conexão - novembro/dezembro - 2015

28
Informativo da Igreja Metodista na 3 a Região Eclesiástica * Ano XXII * nº 228 * Novembro/Dezembro de 2015 1ª Fase - 42º Concílio Regional Crianças * Mãos a obra * por Vinicius Carvalho Todo dia é Natal quando se vive pelo Espírito de Jesus Cristo!

Upload: igreja-metodista-3re

Post on 24-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Conexão é uma publicação da Igreja Metodista na 3ª Região Eclesiástica e tem por finalidade a evangelização e a edificação.

TRANSCRIPT

Page 1: Conexão - novembro/dezembro - 2015

Informativo da Igreja Metodista na 3a Região Eclesiástica * Ano XXII * nº 228 * Novembro/Dezembro de 2015

1ª Fase - 42º Concílio Regional Crianças* Mãos a obra*

por V

inic

ius

Carv

alho

Todo dia é Natal quando se vive peloEspírito de Jesus Cristo!

Page 2: Conexão - novembro/dezembro - 2015

Experiêcia e esperançana velhice...

Uma homenagem da Igreja Metodista na

Terceira Região atodos os pastores

aposentados epastoras aposetadas.

“Mas a vereda dosjustos é como a luz da aurora, que vaibrilhando mais e mais até ser dia perfeito.”Prov. 4.18

Page 3: Conexão - novembro/dezembro - 2015

ANO XXII • nº 228Novembro/Dezembro • 2015

Conexão é uma publicação da Igreja Metodista na 3ª Região Eclesiástica e tem por finalidade a evangelização e a edificação.

Coordenação Regional de Ação Missionária Bispo José Carlos Peres, presidenteRev. Paulo Roberto GarciaRev. Willian de MeloRevda. Thelma Ferreira G. NascimentoRevda. Cristiane Capeleti Pereira (repres. Cogeam)Alexandre Pupo QuintinoJairma de Assis GuelloLucas Lima Camargo Escobar BuenoLuciana de SantanaLuiz Roberto Saparolli (repres. Cogeam)

Jornalista ResponsávelCamila Abreu Ramos MTB 30.075

RevisãoRev. Martin S. Barcala

Capa, Arte e EditoraçãoVinicius Theodoro Carvalho ImpressãoArvato

Tiragem5.000 exemplares

Atendimento ao leitorTelefone: (11) 5904.3000Fax: (11) 5904.2233Rua Dona Inácia Uchoa, 303, 04110-020 • Vila Mariana - São Paulo • [email protected]://3re.metodista.org.br

EDITORIAL

Senti que esse ano foi mais um que passou rápido... Ao contribuir no projeto do vídeo para o 42º Concílio Regional, onde foram apresentadas partes da caminhada de nossa Igreja Metodista na Terceira Região, pude refletir sobre o quanto já percorremos... Em nosso trajeto podemos encontrar desníveis no terreno, mas que a nossa motivação seja o destino consolador e glorioso que nos espera na presença do Pai.

Diante de tanta pressão, de tantas atividades, de nossa caminhada, para mim é bálsamo perceber que em tudo há um propósito. Se buscarmos estar no centro da vontade do Pai, tudo o que acontecer, será para o nosso bem, para o nosso crescimento. Mesmo que o sofrimento e a dor venham vendar os nossos olhos e limitar a visão do horizonte a nossa frente. É certo que o Senhor tem preparado algo para nos edificar e para nos aproximar mais de sua presença por meio de algumas situações. Precisamos ver os obstáculos como oportunidades concedidas por Deus para fortalecermos, enrijecermos nossa musculatura espiritual e assim seguirmos firmes na caminhada cristã.

Firmados na presença do Senhor e contando com sua providência, precisamos descansar e crer que nEle está o controle de toda e qualquer situação.

Sigamos firmes neste caminho de chão batido, com pedregulhos e alguns desníveis, certos dos propósitos que Deus tem para nós, mesmo permeado por tantos obstáculos. Mas, se observarmos bem, a diferença entre esses caminhos não está apenas no decorrer do seu trajeto, nas dificuldades ou facilidades que eles venham a oferecer, mas sim aonde eles irão nos levar.

Deus quer o melhor para nós, quer nos dar a segurança de Sua presença e, se entregarmos nossa caminhada nas mãos dEle, pedindo que nos conduza por suas veredas, é certo que chegaremos ao propósito esperado, mesmo que para isso Ele tenha que cercar os canteiros desta estrada com espinhos, nos impedindo, por amor, de nos desviarmos do seu caminho. “Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.” (Is 45.2). Pelo amor ou pela dor estejamos sempre aos pés de nosso redentor, o Senhor Jesus Cristo seguindo-o com amor, pureza de coração e fidelidade.

O caminho é longo e estreito, mas que do nosso interior brote o genuíno desejo de estar no centro da vontade do Pai. A promessa para os que perseverarem é grandiosa: “Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” (Ap 21.7)

Feliz 2016 para todos nós!

Boa leitura!

por Camila de Abreu

Caminho de Deus

A redação é responsável por toda matéria publicada e, assim, reserva a si a escolha de colaborações para a publicação. As publicações assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião do jornal. A reprodução dos artigos é permitida, desde que mencionada a fonte e enviado o material a esta Redação.

Terceira Região na Webhttp://3re.metodista.org.brAcesse e participe de nossas redes sociais.

EXPEDIENTE

igrejametodista

@metodista3re

metodista3re

Igreja Metodista 3re

metodista3re

3Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

Page 4: Conexão - novembro/dezembro - 2015

Introdução

Ultimamente, tenho escutado muito uma frase: “Nossa! Como o ano passou voando”. Partindo desta frase, pus-me a pensar sobre o Natal que comemoramos. E alguns pen-samentos invadem a minha mente, tais como: o que estão fazendo com o Natal? Jesus ficaria satisfeito com os acontecimentos que se veem no Natal? A Igreja tem vivido o verda-deiro Espírito do Natal? Suspiro e digo: mais um Natal, de novo tudo muito igual! O Natal deveria e deve ser sempre igual, no sentido de relem-brar o nascimento do nosso Senhor Jesus Cristo, aproveitando a oportu-nidade para: refazer projetos de vida firmados na Palavra de Deus; reco-nhecer que o próximo, independen-te de sua cor, raça ou sexo, na sua es-sência humana, é exatamente igual a nós; tratar a criação do Senhor com mais dignidade, respeitando os ani-mais, a natureza, enfim, o ecossiste-ma, pois somos colocados nele como mordomos, para administrar o que foi criado por Deus. O Natal não deveria e não deve ser utilizado para simplesmen-te trocar presentes e para o consumo de bebidas e comidas sofisticadas, regadas a cânticos de Natal, onde Cristo nem aparece como o principal

motivo. A festa deveria ser para Ele, mas muitas vezes Ele sequer é lem-brado em sua festa natalícia. Não po-demos, como cristãos, solidificar um sistema de mercado no qual quem tem riquezas, tem Natal, e quem não tem deve se contentar com as miga-lhas, ou então se endividar com car-tões de crédito ou outro sistema de financiamento, para dizer que tam-bém teve um bom Natal.

1. O que estão fazendo com o Natal?

Estão acabando com o Natal. Ele não é mais uma festa genuina-mente cristã. É, sim, uma festa mer-cantil. Vejamos: até mesmo nas igre-jas o Natal somente tem sentido se trocarmos presentes. Na maioria de nossos lares, necessitamos organizar ceias ou almoços com bebidas, co-midas e guloseimas à vontade, caso contrário não se festejou o Natal. O comércio dita as regras e nós obe-decemos. Qual de nossas crianças, juvenis, jovens, namorados e na-moradas, noivos e noivas, esposos e esposas não ficariam tristes e cha-teados se não receberem ao menos uma lembrancinha no Natal? Por aí, deduz-se que estamos contamina-dos pelo espírito do mercado e não pelo Espírito do Natal.

José Carlos PeresBispo e Pastorbispo.peres@ 3re.metodista.org.br

EPISCOPAL

Mais

um N

atal!

4 Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

“Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no cam-po, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o

Salvador, que é Cristo, o Senhor”. - Lucas 2:8-11

Page 5: Conexão - novembro/dezembro - 2015

2. Jesus ficaria satisfeito com os aconte-cimentos que se veem no natal?

A minha resposta é não. Não acredito que o Senhor que deu a sua vida na Cruz do Calvário para que pudésse-mos encontrar salvação estaria satisfeito ao ver que os seus ensinos e propósitos para a humanidade estão se perdendo rapidamente. Não se encontra com fre-quência a harmonia, a fidelidade, o pra-zer de se ter amigos. Os interesses são quase todos comerciais, visando lucros. Alguém sendo considerado somente quando e se puder agregar valor finan-ceiro a outrem. Caso contrário, a amiza-de será descartada. Jesus Cristo não pode estar feliz com esse tipo de Natal, que é utilizado para o enriquecimento; que não valori-za a vida; durante o qual se encontram seres humanos se degradando nas cal-çadas, nas clínicas de recuperação para dependentes químicos, nas mesas de um botequim qualquer, consumindo co-pos e mais copos de bebida alcoólica ou qualquer outra droga mais pesada. Pior ainda é saber que a boa parte dessas pes-soas, incluindo-se aí muitos “cristãos e cristãs”, fazem isso querendo encontrar a paz, esquecendo-se que Jesus Cristo é o Príncipe da Paz (Isaías 9,6), esquecen-do-se que foi Ele quem disse: deixo-vos a paz (João 14,27). Não. Jesus não deve estar feliz com os acontecimentos que se veem nesse tipo de Natal.

3. A igreja tem vivido o espírito do natal?

Analisando a postura da Igreja frente ao Natal – referindo-me à Igreja como um todo e não uma em especial – penso que ela está deixando a desejar. O Espírito do Natal é fraternidade. Fra-ternidade pressupõe companheirismo, harmonia, compreensão e altruísmo. Es-

tes ingredientes andam meio distantes e estão se tornando raros no meio cristão. Talvez seja por causa do denominacio-nalismo, em que o nome de uma deno-minação tem mais valor que o nome de Cristo. O cristianismo que tem essa na-tureza está distante do pensamento de João Batista quando disse ser “necessário que ele cresça e que eu diminua” (João 3,30). O Espírito do Natal pressupõe que cristãos e cristãs estão anunciando uma mensagem de esperança e de salvação e não de competição. Natal se faz o ano todo, pois todo dia é Natal quando se vive pelo Espírito de Jesus Cristo.

4. O desafio

Irmãos e irmãs, as considerações acima, antes de serem pessimistas, são para nos levar à reflexão de como nos colocamos diante dos ditames do mun-do. Para avaliar se estamos exercendo voz profética ou se estamos nos confor-mando com o que se oferece por aqueles que têm por deus o mercado, com suas leis. Acredito que exista a possibilida-de de renovarmos o conceito de Natal. Que além de comermos as delícias pró-prias das festividades de Natal, possa-mos desenvolver um espírito fraterno e amoroso com aqueles e aquelas que se relacionam conosco. Que possamos fa-zer da Igreja um lugar onde Cristo tenha prazer em estar presente. Assim, pode-remos ter um mundo melhor e mais aco-lhedor, vivendo os princípios estabeleci-dos pela Palavra de Deus.

Tenham todos e todas um Feliz Natal e um Ano Novo de crescimento na graça e no amor de Deus.

Do Pastor e irmão na fé,José Carlos PeresBispo da Terceira Região Eclesiástica.

5Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

“... todo dia é Natal quando se vive pelo Espírito de Jesus Cristo.”

Page 6: Conexão - novembro/dezembro - 2015

METODISMO

Era 24 de maio de 2015. Dia de Pentecostes. Dia da “experiên-cia do coração aquecido” de João Wesley. Dia do Discipu-lado Metodista. Eu estava no

púlpito da igreja que havia sido pastor há nove anos, agora como pastor convidado, celebrando o mês de aniversário da igreja. Quando estava me preparando para pregar neste dia, lembrando de to-das estas datas que já mencionei, pergun-tei a Deus: Senhor, o que devo pregar? Sobre o que devo falar? A resposta de Deus me surpreendeu: “O último sermão pregado nesta igreja”. Quando Deus falou isso, logo lem-brei, como se fosse ontem, da última pa-lavra que havia pregado naquele púlpito: “E os amei até o fim”. Era uma despedi-da. Era o sentimento de um pastor que, depois de tantas lutas, dificuldades, vitó-rias e alegrias pôde dizer com o coração livre: “Os amei até o fim”. E Deus continuava falando ao meu

coração que o Pentecostes que deve- ríamos esperar era um derrama-

mento de amor sobre a Igreja. Atualmente, a Igreja tem

carecido de amor. O amor tem se esfriado entre nós.

Houve um tempo em que havia amor dentro da Igreja, e foi necessário um Pentecostes para levantar pessoas para amar os que estavam fora da Igreja. Ti-vemos grandes movimentos missionários que estavam levando pessoas para todos os cantos da Terra. Havia amor dentro e fora da Igreja.

Hoje, o que temos presenciado é a falta de amor, principalmente dentro da Igreja. Somos adversários e não irmãos.

Pr. Miguel Angelo Fiorini SD Central

[email protected]

AMAR ATÉ O FIM

“Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este

mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. - João 13.1

Foto

ext

raíd

a do

face

book

“COMEÇAR AMANDO É FÁCIL.O DESAFIO É AMAR ATÉ O FIM.”

6 Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

Page 7: Conexão - novembro/dezembro - 2015

Somos juízes e executamos as nossas sen-tenças com prazer, mesmo vendo o nosso próximo destruído. Naquele culto, a Palavra de Deus nos chamava a abrir o coração para que o amor de Deus fosse derramado. Na ver-dade, começar amando é fácil. O desafio é AMAR ATÉ O FIM.

É fácil amar o novo emprego. O novo chefe ou a nova chefa. O novo re-lacionamento. O novo pastor ou a nova pastora. O novo ou nova líder. A nova igreja. O novo irmão ou irmã... É fácil co-meçar amando. Mas, permanecer aman-do é o desafio. Permanecer amando, mes-mo com as dificuldades, com as injustiças, com os desrespeitos, com as traições. Quando Jesus disse isto para seus discípulos, ele sabia o que estava falan-do e o que iria acontecer. Jesus sabia que Pedro iria negá-lo. Sabia que Judas iria

traí-lo. Sabia que os outros iriam abando-ná-lo. E mesmo assim resolveu amar to-dos eles e a nós também. Até o fim. Quero motivá-los, irmãos e irmãs, a buscarmos juntos, com diligência, amar desta forma. Independente de lutas, ad-versidades, desejos ou qualquer outra coisa que tem nos separado. Que possa-mos ser um povo de coração aquecido, cheios do amor de Deus. Que possamos ser conhecidos como uma região de amor e respeito, onde cada pessoa é amada in-dependente do que tenha ou seja. A minha oração é que este Pente-costes de amor venha logo!

Com Carinho.

“QUEPOSSAMOS

SER UMPOVO DECORAÇÃO

AQUECIDO, CHEIOS DO

AMOR DE DEUS.”

“Tivemos grandes movimentos mis-

sionários que esta-vam levando

pessoas para to-dos os cantos da

Terra. Havia amor dentro e fora da

igreja.”

“... que este Pentecostes de amor venha logo!”

7Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

Page 8: Conexão - novembro/dezembro - 2015

METODISMO

Pra. Helena Rezende Fiorini SD Norte

[email protected]

Foto

ext

raíd

a do

face

book

No Conexão n° 223 de janeiro/fevereiro de 2015, o Bispo José Carlos Peres com-partilhou sua mensagem pastoral nas pá-ginas 4 e 5, “Sonhos para 2015”, listando alguns desafios para serem perseguidos desde o início deste ano. Quinze desafios compõem a lista. Porém, quero destacar apenas o décimo primeiro: “Que os irmãos e irmãs orem e jejuem desde já pelos Concílios Re-gionais, que acontecerão em 2015, nas diversas Regiões Eclesiásticas da Igreja Metodista no Brasil, para que sejam to-madas decisões conforme o que deseja o Senhor da Igreja, para que os conci-liares tenham discernimento e sabe-doria dados pelo Espírito Santo”. Tenho sido convidada para pregar em algumas de nossas Igrejas e, em pelo menos quatro, o tema ou versículo escolhido apontava para a UNIDADE DO CORPO DE CRISTO. Ao perceber o Espírito Santo trazendo a mesma direção para igrejas diferen-tes, um temor entrou em meu coração

e minha mente foi imediatamente invadida por um versículo tão

conhecido entre nós, que se encontra no livro de Apoca-lipse, capítulo 2, versículo 7: “Quem tem ouvidos,

ouça o que o Espírito diz às igrejas”. O vento do Espírito está soprando e o desejo do coração de Deus é que vi-vamos a unidade do corpo de Cristo, da maneira como Ele planejou. Se Deus está falando a mesma coisa, precisamos ficar atentos e, mais do que isso, precisamos nos posicionar como homens e mulhe-res de Deus, a fim de que tudo o que tem quebrado a unidade do corpo seja remo-vido do nosso meio. Quando permitimos que a nossa vontade fale mais alto, deixamos de ou-vir o que realmente Deus deseja. Isto traz

enfermidade ao corpo. Cristo é o cabeça da Igreja. Por isso, a direção tem que vir somente Dele. Lembro-me quando em minha igreja de origem foi realizado um Con-cílio Local para decidir se permanece-ríamos com os bancos de madeira ou se compraríamos banco novos, estofados. Apenas uma decisão, mas ficamos ho-

“Ir e fazer discípulos” é a missão da Igreja

de Jesus Cristo.”

“Eis que o povo é um, e todos têm a mes-ma linguagem. Isto é apenas o começo: agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer”. - Gênesis 11,6

8 Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

Page 9: Conexão - novembro/dezembro - 2015

ras discutindo. Resolvemos, então, fazer a votação. Metade do concílio escolheu bancos de madeira e a outra metade, ban-cos estofados. De repente, uma irmã, bem jovem, se levantou e propôs que, durante aquela semana, orássemos e jejuássemos por este motivo. Todos os irmãos e irmãs concordaram. No próximo domingo, sem discussão, foi feita a votação e, com exce-ção de poucas pessoas, todos os demais optaram pelos bancos estofados. Aleluia! O Espírito é somente um, portanto não poderia haver divisão, mas para que entendêssemos o que Deus que-ria, abrimos mão da nossa vontade e O buscamos em oração e jejum. Se Deus res-pondeu à nossa oração, direcionando-nos na escolha de bancos, quanto mais em as-suntos tão importantes para a caminhada da nossa igreja! O versículo mencionado no início do texto trata-se de uma citação da narra-tiva da Torre de Babel e, lida no contexto amplo daquela narrativa, a frase não tem sentido positivo. Ou seja, o fato de ter uma só linguagem e dedicarem-se a construir a Torre era só o começo de uma ambição sem fim por parte do povo. Porém, o que

desejo ressaltar é o princípio da unidade que havia entre aquele povo, eles eram um e tinham uma só linguagem; e o que eles estavam construindo era apenas o começo, pois não haveria restrição para tudo que intentassem fazer. Precisamos nos unir em oração e jejum: Em favor dos Concílios Regionais nas diversas Regiões Eclesiásticas, para que a vontade do Senhor prevaleça, e não a nossa, pois a vontade Dele é boa, agra-dável e PERFEITA. Em favor dos conciliares, para que tenham discernimento e sabedoria dados pelo Espírito Santo. Para que as barreiras que impe-dem a unidade do corpo caiam e possa-mos viver o projeto de Deus para nós. Para que sejamos um, e tenhamos a mesma linguagem, pois, quando isto acontecer: NÃO HAVERÁ RESTRIÇÃO PARA TUDO QUE INTENTARMOS FAZER!Conheçamos, e prossigamos em conhe-cer ao Senhor.

Com carinho

Aleluia! O Espírito é somente um, portanto não poderia haver divisão, mas para que entendês-semos o que Deus queria, abrimos mão da nos-sa vontade e O buscamos em oração e jejum.

“Para que sejamos um, e tenhamos a mesma lingua-gem, pois, quando isto acontecer: NÃO HAVERÁ

RESTRIÇÃO PARA TUDO QUE INTENTARMOS FAZER!“

9Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

Page 10: Conexão - novembro/dezembro - 2015

10 Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

A 1ª fase do 42º Concílio Regional da IM na Terceira Região foi realizada durante o sábado, 31 de outubro, na Catedral Me-todista de São Paulo – Liberdade. Os con-ciliares foram acolhidos e ministrados na devocional pelo Bispo Presidente – José Carlos Peres que inspirado no texto de Marcos 2.1 a 12 enfatizou: “somos desafia-dos/as a tomarmos uma postura de discípu-los/as que levam as pessoas aos pés de Jesus”. Durante o culto de abertura, o Ministério Toque de Poder ministrou o momento de louvor e também coordenou a Sala de Oração visitada por alguns conciliares que oraram no decorrer do conclave. O Bispo Peres declarou aberto o 42º Concí-lio Regional, após o momento devocio-nal. Além do Bispo-presidente, a mesa também foi composta pelo reverendo Paulo Roberto Garcia (presentante mais velho da COREAM), reverendo Reinaldo Carvalho Monteiro (cronometrista), reve-renda Andréia Anália Eugênio (secretá-ria de Atas) e Aneide Brito (auxiliando a secretaria).

• Comissão de Escrutínio: eleito o irmão Luiz Carlos do Nascimento (Coordena-dor - também composta por Missioná-rios/as Designados/as e Seminaristas);• Editor de Atas: reverendo Martin dos Santos Barcala;• Comissão de Indicação: Miguel Angelo Fiorini Jr., Reinaldo Carvalho Monteiro, Cláudia Maria da Silva Nascimento, Hé-lerson Alves Nogueira e Marcos Antonio Garcia.

Na 1ª fase conciliar também foram lidos os seguintes relatórios:

• Relatório Episcopal - (Bispo José Carlos Peres);• Relatório da Comissão Ministerial (Co-ordenador: Rev. Nadir Cristiano);• Relatório da Comissão de Justiça (Co-ordenador: Rev. Renato Saidel);• Relatório COREAM• Relatório da Administração Regional (Coordenador: Valdecir Barreros);• Diplomacia: essa comissão foi com-posta por - Anna Alessandra P. Rocha Maia(secretária episcopal) , Jairma de Assis Guelo (Coream)e reverenda Ivana Cristina dos Santos (pastora na IM em Osasco).Estiveram presentes 226 votantes, no período da manhã, e 209 votantes, no período da tarde. O concílio também re-cebeu diversos visitantes. Todo o sistema foi acompanhado por leitor de código de barras providenciado pela 3ª Região.

Nas palavras do Bispo Peres - “chega-mos a oportunidade de pensar a missão e orientar, com a ajuda de Deus, de que modo iremos andar nos caminhos esta-belecidos pela Igreja Metodista por meio dos Planos para a vida e Missão da Igreja e Plano Nacional Missionário.”

42º CONCÍLIO

do Concílio Regionalda Terceira Região Eclesiástica

“Discípulas e discípulosnos caminhos da missãoproduzem frutos de uma

vida santificada”

Page 11: Conexão - novembro/dezembro - 2015

11Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

Eleições Comissão Regional de Justiça:• Maria Odila F. Define Clé• Altina Alves • Carla Walkiria Vieira Pinheiro • Rev. Ronald Silva Lima • Alexandre Pupo Quintino

Comissão de RelaçõesMinisteriais Regional:• Revda. Andréia Anália Eugênio • Rev. Renato Saidel Coelho• Revda. Patrícia Regina Moreira Mar-ques • Rev. Sérgio Marcos Leite • Ana Maria Rodrigues Lima

Conselho Fiscal:• André Alckmin • Cristina Engels • José Vieira Rufino

Candidatos ao Episcopado– 3ª Região Eclesiástica: • Rev. Marcos Antonio Garcia • Rev. Helerson Alves Nogueira • Rev. Reinaldo Carvalho Monteiro

Delegação Clériga ao Concílio Geral:• Rev. Hélerson Alves Nogueira • Rev. Martin dos Santos Barcala • Revda. Claudia Maria da Silva Nascimento • Rev. Marcos Antonio Garcia • Rev. Miguel Ângelo Fiorini • Rev. Reinaldo Carvalho Monteiro • Rev. Cristiane Capeleti Pereira • Rev. Paulo Roberto Garcia • Rev. Alexandre Crisóstomo • Revda. Amélia Tavares Correia Neves • Rev. Joelson Lima da Silva Suplentes:• Rev. Enoque Rodrigo de Oliveira Leite • Revda. Helena Rezende Fiorini • Rev. Willian de Melo

Delegação Leiga ao Concílio Geral:• Valdecir Barreros • Gerson Kuninari • Paulo Damas • Marcio de Moraes • Luciana de Santana • Abidênego Eugênio • Fernando Pariz Campos • Ivana Maria R. A. Garcia • Francisco Ladeira Sena• Carmen Felipa Z. Ynguil • Luiz Roberto Saparolli Suplentes:• Carla Walkiria Vieira Pinheiro • Ronilson Carassini • Vania Lucia Balthazar

Secretária do Concílio:• Revda. Jaqueline R. de Souza Alves

Comissão de Exame de Atas:• Revda. Abgail Alves de Siqueira • Revda. Amélia Tavares Correia Neves • Revda. Patrícia K. Medeiros

Comissão Ministerial Regional: • Revda. Marisete A. Theodoro Carvalho • Rev. Alexander Christian R. Antunes • Rev. Wagner dos Santos Ribeiro • Rev. Jonatas R. Cavalheiro • Rev. Glenn Ivan Y. Fernandez

COREAM Clérigos:• Miguel Angelo Fiorini • Helena Rezende Fiorini • Lupércio de Souza Vieira Suplentes:• Paulo Roberto Garcia • Reinaldo Carvalho Monteiro Leigos:• Gerson Kuninari • Paulo Damas de Souza • Marcio de Moraes • Sérgio Aparecido Zucoloto Suplentes:• Ronilson Carassini • Luiz Alceu Zaparolli

do Concílio Regionalda Terceira Região Eclesiástica

Acompanhe os acontecimentos da segunda fase conciliar,

no Conexão edição– Janeiro/Fevereiro 2016

sobre a segunda fase conciliar.Devido a data de fechamentodesta edição publicaremos

somente algumas decisões daseleições ocorridas na 2ª fase.As imagens estão disponíveis

no site: http://3re.metodista.org.br

Page 12: Conexão - novembro/dezembro - 2015

PELA REGIÃOAPOSENTADOS

12 Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

“O/A APOSENTADO/A”SER ESPECIAL NA ESSÊNCIA DA MELHOR IDADE

Certo homem, com 120 anos, não escondeu a idade nem o desejo de se aposentar. Já estou com 120 anos e não posso mais dar conta do meu trabalho (Deuteronômio 31,2). Ele morreu pouco depois, muito embora ainda enxergasse bem e tivesse boa saúde (Deuteronômio 34,7). Seu nome era Moisés, o homem que libertou os israelitas da escravidão do Egito, sendo seu líder e legislador durante os quarenta anos de peregrinação no deserto. Se ele ainda estava em boa forma física, por que pediu aposen-tadoria? É bem possível que ele estivesse cansado demais para lidar com o povo. Um trabalho exaustivo de cuidado para com o povo, de ensinar, de acompanhar, de ser exemplo, e guiar pelo caminho correto. Dois textos bíblicos nos mostram o envelhecimento conforme a leitura do psicanalista Manoel Berlinck. O primeiro, no Antigo Testamento (Eclesiastes 12,1-7) e o segundo, no Novo Testamento (II Coríntios 5,1-10). Os dois textos ensinam que, normalmente, o envelhecimento é a “última idade”, em vez da “terceira”. O rei Salomão (autor de Eclesiastes) e o apóstolo Paulo falam a mesma coisa. E ambos fazem referência a Deus. Salomão descreve a velhice como um biólogo (conforme se pode ler na versão de Eugene Peterson da passagem citada): “na velhice, seu corpo já não ajudará muito. Os músculos afrouxam, os passos va-cilam, as juntas endurecem, as sombras da noite se apresentam. Já não haverá certa mobilidade para ir onde se quer. As coisas estarão mais devagar. Acordará com o canto dos pássaros. Pas-seio nas montanhas será coisa do passado. Mesmo uma simples caminhada o preocupará. Seu cabelo branco será como a flor da macieira, adornando um corpo frágil como cristal. A vida, frágil como porcelana preciosa e bela, acabará. Então, o corpo volta-rá ao pó. O espírito retornará a Deus, que primeiramente asso-prou”. Parece ser uma visão pessimista, como de muitas pes-soas que atualmente não querem nem conversar sobre a velhice. Essa visão assusta e tira o sossego de muitos. Alguns se apegam a médicos, remédios, fórmulas para prolongar essa breve vida. Muitos se esquecem do segundo texto, lá em II Coríntios. Paulo escreve como um teólogo e, talvez por essa razão, Salomão pa-reça mais rude na sua descrição sobre como é a vida. Paulo não esconde nem o processo de envelhecimento, nem o desenlace fi-nal. Ele focaliza algo mais na continuação dessa vida. O exterior (que é visível) torna-se decadente, caminha para a ruína, vai se desfazendo, como diz Salomão, mas o interior (que não é visível), segue um caminho totalmente oposto. O idoso que está unido a Cristo acredita em realidades não pal-páveis. Ele sabe muito bem que, se a sua casa terrena (corpo atual) se desfizer, ele tem, da parte de Deus, outra casa, celestial e eterna (II Coríntios 5,1). Pensando em tudo isso, poderíamos nos aventurar a dizer que envelhecer não é tão ruim assim. Há algo novo no ar cada manhã. Apesar das dificuldades, o contato com Deus fica melhor. A certeza de ressurreição é verdadeira. Não há como temer o amanhã, pois certamente pertence a Deus e d´Ele e pra Ele e por Ele são todas as coisas. Há um tempo maior para ouvir a voz de Deus e, como um filtro, o entendimento das

Suas Santas Palavras são melhor compreendidas. Há uma for-ça que brota do Espírito Santo de Deus, que nos faz cantar mais forte, com mais alegria. A vida humana tem início, mas, com Jesus, não tem fim. Começa na concepção no útero materno, atravessando diversas fases: infância, adolescência, vida adulta e a velhice. Nesta última etapa, muitos frutos são colhidos. O choro chega aos olhos sem querer. A oração brota do mais profundo da alma. A família se reúne, estreitando ainda mais os laços por nossa causa. Legados de amor são passados, transformando uma ou mais gerações. A aposentadoria chega e com ela parece que tudo que era produtivo acabou. Até uma voz dizer: “Vovô, Vovó, me aju-da com isso; o que posso fazer com isso; como agir com aquilo? Aí, então, percebe-se que realmente a sabedoria anda conosco, através de palavras de virtude e esperança que motivam a con-tinuar, apesar das dificuldades, continuar. A leitura é mais aten-ciosa, mesmo que quando só ouvida. A oração tem mais fé e as ações, mais sabedoria. Através dessa idade, a comunhão no Senhor beneficia a tantos quanto se achegam. A palavra anima, consola, corrige, ali-menta, alegra, gera confiança, gera esperança. Sei que não fomos chamados em vão para o “ministério de ser idosos”. Deus nos chamou pelos nossos nomes, nos capacitou em nossa vida, nos fortaleceu com fé e continuamos a realizar nosso ministério de formas diferentes, como idosos que têm uma “Linha de Esplen-dor sem fim”, a fim de abençoar e ser exemplo da paz de espírito, bem como da transformação que há no Senhor Jesus. Irmão aposentado, deixando a vida adulta, partilhe sua fé, mais e mais. Não permita que muitos percam sua fé. Conte suas experiências e histórias vividas, sirva com alegria e gratidão nesse nosso ministério de sabedoria, para que chegue aos cora-ções mais jovens, mais preocupados, mais tristes, mais ansiosos, a notícia de que vale a pena esperar e confiar na promessa de nosso Deus Pai. Dê graças pelo glo-rioso momento de ser-vir ao Senhor... Por Pr. Devair Netto

Ass. Epis. de Apoioaos Aposentados

Page 13: Conexão - novembro/dezembro - 2015

Números para refletir

25.739jovens com menos de 29 anos estão atrás das grades em todo

o Brasil, segundo o mapa de Encarceramento elaborado pelo governo, referente a 2013 (94% a

mais do que em 2007);

11.700.000brasileiros são dependentes de

álcool, segundo o II Levantamen-to de Álcool e Drogas de 2013 (um aumento de 20% sobre o

ano anterior);

8 mil

é o número de cristãos que fugiram dos grupos radicais

islâmicos . Temendo ainda mais violência, cerca de 8 mil cristãos fugiram de suas casas para uma província de Sumatra do Norte. A maioria foi para as regências de Tapanuli Central e Ocidental

Pakpak, enquanto outrosbuscaram refúgio em outras

regências. Eles são protegidos pelas igrejas locais, escolas e

escritórios do governo;

700jornalistas foram mortos na

última década – um a cada cinco dias – simplesmente por trazer

notícias e informação ao público. Muitos perecem nos conflitos que

cobrem tão destemidamente. Muitos têm sido deliberadamente

silenciados por tentar relatar a verdade.

CARTAS

13Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

“A edição do Conexão sobre “Fé, Esperança e Amor” me fez refletir se tenho sido verdadeira imitadora de Cristo e amado ao próximo, como Ele amou .. É inspirador fazer parte de uma igreja que exerce o amor cristão através de suas ações e ministérios!” (Mariane Ribeiro “Marê” - Sec. da Semana Pra Jesus - membro na IM em Lorena)

“Fé, Esperança e Amor”. Levo aqui mais de um ano no Brasil e essas três pa-lavras me fazem pensar em tudo o que eu tenho vivido aqui; tudo o que eu ganhei. No meio da tribulação Deus me mandou ser forte e corajoso e podia ver o seu agir em todo momento. Minha família cresceu e muito! É bom ser parte desta igreja que exerce o amor.” (Carlos Tovar Solar - Lima/Peru- membro na IM em Tucuruvi)

“É pela marca do amor que os metodistas devem se distinguir”. Essa frase resume a nossa identidade metodista. Muitos supervalorizam as tradições metodista e esquecem do principal, o amor. Que não é só nossa tradição, mas um mandamento de Jesus. A palavra do nosso bispo José Carlos Peres foi pontual neste tema. Devemos amar mais a Deus e uns aos outros. Temos que ser uma igreja que simplesmente ama.” (Jefferson Modesto - pastor na IM Central em Diadema)

“A publicação de setembro/outubro abarcou exatamente o momento que estamos vivendo como região, uma igreja que busca crescer a partir do ser-viço. Que Deus nos ajude a sermos discípulos e discípulas nos caminhos da missão que produzem frutos de uma vida santificada.” (Eduardo Seixas Jr. - pastor na IM em Campo Belo)______________________________________________________________Fale ConoscoCartas à Redação• [email protected] • Rua Dona Inácia Uchoa, 303 - Vila Mariana - São Paulo/SP – CEP: 04110-020(inclua nome completo, endereço, email e número de telefone.As cartas poderão ser editadas e usadas em mídia impressa e eletrônica)Edições anteriores: http://3re.metodista.org.br (ISSUU)

Page 14: Conexão - novembro/dezembro - 2015

PASTOREIO

Dentre as várias ênfases do ministério pastoral, en-contramos a prática da pregação, do ensino e do aconselha-mento. Marcas distintivas de quem está a serviço da palavra em nome da Palavra de Deus. Frequentemente, pastores e pastoras se esforçam para conduzir pessoas ao arrependi-mento, ao batismo, a uma genuína experiência de conver-são e ao ingresso em uma vida disciplinada de discipulado e santidade. Nesse sentido, com muita sinceridade e paixão, ministros e ministras do Evangelho investem boa parte do tempo falando, admoestando, exortando, ensinando, acon-selhando, formando e conversando com pessoas nas mais variadas situações e contextos de vida. Ao mesmo tempo, muitos servos e servas de Deus não conseguem se empenhar a fim de desenvolver o hábi-to de serem ouvidos por alguém de confiança. Em muitos ambientes ministeriais a solidão, o silêncio, a ausência de prestação de contas, de um lugar para “desabafar” as do-res, crises, mágoas e desilusões simplesmente não existe! E o pior, muitos acreditam ser esta condição uma regra e uma conduta normativa da prática ministerial. Qual o resultado disso? Não é nenhuma novidade o que vamos compartilhar aqui: desânimo e perda de foco; apatia e abandono da car-reira e vocação pastoral; agravamento de situações de saúde não tratadas devidamente; e, em alguns casos mais graves, encontramos as mais terríveis manifestações de desespero e desestruturação da vida pessoal. Se já sabemos disso, qual a razão desta situação se perpetuar em alguns ambientes ministeriais contemporâne-os? O que acontece quando insistimos em um estilo de vida onde a cultura do isolamento, do individualismo, da compe-tição e da ausência de parcerias se instalam em nossa mente e regem nossa conduta como pastores e pastoras?

O livro de Jó nos ajuda a pensar um pouco nesta ne-cessidade que todo ser humano precisa considerar: alguém para ouvir o que temos a dizer, e não apenas para dar conse-lhos e dizer o que devemos ou não devemos fazer! Alguém que, conforme nos diz o texto de Jó 21,3-4, nos possibilite

14 Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃONovembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

Gratuidade,Pastoreio

& Misericórdia

Page 15: Conexão - novembro/dezembro - 2015

falar das nossas questões existenciais sem nos impor cons-trangimento, humilhação ou zombaria! Note que o texto é incisivo: “escutai atentamente minhas palavras...permite que eu fale e, quando tiver terminado...”. O livro de Jó re-trata a condenável realidade de uma pessoa que é julgada apressadamente, em sua condição de dor, sofrimento e ter-ríveis perdas a partir de uma visão teológica pautada na ló-gica de retribuição e no dogmatismo legalista da retribuição temporal (uma espécie de “teologia da prosperidade” onde as lutas, fracassos e derrotas não existem na vida de quem teme a Deus). Precisamos nos esforçar para romper com esta “cul-tura de Elifaz”, na qual a gratuidade e a misericórdia são sufocadas em nome da “imediatez” de um espírito legalista, da visão de mundo empobrecedora do sentido de ser do ser humano e, principalmente, do desrespeito ao amor e ao di-reito de nosso semelhante expressar suas dores e sofrimen-tos sem constrangimento. Nossa oração é que o Movimento de Pastoreio de Pastores e Pastoras (com todas as suas limitações e fragili-dades) possa ser um sinal desta ruptura com a “cultura de Elifaz”, tornando-se, aos poucos, um espaço de gratuidade, pastoreio e misericórdia genuína da parte de nosso Senhor Jesus em nosso cotidiano de acolhimento e cuidado mútuo.

Por Rev. Helerson Alves NogueiraPastor na IM em Lorena

Ass. Epis. Pastoreio de Pastores

15Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃONovembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

“Escutai atentamente minhas palavras,seja este o consolo que me dais. Permiti que eu fale, e, quando tiver terminado,

zombai à vontade”. - Jó 21.2-3{ }

Page 16: Conexão - novembro/dezembro - 2015

REFLEXÃO

2516 Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”. De repente, uma grande multidão do exército celestial apa-receu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”. Evangelho de Lucas 2:10-14.

Um telegrama direto do céu para vocês meus irmãos/irmãs, trazendo uma maravilhosa notícia que anos e anos vem sendo anunciada. A notícia mais gloriosa que Deus, em todos os tempos, deu aos homens foi este telegrama noturno.Toda vez que chega um telegrama em nossas residências, é sobre uma notícia urgente, um comunicado sendo ele agradável ou não. Mas este telegrama que hoje lhes é enviado é para anunciar as boas novas, que na cidade de Davi, lhes nasceu o salvador que é Cristo.Um telegrama tem um remetente, como podemos encontrar em Tito 2:11 “Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os ho-mens”; João 3:16 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. Assim, com estes versos podemos saber que o reme-tente é nosso Pai que está no céu. Com muita alegria Ele informa que nasceu seu Filho Unigênito por amor de nós. Recebam esta notícia com alegria e louvor.Este telegrama tem um portador. Quando ele é emitido precisa ser entregue, imediatamente, em nossas casas e seu portador é um cartei-ro/carteira. Porém aqui este portador nos é apresentado através do texto de Mateus 28:5 “O anjo disse às mulheres: “Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado” e do texto de Atos 1:10, 11 “E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir”. Com estes textos podemos ve-rificar que o portador é um Anjo. Ele aparece em cousas importantes na vida do Senhor. Deus serviu-se de anjos. Assim foi no Seu nasci-mento, na Sua ressurreição e na Sua ascensão.

UM TELEGRAMA DO CÉU

Page 17: Conexão - novembro/dezembro - 2015

2517Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

Os recebedores deste telegrama não são os grandes deste mundo, mas os pastores. Aqui quero dizer-lhes que eu e vocês também somos os recebedores deste telegrama contendo um conteúdo maravilhoso para toda a humanidade. Os versos de Lucas 2:10-14, nos mostram esta grande mensagem que o Salvador nasceu. Era motivo de grande alegria, regozijo e concretização da profecia de Isaías no capítulo 9:6 “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso, Conse-lheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz”. Isaías 9:6. Desta forma a palavra se cumpre. Os pastores ao receberem este telegrama, imediatamente respondem à maravilhosa notícia, “Vamos até Belém”. Viram a palavra se cum-prindo e seguiram para O adorar. Aquilo que havia sido anunciado foi confirmado, eles encontraram tudo conforme o anjo havia avisado e voltaram com louvor e adoração. O texto de Atos 8:39 “Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho”, nos mostra que através do poder do Espírito Santo, mesmo que não o vejamos, podemos com alegria e adoração, celebrar o nascimento do Salvador, pois todo o que não crê, porém, sai entristecido como o jovem rico, Marcos 10:22.Estamos num tempo de celebração e de alegria em ter recebido o nos-so Salvador. A palavra se cumpriu e se cumpre a cada dia.O que de fato significa para você o Natal? Quais os reais motivos que o levam a celebrar ano após ano esta data?Aqui temos um telegrama com conteúdo maravilhoso. O nascimento de Jesus. Hoje precisamos fazer o papel dos pastores e dos Reis Ma-gos. Que além de oferecermos nossas vidas, sejamos homens e mu-lheres que nos alegremos com esta notícia todos os dias e nos torne-mos os portadores das boas novas a toda humanidade que sofre com o desprezo, a miséria e chora por um mundo melhor.Vamos anunciar as boas novas não só no Natal, mas em todos os dias de nossas vidas.

Feliz natal.

Por Rev. Silvio Augusto ParragaPastor na IM em

Campos do Jordão

UM TELEGRAMA DO CÉU

Page 18: Conexão - novembro/dezembro - 2015

PELA REGIÃO

18 Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

COMISSÃO REGIONAL DE JUSTIÇA DA 3ª RE

Reunião ordinária da Comissão Re-gional de Justiça realizada na Sede Regional, às 14 horas do dia 17 de se-tembro de 2015, presidida pelo Rev. Renato Saidel Coelho e secretariada por mim, Reverendo Ronald da Silva Lima, presentes ainda os membros desta Comissão, Odila Clé, Carla Val-quíria Vieira e Altina Alves. Iniciados os trabalhos, passou-se a apreciar o pedido de Consulta de Lei formulado pelo Assessor Episcopal junto à Fede-ração de Juvenis Rev. Denilson Go-mes da Silva e os Conselheiros Regio-nal de Juvenis Márcio José da Silva e Silvia Navarro da Silva, nos seguintes termos: “Consulta à Comissão Regio-nal de Justiça. Tendo em vista a atual condição de assessor episcopal junto à Federação Metodista de Juvenis, venho por meio desta solicitar alguns esclarecimentos e até orientações so-bre como procedermos diante de tais dúvidas. Esclareço que os questio-namentos são comuns envolvendo além de mim, o casal de conselheiros e a própria liderança de juvenis. Por não pretendermos fugir qualquer lei ou orientação canônica e estatutária, solicito as tais orientações segundo seguem: Capitulo VI – da Adminis-tração; Seção 1 – da diretoria; Art. 9o; Parágrafo 2o,“O congresso regional deverá acontecer antes do concílio re-gional da 3a região, coincidindo com seu exercício eclesiástico”. TEMOS EM 2015 A PRIMEIRA FASE DO 42O CR ACONTECENDO EM 26/09 NA CATEDRAL METODISTA EM SP. ASSIM, TORNA-SE IMPOSSÍVEL ESTA REALIZAÇÃO. JUSTIFICA-MOS NOSSA CONSULTA TENDO EM VISTA QUE JÁ FOI ACORDA-DO ENTRE AS DUAS FEDERA-ÇÕES (JOVENS E JUVENIS) QUE SE FAÇA NUMA DATA ÚNICA, À SABER 07/11 NA IM TUCURUVI, SENDO QUE A DATA JÁ CONS-TA NA AGENDA EPISCOPAL E O

MESMO CONCORDA COM A REA-LIZAÇÃO DOS CONGRESSOS NA REFERIDA DATA. RESSALTAMOS AINDA QUE A ELEIÇÃO DA NOVA MESA EM NADA INTERFERE NO ANDAMENTO DO 42o CR, TENDO EM VISTA QUE AS NOMEAÇÕES ACONTECEM EM DEZEMBRO E A POSSE DA NOVA MESA SERÁ EM 2016. SENDO ASSIM, OS VOTANTES DESTE CONCLAVE PERMANECEM SENDO A MESA EM EXERCÍCIO E NÃO A QUE SERÁ ELEITA. PORÉM, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A POSSIBILIDADE DE JUVENIS SEN-TIREM-SE PREJUDICADOS NO DI-REITO DE CONCORRER AOS CAR-GOS DA MESA DEVIDO AO FATO DO CONGRESSO ACONTECER PÓS CONCÍLIO REGIONAL. SUGE-RIMOS OU SOLICITAMOS A AU-TORIZAÇÃO DE CONSIDERAR A DATA RETROATIVA AO DIA 07/09 PARA VALIDAR A INSCRIÇÃO DO CANDIDATO AOS CARGOS, ESTA DATA SE REFERE À REALIZAÇÃO DO RETIRO REGIONAL (MANI-FESTO). DESTE MODO O JUVENIL QUE ATÉ O DIA 07/09 NÃO HAVIA COMPLETADO 17 ANOS, PODERIA SE INSCREVER. Creio ser esta a nos-sa maior dúvida e, seguindo a orienta-ção pessoal do Revmo. Bispo José Car-los Peres, encaminho para apreciação desta comissão.” A Comissão recebeu a referida manifestação nos termos do inciso I do artigo 91 dos Cânones e se manifesta nos seguintes termos: No tocante à data de realização do Con-gresso de Juvenis o estatuto é claro em seu artigo 9º §2º, que o Congres-so Regional de Juvenis deverá se re-alizar antes do Concílio Regional da 3ª Região Eclesiástica, sendo assim, a realização do Congresso na data pro-posta fere frontalmente o estatuto da Federação de Juvenis 3ª Região, no ar-tigo mencionado. Há que se ressaltar ainda que a alínea “e” do artigo 24 do

referido estatuto que ora se transcre-ve: “O processo de inscrição das cha-pas é aberto 30 (trinta) dias antes do Congresso Regional, encerrando-se 24 (vinte e quatro) horas antes do horário previsto para a eleição.” Que também será descumprida caso a eleição acon-teça na data prevista no §2º do artigo 9º do mesmo. A inobservância dos referidos textos acarretará nulidade, com frontal prejuízo ao processo elei-toral nos termos estatutários. Visan-do minimizar os prejuízos ao pleito eleitoral, esta Comissão Regional de Justiça entende que o Congresso deve se realizar em data anterior à primei-ra fase do Concílio Regional, isto na tentativa de resguardar o direito sub-jetivo dos juvenis da 3ª Região que se proporem à participar do pleito eleitoral. Por fim, com relação ao plei-to de retroatividade à data de 07/09 para validar a inscrição do candidato aos cargos, a Comissão entente ser o pedido juridicamente impossível, por ausência de embasamento legal, canô-nico ou estatutário, sendo frontalmen-te contrário aos referidos textos legais. Deve-se esclarecer ainda que o limite de idade, segundo o estatuto, na alí-nea g do artigo 22, deve ser aplicada à data de realização do pleito eleitoral. Publique-se a ementa no órgão oficial da 3ª Região Eclesiástica da Associa-ção da Igreja Metodista (Conexão) e Registre-se na íntegra para eventuais consultas, dando-se ciência da deci-são na íntegra ao consulente, Bispo José Carlos Peres e COREAM.

São Paulo, 17 de setembro de 2015Renato Saidel Coelho

Presidente

Membros: Altina Alves

Carla Valquíria Vieira Odila Clé

Rev. Ronald Silva Lima

Page 19: Conexão - novembro/dezembro - 2015

19Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

ACERTO DO ROL DE MEMBROS

IM em Betânia Rol Geral de Membros

Paradeiro Ignorado

NomeAlan Chagas Ribeiro

Aline Campos Furtado do Prado

Carlos Daniel Augusto Correia de Carvalho

Claudia Helena de Souza Ribeiro

Deraldina Maria dos Santos Duarte

Diego Molica de Assis

Gleice Regina do Prado

Irssimisse Rosa Ferreira

José Petronílio

Juliana Aparecida Ferreira

Lidia Adelaide dos Santos

Lucinéia Rosa dos Santos

Paulo Cesar da Silva

Rafaela Monteiro Chaves

Rita Heloisa Monteiro

Rodolfo Marcondes do Prado

Rosangela Gloria F. T. Silva

Rubens Chaves Filho

Teresa Laurindo Rosa

Thaise Augusta de Oliveira Carvalho

Conforme Cânones 2012, Seção III, art. 12 “É desligado/a da Igreja Metodista e, por isso, perde seus direitos de membro leigo”, item III – “ aquele/a que se torna desconhecido/a ou de paradeiro ignorado, tendo o seu nome cancelado pelo Concílio Local, por indicação da CLAM, após publicação de seu nome em órgão oficial da Igreja”.Atendendo as exigências canônicas, a Igreja Metodista em Betânia se torna público os nomes abaixo relacionados e que a partir da data de publicação desta revista, qualquer um dos membros elencados tem o prazo de 30 (trinta) dias para se manifestar, caso que não se manifestando o nome será cancelado do Rol de Membros.Tel.: (12) 3621.8596 / (12) 3632.4801,ou pelo e-mail: [email protected]

IM EM JARDIM SATÉLITE FESTEJA

SEMANA DE ORAÇÃO PELA

PÁTRIA

Em comemoração pela Semana de Oração pela Pátria, na manhã do dia 13 de setembro, nossas crianças participaram de uma co-reografia como soldados de Cristo Jesus (2 Tm 2.3), ensinando a todos que devemos ser corajosos, ousados e patriotas. Diante da degradação moral de nossa sociedade temos que, como Igreja, disseminar os valores cristãos e resgatar os valores cívicos, ensinando em nossas salas da Escola Dominical que “feliz é a na-ção cujo Deus é o Senhor” (Salmo 33.12).Em Cristo, há esperança para o Brasil!Vamos metodistas, como verdadeiros soldados de Cristo Jesus, marchar a favor do Reino de Deus, destruindo o poder e a in-fluência das trevas, espalhando santidade bíblica sobre a nação brasileira! Aleluia!

por Sem. Thiago dos Santos RosaFo

tos c

edid

a pe

la ig

reja

loca

l

Page 20: Conexão - novembro/dezembro - 2015

PELA REGIÃO

20 Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

O Movimento Outubro Rosa e Novembro

Azul

A IM em Camargo Novo no propósito de conscientizar toda a comunidade vem realizando através da Sociedade de Mulheres, juntamente com a pastora Indianara Lopes e enfermeira Márcia Toledo (também membro da igreja local), as programações - Outubro Rosa (abordando sobre o câncer de mama) e o Novembro Azul (abordando o tema sobre o câncer de próstata), enfatizando os fatores de risco, sintomas, diagnósticos , prevenção e tratamentos. Segundo a pastora Indianara – houve envolvimento de toda a igreja que colaborou com a ministração de louvores, decoração e alimentações aos participantes e demais organizações. O movimento Outubro Rosa - nasceu nos Estados Unidos na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, situado em São Paulo. No dia 02 de outubro de 2002. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos.Câncer de mama - É o tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre crescimento anormal das células mamarias, tanto no ducto mamário quanto dos glóbulos mamários.

por Pra. Indianara Lopes

Foto

s de

cedi

das p

ela

igre

ja lo

cal

Page 21: Conexão - novembro/dezembro - 2015

21Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

PRODUZINDO FRUTOS

“... outra semente enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta,sessenta e a cem por um”. - Marcos 4.8

Na parábola do semeador, Jesus nos ensina a semear em boa terra. Este texto tem sido um desafio para nós, mulhe-res metodistas, comprometidas com o Reino de Deus .Atuação e Capacitação na Terceira Região Partindo da ênfase nacional “Mulheres marcadas por Deus produzem frutos de uma vida santificada”, o tema foi trabalhado na Região, visando transformar a Sociedade de Mulheres num espaço de acolhida e missão. A Campanha “+ uma pra Jesus” motivou as mulheres das sociedades locais a desenvolverem seus dons em prol da missão. Com o propósito de ampliar a tenda, a Federação rea-lizou, em todos os distritos, o encontro “Café com presidentes e Cia”, que contou com a participação da diretoria e das agen-tes da Revista Voz Missionária. Em comemoração aos 131 anos de Sociedades de Mulheres no Brasil, os encontros distritais re-alizados no dia 04 de julho de 2015 foram agradáveis e de muita comunhão e crescimento. Na oficina de capacitação promovida pelo CEMEC sob o título “Capacitadas para dar frutos”, a Federação elabo-rou cartilha e ministrou o curso para 35 mulheres, representan-tes de diversas igrejas locais. Com o intuito de “acolher e unir valores”, desenvol-veu diálogo com clérigos e leigos para que novas sociedades fossem formadas e aquelas que estavam desativadas voltassem a funcionar. O trabalho foi abençoado e o resultado, positivo! Mais 6 sociedades de mulheres em funcionamento e mais 7 em andamento.Cartilha para enfrentamento da violência contra a mulher Um sonho que se tornou realidade foi a produção da cartilha “As mulheres escolhem a vida”, desenvolvida em par-ceria com a Assessoria de Direitos Humanos. O material é um guia de estudos e orientações sobre o enfrentamento da violên-cia contra a mulher, que em breve estará à disposição das irmãs e irmãos.Orientações para grupo societário Reeditado o caderno de orientações para grupo socie-tário: “Estratégias para um ministério com mulheres que pro-duza frutos”. O material contribui com a sociedade local na sua organização e revitalização e foi distribuído na segunda fase da Assembleia, realizada no dia 24/10, na Catedral Metodista de

São Paulo.Realização da Assembleia e Eleição da Nova Diretoria da Fe-deração Inúmeras foram as ações para que os calendários da Confederação e Região fossem cumpridos de forma integral pelas igrejas locais e distritos. A XLV Assembleia Regional de Mulheres Metodistas teve início numa sexta-feira, 11/09, e tinha término previsto para o dia 13/09, às 12 horas. Mas foi interrompida por um mal súbito, cuja causa ainda não foi detectada. A 2ª fase da Assem-bleia, para conclusão dos trabalhos, foi realizada no dia 24/10, com eleição e culto de encerramento. Foi eleita a nova diretoria da Federação de Mulheres da 3ª Região para o biênio 2016-2017. Presidente: Rosane Sil-va de Oliveira; Vice-Presidente: Aneide Brito B. Soares Rodri-gues; Secretária de Atas: Débora R. Cianciarullo de Campos Leite; Secretária Correspondente: Silvia Fernanda Leopoldino Honda; Tesoureira: Else de Oliveira Francisco. Suplente: Adé-lia Mattos Pinheiro. Agente da Voz Missionária: Claudia Lima Camargo Lira. Suplente: Léa Almeida Pereira Rosa. Conselho Fiscal: América Pacheco Neto, Ângela Maria Avelino e Beatriz Araújo Silva. Mais um ano se encerra e, ao fazermos o balanço da caminhada da Federação na 3ª Região, nos alegramos em co-lher cestos com saborosos frutos. Compartilhamos com a nova Diretoria da Federação e com vocês, amadas irmãs e irmãos, os frutos colhidos. As nos-sas orações são para que continuemos a semear a boa semente. Conclusão Quero manifestar aqui minha alegria e gratidão a Deus, que me concedeu o privilégio de realizar a gloriosa tarefa de presidir, em 2015, a Federação de Mulheres na Terceira Re-gião Eclesiástica. Procurei realizá-la como serva consciente de minhas limitações, mas encorajada na força do Espírito Santo. Registro minha gratidão e admiração pelo apoio recebido da Assessora Episcopal, da equipe que compõe a Diretoria Exe-cutiva e das Secretárias Distritais neste período. Às irmãs, que além de amigas, têm estado presentes, sempre à disposição, como companheiras do caminho, com palavras e atitudes de apoio, afirmando sempre: “Sê corajosa e forte”, registro profun-da amizade e gratidão. Aos segmentos nas igrejas locais, também expresso minha gratidão por tudo que têm feito para a glória e edificação do Reino de Deus. Mulheres marcadas que lutam com amor, na esperança de ver raiar um novo dia. A tarefa não termina. Ela é o ponto de partida para nova etapa de trabalho da Federação das Sociedades Metodis-tas de Mulheres na Terceira Região Eclesiástica. Com humildade e alegria, agradeço à Confederação Metodista de Mulheres do Brasil e à Sede Regional da Terceira Região, que nos deram atenção e apoio. Nesta hora, reafirmo a minha fidelidade à Igreja Metodista e a minha incondicional submissão a Jesus Cristo, meu Senhor e Salvador.

por Aneide Brito B. S. RodriguesPresidente da FMM – 3ª RE

Page 22: Conexão - novembro/dezembro - 2015

PELA REGIÃO

22 Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

Dia dasCrianças

“Distritais”por Elaine Rosendal

Coordenadora do DRTC

O Departamento de Crianças da 3ª Região- DRTC organizou a programa-ção para o mês de outubro , contando com a cooperação dos Distritos “es-

tes dias foram dias ESPECIAIS para a comemoração ao Dia das CRIANÇAS Distrital”, o primeiro de muitos que estão por vir.

No Distrito Norte - cerca de 100 crianças (Vila João, Vila Nova Cachoeirinha, Cen-tral de Guarulhos, Vila Gustavo, Vila Maria, Vila Paulistana e ABCDMR +- 100 crianças ( Jd. Santo André, Mauá, Vila Conde do Pinhal, Vila Pires, Central de Santo André, São Bernardo e Vila Floresta), LESTE1 +- 20 crianças (Mogi das Cruzes), LESTE2 +- 20 crianças (Arthur Alvin, Jd. Arisi, Penha, Cidade Lider e Tatuapé) CENTRAL +- 28 crianças ( Mooca, Catedral e Brás) e OESTE +- 40 crianças (Taipas, Itaberaba e Jd. Belval )., pastores e pastoras dos distritos e varias equipes de apoio .Na tarde do sábado e domingo dia 03 e 04 de outubro, comemoramos o 1º Dia das Crian-ças Distrital, tema “Meninos e Meninas no caminho da missão”, a programação foi realiza-da com várias atividades uma linda e maravilhosa festa, voltadas às crianças. As crianças aprenderam mais sobre Jesus de maneira lúdica e divertida... Momento de adoração e lou-vor a Deus, tendo histórias, louvor, brincadeiras, lanche e muito mais.O objetivo do evento foi investir as crianças para que se tenha um presente e um futuro melhor, é muito importância trazer as crianças nos caminhos do Senhor Jesus.Queremos agradecer a Deus em primeiro lugar pelo dia das CRIANÇAS DISTRITAL!!!! Foi uma bênção nos DISTRITOS. Agradecer a todos e todas, pastores e pastoras, igrejas

que apoiaram e ajudaram neste evento, vocês foram IMPORTANTE pra este mo-mento de comunhão!!!

Igrejas Metodistas que nos receberam: Central de Guarulhos, Central de Santo An-dré, Artur Alvin, Lapa, Catedral e Mogi das Cruzes... Sejam derramadas sobre vocês

muitas bênçãos.Nós do DRTC da 3ª RE, AGRADECEMOS MUITO VOCÊS e ESTAMOS MUITO FELIZES com este novo passo de nossa REGIÃO com nossas CRIANÇAS.Obrigado a nossa Coordenadora Regional (Elaine Rosendal) a cada Coordenadora Distrital

e colaborador (Simony Piva , Olga Thiago Escareli ,Taís Dias, Zuleica Ometto Franco Lima Dos Santos e Wilson Junior) aos Coordenadores das igrejas

Locais por ter apoiado e trabalhado em UNIÃO pra que esse evento fosse BÊNÇÃO em seus DISTRITOS, que compraram a ideia e

se esforçaram em fazer TUDO pra que o evento acontece e as CRIANÇAS se sentissem acolhidas e amadas.

Que o Senhor Jesus continue a abençoar a vida e mi-nistério de cada um, que Ele continue a capacitar

a obra de suas mãos sejam reconhecida e vista como vontade do Pai. Esperamos que no ano

de 2016, mais Distritos e crianças possam ser atingidos e estar nesta GRANDE festa.

Page 23: Conexão - novembro/dezembro - 2015

23Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

Venham todas as crianças!

O Acampamento Regional de Crianças foi realizado no final de semana de 23 a 25 de outubro, no Sitio Alabama (São Roque/SP), O Retiro foi uma benção só!!!! Glórias a Deus!!! O tema proposto - “Venham TODAS as crianças”, colaborou para que as nossas crianças pudessem aprender sobre a impor-tância da ORAÇÃO ( adoração, louvor, intercessão, libertação, confissão, petição, ação de graça).O Departamento Regional de Trabalho com Crianças - 3ªRE promoveu o acampamento que reuniu pessoas enviadas por Deus - crianças, monitores, os pastores Glauco, Joelson com o boneco Tenório e o Bispo Peres, com o propósito de oferecer momentos da Palavra de Deus. As atividades envolveram brin-cadeiras como a Caça ao Tesouro (Enigma) e atividades ma-nuais. A alimentação, como sempre – maravilhosa! As crian-ças aproveitaram! Elas também louvaram muito e realizaram a prática de lazer com resgate de algumas brincadeiras já não tão praticadas nos dias de hoje. Foram momentos de aconselha-mento, devocionais, comunhão, despertamento espiritual nas crianças e o principal - o mover do ESPIRITO SANTO de DEUS entre nós. O propósito de Deus foi cumprido naquele lugar. Foram meses de preparação com a equipe do DRTC, orando e jejuando por nossas crianças e, assim, as lições, cânticos e toda ação foram planejados cuidadosamente, para que nesses dias as crianças experimentassem a excelência do poder de Deus em suas vidas.Quero fazer um agradecimento especial a Deus, à TODAS as igrejas, pastores e pastoras que divulgaram , apoiaram e en-viaram as crianças de suas igrejas ao ACAMPAMENTO, aos amados irmãos e irmãs em Cristo que, durante todo o evento, estiveram orando por nossos acampantes. Isso é um investi-mento no reino espiritual e essas pessoas compreendem bem o significado disso. Agrademos a Pastora Joana Darc, SEDE Nacional, SEDE Regio-nal, Central de Guarulhos (Pastor Denílson), Catedral(Pastor Miguel) e ao Silvio e sua família(donos do sito).Aos responsáveis agradecemos pela confiança depositada em nós(DRTC- 3ªRE), lembrando mais uma vez que todo inves-timento que tem feito redundará em frutos na vida espiritual destas CRIANÇAS. Afinal, somos mordomos de Deus e até em nossos gastos precisamos de direção divina, ou seja, por vezes gastamos tanto com aquilo que nem é primordial e deixamos de lado algo tão sublime e que tanto alegra o coração do Pai.

Foi maravilhoso !!!!

Valeu todo o esforço empregado, as noites mal dormidas,a correria de última hora.. valeu, valeu muito a pena.

Só Deus faz essas coisas, nos surpreendendo sempre!!

Aos monitores, pastor Joelson, pastor Glauco e Bispo Peres que se dispuseram com excelência para que esse Retiro

acontecesse da forma maravilhosa como aconteceu... Nosso MUITO OBRIGADO.

Sem palavras para o trabalho de excelência de vocês no Reino de Deus

Nosso próximo acampamento já está marcado para os dias 21, 22 e 23 de Outubro de 2016.Para o DRTC-3ªRE, criança vale sacrifício, dedicação de tempo, energia e recursos pessoais. Somos chamados por Deus para sermos fiéis cooperadores nesta Obra, pois uma criança vale para Deus tempo investimento, feito tanto em oração e como em recurso financeiro. No amor de Cristo.

por Elaine Rosendal Coordenadora do DRTC

Page 24: Conexão - novembro/dezembro - 2015

PELA REGIÃO

24 Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

Deus tem nos abençoado muito

por Wesley de Souza Gestor Regional da IM3ªRE

No atual momento de nossa economia, difi-cilmente as manchetes dos jornais não tem a palavra CRISE.Nos noticiários da TV a mesma coisa, sempre o maior tempo nas informações são números, dados estatísticos que nos informam sobre a CRISE econômica que o nosso País e o Mundo passam no momento.Quando olho para a nossa região, vejo o con-trário. Nosso Deus tem nos abençoado em muito.Estamos finalizando a construção da nova igreja em Parada de Taipas. Uma igreja para no mínimo 500 pessoas. A igreja tem se mobi-lizado e trabalhado muito para isso. São cam-panhas, para arrecadação de recursos, emprés-timo no Fundo Missionário, e a obra não para. Já estamos utilizando a nova igreja, mesmo sem o acabamento fino. Logo teremos o culto de inauguração, que será uma grande festa e nossas igrejas do Distrito Oeste que não po-dem faltar.Em São Sebastião, litoral norte, também esta-mos trabalhando. No dia 06/11, a laje do 1º piso foi concluída, mesmo com muita chuva, a obra não para. Nossa comunidade está anima-da com a construção da nova casa. Lembro que nossa igreja naquele local desapropriada, pro-blemas de contaminação do solo, e hoje a igreja está crescendo e se preparando para receber os irmãos do Vale do Paraíba para a inauguração, que deverá acontecer no primeiro trimestre de 2016.Em Capão Bonito, a defesa civil da cidade in-terditou nosso templo. Tinha reais perigo de cair. Com parte dos recursos da venda da pro-priedade do Centro Comunitário, novo tem-plo está sendo edificado. Tenho noticias que é motivo de visitação, pela população, a grande obra. Será a maior e mais bela igreja da cidade. Nem preciso falar da alegria de nossos irmãos e a ansiedade de nos receber para a festa de inauguração, creio que a igreja será pequena para tantos visitantes.

IM e

m T

aipa

sIM

em

Tai

pas

IM e

m S

ão S

ebas

tião

IM e

m S

ão S

ebas

tião

IM e

m C

apão

Bon

itoIM

em

Cap

ão B

onito

Page 25: Conexão - novembro/dezembro - 2015

25Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

Outro sonho que está se realizando, é a cons-trução da nova igreja no Jardim Elisa Maria. Nos últimos anos essa comunidade tem feito esforços para poderem construírem uma nova igreja. Já estão na fase de acabamento. As fotos nos mostram como era e como está essa nossa igreja. Outra grande festa programada. Em Jundiapeba, onde foi realizada a Semana pra Jesus desse ano, a construção também está em fase de acabamento, é outra comunidade fazendo diferença naquele local. A igreja em Cubatão, também comprou uma propriedade para a sua congregação no Jardim Casqueiro, outro sonho antigo realizado.E finalizando, no inicio de novembro, começou a construção da Congregação de Vila Pires em Sto André. Outro sonho que irá se tornar rea-lidade. Sair do aluguel, ter um espaço plane-jado sem improvisações, isso é muita benção. O prazo para a entrega da obra é de 6 meses, por isso o ABC estará em festa antes do meio do ano. Nesse mês de outubro/novembro estamos em campanha para a Oferta Missionária Regional. A igreja que receberá esse recursos é nossa congregação de Santana de Parnaíba. O valor ajudará na compra do terreno para que uma nova Igreja Metodista seja construída e fazer diferença naquele local. Participe, dê sua ofer-ta.Comecei falando em CRISE e finalizo falando em BENÇÃOS. Nosso Deus é quem nos sus-tenta. É Dele que dependemos para todas as coisas. Tem nos abençoado muito como pode-mos observar, sendo que muitas mas muitas outras bênçãos acontecem em nossa Região que não estamos comentando.Na 1ª fase de nosso 42º concílio regional, o coordenador do ministério de administração, Valdecir, comentou: tem uma frase muito co-mentada que diz o seguinte:“Fazer bem feito o que vínhamos fazendo NÃO nos levara a alcançar nossos objetivos”.Mas podemos deixar essa frase assim: “Fazer bem feito o que vínhamos fazendo (TALVEZ) não nos leve a alcançar nossos objetivos”. Mas gosto mais dessa frase: “Posso (PODE-MOS) fazer diferente e melhor o que vínha-mos fazendo para alcançar nossos objetivos, sem perder a essência”.Como o nosso povo gosta de festa e com far-tura, nosso bispo que se prepare, com tantas festas irá acabar engordando antes de ir ao Concílio Geral... rsSomos gratos ao nosso Deus que nos tem aben-çoado.

IM e

m E

lisa

Mar

iaIM

em

Elis

a M

aria

Cong

. em

Jund

iape

baCo

ng. e

m V

ila P

ires

Cong

. em

Jund

iape

ba

Page 26: Conexão - novembro/dezembro - 2015

PELA REGIÃO

IM em Tucuruvi

por Rev. Claudio de Carvalho e Revda. Marisete A. T. Carvalho

“Conhecidos pelo amor!”Uma igreja missionária a serviço do

povo!

Conta as bênçãos (...) diga quantas são...No mês de outubro comemoramos o aniversário da Igreja Metodista aqui em Tucuruvi. Neste ano comemora-mos o 88º aniversário de vida e mis-são. Quantas coisas já aconteceram por aqui!Estamos terminando um período de vida e começando outro, o tema des-te ano foi inspirado no livro de Atos dos Apóstolos, Capitulo 9, versículo 31, que diz: “A Igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em numero.”O Tema nos é sugestivo, pois nos leva avaliarmos o quanto temos dedica-do nossas vidas ao Reino de Deus, e ao mesmo tempo nos conforta, pois acreditamos estar na rota certa e, sendo assim, desfrutamos dos acrés-cimos de Deus para toda a comuni-dade, mesmo que alguns insistam a não enxergar tais acréscimos.O fim de um período e inicio de ou-tro, é época de balanço, as empresas fazem isto, nós, em nossa vida pes-soal, também o fazemos por muitos motivos. E não é diferente com a Igreja.

Neste 88º ano de vida da IM em Tu-curuvi, por meio de seus ministérios, sociedades e departamentos, reali-zou muitas coisas. Damos a seguir um pequeno resumo destas ativida-des:Metodistas em Ação (um dia pra Je-sus)/Cantata “Faz-nos um”/Oração Intercessão/Oração no Monte/Re-lógio de oração/Vigília/Ação social (Entrega de cestas e bazar)/Discipu-lado e pequenos grupos/Curso de Lideres e muito mais.O mais recente, Projeto “Casa de Paz”, está acontecendo em seis resi-dências com participação de 30 dis-cípulos/as e doze discipuladores/as.

O discipulado esta acontecendo em nosso meio!

Conheça também nossa igreja pelo site, pelas redes sociais e se não con-seguir comparecer assista os cultos ao vivo pelo youtube. Para receber mensagens samanais cadastre-se em nosso site.• www.metodistatucuruvi.com.br• www.facebook.com/imtucuruvi• www.youtube.com (Igreja Meto-dista em Tucuruvi)

26 Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

“Vale a pena! É gratificante sairmos da zona de conforto.”

“Um tempo precioso que temos sido instruídos”. - por Gabriel Montilla(Aluno do Curso de Formação de

líderes)

“O discipulado é meu estilo de vida.” - por Odete Campos

(Discipulado de mulheres)

“O discipulado é como uma terapia pára mim.” - por Elisabete Salvioni

(Discipulado de mulheres)

“Este curso de liderança me auxiliou a me posicionar enquanto cristã. Ser

cristão é ter ousadia, ser diferente em um mundo que preza auniformização das pessoas.”

- por Sheila Vasconcellos

Oração no Monte

“Faz-nos um”

Batizados

Juventude

Curso de Líderes

Discipulado de Mulheres

Encontro com Deus

Page 27: Conexão - novembro/dezembro - 2015

Temos percebido que, frequentemente, diversos/as pastores/as, administradores/as e tesou-reiros/as, têm-nos perguntado – ou agido diferentemente – sobre alguns procedimentos que já constaram de várias circulares e de publicações neste órgão de comunicação regional.Primeiro, quando solicitam procurações, tanto para movimentação de contas bancárias, quan-to específicas a determinados assuntos, o fazem sem obedecer aos trâmites canônicos e orien-tações desta Secretaria. Para facilitar, elaboramos modelos de extratos de atas para cada caso, que constam do “site” da 3ª RE, na área restrita, contudo, nós os temos enviado quando nos solicitam. Não podemos detalhar aqui a forma e o encaminhamento, por ser este um órgão que alcança grande público além dos nossos limites, porém, pelos caminhos já conhecidos, estamos ao dispor para orientar tais procedimentos.Segundo, outro detalhe que temos notado é que, em várias igrejas, congregações e pontos missionários, nas contas de energia elétrica ainda estão constando o nome e o CNPJ da Sede Nacional, com o número após a “barra”, antigo, cancelado, extinto a partir do ano 2000/2001.Em assim sendo, solicitamos observarem suas contas, pois precisam estar regularizadas junto às concessionárias, devendo nelas constar o nome jurídico e o CNPJ atuais da 3ª Região, com o número após a “barra” que identifica a igreja local. Os procedimentos e os documentos ne-cessários para tais providências serão orientados e fornecidos por esta Secretaria. Contem sempre conosco.

AIMinforma

por Roberto MachadoSec. Executivo Regional AIM 3ªRE

“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de cora-ção, como ao Senhor e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como

recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor”. (Colossenses, 3: 23 e 24)

REGIONAL

IM em Itapeva......inicia programa em rádio da cidade

(Por Enoque Rodrigo de O. Leite, pastor na IM em Itapeva)

Louvamos imensamente a Deus, porque no mês em que a Igreja Metodista de Itapeva completa 28 anos vamos levar a Palavra de Deus através de um programa de rádio. A estreia aconteceu na quarta feira, 11 de novembro, às 18ho-ras pela 104.7 FM de Itapeva, o programa Palavra Metodista. Em breve divulgaremos o site para que você e todo o brasil possa nos ouvir. Deus seja louvado por esta conquista. Agradeço aos nossos patrocinadores e ao ministério de comunicação da igreja Me-todista de Itapeva.

IM em Vila Gomes(Por Vinicius T. Carvalho, depto. Comunicação 3RE)

No dia 29 de outubro a Igreja Metodista em Vila Gomes, pas-toreada pelo Rev. Jocely Teixeira Rodrigues, lançou o “PRO-GRAMA JESUS NO LAR”.Uma série de vídeos online com louvores, palavras para refle-xão e meditação.Você pode conferir a série no site do youtube, entrando no canal “SOROCABA TVRAC”.Deus seja louvado por esta conquista.Que Deus continue abençoando está igreja e dando ousadia para nosso querido pastor Jocely e aos irmãos/ãs desta igreja.

27Novembro/Dezembro 2015 • CONEXÃO

Page 28: Conexão - novembro/dezembro - 2015