distrito 4610 | são paulo - brasil - edição 11| maio 2015...

16
Carta Mensal Distrito 4610 | São Paulo - Brasil - Edição 11| Maio 2015 Prêmio Rotário de Liderança Juvenil SAIBA MAIS INTERCÂMBIO Inbounds 2014-15 visitam Amazônia. PROJETOS XII Feira da Saúde e Cidadania do Butantã DESTAQUE Gary Huang recebe homenagem em São Paulo Página 08 Página 12 Página 07 Página 11 EXTRA A CONVENÇÃO ESTÁ SENDO UM SUCESSO.

Upload: phamkhue

Post on 05-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Carta MensalDistrito 4610 | São Paulo - Brasil - Edição 11| Maio 2015

Prêmio Rotário de Liderança Juvenil saiba mais

IntercâmbIoInbounds 2014-15 visitam Amazônia.

projetosXII Feira da Saúde e Cidadania do Butantã

destaqueGary Huang recebe homenagem em São Paulo

Página 08 Página 12Página 07

Página 11

extraextraA Convenção está sendo um suCesso.

Carta Mensal • 11| MAIO/20152

020307081011121415

eXpedIente

comissão distrital de Imagem públicaAparecido Rodrigues de Souza - RC de Jandira

Eunice Farias Rossoni - RCSP Bom Retiro

Stylianis Moyssiadis - RCSP Bom Retiro

Zilda Bum Calencautcy - RCSP Bom Retiro

Sérgio de Castro - RCSP Sumaré

Projeto Gráfico: Spar Comunicação (www.spar.com.br)

Diagramação: Everton Gondim e Luciana Dinis

Revisão: Luciana Dinis

edItorIaL: O Distrito 4610 conta com meios de comunicação que atualizam os clubes sobre o que acontece no mundo rotário. Através de seu site, Boletim Informativo Semanal (BIS) e Carta Mensal, publica avisos e matérias e divulga campanhas e atividades dos clubes. São relatos de acontecimentos realizados pelos clubes em benefício à comunidade ou do programa de intercâmbio de jovens.

Para participar envie um email com texto em Word (anexado), com nome completo do seu clube, data e local em que foram realizadas as ações noticiadas, para [email protected]. É preciso enviar o nome completo da entidade beneficiada (se for o caso), com um breve relato sobre o projeto ou ação, expli-cando sua importância junto à comunidade. Além disso, incluir os nomes dos parceiros (se for o caso), e foto digital (em alta resolução, anexada ao email como arquivo). As fotos tiradas de celulares precisam ter no mínimo 3MPx. Para foto de grupo de até seis pessoas, mencione nome e sobrenome de cada um, da esquerda para a direita. A notícia não poderá ultrapassar 20 linhas de texto. Informe nome e te-lefone de contato do remetente no caso de dúvida.

Sobre o uso e a publicação de textos e imagens: O clube colaborador deve aceitar e se responsabilizar pela autoria e originalidade do material enviado, bem como pela autorização de terceiros citados ou constantes nas fotos. Para melhor leitura, a equipe de comunicação dá-se o direito de condensar ou adaptar textos e imagens a serem publicadas bem como de não publicar todas as notícias recebidas, por motivo de espaço ou interesse da notícia. Estamos esperando para ver seu clube dandoo que falar!

rotary Internationaldistrito 4610

Av. Higienópolis, 996 - 5º andar - sala [email protected] +55 (11) 3667-7479

Governador 2014-15 do Distrito 4610Ivo Nascimento | Rotary Club de São Paulo.

Presidente 2014-15 Rotary International Gary C. K. Huang | Rotary Club de Taipei, Taiwan, Distrito 3480.

Diretor 2013-16 Rotary InternationalCélia Giay | Rotary Club Arrecifes, Argentina, Distrito 4825.

edItorIaL

mensagens

IntercâmbIo

assembLeIa dIstrItaL

rYLa

projetos

socIaL

reLatórIo de FrequencIa

destaqueGAry HuAnG reCeBe HomenAGem em São PAulo

eXPedIção PArA AmAzônIA

o PrImeIro PASSo de memorável GeStão

PrêmIo rotárIo de lIderAnçA JuvenIl

XII FeIrA dA SAúde e CIdAdAnIA do ButAntã

ProJeto ItAPevI mInHA CASA ACeSSível

Os textos e artigos são de responsabilidade de seus autores.Os demais são de responsabilidade da redação do D. 4610.

PreSIdente, dIretorA do rI, GovernAdor e PrImeIrA dAmA

MAIO /2015 | Carta Mensal • 11 33

MensAgeM dO presIdente rI

Uma das coisas de que mais gosto nas Conven-ções do Rotary é a Casa da

Amizade. Na 106ª Convenção do Rotary International, de 6 a 9 de junho, a Casa da Amizade refletirá o entusiasmo e o caldeirão cultural de São Paulo, a cidade anfitriã. Um ditado chinês diz que é maravilhoso ter amigos de lugares distantesreunidos no mesmo local, e isto se aplica a este grande evento.

Entre as plenárias e workshops você poderá degustar boa co-mida, fazer compras e se diver-tir com o entretenimento de qualidade. Ao caminhar pelo centro de convenções, é certo que você terá inspirações paraprojetos e encontrará possíveis parceiros nos estandes de pro-jetos e dos Grupos Rotarianos em Ação. Quer mais? Que tal os inúmeros momentos em que você passará ao lado de velhos amigos e fará novas amizades?

A Casa da Amizade é o endereço certo para levar seus convidados. Digo isto por experiência própria, já que minha família conheceu a verdadeira internacionalidade da nossa organização me acom-panhando nas Convenções. Como não poderia deixar de ser, minha esposa Corinna e nossos três filhos acabaram virando rotarianos.

Você e seus convidados devem planejar comparecer ao 7° Encontro Mundial da Água, em 4 de junho, que tem o patrocínio do Grupo Rotarianos em Ação pela Água e Saneamento. O Simpósio Rotary sobre Paz, nos dias 4 e 5, também é outro evento imperdível.

O destaque do Simpósio deste ano é o ex-presidente da Costa Rica, o Dr. Oscar Arias Sánchez. Ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz por ter costurado o acordo que colocou um ponto final nas guerras civis da América Central.

Os outros acontecimentos dos dias 4 e 5 de junho são o En-contro Rotaract Pré-Convenção, Instituto Internacional e Encontro Pré-Convenção dos Dirigentes do Intercâmbio de Jovens.

Se você tiver alguns dias extras antes ou depois da Convenção, aproveite para conhecer um lugar novo nas redondezas.

A nossa Convenção é uma injeção de ânimo. Sempre volto para casa motivado a trabalhar mais por nossa Organização. Inscreva-se hoje mesmo em www.riconvention.org/pt e até São Paulo!

A nossa Convenção é uma injeção de ânimo. Sempre volto para casa motivado a trabalhar mais por nossa Organização...

os grandes encontrosUm ano repleto de eventos importantes para a família rotária.

gary c. K. HuangPresidente 2014-15

Carta Mensal • 11| MAIO/20154

MensAgeM dA dIretOrA dO rI

Nos últimos tempos, rotarianos têm trabalhado para garantir que nossos

clubes sejam cada vez mais fortes, saudáveis e eficazes. Temos utilizado diferentes estratégias para que as reuniões sejam interessantes, os horários adequados e a programação bem planejada, a fim de que os projetos de serviço se desenvolvam e tudo conflua de forma a atingir esse objetivo.

Devido à importância que lhes atribuo, hoje quero fazer uma reflexão sobre os clubes de Rotary. Já disse muitas vezes que Rotary é uma palavra de seis letras que, sozinha, não tem significado. No entanto, ela nasce e ganha vida quando surgem as pessoas e elas começam a florescer em relações que são parte vital e insubstituível da Organização.

Quando o escritor e jornalista Andrés Oppenheimer se dedicou a estudar o fenômeno do Vale do Silício, na Califórnia, EUA, tive que aceitar que a resposta para a pergunta dele sobre o porquê do sucesso do lugar não estava nos incentivos fiscais, nem nas facilidades, não estava em pactos, nem em interesses regionais, não estava na qualidade das universi-dades e nem mesmo na infinidade de possibilidades que poderiam ter resultado naquele fenômeno.

Tive que aceitar a mais simples

das respostas: no que se refere ao sucesso do Vale do Silício, “a diferença está nas pessoas.”

No Rotary também as pessoas fazem a diferença. São os rotarianos que dão o caráter, a ética, a disciplina, o compromisso e a conduta que compõem o clube, que fazem germinar o espírito solidário do grupo e permitem o trânsito do companheirismo à amizade por meio da comunhão e do ideal compartilhado. Somente quando o amálgama entre caráter, espírito solidário e amizade se manifesta, as primeiras luzes de um Rotary Club começam a brilhar.

Por isso, para alcançar nossos propósitos, devemos confiar nas pessoas. Gente é a palavra mais próxima do Rotary, porque sugere mãos que ajudam, corações solidários e cabeças que pensam no outro. Gente é o que dá vida a um clube, e se o queremos for-te, saudável e eficaz, devemos nutri-lo com o material humano necessário: pessoas comprometi-das e dispostas a servir ao próximo.

Para mim, um clube de Rotary se assemelha a um grande palco onde a principal tarefa, o maior desafio de todos, é encontrar talento nas pessoas e encher esse palco de atores, e não de figurantes.

célia giayDiretora do Rotary

International

Para alcançar nossos propósitos, devemos confiar nas pessoas. Gente é a palavra mais próxima do Rotary...

o grande paLco“As sociedades devem se julgar pela capacidade de

fazerem com que as pessoas sejam felizes.” Alexandre de Tocqueville

MAIO /2015 | Carta Mensal • 11 55

MensAgeM dO gOvernAdOr

Ivo nascimentoGovernador

Rotary preocupa-se sempre com a Família, que é o primeiro lugar onde

aprendemos a comunicar. Dia 1º de junho comemora-se o Dia Mundial das Comunicações.

A Carta Mensal que elaboramos, todos os meses, tem a grande preocupação de congregar a família Rotária. Este vínculo está na base da palavra, que por sua vez revigora o vínculo.

Nós não inventamos as palavras, usamos porque as recebemos. O Rotary também assimilou a língua materna, ou seja, a mesma dos nossos antepassados.

Percebemos que outros nos precederam, nos colocaram em condições de poder existir, de gerar vida e contribuir para o bom e o belo. Damos porque recebemos e este circuito virtuoso está na capa-cidade da família Rotária em se comunicar. Tornando-se assim legítimo paradigma de toda a comunicação, pessoal, gestual, oral, escrita, através de ilustrações e domínio das mídias, sobretudo a eletrônica e a internet. Não é tarefa fácil, agora a nossareflexão nos leva a meditar nestemundo atual, onde se amaldiçoa,insulta-se, semeia-se discórdia. O nosso ambiente humano pode sim ser uma escola de

comunicação abençoada.

Os meios mais modernos, a tecnologia de ponta são irrenunciáveis, sobretudo para os mais jovens, no entanto, tanto podem dificultar como ajudar a comunicação em Família e no Rotary.

Pode dificultar tornando-se uma forma de se subtrair a escuta, de se isolar, de saturar todo o momento de silêncio. De espera, o silêncio é parte integrante da comunicação e sem ele, não existirão palavras ricas em conteúdo.

Os trabalhos em prol da imagem pública do Rotary estão presentes na ação e no coração do verdadeiro Rotariano, certo de que a sua estrutura (do Rotary) é um meio absolutamente vital para que possamos concretizar nossos ideais de paz e compreensão Mundial.

Faça o Rotary Brilhar.

a arte da comunIcação

Os trabalhos em prol da imagem

pública do Rotary estão

presentes na ação e no

coração do verdadeiro Rotariano.

Carta Mensal • 11| MAIO/20156

MensAgeM dA prIMeIrA dAMA

Tivemos na Conferência da Felicidade uma visão espetacular do que é o

entusiasmo e o envolvimento dos rotarianos e seus familiares nos trabalhos dos Clubes do Distrito 4610.

Em nossa visão, é muito grande em termos de presença, de conscientização da grandeza do conjunto de projetos e tra-balhos efetuados no ano sob nossa gestão. O esforço de cada um de nós na execução dos planos tem total impor-tância para o engrandecimen-to do Rotary, e por isso, nos empenhamos em valorizar o Lema, “Faça o Rotary Brilhar”.

Agora, vamos pensar na Convenção Internacional que se aproxima. Teremos a opor-tunidade de conhecer, assim como foi na Conferência, um evento de Rotary Mundial, com sua infraestrutura, dinâmica e disciplina internacional, com os mais diferentes povos, costumes e culturas.

Companheiro com o mesmo ideal de servir vindos dos maisdistantes lugares do mundo para trocar experiências, con-fraternizar e elaborar projetos conjuntos.

Nas Plenárias teremos a apresentação de trabalhosexcepcionais de grandes líderes

mundiais, com vivência da diversidade de pessoas que se congregam em Rotary, o que pudemos ver no vídeo que fizemos para motivá-los a participar da Convenção. Na House of Friends poderemos conviver com todos esses povos, com stands possibilitando a aquisição de lembranças e comidas típicas, diferentes das nossas que também estarão presentes.

Haverá um Desfile de Escolas de Samba no Sambódromo, o tradicional Jantar Latino- americano, o Concerto do Maestro João Carlos Martins na Sala São Paulo e no encerramen-to, o show dos Demônios da Garoa e o brilhantismo e en-tusiasmo da Ivete Sangalo, mostrando a todos a alegria da música brasileira. Vamos prestigiar e conhecer esse evento sem igual em nossa vida rotária. Será uma oportunida-de única, não teremos tão logo outra Convenção Internacional em nossa casa. Valerá um esforço especial e a recompen-sa virá, como prêmio para a dedicação que todos vocês têm com essa experiência de vida que é pertencer à Família Rotária.

Abraço fraterno,Zilpha C. Nascimento

cumprIndo as metas com prazer

O esforço de cada um de nós na execução dos planos tem total importância para o engrandecimento do Rotary.

zilpha carvalho nascimento

Primeira Dama

Prezadas (os) Companheiras (os),

Mensagem aos Rotarianos, Cônjuges dos Presidentes 2014-15, Membros das Casas de Amizade, Associação de Senhoras ou Famílias de Rotarianos

do Distrito 4610.

MAIO /2015 | Carta Mensal • 11 77

garY Huang recebe Homenagem em são pauLoPRESIDENTE DO ROTARY INTERNATIONAL É HOMENAGEADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO COM O TÍTULO DE CIDADÃO PAULISTANO.

O mais alto dirigente de Rotary International, de Taipei, Taiwan, Gary Huang, em sessão solene da Câmara paulistana, recebeu esta grande

honraria como líder mundial da maior organização de serviços voluntários do mundo.

Acompanhado de sua esposa, Da. Corina Huang, fo-ram saudados pelo presidente da sessão Vereador Gil-son Barreto, autor da justa propositura que enalteceu as suas qualidades de empresário e ilustre rotariano.

Falaram também o Governador do Distrito 4430, Ar-chimedes Baccaro, com muito entusiasmo e eficiên-cia. O chairman da Convenção de R.I. em São Paulo, José Alfredo Pretoni, fez um amplo pronunciamento sobre a história do desenvolvimento e das conquistas que partiram de São Paulo para o interior do país, ex-pandindo nossas fronteiras.

A apresentação do coral de alunos do Colégio Rio Branco também foi muito aplaudida. Presença de pre-sidentes de clubes, Govenadores e muitos rotarianos, senhoras, convidados e jovens.

A mesa que presidiu os trabalhos da sessão contou com o prestígio do Presidente de R.I., 1996-97, Luis Vicente Giay, Governador Hiroshi Shimuta, Nahid Chi-cani, Presidente da Fundação de Rotarianos, Antonio José da Costa, Governador do Distrito 4430, também formaram na mesa da presidência. Ivo Nascimento Governador do Distrito 4610 esteve representado por

sua esposa Zilpha e grande caravana.

A Diretora e Vice-Presidente de R.I. Célia Giay, em seu pronunciamento, enalteceu as qualidades do Presi-dente Gary e da honrosa honraria, homenageando também a Senhora Corina Huang, afirmando que o rotarismo brasileiro e o Rotary International realizarão uma Convenção de grande significado com a presen-ça de lideranças de todo o mundo.

Archimedes Baccaro, que teve uma dedicação valoro-sa, neste dia 27 de maio, desde a chegado do Presi-dente a São Paulo, pela manhã, coordenando todas as ações; foi merecidamente homenageado nas sessão de fotos e no coquetel de confraternização no Restau-rante Escola da Câmara Municipal, ao lado de Samira Baccaro e Zilpha Nascimento.

O mestre de cerimônias, Rodolpho Barbosa, associa-do ao Rotary Club de São Paulo-Alto da Moóca, fez os comunicados finais e pediu ao Presidente e Vereador Gilson Barreto, proceder as homenagens e encerrou a reunião.

Da esquerda para a direita, Corinna Huang. Ao centro o Presidente Gary Huang exibindo o título de Cidadão Paulistano e o autor da propositura, Vereador Gilson Barreto.

Sérgio de Castro coordenador da imagem pública, zonas 22A e 23ª Zilpha Nascimento, primeira dama do Distrito 4610, Samira Baccaro, primeira Dama do Distrito 4430, Governador Archimedes Baccaro, e Jadir Ferreira, Rotary Club de Paulo-Arthur Alvim

destAque

Carta Mensal • 11| MAIO/20158

eXpedIção para a amazÔnIa

Os jovens Inbounds 2014-15 foram recepcionados no dia 09/05 nas CIDADES ANFITRIÃS: MANAUS e a seguir PRESIDENTE FIGUEIREDO. O tour cultural passou pelo bairro da Ponta Negra, Teatro Amazonas (Opera House), Porto de Manaus, Mercado Municipal, Palácio Rio Negro. A seguir o embarque direto para Presidente Figueiredo em ônibus, viajando o tempo todo no meio da floresta amazônica pela BR 174 que liga o Brasil ao Caribe.

Na chegada a Presidente Figueiredo, nos colocaram na Pousada do Santuário. O tempo foi para se trocar, e em seguida, sair para mais uma de nossas aventuras: Caminhada na Floresta em trilhas até a Caverna Refúgio do Maroaga (local onde os índios se escondiam e local de pesquisas, por ser uma das poucas cavernas arenosas no Brasil que possuem o Camarão Albino, além de dois outros pequenos peixes também albinos). No retorno a noite, a caminhada ficou ainda mais emocionante devido os barulhos dos animais e insetos noturnos da Amazônia! Usamos uma lanterna e assim tudo ficou mais emocionante! Após o delicioso jantar assistimos a apresentação de show folclórico na pousada, feito por um grupo da região. Emo-cionante! Na segunda-feira, dia 11/05 visitamos a Cachoeira do Santuário, onde tomamos um bom banho de cachoeira!

A seguir saímos de Presidente Figueiredo para Ma-naus para começarmos a EXPEDIÇÃO DE BARCO. Saímos direto para o Porto Flutuante no Rio Negro onde entramos a bordo de nosso Barco Regional da Amazônia, com destino a uma grande aventura: expedição de barco de seis dias na selva amazônica pelos rios Amazonas e Negro - com pernoite no barco dormindo em redes autênticas bem ao estilo indígena, descobrindo a alma da floresta! Fantástico! Navegamos para o lado sul do Rio Negro, passan-do por Manaus para ver o antigo cais, o mercado de peixes, a simplicidade das casas dos nativos que moram perto do rio, até finalmente chegar ao

encontro das águas dos Rios Negro e Solimões que formam o Rio Amazonas - uma maravilha da nature-za! Neste local lançamos âncora, neste pedaço do Rio Amazonas - o Rio Mar! Vivemos o passado neste palco de lendas do imaginário caboclo, onde habita a Cobra Grande, o Boto Cor de Rosa, Yara - a Deusa das Águas, e onde batalhas sangrentas dos brancos invasores deixaram marcas na alma cabocla do humilde povo amazônico e dos guerreiros índios Manaus.

Fizemos uma visita a Reserva Ecológica da Janauary. Continuamos rumo sul do Rio Negro e fizemos uma fantástica visita a uma tribo de índios nativos da Ama-zônia com tempo para vivenciar um pouco do dia a dia do verdadeiro povo da floresta! Navegando mais ao norte do Rio Negro, atingimos um desses lugares da Amazônia onde nos sentimos encantados: Arqui-pélago das Anavilhanas! O maior do planeta! Único e absolutamente encantador! Navegamos nos igarapés a bordo de canoas motorizadas para a aventura da focagem noturna de jacarés. Cada barco conseguiu pegar um jacaré filhote.

No dia 13/05 acordamos bem cedo para visitar a Casa da Farinha, onde acompanhamos todo o processo de fabricação da farinha e tapioca. Fizemos também uma pescaria esportiva de peixes da Amazônia, incluin-do as famosas piranhas amazônicas. Conseguimos pescar várias piranhas. Navegamos nos lagos forma-dos na região da Acajatuba onde visitamos uma típi-ca casa de caboclo do Amazonas. Visitamos uma lin-da comunidade de caboclos (nativos da Amazônia) com tempo para vivenciar um pouco do dia a dia dos povos da Amazônia!

InterCÂMBIO

MAIO /2015 | Carta Mensal • 11 99

O estado do Amazonas tem 98% da floresta pre-servada. Descobrimos uma das razões mais im-portantes para esta preservação na visita a uma autêntica comunidade de povos nativos da selva, onde fizemos parte de momentos inesquecíveis. Conhecemos de uma forma muito espontânea o dia de vida destas pessoas maravilhosas que vivem na floresta. Organizamos uma ação social junto à comunidade da Acajatuba.

No dia 14/05 fizemos o passeio à FLORESTA. Navega-mos até o local onde pudemos ver e nadar com os Botos Cor de Rosa (Pink Dolphins) da Amazônia. Único e emocionante! Ao cair da noite, navegando ao norte do Rio Negro, atingimos nosso destino para ancorar o barco em uma paradisíaca região de lagos e igara-pés (pequenos rios) habitados por lindos e exóticos pássaros e charmosos botos cor de rosa (Pink Dolphins) da Amazônia e apreciar o maravilhoso por do sol... Entramos a bordo de nossas canoas motorizadas pilotadas por comandantes especializados e deixamos o vento bater em nossos rostos enquanto paisa-gens maravilhosas iam passando e deixando aquele sentimento de completa alegria e deslumbramento. Após o jantar tivemos um bate-papo sobre as lendas do boto cor de rosa e as tribos de índio da Amazônia. No dia 15/05 assistimos o espetacular nascer do sol. Após o café da manhã navegamos descendo o Rio Negro com uma gostosa parada em uma praia para relaxar e curtir um paradisíaco local no meio da Floresta Amazônica.

No dia seguinte fizemos um TREKKING DE SOBRE-VIVÊNCIA! Preparamos nossa mochila com água, protetor solar, chapéu e repelente e fomos caminhar na floresta. A expedição desse dia ficou sob o comando de guias de selva especializados: aprendemos a fazer fogo, extrair alimentos da floresta e até fazer a famosa arma de caça indígena zarabata-na (blowgun)!

No dia 16/05 colocamos nossas canoas na água e navegamos pelos igapós acompanhados de profis-sionais especializados da floresta, e exploramos a verdadeira e legendária Amazônia! A maior floresta tropical do mundo! Remamos em canoas indígenas autênticas nos igarapés, igapós e lagos de rara be-leza! À tarde, exploramos a nossa mini biblioteca do barco. Tempo para relaxar nas redes e ler um bom livro. Em vários momentos de relaxamento aprende-mos a confeccionar o singular artesanato indígena da Amazônia com nossos guias do barco. Colares, pul-seiras, chaveiros com contas (de açaí) pintadas. Nes-sa noite o pernoite foi na floresta! Participamos do

PROJETO CARBONO ZERO: Cada estudante plantou uma árvore (um pé de açaí) e deu nome à sua árvore. Continuamos navegando e descendo o Rio Negro até Manaus. Chegamos ao Porto Flutuante em Manaus no domingo à noite finalizando nossa expedição com o encaminhamento dos estudantes para embarque no Aeroporto Internacional de Manaus. A equipe de guias acompanhou os estudantes em seus embar-ques finalizando assim esta extraordinária expedição à Amazônia! Carlos Drummond de Andrade consa-grou em uma frase o que sentimos ao passar noites e dias no Rio Negro, navegando, no meio da floresta, vendo a solidão das casas dos ribeirinhos, uma, bem afastada da outra: “O vazio da noite, o vazio de tudo... será o dia seguinte.” E o dia seguinte é o dia do adeus, da despedia, do até breve!

Por Ligeia Stivanin - GD 2011-12 Chairperson 4610 | Rotary International

InterCÂMBIO

Carta Mensal • 11| MAIO/201510

AsseMBleIA dIstrItAl

ASSEMBLEIA DISTRITAL -1º PASSO DE uma memorÁVeL gestão

A Governadora 2015-16, Sylvia Passarelli, deu o primeiro passo de sua gestão com a realização da memorável Assembleia Distrital, aberta

oficialmente pelo Gov. Ivo Nascimento, no Edifício Rotary, dia 16 de maio, em São Paulo.

Renato Figueiredo, Instrutor Distrital, apresentou o planejamento que será aplicado com grande dedi-cação por todos os associados do Distrito. Amilton Medeiros Silva, Gov. em 2008-09 fez uma pormeno-rizada exposição sobre a Convenção de São Paulo. O Diretor José Antonio Figueiredo Antiório, muito didático, como sempre, falou sobre Liderança Rotária, evidenciando-se, ainda uma vez o seu aprofundado saber rotário. Sylvia Passarelli foi muito aplaudida, após transmitir o conteúdo do programa do Presi-dente Ravi Ravindran e pelo calor humano sempre demonstrado no ano rotário 2015-16.

O plenário muito participativo transferiu-se, após o café e intervalo, para as salas de discussões abordan-do os mais relevantes temas rotários da história, da atualidade e do futuro do Rotary. O momento moti-vacional foi exercido, com talento, com a participação e palestra do Dr. Andersom Bontorim, seguido de perguntas e um ótimo e proveitoso debate. O talen-toso Comp. Marcio Szalma da Silva conduziu com a costumeira maestria os serviços do Protocolo. O Coordenador da Assembleia, Comp. Rodolfo José Serine apresentou a estatística da Assembleia composta de:Numero total de participantes: 285Presidentes: 43Governadores: 13Governadores Assistentes: 07Clubes representados: 51 Clubes em Formação: 2 - Rotary Club de Barueri Centro Comercial de Alphaville e Rotary Club de Cajati.Maior caravana: Rotary Club de Osasco com 18 associados.

Caravana mais distante: Rotary Club de Ilha Comprida.

Na ocasião a Gov. eleita Sylvia Passarelli entregou diplomas de reconhecimento pela participação aos Rotary Club de Osasco, Rotary Club de Ilha Compri-da e aos clubes em formação Rotary Club de Barueri Centro Comercial de Alphaville e Rotary Club de Cajati. Sem dúvida, o Distrito 4610, acompanha o desenvolvimento do Rotary para um novo tempo de serviços e realizações, pois um Rotary Club se inicia com companheirismo e amizade. Após o conheci-mento, desenvolve-se a disposição para os trabalhos em conjunto na prestação de serviços humanitários. O companheirismo inicial se transforma em amizade e afeto nas famílias do grupo. Novos associados são chamados para integrar as fileiras do bem.

Eis ai um clube rotário! Pleno de realizações no intuito de amenizar as grandes diferenças sociais. Mas, como somos eternos aprendizes, continuamos os estudos visando nossa evolução. O RI cresce quando o rotariano cresce e seu clube cresce com ele. Daí a importância dos encontros rotários, seja no PTES, seja na Assembleia, seja na Conferência ou nos diversos encontros promovidos pela Governadoria. Em todas essas ocasiões, aprendemos algo. Se o rotariano não comparece é sinal que sabe tudo, mas será que sabe mesmo? Não existe inercia nos clubes com represen-tação. Existe isso sim, o desejo de colaborar, de cres-cer e de programar mais e mais os ideais de nossa Organização. Auxiliar nossas comunidades em suas necessidades é nosso dever, tanto quanto participar ativamente do mais importante progra-ma humanitário do mundo: Pólio Plus. Sejamos penas rotarianos, mais nada!

Rodolfo José SerineCoordenador da 86ª Assembleia Distrital

MAIO /2015 | Carta Mensal • 11 1111

rYLa – cepro 2015 prOJetO rYlA

O Rotary Club de São Paulo, com a participação dos jovens do Centro Profissionalizante Rio Branco e sob a coordenação do Comp. Márcio

Arroyo, realizou o Projeto RYLA - Prêmio Rotário de Liderança Juvenil nas dependências do Instituto Mairiporã Thomaz Cruz, gentilmente cedido pelo Comp. Thomaz Melo Cruz. Foram apresentados pelos palestrantes, temas muito atraentes que despertaram a curiosidade dos participantes e a interatividade. A participação dos jovens demonstrou a importância das apresentações, alcançando assim, a finalidade principal do Ryla/Cepro, desenvolver nos jovens a ca-pacidade de liderança e cidadania, bem como promo-ver o crescimento pessoal.

Palestrantes:Ivan Mario Braun: Maconha a favor ou contra?Regina Célia F. A. Giora: O poder da palavra e da imagemLívio Giosa: EmpreendedorismoWalter Kaltenbach: Liderança – O segredo das mentes triunfadorasPedro Paulo P. Trindade e Julieta Galdi de Oliveira: Civismo e CidadaniaMalcolm Forest : Crise de Água: Causas e Perspectivas Os jovens visitaram o Museu de Ciências e Artes do Instituto Mairiporã e o Museu de Arqueologia Indus-trial Thomaz Cruz – MAITC, onde houve muita empol-gação. Por um lado admirar as réplicas das diversas obras renomadas da arte mundial e por outro, conhe-cer e vivenciar as locomotivas e vagões do século XIX, entre outras atrações.

Carta Mensal • 11| MAIO/201512

prOJetOs

XII FeIra da saúde e cIdadanIa do butantãPROJETO ATENDEU MAIS DE 13.800 PESSOAS DA COMUNIDADE.

O Rotary Club de São Paulo Butantã realizou no último dia 9 de maio a décima

segunda edição da Feira da Saúde e Cidadania.

O evento aconteceu nas dependências do CEU – Centro Educacional Unificado Uirapuru, localizado no bairro João XXIII, região do Butantã. O Rotary Butantã contou com a parceria da Associação Comercial – Distrital Sudoeste, SubPrefeitura do Butantã e do CEU Uirapuru.

Treze mil, oitocentas e vinte e cinco pessoas, entre adultos e crianças, passaram pelos serviços oferecidos gratuitamente pelos parceiros que trabalharam durante todo o dia, das 9 às 16 horas.

Foram mais de 400 voluntários entre médicos, enfermeiros, advogados, funcionários públicos, dentistas, cabeleireiros, entre outros profissionais, além dos rotarianos do Butantã e Caxingui. Além dos atendimentos, a dupla sertaneja Iran e Alan ofereceu um show no final da tarde nas dependências do teatro do CEU.

Foram oferecidos exames de Vista, cadastro para cirurgia de catarata, aferição de pressão arterial, glicemia (diabetes), hepatite C, acupuntura, avalia-ção bucal e escovação (dentistas) com distribuição de kits para as crianças, teste DST/AIDS, orientação de trânsito, orientação jurídica, orientação sobre reciclagem, pintura de rosto para as crianças, Orientação sobre aleitamento materno, estética facial, avaliação do Câncer de Mama, prevenção a violência, Quick massage, reflexologia podal, corte cabelo, RG e Carteira de Trabalho, Reiki – massagens terapêuticas e Praça de atendimento da Subprefeitura do Butantã.

O serviço mais procurado foi o exame de vista que atendeu a 449 pessoas com cadastramento de mais de 50 para cirurgia gratuita de catarata.

O Governador do Rotary, Ivo Nascimento e sua esposa Zilpha, visitaram os stand’s agradecendo aos parceiros voluntários pelo trabalho realizado. Também estiveram presentes o Superintendente da Distrital Sudoeste da Associação Comercial, Ricardo Granja, entre outras autoridades da região.A TV Rotary realizou a cobertura do evento.

O Presidente do Rotary Club de São Paulo Butantã, Leoncio Corrêa, fez um agradecimento a todos os companheiros rotarianos e a todos os parceiros que trabalharam com afinco para o sucesso de mais este evento comunitário.

MAIO /2015 | Carta Mensal • 11 1313

Carta Mensal • 11| MAIO/201514

projeto ItapeVI mInHa casa acessíVeL

O Rotary Club de Itapevi realizou o projeto MINHA CASA ACESSÍVEL desenvolvido pelo arquiteto Silvio Dutra, da empresa Ville Design.

O projeto foi criado para melhorar a acessibilidade em residência de pessoas com necessidades especiais e o primeiro contemplado foi Cristiomar, que tem 40 anos de idade e idade mental de aproximadamente 4 anos.

Após várias ações, finalizamos a entrega no dia 25 de maio de 2015, contamos com a participação de todos os companheiros do Rotary e de colaboradores externos.

Nosso principal objetivo foi transformar e melhorar a qualidade de vida do Cristiomar, com essas ações não mudaremos o mundo, mas com certeza iremos torná-lo muito melhor.

sOCIAl

MAIO /2015 | Carta Mensal • 11 1515

reLatórIo de FrequêncIa

RC de Barueri 03/06/81 15 15 0 4 45,00 188,89 12,59RC de Barueri Alphaville 19/03/86 41 44 3 4 63,00 1.023,37 23,26RC de Barueri Tamboré 24/04/02 20 21 1 3 71,00 1.653,70 78,75RC de Carapicuiba 25/04/88 18 22 4 4 88,00 571,43 25,97RC de Carapicuiba Fazendinha 16/03/10 15 12 (3) 2 79,00 1.190,48 99,21RC de Cotia 27/05/71 15 0 (15) 0 0,00 750,00 500,00RC de Cotia Caucaia do Alto 29/04/98 19 18 (1) 3 72,00 261,90 14,55RC de Cotia Granja Viana 03/06/92 17 19 2 5 75,00 171,88 9,05RC de Cotia Granja Viana Empresarial 16/05/07 30 25 (5) 4 48,00 47,62 1,90RC de Cotia Mulheres Empreendedoras 27/04/12 10 14 4 4 41,00 71,43 5,10RC de Embu 29/05/72 10 14 4 4 40,00 214,29 15,31RC de Iguape 13/04/68 17 17 - 5 75,00 2.952,40 173,67RC de Ilha Comprida 05/09/01 13 16 3 4 814,00 238,10 14,88RC de Itapecerica da Serra 05/06/69 22 11 (11) 4 60,00 95,24 8,66RC de Itapevi 22/05/03 16 20 4 4 88,00 1.984,13 99,21RC de Jandira 18/12/03 13 12 (1) 2 21,00 512,26 42,69RC de Juquitiba 13/03/02 12 13 1 5 83,00 0,00RC de Osasco 22/05/59 37 42 5 2 68,00 288,10 6,86RC de Osasco Quitaúna 30/06/92 15 18 3 4 72,00 0,00RC de Pariquera-Açu Imigrantes 23/09/13 18 15 - 4 71,00 357,14 23,81RC de Pirapora do Bom Jesus 03/02/10 4 0 (4) 0 0,00 0,00 0,00RC de Registro 28/04/65 30 33 3 4 80,00 642,86 19,48RC de Registro Ouro 22/09/93 33 36 3 5 64,00 1.238,11 34,39RC de Santana de P. Aldeia Serra 30/06/98 15 17 2 5 80,00 119,05 7,00RC de Santana de P. Centro Histórico 04/05/06 10 16 6 5 71,00 176,63 11,04RC de São Paulo 13/02/24 97 97 - 5 45,00 5.703,10 58,79RCSP Alto da Lapa 25/11/03 21 21 - 5 77,00 71,43 3,40RCSP Alto de Pinheiros 20/12/74 24 21 (3) 5 57,00 5.185,37 246,92RCSP Armando de Arruda Pereira 02/12/10 16 14 (2) 3 81,00 1.259,52 89,97RCSP Avenida Paulista 16/10/91 20 21 - 4 68,00 1.023,82 48,75RCSP Barra Funda 28/09/67 33 37 4 3 52,00 2.549,34 68,90RCSP Bela Vista Bixiga 10/08/11 9 11 2 3 75,00 98,86 8,99RCSP Bom Retiro 23/04/67 21 17 (4) 3 61,00 118,32 6,96RCSP Brooklin 04/04/63 12 18 6 4 44,00 1.046,16 58,12RCSP Butantã 22/01/92 14 12 (2) 4 73,00 142,86 11,91RCSP Campo Limpo 06/03/02 11 9 (2) 5 81,00 700,00 77,78RCSP Caxingui 30/06/73 9 10 1 5 83,00 190,48 19,05RCSP Jabaquara 20/01/88 8 12 4 4 73,00 190,48 15,87RCSP Jaguaré 27/03/69 39 32 (7) 4 70,00 599,34 18,73RCSP Jardim América 06/01/69 16 14 (2) 4 60,00 55,36 3,95RCSP Jardim das Bandeiras 29/09/69 20 20 - 4 65,00 261,91 13,10RCSP Lapa 05/05/93 44 44 - 5 55,00 269,85 6,13RCSP Memorial da América Latina 06/04/94 23 24 1 3 71,00 1.071,43 44,64RCSP Moema 31/07/96 10 14 4 4 67,00 142,86 10,20RCSP Morumbi 12/11/81 14 11 (3) 4 50,00 1.047,62 95,24RCSP Oeste 21/07/53 14 25 11 4 69,00 627,00 25,08RCSP Pacaembu 05/06/89 22 22 - 4 73,00 71,43 3,25RCSP Parque Continental 12/10/94 18 21 3 4 80,00 295,75 14,08RCSP Pinheiros 07/05/64 18 16 0 4 72,00 70,05 4,38RCSP Sé 22/05/02 18 12 (6) 3 80,00 0,00RCSP Sumaré 11/06/71 22 23 1 3 81,00 1.679,37 73,02RCSP Vila Nova Conceição 30/06/08 10 10 - 4 85,00 0,00RC de Taboão da Serra 02/02/67 11 13 2 4 89,00 0,00RC de Taboão da Serra Pirajuçara 04/03/92 23 17 (6) 5 56,00 208,34 12,26RC de Vargem Grande Paulista 01/05/02 8 8 - 4 65,00 0,00

RealizadoPer Capita

US$

Realizado2014-15 US$

Fundação RotáriaClubes Admissão

em RIAumento ou perda Nú

mer

o re

uniõ

es Freqüência %

Total de Associados

30/06/14 30/04/15

relAtórIO

Carta Mensal • 11| MAIO/201516

Gary HuanG recebe HomenaGem em são Paulo