conexão 12

6
CON e XÃO O INFORMATIVO DA TOCTAO E DA GMS ENGENHARIA - ANO 4 Nº 12 - SETEMBRO DE 2010 Moinho dos Ventos: O lugar que você sonhou está acontecendo. Pág. 5

Upload: rodrigo-mendonca

Post on 27-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Conexão 12

TRANSCRIPT

Page 1: Conexão 12

cONeXÃOO INFORMATIVO DA TOCTAO E DA GMS ENGENHARIA - ANO 4 Nº 12 - SETEMBRO DE 2010

Moinho dos Ventos:O lugar que você sonhou está acontecendo. Pág. 5

Page 2: Conexão 12

2

É música na obraA Toctao e a GMS lançaram, em agosto, o Projeto Construindo Arte, que pretende levar música de diversos estilos para dentro do canteiro das obras. A estréia aconteceu no Recanto Praças Residenciais, dia 17 de agosto. Durante meia hora, 500 trabalhadores puderam ter contato, muitos deles pela primeira vez, com os vários gêneros musicais interpretados pelo violonista Arnaldo Freire.

Foi uma verdadeira troca de sons, do ruído típico da obra à harmonia dos sons. A apresentação foi uma surpresa, pois os operários não foram avisados de que ela aconteceria. E agradou em cheio, pelas expressões de curiosidade e atenção no rosto de cada um. “O trabalho é estressante e a gente começa o dia assim, ouvindo música... Caramba, adorei”, exclamou o pedreiro Ramos Alves Pereira dos Santos.

No meio dessa platéia tão distinta e atenta, estava Juarez Galdêncio da Silva, um simpático senhor de 64 anos, que não tirou os olhos dos dedos do violonista um minuto sequer. “Eu trabalho há 25 anos em obras. Já morei no Rio de Janeiro, Minas Gerais e na Bahia, então a nível de Brasil é a primeira vez que assisto a um espetáculo desses dentro da obra”, conta. A meta da Toctao e da GMS é realizar uma apresentação artística a cada três meses.

Toctao recebe homenagem da Câmara Municipal

A Toctao recebeu da Câmara Municipal de Goiânia o Diploma de Honra ao Mérito pelos seus relevantes serviços no desenvolvimento no setor imobiliário da capital. A propositura foi realizada pelo vereador Anselmo Pereira no Dia Nacional do Corretor de Imóveis, 27 de agosto, no auditório Jaime Câmara. Ele lembrou o quanto os profissionais e empresas do setor são fundamentais na transformação da cidade em modelo de qualidade de vida e equilíbrio ambiental. Paulo Henrique Ribeiro, diretor de desenvolvimento imobiliário, salientou que a homenagem é um reconhecimento ao esforço da incorporadora. “Só neste momento, estamos levantando duas mil unidades habitacionais”, contabilizou.

Editorial

Expediente

Informativo da Toctao e da GMS Engenharia Ltda.Sede: Rua T-65, 345, Ed. Mauá, Setor Bela Vista - Goiânia - GOCEP 74823-370 - Tel.: (62) 3255-5100E-mail: [email protected]ção: Aderson Maia, coordenador de marketingJornalista responsável: Raquel Pinho (GO 1752 JP)Reportagens: Raquel Pinho e Lorena RibeiroFotos: arquivo Toctao e equipeCapa: Rhaniel Carvalle e Aderson MaiaDiagramação: Neide Ataide Fotolito e Impressão: Gráfica ConceitoTiragem: 4000 exemplares

www.toctao.com.brwww.gmsengenharia.net

Curtas

Construir sobre a rochaVivemos o “boom” imobiliário. Com as facilidades do crédito habitacional e os incentivos governamentais, as cidades brasileiras se transformaram em verdadeiros canteiros de obras.

Este estímulo é muito positivo, mas é o responsável também por desanuviar uma cortina de fumaça, tornando evidente a falta de estrutura do nosso País. No setor da construção civil, por exemplo, já falta material de construção, mão de obra qualificada e até maquinário para se erguer os prédios na velocidade em que eles são oferecidos ao público. Temos todo um cenário positivo para diminuirmos o déficit habitacional, gerando empregos inclusive, mas estamos emperrados.

O desafio é fortalecer o setor da produção. É urgente a oferta de ensino de qualidade que possa preparar pessoas para aproveitarem as oportunidades de trabalho. É preciso estimular a indústria de base e a produção de insumos através de medidas diversas, que incluem soluções para nossas matrizes de transporte e energética, para nossa altíssima carga tributária, entre outros.

Infelizmente, a situação ideal não acontecerá tão rapidamente. Resta assim a nós, do setor produtivo, o desafio de enfrentar estes obstáculos. Eu digo que não tem sido fácil superá-los, mas em meio a estas circunstâncias, orgulhamo-nos por honrar os predicados que ostentamos.

A Toctao e a GMS Engenharia são incorporadoras e construtoras que investem continuamente em capital intelectual e humano. Também investem em maquinário próprio, com tecnologias de última geração, o que lhes confere a estrutura necessária para atuar com segurança. Possuem certificações de qualidade para garantir a excelência nos processos internos de planejamento e execução da obra, dentro de um rigoroso e pontual calendário e com qualidade prometida.

Sementes lançadas ao longo de 14 anos de atuação, cujos frutos fazem a diferença especialmente em momentos de desafios. Foi esta estrutura construída ao longo do tempo que nos levou a sermos eleitas como parceiros de empresas nacionais, como a Rossi, e como a construtora de obras de incorporadoras parceiras, como a Opus Flamboyant LTDA. Que nossos próximos governantes tenham a consciência de prover o nosso País de bases sólidas. É sobre a rocha que desejamos erguer nossas obras.

Geraldo Magela da SilvaConselho Diretor

Paulo Henrique e os vereadores Anselmo Pereira e Agenor Mariano

Juarez Galdêncio e Arnaldo Freire

Raqu

el P

inho

Raqu

el P

inho

Page 3: Conexão 12

3

compartilhar. Essa experiência abre o horizonte desses jovens.

Como vocês mensuram o resultado destes trabalhos nas escolas?Marisa: Ouvimos muitos depoimentos e histórias de meninos que dizem: “olha, eu achava que só podia ficar aqui, que só tinha essa chance, de fazer essa faculdade, ou de pleitear esse emprego e hoje eu vejo como eu fiz coisas diferentes”. Isso porque muitos deles estão na fase da baixa autoestima e, ao realizar uma ação empreendedora, por meio dos projetos, começam a acreditar em seu potencial.

E para quem é voluntário, qual o ganho?Marisa: É aquela história de que somos os primeiros beneficiados do bem que fazemos para o outro. O voluntário está contribuindo com a formação daquele jovem. E ao falar de sua experiência, ele acaba fazendo reflexões pessoais acerca de sua própria vida, se está sendo coerente com seu discurso. Isso é de uma riqueza que não tem preço. Por isso é voluntariado, porque não se pode pagar.

A Junior Achievement (JA) é uma instituição mundial voltada a despertar o empreendedorismo nos jovens. Em Goiás, está presente há quase oito anos, desenvolvendo projetos nas escolas para jovens a partir de 10 anos. Para executá-los, eles necessitam da contribuição voluntária de empresários e profissionais que se dispõem a compartilhar um pouco de sua experiência. À frente da instituição, está Marisa Brandão, fiel escudeira deste ideal de despertar jovens mentes para se tornarem protagonistas de sua própria história.

A Junior Achievement é uma escola de empresários?Marisa: Quando a gente fala em despertar o jovem para o empreendedorismo, queremos incentivar que eles decidam as características do empreendedorismo, que é estabelecer metas, assumir responsabilidades, correr riscos, ter atitude e iniciativa perante qualquer coisa que ele vá fazer.

As empresas e a juventude

Responsabilidade social

Maurício Menezes, Aderson Maia, Marilene Souza e Manuel Emílio Burlamaqui de Oliveira fazem parte da equipe da Toctao Engenharia e recebeu em 18 de agosto o Certificado de Mérito Comunitário, pela participação no Programa Miniempresa, da Associação Junior Achievement de Goiás.

Durante a 10ª edição do Programa, eles auxiliaram 31 alunos do Colégio Millenium Classe a entender e desenvolver o espírito empreendedor, por meio do desenvolvimento prático de uma miniempresa de produção de ecobags de tecido. No total, foram quatro meses de dedicação. A entrega dos diplomas aconteceu em bonita cerimônia, realizada no auditório Rio

Vermelho, do Centro de Convenções de Goiânia.

Aderson Maia teve ainda uma outra participação: a leitura do poema A Ponte, de sua autoria, que retrata o sentimento dos advisers (voluntários) na tarefa de ajudar os jovens a

descobrirem o empreendedorismo. Para a satisfação da Toctao, os alunos do Colégio

Millenium Classe receberam o Troféu de Equipe Empreendedora.

A Toctao Engenharia tornou-se mantenedora da Junior Achievement no segundo semestre de 2009. Além da ajuda financeira para custear o material didático produzido pela Associação para ensinar o

empreendedorismo gratuitamente nas escolas, a incorporadora também estimula que seus profissionais atuem voluntariamente nos projetos.

Até o final do primeiro semestre de 2010, 27 se tornaram voluntários e dedicaram 424 horas em quatro escolas para compartilhar valores e experiências com 422 jovens estudantes.“Não são somente os estudantes que ganham. Estes programas geram transformações em nós, que somos voluntários”, finalizou Maurício Menezes, diretor da Toctao.

Voluntários recebem certificado

Entrevista Marisa Brandão, gerente DA JUnIOr ACHIeVeMent eM gOIânIA

A expectativa não é que o jovem monte uma empresa, e sim que ele se torne protagonista da sua própria história.

Como os profissionais e empresários podem ajudar os jovens a descobrir o empreendedorismo?Marisa: A história de vida do voluntário é um modelo para esse jovem. Como ele é um profissional inserido no mercado, tem fracassos e sucessos a

Alunos exibem o Troféu de Equipe Empreendedora

Raquel Pinho

Raquel Pinho

Page 4: Conexão 12

4

Canal Direto

Confira o andamento das principais obras da Toctao e da GMS Engenharia

Recanto PraçasResidenciais (Condomínio 1)Condomínio fechado, em Goiânia, de apartamentos de dois e três quartos, além de sobrados geminados e completa área de lazer, totalizando 956 unidades habitacionais em dois condomínios. A área total do empreendimento é de 118.810 metros quadrados. Realização: Toctao Engenharia, Rossi e Tropical Empreendimentos. Construção: GMS EngenhariaAndamento global da 1ª etapa da obra até 1º de setembro: 1ª fase: 96%; 2ª fase: 49%; 3ª fase: 17%Previsão de entrega: 1ª fase: setembro de 2010;2ª fase: fevereiro de 2011; 3ª fase: maio de 2011; 2ª etapa: fevereiro de 2012

Usina CGH EspraiadoLocalização: Rio Espraiado, Tocos do Moji-MGPotência instalada: 1,0 MWPorcentagem concluída: 98%Estágio atual: ComissionamentoEntrada em operação: outubro de 2010

Residencial VentanaCom 240 unidades, de dois e três quartos com suíte. O empreendimento terá oito blocos de sete andares com elevador, sendo quatro unidades por andar. Área de lazer: completa. Setor Moinho dos Ventos.Realização: GMS EngenhariaConstrução: GMS EngenhariaAndamento global da obra até 1º de setembro: 26%Previsão de entrega: agosto de 2011

Hotel Quality Goiânia Business & ConventionEmpreendimento com 142 apartamentos, em 15 pavimentos. A área a ser construída de 11.121,86 m². O hotel também oferecerá um 500m² de área para convenções. O empreendimento será dotado tecnologias ambientais para o reuso de água e energia. Haverá também coleta seletiva de lixo no empreendimento, além do controle e gerenciamento do resíduo alimentar. Será administrado pela Atlantica Hotels Internacional. Realização: Toctao Engenharia e Franco DumontConstrução: Toctao EngenhariaAndamento global da obra até 1º de setembro: 1%Previsão de entrega: dezembro de 2012

Rossi Ideal Moinho dos Ventos (Qd. 14)Condomínio residencial fechado com 232 apartamentos de dois quartos, no Bairro Moinho dos Ventos. O empreendimento contará com 11 torres. As unidades térreas terão quintal privativo. A área de lazer será composta de playground, quadra de esportes, salão de festas com cozinha, churrasqueira, depósito e banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais.Realização: Toctao Engenharia e RossiConstrução: GMS EngenhariaAndamento global da obra até 1º de setembro: 1%Previsão de entrega: janeiro de 2012

Due Home DesignCondomínio residencial no Jardim Goiás com 104 apartamentos de dois quartos, de tamanho entre 64 e 69 m², com plantas inéditas que incluem closet na suíte. Torre única. Área de lazer completa, além de espaço para receber a família e os amigos, o Home Family, e para receber visitas profissionais, o Home Office.Realização: Toctao Engenharia e RossiConstrução: Toctao EngenhariaAndamento global da obra até 1º de setembro: 1%Previsão de entrega: fevereiro de 2012

JK New Concept BusinessEmpreendimento comercial de frente para o Flamboyant Shopping Center, dotado de moderna fachada com jardim suspenso, acesso social com porte-cochère, lobby, auditório, sala de meeting conference, terraço e café. Ao todo serão 22 pavimentos com 209 unidades autônomas e estacionamento com capacidade para abrigar 274 veículos. A área do terreno é de 2.151,60 m².Realização: Opus e Flamboyant UrbanismoConstrução: Toctao EngenhariaAndamento global da obra até 1º de setembro: 6%Previsão de entrega: julho de 2012

Ambient Park ResidencialCondomínio ecológico no Celina Park com 216 apartamentos de dois e três quartos. Com quatro torres de 13 andares, o empreendimento é vizinho do Projeto Macambira-Anicuns e possuirá tecnologias sustentáveis. Área de lazer completa.Realização: Toctao Engenharia e RossiConstrução: Toctao EngenhariaAndamento global da obra até 1º de setembro: 13%Previsão de entrega: janeiro de 2012

Park HouseEmpreendimento residencial de alto padrão com o conceito de casas suspensas com apartamentos com quatro suítes e tamanho a partir de 228,57 m², amplo living e pátio outside. Para o lazer, serão destinados 4.500 m² em variadas espaços, todos entregues decoradas. Realização: Opus e Flamboyant UrbanismoConstrução: Toctao EngenhariaAndamento global da obra até 1º de setembro: 1%Previsão de entrega: janeiro de 2012 e julho de 2012

Usina CGH BrejaúbaLocalização: Ribeirão Brejaúba, Santa Efigênia de Minas - MGPotência instalada: 1,0 MWPorcentagem concluída: 2%Estágio atual: Mobilização e acessosEntrada em operação: abril de 2011

Usina CGH Alto BrejaúbaLocalização: Ribeirão Brejaúba, Gonzaga-MG

Potência instalada: 1,0 MW

Porcentagem concluída: 5%

Estágio atual: Escavação da casa de força e do conduto

de adução

Entrada em operação: abril de 2011

Page 5: Conexão 12

Saiba mais

Afim de oferecer mais informações ao consumidor, desde junho a GMS Engenharia inaugurou, em parceria com a Rossi, a Central de Vendas Moinho dos Ventos. No espaço, o visitante pode conhecer os apartamentos decorados do Residencial Ventana e do Residencial Rossi Ideal Moinho dos Ventos, empreendimentos que a GMS está construindo no bairro e que podem ser adquiridos com as vantagens do programa habitacional do governo. Na Central de Vendas o consumidor poderá, ainda, ter acesso a informações sobre este setor que Goiânia ganhou desde 2004. A Central de Vendas Moinho dos Ventos fica na Av. São Luiz esquina com a avenida Moinhos dos Ventos. Telefone: 3575-5260

Visite a Central de Vendas Moinho dos Ventos

Goiânia é uma das cidades que mais se desenvolve no Estado. O aumento da população acima da média nacional já foi constatado pelo novo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este crescimento, que é conseqüência do desenvolvimento econômico da capital e do Estado, gera também a expansão urbana.

Novos bairros, novos empreendimentos, novas propostas de vida para atender a população, que em meio a tantas mudanças, continua tendo um desejo: a qualidade de vida. “Vivemos um dia-a-dia acelerado. Cada um tem suas obrigações com o trabalho, com a família ou com a escola. Muitas vezes, elas se acumulam, gerando estresse”, diz a psicóloga Terezinha Malta.

Essa vida moderna exige objetividade para se resolver tarefas, rotas alternativas para fugir do congestionamento, serviços próximos para não se perder tempo no caminho de resolver tantas coisas. Na hora do intervalo deste frenesi, os momentos de tranqüilidade são mais que merecidos.

Neste contexto surgem novas opções de moradia em Goiânia, como o Bairro Moinho dos Ventos. Situado na região

5

COM O CresCIMentO DA CApItAl, O bAIrrO é UMA OpçãO pArA O gOIAnIense qUe, eM MeIO AO frenesI DO COtIDIAnO, nãO Abre MãO DA qUAlIDADe De VIDA

sudoeste da capital, ele foi implantado pela GMS Engenharia em 2004, com a proposta de ser um refúgio de tranqüilidade para os moradores. A principal característica do setor é o planejamento: cada atividade tem lugar certo. A área comercial fica próxima às principais avenidas. Há o espaço para as residências térreas, assim como para os prédios residenciais.

Lá, a vida já está acontecendo. A região conta com comércio, serviços próximos – até uma feirinha acontece aos sábados. Várias famílias já escolheram o bairro para morar e, em breve, outras chegarão para habitar os dois empreendimentos que a GMS está construindo no local: o Residencial Ventana e o Rossi Ideal Moinho dos Ventos.

“Aqui tem jeito de cidade do interior, algo que gosto muito”, diz Eni Holanda, que há cinco anos mora na região. “O clima

é gostoso e a região não é tão movimentada”, completa Janete Freire, outra moradora.

Como chegarO acesso ao Moinho dos Ventos é rápido graças às avenidas largas que levam ao local. O Bairro fica situado entre os condomínios horizontais Jardins Madri e o Granville. É cortado pelo anel viário, o que facilita o trânsito para diferentes regiões da cidade.

Todo o bairro é servido por completa infraestrutura: rede de água e esgoto da Saneago, iluminação pública e energia elétrica, drenagem superficial e profunda para águas pluviais, ruas asfaltadas, guias, sarjetas e avenidas largas.

Sua infraestrutura completa e sua localização foram fatores que levaram a construtora a receber o Prêmio Top Imobiliário. E os compradores de lotes obtiveram uma valorização de mais de 200%.

Moinho dos Ventos

Um bairro que já está acontecendo

Outodoor da campanha que a GMS está realizando para divulgar o Bairro Moinho dos Ventos

Raqu

el P

inho

Page 6: Conexão 12

6

Ambient Park Residencial

A Toctao Engenharia implantou um canteiro ecológico no Ambient Park Residencial, um projeto piloto em Goiânia. Com base nas diretrizes da AQUA, norma de certificação ambiental de edifícios, visa causar o menor impacto ambiental possível.

“Essa é uma iniciativa essencial ao nosso ambiente de negócios e deve ser incorporada aos princípios do crescimento econômico como uma saída para a manutenção da qualidade de

Muito mais do que uma vista privilegiada

vida”, salienta Cinthia Martins dos Santos, coordenadora de meio ambiente da empresa.

O canteiro ecológico vem ao encontro do conceito

do Ambient Park Residencial, que terá aproveitamento das águas das chuvas, sistema de alimentação de lençol freático,

entre outras. O empreendimento

também margeia o Parque Ecológico

Bernardo Élis, integrante do projeto Macambira-Anicuns.

nãO é sOMente A VIstA prIVIlegIADA pArA UM pArqUe perMAnente qUe tOrnA O AMbIent pArK resIDenCIAl UM lUgAr eM HArMOnIA COM A nAtUreZA. O COMprOMIssO COM O MeIO AMbIente estÁ presente DesDe A sUA COnstrUçãO

Recanto Praças Residenciais – Condomínio 2Interação entre vizinhos, praças de convivência e

muito mais verde. Esses são alguns dos diferenciais

oferecidos pelo Condomínio 2 do Recanto Praças

Residenciais. Seguindo o sucesso do Condomínio

1, que começa a ser entregue em outubro, o

empreendimento oferece apartamentos de dois e

três quartos, além de sobrados, num total de 324

unidades. O diferencial do Condomínio 2 são a

menor densidade e as áreas verdes, ainda mais

amplas, entremeada por uma pista de Cooper.

Hotel Quality Por duas vezes Goiânia figurou entre as cidades

brasileiras com melhor Índice de Qualidade de Vida

(IQV), o que tem atraído a visita de pessoas de

todos os cantos do país. Para acolher este público

que chega à cidade, a Toctao lança em setembro

um novo empreendimento no setor hoteleiro: o

Quality Goiânia Business & Convention. Com 142

apartamentos, o hotel traz o diferencial de uma

área de 500m² para convenções. A obra será

construída em região privilegiada da capital, de

frente ao Shopping Buena Vista, e será entregue

em dezembro de 2012.

Região NorteA GMS Engenharia chegou à

região norte de Goiânia, levando a

qualidade construtiva e inteligência em

projeto habitacional para a Avenida

Perimetral Norte. Em agosto, a

incorporadora lançou, com a parceria

da Rossi, o Rossi Ideal Perimetral.

Formado por 296 apartamentos de

dois quartos, o empreendimento é

totalmente direcionado ao segmento

econômico. O projeto contará com 15

torres e muito espaço para lazer.

Conheça os principais diferenciais do canteiro ecológico: Edificação do canteiro com materiais recicláveis - Todas as salas (833 m2) e as mesas de apoio foram montadas com placas de compensado OSB, que utiliza 95% de uma árvore em seu processo de fabricação. Telhado que favorece o conforto térmico – a cobertura das salas é composta de chapa zincada, com placa de isopor e filme de alumínio. “O trio mantém a temperatura interna do ar condicionado, diminuindo assim a necessidade de seu uso contínuo”, explica o engenheiro residente da obra, Higor José Rezende Siqueira. Almoxarifado iluminado e ventilado - a parede não sobe até o teto, deixando um vão de mais de um metro para melhorar a iluminação e ventilação do espaço. Central de concreto ecológica - A água utilizada na limpeza da bentoneira cai em um decantador e é reutilizada em processos de secagem da laje ou na produção de argamassa. “Esta medida beneficia toda a sociedade, uma vez que os caminhões deixarão de fazer esta limpeza em qualquer lugar, contaminando logradouros públicos e até córregos”, diz Higor. Verificação da procedência da matéria-prima – na obra só entra produtos que tenham licença ambiental, pois isto pressupõe que o fornecedor é fiscalizado. Iluminação alternativa – feita com a ajuda de garrafas pet preenchidas com água. Energia solar para aquecer os chuveiros Coleta seletiva do lixo Reaproveitamento de água do lavatório para limpeza dos mictórios.

Perspectiva artística da varanda dos apartamentos do Ambient