contacto com os pré -seminaristas dehonianosseminaristas … · 2010-12-20 · dias seguintes...

12
Publ. Mensal - nº 206 - Dezembro de 2010 - Preço 0,25€ (IVA incl.) Contacto com os Pré Contacto com os Pré- seminaristas Dehonianos seminaristas Dehonianos dezembro Caro PRÉ-SEMINARISTA! O Verbo de Deus incarnou e habitou entre nós” Estamos a preparar-nos para o Natal. É a grande festa do encon- tro de Deus com cada homem e mulher. Cristo vem para habitar a nossa existência e montar a sua tenda no nosso coração. Veio para redimir cada homem. É o mistério do amor de Deus que se encontra com cada um de nós. Ele vem para habitar a nossa história, a nossa humanidade, e transformá-la a partir do nosso coração. Por isso este é um tempo em que cada um de nós é convidado a acolher o Deus Menino, que na simplicidade e humildade de Belém, vem ao teu encontro. O amor de Deus toca o coração de cada homem e transforma-o. Tocados pelo amor de Deus, também somos convidados a transformar a nossa vida e a vida de todos aqueles que nos rodeiam. Caro amigo, que nesta época natalícia possas também com ges- tos de paz, de reconciliação e tolerância, tocar o coração de todos aqueles que te rodeiam. Assim então o Natal, mistério do encontro de Deus com cada homem, será a festa da Alegria e da Paz. Para ti e toda a tua família os desejos de uma Festa feliz. Estes são os votos e desejos da equipa de Pastoral Vocacional. Um abraço amigo, Pe. Juan Noite, scj

Upload: vanhanh

Post on 18-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Contacto com os Pré -seminaristas Dehonianosseminaristas … · 2010-12-20 · dias seguintes bateu à porta de pessoas amigas e arranjou dinheiro suficiente ... 5 O coração do

Publ. Mensal - nº 206 - Dezembro de 2010 - Preço 0,25€ (IVA incl.)

C o n t a c t o c o m o s P r éC o n t a c t o c o m o s P r é -- s e m i n a r i s t a s D e h o n i a n o ss e m i n a r i s t a s D e h o n i a n o s

dezembro Caro PRÉ-SEMINARISTA!

“O Verbo de Deus incarnou e habitou entre nós” Estamos a preparar-nos para o Natal. É a grande festa do encon-tro de Deus com cada homem e mulher. Cristo vem para habitar a nossa existência e montar a sua tenda no nosso coração. Veio para redimir cada homem. É o mistério do amor de Deus que se encontra com cada um de nós. Ele vem para habitar a nossa história, a nossa humanidade, e transformá-la a partir do nosso coração. Por isso este é um tempo em que cada um de nós é convidado a acolher o Deus Menino, que na simplicidade e humildade de Belém, vem ao teu encontro. O amor de Deus toca o coração de cada homem e transforma-o. Tocados pelo amor de Deus, também somos convidados a transformar a nossa vida e a vida de todos aqueles que nos rodeiam. Caro amigo, que nesta época natalícia possas também com ges-tos de paz, de reconciliação e tolerância, tocar o coração de todos aqueles que te rodeiam. Assim então o Natal, mistério do encontro de Deus com cada homem, será a festa da Alegria e da Paz.

Para ti e toda a tua família os desejos de uma Festa feliz. Estes são os votos e desejos da equipa de Pastoral Vocacional.

Um abraço amigo, Pe. Juan Noite, scj

Page 2: Contacto com os Pré -seminaristas Dehonianosseminaristas … · 2010-12-20 · dias seguintes bateu à porta de pessoas amigas e arranjou dinheiro suficiente ... 5 O coração do

2

Para ti, A PALAVRA DO PADRE DEHON

SENTIDO DO NATAL Mesmo sendo o Natal uma festa essencialmente ale-

gre, o espírito de imolação e de reparação não deve estar ausente.

Jesus vinha para nos salvar, para nos trazer a paz e a alegria, é certo, mas em que condições de humildade, pobreza, sacrifício! Pequenino, Ele é uma pequena vítima e ensina-nos a imolação como caminho da graça e da salvação.

E ainda hoje, como é Ele recebido, mesmo pelos cristãos? Como O tenho eu acolhido muitas vezes?

COMENTÁRIO

O Natal não é a maior festa cristã. A maior festa é a Páscoa. Mas toda a gente sabe como, pelo mundo inteiro, os festejos do Natal e de toda a quadre natalícia são muito sentidos e vividos até mesmo por pessoas que não são cristãs e, por isso mesmo, pouco ou nada sabem do seu significa-do. Nós, felizmente, porque somos cristãos, sabemos que o Natal é a grande festa do Nascimento de Jesus. Os Anjos que apareceram aos pas-tores e lhes anunciaram o nascimento do Menino Jesus, entre outras coi-sas disseram-lhes estas palavras: “Anuncio-vos uma grande alegria…” Jesus nasceu na pobreza e no desconfor-to do presé-pio, destinada a terminar no sofrimento da cruz e ensina-nos “a imola-ção como caminho da graça e da sal-vação”.

Page 3: Contacto com os Pré -seminaristas Dehonianosseminaristas … · 2010-12-20 · dias seguintes bateu à porta de pessoas amigas e arranjou dinheiro suficiente ... 5 O coração do

3

A PALAVRA DO PAPA, para ti

“DEUS CONNOSCO” Caros amigos, o Senhor Jesus está sempre connosco e caminha

sempre com a sua Igreja, acompanha-a e protege-a. Não duvideis nun-ca da sua presença! Aquele que vem ao nosso encontro como o Ema-nuel, o “Deus connosco”, assegura-nos que está sempre no meio dos seus: “Eis que Eu estou convosco todos os dias, até ao fim do mun-do” (Mt 28, 20). Crescei na amizade para com Ele, aprendei a escutar e a conhecer a sua palavra e a reconhecê-l’O nos pobres presentes nas vossas comunidades. Vivei a vossa vida com alegria e entusiasmo, certos da sua presença e da sua amizade gratuita, generosa, fiel até à morte de cruz.

COMENTÁRIO

Estas palavras do Santo Padre foram dirigidas a milhares de crianças da primeira Comunhão concentradas em Roma na conclusão do “Ano da Eucaristia”.

O Papa dá-nos com estas palavras muito simples porque dirigidas a crianças (que, por isso, não precisam de ser explicadas) a certeza maravi-lhosa de que Deus está connosco. Pede-nos que nunca duvidemos disso. E dá-nos alguns conselhos muito preciosos, a que convém dar atenção:

- “procurai sempre o Senhor Jesus”

- “crescei na amizade para com Ele”

- “aprendei a escutar e conhecer a sua palavra”

- aprendei “a reconhecê-l’O nos pobres”

-“vivei a vossa vida com alegria e entusiasmo”

Page 4: Contacto com os Pré -seminaristas Dehonianosseminaristas … · 2010-12-20 · dias seguintes bateu à porta de pessoas amigas e arranjou dinheiro suficiente ... 5 O coração do

4

“Encontrar Sacerdotes”

UMA HISTÓRIA DE CADA VEZ

Ao entrar na portaria do Colégio, a Madre Teresa cruzou-se com um homem de rosto enegrecido pelo carvão de pedra, que acabava de transportar para o depósito subterrâneo. Aproximava-se o Inverno e o Colégio abastecia-se do carvão necessário para o aquecimento central.

- Certamente está muito cansado, - disse-lhe Madre Teresa - já que teve de acarretar, sozinho, tanto carvão para a loja.

É verdade. Mas suporto de boa vontade todo este trabalho por causa do meu filho. Esse é que é o maior peso.

- Como assim? - indagou a freira, desejando conhecer a causa de tanta preocupação.

- Trago um filho do Seminário. Por mais que trabalhe, não sou capaz de ganhar o suficiente para sustentar a família e pagar as despe-sas do rapaz.

- Se o seu filho tem vocação para sacerdote, Deus há-de ajudar. Pode ter a certeza.

E, dizendo isto, a boa religiosa tirou do bolso um caderninho e apontou a direcção do pai e do filho seminarista. À noite passou lon-gas horas na capela a rezar pelo pequeno seminarista e pelo pai. Nos dias seguintes bateu à porta de pessoas amigas e arranjou dinheiro suficiente para pagar a mensalidade do rapazito.

Perante tão bom resultado, pensou de si para consigo:

Não há quem não saiba a falta que há de sacerdotes no nosso mundo. Mas, para isso, são necessárias muitas pessoas que imitem

a Madre Teresa e escutem, como ela, o apelo de Jesus: “Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”

(Mt. 9,39).

Page 5: Contacto com os Pré -seminaristas Dehonianosseminaristas … · 2010-12-20 · dias seguintes bateu à porta de pessoas amigas e arranjou dinheiro suficiente ... 5 O coração do

5

O coração do homem tem dimensões insuspeitadas, impulsos exuberantes, mistérios insondáveis. Por vezes, o desejo coloca-o em contradição consigo mesmo. Porque são maiores os desejos do que as forças. E a vida torna-se um drama.

Drama é a escolha do projecto de vida que choca contra as possi-bilidades da própria vida. Drama é: “Vejo o que é melhor, mas, na prá-tica, sigo o que é pior”. Drama é o espírito que vai para um lado e toda a tensão da pessoa para outro.

Vocação, insere-se exacta-mente na problemática daquilo que somos e daquilo que quere-mos ser. No caminho da vocação, há passagens que são obrigató-rias. A resposta ao chamamento assume compromissos em suces-são ordenada, disciplinada, comandada mas não drástica. Quer dizer: “Deixar” é condição preliminar. Não adquires Cristo, se antes não pensas nas coisas deste mundo. A renúncia é condi-ção, é passagem obrigatória.

A tragédia começa, quando nos tornamos incapazes de gene-rosidade. Digo: “nos tornamos

incapazes de generosidade”. Com efeito, cada homem tem na mão a sua própria vontade. A vontade educa-se, as paixões dominam-se, a capacidade de resistência constrói-se: desde novos.

Crê n’Ele. Não olhes para aqui-lo que deixas. Olha para a frente, para aquilo que terás! Terás Cris-to. Nada se Lhe pode comparar. Nenhum amor iguala o d’Ele. Nenhum seguimento é sucesso de salvação, tanto e como o seguimento de Cristo.

PÁGINA VOCACIONAL

VOCAÇÃO: DRAMA

E

TRAGÉDIA

Page 6: Contacto com os Pré -seminaristas Dehonianosseminaristas … · 2010-12-20 · dias seguintes bateu à porta de pessoas amigas e arranjou dinheiro suficiente ... 5 O coração do

6

SACERDOTE, PORQUÊ? TESTEMUNHO

O Pe. Luís Archer, jesuíta é cientista e professor uni-versitário internacionalmente reconhecido como

um dos maiores especialistas no campo da genéti-ca bioquímica. Eis o seu testemunho.

Há dois meses, numa paragem de autocarro em New York, um

rapaz protestante perguntou-me o último porquê que me levou a fazer-me sacerdote e jesuíta. Já vinha a dobrar a esquina o autocarro que lhe servia, e eu só tinha um minuto para explicar àquele rapaz um mistério que Deus nunca revelou. Só me ocorreu responder-lhe assim: “Não sei… , pois o “sim” que nós livremente quisermos dar é um “Sim” de Deus posto por Ele na nossa boca". O autocarro partiu. E eu fiquei a pensar: mas afinal, porquê?

A primeira ideia de Vocação passou-me pela cabeça aí pelos treze anos. Veio depois a idade sonhadora, e de cotovelos afincados no parapeito da janela do meu quarto, as ideias de consagração total a Deus foram ainda um dos meus sonhos de adolescente. Não foram o único, é certo. Mas foram-no a sério. Mas eu acabava sempre por afas-tar tais pensamentos, dizendo para comigo: "Não penses nisso, que, se não, estás lá caído". Mas já era tarde…

Depois de me formar no Porto, fui fazer um retiro de 8 dias na Casa do Noviciado. Ali começou toda a história acidentada dessa inti-midade pessoal com Cristo a que se chama vocação. Sentia-me então inteiramente feliz. Estava ali onde Deus me queria.

Os momentos aborrecidos, idiotas, frustrados do meu dia a dia de pobre mortal, estavam agora inteiramente consagrados a Deus.

Page 7: Contacto com os Pré -seminaristas Dehonianosseminaristas … · 2010-12-20 · dias seguintes bateu à porta de pessoas amigas e arranjou dinheiro suficiente ... 5 O coração do

7

Valiam! Valiam ainda mais que os outros! Era feliz, e já não só algu-mas vezes, fugidiamente, mas sempre e de direito, enquanto eu qui-sesse.

Depois vieram os anos longos e acidentados dos estudos, que me levaram por terras distantes...

Mas ao longo de tantas encruzilhadas, sempre os grandes momentos em que me encontrei a mim mesmo em plenitude de felici-dade foram, não as horas nervosas do êxito humano, mas as horas simples em que Deus desce ao fundo da alma e fala em intimidade. Foram conversas assim, repetidas e aprofundadas aqui e além, que me povoaram de um mundo de maravilhas e de encanto, dias da vida que, doutro modo, teriam sido solidão difícil.

Foi assim que, por entre as lutas da vida, o Senhor me foi plasman-do, a pouco e pouco, aquela Certeza que desabrocha débil como uma semente, mas acaba por se fincar na terra e avassalar a vida, e que um dia clama aos ventos: "Realmente, eu nasci para uma vida assim!"

Page 8: Contacto com os Pré -seminaristas Dehonianosseminaristas … · 2010-12-20 · dias seguintes bateu à porta de pessoas amigas e arranjou dinheiro suficiente ... 5 O coração do

8

* Dai esmola de modo que a vossa mão esquerda não saiba o que faz a direita: E o vosso Pai, que vê o que fazeis em segre-do, vos pagará. (Jesus)

* Quem se ama a si mesmo não pode amar a Deus; aquele que, movido pela riqueza superior do amor divino, não se ama a si mesmo, esse ama a Deus. (Diádoco de Foticeia - séc. V)

* As vitórias de ontem são menos importantes do que os pla-nos para amanhã. (Home Almance)

* Os valores morais salvam a humanidade (M Gandhi)

* Não escolha mais radical e corajosa do que esta: deixar tudo para se dedicar à salvação dos irmãos que não recebe-ram o dom inestimável da fé em Cristo. (João Paulo II)

*Jesus, em todo o lugar, foi sempre o Enviado. Nós somos , a cada instante, os enviados de Deus ao mun- do. (M. Delbrel)

* É preciso captar a vida no que ela tem de mais profundo: ser para Deus. (W. Valle Martins)

* O “discípulo” está, por vocação, intimamente asso- ciado à missão redentora de Cristo Redentor. (Alguém)

10 grãos de

Page 9: Contacto com os Pré -seminaristas Dehonianosseminaristas … · 2010-12-20 · dias seguintes bateu à porta de pessoas amigas e arranjou dinheiro suficiente ... 5 O coração do

9

PARA LER E MEDITAR PROIBIDO ENTERRAR

"O seu filho podia dar muito mais". Muitas vezes, professores e directores de turma repetem esta frase, quando recebem encar-regados de educação. Parece uma frase feita, um modo de dizer. Mas não é. Corresponde a uma realidade frequente entre os mais novos que normalmente não primam pela vontade de estudar.

O pior, no entanto, é quando uma pessoa e cresce e continua a ser verdade que "podia dar mais". Contenta-se com o mínimo dos mínimos. Não valoriza uma quantida-de de capacidades e recursos. Enter-ra uma mina de possibilidades, de forma completamente irresponsá-vel.

Também nós cristãos de qual-quer idade somos facilmente mini-malistas, contentamo-nos com o mínimo: "não faço mal a ninguém...; vou à Missa quase todos os domin-gos; uma vez por outra dou qualquer coisa a quem precisa; benzo-me quando me deito..."

Será mesmo suficiente? Não seria possível "dar mais"? Não somos mesmo capazes de mais esforço, de mais entrega, de mais atenção aos outros, de mais disponibilidade para ajudar e servir...?

É verdadeiramente necessário crescer na capacidade de compro-misso e de empenhamento. A cada um de nós foram confiados muitos "talentos". A cada um de nós foi dado o talento do amor de Deus para frutificar no campo da vida. É proibido enterrá-lo, ou fazer de conta que não é connosco, que não somos capazes de "dar mais".

Page 10: Contacto com os Pré -seminaristas Dehonianosseminaristas … · 2010-12-20 · dias seguintes bateu à porta de pessoas amigas e arranjou dinheiro suficiente ... 5 O coração do

10

[eler] [eflectir] [esponder]

1. Estamos a iniciar a caminhada de Advento, de preparação para o Natal. Como posso preparar melhor o meu coração para acolher Jesus neste Natal? 2. Para ti, a palavra do Pe. Dehon: a) Qual é o sentido do Natal? 3. A palavra do papa, para ti: a) Quais os concelhos que devemos ter em conta para a nos-sa vida? 4. Uma história de cada vez: a) Qual a mensagem que tiro para mim da história da Madre Teresa... 5. Página vocacional: a) Explica por palavras tuas como Vocação pode ser: Drama e tragédia... 6. Testemunho: a) O que fez o Pe Luís Archer para ser Sacerdote? 7. Para Ler e Meditar: a) O que retiras, para ti, do texto “Proibido Enterrar”?

Page 11: Contacto com os Pré -seminaristas Dehonianosseminaristas … · 2010-12-20 · dias seguintes bateu à porta de pessoas amigas e arranjou dinheiro suficiente ... 5 O coração do

11

"e" & "se"

são duas palavras inofensivas... mas, se as jun-tar-mos, lado a lado, têm o poder de nos

assombrar o resto da vida.

e se... e se... e se...?

se o que sentes é uma vocação verdadei-ra, então nunca é tarde... só é preciso ter

coragem para seguir o coração...

AGARRA-A

Page 12: Contacto com os Pré -seminaristas Dehonianosseminaristas … · 2010-12-20 · dias seguintes bateu à porta de pessoas amigas e arranjou dinheiro suficiente ... 5 O coração do

C

on

vo

ca

tór

iaC

on

vo

ca

tór

ia

Publicação Mensal - Ano IX - nº 206 - Dezembro de 2010 Proprietário, Director e Editor: A equipa da Pastoral Vocacional do Colégio Missionário

Redacção e Administração: Caminho do Monte, 9 | Ap. 430 | 9001-905 - FUNCHAL Telf.: 291 22 10 23 | Website: emfrente.wordpress.com | Email: [email protected]

Impresso nos Serviços Privativos do Colégio Missionário Sagrado Coração - FUNCHAL Depósito Legal nº 120 306

Em Frente (Contacto com os Pré-seminaristas Dehonianos)

No mês de Novembro era intenção da equipa de Pastoral Vocacional ir visitar-vos às vossas casas, tal como o dissemos na reunião de pais de Outubro. Fize-mos esforços para que tal pudesse ter acontecido, embora não tivesse sido fácil tornar isso possível. Para nós é sempre uma oportunidade privilegiada poder conhecer o lugar onde vivem, o vosso ambien-te familiar e ajudar-vos a viver o vosso compromisso de pré-seminaristas nesse ambiente quotidiano. É sobretudo, também, uma experiência enriquecedora para nós que vos acompanhamos, que também para as vossas famílias. Assim o esperamos.

Assim sendo, o nosso próximo “encontro formati-vo” terá lugar neste mês, logo no início das férias de Natal. Aqui tens a respectiva “convocatória”.

Chamamos a atenção para que tragas o RRR quer do mês de Novembro, como também o do mês de Dezembro.

CHEGADA: no sábado, dia 18, às horas do costu-

me, ou seja entre as 9.00 e as 10.30 horas.

REGRESSO A CASA: no domingo, dia 19, entre as 13,30 e as 14.00 horas.

TRAZER: As coisas do costume, com especial cui-dado para não esquecer: o cartão, a FF e o RRR, e a roupa necessária.