função social da escola

25
A FUNÇAÕ SOCIAL DA A FUNÇAÕ SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA: ESCOLA PÚBLICA: sociedade, homem e sociedade, homem e educação educação

Upload: nadjelena

Post on 14-Nov-2014

69.213 views

Category:

Education


3 download

DESCRIPTION

A função social da escola

TRANSCRIPT

Page 1: FunçãO Social Da Escola

A FUNÇAÕ SOCIAL DA A FUNÇAÕ SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA: ESCOLA PÚBLICA:

sociedade, homem e sociedade, homem e educaçãoeducação

Page 2: FunçãO Social Da Escola

- A escola existe para cumprir uma função A escola existe para cumprir uma função social, ou seja, os fins educativos social, ou seja, os fins educativos propostos pela sociedade;propostos pela sociedade;

- O papel da educação, acompanhando o O papel da educação, acompanhando o processo de acontecimentos é de gerar processo de acontecimentos é de gerar consciências críticas, transformadoras, consciências críticas, transformadoras, criadoras e democráticas;criadoras e democráticas;

- O educador passa a ser aquele que O educador passa a ser aquele que aprende com seus alunos e sabe que aprende com seus alunos e sabe que necessita galgar indefinidamente o necessita galgar indefinidamente o conhecimento, pois nunca dominará tudo. conhecimento, pois nunca dominará tudo. Seu papel é social, assim como o da Seu papel é social, assim como o da escola;escola;

Page 3: FunçãO Social Da Escola

- A sociedade dividida em categorias A sociedade dividida em categorias diferenciadas de indivíduos não oportuniza diferenciadas de indivíduos não oportuniza igualmente a todos o acesso à educação. igualmente a todos o acesso à educação. Tendo oportunidades desiguais, determinados Tendo oportunidades desiguais, determinados grupos sociais não usufruem de forma ideal, grupos sociais não usufruem de forma ideal, da real função da escola e da educação;da real função da escola e da educação;

- A educação assume a função de equalizar as A educação assume a função de equalizar as oportunidades, onde o Estado deveria oportunidades, onde o Estado deveria garantir que a educação não fosse garantir que a educação não fosse monopolizada por determinados grupos. monopolizada por determinados grupos. Nessa visão, o saber deveria estar vinculado Nessa visão, o saber deveria estar vinculado às necessidades do mundo do trabalho, às necessidades do mundo do trabalho, considerando-o imprescindível para a considerando-o imprescindível para a sobrevivência e a oportunidade de ascensão sobrevivência e a oportunidade de ascensão econômica. econômica.

Page 4: FunçãO Social Da Escola

- A escola é uma instituição social com A escola é uma instituição social com objetivo explícito: o desenvolvimento objetivo explícito: o desenvolvimento das potencialidades físicas, das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, habilidades, procedimentos, atitudes, e valores) que, aliás, deve acontecer e valores) que, aliás, deve acontecer de maneira contextualiazada de maneira contextualiazada desenvolvendo nos discentes a desenvolvendo nos discentes a capacidade de tornarem-se cidadãos capacidade de tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que participativos na sociedade em que vivem;vivem;

Page 5: FunçãO Social Da Escola

- Objetivos da Educação:Objetivos da Educação:

Identificação dos elementos culturais que devem Identificação dos elementos culturais que devem ser assimilados pelos homens (conteúdos ser assimilados pelos homens (conteúdos clássicos) clássicos)

Criar formas para que isso aconteça (meios) Criar formas para que isso aconteça (meios)

Portanto, a Portanto, a ESCOLAESCOLA é a instituição que deve é a instituição que deve propiciar a apropriação do saber sistematizado.propiciar a apropriação do saber sistematizado.

  “ “ A A escolaescola diz respeito ao conhecimento diz respeito ao conhecimento elaborado e não ao conhecimento espontâneo; ao elaborado e não ao conhecimento espontâneo; ao saber sistematizado e não ao saber fragmentado; saber sistematizado e não ao saber fragmentado; à cultura erudita e não à cultura popular”. à cultura erudita e não à cultura popular”.

Page 6: FunçãO Social Da Escola

Conteúdo fundamental da Conteúdo fundamental da escolaescola elementar:  elementar: 

Ler e escrever; Ler e escrever; Linguagem dos números; Linguagem dos números; Linguagem da natureza; Linguagem da natureza; Linguagem da sociedade. Linguagem da sociedade.   

    Papel do conteúdo:Papel do conteúdo: Conteúdo : via de acesso ao conhecimento Conteúdo : via de acesso ao conhecimento

produzido histórica e socialmente. produzido histórica e socialmente. Saberes clássicos: “aquilo que se firmou como Saberes clássicos: “aquilo que se firmou como

fundamental, como essencial”. fundamental, como essencial”. Conteúdos estruturantes (basilares): critérios Conteúdos estruturantes (basilares): critérios

para a seleção de conteúdos do trabalho para a seleção de conteúdos do trabalho pedagógico. pedagógico.

Page 7: FunçãO Social Da Escola

TENDÊNCIA LIBERAL / TENDÊNCIA LIBERAL / TRADICIONALTRADICIONAL

Papel da EscolaPapel da Escola: Consiste na preparação : Consiste na preparação intelectual e moral dos alunos, compromisso intelectual e moral dos alunos, compromisso com a cultura, os menos capazes devem com a cultura, os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e lutar para superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes.conquistar seu lugar junto aos mais capazes.

Conteúdos de EnsinoConteúdos de Ensino: Valores sociais : Valores sociais acumulados pelos antepassados. As matérias acumulados pelos antepassados. As matérias preparam o aluno para a vida. Conteúdos preparam o aluno para a vida. Conteúdos separados das realidades sociais.separados das realidades sociais.

MétodoMétodo: Exposição verbal da matéria, : Exposição verbal da matéria, preparação do aluno, apresentação, preparação do aluno, apresentação, associação, exercícios e repetições.associação, exercícios e repetições.

Page 8: FunçãO Social Da Escola

Professor x AlunoProfessor x Aluno: Predomina a : Predomina a autoridade do professor. O professor autoridade do professor. O professor transmite o conteúdo na forma transmite o conteúdo na forma absorvida. Disciplina rígida.absorvida. Disciplina rígida.

Pressupostos:Pressupostos: Aprendizagem receptiva Aprendizagem receptiva e mecânica, ocorre com a coação. e mecânica, ocorre com a coação. Considera que a capacidade de Considera que a capacidade de assimilação da criança é a mesma do assimilação da criança é a mesma do adulto. Reforço em geral negativo as adulto. Reforço em geral negativo as vezes maior.vezes maior.

Prática EscolarPrática Escolar: Comum em nossas : Comum em nossas escolas. Orientação humanicética, escolas. Orientação humanicética, clássica, científica, modelos de clássica, científica, modelos de imitação.imitação.

Page 9: FunçãO Social Da Escola

Para a pedagogia liberal, a escola Para a pedagogia liberal, a escola tem a função de preparar o indivíduo tem a função de preparar o indivíduo para desempenhar papéis sociais, para desempenhar papéis sociais, tendo em vista sua aptidão tendo em vista sua aptidão individual, seu talento inato e seus individual, seu talento inato e seus interesses. Na verdade, o que ela interesses. Na verdade, o que ela tenta fazer é adaptar o indivíduo às tenta fazer é adaptar o indivíduo às normas e valores vigentes numa normas e valores vigentes numa sociedade de classes, por meio do sociedade de classes, por meio do seu desenvolvimento cultural.seu desenvolvimento cultural.

Page 10: FunçãO Social Da Escola

Tendência Renovada Tendência Renovada Progressista Ou Escola Progressista Ou Escola

NovaNova Papel da EscolaPapel da Escola: Ordenar as necessidades : Ordenar as necessidades

individuais do meio social. Experiências individuais do meio social. Experiências que devem satisfazer os interesses do que devem satisfazer os interesses do aluno e as exigências sociais. Interação aluno e as exigências sociais. Interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente.estruturas do ambiente.

ConteúdosConteúdos: Conteúdos estabelecidos em : Conteúdos estabelecidos em função de experiência vivificada. função de experiência vivificada. Processos mentais e habilidades Processos mentais e habilidades cognitivas. Aprender a aprender.cognitivas. Aprender a aprender.

Page 11: FunçãO Social Da Escola

MétodosMétodos: Aprender fazendo. Trabalho : Aprender fazendo. Trabalho em grupo. Método ativo: a) situação, em grupo. Método ativo: a) situação, experiência; b) desafiante, soluções experiência; b) desafiante, soluções provisórias; soluções à prova.provisórias; soluções à prova.

Professor x AlunoProfessor x Aluno: Professor sem lugar : Professor sem lugar privilegiado. Auxiliados. Disciplina privilegiado. Auxiliados. Disciplina como tomada de consciência. como tomada de consciência. Indispensável bom relacionamento Indispensável bom relacionamento entre professor e aluno.entre professor e aluno.

PressupostosPressupostos: Estimulação da : Estimulação da situação problema. Aprender é uma situação problema. Aprender é uma atividade de descoberta. Retido o que atividade de descoberta. Retido o que é descoberto pelo aluno.é descoberto pelo aluno.

Page 12: FunçãO Social Da Escola

Tendência Liberal Tendência Liberal TecnicistaTecnicista

Papel da EscolaPapel da Escola: Funciona como modeladora : Funciona como modeladora do comportamento humano, através de do comportamento humano, através de técnicas específicas, tal indivíduo que se técnicas específicas, tal indivíduo que se integra na máquina social. A escola atual integra na máquina social. A escola atual assim, no aperfeiçoamento da ordem social assim, no aperfeiçoamento da ordem social vigente.vigente.

ConteúdosConteúdos: São as informações, princípios e : São as informações, princípios e leis, numa seqüência lógica e psicológica leis, numa seqüência lógica e psicológica por especialistas. O material instrucional por especialistas. O material instrucional encontra-se sistematizado nos manuais, nos encontra-se sistematizado nos manuais, nos livros didáticos, etc...livros didáticos, etc...

Page 13: FunçãO Social Da Escola

MétodosMétodos: Consistem o método de transmissão, : Consistem o método de transmissão, recepção de informações. A tecnologia recepção de informações. A tecnologia educacional é a aplicação sistemática de educacional é a aplicação sistemática de princípios, utilizando um sistema mais princípios, utilizando um sistema mais abrangente.abrangente.

Professor x AlunoProfessor x Aluno: A comunicação professor x : A comunicação professor x aluno tem um sentido exclusivamente técnico, aluno tem um sentido exclusivamente técnico, eficácia da transmissão e conhecimento. eficácia da transmissão e conhecimento. Debates, discussões são desnecessárias.Debates, discussões são desnecessárias.

PressupostosPressupostos: As teorias de aprendizagem que : As teorias de aprendizagem que fundamentam a pedagogia tecnicista dizem fundamentam a pedagogia tecnicista dizem que aprender é uma questão de modificação que aprender é uma questão de modificação do desempenho. Trata-se de um ensino do desempenho. Trata-se de um ensino diretivo.diretivo.

Page 14: FunçãO Social Da Escola

  Tendência Progressista Tendência Progressista

LibertadoraLibertadora Papel da EscolaPapel da Escola: Atuação não formal. : Atuação não formal.

Consciência da realidade para transformação Consciência da realidade para transformação social. Questionar a realidade. Educação social. Questionar a realidade. Educação crítica.crítica.

ConteúdosConteúdos: Geradores são extraídos da : Geradores são extraídos da prática, da vida dos educandos. Caráter prática, da vida dos educandos. Caráter político.político.

MétodoMétodo: Predomina o diálogo entre professor : Predomina o diálogo entre professor e aluno. O professor é um animador que por e aluno. O professor é um animador que por princípio deve descer ao nível dos alunos.princípio deve descer ao nível dos alunos.

Page 15: FunçãO Social Da Escola

Professor x AlunoProfessor x Aluno: Relação horizontal. : Relação horizontal. Ambos são sujeitos do ato do Ambos são sujeitos do ato do conhecimento. Sem relação de autoridade.conhecimento. Sem relação de autoridade.

PressupostosPressupostos: Educação problematizadora. : Educação problematizadora. Educação se dá a partir da codificação da Educação se dá a partir da codificação da situação problema. Conhecimento da situação problema. Conhecimento da realidade. Processo de reflexão e crítica.realidade. Processo de reflexão e crítica.

Prática EscolarPrática Escolar: A pedagogia libertadora : A pedagogia libertadora tem como inspirador Paulo Freire. tem como inspirador Paulo Freire. Movimentos populares: sindicatos, Movimentos populares: sindicatos, formações teóricas indicam educação para formações teóricas indicam educação para adultos, muitos professores vêm tentando adultos, muitos professores vêm tentando colocar em prática todos os graus de ensino colocar em prática todos os graus de ensino formal.formal.

Page 16: FunçãO Social Da Escola

Tendência Progressista Tendência Progressista LibertáriaLibertária

Papel da EscolaPapel da Escola: Transformação na : Transformação na personalidade do aluno, modificações personalidade do aluno, modificações institucionais à partir dos níveis institucionais à partir dos níveis subalternos.subalternos.

ConteúdosConteúdos: Matérias são colocadas à : Matérias são colocadas à disposição dos alunos, mas não são disposição dos alunos, mas não são cobradas. Vai do interesse de cada um.cobradas. Vai do interesse de cada um.

MétodoMétodo: É na vivência grupal, na forma de : É na vivência grupal, na forma de auto-gestão que os alunos buscarão auto-gestão que os alunos buscarão encontrar as bases mais satisfatórias.encontrar as bases mais satisfatórias.

Page 17: FunçãO Social Da Escola

Professor x AlunoProfessor x Aluno: Considera-se que : Considera-se que desde o início a ineficácia e a desde o início a ineficácia e a nocividade de todos os métodos, nocividade de todos os métodos, embora sejam desiguais e diferentes.embora sejam desiguais e diferentes.

PressupostosPressupostos: Aprendizagem informal, : Aprendizagem informal, relevância ao que tem uso prático. relevância ao que tem uso prático. Tendência anti-autoritária. Crescer Tendência anti-autoritária. Crescer dentro da vivência grupal.dentro da vivência grupal.

Prática EscolarPrática Escolar: Trabalhos não : Trabalhos não pedagógicos mas de crítica as pedagógicos mas de crítica as instituições. Relevância do saber instituições. Relevância do saber sistematizado.sistematizado.

Page 18: FunçãO Social Da Escola

Tendência "Crítica-Social Tendência "Crítica-Social dos Conteúdos"dos Conteúdos"

Papel da EscolaPapel da Escola: É a tarefa primordial. : É a tarefa primordial. Conteúdos abstratos, mas vivos, concretos. Conteúdos abstratos, mas vivos, concretos. A escola é a parte integrante de todo social, A escola é a parte integrante de todo social, a função é "uma atividade mediadora no a função é "uma atividade mediadora no seio da prática social e global". Consiste seio da prática social e global". Consiste para o mundo adulto.para o mundo adulto.

ConteúdosConteúdos: São os conteúdos culturais : São os conteúdos culturais universais que se constituíram em domínios universais que se constituíram em domínios de conhecimento relativamente autônomos, de conhecimento relativamente autônomos, não basta que eles sejam apenas não basta que eles sejam apenas ensinados, é preciso que se liguem de ensinados, é preciso que se liguem de forma indissociável.forma indissociável.

Page 19: FunçãO Social Da Escola

A Postura da Pedagogia dos ConteúdosA Postura da Pedagogia dos Conteúdos: assume o : assume o saber como tendo um conteúdo relativamente saber como tendo um conteúdo relativamente objetivo, mas ao mesmo tempo "introduz" a objetivo, mas ao mesmo tempo "introduz" a possibilidade de uma reavaliação crítica frente a possibilidade de uma reavaliação crítica frente a este conteúdo.este conteúdo.

MétodoMétodo: É preciso que os métodos favoreçam a : É preciso que os métodos favoreçam a correspondência dos conteúdos com os interesses correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos.dos alunos.

Professor x AlunoProfessor x Aluno: Consiste no movimento das : Consiste no movimento das condições em que professor e alunos possam condições em que professor e alunos possam colaborar para fazer progredir essas trocas. O colaborar para fazer progredir essas trocas. O esforço de elaboração de uma pedagogia dos esforço de elaboração de uma pedagogia dos conteúdos está em propor ensinos voltados para a conteúdos está em propor ensinos voltados para a interação "conteúdos x realidades sociais".interação "conteúdos x realidades sociais".

PressupostosPressupostos: O aluno se reconhece nos conteúdos : O aluno se reconhece nos conteúdos e modelos sociais apresentados pelo professor. O e modelos sociais apresentados pelo professor. O conhecimento novo se apoia numa estrutura conhecimento novo se apoia numa estrutura cognitiva já existente.cognitiva já existente.

Page 20: FunçãO Social Da Escola

Educação e Marginalidade Educação e Marginalidade Demerval Saviani, na década de 1970, 50% Demerval Saviani, na década de 1970, 50%

dos alunos das escolas primárias desertavam dos alunos das escolas primárias desertavam da escola sem serem alfabetizados ou, em da escola sem serem alfabetizados ou, em condições de semi-analfabetismo;condições de semi-analfabetismo;

Diante dessa questão, Saviani apresenta Diante dessa questão, Saviani apresenta duas teorias educacionais:duas teorias educacionais:1ª a educação como fator de equalização 1ª a educação como fator de equalização social e, portanto, de superação da social e, portanto, de superação da marginalidade;marginalidade;2ª a educação como fator de discriminação 2ª a educação como fator de discriminação social e, portanto, de marginalização. Ambas social e, portanto, de marginalização. Ambas explicam, à sua maneira, as relações entre explicam, à sua maneira, as relações entre educação e sociedade. educação e sociedade.

Page 21: FunçãO Social Da Escola

Para acabar com a marginalidade, a Para acabar com a marginalidade, a educação deve formar indivíduos educação deve formar indivíduos eficientes, capazes de contribuir para eficientes, capazes de contribuir para o aumento da produtividade social. A o aumento da produtividade social. A marginalidade, isto é, a ineficiência e marginalidade, isto é, a ineficiência e improdutividade se constituem numa improdutividade se constituem numa ameaça à estabilidade do sistema;ameaça à estabilidade do sistema;

Page 22: FunçãO Social Da Escola

EDUCAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO PARA UMA SOCIEDADE PARTICIPATIVASOCIEDADE PARTICIPATIVA

Para haver uma sociedade participativa, a Para haver uma sociedade participativa, a educação, necessariamente, precisa desenvolver educação, necessariamente, precisa desenvolver uma consciência social e promover novos uma consciência social e promover novos comportamentos. Novas práticas de relações comportamentos. Novas práticas de relações humanas promoverão a construção de sistemas humanas promoverão a construção de sistemas de valores que facilitam a participação:de valores que facilitam a participação:

Auto-estima: Auto-estima: Um dos pilares para que ocorra a Um dos pilares para que ocorra a aprendizagem é o desenvolvimento da auto-aprendizagem é o desenvolvimento da auto-estima, o que faz com que o aluno tenha uma boa estima, o que faz com que o aluno tenha uma boa imagem de si mesmo. imagem de si mesmo.

Quantos professores não ensinam enfatizando Quantos professores não ensinam enfatizando mais os erros do que os acertos? E as notas? E a mais os erros do que os acertos? E as notas? E a reprovação?reprovação?

Page 23: FunçãO Social Da Escola

Livre Expressão: Livre Expressão: poder expressar-se poder expressar-se livremente é um direito dado pela livremente é um direito dado pela democracia. Supõe-se que, numa democracia. Supõe-se que, numa sociedade tal, o cidadão pode sociedade tal, o cidadão pode expressar-se, sem medo de repressão. expressar-se, sem medo de repressão. É papel da educação desenvolver o É papel da educação desenvolver o hábito da auto-expressão, hábito da auto-expressão, promovendo, dessa forma, a práxis da promovendo, dessa forma, a práxis da participação. Através dos diversos participação. Através dos diversos canais de auto-expressão e dos canais de auto-expressão e dos múltiplos meios de comunicação pode-múltiplos meios de comunicação pode-se desenvolver o senso crítico e a se desenvolver o senso crítico e a linguagem criativa do aluno. linguagem criativa do aluno.

Page 24: FunçãO Social Da Escola

Enfim: há que se colocar que e educação, em Enfim: há que se colocar que e educação, em tese, tem a incumbência de “produzir” seres tese, tem a incumbência de “produzir” seres pensantes, críticos, capazes, habilidosos, pensantes, críticos, capazes, habilidosos, competentes, transformadores da realidade. competentes, transformadores da realidade. Correto? Na teoria sim. E na prática? O que se Correto? Na teoria sim. E na prática? O que se verifica? Vê-se no cotidiano uma educação verifica? Vê-se no cotidiano uma educação propriamente libertária e crítica? Parece que propriamente libertária e crítica? Parece que não. Mesmo assim, existem teorias que não. Mesmo assim, existem teorias que buscam atingir esses objetivos, ao menos buscam atingir esses objetivos, ao menos parcialmente. A Pedagogia Liberal – parcialmente. A Pedagogia Liberal – Tecnicista responde aos anseios do sistema Tecnicista responde aos anseios do sistema capitalista. Busca a formação de corpos capitalista. Busca a formação de corpos dóceis e preparados para o mundo do dóceis e preparados para o mundo do trabalho, excludente e dividido socialmente. trabalho, excludente e dividido socialmente.

Page 25: FunçãO Social Da Escola

O modelo Tradicional não requer O modelo Tradicional não requer comentários: professor transmite, aluno comentários: professor transmite, aluno recebe. Professor sabe, aluno aprende. recebe. Professor sabe, aluno aprende. Professor dá nota, aluno passa ou não de Professor dá nota, aluno passa ou não de ano. ano.

Por fim, a Escola Nova, que na teoria é Por fim, a Escola Nova, que na teoria é fantástica: criança e professor são sujeitos fantástica: criança e professor são sujeitos ativos, o conhecimento é uma construção ativos, o conhecimento é uma construção coletiva. O aluno cria, aprende e faz, coletiva. O aluno cria, aprende e faz, enfim, tem autonomia. Essa escola existe? enfim, tem autonomia. Essa escola existe? Onde? No atual sistema capitalista? Onde? No atual sistema capitalista? Individualista? Que cada vez mais acirra as Individualista? Que cada vez mais acirra as desigualdades? desigualdades?

Pois é, estamos longe de atingirmos os Pois é, estamos longe de atingirmos os ideais de educação apresentados no início ideais de educação apresentados no início dessa reflexão...dessa reflexão...