doenças sexualmente transmissíveis

10

Upload: welkley

Post on 10-Jul-2015

815 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Doenças Sexualmente Transmissíveis
Page 2: Doenças Sexualmente Transmissíveis

O “DST” são Vários tipos de agentes infecciosos(como vírus, fungos, bactérias e parasitas) estãoenvolvidos na contaminação por DST, gerandodiferentesmanifestações, como feridas, corrimentos, bolhasou verrugas.

Page 3: Doenças Sexualmente Transmissíveis

• Cancro mole

• Clamídia

• Granuloma inguinal

• Gonorréia

• Sífilis

• Vaginose Bacteriana

• Candidíase

• Piolho-Da-

Púbis

• Tricomoníase

• Hepatite

• Herpes simples

• HIV ou AIDS

• HPV

• Molusco

contagioso

Page 4: Doenças Sexualmente Transmissíveis

A mais temível das DST’s é a síndrome daimunodeficiência adquirida ou aids, doença até omomento incurável, embora já existam formas detratamento que podem melhorar a condição devida dos doentes. A AIDS é causada pelo vírus daimunodeficiência humana, que ataca células dosistema imunitário.

Page 5: Doenças Sexualmente Transmissíveis

É uma DST causada pela bactéria Hemophilusducreyi, transmitida exclusivamente por via sexual.Caracteriza-se por lesões, geralmente dolorosas, nosórgãos genitais, sendo mais freqüente no homem. Operíodo de incubação da bactéria, durante o qual ossintomas ainda não se manifestam, geralmente é de trêsa cinco dias, mas pode durar até duas semanas. Otratamento é feito com antibióticos e durante esseperíodo a pessoa deve abster-se de relações sexuais, atéa doença estar completamente curada.

Page 6: Doenças Sexualmente Transmissíveis

O condiloma acuminado è uma DST causa pelo papilomavírus humano ou HPV, transmitido por via sexual ouadquirido da mãe durante a gestação. Caracteriza-se peloaparecimento, nos órgãos genitais, de lesões em forma deverrugas altas. Um grande problema da aquisição do HPV éque ele pode causar também câncer nos órgãos genitais eno ânus. O tratamento consiste em remover as lesõescondilomatosas, mais ainda não se sabe como eliminar ovírus do organismo.

Page 7: Doenças Sexualmente Transmissíveis

É uma DST causada pela bactéria Neisseriagonorrhoeae, transmitida sexualmente ou adquirida pelorecém-nascido na hora do parto. O diagnóstico é fácil noshomens, que manifestam sintomas como ardor ao urinar eprodução de uma secreção uretral de cor amarelada. Nasmulheres, porém, os sintomas são pouco evidentes, o querepresenta um grande risco de a infecção evoluir para o quese denomina de DIP, com o comprometimento das tubasuterinas. A gonorréia pode ser curada com antibióticos. Éimportante que o homem, ao perceber que estácontaminado, abstenha-se imediatamente de relações sexuaise informe suas parceiras ou parceiros.

Page 8: Doenças Sexualmente Transmissíveis

É uma DST causada pelo hepes-vírus tipo 2 ou HSV-2. Ossintomas são lesões nos órgãos genitais, no início aparecebolhas cheias de líquido que, depois, transformam-se empequenas feridas. O tratamento consiste em limpar aslesões com solução fisiológica ou água boricada e aplicarpomadas antibióticas. A dor pode ser aliviada comanalgésicos e antiinflamatórios. Embora algunsmedicamento possam reduzir a duração e a freqüênciadas infecções recorrentes, ainda não há cura definitivapara o herpes genital. O herpes pode ser grave nosrecém-nascidos e nesses casos exige cuidados médicosespecializados.

Page 9: Doenças Sexualmente Transmissíveis

Sífilis

• A sífilis é uma DST causa pela bactériaTreponema pallidum, transmitida exclusivamentepor via sexual ou durante a gestação. A doençaapresenta três estágios distintos, separados porperíodos “latentes”.

Page 10: Doenças Sexualmente Transmissíveis

Tricomoníase

A tricomoníase é uma DST causada pelo protozoárioTrichomonas vaginalis. Na mulher, os sintomas sãocorrimento vaginal e ardor ao urinar. Nohomem, pode haver ardor e corrimentouretral, mas, em muitos casos, a doença permaneceassintomática. O tratamento consiste naadministração de drogas que matam o protozoários.Como sempre, todos os parceiros sexuais tambémdevem se tratar, para evitar recontaminação.