desenvovimento 2.docx

2
Desenvolvimento Aperfeiçoamento do dínamo Ao observar o funcionamento do dínamo, foi notada uma grande falha, que se não corrigida, nosso TCC perderia seu foco em sua parte sobre ecologia e sustentabilidade. A polia do dínamo é feita de um material muito rígido e duro, e com isso, sua fricção gerada no movimento cinético com o pneu, faz ocorrer um grande desgaste no pneu. De certa forma, ao ter o desgaste, logo ele será descartado, e muitas vezes, feito de forma inadequada, indo parar então em grandes pilhas de pneus, lixões, rios, lagos, etc. Atualmente, existe uma forma de descarte adequado de pneus, onde ele é levado para a reciclagem, e é produzido asfalto a partir do mesmo. Porem, apesar de haver uma forma correta de seu descarte, muitas pessoas optam pela forma inadequada, por ser mais fácil, jogar um pneu em algum lugar, do que leva-lo a um posto de coleta de materiais recicláveis. Então, graças ao conhecimento na parte de mecânica de um dos integrantes de nosso grupo, foi posto em conclusão que deveria ser refeita de forma exclusiva, a polia acoplada no eixo do dínamo, mas agora, feita de um material igualmente resistente, porém, mais macio e que gera um desgaste extremamente menor, tanto ao pneu, como também à polia. Para resolver o problema de interface da transmissão de movimento da bicicleta para o dínamo, foi feito um projeto de um rolete especial, diminuindo o atrito. Esse rolete consiste em um pneu de seção circular e uma roda especial. A fixação do dínamo na bicicleta varia conforme o modelo da mesma. Serão usados elementos de fixação padronizados como, parafusos, porcas, arruelas, grampos e peças especiais. Como não possuímos informações sobre qual tipo de tensão e corrente elétricas geradas pelo dínamo, faremos a

Upload: chenryque80

Post on 14-Dec-2015

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Desenvovimento 2.docx

Desenvolvimento

Aperfeiçoamento do dínamo

Ao observar o funcionamento do dínamo, foi notada uma grande falha, que se não corrigida, nosso TCC perderia seu foco em sua parte sobre ecologia e sustentabilidade. A polia do dínamo é feita de um material muito rígido e duro, e com isso, sua fricção gerada no movimento cinético com o pneu, faz ocorrer um grande desgaste no pneu. De certa forma, ao ter o desgaste, logo ele será descartado, e muitas vezes, feito de forma inadequada, indo parar então em grandes pilhas de pneus, lixões, rios, lagos, etc.

Atualmente, existe uma forma de descarte adequado de pneus, onde ele é levado para a reciclagem, e é produzido asfalto a partir do mesmo. Porem, apesar de haver uma forma correta de seu descarte, muitas pessoas optam pela forma inadequada, por ser mais fácil, jogar um pneu em algum lugar, do que leva-lo a um posto de coleta de materiais recicláveis.

Então, graças ao conhecimento na parte de mecânica de um dos integrantes de nosso grupo, foi posto em conclusão que deveria ser refeita de forma exclusiva, a polia acoplada no eixo do dínamo, mas agora, feita de um material igualmente resistente, porém, mais macio e que gera um desgaste extremamente menor, tanto ao pneu, como também à polia.

Para resolver o problema de interface da transmissão de movimento da bicicleta para o dínamo, foi feito um projeto de um rolete especial, diminuindo o atrito. Esse rolete consiste em um pneu de seção circular e uma roda especial.

A fixação do dínamo na bicicleta varia conforme o modelo da mesma. Serão usados elementos de fixação padronizados como, parafusos, porcas, arruelas, grampos e peças especiais.

Como não possuímos informações sobre qual tipo de tensão e corrente elétricas geradas pelo dínamo, faremos a verificação com auxilio de instrumentos de laboratório de elétrica, tais como, osciloscópio e multímetros.