a alfabetização e a prova quádrupla - rotary 4610 · 2 carta mensal • 009 ... alfabetização...

20
Carta Mensal Distrito 4610 | São Paulo - Brasil - Edição 09 | Março 2015 TREINAMENTO PETS - Presidentes Eleitos A ALFABETIZAÇÃO E A PROVA QUÁDRUPLA Página 08 CIDADANIA: Plantio de Árvores - Pág. 18 SAIBA MAIS NOVIDADES CEPRO Taboão da Serra Página 12 Página 16

Upload: phamthuan

Post on 08-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Carta MensalDistrito 4610 | São Paulo - Brasil - Edição 09 | Março 2015

treinamentoPETS - Presidentes Eleitos

a alfabetização e a prova quádruplaPágina 08

CIDADANIA: Plantio de Árvores - Pág. 18saiba mais

novidadesCEPRO Taboão da SerraPágina 12 Página 16

Carta Mensal • 009| MARÇO/20152

MARÇO/2015 | Carta Mensal • 009 33

04

EXPEDIENTE

Comissão Distrital de Imagem PúblicaAparecido Rodrigues de Souza - RC de JandiraEunice Farias Rossoni - RCSP Bom RetiroStylianis Moyssiadis - RCSP Bom RetiroZilda Bum Calencautcy - RCSP Bom RetiroSérgio de Castro - RCSP Sumaré

Projeto Gráfico: Spar Comunicação (www.spar.com.br)

Diagramação: Cristiano Cáceres e Luciana Dinis

Revisão: Luciana Dinis

EDiTORiaL: Mande notícias do seu clube

091012

O Distrito 4610 conta com meios de comunicação que atualizam os clubes sobre o que acontece no mundo rotário. Através de seu site, Boletim Informativo Semanal (BIS) e Carta Mensal, publica avisos e matérias e divulga campanhas e atividades dos clubes. São relatos de acontecimentos realizados pelos clubes em benefício à comunidade ou do programa de intercâmbio de jovens.

Para participar envie um email com texto em Word (anexado), com nome completo do seu clube, data e local em que foram realizadas as ações noticiadas, para [email protected]. É preciso enviar o nome completo da entidade beneficiada (se for o caso), com um breve relato sobre o projeto ou ação, explicando sua importância junto à comunidade. Além disso, incluir os nomes dos parceiros (se for o caso), e foto digital (em alta resolução, anexada ao email como arquivo). As fotos tiradas de celulares precisam ter no mínimo 3MPx. Para foto de grupo de até seis pessoas, mencione nome e sobrenome de cada um, da esquerda para a direita. A notícia não poderá ultrapassar 20 linhas de texto. Informe nome e telefone de contato do remetente no caso de dúvida.

Sobre o uso e a publicação de textos e imagens: O clube colaborador deve aceitar e se responsabilizar pela autoria e originalidade do material enviado, bem como pela autorização de terceiros citados ou constantes nas fotos. Para melhor leitura, a equipe de comunicação dá-se o direito de condensar ou adaptar textos e imagens a serem publicadas bem como de não publicar todas as notícias recebidas, por motivo de espaço ou interesse da notícia.

Estamos esperando para ver seu clube dando o que falar!

Rotary InternationalDistrito 4610

Av. Higienópolis, 996 - 5º andar - sala [email protected] +55 (11) 3667-7479

Governador 2014-15 do Distrito 4610Ivo Nascimento | Rotary Club de São Paulo

Presidente 2014-15 Rotary International Gary C. K. Huang | Rotary Club de Taipei, Taiwan, Distrito 3480

Diretor 2013-16 Rotary InternationalCélia Giay | Rotary Club Arrecifes, Argentina, Distrito 4825

mensagens Presidente, Diretora RI, Governador e Primeira Dama.

08tema do mêsAlfabetização e a Prova Quádrupla

comissõesComissão Distrital de Legalização

intercâmbio RYEP: Rotary Youth Exchange Program

Os textos e artigos são de responsabilidade de seus autores.Os demais são de responsabilidade da redação do D. 4610.

cidadania Plantio de Arvores

1416

relatÓrio de frequência

18

19

pets Treinamento de Presidentes Eleitos

datas comemorativas Homenagem ao Dia da Mulher

novidades CEPRO Taboão da Serra

Carta Mensal • 009| MARÇO/20154

MensAgeM dO pResidente Ri

O O Rotary nos oferece a oportunidade de formar laços de amizade com

pessoas do mundo inteiro. Anualmente, em nossa Convenção Internacional, encontramos amigos para programar atividades e também nos divertir.

Não consigo pensar em maneira melhor de celebrar o ano rotário 2014-15 do que Fazendo o Rotary Brilhar na nossa 106ª Convenção, em São Paulo. A Convenção começa no sábado, 6 de junho, e depois da Cerimô-nia de Abertura iremos ao sambó-dromo para um carnaval fora de época, com direito a Escola de Samba! Mesmo se achar que não tem samba no pé, você irá dançar e aproveitar cada minuto da folia. O desfile terá as fantasias colori-das e toda a pompa de costume, acompanhado de samba enredo.

Teremos também comidas e bebidas durante a festa, pois ninguém é de ferro.

Na segunda-feira será a vez de Ivete Sangalo fazer as pessoas presentes no show, dançarem e pularem.

Os participantes do nosso grande evento também poderão se deliciar com os vários sabores da capital gastronômica da América Latina, com direito a descontos em diversos restaurantes. São

mais de 30.000 restaurantes e bares a escolher. A taxa de admissão a alguns museus, como o Museu do Futebol, será gratuita mediante apresentação do crachá da Convenção.

Como você sabe, o Brasil reflete a diversidade do Rotary. Os paulistanos criaram uma cultura vibrante, formada pela contribuição de pessoas de todos os lugares do país e do globo. Um dos destaques de qualquer de nossas Convenções é a Noite da Hospitalidade, e em São Paulo não será diferente. Aproveite para desfrutar da companhia de rotarianos locais na segunda-feira à noite. Mas atenção: faça a sua reserva com antecedência, já que temos limite quanto ao número de participan-tes.

No Rotary, a prestação de serviços e amizade caminham lado a lado. Ponha o trabalho e a amizade verdadeira em primeiro lugar, e inscreva-se já para a Convenção no sitewww.riconvention.org/pt.

Os paulistanos criaram uma cultura vibrante, formada pela contribuição de pessoas de todos os lugares do país...

CONFERÊNCia DisTRiTaLGaranta o seu lugar nesta festa.

Gary C. K. HuangPresidente 2014-15

MARÇO/2015 | Carta Mensal • 009 55

MensAgeM dA diRetORA dO Ri

Historicamente, desde me-ados de 1950, o Conselho Administrativo progressi-

vamente designa um determinado tema para cada mês do ano com o propósito de criar um calendário rotário que permite dar destaque e comemorar os programas e as atividades de nossa organização.

O primeiro mês a ser oficialmente celebrado como tal foi novembro, planejado para enfatizar o excelente trabalho da Fundação Rotária. Logo surgiram o Mês do Desenvolvimento do Quadro Associativo e Expansão, Mês dos Serviços Profissionais, Mês da Revista Rotária e Mês da Família Rotária, dentre outros, com o propósito de estimular projetos especialmente relacionados a cada tema.

Em outubro de 2014, o Conselho achou adequado reorganizar o ca-lendário rotário e, portanto, aprovou uma mudança fundamental nas determinações, com finalidade de proporcionar um novo cronograma, de acordo com as áreas de enfoque que são prioridades da organização.A partir do próximo ano rotário, o que será observado em cada mês é o seguinte:

• Agosto: Expansão e Quadro Associativo;

• Setembro: Área de Enfoque Educação Básica e Alfabetização;

• Outubro: Área de Enfoque Desenvolvimento Econômico e Comunitário;

• Novembro: Fundação Rotária;• Dezembro: Área de Enfoque

Prevenção e Tratamento de Doenças;

• Janeiro: Serviços Profissionais;• Fevereiro: Área de Enfoque Paz e

Prevenção/Resolução de Conflitos;• Março: Área de Enfoque Recursos

Hídricos e Saneamento;• Abril : Área de Enfoque Saúde

Materno-Infantil;• Maio : Novas Gerações;• Junho : Grupos de

Companheirismo do Rotary.

Esperamos que esse novo cro-nograma seja tão bem-sucedido quanto o anterior e que nos estimule a realizar projetos que permitam divulgar as atividades do Rotary entre os rotarianos e o público em geral.

Faça o Rotary Brilhar aumentando o serviço humanitário nas áreas de enfoque, que são as que refletem as necessidades humanitárias mais críticas de nossa gente, colaboran-do com a formação e capacitação dos jovens, garantindo a saúde das pessoas, favorecendo o desenvolvi-mento comunitário e promovendo a paz.

Façamos nossa própria vida brilhar assegurando as prioridades de nossa organização e aumentando nosso propósito altruísta de servir aos outros.

Célia GiayDiretora do Rotary

International

Esperamos que esse novo

cronograma seja tão

bem-sucedido quanto

o anterior...

CaLENDáRiO ROTáRiO

“Não há inteligência onde não há mudança nem necessidade de mudança.” – H. G. Wells

Jacinto Benavente

Carta Mensal • 009| MARÇO/20156

MensAgeM dO gOveRnAdOR

ivo NascimentoGovernador Como rotariano, faz muito

tempo que nos empenha-mos para melhorar a alfabe-

tização em nosso país.

Muitas realizações foram desen-volvidas em nossa região para atingirmos os nossos objetivos e contribuir com as autoridades para que novas vitórias sejam obtidas nesse importante setor.

Ao celebrar o mês da alfabetização no Rotary, lembremo-nos que estamos dando um presente muito valioso às crianças quando contribuímos para que elas aprendam a ler e a escrever, estejam elas perto de nós ou em um país muito longe.

Muitas pessoas entre nós e no mundo, forneceram milhões de dólares para essas boas causas, isso é muito bom e devemos aprovei-tar as oportunidades para sermos úteis, para doar nosso tempo para tarefas que favoreçam os mais necessitados.

Um escrito brasileiro de sucesso, afirma “Somente recebemos mais do que doamos, quando doamos mais do que recebemos”.

A grande recompensa do educa-dor é saber que o resultado de seu trabalho será sempre constatar que milhares de crianças aprende-ram a ler e, portanto, iniciam uma das mais fulgurantes etapas de suas vidas. Em minha vida, recebi,

como tenho afirmado, em minhas visitas e pronunciamentos nos clubes do Distrito 4610, uma enorme herança cultural dos meus avós e dos meus pais, temos procurado infundir, eu e Zilpha, essa mesma força e legado aos nossos filhos e netos. Tenho dito também que nosso trabalho, de muitos anos, na Escola de Pais, em nosso país, também percorre esses caminhos, com o grande objetivo de promover a educação.

Ao comemorarmos o mês da alfabetização, vamos procurar colaborar com um projeto nesta importante área, contribuindo a assim para diminuirmos estatís-ticas estarrecedoras e abrir um amplo panorama de um mundo novo para todas as crianças de nosso enorme país.

Desejo a todos boa leitura e que esta Carta Mensal, elaborada por uma equipe disposta a divulgar o Rotary cada dia mais, possa ter a sua colaboração para que ela seja retransmitida também de todas as maneiras possíveis.

mÊs Da aLFabETiZaÇÃOPromover a educação é contriubuir para um país melhor.

... Abrir um amplo panorama de um mundo novo para todas as crianças de nosso país.

MARÇO/2015 | Carta Mensal • 009 77

MensAgeM dA pRiMeiRA dAMA

w

Nossa meta principal ao assumirmos a Gover-nadoria para o ano

Rotário 2014-15 do Distrito 4610 foi o desenvolvimento do ser humano, sua promoção através da educação e do trabalho.

Sentimos nestes meses passados o quanto foi realizado, seguindo essa meta, em projetos e tra-balhos com todos os clubes e nas Casas de Amizades e Associações.

É muito bom fazermos um balanço geral, para que, o que foi feito tenha continuidade nas outras gestões e se deixe um caminho para facilitar o andamento dos projetos elaborados.

Oficialmente, o Governador(a) e sua equipe mudam, os Pre-sidentes e Conselho Diretor mudam, mas os companheiros dos Clubes e Associações serão os mesmos e continuarão a exercer sua função de servir às comunidades.

Um dos programas mais usados, e de um valor inestimável, é a alfabetização, que neste mês é o tema principal.

Como é importante este trabalho, pois ele abre o olhar das pessoas para o mundo, é a descoberta

do auto conhecimento, a porta de entrada para o querer saber mais.

Participei de uma formatura de jovens, que trabalham nos condomínios de Alphaville, do Rotary Club de Barueri Alphaville, cuja Presidente é a Malu, que valorizou muito o trabalho das professoras e das jovens participantes.

Fiquei muito feliz de ter assisti-do essa festa e ter comprovado como as professoras e alunas também estavam contentes com o resultado alcançado.

Mas feliz ainda estou ao saber que esse projeto será aumentado e mais parcerias foram formadas.

Parabéns a todos que fazem da alfabetização um plano de tra-balho, pois o sucesso é muito importante para todos nós que fazemos parte do Rotary, eprocuramos “Fazê-lo Brilhar”.

Afetuoso Abraço.

CumpRiNDO as mETas COm pRaZER

Mensagem aos Rotarianos, Cônjuges dos Presidentes 2014-15, membros das casas de amizade, Assoc. de Senhoras ou Famílias de Rotarianos do Distrito 4610.

... Esse projeto será aumentado

e mais parcerias

foram formadas.

Zilpha Carvalho Nascimento

Primeira Dama

Prezadas (os) Companheiras (os),

Carta Mensal • 009| MARÇO/20158

a aLFabETiZaÇÃO E a pROVa QuáDRupLa

Aalfabetização consiste no aprendizado do alfabeto, ou abecedário, o conjunto

de letras utilizadas para escrever e se comunicar. Por meio dele o indivíduo adquire a capacidade para ler textos e transmitir suas ideias. Leitura é o ato de ler, a capacidade de interpretar, com-preender, criticar, dar significado e produzir conhecimento. Os estudantes e as pessoas em geral necessitam dessas capacidades. A alfabetização deve capacitar para o desenvolvimento da boa compreensão, uso da linguagem de maneira correta e possibilitar maior clareza no pensar.

O analfabetismo é a incapacidade de ler e escrever, enquanto que a incapacidade de interpretar textos simples é chamada de analfabe-tismo funcional, cuja existência no século 21 se afigura como inadmissível. A alfabetização abre janelas possibilitando melhor so-cialização, a permuta de conhe-cimentos e acesso aos diversos bens culturais como livros, revistas, teatro, filmes.

A humanidade já alcançou a maioridade e a responsabilida-

de de prosseguir no caminho da evolução. As novas gerações devem receber estímulos para um voo ao mundo dos sonhos dos projetos enobrecedores, visando a formação de seres humanos in-vestigativos, que fazem perguntas, pondo em ação as capacitações que dão ao ser humano a habi-lidade de observar e analisar os acontecimentos com lucidez para se conectar com o significado maior da vida, evoluir, ser feliz.

Precisamos olhar para o real e aprender com ele, movimentar o corpo e a mente, dando asas a intuição que ficou algemada nos esquemas de rígidas teorias. O que é mais real do que a natureza, suas belezas e sua lógica perfeita? Se quisermos formar cientistas ino-vadores e criativos, com os pés no chão, não nas fantasias teóricas, temos de olhar primeiro para a natureza e aprender com ela. Olhar para o presente e ver que futuro estamos gerando para nós mesmos.

Os Rotary Clubs difundidos pelo mundo têm se proposto ao longo de sua existência incentivar a paz e o aprimoramento da qualidade

humana, tanto na saúde como na educação. Os programas de alfa-betização recebem tratamento prioritário como uma de suas grandes metas. A experiência tem mostrado que a consulta sistemática da Prova Quádrupla, para avaliar aretidão de pensamentos, palavras e atos, é de grande utilidade paranossas ações.

Quando analisamos o que pensa-mos, dizemos ou fazemos pergun-tando: É a verdade? É justo para todos os interessados? Criará boa vontade e melhores amizades? Será benéfico para todos os interessados?

Sem dúvida seria um valioso ensinamento a ser ministrado aos alfabetizandos, como forma de capacitá-los para uma vida melhor, de maior felicidade e êxito. Bastaria incluir nos programas de alfabetização orientações sobre a utilização da Prova Quadrupla.

O Brasil precisa fortalecer o pre-paro da população para uma vida construtiva, benéfica. Esperemos que possamos alcançar melhores condições de forma continuada. Por tudo isso torna-se indispensável o esforço para a alfabetização plena e preparo das novas gerações para a vida, dotando-as da capacidade de ler e interpretar textos, serem responsáveis quanto ao futuro próprio, da sociedade e do planeta, ampliando a capacitação de trans-formar em realidade o sonho de um mundo espiritualizado, pacífico e feliz, como sempre deveria ter sido, com a prevalência da sabedoria espiritual universal que rege o mundo.

Benedicto Ismael Camargo DutraComissão Distrital de Alfabetização

teMA dO MÊs - ALFABetiZAÇÃO

MARÇO/2015 | Carta Mensal • 009 99

COmissÃO DisTRiTaL DE LEGaLiZaÇÃO

O Distrito 4610 de Rotary International, cumprindo sua missão institucional, mantém Comissões Distritais para apoiar, orientar,

motivar e acompanhar a atuação dos Rotary Clubs, de acordo com o planejamento, normas e objetivos do Rotary International.

Dentre elas, a Comissão Distrital de Legalização que tem o escopo de prover subsídios técnicos para facilitar a manutenção e a abertura de novos clubes, valendo-se da expertise de profissionais das áreas jurídica e contábil.

Assim, no segundo semestre de 2014, os voluntários da Comissão, rotarianos e não-rotarianos, reuniram-se com o objetivo de atualizar os documentos societários em vista das recentes inovações legislativas brasileiras e atualizações recomendadas pelo Rotary International,

consubstanciadas no mais recente Manual de Procedi-mentos.

O material atualizado e ampliado pela Comissão encontra-se disponível no site do Distrito 4610 (http://rotary4610.org.br/documentacao-para-clubes), ilustrando com clareza a estrutura de governança obrigatória estabelecida pelo Rotary, além de facilitar a rotina dos clubes.

Procurou-se atualizá-lo da forma mais simples e objetiva possível, com o passo-a-passo para garantir a legalidade e a regularidade jurídica, contábil e rotária, tanto para a constituição quanto para a manutenção de um clube, observadas as leis nacionais e os requisitos internacio-nais do Rotary.

A Comissão Distrital de Legalização recomenda a leitura atenta do referido material e a promoção das adequações pertinentes, colocando-se à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Rotariamente,

Dora Cunha Bueno

Presidente da Comissão Distrital de Legalização

COMissÕes

Carta Mensal • 009| MARÇO/201510

dAtAs COMeMORAtivAs

HOmENaGEm Na assEmbLEia LEGisLaTiVa DE sÃO pauLOEvento do Distrito 4430 ao Dia Internacional das Mulheres

Agradecemos à Exma. Sra. Deputada Estadual Maria Lucia Amary esta opor-

tunidade de refletirmos sobre a Valorização da Mulher.

Ouvimos todos os dias opiniões comuns sobre a vivência da mulher:- Que tem dupla, tripla tarefa- Ela é a Rainha do Lar- Discriminação profissional, salarial... - Violência física ou psicológica- Assédio sexual- E tantas outras mais...Ficaríamos horas discutindo sobre estes pontos sem chegarmos a soluções ou conclusões satisfatórias.

Para melhor refletirmos: Falar e Pensar- Falar sobre a realidade de ser mulher na sociedade em que vivemos.- Refletir sobre suas funções, seus papeis, sua importância, o seu valor nas atividades que exercem.

Nós mulheres mostramos em nossas ações os sentimentos que nos movem: somos extremamente sensíveis, mas ao mesmo tempo, somos fortes para enfrentar todas as vicissitudes da vida, somos decididas para suprir as neces-sidades diárias, nossas e daqueles que nos cercam e, além de tudo, somos competentes em tudo o que fazemos.

As mulheres têm que, constante-mente, fazer escolhas, são múltiplas as escolhas , optar por isto ou aquilo, no dia a dia, ao longo da vida. Nem sempre podemos escolher o que mais nos agradaria ou o que mais necessitaríamos. Um dos nossos maiores dilemas: como conciliar ser mãe, esposa, mulher, profissional?

Podemos até fazer escolhas: ser uma ou outra, em determinados momentos ou períodos da vida. Mas, em geral somos todas elas

ao mesmo tempo. O que precisamos:- Estabelecer prioridades - saber o que é mais importante naquele momento. Não é fácil, mas é necessário!

Podemos dar um exemplo simples, mas que nem sempre é possível. Escolher ser mãe, prioritariamente, por um determinado período, quando os filhos pequenos mais necessitam da presença da mãe constantemente.

Vantagens: - Tranquilidade e segurança de ambos.- Alegria de ver e participar do desenvolvimento de uma criança, suas gracinhas, suas conquistas até que conquiste sua própria autonomia.

Mas, os anos passam, os filhos crescem, aparecem na vida deles:

MARÇO/2015 | Carta Mensal • 009 1111

a professora, os amigos, os namorados (as)... E ai! Sobra tempo! A mãe sobra também! Há tempo agora de ser, também, profissional, de se realizar, também, profissionalmente! E verdade? Nem sempre!

Mas, o que verdadeiramente importa no "ser mulher"?O importante é que temos a nossa vida! É viver a nossa vida!Nossa vida é um presente que recebemos e devemos dar a ela um sentido que a valorize, não só

no Dia Internacional da Mulher, mas em todos os dias que vivemos, nas atitudes que tomamos, nas tarefas que cumprimos, nas pro-fissões que exercemos e nas múltiplas escolhas que fazemos.

Lembrar que sempre devemos viver intensamente o presente, o nosso dia a dia, com sabedoria, alegria, perseverança e muito amor.Vivemos sempre no presente, pois ontem foi presente, hoje é presente e o amanhã também será presente.

Para encerrar, um aparte sobre "o grande papel de responsabilidade social" que milhões e milhões de mulheres no mundo todo exercem, voluntariamente ou não, nas mais diversas entidades e atividades, em favor de suas comunidades, dos seus povos e de suas culturas.

Somos assim, senhoras de rotaria-nos ou rotarianas que trabalhamos como voluntárias nos projetos dos Clubes, nos Distritos ou nas Casas de Amizade, sempre em benefício dos mais desfavorecidos, na busca da promoção do Ser Humano e seu desenvolvimento através da educação, do ensinamento para profissões e atuando na sociedade, junto com os maridos, companheiros e companheiras, numa luta constante e absolutamente desprendida nos mais diferentes programas e projetos.

Mais uma vez o nosso agradeci-mento por esta oportunidade de enaltecer e valorizar a Mulher!

Obrigada!

Zilpha Carvalho Nascimento

dAtAs COMeMORAtivAs

Carta Mensal • 009| MARÇO/201512

nOvidAdes

Ampliando as oportunidades de qualifica-ção profissional para jovens, A Fundação de Rotarianos de São Paulo (FRSP) e o Centro

Profissionalizante Rio Branco (Cepro) inauguraram uma nova unidade, em parceria com o Rotary Club Taboão da Serra Pirajuçara e a Faculdade Anhanguera.

A Unidade Cepro Taboão da Serra, que atenderá inicialmente, neste semestre, 80 alunos por meio do Programa de Socioaprendizagem Profissional, foi inaugurada em solenidade realizada em 13 de mar-ço, reunindo representantes da FRSP, do Cepro, do Rotary, da Prefeitura de Taboão da Serra e de empresas parceiras.

Nahid Chicani, Presidente da Diretoria da Fundação de Rotarianos de São Paulo, destacou que o momen-to significava a concretização do projeto de expansão do Cepro. “O Cepro tem o compromisso com a diversi-dade e com a inclusão e forma jovens conscientes de seu papel na sociedade”.

A Diretora do Cepro, Susana Penteado, enalteceu o papel dos parceiros para a realização do projeto da nova unidade, que proporcionará importantes

perspectivas para uma quantidade ainda maior de jovens.

O Presidente do Rotary Club Taboão da Serra Piraju-çara, Reginaldo Bertocci Fontes, falou da realização de um sonho do clube, da alegria da inauguração e de todo o trabalho para a concretização da Unidade Cepro Taboão do Serra, além do papel do Rotary de atender às necessidades da comunidade. Aos jovens da 1ª turma do Cepro Taboão da Serra, presentes no evento, pediu que aproveitem essa oportunidade de formação. Dalton Giovannini, Diretor da Faculdade Anhanguera Taboão da Serra, ressaltou a importância da parceria, por viabilizar um projeto educacional que pode transformar o mundo.A Prefeitura de Taboão da Serra se colocou como parceira da nova Unidade do Cepro, por meio da fala do Vice-Prefeito Laércio Lopes, que representou o Prefeito Fernando Fernandes durante a solenidade. A cerimônia foi finalizada com o belo depoimento da ex-aprendiz do Cepro, Patricia Deodato, que hoje trabalha no Bradesco e estuda Administração. “Comecem hoje, aqui e agora, e aproveitem todas as

iNauGuRaÇÃO Da NOVa uNiDaDE CEpRO TabOÃO Da sERRa

MARÇO/2015 | Carta Mensal • 009 1313

nOvidAdes

oportunidades”, disse Patricia aos jovens do programa.

O Programa de Socioaprendizagem Profissional é baseado na Lei do Aprendiz (nº 10.097/2000) e consiste em um período de capacitação prévia anterior às atividades nas empresas, para desenvolver Habilidades para a Vida, um diferencial da instituição, além de Noções Administrativas e de Atendimento, Informática e reforço nos conhecimentos de Portu-guês e Matemática.

Após a conclusão desta etapa, os alunos são encami-nhados para as empresas parceiras e retornam à sala de aula para participar da capacitação concomitante, que lhes fornecerá conteúdos específicos sobre o trabalho na empresa que os selecionou, conforme determina a lei.

“Buscaremos parcerias com novas empresas no corredor da rodovia Regis Bittencourt/Francisco Morato, que abrange os municípios de Itapecerica da Serra, Embú das Artes, Taboão da Serra e a região Sul de São Paulo”, destacou Susana Penteado.

Marcaram presença na inauguração, além de toda a equipe técnica do Cepro, diretores, gestores e colaboradores da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Ivo Nascimento, governador 2014/2015 do Distrito 4610 do Rotary Club e Vice-Presidente da Diretoria da FRSP; Genésio Vivanco Sobrinho, 2º Secretário da Diretoria da FRSP; Osmar Azevedo, Governador 2015/2016 do Distrito 4610; Sizenan-do Affonso, Membro Honorário do Conselho Co-

munitário da Fundação de Rotarianos de São Paulo; José Américo Fischmann, Secretário do Conselho Comunitário da FRSP; o vereador e presidente da Câmara de Taboão da Serra, José Aparecido Alves; e os Vereadores Ronaldo Onishi, Luzia Aprígio e André Egydio. Mais informações sobre parcerias com empresas, regulamentos e inscrição de alunos no site: www.cepro.org.br ou pelo telefone: (11) 4613-8480.

Carta Mensal • 009| MARÇO/201514

RYEp: ROTaRY YOuTH ExCHaNGE pROGRam

No PETS 2015, Gestão 2015-16 da Governadora eleita Sylvia Passarelli do

Distrito 4610 do ROTARY INTERNATIONAL fizemos uma apostila para os Presidentes de Rotary Clubs com o propósito de orientá-los a iniciar um Intercâm-bio.

Pedimos ao Presidente do Rotary Club para dar uma oportunidade aos jovens de realizar um Inter-câmbio do Rotary, e enfatizamos o pedido aos Rotary Clubs que nunca fizeram intercâmbio, que o façam neste ano rotário de 2015-16, iniciando com o "one way" dando oportunidade a um jovem carente! Dentre as inúmeras razões para se dar esta oportunidade a um jovem destacamos cinco: novas culturas; pontes de amizades;

outras famílias; novo idioma; transformar vidas! Os estudantes se beneficiam muito, mas não são apenas eles, o Rotary Club, e as famílias anfitriãs, também!

Como o meu Clube pode se envolver? O Intercâmbio de Jovens é administrado pelo distrito: financeiro, administrativo, seleção, classificação e conquista de vagas no exterior. O intercâmbio é realizado pelo Rotary Club e será bem-sucedido dependendo do envolvimento ativo dos rotarianos, suas famílias e da comunidade (escola, clubes, escolas de idioma, entre outros).

Responsabilidade do Clube: Formar uma Comissão de Intercâmbio do Rotary Club cujo Presidente será o Presidente do

Rotary Club, Oficial de intercâmbio (para cuidar de documentos e regras), Suplente (ajuda o oficial e o substitui), Conselheiros (as) (para ouvir o jovem e ajudá-lo a resolver seus conflitos de relacionamentos, saudades da terra, família e amigos e ajudá-lo a encontrar soluções).

Coordenar as atividades do Inter-câmbio de Jovens com o distrito, participar de reuniões distritais do Intercâmbio de Jovens e garantir que os estudantes participem de eventos obrigatórios, como: orientações ou Conferências Distritais. O intercâmbio é execu-tado no Rotary Club (começa e termina no RC).

Patrocinando Estudantes locais que viajam para o exterior: Organizar para que um jovem fique

inteRCÂMBiO

Orientação aos Presidentes 2015-16

MARÇO/2015 | Carta Mensal • 009 1515

Saiba mais no Manual do Intercâmbio de Jovens, Família anfitriã e Jovem. Temos três manuais: um para o rotariano no Clube, outro para o jovem candidato e outro para a família anfitriã.

inteRCÂMBiO

um período em outro país é uma grande responsabilidade, mas também é uma grande alegria. Entre as suas tarefas do Rotary Club, estão: promover o programa a estudantes da comunidade (selecionar o jovem, orientá-lo com os documentos, visitar famílias, participação nas reuniões do clube e depois indicá-lo para o distrito); Entrevistar candidatos para a seleção final do distrito (seleção, classificação e escolha de vagas); Fornecer orientações ou treinamento antes da viagem (o RC fornece e o distrito também); Trabalhar com os pais dos es-tudantes para garantir que eles entendam suas obrigações finan-ceiras e as regras do programa (o clube trabalha em primeiro mo-mento e o distrito complementa); Manter contato com os estudantes Inbounds e outbounds lendo os relatórios que eles enviam; Manter contato com os estudantes Inbounds durante o intercâmbio (visita ao clube, participação de projetos, programas, reuniões e festivas).

Recebendo estudantes do ex-terior na sua comunidade: Seu clube servirá como o centro de boas-vindas para estudantes do

exterior. Dependendo de como o programa de intercâmbio do seu distrito é administrado, suas funções podem ser: recrutar, fazer uma triagem e selecionar famílias anfitriãs confiáveis; Servir como contato entre o clube e a escola que o estudante frequen-tará; Treinar voluntários e famílias anfitriãs; Comunicar-se com os estudantes antes de eles chegarem ao país; Fornecer orientações depois que os estudantes tiverem chegado; Envolver os estudantes na sua comunidade e em atividades do clube (projetos, programas, festivas, reuniões), como eventos do Interact, Rotaract e RYLA.

Segurança do estudante e Certificação do Distrito: Viajar para o exterior é uma experiência incrível, mas também pode apresentar riscos, como instabili-dade política, desastres naturais, crimes, ferimentos ou doenças. Para garantir a segurança dos estudantes de intercâmbio, o distrito 4610 obtém a certificação, antes de participar do programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary. O Diretório Oficial do Rotary International mantém uma lista com todos os distritos não certificados. O distrito que não

certificar os seus clubes, irá para a lista de distritos não certificados e deixará de fazer o programa de intercâmbio durante 5 anos.

Faremos a certificação de Rotary Clubs do distrito 4610, no dia 25 de Julho, no Colégio Módulo que fica na Rua Tito, 1175 - Lapa – São Paulo, das 8h às 16h. Temos também o Código de Conduta para Trabalhos com Jovens do Rotary e mais informações com relação à segurança do estudante e ao gerenciamento de riscos no documento Prevenção de Abuso e Assédio - Manual de Treinamento e Guia para Líderes.

Para saber mais sobre a certificação do RI, entre em contato com a Chairperson Ligeia Stivanin pelo e-mail: [email protected].

Por Ligeia StivaninRotary Club de Cotia Granja Viana

Governadora 2011-12Chairperson 4610

Rotary International

Fonte: www.rotary.org.br

Carta Mensal • 009| MARÇO/201516

tReinAMentO

pETs - TREiNamENTO DE pREsiDENTEs ELEiTOs: GEsTÃO

2015-16 GDE sYLVia passaRELLi

Aconteceu no Hotel Vitória em Indaiatuba, São Paulo, o PETS - Treinamento de

Presidentes Eleitos da Gestão 2015-16, da Governadora Eleita Sylvia Passarelli! A partir das 14h os Presidentes, Secretários, Governadores Assistentes e Equipe Distrital foram recep-cionados no hall do hotel e puderam fazer seu check-in. A seguir fizeram as tradicionais fotos para o Guia Distrital com o uniforme do ano rotário. Após o jantar no Restaurante Vick, iniciou-se a Sessão Plenária com a Abertura Oficial pelo Gov. Ivo Nascimento, que agradeceu aos rotarianos o trabalho que tem sido feito nos Rotary Clubs para o engrandecimento do Distrito 4610 do Rotary International! Na sequência a mensagem do Instru-tor Distrital, Gov. Renato Figueiredo que acompanhará a governa-dora Sylvia durante todo o ano, instruindo rotariamente os Gover-nadores Assistentes, Presidentes de Clubes e Equipe Distrital para realizarem a melhor gestão possível!

Após as palavras do instrutor Renato Figueiredo foi apresentada a mensagem do Presidente de Rotary International 2015-16 K. R. “Ravi” Ravindran: "Todos vocês já receberam muitos presentes, mas este ano vocês receberão um presente muito especial: a chance de usar todos os seus talentos e dons para se tornarem um presente para o mundo". Vocês têm um ano para mostrar seu potencial e colocá-lo em prática. Um ano para liderar os clubes dos seus distritos e transformar a vida de outras pessoas. O tempo que temos é curto, e há muito a ser feito. Com relação ao nosso maior desafio, a erradicação da pólio, Ra-vindran ressaltou que: "Um futuro sem pólio é o que prometemos às crianças de todo o mundo. E este é um presente que vamos dar a elas." Ravindran, que é do Rotary Club de Colombo, Sri Lanka, se referiu às recentes con-quistas de nossa organização na luta contra a pólio como um exemplo do que os rotarianos podem fazer no mundo. Quando o Rotary estabeleceu a meta de erradicar a pólio há 25 anos, ela

era endêmica em 125 países, e mais de 1.000 crianças eram parali-sadas pelo vírus por dia. Hoje, a doença está presente em apenas três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. "Vamos continuar com a nossa luta, até vencermos a guer-ra." Relembrou do nosso trabalho para o desenvolvimento do quadro associativo. "Temos que encontrar uma maneira de redescobrir os fundamentos que construíram a nossa organização: a ênfase nos altos padrões éticos em todos os aspectos de nossas vidas e o sistema de classificação que incentiva a diversidade de conhecimentos em todos os clubes", disse ele. "Essas ideias são muitas vezes vistas como um obstáculo para o recrutamento de novos associados, mas elas são essenciais para o nosso sucesso, e ignorá-las seria um grande erro." Ravindran também ressaltou que o foco em branding é essencial para ajudar no crescimento da organização e que precisamos reposicionar a nossa imagem, que enfraqueceu em muitas partes do mundo. Além disso, o Rotary precisa con-tinuar a buscar doações para a

Mesa Diretora

MARÇO/2015 | Carta Mensal • 009 1717

Fundação Rotária, atrair novos as-sociados e incentivar os associa-dos atuais a participarem mais."Vocês têm um ano para construir monumentos que irão durar para sempre. Eles não serão esculpidos em granito ou mármore, e sim na vida e no coração de gerações. Este é o nosso momento. Vamos agarrar esta oportunidade com unhas e dentes", finalizou Ravi.O Diretor de Rotary International 2011-13, José Antonio Figueiredo Antiório falou sobre o Objetivo de Rotary fazendo um paralelo entre a teoria e a prática! A Governadora Eleita Sylvia Passarelli falou com emoção aos rotarianos presentes enfatizando a men-

sagem do presidente de Rotary International e pedindo aos Presidentes para desempenharem a melhor gestão para o crescimento ainda maior do Distrito 4610. Após a cerimônia de abertura foi oferecido um Coquetel de Boas Vindas no Terraço da Piscina! Muitos palestrantes estiveram presentes no PETS 2015. Entre eles: Gov. Renato Figueiredo com o tema Presidente Atribuições e Responsabilidades; Gov. Raul Casanova falando sobre aImportância da Interação do Clube com o Poder Público. Diretor de RI 2011-13 José Antonio Figueiredo Antiório, palestrando sobre AImportância dos Objetivos de Rotary no Desenvolvimento do Clube. Dando sequência Marcio Szalma da Silva falou sobre Noções de Protocolo e Prática Protocolar Em Workshop Desenvolvimento do Rotary, Francisco de Souza Ferreira Filho abordou o tema: Retenção de Associados, o que fazer?

Os Secretários de Clubes rece-beram orientação da Secretária Distrital Lidia Aparecida Borges.A Chairman Gov. Ligeia Stivanin mostrou dois filmes sobre o inter-câmbio de duas jovens. A primeira já idosa revendo a família anfitriã do período de juventude e o outro mostrando uma jovem que saiu da Bosnia e foi viver um ano nos USA e participou ativamente dos projetos comunitários do Rotary Club anfitrião. A Chairman Ligeia pediu aos presidentes que nunca fizeram um intercâmbio que fizessem o seu primeiro neste ano rotário.

A Reunião dos Cônjuges foi presidida pela esposa do Gov. Renato Figueiredo, Vera Lúcia B. Figueiredo e foi muito prestigiada por todos! Foi Divulgado o Vídeo

da Convenção Internacional no Brasil que acontecerá de 6 a 9 de junho de 2015! Plano de Liderança Distrital, Plano de Liderança de Clubes, e Planejamento Estratégico foram ministrados pelo Gov. Raul Casanova e Paulo Eduardo Grimaldi. As instruções de ferramentas para utilizar o site do Rotary foram dadas por Joaquim Flávio de Moraes Filho. Marcio Szalma da Silva falou novamente sobre a importância do Protocolo. O Companheiro Aparecido Rodrigues de Souza palestrou sobre a Imagem Pública do Rotary e José Luiz Scatolini instruiu como fazer a Administração nos Rotary Clubs! O Workshop – Comissão de Projetos Humanitários - Programa de Prevenção as Drogas - PROERD foi liderado por Artemísia Romeu Médici. O Gov. Nadir Zacarias e Paulo Eduardo Grimaldi falaram sobre a Fundação Rotária - Subsídios! Roberto Uria Mendéz palestrou sobre a Juventude, Rotarac, Interact e Ryla! O Gov. Renato Figueiredo mostrou a importância da Harmonia do Grupo. O Professor Marco Antônio de Bona Rossi, Superintendente da Fundação de Rotarianos de São Paulo fez a divulgação do Colégio e Faculdades Rio Branco. A Governadora Eleita Sylvia Passarelli fez a reunião com os Casais Presidentes e Edson Borcato falou sobre a importância e a responsabilidade de coordenar um PETS. Finalmente a Gov. Eleita Sylvia Passarelli agradeceu ao todos os participantes, palestrantes, pedin-do que cada um se to rnasse um presente para o mundo servindo ao Rotary!

tReinAMentO

Solenidade do Hino Nacional

Abertura Oficial

PETS - Encerramento

Carta Mensal • 009| MARÇO/201518

pLaNTiO DE áRVOREsO Rotary Club Juquitiba, realizou o plantio de árvores na Avenida Morrow Gaines Campbell III, grande defensor do Meio Ambiente, associado fundador do RC de Juquitiba, Presidente 2004-05 e fundador da ANAP – Associação Nascente de águas Puras.

Evento este, em comemoração ao 13º Aniversário de Fundação do Rotary Club de Juquitiba, homenagem ao Companheiro Morrow Gaines Campbell III (17/05/1940 – (†) 08/05/2014) e comemoração do Dia Mundial das Águas.

Neste dia, contamos com a presença do Governador Ivo e Zilpha.

Governador Ivo e Zilpha com a Companheira Dina (Viúva do Companheiro Gaines) e idealizadora do projeto.

Governador Ivo, Prefeito Francisco Jr, e

Jarbas - Presidente do RC Juquitiba, plantam uma das

árvores.

Rotarianos, familiares e colaboradores,após o plantio.

CidAdAniA

MARÇO/2015 | Carta Mensal • 009 1919

RC de Barueri 03/06/81 15 15 0 4 45,00 188,89 12,59RC de Barueri Alphaville 19/03/86 41 43 2 5 67,00 600,00 13,95RC de Barueri Tamboré 24/04/02 20 19 (1) 3 74,39 653,70 34,41RC de Carapicuiba 25/04/88 18 16 (2) 4 88,00 571,43 35,71RC de Carapicuiba Fazendinha 16/03/10 15 12 (3) 2 79,00 190,48 15,87RC de Cotia 27/05/71 15 0 (15) 0 0,00 750,00 500,00RC de Cotia Caucaia do Alto 29/04/98 19 18 (1) 3 72,00 261,90 14,55RC de Cotia Granja Viana 03/06/92 17 18 1 2 43,00 171,88 9,55RC de Cotia Granja Viana Empresarial 16/05/07 30 25 (5) 4 58,00 47,62 1,90RC de Cotia Mulheres Empreendedoras 27/04/12 10 14 4 3 41,00 71,43 5,10RC de Embu 29/05/72 10 15 5 4 64,00 214,29 14,29RC de Iguape 13/04/68 17 15 (2) 5 78,00 2.952,40 196,83RC de Ilha Comprida 05/09/01 13 13 - 4 77,00 238,10 18,32RC de Itapecerica da Serra 05/06/69 22 11 (11) 4 60,00 95,24 8,66RC de Itapevi 22/05/03 16 20 4 4 88,00 1.984,13 99,21RC de Jandira 18/12/03 13 13 - 2 64,00 512,26 39,40RC de Juquitiba 13/03/02 12 13 1 5 83,00 0,00RC de Osasco 22/05/59 37 43 6 2 61,00 288,10 6,70RC de Osasco Quitaúna 30/06/92 15 18 3 4 63,00 0,00RC de Pariquera-Açu Imigrantes 23/09/13 18 14 - 4 71,00 357,14 25,51RC de Pirapora do Bom Jesus 03/02/10 4 0 (4) 0 0,00 0,00 0,00RC de Registro 28/04/65 30 35 5 3 76,00 642,86 18,37RC de Registro Ouro 22/09/93 33 36 3 3 57,00 1.238,11 34,39RC de Santana de P. Aldeia Serra 30/06/98 15 15 - 5 56,00 119,05 7,94RC de Santana de P. Centro Histórico 04/05/06 10 9 (1) 5 71,00 176,63 19,63RC de São Paulo 13/02/24 97 95 (2) 3 57,00 5.703,10 60,03RCSP Alto da Lapa 25/11/03 21 21 - 5 57,00 71,43 3,40RCSP Alto de Pinheiros 20/12/74 24 22 (2) 5 61,00 5.185,37 235,70RCSP Armando de Arruda Pereira 02/12/10 16 14 (2) 3 83,00 309,52 22,11RCSP Avenida Paulista 16/10/91 20 18 - 4 67,00 1.023,82 56,88RCSP Barra Funda 28/09/67 33 36 3 3 81,00 2.549,34 70,82RCSP Bela Vista Bixiga 10/08/11 9 11 2 2 50,00 70,85 6,44RCSP Bom Retiro 23/04/67 21 17 (4) 3 82,00 118,32 6,96RCSP Brooklin 04/04/63 12 13 1 3 41,00 46,16 3,55RCSP Butantã 22/01/92 14 14 - 2 81,00 142,86 10,20RCSP Campo Limpo 06/03/02 11 9 (2) 3 69,00 700,00 77,78RCSP Caxingui 30/06/73 9 10 1 3 88,00 190,48 19,05RCSP Jabaquara 20/01/88 8 14 6 4 73,00 190,48 13,61RCSP Jaguaré 27/03/69 39 35 (4) 4 67,00 599,34 17,12RCSP Jardim América 06/01/69 16 14 (2) 4 60,00 55,36 3,95RCSP Jardim das Bandeiras 29/09/69 20 18 (2) 4 45,00 261,91 14,55RCSP Lapa 05/05/93 44 44 - 4 56,00 269,85 6,13RCSP Memorial da América Latina 06/04/94 23 24 1 3 67,00 1.071,43 44,64RCSP Moema 31/07/96 10 13 3 4 67,00 142,86 10,99RCSP Morumbi 12/11/81 14 10 (4) 3 80,00 47,62 4,76RCSP Oeste 21/07/53 14 20 6 3 53,00 627,00 31,35RCSP Pacaembu 05/06/89 22 22 - 4 73,00 71,43 3,25RCSP Parque Continental 12/10/94 18 20 2 4 78,90 259,71 12,99RCSP Pinheiros 07/05/64 18 16 0 4 72,00 70,05 4,38RCSP Sé 22/05/02 18 18 - 3 80,00 0,00RCSP Sumaré 11/06/71 22 21 (1) 3 81,00 679,37 32,35RCSP Vila Nova Conceição 30/06/08 10 10 - 4 85,00 0,00RC de Taboão da Serra 02/02/67 11 13 2 4 92,00 0,00RC de Taboão da Serra Pirajuçara 04/03/92 23 17 (6) 5 86,00 208,34 12,26RC de Vargem Grande Paulista 01/05/02 8 8 - 4 65,00 0,00

Aumento ou perda N

úmer

o re

uniõ

es Freqüência %28/02/15

Total de Associados

30/06/14RealizadoPer Capita

US$

Realizado2014-15 US$

Fundação RotáriaClubes Admissão

em RI

Carta Mensal • 009| MARÇO/201520

A Secretaria do Distrito 4610 poderá ajudá-lo em sua inscrição através dotelefone (11) 3667-7479 ou pelo email [email protected]

DE 06 A 09 DE JUNHO

EVENTO NO BRASIL FARÁO ROTARY BRILHAR.

106ª CONVENÇÃO DOROTARY INTERNACIONAL