grandelit jornal · nacional, quanto no mundial, ... e vou lhe dizer uma coisa viu, ... vocada pelo...

16
CIRCULA EM IPOJUCA, SIRINHAÉM, RIO FORMOSO,TAMANDARÉ, BARREIROS e SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE GrandeLitoral www.gazetanossa.com.br [email protected] JORNAL Veja esta e outras notícias de Tamandaré nas páginas 6 e 16 Cocada Gigante já é uma atração turística das praias de Ipojuca. Página 3 Na foto, a prefeita Elianai e o secretário João Baleia na Conferência Municipal de Saúde. Veja esta e outras notícias de São José nas páginas 12, 13, 14 e 15 Equipamento de educação é exemplar.Veja os detalhes e outras notícias de Tamandaré nas páginas 5, 6 e 16 Praça será totalmente reformada. Página 16 Notícias de Sirinhaém nas páginas 2, 3 e16 Conheça a Garota Tamandareense Festa da Cocada em Maracaípe Obras na praça de Rio Formoso Buracos e multas em Sirinhaém CONFERÊNCIA DE SAÚDE EM SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE REDAÇÃO: 81-3034.1972 MISSO/JACIONE 98659.6654 Wilza Carla 99825.4424 ANO 3 NÚMERO 30 AGOSTO 2015 Eduardo Campos foi grande líder, tanto no cenário nacional, quanto no mundial, pois recebeu prêmios da ONU por gestão. Foi um político que a gente deve se orgulhar e se inspirar nele, no que ele falava, as palavras que ele deixou, nós devemos cumprir. Devemos governar olhando para o povo, e não virando as costas para ele. Eduardo não foi o Governador presente, ele foi um presente de Governador. Pois nos entregou as pontes, o hospital, casas, ele facilitou a vida dos barreirenses. Criou um programa chamado FEM – Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal – que dá autonomia aos prefeitos para executar obras de maior necessidades em todos os municípios de Pernambuco. Com o FEM 2013, fizemos o asfalto de nossa cidade, tiramos o projeto do papel, com a ajuda desse programa que não tem burocracia. O projeto é apresentado e, se aprovado, é feita a licitação para execução e o dinheiro depositado na conta do município. Então, Barreiros desenvolveu muito com Eduardo Campos. Me lembro do nosso último encontro, ele sempre me abraçava. Nesse dia ele disse: “Carlinhos, você tem quantos clones, que em todo canto você está”. E eu respondi: “Governador, que Deus lhe dê força e sabedoria, para governar nosso Brasil. E vou lhe dizer uma coisa viu, Governador, eu já comprei a passagem pra sua posse em Janeiro”. Ele olhou pra mim riu e disse: “Vai ser de três horas da tarde, viu, Carlinhos”. Nunca vou esquecer esse dia, assim como nunca esquecerei do 13 de Agosto de 2014. Nem eu, nem nenhum pernambucano jamais esquecerá. Carlos Artur Avelar Prefeito de Barreiros Artur Maroja assume ABIH/PE Ar Clima inaugura em novembro em Suape 45 a Missa do Vaqueiro em Serrita Foto: Edmar Paz Foto: Ivan Nascimento Foto: Assessoria Comunicação Foto: Alfredo Ferraz Nova Escola Amália Macário é entregue Barreiros comemorou 155 anos de emancipação Veja esta e outras notícias de Barreiros nas páginas 2, 4, 5, 7, 8, 9 e 11 A importância de Eduardo Campos para Barreiros

Upload: phungthu

Post on 13-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CIRCULA EM IPOJUCA, SIRINHAÉM, RIO FORMOSO, TAMANDARÉ, BARREIROS e SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE

GrandeLitoralwww.gazetanossa.com.brredacao@gazetanossa.com.brJORNAL

Veja esta e outras notícias de Tamandaré nas páginas 6 e 16

Cocada Gigante já é uma atração turística das praias de

Ipojuca. Página 3

Na foto, a prefeita Elianai e o secretário João Baleia na Conferência Municipal de Saúde.

Veja esta e outras notícias de São José nas páginas 12, 13, 14 e 15

Equipamento de educação é exemplar. Veja os detalhes e outras notícias de Tamandaré nas páginas 5, 6 e 16

Praça será totalmente reformada. Página 16

Notícias de Sirinhaém nas páginas 2, 3 e16

Conheça aGarota

Tamandareense

Festa da Cocada em Maracaípe

Obras na praçade Rio Formoso

Buracos e multas em Sirinhaém

CONFERÊNCIA DE SAÚDE EM SÃO JOSÉ DA

COROA GRANDE

REDAÇÃO:81-3034.1972MISSO/JACIONE98659.6654 Wilza Carla 99825.4424

ANO 3NÚMERO 30AGOSTO 2015

Eduardo Campos foi grande líder, tanto no cenário nacional, quanto no mundial, pois recebeu prêmios da ONU por gestão. Foi um político que a gente deve se orgulhar e se inspirar nele, no que ele falava, as palavras que ele deixou, nós devemos cumprir. Devemos governar olhando para o povo, e não virando as costas para ele.

Eduardo não foi o Governador presente, ele foi um presente de Governador. Pois nos entregou as pontes, o hospital, casas, ele facilitou a vida dos barreirenses. Criou um programa chamado FEM – Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal – que dá autonomia aos prefeitos para executar obras de maior necessidades em todos os municípios de Pernambuco. Com o FEM 2013, fizemos o asfalto de nossa cidade, tiramos o projeto do papel, com a ajuda desse programa que não tem burocracia. O projeto é apresentado e, se aprovado, é feita a licitação para execução e o dinheiro depositado na conta do município. Então, Barreiros desenvolveu muito com Eduardo Campos.

Me lembro do nosso último encontro, ele sempre me abraçava. Nesse dia ele disse: “Carlinhos, você tem quantos clones, que em todo canto você está”. E eu respondi: “Governador, que Deus lhe dê força e sabedoria, para governar nosso Brasil. E vou lhe dizer uma coisa viu, Governador, eu já comprei a passagem pra sua posse em Janeiro”. Ele olhou pra mim riu e disse: “Vai ser de três horas da tarde, viu, Carlinhos”. Nunca vou esquecer esse dia, assim como nunca esquecerei do 13 de Agosto de 2014.

Nem eu, nem nenhum pernambucano jamais esquecerá.

Carlos Artur AvelarPrefeito de Barreiros

Artur Marojaassume ABIH/PE

Ar Clima inauguraem novembro em Suape

45a Missa do Vaqueiroem Serrita

Foto: Edmar Paz

Foto: Ivan Nascimento

Foto: Assessoria Comunicação

Foto: Alfredo Ferraz

Nova Escola Amália Macário é entregue

Barreiroscomemorou 155 anos de

emancipaçãoVeja esta e

outras notícias de Barreiros nas

páginas 2, 4, 5, 7, 8, 9 e 11

A importância de Eduardo Campos para Barreiros

GRANDE LITORAL 30 AGOsTO 2015 2

Grande Litoral e Gazeta Nossa são jornais mensais voltados a divulgar e promover os municípios de Recife, Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Siri-nhaém Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande. – Fones Recife: 3034.1972/98254424 Barreiros: Fones 8554.8679/8659.6654 – E-mail: redacaogazetanossa.com.br ou [email protected] – Editor Geral: Paulo Rocha. Jornalista resp: Maria do Carmo – Reg. 3181. Uma publicação Bagaco Design Ltda. Loteamento Estrada da Tabatinga, 336 Igarassu/PE. CNPJ 04.320.640/0001-30. Edição de textos e Editoração: Paulo Ricardo castro da Rocha ME – CNPJ 00.399.266/0001-59 Impressão: Edições Bagaço. – Tiragem desta edição: 11.000 exemplares. Não nos responsabilizamos pelo teor de artigos assinados.

Pode não parecer, mas o in-verno é a estação do ano mais propícia para a perda de peso e medidas. Afinal, a aceleração metabólica do organismo pro-vocada pelo clima mais frio fa-cilita a queima de calorias ea definição muscular. Porém, co-mo não existem milagres na es-tética, nunca é demais advertir: o facilitador climático só aju-dará de fato quem adotar uma postura disciplinada e respon-sável.

Bom, se o leitor ou leito-ra for um observador (a) aten-to (a) certamente estará se per-guntando: se o inverno favore-ce a perda de peso, por que as pessoas costumam engordar nessa época do ano? É simples: porque o frio nos impulsiona – e na maioria das vezes conven-ce – a adotarmos hábitos me-nos saudáveis do que os perío-dos mais quentes.

Um desses hábitos, por exemplo, é o de ficar mais tem-

Esta edição está rechea-da de boas notícias no assunto meio ambiente. Um novo con-ceito está se firmando no Lito-ral Sul quanto à reciclagem do lixo que produzimos e quan-to à arborização de nossas ci-dades e praias. São iniciativas dos poderes públicos mas que estão sendo acatadas pela po-pulação, como é o caso de Si-rinhaém, onde aos poucos as instituições aderem a cau-sa da coleta seletiva e onde fo-ram instalados Papa-Pilhas, de São José da Coroa Grande, com o projeto São José Mais Verde, Praia Limpa e o futu-ro galpão de triagem da cole-ta de lixo, apenas para dar ci-tar alguns exemplos. Em Ta-mandaré também já está em andamento projetop de arbo-rização da cidade, como regis-tramos em edições anteriores, e em Barreiros já é realidade

os coletores seletivos em vários pontos da cidade e em estabele-cimentos educacionais.

Claro que há muito que fa-zer com relação a poluição de rios como o Carimã, por exem-plo, onde é jogado um grande volume de lixo, entre outros cri-mes ambientais que podem e

devem ser fiscalizados e pu-nidos.

Mas o que é muito impor-tante e necessário é a partici-pação da população e do em-presariado, no sentido de não poluir e até de denunciar ca-sos que coloquem em risco o meio ambiente.

Boas notícias para o meio ambiente

Agentes ambientais em Sirinhaém. Foto: Divulgação

PinininhoRegistramos com pesar o

falecimento de nosso amigo Pinininho, de Ipojuca, par-ceiro de distribuição do jor-nal Grande Litoral, aqui re-tratado por Jackson.

Serro AzulCom cerca de 80%

pronta, a barragem de Ser-ro Azul, entre Palmares e Bonito, entrou na pauta no Congresso Nacional.

O senador Douglas Cin-tra (PTB-PE) analisou com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, a possibi-lidade de usar a futura bar-ragem como opção tempo-rária à Adutora do Agreste, uma obra do PAC com mais de mil quilômetros e que es-tá atrasada. Cintra e Tavares concluíram ser viável fazer uma ligação de Serro Azul com a Barragem do Prata, em São Joaquim do Mon-te, que já abastece Caruaru e outras cidades do agres-te, como Altinho, Agrestina, Cachoeirinha e Ibirajuba.

O senador, que é de Ca-

ruaru e assumiu a vaga de Armando Monteiro em ja-neiro deste ano, podia tam-bém, além de puxar a bra-sa para o seu assado, tentar agilizar as obras da barragem Serro Azul, fundamental pa-ra a tranquilidade de muitas cidades da Mata Sul e Lito-ral Sul de Pernambuco, com milhares de cidadãos ansio-sos pela notícia de inaugura-ção da obra.

SAÚdEEspecialista em Shiatsu, terapias orientais e técnica em Estética.

Rosangela Nishijima

Rosangela Nishijima

Inverno: um aliado para a perda de peso e medidas

po debaixo das cobertas sem fazer nada.Outro é a ten-dência natural de comermos mais pratos quentes e calóri-cos.Comendo mais e se mo-vimentando menos, o resul-tado só pode ser o aumen-to das reservas de gordura-no corpo. Essas novas gordu-rinhas geralmente ficambem escondidas debaixo das rou-pas largas típicas do inverno

e, quando percebemos, já é tarde.Desta forma, não adianta es-

perar que o metabolismo faça “milagres”se não resistirmos às armadilhas do frio. Por outro la-do, se temos consciência dessa tendência, por que não começar a pensar em estratégias para mu-dar esse quadro? Por exemplo, a simples conduta de manter no in-verno os mesmos hábitos das es-tações quentes já seria suficien-te para notarmos diferenças em nosso corpo.

Mas se quisermos realmen-te usar todo potencial do inver-no a nosso favor, recomenda-se aumentar a frequência de exercí-cios físicos bem orientados, seguir uma boa dieta e beber muita água. Seguindo com disciplina essas di-cas, qualquer tratamento estético que envolva perda de medidas tra-rá resultados surpreendentes. Pa-ra lhe ajudar na motivação, lem-bre-se que os ‘sacrifícios’ do inver-no serão recompensados com um belo corpinho no verão!

GRE Litoral Sul e a economia I

Apesar do empenho de muitos, o GRE Litoral Sul se-rá mesmo desativado e ane-xado ao GRE Mata Sul, em Palmares. Segundo fontes li-gadas ao governo do estado, a medida faz parte de ajustes que visam o enxugamento da máquina, tendo como pre-texto a tão falada crise.

GRE Litoral Sul e a economia II

As medidas para econo-mizar tomadas pelo gover-no do estado não estão sen-do bem recebidas. Nas redes sociais a grita é grande. In-ternautas acusam o governo de economizar numa ponta e esbanjar na outra com licita-ções para aluguel de máqui-nas de café expresso, compra de gelo, tapetes e “alimentos de mercearia”, itens julgados desnecessários por muitos.

Escola Maximiano Campos e a coleta seletivaA secretaria de meio ambiente e desenvolvimento econômico

de Sirinhaém, numa parceria com o Itep, associação de catadores do município e Escola Maximiano Campos de Sirinhaém, promo-veram uma ação de educação ambiental, com moradores e comer-ciantes, da responsabilidade e necessidade em separar seu lixo de forma consciente, o seco do úmido, e doar aos catadores, impor-tantes agentes ambientais no município. Gestor, professores e alu-nos da escola estadual Maximiano Campos participaram de forma voluntária dessa ação.

3 GRANDE LITORAL 29 AGOsTO 2015

SIRINHAÉM E IPOjuCA

O excesso de buracos no acostamento da PE-60, em Si-rinhaém, está causando trans-tornos a motoristas e engor-dando os cofres do estado. Acontece que quem preci-sa pegar o acesso às praias de Barra de Sirinhaém, Game-la e Guadalupe, por conta da quantidade e tamanho dos bu-racos no loca, é obrigados a fa-zer uma manobra à esquer-da sem utilizar o acostamento, para não danificar os seus ve-ículos.

De vez em quando, segun-do depoimento de motoristas, viaturas da Polícia Rodoviária se postam no local e notificam veículos com tal procedimen-to, sem levar em conta a qua-

Descaso do DER gera multas a motoristasA prefeitura de Siri-

nhaém, através da secretaria municipal de meio ambiente e desenvolvimento econômi-co e em parceria com o gru-po JCPM, colocou coletores de pilhas, baterias e celulares inservíveis, em pontos estra-tégicos do município de Siri-nhaém, como na sede da pre-feitura, na secretaria de meio ambiente, no shopping Siri-nhaém e nas lojas do Varejão Cláudio nos distritos de Bar-ra de Sirinhaém e Santo Amaro, parceiros nessa ação am-biental.

Todo o material coletado, ficará sendo enviado para uma empresa responsável pela destinação final de acordo com as normas ambientais, evitando assim, esses produ-tos seguirem para o lixo comum e também se evitando seus descartes em terrenos baldios.

Segundo o secretário de meio ambiente do município, Alfredo Ferraz, a intenção é colocar mais 5 caixas em outras localidades e também nas maiores escolas de Sirinhaém, sempre promovendo a devida educação ambiental, contan-do com o apoio dos gestores e professores preocupados na preservação do nosso meio ambiente. Cada um fazendo a sua parte, com certeza, o sucesso será alcançado, comentou o secretário.

Foto: Alfredo Ferraz

se impossibilidade de se fazer o procedimento pelo acosta-mento.

Seria muito mais razoável e correto que o dinheiro gerado pelas multas custeasse a recu-peração do acostamento e a si-nalização dos perigos na área.

Lombada eletrônica –Nesse mesmo local, onde

há duas lombadas eletrônicas, o DER-PE resolveu aumentar a velocidade permitida no tre-cho, de 40km para 60km, sem nenhuma consulta ao municí-pio. O resultado é que, depois de mais de 12 anos sem acon-tecer nenhum acidente, mes-mo tendo ao lado uma Aca-demia das Cidades, voltaram a acontecer acidentes por con-

ta da velocidade excessiva. É preciso se rever essas atitudes do DER, em favor da seguran-ça dos pedestres e motoristas. O DER-PE está na contra-mão

das grandes cidades, que cada vez mais reduzem os limites de velocidades em áreas urbanas. (Com informações de Alfredo Ferraz).

Sirinhaém já tem Papa Pilhas

A noite do sábado, 01 de agosto, foi de festa na praia de Maracaípe, litoral do Ipojuca. Centenas de pessoas foram de-gustar a maior cocada do mun-do, confeccionada para come-morar a 17a edição da Festa da Cocada Gigante, uma festa que acontece desde 1998 e que a ca-da ano aumenta o tamanho da iguaria. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal.

A festa da Cocada foi pres-tigiada pelo vice-prefeito do Município, Pedro Mendes, e os secretários de Governo, Pe-dro Santana, e Administração, Meio Ambiente e Controle Ur-

Festa da Cocada Gigante em Maracaípe

Fotos: Tadzio Estevam/Secom

bano, Deoclecio Sobrinho. Na ocasião, Pedro Mendes ressal-tou a importância do apoio da Prefeitura à festa. “Não pode-

ríamos deixar de apoiar e valo-rizar uma festa como esta. Um evento que acontece na praia, que preserva a raiz de um povo

e que reúne centenas de pesso-as que vem para degustar um doce típico do Nordeste”, disse.

Para a organizadora do evento, Nilma Batista, a inten-ção é fazer com que a coca-da siga de Maracaípe até Por-to de Galinhas. “Todo ano au-mentamos um metro. Este ano chegamos aos 30. Se Deus qui-ser vamos levar essa cocada até Porto”, disse ela, referindo-se aos 2,5km que ligam as du-as praias.

A programação festiva con-tou com as bandas Sedutora, Albergam e O cantor Novinho da Paraíba.

4 GRANDE LITORAL 29 AGOsTO 2015

A COOATES – Cooperati-va Agrícola de Assistencia Téc-nica e Serviços, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrá-ria – INCRA, desenvolve ativi-dades também nos municípios de São Luiz do Quitunde, Fle-xeiras e Maceió, em Alagoas.

Dentre as muitas ativida-des realizadas dentro do pro-grama que visa melhoramen-tos em assentos rurais, por meio de Assistência Técnica, ressaltamos algumas, presen-tes no último relatório enviado ao INCRA, que ressalta a satis-fação dos agricultores daque-le município com a assistência prestada no decorrer do pro-jeto, criando geração de renda familiar, estimulando os agri-cultores e filhos dos mesmos a se fixar ao campo com satisfa-ção e prazer no trabalho agrí-cola.

Dentre essas satisfações, podemos citar o acesso a po-líticas públicas e encaminha-mentos sociais para aposen-tadoria, salário maternidade, auxílio doença, Programa es-tadual Mais Leite, elaboração de projetos, liberação de crédi-to de instalação, entrega de 20 mil alevinos de tilápia para po-voamento de açudes, uma ati-vidade realizada em parceria com a secretaria de Estado de Aqüicultura e Pesca, incentivo ao agricultor para que produ-za de forma orgânica, adesão de associação de assentamen-tos ao programa PNAE e PAA, realização de feira de produ-tos da agricultura familiar, dis-tribuição de sementes (sen-do 3.000 kg milho e 1.750kg de feijão comum, no total de 4.750 kg de sementes distri-buídas nos 27 assentamentos da reforma agrária dos muni-cípios de São Luiz do Quitun-de, Flexeiras e Maceió, contri-buindo para o fortalecimento da safra 2015, entre outras.

II FEIRAGRIUm dos destaques de suma

importância foi a realização da Segunda Feira da Agricultura Familiar, realizada no municí-pio de Flexeiras-AL, no dia 03 de junho.

Participaram na organiza-ção e na logística do evento to-da equipe técnica da COOA-TES, algumas lideranças mu-nicipais e estaduais, como a prefeita do município, Silvana Maria Cavalcante, a superin-tendente do INCRA Lenilda Lima, o público participante local de 30 agricultores de 08 assentamentos, vendendo di-versos produtos do gênero ve-getal e animal e também pro-dutos processados. A Feira te-ve continuidade nas semanas que se seguiram, se tornando permanente, uma vez por se-mana, sempre às quartas-fei-ras, no centro da cidade de Fle-xeiras.

Seguindo à risca o ditado de que “não dê o peixe, ensi-nem a pescar”, os agricultores caminharam com suas pró-prias pernas, conseguindo su-as próprias barracas e os seus meios de transporte, mostran-do que o trabalho desenvolvi-do está no caminho certo, no

que diz respeito à competência da extensão rural.

SeminárioTambém de suma impor-

tância a realização do Seminá-rio de apresentação da PNA-TER e do PRONATER, reali-zado no núcleo operacional lo-calizada na rua sete de setem-bro, com a presença do Sr. José Aldo da Silva , técnico do IN-CRA e todo corpo técnico da COOATES, com duração de 16 horas, onde foram apresen-tados as metas e serviços a se-rem desenvolvidas nessa eta-pa do projeto, com ênfase em executar o que condiz com os marcos legais da atual políti-ca/programa nacional de assis-tência técnica e extensão rural na agricultura familiar e na re-forma agrária- PNATER/PRO-NATER, como também a apre-sentação da proposta de ATER que seriam desenvolvidas, sen-do explanados e debatidos to-dos os serviços em suas parti-cularidades, para maior com-preensão do andamento do trabalho.

Questões ambientaisCom o objetivo de conci-

liar a produção com a conser-vação de reservas naturais, fo-

AçõES DA COOAtES EM ALAGOASAções da Cooperativa Agrícola de Assistencia Técnica e Serviços em São Luiz do Quitunde, Flexeiras e Maceió

ram realizados Seminário e cerca de 20 cursos visando a conscientização ambiental e aspectos legais e práticos, co-mo recuperação e preservação de nascentes, conservação do solo e outros temas correlatos.

CooperativismoTambém foi tratado este

tema fundamental para os as-sentamentos, o associativismo e o cooperativismo, sua orga-nização e importância para o

fortalecimento dos assenta-mentos.

Questões sociaisQuestões como a de gêne-

ro, resgate dos saberes locais, respeito à diversidade étnica e cultural, direitos e c rianças, jovens e idosos (com atenção à segurança, saúde, educação e lazer) foram tratadas e discuti-das em seminário, sempre no contexto familiar, com gran-de particiação, abrindo espaço

para o aprofundamento destes temas em discuyssões futuras.

Política públicasA Articulação de políticas

públicas e equipamentos so-ciais foram feitas com os mu-nicípios onde demandam os assentamentos nas cidades de São Luiz do Quitunde, Fle-xeiras e Maceió. A articula-ção com os municípios se faz necessária para que haja uma parceria com a finalidade de minimizar algumas proble-máticas identificadas em cam-po onde a realidade rural di-fere-se da urbana. Os muni-cípios tem o objetivo de efeti-var direitos para que os assen-tados possam ser assistidos de forma adequada pelas políticas públicas.

demandas SociaisContemplar as deman-

das sociais diagnosticadas é de grande importância para que os assentados venham garantir seus direitos.

As principais demandas foram: Os agendamentos ele-trônicos – Dataprev para os benefícios da Previdência So-cial são as principais deman-das do Serviço social COOA-TES. Além dos agendamentos,

o Serviço Social cumpre o pa-pel de orientar os agricultores sobre seus Direitos Previden-ciários para que os mesmos se-jam efetivados. As principais referem-se ao benefício do sa-lário maternidade, aposenta-doria e perícia médica.

Para que o agricultor pos-sa comprovar sua atividade ru-ral o documentonecessário pa-ra o INSS é emitida pela Sala da Cidadania- INCRA, que se-rá a Certidão do agricultor. Fo-ram entregues 70% de certi-dões emitidas no escritório da COOATES Polo Agrisa-Peixe São Luís do Quitunde. 57% dos trabalhadores foram orientados e procuraram o Cadastro Úni-co, que lhes possibilita usufruir também dos créditos disponi-bilizados pelo INCRA. Agora, 70% deles já tem o cadastro.

PRONAF e Crédito Instalação

Foram elaborados projetos para que os assentados tenham acesso ao PRONAF e PRO-NAF Jovem, linhas de crédito aos quais o trabalhador rural não tem acesso sem os devidos projetos. Além disso, já foram liberados mais de 220 mil re-ais para projetos de instalação nos assentamentos. Este crédi-to tem como objetivo de suprir as necessidades básicas, forta-lecer as atividades produtivas, desenvolver os projetos, auxi-liar na construção de unidades habitacionais e atender neces-sidades hídricas das famílias dos projetos de assentamento, bem como assegurar os meios necessários para instalação e desenvolvimento inicial e/ou recuperação dos projetos do Programa Nacional de Refor-ma Agrária.

Atividades Complementares.

Essa meta é de suma im-portância para atender as ne-cessidades que vão surgindo de forma não planejada pela equi-pe de ATER, mas que são soli-citadas pelos agricultores e são realizadas de forma conjunta com os mesmos para fortale-cer a relação nas atividades de-senvolvidas.

A COOATES promove ações positivas paras os bene-ficiários, como, por exemplo: Aquisição de 20 mil alevinos junto a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura e 4750 kg de sementes.

Elaboração de PdAO Plano de Desenvolvi-

mento do Assentamento (PDA) é um documento que mostra a realidade dos assentamen-tos no que diz respeito as suas três principais áreas de desen-volvimento: Social, Produtiva e Ambiental. Isto quer dizer que os assentados da reforma agra-ria se organizam em sociedade para explorar os recursos natu-rais de forma sustentável, sendo estes os pilares de estudos para elaboração do PDA.

Nessa fase do projeto 2014/2015 foram concluídos cincos PDAs referentes aos as-sentamentos Poço de Antas, Brioso, Sebastião Gomes, Nova Reforma e João Pedro Teixeira.

FEIRAGRI – Feira da Agricultura Familiar de Flexeiras se tornou permanente

Apresentação dos Planos de Desenvolvimento Agrário nos

assentamentos

Distribuição de sementes nos Projetos de Assentamento Amor, João Pedro Teixeira, Cobras e Duas Barras I

20 mil alevinos foram adquiridos junto à Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura

5 GRANDE LITORAL 29 AGOsTO 2015

INFORME SECRETARIA dE SAÚdE dE BARREIROS

Conferência Municipal de Saúde homenageou Dr Nivaldo Borba

Aconteceu dia 20 de ju-lho a Conferência Municipal de Saúde, que este ano home-nageou o Dr. Nivaldo Fonse-ca Borba, médico obstetra que prestou e continua prestando excelente serviço a toda popu-lação barreirense. Na mesa, ti-vemos representantes ilustres da saúde do nosso Estado. Re-presentando a III Geres, o Sr. Galdêncio Costa, da Secreta-ria de Saúde do Estado, este-ve presente, o Dr. Mario Mo-reira, além de representantes municipais de Saúde e Conse-lho Municipal de Saúde.

Mais de 200 pessoas par-

ticiparam da Conferência no auditório do Instituto Federal dos Barreiros. Saúde Publica de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito de todos, foi o tema da Conferência, que

teve como palestrante Dr. Pau-lo Dantas, Assessor Técnico do Conselho de Secretarias Mu-nicipais de Saúde de Pernam-buco, que explicou a impor-tância da eficácia do Sistema Único de Saúde. Ao final todos os participantes receberam um certificado de participação.

O prefeito Carinhos tam-bém foi prestigiar a Conferên-cia, e aproveitou para entregar um presente ao palestrante, Dr. Paulo Dantas e ao home-nageado, Dr. Nivaldo Fonse-ca Borba. A quadrilha Xamego de Menina realizou uma belís-sima apresentação cultural.

Dia 28 de julho, na Unida-de de Saúde Grazy Mesquita, foram realizados exames car-diológicos, evento trazido para o município por meio do Pro-jeto RedeNUTES, do Hospital das Clínicas da UFPE. O Proje-to enviou a Barreiros dois pro-fissionais de saúde afim de rea-lizar os exames e enviá-los à um cardiologista, via plataforma de rede, para que fossem gerados os laudos.

De acordo com Keilla Me-lo, enfermeira do Projeto, fo-ram designadas 32 fichas para o município de Barreiros. “Es-tamos aqui para fazer uma es-pécie de demonstração do Ele-

trocardiograma Digital, caso o município queira adquirir o equipamento, uma nova equi-pe virá para fazer a capacita-

ção dos profissionais para que o exame possa ser oferecido per-manentemente”, disse a enfer-meira.

Foto: Secretaria de Saúde Barreiros

Exames cardiológicos em Barreiros

A Secretaria de Saúde de Barreiros, por meio do Serviço Social Municipal, conse-guiu 10 cadeiras de rodas e duas de banho, através do Programa de Atenção à Pessoas com Deficiência, instalado no Hospital Ge-túlio Vargas.

Esta é mais uma parceria da Prefeitu-ra de Barreiros com a Secretaria de Saúde do Estado, que contribui ativamente com os usuários do Serviço público de saúde da cidade.

Além das cadeiras de rodas, o Serviço Social também recebeu próteses de pé e de perna. Os usuários prioritários são aqueles que estão acamados ou amputados.

Informações para cadastro, procurar o Serviço Social, na Secretaria de Saúde, de segunda à sexta, das 8h às 13h. Foto: Secretaria de Saúde Barreiros

Programa de Atenção às Pessoas com Deficiência

A Secretaria de Saúde, através do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), iniciou no dia 30 de julho o Programa Medida Certa Bar-reiros, que visa incentivar e orientar os Agentes de Saúde a adotarem uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável. O objetivo deste pro-jeto é levar qualidade de vida aos agentes de saúde, além de estimular o bom desempenho profissional de cada um deles.

As ações seguirão até De-zembro deste ano, todas as se-

gundas e quartas-feiras, con-tendo diversas práticas de ati-vidades esportivas e nutricio-nais, como: Treino funcional, alongamento e ginástica, além de acompanhamento alimen-tar. Estas atividades ocorrem depois do horário de funcio-namento em todas as Unida-des de Saúde, para não com-prometer seus atendimentos diários.

A USF Maria Amália foi a primeira a receber esse traba-lho, que teve a supervisão do médico da Unidade, Dr. Rena-

to. Todas as Unidades de Saú-de do município receberão este acompanhamento, que tem a coordenação do Nutricionista do Nasf, Jonatas Luiz e da Edu-cadora Física, Sheyla Verçosa.

Segundo os profissionais, a reeducação alimentar acom-panhado da prática de exercí-cios físicos é de fundamental importância para uma mudan-ça de vida, pois além de perder peso o indivíduo ganha quali-dade de vida e muda toda a sua concepção de cuidados com a sua saúde.

Medida Certa implantado na Secretaria de Saúde

Comemoração em dose dupla!Aniversário da nossa amiga Bel e culto em ação de gra-

ças pelos 155 anos de emancipação da cidade Barreiros. Na foto, Bel ao lado do prefeito Carlinhos e do Pastor Marcos Antônio.

ExPRESSAS

Ex-alunos EAFBA Associação dos ex-alu-

nos da Escola Agrícola Federal de Barreiros (Hoje IFPE) pro-move no dia 29 de agosto, mais um encontro de ex-alunos.

Chegando a sua 33ª edição, o evento tem início pela parte da manhã, quando será servi-do um almoço na sede do IFPE e, após, a turma se desloca pa-ra a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde o gru-po Kaxasamba e o cantor Carli-nhos Mello de Bezerros fazem a festa, com entrada gratuita.

O programa de distribuição de alimentos através do IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco-MDS - Ministério do Desenvolvimento Social e Secretaria da Ação Social, em par-ceria com pequenos agricultores de região, já está em pleno funcionamento e o Abrigo São Miguel, em Barreiros, tem a grata satisfação de ser um dos beneficiados. Tivemos dificul-dades em implantar este programa, mas graças aos esforços da Secretaria da Ação Social e do funcionário do IPA, Henry, conseguimos trazê-lo para nossa cidade. Estamos receben-do quinzenalmente, alimentos bons, frescos e variados como frutas, legumes e outros. Essa ajuda faz com que a alimen-tação dos nossos idosos seja mais rica e mais variada.Convi-damos todos a visitar-nos. Estamos com 34 idosos e sempre com uma lista de espera por vagas. Continuamos contando com a ajuda da comunidade, comerciantes e pessoas que es-tão sempre nos apoiando.

A diretoria agradece sempre a ajuda de todos.

Abrigo Sao Miguel

Fenearte – Ainda sobre a Fenearte, presença de muita gente importante no stand de Bar-reiros, a exemplo da deputada Simone Santana, prefeito Carlinhos e Jadiel Pernambucarte.

Padre ArlindoDia 19/07/2015 o nosso

querido Pe. Arlindo Júnior , de Tamandaré, completou mais uma primavera, comemoran-do com toda a comunidade Ta-mandareense e Católica da Pa-róquia de São Pedro essa data tão especial.

À noite às 19h na Nova Matriz de São Pedro, Pe. Arlin-do inaugurou a rede de volun-tários Sementes do Bem.

GRANDE LITORAL 30 AGOsTO 2015 6

INFORME dA PREFEITuRA dE TAMANdARÉ ExPRESSAS

Inaugurada Escola Amália Macário em tamandaré

Reunião com a Compesa

Fotos: Prefeitura de Tamandaré

Entrada da escola Amália Macário

Descerramento da placa

Biblioteca

Refeitório

Auditório

Entrega dos fardamentos

O Prefeito de Tamandaré esteve na Capitania dos Portos de Pernambuco, no final de maio, em reunião com o Comandante, Capitão-de-

Mar-e-Guerra Lazaro Dias, a fim de detalhar as ações que serão desenvolvidas no Forte de Santo

Inácio de Loyola.Presentes a Secretária de Turismo e Meio Ambiente Tamandaré Maria de Fátima, o Secretário Executivo Manoel Pedrosa e o

Assessor Especial Carlos Eduardo.

Na Capitania dos Portos

Assistência SocialO prefeito Hildo Hacker, juntamente com a Secretária de

Assistência Social, Gorette Melo, o vice prefeito Paulo Romero Pereira e os vereadores Sinho, Mundinho, Adriano Cáca, Ba-tata, Geraldo Lima, Beto de Zau, Irmãos Uellington, André e Nêi entregaram uma casa a uma criança moradora no Distrito de Saué que necessita de tratamento hospitalar em domicílio.

Almirante visita Forte de TamandaréNa última semana de julho visitou o Forte de Santo Inácio,

na nossa cidade, o Diretor de Patrimônio Histórico e de Docu-mentação da Marinha do Brasil, o Vice Almirante Bittencourt. A visita teve como intuito verificar a situação atual do forte, bem como conhecer seu projeto de recuperação.

O prefeito Hildo Hacker ciceroneou o Almirante duran-te sua visita.

Presentes representantes das empresas envolvidas no pro-jeto, da EMPETUR, e do Capitão dos Portos de Pernambuco Comandante Dias.

Foi inaugurada, dia 23 de julho, pelo prefeito Hildo Ha-cker, mais uma escola de al-to padrão em Tamandaré.Tra-ta-se da reforma, ampliação e modernização da Escola Amá-lia Macário de Freitas Ferrei-ra, localizada no bairro Estre-la do Mar. A escola agora con-ta com todas as suas salas cli-matizadas, refeitório, auditó-rio, laboratório de informáti-ca e ampla biblioteca, além de outras melhorias, como rampa de acesso, tudo feito com re-cursos próprios do município. Dia 7 de julho, o prefeito Hildo Hacker e a secretária de Edu-cação, Conceição Cavalcanti,

O prefeito Hildo Hacker esteve reunido com diretores da COMPESA a fim de buscar uma solução para os problemas da rede de saneamento no município.

já haviam feito a entrega dos fardamentos aos alunos.

Prestigiaram mais es-ta inauguração o Deputa-do Clodoaldo Magalhães, o Secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Danilo Cabral, o vice prefeito Paulo Romero, secretários munici-pais, assessores, vereadores e o público em geral.

Secretaria

Servidores da escola

Sala de aula

Cursos de inclusão produtivaA Prefeitura Municipal de Tamandaré e a Secretaria Mu-

nicipal de Assistência Social, através do CRAS, certificaram mais de 100 tamandareenses nos cursos de inclusão produti-va: cabeleireiro, manicure, massagem corporal, costura básica e confeccionador de lingerie e moda praia.

Dia no 22 de julho de 2015, os integrantes da Defesa Civil do Município, que participaram de um treinamento propor-cionado pela Cruz Vermelha Brasileira, receberam seus cer-tificados(foto), com a participação do prefeito Hildo Hacker.

GRANDE LITORAL 30 AGOsTO 2015 7

Foto: Vagner Reis

GRANDE LITORAL 30 AGOsTO 2015 8

Barreiros fez 155 anos, e nunca se viu a cidade tão avançada como hoje, temos asfaltos, saúde, educação, festividades, atividades sociais para jovens e adultos, e muito, muito mais ainda temos por fazer. Parabéns barreiros! Parabéns barreirenses!

Barreiros fez aniversário e quem ganhou os presentes foram os barreirenses.

O investimento desta gestão é na agricultura familiar. Famílias inteiras da zona rural são beneficiadas. Hoje, a secretaria de agricultura dá prioridade aos agricultores e assen-tados, realizando doações de mudas, além da construção de criadouros de peixes nos açudes da localidade. Nas estradas que dão acesso aos engenhos foram realizadas me-lhorias para facilitar circulação de veículos na zona rural.

A prefeitura de barreiros trabalha em prol de seu povo, na saúde as melhorias são vi-

síveis. Novas unidades de saúde foram construidas e reformadas. No hospital, os atendi-

mentos laboratoriais continuam crescendo, e para finalizar, estamos em processo de im-

plantação de uma policlínica na unidade de saúde Grazy Mesquita, contendo atendimen-

tos de diversas especialidades médicas, além de exames, como ultrassonografia.

Esporte é vida, é amor! Em Barreiros a prática esportiva é para todos,

da zona urbana à zona rural. Este ano foram realizados dois grandes campe-

onatos: o Campeonato Rural, que mobilizou toda população dos engenhos

do nosso município, e na zona urbana, acompanhamos o Campeonato dos

Veteranos, que reuniu centenas de pessoas aos domingos no Estádio Muni-

cipal totalmente reformado e pronto para receber os torcedore e atletas.

Agricultura Saúde

Esportes

GRANDE LITORAL 30 AGOsTO 2015 9

Grandes parcerias foram seladas nestes anos, isto sem falar das grandes festas organizadas pela Secretaria de Cul-tura e Turismo. Trazer atrativos para a população é o lema. A Páscoa não foi mais a mesma, a Praça do Rosário se trans-formou num verdadeiro jardim, cheio de coelhos, cenouras e ovos de Páscoa. Dia do trabalhador, Carnaval, São João e aniversário da cidade. O trabalho não para. O Cine Sesi veio para aproximar os jovens do cinema e fazê-los se paixonar pela sétima arte. E não para por aí, ainda tem muito por vir.

O trabalho na as-sistência social é de en-cher os olhos. Os tra-balhos realizados com nossos jovens e adoles-centes são admiráveis. Cursos profissionalizan-tes estão sendo ofereci-dos para capacitar nos-sos futuros profissio-nais. Além de cursos, a secretaria de ação so-cial também investe em educação cultural: aulas de violão, flauta, karatê e artesanato fazem par-te dos investimentos na juventude.

Cultura e Turismo

Na educação a prioridade é vencer. Ven-

cer os obstáculos do dia a dia. Educacar com

amor é o lema da nossa gestão. Escolas fo-

ram construídas e muitas outras reforma-

das, crianças e adolescentes agora tem pra-

zer de ir à escola. Projetos de capacitação pa-

ra os professores são realizados, com isso, o

ensino de qualidade chega com mais eficácia

aos nossos alunos. A rede municipal de ensino

tem se destacado, alunos do 4° ano participa-

ram do concurso estadual de leitura Ler Bem.

Investir em educação é o caminho para o de-

senvolvimento da nossa sociedade.

Educação

Ação Social

Quando o assunto é obras, nosso município sai na frente. Com 70% das ruas asfaltadas e tantas outras recebendo no-vos calçamentos, Barreiros vi-ve um tempo de mudança. Nossas praças ganharam co-res e iluminação, quem passa por barreiros percebe que na-da está como antes, a limpeza está em dia e os moradores cada vez mais satisfeitos com o trabalho realizado.

Obras

GRANDE LITORAL 30 AGOsTO 2015 10

GRANDE LITORAL 30 AGOsTO 2015 11

INFORME PREFEITuRA dE BARREIROS

ExPRESSASBarreiros comemorou 155 anos de emancipação política

Fotos: Prefeitura dos Barreiros

Incrível. Essa é a palavra que melhor define as comemo-rações dos 155 anos de Eman-cipação Política de nossa Bar-reiros. Desde as primeiras ho-ras do dia 19 de julho, todas as atenções foram voltadas para esta cidade que nos acolhe, pa-ra este povo, que diariamente prova o quão guerreiro é.

Com a presença de todo se-cretariado municipal, diretores e coordenadores foram realiza-dos os eventos oficiais do dia, além da inauguração da Qua-dra de Futevôlei Otávio Mo-ta dos Santos, em Baeté e do amistoso Barreiros FC x Náuti-co, onde, infelizmente, nosso ti-me não saiu vencedor, mas tan-to nosso time, quanto a torcida estão de parabéns, pelo belo jo-

go e pela animação.Mas, toda a animação esta-

va guardada para a noite, quan-do o Pátio de Eventos da Rua Santa Terezinha recebeu a po-pulação de nossa cidade e ci-

dades vizinhas para curtir uma super festa, pensada e organiza-da pela Prefeitura de Barreiros, por meio da Secretaria de Cul-tura e Turismo para todos.

A abertura, ficou por con-

ta da Banda Boquita, que fez o maior sucesso no ‘Melhor Ar-raiá do Litorá’ e voltou com tu-do para abrilhantar o aniver-sário de Barreiros. O vocalista, João Victor de Souza Leão, que é natural de nossa cidade, veio animado, junto com seus com-panheiros da Banda e levantou o público, preparando todos para receber a principal atração da noite.

Pedrinho Pegação subiu ao palco ao som dos gritos e ani-mação do público, cantando seus maiores sucessos. Os 155 anos de Barreiros, com certeza ficará na mente de todos. Ainda no evento, o público pôde con-ferir um vídeo, que foi feito em homenagem à nossa cidade e a todos os barreirenses.

Planos de cargos e carreirasA prefeitura de Barreiros já começou a fazer reuniões, com

a presença do SINTEPE, para a elaboração do projeto de pla-nos de cargos e carreiras para todos os servidores municipais. Este ano já foi aprovado o PCC para os professores e agora es-ta será uma vitória de todos os servidores públicos municipais.

A atual gestão tomou tal posicionamento e atitude pen-sando no futuro de seus funcionários, uma vez que, aprovado, o PCC dos servidores não poderá ser retirado nas próximas gestões. A próxima reunião está agendada para o mês de se-tembro, já para apresentação de uma minuta do plano. O pla-nejamento municipal é que o projeto do plano de cargos e car-reiras dos servidores seja aprovado até dezembro.

Aconteceu dia 29 de ju-lho, no auditório da Secretaria de Ação Social, um momen-to interativo em alusão aos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com a participação do Secretário Municipal de Ação Social, Ro-berto Marinho, da Coordena-dora do CREAS Regional Ma-ta Sul, Carla Caminha, da Co-ordenadora do CREAS Muni-cipal, Alana Anselmo, do Vice Presidente do CMDCA (Con-selho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Thyago Firmino e do Diretor Presidente Regional dos Esco-teiros, Renato César, o even-to promove um debate sobre a evolução do Estatuto nestes 25 anos e sobre a redução da maioridade penal.

Roberto Marinho enfati-zou a importância de debater a PL 171 que altera o Estatu-to da Criança e do Adolescen-te, apresentando dados atuais acerca dos crimes praticados por jovens no Brasil. “Espero que possamos aproveitar esse momento e participarmos de forma ativa deste debate para que possamos elucidar todas as dúvidas sobre a questão da redução da maioridade penal”, disse Roberto.

A Coordenadora do CRE-AS Regional Mata Sul, Car-la Caminha, iniciou sua apre-sentação mostrando a evolução das Leis que protegem as crian-ças e os adolescentes de nosso país desde 1927 até a promul-gação do Eca, em 1990. “Antes de conversarmos sobre a redu-ção da maioridade penal, preci-samos analisar os avanços e re-trocessos do Estatuto, nestes 25 anos. Tivemos avanços signi-

Estatuto da Criança e do Adolescente discutido em Barreiros

ficativos na Educação, Morta-lidade Infantil, Diminuição da Evasão Escolar e outros pon-tos”, afirmou Carla.

Aos presentes, foram dis-tribuídos folders com “10 Mo-tivos para Dizer NÃO à re-dução da Maioridade Penal”, além de cédulas de votação pa-

ra conhecimento da opinião dos presentes e posteriormen-te início do debate. A redução da maioridade penal vem sido amplamente discutida em vá-rias áreas e setores por todo o país, e em meio a estes debates, tramitam no Congresso Na-cional dezenas propostas pa-

ra reduzir a maioridade penal ou alterar a forma de punição dos jovens infratores no país. Sendo uma primeira proposta já aprovada, ainda é necessário que a mesma seja referendada em segundo turno na Câmara dos Deputados, para assim se-guir para o Senado.

Em parceria firmada com o IFPE Cam-pus Barreiros, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, distribuiu esta semana mu-das de Maracujá, Cupuaçú e Pitanga, nos as-sentamentos do município. Além da doação de mudas, a Prefeitura de Barreiros, tam-bém colabora com a produção e cultivo des-sas mudas.

A iniciativa apóia famílias que desejam trocar o monocultivo da cana-de-açúcar por diversificação agrícola sustentável. O traba-lho de propagação de mudas é desenvolvi-do dentro do campus, que proporciona con-dições para a realização deste trabalho e des-ta forma, os agricultores recebem estas mu-das de boa qualidade.

“A agricultura familiar é uma de nossas prioridades, me reúno semanalmente com representantes de assentamentos, assim, posso acompanhar de perto as dificuldades de cada um. No assentamento Ximenes, do-

Programa Paulo Freire Dia 14 de julho, no auditório da Secretaria de Educação, foi

realizado a I Experiência Exitosa do Programa Paulo Freire em Barreiros. Além de educadores do Programa, participaram do evento, a secretária de Educação de Barreiros, Adjane Tenório, a Coordenadora Executiva do Programa Paulo Freire, Janyse Feitosa, o Chefe da UDE – GRE, Klênio Wanderley, a Coorde-nadora Regional do Programa Paulo Freire, Sandra Zilma e a Coordenadora Municipal do Programa, Maria de Lourdes.

Durante o evento, professores apresentaram trabalhos re-alizados durante a execução do Programa. O Programa Pau-lo Freire objetiva promover uma educação de qualidade social para a população jovem, adulta e idosa não alfabetizada, asse-gurando seu ingresso e permanência no processo educativo.

Conferência Municipal de Assistência Social Dias 16 e 17 de julho, a Secretaria Municipal de Ação So-

cial realizou a VI Conferência Municipal de Assistência Social “Consolidando o SUAS de vez Rumo a 2026”. Com a partici-pação de representantes da sociedade civil, representantes das demais Secretarias Municipais e diversos órgãos, a Conferen-cia Municipal de Ação Social visa avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfei-çoamento, em especial os avanços do Sistema Único de assis-tência Social – SUAS.

Durante os dois dias de eventos, os participantes puderam discutir sobre temas e apresentá-los para os demais. Os temas elaborados serão levados para a Conferência Estadual e, se es-colhidos, posteriormente, para a Conferência Nacional.

Como resultado da Conferência, 04 delegados foram elei-tos, sendo 02 representantes da sociedade civil e 02 do gover-no, para participarem da etapa Estadual. Foram elaboradas dezenas de propostas através dos subtemas abordados, que fo-ram debatidas e aprovadas pela plenária.

O inverno ainda não acabou, e é por isso que a Operação Inverno conti-nua a todo vapor no nos-so Município, a Defesa Ci-vil de Barreiros através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), em parceria com a Guarda Municipal, são responsáveis por estas medidas protetivas.

Desta vez, a Defesa Ci-vil está focando nos Bairros que ocorreram deslizamen-tos devido ao grande índice pluviométrico nos dias 03 e 04 de julho, onde foi regis-trado 96 mm em Barreiros.

Já foram colocadas mais de 2500 metros quadrados de lonas plásticas em diver-sos bairros da cidade. Estas

amos 60 cadeiras para Associação de Agri-cultores, e para produção agrícola, foi entre-gue aos agricultores uma quantidade boa de esterco”, disse o secretário, João Neneca.

Distribuição de mudas nos assentamentosações são de caráter preventi-vo para evitar possíveis desas-tres nessas áreas, considerada de risco, pois estamos na qua-dra chuvosa que começa em maio e vai até agosto, onde se tem um aumento no volume Pluviométrico em nosso mu-nicípio.

Maiores Informações en-trar em contato com a COM-PDEC – BARREIROS, através do fone: 9 8545.2887

Operação Inverno continua

12 GRANDE LITORAL 29 AGOsTO 2015

INFORMATIVO VEREAdOR BETO dO ABREu

Beto do Abreu visita Secretaria em busca de soluções para o problema das drogas

ExPRESSASNo mês de julho o Vere-ador Beto do Abreu, esteve na capital do estado, vistando a Secretaria de Desenvolvi-mento Social, Criança e Jen-tude. Preocupado com a situ-ação de vulnerabilidade que envolve cada vez mais os jo-vens das cidades, inclusive de São José da Coroa Grande, o vereador e Presidente da Câ-mara esteve se atualizando sobre os programas disponí-veis que possam ser trazidos ou implantados em São José.

ProerdEntre eles, foi debati-

do o PROERD – O Progra-ma Educacional de Resistên-cia às Drogas, (criado em Los Angeles, nos Estados Uni-dos, para ser implantado em escolas). O principal objeti-vo do programa é prevenir o uso indevido de drogas entre crianças em idade escolar.

Parceria Contra as drogasOutra opção ventilada na

reunião é uma parceria com a Associação Contras as Dro-gas, ONG criada por empre-sários paulistas que desen-volve projetos específicos pa-ra as comunidades. Destes projetos normalmente fazem parte a iniciativa privada, se-tores da comunicação e vo-luntários, que visam aumen-tar a consciência da popula-ção sobre os riscos e conse-qüências do uso de droga ilícitas, através da divulga-ção de campanhas educativas de caráter preventivo con-tra o seu uso, além de estru-turar e implementar progra-

Com o deputado Fernando MonteiroO Vereador Beto do Abreu, vem mantendo contato direto

com o Deputado Federal Fernando Monteiro, sobre recursos destinados ao Município de São José da Coroa Grande, com a finalidade de melhoramentos em nosso Município.

mas de prevenção, tratamen-to e capacitação em transtor-nos por uso, abuso e depen-dência química de substan-cias psicoativas.

Ficou acertado que no pró-ximo mês de setembro haverá nova reunião sobre o assunto, na capital pernambucana, pa-ra que as negociações avancem

e mais um projeto social seja trazido para São José da Coroa Grande, num espaço de temo o mais curto possível, assegu-rou Beto do Abreu.

Beto do Abreu continua as negociações iniciadas em abril (foto) na SDS

O Vereador Beto do Abreu, apresentou ao Plenário da Câ-mara Municipal, o Projeto de Lei nº 028/2015 que institui no Município de São José da Coroa Grande o dia da Cruzada São José para Cristo, ficando estabelecido o dia 26 de setem-bro de cada ano, sendo o referido projeto aprovado por una-nimidade.

Cruzada São José para Cristo já tem seu dia em lei

CONTRATE AS FOTOGRAFIAS E FILMAGEM DE SEU EVENTO E GANHE O TELÃO9 8554.8679 9 8659.6654

13 GRANDE LITORAL 29 AGOsTO 2015

SãO jOSÉ dA COROA GRANdE ExPRESSAS

A Prefeita Elianai Baleia visitou a XVI FENEARTE, even-to realizado de 02 a 12 de Julho, no Centro de Convenções em Olinda-PE. na ocasião a visita se estendeu aos Stands das Artesãs de São José da Coroa Grande, representado pelas ar-tesãs Márcia e Edileuza. No stand, vários produtos criativos como Abajures, porta-guardanapos, porta retratos, cortinas, molduras de espelho, todos feitas da fibra do coco, vassou-ra feita com garrafas pet, bijuterias, camisas e outros produ-tos artesanais. A Prefeita declarou estar feliz em ver o stand bem representado com o Artesanato Coroense, em especial da ASAS – Associação dos Artesãos Solidários de São José da Coroa Grande.

Artesanato coroense

Foto: Divulgação

Ainda repercute o lançamento do projeto de arborização urbana SÃO JOSÉ + VERDE proposto pela Secretaria de Meio Ambiente - SEMA de São José da Coroa Grande. O projeto foi apresentado em junho no Salão Paroquial e visa, na opinião do secretário municipal de Meio Ambiente, André Dahoui, “a transformação de São José em uma cidade arborizada e colo-rida”. O importante é que o projeto incentiva a participação da sociedade, do comércio e empresários do município.

Dando o exemplo, a Secretaria de Meio Ambiente reali-zou o plantio de várias árvores de espécies nativas da Mata Atlântica juntamente com alunos das escolas da rede muni-cipal de ensino. Além da Escola João Francisco de Melo, par-ticiparam também da ação as escolas Espírito Santo, Gisa e Abreu do Una.

Outros plantios serão feitos nas áreas públicas do muni-cípio integrando o Projeto de Arborização urbana São José + Verde. O Projeto tem a assinatura da Prefeitura Muncipal de São José da Coroa Grande, Secretaria de Ambiente e Secreta-ria de Agricultura e Pesca.

São José + VerdeNo início de julho, o Se-

cretário de Turismo, Cultura e Esportes de São José da Co-roa Grande, Thomaz Buarque, esteve presente no seminário DESTINO-PE Mata Sul even-to este que foi realizado na ci-dade de Tamandaré. Na oca-sião, vários temas foram abor-

Preocupado com o cres-cente índice de criminalidade que atinge o município, o se-cretário de Turismo, Cultura e Esportes de São José da Co-roa Grande, Thomaz Buarque, se reuniu na tarde do dia 14 de julho, com o Secretário Execu-tivo de Defesa Social, Rodri-go Bastos, na Sede da SDS no bairro de Santo Amaro. Parti-ciparam também do encontro o subcomandante do 10º Bata-lhão, Major Souza Filho, o de-legado interino da 13ª seccio-nal, Paulo Roberto, o deputado estadual Pedro Serafim Neto e o Blog Ponto de Vista.

Na ocasião, Thomaz expôs a necessidade urgente de ações efetivas por parte do Governo Estadual para a diminuição da violência na cidade e repassou para os presentes a preocupa-ção que a prefeita Elianai Ba-leia tem referente ao assunto.

Já o Deputado Estadual Pe-dro Serafim Neto reforçou o pedido do aumento do efeti-vo da polícia nos municípios de São José da Coroa Grande e Barreiros e pediu que ope-rações de repreensão ao crime como a que aconteceu no mu-nicípio de Sirinhaém fossem estendidas para as demais lo-calidades.

O secretário executivo de Defesa Social se mostrou bas-tante solicito aos pedidos e in-formou que algumas ações já estão em andamento no sen-tido de conter a criminalidade na região como a instalação da Companhia independente do CIOSAC no município de Pal-mares, onde haverá o acrésci-mo de 100 policiais e que além deste reforço também haverá respostas a termo de investi-gação de crimes e aumento nas rondas ostensivas.

Prefeitura de São José da Coroa Grandecobra intensificação no combate ao crime

Já o subcomandante do 10º Batalhão, Major Souza Fi-lho, apresentou por meio de slides o acompanhamento di-ário realizado pelo Batalhão nesses municípios e informou que devido as exitosas ações realizadas pela Polícia Militar no primeiro trimestre, há uma tendência na diminuição da criminalidade e que a popula-ção já pode contar com ações específicas que serão execu-tadas em São José da Coroa Grande e Barreiros já nos pró-

ximos dias. O subcomandan-te ainda ressaltou a importân-cia da participação da popula-ção na realização de denúncias anônimas para auxiliar no tra-balho da polícia.

O delegado Paulo Rober-to, informou que está nos pla-nos da Polícia Civil a realiza-ção de plantões diários na re-gião e que isso facilitará na re-alização de registro de ocor-rências e posteriores investi-gações e comunicou ainda que havendo a necessidade a Polí-

cia Civil poderá designar dele-gados especiais para investigar determinados crimes.

No final do encontro, ain-da ficou acordado a realização de uma audiência pública so-bre o assunto onde será con-vidado o Ministério Público; o Poder Judiciário; as Polícias Militar e Civil; além da popu-lação local, e que servirá para discutir ideias que servirão pa-ra futuras ações.

Fonte: Blog Ponto de Vista

Secretário de Turismo no Destino PE Mata Suldados como; Estruturas Básica e de Apoio, Recursos e Atra-tivos Turísticos, Organização de Cadeia Produtiva do Turis-

mo, Gestão Pública do Turis-mo, Sensibilização e Capaci-tação de Recursos Humanos e Esportes e Lazer.

GRANDE LITORAL 30 AGOsTO 2015 14

CuRTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

jGLitoral

Gildo da CostaParabéns ao Gildo da Costa Bento, que completou 49 anos dia 11 de julho.

jorge e MariaDia 07/08 foi o aniversário de Jorge Carlos, e para a festa ficar

ainda mais completa, comemorou também os 30 anos de casa-mento com Maria da Paz. Felicidades múltiplas ao casal.

A educadora Sineide Cha-gas Pereira nasceu em Reci-fe no dia 03/06/1940, vindo posteriormente para Barrei-ros, onde cursou o primário na escola Ayres Belo, o segun-do grau na escola Jose Canuto e o curso pedagogico no Cole-gio São José.

Iniciou suas atividades educacionais em 1968, ain-da na residência dos pais, An-tonio Ligimo Pereira e Alira Chagas Pereira. Lá foi erigido um salão onde lecionava edu-cação infantil a duas turmas durante o dia e, à noite, a jo-vens e adultos.

Ficou conhecido seu Cur-so de Datilografia, pois, con-forme ela mesma afirma, seu objetivo era ter uma escola com todos os segmentos edu-cacionais.

A concretização deste so-nho não foi fácil. Após dar en-trada na Secretaria de Edu-caçao, no Recife, precisava ir

ExPRESSAS

Foi realizada no dia 09 de julho de 2015 na Pousada Lírio dos Vales em São José da Coroa Grande, a 9ª Conferência Mu-nicipal de Assistência Social, com o tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026.

A mesa foi composta pela prefeita do município, presiden-ta do Conselho Municipal de Assistência Social, Secretário de Finanças, Coordenadora da Mulher, Secretária de Ação Social e do palestrante o Sr. Jaelson Rodrigues, gerente do SUAS em Pernambuco.

A 9ª Conferência Municipal de Assistência Social teve co-mo objetivo analisar, propor e deliberar com base na avalia-ção local, as diretrizes para a gestão e financiamento do SUAS, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

O Sr. Jaelson Rodrigues foi muito pertinente em sua fala quando nos fez entender a corresponsabilidade de cada ente federado, contribuindo para a análise do SUAS que temos e o SUAS que queremos.

A prefeita do município Elianai Buarque em sua fala disse que “A Conferência é um espaço de caráter deliberativo onde a Política de Assistência Social seria debatida e avaliada e que novas diretrizes seriam propostas, no sentido de consolidar e ampliar os direitos dos seus usuários”.

Conferência de Assistência Social em São José

O Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura Munici-pal de São José da Coroa Grande, através de sua Secretaria de Saúde, realizaram no dia 22 de Julho de 2015 a III Conferên-cia Municipal de Saúde com o tema: “Gestão e financiamen-to do SUS: Inovações estratégicas para garantia de saúde inte-gral e atenção de qualidade como direito de todos.”

O evento aconteceu na Escola Estadual Dr. Carlos Dias e contou com a presença, além do secretário municipal de saú-de e presidente do Conselho Municipal de Saúde Dr. Elidio Moura e toda a sua equipe, dos trabalhadores de toda a rede de saúde da cidade, todo o secretariado do executivo muni-cipal, vários secretários municipais de saúde de toda a região, gerente da III GERES-Secretaria Estadual de Saúde de Per-nambuco e equipe, representantes do Colegiado das Secre-tarias Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco (CO-SEMS-PE), representantes da Relatoria da 15ª Conferência Nacional de Saúde, representantes de instituições religiosas e sociedade civil organizada e da excelentíssima Prefeita de São José da Coroa Grande, Elianai Buarque.

Com formato de palestras temáticas e formação de gru-pos discursivos, usuários, trabalhadores e gestão elaboraram propostas que subsidiarão as próximas etapas da Conferên-cia Nacional, que será realizada em Dezembro deste ano, em Brasilia-DF.

A plenária final desta etapa municipal elegeu os delega-dos que representarão a cidade na 8ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco.

Conferência de Saúde em São José

Foto: Prefeitura de São José da Coroa Grande

e voltar toda sexta feira para acompanhar o processo de li-beração do curso. Finalmente, depois de quatro anos, em 12 de maio de 1972 saiu a publi-cação no Diário Oficial. Nesta época, a escola já funcionava na rua Olímpio Teodoro, com quatro salas de aula, secretaria e biblioteca.

Foi quando, aos 28 anos, começou seus estudos no Co-legio São José. Posteriormen-te, fez faculdade em Palma-res e vários cursos, como Pós Graduação em Administração Educacional, Pedagogia, For-maçao Educacional e outros, como Assistência Social.

Foi professora no Colégio José Canuto por 15 anos, e no Colegio Cenecista por 4 anos, ensinando em ambos Língua Portuguesa.

Em 1985, segundo o pes-quisador Yvon Andrade, este-ve à frente do jornal Folha de Barreiros.

Perfil – Sineide Chagas Pereira

um mês da pequena Maria HelenaUm abraço especial aos amigos de Tamandaré Allejandro e

Geórgia, na foto com a filhinha Maria Hellena, que completou um mês dia 03 de agosto.

Mariano e ItainaraCumprimentos também aos empresários Itainara Ca-

roline e Antônio Mariano, que enriquecem nossa vida com sua amizade e dão sua contribuição para o crescimento da nossa querida cidade dos Barreiros.

GRANDE LITORAL 30 AGOsTO 2015 15

GRANDE LITORAL 30 AGOsTO 2015 16

S i r i n h a é m promoveu, nos últimos dias 1 de 2 de agosto, a Festa do Agri-cultor, no distri-to de Ibiratinga, distante 25 km da sede do mu-nicípio.

Durante o evento, dezenas de kit agricultor, carros de mão, equipamentos agrícolas, gela-deiras, fogões e outros brindes foram sorteados com os milha-res de agriculto-res de toda a re-gião presentes durante a programação festiva, onde ocor-reram, também, torneios de futsal e dominó. Na ocasião, houve a inauguração do Centro de Treinamento de Agri-cultores Familiares de Sirinhaém e a entrega de uma no-va ambulância para os moradores da região, pelo prefei-to Franz Hacker e pelo secretário de agricultura do muni-cípio, Bruno Rafael.

No sábado, dia 01, foi promovida uma Cruzada Evan-gélica à noite, enquanto no domingo, o evento festivo no-turno ficou por conta das bandas Kiamo e Rogério Som.

ExPRESSAS

Garota Tamandareense

Tamandaré já tem sua Garota Tamandareense, a jovem Tay-ná da Rocha. Promovido pelo fotógrafo Edmar Paz, em parce-ria com o site Giro Pelo Litoral, de Juscelino Catarino, o con-curso escolheu cinco candidatas finalistas entre dezenas de ins-crições. A escolha de Thainá se deu pela votação de internautas, durante dez dias, pelo próprio site. Thainá disputou com Giova-na Melissa, Geiza dos Santos, Camila Ferreira e Nathallya An-dreza, tendo obtido 51% dos votos.

Thainá recebeu um book completo do fotógrafo Edmar Paz e um CD com as fotografias tiradas na belíssima Praia dos Car-neiros, em Tamandaré.

O Concurso Garota Tamandareense, que deve se repetir em outubro já em site próprio, teve os serviços prosissionais de La-rissa Vila Nova, na maquiagem e make-up.

Saiba um pouco sobre Thainá RochaNome completo: Thereza Tayná da Rocha SilvaCidade natal: RecifeIdade: 18Altura: 1,56Peso: 50 kgCor: MorenaComida preferida: DocesBebida: Suco, e água apenas. Filme: Romances- (Romeu e Julieta)Esporte: Não praticoTime: São PauloMúsica: Coisa de quem ama-Jorge e MateusPerfume: Doces(Miriad, Lili, GlamourBlack...)Ama: Todos aqueles que me fazem bem Odeia: Violência, preconceito.Profissão: Estudante de fisioterapiaCantor: Jorge e Mateus Cor: RosaLugar: Meu quartoUm momento inesquecível: Encontro de Jovens com CristoPlanos futuros: Ajudar as pessoas que necessitam Gosta de fazer nas horas vagas: sair com os amigos Um sonho: Ser bem sucedida Uma frase: “Eu só posso estar na vida do outro para fa-zer o bem, para acrescentar, caso contrário, eu sou per-feitamente dispensável.” Pe. Fábio de Melo

Festa do Agricultor em Sirinhaém

GRANdE LITORAL

A Secretaria de Meio Ambiente de São José da Coroa Grande realizou na manhã desta sexta-feira, 07 de agosto, a abertura do processo de licenciamen-to ambiental da Central de Triagem de Materiais Reci-cláveis, que será construída no município.

O requerimento foi as-sinado e entregue junto com toda documentação necessária pelos engenhei-ros do Instituto de Tec-nologia de Pernambuco – ITEP, David Silva e Izalino Modena, para ser proto-colado junto à SEMA para início dos procedimentos obrigatórios para esse tipo de empreendimento.

Após concluída, a obra será entregue à Assossiação

São José da Coroa Grande terá Central de Reciclagemde Catadores de Materiais Re-cicláveis de São José da Coroa Grande para triagem, estoque e venda dos recicláveis prove-nientes da Coleta Seletiva, que já vem sendo realizada na ci-dade desde 2014.

A ação faz parte do Projeto Recicla Pernambuco, do Go-verno do Estado, através da Se-cretaria Estadual de Meio Am-biente e Sustentabilidade, com financiamento da Petroquími-ca SUAPE e execução do ITEP, tendo como captadora dos re-cursos e ações do projeto Reci-cla PE para o município a Pre-feitura de São José da Coroa Grande, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMA.

A contrução do empreen-dimento está prevista ainda para este ano.

Praça principal de Rio Formoso em obrasCom informações da as-

sessoria – Já foram iniciadas as obras de requalificação da Praça Agamenon Magalhães, a principal de Rio Formoso, localizada no centro da cida-de. Dia 05 de agosto, homens trabalhavam na preparação do terreno afim de interdita-lo para receber as obras das no-vas instalações.

O espaço foi parcialmen-te fechado ao uso pela popu-lação. O órgão municipal pe-de desculpas pelos transtor-nos causados pela restaura-ção, prometendo entregar um grande espaço de convivência que irá servir à todos.

O arrombamento da Igre-ja Matriz de São Pedro, em Ta-mandaré, se tornou notícia em todas as TVs e gerou um sen-timento de desamparo na co-munidade tamandareense. A imagem de Padre Arlindo de-solado na delegacia tentando sem sucesso fazer um simples Boletim de Ocorrência é sinal claro da incapacidade dos ges-tores da Segurança Pública. O mesmo ocorre em várias ou-tras cidades, sem delegados, sem promotores e praticamen-te sem agentes policiais.

O fato de envolver meno-res de idade só vem ressaltar não apenas a violência que já invadiu todas as cidades, por pequenas que sejam, mas tam-bém o abandono a que está su-jeita nossa juventude. Quan-do menores a cada dia prati-cam mais atos ilícitos, que vão do roubo ao assassinato, pas-sando pelo consumo de dro-gas, algo está muito errado na sociedade e na formação fami-liar. O estado brasileiro e toda a nação precisam reavaliar a li-beralidade com relação aos va-lores familiares.

No mesmo dia em que Pa-dre Arlindo tentava registrar o BO a revista Exame divul-gava que há no Brasil 5,5 mi-lhões de crianças sem o no-me do pai no registro de nasci-mento. Estamos criando uma

sociedade semi-órfã, onde não há pai presente e as mães pro-vavelmente precisam traba-lhar para sustentar estes filhos, que ficam à mercê de más in-fluências e sem noção de valo-res morais, éticos ou religiosos.

É preciso que todos os go-vernos olhem por estas crian-

OPINIÃO / Paulo Rocha

O arrombamento da Igreja e os milhões sem pai

Anjos de mãos vazias – Foto de Joelma Catanho Comunidade abandonada – Foto de Joelma Catanho

ças e jovens, muitos dos quais já estão trilhando caminhos perigosos e afundando ainda mais quando são encaminha-dos às unidades de ressocializa-ção, verdadeiros presídios sem condições de educar ninguém.

O ato amoroso e cristão de Padre Arlindo ao perdo-

ar o adolescente infrator e pe-dir que a sociedade não tenha ódio ou revolta é significati-vo e exemplar, mas é preciso que o Estado, responsável le-gal pelos desamparados, tome atitudes que realmente prote-jam estas pessoas, pelo futuro do Brasil.