histórico festivais

4
FESTIVAIS EM TERESINA 1972 - Festival da Churrascaria Beira Rio Festival produzido pela Elvira Raulino na churrascaria que ficava na Av. Maranhão. O Festival da Churrascaria Beira Rio aconteceu em 72 e 73. Geraldo Brito participou em 1973, ano em que Francy Monte ganhou com a canção "Peixe Azul" dele mesmo e interpretada por ele e o Grupo Barras (Francy Monte, Conceição Farias e José Alfredo). 1973 a 1991 - Festival Universitário da UFPI O Festival Universitário da Ufpi teve início em 1973 e quem ganhou foi o Assis Davis (já falecido). A mulher dele que cantou a música junto com ele não lembra o nome da canção. Esse festival aconteceu no Ginásio do Sesc-Ilhotas e eu não participei, não era ainda universitário. O 1974 - O festival acontecia dentro de uma jornada universitária. Foi nesse evento que Antonio Quaresma inscreveu a música “O Peru rodou”, de Maria da Inglaterra, que se apresentou pela primeira vez. O de 1974 quem ganhou foi novamente o Assis Davis com canção "Determinação" dele em parceria com o Rubens Lima e interpretada pelos dois. O local foi o Teatro de Arena. O de 1975 quem ganhou foi o Pierre Baiano com a música "Brasiricão" interpretada pelo Rubens Lima. O local foi na própria Ufpi em frente ao Departamento de Música - Setor de Artes. Em 1976 não houve, mas em 77 eu ganhei com a música "Canção do Fogo" em parceria com o Cruz Neto com interpretação minha. Aconteceu também na Ufpi. Em 78 não houve e em 79 quem ganhou foi o Enéas Barros com canção "Como se Tudo Fosse Parado" dele em parceria com o Renault Hardi e interpretada pelos dois. O local foi o Círculo Militar. Em 1980 quem ganhou foi o Rubeni Miranda com a canção "Relax" dele e interpretada por ele. O local foi o Teatro de Arena. Em 1982 quem ganhou foi o Magno Aurélio com "Tipo Assim Super Herói" interpretada pelo Ronaldo Bringel e aconteceu no Theato 4 de Setembro. Em 1986 o Fifi Bezerra ganhou com "Coisa de Nêgo" dele e do Cinéas Santos e interpretada pelo próprio Fifi no Theatro 4 Setembro. Em 87 quem ganhou foi o Gilvan Santos com "Veredas". Em 91 o Chagas Vale ganhou com "Dos Trapos Coração". O DCE não guardou nada e fica difícil ter uma precisão a respeito. 1975 a 1984 - FESPAPI – (Festival de Música do Parque Piauí) O Fespapi teve início em 1975 e mas, ninguém sabe quem ganhou. O de 1976 quem ganhou foi o compositor Evandro com "O Homem e a Máquina. Em 78 Aurélio Melo e José Rodrigues ganharam com "Seca e

Upload: marcelo-silva-cruz

Post on 20-Feb-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Histórico Festivais

TRANSCRIPT

Page 1: Histórico Festivais

FESTIVAIS EM TERESINA1972 - Festival da Churrascaria Beira Rio Festival produzido pela Elvira Raulino na churrascaria que ficava na Av. Maranhão. O

Festival da Churrascaria Beira Rio aconteceu em 72 e 73. Geraldo Brito participou em 1973, ano em que Francy Monte ganhou com a canção "Peixe Azul" dele mesmo e interpretada por ele e o Grupo Barras (Francy Monte, Conceição Farias e José Alfredo).

1973 a 1991 - Festival Universitário da UFPI O Festival Universitário da Ufpi teve início em 1973 e quem ganhou foi o Assis Davis (já

falecido). A mulher dele que cantou a música junto com ele não lembra o nome da canção. Esse festival aconteceu no Ginásio do Sesc-Ilhotas e eu não participei, não era ainda universitário.

O 1974 - O festival acontecia dentro de uma jornada universitária. Foi nesse evento que Antonio Quaresma inscreveu a música “O Peru rodou”, de Maria da Inglaterra, que se apresentou pela primeira vez.

O de 1974 quem ganhou foi novamente o Assis Davis com canção "Determinação" dele em parceria com o Rubens Lima e interpretada pelos dois. O local foi o Teatro de Arena.

O de 1975 quem ganhou foi o Pierre Baiano com a música "Brasiricão" interpretada pelo Rubens Lima. O local foi na própria Ufpi em frente ao Departamento de Música - Setor de Artes. Em 1976 não houve, mas em 77 eu ganhei com a música "Canção do Fogo" em parceria com o Cruz Neto com interpretação minha. Aconteceu também na Ufpi.

Em 78 não houve e em 79 quem ganhou foi o Enéas Barros com canção "Como se Tudo Fosse Parado" dele em parceria com o Renault Hardi e interpretada pelos dois. O local foi o Círculo Militar.

Em 1980 quem ganhou foi o Rubeni Miranda com a canção "Relax" dele e interpretada por ele. O local foi o Teatro de Arena.

Em 1982 quem ganhou foi o Magno Aurélio com "Tipo Assim Super Herói" interpretada pelo Ronaldo Bringel e aconteceu no Theato 4 de Setembro. Em 1986 o Fifi Bezerra ganhou com "Coisa de Nêgo" dele e do Cinéas Santos e interpretada pelo próprio Fifi no Theatro 4 Setembro.

Em 87 quem ganhou foi o Gilvan Santos com "Veredas". Em 91 o Chagas Vale ganhou com "Dos Trapos Coração". O DCE não guardou nada e fica difícil ter uma precisão a respeito.

1975 a 1984 - FESPAPI – (Festival de Música do Parque Piauí)O Fespapi teve início em 1975 e mas, ninguém sabe quem ganhou. O de 1976 quem ganhou

foi o compositor Evandro com "O Homem e a Máquina. Em 78 Aurélio Melo e José Rodrigues ganharam com "Seca e Cheia" e ganharam novamente em 79 com Zabelê. Em 80 foi André Luiz com "Cortando o Concreto" em parceria com Lili e interpretada por Rosinha Amorim. Em 81 ganhou "Buriti Cortado" de Toinho e Zé Noronha interpretada pela Tribo Asa. Em 82 ficou com Júlio Medeiros com "Borboleta" em parceria com Rubens Costa e interpretada por ele mesmo. Em 91 aconteceu a décima edição.

(???) Festival de Música do Lourival Parente ...1975 - Show Piau O Show Piau aconteceu em 1975. A primeira vez foi no Bar do Perninha mas não tinha o

nome de Show Piau. A segunda já com esse nome foi no dia 12 de janeiro e 5 de fevereiro ambas no Auditório Herbert Parentes Fortes. Participaram Laurenice França, Laureni, Lenice, Rosinha Lobo, Assis Davis, Vitorino, José Rodrigues, Guimarães, Ana Miranda, Pereira, Gondim Neto, Márcio Thé, Albert Piauí, Menezes e Morais, Pierre Baiano, Arnaldo Albuquerque, Fred Maia, Jorge Rizzo, Deusdeth Nunes, José Raimundo Machado, Seije Nakaiama e Assaí Campelo.

1980 - FMPBEPI (Festival da Música Popular Brasileira do Piauí)O FMPBEPI (Festival da Música Popular Brasileira no Estado do Piauí) aconteceu em agosto

1980 no Ginásio Verdãoe foi idealizado por Lindenberg Leite, José Costa e Assis Davis com apoio da TV Rádio Clube. Duas eliminatórias e uma final decidiram a classificação do festival. George Mendes e Paulo José Cunha ganharam o primeiro lugar com a canção "Quintal de Passarinhos";

Page 2: Histórico Festivais

José Luís Santos ficou em segundo com "Reconstrução" e Cruz Neto em terceiro com "Todo o Prazer". Foi lançado o Lp FMPBEPI em outubro de 1980 com as dozes primeiras classificadas.

1984- I Encontro de Compositores e Intérpretes do PiauíEra uma espécie de festival sem ordem de classificação escolhendo doze músicas para

integrarem o LP Geléia Gerou que foi lançado em agosto de 1985.1988 - FENEMP – I Festival Nordestino de Música Popular no PiauíEm 1988 aconteceu no Ginásio Verdão o I FESTIVAL NORDESTINO DE MÚSICA

POPULAR NO PIAUÍ - FENEMP. A Função Mons. Chaves não tem nada guardado. 1º lugar: “Reisado” de Aurélio Melo e Zé Rodrigues, interpretada pelo Grupo Candeia.

NACIONAIS COM PARTICIPAÇÃO DE PIAUIENSES- Festival MPB Shell (antigo Festival Abertura da TV Globo, que começou em 1975) Em 1980 aconteceu o Festival MPB SHELL - 80 patrocinado pela Rede Globo. Cruz Neto foi

classificado com a canção "Coração Noturno" interpretada pela cantora sulista Maria Martha. – cantou na 4ª eliminatória, no dia 11/7/1980, no Teatro Globo no Rio de Janeiro.

1992 - Festival da RecordEm 1992 houve Festival da TV Record numa tentativa de reeditar e reviver os grandes

festivais da Record. Aurélio Melo e Glauco Luz foram classificados com "Rataplã, Rataplã" interpretada pelo Ensaio Vocal.

1993 – Canta Nordeste (TV Globo)Em cada estado do nordeste havia um festival com os melhores compositores. Em Teresina

participaram Geraldo Brito, Naeno, Cruz Neto. Aurelio participou com o grupo Ensaio Vocal, e ganhou com a música “Que xote”, em parceria com Glauco Luz. Foram pra eliminatória em Recife, onde disputavam os primeiros colocados de cada cidade. A grande final também aconteceu em Recife, e lá ficaram em 3º lugar. Com isso o Ensaio Vocal passou a ser reconhecido em todo o Nordeste. A premiação era notoriedade e a gravação de um CD.

No mesmo Festival Canta Nordeste, no ano de 1994, Glauco Luz alcançou o segundo lugar com a canção "Casa Caiada", primeira parceria com Carol Costa e Ânderson Nóbrega.

Em 1995 a dupla Aurélio e Glauco participou novamente e ganhou em Teresina em primeiro lugar. Aí fomos pra segunda eliminatória em São Luis, passamos e na final ficamos em 4º. A música era “Meio tom” (Aurelio Melo e Glauco Luz).

2005 - Festival da TV Cultura Em 2005 houve o festival da TV Cultura com direção de Solano Ribeiro e Geraldo Brito e

Glauco Luz foram escolhidos com a música "Urbe" que foi interpretada pelo Ronaldo Bringel. ÁTIMA CASTELO BRANCO E MIRIAM EDUARDO Já nos festivais seguintes foram as

suas composições que lhe renderam homenagens, como as músicas “Teu Traquejo”, segunda colocada do Canta Nordeste em 1993, com interpretação de Miriam Eduardo e “Chorando um Chorinho”, vencedora do Festival da Canção Popular de Timon de 1999, na voz da cantora Rosana Siqueira.

GLAUCO LUZ Foi, também, finalista do Festival da TV Record, em 1991, em São Paulo, com a composição "Rataplã, Rataplã", em parceria com Aurélio Melo. Obteve o primeiro lugar no Estado e o terceiro e quarto lugares gerais no Festival Canta Nordeste, promovido pela Rede Globo, edições de 1993 e 1995, respectivamente, com as músicas intituladas "Que Xote" e "Meio Tom", ambas em parceria com Aurélio Melo. No mesmo Festival Canta Nordeste, no ano de 1994, alcançou o segundo lugar com a canção "Casa Caiada", primeira parceria com Carol Costa e Ânderson Nóbrega. E no Festival da TV Cultura, 2005, em São Paulo, foi finalista com a composição "Urbe", em parceria com o compositor piauiense Geraldo Brito [1].