. Pa-ra o jogo de domingo vamos tentar diminuir esse raio interditado para dar maior fl uidez e facilitar a vida do torcedor”, disse o secretá-rio Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro.

GOVERNO vai estudar uma forma de melhorar o trânsito nas imediações do estádio para evitar os engarramentos do último jogo

TAXISTAS reclamaram de fi carem no Parque da Cidade

A sugestão do Sindica-to dos Taxistas é que o pon-to de apoio passe a funcionar nas imediações do Centro de Convenções Ulysses Guima-rães, onde, de acordo com a

categoria, há espaço para que 600 carros estacionem. “Apro-ximar o ponto de apoio da po-pulação é uma questão de logística e infraestrutura”, de-fende a presidente da catego-

ria, Maria Bonfi m Pereira de Santana.

A situação dos taxistas não deve fi car diferente do que foi defi nido para a fi nal do cam-peonato brasiliense. Segundo a assessoria da pasta, os jogos testes adotam a mesma políti-ca do que será adotada pela Fi-fa na Copa das Confederações e Copa do mundo.

Durante os grandes even-tos internacionais, o raio de 3km próximos ao estádio será de uso exclusivo da Fifa. Sen-do assim, cabe à entidade má-xima do futebol liberar que veículos terão acesso.

NOVA frota deverá começar a rodar até novembro

Page 6: Ter, 21/05/2013

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMESNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMES

AO DESENTERRAR a raiz de uma planta medicinal tradicional da China,

dois fazendeiros podem ter ouvido a característica interjeição “D`oh!”. Isso

porque a estrutura do vegetal lembraria os traços de Homer, o personagem principal

do desenho animado ‘Os Simpsons’

T E R Ç A - F E I R A , 2 1 D E M A I O D E 2 0 1 36

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

BizarroBizarroBizarro.com.com.com

Rep

rodu

ção

Rep

rodu

ção

Reprodução

De acordo com o site checo Ro-mea, o lutador de MMA (artes

marciais mistas) húnga-ro Attila Petrovszki teve um combate cancelado em Praga devido ao con-teúdo de suas tatuagens. Os organizadores vetaram o encontro que seria rea-lizado em 17 de maio, na Arena de Sparta, depois que muitas pessoas pro-testaram contra a partici-pação de Petrovszki.

O motivo da polêmica foi o conteúdo das tatua-gens de Petrovszki. Ele tem o peito e os braços praticamente todos tatua-dos: as imagens incluem o desenho do rosto de Adolf Hitler, da suástica nazista e também a seguinte fra-se: “morte aos judeus”.

“Anuncio que os orga-nizadores do torneio de-

APOLOGIA AOS NAZISMO Atleta de MMA é excluído deevento de lutas marciais por tatuagem que pedia “morte aos judeus”

Caiu do cavalo em pedido de casamento

QUASE DEU CERTO

Em todo canto do pla-neta, há sempre um homem fazendo um pedido de casa-mento criativo. Não foi di-ferente com Mark Crayford, de 49 anos, na Inglaterra. O problema é que ele caiu do cavalo. Literalmente.

Após se vestir de cava-

leiro com uma armadura brilhante completa, Ma-rk chegou perto da pro-fessora de escola primária Tracey Badenski monta-do num cavalo, mas foi pa-rar de costas no chão na hora de descer. Sem jeito, ele se levantou, ajoelhou e

Em países em que o uso da maconha é permi-tida, a droga tem ganha-do cada vez mais espaço na culinária. Bolos, man-teiga, brigadeiro, muffi ns, maionese e até um livro de receitas dedicado ex-clusivamente ao uso da er-va têm chamado atenção. Mas agora, um criador de porcos e açougueiro de Se-attle, nos Estados Unidos, resolveu elevar o nível, e promete servir bacon, per-nil, costeletas e bistecas, todos potencializados com o sabor da cannabis.

William von Schnei-dau, dono do açougue BB Ranch – localizado no tra-dicional ponto de comér-cio Pike Place Market, no centro da cidade –, fez uma

parceria com uma fazenda local e adicionou os cau-les e folhas da maconha à dieta dos suínos. Segundo o MSN Now, as fi bras do vegetal seriam as respon-sáveis por tornar a carne mais saborosa.

Acredita-se na alta possibilidade dos consu-midores repetirem o pra-to, e fi carem com mais fome à medida em que comem, em alusão a um dos efeitos da droga, a ‘larica’. Vale lembrar que o estado americano de Washington aprovou re-centemente uma lei para legalizar o uso recreativo da maconha. Em diversos outros locais, inclusive no Brasil, o cultivo e con-sumo da espécie é ilegal.

Ladrão esquece calça na casa da vítima

Porcos comem maconha para ter carne saborosa

PELADÃO

ALIMENTAÇÃO ESPECIAL

A polícia prendeu um assaltante depois que ele “esqueceu” as cal-ças na casa de uma das vítimas durante o assal-to. Mohammed Ali, de 21 anos, tentou fugir do últi-mo andar da casa de Chris Newbury, de 56 anos, em Grangetown, na cidade de Cardiff, no Reino Unido, quando ele o agarrou pe-las pernas e arrancou su-as calças sem querer.

Segundo o morador, o assaltante o ameaçou com uma faca. “Ele tinha uma faca, mas mesmo assim eu não ia deixar ele fugir de jeito nenhum”. Assim

que o agarrou, a vítima conta que as calças do assaltante caíram. “Era uma daquelas largas que os jovens usam abaixadas mesmo”. E disse orgulho-so: “Ele acabou fugindo do local, mas deixou pa-ra trás, nas minhas mãos, a prova do crime.”

A policia conseguiu identifi car e prender o as-saltante graças a amos-tras de DNA encontradas na calça. Mohammed Ali foi preso e condenado a 32 meses de prisão por roubo, agressão e dano criminal. Ele roubou 5 mil libras da casa da vítima.

A americana Krystle Harrison, de 19 anos, foi presa em Bradenton, no esta-do da Flórida (EUA), acusada de morder o pênis de seu namora-do depois que ele se recusou a fazer com ela. Krystle e o namo-rado de 24 anos vivem juntos há três anos e têm um fi lho.

De acordo com o departamento de po-lícia do condado de Manatee, a jovem fi -cou irritada após o companheiro recusar seus avanços sexuais.

Krystle foi presa acusada de agressão doméstica e levada para a cadeia do con-dado de Manatee.

O namorado não quis prestar quei-xa contra a jovem e se recusou a prestar mais informações aos policiais.

Mordidaem pênisdá cadeia

QUE DOR

Lutador de Hitler

DONO DO AÇOUGUE diz que animais sentem ‘larica’

fez o pedido. Apesar do mi-co, Tracey disse sim e, para sorte do casal, o noivo saiu ileso da queda.

Mark, que administra uma empresa de vans, disse que queria fazer algo român-tico na hora do pedido:

E o planejamento foi completo. Mark fez aulas de equitação durante me-ses. Pelo visto não apren-deu direito. Pelo menos a moça levou em considera-ção todo o esforço.

MARK CRAYFORD chegou a fazer aulas de equitação, mas parece não ter aprendido muito bem

Reprodução

cidiram mudar a lista da competição após uma for-te pressão da mídia e dos nossos parceiros”, lê-se em uma nota divulgada pela organização da com-petição. “O lutador foi oferecido por seu agen-te como apropriado para o nosso evento, baseado em seu desempenho es-portivo e estatísticas. In-felizmente, não fomos informados sobre suas ta-tuagens e, francamente, não lhe perguntamos so-bre elas”.

No comunicado, os or-ganizadores destacaram que Petrovszki não é mais ativo como neonazista. Eles afi rmaram que o lu-tador “cresceu em um am-biente selvagem, no qual sofreu a infl uência de vá-rios grupos”, e destaca-ram que ele “quer deixar o passado para trás”.

PETROVSZKI teria se desligado de grupos neonazistas

Page 7: Ter, 21/05/2013

CULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS

LazerLazerLazer&&&LazerLazerLazer&LazerLazerLazer&LazerLazerLazer&LazerLazerLazerCULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS

VidaVidaVida&&&Vida&&&Vida&&&Vida&&&www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALO T E R Ç A - F E I R A , 2 1 D E M A I O D E 2 0 1 37

[email protected]

ROTEIRO CULTURAL Quer divulgar seu evento no roteiro do Alô? Envie sua programação (música, dança, teatro, shows e outras manifestações artísticas) informando horário, local, classifi cação indicativa, fotos, valor do ingresso e contatos para: [email protected], aos cuidados de Rogério Avellar

CINEMA

Continua na página 8

O Massacre da Serra Elétrica 3D - A Lenda Continua – 1974, uma pequena cidade no interior do Texas. Uma garota escapou de um massacre que matou cinco pessoas e é cria-da sem saber a verdade sobre seu passado. Já adulta, Heather Mills (Alexandra Daddario) é surpreendida ao ser informada que é a be-nefi ciária da herança de uma avó que nem sabia existir. Ao lado dos amigos Nikki (Tania Raymonde), Ryan (Trey Songz) e Kenny (Kerum Milicki-Sanchez), Hea-ther viaja ao Texas para conhecer a mansão que herdou. Entretanto, ela tem duas regras a se-guir: não pode vender a mansão e precisa se-guir à risca as instruções deixadas pela avó em uma carta. O problema é que, antes mesmo de abrir esta carta, Heather é surpreendida por ou-tro parente que também sobreviveu ao massacre de décadas atrás. Ter-ror. Classifi cação: 18 anos. Direção: John Luessenhop Onde está passan-do?Cinemark Pier 21 – Sala 1 – 14h50 - 17h10 - 19h35 - 22h20 - 00h30

Finalmente 18 – Jeff Chang, um es-tudante sério e inteli-gente, está prestes a comemorar 21 anos de idade, na véspera de uma importante prova para entrar na escola de medicina. Ao invés de descansar e se pre-parar, ele decide tomar uma cerveja com seus dois amigos. Mas a noite toma rumos ines-perados, e sai comple-tamente do controle de Jeff. Comédia. Clas-sifi cação: 16 anos. Direção:Jon Lucas, Scott Moore Onde está passan-do?Cinemark Pier 21 – Sala 7 – 11h20 - 13h40 - 16h10 - 18h30 - 21h00 - 23h30

Somos Tão Jovens – O jovem Renato Russo não tem tempo a perder: sonha ser um astro do rock. Mas ainda é cedo. Ele precisa estudar dar

aulas de inglês tranquili-zar os pais curtir a turma curar dores de amor e principalmente arrumar quem toque na sua ban-da. Do Aborto Elétrico à Legião Urbana Somos Tão Jovens apresenta os primeiros acordes do mito Renato Russo e da turma do Rock Brasília criadores de sucessos como “Que País é Este”, “Geração Coca-Cola”, “Eduardo e Mônica” e muitas outras músicas que marcam e transfor-mam fãs geração após geração iniciando a trajetória que a tornará a maior banda do Rock Brasil e Renato Russo o porta-voz da juventude urbana do país inteiro. Drama�� . Classifi ca-ção: 14 anos. Direção: Antonio Carlos da Fon-toura.Onde está passan-do?Cinemark Pier 21 – Sala 12 – 13h50 - 16h30 - 19h00 - 21h20 - 23h50

Homem de Ferro 3 – Desde o ataque dos chitauri a Nova York, Tony Stark (Robert Dow-ney Jr.) vem enfrentando difi culdades para dormir e, quando consegue, tem terríveis pesadelos. Ele teme não conseguir pro-teger sua namorada Pe-pper Potts (Gwyneth Pal-trow) dos vários inimigos que passou a ter após vestir a armadura do Homem de Ferro. Para enfrentá-lo Stark precisa-rá ressurgir do fundo do mar, para onde foi leva-do junto com os destro-ços da mansão, e supe-rar seu maior medo: o de fracassar. Ação. Clas-sifi cação: 12 anos. Di-reção: Shane Black.Onde está passan-do?Cinemark Pier 21 – Sala 2 (3D) – 19h10 - 22h00

Terapia de Ris-co – A história gira em torno de Emily Hawkins (Rooney Mara), uma jo-vem mulher que busca a ajuda de medicamentos prescritos para conter a ansiedade pelo fato de que o marido (Channing Tatum) está prestes a ser libertado da prisão em que se encontra. Ela também busca amparo num tratamento psicoló-gico, lidando com dois profi ssionais (Jude Law e Catherine Zeta-Jones).

O projeto Farra da Comunidade leva-rá para quatro ci-dades do Distrito

Federal ofi cinas de Teatro-dança, com apresentações no Circuito Eixão Cultural. As ofi cinas ministradas pe-lo diretor Thiago Jorge acon-tecerão em Planaltina, São Sebastião, Taguatinga e Var-jão, e seguem com espetácu-los que abordam temáticas extraídas das experiências pessoais dos participantes, atores e não atores. Em Pla-

naltina, a ofi cina teve início na noite de ontem (20), e se-gue até 25 de maio, das 19h às 22h, na Praça do Museu. O espetáculo fi nal acontece no domingo (26), a partir das 8h30, no Eixão Cultural na altura da 113 Norte.

Com 22 cenas montadas nas experiências de vida de cada um, o espetáculo é cons-truído num fl uxo constante de movimento dos atores. Uma corrida circular por cerca de três hora e meia de encenação, ora marcada por movimentos

de dança, ora movimentos cê-nicos. Nesta edição, a propos-ta foi inspirada no teatro-dança da diretora alemã Pina Bauch, falecida em 2009.

SERVIÇO – Ofi cina gratuita em Planaltina acontece até 25 de maio, das 19h às 22h, na Praça do Museu. A apresentação acontece no domingo (26), a partir das 8h30, no Eixão – 113 Norte. INFORMAÇÕES: www.coletivopalavra.com.br/farradacomunidade ou 8551-1075.

COMUNIDADE Moradores do DF levam ofi cinas ao Eixão

Teatro a céu aberto NA EDIÇÃO deste ano, o projeto foi inspirado no teatro-dança da diretora alemã Pina Bauch

Drama / Suspense / Policial. Classifi ca-ção: 14 anos. Direção: Steven Soderbergh Onde está passan-do?Cinemark Pier 21 – Sala 6 – 13h20 - 15h40 - 18h10 - 21h10 - 23h40

O Último Exorcis-mo: Parte II – Após escapar do ritual reali-zado por um culto, que desejava que ela desse a luz a um fi lho demo-níaco, a jovem Nell Sweetzer (Ashley Bell) é encontrada suja e com-pletamente aterrorizada na fl oresta. Apesar de ser examinada por uma equipe médica, Nell não se lembra bem do que lhe aconteceu. Ela decide se mudar para a pequena cidade de Davreaux, onde tenta recomeçar a vida. Entre-tanto, não demora muito para que o demônio vol-te a atormentá-la, desta vez com novos planos. Terror. Classifi ca-ção: 14 anos. Direção: Ed Gass-Donnelly .Onde está passan-do?Cinemark Pier 21 – Sala 4 – 19h50 - 21h50

Uma Ladra Sem Limites – Sandy Pat-terson (Jason Bateman) é um paizão, trabalha-dor e anda louco por uma promoção para melhorar a saúde fi nan-ceira da família que vai crescer ainda mais, já que sua esposa (Aman-da Peet) está grávida. Quando ele estava pres-tes a dar um salto pro-fi ssional signifi cativo, descobre que seu nome está sendo usado inde-vidamente por alguém em outro estado. Com a polícia de mãos ata-das para resolver o seu caso, ele resolve viajar para convencer a pilan-tra (Melissa McCarthy) a se entregar. Só que a missão fi ca ainda mais complicada na medida que outras pessoas, en-tre eles um caçador de recompensas, também querem a cabeça dela. Comédia . Classifi -cação: 12 anos. Dire-ção: Seth Gordon.Onde está passan-do?Cinemark Pier 21 – Sala 4 - 14h20 - 17h05

Page 8: Ter, 21/05/2013

Lazer&Vida A L Ô B R A S Í L I A 8 T E R Ç A - F E I R A , 2 1 D E M A I O D E 2 0 1 3

CULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS – [email protected]

CINEMARK IGUATEMI (61) 3577-5140

CINEMARK PIER 21(61) 3352-4708

ARTE

CINEMARK TAGUATINGA(61) 3481-8283

KINOPLEX PARKSHOPPING(61) 3223-1617

EXPOSIÇÕES

SHOW

Voto no Brasil: Uma História de Exclusão e Inclusão – reúne documentos his-tóricos e objetos secula-res, a mostra acontece até 19 de dezembro, se-gunda a sexta das 12h as 19h, no Museu do TSE. Entrada: franca. Classifi cação indica-tiva: livre.

Amores Perros – Em sua primeira mostra individual, Alice Lara explora metáforas uti-lizadas por rinhas e fi l-mes hispano-americano. A mostra acontece até 25 de maio, de segun-da a sexta, das 11h às 21h; e sábados, às 14h. Endereço: no Es-paço Cultural Instituto Cervantes – 707/907 Sul. Entrada: franca. Informações: 3242-0603. Classifi cação indicativa: livre.

Movie-se – Uma ex-posição que traz um pa-norama dos 150 anos desse tipo de produção cinematográfi ca. Crian-ças e adultos se encan-tarão com a mostra que exibe desde os primei-ros projetos ligados a imagem em movimento, até a recente produção criativa de estúdios e fi lmes experimentais. A mostra ocorre até 7 de julho, terça a domingo, das 9h às 21h. Ende-reço: no CCBB Brasí-lia. Entrada: franca. Informações: 3108-7600. Classifi cação indicativa: livre.

Abraham Palat-nik – A mostra traz uma retrospectiva inédita das obras do artista, com desenhos, pinturas, mó-veis, aparelhos e objetos cinéticos e uma réplica de seu ateliê. A exposi-ção acontece até 14 de Julho, de terça a domin-go, das 9h às 21h, na Galeria I do CCBB Bra-sília. Entrada: franca. Informações: 8404-6069. Classifi cação indicativa: livre.

12º Mostra do fi lme livre aconte-ce até 26 de maio, de terça a domingo, no Teatro I do CCBB Brasí-lia. Entrada: franca.

Coletivo Artístico - Ponto de encontro dos artistas com o público, o projeto SIGA realiza mais uma edição hoje (21), às 20h, no Espaço Mosaico – 714/715 Norte. Realizado desde 2010, o evento tem como foco principal o trabalho autoral, a diversi-dade artística e o autor contemporâneo. Com uma condução dinâmica e humorada Ricardo Guti e Vavá Afi ouni abrem espaço para o público e apresenta uma atmosfera com diversas facetas. Seja no cinema com o premiado diretor João Paulo Procópio mostrando o curta “Colher de Chá”; Nas artes visuais com a artista plástica, Carmen Santiago que inaugura a Galeria Mosaico com a exposição: TATUS; No Teatro com as atrizes Juliana Drumond e Lívia Bennet- trazendo uma esquete do próximo espetáculo ”NOSTO”, que tem direção de Jonahtan Andrade; Na Literatura ou do Universo Pessoal onde o ator e diretor Bruno Torres fala um pouco da experiência em fazer parte do elenco do “Somos tão Jovens”, fi lme que retrata a biografi a do cantor Renato Russo.

Serviço – Projeto Siga acontece hoje (21), às 20h, no Espaço Cultural Mosaico – 714/715 Norte. Entrada franca. Informa-ções: 3032-1330. Classifi cação indicativa: 16 anos.

Divulgação

Informações: 3108-7600.

Vinte anos de vanguarda – As pri-meiras décadas do sécu-lo 20 foram profícuas no avanço das linguagens e do fazer artístico em diversas áreas. A Argen-tina não fi cou longe des-sa infl uência. O refl exo disso na produção literá-ria do país é o tema da exposição Vanguardas literárias argentinas: 1920-1940, que ocupa o Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios) entre 9

“Canções de to-dos os tempos” com Sergio Righini e Alda de Mattos acontece hoje (21), às 20h, no Teatro Eva Herz - Livraria Cul-tura do Iguatemi Shop-ping . Entrada franca. Classifi cação indica-tiva: livre.

Festa Junina da

Igreja Santa Edwir-ges acontece de 22 a 26 de maio, das 18h às 01h. Endereço: SGAS 905 Sul. Ingressos: R$ 1. Informações: 9384-2259 . Classi-fi cação indicativa: livre.

Banda Amplitude se apresenta no dia 23 de maio, às 20h, no Sesi Taguatinga. Ingres-sos: Entrada franca. Informações: 3355-9562. Classifi cação indicativa: livre.

Festa Junina do Brasília Country Club, acontece nos dias 24 e 25 de maio, a partir das 19h. Com 70 Barracas, comidas típicas, 2 palcos, qua-

drilha, fogueira e es-tacionamento interno. 10 Shows musicais, DJs, e muita diversão. Ingressos: R$ 30 (an-tecipado), R$ 40 (na hora). Informações: 3338-8563 . Classi-ficação indicativa: 16 anos.

Samba Brasília – Festa Ofi cial de Lança-mento com Thiaguinho e a Turma do Pagode , acontece no dia 25 de maio, às 22h, na ASCADE – Setor de Clubes Sul. Ingressos: R$ 40 (mulher / pista) R$ 60 (homem / pista) R$ 60 (mulher / cama-rote) R$ 80 (homem / camarote). Informa-ções: 3551-6069. Classifi cação indi-

cativa: 16 anos.

Guitarrísimo com Antonio Rey aconte-ce nesta sexta (24), às 20h, no Espaço Cultural do Intituto Cervantes – 707/907 Sul. Ingres-sos: R$ 20 (meia ). Informações: 3242-0603. Classifi cação indicativa: 14 anos.

Todos os Sons - ini-cia o ano de 2013 com show do cantor, com-positor e percussionis-ta pernambucano Otto que acontece neste do-mingo (26), às 17h, na Área externa do CCBB Brasília. Ingressos: Entrada franca. Infor-mações: 3108-7600. Classifi cação indi-cativa: livre.

e 29 de maio. A expo-sição faz parte da série de eventos Cultura Azul e Branca, em comemo-ração à data nacional argentina. Entrada: franca. Classifi cação indicativa: livre.

Page 9: Ter, 21/05/2013

A L Ô B R A S Í L I A 9 T E R Ç A - F E I R A , 2 1 D E M A I O D E 2 0 1 3Lazer&Vida

MarleneGaleazzi

[email protected] Hoje, no restaurante Coco Bambu -Setor de Clubes, a partir das 12h, estará acontecendo o almoço solidário das Soroptimistas. Parte dos ingressos, que estão sendo vendidos por noventa reais, com o próprio apoio do restaurante, irão contribuir para o Projeto “Mulheres e Meninas: Educar para Liderar”. Quem está convidando é Janete Vaz, presidente do SI Brasília.

Namorar dentro da carro, nas imediações do novo estádio de futebol, curtindo a nova paisagem, nem pensar. Que o diga um casal que tentou fazer isto. Quase foi parar na delegacia!

Duas pilantras de Minas Gerais estão na mira da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Dirigentes de uma Associação Lésbica daquele estado, depois de botarem a mão numa grana altíssima que chega quase a 500 mil reais, destinada a custear projetos da entidade, que na realidade nunca existiram, deram no pé. Se alguém souber do paradeiro, para o bem dos cofres públicos, favor avisar.

Foi só sair a notícia que os pedidos from Brasil estão bombando. Todo mundo está querendo o tal de joguinho para celular que tem personagem principal Zico. É da Samsung e está à venda no Japão e Coréia. Lançamento da 213, braço de marketing esportivo da Binder. Dá para imaginar o quando o “Galinho de Quintino” vai ganhar.

Antônio Augusto de Moraes, atuante presidente do Sindivarejista, passou o fi nal de semana trabalhando no Paraná. Ele e alguns de seus diretores participaram do Encontro Nacional de Sindicatos Patronais. Brasília marcou forte presença.

A deputada Jaqueline Roriz tem motivos sobrando para estar tão feliz. Seu fi lho, Joaquim Roriz Neto, vem passar as férias com ela, aqui em Brasília. O belo e inteligente garoto cursa a Faculdade de Ciências Políticas, em Nova Iorque. Com o nome que tem, ninguém duvida que ele está se preparando para fazer carreira política.

Os jovens médicos Bruno Rezende e Priscila Mondim escolheram o dia primeiro do mês de fevereiro do próximo ano para se casarem. Enquanto isto, Bruno continua fazendo sua especialização em prótese de joelho e quadril no conceituado Instituto Paulo Alencar, de Curitiba. Priscila, por sua vez, aguarda o tão esperado dia em Ceres, sua terra, onde mora com a família e trabalha como anestesista. Belos e apaixonados, os noivos se conheceram aqui em Brasília, durante a residência no Hospital de Base

Coração solidário

Mudando de cenário

Cano e sumiço

Zico-personagem

Marcando presença

Alegria da deputada

Karina Rosso, Melissa Gontijo, Vânia Carvalho, a aniver-sariante Fernanda Adriano e Claudia Mello

André Amorim e Marcelo Paiva durante o II Combate entre Campeões Alumnus

Arquivo Pessoal

Arquivo pessoal

Claudia Fonseca

Page 10: Ter, 21/05/2013

1010minutos10Lazer&Vida

Horó

scop

o

Cruzadas Diretas

ÁRIESOrganize suas atividades e mantenha o foco em suas atividades. Na área afetiva, converse e co-nheça melhor a pessoa amada. Cor: preto.

TOUROEste é um bom momento para organizar sua vida fi nanceira. À noite, o clima de romance favorece o contato com seu amor. Cor: marrom.

GÊMEOSO dia será bem movimentado no seu emprego. Poderá expandir amizades ou contatos profi ssio-nais. Cor: branco.

CÂNCERBatalhe para ter os ganhos projetados, principal-mente se sonha com realizações materiais para seus familiares. Cor: tons claros.

LEÃOBom dia para elaborar novos projetos profi ssio-nais. Mesmo que não chegue a uma conclusão, conte com o apoio de gente infl uente. Cor: branco.

VIRGEMAceite a colaboração dos colegas: você irá apren-der muito com eles. A relação a dois tende a fi car mais leve e descontraída neste dia. Cor: marrom.

LIBRASe estiver em busca de uma nova colocação pro-fi ssional ou maior destaque em seu trabalho, con-verse com pessoas infl uentes. Cor: preto.

ESCORPIÃOEvite assumir mais tarefas do que pode cumprir para não se sobrecarregar. Na área sentimental, tudo indica que uma nova fase se inicia. Cor: roxo.

SAGITÁRIOValorize mais os votos de afeto e confi ança com a outra pessoa. Se está só, aproxime-se e converse mais com o seu alvo. Cor: marrom.

CAPRICÓRNIOTudo indica que você vai come-çar uma nova etapa no trabalho. A dois, é tempo de resolver os problemas. Cor: rosa.

AQUÁRIODedique-se a uma tarefa que traga mais prazer à sua vida. Coloque a conversa em dia com seu amor. Cor: preto.

PEIXESTroque pontos de vista com colegas antes de co-meçar uma nova tarefa. Já é hora de compartilhar seus sonhos com sua cara-metade. Cor: creme.

A L Ô B R A S Í L I A 1 0 T E R Ç A - F E I R A , 2 1 D E M A I O D E 2 0 1 3

nemnemnemtetetenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContoContoContonemnemnemContonemnemnemContonemnemnemContonemnemnemteteteContoteteteContoteteteContotetetenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnem

Daniela Mercury fez várias revelações em entrevista publicada na coluna da Mô-nica Bergamo, na Folha de S.Paulo, deste domingo (20). A cantora revelou que Malu Verçosa não foi a primeira mulher com quem fi cou. ''A gente se apaixona pelas pessoas e não pelos gêneros'', contou. E ainda chegou a criticar os homens, ''Os ho-mens não sabem cuidar'', disse.

Fazendo sucesso com o “Quadradinho de oito”, meninas do bonde das Maravilhas querem dançar com Neymar. A conversa começou a rolar depois que o jogador falou sobre o sucesso do grupo. Kathy disse que “Falta chamar a gente para dançar com ele” e a líder do grupo Thayssa, de 15 anos, revela que já sonhou namorando com o jogador. Recentemente, o grupo foi denun-ciado pelo Concelho Tutelar de Minas Gerais, a Promotoria da Infância e Juventude de Niterói, no Rio de Janeiro, investiga possíveis irregularidades nos shows do Bonde das Maravilhas composto por cinco integrantes, quatro delas são menor de idade. Segundo a denúncia, o show das meninas tem forte apelo sexual. A defesa nega e diz que o show não faz apologia ao sexo.

A cantora que precisou cancelar um show na Bélgica por prescrições médicas alegando desidratação e cansaço. A diva divulgou em rede social que não está grávida. No insta-gram ela disse que os rumores de possível gravidez tomaram proporções as quais ela não consegue ter domínio para parar e não sabe também como eles começaram. E Afi rma ain-da que diante tudo isso o que ela pode fazer é “sentar e rir dos que não tem nada para fazer da vida além de falar sobre ela”.

'Homens não sabem cuidar', diz Daniela Mercury

Grupo tem sonho de dançar com Neymar no palco

Beyoncé nega rumores

RELACIONAMENTO

BONDE DAS MARAVILHAS

GRAVIDEZ

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Page 11: Ter, 21/05/2013

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMESNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMES

UMA EQUIPE de funcionários da Embaixada do Brasil na

Turquia chegou ontem à região da Capadócia para dar assistência às vítimas brasileiras de um acidente

com dois balões de ar quente que se chocaram

T E R Ç A - F E I R A , 2 1 D E M A I O D E 2 0 1 311

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

BrasilBrasilBrasil&&&Brasil&BrasilBrasilBrasil&Brasil&Brasil&BrasilBrasilBrasil&Brasil MundoMundoMundo&Mundo&&&Mundo&Mundo&Mundo&&&Mundo&

Rep

rodu

ção

A Polícia Civil de Goiás prendeu on-tem (20) sete pes-soas suspeitas de

integrar quadrilha de roubo e adulteração de leite em vários municípios do estado. As pri-sões ocorreram em Morrinhos, cidade localizada a 128 quilô-metros da capital Goiânia.

Em nota, a Polícia Civil de Morrinhos informou que investigava a quadrilha des-de novembro do ano passado, após denúncias do Sindica-to das Indústrias de Lati-cínios do Estado de Goiás (Sindileite) sobre roubo do produto no sul do estado. Em

umas das rotas monitoradas, a polícia encontrou três ca-minhões que transportaram, na última semana, 700 mil li-tros de leite adulterado.

Segundo as investiga-ções, a carga era roubada e levada para uma fazenda na região do trevo de Buriti Ale-gre, onde o produto era adul-terado com substâncias que aumentavam a quantidade do leite. Eram adicionados sal, açúcar e água.

“Possivelmente, reven-dia-se esse leite desviado de grandes laticínios, após adulterar o produto, para laticínios piratas na região,

onde eram produzidos quei-jos e derivados sem qual-quer procedência”, disse o delegado da Polícia Civil de Morrinhos, Rilmo Braga, em comunicado.

Foram apreendidas cen-tenas de litros da mistura usada na adulteração do lei-te, que era revendido aos la-ticínios piratas. Cálculos preliminares apontam que a quadrilha furtava aproxi-madamente R$ 60 mil por mês dos cooperados de Mor-rinhos. De acordo com o co-municado, as investigações continuam e mais suspeitos podem ser presos ainda hoje.

GOIÁS Civil prende sete suspeitos de integrar a quadrilha

Setecentos mil litros adulterados

Reprodução

QUADRILHA funcionava em Morrinhos (GO) e atuava desde novembro do ano passado

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, voltou a criticar os lançamentos de mísseis da Coreia do Norte, considerando-os uma “pro-vocação” desnecessária. “O secretário-geral continua pre-ocupado com as provocações e tensões na península da Co-reia, especialmente tendo em conta o risco de erros de cál-culo e de uma perigosa esca-lada”, informa uma nota do gabinete de Ban Ki-moon.

O regime norte-coreano lançou ontem, pelo tercei-ro dia consecutivo, um mís-sil de curto alcance no Mar do Japão, desde a sua costa oriental, segundo noticiou a agência Yonhap. A mesma fonte informou que é o quin-to míssil lançado pela Co-reia do Norte na mesma zona nos últimos três dias, apesar das críticas de Seul e do se-cretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, no fi m de semana.

A nota do gabinete de Ban Ki-moon reitera que o secretário-geral das Nações Unidas, de nacionalidade sul-coreana, está disponível para ajudar a “facilitar o processo de construção da paz e con-fi ança na península coreana”.

Em comunicado a Co-reia do Norte rejeitou as críticas às ações militares e recusou que sejam uma tentativa de aumentar a tensão com o Sul.

Ban Ki-moon volta a criticar “provocação” da Coreia

ÁSIA

Dilma Rousseff disse on-tem (20), durante cerimônia de entrada em operação do navio-petroleiro Zumbi dos Palmares, no Porto de Sua-pe, em Pernambuco, que o crescimento da produção de petróleo no país nos próxi-mos anos vai estimular ainda mais o crescimento da indús-tria naval nacional. A expec-tativa da Petrobras é que, nos próximos sete anos, a produ-ção atual de 2 milhões de barris, por dia, dobre.

“Não há como produzir is-so sem construir plataformas, navios, equipamentos. Não há como produzir petróleo sem empregos qualifi cados. Portanto, estamos falando de uma indústria que tem futuro, que vai passar gerações e is-so é muito importante porque queremos ser não só um gran-

de produtor de petróleo e gás, mas também de navios, de pla-taformas, de equipamentos”, disse a presidenta.

Dilma ressaltou que a in-dústria naval passou de 2 mil para 54 mil trabalhadores nos últimos dez anos e agrade-ceu aos que fabricaram o na-vio “por mostrar que o Brasil pode, sim, construir um na-

vio deste tamanho”. O Zumbi dos Palmares é a quinta em-barcação entregue à Transpe-tro – subsidiária da Petrobras – produzida por meio do Pro-grama de Modernização e Ex-pansão da Frota (Promef). O navio tem 274 metros de com-primento e capacidade para transportar 1 milhão de bar-ris de petróleo.

Dilma Rousseff batiza petroleiro em Pernambuco

PETRÓLEO

NAVIO-PETROLEIRO se chamará Zumbi dos Palmares

Roberto Stuckert Filho/PR

Page 12: Ter, 21/05/2013

NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA, ECONOMIA, FINANÇAS E NEGÓCIOS

PoderPoderPoder&&&PoderPoderPoder&PoderPoderPoder&PoderPoderPoder&PoderPoderPoderPoderPoderPoder&&&Poder&&&Poder&&&Poder&&&NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA, ECONOMIA, FINANÇAS E NEGÓCIOS

T E R Ç A - F E I R A , 2 1 D E M A I O D E 2 0 1 312 A REDUÇÃO das alíquotas do IPI incidentes sobre extratos concentrados

de sementes de guaraná, de açaí e sucos de frutas

destinados à elaboração de refrigerantes e refrescos

será retomadawww.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

Editais

Juiz afastado depõe na CPI do Tráfi co de Pessoas

CONGRESSO

A CPI do Tráfi co de Pessoas terá audiência pú-blica hoje (21), às 10 horas, para ouvir o juiz Luiz Ro-berto Cappio Guedes Pe-reira sobre sua remoção da comarca de Monte Santo, na Bahia, e o recente afas-tamento cautelar a pedido do Ministério Público na Bahia e acatado pelo Tribu-nal de Justiça do estado.

Também participará da reunião o procurador-geral de Justiça do Estado

da Bahia, Ariomar José Fi-gueiredo da Silva, que fala-rá sobre as ações relativas a adoções que estão sendo desenvolvidas no estado.

O presidente da CPI, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), chamou o pro-curador-geral de Justiça da Bahia para que a comissão, que já esteve em Monte San-to, obtenha mais informações sobre as suspeitas de irregu-laridades em processos de adoção no interior do estado.Menos de 15% das

leis apreciadas pelo Congresso Nacional foram

propostas por deputados ou senadores. As contas foram apresentadas pelo presi-dente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Bar-bosa, e revelam, segundo ele, a interferência do Exe-cutivo nas decisões do país.

“O Congresso é inteira-mente dominado pelo Po-der Executivo. As lideranças [governistas] fazem com que a deliberação prioritária se-ja sobre matérias de interesse do Executivo. Poucas leis são de iniciativa dos próprios par-lamentares”, disse o ministro, durante uma palestra para alunos do curso de direito de uma faculdade de Brasília.

Durante o evento, Bar-bosa se recusou a responder perguntas de jornalistas so-bre uma crise entre o Judiciá-rio e o Legislativo. A possível indisposição entre os dois Poderes começou recente-mente, depois que parlamen-tares recorreram ao Supremo para suspender apreciações de projetos no Congresso e foi agravada com a propos-ta de emenda à Constituição que vincula decisões da Cor-

te ao Legislativo.Apesar de não comen-

tar o episódio, Barbosa des-tacou que todo mecanismo de controle que o Supremo exerce ao examinar a cons-titucionalidade das leis es-tá previsto na Constituição. “A maneira como o Poder Judiciário exerce o contro-le recíproco é através da ju-risdição constitucional. Se o Congresso aprova norma abusiva, o Supremo decla-ra sua inconstitucionalida-de”, explicou. "Permitir que isso [a decisão] seja subme-

tido ao Congresso e a refe-rendo signifi caria o fi m da Constituição”, disse Barbo-sa. Ele destacou que o Judi-ciário não tem a atribuição de legislar, mas decidir so-bre o que é colocado à me-sa para avaliação da Corte.

O presidente do Supre-mo afi rmou que distorções no modelo político brasileiro re-forçam a necessidade de uma reforma institucional urgen-te. Para ele, as mudanças no processo político devem en-volver, por exemplo, a substi-tuição do voto obrigatório pelo

voto facultativo e alterar o sis-tema de voto proporcional pe-lo sistema de voto distrital.

Para Joaquim Barbo-sa essas mudanças fariam com que os parlamentares tivessem mais representa-tividade. “[O modelo atual] não contribui para que te-nhamos representação cla-ra e legítima. Passados dois anos ninguém mais sabe em quem votou”, criticou. Terí-amos que dividir o país em 513 distritos, onde cada ci-dadão votaria em quem co-nhece”, completou.

POLÍTICA Ministro disse que 15% das propostas são de parlamentares

Barbosa critica sistema político

JOAQUIM BARBOSA falou sobre o parlamento em palestra para alunos de direito

A defesa do ex-tesou-reiro do PT Delúbio Soares recorreu ontem (20) da deci-são do presidente do Supre-mo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que re-jeitou recurso para revisar a condenação por quadri-lha no Mensalão. O advoga-do Arnaldo Malheiros Filho pede que o caso seja anali-sado pelo plenário da Corte.

Em tom crítico, Malhei-ros diz que a decisão do re-lator da ação penal “não surpreende”, pois, até o mo-

mento, Barbosa “não aco-lheu qualquer tese da defesa, sempre as qualifi cando de protelatórias e infundadas, enquanto a acusação sempre tem razão, mesmo quando só se manifesta pelos jornais”.

Para o defensor, é preci-so considerar a possibilidade da dúvida pela existência de quatro votos pela absolvição em relação ao crime de qua-drilha, uma vez que “os juízes, por melhores que sejam, são humanos e, portanto, falíveis”. Ele lembra que o recurso é

ainda mais importante porque a composição da Corte mudou desde o início do julgamento, com chegada de Teori Zavas-cki e a saída de Carlos Ayres Britto e Cezar Peluso.

Segundo Malheiros, o argumento técnico usado por Barbosa para derrubar o recurso não se sustenta. Em sua decisão, o minis-tro disse que uma lei edi-tada em 1990, que trata de regras processuais nos tribunais superiores, não prevê os embargos infrin-

gentes. Para Barbosa, o re-curso serviria apenas para “eternizar” o processo.

Malheiros diz ser “into-lerável” impedir a revisão do acórdão sob esse argumento. Ele entende que o fato de a lei de 1990 não citar os em-bargos infringentes, previs-tos no Regimento Interno do STF, não permite concluir que o dispositivo foi automa-ticamente revogado. Para o advogado, a revogação só po-de ocorrer de forma expres-sa, por meio de uma nova lei.

Defesa rebate rejeição de recursoMENSALÃO

Rep

rodu

ção

Valter Campanato/ABr

Page 13: Ter, 21/05/2013

T E R Ç A - F E I R A , 2 1 D E M A I O D E 2 0 1 313

OFFS&ONS

A política no seu dia a dia

Cientista Político

Tiago Monteiro Tavares

T E R Ç A - F E I R A , 2 1 D E M A I O D E 2 0 1 313

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

Aperfeiçoando a transparência

A Câmara dos Deputados está bem posicionada no quesito transparência. Desde que a lei de acesso à informação passou a vigorar (maio 2012), a Casa recebeu cerca de 28 mil pedidos de informação. Deste total, quase 99% foi respondido, em tempo médio de 3 dias. Lidera os pedidos de

tramitação de projetos e sobre informações como reembolso médico de deputados e remuneração de servidores. Os pedidos mais complexos, como as notas fi scais apresentadas pelos parlamentares no uso da Cota Parlamentar, fi cam em terceiro lugar nas solicitações.

A COLUNA “ONs e OFFs” terá espaço reservado para os leitores fazerem comentários de temas aqui tratados. Assim, os amantes

da política poderão fazer comentários e tê-los publicados no jornal, desde que sejam breves e respeitosos. Participe,

compartilhe seu pensamento e faça da política um verdadeiro meio de regulação do convívio social. Mande seu comentário

acompanhado de foto e torça para ser o escolhido do dia.E-Mail: [email protected]

O esforço da Câmara dos Deputados serve de exemplo e inspiração à Câmara Legislativa do DF. Todo mês publicamos aqui a nota: “Campeões em Economia”, que visa parabenizar os parlamentares que gastaram menos de 50% do valor

máximo de reembolso com a verba de gabinete. Todo mês há diversos deputados que não apresentam os demonstrativos de utilização da verba, numa verdadeira falta de respeito aos contribuintes.

O argumento das empresas para os péssimos serviços prestados é de que a melhoria do sistema avança de acordo com os investimentos realizados, que dizem ser altos, mas que não acompanha o ritmo do crescimento. Por isso, as empresas não apresentaram soluções de melhoria a curto prazo para os serviços. As

empresas ainda questionam a falta de normas claras e a burocracia para a instalação de antenas. Já que a qualidade não acompanha o crescimento, bastava o reembolso ao consumidor da diferença entre os valores pagos pelo serviço ofertado e o prestado, que já seria um grande avanço na defesa do consumidor.

CLDF

CLDF

Rep

rodu

ção

Telefonia móvel

Exemplo para a Câmara Legislativa

No ritmo dos investimentos, não do crescimento

Por dentro do regimento

Vem aí o “Pipódromo”

Mídia alternativa

A Comissão de Defesa do Consumidor da CLDF realizou ontem (20) audiência pública para debater os problemas da telefonia móvel no DF. Participaram da audiência representantes das empresas Oi, Claro, Vivo e Tim e da Anatel. “Hoje temos um serviço que deixa muito a desejar. As pessoas estão sendo maltratadas, por isso queremos saber quais são os planos de melhorias para o setor”, colocou o presidente da CDC, deputado Chico Vigilante (PT), autor da iniciativa. Washington Mesquita questionou o valor das tarifas cobradas.

A Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 51/2013, de autoria da deputada Luzia de Paula (PEN) (foto), que destina 10% de todo o orçamento para publicidade do Executivo e do Legislativo distrital exclusivamente para as mídias alternativas ou comunitárias, promete gerar polêmica nas próximas semanas. Apesar de muito elogiada pelos distritais durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça, na terça-feira (14), alguns setores preparam contra-ataque para tentar barrar a iniciativa ainda na CLDF. A chama mídia alternativa inclui blogs e páginas na internet independentes de veículos de comunicação, que atualmente pouco recebem publicidades governamentais.

Mas o que vem a ser um “Pipódromo”? A resposta é muito

simples: um local para soltar pipas ou “papagaios” como também é conhecida a diversão “área” da

molecada. O distrital Washington Mesquita (PSD) apresentou projeto

para que o GDF crie espaços destinados à prática de lazer

infantil com segurança e orientação sobre os perigos do uso do cerol, substância cortante passada nas

linhas. O governo teria que destinar os espaços e promover, durante

trinta dias, campanhas educativas para orientar as crianças a soltarem

pipas somente nestes locais. O parlamentar argumenta que a

brincadeira é saudável, mas gera riscos quando não orientada.

PARA APERFEIÇOAR a transparência, a Câmara se prepara para, no segundo semestre, divulgar as despesas das cotas parlamentares, com imagem das notas fi scais encaminhadas pelos deputados. Para isso, há orientação aos gabinetes para colocar tarja em informações pessoais nas notas fi scais, como endereço completo de residência ou telefone particular do deputado, evitando maiores constrangimentos. Atualmente, as solicitações são atendidas demanda por demanda, enviando as notas fi scais a quem as solicita.

O Senado Federal está analisando projeto de resolução para alterar seu Regimento Interno. O texto em discussão na CCJ é do senador Lobão Filho (PMDB-MA) e altera consideravelmente o processo de tramitação dos projetos na Casa,

ampliando o caráter terminativo de algumas votações e tornando mais célere o andamento de projetos em regime de urgência. A limitação de realização de sessões especiais de homenagem também está prevista, assim como a formalização

do Colégio de Líderes e a instituição de procedimentos eletrônicos para a tramitação dos projetos. O Regimento do Senado é de 1970 e, atualmente, já sofre desvios para enquadrar o funcionamento da Casa à norma.

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 já foi distribuído à relatoria do deputado Roney Nemer (PMDB), presidente da Comissão de Economia e Finanças da CLDF. O projeto foi encaminhado pelo governador Agnelo Queiroz na última quinta-feira (16) e prevê as metas e prioridades que devem constar do orçamento do DF para 2014. Entre as metas estão a expansão do metrô até o Setor Comercial Norte e mais alguns trechos em Ceilândia e Samambaia, além da construção do Túnel de Taguatinga e de um estacionamento subterrâneo no Centro de Convenções.

Metas e prioridades da LDO de 2014

Page 14: Ter, 21/05/2013

POR MÕNICA NÓBREGA ([email protected])

SaúdeSaúdeSaúde POR MÕNICA NÓBREGA ( POR MÕNICA NÓBREGA ([email protected])[email protected])

ViverViverViver T E R Ç A - F E I R A , 2 1 D E M A I O D E 2 0 1 314

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

Viver em Brasília

em Brasília com

Refl uxo: sintomas e tratamento

ATENÇÃO, mulheres de Taguatinga, Núcleo Bandeirante e Ceilândia: a

Carreta da Mulher está perto de vocês. A atendimento no Condomínio Sol Nascente, em Ceilândia, vai até o

próximo dia 31, e em Taguatinga e Núcleo Bandeirante até o dia 7 de julho. É a hora

de fazer exames preventivos. É de graça!

O refl uxo gastroe-sofágico é uma doença que ata-ca muita gen-

te e faz parte dos tempos atuais. Má qualidade da alimentação, pouca ati-vidade física, excesso de peso são fatores favorá-veis ao desenvolvimento do refl uxo. Para ajudar a etender melhor o assunto, quem conversa com o Alô Brasília é o Dr. Eduardo Aires, médico gastroente-rologista e endoscopista.

O que é refl uxo? Refl uxo é quando o alimento retorna

do estômago para o esôfago, com aumen-to da quantidade de ácido.

Quais as causas do refl uxo e quais são os tratamentos?

A comida passa da garganta para o es-tômago através do esôfago. No estômago, fi bras musculares (esfíncter) impedem que o alimento se mova para o esôfago, mas quando esse anel de fi bras não fecha bem, o alimento “vaza” de volta. A repe-tição ou o não tratamento podem levar a lesões sérias no aparelho gástrico e, até mesmo, nas vias respiratórias, podendo o paciente desenvolver a doença Esôfago de Barret, que pode aumentar o risco de câncer. O tratamento consiste em acom-panhamento médico, realização de exa-mes e medicamentos específi cos.

O que evitar?Comidas gordurosas, álcool, cigarro,

chocolate, café. Além disso, não deitar logo depois de se alimentar e é preciso fazer exercício físico.

Segundo dados da Orga-nização Mundial da Saúde (OMS), as doenças mentais e neurológicas atingem, apro-ximadamente, 700 milhões de pessoas no mundo. Os es-pecialistas advertem que pe-lo menos um terço dos que sofrem com problemas men-tais e neurológicos não tem acompanhamento médico. A revelação está no Plano de Ação para a Saúde Mental 2013-2020.

Ao longo desta semana, especialistas estarão reuni-dos para discutir o assunto, em Genebra, na Suíça, du-rante a Assembleia Mundial da Saúde. O estudo mostra que as doenças mentais re-presentam 13% do total de

todas as doenças do mundo e são um terço das patologias não transmissíveis.

Segundo as estimativas, cerca de 350 milhões de pes-soas deverão sofrer de de-pressão e 90 milhões terão uma desordem pelo abuso ou dependência de substâncias. A OMS defi ne depressão co-mo um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza, perda de interes-se, ausência de prazer, os-cilações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima, além de distúrbios do sono ou do apetite. Também há a sen-sação de cansaço e falta de concentração.

A depressão pode ser de longa duração ou recorrente.

Na sua forma mais grave, po-de levar ao suicídio. Casos de depressão leve podem ser tratados sem medicamentos, mas, na forma moderada ou grave, as pessoas precisam de medicação e tratamentos profi ssionais.

As doenças neurológi-cas, segundo especialistas, deverão afetar 50 milhões de pessoas, entre elas a epi-lepsia - doença cerebral crô-nica que se caracteriza por convulsões recorrentes que podem levar à perda da cons-ciência. Aproximadamente 35 milhões de pessoas deve-rão sofrer do Mal de Alzhei-mer, síndrome crônica ou progressiva que leva à perda das funções cognitivas.

700 milhões sofrem de doenças mentais e neurológicas

OMS

Mar

y Le

al/G

DF

DR. EDUARDO Aires responde questões importantes sobre o refl uxo gatroesofágico

O peixe é rico em Ômega 3, que previne infartos e derrames, além de melhorar de-pressão e diminuir dor de artrite.

Você sabia?

Page 15: Ter, 21/05/2013

Jogorápido

“Estou muito feliz com o título mineiro. Agora a luta é pela

Libertadores”

RONALDINHO GAÚCHOMEIA DO ATLÉTICO-MG

Confi ssão

Demissão

Convocação

COORDENADOR-técnico da Seleção Brasileira desde novembro do último ano, Carlos Alberto Parreira acredita que Neymar deve ser negociado pelo Santos. O ex-treinador destacou que o atacante já externou a ele o desejo em deixar a equipe alvinegra.

JOSÉ MOURINHO não é mais técnico do Real Madrid. Florentino Perez, presidente do clube, anunciou a saída do treinador português, em coletiva realizada na tarde de ontem. Mourinho dirigia o Real Madrid há três anos.

CONTRATADO pelo Corinthians junto ao Milan por cerca de R$ 40 milhões, o atacante Alexandre Pato fi cou de fora da convocação da Seleção Brasileira para Copa das Confederações. Entretanto, o camisa 7 descartou estar preocupado com sua presença na equipe de Luiz Felipe Scolari.

Parreira: Neymar deixará o Santos

Real anuncia saída de José Mourinho

Pato nega ansiedade por Seleção

EsportesEsportesEsportesO ÚLTIMO chiclete mascado por Alex

Ferguson em uma partida? Um fã garante que achou a 'relíquia' do jogo do último domingo diante do West Bromwich e já

colocou à venda no site E-bay. O tal objeto foi devidamente lacrado e começou com o preço inicial de R$ 85, mas já alcançava o

valor de R$ 2 mil na última atualização

T E R Ç A - F E I R A , 2 1 D E M A I O D E 2 0 1 315

Rep

rodu

ção

Rep

rodu

ção

Reprodução

Reprodução

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

O volante Ibson pare-ce empenhado em assinar com o Co-rinthians. O empre-

sário do atleta, Eduardo Uram, disse que jogador, em proces-so de rescisão com o Flamen-go, está disposto até a levar um prejuízo fi nanceiro para jogar pelo atual campeão paulista.

“O que eu posso dizer é que o Corinthians é uma possi-bilidade esportiva interessan-te para o Ibson. Ele vai fazer o máximo para que as coisas de-em certo. Quando as partes se esforçam, as possibilidades são sempre boas”, disse.

Após o volante ser dispen-sado pela comissão técnica e diretoria do Flamengo, Uram acredita que o mais interes-

sante do ponto de vista fi nan-ceiro seria continuar no clube carioca até o fi m do contrato, já que ele tem um salário con-siderado alto para os padrões brasileiros. Mas, segundo o agente, a preocupação do atle-ta é voltar a jogar. “A operação não é vantajosa fi nanceira-mente para ele. Seja para qual clube ele for, ele vai perder di-nheiro. Para ele o mais lucra-tivo é deitar no contrato, e isso ele não está fazendo”.

O jogador chegará ao Co-rinthians sem qualquer custo para o clube paulista, que terá que arcar apenas com os seus salários. O diretor adjunto do clube, Duílio Monteiro Alves, confi rmou que a negociação estava encaminhada.

NEGOCIAÇÕES Ibson está disposto a ter prejuízo fi nanceiro para jogar no Corinthians, diz agente

Redução salarial é a opção

MEIA deverá chegar ao Corinthians sem qualquer custo fi nanceiro ao clube paulista

Laécio é o primeiro reforço do Jacaré

BRASILIENSE

O Brasiliense anun-ciou nesta segunda-fei-ra, o seu primeiro reforço para a disputa da Série C do Brasileirão. Trata-se do atacante Laécio, de 32 anos, artilheiro do Can-dangão pelo Sobradinho com 11 gols marcados. O atleta chega ao Jacaré com o contrato assinado até 20 de maio de 2014.

Laécio começou a carreira no futebol pau-

lista onde passou por vá-rios clubes como São José, Catanduvense, Barue-ri, União São João, Gua-ratinguetá e Portuguesa. O jogador ainda teve uma passagem pelo Palmeiras B em 2003. Em 2007 foi para o Paysandu e no ano seguinte se transferiu para o Bahia. Antes de disputar o torneio local pelo Leão da Serra, Laécio estava no Ipatinga-MG.

Vice desmente vindade Robinho e Kaká

O Flamengo não tem condições de contratar jo-gadores caros neste mo-mento. Por isso, Robinho e Kaká não fazem parte dos planos da diretoria. A in-formação foi divulgada pelo vice-presidente de futebol Walim Vasconcelos.

"O Flamengo só pode pensar em contratar jogado-res que se encaixem na fi -losofi a fi nanceira do clube. Robinho e Kaká recebem salários no futebol europeu, incompatíveis com a nossa realidade. E o Kaká já falou

que não pretende voltar ao Brasil agora.", disse.

OUTRO DESCARTEVasconcelos também ex-

plicou com todas as letras que o atacante Liedson, que estava emprestado ao Por-to, não será aproveitado pelo técnico Jorginho. Nesse do-mingo, o atleta afi rmou que iria se apresentar ao clube rubro-negro para cumprir o resto do contrato, mas o diri-gente garantiu que o atacante será liberado para procurar outro destino.

Em comunicado divul-gado ontem, Andressa Urach contou que viajou à Espanha para pedir uma retratação do jogador Cristiano Ronaldo.

"Quero declarar que nunca foi minha intenção levar isso a público e sem-pre quis preservar minha fa-mília e principalmente meu fi lho, mas depois de decla-rações mentirosas que afeta-ram a minha pessoa e todos os que amo, tive que vir a Espa-nha e contratar um escritório de advocacia para pedir uma retratação ao jogador Cristia-no Ronaldo por suas infelizes

declarações", falou so-bre o suposto affair que tiveram.

A polêmica come-çou quando Andres-sa afi rmou ter passado uma noite com o joga-dor. O craque namo-ra a modelo Irina Shayk e negou se quer conhecer a vi-ce miss bumbum.

Andressa afi rma ter re-cebido uma série de mensa-gens picantes do craque, em que dizia ter sonhado com ela e a chamava de "cavalinho". "Ele estava obcecado pela minha bunda", afi rmou.

Andressa Urach quer retratação de craque

VAI TIRAR SATISFAÇÃO

Rep

rodu

ção

ra a modelo Irina Shayk e negou se quer conhecer a vi-

Andressa afi rma ter re-cebido uma série de mensa-gens picantes do craque, em que dizia ter sonhado com ela e a chamava de "cavalinho". "Ele estava obcecado pela minha bunda", afi rmou. GATA detona CR7

Page 16: Ter, 21/05/2013