página 3 o mossoroense davip.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/edicao_05… ·...

18
R$ 1,50 Mossoró - RN, 5 de julho de 2014 - Nº 16.692 SÁBADO O MOSSOROENSE www.omossoroense.com.br Página 3 (Cotidiano) Página 7 Mais de 70% dos agentes de endemias podem ser exonerados DAVI Zagueiro artilheiro volta a marcar e garante Brasil na semifinal da Copa do Mundo. Página 5 (Cotidiano) Cai número de mortes nas estradas federais do RN Página 5 (Cotidiano) Criminosos invadem residência e executam homem Página 3 Poços da Petrobras passam a ser usados para abastecimento Página 3 Principais candidatos deixam registro para a última hora Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6 Eduardo Knapp/Folhapress O SALVADOR

Upload: others

Post on 25-Jul-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Página 3 O MOSSOROENSE DAVIp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_05… · Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6 Eduardo

R$ 1,50Mossoró - RN, 5 de julho de 2014 - Nº 16.692 SÁBADO

O MOSSOROENSEwww.omossoroense.com.br

Página 3 (Cotidiano)

Página 7

Mais de 70% dos

agentes de endemias

podem ser exonerados

DAVIZagueiro artilheiro volta amarcar e garante Brasil na

semifinal da Copa do Mundo.

Página 5 (Cotidiano)

Cai número de

mortes nas estradas

federais do RN

Página 5 (Cotidiano)

Criminosos

invadem residência

e executam homem

Página 3

Poços da Petrobras

passam a ser usados

para abastecimento

Página 3

Principais candidatos

deixam registro

para a última hora

Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6

Eduardo Knapp/Folhapress

O SALVADOR

Page 2: Página 3 O MOSSOROENSE DAVIp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_05… · Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6 Eduardo

Opinião2 www.omossoroense.com.brSábado, 5 de julho de 2014

ingt, é muito bom ser deputado fe-deral. É ótimo ser governador doEstado. É muito complicado ser

prefeito. Você precisa saber como é cha-to ter que aguentar o tal do vereador.Ouvi essa afirmativa do então gover-nador de Minas Gerais, Hélio Garcia,na residência do industrial e ex-deputado estadual Francisco Nóbre-ga, em Natal. Dias depois, contei esseepisódio a um deputado do Ceará quedefendeu os vereadores, admitindo quemuito pior era o cabo eleitoral que pen-sava que tinha votos e não possuía coi-sa nenhuma. O que o governador minei-ro mostrava era que o vereador estavacomeçando a participar diretamente davida política do município, exigindo econquistando mais espaços junto à ad-ministração, fato que talvez tenha de-morado mais a ocorrer nos municípiosnordestinos. Em Mossoró, os últimosprefeitos se renderam a essa realidadedobrando-se às pressões dos edis em tro-ca de aprovações de projetos do Execu-tivo.

Houve tempo em que os prefeitostambém ficavam distantes dos gover-nantes. Na segunda metade dos anoscinquenta, quando Dinarte Mariz go-vernava o Rio Grande do Norte, algunsprefeitos da grande região de Mossoróo procuravam para assuntos político-ad-ministrativos e ouviam do velho líder oconselho costumeiro para que passas-sem por Mossoró e conversassem primei-ro com Vingt Rosado. Depois, com o seuaval, voltassem para continuidade do quefosse necessário. São tempos passadosque muitos não lembram mais. Primei-ro foram as estradas que aproximaramas cidades. Depois vieram as comunica-ções. Hoje, a necessidade de queimar eta-pas nos entendimentos, evitando seratropelados por outras lideranças. Pas-sou a haver nivelamento não pelo cargoocupado, mas pela capacidade de comu-nicação, pelo potencial de liderança. Umsimples cidadão pode trocar mensagemcom o presidente da República por al-guma rede social.

Desde que o deputado federal Hen-rique Eduardo Alves assumiu a presi-dência da Câmara dos Deputados, es-tive em seu gabinete por três ou qua-tro vezes. Em todas elas, pude obser-var, entre os presentes, ministros deEstado, senadores, deputados federais,representantes de governos estrangei-ros, governadores, ministros de Tri-bunais Superiores, jornalistas e, en-tre eles, vereadores. Vereadores do nos-so e de outros estados. Levando reivin-dicações ou simplesmente visitandoaquele que representa o terceiro po-der da República. De outra vez, em jan-tar oferecido por Henrique e Garibal-di a 200 convidados, 150 eram vereado-res. Como não reconhecer maioria tãoexpressiva? Chegam movimentados,conversam, perguntam, fotografam,opinam, fazem questão de mostrar queestão presentes, que chegaram. Os pre-feitos, muitas vezes, é que ficam emsilêncio.

Toda essa introdução é para fazeruma observação final. Quem acompa-nha a movimentação política esta-dual, sobretudo nas redes sociais, ve-rificou que os candidatos a todos oscargos, majoritários e proporcionais,estão se articulando com os vereado-res em seus municípios. As fotogra-fias registram que Robinson ou Hen-rique, Wilma ou Fátima, receberamapoios de A ou B, vereadores em taise quais municípios. Que os candida-tos a deputado foram recebidos pelosvereadores de tais regiões, e assim pordiante. Tudo isso leva a crer que estaserá a eleição do vereador. Pode serexagero, mas o acórdão de vereado-res poderá ser mais forte que o acór-dão de partidos políticos. E acreditem,os vereadores estão conscientes des-se fato, valorizando essa realidade.É melhor contar com quantos verea-dores cada candidato conta cada umdos candidatos a governador e a se-nador. Dependendo dessa soma, fazera previsão de qual será o resultadofinal, no dia 5 de outubro.

[email protected]

VÂNIA DIÓGENESUm leitor amigo veio até a redação

para me reavivar a memória. A repre-sentante da OAB que foi a Brasília pa-ra a audiência pública na Câmara dosDeputados foi a advogada Vânia Dió-genes. Claro, ela foi representando a Or-dem dos Advogados do Brasil. Feito odevido registro.

CHAPLINComemorando agora os 15 anos de

seu estúdio Chaplin, Ricardo Lopes acada dia que passa se afirma como umás da fotografia mossoroense. A cadatrabalho ele se supera e se mostra me-lhor que o anterior. Vem daí a razão doseu sucesso profissional. Parabéns.

ARIANOO Festival de Teatro da Universida-

de do Estado do Rio Grande do Norte(Festuern) neste ano vai ressaltar o au-tor Ariano Suassuna e suas obras, alémda figura humana que é. Muito justa ahomenagem deste ano do Festuern aAriano. Tanto os atores quanto a pla-teia vão ter muito o que aprender.

REFORMAA Reforma Administrativa aprova-

da na Câmara Municipal de Mossoró por14 votos a 7 tem diferentes discrepân-cias. Como, por exemplo, quando da prá-tica dessa reforma o número de cargosem comissão diminui, mas os gastos coma folha vão aumentar. Então...

“SAMULEKAGEM II”Shayne Brennand vai apresentar o

seu show intitulado "Samulekagem II",de muito humor no Teatro Alberto Ma-ranhão, às 20h do dia 19 deste mês, comingressos de inteira custando 40 reaise a meia-entrada 20 reais.

HOSPITAISHenrique Alves disse em Brasília

que, proporcionalmente, o Rio Grandedo Norte é o Estado que possui o maiornúmero de hospitais. Aí ele foi maisadiante e disse que esses hospitais mui-to bem poderiam ser transformados em

policlínicas para atender aos casos demédia complexidade. É uma ideia, ca-so ele chegue lá.

CAERNA população mossoroense já chegou

a uma conclusão muito clara. Caso aCaern conserte todos os vazamentosexistentes na cidade de Mossoró, o pro-blema da falta d'água estará resolvidode imediato. Pelo que se ouve nas reda-ções das rádios e jornais, há vazamen-tos em demasia, o que contribui para afalta do precioso líquido.

COSERNA Cosern anunciou que investirá

neste ano 3 milhões e 200 mil reaisem projetos culturais que totalizam 17nas diferentes regiões do Estado. Es-ses projetos incluem cinema, teatro,artes plásticas, literatura e cultura po-pular.

ORATÓRIONa área do teatro e artes cênicas, foi

escolhido pela Cosern para receber o seupatrocínio o Oratório de Santa Luzia.Na realidade, são os mais diferentes osprojetos culturais pelo Rio Grande doNorte afora, totalizando os pouco maisde 3 milhões de reais.

DAVIDFoi bastante prestigiada a noite de

David Leite quando do lançamento doseu livro "Mossoró e Tibau em versos".Muito bem frequentada e o livro quasese transforma em best seller, tamanhofoi o volume de vendas na noite do Mid-way Mall. Ele fez esse lançamento pe-la Sarau das Letras, editora da qual éum dos diretores.

EDUARDOCandidato a presidente da Repú-

blica, Eduardo Campos faz a avalia-ção da mais recente pesquisa efetua-da pelo Brasil afora a fim de aferir apreferência do eleitorado. Eduardoconsidera que o seu crescimento com2 pontos percentuais foi altamente po-sitivo.

VESTIBULARA Faculdade de Enfermagem Nova Esperança ficará com suas matrículas aber-

tas para o vestibular 2014.2 até o dia 16 de julho. E as provas avaliativas serãoaplicadas a partir da data de 19 de julho. Essa faculdade é reconhecida pelo Minis-tério da Educação e Cultura.

ROTA BATIDAA Fundação Vingt-un desembarcou em Natal com o projeto Rota Batida, desta

feita em parceria com a Petrobras e a Cosern, através da Lei de Incentivo à Cultu-ra Câmara Cascudo. Ela está na sua quarta edição e se transformou no maior con-curso literário do Estado. O evento de ontem se deu no Teatro de Cultura Popular,em anexo à Fundação José Augusto, na rua Jundiaí, 641 - Tirol.

LAETEMeu amigo das peripécias no Colégio Diocesano nos idos de 1950, o médico Lae-

te Rosado está enfrentando uma luta titânica contra o cigarro. Eu só posso dizer aele que persevere que vai vencer. Quando o cigarro se coloca como uma alternati-va a viver, é claro, que é bem melhor a segunda opção.

V

Graco

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: [email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Márcio CostaEditor geral

obre a Fundação Vingt-un Ro-sado, ouçamos a voz de quema conhece tão bem, pois no seu

interior trabalha há muitos anos.Refiro-me a Caio César Muniz. Elediz que a FVR é patrimônio do RioGrande do Norte e não deveria pas-

sar pelo sufoco que passa. Segun-do o entendimento de Caio, ela de-veria ser abraçada por toda a clas-se política de A e de B, mesmo por-que tem esse nome Rosado e nãopertence a nenhum político ou par-tido.

SSFala, Caio César Muniz Acórdão de vereadores

Emery Costalaí[email protected]

Laíre Rosado

Jornal

Page 3: Página 3 O MOSSOROENSE DAVIp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_05… · Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6 Eduardo

Política 3www.omossoroense.com.br Sábado, 5 de julho de 2014

Henrique, Wilma, Robinson e Fátima entregarão documentação hoje no Tribunal Regional Eleitoral

Principais postulantes ao pleito 2014 deixampara a última hora registro de candidaturas

Prazo

Deputado estadual DibsonNasser reassume cargo naAssembleia Legislativa

Mudança

A Câmara Municipalde Mossoró (CMM) apro-vou na sessão extraordi-nária da última quinta-feira, 3, o Projeto de Leinº 1.144, autorizando aPrefeitura a receber, emregime de urgência, doa-ção de parte de um terre-no onde está localizado opoço AP-207, perfuradopela Petrobras, com o ob-jetivo de ampliar o abaste-cimento de água em comu-nidades rurais da cidade.A utilização de poços tam-ponados da Petrobras pa-ra o abastecimento huma-no foi uma reivindicaçãoda deputada federal San-dra Rosado (PSB).

Em abril de 2013, a par-lamentar, juntamente

com outras lideranças po-líticas do Rio Grande doNorte, se reuniu com a pre-sidente da Petrobras, Gra-ça Foster, no Rio de Janei-ro, cobrando explicaçõesreferentes à retração de in-vestimento da empresa noRN. Na ocasião, atenden-do a um pedido da depu-tada federal, Graça Fosterdisponibilizou 100 poçospara o abastecimento hu-mano na região de Mos-soró, equipamentos fecha-dos devido à inexistênciade petróleo.

Com a aprovação doProjeto de Lei nº 1.144, en-caminhado pelo PoderExecutivo municipal, o po-ço AP-207 irá abastecer ascomunidades rurais de

Passagem de Pedras eSussuarana, além do SítioRincão. Durante a apre-ciação da matéria, o verea-dor Genivan Vale (PROS)destacou a reivindicaçãoda deputada Sandra Ro-sado em Brasília.

"Importante lembrarque o nosso mandato quesolicitou a audiência pú-blica com a presidenteGraça Foster, e a utiliza-ção dos poços tamponadospara a ampliação do abas-tecimento foi uma inicia-tiva da deputada Sandra.Votamos favoráveis a es-se projeto, solicitando ain-da que esse abastecimen-to seja estendido à comu-nidade de Piquiri, quetambém sofre com a falta

de água", relatou o verea-dor.

A atuação da deputa-da federal Sandra Rosa-do também garantiu, re-centemente, que a comu-nidade do Jucuri fosseabastecida com água po-tável. Sonho antigo dosmoradores, a instalação dopoço foi viabilizada a par-tir de reivindicações daparlamentar em Brasíliae também de solicitaçõesda deputada estadual La-rissa Rosado (PSB) e do ve-reador Lairinho Rosado(PSB).

Além da construção dopoço, Sandra também con-seguiu, através do seumandato, que o Ministérioda Integração Nacional li-

Após sugestão da deputada Sandra Rosado, poços da Petrobrascomeçam a ser disponibilizados para abastecimento humano

Reivindicação

Chapas que lideram a disputa efetivarão hoje pedido de registro de candidatura

Petrobras cedeu poços após pedido da deputada Sandra Rosado

Deputado Dibson Nasser teve mandato cassado no final de 2013

berasse R$ 2,6 milhões pa-ra execução do sistemaadutor do poço aberto pe-lo Departamento Nacio-

nal de Obras contra a Se-ca (Dnocs), beneficiandoassim mais 10 comunida-des rurais.

O deputado DibsonNasser (PSDB) reassu-miu, na manhã de ontem,4, a sua vaga na Assem-bleia Legislativa, apósconseguir liminar no Tri-bunal Superior Eleitoral(TSE). A posse estavaprevista para ocorrer naquinta-feira, mas a sole-nidade não foi realizadaporque a Assembleia nãoenviou decreto de vacân-cia do cargo a tempo de serpublicado na edição daquinta-feira do DiárioOficial do Estado (DOE).

Com a decisão do TSE,deixa a Assembleia o su-

plente José Adécio(DEM), que estava nafunção há mais de umano, quando o mandatode Dibson Nasser foi cas-sado pela Justiça Eleito-ral, sob acusação de abu-so do poder político.

O TSE, entretanto,desqualificou a principalacusação que recai sobreDibson, o fato de ter re-cebido doações para cam-panha de funcionários daCâmara Municipal deNatal, quando o seu pai,o ex-vereador DicksonNasser, era presidente daCasa.

MARICELIO ALMEIDAEditor interino de Política

Os principais postu-lantes ao governo e Sena-do no Rio Grande doNorte, Henrique Alves(PMDB), Wilma de Faria(PSB), Robinson Faria(PSD) e Fátima Bezerra(PT), deixaram para ho-je, 5, a entrega documen-tação referente ao pedidode registro de candidatu-ra para as eleições 2014,no Tribunal RegionalEleitoral (TRE-RN).

O órgão funcionará emregime de plantão, das 8hàs 19h, neste último diapara os partidos políticose coligações efetuarem oregistro de seus can-

didatos. Robinson e Fáti-ma entregarão pessoal-mente a documentação nasede do TRE até as 12h,conforme informou a as-sessoria de comunicaçãodos postulantes.

"Toda a documentaçãoda coligação 'LideradosPelo Povo' está sendo re-unida pelo PSD, que efe-tuará o registro de todosos candidatos entre as 11he 12h deste sábado",destacou a assessoria.

Já Henrique Alves eWilma de Faria não con-firmaram o horário do re-gistro. Em contato com aequipe de reportagem dojornal O Mossoroense, oassessor de imprensa dopresidente da Câmara dos

Deputados, Viktor Vidal,justificou que devido aogrande número de parti-dos que integram a coliga-ção "Unidos Pela Mudan-ça", o volume de documen-tação a ser entregue tam-bém é extenso, o que invia-bilizou a efetivação do re-gistro anteriormente.

O PSTU foi o primeiropartido a registrar as can-didaturas no Tribunal Re-gional Eleitoral, na últi-ma quinta-feira, 3. A cha-pa majoritária do parti-do é composta por Simo-ne Dutra na disputa o go-verno, tendo como vice aprofessora Socorro Ribei-ro, de São Gonçalo doAmarante. Para o Sena-do, o nome registrado foi

o da professora Ana Célia,de Ceará-Mirim.

Também na tarde daquinta-feira, 3, foi a vez deAraken Farias, que con-correrá ao governo peloPSL, tendo como vice o ex-vereador Paulo Roberto,também do PSL, registraro seu pedido de candida-tura. O partido tambémterá como candidato aoSenado o professor Rober-to Ronconi.

Já o candidato ao go-verno pelo Psol, RobérioPaulino, oficializará hoje,às 8h, o seu pedido de re-gistro no TRE-RN ao la-do de seu vice, RonaldoGarcia, e Lailson Almei-da como candidato a umavaga no Senado.

Page 4: Página 3 O MOSSOROENSE DAVIp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_05… · Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6 Eduardo

Política4 www.omossoroense.com.brSábado, 5 de julho de 2014

Sindicato se pronunciou somente após aprovação do Projeto de Lei

Posicionamento

Decisão

Sindiserpum é contra reformaadministrativa aprovada pelaCâmara Municipal de Mossoró

O Sindicato dos Servi-dores Públicos Munici-pais de Mossoró (Sindi-serpum) emitiu pronun-ciamento a respeito doprojeto de reforma admi-nistrativa aprovado namanhã da última quin-ta-feira, 3, pela Câmarade Vereadores.

Através de nota en-viada à imprensa, o Sin-dicato diz que é extre-mamente contra qual-quer aumento de salárioa servidores que ocu-pam cargos comissiona-dos e/ou de confiança noserviço público do muni-cípio.

"Somos contra por en-tender que o momentonão é apropriado para taldecisão, uma vez que se-gue em discussão entreservidores e executivo oreajuste de várias cate-gorias de servidores pú-blicos efetivos, além deser fato contra o ingres-so e a ocupação de cargosno serviço público quenão seja através de con-curso público".

A diretoria do Sindi-serpum afirma aindaque se sente surpresacom a aprovação da re-forma, quando dadosapontam a oneração demais de R$ 400 mil aos

TRE determina nova eleição suplementarpara o município de Francisco Dantas

Na tarde da últimaquinta-feira, 3, o Tribu-nal Regional Eleitoral doRio Grande do Norte(TRE-RN), por unanimi-dade, manteve a senten-ça proferida pelo juiz da40ª Zona Eleitoral, Rival-do Pereira, que indeferiuos requerimentos de re-gistro de candidatura deMaria Aparecida deAraújo e AnaximandroLopes Nunes, eleitos res-pectivamente prefeita evice-prefeito de Francis-co Dantas no dia 4 demaio, em função de reco-nhecimento de nulidadeda convenção que esco-lheu seus nomes para adisputa no pleito suple-mentar.

A Corte, a partir de vo-to de relatoria do juizEduardo Guimarães, aco-

lheu preliminares de de-sentranhamento dos no-vos documentos trazidospor ocasião do manejo dorecurso pela Coligação"Unidos para avançar",de impossibilidade jurídi-ca e ausência de interes-se de agir do partido DEMpara manejar recursocontra a sentença de pri-meiro grau.

Por outro lado, foi rejei-tada a preliminar, susci-tada por Maria Aparecidade Araújo e AnaximandroLopes Nunes, de desen-tranhamento de docu-mentos supostamente si-gilosos; bem como a preli-minar de não conhecimen-to do recurso manejado pe-los eleitos, esta últimasuscitada pela Procurado-ria Regional Eleitoral.

Uma vez que a candi-

[email protected]

Barreto

JornalistasA Prefeitura Municipal de Mossoró está cheia de jor-

nalistas. O órgão possui 12 profissionais da comunica-ção que terão como meta manter a imagem que o pre-feito Francisco José Jr. tem com a sociedade e informara população sobre o trabalho realizado.

NatalA revista Forbes, conhecida por apresentar a vida

de artistas e grandes milionários, destacou em sua úl-tima edição Natal como uma ótima cidade para inves-timentos. Para a publicação, a Copa do Mundo deu umavisibilidade ímpar à cidade.

Militância estranhaSindiserpum emitiu nota oficial em que criti-ca a reforma administrativa que será realiza-

da pelo prefeito Francisco José Jr. Até aí tudo nor-mal, até porque a reforma prevê aumento do nú-mero de cargos comissionados e da folha de paga-mento, e ao mesmo tempo dá ao prefeito o poder deextinguir o Abatedouro Frigorífico e Industrial deMossoró (Afim). O problema é que a nota só apare-ce depois que a reforma já foi aprovada e sem gran-des protestos na rua, como os que aconteceram quan-do Fafá Rosado propôs reforma parecida. Parece queo fechamento do Afim e das outras pautas se tornamenos importante diante do constrangimento de sermilitante e base aliada ao mesmo tempo.

DiscretaA postulante à Secre-

taria de Cultura, IsoldaDantas, mostra que teráperfil diferente do atualsecretário Gustavo Rosa-do. A petista é bem maisdiscreta do que o agitadorcultural, e não é reconhe-cida como figura políticapor grande parte dos mos-soroenses.

Discreta 2Isolda vem de uma

origem política arraiga-da nos movimentos so-ciais de esquerda, em es-pecial o feminismo, e se-rá bem difícil ver a novacomandante da pastatransitando pelas redessociais, em "selfies" comadmiradores e tietes deseu trabalho.

ÔnibusEntraram em circula-

ção mais seis ônibus emMossoró. A notícia até po-deria ser animadora, mascom apenas ônibus, a ci-dade precisaria de bemmais transportes paraque pudesse sanar de umavez por todas o déficit gi-gantesco do transportepúblico.

MobilidadeCom a reforma admi-

nistrativa, foi criada a Se-cretaria de MobilidadeUrbana. Tal criação ani-ma os movimentos sociaise populares, que anseiampela implementação doPlano de Mobilidade Ur-bana da Cidade, aprova-do em 2011 e que até ho-je não foi implementado

O

ComeçouA partir de amanhã os candidatos podem dar

início à propaganda. A data está no CalendárioEleitoral e permite a propaganda após o prazopara que os partidos solicitem o registro dos seuscandidatos à Justiça Eleitoral.

Calçadas - A Prefei-tura de Mossoró declarounão ter recursos para pa-dronizar as calçadas dacidade. O vereador Geni-van Vale lembrou que emNatal o poder público con-seguiu junto ao poder pú-blico verba para as refor-mas, e que em Mossorótal medida poderia serusada, visto que o custoda obra seria de R$ 10 mi-lhões.

cofres do município a se-rem gastos com o reajus-te salarial de cargos co-missionados não efeti-vos, em um momento emque o Executivo negacondições de reajuste sa-larial ao servidor públi-co efetivo alegando impe-dimento da Lei de Res-

ponsabilidade Fiscal,afirmando ainda que emnenhum momento foiconsultado ou convida-do a discutir a reformacom o governo municipal.

"Para o sindicato, éimportante que os servi-dores permaneçam uni-dos para fortaleceram a

luta e o movimento emum momento tão impor-tante em que se observao distanciamento e a fal-ta de interesse do Exe-cutivo municipal ematender as reivindica-ções dos servidores públi-cos municipais de Mosso-ró", conclui a nota.

Sindicato diz que não foi convidado para discutir reforma

Candidatos eleitos tiveram registro de candidatura indeferido

Interino - Cláudio Palheta

data obteve mais de 50%dos votos válidos, foi de-terminada a realizaçãode novas eleições em

Francisco Dantas, apósa confirmação desta de-cisão pelo Tribunal Su-perior Eleitoral.

Page 5: Página 3 O MOSSOROENSE DAVIp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_05… · Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6 Eduardo

Opinião 5www.omossoroense.com.br Sábado, 5 de julho de 2014

Notas da Redaçã[email protected]

o final de 2012, a decisão doSupremo Tribunal Federalsobre a Ação Penal 470, com

a condenação da maioria dos denun-ciados no escândalo conhecido comomensalão, trouxe um alento para osmilhões de cidadãos responsáveisque aspiram viver numa nação sobo império da lei, e não num reino daimpunidade. A sociedade saudou omomento histórico como um novo ca-pítulo na consolidação do Estado deDireito no País, iniciada com o fim doregime de exceção que perdurou du-rante 21 anos. Logo em seguida, co-mo ocorre em qualquer processo demudança de comportamento social,surgiram polêmicas, dividindo opi-niões sobre a “justiça” ou a “injusti-ça” das sentenças e sobre a própriapostura do STF. Entre os argumen-tos contrários, pipocaram opiniõescomo “outros fizeram o mesmo e nãoforam punidos”, “o caso tem um viéspolítico” e que tais. A favor, as ma-nifestações da sociedade em apoio aoministro Joaquim Barbosa, presi-dente do STF e relator do processo.

No meio da polêmica, se não pas-sou despercebido, pelo menos ficouem segundo plano outro efeito daAção Penal 470: mais uma vez se evi-denciou a urgente necessidade da re-forma modernizante do arcabouço ju-rídico da nação. Para isso, não bas-ta uma – digamos – limpeza das es-truturas e dispositivos obsoletos queretardam os julgamentos. Será ne-cessário também empreender umaação que atenue o ímpeto legiferan-te, que resulta em muitos projetosque, aprovados, ampliam a já con-fusa teia de leis, um bom número dasquais condenadas ao lamentável fos-so das “leis que não pegam” e, por-tanto, jamais serão cumpridas. Se-ja por serem inviáveis, seja por nãoencontrarem o respaldo da socieda-de ou, ainda, seja por oferecerem es-capes bem aproveitados pela defesade réus que podem pagar competen-tes advogados.

Quando surgiram as primeirasdenúncias do escândalo que viria aser conhecido como mensalão, boaparte dos brasileiros manifestou des-crença quanto ao desfecho do caso –em linguagem popular, poucos du-vidavam que o caso terminaria empizza, como tantos outros. Mas a aná-lise do caso serviu para mandar pa-ra a lata do lixo (onde esperamosque permaneçam) conceitos que, detão aéticos, contribuem para dene-

grir a imagem do Brasil no cenáriointernacional e enfraquecer valoresda cidadania, sem os quais não há de-senvolvimento sustentável nemconstrução da paz e igualdade social.Exemplar foi a manifestação da mi-nistra Carmen Lúcia que, contun-dente, proferiu a mais clara conde-nação da conhecida (e tolerada) prá-tica da caixa dois como um crime gra-ve, que agride a sociedade brasilei-ra.

Ao longo dos quase seis meses dojulgamento da Ação Penal 470 –acompanhado com interesse pela TV,pela internet e pela imprensa na-cional e internacional –, o STF ado-tou elogiável transparência, dandouma dimensão até didática sobre al-guns dos mais valiosos fundamentosdo Estado de Direito, entre os quaismerecem destaque: a igualdade detodos perante a lei; a garantia de am-pla defesa aos acusados; a valoriza-ção da ética e da honestidade na con-

dução da coisa pública; a punição aosdesvios do dinheiro público; a inde-pendência do Judiciário, esta depen-dente dos saberes e da coragem dosmagistrados na aplicação das leis.

Em artigo anterior publicado noEstadão, propus a seguinte reflexão:“pode existir desenvolvimento eco-nômico, social e político de uma na-ção, sem obediência aos princípioséticos? Em outras palavras, é possí-vel o desenvolvimento a qualquercusto? Apesar da disseminação dacrença em contrário, a história mos-tra que a resposta é negativa, pois,entendido em seu sentido maisabrangente, o desenvolvimento é im-possível sem que dele participem ci-dadãos honestos, probos e compro-

metidos com os princípios éticos e mo-rais, gerando um benéfico efeito cas-cata que, acredito, constitui, se nãoo único, pelo menos o mais promis-sor caminho para corrigir as gravesinjustiças e atenuar as perigosas ten-sões entre as nações, que marcam es-te início de século 21”. Acrescenta-ria agora um adendo: também paraatenuar a tensão social, provocadapela escalada da violência que acom-panha as grandes manifestações que,há um ano, vêm ocupando as ruas.Entre elas, já começam a ficar cla-ros para a população os protestosabusivos e politiqueiros, que perdemressonância na opinião pública.

Espero, como milhões de brasi-leiros, que o histórico julgamento daAção Penal 470 gerará um benéfi-co efeito cascata contra a corrup-ção e contribuirá para sustentar anova engenharia social, preconiza-da pelo desembargador Newton deLucca, presidente do Tribunal Re-gional Federal da 3ª Região, em seulivro Da ética geral à ética empre-sarial. Na obra, ele lista um con-junto de fatores que põem em xe-que valores sociais e morais compar-tilhados e consensuais até recente-mente. Entre eles, aparecem: 1) oforte declínio da credibilidade pú-blica de instituições como o Parla-mento, a polícia, o governo, a Igre-ja, a escola e o Judiciário; 2) a cor-rosão da autoridade dos mais velhos,dos políticos, das autoridades públi-cas, dos religiosos, dos professores;3) o abalo sísmico representado pe-lo desemprego; 4) a aguda falta deoportunidades para os jovens, os ido-sos, as pessoas com deficiência, osanalfabetos e os discriminados detoda sorte.

A correta e desideologizada atua-ção do STF no caso do mensalão tam-bém resultará, caso se confirme o em-penho dos magistrados em mantera decisão original, num valioso res-gate da confiança da sociedade no Ju-diciário, outro fundamento do Esta-do de Direito. Aliás, o mesmo refor-ço de credibilidade beneficiará ou-tras instâncias do poder público, des-de que seus integrantes se curvemdiante da força da lei e não aceitemna administração pública interessesmenores e outros abusos, seja em no-me do pernicioso “jeitinho nacional”,seja em nome de um desvirtuado pro-jeto de poder ou de uma distorcidafidelidade a ideologias de qualquermatiz.

N

O STF e o Estado de DireitoRuy Martins Altenfelder Silva é presidente da Academia Paulista de Letras Jurídicas e do Conselho Superior de Estudos Avançados (Consea) da Fiesp

RESUMO DAS NOVELAS Sábado (5/7)

No meio da polêmica, se nãopassou despercebido, pelomenos ficou em segundo

plano outro efeito da Ação Penal 470: mais uma vez se evidenciou a urgente necessidade da reforma

modernizante do arcabouço jurídico da nação.

MAIS UMA -A determi-nação de mais uma elei-ção suplementar emFrancisco Dantas foidestaque, ontem, no no-ticiário do portal do Tri-bunal Regional Eleito-ral (TRE).

MUDANÇAS -A revisãoda Constituição do RioGrande do Norte foiaprovada na Assem-bleia Legislativa doRN. No total, foram 42artigos que sofrerammudanças para que seadequassem à CartaMagna Federal.

PROUNI -O MEC divul-gou o resultado da segun-da chamada do Progra-ma Universidade paraTodos (ProUni). Os pré-selecionados têm até odia 11 deste mês paracomprovar as informa-ções prestadas na horada inscrição.

PLANTÃODe hoje (5) ao dia 18 de agosto, o protocolo judi-

ciário e administrativo do Tribunal Superior Elei-toral (TSE) funcionará também nos finais de sema-na e feriados, das 12h às 19h.

ATENDIMENTOA Fiern iniciou atendimento jurídico on-line às in-

dústrias instaladas no Estado. Inicialmente, será da-da orientação jurídica on-line nas áreas de Direitodo Trabalho, Direito Empresarial, Direito Admi-nistrativo e Direito Previdenciário.

PROVEITO Nem terminou a Copa, e a presidenta Dilma Rous-

seff já tenta faturar politicamente: "O sucesso der-rotou os pessimistas e o complexo de vira-lata", dis-se ontem.

METEOROLOGIA- Segun-do a Empresa de Pesqui-sa Agropecuária do RioGrande do Norte (Em-parn), a previsão do tem-po para o interior, hoje,é de céu parcialmentenublado a claro.

Ferdinando garante a Gina que a ama,mas fica arrasado quando a filha de Pe-dro diz que não quer mais vê-lo. Rosinhaagrada Jandira, a pedido de Epaminon-das. Pedro discute com Dona Tê ao perce-ber que ela incentiva Gina a se aproxi-mar de Viramundo. Pedro conta a Ginaque Giácomo expulsou Viramundo de suacasa porque o flagrou beijando sua filha.Renato pede permissão a Giácomo paracortejar Milita.

Meu Pedacinho de ChãoClara e Marina fazem planos para a

comemoração de sua união. Felipe co-menta com Nando sobre sua desconfiançade que Laerte sofra da mesma doença deSelma. Chica e Ricardo conversam sobrea possibilidade de irem morar nos Esta-dos Unidos. Juliana tenta ser paciente comJairo para não perder Bia. Laerte semostra envaidecido com a admiração queLivia sente por ele. André tenta se declararpara Bárbara. Cadu deixa Clara descon-fortável ao dizer que gostaria que a guar-da de Ivan fosse compartilhada.

Em Família

Jonas finge gostar da presença da família.Bóris decide divulgar o vídeo que usou con-tra Ernesto. Lara desiste de viajar com Shin.Barata comunica a Verônica que colocou Vi-cente como seu herdeiro. Gláucia tem umacrise alérgica ao saber do cardápio do jan-tar. Dorothy flagra Marisa flertando com Bri-an. A matéria de Verônica é escolhida comoa melhor publicação da internet. Pamela ex-ige que o marido justifique a escolha da doaçãodas ações da empresa.

Geração Brasil

Page 6: Página 3 O MOSSOROENSE DAVIp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_05… · Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6 Eduardo

Num jo-go abaixoda expecta-tiva geradapela quali-dade dos ti-mes e peloh is tór i co

do confronto, a Alemanhavenceu a França por 1 a 0no começo da tarde de on-ten, no Maracanã, e se clas-sificou à semifinal.

O zagueiro Hummels, quedesfalcara a Alemanha nasoitavas, com gripe e febre,marcou de cabeça o único gole foi o destaque da partida,junto com o goleiro Neuer.

A vitória amplia a van-tagem alemã sobre os fran-ceses em Copas: agora sãoduas vitórias e um triunfonos pênaltis após empatepor 3 a 3 -num épico jogo pe-la semifinal de 1982- con-tra uma vitória dos Bleus.

Os dois times parece-ram sentir o calor. Inicia-da às 13h, a partida foi dis-putada sob um sol forte (otermômetro marcava 26graus quando a bola rolou).

O Maracanã recebeu

74.240 torcedores, aparen-temente mais alemães quefranceses, mas havia mes-mo predominância de ca-misas amarelas na arqui-bancada.

ALEMANHA MUDADAA Alemanha foi a cam-

po com um time bem dife-rente do que jogara até en-tão na Copa. Além de cederà pressão da mídia e esca-lar Lahm na lateral direi-ta, o técnico Joachim Löwpôs pela primeira vez Klo-se, único centroavante na-to do elenco, como titular.

Boateng, que vinhaatuando na direita, foi pa-ra o miolo da zaga -deixan-do Mertesacker no banco,e Khedira entrou como vo-lante ao lado de Schweins-teiger.

Se por um lado Lahmtrouxe mais uma opção ofen-siva pela direita, do meio pa-ra a frente a Alemanha foium time mais pragmático,característica evidenciadapelo futebol tecnicamentemais vistoso da França.

E a direita da defesa ale-mã, a esquerda do ataquefrancês, foi a melhor opçãoofensiva dos Bleus, com obaixinho Valbuena (1,66m) e o lateral Evra.

Os alemães começaramcom maior volume de jogo,mas a primeira chance foifrancesa, aos 7min, quan-do Valbuena fez boa joga-da pela esquerda e passoua Benzema, que chutou àdireita de Neuer.

O gol saiu aos 12min:Kross cobrou falta da es-querda na cabeça de Hum-mels, que, mal marcado porVarane, nem precisou pu-lar para mandar às redes.

Foi o segundo gol do za-gueiro, que, também de ca-beça, marcara na estreiacontra Portugal.

Depois de sofre o gol, aFrança melhorou na parti-da e teve três chances se-guidas, com Valbuena eBenzema (duas).

Ao final do primeirotempo, a Alemanha deti-nha um pouco mais a bola(55% de posse, contra 45dos franceses), mas os

Em jogo abaixo da expectativa,Alemanha vence França e vai à semifinal

Copa 2014 Argentina

Alemanha foi a campo com um time diferente do que jogara até então na Copa

Sabella testaDemichelis nazaga e nãodescarta mudara equipe

Polêmica

Filho de vice da Fifa admite ter vendido ingressos para amigoRAFAEL REIS

RIO DE JANEIRO,RJ - O filho mais velho dopresidente da AFA (Asso-ciação de Futebol da Ar-gentina) e vice da Fifa, Ju-lio Grondona, admitiu terrevendido ingressos da Co-pa do Mundo.

Uma entrada com o no-me de Humberto MarioGrondona, que também étécnico da seleção argen-tina sub-20, está entre osmais de cem bilhetesapreendidos na "OperaçãoJules Rimet".

Na terça-feira (1º), a po-lícia do Rio prendeu 11 pes-soas envolvidas com um es-quema de cambismo de en-

tradas do Mundial que lu-crou, pelo menos, R$ 1 mi-lhão por jogo.

"Sou instrutor da Fifa etenho quatro entradas pa-ra o primeiro jogo, quatropara o segundo, quatro pa-ra o terceiro, quatro paraas oitavas, quatro para asquartas, duas para as se-mifinais e duas para a finale comprei todas por mais deUS$ 9 mil", disse o filho dodirigente, em entrevista àrede de TV TycSports.

"Tenho um amigo, queé muito conhecido na Ar-gentina, que queria vir evendi a ele alguns ingres-sos. Ele, por sua vez, deuingressos a outro amigo.Agora, o que fizeram com

as entradas, eu não sei",adicionou.

O filho de Grondona dis-se ter "atuado de boa-fé" enegou participação no es-quema de desvio de ingres-sos para cambistas, mas serecusou a dar o nome doamigo que recebeu seus in-gressos.

Após uma reunião coma polícia em que teve aces-so às entradas apreendi-das, a Fifa prometeu ras-trear a origem dos ingres-sos que faziam parte do es-quema.

De acordo com as inves-tigações, a quadrilha co-mercializou ingressos pa-ra todos os jogos do Mun-dial até as oitavas de final.

Entre os envolvidos es-tá o franco-argelino Moha-madou Lamine Fofana. Pa-ra o delegado, ele seria ocontato com a Fifa para aobtenção de ingressos. Se-gundo o promotor MarcosKac, o envolvido da entida-de no escândalo é um"graúdo".

"A Fifa gostaria de con-firmar que MohamadouLamine Fofana nunca foicredenciado para a Copa doMundo da Fifa e não teveacesso a nenhum carro ofi-cial da Copa do Mundo daFifa", adicionou o diretorde marketing.

As investigações sobre oesquema começaram hátrês meses. São 50 mil re-

gistros de gravação. A Po-lícia Civil ouviu até o mo-mento 25 mil, o que indicaaos policiais que outraspessoas ainda podem sur-gir no esquema.

OUTRO LADOProcurada pela reporta-

gem, a AFA disse desco-nhecer qualquer esquemade desvio de ingressos daCopa.

"Essa instituição rece-beu da Fifa apenas as en-tradas de protocolo paraserem utilizadas pelos fa-miliares dos jogadores,ex-jogadores e dirigentes.E esses tíquetes foram en-tregues a seus destinatá-rios."

Em Salvador

Melhor ataque da Copa enfrenta zebra na Fonte NovaSÃO PAULO, SP

O duelo entre Holandae Costa Rica, neste sábado,em Salvador, colocará fren-te a frente o melhor ata-que da competição e amaior surpresa da Copa doMundo. Com 12 gols emquatro jogos, os holandesesenfrentarão uma Costa Ri-ca embalada com sua me-lhor campanha em Copas eresultados surpreenden-tes. Válido pelas quartas definal, o confronto definiráo adversário de Argentinax Bélgica nas semifinais.

A partida será às 17h.De volta à Fonte Nova,

onde goleou a Espanha por5 a 1 na estreia, a LaranjaMecânica espera recupe-rar o futebol empolgante daprimeira fase. Nas oitavasde final o time sofreu paravencer o México. Os gols davirada (2 a 1) saíram ape-nas aos 44min e aos 47mindo segundo tempo.

Durante a partida, o vo-lante De Jong sofreu umestiramento na virilha di-reita e está fora da Copa.Para a partida contra aCosta Rica, o técnico Louis

Van Gaal faz mistério so-bre a escalação. Apesar dofavoritismo holandês, o ti-me europeu prega respei-to ao rival.

"Precisamos manter aconcentração, porque aCosta Rica tem uma equi-pe muito boa, e já mostrouisso em seu grupo, que eramuito difícil, com Itália, In-glaterra e Uruguai. Elesvêm impressionando e nósvamos ter que nos prepa-rar muito bem se queremosganhar", afirmou o atacan-te Robben.

Líder do grupo da mor-

te, a Costa Rica foi para oduelo com a Grécia nas oi-tavas pela primeira vez co-mo "favorita" em uma par-tida na Copa. O time, po-rém, não fez jus ao "status"e esteve muito perto de daradeus ao Mundial.

Com um jogador a me-nos durante boa parte dosegundo tempo, os "Ticos"cederam o empate no finale suaram para segurar osgregos na prorrogação. Avaga foi decidida nos pênal-tis, quando brilhou a estre-la do goleiro Navas, que jáhavia feito grande partida.

"O jogo de sábado é co-mo uma final para nós,mas não queremos pararpor aí. Preciso ser since-ro: há grande possibilida-de de derrotá-los", afir-mou, confiante, o meiaBryan Ruiz em entrevis-ta coletiva.

Para a partida contra aHolanda, haverá mudançana zaga. Acosta será o ti-tular no lugar de Duarte,expulso no jogo contra aGrécia. Com dores no om-bro durante a semana, o go-leiro Navas tem boa recu-peração e não preocupa.

BRASÍLIA, DF

O técnico da Argentina,Alejandro Sabella, en-saiou uma mudança na de-fesa no último treino antesde enfrentar a Bélgica, ho-je, em Brasília. Testou De-michelis na vaga de Fede-rico Fernández no miolo dazaga. Na conferência deimprensa que concedeu,minutos antes da ativida-de, o treinador não quis re-velar a escalação para apartida das quartas de fi-nal da Copa do Mundo.

"A equipe não está con-firmada. Não falei com osjogadores, mas tenho umaescalação na cabeça. Pou-co treinamos após o últimojogo [contra o Chile]. Te-nho de falar com os rapa-zes primeiro", explicou Sa-bella, adiantando que vaimanter o esquema 4-3-3.

O técnico tem preocupa-ções na retaguarda para apartida. Outra troca pos-sível seria a entrada de Lu-cas Biglia na vaga de Fer-nando Gago para reforçara marcação e melhorar asaída de bola. Mas no trei-no de ontem, ele manteveo volante do Boca Juniorsna equipe, assim como La-vezzi no ataque.

"A equipe é um todo eàs vezes encontra dificul-dades porque os adversá-rios saem rápido no contra-ataque e em espaços am-plos é difícil jogar. Temosmuita confiança nele", seesquivou Sabella, se refe-rindo a Fernández.

Se a mudança se con-firmar, Demichelis seráparceiro de Garay no mio-lo da defesa. Uma mudan-ça e tanto para o zagueiroque passou quase três anossem ser chamado por Sa-bella e foi incluído na pré-lista dos 30 convocados emcima da hora.

A única alteração certa,por enquanto, é que JoséMaria Basanta vai entrarna lateral esquerda. O ti-tular Marcos Rojo está sus-penso.

Em um mundo ideal,Sabella teria no meio-cam-po alguém especialista emchegar ao ataque e ajudarna marcação ao lateral ad-versário. Ele quer que La-vezzi desempenhe essafunção, mesmo que não se-ja a favorita do atacante.

"Precisamos ver se te-mos o jogador certo [noelenco]. Se a Argentinaproduz o jogador certo [pa-ra a função]", disse, dei-xando subentendido nãoter ninguém para ocupareste espaço.

Jogadores da Alemanha comemoram vitória

Esporte6 www.omossoroense.com.brSábado, 5 de julho de 2014

Bleus ameaçavam mais,com cinco chutes no gol,contra dois dos alemães.

KLOSE NULOE a França começou o

segundo tempo tambémameaçando mais. Finaliza-va, entretanto, sempre comdebilidade.

Aos 24min, Ronaldo de-ve ter respirado aliviado,quando Klose - a um gol deultrapassar o brasileiro co-mo o maior artilheiro dasCopas, mas que fazia umapartida sofrível - foi subs-tituído por Schürrle.

O ritmo de jogo dimi-nuiu, com os times de-monstrando cansaço. A

melhor chance francesa foicom Benzema, aos 30min- na pequena área, ele dri-blou Lahm e chutou, masHummels iinterceptou.

Aos 37min, Schürrle, to-talmente livre, só com Llo-ris pela frente, chutou em ci-ma do goleiro - o atacantedesperdiçaria outra chancecinco minutos depois, fina-lizando em cima da zaga.

Nos acréscimos, Neuersalvou a Alemanha ao es-palmar chute forte de Ben-zema.

FABIO VICTOR E FABIANO MAISONNAVE, ENVIADOS ESPECIAISRIO DE JANEIRO, RJ -

Ide Gomes/Frame/Folhapress

Page 7: Página 3 O MOSSOROENSE DAVIp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_05… · Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6 Eduardo

Em um canal de TV tinha uma tal de especialista nãosei de que analisando as vaias. E, quando perguntado so-bre as vaias a presidente Dilma, no estádio de futebol, aentrevistada respondeu que não pode, pois vaiar autori-dade é vaiar o país. Vai se..., quase digo uma palavrão, avaia é contra os desmandos, desgoverno e os mensalõesda vida. O país, que é o próprio povo, é a vítima. Tem quevaiar mesmo é uma forma de protesto.

Com gols de zagueiros, Brasilvence a Colômbia e vai à semifinal

Decisão

Avaliação

SÉRGIO OLIVEIRA

Tem Copa e é sucesso, na qualidade dos jogos e naparticipação do público, entre outros fatores. Mas,será que o legado do evento, tão propagado, seria essedo desabamento de um viaduto em Minas Gerais? Nopaís em que bandidos políticos recebem o privilégiode sair da cadeia para trabalhar pouco depois de suacondenação, abre espaço para gastos sem fiscalizaçãorígida do dinheiro público. Essa é a impressão que fi-ca diante do desabamento do viaduto em Belo Hori-zonte (MG) construído recentemente como obra es-truturante de mobilidade urbana para o período daCopa do Mundo. Ou a partir dele. Não durou sequero período do evento e, já desabou provocando morte,vítimas gravemente feridas e prejuízo aos cofres públi-cos. Seria esse o propagado legado da Copa? O espaçopoderia ser usado para falar da partida de ontem,mas não podemos deixar algo tão grave.

Entre os legados da Copa, infelizmente, existemos fatos negativos como o desabamento do viaduto eagora, essa máfia dos ingressos descoberta em um ho-tel de luxo no Rio de Janeiro. Seria um mero crimede cambistas se não houvesse denúncias de envolvi-mento de funcionários da Fifa e, pior, alguns famosos.

A mídia que começou mostrando jogadores, ex-jo-gadores e treinadores, até de seleção, envolvidos como chefe da máfia dos ingressos, tem abafado um pouco,mas já expôs a situação. Fico a imaginar aquilo quenão chega ao público, a farra que fizeram com esse eoutros mundiais. É muito dinheiro em jogo, para ojogo sujo dos meliantes.

ESQUEMAÉ difícil discutir esquema tático com aquela pessoa

que fala de futebol movido pela paixão. Isso posto, continuoa discordar daqueles que colocam Fred como pior da se-leção. Discordo por considerá-lo, na maioria dos jogos, ví-tima do esquema tático que não fazia a bola chegar comqualidade ao ataque. É difícil, a base de chutões, jogar decosta para os zagueiros e o gol, levar vantagem em todo oslances. O ataque funciona bem quando o time tem um meiocampo de qualidade.

CRIADA a Secretaria de Esporte em Mossoró. Mas, tem re-cursos? Amanhã eu digo.

JOGADORES da seleção da Alemanha, Bastian Schweinsteiger e LukasPodolski posaram com camisa do Flamengo.

FELIPÃO voltou ao normal. Mandou os "ciumentos" ao inferno.A Fifa precisa ser investigada sobre desvio de ingressos.

DESAFIOHoje a seleção da Argenti-

na tem um grande desafio pe-la frente. Depois do osso quefoi a Suíça, vai enfrentar a se-leção que vinha como candi-data a surpresa da Copa e nãodecepcionou, a Bélgica. Claro,no individual a Argentina temmais talento, porém a Copa noBrasil já provou que só issonão vale muito.

DISCORDANDOO treinador Felipão, da se-

leção brasileira, discorda da-queles que colocam a questãoemocional como fator que tematrapalhado o Brasil. Mesmoassim, chamou a psicóloga pa-ra conversar com o grupo. So-bre essa decisão, garantiu otécnico, já estava no planeja-mento. Será?

BATENDONa Fórmula 1 a situação se-

gue a mesma para o piloto Fe-lipe Massa. Quando não é ul-trapassado, o carro quebra ouele bate. Foi assim no primeirotreino para o GP do final de se-mana. Aquela expectativa debons resultados na nova equi-pe, cada diz fica mais distante.

VAIAS

Seleção brasileira encontra dificuldades mas despacha rival com boa atuação de David Luis

Pesquisa com imprensaestrangeira aponta Copano Brasil como a melhor

Neymar fraturavértebra e está fora

A Copa do Mundo do Bra-sil é a melhor já vista pelamaioria dos profissionais deimprensa estrangeiros. Osjornalistas foram ouvidos naprimeira fase do mundialem pesquisa pelo UOL Es-porte.

COPA2014Dos 117 profissionais que

responderam ao levanta-mento, 38,5% consideram omundial brasileiro como omelhor já visto. Na segundaposição, a Copa de 2006, rea-lizada na Alemanha, foi lem-brada por 19,7% dos entre-vistados. Já o torneio organi-zado na África do Sul, em2010, fica em terceiro lugarna lista, com 5,1%.

O quarto melhor mun-dial na opinião da impren-sa internacional foi o dosEUA , em 1994, quando oBrasil conquistou o tetra.Em sequência, aparecemItália-1990 (3,4%), França-1998 (3,4%), Japão e Coreia-2002 (3,4%), México-1986(1,7%), México-1970 (1,7%)e Alemanha-1974 (0,9%).

Com as respostas, é im-portante destacar que16,2% dos jornalistas dis-seram estar cobrindo a com-petição pela primeira vez.

A MÁFIA E OS FAMOSOS

[email protected]

Esportivo

Esporte 7www.omossoroense.com.br Sábado, 5 de julho de 2014

SÃO PAULO, SP

Com gols dos zagueirosThiago Silva e DavidLuiz, a seleção brasileiravenceu a Colômbia por 2a 1, ontem, em Fortale-za, pelas quartas de finalda Copa do Mundo.

Com o resultado, o Bra-sil se classificou pela 11ªvez para uma semifinalde Copa do Mundo. Napróxima fase, o time deFelipão vai encarar a Ale-manha, que venceu aFrança por 1 a 0, tambémontem, no Maracanã.

O jogo será realizadona próxima terça-feira(8), às 17h, em Belo Ho-rizonte.

É a segunda vez que asduas seleções vão se en-frentar em Mundiais. Noúnico confronto até ago-ra, o Brasil venceu o ri-val por 2 a 0 na decisãoda Copa do Mundo-2002.

Os alemães vão dispu-tar a quarta semifinalconsecutiva. Na históriadas Copas, o time alemãochegou pela 13ª vez entreos quatro primeiros colo-cados.

Thiago Silva será odesfalque da seleção bra-sileira. Ele recebeu o se-gundo cartão amareloapós atrapalhar o golei-ro Ospina sair jogando.

Por outro lado, o volanteLuiz Gustavo retorna desuspensão.

Com o triunfo nasquartas de final, Felipãotambém completou 12º jo-go invicto com a seleçãobrasileira no torneio. Em2002, foram sete vitóriasna campanha do penta-campeonato. Na ediçãodeste ano, são três vitó-rias e dois empates.

O treinador tambémtem cinco triunfos na vi-toriosa campanha na Co-pa das Confederações-2013.

O JOGOSem Luiz Gustavo,

suspenso, o técnico LuizFelipe Scolari escalouPaulinho e recuou Fer-nandinho para jogar co-mo primeiro volante. Otreinador também colo-cou Maicon como titularna vaga de Daniel Alves.

Depois de passar sufo-co na classificação contrao Chile, a seleção brasilei-ra avançou a marcação noinício do jogo e dificultoua saída de bola dos colom-bianos.

E no melhor estilo Fe-lipão conseguiu abrir omarcador. Aos 7 minutos,após cobrança de escan-teio, Thiago Silva, de joe-lho, empurrou para o gol.

Mesmo com o gol, a se-leção brasileira continuoumarcando forte e criouboas chances para aumen-tar. Aos 19 minutos, Hulktabelou com Neymar e re-cebeu dentro da área pa-ra chutar cruzado e exi-gir boa defesa de Ospina.Oito minutos depois, Hulktentou novamente de den-tro da área e o goleiro co-lombiano defendeu.

Principal jogador daColômbia e artilheiro doMundial, James Rodrí-guez foi marcado em cimae recebeu muitas faltas.Na etapa inicial, a Colôm-bia ameaçou apenas duasvezes. Aos 10, Cuadradochutou rasteiro e a bolapassou próxima da trave.

Em outro lance, os co-lombianos desceram emrápido contra-ataque e sónão chegaram na cara deJúlio César em razão deum providencial corte deThiago Silva.

No primeiro tempo, asduas seleções correrammuito e não valorizarama posse de bola. Na reta fi-nal da etapa inicial, o Bra-sil passou a trocar maispasses já que os colombia-nos optaram por marcaratrás da linha do meio decampo.

Na etapa complemen-tar, a Colômbia saiu mais

David Luiz comemorando seu golaço de falta

Danilo VerpaFolhapress

para o jogo enquanto a se-leção brasileira recuou epassou a explorar o con-tra-ataque. No entanto,errava muitos passes.

Mesmo assim, o timeconseguiu ampliar o mar-cador. Aos 22 minutos,David Luiz cobrou faltae acertou o ângulo: 2 a 0.

Quando parecia que ojogo estava definido, a Co-lômbia reagiu. Bacca re-cebeu passe na grandeárea e foi derrubado pelogoleiro Júlio César, pê-

nalti. James Rodríguezcobrou e diminuiu.

Preocupado, Felipãosacou Hulk e colocou o vo-lante Ramires. Hernanesainda substituiu Pauli-nho. Logo depois, Ney-mar deixou o campo ma-chucado e o treinador daseleção brasileira optoupela entrada do zagueiroHenrique.

A seleção conseguiucontrolar a pressão do ad-versário e garantiu vagana semifinal.

SÃO PAULO, SP

O atacante Neymarsofreu uma fratura na ter-ceira vértebra do lado es-querdo e segundo o depar-tamento médico da seleçãobrasileira não jogará maisna Copa do Mundo.

O jogador sofreu a lesãoapós uma entrada dura nofinal da partida da seleçãocontra a Colômbia nestasexta-feira (4), pelas quar-tas de final do Mundial. Elesaiu de maca e foi levado deambulância para o hospitalSão Carlos, em Fortaleza,onde passou por exames.

"É uma lesão que limita osmovimentos. Ele precisaráusar um cinto para imobi-lizar o local", disse o médicoda seleção brasileira RodrigoLasmar, afirmando que alesão demora "algumas se-manas" para ser tratada.

Os jogadores da seleçãobrasileira lamentaram acontusão do atacante, queé considerado o principalnome do Brasil na Copa doMundo. "Não estou acredi-tando. É uma pena", disse ogoleiro Júlio César.

"Neymar se cuidou tantopara estar na Copa. Ficotriste. Vamos correr maisainda para dar o título aoNeymar", disse Hulk. "Ney-mar é um cara que tra-balhou tanto. A gente via asua dedicação nos treinos.Deus vai te curar o maisrápido possível. Neymar,vamos trabalhar para teagradar", afirmou Fred.

Neymar é o vice-ar-tilheiro da Copa do Mundocom quatro gols juntamentecom Müller (Alemanha) eMessi (Argentina). Ogoleador da competição é ocolombiano James Ro-dríguez.

O próximo confronto doBrasil será na terça contra aAlemanha (8), em Belo Hori-zonte, pela semifinal da Copa.

Page 8: Página 3 O MOSSOROENSE DAVIp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_05… · Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6 Eduardo

Cur

ta-M

etra

gem

Social8 www.omossoroense.com.brSábado, 5 de julho de 2014

PLANO BA situação política da ex-prefeita

Fafá Rosado não está nada confortá-vel. Sabe bem da grande dificuldadeque enfrentará, caso leve adiante o pro-jeto do seu grupo para elegê-la depu-tada federal. Um plano B já está pron-tinho e deverá ser aplicado. O depu-tado Leonardo Nogueira não disputa-rá a reeleição. Fafá entra na disputapor uma das 24 vagas na AssembleiaLegislativa do Rio Grande do Norte.Politicamente sensato.

ROTARIANOSNa última quinta-feira, tomaram

posse na presidência do Rotary Clu-be de Mossoró Ciro Tenório de Azeve-do e na presidência da Casa da Ami-zade Auxiliadora Tenório Pinto deAzevedo. O empossado presidente ro-tariano deu posse à diretoria para oano rotariano 2014-2015. Depois dasolenidade de posse, foi servido um jan-tar.

MARKETING DE EMBOSCADAA imagem de Neymar com a sun-

ga da marca Blue Man, que gerou po-lêmica e levou a Fifa a notificar a em-presa por marketing de emboscadanesta semana, turbinou a demandapelo produto. Vendedores da Blue Manjá adotaram informalmente o nome"sunga do Neymar" para pedir o itemaos colegas do estoque, que começa aficar apertado em algumas lojas da re-de, segundo eles. Do Portal Uol.

@ Mudam de idade hoje e recebem os cum-primentos da coluna: Ana Salem de Miranda,Célia Torquato e Pabline Resende. Parabéns!

@ A boate Onyx Club se despede das fé-rias escolares hoje na Bye Bye Férias, que temos DJs Slupie, Lhy Luck e Olivier no comandodas pick-ups. A partir das 23h.

@ David Almeida vai ser papai.E vem anun-ciando mais uma mulher na sua vida. LaraMariana, é assim que irá se chamar a primei-ra filha de David e Aline Reis.

@ Instigado, o empresário Alexandre Ca-pistrano anda pensando seriamente em colo-car uma filial, em Mossoró, do Jobim, o seubombado bar da Praça das Flores, em Natal.Já teve até quem sugerisse o nome do point -Jobim, Caê - danação criativa do poeta Aluí-sio Barros.

@ Auxiliadora Azevedo brindou os convi-dados para a sua posse na presidência da Ca-sa da Amizade com uma de suas especiali-dades gastronômicas - peras com vinho tintoao forno. Uau!

@ Esperamos que, com a saída de Gusta-vo Rosado,o comando dos eventos culturais dacidade ganhe novos ares, que estava preci-sando há tempos.

@ Trícia Pinto, assessora de comunicaçãoda Faculdade e Colégio Mater Christi, apro-veitou a posse de Ciro Tenório e Auxiliadorapara nos falar dos preparativos para as fes-tas que marcarão o Jubileu de Prata da insti-tuição. Dia 25 de setembro, a Faculdade eColégio Mater Christi completará 25 anos desua criação.

Ciro Tenório deAzevedo e Auxili-

adora Tenório Pintode Azevedo, presi-

dente do RotaryClube de Mossoró e

da Casa daAmizades empos-

sados quinta-feira.

Adolfo Melo Fer-nandes da posseao novopresidente doRotary Clube deMossoró para oano rotaryano2014-2015

[email protected]

Pinto

Telefone: 84 9194 5192

Page 9: Página 3 O MOSSOROENSE DAVIp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_05… · Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6 Eduardo

Enquanto alguns seesforçam para conse-guir assistir à seleçãobrasileira de futebolem campo, outros pre-ferem se distanciar doclima de euforia da Co-pa e não ver os jogos.

Nas farmácias 24h,funcionários contamque, no horário daspartidas, o movimen-to de clientes chegapermanecer como nosdias "normais".

"Colocamos uma te-

levisão aqui e assisti-mos juntos, mas as por-tas continuam abertase nos revezamos paraatender a quem chega.O interessante é que amaioria dos clientesque vem é de homens

e não parecem estarnem aí para os jogos",conta Shirlene Fran-klin Falcão, balconistaem uma farmácia.

De acordo com a bal-conista, durante o jo-go entre Brasil e Chi-

le, apontado como omais angustiante paraos brasileiros, com a se-leção passando para asquartas de final atra-vés da cobrança de pê-naltis, o movimento nafarmácia foi tão inten-

so que, dos nove funcio-nários que estavam nafarmácia, somente trêspuderam assistir à de-cisão entre os dois ti-mes, por causa do nú-mero de clientes no es-tabelecimento.

TorcidaMossoroenses buscam alternativas

para ver os jogos do Brasil no trabalho

Falta de interesse de algumas pessoaspela Copa surpreende fãs de futebol

Muitos trabalhadores se dividem entre assistir aos jogos nas empresas e ir para casa às pressas

MOSSORÓ-RN - SÁBADO, 5 DE JULHO DE 2014 POLÊMICA

Mais de 70% dosagentes de endemias

podem ser exonerados

PÁGINA 3

Cacau

O jogo decisivo entreBrasil e Colômbia pelasquartas de final da Co-pa do Mundo de Fute-bol 2014 prendeu asatenções de milhões deapaixonados pelo es-porte, em frente às te-levisões e telões, nos es-tádios, em casa, nos ba-res e restaurantes dascidades. Contudo, mui-tos brasileiros conti-nuaram a trabalharmesmo durante o jogoe procuram formas al-ternativas de não per-der a atuação da sele-ção brasileira.

Nos postos de com-bustíveis, as equipesse dividem em turnospara poder assistir aosjogos do Brasil. Já nasfarmácias 24h, as por-tas continuam aber-tas, mas com a TV liga-da. Os funcionários di-videm-se para atenderao cliente e assistir aojogo.

Já nos supermerca-dos de maior porte, asportas para atendi-mento aos clientes fe-cham meia hora antesdo início do jogo, voltan-do a abrir somente meia

hora após a partida, dis-ponibilizando televi-sões e lanche para queos funcionários possamver as partidas dentrodos estabelecimentos.

"Só sabemos quemvai ficar e quem vai em-bora quando é hora defechar. Os funcionáriosescolhem se querem as-sistir aqui ou ir para ou-tro local. Geralmente,fica somente o pessoalgerenciador, as pessoasdo operacional têm pre-ferido ir para casa, ouainda assistir aos jogosna Estação das Artes",disse a frente de lojaLeila da Costa.

A Prefeitura Muni-cipal de Mossoró insta-lou um telão na Esta-ção das Artes ElizeuVentania exclusiva-mente para transmitiros jogos da seleção bra-sileira. A estrutura de-verá ficar disponíveldurante toda a Copa doMundo e tem recebidonão só pessoas vindasde casa, mas muitostrabalhadores do cen-tro da cidade.

"Eu sou liberadomeia hora antes do co-

Nos postos de combustíveis, equipes se dividem em turnos para poder assistir aos jogos do Brasil

meço do jogo e tenho quevoltar meia hora depoisque acabar. Esse tempo

não dá para eu ir em ca-sa e voltar, ainda maiscom esse trânsito, então

eu fico aqui, com meuscolegas, torcendo e to-mando uma cervejinha,

sem estresse", conta oembalador AntônioMarcos Vieira.

COTIDIANO

Page 10: Página 3 O MOSSOROENSE DAVIp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_05… · Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6 Eduardo

Gerais2 www.omossoroense.com.brSábado, 5 de julho de 2014

ReconhecimentoÉ necessário reco-

nhecer a importânciada deputada federalSandra Rosado queacertou em cheioquando fez o pedido apresidenta da Petro-bras, Graça Foster.Mesmo diante de tan-tos “nãos”, a deputa-da persistiu e conse-guiu garantir o imen-so benefício.

PoçosE por falar em abas-

tecimento, a Prefeitu-ra de Antônio Martinsconseguiu, através deação na Funasa, a per-furação de três novospoços artesianos parabeneficiar com água osmoradores de três co-munidades na zona ru-ral: Gama, Porcos eXique-xique.

EstruturaçãoAlém de povoadas, as

comunidades rurais aserem beneficiadas nãodispõem de sistema es-

truturado de abasteci-mento público. Segun-do adiantou Franciscode Sousa, as perfuratri-zes têm condições de pe-netrar até 100 metrosabaixo do solo para en-contrar água.

InstalaçãoApós a perfuração

está prevista a instala-ção de um sistemasimplificado, com mo-tobomba, que abastece-rá os moradores dastrês localidades. A me-dida amenizará os im-pactos da estiagem pro-longada, que provocoucolapso no abasteci-mento.

PassoA seleção brasileira

de futebol despachou aColômbia ontem emFortaleza, garantindovaga na semifinal daCopa do Mundo. A par-tida marca a despedidada capital cearense dotorneio e deixará sau-dades.

DestaqueFortaleza conseguiu uma atenção especial por

parte da Fifa ao demonstrar competência na con-strução da Arena Castelão. Foi utilizada como sedepara a Copa das Confederações e sediou jogos dafase de grupos, oitavas de final e quartas de finalda Copa do Mundo.

E agora?Fortaleza entrará para a história por um mo-

mento que poderá ser decisivo para a Copa do Mun-do. Após um choque com o jogador Juan Zuñiga,Neymar fraturou uma das vertebras e está forado torneio. Para uma seleção que tem dependidode zagueiros para fazer gols, perder o principalatacante inspira preocupação.

a última reunião geral dos nossos repre-sentantes com a presidência da Petrobrasa deputada federal fez um pedido. Uti-

lizar os poços tamponados da Petrobras para oabastecimento de comunidades potiguares. Háanos o desejo era externado, mas sempre apare-ciam barreiras que impediam a disponibilidadedos poços que não jorraram petróleo, mas sim água.Desta vez, com o argumento da seca que castigao sertão, a presidenta Graça Foster decidiuceder. E os poços começam a ser utilizados paramatar a sede do povo potiguar. Daqui fico a pen-sar: qual o tamanho da maldade dos engravata-dos que impediram o uso desta água providen-cial por décadas. Vivemos num país definitiva-mente desigual e injusto. Nosso suado dinheiro,gasto com infraestrutura, na maioria das vezesdesce pelo ralo sem volta. Uma lástima.

NA água é nossa

Márcio Costa

Giro peloEstado

[email protected]

Cooperação técnica buscará fortalecimento da juventude rural

Parceria

Companhia quer ampliar participação no Programa de Aquisição de Alimentos

Fortalecer a autono-mia da juventude ru-ral. Este é um dos ob-jetivos do acordo decooperação técnica fir-mado na quinta-feira(3) entre a SecretariaNacional da Juventu-de da Secretaria Geralda Presidência da Re-pública e os ministé-rios do Desenvolvi-mento Agrário, da Cul-tura, das Comunica-ções, a Companhia Na-cional de Abastecimen-to (Conab) e o Institu-to Nacional de Coloni-zação e Reforma Agrá-ria (Incra).

O acordo de coopera-ção técnica foi celebra-do durante o 2º Diálo-go com a JuventudeRural para o Fortaleci-mento da AutonomiaEconômica e Social,realizado em Brasília.

Entre as metas daCompanhia está o au-mento da participaçãodos jovens no Progra-ma de Aquisição de Ali-mentos (PAA). Para is-so a Conab deverá ca-pacitar as organiza-ções da juventude ru-ral na elaboração depropostas de participa-ção no Programa. ACompanhia tambémirá incluir os jovens ru-rais entre os públicosa serem priorizadosnas operações com aagricultura familiar.

As ações integramo Programa de Forta-lecimento da Autono-mia Econômica e So-cial da Juventude Ru-ral e visam atender de-mandas específicasdeste público, com fo-co em geração de ren-da e no fortalecimen-to das condições neces-sárias à permanênciadigna dos jovens nomeio rural.

Segundo dados doIBGE, entre os anos2000 e 2010 houve nocampo uma reduçãode cerca de 1 milhão depessoas em faixa etá-ria jovem. Em 2000, apopulação rural era de31.835.143 habitan-

tes, dos quais cerca de9 milhões eram jovens.Em 2010, essa popula-ção reduziu-se para29.830.007 habitan-tes, com 8.060.454 de

jovens. Adicionalmente, da-

dos do CadÚnico (se-tembro/2012) apontamo alto índice de pobrezadas pessoas em faixa

etária jovem no meiorural: mais de 58% (cer-ca de 4.691.131) de jo-vens vivem em situa-ção de pobreza e extre-ma pobreza.

Page 11: Página 3 O MOSSOROENSE DAVIp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_05… · Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6 Eduardo

Gerais 3www.omossoroense.com.br Sábado, 5 de julho de 2014

Mais de 70% dos agentesde endemias de Mossorópodem ser exonerados

Polêmica

Inquérito do Ministério Público detectou irregularidades na contratação dos servidores

O Ministério Públicodo Estado do Rio Grandedo Norte (MP/RN) reco-mendou que mais de 70%,ou seja, 144 dos 200 ser-vidores que compõem oquadro atual de agentesde endemias de Mossoró,devem ser exonerados.Tal decisão partiu de uminquérito, com base nasrepresentações judiciaisdos concursados para ocargo aprovados em con-curso público realizadoem 2011.

De acordo com infor-mações do MP, os servi-dores contratados do mu-nicípio têm vínculo coma Prefeitura Municipal deMossoró (PMM) desde1997, porém no ato de suaentrada não realizaramnenhum processo seleti-vo ou de capacitação pa-ra assumir os cargos, oque é proibido pela lei.

O MP realizou umquestionário com os ser-vidores contratados, a fimde descobrir se eles ha-viam sido submetidos aprocessos seletivos que le-gitimariam sua convoca-

ção. De acordo com o ór-gão, grande parte dos ser-vidores respondeu nega-tivamente sobre o proces-so seletivo.

O secretário de Admi-nistração, Sebastião Al-meida, minimizou a si-tuação, afirmando que o

MP cobrou da PMM apu-ração sobre as irregulari-dades, e que está aconte-cendo a abertura de 144sindicâncias, que serãoestudadas para compro-var que servidores real-mente devem ser exone-rados dos cargos. "Quan-

do terminarmos esse pro-cesso de sindicância, éque vamos saber quemdeverá ser exonerado. Is-so levará tempo, pois es-tamos avaliando gruposde 10 casos por vez, nãoserá algo para agora", ex-plicou Sebastião.

Prefeitura abriu sindicância para averiguar situação de 144 agentes de endemias

O representante doSindicato dos Trabalha-dores da Saúde de Mos-soró (Sindsaúde), JoséFonseca Júnior, comen-tou que a decisão é muitoruim para a categoria epara a cidade. Ele expli-cou que muitos desses tra-balhadores realizaram oprocesso de capacitaçãopara os cargos, mas que osdocumentos não foramencontrados, prejudican-

do assim centenas de ser-vidores.

"Temos um problemamuito grande em nossopoder público, não há re-gistro oficial de muitos do-cumentos importantes, eé isso que está acontecen-do neste caso. Os servido-res não têm como provarque realmente fizeram es-ses testes, e Mossoró podeficar em breve sem servi-dores em muitas áreas

com risco de endemias",explica José Fonseca.

José explica que mes-mo que os concursadosaprovados comecem a serchamados, o déficit de ser-vidores ainda será gran-de. Ele também alerta queMossoró pode ficar por ummês com menos de 70agentes de endemias. "Osconcursados terão que fa-zer, no mínimo, um cursode um mês para se prepa-

rar. Mossoró já vive umacarência grande de servi-dores, e com essa exone-ração, tal situação ficarácrítica", explica.

O sindicalista comentaque na próxima segunda-feira (7) os servidores sereunirão para discutir asituação apresentada pe-lo Ministério Público, ebuscar alternativas paraque a exoneração nãoaconteça.

Representante do Sindsaúde avalia a determinação

Centro de Zoonoses modifica locais deprestação de serviços devido a reforma

Mudança

O Centro de Controle deZoonoses (CCZ) deverápassar por uma reformaapós conclusão de levanta-mento feito pelo ConselhoRegional de Engenhariae Arquitetura (Crea) sobreos reparos que devem serfeitos no prédio. A unida-de vem passando por pro-blemas estruturais desdeo ano passado, quando che-gou a ter parte do teto de-sabado em maio. As obras

no Centro foram anuncia-das pela Prefeitura Muni-cipal de Mossoró e modifi-cou os locais onde os ser-viços são prestados.

Enquanto durarem asos reparos, a coleta de san-gue de cães para exames,a vacinação antirrábica ea eutanásia em animaiscom doenças sem cura oucom risco de transmissãoaos seres humanos serãofeitas na área externa do

CCZ. Os testes para diag-nosticar calazar canino econtaminação pelo besou-ro barbeiro, serão realiza-dos no Centro Clínico Pro-fessor Vingt-un Rosado(PAM Bom Jardim).

O trabalho de recolhi-mento dos animais dasruas feito pela carrocinha,a borrifação contra o mos-quito da dengue, o inqué-rito canino e identificaçãodo besouro barbeiro irão

continuar a funcionar semalteração.

Devido à interdição doscanis, o acolhimento deanimais saudáveis paraserem encaminhados àadoção está suspenso. Já aárea administrativa doCCZ foi temporariamen-te transferida para a Se-cretaria Municipal de Saú-de, na rua Pedro Alves Ca-bral, s/n, no bairro Aero-porto.

Page 12: Página 3 O MOSSOROENSE DAVIp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_05… · Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6 Eduardo

Social4 www.omossoroense.com.brSábado, 5 de julho de 2014

PARTAGE SHOPPINGNa quarta-feira, 2, o restau-

rante Tábua de Carne foi pontode encontro da imprensa, paraa coletiva realizada pelo GrupoPartage, empresa com quase vin-te anos de atuação no mercadoimobiliário e que há 4 anos inves-te no segmento de shopping cen-ters. Agora, a empresa é a res-ponsável pelo West Shopping, re-batizado de Partage ShoppingMossoró. Além do nome, uma sé-rie de melhorias no local é per-cebida pelos clientes do empreen-dimento: a mudança do piso dapraça de alimentação, a troca doforro, a iluminação em LED e opaisagismo interno e externo, en-tre outros investimentos que gi-ram em torno de R$ 15 milhões.O superintende Ferdinando Ger-duso apresentou a marca aos con-vidados. Após a coletiva, todosdegustaram o cardápio assinadopelo Requinte Buffet, que incluiusucos, quiches, chocolate e outrasdelícias.

PARTAGE SHOPPING IIEntre as mudanças, a Parta-

ge anuncia que a praça de ali-mentação ganhará 20% de ca-pacidade de acomodações e ga-nhará um novo mobiliário em ju-lho. As mesas e cadeiras, com umdesign clean e moderno, prome-te mais conforto e beleza ao local.Dessa forma, a superintendên-cia do Partage doará o mobiliá-rio antigo às instituições sem finslucrativos. São 553 cadeiras e153 mesas. O shopping está re-cebendo pedidos das instituiçõespara tratar a distribuição dositens.

Flash

es V

IPs

Equipe competente do Partage Shopping

Mossoró: Izaíra Thalita e Larissa Gabrielle, dosetor de Marketing, e a arquiteta Rafaella Dutra

Georgiano Azevedo, Marilene Paiva e Lilian Martins deram as boas-vindas ao Grupo Partage

na administração do shopping de Mossoró

Adriana Ísis, Mário Filho, Pádua Campos eClístenes Carlos prestigiaram a coletiva da imprensa do Partage Shopping Mossoró

O West Shopping agora é Partage ShoppingMossoró. O superintendente Ferdinando

Gerduso durante coletiva para a imprensa

- Aniversariam neste fim de semana:Lissa Melo, Paula Gurgel, Érika Bessa,An-drezza Monteiro,Carol Bessa,Louise Quei-roz,Lana Débora,Mariana Cardoso,Hen-rique Adler, Mariana Formiga, AlicianeMaia, Oséas Luís, Georgiane Diógenes,Priscilla Felipe, Camilla Paula e RamonaMaia.

- Ciro Azevedo e Ígor Államo foram em-possados presidente e vice-presidente,respectivamente, do Rotary Club Mosso-ró, na gestão 2014/2015. Desejamossucesso aos amigos na empreitada.

- No Restaurante Tábua de Carne, on-de a direção da Partage recebeu a im-prensa para o evento de apresentaçãoda marca, anotamos: Paulo Pinto, LilianMartins,Adriana Ísis,Clístenes Carlos,Ma-rilene Paiva, Georgiano Azevedo, Pá-dua Campos, Andreya Nogueira, Lucia-no Lellys e mais.

- A arquiteta Rafaella Dutra integra aequipe do Partage Shopping Mossoró.On-tem, a bela foi surpreendida por Leopol-do Azevedo com flores e um par de alian-ças com o pedido de noivado.

- Os interessados em ingressar na uni-versidade, no curso de Enfermagem, de-vem ficar atentos ao prazo das inscriçõespara o vestibular 2014.2 da Facene/RN.Vale lembrar ainda que a nota obtida noEnem serve para a entrada no curso, sema necessidade de participar do vestibu-lar.

- Roberta Rosado acompanha seus fi-lhos Giovana e Bernardo ao Hotel Ther-mas,todos os dias,onde participam de ati-vidades recreativas durante as férias.Excelente pedida no mês de julho.

- A WSC Empreendimentos lança umaobra que garante beleza e sofisticaçãoem área nobre do bairro Nova Betânia:o Portofino Residence, projeto inteligenteque alia modernidade e custo acessível,entre outros diferenciais. O imóvel teráuma torre e 44 apartamentos. Muito ba-cana.

- Falando na WSC, os selos ISO9001:2008 e PBQP Nível "A" da em-presa foram revalidados após audito-ria da Bureau Veritas Certification.A ges-tão do controle de qualidade sempreaprovada.

[email protected]

Lima

MÃOS VIRTUOSASOs cursos de estamparia, corte e costura estão inseridos no projeto social deno-

minado "Mãos Virtuosas", que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(Apae) lançou para promover a capacitação de familiares de usuários da entida-de, com o objetivo de gerar renda e qualificar acompanhantes e responsáveis pe-los pacientes da instituição. A iniciativa conta com apoio da Petrobras e Sebrae,na aquisição de máquinas para o desenvolvimento deste projeto. Volto.

Page 13: Página 3 O MOSSOROENSE DAVIp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_05… · Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6 Eduardo

Polícia 5www.omossoroense.com.br Sábado, 5 de julho de 2014

João Batista Lourenço, "João coragem", foi morto diante dos filhos e da esposa, no conjunto Santa Helena

Criminosos invadem residência e executamhomem a tiros de pistola e escopeta

Violência

Sete pessoas são assassinadas em menosde 24h em Natal e região metropolitana

Preocupante

Na madrugada de on-tem, um homem foi assas-sinado a tiros, na frenteda esposa e dos seis filhosmenores de idade, no con-junto Santa Helena, pro-ximidades do bairro San-to Antônio. João BatistaLourenço da Silva, "JoãoCoragem", 33, foi execu-tado a tiros de escopeta ca-libre 12, após ter tido suacasa invadida por crimi-nosos. Um dos filhos da ví-tima, um garoto de 11anos, foi atingido em umadas pernas e socorrido pe-lo Samu para o HospitalRegional Tarcísio Maia(HRTM).

Segundo informaçõesrepassadas pela PolíciaMilitar, por volta da 1h30,quatro homens, ainda nãoidentificados, invadirama residência da vítima ar-mados com pistolas e es-

copeta e o mataram den-tro de casa, na rua JoséMendes da Rocha.

No momento do crimeJoão Batista estava noquarto com a mulherquando os criminososquebraram o portão e in-vadiram a residência.Com o barulho dos primei-ros tiros, os filhos, que es-tavam em outro quarto,correram para ver o queestava acontecendo e umdeles terminou sendoatingido.

O perito criminal Otá-vio Domingos, do Institu-to Técnico e Científico dePolícia (Itep), disse quepelo menos 15 perfura-ções foram vistas na re-gião lombar de "João Co-ragem", causadas pelosdisparos de pistola e des-carga da espingarda tipocartucheira.

Portão da residência, arrombado pelos criminosos

Menor socorrido pelo Samu

"João Coragem" (no detalhe), executado a tiros

Segundo a DelegaciaEspecializada em Homi-cídios (Dehom), "João Co-ragem" teve seu nome en-

volvido em um assassina-to no mês de outubro de2012, crime ocorrido no sí-tio Coqueiro, zona rural de

Mossoró. A vítima foi en-contrada com as mãosamarradas e um tiro norosto.

A morte de João Batis-ta será investigada pelodelegado Clayton Pinho,titular da Dehom.

As polícias militar ecivil da região metropo-litana de Natal regis-traram sete assassina-tos em menos de 24 ho-ras. Os crimes ocorre-ram entre a manhã daquinta-feira (3) e a ma-drugada de ontem.

De acordo com a Dele-gacia Geral da PolíciaCivil (Degepol), Rayssa-Sayonara de OliveiraAraújo, 21, foi assassi-nada na rua CristinaBarbosa, bairro de Go-landin, em São Gonçalodo Amarante. Em Par-

namirim, Ivanaldo daSilva, 25, morreu apóstroca de tiros no bairroPirangi de Dentro. Elee três comparsas prati-cavam assaltos quandoforam surpreendidospor uma guarnição daForça Tática do 3º BPM.A vítima chegou a ser so-corrida, mas não resis-tiu aos ferimentos.

Já em Natal, umapessoa ainda não identi-ficada foi assassinadaem Igapó, Zona Norte.No lado Sul da cidade,Cláudio Justino de Li-

ma, 27, foi morto a tirosno bairro Felipe Cama-rão, Roberto Ribeiro daSilva, 33, morreu em La-goa Nova e Júlio CesarCavalcanti foi alvejadona avenida Norton Cha-ves, em Nova Descober-ta.

Por sua vez, ontem demadrugada, um outrohomem, também semdocumentos, foi mortona avenida RobertoFreire, em Capim Macio.Neste caso, o assassinoutilizou arma branca(faca).

Adolescente ferido a tiros em tentativade homicídio no bairro Santo Antônio

Atentado

No início da noite daquinta-feira (3), um ado-lescente de 15 anos foi fe-rido à bala na frente dacasa de sua namorada,no bairro Santo Antônio.O atentado ocorreu narua Vivaldo Dantas deFarias, próximo à Unida-de de Pronto Atendimen-to (UPA) do bairro. Doiselementos que passavamde motocicleta são sus-peitos.

Segundo informaçõesda Polícia Militar, a ví-tima contou que por vol-ta das 19h30, ele estava

conversando com a na-morada em frente a re-sidência dela, momentoem que foi abordado pe-los suspeitos, tendo o ga-rupa atirado em sua di-reção.

O adolescente foi feridono abdômen, sendo condu-zido para a UPA e em se-guida transferido para oHRTM, onde foi submeti-do a uma intervenção ci-rúrgica e seu estado é con-siderado regular.

A polícia fez diligên-cias,mas ninguém foipreso. Ainda segundo a

PRF informa que morte nas estradasfederais foram reduzidas em 16% no RN

Estatísticas

Registros da PolíciaRodoviária Federal(PRF), indicam que nosseis primeiros meses des-se ano o número de mor-tes nas rodovias federaisdo Rio Grande do Norte

caiu 16% em relação aomesmo período de 2013.No ano passado foram 81mortes, enquanto nesteano foram 68.

De acordo com a PRF,além da redução nas mor-

tes, também foi registra-da diminuição de 5,4%nos acidentes e 4,4% nosferidos. Considerando ocrescimento na frota deveículos no RN, os núme-ros representam um sal-

do positivo e creditameles ao aumento do poli-ciamento e da fiscaliza-ção nas estradas.

Outro fator de desta-que da PRF, mostra queno primeiro semestre

deste ano, foram feitosmais de 20 mil testes debafômetro, um número66,8% maior do que em2013. Já no combate a in-frações que contribuempara os acidentes graves,

mais de 2.400 motoristasforam autuados por ul-trapassagens proibidas,900 por excesso de veloci-dade e mais de 1.400 pornão usar o cinto de segu-rança.

PM, o atentado pode es-tar ligado a problemasde consumo e tráfico dedrogas.

Passando na hora

fotos: www.4dzpatrulha.com

Page 14: Página 3 O MOSSOROENSE DAVIp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_05… · Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6 Eduardo

Cidades6 www.omossoroense.com.brSábado, 5 de julho de 2014

Prefeitura de Caraúbas se reúne com direção de hospitalregional para buscar melhorias no atendimento

Articulação

CARAÚBAS -Na ten-tativa de buscar soluçõesno tocante ao funciona-mento do Hospital Regio-nal Agnaldo Pereira, oprefeito de Caraúbas,Ademar Ferreira e suaequipe se reuniram na úl-tima quarta-feira (2) como diretor da unidade, CaioTargino.

A unidade é de respon-sabilidade do governo es-tadual e vem causandotranstornos aos pacien-tes que o frequentam, co-mo a ausência dos médi-cos e a falta de medica-mentos.

Com a presença dopresidente da Câmara deVereadores, Ailton Pra-xedes; do secretário deGoverno, Gilvandro Fer-nandes; e da represen-tante da Secretaria Mu-nicipal de Saúde, enfer-meira Ellany Gurgel, fo-ram levantadas as prin-cipais falhas e dificulda-des que o Hospital Agui-naldo Pereira está pas-sando, e estratégias parabuscar soluções junto aosórgãos competentes.

Mesmo não sendo deatribuição direta do po-der público municipal, oprefeito Ademar se pron-tificou de ir até a Natal,onde deverá se reunircom o secretário estadualde Saúde, na tentativa de

Walfredo Gurgel discute Direito de ImagemInteração

O Hospital MonsenhorWalfredo Gurgel(HMWG), através da As-sessoria Jurídica (Assjur)da Secretaria de Estado daSaúde Pública (Sesap),convida os servidores pa-ra uma roda de conversascom o assessor jurídico da

Sesap, Leonardo Cruz, so-bre o tema “Direito de Ima-gem – Violação e SançõesCabíveis”, no dia 7 de ju-lho, a partir das 15h, noauditório. Na oportunida-de, serão expostas as pe-nas aplicáveis pela lei bra-sileira para os casos de ex-

posição indevida de tercei-ros.

Cada vez mais acessí-veis à população consumi-dora de tablets, celularesde última geração e afins,a facilidade da captação deimagens, áudios e vídeospode levar o indivíduo,

mesmo sem intenção, a ul-trapassar limites legais aoexpor outra pessoa, sem oseu devido conhecimentoou aprovação e, por contadisso, sofrer punições se-veras.

“No Brasil, aquele queviolar direito de terceiro

responderá na esfera civil,administrativa e penal.Ou seja, poderá sofrer sin-dicância, um processo pe-nal”, alerta Leonardo.

Já os crimes via inter-net ainda estão sendo de-batidos para formação deuma lei própria. Contu-

do, segundo Cruz, já exis-te um acréscimo na legis-lação penal nos crimes deinvasão de sistemas de in-ternet, configurados comocrime ao direito autoral ede imagem. Estes, atual-mente são regulamenta-dos pela Lei 9.610/1998.

Diretor do Hospital, Caio Targino destaca importância da mobilização e parceria com a prefeitura

Hospital atende pacientes do Médio Oeste

Unidade atendemédia de 2,7mil pacientes

O Hospital Regio-nal Dr. AguinaldoPereira atende men-salmente uma médiade 2.700 pacientes,dos quais aproxima-damente 100 são in-ternos.

São realizadas emmédia 24 cirurgias(entre cesarianas,histerectomia, hér-nia, entre outros pro-cedimentos), além deuma média de 30 par-tos - 90% deles nor-mais, cumprindo coma determinação daNorma de Incentivoe Apoio de HospitalAmigo da Criança.

As cirurgias enca-minhadas muitas ve-zes ficam abaixo dademanda estimada, oque pode prejudicaro funcionamento da

unidade de saúde jáque dependem do flu-xo constante de pa-cientes para ser de-clarado e assim rece-ber melhorias commaior facilidade, semostrando não sóútil à população naparte ambulatorial,mas na prática de ci-rurgias.

Dentro das melho-rias a serem reivindi-cadas, estão as con-tratações de novosprofissionais, comoanestesista, médicoespecializado em ci-rurgia, AssistenteSocial, nutricionista,além da liberação daverba destina para areforma de alguns es-paços do hospital re-gional, como é o casoda sala de cirurgias.

manter o hospital em seudevido funcionamento.

O diretor do Hospital,Caio Targino, destacou aimportância da mobiliza-ção e parceria da prefei-tura, e se prontificou emacompanhar o prefeito.

“Na última vez que nos

reunimos, disse e agorarepito: não há nenhumahipótese de o hospital deCaraúbas fechar as por-tas”, disse com firmeza odiretor.

A enfermeira EllanyGurgel destacou na im-portância da sensibiliza-

ção dos profissionais mé-dicos e dos gestores mu-nicipais da região, paraque a unidade em Caraú-bas receba pacientes pa-ra fazer cirurgias e assimobter mais recursos coma movimentação de pa-cientes.

Page 15: Página 3 O MOSSOROENSE DAVIp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_05… · Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6 Eduardo

7www.omossoroense.com.br Sábado, 5 de julho de 2014Cidades

Pároco critica desorganização do trânsitoem Assú durante a festa do padroeiro

Opinião

Padre defende interdição da praça central e monitoramento adequado para evitar incidentes

ASSÚ - Em que pese oêxito alcançado durante osfestejos de São João, pa-droeiro do Assú, inclusi-ve com uma arrecadaçãorecorde de mais de R$ 174mil, a desorganização dotrânsito urbano foi o fatordestoante.

A observação é comun-gada pelo próprio admi-nistrador da paróquia deSão João Batista, padreFlávio Melo.

E, imbuído de corrigiresta e outras imperfeições,é intenção do sacerdoteiniciar mais cedo a discus-são para o programa dafesta em 2015. Com estafinalidade ele conta quejá expôs tal preocupaçãoà gestão local.

"Já a partir de janeiroou fevereiro do próximoano a gente já tem que se

reunir pra definir papéis,cada um [segmento] seresponsabilizando", decla-rou.

Na ótica do padre Flá-vio Melo não há dúvida deque a estrutura de trân-sito municipal deixou a de-sejar. "Realmente, do pon-to de vista do trânsito pre-cisava ter sido melhor or-ganizado", reiterou.

Defendeu que haja a in-terdição da praça centralonde se concentra a festado padroeiro e que haja ummonitoramento adequadopara evitar quaisquer in-cidentes.

"Graças a Deus nãoaconteceu [incidentes],mas não podemos ficar nadesorganização", insistiuo administrador paroquiale vigário-geral da diocesede Mossoró. "Quanto mais

a gente der sinal de orga-nização mais a festa ficabela e mais o povo vem par-ticipar com muita alegria.Não tenho a menor dúvi-da que esse [o trânsito] foium dos pontos frágeis",disse.

ATENÇÃONa interpretação do di-

rigente católico, o setorresponsável pelo tráfegourbano na esfera da Pre-feitura deve ter uma preo-cupação constante com osetor durante o períodomaior da festa, de 14 a 24de junho, principalmenteno ponto onde localiza-seo quartel-general da festi-vidade, no centro da cida-de. "Assim se evita aciden-tes e se diminui possibili-dades de ter acidentes",observou, concluindo. Padre Flávio Melo defende ajustes no trânsito

Page 16: Página 3 O MOSSOROENSE DAVIp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_05… · Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6 Eduardo

Cidades8 www.omossoroense.com.brSábado, 5 de julho de 2014

Cosern investirá R$ 3,2 milhões em 17 projetosculturais abrangendo regiões do Rio Grande do Norte

Incentivo

MobilizaçãoAtravés da Lei Esta-dual de Incentivo à Cul-tura Câmara Cascudo, aCosern ampliará seus in-vestimentos na área e pa-trocinará este ano 17 pro-jetos.

O investimento de R$3,2 milhões representaum aumento de 11,7%em relação a 2013,abrangendo todas as re-giões do Rio Grande doNorte.

Os 17 projetos, patro-cinados por meio da LeiCâmara Cascudo de In-centivo à Cultura, con-templam música, cine-ma, teatro, dança, artesplásticas, literatura ecultura popular.

Neste ano, foram sele-cionados na área musicala Orquestra Sinfônica doRio Grande do Norte, oFestival Música Alimen-to da Alma (Mada), o VI-II MPBeco, o PrêmioHangar de Música, oMPB Jazz e o Festival deBossa & Jazz de Pipa e noaudiovisual a 2ª Mostrade Cinema de Gostoso eo V FINC – Festival In-ternacional de Cinemade Baía Formosa.

Nas áreas de teatro eartes cênicas, os projetosescolhidos foram o Ora-tório de Santa Luzia, oTeatro Mágico de JúniorDalberto e o Auto de SãoJoão Batista e nas artes

Reunião define uso dos recursos hídricos naBacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu

Praça

MACAU - Foi entre-gue à população a Pra-ça de Lazer II, um com-plexo de entretenimen-to que proporcionarámais lazer para a comu-nidade, além de ser umbonito espaço público do-tado de minicampo defutebol com iluminaçãoe arquibancadas, áreade convivência, acade-mia da terceira idade,entre outros equipa-mentos. A obra custou

aos cofres da prefeituracerca de R$ 530 mil.

A Praça de Lazer II re-cebe o nome do servidor pú-blico municipal Gaspar Je-remias da Silva, trabalha-dor exemplar, desportista,folião conhecido dos anti-gos carnavais da cidade euma pessoa muito queri-da de toda a comunidade,aposentado com 40 anos deserviços prestados na Pre-feitura de Macau, que mor-reu em novembro de 2005.

A solenidade contoucom a presença de fami-liares do homenageado,dentre eles, a viúva Fran-cisca Jeremias da Silva eo neto Gefferson Phelli-pe Jeremias, que falou emnome da família, desta-cando a biografia e osexemplos de humildadee honestidade deixadospelo avô. Phellipe tam-bém agradeceu a home-nagem.

“Faltam palavras para

agradecer, em meu nomee em nome toda a nossafamília pelo reconheci-mento do prefeito paracom a memória do nossopatriarca, um ícone daalegria macauense”, dis-se emocionado o neto dopatrono da Praça de La-zer II em suas palavras.

A Praça de Lazer IIGaspar Jeremias da Sil-va foi construída em umaárea de 2.800 metros qua-drados, com projeto assi-

nado pela arquiteta ma-cauense Dominique Bar-ros. A obra atende todasas faixas etárias.

O prefeito KerginaldoPinto lembrou do seucompromisso com a cida-de ao elencar que a Pra-ça de Lazer II encerra-va o ciclo de inauguraçãode obras que recebeu emandamento do governodo seu antecessor. “Ho-je, concluímos a últimaobra deixada por Flávio

Veras, porque temos res-peito com o dinheiro pú-blico aplicado aqui, nãoseria justo virar as cos-tas para tantas obras pe-la vaidade em começaroutras obras que partis-se do projeto a pedra fun-damental com assinatu-ra do nosso governo. Es-tou firme e feliz nessecompromisso, porque seique tem muito trabalhopela frente”, declarou oprefeito.

Investimento representa aumento de 11,7% em relação ao volume aplicado no ano de 2013

Mada é um dos eventos patrocinados pela Cosern

e antiguidades e na dan-ça a Feira de Artes e An-tiguidades de Petrópolise o 6º Encontro Nacionalde Dança Contemporâ-nea do Rio Grande doNorte.

Já nos segmentos de li-teratura, educação e cul-tura popular, os projetosaprovados foram o Cir-cuito Potiguar do Livro(Feira do Livro de Mosso-ró, Festival Literário do

Seridó e Feira de Livro eQuadrinhos de Natal), aCasa das Palavras – Luz,Cultura e Movimento, oMemórias Clowns 20anos e o Conexão FelipeCamarão.

O grupo técnico opera-cional do Sistema Cure-ma-Açu, criado pelaAgência Nacional deÁguas (ANA), em parce-ria com os governos da Pa-raíba e do Rio Grande doNorte, que se reúne perio-dicamente para discutiras estratégias de utiliza-ções destas fontes hídri-cas, teve seu nono encon-tro nessa quarta-feira (2),em Natal.

Entre os pontos de pau-ta, foi apresentado pelaANA o resultado do moni-toramento hidrológicorealizado no SistemaCurema-Açu e apresenta-do pelos estados da Paraí-ba e do Rio Grande do Nor-te, através de suas com-panhias estaduais de sa-neamento, Cagepa eCaern, a atual situação deatendimento às popula-ções através dos sistemasde abastecimento de águaque estas operam.

A Agência tambémapresentou o histórico daoperação e as simulaçõesde deplecionamento dosreservatórios que com-põem o Sistema Curema-Açu, quais sejam: o Cu-rema (PB), o Mãe D’água(PB) e o Armando Ribei-ro Gonçalves (RN). Em 14de abril de 2014, a ANAeditou a Resolução ANAnº641, que estabelece re-gras de restrições de usopara as captações de águacom a finalidade de irri-gação e aquicultura noSistema Curema-Açu.

Nesta 9ª Reunião doGTO, foram revistas asregras de restrição do usoestabelecidas em funçãodas simulações apresen-tadas de forma a garantir,nesse período de eventocrítico, no mínimo, o usoprioritário dos recursoshídricos, quais sejam: oabastecimento humano ea dessedentação animal.

Macau ganha complexo de entretenimento e lazer comespaço para esportes e academia da terceira idade

Page 17: Página 3 O MOSSOROENSE DAVIp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_05… · Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6 Eduardo

Social 9www.omossoroense.com.br Sábado, 5 de julho de 2014

JUBILEU DE PRATAA coluna reúne parceiros,

familiares e amigos do Valedo Açu para a noite que feste-ja Jubileu de Prata, na próxi-ma sexta-feira (11), no Aspetrode Assú, com sonorização deItanildo Show. Marcelle Buf-fet, Mary Eventos e a Panifi-cadora São Geraldo assinamcom competência os comes ebebes. Água de coco e re-frigerante por conta da colu-na e a bebida de preferência po-de ser conduzido pelos convi-dados. Serão agraciadas 25personalidades com a comen-da que tem logo do jornal OMossoroense, Rádio Prince-sa AM e blog www.jotariba-mar.com.br.

PARCEIROS FIÉISJornal O Mossoroense,

Princesa AM, Fecomércio/RN,TCM Mossoró, Personal, Óti-cas Elegance, Juraneide Mo-das, Queijeira Opção, Chur-rascaria O Barandão, JornalFolha de Macau, ProgramaRegistrando, com apoio Logís-tico das prefeituras de Alto doRodrigues, Pendências, Ipan-guaçu, Macau, Carnaubais,Afonso Bezerra e Angicos, en-tre outros.

ENCARTE CIRCULANDOOs jornais O Mossoroen-

se e a Folha de Macau circu-lam com encarte registrandoum pouco da história desta co-luna, festejando jubileu de de-poimentos da região e Estadopor colaboradores, admirado-res e personalidades das polí-ticas local e regional. Pe. Flávio Forte com equipe da Pascom, responsável pelo sucesso da festa do padroeiro São João

Adailton Bezerra, de Pendências, confirmapresença no Jubileu de Prata desta coluna

Eurimar Nóbrega com

JuraneideOliveira Leite

nos momentosfinais da festa

de São João, noanfiteatro

GEN

TE,F

ATO

S E

EVEN

TOS

@ Recebendo vivas com abra-ços de saúde e felicidades na co-luna: educadores João BatistaSantiago, Rubens Oliveira, Antô-nio Gutemberg Ribeiro, DodocaMafra, blogueiro Juscelino Fran-ça. Axé!

@ A nossa matriz de São JoãoBatista passa por reformas e jáconta com a nova capela de ado-ração ao Santísssimo. Padre Flá-vio Melo merece nossos aplausos.Gente que faz!

@ Nossos convidados serão re-cepcionados com forró pé de ser-ra e comidas juninas,além de quei-jos variados. Imperdível!

@ Desde já agradeço a dire-toria do Clube dos Empregadosda Petrobras de Assú, nas pes-soas de João Nogueira e Túlio Bee-thowen e equipe pela parceriacom esta Coluna.Volto.

Passaportes para a noite desta coluna no o jornal O Mossoroense na próxi-ma sexta-feira (11), nas lojas Juraneide Modas e Óticas Elegance em Assú.

Page 18: Página 3 O MOSSOROENSE DAVIp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_05… · Neymar fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo no Brasil Página 6 Eduardo

Cidades10 www.omossoroense.com.brSábado, 5 de julho de 2014

Evento presta homenageia a mais famosa mestra juremeira da cidade

Mestra juremeira Maria Pinheiro foi alvo de homenagem durante o evento

AREIA BRANCA –Começou na quinta-feiracom a programação sociale terá continuidade hojeo II Fórum de Religiososdo Culto a Jurema San-ta e Sagrada. Nesse pri-meiro dia, as atividadesforam realizadas a partirdas 19h, no Sindicato dosServidores Públicos Mu-nicipais de Areia Bran-ca (Sinspumab).

O fórum, que contoucom o apoio da FundaçãoAreia Branca de Cultu-ra (Fundac), homena-geia a mestra juremei-ra Maria Pinheiro. Aparte social do evento foiaberta à participação dereligiosos e não religio-sos.

Coordenado pelo ba-balorixá e juremeiroNoamã Pinheiro, o fórumé promovido pela Casa deJurema Mestra Maria daLuz, ligado à Casa deCultura de Matriz Afri-cana Ilê Asé Dajó ÌyáOmy Sàbá, tradicionalterreiro da rua Duque deCaxias.

O fórum social teve co-mo palestrantes os jure-meiros Zedequias Rochae Lúcia Helena Alves, deMacaíba, na Grande Na-

Macau

Levantamento

Fórum reúne adeptos dasreligiões de matriz africana

Conselho Tutelar produzirá relatório comsugestões para aperfeiçoar festa do padroeiro

ASSÚ – Coordena-dor do Conselho Tutelarna cidade do Assú, Ale-xandre Douglas de Sou-za, tem um balanço po-sitivo da ação do órgãodurante a festa de SãoJoão Batista, transcor-rida de 14 a 24 de junho.Ele afirma que, oficial-mente, o colegiado nãoregistrou quaisquerocorrências envolvendocrianças e adolescentesdurante o período.

A constatação foi fei-ta pelo dirigente a par-tir da confirmação deque o Conselho não aco-lheu qualquer notifica-ção proveniente dos se-

tores policial e hospita-lar com o referido públi-co. Todavia, o dirigenteadmite que, oficiosa-mente, houve informa-ções dando ciência deum grande fluxo de me-nores consumindo bebi-da alcoólica indiscrimi-nadamente na festa.

Ainda sob circuns-tância informal, relatouo coordenador, há notí-cias de que na área do en-torno da festa sociorre-ligiosa, que registrouseu epicentro na praçaSão João, logradourocentral do Assú, foramobservados pontos comcaracterística de focos

de prostituição infanto-juvenil. No entanto, rei-terou que nada de oficialfoi denunciado ao Con-selho Tutelar munici-pal.

“O colegiado estápreparando um relató-rio e algumas recomen-dações que serão entre-gues ao senhor prefei-to, ao Ministério Públi-co e à juíza de Direitoda cidade do Assú pa-ra que possamos, emconjunto, proporcionaralgumas articulações emodificações para afesta de 2015”, regis-trou o coordenador doConselho Tutelar dos

Direitos da Criança edo Adolescente.

INTERAÇÃOEle declarou que é de

fundamental importân-cia que a estrutura da fes-ta possa sofrer algumasintervenções no âmbitoda rede de proteção à in-fância e adolescência como objetivo de coibir algunsexcessos e delitos. Esteesforço, registrou, englo-baria tanto o colegiado tu-telar como as polícias Ci-vil e Militar, MinistérioPúblico e Juizado da In-fância e Adolescência dacomarca, além do poderpúblico municipal.

tal, e a antropóloga areia-branquense Eliane An-selmo. E ainda a partici-pação do presidente daFundação de Cultura, Al-demir Seixas, professorasFrancelina Crua e KáthiaCruz, entre outros convi-dados.

A exemplo da primeiraedição do fórum, no ano

passado, o babalorixá ejuremeiro Noamã Pinhei-ro destacou a importân-cia da participação da so-ciedade para debater te-mas de relevância popu-lar. Ele explicou aindaque a programação do fó-rum, ontem, foi toda so-cial, mas a parte religio-sa será desenvolvida na

Casa de Cultura amanhã.Além dos rituais e reu-

niões de cunho doutriná-rio e religioso, a Casa deCultura promove cons-tantemente encontros efóruns entre os adeptosdas religiões de matrizafricana, universidade,governo e sociedade demodo geral.

OPORTUNIDADE

Vende-se casa no conjunto Santa Delmi-ra. Residencial Maria Helena. Casa 3, com2 quartos, banheiro social com box de vidro,sala, cozinha, área de serviço. Condomíniocom piscina, churrasqueira, 2 vagas nagaragem (sendo 1 coberta). Valor R$120.000,00.

Interessados ligar para8811-1275 / 3316-1275