capa o mossoroense - pc -...

24
GOVERNO DO ESTADO CONFIRMA QUE UNIDADE OCUPARÁ PRÉDIO LOCADO EM ÁREA ESTRATÉGICA PARA ATENDER IMEDIAÇÕES DO ALTO DE SÃO MANOEL Moradores protestam contra esgoto e interditam rua do Centro MOSSORÓ GANHARÁ BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR ATÉ O FIM DESTE MÊS Página 3 (Cotidiano) FPM cai acima do esperado e deixa 38 municípios sem recursos em caixa Página 2 (Regional) Página 5 (Cotidiano) Agentes penitenciários do Estado ameaçam entrar em greve Sindicato da categoria confirma que indicativo está marcado para a próxima semana. Página 8 (Cotidiano) Polícia apreende acusado de estupro em Triunfo Potiguar Flagrante William Clemente afirma que cometeu o crime como forma de se vingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete tiros no Bom Jardim Vítima que não portava documentos foi abordada por dois homens na tarde de ontem. Página 8 (Cotidiano) SEGUNDA DIVISÃO DO ESTADUAL DE FUTEBOL COMEÇA HOJE Disputa contará com a presença da equipe do Caicó, destaque da elite potiguar nos anos 1990. Página 7(Cotidiano) AMBULÂNCIAS DO SAMU METROPOLITANO PARADAS HÁ QUATRO MESES Capa (Cotidiano) O MOSSOROENSE Mossoró - RN, 10 de setembro de 2011 - Nº 15.843 SÁBADO R$ 1,50 Governadora evita falar sobre renúncia de Fafá Rosalba Ciarlini destaca que só abordará articulações políticas no próximo ano. Página 3 LUCIANO LELLYS HABNER WEINER PRF APREENDE 12 MIL CDS E DVDS PIRATAS Operação “Barba Negra” resultou na prisão de 22 pessoas, incluindo um adolescente. Página 8 (Cotidiano)

Upload: vuongtram

Post on 29-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

GOVERNO DO ESTADO CONFIRMA QUE UNIDADE OCUPARÁ PRÉDIO LOCADO EM ÁREA ESTRATÉGICA PARA ATENDER IMEDIAÇÕES DO ALTO DE SÃO MANOEL

Moradores protestam contra esgoto e interditam rua do Centro

MOSSORÓ GANHARÁ BATALHÃO DE

POLÍCIA MILITAR ATÉ O FIM DESTE MÊSPágina 3 (Cotidiano)

FPM cai acima doesperado e deixa 38

municípios sem recursos em caixa

Página 2 (Regional)Página 5 (Cotidiano)

Agentes penitenciários

do Estado ameaçam

entrar em greve

Sindicato da categoria confirmaque indicativo está marcado

para a próxima semana.

Página 8 (Cotidiano)

Polícia apreende

acusado de estupro

em Triunfo Potiguar

Flagrante

William Clemente afirma quecometeu o crime como forma de sevingar do pai da garota de 14 anos.

Página 8 (Cotidiano)

Homem executado

com sete tiros

no Bom Jardim

Vítima que não portavadocumentos foi abordada por

dois homens na tarde de ontem.

Página 8 (Cotidiano)

SEGUNDA DIVISÃO DO ESTADUAL

DE FUTEBOL COMEÇA HOJE

Disputa contará com a presença da equipe doCaicó, destaque da elite potiguar nos anos 1990.

Página 7(Cotidiano)

AMBULÂNCIAS DO SAMU METROPOLITANO PARADAS HÁ QUATRO MESES Capa(Cotidiano)

O MOSSOROENSEMossoró - RN, 10 de setembro de 2011 - Nº 15.843 SÁBADO R$ 1,50

Governadora

evita falar sobre

renúncia de Fafá

Rosalba Ciarlini destaca quesó abordará articulações

políticas no próximo ano.

Página 3

LUCIANO LELLYS

HABNER WEINER

PRF APREENDE 12 MIL CDS E DVDS PIRATASOperação “Barba Negra” resultou na prisão de 22 pessoas, incluindo um adolescente.

Página 8 (Cotidiano)

Page 2: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

Emery Costa

m leitor me indagou quantas reven-das oficiais (aquelas autorizadas) de au-tomóveis existem em Mossoró? E eu

não soube lhe dizer, mas que eu me lembresão as das marcas Chevrolet, Ford, Fiat, Kia,não sei quantas chinesas e japonesas,as da Hon-da, Corolla, etc. Calculando que cada uma des-sas revendas coloque 10 carros novos no mer-cado (algumas delas vendem muito mais) e se

considerando as informais, que são aquelasrevendas de novos e usados de todas as mar-cas, quantos são os carros colocados, todosos meses, nesse conturbado trânsito nas ruasde Mossoró? Não há quem saiba calcular. Massão muito deles.O que a gente deduz é que dian-te disso as medidas adotadas pela Gerência deTrânsito até aqui nem vulneram. O caos estáchegando. Ou já chegou.

ecentemente, escrevi a respeito dapassividade do povo brasileiro, que fazmanifestações sobre qualquer coisa,

mas não se manifesta contra a corrupção e aimpunidade cada vez maiores e mais declaradasna política brasileira, nos poderes públicos.

Pois então vejo, nos jornais, grupos se or-ganizando para protestar contra a corrupção.Em Florianópolis o dia 7 de setembro foi o Fe-riado contra a corrupção, assim como emvárias outras partes do Estado e do país. Oestopim foi a absolvição da deputada federalJaqueline Roriz e a indignação é geral, houvemanifestações bastante significativas em várioslugares, apesar do mau tempo, pelo menos aquino sul.

Já não era sem tempo. Os escândalos explo-dem todo dia, são tão frequentes que ninguémmais dá importância. Mas o fato de a maioriados deputados fazer vistas grossas para o rece-bimento de propina, pela deputada, documen-tado e exibido largamente por fotos e filmesem jornais e na televisão, foi a gota d´água, poisinocentá-la com prova tão contundente, evi-dencia que todos eles tem rabo preso. Se estãoprotegendo um dos seus pares,é porque têm cul-pa no cartório e precisam da solidariedade de

todo a classe, para quando chegar a sua vez deter seus desvios denunciados.

Deram atestado de que são corruptos, sim,admitiram que também têm seus podres equerem garantir a cobertura quando tiverem quese defender.

Parece que a faxina já deu o que tinha quedar. Continua tudo como dantes, no quartel deAbrantes. Ou será que a presidente tentará con-tinuar a limpeza? Como eu já disse, Dilma de-clarou, em alto e bom som que a faxina que querfazer é na pobreza. Pois acabar com a pobrezasignifica extirpar os políticos corruptos que gas-tam o dinheiro público que deveria ser usado nasaúde, na educação, na infraestrutura, na segu-rança, etc. Se não houver corruptos exaurindoos cofres públicos, haverá recursos para benefi-ciar o cidadão brasileiro, como deve ser. Haveráemprego, haverá hospitais, médicos, equipa-mentos, escolas com manutenção, professoresbem pagos, policiais em número suficiente emnossas cidades, ganhando o suficiente, para quetenhamos segurança de fato. E por aí afora.

Quem sabe agora, com essas manifestações,o cidadão brasileiro acabe se indignando com aroubalheira que grassa em nosso país e faça ou-vir a sua voz?

[email protected]

SÉLECTA banda cover do grupo Los Hermanos se-

rá a grande atração da noite de hoje a partir de22h,no Sélect Nouveau.Trata-se do grupo Des-ventura e em anexo o conhecido Mr. Robert.

MONOTONIANa atual conjuntura os protestos contra a

governadora Rosalba e contra o seu governojá estão se tornando monótonos. Multiplicam-se por toda parte numa velocidade incrível.

CRISEPor que não se promove um amplo debate

em Mossoró para se discutir a situação do Hos-pital Regional Tarcísio Maia? Aquele hospitalvive uma séria crise que não é problema degestão. É crise na saúde mesmo.

VICTOZAA revista Veja publicou uma versão eviden-

ciando que o remédio conhecido como Victo-za é um verdadeiro milagre contra a diabetes.Dizem que, além de controlar a glicemia, ain-da reduz o peso e a barriga do diabético. Será,meu Deus?

ACADEMIALouve-se o esforço de Élder Heronildes em

reorganizar a Academia Mossoroense de Le-tras. Presentemente ele trata da eleição da no-va diretoria e numa etapa posterior vai publi-car os trabalhos defendidos pelos acadêmicoselogiando seus patronos.

MAISÉlder Heronildes também está providen-

ciando a entrega dos diplomas dos acadêmi-cos da Amol e ainda não diplomados, além deestar passando às mãos de cada um deles a me-dalha identificadora.

ROBERTO CARLOSOs que me acompanham pelo rádio sabem

que desde os meus temos de jovem sou fã deRoberto Carlos. Mas estou ficando entediadoporque RC só canta o mesmo repertório emseus shows.

OUTROSEu conhecendo o repertório de Roberto Car-

los digo que ele possui no seu acervo compo-sições lindas e inesquecíveis que nunca foramcantadas em seus shows. Protesto. Em Jerusa-lém foi a mesmice igual aos demais.

CARTÓRIOParodiando o deputado estadual José Dias,

adianto que a Câmara Municipal de Mossoró,pela sua maioria hoje em dia, segue seguindotambém uma mesmice de cartório: só servepara carimbar projetos da Prefeitura.

TICIANOVem coisa boa por aí. No dia 15 de setem-

bro na Livraria Siciliano do Midway Mall, emNatal, Ticiano Duarte lançará o seu livro "Nochão dos Perrés e Pelabuchos". Vamos lá.

MULTAO político que é indicado pelo eleitor para

ser oposição e depois trai a confiança desse elei-tor se passando de mala e cuia para o governodeveria pagar uma pesada multa a quem votouno seu nome. É o que eu penso.

VINAO grupo Vina levou para a Praça da Convi-

vência a comemoração pelos seus 20 anos deexistência.Ali está apresentando o show "O ho-mem por traz dos óculos", com texto de Car-los Drummond de Andrade.

SÁBADOSEsse show do grupo Vina é apresentado no

Espaço Cafezal sempre aos sábados. E aindaserá mostrado hoje, no dia 17 e no dia 24 desetembro. Está sendo um sucesso.

CHIMBINHOEstamos torcendo pela recuperação da saú-

de do ex-reitor da Uern Gonzaga Chimbinho,que vai se submeter na semana que vem a umacirurgia para transplante de medula óssea, emNatal. Que Deus o proteja.

REAÇÃOEstão se sucedendo as reações dentro do próprio PMDB com a adesão de Henrique Alves ao go-

verno Rosalba. O deputado Gustavo Fernandes já disse que não vai acompanhá-lo. Ele vai só.

HERMANOHermano Morais foi mais longe. Já revelou que Henrique deveria ter conversado com as bases do

partido antes de se entender com Rosalba. E ele disse o mais grave: tudo quanto se soube até agora foipelo noticiário.

TRAIÇÃOHenrique Alves saiu às ruas na última eleição governamental pedindo votos para o outro candida-

to, Iberê Ferreira de Souza. O seu gesto aderindo ao governo significa traição para muitos dos eleitores.

U R

GRACO

JORNAL O MOSSOROENSEEditora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207 [email protected]

– www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor administrativo

Cid AugustoDiretor de redação

Marcio CostaEditor geral

O caos está chegando

OPINIÃO2 – Sábado, 10 de setembro de 2011 www.omossoroense.com.br

ArtigoFinalmente, manifestações contra a corrupção

LUIZ CARLOS AMORIM Escritor

Page 3: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

POLITICA Sábado, 10 de setembro de 2011 – 3www.omossoroense.com.br

DECLARAÇÃO

Rosalba afirma que só trata da renúncia de Fafá Rosado após o veraneio de Tibau

PRONUNCIAMENTO

Sandra Rosado faz balanço deatuação em terceiro mandato

Ao ser questionada sobre o assunto, a governadora disse que só fala de eleições no próximo ano

Bruno BarretoEditor de Política

Pela primeira vez a gover-nadora Rosalba Ciarlini(DEM) foi instigada a falarsobre a possibilidade de aprefeita Fafá Rosado (DEM)renunciar para viabilizar acandidatura da vice-prefeitaRuth Ciarlini (DEM). Foi on-tem pela manhã em contatocom a reportagem do jornalO Mossoroense antes dasolenidade de assinatura deconvênios na área de agricul-tura que ocorreu na II U-nidade Regional de SaúdePública (Ursap).

Ao ser questionada se de-fenderia a renúncia de Fafápara viabilizar o nome deRuth, Rosalba evitou falar so-bre o assunto. "Só vou falar

sobre eleições depois do ve-raneio de Tibau", frisou.

Com isso a governadoraestima uma data para asdefinições sobre quem seráo candidato dela e ganha tem-po para formar uma estraté-gia de convencimento para aprefeita Fafá Rosado. Assun-to já foi abordado em agostodurante almoço que envolveua governadora, o marido dela,Carlo Augusto Rosado, e odeputado federal HenriqueAlves (PMDB).

Na época ficou acertadoque o assunto seria aborda-do "no momento certo" ecom a presença da prefeita.

Por enquanto, Fafá seguedizendo que não renuncia.Argumentos mantidos peloirmão, chefe de gabinete Gus-tavo Rosado, e recentemente

endossados pelo deputadoestadual Leonardo Nogueira(DEM), marido da prefeita.

A preferência de Fafá épela vereadora Cláudia Regi-na (DEM), nome que, se-gundo informações de basti-dores, desagrada a gover-nadora. Prova disso foi a ex-clusão da parlamentar damesa de autoridades do even-to de ontem. Tratamento d-iferente do recebido pelavice-prefeita.

Ao ser questionada sobrequal nome estaria nesse mo-mento em vantagem para terseu apoio na disputa pelaPrefeitura de Mossoró, Ros-alba desconversou. "Eu voudizer a você que vou tratardessa questão lá na frente.Depois do veraneio deTibau", esquivou-se.

A deputada Sandra Rosa-do (PSB-RN) fez um balançode seus primeiros meses de at-uação neste mandato, desta-cando sua indicação para aProcuradoria Especial da Mul-her, que colabora na fiscaliza-ção de denúncias de violênciae discriminação contra a mul-her.

"Trata-se, sem dúvida, deessencial atuação do PoderLegislativo na luta pelos dire-itos da mulher no Brasil, razãopela qual assumimos o cargomencionado com muito orgul-ho e senso de responsabili-dade", afirmou.

A parlamentar citou pro-postas de sua autoria apresen-tadas no início desta legislatu-ra. Entre elas, o Projeto de Lei1.823/11, que assegura à mul-her, na condição de chefe defamília, o direito de aquisiçãode terras públicas;o Projeto deLei 1.735/2011, que altera alegislação em vigor para de-terminar a alocação de recur-sos dos orçamentos da União,estados e municípios para ofinanciamento e manutençãodos Conselhos Tutelares; e oProjeto de Lei 1.607/2011,quedetermina que cada comarcaabrigue pelo menos um esta-belecimento penal.

MOVIMENTO

Parlamentares federais participamhoje de debate sobre a Emenda 29

O presidente do PPS mos-soroense,ex-vereador Welling-ton Barreto,reúne hoje,às 15h,na sede da subseccional deMossoró da Ordem dos Ad-vogados do Brasil (OAB), par-lamentares federais do RioGrande do Norte para deba-ter a regulamentação da Emen-da 29, que aumenta o volumede recursos destinados à saú-de no Brasil.

O ex-vereador disse queconvidou todos os 11 integran-

tes da bancada federal e a gover-nadora Rosalba Ciarlini (DEM)para discutir o assunto."Só San-dra e Henrique confirmarampresença. Além deles tambémestará a deputada estadual La-rissa Rosado", frisou.

Segundo Wellington, o ob-jetivo é garantir o apoio de to-dos os parlamentares para aaprovação da emenda."Quere-mos arrancar dos deputados esenadores o compromisso emfavor da emenda", declarou.

De acordo com o ex-vereador, que é ligado ao mo-vimento comunitário mosso-roense, o evento de hoje é re-sultado do 11° congresso daConfederação Nacional dasAssociações Brasileira de Mo-radores (Conam)."Vamos for-mular o documento que seráentregue ao Congresso Nacio-nal no dia 4 de outubro, quan-do será realizada uma grandemovimentação em Brasília emfavor da Emenda 29", explica.

Rosalba Ciarlini evita falar sobre posição a respeito de especulações sobre renúncia

Wellington convidou todos os parlamentares

HABNER WEINER

ASSESSORIA

Sandra destaca luta em favor dos direitos das mulheres

Outras iniciativas tambémforam destacadas pela deputa-da, como a Indicação 912/11,feita ao presidente da Comis-são de Segurança Pública eCombate ao Crime Organiza-do, para criação de subcomis-são ou grupo de trabalho paraanalisar os problemas de vio-lência no Brasil e elaborarproposição coibindo a práticade atos nocivos e atentatóriosao cidadão e ao Estado; a In-dicação 116/11, sugerindo aimplantação, na cidade deAreia Branca,de campus do In-stituto Federal de Educação,

Ciência e Tecnologia do RioGrande do Norte; e a Indi-cação 351/11, que sugere aoMinistro da Educação a im-plantação, no município deApodi, de um polo de edu-cação a distância da Universi-dade Federal do Rio Grande doNorte.

Além disso, Sandra Rosa-do ressaltou sua atuação nascomissões técnicas da Casa eno Plenário, onde participa dadiscussão dos mais variadostemas, como a comissão espe-cial que trata do Código deProcesso Civil.

Page 4: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

HABNER WEINER

POLÍTICA4 – Sábado, 10 de setembro de 2011 www.omossoroense.com.br

Robinson desmente articulação contra projetoVice-governador emitiu nota ontem afirmando ser a favor de aprovação de empréstimo junto ao Bird

ATITUDE

Lairinho quer experiência do RJ para MossoróCOMBATE ÀS DROGAS

Vice-governador Robinson diz ter compromisso com projeto que pede autorização de empréstimo

O vice-governador Robin-son Faria (PMN) emitiu notaontem desmentindo que estariaorientando os seis deputadosestaduais que seguem a orien-tação política dele a difi-cultarem o financiamento deR$ 540 milhões junto ao Ban-co Internacional para a Re-construção e o Desenvolvi-mento (Bird).

O peemenista disse que suaa atuação é justamente con-trária ao que vinha informan-do o noticiário e colocou-se co-mo um defensor do emprésti-mo."Nego enfaticamente qual-quer articulação para impedira consolidação do empréstimode R$ 540 milhões do Gover-no do Estado junto ao BancoInternacional para a Recon-strução e o Desenvolvimento(Bird).Como vice-governador

do Estado, defendo o emprés-timo conforme os critérios es-tabelecidos pelo banco, tendoem vista a necessidade urgentede investimentos nas áreas pri-oritárias para o combate à po-breza", declarou.

Ao se pronunciar nacondição de secretário estadualde Recursos Hídricos e MeioAmbiente,Robinson disse quea sua pasta tem sido beneficia-da com recursos internacionais."A Secretaria de Estado doMeio Ambiente e dos RecursosHídricos já é contemplada comfinanciamento do BancoMundial destinado a criarcondições políticas, legais, in-stitucionais, técnicas e opera-cionais para a gestão apropria-da dos recursos hídricos,visan-do promover o desenvolvi-mento social,econômico e am-

bientalmente sustentável doSemiárido Potiguar",destacou.

Ele disse que o próximo pas-so será participar de novas re-uniões para apresentação denovos projetos."Nos próximosdias 22 e 23, estarei pessoal-mente com a equipe da Semarhna sede do banco em Brasíliapara reunião anteriormente a-gendada, onde trataremos denovos projetos como a ampli-ação da oferta de água, o mon-itoramento digital das barra-gens e o projeto inovador paraa recuperação do rio Potengi,que estamos denominando Re-nascer Potengi", acrescentou.

No final da nota ele afir-ma que sua relação com a gov-ernadora Rosalba Ciarlini(DEM) é a melhor possível."Por fim, reitero que qualquerafirmação em contrário é

O vereador Lairinho Rosa-do (PSB) viajou para o Rio deJaneiro com o objetivo de co-nhecer o funcionamento daComissão de Prevenção àsDrogas instalada na CâmaraMunicipal carioca.

O pessebista quer trazer asações para Mossoró. "Já napróxima semana quero tentarcolocar em prática algumasparcerias da Câmara Municipal

com sociedade civil organiza-da. Não podemos ficar espe-rando pelo Poder Executivo,que é quem deveria encabeçartais ações. A prevenção preci-sa ser ampliada. O único casode sucesso efetivo nesse senti-do é o Proerd, realizado pelaPolícia Militar. Crianças e jo-vens precisam ser sempre maisalertadas sobre o perigo dasdrogas", concluiu.

O parlamentar mossoroen-se disse que no Rio de Janeiroo combate às drogas existe hámais tempo e que só agora hou-ve um despertar para o tema noRio Grande do Norte. "O Riode Janeiro é a cidade que ao lon-go das últimas décadas mais en-frentou problemas causadospelas drogas, há várias frentesde trabalho para tentar comba-ter o uso desse malefício lá. É

para conhecer essa realidadeque vamos conhecer de pertoo trabalho da Comissão de Pre-venção às Drogas no Rio deJaneiro", frisou.

O mandato de LairinhoRosado é propositor da Co-missão Especial de Enfrenta-mento ao Crack e outras Dro-gas na Câmara Municipal deMossoró. "O problema dasdrogas é muito grave, e o país

inteiro precisa unir forças. Éum câncer em nossa socieda-de e o causador de boa parteda violência que vemos emMossoró", declarou.

O próximo passo de Lairi-nho na luta contras as drogasem nível de Mossoró é reali-zar,provavelmente em dezem-bro,um congresso internacio-nal para debater o assunto."Eue a deputada Larissa Rosado fo-

mos procurados com pedidode apoio para o evento. Disseque ajudaria se um dos dias fos-se reservado para Mossoró",concluiu.

Para conhecer o projeto noRio de Janeiro e ganhar subsí-dios para o seu trabalho, Lairi-nho custeou por conta dele aspassagens e hospedagem na ca-pital fluminense e não pedirádiárias à Câmara Municipal.

mera especulação dos dese-josos em semear intrigas.Ten-ho total confiança na capaci-dade administrativa da gov-

ernadora Rosalba Ciarlini.Es-tamos juntos nesse governode transformações e avançossociais, que tem tido a cor-

agem de realizar as mudançasnecessárias e esperadas pelonosso povo ", concluiu.

[email protected]

NOTAA coluna de ontem mostrou que

o vice-governador Robinson Faria(PMN) estaria usando a mesma táti-ca usada em 2009 para mostrar forçaao governante de ocasião.Desta vezo alvo seria o empréstimo de de R$540 milhões que o Governo do Es-tado fará ao Bird. Ontem ainda ovice-governador emitiu nota à mí-dia negando que estivesse agindopara atrapalhar a vida do governo.Vamos aguardar as atitudes de seusseis fiéis liderados no plenário daAssembleia Legislativa para saber sea nota foi um conjunto de palavrassoltas ou se é a mais pura verdade.

NOTA 2Em outra frente, o secretário

chefe do Gabinete Civil Paulo deTarso Fernandes justificou a ex-clusão da Secretaria de Estado dosRecursos Hídricos,comandada porRobinson,da lista de obras que serãorealizadas com os recursos do Bird.Segundo Paulo, a entidade não fi-nancia a construção de adutoras ebarragens, que fazem parte docronograma da secretaria.

OS POLÍTICOS E AS MESASPolítico é bicho estranho. Então vejamos: fazem o mínimo pela população e não gostam de ser va-

iados por isso. Querem ser ovacionados pelo povo mesmo quando não fazem por onde receber o“amor” esperado. Nunca assumem a culpa por nada, sempre responsabilizam os adversários. Políti-co adora ocupar uma mesa de autoridades em eventos. Dá uma importância desproporcional a isso.Se está no comando do evento, escolhe quem senta e quem fica de fora da mesa. O excluído engoleno seco a mágoa. Ontem, durante a assinatura de convênios na área da agricultura no auditório da IIUrsap em Mossoró, vi uma mesa liderada pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) composta por al-guns técnicos, secretários como Betinho Rosado, a vice-prefeita Ruth Ciarlini, a prefeita Fafá Rosado,prefeito do Assú Ivan Júnior, os deputados estaduais Leonardo Nogueira e George Soares, além dovereador Daniel Gomes. Surpresa foi a presença da secretária-adjunta da Saúde Dorinha Burlamaqui.Tirando o fato de o evento ser na Ursap, ela não tinha nada a ver com os convênios assinados.

SIMBOLOGIA DA MESA

ENTREVISTAA governadora Rosalba

Ciarlini (DEM) é a entrevis-tada da página 3 da editoriade política deste jornal naedição de amanhã. Aborda-rá questões administrativas,com destaque para a greveda Uern e políticas. É a pri-meira vez que a governado-ra concede entrevista de pá-gina inteira a um jornal deMossoró desde que assumiuo cargo em janeiro deste ano.

COABITAÇÃONa mesa de ontem usada co-

mo pano de fundo para a aberturada coluna estavam dois arqui-in-imigos da política assuense: o dep-utado estadual George Soares e oprefeito Ivan Júnior. Será que osdois vão seguir adversários noplano local, mas coabitando no n-inho rosalbista?

ALIADOSNo próximo dia 16 de setembro

o vereador Claudionor dos Santosdesembarca no PMDB.Ontem eleme disse que não chega só. Trazconsigo um grupo de amigos e em-presários. Claudionor quer chegarcom força no novo partido.

AÇÃONão adiantou a Câmara Mu-

nicipal rejeitar o projeto de lei queliberava a existência de postos decombustíveis em supermercados.O Ministério Público vai lutar paraprovar a inconstitucionalidade daproibição do serviço nesse tipo deambiente em vigor em Natal.

A secretária-adjunta de Saúde é pessoa da confiança de Rosalba. Nome que pode ser usado comoplano B, assim como a secretária de Infraestrutura Kátia Pinto, caso a prefeita Fafá Rosado confirme atendência de não renunciar ao cargo em favor de Ruth Ciarlini no ano que vem. Já a vereadora CláudiaRegina (DEM), se fosse um nome com a simpatia da governadora, estaria na mesa no lugar de DanielGomes, que representava a Câmara Municipal. Quando os políticos querem, arranjam qualquer pretex-to para fazer valer sua vontade.Estar na mesa é uma demonstração de prestígio.Um pré-candidato a car-go majoritário ficar de fora é sinal de rejeição.Pelo menos é assim no modus operandi da política potiguar.

Page 5: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

ma grande decisão foi to-mada pelo Supremo Tri-bunal Federal, ao reco-

nhecer o mesmo direito provenien-te da relação entre pessoas do mes-mo sexo daquele ocorrido entre pes-soas de sexo oposto.

O ponto da discórdia é a possi-bilidade ou não do Judiciário alte-rar uma lei. É sabido que a demo-cracia brasileira é alicerçada em trêspoderes individuais e autônomos:Executivo, Legislativo e Judiciário.A questão envolve justamente es-ses dois últimos. Isso porque o Le-gislativo é responsável pela elabo-ração das leis vigentes no país e oJudiciário pela solução dos litígiosdecorrentes delas.

O que ocorreu no caso da equi-paração dos direitos de casais de se-xo diferente com os de mesmo se-xo é que ela foi reconhecida pelo Ju-diciário e não pelo Legislativo, sen-do, portanto, discutida a sua valida-de. A princípio essa alteração deve-ria primeiro ser feita na lei constitu-cional e não por interpretação do Su-premo.A análise desse órgão enten-deu que o conceito de família en-volve não somente a relação entrehomens e mulheres,mas de qualquercasal,independente da opção sexual.

O Supremo Tribunal Federal,aoanalisar o conceito de família exis-tente na Constituição Federal, in-terpretou-o como sendo qualquerrelação que possui um sentimentoafetivo com objetivo de ser contí-nuo, e não somente a relação entrepessoas que,além disso,visem à pro-criação.

Ao equiparar a relação homoa-fetiva à união es-tável,foi possívelo reconheci-mento de váriosdireitos antesinexistentes en-tre casais domesmo sexo,co-mo a transmis-são de herança,direito a pensõese aposentadoriase planos de saú-de, entre outros.

A Receita Federal já reconhece-ra, anteriormente, esse tipo de rela-ção possibilitando que o parceirofigure como dependente no Impos-to de Renda de seu parceiro (a).

É importante salientar que o pró-prio artigo 3 da Carta Magna esta-belece que um de seus objetivos fun-damentais é “Promover o bem de

todos,sem preconceitos de origem,raça,sexo cor e idade e quaisquer ou-tras formas de discriminação”, e oSupremo também nele se funda-mentou ao reconhecer essas rela-ções.

A grande verdade é que sempreexistiram relações entre pessoas domesmo sexo. Porém, com o passardo tempo, esse grupo, que é mino-

ria,foi se orga-nizando vi-sando ao re-conhecimen-to dos seus di-reitos perantea sociedade naqual estavaminseridos enão mais per-manecendo àsua margem.

O reco-nhecimento

dessa união ainda é bastante diver-gente ao redor do mundo. Existempaíses onde ela é totalmente aceita,assim como em outros em que es-se fato constitui crime com a possi-bilidade até da condenação à mor-te. O nosso país, por ser de maioriacristã, ainda não tem uma aceitaçãopacífica dessa situação.

Embora o Supremo Tribunal Fe-deral tenha legitimado esse tipo deunião, o juiz corregedor de Goiásnão reconheceu o casamento civilrealizado entre pessoa do mesmo se-xo. Fundamentou sua decisão ale-gando que não houvera a alteraçãoda lei e sim um entendimento, a seuver, equivocado desse órgão, umavez que a decisão da corte não é vin-culante,o que possibilitaria interpre-tações diversas por todo o país.

Assim como tudo que é novocausa perplexidade e dificuldade deaceitação, com a união homoafeti-va não é diferente. No passado, avigência da lei que regulara o divór-cio e depois o reconhecimento de u-nião estável com efeitos de casamen-to civil, provocou estranheza, mascom o passar do tempo, como semostraram necessários para a estru-turação da sociedade moderna elesforam avalizados.

O mesmo deverá acontecer emrelação às uniões homoafetivas.Quando a sociedade entender queela deve garantir os direitos a todosos cidadãos que a constituem e nãosomente lhe atribuir deveres e con-dicionar seus direitos a sua opção se-xual,os diferentes serão aceitos commais naturalidade.

O reconhecimento dessa uniãoainda é bastante divergente aoredor do mundo. Existem países onde ela é totalmenteaceita, assim como em outrosem que esse fato constitui crime com a possibilidade atéda condenação à morte.

OPINIÃO Sábado, 10 de setembro de 2011 - 5www.omossoroense.com.br

RESUMO DAS NOVELAS

U

RELAÇÃO HOMOAFETIVA

FABIANA SVENSON PETITO RIBEIROFernando Quércia Advogados Associados

o ensaio intitulado Es-querdismo,Doença In-fantil do Comunismo,

publicado em 12 de maio de 1920,Vladimir Lênin tinha como objeti-vo criticar o comportamento táticoe estratégico extremamente radicalde uma parte dos comunistas mem-bros da Terceira Internacional - so-bretudo os alemães e os ingleses -acusando-os de desvio ideológicoà esquerda.

Essa ideia de Lênin,de que o es-querdismo seria uma espécie dedoença ultrarrealista, portanto in-fantil,produzindo sintomas tão à ex-trema esquerda a ponto desta se en-contrar com a direita pelo simplesefeito de atração polar, tornando-ainexequível, é perfeitamente apli-cável nos dias atuais com relação aalguns fenômenos midiáticos envol-vendo o conceito de sustentabili-dade.

O conceito de desenvolvimen-to sustentável não é uma onda ouuma moda. Envolve a relação daatividade humana com o meio am-biente, a economia, a sua própriaconvivência em sociedade,a sua cul-tura, entre outros aspectos impor-tantes. A ideia é preservar os recur-sos naturais para as gerações futu-ras sem bloquear o desenvolvimen-to industrial,estabelecendo mudan-

ças de comportamento para equa-cionar a questão de como manter aqualidade de vida sem destruir o pla-neta.

A indústria e o ambiente são achave da questão.O produto indus-trial deve ser de boa qualidade e du-rável, ter custo compatível ao quese propõe e,fundamentalmente,de-monstrar que seu ciclo de vida pre-serva o ambien-te da melhor ma-neira possível -mais que seu an-tecessor ou con-corrente. Foradisso, estamosdiante do “falsoverde”, ou, paracitar a expressãoda moda,green-washing, quenão passa de umprocedimentode marketing para colorir a imagemsem mexer no conteúdo.

Um dos setores essenciais ao te-ma da sustentabilidade é a constru-ção civil.Proporciona o conforto damoradia às famílias ao mesmo tem-po em que consome os recursos na-turais e gera resíduos. Como equa-cionar isso é o desafio. Não bastaproduzir reutilizando tubos de cre-me dental ou embalagens de leite; é

necessário fornecer produtos comdurabilidade para a perenidade dasresidências e de boa qualidade paraa segurança dos moradores.

No caso do fibrocimento, porexemplo, há no mercado produtosque não substituem o amianto,massão boas alternativas,como as fibrasde PVA e de celulose em algumasaplicações. Entretanto, são inúme-

ros os casos de“falsos ver-des”ao longoda história,que se auto-i n t i t u l a msubstitutos doamianto e sãoaceitos comotal por parteda mídia, queadquire a ver-são sem com-provar a vera-

cidade do fato.Há mais falsos casos que fatos.

O resultado é um entusiasmo ini-cial fora do comum com o novo pro-duto - e uma enorme decepção emmédio prazo com seu desempenho,muitas vezes traduzida na destrui-ção completa da residência pelaságuas das chuvas. Isto não é susten-tabilidade,é sustentabilismo.Outrosprodutos saudados como “substi-

tutos”de alguma coisa simplesmen-te não acontecem e logo a mídiaque os veiculou com ufanismo, si-lencia. Eis o sustentabilismo.

Sustentabilismo é o conceito ca-ricato da sustentabilidade, o modoinfantil de dar guarida a qualquer ini-ciativa que se apresente como ami-ga do meio ambiente sem checar suaveracidade. Tem um poder nefastoporque credita o falso. Impede atransformação do produto indus-trial de forma mais apurada para queo sucedâneo seja eficiente econômi-ca e tecnicamente, preservando asempresas, os empregos e a geraçãode riqueza durante a transição.

Um fenômeno infantil por ten-dência, que, tornado habitual, po-de macular o ideal de desenvolvi-mento sustentável que se faz neces-sário em nosso planeta nos dias at-uais. O ideal é que nenhuma ativi-dade industrial deva ser proibida oupermitida sem antes identificar seupropósito e o impacto do seu ciclode vida.

Cabe a cada um de nós obser-var e denunciar sempre esse fe-nômeno, para que o Brasil possaaplicar os reais conceitos de sus-tentabilidade, desabrigando cor-rentes oportunistas que se apro-veitam da mídia para transformarfatos em onda.

Um dos setores essenciais aotema da sustentabilidade é aconstrução civil. Proporcionao conforto da moradia às famílias ao mesmo tempo em que consome os recursosnaturais e gera resíduos.

N

SUSTENTABILISMO: A DOENÇA INFANTIL DA SUSTENTABILIDADE

GILBERTO PUTINI MARTIM Advogado e diretor da Infibra

Sábado (10/9)

ANTICORRUPÇÃO - Oabaixo-assinado que pede àpresidenta Dilma Rousseffque indique ao STF um min-istro favorável à aplicação daLei da Ficha Limpa a partirdas eleições de 2012, já estáperto de alcançar seu obje-tivo. A ação lançada peloMovimento de Combate àCorrupção Eleitoral, já con-seguiu mais de 134 mil assi-naturas. A meta é chegar às150 mil.

OUVIDORIA - Até o finaldeste mês, a Sesap disponibi-lizará a Rede da Ouvidoria doSUS. Através do número 136os cidadãos poderão fazer so-licitações, reclamações e elo-gios ao sistema de saúde públi-ca.O serviço irá dispor de tele-atendentes para receber as de-mandas da população.

PRAÇA - A Prefeitura deMossoró anunciou que a refor-ma da praça Bento Praxedes,mais conhecida pela populaçãopor "Praça do Codó",será con-cluída no dia 28 de outubro.Com a reestruturação, segun-do o Executivo, foram criadas56 vagas de estacionamento nasproximidades da praça.

RECURSOS - No mês passa-do,o RN arrecadou mais de R$275,5 milhões em ICMS, aprincipal fonte de recursos doEstado.O valor bateu recordehistórico de arrecadação parao mês e representa um acrésci-mo de mais R$ 34 milhões emrelação ao mesmo período de2010.

FPM - Devido à redução de26% no Fundo de Partici-pação dos Municípios (FPM),pelo menos 38 prefeituras doEstado ficaram com saldo ze-ro nas contas de FPM após adedução da contribuição parao INSS. Mossoró é um dosmunicípios afetados com aqueda do recurso.

GARANTIAEm evento realizado ontem na II Ursap, a governadora

Rosalba Ciarlini assegurou que o acordo feito com profes-sores da rede estadual de ensino será cumprido e a primeiraparcela dos 34% virá nos salários deste mês. Já com relação àsoutras categorias do funcionalismo público, Rosalba disse queo governo continua aberto a negociações.

ESPORTEMossoró perdeu a oportunidade de sediar o Campeonato Sul-

Americano de Voleibol Juvenil. Os motivos são problemas dopiso do Ginásio Pedro Ciarlini e falta de apoio da Prefeitura. As-sim, o torneio, que receberá mais de 220 atletas e comissões téc-nicas de 12 países, será realizado em Assú, no mês de outubro.

REGISTRO - O PSD, lid-erado no RN pelo vice-gov-ernador Robinson Faria, es-tá formalmente criado em12 estados: São Paulo, To-cantins, Santa Catarina,Goiás, Acre, Rio de Janeiro,Amapá, Mato Grosso, RioGrande do Norte, Paraná,Pernambuco e Piauí. Parasua regulamentação e poderdisputar cargos no pleito de2012, o PSD aguarda so-mente o aval do TSE.

NOTAS DA REDAÇÃ[email protected]

Antenor e Griselda discutemna UTI e ele passa mal. Patríciadiz a René que precisa esquecerAntenor. Rafael conta para An-tenor que teve que prestar queixana delegacia sobre o furto do car-ro de seu chefe. Rafael convencePatrícia a ir ao hospital falar comAntenor. Griselda rasga a fotode Pereirinha.Danielle revela queEsther não pode mais ter filhos.Patrícia pergunta para Antenorpor que ele a enganou.

FINA ESTAMPA

Dieguinho se desespera quan-do Jefferson diz que não conseguemexer as pernas. Os exames deGabriel não revelam nenhumadoença e o menino não entendesuas dores de cabeça.Ziggy,Cristale Babi leem o caso de Alexia semsaber quem ela é.Gabriel marca umencontro com Alexia.Babi,Cristale Ziggy desistem de esperar a meni-na e vão embora,deixando Gabrielsozinho. Alexia chega para o en-contro às 10h46 e os dois ficam per-plexos ao se reconhecerem.

MALHAÇÃO

Salomé propõe a Cleonice queela seja sua laranja. Ícaro recebeAbner e Júlia em casa e confirmaque existem diamantes na fazen-da. O cientista comenta queZariguim fotografou um mundointeiro sob as terras da fazenda eJúlia lembra que os pais sumiramem uma expedição em buscadesse mundo desconhecido.Min-erva enfrenta Isaías na audiênciapara tentar retomar a casa ondemoravam.

MORDE & ASSOPRA

Úrsula convence Açucena atomar a poção e avisa que deixaráo antídoto com seus pais adotivos.Timóteo se desespera ao ver Açu-cena desacordada. Úrsula exige otesouro de Seráfia em troca do an-tídoto para a princesa.Jesuíno con-segue se libertar e vai atrás da a-mada.Timóteo cede à chantagemde Úrsula. Zóio-Furado descon-fia ao ver Nicolau arrumar a car-roça para ir embora com a duque-sa. Úrsula engana o coronel como vidro errado do antídoto.

CORDEL ENCANTADO

ADOÇÃOTramita na Câmara o Projeto de Lei 1.212/11, que permite a

adoção direta de crianças e de adolescentes entregues pelos paisa conhecidos ou que tenham sido acolhidos por pessoas quevenham a se interessar pela adoção, independentemente da or-dem de registro no cadastro de adoção.A proposta altera o ECA,que estipula que a adoção deve seguir a ordem de um cadastronacional de famílias interessadas.

Page 6: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

ECONOMIA www.omossoroense.com.br6 – Sábado, 10 de setembro de 2011

Emprego na indústria cai 0,1% na passagem de junho para julho

Demanda do consumidor por crédito aumenta 8%durante o mês de agosto

QUEDA

DADOS

Resultado foi o menos intenso desde fevereiro do ano passado, quando a taxa ficou em 0,8%

O emprego na indústria acumula expansão de 1,7%, e nos últimos 12 meses, de 2,7%

THAÍS LEITÃORepórter da

Agência Brasil

RIO DE JANEIRO - Onível de emprego na indústriabrasileira caiu 0,1% em julhoem relação ao mês anterior.Nacomparação com o mesmo pe-ríodo de 2010, houve alta de0,4%. Embora este tenha si-do o 18º resultado positivoconsecutivo nesse tipo de aná-lise, foi o menos intenso des-de fevereiro do ano passado,quando a taxa ficou em 0,8%.Nos sete primeiros meses doano, o emprego na indústriaacumula expansão de 1,7%, enos últimos 12 meses,de 2,7%.

De acordo com dados daPesquisa Industrial Mensal deEmprego e Salário (Pimes),di-vulgada ontem (9) pelo Insti-tuto Brasileiro de Geografia eEstatística (IBGE),na compa-ração anual, as contrataçõessuperaram as demissões em 11dos 18 setores investigados.Osdestaques foram alimentos ebebidas (3,5%), meios de

transporte (6,3%) e máquinase aparelhos eletroeletrônicose de comunicações (6,3%). Jáas principais quedas do nível deemprego foram observadas empapel e gráfica (-9,6%),vestuá-rio (-4,7%) e calçados e couro(-6,3%).

Entre as regiões, nove das14 tiveram expansão nas con-tratações, superior ao registra-

do em julho de 2010. As prin-cipais contribuições positivaspartiram do Paraná (6,8%), daRegião Norte e Centro-Oeste(2,8%) e de Minas Gerais(2,1%). Já em São Paulo, hou-ve queda de 2%.

Em julho de 2011, o núme-ro de horas pagas aos trabalha-dores da indústria teve leve au-mento de 0,1% em relação ao

mês de junho,quando houve re-dução de 0,6%.Na comparaçãocom julho de 2010, o númerode horas pagas subiu 0,3%.

Já o valor da folha de paga-mento desse contingente detrabalhadores aumentou 0,1%na passagem de um mês parao outro, e 1,3% em relação aomesmo período do ano passa-do.

FLÁVIAALBUQUERQUE

Repórter da Agência Brasil

SÃO PAULO – O númerode pessoas que procuraramcrédito em agosto aumentou8% na comparação com julho,de acordo com IndicadorSerasa Experian da Demandado Consumidor por Crédito.Em relação a agosto do anopassado, a procura aumentou14%. No acumulado do ano, aalta chega a 13,1%,ante o mes-mo período de 2010.

O maior aumento da procu-ra por crédito foi verificado en-tre os consumidores que gan-ham até R$ 500 por mês(12,4%). A segunda maior alta

foi verificada entre os que re-cebem entre R$ 500 e R$ 1.000mensais (9%). Já a menor altafoi registrada entre os consum-idores com renda mensal entreR$ 5.000 e R$ 10.000 (5,1%).

De acordo com o levanta-mento da empresa de consulto-ria Serasa Experian, todas asregiões brasileiras tiveram cresci-mento da busca de crédito pelosconsumidores em agosto, coma maior alta no Nordeste (20,3%).O menor crescimento foi obser-vado no Sudeste (3,8%).

Segundo os economistas daSerasa, o aumento da busca doconsumidor por crédito emagosto se deve às vendas para oDia dos Pais e à maior quanti-dade de dias úteis no período.

Page 7: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

BRASIL/MUNDO Sábado, 10 de setembro de 2011 – 7www.omossoroense.com.br

IBGE faz projeção de novo recorde para safra 2011ESTIMATIVA

A área a ser colhida este ano, de 48,8 milhões de hectares, apresenta acréscimo de 4,9% em relação à de 2010

O estado de Mato Grosso ocupa a liderança na produção nacional de grãos, com uma participação de 19,6%

THAÍS LEITÃORepórter da

Agência Brasil

RIO DE JANEIRO - Asafra nacional de cereais, le-guminosas e oleaginosas de-ve atingir 159 milhões de to-neladas. O resultado da oita-va estimativa, divulgada peloInstituto Brasileiro de Geogra-fia e Estatística (IBGE), su-pera em 6,3% a safra recordede 2010, que totalizou 149,6milhões de toneladas. Alémdisso, é 0,1% maior do que aprevista em julho.

De acordo com dados doLevantamento Sistemático daProdução Agrícola,a área a sercolhida em 2011, de 48,8 mi-lhões de hectares, apresentaacréscimo de 4,9% em rela-ção à de 2010. As três princi-pais culturas, que somadas re-presentam 90,6% da produ-ção,devem registrar aumentosna área colhida.No caso do ar-roz, o acréscimo é 1,6%; parao milho,o IBGE estima 4% deelevação; e para a soja, 3,3%.

No que se refere à produ-ção, o arroz e a soja mostramacréscimos de 18,9% e 9,3%,enquanto o milho, redução de0,7%.

Entre as regiões, a Sul lide-ra o volume de produção,com66,3 milhões de toneladas.Emseguida, aparecem a Centro-Oeste,com 55,8 milhões de to-neladas; a Sudeste, com 17,2milhões de toneladas; a Nor-deste, com 15,3 milhões de to-neladas;e a Norte,com 4,4 mi-lhões de toneladas. Na com-paração com 2010, há incre-mento em todas as regiões:Norte (9,2%), Nordeste(30,1%), Sudeste (1,0%), Sul(3,3%) e Centro-Oeste (6,2%).

O estado de Mato Grossoocupa a liderança na produçãonacional de grãos, com umaparticipação de 19,6%. Comesse resultado, o estado supe-ra o Paraná (19,4%), que apre-sentou prejuízos nas culturasdo feijão segunda e terceira sa-fras, de aveia, trigo e, princi-palmente, do milho segundasafra. As perdas, tanto em re-

lação à quantidade de grãosquanto à qualidade dos produ-tos, ocorreram em função daestiagem em maio, geada em

junho e excesso de chuva emjulho deste ano.

Entre os 25 produtos sele-cionados, 14 apresentam va-

riação positiva na estimativa deprodução em relação ao anoanterior,com destaque para al-godão herbáceo em caroço

(73,8%), amendoim em cascaprimeira safra (25,9%), arrozem casca (18,9%) e batata-in-glesa primeira safra (13,5%).

Page 8: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

SOCIAL8 – Sábado, 10 de setembro de 2011 www.omossoroense.com.br

NÚPCIASCasam-se hoje na Catedral de Santa Luzia Tallya-

na Marques Freire e Luiz Gustavo Robottom Sena.Os noivos são filhos de Milton Marques de Medeirose Zilene Conceição Cabral Freire de Medeiros (Tallyana)e de Luiz Manoel Bernardino de Sena e Nilza HelenaRobottom Sena (Luiz Gustavo).A cerimônia está mar-cada para acontecer às 20h25 e será celebrada pelo pa-dre Flávio Augusto de Melo.

RECEPÇÃOApós a cerimônia religiosa, os noivos receberão

cumprimentos nos salões do Requinte Buffet, que re-ceberão ambientação e decoração da Master Ambien-ce. O buffet será assinado por Socorro Paiva, bolopor Tereza Cristina e Luzete Duarte, fotos de Ricar-do Lopes,som Charles Paiva,música da Orquestra Pau-lo José Benevides,Orquestra Sete por Um - Cordas &Piano e a banda Bakulejo e luz de Castelo Casado.

PADRINHOSSerão padrinhos do casamento de Tallyana e Luiz

Gustavo: Frediano Jales Rosado e Stella Maris Mar-ques Freire de Medeiros Rosado, Evandro RodriguesFaria e Camilla Maroni Marques Freire de Medeiros,Elano Rodrigues Fiqueiredo e Cibelle Cinara Mar-ques de Medeiros Fiqueiredo,Francisco Aécio Fernan-des Dias e Mary Helena Duarte Fernandes Dias, Re-ginaldo Teixeira Pessoa e Manuela Fátima Paula de Me-deiros Pessoa e Emanuel Eduardo Paula de Medeirose Tereza Raquel Vasconcelos Freire de Medeiros (noi-va) e José Francisco Aresi e Eliana Coppo Aresi, Silvi-no Bernardino de Sena Filho e Nilma do Carmo Vi-dotto de Souza, Thiago Robottom Sena e ConceiçãoAparecida Robottom,Wladimir Barros Leoni e SílviaRegina Pato Vila Barros Leoni,Ricardo da Silva Alvese Alexandra Piras Palhares, Tiago Tamarozzi de Oli-veira e Letícia Nunes Lopes Forteza (noivo).

@ Vivas e votos de felicidade para Maria Au-gusta Gurgel, que muda de idade hoje. Parabéns!

@ Bebel Gilberto e Cláudia Leitte cantarão para asmulheres mais belas do mundo durante o concursoMiss Universo, que será transmitido pela Rede Band epelo canal fechado TNT. Segunda-feira, às 22h.

@ Hoje tem estreia do espetáculo “Auto da Li-berdade”,às 20h30,no Teatro Municipal Dix-huitRosado. O espetáculo, uma das atrações da Fes-ta da Liberdade, tem texto de Crispiniano Neto edireção de João Marcelino.

@ Nossa torcida pelo pronto restabelecimento deSebastião Batista da Mota,que passou por procedimen-to cirúrgico de emergência para retirada do apêndice.Sebastião se encontra internado no Hospital WilsonRosado, passa bem e deve receber alta média hoje.

@ Tallyana Marques vestirá uma criação daestilista Fátima Carlos e o Luiz Gustavo casaráde Domênico.

@ As lembranças da igreja serão assinadas por Fá-bia Soares, kits personalizados de Gabriela Fonseca eluxuosas embalagens das irmãs Delvai e DelvaneideValdes de Murilo.

@ O arquiteto Yuri Herivelt criou os móveis pa-ra a Master Ambience que serão usados na am-bientação da festa do casamento Tallyana e LuizGustavo.

Tallyana Marques e Luiz Gustavo Robottom - casamento hoje

[email protected]

Pinto

Andréa Jalles Rosado na festa Charme, de Marilene Paiva

CURTA-METRAGEM

Page 9: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

COTIDIANOMossoró (RN),

10 de setembro de 2011Caderno do jornal O Mossoroense

SÁBADO

AMBULÂNCIAS DO SAMU METROPOLITANOCONTINUAM PARADAS NA SEDE DO 2º SGB

Descaso

Um serviço essencial quepoderia estar salvando vidasencontra-se inativo.O SamuMetropolitano do Oeste ain-da não está atuando na re-gião, quase quatro mesesapós a entrega de sete am-bulâncias pela governadoraRosalba Ciarlini,no dia 20 demaio, durante a comemora-ção dos 25 anos do Hospi-tal Regional Tarcísio Maia(HRTM).

As ambulâncias estão pa-radas na sede do Corpo de

Bombeiros em Mossoródesde que foram entreguespela chefe do Poder Execu-tivo estadual. Segundo o di-retor do Samu em Mosso-ró, Luís Gomes, até o mo-mento, nenhuma informa-ção quanto ao início do fun-cionamento das ambulân-cias foi repassada para o ór-gão pelo Governo do Esta-do. "O Samu da cidade nãorecebeu ainda nenhuma in-formação a esse respeito",diz o diretor.

De acordo com a se-cretária-adjunta de Saúde doEstado, Dorinha Burlama-qui, as ambulâncias aindanão estão atuando devido aoprocesso licitatório para con-tratação de serviços tercei-rizados ainda não ter sidoconcluído.

"Os trâmites burocráticastêm demorado bastante,masestamos no final desse pro-cesso,necessário para a con-tratação de profissionais co-mo motorista, médicos in-

tensivistas, e outros funcio-nários, que são terceiriza-dos", afirma.

A secretária-adjunta afir-ma também que não há co-mo dizer quando o serviçoestará funcionando efetiva-mente. "Esse prazo já foi ul-trapassado e o desejo de re-solver essa pendência o maisrápido possível é grande. Aprópria governadora tem co-brado essa solução", desta-ca Dorinha Burlamaqui.

Quando foi lançado em

Mossoró pelo Governo doEstado, o Samu Metropoli-tano do Oeste dispunha desete ambulâncias e duas mo-tolâncias, que iriam ficar se-diadas nos municípios deMossoró, Pau dos Ferros,Assú,Areia Branca,Grossos,Tibau, Apodi, São Miguel eCaraúbas. A instalação doserviço é uma determinaçãodo Plano Estadual de Urgên-cia e Emergência, elabora-do pelo Governo do Esta-do e aprovado pelo Conse-

lho Estadual de Saúde e pe-lo Ministério da Saúde comoprincipal ferramenta de inte-riorização da saúde.

As ambulâncias foram en-tregues ao Governo do Es-tado pelo Governo Federalem junho de 2010, e comoanunciou o próprio Gover-no do Estado "estavam pa-radas desde então", conti-nuando paradas quase qua-tro meses depois após o ser-viço ser inaugurado no mu-nicípio.

Ambulâncias estão estacionadas há quase quatro meses, sem previsão de funcionamento

HABNER WEINER

Page 10: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

GERAIS www.omossoroense.com.br2 – Sábado, 10 de setembro de 2011

RF libera consulta ao 4º lote do Imposto de Renda LEÃO

Cancelamento da última atividade do Cineclubeprovoca alterações na agenda das próximas sessões

A sessão do CineclubeMossoró para este sábado,dia10, já está confirmada. A in-formação foi divulgada peladiretoria da entidade, queaproveitou para explicar quedevido a alguns imprevistos,a sessão do último sábado foicancelada. Hoje será exibidoo filme "Freaks", que estavaagendado para a sessão ante-rior. O encontro que aconte-ce no Hotel VillaOeste, a par-tir das 19h, tem entrada fran-ca e será seguido por um de-

bate sobre a temática abor-dada na obra.

A diretoria do CineclubeMossoró informa que foram fei-tas algumas mudanças nas datasde exibições dos próximos fil-mes. Portanto os filmes "Erauma vez em Tókio" (1953),"SoyCuba" (1964) e "O Grande Di-tador" (1940) serão exibidos res-pectivamente nos dias 17 e 24 desetembro e 1° de outubro.

O filme que será exibido ho-je é um clássico do cinemanorte-americano produzido na

década de 1930. Dirigido pelocineasta Tod Browning, "F-reaks" é classificado como fil-me de drama e terror.

Freaks, que em inglês signi-fica monstruosidade, excen-tricidade, retrata exatamente o"Freak Circus",ou seja,o "Cir-co dos Horrores" mostrandoos conflitos entre personagensconsiderados normais e aber-rações, pessoas com deformi-dades físicas que causam es-tranheza diante do público.

O filme aponta a inversão

de conceitos, já que as falhasde caráter são mostradasjustamente através das per-sonagens vistas como nor-mais e não daqueles consi-derados monstros.

Para conhecer a sinopse de"Freaks" e acompanhar aagenda de sessões os interes-sados podem a página oficialna internet www.cineclube-mossoro.blogspot.com, eainda na rede de microblogsTwitter, através do endereço@cineclubemossoro.

MUDANÇAS

ESTREIA

Em Mossoró, mais de dois mil contribuintes têm direito à restituição, que soma mais de R$ 1,5 milhão

A Receita Federal do Bra-sil liberou ontem, 9, consul-ta ao 4º lote multiexercício doImposto sobre a Renda daPessoa Física (exercícios2011, 2010, 2009 e 2008). EmMossoró, mais de dois milcontribuintes têm direito àrestituição, que soma um va-lor de R$ 1,5 milhão.

Dia 15 de setembro de2011 serão creditadas, simul-taneamente, as restituiçõesreferentes ao lote do exercí-cio de 2011 (ano calendário2010) e residual de 2010 (anocalendário de 2009).

Na mesma data, estarãodisponíveis também os resi-duais de 2009 (ano calendá-rio de 2008) e residual de 2008(ano calendário de 2007),me-diante depósito bancário.Ex-cepcionalmente, amanhã edomingo, o serviço de con-sulta não estará disponível de-vido à manutenção técnica noambiente de informática daReceita.

Para saber se teve a decla-ração liberada, o contribuin-te deverá acessar a página daReceita na internet (http://w w w. r e c e i t a . f a z e n -da.gov.br), ou ligar para o Re-ceitafone 146.

A restituição ficará dispo-nível no banco durante umano. Se o contribuinte não fi-zer o resgate nesse prazo, de-verá requerê-la por meio dainternet, mediante o Formu-lário Eletrônico - Pedido dePagamento de Restituição,oudiretamente no e-CAC, noserviço Declaração IRPF.

A Receita informa ainda

Consulta pode ser feita na página da Receita na internet

“Freaks” será exibido amanhã no Hotel VillaOeste

Primeira apresentaçãodo espetáculo “Auto daLiberdade” ocorre hoje

Estreia hoje, 10, o espetá-culo “Auto da Liberdade”,uma das atrações na progra-mação da Festa da Liberda-de. A primeira apresentaçãodo espetáculo neste ano ocor-re às 20h30,no Teatro Muni-cipal Dix-huit Rosado.Ao to-do,74 atores estarão em cenano espetáculo resgatando osprincipais fatos históricos deMossoró: o Motim das Mu-lheres, a Libertação dos Es-cravos, a Resistência a Lam-pião e o Primeiro Voto Femi-nino na América Latina.

De acordo com a gerenteda Cultura, Clézia Barreto, o“Auto da Liberdade”2011 te-rá um formato mais explica-tivo e didático. "A ideia é deque o ‘Auto da Liberdade’pos-sa cada vez mais perpetuaressa história",justifica a geren-te.O espetáculo é dirigido pe-lo teatrólogo João Marceli-no, tendo no elenco 54 ato-res com atuação nos diversosgrupos teatrais da cidade e ou-tros 20 atores novatos. Esteano, serão 15 apresentaçõesdo espetáculo no período de10 a 29 de setembro.

Mantendo a estratégia to-mada pela Gerência da Cultu-ra na edição do Auto no anopassado,este ano o acesso dopúblico ao Auto da Liberda-de também se dará mediantea retirada antecipada de in-gressos na bilheteria do Tea-tro Dix-huit Rosado, a partirdas 14h.No caso de escolas einstituições convidadas,os in-gressos serão entregues das14h às 18h.O controle de se-nhas ocorre em razão da li-mitação de lugares disponi-bilizados à plateia no teatro.

"Como o número de pes-soas interessadas em assistirao ‘Auto da Liberdade’,é sem-pre superior ao total de vagasdo teatro, que é 744 lugares,fazemos esse controle de se-nhas,evitando superlotação edesconforto para o público",explica a gerente da Cultura,Clézia Barrerto.

O “Auto da Liberdade”,que durante anos foi encena-do ao ar livre, chega à segun-da edição utilizando o TeatroDix-huit Rosado, com a pro-posta definida de formar no-vas plateias para o teatro.

CEDIDA

que, caso o valor não seja cre-ditado, o contribuinte pode-rá contatar pessoalmentequalquer agência do BB ou li-

gar para a Central de Atendi-mento por meio do telefone0800-729-0001 e 0800-729-0088 (deficientes auditivos),

para agendar o crédito emconta-corrente ou poupan-ça, em seu nome, em qualquerbanco.

Page 11: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

GERAIS Sábado, 10 de setembro de 2011 - 3 www.omossoroense.com.br

Governo do Estado assegura que novo Batalhãoda Polícia Militar será inaugurado ainda este mês

ANÚNCIO

Segundo a governadora, a nova unidade funcionará em um imóvel alugado no 'grande Alto de São Manoel'

A governadora RosalbaCiarlini (DEM) assegurou queainda neste mês o governo doEstado inaugura o 12° Bata-lhão da Polícia Militar.A infor-mação foi divulgada pela che-fe do Executivo estadual on-tem, 9, durante o lançamentono auditório da Unidade Re-gional de Saúde Pública (II Ur-sap) dos programas CompraDireta e Garantia-Safra.

Conforme a governadoraRosalba Ciarlini, o novo Ba-talhão será instalado em umprédio alugado, que inclusivejá foi até escolhido. "Ontemmesmo quando cheguei fui verum prédio na entrada de Mos-soró para quem vem de Na-tal, porque esse batalhão vaiexatamente ser responsávelpor essa área que chamamosde 'grande Alto de São Ma-noel'", destaca.

A governadora acrescen-ta que já está tudo certo pa-ra a instalação do novo bata-lhão em Mossoró. “Acerta-

O governo do Estado reu-niu prefeitos e entidades liga-das à agricultura familiar doTerritório Açu-Mossoró e doSertão Apodi para lançar osprogramas Compra Direta eGarantia-Safra 2011.Na opor-tunidade, foram divulgados osinvestimentos do RN para aagricultura.

De acordo com o secretárioda Agricultura,da Pecuária e daPesca, Betinho Rosado, a me-ta é levar as ações do progra-ma Garantia-Safra para 118 ci-dades do Rio Grande do Nor-te. Já em relação às ações doprograma Compra Direta,Be-tinho informa que o Governodo Estado disponibiliza R$ 5milhões para a etapa 2011 e quepara 2012 o valor será de R$25 milhões, em parceria como Ministério do Desenvolvi-mento Agrário.

"Este ano vamos beneficiar28 mil pessoas e projetamos pa-ra o próximo ano um númerode beneficiários de 48 mil pes-soas. No Compra Direta o go-verno estadual entra com a par-ticipação de 2 milhões de reais.Já no Garantia-Safra entramoscom 10% do volume total de

recursos do programa,algo emtorno de 700 mil reais. E o go-verno federal destina 7 milhõesde reais", revela o secretário.

A governadora RosalbaCiarlini destaca que ao assumiro governo,ela encontrou falhasno programa."O Garantia-Sa-fra quando nós encontramosestava numa situação difícil, aponto de estar para ser devol-vido o dinheiro do GovernoFederal,mas nós conseguimosatravés de uma ação do secre-tário da Agricultura um prazomaior e o Governo do Estadofez a contrapartida", diz.

Neste ano, o governo afir-ma que conseguiu chegar amais de 25 mil trabalhadoresbeneficiados com o Garantia-Safra através de um polo de re-cursos formado por GovernoFederal, Governo do Estado,dos municípios e do próprioagricultor para que "em mo-mentos em que a safra não serealiza seja por cheia, seca oupor inverno irregular possa-mos levar ao agricultor recur-sos para que ele possa superaraquele momento difícil", dizRosalba.

Segundo a governadora, 48

mil trabalhadores rurais e deoutros municípios que não es-tavam nessas parcerias já ade-riram ao novo programa. "Va-mos ter quase que a totalidadedos municípios do Rio Gran-de do Norte participando. Jáasseguramos os recursos, oGoverno do Estado está depo-sitando dois milhões de reaise o valor que vai ser repassadoa cada agricultor em situaçãode frustração de safra será deR$ 680. Isso é um recurso quefica na economia local que se-rá movimentada", afirma Ro-salba.

Atualmente, o seguro pagopela Garantia-Safra é de R$680, dividido ainda em quatroparcelas. Para o presidente doSindicato dos Trabalhadoresda Lavoura de Mossoró, Fran-cisco Gomes,o valor pago é in-suficiente para repor as per-das com a lavoura.

"O valor do benefício ain-da não é suficiente.Esperamosque esse pagamento seja eleva-do pelo governo. Entretanto,mesmo assim é importante pa-ra os agricultores. Já o progra-ma Compra Direta é um incen-tivo para aumentar a produti-

vidade da agricultura familiar",avalia Francisco Gomes.

REFORMA AGRÁRIAAlém do lançamento do

programas Compra Direta eGarantia-Safra, o governo doEstado entregou 20 escriturasdefinitivas de áreas de assen-tamentos do Programa Nacio-nal do Crédito Fundiário atra-vés da Secretaria de AssuntosFundiários e de Apoio à Refor-ma Agrária (Seara).

Segundo o secretário Gil-berto Jales, só neste ano os in-vestimentos na área de Cré-dito Fundiário no Estado fo-ram da ordem de mais de R$3 milhões para aquisição deterras, R$ 6,5 milhões de in-vestimentos em infraestrutu-ra. "Já beneficiamos 287 fa-mílias no Estado. Agora en-tregamos as escrituras asáreas dos Territórios Açu-Mossoró e Sertão Apodi. Éuma espécie de reforma agrá-ria coordenada pelo Estado.A partir da regularização fun-diária essas famílias podem seinserir no programas CompraDireta e Garantia-Safra", ex-plica Gilberto Jales.

Divulgação ocorreu durante o lançamento dos programas Compra Direta e Garantia-Safra

Cerca de 40 alunos participaram do evento

HABNER WEINER

HABNER WEINER

COMEMORAÇÃO

Apae realiza desfilecívico em alusão aoDia da IndependênciaProgramas Garantia-Safra e Compra

Direta são lançados em MossoróA Associação de Pais e

Amigos dos Excepcionais(Apae) Mossoró realizouontem, 9, um desfile cívicocom os alunos da entidadeem alusão ao Dia da Inde-pendência. Cerca de 40 alu-nos da Apae, juntamentecom grupos de escoteiros,desfilaram pelas principaisruas da comunidade.

De acordo com o presi-dente da Apae Mossoró,Se-bastião Almeida, a entidadebusca sempre comemorar asprincipais datas do calendá-rio brasileiro,para que os alu-nos se integrem às tradições."Eles gostam muito e ficamalegres com as comemora-ções. É importante promo-ver esse contato deles comas tradições e datas come-morativas", destaca Sebas-tião Almeida.

Na ocasião,Sebastião Al-meida destacou as conquis-tas alcançadas pela entidade.Ele informou que neste anoa Apae foi novamente cam-peã do Prêmio Marcas deConfiança,realizado pela re-vista Seleções. O estudo de-senvolvido pelo Ibope che-cou a confiança dos leitoresnas seguintes categorias:mar-cas, instituições, organiza-ções e personalidades do país.Neste ano,a Apae venceu na

categoria ONGs/Institui-ções com 88%.

"É muito importante pa-ra nós, isso mostra a con-fiança e a credibilidade queas pessoas têm da Apae nopaís inteiro. Atribuo essaconfiança da população àpostura correta que a Apaetem no desenvolvimento dotrabalho e das ações", res-salta Sebastião Almeida.

Na pesquisa, a Apae te-ve um percentual de con-fiança superior às diversasmarcas e instituições, ficouapenas atrás do Corpo deBombeiros que atingiu 94%de confiança e César Cielocom 90%.

Durante o evento,ele ain-da informou ao público pre-sente que no dia 29 destemês a unidade de Mossoróda Apae sediará a eleição pa-ra a escolha da nova direto-ria da Federação Estadual daApae.

Conforme SebastiãoAlmeida, representantesdas 17 unidades da Apaeno Rio Grande do Norteestarão presentes ao plei-to. Além disso, o presiden-te da Federação Na-cional das Apaes, Eduar-do Barbosa, deverá estarpresente na escolha da no-va diretoria.

mos o aluguel do prédio e ba-temos o martelo com o pro-

prietário e no dia 30 convidoa todos para a instalação des-

se novo batalhão em Mosso-ró”, finaliza.

Page 12: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

ENLACE MATRIMONIALOs noivos Vanessa Christiane e Carlos Borba trocam de

alianças nesta noite durante cerimônia religiosa na Capela deSão Vicente,que receberá decoração especial assinada pela com-petente Fábia Soares, também responsável pela ambientação doGarbos Recepções, onde os recém-casados receberão seus fa-miliares e convidados na maior alegria. Fábia Soares também fi-cará no comando da mesa de doces e chocolates e dos bem-casados que serão servidos na ocasião.

FESTA DA LIBERDADEEstreia hoje o espetáculo “Auto da Liberdade”, atração que

integra a programação da tradicional Festa da Liberdade. Nopalco do Teatro Dix-huit Rosado, a partir das 20h30, 74 atoresentrarão em cena para exibir o espetáculo que resgata os feitosheróicos dos mossoroenses. Dirigido pelo teatrólogo JoãoMarcelino, o espetáculo tem 15 apresentações agendadas, de 10a 29 de setembro.A partir das 14h,os ingressos estarão disponíveisna bilheteria do teatro. Aproveite.

COMÉRCIO LOJISTAAcontece na capital cearense, a partir deste domingo, 11, a

Convenção Nacional do Comércio Lojista,que chega à 52ª edição.Delegação potiguar, capitaneada pelo presidente da Federaçãodas Câmaras dos Dirigentes Lojistas do RN (FCDL/RN). Es-tarão presentes no evento 80 pessoas do RN,entre representantesdas CDLs e empresários. O encontro vai ocorrer no ComplexoColiseu Dunas até este dia 14, com o tema "Associativismo:Nossa Fortaleza", e deverá reunir cerca de 5 mil representantesdo comércio varejista de todas as regiões do País.

ENCONTRO CIENTÍFICONa próxima segunda-feira, às 10h, o Auditório da Gover-

nadoria, no Centro Administrativo, em Natal, vai sediar o En-contro com a Comunidade Científica,promovido pela Fundaçãode Apoio à Pesquisa do Estado do RN - Fapern. Lá, será apre-sentado o programa "Avançar em Ciência, Tecnologia e Ino-vação", com o Plano de Ação em CTI do RN para o biênio2011/12. Muito bom.

SOCIAL4 – Sábado, 10 de setembro de 2011 www.omossoroense.com.br

Flashes VIPs

- Até o próximo ano o projeto que pretendecriar o Distrito Industrial de Baraúna deve tersua execução iniciada. A iniciativa será possibili-tada através de uma parceria entre a Prefeiturade Baraúna e a Fábrica de Cimento Mizu, que ce-deu 30 hectares de terra ao município. Aguarde.

- Vivas para os aniversariantes de hoje:Da-nielly Formiga, Larissa Naara, LourennaNascimento,Thalita Diógenes e Ítalo Lemos.De idade nova amanhã:Luanna Soares e AnaLuíza Rodrigues.

- O empresário Maike Filgueira vem diversi-ficando a gastronomia da cidade com a estéticados produtos MR Burger.Hoje,o restaurante con-ta com muitas novidades no seu cardápio: maisde 21 sanduíches, 22 sabores de pizzas e cincosabores de calzone. É a dica do final de semana.

- Flávia Guerra e Daniel Frota presenteiama filha Ana Luísa com uma grande festa deprimeiro aniversário. A partir das 18h, a fes-ta terá início no Gilmar Buffet. Claro que va-mos prestigiá-los.

- No próximo dia 14, a Granfuji, que atua naárea de rochas ornamentais, realizará um café damanhã no Garbos Recepções. Em parceria coma Stone Italiana,vai apresentar os materiais da em-presa e os convidados participarão de palestrasobre os produtos que chegam ao mercado.

- Os interessados em garantir o acesso pa-ra os shows de Paula Fernandes, Ítalo e Ren-no e Forró dos 3, no próximo dia 21, a sededo Mossoró Mix, no Caiçara, abre hoje atéàs 14h. Imperdível.

[email protected]

Perfil CabelosRua: João da Escóssia, 340 -

Shopping PorcinoSala 01 - Nova Betânia - Mossoró/RN

Tel. (84) 3316 - 4142 / 8722 - 7690 / 9411 - 5166

ANUNCIE AQUI!

As irmãs Luana e Lílian Moura e

a amiga Jenny KlayFigueiredo no

coquetel de nova coleção da loja

Sarja, no MossoróWest Shopping

Vanessa Christianee Carlos Borbafazem juras deamor eterno hoje à noite, durante cerimônia naCapela de São Vicente e festa noGarbos Recepções

Page 13: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

População interdita via com tonéis em protesto contra esgotoTRANSBORDAMENTO

Moradores bloqueiam avenida e usam bonecos e faixas em protesto contra situação que perdura há anos

Moradores da avenida Cu-nha da Mota e adjacências, nobairro Pereiros, continuam in-dignados com o transborda-mento de esgoto que despejaágua fétida na rua e exala maucheiro pela vizinhança. O pro-blema é antigo e prejudica tam-bém o comércio, onde comer-ciantes e clientes também re-clamam da fedentina.

O trecho está interditado hámeses, enquanto os morado-res esperam solução. Ontem,os moradores decidiram radi-calizar em novo protesto con-tra o transbordamento do es-goto. Com tonéis, faixas e bo-necos que impedem a passa-gem de veículos, eles exigiramde novo providências imedia-

tas, indignados com possibili-dade de doenças e desconfor-to provocados pelo forte maucheiro dia e noite.

Mas,segundo a Companhiade Águas e Esgotos do RioGrande do Norte (Caern), osproblemas causados pelas obs-truções de esgotos na avenidaCunha da Mota estão com osdias contados.

Isso porque, segundo aCaern, começaram as obras deinterligação do coletor troncoantigo,na rua Marechal Floria-no Peixoto,próximo à EstaçãoElevatória de Esgotos, bairroBarrocas. Essas e outras me-didas resolverão em definiti-vo o problema.

Ainda segundo a empresa,

ocorrerão mais duas interliga-ções, uma no cruzamento dasruas Jerônimo Rosado com Jo-sé Negreiros, programada pa-ra começar hoje, e a terceirana rua Anatália de Melo Alves,entre as ruas Afonso Pena eJerônimo Rosado,bairro Pare-dões, após a conclusão das d-uas primeiras.

Paralelo a isso, continua aCaern, está sendo feita a re-tirada da areia que obstrui ocoletor antigo, que será de-sativado, a fim de evitar queo novo coletor seja atingidocom o problema. Com essasmedidas aplicadas, até o fi-nal deste mês a empresa aca-ba com os problemas de obs-trução de esgoto na avenida

Cunha da Mota. Segundo ogestor regional da Caern emMossoró, engenheiro Fran-cisco Nehilton Barreto, o co-letor antigo será desativadoporque não suporta o aumen-to no fluxo de esgotos oriun-dos de vários bairros da ci-dade. Ele dará lugar ao novocom diâmetro entre 500 e 800milímetros.

O gerente disse que a solu-ção definitiva para a avenidaCunha da Mota vai acontecerquando o novo coletor troncoestiver funcionando plena-mente e o emissário que trans-porta os esgotos para a Esta-ção de Tratamento de Esgo-tos no bairro Cajazeiras estiverem operação.

Grupo Vivência N'Arte apresenta hoje o recital "O homem por trás dos óculos"O grupo Vivência N'Arte

(VINA) apresenta hoje,dentroda programação do projeto re-citando no cafezal,o recital "Ohomem por trás dos óculos".O público poderá acompanhara apresentação, que mostra o-bra do escritor Carlos Drum-mond de Andrade, a partir das22h,no Memorial da Resistên-cia de Mossoró (MRM).

O recital tem duração de 40

minutos e é composto por oitopoemas do escritor,além de mo-mentos musicais."O recital é di-vidido da seguinte forma: umpoema e uma música. Na aber-tura, nós falaremos um poucosobre a história de Drummond.A parte musical é dedicada avários compositores brasileiros,entre eles Milton Nascimento",explica Marieta Cosme, inte-grante do grupo VINA.

Esse é o terceiro ano que ogrupo participa do projeto de-senvolvido pela Gerência deCultura. "Em 2009, o VINAtrabalhou a obra de Cecília Mei-relles e no ano passado, esco-lhemos homenagear todas aspoetas do Rio Grande do Nor-te, e em especial as de Mosso-ró", conta Marieta Cosme.

A integrante do grupo VI-NA revela que a escolha pelo

nome de Carlos Drummondde Andrade para o recital des-te ano foi feita a partir de umapesquisa realizada entre osmembros do Vivência N'Arte."O grupo gosta muito deDrummond e na pesquisa quefizemos escolhemos apresen-tar a obra desse escritor", diz.

O recital que será apresen-tando hoje no MRM conta comnove pessoas em cena."O gru-

po é formado por 11 pessoas,mas apenas nove compõem oelenco do recital. Decidimosque não iríamos ter diretor nes-sa apresentação,e dessa forma,todos nós nos dirigimos", afir-ma Marieta Gomes.

Formado há 20 anos, o VI-NA é um dos grupos respon-sáveis pelas apresentações doprojeto Recitando no Cafezaldurante este mês."Nossa apre-

sentação será precedida pelogrupo de chorinho da Uern,que também se apresentaráapós o término do recital. To-da a população está convida-da a participar do projeto e se-ria interessante que todos se en-volvessem nisso, já que a poe-sia é algo maravilhoso e pode-mos contar com esse tipo deopção em Mossoró", concluiMarieta Gomes.

Problema é antigo e prejudica a população

GERAIS Sábado, 10 de setembro de 2011 - 5 www.omossoroense.com.br

CULTURA

Entidades se unem para reivindicar mais recursos para a saúde e moradias para pessoas de baixa renda

MOBILIZAÇÃO

LUCIANO LELLYS

Plenária ocorre hoje, na sede da subsecção da OAB Mossoró

HABNER WEINER

A Frente Integrada das As-sociações Comunitárias doMunicípio de Mossoró (FI-ACMM) e a Federação Esta-dual dos Conselhos Comuni-tários e Entidades Beneficen-tes do RN (FECEB/RN) pro-movem hoje, 10, uma plená-ria para cobrar mais recursospara o Sistema Único de Saú-de (SUS) e habitação para fa-mílias carentes.O debate ocor-re a partir das 15h, na sede daOrdem dos Advogados doBrasil (OAB),subsecção Mos-soró.

De acordo com o coorde-nador regional da FE-CEB/RN, José WellingtonBarreto, no ano 2000 foi apro-vado na Câmara Federal aEmenda Constitucional de nº29, que trata da destinação demais recursos para o fortale-cimento do SUS. Na ocasião,foi extinta a CPMF (Contribui-ção Provisória sobre Movi-mentação Financeira) que eratido como principal provedorde recursos para o SUS.

"Assim, o governo alegan-do falta de receita não colo-cou em prática e não regula-

mentou a Emenda Constitu-cional nº 29.Agora afirma queimplantará desde que seja cria-do um novo imposto chama-do Contribuição Social para aSaúde (CSS).Diante disso,a FI-ACMM ficou responsável pe-rante a Confederação Nacio-nal das Associações de Mora-dores (Conam) de mobilizar abancada federal do RN. Que-remos que os oito deputadosfederais e os três senadores secomprometam em votar a fa-vor da regulamentação daemenda sem o imposto em-butido", explica José Welling-ton Barreto.

Segundo ele, com a regula-mentação da referida emendaconstitucional passaria a serdestinado para o SUS 10% doProduto Interno Bruto (PIB)do país, que representa a so-ma (em valores monetários) detodos os bens e serviços finaisproduzidos no Brasil.

Além da emenda, integra apauta da plenária a viabiliza-ção da Proposta de EmendaConstitucional (PEC) de nº285, que trata da transferên-cia de recursos para constru-

ção de habitação de interes-se social. "Ou seja, casas pa-ra pessoas de baixa renda nãoestá ligada ao programa Mi-nha Casa, Minha Vida quecontempla apenas pessoascom renda fixa. Seria destina-do a erradicação de favelas,que só em Mossoró possuium déficit de cerca de 10 milmoradias. Vamos pedir tam-bém o compromisso formalda bancada federal para via-bilizar a votação da PEC nº

285", destaca o coordena-dor da FECEB/RN.

José Wellington Barreto re-vela que após o debate será apro-vado um documento,que no dia4 de outubro deverá ser encami-nhado à Câmara. "As Federa-ções de todo país se unem aosmovimentos sociais em mobi-lização nacional para ‘invadir’ aCâmara e entregar o documen-to cobrando a regulamentaçãoda Emenda Constitucional nº29 e a PEC nº 285", conclui.

A expectativa da Caern é deque o sistema seja concluídoaté o final deste ano. O emis-sário mede 3.126 metros e jáestá concluído, faltando ape-nas 10 metros na travessia do

canal do Thermas. Ele trans-portará esgotos oriundos dosbairros Barrocas,Bom Jardim,Paredões,Centro,Alto da Con-ceição, Belo Horizonte, DozeAnos e Aeroporto.

Page 14: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

Resultado no Pacaembu não desespera Vanderlei Luxemburgo

NO FLAMENGO

Evidentemente, o técnicoVanderlei Luxemburgo não fi-cou feliz com a derrota sofri-da diante do Corinthians. En-tretanto,o treinador destacouque não é motivo de desespe-ro, pois não existe nenhumaanormalidade em perder forade casa para o líder do Cam-peonato Brasileiro. Ciente deque o torneio ainda está dis-tante do seu término, o co-mandante rubro-negro de-monstrou tranquilidade na en-trevista coletiva concedidaapós o jogo.

"Resultado normal esse dehoje.Não é normal contra Ba-hia ou Figueirense. Mas aquié natural. Corinthians está nafrente e aqui é sempre difíciljogar. Então saio com a cabe-ça tranquila porque sei que temmuito para acontecer na com-petição", disse Luxemburgo.

Segundo o treinador, mes-mo com os últimos resultados,o time está cumprindo o pla-nejamento traçado para a tem-porada,que é conseguir a clas-sificação para a Libertadoresdo ano que vem.

"Libertadores é o primei-ro objetivo. Nós reformula-mos o time. Estamos bem sevocê pensar nisso. O time lu-tou na parte de baixo da tabe-la no ano passado e este anoestamos bem adiantados. En-trar na Libertadores é o garn-

Muricy Ramalho ainda nãodefiniu a equipe que entrará emcampo neste sábado (10), con-tra o Cruzeiro, pela 23ª roda-da do Brasileirão. O treinadortem uma lista de sete desfalquescertos.Além disso,Henrique édúvida com um entorse no joe-lho esquerdo sofrido contra oAvaí-SC.

Danilo e Adriano, que re-ceberam o terceiro amarelo naRessacada, cumprem suspen-são automática. PH Ganso se-gue tratando lesão grau dois doposterior da coxa esquerda,so-frida no amistoso da seleçãobrasileira contra Gana. Elanotambém está fora com lesãograu dois na coxa direita sofri-da contra o Avaí-SC.

Também seguem em trata-mento o volante Arouca, comlesão grau dois na região pos-terior da coxa esquerda; o la-

teral Pará, com lesão ligamen-tar no joelho esquerdo;e o meiaIbson, com lesão muscular noadutor da coxa esquerda.

“A gente está esperando osjogadores se recuperarem.Muita gente com sequência dejogos sentindo dores. Então,só vamos definir o time na ho-ra do jogo mesmo”, comen-tou o treinador, que, apesardas baixas, contará com a vol-ta de Durval.O zagueiro cum-priu suspensão automática pe-lo terceiro amarelo contra oAvaí-SC.

Assim, Muricy consideraque a falta de entrosamentodo time que entrará em cam-po será um obstáculo a ser su-perado, inclusive do lado daequipe mineira.

“Não tem como manter otime. Isso é coisa do Brasilei-ro. É jogo atrás de jogo e vo-

Treinador ressalta que time perdeu fora de casa para o líder do Brasileiro

ESPORTE www.omossoroense.com.br6 – Sábado, 10 de setembro de 2011

Com sete desfalques certos, Muricy aindaestuda escalação para encarar o Cruzeiro

NO SANTOS

de projeto. Levar o Flamengopara a elite do futebol sul-americano. Nosso objetivo éa libertadores, se entrarmoscomo campeões, ótimo", res-

saltou o treinador, que con-cluiu lembrando que a dispu-ta na ponta da tabela é bemequilibrada.

"O Fluminense estava sem

ganhar e todo mundo falava.Ganhou três seguidas e foi lápara cima. O Botafogo tam-bém. Então, temos que tertranquilidade", finalizou.

Luxemburgo diz que meta do Flamengo é a Libertadores

Muricy Ramalho mantém equipe com uma sequência de cinco jogos de invencibilidade - três vitórias e dois empates

cê não recupera. O Cruzeiroé um time muito forte, sempremuito difícil. O plantel é mui-to forte. É um jogo dificíli-

mo.A grande dificuldade é es-sa,mas para os dois lados.Nãoter um time bem entrosado”,completou.

FLAMENGO.COM.BR

SANTOS.COM.BR

Page 15: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

É, pela falta de notícia sobre o assunto, parece que morreu mesmo a ideia de trazer a Mossoró o Campe-onato Brasileiro de Voleibol, de seleções estaduais, categoria juvenil. É uma pena, seria uma boa oportu-nidade para os mossoroenses conhecerem o que o Brasil prepara para o futebol naquele que hoje já é o se-gundo esporte na preferência nacional.

Campeonato Estadual da 2ª divisãocomeça hoje com a presença do Caicó

RETORNO

[email protected]

SÉRGIO OLIVEIRA

Futebol é coisa séria, tem que ser do ramo, ter muita coragem e tempo, só para exemplificar.Existem outros detalhes que começam já a partir do futebol amador que só tendem a se

tornarem mais exigentes quando se fala em futebol profissional. Já acompanhei posse de direto-ria onde um dos empossados só não correu na mesma noite por vergonha, porém, na sequência

do mandato, desapareceu, segundo relato dos seus próprios "companheiros" dirigentes e colab-oradores. Quando tem dinheiro, fica mais fácil, mas um futebol difícil de ser tocado como o nos-so é preciso ter sangue no olho para encarar. Talvez, seja este um dos motivos pelos quais eu nãoatendo os apelos do meu leitor natalense de ser mais duro em nossas críticas. Mas, quando pre-

ciso, o fazemos com prudência, respeito e, principalmente, verdade.

FAZENDO O CAMINHO INVERSO

Depois de passar um longo período noCampeonato Brasileiro sem perder nen-huma partida, mais vencendo do que em-patando, o time do Flamengo agora faz ocaminho inverso.E esse é o assunto do mo-mento em todos os recantos.

Pouco se discute quem é ameaçado derebaixamento ou será o próximo líder daSérie A, o foco é o Flamengo. Não é poracaso que a torcida rubro-negra vai à for-ra quando a situação é inversa.De qualquermaneira, tem razão quem fala que o timefaz o caminho inverso, venceu quase to-das na primeira fase do campeonato e ago-ra perde quase todas na fase dois.

ABERTURASe nada mudar, a abertura do Estadual

da segunda divisão será hoje mesmo.Começa no estádio Marizão com o jogoCaicó E.C. x ABC, que participa com seutime "B" na condição de convidado. Apartida marca o retorno do rubro-negrocaicoense, conhecido como Raposa, aofutebol profissional.

DERAM uma trégua nas críticas a preparação do Brasil para a Copa do Mundo. A situação do time doFortaleza é delicada na Série C. Hoje encara o América no RN. O Botafogo chegou para ficar, ouserá namoro de verão?

Toque EsportivoLIDERANÇA

Depois de garantir a classificação paraa fase dois, o time do América pega o For-taleza hoje, em Goianinha, pensando naliderança do seu grupo na Série C doBrasileirão. Quem terminar na frente le-va a vantagem para a sequência, poden-do fazer o segundo jogo em casa.

PREPARAÇÃODe folga na tabela neste final de sem-

ana,o time do ABC aproveita para reforçarsua preparação para o próximo desafio.Com uma vitória e um empate após o re-torno do treinador Leandro Campos, aconfiança vai voltando aos poucos ao timealvinegro.Na terça-feira pega o Goiás,emGoiânia.

CAMPONo comando técnico da seleção do

Iraque que busca uma vaga na Copa doMundo de 2014, o treinador Zico temenfrentado problemas com a falta de qual-idade nos campos. Além de enfrentar oidioma para passar sua mensagem aos jo-gadores, tem que driblar campos ruinspara levar sua seleção à vitória.

VOLEIBOL

Nos anos 1990, a “Raposa” caicoense realizou boas campanhas na 1ª divisão do Estadual potiguar

A rodada inaugural doCampeonato Estadual da 2ªdivisão que estava toda pro-gramada para amanhã foi an-tecipada. Na verdade, a par-tida de abertura já acontecehoje, sábado, com bola rolan-do a partir das 17h, no está-dio O Marizão, na cidade deCaicó,quando o rubro-negrolocal, Caicó Esporte Clube,enfrenta o ABC, time "B" quedisputa o Estadual como con-vidado.

O jogo, além da aberturado Estadual, também marcao retorno oficial do time doCaicó ao futebol profissio-nal, depois de vários anosafastado. O Caicó E.C, basi-camente nos anos 1990, rea-lizou boas campanhas no cer-tame potiguar, ainda na pri-meira divisão. Em seu retor-no terá que cumprir o que

FASE

Circuito de Futebol terá hoje e amanhã seus campeões de campoCom a programação de no-

ve jogos, acontece hoje a lar-gada da segunda fase da15ª edi-ção do Circuito Mossoroensede Futebol Amador. À medi-da que a competição vai se afu-nilando,também diminui o nú-mero de participantes, fican-do ainda mais atrativa com jo-gos decisivos.

A nova fase começa hoje

e será concluída amanhã,quando serão conhecidos oscampeões de cada campo pa-ra novo cruzamento. Nestesábado se enfrentam na zo-na urbana, Cruzeiro x Salinis-ta, na Estrada da Raiz; en-quanto no Papoco, ABC/S-port Magia enfrenta o repre-sentante local, Papoco. Hojeainda tem Bom Jesus x Bota-

fogo e Botafogo da Boa Vis-ta x Pirrichil, este no campodo Dobinha. Todos come-çando às 15h15.

A rodada do domingo co-meça às 8h30, com cinco jo-gos na zona rural. No cam-po da Alagoinha se enfren-tam Força Jovem e São Pau-lo, enquanto na Maisa jogamPoço 10 x Pomar. Na Barri-

nha o Sport Clube Barrinhoestará decidindo contra oBarrinha Sport Clube, clás-sico na zona rural. Fechan-do, na comunidade de PedraBranca, tem Barreirense eFlamengo de Cabelo de Ne-gro. Os vencedores seguemna competição e os derrota-dos deixam o circuito maiscedo.

OBJETIVO

Classificado, Américaquer terminar fase naprimeira colocação

Agora bem mais tran-quilo com a classificaçãopara a segunda fase da Sé-rie C do Brasileirão já as-segurada, o time do Amé-rica de Natal traça outrosplanos para a partida dehoje. A meta agora é ga-rantir mais três pontosdiante do Fortaleza, a par-tir das 15h30, no estádioNazarenão, em Goiani-nha, e assim terminar co-mo primeiro colocado doseu grupo.

Fechando a fase de gru-pos, é importante vencer,terminar na frente, paragarantir a vantagem na se-quência quando começamos confrontos eliminató-rios. Esse tem sido o ob-jetivo traçado, como tam-bém anunciado pelo trei-nador Flávio Araújo e ospróprios jogadores.

Para o zagueiro Luizão,o América nunca desistiudo objetivo,que era a clas-sificação. Por isso, depoisde ter vencido fora de ca-sa, a meta é terminar a fa-se com vitória diante datorcida e na liderança dogrupo."Quando você tra-balha corretamente todasas coisas terminam bem.Tivemos um bom iníciode campeonato, depoisrelaxamos um pouco econsequentemente tive-mos duas derrotas e achoque o fato de não termossaído da liderança nos deuforças para buscar a re-cuperação. Isso tudo éfruto do trabalho, commuita humildade vamosbuscar a vitória para ter-minar como primeiro egarantir a decisão em ca-sa", analisou.

Fredson, um dos destaques do Caicó

ESPORTE Sábado, 10 de setembro de 2011 - 7www.omossoroense.com.br

LUCIANO LELLYS

manda o Estado do Torcedor,ou seja, passando pela segun-da divisão.

Para o jogo de estreia,o trei-nador Fernando Dourado rea-lizou na quinta-feira à tarde o

último trabalho técnico e táti-co (coletivo de apronto) quan-do praticamente definiu o timeda “Raposa”. A provável for-mação terá Anderson;Sandro,Gilson Bahia, Rogério e Geo-

vane; Ismael, Joassis, Josicleye Danilo Lopes;Lee e Fredson.Destaque para Josicley e o ata-cante Fredson, cearense, quepraticamente começou sua car-reira no Potiguar.

Page 16: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

Homem executado com sete tirosde revólver no bairro Bom Jardim

ASSASSINATO

POLÍCIA www.omossoroense.com.br8 – Sábado, 10 de setembro de 2011

Dois elementos mataram atiros na tarde de ontem umhomem que estava em umboteco, no cruzamento da ruaCrocrat de Sá com a avenidaAlberto Maranhão, no bairroBom Jardim. A vítima estavasem documentação. Até ofechamento dessa edição, ain-da não tinha sido reconheci-da pelos populares.

Segundo informações daPolícia Militar,o crime aconteceupor volta das 15h20, quando odesconhecido foi abordado pe-los elementos em uma moto,quechegaram ao local atirando.Setetiros atingiram o homem, que

Crime ocorreu quando a vítima bebia em um boteco e foi alvejada por dois elementos em uma motocicleta

Homem foi assassinado dentro de boteco. Curiosos no local de crime.

Material apreendido pela PRF.

PRF apreende mais de 12 milCDs e DVDs piratas em Natal

APREENSÃO

Agentes penitenciários poderão entrar em greve no RNAMEAÇA

Agentes da Polícia Rodo-viária Federal (PRF), atravésdos agentes do Núcleo deOperações Especiais (NOE),apreenderam na última quin-ta-feira, na "operação BarbaNegra", milhares de CDs e D-VDs piratas que estavam sen-do comercializados nas pro-ximidades do Natal Shoppinge Via Direta. Além das mídias,os agentes apreenderam ain-da uma máquina caça-níquel.

A "operação Barba Negra"teve início na semana passadano interior do Estado. Na ca-pital potiguar,mais de nove milmídias foram apreendidas edurante toda a operação 21pessoas foram presas e um me-nor apreendido. No total, fo-ram apreendidas,uma arma de

FOTOS: HABNER WEINER

fogo, mais de 12 mil mídias,uma máquina de caça-níquel,além da recuperação de qua-tro veículos.

Os presos e o materialapreendidos foram encami-

nhados às delegacias das zonasul e norte,e irão responder porviolação dos direitos autoraise exploração de jogos de azar,além de porte ilegal de arma ereceptação.

Polícia prende acusado deestuprar adolescente de 14 anos

TRIUNFO POTIGUAR

Um elemento foi preso naúltima quinta-feira, no mu-nicípio de Triunfo Potiguar,acusado de ter estuprado nosábado passado uma adoles-cente de 14 anos. A prisão deWilliam Clemente de Oliveirafoi efetuada por policiais civisda 7ª Delegacia Regional deJucurutu.

Segundo informaçõesrepassadas à imprensa pelodelegado Getúlio Medeiros,responsável pelas investi-gações, no dia do crime a ví-tima estava próximo ao cam-po de futebol, aguardando al-gumas colegas quando foichamada pelo acusado a ir atéa casa dele sob o pretexto deentregar uma encomenda aopai dela.

Na oportunidade, a menoracompanhou o acusado até acalçada da residência dele.Emseguida o homem borrifouum spray ardiloso nos olhosdela e a puxou pelos cabelospara dentro da casa,onde abu-sou sexualmente da jovem.

Segundo o delegado,William Clemente é acusadoainda de ter cometido outrostrês abusos contra a garota epara contar com o silênciodela, ameaçava matar seus paiscaso alguém soubesse dosabusos. "Semana passada, amãe da adolescente percebeuo comportamento estranhoda filha e ao questioná-la, amenina contou tudo. Os paisda menina informaram à polí-cia que passou a investigar o

crime e prendeu o acusado",explicou o delegado.

A adolescente foi sub-metida a exames no InstitutoTécnico e Científico de Polí-cia (Itep) e foram comprova-dos os abusos, o juiz de Cam-po Grande expediu o man-dado de prisão preventiva doacusado.

William Clemente confes-sou ter abusado da adoles-cente para se vingar do paidela que, segundo ele, o haviadifamado com o intuito deque ele não fosse aceito na As-sociação da Comunidade Rur-al local.

Além dos estupros, ele é a-cusado de vários furtos nascidades de Triunfo Potiguar,Jucurutu e Campo Grande.

O Sindicato dos AgentesPenitenciários do RioGrande do Norte (Sin-dasp/RN) decidiu em as-sembleia ontem marcar paraa próxima semana um in-dicativo de greve. O alerta

deverá acontecer na próximasegunda-feira (12), caso oGoverno do Estado não a-tenda a pauta de reivindi-cações da categoria. Antes,porém, os agentes realizarãouma paralisação de ad-

vertência neste fim de sem-ana.

De acordo com o Sindasp,na próxima segunda-feiraserá discutido o indicativo ese o Estado não sinalizarnenhuma proposta, a paral-

isação começará na quarta-feira (14). A presidente doSindasp, Vilma Batista, disseem entrevista que a catego-ria solicita melhorescondições de trabalho, comodisponibilização de viaturas,

armamento e coletes a pro-va de bala.

Vilma disse também quejá entregou ao governo no in-ício do ano um relatório comas atuais "condições precárias"em que trabalham os agentes,

mas até o momento nãoobteve resposta. "Se não for-mos atendidos, nós vamoslargar os Centros de DetençãoProvisória (CDPs),pois o tra-balho lá não é nossa obri-gação", avisou a presidente.

CEDIDA PRF

morreu na hora com perfuraçõesno tórax,cabeça,braços e pernas.

Peritos do Instituto Técni-co e Científico de Polícia (Itep)

removeram o corpo paranecropsia.

O crime será investigadopela 1ª Delegacia do Alto de

São Manoel, que tem à frenteo delegado Renato Batista.

Page 17: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

REGIONALSÁBADO

Mossoró (RN),10 de setembro de 2011

Caderno do jornal O Mossoroense

A típica hospitalidade dohomem do campo, as belezasnaturais e as potencialidadeseconômicas de comunidadesrurais serão algumas das atra-ções para os adeptos da práti-ca do turismo rural na regiãoOeste,onde o Sebrae-RN,pormeio de ações previstas peloProjeto de Território da Ci-dadania Açu-Mossoró, criarádois roteiros de turismo ruralaté dezembro próximo.

Serra do Mel e Tibau serãoos municípios contempladoscom a ação,desenvolvida como objetivo de promover as ati-vidades empreendedoras lo-cais e renda para as comuni-dades rurais.

Inspirados em experiênciasexitosas aplicadas em outrosEstados onde a prática do tu-rismo rural já está bem difun-dida, os roteiros de Serra doMel e de Tibau evidenciarão,principalmente, atividades li-gadas aos setores da agricultu-ra, com destaque para a fruti-cultura e o salineiro.

De acordo com o estudo deviabilidade para a criação dosroteiros turísticos, farão par-te das visitas comunidades on-de são desenvolvidos traba-lhos relacionados à apicultura,castanha de caju, salinas, cul-tivo de melão e artesanato.

"Ao criar estes dois rotei-ros vamos beneficiar um pú-blico cada vez mais crescente,que busca novas opções de la-

Até dezembro,quando se-rão implantados os roteirosturísticos, o Sebrae-RN, pormeio do Escritório Regionaldo Oeste, em Mossoró, pro-moverá uma série de açõesvoltadas para os empreende-

dores de pequenos negóciosque serão beneficiados coma implantação do turismo ru-ral nos municípios de Tibaue Serra do Mel.

Também serão atendidos,com consultorias e capacitações,

os empresários das cidades deTibau,Grossos e Areia Branca.

"Eles poderão absorver ademanda de turistas que pre-tendem esticar o passeio eaproveitar o turismo de sol emar,e para isso,vamos detec-

tar algumas deficiências exis-tentes e fazer um trabalho demelhoramento nos serviços",diz Belchior.

Uma das ações já previstaspara o setor de gastronomiada região salineira é a capaci-

tação de empresários na me-todologia Sabor e Gestão,queorienta, por meio de consul-torias, quanto ao gerencia-mento do negócio.

Além de Tibau e Serra doMel integram a lista de mu-

nicípios contemplados noTerritório Açu-Mossoró:Al-to do Rodrigues, Assu, AreiaBranca,Baraúna,Carnaubais,Grossos, Ipanguaçu, Itajá,Mossoró, Pendências, Portodo Mangue e São Rafael.

SEBRAE CRIARÁ DOIS ROTEIROSTURÍSTICOS NA REGIÃO OESTE

ESCRITÓRIO PROMOVERÁ AÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Turismo rural

Tibau será uma das cidades beneficiadas com o projeto

zer,entretenimento e conheci-mento,e ao mesmo tempo pro-

mover o crescimento de açõesde empreendedorismo presen-

te nas comunidades rurais queintegrarão os roteiros nestes

dois municípios",explica o ges-tor do Projeto de Território da

Cidadania Açu-Mossoró, Val-demar Belchior.

Page 18: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

Giro Pelo Estado

urante minha passagem pelo AltoOeste no último fim de semana, foipossível obter uma certeza de certa

forma óbvia, mas que eu imaginava se manternuma dimensão menos intensa. O ex-deputa-do Carlos Augusto, marido da governadoraRosalba Ciarlini, mantém o quadro político doEstado em suas mãos. Carlos, grande articu-lador,e por que não dizer,criador do fenômenoRosalba Ciarlini,não restringe sua ação ao planomacro e tem se envolvido no processo de ar-ticulações de pequenas cidades. Para citar umexemplo, Carlos Augusto tem atuado na res-

olução de problemas como Rafael Fernandes,que detém pouco mais de 4 mil eleitores. Porlá,Carlos Augusto atuou numa intervenção par-tidária que favorece a candidatura do ex-prefeitoMário Oliveira. Em passagem por Dr. Severi-ano, Carlos brincava com os correligionários."Dei uma colher de chá". Mas as articulaçõesnão param por aí. Pouco tempo depois CarlosAugusto jantou na casa do ex-prefeito deMarcelino Vieira, Iramar de Oliveira. Em pau-ta, a política do município. Realidade que se d-ifunde pelos quatro cantos do Estado.O Raven-gar nunca esteve tão forte. E empolgado.

[email protected]

E RUTH?Ainda em Dr. Severiano conversei alguns

minutos com Carlos Augusto e indaguei sobreMossoró. Com sorriso maroto, Carlos re-spondeu: "Vai melhorar e muito". Intervi, edestaquei que minha curiosidade não era ad-ministrativa e sim política. Perguntei se haviacomo emplacar a cunhada Ruth Ciarlini comocandidata.

CENÁRIOCarlos cruzou os braços e destacou que se-

ria muito difícil garantir a candidatura de Ruthem 2012. Retornei com nova pergunta. "Maspor quê?". Carlos não demorou para apresen-tar sua visão sobre o quadro. "É difícil cobraruma renúncia de Fafá, por que no atual mo-mento ela está bem".

QUEM SERÁ?Com posição aparentemente sóbria sobre

o cenário da política mossoroense resta saberquem será o candidato a receber o apoio de Car-los Augusto.Ao que aparenta pelo menos umadecisão já foi tomada a de que Fafá realmentenão renunciará para dar vez a Ruth Ciarlini. Eagora?

ACORDÃO Já no palco da Finecap conversei com o em-

presário Eugênio Alves nos momentos queantecederam o show da banda Saia Rodada.Eu-gênio falou com propriedade sobre a possibil-idade de um acordo envolvendo os dois prin-cipais grupos políticos da cidade de Caraúbas.O ex-prefeito afirma que a busca por um acordoé o melhor caminho pra o futuro da cidade.

PREÇOEx-prefeito derrotado na eleição de 2007,

Eugênio afirma que Caraúbas dificilmente re-sistirá a um embate como o travado pelaprefeitura há quatro anos. Eugênio não falasobre o assunto, mas é consciente de que alémdos traumas sofridos pelas lideranças a popu-lação acaba de alguma forma pagando o preçode embates tão caros.

DECISÃOPelo acordo, o grupo do ex-prefeito poderá

indicar o vice numa chapa encabeçada pelafamília Ferreira, atual detentora do Executivona cidade oestana. Eugênio afirma que a de-cisão não deve demorar. As articulações já teri-am sido deflagradas.E o rumo político da cidadepoderá ganhar um rumo inesperado.

OPOSIÇÃO Perguntei a Eugênio Alves qual a avaliação

que ele fazia da oposição caso o acórdão viessea ser confirmado.Eugênio parou,pensou e falou"Estão falando que Ivanildo será candidato".Ivanildo a quem se refere é o vereador petistaIvanildo do Gás. Mas nos bastidores circula ainformação de que um outro nome estaria pro-to para ocupar o espaço. Quem será?

CANDIDATO?De passagem por Pau dos Ferros,o vereador

Novinho Praxedes foi abordado pela coluna epraticamente descartou a possibilidade de selançar candidato a prefeito em 2012 por umaala alternativa. Segundo Novinho, a prioridadeé a reeleição para a Câmara Municipal.Há quemafirme que o nome misterioso seria o dovereador empresário.

EM MARCELINO Nos camarotes da Finecap o vereador Babau,

um dos líderes da oposição da cidade de Marceli-no Vieira, afirmava categoricamente que o ex-prefeito Iramar Oliveira não seria candidato aprefeito na eleição de 2012. Segundo Babau, I-ramar abdicará da eleição para indicar a vaga device na chapa encabeçada pelo prefeito Ferrari.

NOMESSegundo Babau, Iramar optaria pelo nome

da esposa Tâmisa ou pelo nome da filha, médi-ca recém-formada Thamirys Oliveira. Ocenário apresentado por Babau foi alvo dereações. No camarote, André Conrado desta-cou que estava disposto a apostar na tese deque Iramar será candidato.A política de Marceli-no Vieira promete.

DRavengar ganha o Estado

OPINIÃO2 – Sábado, 10 de setembro de 2011 www.omossoroense.com.br

ARTIGOA coluna de amanhã trará um artigo assinado pelo radialista pau-ferrense Buguinha Saldanha

com abordagem voltada para as dificuldades que cercaram s famílias que residem nas imediaçõesda área de exposição da Finecap. Vale a pena acompanhar.

EXPECTATIVAPassado o fervor da Finecap 2011, a região do Alto Oeste volta suas atenções para a primeira

edição do Sertão Mix. O evento, que será realizado no mês de outubro, contará com a presençade grandes atrações e uma megaestrutura destinada a atrair visitantes de pelo menos três estados.

SERTÃO MIXCom as noites de festa encabeçadas por Cláudia Leite e Biquini Cavadão, o evento contará

com a presença de sete grandes atrações em dois dias de muita animação. A festa promete entrarpara o calendário de eventos do interior potiguar. A repercussão é intensa e a venda de abadas su-pera a expectativa.

FPM cai 26% em setembro e 38 cidades ficam com saldo zero

Galinhos recebe etapa do Circuito Petrobras de Vela

TRANSIÇÃO

RECONDUÇÃO

MÁRCIO COSTA

De acordo com a Secretariado Tesouro Nacional, o Fun-do de Participação dos Mu-nicípios (FPM), que é a princi-pal fonte de recursos de boaparte das cidades do RioGrande do Norte,terá este mêsqueda de 26% em relação aagosto.A previsão inicial era dequeda de 15%.

O resultado disso é que pe-lo menos 38 prefeituras, se-gundo levantamento feitopela Femurn, amanheceramontem com saldo zero nascontas de FPM após a de-

dução da contribuição parao INSS.

E o que é mais preocupante:no próximo dia 20, muitos dosmunicípios que tiveram a con-ta zerada hoje deverão ter de no-vo saldo zero. Detalhe: no dia20,as prefeituras são obrigadas,por lei, a efetuar o repasse doduodécimo para manutençãodas Câmaras Municipais.

Os 38 municípios queficaram com saldo zero após orepasse do FPM neste dia 10foram: Alto do Rodrigues, An-tônio Martins, Areia Branca,

Boa Saúde, Brejinho, CampoGrande, Currais Novos, Ex-tremoz, Felipe Guerra, Goian-inha, Governador Dix-septRosado, Grossos, Ielmo Mar-inho, Jardim do Seridó, JoãoCâmara,Jucurutu,Luís Gomes,Mossoró,Nova Cruz,Nísia Flo-resta,Parelhas,Parnamirim,Pe-dro Velho,Pendências,Portale-gre, Porto do Mangue, Pureza,Rio do Fogo,Rui Barbosa,San-to Antônio,São José do Mipibu,São Miguel do Gostoso, Serrado Mel, Taipu, Tibau do Sul,Touros, Umarizal e Upanema.

GALINHOS -O municípiode Galinhos recebe desde ontema segunda etapa do Circuito Pe-trobras de Vela. O evento, queocorrerá até amanhã, reúne naprogramação competições devela, atendimentos a populaçãoe apresentações culturais.

Localizada a 160km de Na-tal e com uma população depouco mais de dois mil habitan-tes,Galinhos está situada numaregião favorável para a pesca,pois concentra muitos cardu-mes de peixe-galo. A localida-de é ainda famosa pela procu-ra que recebe de esportistas quequerem praticar kite-surf,já queGalinhos registra ventos fortese regulares durante quase todoo ano.

Ventos estes que moverão acompetição de velas que será rea-lizada.Neste caso,os participan-tes são os pescadores locais quecompetirão em três categorias:Canoas A e B e Barcos.Além doaspecto esportivo,a competiçãotambém destaca a necessidade deatenção à segurança de navega-ção, com todos os competido-

Evento que une esporte e cidadania ainda percorrerá quatro municípios

Confirmação foi publicada no Diário Oficial da União

CONVITE MISSA 2 ANOSEDMILSON LUCENA BARRETO

*15/09/1948+10/09/2009

Eu fui para Deus e não esqueci daqueles que ameina Terra.

Os familiares de EDMILSON LUCENABARRETOconvidam parentes e amigos para assistirem às mis-sas em sufrágio de sua alma que serão celebradasdia 9 de setembro na Igreja Nossa Senhora da Con-ceição, às 19h, e dia 10 de setembro na Igreja SãoJosé, às 17h. Desde já agradecem a todos quecomparecerem a esse ato de fé e solidariedade cri-istã.

O homem pode ser esquecido, o líder jamais.

res recebendo coletes salva-vi-das antes das provas.

O evento conta ainda com aparticipação da Marinha do Bra-sil,através da Capitania dos Por-tos do Rio Grande do Norte,querealiza um trabalho de recadas-tramento dos pescadores da co-munidade e também garantirá asegurança necessária para a rea-lização da competição náutica.

A programação do eventoconta também com a apresen-

tações culturais de grupos locaise com o Programa de Comuni-cação Social da Petrobras,que se-rá complementado pela perfor-mance do mamulengueiro He-raldo Lins.

Até o final do ano, o circui-to percorrerá ainda os municí-pios de Porto do Mangue, Cai-çara do Norte, Macau (DiogoLopes) e Areia Branca no RioGrande do Norte e Icapuí e Pa-racuru no Ceará.

Page 19: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

Agricultores conhecem novas tecnologiassobre o cultivo do abacaxi em Ielmo MarinhoProgramação tem atividades diversificadas destinadas a aprimorar o cultivo da fruta no Rio Grande do Norte

CAPACITAÇÃO

Apresentado o calendário de eventos que marcará agenda dos mil dias que antecedem a Copa de 2014

Primeira ação ocorreuna última quinta-feira

PASSO

Agricultores familiares deIelmo Marinho, na regiãoagreste potiguar, se deparamcom novas tecnologias sobrea cadeia produtiva,durante a 6ªFeira do Abacaxi que começouna última quinta-feira e se es-tende até hoje, com uma pro-gramação diversificada,na co-munidade de Umari.

O evento é realizado pelaPrefeitura em parceria com oGoverno do Estado,através daEmater-RN,Ministério do De-senvolvimento Agrário e ou-tras instituições.

A Emater-RN participa dafesta com uma clínica tec-nológica sobre "tratos cultu-rais do abacaxizeiro", minis-trada pela extensionista ru-ral da instituição engenhei-

ra agrônoma Paloma Damas-ceno.

Durante a programação aEmater-RN estará com um es-tande com técnicos para orien-tar os agricultores familiaressobre o cultivo do abacaxi,bemcomo de outros programas eprojetos desenvolvidos pelaautarquia.

A palestra é destinada aosagricultores familiares e às pes-soas interessadas em conheceros tratos com o cultivo dessaplanta.Em sua explanação,Pa-loma Damasceno enfocará osseguintes temas sobre a cadeiaprodutiva do abacaxi: preparodo solo, espaçamento paraplantio, controle de pragas edoenças e colheita. A enge-nheira ressalta que a área cul-

tivada em Ielmo Marinho é es-timada em 800 hectares.

A Feira do Abacaxi mantémem sua programação o Semi-nário da Produção Integradado Abacaxi.

O evento conta com vá-rias palestras e debates sobreos seguintes assuntos: Avan-ços na produção integrada doabacaxi; Pós-colheita do aba-caxi; Inovação no meio rural;Programa Nacional de Crédi-to Fundiário; O mercado e acomercialização do abacaxi.Uma programação sociocul-tural foi elaborada para os trêsdias.Além da exibição da Ban-da de Música Municipal, apre-sentações de grupos folcló-ricos e shows com gruposmusicais.

NATAL - No início da se-mana aconteceu a I AssembleiaGeral de Organização da Co-pa do Mundo FIFA 2014.

Durante o evento, o execu-tivo municipal apresentou o sta-tus da Copa e o calendário deeventos que marcará a agendados mil dias que antecedem oMundial de Futebol.O seminá-rio também expôs as Gover-nanças que trabalham a realiza-ção do mundial e as diretrizespara projetos da Copa.

A Assembleia Geral, reali-zada no auditório Centro Mu-nicipal de Referência em Edu-cação Aluízio Alves (Cemu-re), com a presença da prefei-ta de Natal, Micarla de Sousa(PV), teve o objetivo de deba-ter o planejamento das Câma-ras Temáticas da Copa doMundo FIFA 2014 - Cidade se-de Natal.

Na solenidade, a chefe do

Executivo Municipal e o secre-tário da Secretaria Municipalda Juventude, Esporte e Lazerda Copa do Mundo da Fifa (Se-copa),Rodrigo Cintra, fizeramexplanações sobre o planeja-mento e as ações desenvolvi-das pela Prefeitura do Natal pa-ra a realização da competiçãona capital potiguar.

Em sua apresentação, o ti-tular da Secopa, Rodrigo Cin-tra, informou que essa e as fu-turas Assembleias Gerais deOrganização da Copa FIFA,que ocorrerão a cada três me-ses, são, sobretudo, um canalde transparência em todas asetapas de planejamento pararealização do evento. "Quere-mos que todos os segmentosda sociedade tenham acesso aoandamento dos projetos e douso dos recursos financeiros daforma mais transparente pos-sível", enfatizou o secretário.

Rodrigo Cintra explicouainda como está sendo feita aorganização geral do evento,incluindo os noves grupos detrabalho que envolvem todasas secretarias municipais. Es-ses grupos atuam em questõescomo infraestrutura, mobili-dade urbana,segurança,saúde,meio ambiente e sustentabili-dade, turismo, promoção co-mercial, tecnologia da informa-ção e comunicação, cultura eeducação e transparência decontrole.

A I Assembleia Geral de Or-ganização da Copa do MundoFIFA 2014 teve prosseguimen-to com os técnicos das secre-tarias envolvidas no planeja-mento das ações da Copa, quedetalharam o andamento dasações nessas áreas e com a apre-sentação da Fan Fest, espaçodedicado para realização datransmissão dos jogos.

O calendário de eventospara os mil dias que ante-cedem a Copa também foiapresentado durante oevento realizado na capitalpotiguar.

A primeira ação aconte-ceu na quinta-feira, 8, coma inauguração de uma qua-dra de esportes com a logo-marca da Copa do Mundo,no conjunto Nova Natal,zona norte da capital.

Na ocasião, foi realizadoum torneio de futebol paraa comunidade.

Já no próximo dia 12,acontecerá a inauguração daSala da Transparência, quefuncionará na sede Secopa,no Ginásio Nélio Dias.

O local estará disponívelpara o acesso da sociedadeaos projetos para o Mundial.

O Portal da Transparên-cia entrará no ar no próximo

dia 15 e contará com infor-mações sobre o uso de re-cursos financeiros.

A agenda será concluídacom a instalação do cronô-metro que fará uma conta-gem regressiva dos dias quefaltam para a ccompetição.O equipamento entrará emfuncionamento no próximodia 16,quando faltará exata-mente mil dias para o inícioda Copa do Mundo 2014.

CIDADES Sábado, 10 de setembro de 2011 – 3www.omossoroense.com.br

Ielmo Marinho discute novas técnicas para cultivo do abacaxi

Page 20: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

CIDADES4 - Sábado, 10 de setembro de 2011 www.omossoroense.com.br

“SE TOQUE”A coluna de hoje vem recheada de personalidades

que brilharam na festa "Se Toque", na noite do úl-timo sábado, quando a primeira-dama Vilma Fer-nandes recebeu diversos convidados para arrecadarfundos para ajudar as mulheres que sofrem de câncerde mana em nosso município. Veja através das fo-tos de Ricardo Pereira quem brilhou na noite dadoação.

Produzidas pelo talentoso DornylsonMartins, as belas Isabella Germano,Cristina e SuelyFlorêncio foram as estrelas na noitedo "Se Toque"

Minha querida e adorada amiga Marlene Oliveira ao lado

da filha Ludmila na noite do "Se Toque"

O vereador Érico Onofre e a bela Cristina Florêncio foram presenças

marcantes em festa beneficente

Muito simpática e atenciosa, minha amiga Halana Alencar disse “sim”

à festa do "Se Toque" ao lado da linda filha Maria Cecília

Gente que quero muito bem e por quem tenhomuita admiração, minha amiga Antônia deCássia e a linda filha Rita de Cássia também

na noite do "Se Toque"

Adorei encontrar Socorro Barbosa e a filha AnnaKarla na noite beneficente. Bom momento paracolocarmos as boas conversas em dia. Adoro!

Ana Fidélis, Elenimar de Freitas e Margarida Fernandesforam presenças ilustres na noite do "Se Toque"

Ana Tércia, Jandira Delfino e Paula Medeiros na noite beneficente em Umarizal

JúniorUMARIZAL EM DIA

Manoel [email protected]

Page 21: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

Escola é contemplada com o projeto queintensificará a prevenção aos riscos à saúdeIniciativa consiste na aplicação de ações que buscam prevenir os riscos à saúde dos cidadãos no município

PORTO DO MANGUE- Lançado na Escola Munici-pal Francisca Serafim de Sou-sa, o Projeto Vigilante Mirim,ou Agente Mirim, uma inicia-tiva da Secretaria Municipal deSaúde, por meio da Coorde-nação de Vigilância e Saúde.

O projeto consiste em umaação que prevenirá riscos a saú-de dos cidadãos.

A intenção do governo mu-nicipal com a iniciativa, é le-var as crianças a ficar atentasaos produtos consumíveis ofe-recidos em estabelecimentoscomerciais da cidade.

A Vigilância Sanitária cui-da principalmente das açõesbásicas,que são aquelas que es-tão mais próximas do consu-midor, afim de que a qualida-de de vida dos cidadãos seja ga-rantida.

No ato do lançamnto doprojeto estiveram presentes ossecretários municipais, Fran-cisca das Chagas (Saúde), Le-noir Oliveira (Educação) e Ja-deilson Costa (Secretário Che-

fe de Gabinete), coordenado-ra Irenilde Sousa, além de ou-tros profissionais de saúde.

Ainda com vistas às ações di-recionadas à população, a pre-feitura segue investindo em di-versos setores.O prefeito Fran-cisco Gomes Batista, "Titico"(PMDB), por meio da Secreta-ria Municipal de Esporte e La-zer, gerenciada pelo secretárioGean Maia, intensifica o pro-jeto "Comunidade em Ação".

Realizado obedecendo a umcronograma,o programa con-siste numa caravana que levaaté as comunidades rurais e as-sentamentos mais esporte,sáu-de, orientação ambiental, cul-tura,educação e assistência so-cial, serviços já prestados pelaadministração municipal e queestão sendo interiorizados, demaneira mais abrangente.

O projeto já percorreu as co-munidades de Praia do Rosa-do e Logradouro, e no últimodia 28, foi a vez da comunida-de de Carajás receber os servi-ços prestados pela caravana.

CIDADES Sábado, 10 de setembro de 2011 – 5www.omossoroense.com.br

"Titico" entrega benefícios às crianças durante ação de alcance social na zona rural

PORTO DO MANGUE

RN participará do Festival de Turismo de João Pessoa na segunda quinzena deste mês

Evento pretende reunir seis mil participantes

INTERESTADUAL

O Rio Grande do Norteconfirma participação noFestival de Turismo de JoãoPessoa, entre os dias 23 e 25deste mês, na Estação CaboBranco.

O Estado terá um estandeno 2º WorkShop Classe A e na1ª Feira do Turismo coorde-nado pela Emprotur - Empre-sa Potiguar de Promoção Tu-rística que levará diversos re-presentes da hotelaria e recep-tivos do Estado para o even-to.

Segundo o vice-presidenteda Emprotur, Francisco Bar-bosa de Albuquerque, "No

meu entendimento, este festi-val de turismo, de âmbito re-gional, além de proporcionarbons negócios que visam incre-mentar o fluxo turístico, ali-mentará uma interação entreos Estados nordestinos comtroca de experiência e constru-ção de ações em favor do des-tino mais cobiçado no Brasil:o NORDESTE."

O Festival de Turismo deJoão Pessoa estima reunir cer-ca de seis mil pessoas em tor-no da programação que con-templa o 2º WorkShop ClasseA, o 1º Fórum de João Pessoae a 1ª Feira do Turismo.

Mais que uma excelenteoportunidade de capacitaçãopara agentes de viagens e ge-ração de negócios com a par-ticipação de destinos, profis-sionais, agências de viagens,operadoras,hotéis e outras em-presas nacionais e internacio-nais, o evento amplia a ofertade destinos e serviços para opúblico consumidor nordes-tino e coloca a Paraíba na vi-trine do mercado do turismonacional.

Também estão confirma-dos no evento Paraíba, Per-nambuco,Rio Grande do Nor-te e Santa Catarina.

Com o objetivo de pro-mover a integração e atuali-zação do setor e oferecer no-vos destinos ao público daParaíba e do Nordeste, oFestival do Turismo de JoãoPessoa pretende reunir cer-ca de 6 mil pessoas nas ati-vidades do 2º WorkShopClasse A, do 1º Fórum deJoão Pessoa e da 1ª Feira doTurismo.

Em torno de 500 agen-tes de viagens, convidados,palestrantes, autoridades,empresários e executivos dosegmento turístico nacionale internacional estão sen-do convidados para oworkshop.

O evento espera recebermais de 6.000 visitantes nafeira, aberta ao público, on-de serão divulgados e co-

mercializados destinos eprodutos turísticos.

Secretarias estaduais,em-presas, executivos e profis-sionais de seis dos nove es-tados do Nordeste já confir-maram presença e vão mos-trar seus potencias ligadosao turismo, ao lado de ope-radoras internacionais emarcas do Sul e do SudesteBrasil.

Page 22: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

CIDADES6- Sábado 10 de setembro de 2011 www.omossoroense.com.br

"É graça divina começar bem.Graça maior persistir na caminhada

certa. Mas a graça das graças é não de-sistir nunca." (Dom Hélder Câmara) @DESFILE cívico com o te-

ma: Inclusão:Uma Indepen-dência ainda necessária foi otema levado às ruas de Angicospela Secretaria de Educação eCultura tendo à frente a profes-sora Maria Ivonete Lopes, comapoio do prefeito Ronaldo Tei-xeira de Oliveira.

ACONTECENDO

PROJETO BOABÁSAconteceu no último final de semana em Açu, o

Projeto Bicicletas nos Baobás do Vale do Açu, real-izado pela Organização Baobá em parceria com aPrefeitura Municipal do Assú - Governo "Trabalho& Trabalho" do prefeito Ivan Lopes Jr.Com o obje-tivo de incentivar o "ecocicloturismo", o esporte eprincipalmente promover a bicicleta como meio detransporte não poluente e promotor da Saúde.Comsaída de Natal e chegada a Assú, onde visitaram osnossos casarões - Centro, Lagoa do Piató, FlorestaNacional do Assú, entre outros pontos turísticos noVale do Açu.

FINECAPO Sistema Fecomercio, por meio do Senac - Par-

ticipou do 4º. Festival Gastronômico de Pau dos Fer-ros - Dentro da Feira Intermunicipal de Educação,Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar-Finecap, pelo 3º. ano consecutivo. No concurso degastronomia concorreram 6 alunos do Senac com otema:Comida de Boteco, além do chef e professorde gastronomia do Senac, Spindola, que ministroucurso de culinária no evento com o tema:AlimentosSaudáveis.

INDEPENDÊNCIAA Independência do Brasil é um dos fatos históri-

cos mais importantes de nosso país, pois marca o fimdo domínio português e a conquista da autonomiapolítica.Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitaspessoas morreram na luta por este ideal. Podemoscitar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executa-do pela coroa portuguesa por defender a liberdade denosso país, durante o processo da InconfidênciaMineira.Apesar dos avanços ainda precisamos de mui-ta consciência, inclusive, política e democrática.

RibamarJota VALE DO AÇU E REGIÃO CENTRAL

[email protected]

CARNAUBAIS EM FESTAA partir de hoje começa a programação oficial da festa dos 47 anos de emancipação política, social

e administrativa do município de Carnaubais, região do Vale do Açu.A agenda comemorativa terá desdobramento até o próximo dia 18, de acordo com a informação

prestada pelo secretário municipal de Cultura e Lazer, professor Carlos Augusto Pereira da Silva.O itinerário festivo será aberto hoje, às 16h30, com a cerimônia de hasteamento de bandeiras de-

fronte ao prédio-sede do Poder Executivo municipal.A solenidade contará com a participação do prefeitoLuiz Gonzaga Cavalcante Dantas, "Luizinho" (PSB), além de outras autoridades locais e da região. Naoportunidade acontecerá a primeira apresentação pública da Orquestra Filarmônica Municipal AvaniDomingos Martins.

Às 19h30 ocorrerá a missa em ação de graças alusiva à data, na igreja matriz de Santa Luzia. A partirdas 21h, será realizado um Festival de Violeiros & Repentistas nas dependências da Praça Santa Luzia,logradouro central de Carnaubais. A movimentação amanhã começará com a abertura da CopaNorte/Nordeste de Futsal Feminino, cujos jogos serão realizados no ginásio poliesportivo FranciscoHélder de Brito. Às 21h será aberto o carnaval fora de época da cidade - Carnafolia -, cujas atrações sãoGrafith e Prabalá.

O cronograma comemorativo sequencia no dia 13 com a realização do 1º Festival da Capoeira deCarnaubais, durante todo o dia, na Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social(Semthas). A cerimônia de premiação dos melhores capoeiristas se verificará às 20h desse dia, na praçacentral. No dia 14, entre 8h e 17h, acontecerão atividades de caráter socioesportivo nas comunidades,culminando, às 20h, com a celebração de um culto evangélico, na Praça Santa Luzia, onde tambémhaverá apresentação da banda gospel Ágape.

O dia 15 marcará a continuidade e desfecho dos eventos socioesportivos durante o período da man-hã e tarde. Às 15h será verificado o ato de inauguração do Centro de Inclusão Digital situado no proje-to de assentamento rural de Canto Comprido. Às 19h30 ocorrerá a 1ª Mostra de Material Reciclávelpromovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Às 21h será a solenidade de conclusão e en-trega de troféus e medalhas aos vencedores dos eventos socioesportivos comunitários, na praça central.

No dia 16, às 18h, ocorrerá a sessão especial da Câmara Municipal de Carnaubais para a concessãode títulos honoríficos de cidadania a várias personalidades. Segundo o secretário, a agenda segue a par-tir das 20h, com a solenidade oficial de inauguração de obras de pavimentação asfáltica no setor centralda cidade. No mesmo dia acontecerá mais uma edição do Tributo a Núbia Lafayette, ocasião em que avencedora do evento cultural em 2009, Rafaela Souza, fará o lançamento do primeiro CD do Concur-so "Vozes de Ouro Núbia Lafayette".

Page 23: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

Idema registra variaçãopositiva no IPC em Natal Com o resultado a variação no ano de 2011 atingiu a marca de 4,11%

O Índice de Preços ao Con-sumidor - IPC da cidade doNatal, calculado pelo Institu-to de Desenvolvimento Sus-tentável e Meio Ambiente doRio Grande do Norte - Idema,registrou para o mês de agos-to uma variação positiva de0,36% em relação ao mês dejulho.

Com o resultado,a variaçãono ano de 2011 atingiu a mar-ca de 4,11%. Para os últimosdoze meses,setembro de 2010a agosto deste ano, a variaçãoé de 6,68%.

O grupo "Alimentação eBebidas", que responde por32,43% do índice geral em ter-mos de participação no orça-mento familiar, apresentou al-ta de 0,28% em relação ao mêsde julho.

Os itens que mais contribuí-ram para esse aumento de pre-ços foram leite e derivados(5,63%), panificados (4,34%)e carnes (3,33%).

O grupo vestuário tambémapresentou aumento, regis-trando em agosto uma varia-ção positiva de 1,29% em fun-ção do aumento de preço nositens roupa infantil (3,21%),calçados e acessórios (1,96%)e roupa feminina (1,73%).

No grupo "Despesas Pes-soais", a alta foi de 1,24%, re-gistrados em função do au-mento nos preços dos itens''Fotografia e Filmagem(3,37%)'', ''Recreação(1,30%)'' e ''Serviços Pes-soais (0,202%)''.

CIDADES Sábado, 10 de setembro de 2011– 7www.omossoroense.com.br

Produtos de alimentação e bebida lideraram impacto da alta

NA CAPITAL

Órgão confirma elevação da cesta básica em 1,25%

Ainda de acordo com oscálculos apresentados pe-lo Idema, o custo da CestaBásica na cidade do Nataltambém apresentou au-mento em agosto, regis-trando variação positiva de1,25% em relação ao mês dejulho.

Nas despesas com osprodutos essenciais, o cus-to com a Alimentação porpessoa foi de R$ 202,46. Pa-ra uma família constituídapor quatro pessoas, esse va-lor alcançou R$ 809,84. Sea essa quantia fossem adi-cionados os gastos com

Vestuário, Despesas Pes-soais, Transportes e demaisitens, o dispêndio total se-ria de R$ 2.497,24.

Dos treze produtos quecompõem a Cesta Básica,nove apresentaram aumen-to: pão (12,07%), leite(8,72%), farinha (3,96%),

margarina (3,87%), arroz(2,90%), açúcar (1,75%),carne de boi (0,82%), fru-tas (0,75%) e óleo (0,30%).Os itens tubérculos (-7,82%), legumes (-6,12%),feijão (-3,22%) e café (-1,05%), por sua vez, sofre-ram queda nos preços.

LUCIANO LELLYS

Page 24: Capa O MOSSOROENSE - PC - 10-9p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_100911.pdfvingar do pai da garota de 14 anos. Página 8 (Cotidiano) Homem executado com sete

CIDADES8 - Sábado, 10 de setembro de 2011 www.omossoroense.com.br

Saúde terá programa para redução de mortalidade infantilAnúncio da iniciativa foi feito durante a visita feita ontem à II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap)

A redução dos índices damortalidade infantil e mater-na terá um programa especí-fico na área da saúde do RioGrande do Norte.

A governadora RosalbaCiarlini afirmou que uma sé-rie de ações está sendo pla-nejada pela Secretaria de Es-tado da Saúde Pública (S-esap), cujas atividades se vol-tam aos municípios potigua-res. O anúncio foi feito du-rante a visita feita pela gover-nadora à II Unidade Regionalde Saúde Pública (II Ursap),na manhã dessa sexta-feira(9), em Mossoró.

Segundo a governadora, oprograma terá as mesmas ca-racterísticas das atividades de-senvolvidas pela Unicef, noque diz respeito ao Selo Uni-cef - Município Aprovado, eos municípios que se destaca-rem na redução da mortalida-de materna e infantil recebe-rão prêmios.

Rosalba Ciarlini não espe-cificou como seriam as ações,mas disse que tudo está em

Governo quer melhorar acompanhamento para diminuir riscos de mortes prematuras

REFORÇO

DESTAQUE

Rio Grande do Norte é o segundo colocado na concorrência para seleçãode projetos voltados àsuperação da miséria

PREPARAÇÃO

Sesap acerta detalhes da Conferência de Saúde

O Rio Grande do Norteconquistou o segundo lugar naconcorrência pública para a se-leção de projetos de desen-volvimento sustentável pro-movida pela Secretaria Na-cional de Economia Solidáriaalcançando a nota de 96 pontos- numa escala de zero a 100 -,superando estados maiores eficando atrás apenas de MinasGerais, que obteve a primeiracolocação, com 98 pontos.

A concorrência estabeleciaa seleção de projetos que per-mitam a execução de ações mu-nicipais integradas de econo-mia solidária como estratégia depromoção do desenvolvimen-to local e territorial sustentáv-el visando a superação da ex-trema pobreza por meio da ger-ação de trabalho e renda em ini-ciativas econômicas solidárias.

A Secretaria de Estado doTrabalho, da Habitação e daAsssistência Social-Sethas foi o

órgão do Governo do Estadoa encaminhar e apresentar oplano de trabalho do RioGrande do Norte à Secretariade Nacional de EconomiaSolidária, vinculada ao Min-istério do Trabalho. Serão des-tinados ao Estado recursos emtorno de R$ 2 milhões para a ex-ecução do plano.

"Estamos trabalhando demaneira articulada com afilosofia do Governo Feder-al. A pontuação obtida peloestado do Rio Grande doNorte na concorrência públi-ca demonstra que o nossoprojeto caminha para essa in-tegração", ressalta o se-cretário Luiz EduardoCarneiro,da Sethas.Ele desta-ca que foi uma seleção técni-ca criteriosa. RecentementeLuiz Eduardo participou dolançamento do edital na Sec-retaria Nacional de EconomiaSolidária, em Brasília.

elaboração. Ela garantiu tam-bém que, além dos municí-pios, as equipes que apresen-tarem melhores resultadostambém serão agraciadas.

Ainda segundo a governa-dora, as ações do programa se-rão desenvolvidas a partir da

inauguração do HospitalMaterno-Infantil em Mossoró.

"Vamos intensificar açõesna área da saúde e, a partir damaternidade de Mossoró,queterá papel importante, o go-verno atuará com maior afin-co nessa questão", disse.

A governadora garantiuainda que o projeto relaciona-do ao Hospital Materno-In-fantil de Mossoró segue os cro-nogramas previstos e que ameta é inaugurar a nova unida-de hospitalar da rede estadualde saúde até o final deste ano.

A Secretaria de Estado daSaúde Pública (Sesap) e o Con-selho Estadual de Saúde do RioGrande do Norte (CES)seguem em preparação para a7ª Conferência Estadual deSaúde, a ser realizada nos dias17, 18 e 19 de outubro,no Cen-tro de Convenções de Natal.São esperados 1.159 delegadosdos 167 municípios do Estado,além de representações do Min-istério da Saúde, Ministério daPrevidência Social, Gover-nadoria do Estado, MinistérioPúblico e Procuradoria-Geral

do Estado, totalizando cercade 1.200 participantes.

O coordenador da Confer-ência e Presidente do CES,Canindé Santos, informou quea Comissão Organizadora re-cebeu, na manhã de ontem (9),contato da Secretaria-Geral daPresidência da República, emBrasília, confirmando partici-pação de representantes naConferência do Rio Grande doNorte.

Ele ressalta que no RN to-dos os 167 municípios re-alizaram Conferências Munic-

ipais, o que garantirá uma rep-resentatividade efetiva duranteo evento. "O propósito de umevento como este é exatamenteconferir,diagnosticar a situaçãoda saúde,por isso uma Confer-ência de Saúde precisa ser res-olutiva, garantir soluções paraos problemas crônicos. Nossoprincipal objetivo é sairmos dasaúde que temos para alcançar-mos a saúde que queremos".

A Conferência Estadual éum espaço destinado a anal-isar os avanços e retrocessosdo Sistema Único de Saúde

(SUS), além de indicar dire-trizes para a formulação depolíticas públicas. Os Re-latórios Finais das Conferên-cias Municipais, Estaduais eNacional (a ser realizada noperíodo de 30 de novembroa 4 de dezembro, em Brasília)irão embasar a elaboração eo aprimoramento dos Planosde Saúde Pública nas três es-feras. As conferências ocor-rem de quatro em quatro anose contam com a participaçãode representantes de diversossegmentos da sociedade.