edição 63 - janeiro / 2012

32
Haloterapia: a terapia do sal SAÚDE Consumo correto de suplementos alimentares NUTRIÇÃO Samba mirim, o futuro na avenida CARNAVAL 25 dicas para sair bem na foto FOTOGRAFIA ANO 5 Nº 63 Janeiro/2012 - distribuição gratuita alvo LESTE 2012! Hora para mudar, melhorar, alcançar sonhos e objetivos!

Upload: revista-alvo-leste

Post on 29-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição 63 da Revista Alvo Leste (janeiro de 2012)

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 63 - Janeiro / 2012

Haloterapia: a terapia do salSAÚDE

Consumo correto de suplementos alimentares

NUTRIÇÃO

Samba mirim, o futuro na avenida CARNAVAL

25 dicas para sair bem na fotoFOTOGRAFIA

ANO 5 Nº 63 Janeiro/2012 - distribuição gratuita

alvoLESTE2012! Hora para mudar, melhorar,

alcançar sonhos e objetivos!

Page 2: Edição 63 - Janeiro / 2012

[email protected]

R. Cumanachós, 54 - Penha - (11) 2684-5035 / 2791-8477APOIO PEDAGÓGICO

Neymar, 19 anos, craque do Santos e da Seleção Brasileira

Últimas Vagas para 2012

Garanta a sua e

fique pronto para

entrar nas melhores

faculdades!

“Suas decisões defi nem seu futuro. Escolha certo!”

A Escola que forma Campeões

Page 3: Edição 63 - Janeiro / 2012

[email protected]

R. Cumanachós, 54 - Penha - (11) 2684-5035 / 2791-8477APOIO PEDAGÓGICO

Neymar, 19 anos, craque do Santos e da Seleção Brasileira

Últimas Vagas para 2012

Garanta a sua e

fique pronto para

entrar nas melhores

faculdades!

“Suas decisões defi nem seu futuro. Escolha certo!”

A Escola que forma Campeões

Page 4: Edição 63 - Janeiro / 2012

alvoLESTE

editorial

Tel.: (11) 2225-3435/Fax.: (11) 2225-3396 [email protected]

Para anunciar

Envie suas críticas e sugestões para o e-mail: [email protected] pelo fax (11) 2225-3396

Espaço do Leitor

Diretor: Nilo Targino da Silva - Projeto gráfico: Alvo Certo Publicidade Ltda - Edição de arte e diagramação: Yone Shinzato - Produção: Izilda Delza de Godoi - Gerência comercial: Alzira A. Feitosa - Colaboradores: Cristal Agency / Imagem Corporativa / Jeanne Margareth / Junior Alves Ass. Com. / Máquina Public Relations / MEC / MRD Impr. / Parágrafo Com. / Sacha Silveira Ass. Com. / Sesc Belenzinho / SMA Impr. / Way Com. - Jornalista responsável e redação: Douglas Martins MTB - 57.627 - Distribuição: Tatuapé, Vila Carrão, Vila Formosa, Vila Matilde, Jd. Aricanduva, Penha, Parque do Carmo, Jd. Têxtil e Vila Sta. Isabel. Impressão: Neoband Soluções Gráficas - Tiragem desta edição: 15.000 exemplares.A Revista Alvo Leste não se responsabiliza por eventuais mudanças na programação fornecida, bem como pelas opiniões emitidas nesta edição e o conteúdo dos anúncios publicados, que são de total responsabilidade dos anunciantes.

Muito prazer, 2012!Como já dizia Carlos Drummond de Andrade:

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial”. De fato, esta divisão na passagem de ano nos proporcio-na um sentimento de esperança e renovação. Com isso, as metas e os sonhos estão novamente fortaleci-dos para que tudo que não foi possível conquistar em 2011 seja uma realidade neste ano.

Nossa revista começa 2012 com muita animação, entretenimento e informação, sempre com assuntos de interesse público dedicados a você, prezado leitor. Na editoria Saúde, vamos mostrar uma terapia dife-rente, a Haloterapia, composta por câmaras repletas de sal utilizadas nos tratamentos respiratórios e de pele. Em Cidadania, trouxemos uma matéria sobre uma equipe de médicos que tiveram a iniciativa de percorrer cidades do Brasil a bordo de um caminhão, utilizando-o como consultório.

Vamos saber também como as escolas de samba preparam suas futuras gerações carnavalescas: é o samba mirim, a criançada que, desde cedo, já tem samba no pé. Outras reportagens trazem os segredos dos suplementos alimentares; as novas medidas con-tra os trotes universitários violentos; a transformação de lixo orgânico em adubo e uma divertida programa-ção de férias para a criançada.

Tudo isso e muito mais você confere aqui! Tenha uma ótima leitura e um excelente 2012!Equipe Alvo Leste

10 PROGRAMAÇÃO DE FÉRIASPasseios para as crianças

14 NUTRIÇÃOSuplementos alimentares

16 CARNAVALNovas gerações do samba

18 SUSTENTABILIDADEMais adubo, menos lixo

20 FOTOGRAFIATruques para a foto ideal

22 RECEITA FÁCILSalada de bacalhauPavê de nozes

08 EDUCAÇÃOContra os trotes violentos

26 CIDADANIAMédicos comunitários

índice

30 SOCIAL LESTEO melhor do bairro

SAÚDE06Terapia do sal

28 BELEZACabelos masculinos

Page 5: Edição 63 - Janeiro / 2012
Page 6: Edição 63 - Janeiro / 2012

6SAÚDE

Uma câmara repleta de sal, seja no teto, paredes ou piso. Quatro toneladas e meia de sal puro revestem a es-trutura da clínica Spazziom, em Campinas, interior paulista. O ambiente, que à primeira vista pode parecer estranho, é utilizado para ajudar pessoas que sofrem, principalmente, de problemas respiratórios. É a chamada Haloterapia ou Terapia do Sal.

A Haloterapia já é bem conhecida em países da Eu-ropa e, aos poucos, ganha espaço também no Brasil. A descoberta dos efeitos terapêuticos se deu por meio da constatação que os mineiros das antigas minas de sal da Polônia e Rússia manifestavam poucas doenças respira-tórias ou tinham grande resistência às mesmas quando comparado com a população em geral. No final do século XIX, as minas de sal desativadas foram transformadas em locais de tratamento para pessoas com problemas respiratórios e para algumas doenças de pele.

Foi clinicamente comprovado que a Terapia do Sal alivia sintomas respiratórios, doenças relacionadas ao estresse e pode ser indicada para casos de asma brônquica, bron-quite crônica, fibrose cística, enfisema, amigdalite, alergias, faringite, tosse, rinite, sinusite e repetidas infecções virais. Pode ser eficaz também no tratamento de doenças der-matológicas tais como dermatoses, eczemas e psoríase, além de diminuir a fadiga e a depressão, pois o ambiente é extremamente relaxante.

José Ervolino Neto, um dos diretores da Spazziom, uma das clínicas pioneiras neste segmento, explica que o tratamento é realizado de acordo com um protocolo euro-peu com indicações de, pelo menos, dez sessões conse-cutivas, todos os dias, ou as cinco últimas alternadas, dia sim dia não. Segundo ele, os resultados positivos, normal-

SALDIVÃ COM

mente, se evidenciam logo. “São sessões de 45 minutos, onde a pessoa fica sentada confortavelmente em cadei-ras, podendo descansar, ler ou assistir à TV. As crianças preferem brincar com o sal ou desenhar”, explica.

A sala tem temperatura, umidade, e iluminação con-troladas. O ar é constantemente renovado por um siste-ma de exaustão.

O especialista alerta que há algumas contraindica-ções para os casos de deficiência imunológica acentu-ada, pessoas que fazem quimioterapia, quadro hiperten-sivo grave sem acompanhamento médico, insuficiência respiratória grave e pessoas gripadas. “É importante salientar que a Haloterapia não é tratamento médico, as-sim como não o substitui. É uma terapia complementar integrativa, portanto, na dúvida, deve-se aconselhar com o um médico”, afirma.

No Brasil existem apenas dois SPAs: Campinas e Por-to Alegre, no Rio Grande do Sul, o primeiro na América do Sul. Ambos trabalham em parceria, embora sejam inde-pendentes.

Por ser uma novidade no Brasil, o preço ainda é um pouco “salgado”, mas os clientes garantem que vale a pena o investimento. Cada sessão varia de R$ 60,00 a R$ 68,00. Pessoas com 60 anos ou mais pagam o me-nor valor e crianças até dez anos de idade, obrigatoria-mente, fazem a sessão acompanhados por um responsá-vel, onde é cobrado somente o valor da criança.

Um novo tipo de terapia chega ao Brasil e já começa a conqUistar seU espaço. trata-se da terapia do sal, Uma alternativa para qUem sofre de proBlemas respi-ratórios e doenças de pele

Fonte:José Ervolino Neto – Diretor do Spazziomwww.spazziom.com.br

Page 7: Edição 63 - Janeiro / 2012
Page 8: Edição 63 - Janeiro / 2012

Um conjUnto de medidas está sendo estUdado pelo ministério da edUcação visando incentivar as institUições qUe promovem campanhas contra as recepções hUmilhantes oU violentas aos alU-nos novatos

A cada início de semestre o assunto volta à tona. Os trotes universitários de mau gos-to resultam em humilhação, constrangimento e até em casos de morte dos chamados “bi-chos” (nome dado aos estudantes calouros). Uma destas recepções que ganhou repercus-são na mídia aconteceu com o jovem Edison Tsung-Chi Hsueh, em 1999, aprovado no cur-so de medicina da Universidade de São Paulo (USP), o aluno, que não sabia nadar, morreu afogado após ser obrigado pelos veteranos a entrar em uma piscina.

Tragédias como esta exemplificam até que ponto este tipo de “brincadeira” pode chegar.

A agressividade chamou a atenção das auto-ridades para que novas medidas sejam ado-tadas, no intuito de coibir práticas de humilha-ção e violência na recepção dos novos alunos.

Anualmente, o Ministério da Educação (MEC) faz uma avaliação das universidades. Quesitos como estrutura do estabelecimento de ensino, notas dos estudantes e qualidade dos professores são alguns dos itens que fa-zem parte da lista de avaliação do órgão. Já neste ano, o MEC estuda colocar em pauta medidas para incentivar as universidades a promoverem ações e campanhas para evitar trotes violentos e mobilizar alunos veteranos e calouros com outras formas de recepção, como os trotes solidários, por exemplo. Quan-to maior o incentivo, maior a pontuação das universidades. Em contrapartida, falta de po-líticas para coibir os trotes violentos pode re-baixar a nota de faculdades e universidades fiscalizadas pelo MEC.

8

EDUCAÇÃO

Trote violento pode reduzir nota das universidades

Page 9: Edição 63 - Janeiro / 2012

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma das que se movimenta para incentivar o trote cidadão, cuja interação, diver-são e respeito são as prioridades. A iniciativa recebeu o nome de Trote da Cidadania e, des-de 2003, é realizado de maneira integrada. Os alunos calouros passam por diversas experi-ências por meio de dinâmicas, palestras e ati-vidades de conscientização. Durante a sema-na do Trote, além de promoverem a integração entre alunos dos diversos cursos participan-tes, são trabalhados conceitos para o consu-mo consciente, dentro e fora da Universidade.

A sugestão para a implantação de ações preventivas em instituições de ensino superior partiu do Ministério Público Federal, por meio do procurador da República Thiago Lacerda Nobre. O MEC informou que as medidas para inibir os trotes violentos como parte do Siste-ma Nacional de Avaliação da Educação Supe-rior (Sianes) estão em avaliação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacio-nais Anísio Teixeira (Inep).

História

Embora possa parecer uma prática nova, os trotes universitários já fazem parte da his-tória estudantil. O professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Antônio Alvaro Soares Zuin, define em seu livro “O Trote na Universidade: Passagens de um Rito de Iniciação”, o trote como mais um rito sadomasoquista de inte-gração. A publicação cita o primeiro caso vio-lento registrado no Brasil, em 1831, no Recife, quando o calouro de Direito, Francisco Cunha e Menezes, foi morto a facadas.

De lá para cá muita coisa mudou, mas prá-ticas de humilhação, agressividade e abuso ainda continuam em alguns estabelecimentos de ensino. Para acabar, tudo depende da ati-tude das instituições e autoridades, mas prin-cipalmente da conscientização dos estudan-tes calouros e veteranos.

Fontes:MEC - www.mec.gov.brTrote da cidadania – Unicamp - www.tciunicamp.institucional.wsLivro “O Trote na Universidade: Passagens de um Rito de Iniciação” - Antônio Zuin

Page 10: Edição 63 - Janeiro / 2012

10PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS

Férias! Hora da diversão!

Foto: Divulgação Parque da Xuxa

Janeiro é um mês diferente. O período de fé-rias deixa a criançada com muita energia para aproveitar os dias de recesso escolar. Para ocupar o tempo deles com muita diversão, um bom pas-seio regado a atividades recreativas e uma dose de aprendizado vale a pena.

Confira nossas dicas com uma programação especial para a criançada.

SESC BelenzinhoPara janeiro, o projeto Férias Mágicas traz para

o público infantil uma série de atividades que têm a mágica como mote: espetáculos, circo, contação de histórias, oficinas e brincadeiras recreativas. A Cia. Oculto do Aparente apresenta uma mostra de repertório com três espetáculos de sua criação que falam sobre a arte da magia. O Grupo Cuidado Que Mancha, de Porto Alegre (RS), estreia o espetáculo “Maria Teresa e o Javali” e apresenta o show “A Mu-lher Gigante”.

As crianças também encontrarão atividades físi-cas e esportivas na programação.

Endereço: Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho, São Paulo.Fone: (11) 2076-9700 Site: www.sescsp.org.br Estacionamento para espetáculos com venda de ingressos: R$ 6,00 (não matriculado) - R$ 3,00 (matriculado no SESC).

Parque da XuxaLocalizado no Shopping SP Marketing, o parque

conta com 18 atrações, entre elas, a Parada Musical “Além das Estrelas”, inspirado no novo DVD Xuxa Só para Baixinhos 11. Para as crianças maiores, a dica é muita aventura: Parede de Escalada, Bosque dos Duendes, a trilha do Radical X, arvorismo com obs-táculos e tirolesa.

Endereço: Shopping SP Market - Avenida das Na-ções Unidas, 22.540 - São Paulo Passaporte individual: R$ 59,90 (crianças e adul-tos). Funcionamento em janeiro: 3ª a 6ª, das 11h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h.

Page 11: Edição 63 - Janeiro / 2012
Page 12: Edição 63 - Janeiro / 2012

Foto: Divulgação Aquário de SP

Foto: Divulgação Prefeitura de SBC

Cidade da criançaMuita alegria em uma cidade feita para

a criançada. Principais Atrações: Teleféri-co, tagadá (samba), barco viking, elevador (subida e queda), twister, centopéia, space jump, trem fantasma, bate-bate, carrossel, xícara maluca, entre outros.

Endereço: Rua Tasman, 301 - Centro - São Bernardo do Campo.Fone: 11 4330 9080 – 11 4122 4116Site: www.cidadedacriançasbc.com.brFuncionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h.

Aquário de SPUm lugar onde as crianças podem conhe-

cer diversas espécies da fauna marinha. No Aquário, o bem-estar animal e o compromis-so com a educação ambiental caminham juntos em um complexo de lazer familiar e muita diversão.

Endereço: Rua Huet Bacelar, 407 - IpirangaFone: 11 2273 5500Site: www.aquariodesaopaulo.com.brFuncionamento: de segunda a domingo, das 9h às 18h.

Jardim BotânicoNo período de férias, o Jardim Botânico

funcionará das 9h às 18 horas, de terça a domingo. Confira as atividades:

No período de 3 a 31 de janeiro serão realizadas vivências na Trilha da Nascente com o objetivo de aproximar o visitante das belezas naturais do Jardim Botânico e des-cobrir as riquezas da biodiversidade.

Ponto de Encontro: Museu Botânico Tempo de duração da Atividade: uma

hora e meia.

Endereço: Avenida Miguel Stéfano, 3687 – Água Funda, São Paulo Site: www.ibot.sp.gov.br

Foto: Divulgação Jardim Botânico de São Paulo

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS

Page 13: Edição 63 - Janeiro / 2012
Page 14: Edição 63 - Janeiro / 2012

14

NUTRIÇÃO

O mercado brasileiro está repleto de ti-pos de suplementos alimentares. Suas vis-tosas embalagens, que podem conter pós, cápsulas ou líquidos, atraem consumido-res que buscam vitaminas para melhorar o rendimento na academia ou complementa-rem a alimentação do dia a dia. Eles pos-suem funções específicas no organismo, por isso é fundamental a orientação de um nutricionista para a melhor indicação, de acordo com os objetivos de cada pessoa.

A nutróloga Liliane Oppermann explica que, se bem indicados, os produtos com-plementam uma alimentação insuficiente e fornecem elementos como vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos de lenta absorção e eletrólitos. “Se aliada à boa alimentação e tomados na quantida-de e horários prescritos, certamente me-lhoram a disposição e massa muscular”, afirma a especialista.

Para ela, antes de escolher um suple-mento alimentar, é preciso considerar se a alimentação é realmente insuficiente, em segundo lugar, se a carga de exercício é ta-

manha que exija realmente um suplemento e, por último, qual o objetivo: ganhar massa magra, queimar gordura, ganhar disposi-ção ou repor vitaminas.

A nutróloga alerta que é muito importan-te procurar um profissional médico, prefe-rencialmente nutrólogo ou nutricionista, para que seja indicado um suplemento sob medida, levando em conta o objetivo e os dados do paciente, como gordura, múscu-lo, altura, sexo e carga de exercício. O uso em excesso ou sem orientação de um pro-fissional pode causar danos graves.

Confira as dicas da especialista de como consumir:

Se a pessoa se exercita duas ou três horas ao dia e não tem tempo de se ali-mentar, ela pode recorrer a suplementos de carboidrato e proteína, uma vez que sua demanda é grande.

Se a pessoa não consegue comer pela manhã, para não se exercitar em jejum, ela pode tomar um shake de carboidrato e pro-teína com glicose de lenta absorção.

Se a pessoa sai do trabalho e vai di-reto para a academia, ela pode levar em sua garrafa o suplemento de carboidrato e proteína para somente adicionar água antes do exercício.

“A gente não quer SÓ comida”

conheça os tipos de alimentos sUplementares e seUs resUltados no organismo.

Fonte:Médica nutróloga e ortomolecular Liliane Oppermannwww.doutoraliliane.com.br

Page 15: Edição 63 - Janeiro / 2012
Page 16: Edição 63 - Janeiro / 2012

16

escolas de samBa investem na preparação das crian-ças e plantam a semente para os próximos carnavais. para participar das aUlas cheias de gingado, Basta ter mUito samBa no pé e Boas notas na escola

CARNAVAL

Samba no pezinho

Já foi o tempo do “quem não dança segura a criança”. Hoje, ela não fica mais no colo e cai no samba junto com os pais. Meninos e meni-nas que, desde cedo, herdaram a paixão pelo carnaval desfilam nas alas infantis das escolas de samba de São Paulo e se preparam para dar um show na avenida.

Os sábados da escola de samba Mocidade Alegre, na zona norte da Capital, são exemplos da atuação infantil no carnaval paulista. Desde 2002, há cursos que começam de manhã e vão até o final da tarde. As aulas são de inglês, mes-tre-sala e porta-bandeira e instrumentos musicais que compõem a bateria. Aliado à diversão, está o comprometimento escolar, pois para participar dos cursos é preciso que o aluno apresente um bom desempenho nos estudos, tornando-se, desta forma, mais um incentivo para sua melhora na escola.

Ao todo, cerca de 150 crianças com idades en-tre cinco e 16 anos participam dos cursos que contam com o auxílio dos pais. Em discurso du-rante a formatura da bateria mirim, a presidente

Foto: Douglas Martins

Foto: Douglas Martins

Page 17: Edição 63 - Janeiro / 2012

da Mocidade Alegre, Solange Cruz Bichara Rezende, parabe-nizou a equipe do projeto social e os foliões mirins. “As crianças têm muito futuro pela frente; o mais importante é sonhar, ide-alizar e fazer concretizar”, con-cluiu a presidente.

Os cursos possuem uma grade teórica com informações específicas para contextuali-zar o aprendizado prático. Nas aulas de bateria, por exemplo, os alunos aprendem de onde surgiu determinado instrumen-to, como é feito e qual a sua função para depois começa-rem a tocar efetivamente. No curso de mestre-sala e porta-bandeira, noções de etiqueta mostram a importância de ser elegante e refinado na hora de uma apresentação.

Carlos Henrique, de 12 anos, é um destes alu-nos. Começou aos sete anos por admirar seu atual professor, um dos mestres-salas oficiais da escola, quando se apresentava no Sambódromo. “Eu via os casais dançando e achava muito bonito, então, resolvi participar das aulas”, conta Carlos. “Hoje desfilo na ala das crianças, mas minha vontade é um dia ser um dos mestres-salas da escola”.

Um dos coordenadores de projeto, Roberto Qua-glo, conhecido na quadra como “Zangado”, afirma que é gratificante o trabalho com o público mirim, uma troca mútua entre aluno e professor. “Você aprende muito com a criança porque ela é espon-tânea e verdadeira”, diz. “É muito gostoso saber que é possível fazer com que a criança aprenda algo tão importante para nossa cultura, além de proporcionar uma oportunidade a ela”.

Outras escolas de samba do carnaval paulista também investem na preparação de meninos e me-ninas, plantando uma semente para o futuro, não apenas para o samba ou para o carnaval, mas para a sociedade como um todo. O trabalho neste tipo de projeto segue aliado à educação escolar e bene-ficia a criança com diversão, mas, sobretudo, com disciplina, responsabilidade, musicalidade e cultura, pois a ala das crianças de hoje será a velha-guarda do carnaval de amanhã.

Fonte:Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Alegrewww.mocidadealegre.com.br

Foto: Douglas Martins

Foto: Douglas Martins

Page 18: Edição 63 - Janeiro / 2012

18SUSTENTABILIDADE

A situação do lixo no Brasil é preocupante. Os vazadouros a céu aberto, conhecidos como

“lixões”, ainda são o destino final dos resíduos sóli-dos em 50,8% dos municípios brasileiros, enquanto os que utilizam aterros sanitários são de 27,7%. Os números fazem parte da Pesquisa Nacional de Sa-neamento Básico, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, realizada em 2008. Uma forma de aliviar este problema e dar uma utilidade ao mate-rial é reaproveitá-lo, transformando-o em adubo.

Uma das empresas que aderiu a este objetivo é a Aliança Orgânica. Ela desenvolve o trabalho de reutilização de lixo orgânico, aquele que tem origem vegetal ou animal, como restos de alimentos, cascas de frutas ou sobras de verduras. Todo o material é coletado em bares, restaurantes ou outros estabe-lecimentos comerciais para se tornarem fertilizantes orgânicos e retornarem ao solo, aumentando a pro-dutividade agrícola.

A transformação do lixo em fertilizante orgânico

O diretor-presidente da Aliança Orgânica, Marcio Borali, explica que o procedimento é realizado por etapas. O material chega transportado pelo cami-nhão de coleta seletiva, depois é realizada uma tria-gem para retirar os objetos indesejáveis, em seguida, é submetido ao processo de biodegradação no qual micro-organismos agem sobre a matéria orgânica, dando origem ao adubo que volta ao solo.

Para que projetos como este obtenham resulta-dos positivos, é preciso conscientizar as pessoas de que nem tudo que vai para o lixo é lixo. “50% do lixo domiciliar é compostável, ou seja, metade dele pode-ria ser transformado em fertilizante orgânico. Assim, prolonga a vida útil dos aterros, diminui a pressão por desapropriação de novas áreas, evita problemas de poluição do solo, da atmosfera, dos recursos hídri-cos, de pragas e vetores de doenças”, afirma Borali.

Os benefícios atingem diferentes setores. “Para o setor privado, é a garantia de destinação correta e fortalece a instalação de empresas “limpas”, com foco em responsabilidade socioambiental. Para o setor agrícola, estimula a produção agroecológica e, possivelmente, orgânica, agrega valor aos produtos, valoriza o produtor rural, diminui o uso e a dependên-cia por ‘fertilizantes químicos’. Para o setor público, permite legislar e cumprir com as normas e leis am-bientais, bem como aumentar a receita gerada pela instalação de empresas e de novas formas de em-prego e renda”, conclui Borali.

criativas ideias de sUstentaBilidade fazem com qUe mate-riais orgânicos qUe poderiam ser inUtilizados se trans-formem em adUBo. a iniciativa, além de prodUzir material rico em nUtrientes, redUz a qUantidade de lixo qUe são recolhidos diariamente para os aterros sanitários

Page 19: Edição 63 - Janeiro / 2012

O volume de material que chega à Aliança Orgânica varia de 900 a 1.100 quilos por dia. O projeto conta com 40 estabelecimentos comer-ciais que participam dessa etapa “piloto”, o que gera cerca de 400 quilos de fertilizante orgâni-co. O objetivo é aumentar a capacidade para 5.000 quilos por dia e, assim, receber o material gerado por indústrias da região e produzir de 1.500 a 2.000 quilos de fertilizante orgânico.

O adubo orgânico é uma alternativa econô-mica e responsável ambientalmente, pois pro-porciona qualidade no sustento das hortas, jardins, canteiros e praças públicas, promove a recuperação do solo estéril e evita sua con-taminação e degradação. O produto natural é rico em nutrientes que combatem a perda de minerais e gera vida aos vegetais, tornando-os mais bonitos.

Preparação caseira

Em média, 40% do lixo que produzimos em casa é orgânico. Esse percentual varia, em ge-ral, de acordo com a renda familiar. Para reutilizar este material de forma caseira, basta destinar os resíduos para um espaço delimitado, como um caixote ou um recipiente com tampa, com furos na lateral e uma abertura inferior, como um “balde adaptado”, é neste local que escorrerá o líquido e os micro-organismos encontrarão con-dições para atuar.

Você pode apoiar o balde sobre dois tijolos, de maneira que o líquido que escorre durante o processo possa ser coletado num pratinho. Este líquido tem cheiro forte, mas também tem sua função. Diluído em água, é um poderoso fertilizante para as plantas (a proporção é um para nove copos de água). O tempo para ter o adubo final varia em função da quantidade de lixo usado. É possível chegar ao final do proces-so em dois ou três meses.

Podem ser usadas cascas de frutas, restos alimentares, folhas do jardim, casca de ovos ou borra de café, colocadas diariamente no re-cipiente. Eles se transformarão em adubo de ótima qualidade.

Fontes: Aliança OrgânicaIBGE - www.ibge.gov.br

Page 20: Edição 63 - Janeiro / 2012

4- Para sua boca não parecer ainda maior, evite batons com brilho ou muito fortes. Mas se for pequena, faço o contrário.

5- Para mostrar atitude, levante suavemente o queixo.

20FOTOGRAFIA

Bem na fotoqUem nUnca se viU sem graça em Uma foto qUe tinha tUdo para ficar perfeita?

Você capricha no batom, arruma os cabelos e, na hora H, algo sai errado e a imagem refletida no papel não lhe faz reconhecer aquela que, apesar de ter checado todos os detalhes, não deu certo.

Para acabar de vez com este martírio e as repetidas desculpas quando alguém diz: “Vamos fazer uma foto!”, consultamos Alexis Guzman, o personal image que nos revela alguns truques para se tirar uma boa foto e lhe aju-dar a corrigir sozinha os 25 erros mais comuns.

Uma boa foto passo a passo

1- Cuide de sua postura. Câmeras em geral engordam um pouco, então nada de ficar de frente para ela ou com o ombro paralelo. Experimente virar um pouco o corpo para o lado sem mexer a cabeça, mantendo-a virada para a lente. Arrume a postura e pronto, ficou linda!

2- Braços: nunca os deixe caídos ao lado do corpo, ex-perimente a mão na cintura ou sobre algo. Levante um pouco os cotovelos. Isso o faz o braço parecer mais longo.

3- Relaxe a boca, especialmente o maxilar. Quer uma dica? Na hora do “clic”, experimente colocar a língua no céu da boca e esboce um leve sorriso.

6- Mas se preferir um ar de mistério, abaixe suavemen-te o queixo e olhe para cima.

7- Quer aumentar o nariz na foto? Abaixe a cabeça. Quer diminuir? Incline um pouco a cabeça para o lado.

8- Para esconder as olheiras, nada melhor do que le-vantar suavemente a cabeça. Lembre-se disso!

9- Quer descobrir seu melhor ângulo? Use espelhos, um abajur ou uma lanterna e de frente para outro espelho coloque a luz incidindo sobre seu rosto em todos os la-dos, e descubra como sua imagem pode modificar e de que forma fica melhor.

10- Para eliminar papada nunca retraia o pescoço ou projete a cabeça para trás, o melhor a fazer é: Levar o queixo para longe do pescoço esticando suavemente. Treine em seu espelho.

11- Com a internet e Facebook, muitas pessoas optam pela foto de si mesma, Se você quer ter uma foto assim, procure segurar a câmera no alto isso deixará seus bra-ços longos e o queixo fino.

12- Foto 3 x 4 tenha orgulho de mostrar documentos como CIC. RG, CNH etc:

Arrumar a posturaEstufar levemente o peitoDeixar o rosto bem retoNão levantar o queixoSe sorrir fazê-lo de forma leve e suave

ERRADO CERTO

ERRADO CERTO

1 1

3 3

Page 21: Edição 63 - Janeiro / 2012

20- Outra ideia para fotos tiradas de pé é: posicionar o corpo em um leve ângulo com relação à câmera, mas é muito pouco . Agora vire a cintura e o pescoço para enca-rar o alto da testa do fotógrafo (ou a lente ) , exibindo ¾ do rosto , sem mover os pés.

21- Em fotos de grupo nunca fique em primeiro plano, fique ao lado ou um pouquinho atrás de alguém.

22- Lembre-se pescoço esticado e o rosto ligeiramente inclinado eliminam o queixo duplo.

23- Esqueça o riso forçado, fica péssimo! Experimente rir com os olhos ou com a boca mesmo... A escolha é sua! Para isso, pense em algo alegre e sorria!

24- Apoiar o rosto com uma das mãos levemente deixa o contorno facial mais bonito e, quando sentada, procure ocupar os braços deixando-os esticados para dar a apa-rência de alongado.

25- Se estiver sendo fotografada sozinha, experimente fechar os olhos e inspirar, na hora do "clic" expire, abra os olhos e sorria! Lembre-se: para foto, você deve sorrir par-cialmente sem marcar expressão ou mostrar as gengivas.

13- Quer marcar as maçãs do rosto? Morda suave-mente as bochechas por dentro.

14- Roupas que saem feias em fotos: Camisas e ves-tidos com listras finas, horizontais, quadriculadas, padro-nagens berrantes ou muito brilho.

15- As melhores cores para uma foto: As neutras e as que combinam com sua pele.

16- Fique de olho: Nos cabelos, dentes e lente dos óculos devem estar limpos sempre.

17- O olhar deve estar sempre na direção da ponta do nariz, mas não olhe diretamente para não ficar com a visão distorcida.

18- Ao ser fotografada sentada, nada de conforto, ali-ás, se você estiver confortável ai que sua foto não ficará bonita. Aliás você deve sair linda na foto certo? Então, sente-se na ponta da cadeira com a coluna reta e as per-nas um pouco para frente. Procure deixá-las um pouqui-nho distante uma da outra e com o calcanhar levemente levantado.

19- Para fotos tiradas de pé: Coloque um dos pés sempre à frente do outro e concentre o peso sempre em apenas um deles. Deixe os braços naturalmente caídos ao longo do corpo e os ombros naturalmente relaxados. Incline-se um pouquinho só para trás e pronto esta ótima.

ERRADO

CERTO

ERRADO

Certo

CERTO

Fonte e fotos:Alexis Guzman

Personal image/ FotographerProfissional especializado em imagens pessoais

18

18

24

24

Page 22: Edição 63 - Janeiro / 2012

Ingredientes:500g de macarrão farfalle (gravatinha) 2 cubos de Caldo de Legumes Etti400g de bacalhau em lascas cozido5 colheres (sopa) de azeite de oliva Suco e raspas de 1 limão siciliano1 vidro de Salsaretti Oliva1 colher (sopa) de Mostarda Etti7 ovos de codorna cozidos Salsinha picada a gosto

Fonte: Cozinha Experimental Etti.

22

Modo de Preparo:

Cozinhe o macarrão em 1 litro de água fervente junto com os cubos de Caldo de Legumes ETTI. Escorra e misture os demais ingredientes. Sirva quente ou frio.

Rendimento: 6 a 8 porções.

Salada de bacalhau

RECEITA FÁCIL

Page 23: Edição 63 - Janeiro / 2012
Page 24: Edição 63 - Janeiro / 2012

Fonte: Unilever

Ingredientes:6 colheres (sopa) de amido de milho Maisena2 xícaras (chá) e meia de bebida láctea Becel Pro.Activ3 colheres (sopa) de açúcar½ xícara (chá) de iogurte Becel Pro. Activ sabor pêssego½ xícara (chá) de nozes picadas2 embalagens de biscoito tipo champanhe

Para umedecer:½ xícara (chá) de bebida láctea; ½ xícara (chá) de iogurte

Para decorar:Nozes picadas ; Pêssegos em calda; Folhas de hortelã

Modo de preparo:Dissolva o amido de milho na bebida láctea. Acrescente

o açúcar, o iogurte sabor pêssego e cozinhe em fogo mé-dio, mexendo sempre, por 10 minutos ou até engrossar.

Retire do fogo, misture as nozes e divida o creme em 3 partes. Reserve.

Em um refratário médio, faça camadas alternadas de biscoitos umedecidos e creme de nozes, terminando com o creme. Leve à geladeira por 4 horas ou até ficar firme.

Decore com as nozes, fatias de pêssego em calda e a hortelã. Sirva a seguir.

Rendimento: 8 porçõesTempo de preparo: 25 minutosTempo de geladeira: 4 horas

Pavê de nozes

RECEITA FÁCIL

Page 25: Edição 63 - Janeiro / 2012

Desafio Cultural 2012

Séries participantes: Maternal, Jardim e Pré-Escola, Ensino Fundamental (1º, 2º e 6º anos), Ensino Médio (1ª série)

Preparar-se para os desafios faz parte da vida. Escolher um bom colégio é parte dessa preparação. As escolas do Grupo Educacional Drummond possuem estruturas modernas e profissionais experientes,

que preparam seu filho para os desafios de sua vida social, universitária e profissional. Para comprovar isto, convidamos você e seus filhos a participarem do Desafio Cultural do Colégio Drummond, Escola João XXIII

e Colégio Alvorada. Agende sua visita.

Tatuapé | Rua Prof. Pedreira de Freitas, 401/415 Telefone: 2942-1488.Ponte Rasa | Avenida São Miguel, 4335 Telefone: 2214-6644.

Vila Formosa | Praça Nossa Senhora das Vitórias, 92 Telefone: 2076-4600.Penha | Avenida Penha de França, 35 Telefone: 2227-8400.

Enquanto você conhece a nossa escola,

nós reconhecemos o valor do seu filho.

www.desafiocultural.com.br

Inscrições gratuitaswww.desafiocultural.com.br

Bolsas de

estudo. Agendado

an21x28-agendado.indd 1 21/12/11 17:00

Page 26: Edição 63 - Janeiro / 2012

26CIDADANIA

Um caminhão adaptado para realizar consUltas, exames e até peqUenas cirUrgias no atendimento à pacientes de comUnidades carentes do Brasil. é assim qUe a carreta da saúde, projeto resUltado da dedicação de Um grUpo de médicos, visita os locais onde o acesso à saúde é mais difícil

SAÚDE SOBRE RODAS

De um lado, um atendimento pre-cário no hospital. De outro, um cui-dado integral que vai além dos cui-dados médicos, também no apoio psicológico e familiar. O médico Ro-berto Kikawa viu de perto os dois la-dos da moeda com o sofrimento de seu pai no tratamento de uma do-ença terminal. Após ter sido liberado pelo hospital, o paciente recebeu os cuidados de um casal de médicos missionários que deu todo apoio que a situação necessitava. A dife-rença nos dois tipos de assistência médica fizeram Roberto refletir e prometer que se tornaria um médico de verdade, como os missionários que cuidaram de seu pai.

O tempo passou e a ideia de fazer algo pelo próximo começou a ganhar forma. Após uma visita à Favela Pantanal, na periferia de São Paulo, o médico constatou as pés-simas condições que os moradores daquele local tinham até mesmo para se locomover até um centro

médico. Em 2008, com a ajuda de parceiros, foi formada uma equipe para atender a população mais ca-rente em um consultório ambulante que recebeu o nome de Carreta da Saúde. O projeto trata-se de um ca-minhão adaptado que percorre as comunidades e leva atendimento de qualidade com consultas, exames e até pequenas cirurgias.

Na Carreta são realizados pro-cedimentos na área de Cardiolo-gia, exames como Ecocardiogra-ma e teste de esteira; Oftalmologia, com mapeamento de retina e ci-rurgia de catarata; Urologia, para saúde do homem e da mulher; Gastroenterologia (Endoscopia /Colonoscopia) - única unidade mó-vel no mundo que faz; Mamogra-fia; Ultrassonografia; Audiometria e coleta de exames laboratoriais.

A equipe é composta por médi-cos, enfermeiros, paramédicos, re-cepcionista e apoio. Eles são profis-sionais bem sucedidos que atuam em grandes hospitais de São Paulo, mas ajustam suas agendas para participarem do projeto nas comuni-dades pobres. “A minha ideia inicial era ser um médico ajudando as pes-soas na África, mas logo que come-cei a atender famílias carentes aqui mesmo, em São Paulo, percebi que o Brasil tem várias Áfricas difíceis de serem acessadas pelos centros mé-dicos fixos”, conta Roberto. A Carre-ta já visitou 25 diferentes cidades e realizou cerca de 40 mil atendimen-tos, com aproximadamente 70 mil procedimentos.

O médico conta que a Carreta significa aos pacientes acesso à saúde e carinho durante o tratamen-to. Orientação para educá-lo na de-tecção precoce de doenças, princi-palmente o câncer. Dessa forma, ele

Foto

: Ren

ato

Sto

ckle

r / N

a La

ta

Page 27: Edição 63 - Janeiro / 2012

pode ser atendido mais rá-pido e ter maior chance de reverter o quadro. Isto tam-bém diminui os gastos de toda sociedade, dos custos de uma doença avançada e que, às vezes, não tem mais como alcançar a cura.

“É uma grande alegria e satisfação pelo fato do impacto social que pode-mos causar, com trans-formações na sociedade, tentando fazer parcerias e arranjos produtivos locais, com a intenção de melhorar a saúde e a qualidade de vida de qualquer população, principalmente estas de difí-cil acesso”, conclui Roberto.

SUSO Governo Federal lan-

çou, em novembro, o pro-grama Melhor em Casa

em parceria com estados e municípios. O objetivo é am-pliar a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde que possam re-ceber atendimento em casa e perto da família. Estudos apontam que o bem-estar, carinho e atenção familiar aliados à adequada assis-tência médica são elemen-tos importantes para a recu-peração de doenças.

Outro programa do sis-tema público é o Saúde da Família que conta com equipes multiprofissionais responsáveis pelo acompa-nhamento de um número definido de famílias, locali-zadas em uma área geo-gráfica delimitada e na ma-nutenção da saúde desta comunidade.

Fonte:Dr. Roberto Kikawa, médico idealizador da Carreta da Saúde, vencedor do Prêmio Empreendedor Social da Folha e Fundação Schwabwww.projetocies.com.br

Foto: Renato Stockler / Na Lata

Page 28: Edição 63 - Janeiro / 2012

BELEZA28

último f o de cabelo

até o

Vaidade masculina

Page 29: Edição 63 - Janeiro / 2012

último f o de cabelo

Independente da faixa etária, eles nunca es-tiveram tão vaidosos. Adolescentes, adultos e até os homens mais maduros preocupam-se cada vez mais com os cabelos, além dos ha-bituais cuidados com o corpo e a alimentação.

Engana-se quem imagina que, pelo fato deles usarem, em sua maioria, cabelos cur-tos, os tipos de cortes sejam limitados, prin-cipalmente se comparados à variedade dos femininos.

Beto Silva, hairstylist do Loripp’s Hair Fashion, afirma que, atualmente, vive-se uma tendência dos anos 70. “Com um ar mais mo-derno, os adolescentes optam pelo estilo dos meninos do Restart e Justin Bieber, com os cabelos desfiados, fios desalinhados e sem volume. Os jovens adultos preferem corte mili-tar, igualmente arrojado, com as laterais feitas à máquina e, na parte superior, desfiado e arre-piado com fios mais claros (reflexos)”.

Já o executivo opta pelas madeixas mais re-picadas, ora penteadas para trás, ora mais des-grenhadas e com a franja jogada, dando-lhe um ar mais descontraído. Os homens, nessa faixa etária, passam a se preocupar com os cabelos brancos, disfarçando com colorações que os diminuem em até 80%, e lhes conferindo um tom castanho natural.

Hoje já não há mais idade para ousar. “Ado-lescentes e jovens adultos preferem cortes que os façam parecer mais velhos. O homem mais maduro opta por aqueles que o façam aparentar ter menos idade, cuida mais da pró-pria aparência, dos cabelos, das unhas e da pele, apesar de a preocupação com a estéti-ca ser crescente em todas as faixas etárias”, completa o hairstylist.

Embora não haja um corte considerado “adequado” para cada perfil, há aqueles reco-mendados para cada tipo de rosto e formato da cabeça, ajudando a amenizar um rosto mais redondo, comprido, etc.

De uma forma geral, eles costumam pedir com mais frequência que seus cabelos sejam desfiados, pois, independente do estilo do cor-te, ficam mais arrepiados, com menor volume, servindo, inclusive, para disfarçar ondas.

“O uso de produtos também está em alta. Adolescentes já fazem alisamentos e até es-cova progressiva. Para modelar os fios, eles estão deixando o gel de lado e têm adotado pomada a fim de deixá-los mais maleáveis o dia inteiro e com um aspecto seco. O homem com mais idade tem optado pelo alisamento, mas também está preocupado com a queda de ca-belos, fazendo uso de shampoos antiqueda e tônicos capilares”, finaliza Beto.

exigentes e cada vez mais preocUpados com a aparência de sUas madeixas, os homens se Utilizam dos mais variados recUrsos para torná-l as impecáveis, ressaltando sUa Be-leza natUral

Fonte: Beto SilvaHairstylist Loripp's Hair FashionTel.: (11) 8161-5545

Page 30: Edição 63 - Janeiro / 2012

SOCIAL LESTE30

A Fisk unidade Formosa II completou seu 2º aniversá-rio! Seus dirigentes aproveitaram o encerramento do ano para comemorar com seus alunos e convidados. Para-béns a todos! Av. João XXIII, 2702 – Vl. Formosa – Tel.: (11) 2781-6808 / 2781-6842.

ESCOLA SANTA MARINA EM DESTAQUE

A premiação da sexta edição do evento “As Melhores Empresas Para Estagiar do Estado de São Paulo 2011” aconteceu no teatro do CIEE. Neste ano, a Santa Marina concorreu com cerca de 200 organizações e conquistou o 9º lugar. Avenida Guilherme Giorgi, 430 – Vila Carrão – Tel.: (11) 2296-2400.

GRUPO SÃO CRISTÓVÃO CHEGA AOS 100 ANOS DE CARA NOVA

Em 15 de dezembro, foram inaugurados pelos presiden-tes Valdir Pereira Ventura e Renato do Amaral, a nova fa-chada, a recepção central, o centro ecumênico, o memorial, cinco adicionais leitos e apartamentos e dois novos postos de enfermagem, totalmente repaginados e modernizados. Rua Terenas, 161 – Mooca – Tel.: (11) 2029-7222.

EVENTO DE ANIVERSÁRIO DA FISK

PREMIAÇÃO DA REVISTA ALVO LESTE

A Revista Alvo Leste foi novamente agraciada com o prêmio Gutenberg, que prestigiou os profissionais da área, e nossa profissional indicada, Izilda de Godoi (Produção), esteve no Evento para receber a merecida Homenagem. Parabéns a todos profissionais e à iniciativa dos organiza-dores do prêmio. Rua Evangelina, 221 – Vila Carrão – Tel.: (11) 2225-3435 / 2225-3396.

SALÃO EXCELLENCE: TUDO NOVO!Assumido recentemente por nova direção (antigo salão

Mary Coiffeur), o estabelecimento trouxe profissionais es-pecializados em diversos serviços voltados à beleza e es-tética. As novidades não param por aí! Av. Rio das Pedras, 1606 – Jd Aricanduva – Tel.: (11) 2059-3075.

INAUGURADA 1ª LOJA DOMINO´S NA Z. LESTE

A rede Domino’s Pizza inaugura sua primeira loja na zona leste. A unidade vai atender delivery e balcão aos bairros do Tatuapé e Anália Franco, no distrito de Vila Formosa. A inauguração da casa faz parte do projeto de expansão, em todo País, do Grupo Umbria. Rua Itapura, 1556 – Jardim Analia Franco – Tel.: (11) 2365-2265.

Foto: Silvia Soldi

Page 31: Edição 63 - Janeiro / 2012
Page 32: Edição 63 - Janeiro / 2012