educação informativo da - prefeitura de florianópolis© de vento, que trata das vivências,...

4
Educação Boletim nº 331 | Florianópolis, 20 de abril de 2015 Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis | portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa Informativo da 6ª Semana Municipal do Livro Infantil A Semana Municipal do Livro infantil deste ano, realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, teve novidades. O evento ocorreu de 12 a 18 de abril. Na sede da Embaixada Copa Lord, houve contações de histórias promovida pela Associação de mulheres negras Antonieta de Barros. O objetivo foi incentivar o hábito da leitura entre a comunidade. Realizada pelo Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, a Sobremesa Literária foi uma das novidades da Semana Municipal da Livro Infantil. Os participantes foram convidados a doar um algo para compor a mesa de sobremesas que foram degustadas enquanto eram debatidas obras literárias. Para o evento, o tema escolhido foi “Recado para Jovens Leitores”. Foram apresentados textos baseados no livro “Cartas a um jovem poeta”, de Rainer Maria Rilke. Na Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, no Rio Vermelho, foi feito o lançamento do livro “Cauda de Serpente, Asas de Dragão”, de Giovanna Artigiani (centro). Houve apresentação da banda da unidade e contação de histórias. Com correalização do Sesc, em várias regiões da capital ocorreram eventos. No SESC Prainha, houve diversas peças teatrais, como Naquele Tempo, da Cia Pé de Vento, que trata das vivências, relatos e histórias de representantes da cultura açoriana, e Conta Ações, do grupo Expresso Produções, que narra três histórias diferentes: O velho, o burro e o menino; Menina bonita do laço de fita; e O pavão abre e fecha. Cada história enfoca temáticas do cotidiano. Confira a programação completa no site: http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/ Divulgação: SME Divulgação: Colégio Aplicação Divulgação: SME Tânia Matos, Waleska Franceschi, Rosita Flores (abaixo), Giovanna Artigiani e Giba Santana Peça “Naquele Tempo”, da Cia Pé de Vento Doces foram degustados enquanto obras literárias foram debatidas Rosetenair em contação de História

Upload: vothu

Post on 10-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EducaçãoBoletim nº 331 | Florianópolis, 20 de abril de 2015

Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis | portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa

Informativo da

6ª Semana Municipal do Livro Infantil

A Semana Municipal do Livro infantil deste ano, realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, teve novidades. O evento ocorreu de 12 a 18 de abril.

Na sede da Embaixada Copa Lord, houve contações de histórias promovida pela Associação de mulheres negras Antonieta de Barros. O objetivo foi incentivar o hábito da leitura entre a comunidade.

Realizada pelo Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, a Sobremesa Literária foi uma das novidades da Semana Municipal da Livro Infantil. Os participantes foram convidados a doar um algo para compor a mesa de sobremesas que foram degustadas enquanto eram debatidas obras literárias. Para o evento, o tema escolhido foi “Recado para Jovens Leitores”. Foram apresentados textos baseados no livro “Cartas a um jovem poeta”, de Rainer Maria Rilke.

Na Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, no Rio Vermelho, foi feito o lançamento do livro “Cauda de Serpente, Asas de Dragão”, de Giovanna Artigiani (centro). Houve apresentação da banda da unidade e contação de histórias.

Com correalização do Sesc, em várias regiões da capital ocorreram eventos. No SESC Prainha, houve diversas peças teatrais, como Naquele Tempo, da Cia Pé de Vento, que trata das vivências, relatos e histórias de representantes da cultura açoriana, e Conta Ações, do grupo Expresso Produções, que narra três histórias diferentes: O velho, o burro e o menino; Menina bonita do laço de fita; e O pavão abre e fecha. Cada história enfoca temáticas do cotidiano.

Confira a programação completa no site: http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/

Div

ulga

ção:

SM

ED

ivul

gaçã

o: C

olég

io A

plic

ação

Div

ulga

ção:

SM

E

Tânia Matos, Waleska Franceschi, Rosita Flores (abaixo), Giovanna Artigiani e Giba Santana

Peça “Naquele Tempo”, da Cia Pé de Vento

Doces foram degustados enquanto obras literárias foram debatidas

Rosetenair em contação de História

1

6

5

3

2

4

1

2

3

4

5

6

6ª Semana Municipal do Livro Infantil

Apresentação do grupo Cênico Literário Cantarolando, da UFSC, no Hospital infantil

Contação de Histórias com a Professora Rosetenair Feijó Scharf no Hospital Infantil

Exposição dos livros artesanais: livros brincantes

Mostra de Cinema infantil

visitação na Biblioteca do SESC

Exibição do filme “O pequeno Príncipe” na Casa da Memória

EducaçãoInformativo da

Fotos: Tânia Mattos

EducaçãoInformativo da

CRIANÇAS PERCORREM CAPITAL A BORDO DO “FLORIPA BY BUS”

A criançada da Creche Monteiro Lobato, no Carianos, foi a primeira a participar do projeto “Floripa By Bus” realizado em parceria pelas secretarias de Educação e Turismo. Os pequenos percorreram, de ônibus, o centro histórico da capital, Parque da Luz, Praia da Joaquina, Praia Mole e Mirante Ponto de Vista, na Lagoa da Conceição. A iniciativa busca fortalecer a identidade cultural e turística, a partir do acesso das crianças, alunos e professores a pontos importantes da história da cidade.

BRINCANDO DE APRENDERNo Núcleo de Educação Infantil Raul

Francisco Lisboa, em Santo Antônio de Lisboa, a criançada está participando do projeto “O espaço como terceiro educador”. Todos os meses o parque e o refeitório são organizados de acordo com um tema escolhido através das vivências dos pequenos. O objetivo é utilizar os locais de socialização como terceiro educador, além do professor e do auxiliar de sala,proporcionado diferentes experiências para as crianças.

MÂNCIO COSTA RECEBE

PROGRAMA ESCOLA ABERTA

O Programa Escola Aberta, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, chegou à Escola Básica Municipal Mâncio Costa, em Ratones. Foram realizadas oficinas de karatê, capoeira, futsal, violão e informática.

O programa é realizado pela Gerência de Programas Suplementares da SME e promove atividades nos finais de semana em dezoito unidades da rede municipal.

EDUCAÇÃO CUIDA DA VOZ DOS

PROFESSORESPara chamar atenção para a

importância dos cuidados com a saúde vocal, no Dia mundial da voz, 16 de abril, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com Estudantes e Professores do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, realizou atividades voltadas aos profissionais de ensino. Foi feita triagem fonoaudiológica, análise acústica e dadas orientações para o uso correto da voz. As ações articuladas pelo Programa de Saúde e Bem Estar do Servidor foram desenvolvidas no Centro de Educação Continuada – CEC.CRIANÇAS DEBATEM DIVERSIDADE

ÉTNICO-RACIALA diversidade étnico-racial está sendo

debatida pelas crianças do Núcleo Municipal de Educação Infantil Luiz Paulo da Silva, no Santinho. Os pequenos de 3 a 6 anos receberam a visita da “Menina Bonita do Laço de Fita”, de origem africana. A responsável pela ação é a professora de Educação Física Lenise da Silva Corrêa, que entrou na pele da personagem para a atividade.

Div

ulga

ção:

Dep

arta

men

to d

e G

estã

o O

cupa

cion

al e

Ava

liaçã

o de

Des

empe

nho

Div

ulga

ção:

NE

I Rau

s Fr

anci

sco

Lisb

oa

Div

ulga

ção:

NE

I Lui

z P

aulo

da

Silv

a

Div

ulga

ção:

Esc

ola

Acá

cio

Gar

ibal

di

Div

ulga

ção:

Flo

ripa

By

Bus

Crianças e educadores da Creche Monteiro Lobato foram os primeiros a participar do projeto

O projeto foi organizado pela diretora Kelen e as professoras Lucia, Joyce, Geovânia e Solange

A professora Lenise da Silva Corrêa interpretou a boneca

Distribuição de garrafas squeezes

Karatê na Escola Acácio Garibaldi

Boletim Informativo da Secretaria Municipal de Educação| Secretário: Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. |Diretora Geral: Maria José Brandão|Jornalista responsável: Ricardo Medeiros (SC 293). |Textos: Equipe Assessoria de Comu-nicação| Diagramação: Mariana Petry e Lucas Zeferino | Contato: 3251-6124 |Site: www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa |Facebook: www.facebook.com/pmfeduca |E-mail: [email protected]

EducaçãoInformativo da

CRIANÇAS REAPROVEITAM

MATERIAIS As crianças de um ano da Creche Poeta

Cruz e Sousa, em Areias do Campeche, se divertem construindo e pintando brinquedos feitos com materiais reaproveitáveis. Entre as confecções está a Dona Galinha, feita com garrafas d’água de cinco litros, caixas de papelão, copos de plástico e jornais. Ainda como parte da atividade, ovos de plástico foram espalhados pela sala de aula para que as crianças os coletassem. A ação estimula os pequenos a se exercitarem e a desenvolverem coordenação motora.

SÍTIO DO PICAPAU

AMARELO TOMA CONTA DO NEI

RAUL FRANCISCO LISBOA

Emília, Pedrinho, Narizinho, o Visconde e a turma do Sítio do Picapau Amarelo “habitam” o Núcleo Municipal de Educação Infantil Raul Francisco Lisboa, em Santo Antônio de Lisboa. A ação faz parte do projeto “O espaço como terceiro educador”, promovido pelas professoras readaptadas da unidade. Todo mês o parque e o refeitório são decorados com um tema diferente. O de abril é dedicado à obra de Monteiro Lobato.

SME E IPREF PROMOVEM BALCÃO DA PREVIDÊNCIA

Foi realizado o Balcão da Previdência, promovido pelo Instituto de Previdência de Florianópolis em parceria com a Secretaria de Educação da Capital. O projeto é um serviço móvel itinerante instalado nos órgãos municipais para atender os servidores públicos efetivos da Prefeitura. A ação será no centro de Educação Continuada, Rua Ferreira Lima, 80.

A iniciativa oferece atendimento individual para que os interessados possam fazer a simulação de aposentadoria, orientar-se sobre pensões, processos e averbação de tempo de serviço.

MASSAGEM NA CRECHE MARCELINO

A criançada de 3 a 6 anos da Creche Municipal Marcelino Barcelos Dultra, no Ribeirão da Ilha, participou de uma tarde de massagem. A professora Mariana Silveira Garros utilizou o espaço da biblioteca para proporcionar aos pequenos massagens com óleos, bolinhas ou carrinhos massageadores. Ao som de música clássica, as crianças puderam relaxar e ler enquanto esperavam.

FESTA AÇORIANAA cultura açoriana foi tema de festa na

Creche Idalina Ochôa, no bairro Carianos. Ao longo do mês, as crianças exploraram à temática que resultou no primeiro evento da unidade. Houve apresentações culturais, culinária típica, oficinas de pescaria, de pé de lata e pipa. O Boi de Mamão da Creche Nossa Senhora Aparecida, no Pantanal, realizou apresentação.

Div

ulga

ção:

Cre

che

Poe

ta C

ruz

e S

ousa

Div

ulga

ção:

Cre

che

Mar

celin

o B

arce

los

Dul

tra

Div

ulga

ção:

NE

I Rau

Fra

ncis

co L

isbo

a

Div

ulga

ção:

Cre

che

Idal

ina

Och

ôa

Div

ulga

ção:

IPR

EF

A professora Geovânia entrou na pele da personagem

Atividade será no CEC

Crianças relaxaram ao som de música clássica

Os pequenos chamam os brinquedos de “turma da floresta”

Boi de mamão da Creche Nossa Senhora Aparecida