principal 3 - pc - 12-4p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/edicao_120412.pdfmossoró...

24
R$ 1,50 Mossoró - RN, 12 de abril de 2012 - Nº 16.016 O MOSSOROENSE PÁGINA 3 (COTIDIANO) Caso apresentado em audiência pública realizada ontem, na Assembleia Legislativa, será investigado pelo Conselho Regional de Enfermagem. QUINTA-FEIRA SINDICATO DENUNCIA PRÁTICA ILEGAL DE MEDICINA NO HOSPITAL DA MULHER Dinheiro de precatórios era repassado a desembargadores na garagem do TJ Depoimento de Carla Ubarana confirma que o esquema ilícito era mantido há pelo menos seis anos com a participação de dois desembargadores. Página 8 (Cotidiano) Logística Polícia investiga invasão e saques na cidade de Janduís Roubo de veículos pode ter ligação com planejamento antecipado da ação desencadeada na última terça-feira. Página 8 (Cotidiano) Médio Oeste Ministério Público realiza pesquisa para identificar temas prioritários para atuação Página 2 (Regional) Página 5 (Cotidiano) Agência do INSS de Mossoró lidera ranking nacional de atendimento Capa (Cotidiano) Governo cogita instalação de novo aeroporto em Mossoró Página 2 (Regional) Empresa Noar paga indenização a 14 famílias de vítimas do voo 4896 LUCIANO LELLYS Ministro externa insatisfação com a fórmula adotada pelo DEM mossoroense para amadurecer formação governista. Página 3 Garibaldi Filho coloca em dúvida participação do PMDB em chapa Servidores do Hospital São Camilo de Lellys cobram regularização de atividade Insatisfação Página 2 (Cotidiano)

Upload: lemien

Post on 11-Nov-2018

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

R$ 1,50Mossoró - RN, 12 de abril de 2012 - Nº 16.016

O MOSSOROENSE

PÁGINA 3 (COTIDIANO)

Caso apresentado em audiência pública realizada ontem, na Assembleia Legislativa, será investigado pelo Conselho Regional de Enfermagem.

QUINTA-FEIRA

SINDICATO DENUNCIA PRÁTICA ILEGALDE MEDICINA NO HOSPITAL DA MULHER

Dinheiro de precatórios era repassado

a desembargadores na garagem do TJ

Depoimento de Carla Ubarana confirma que o esquema ilícito era mantido há pelo menos seis anos

com a participação de dois desembargadores.

Página 8 (Cotidiano)

Logística

Polícia investiga invasão e

saques na cidade de Janduís

Roubo de veículos pode ter ligação com planejamento antecipado da ação

desencadeada na última terça-feira.

Página 8 (Cotidiano)

Médio Oeste

Ministério Público realiza pesquisa para identificar temas prioritários para atuação Página 2

(Regional)

Página 5 (Cotidiano)

Agência do INSS deMossoró lidera ranking

nacional de atendimento

Capa (Cotidiano)

Governo cogita instalação de

novo aeroporto em Mossoró

Página 2 (Regional)

Empresa Noar paga indenização a

14 famílias de vítimas do voo 4896

LUCIANO LELLYS

Ministro externa insatisfação com a fórmula adotada peloDEM mossoroense para amadurecer formação governista.

Página 3

Garibaldi Filho coloca em dúvida

participação do PMDB em chapa

Servidores do Hospital São Camilo de

Lellys cobram regularização de atividade

Insatisfação

Página 2 (Cotidiano)

Emery Costa

uando é divulgada uma notícia como essa "ataxa de juros baixou" convenhamos que o zéninguém, lá dos cafundós, do meio do po-

vão, não quer saber das circunstâncias em que issoaconteceu.O importante é que tenha baixado mesmo.Mas,nós todos devemos tomar conhecimento das im-plicações disso porque as repercussões virão para cimade nós todos, quer queiramos, quer não. Recentemen-te a presidente Dilma Rousseff mandou que o Bancodo Brasil e a Caixa Econômica Federal baixassem as ta-xas de juros ao consumidor com o objetivo de produ-zir um efeito em forma de cascata também entre osbancos privados aumentando a competitividade do se-

tor.Forçar uma queda dos juros é uma boa medida,prin-cipalmente quando ela vem com o objetivo de estabe-lecer uma concorrência entre os bancos. Caso as con-tas dos clientes tivessem a devida portabilidade ondeeles pudessem levá-las para os bancos que quisessemsem a necessidade de refazer dados cadastrais, etc. Issoacontecendo assim terá sido uma grande vitória. É co-mo diz a Folha de S.Paulo em um dos seus editoriais deontem escrito por Fernando Rodrigues: clientes ban-cários não querem apenas pedir empréstimos e ter ju-ros baixos. Desejam também ser bem atendidos e nãopagar tarifas escorchantes pelos serviços.Mas, aí já serão outros quinhentos.

[email protected]

RETENÇÃOTudo se descobriu. A Prefeitura de Mossoró esta-

va retendo maldosamente dinheiro da Casa de SaúdeDix-sept Rosado e Maternidade Almeida Castro e comisso prejudicando os serviços e pacientes daquela ca-sa. Para chegar a tanto a direção dos hospitais entrouem entendimentos com o ministro da Saúde,Alexan-dre Padilha, e ali se descobriu que durante 10 meses,o dinheiro que era dos hospitais estava retido pela Se-cretaria de Saúde do município.

INTERVENÇÃOFoi aí que os hospitais Casa de Saúde Dix-sept

Rosado e Maternidade Almeida Castro entraram emcontato com o Ministério Público que concedeu umprazo inadiável para que o dinheiro fosse liberado.Qualo motivo disso? Por que se fez isso prejudicando hos-pitais que salvam as vidas de tanta gente? Maldade,pura maldade. Só pode.

PREFEITURIZAÇÃOPorque a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mos-

soró se apropriou indevidamente dos repasses queeram da Casa de Saúde Dix-sept Rosado, quem me-lhor definiu essa situação foi o próprio ministro da Saú-de, Alexandre Padilha. Ao tomar conhecimento dis-so ele sentenciou:- "Isso é a prefeiturização do SUS..."

FECHADASSó nos últimos dias duas casas lotéricas fecharam

suas portas em Mossoró. Uma delas na esquina darua Coronel Gurgel com a praça Rodolfo Fernandese a outra na rua Coronel Vicente Saboya. Motivo?Negócios particulares. Quem sabe, falta de seguran-ça.

RETRATOTá ruim. Alguns mossoroenses estão pintando o

retrato do governo Rosalba Ciarlini a julgar pela sededo Itep desta cidade, da Estação Rodoviária DiranRamos do Amaral, da Central do Cidadão e por aí acoisa vai. Tá ruim.

VENENOAgnelo Alves, como sempre venenoso na Rádio

Cabugi no programa "Panorama Político": - a gover-nadora Rosalba mandou o secretário do governo,Be-nito Gama, aos Estados Unidos só para marcar umaaudiência dela com a presidente da Petrobras, GraçaFoster".

SALÁRIOO presidente do Sindicato dos Comerciários está

esperançoso de que uma luz seja acesa no fim do tú-nel hoje na mobilização salarial que vem sendo feitapara a categoria dos comerciários. Nova rodada comos patrões será observada hoje. Eles querem 700reais de salários.

DESISTINDORepito o que li em diferentes blogs no dia de on-

tem. Uma notícia diz que Rui Falcão, dirigente do PTnacional, informa que o seu partido não disputará asprefeituras de Macapá (AP), Duque de Caxias (RJ),Cuiabá (MT) e Mossoró (RN). Fará coligação com oPSB. Diz, Rui Falcão.

MULHERESAs mulheres também estão se dando bem nos

blogs. As mais acessadas são Eliana Lima, LauritaArruda e Thaísa Galvão. Não necessariamente nes-sa ordem.

SARAIVAO desembargador Francisco Saraiva Dantas So-

brinho receberá merecidamente o título de CidadãoHonorário de Natal hoje às 18 horas por indicaçãodo vereador Edivan Martins. O Dr. Saraiva já foi juizem Mossoró e hoje preside o Tribunal Regional Elei-toral.

SANDRAA deputada federal Sandra Rosado passou a inte-

grar a Comissão de Inquérito da Câmara Federal quevai estudar a exploração sexual de crianças e adoles-centes. Os parlamentares vão começar a trabalharem cima do turismo sexual.

AUMENTOAno eleitoral, já se disse por aí com muita pro-

priedade, faz milagre. A prefeita de Natal, Micarlade Sousa, aprovou um aumento para os funcioná-rios da limpeza urbana, em Natal, da ordem de 11,6por cento.

TIMEO jornal Correio Braziliense listou o ministro po-

tiguar Garibaldi Filho como um dos integrantes doque ele mesmo chamou de "time de confiança dapresidente Dilma Rousseff".

IRRITADOEntrevistei ontem o ministro Garibaldi Filho pela Rádio Rural no "Ponto Por Ponto". O entrevistado,

quando suscitada a pergunta se o vice de Mossoró que o PMDB vai indicar será Alex Moacir, Garibaldi dis-se que tanto pode ser ele (Alex), como pode não ser. Está irritadiço o ministro pelos rumos que o DEM vemdando à sucessão mossoroense, tratando de tudo sozinho, sem dividir as tarefas com o seu parceiro, o PMDB.

TELEVISÃOHoje já está pautada pela sua assessoria uma entrevista do ministro Garibaldi Filho no "Observador Polí-

tico" pela TV Mossoró e FM-93. O tema principal da conversa será em torno da inauguração da Agência daPrevidência Social, mas como o observador é político, certamente que surgirão algumas perguntas de caráterpolítico. Vejamos hoje se o ministro está menos irritado.

BAILE DAS ANTIGASRibamar, do Ôba Restaurante, contratou o grupo Mantra e fez uma recomendação: quer repertório espe-

cial na noite deste dia 14 de abril, sábado próximo, às 21 horas, no Baile das Antigas. Ali será mostrado o me-lhor dos anos 70 e 80 com o mesmo grupo. Contatos com os telefones 8800-1111 ou 3318-1111.

Q

JORNAL O MOSSOROENSEEditora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207 [email protected]

– www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor administrativo

Cid AugustoDiretor de redação

Márcio CostaEditor-geral

Não é só ser bem atendido

OPINIÃO2 – Quinta-feira, 12 de abril de 2012 www.omossoroense.com.br

pós quatro ou cinco anos na faculdade,quaissão as expectativas dos formandos?

Uma parcela significativa espera arru-mar um bom emprego em uma grande em-

presa, de preferência uma multinacional, outra par-cela,não menos representativa,passar em um concur-so e fazer carreira no serviço público, e meia dúzia, amaioria já com tradição familiar, seguirá a trilha doempreendedorismo.

Dentro da faculdade, uma terra ideal para experi-mentos, afinal os erros não tem consequências,quan-do tratamos do assunto empreendedorismo, pode-mos encontrar grupos que acham que não sabemabsolutamente nada sobre o assunto e outros queacham que sabem quase tudo. Essa é uma situaçãointeressante, principalmente quando é necessáriomontar um plano de negócios, lançar um produto evendê-lo.

Nesse exercício já vi a fabricação de licores, bone-quinhos de chocolate, sabonetes, chinelos enfeitados,toalhinhas em crochê, e outras tantas coisas para a casa.

Claro que o projeto não estaria completo sem avenda, afinal é do lucro que vive um empreendimen-to. Vender para quem?

Coitados dos familiares, para ajudar filhos, sobri-nhos e amigos, acabam comprando tudo que lhe ofe-recem!

Alguns desses projetos têm a chance de se mate-rializar e gerar mais um empreendedor? Claro que não,o exercício é amador demais para gerar interesse e in-centivo aos participantes.

Há uma carência enorme de profissionais expe-rientes em gestão comercial ensinando e trabalhan-do os conceitos com os jovens formandos. Aindaque o formando não tenha qualquer interesse em setornar um empresário, nem em atuar na área comer-cial, para que encontre uma boa colocação terá quevender sua imagem,sua competência,a disposição pa-ra aceitar desafios, o interesse em progredir, seu po-der de contribuir com a organização, e outros tantospredicados.

Cada um nós acaba sendo uma empresa: Eu S.A.Para receber o diploma, o formando precisa pre-

parar o TCC, Trabalho de Conclusão do Curso. Tem-

po e dinheiro serão investidos nessa tarefa,porque en-tão não torná-lo a chave que abre a porta do futuro?

É verdade que nas empresas poucos gestores lheperguntarão qual era o tema do seu TCC, mas vocêpode mudar o “rumo da prosa”,apresentando seu tra-balho como um diferencial. Ainda que a receptivida-de não seja das maiores, lembre-se que você é o maiorinteressado.

A curiosidade, o gosto por escrever apostilas, ma-terial para treinamentos, procedimentos, me permi-tiu trabalhar em praticamente todas as áreas das in-dústrias onde atuei como colaborador. A soma doaprendizado e descobertas me levou à multinacionais,a conhecer países, a me tornar um empreendedor.

Estamos cada vez mais observando o mundo semempregos. Os avanços tecnológicos eliminam pos-tos de trabalho e abrem espaço não para a mão-de-o-bra,mas para a inteligência.Inteligência dirigida a pro-jetos com começo, meio e fim, ou para horas especí-ficas, em tarefas definidas.

Após a formatura, com seus currículuns pratica-mente vazios,apenas com a linha da formação, jovens,desencantados com a falta de oportunidades ou des-gostosos com as propostas salariais recebidas, desis-tem, achando que não valeu à pena tanto sacrifíciopara tão pouco!

Do outro lado estão as empresas, lamentando a fal-ta de profissionais qualificados. Há uma zona cin-zenta que precisa ser clareada: faltam profissionaisqualificados ou propostas qualificadas?

Nesse ponto reside a pergunta: como se prepararpara esse mundo,onde muitos jovens formados,acre-ditando não valer a pena,desistem e se tivessem orien-tação abririam suas empresas?

Nossa dica é: transforme seu TCC na chave queabre a porta para o empreendedorismo.

Vá conversar com o máximo de profissionais quepuder, visite potenciais fornecedores, clientes e con-correntes. Aprenda a aprender.

Transforme esse trabalho não em um projeto deconclusão de curso, mas em um projeto de vida.

Preste atenção ao que dizem os grandes empreen-dedores: - Difícil é o primeiro milhão, depois todosos rios correm em direção ao mar!

A

TCC, a chave da porta doempreendedorismo para os formandos

IVAN POSTIGO - Diretor de Gestão Empresarial

Artigo

GRACO

POLÍTICA Quinta-feira, 12 de abril de 2012 – 3www.omossoroense.com.br

Ministro revela incômodo com o tratamento que o partido de Fafá Rosado tem dispensado aos peemedebistas em Mossoró

Sandra estará em CPI

Garibaldi Filho coloca em dúvida possibilidadede o PMDB indicar o vice da chapa do DEM

POSIÇÃO

BRUNO BARRETOEditor de Política

Depois do deputado fede-ral Henrique Alves, agora foi avez de o ministro Garibaldi Fi-lho manifestar a indignação doPMDB com o tratamento querecebe do DEM nos limites deMossoró. Ele chegou a colocarem dúvida a aliança entre os doispartidos na segunda maior cida-de do Rio Grande do Norte.

Ontem,em entrevista ao jor-nalista Emery Costa no progra-ma "Ponto por Ponto", da Rá-dio Rural, o ministro mostroua insatisfação ao dizer que o ex-secretário de Serviços UrbanosAlex Moacir não está garanti-do como nome do PMDB pa-ra compor com o DEM na cha-pa majoritária. "Não está con-firmado e poderá até estar con-firmado daqui a alguns dias. Oproblema é que estão cogitan-do uma chapa sem ouvir pro-priamente o PMDB.Não é queninguém tenha nada contraAlex Mocir ou qualquer outrocandidato.Até o consideramosum bom candidato", declarou.

Na sequência, o ministrocolocou em dúvida a aliança en-tre PMDB e DEM em Mos-soró. "Se é que o PMDB vaiparticipar da chapa, não po-demos colocar um nome sem

Sandra Rosado é indicada para CPI queinvestiga exploração sexual de crianças

REPRESENTAÇÃO

Ministro garante aHenrique equipamentosagrícolas para o RN

O ministro do Desenvol-vimento Agrário,Pepe Var-gas,confirmou,nessa quar-ta-feira (11),ao deputado fe-deral Henrique Eduardo Al-ves a doação de 26 máqui-nas retroescavadeiras para oRio Grande do Norte.

Os equipamentos serãodestinados para vários mu-nicípios em diferentes re-giões do Estado.A distribui-ção das máquinas faz parteda segunda etapa do Progra-ma de Aceleração do Cres-cimento (PAC-2) do Minis-tério do DesenvolvimentoAgrário (MDA).

"Essas máquinas vão aju-dar o desenvolvimento dosmunicípios, tanto nas cida-des como na zona rural",lembrou o deputado poti-guar. Todos eles têm fortescaracterísticas rurais e sãocarentes de equipamentosde construção e manuten-ção dos serviços das prefei-turas.

Os equipamentos pode-rão ser usados em obras depaisagismo,construção emgeral, agricultura e manu-tenção de estradas. Nocontato com o líder do P-MDB na Câmara dos De-putados, o ministro asse-

gurou a liberação das má-quinas o mais rápido pos-sível.

"As retroescavadeirassão um diferencial no desen-volvimento agrário dessascidades tão carentes deapoio do governo federal.Por outro lado,a população,rural principalmente, tam-bém depende muito doapoio das prefeituras", res-saltou o líder, lembrando opapel do MDA e a impor-tância do PAC também narealização de pequenas o-bras e serviços importan-tes para os municípios me-nores.

Confira as cidades poti-guares que vão receber as re-troescavadeiras. São elas:Apodi,Baraúna,Caiçara doNorte, Coronel João Pes-soa,Doutor Severiano,En-canto, Grossos, Ielmo Ma-rinho,Ipanguaçu,Itajá,JoãoCâmara, Jucurutu, LagoaNova, Lucrécia, Olhod’Água do Borges, PedraGrande, Pendências, Pure-za, Rafael Fernandes, San-tana do Matos, São Bentodo Norte,São Francisco doOeste, São Miguel do Gos-toso, Serra do Mel, Tourose Upanema.

AUDIÊNCIA

ser ouvidos", avisou.A reação de Garibaldi refor-

ça o que já fora externado pe-lo deputado Henrique Alves,que no final de semana desau-torizou que pessoas que não in-tegram o PMDB repassem aosveículos de comunicações in-

formações sobre o partido.Até então apenas a presiden-

te da Comissão Provisória doPMDB,Izabel Montenegro,vi-nha reclamando do tratamen-to dispensado ao partido peloDEM mossoroense.

Além da tentativa da impo-

sição do nome de Alex Moacir,o PMDB também encontra-seinsatisfeito com o DEM mos-soroense pelo fato de não ter in-dicado o substituto de IzabelMontenegro no comando daFundação para a Geração deEmprego e Renda (Funger).

Henrique assegura retroescavadeiras para municípios

A líder do PSB na Câmarado Deputados, Sandra Rosa-do (RN), vai integrar a Comis-são Parlamentar de Inquéritoda Exploração Sexual de Crian-ças e Adolescentes. Instaladana semana passada, a CPI vaiapurar denúncias sobre o turis-mo e exploração sexual de me-ninos e meninas. O prazo defuncionamento da comissão éde 120 dias.

"Sabemos que a violência se-xual contra crianças e adoles-centes é um problema mundial,mas vemos uma incidênciamuito alta desses casos no Nor-deste brasileiro, fato que preo-cupa a todos nós", destacou adeputada do Rio Grande doNorte. Para Sandra, a CPI de-ve trabalhar para identificar osgargalos que impedem a puni-ção de culpados e fragilizam aproteção de crianças e jovens.

De acordo com a relatora daCPI,deputada Liliam Sá (PSD-RJ),os índices que revelam a ex-ploração sexual de crianças eadolescentes aumentam noBrasil. "São 937 municípioscom casos de exploração sexualde menores comprovada,o querepresenta 17% de todas as ci-dades do País", ressaltou. Elaafirmou que o problema atin-ge especialmente meninas,mastambém meninos.

DECISÃO Os deputados da CPI ma-

nifestaram repúdio contra a re-cente decisão do Superior Tri-bunal de Justiça (STJ) de ino-centar homem acusado de terestuprado três crianças, todasde 12 anos, pelo fato de elas seprostituírem. O grupo deve sereunir com o presidente do STJpara abordar o problema.

WWW.GPSBRASILIA.COM.BR

Garibaldi ainda não sabe se o PMDB indica vice do DEM

HABNER WEINER

POLÍTICA4 – Quinta-feira, 12 de abril de 2012 www.omossoroense.com.br

Procurador diz que distorção entre nível médioe superior já existe no PCCS dos professores

Procurador-geral do mu-nicípio, Olavo Hamilton afir-ma que a distorção criticadapelo Sindicato dos ServidoresPúblicos Municipais deMossoró (Sindiserpum) noprojeto de lei complementarque altera a tabela de remu-neração dos professores darede municipal de ensino já ex-istia.

De acordo com Olavo, natabela atual já existe profes-sores de ensino médio no topoda carreira ganhando mais doque professores de nível su-perior no início. "Não mudanada em relação à tabela anti-ga. A última classe de nívelmédio já ganhava mais do quea do novato de superior. Agente apenas unificou asclasses porque não se contra-ta mais professores de nívelmédio", explicou.

Segundo o secretário, a me-dida tem a finalidade de fazeros professores de ensino mé-dio se qualificarem. "Agoraeles só poderão ascender nacarreira se fizerem o nível su-perior.Criamos um estímulo",garantiu.

O procurador disse quecom as alterações levará al-guns porofessores a ter um au-mento de 30%. Ele disse ain-da que o professor de nívelmédio com carga horária de 30horas semanais deveria gan-har, pela lei do piso nacional,R$ 1.088, mas com o projetopassa a receber R$ 1.599,39."Nós nos propomos ainda apagar R$ 1.924 em vez do pisode R$ 1.451 para os profes-sores de nível superior com 40horas", acrescentou.

Sobre a possibilidade de umnovo projeto modificando a

proposta, Olavo Hamiltondisse que tudo dependeria daconversa com o Sindiserpum."Tudo dependerá das nego-ciações,mas a nossa ideia já es-tá bastante madura", avisou.

LEMBRANDOEstava para ser votado em

caráter de urgência na sessãode terça-feira na Câmara Mu-nicipal o projeto que altera atabela de pagamento dosservidores da rede municipalde ensino. O Sindiserpumchegou a trancar com cadea-dos as portas do PalácioRodolfo Fernandes e só abriuapós negociações com a ban-cada da oposição e com a Polí-cia Militar. A proposiçãoacabou não sendo votada porcausa de erros de formalidadeno projeto do Executivo quenão mandou os anexos da leique seria alterada.

O deputado Nélter Queiroz(PMDB) cobrou ontem provi-dências urgentes do Governo doEstado para atender às solicita-ções feitas pela sociedade, prin-cipalmente no setor de seguran-

ça pública, que continua sendoum problema em vários muni-cípios do interior.

"Há muitas cobranças da po-pulação dos municípios por on-de a gente passa. A insegurança

está tomando rumos incontro-láveis. É preciso que o governodê posse aos delegados, agentese escrivães. Tem delegado queestá respondendo por 30 muni-cípios. Isso não pode continuar.

O povo está clamando por segu-rança", disse.

Nélter afirmou que estava di-zendo o que o povo gostaria dedizer e o governo tem que enten-der que é preciso uma solução

rápida para que a criminalidadenão vença a sociedade.

O seu colega de partido, de-putado Hermano Morais con-cordou com as colocações deNélter e defendeu que a admi-

nistração tome providências ime-diatas para atender os anseios dasociedade. "As atitudes têm queser tomadas logo,porque a lenti-dão está acima das dificuldades fi-nanceiras do Estado", afirmou.

De acordo com Olavo Hamilton, as alterações visam motivar professores sem graduação a se qualificarem

POLÊMICA

Nélter cobra segurança em cidades do interiorATITUDE

Olavo rebate críticas do Sindiserpum

[email protected]

RELAÇÃOO presidente da Câmara Mu-

nicipal Francisco José Junior e ovice-presidente da Casa Jório No-gueira precisam urgentementesentar para discutir a relação. Oscorreligionários do PSD não an-dam falando a mesma língua noplenário. Por dois dias seguidoseles trocaram “gentilezas”no ple-nário.

JUSTIFICATIVAA vereadora Cláudia Regina

(DEM) justificou ontem a decisãode ausentar-se do plenário da Câ-mara em plena discussão do pla-no de cargos, carreiras e saláriosdos professores.Ela disse que nãoia participar de um “circo” numaindireta mais do que direta parasindicalistas e oposição. Palhaçossão os professores que são humi-lhados pelos projetos bizarros en-viados pelo Palácio da Resistência.

PERIGOUm perigo entregar aos pode-

res legislativos o direito de tornarum ex-gestor inelegível ao repre-var as contas de um ano adminis-trativo. Nossa democracia aindanão é madura o suficiente.

FAFÁ QUER TUDOA prefeita Fafá Rosado (DEM) venceu a parada. Vai ficar no cargo até 31 de dezembro livran-

do-se do desgaste da renúncia em troca de uma vaga no Tribunal de Contas e de quebra impôs acontragosto do rosalbismo o nome da vereadora Cláudia Regina (DEM). Apesar disso a prefeita,com seu jeito educado e inocente, vai cavando mais espaços. Ela quer porque quer, embora não di-ga nada de público, indicar também o vice. Pior: quer influenciar na escolha do vice de outro par-tido. A prefeita esqueceu que em política não tem menino bobo, que o PMDB potiguar é feito porpolíticos experientes. A começar da presidente da comissão provisória Izabel Montenegro, que éboa de briga, não leva desaforo para casa e tem absoluta confiança da família Alves. Henrique Alvese Garibaldi Filho já perceberam que está em curso um processo de humilhação do PMDB e começarama agir. Pelo visto o PMDB não vai aceitar a imposição do nome de Alex Moacir que pode pagar opato por nunca ter tido uma vida partidária. Pelo que a coluna apurou, o PMDB só indicará o vicese for um nome da confiança de Garibaldi e Henrique. É isso ou nada.

FOZ DO IGUAÇU

INFLUÊNCIAEstá em curso o proces-

so de cassação do deputadoestadual Dibsson Nasser(PSDB). Aparentemente is-so não tem nada a ver com apolítica de Mossoró,mas temsim. Dibsson foi eleito pelacoligação DEM/PSDB/PMN. Se for cassado, o ex-deputado estadual José Adé-cio retorna à Assembleia Le-gislativa e o vereador Chicoda Prefeitura torna-se o pri-meiro suplente da coligação.Não é nada, não é nada, masa simples manutenção deAdécio na Ceasa ou a elei-ção de um deputado dessacoligação para o TCE (Valé-rio Mesquita da cota da Alernse aposenta este ano) leva o“Juventude” para a Assem-bleia.

REPRESENTAÇÃOO secretário estadual de Desen-

volvimento Econômico BenitoGama esteve reunido em Washing-ton com o presidente do BancoMundial, Robert Zoelliek. Oportu-nidade para mostrar as potenciali-dades do Rio Grande do Norte.Quem deveria estar lá era a gover-nadora Rosalba Ciarlini (DEM),quenão vai para não permitir que o vice-governador Robinson Faria (PSD)assuma o cargo.

PREJUÍZOImagino a cara do secretário ba-

iano quando questionado pelo pres-idente do Banco Mundial acerca daausência da governadora em tão im-portante encontro.Em tempo:paraquem não sabe, as picuinhas políti-cas levam o RN a ser um dos cincopiores estados do Brasil para rece-ber investimentos externos. Os da-dos são de pesquisas.

MONSTRENGOO Sindiserpum errou ao fechar

as portas da Câmara, mas isso nãotorna vítima a Prefeitura de Mossoróe o monstrengo que deixa profes-sores de ensino médio ganhandomais do que os de nível superior.

Foz do Iguaçu é conhecida pelas cataratas e pela ponte da amizade que separa o Brasil doParaguai. É uma cidade que se assemelha a Mossoró pela localização geográfica privilegiada pe-lo tamanho da população (Foz tem 255 mil habitantes e Mossoró 259 mil), mas a similaridade ter-mina quando comparamos os aeroportos das duas cidades. Enquanto o daqui é inoperante eatrapalha a economia da cidade, o de Foz funciona 24 horas por dia e tem nove voos regulares.Claro que o leitor vai dizer que a cidade paranaense é a porta de entrada do Mercosul e vive doturismo. Aí eu respondo: e Mossoró? Tem potencial para turismo e uma economia pujante. Oque falta a nós é a articulação e representatividade política dos paranaenses.

OPINIÃO Quinta-feira, 12 de abril de 2012 - 5www.omossoroense.com.br

Coelhinhos, chocolate, vinhosão algumas das imagens que,imediatamente,nos vêm à men-te quando falamos de Páscoa.Talvez nunca tenhamos paradopara refletir sobre o seu sentidoem e para a nossa vida. Inde-pendentemente se acreditamosou não no significado da Pás-coa do ponto de vista religioso,não podemos desprezar a men-sagem espiritual que ele nos traz:a vida vence a morte.A vida ven-ce a morte no,pelo e para o amor.O amor nos faz ressuscitar. Oamor renova as forças, os so-nhos,o sentido da vida.O amor(re)descobre o novo que há novelho. O amor desvela a novi-dade que há na repetição.O amorextrai o extraordinário que há nocomum. O amor faz a mortevirar vida.

Jean-Paul Sartre, em “Os da-dos estão lançados”, ajuda-nosa refletir sobre o amor como for-ça que vence a morte. Esse ro-mance aborda a história de d-uas pessoas que morrem: Eva ePedro. Tinham vidas bem dife-rentes. Ela, casada, de famíliaabastada. Ele, pobre, um revo-lucionário que se opunha ao go-verno. Nunca se encontraram.Mas o Ser que rege a vida e a mor-te tinha previsto que eles deve-riam se encontrar.Ao morrerem,vão a um lugar onde os mortosdevem se apresentar para saberqual o seu destino. Ao chega-rem lá,a senhora responsável porregistrar os mortos identifica oequívoco: Eva e Pedro não po-deriam ter morrido antes de seencontrarem. Havia um artigonas leis dos mortos,o artigo 140,que previa que se por algum er-ro um homem e uma mulher des-tinados um ao outro não tives-sem se encontrado em vida,po-deriam reclamar seus direitos eretornar à Terra para viver suahistória de amor.Eva e Pedro ga-nham essa chance.Regressam àTerra. Porém, desperdiçam aoportunidade de amar e ser ama-do. Não confiam um no outro.Voltam-se para os outros, e nãopara eles mesmos. Ao tentaremmudar o passado,não escrevemo futuro, já que não vivem o pre-sente. Não confiam que o amor

seria capaz de superar todas asdificuldades e diferenças. Finalde Eva e Pedro: a morte.Prova-velmente se Eva e Pedro tives-sem se entregado ao amor, te-riam ressuscitado.Teriam passa-do pela experiência de (re)viver.De viver novamente.A lição queEva e Pedro nos dão:quem nãose entrega à experiência do amorestá fadado à morte.

Para o sociólogo ZygmuntBauman,a morte pode ser expe-rienciada em três graus. O pri-meiro grau diz respeito à nossamorte.A morte do corpo.O fimda nossa existência terrestre co-mo humanos. A materializaçãoda finitude humana. Cada um,mais cedo oumais tarde, a en-frenta.Ninguémc o n s e g u etraduzi-la em pa-lavras,porque setrata de uma ex-periência na qualse sente a finitu-de da vida ape-nas quando a vi-da finda.A mor-te em segundo grau ocorre quan-do perdemos alguém que ama-mos. Para Bauman, a morte emsegundo grau nos aproxima daessência da morte. Ao perderquem amamos, também nosperdemos. Morremos de algu-ma forma com a morte do ou-tro. Vivemos a morte do outroem nossa vida e vivemos o queficou da nossa vida com a mor-te daquele que se foi.A morte emterceiro grau refere-se à mortedos nossos relacionamentosamorosos.Os vínculos interpes-soais são desfeitos.Morre o nós.O eu e o tu, antes próximos, seseparam. Agora, passa a existirum eu distante de um tu.O amorque o outro tinha por nós mor-reu. O amor que tínhamos pelooutro foi morto. Talvez seja amorte mais dolorosa, porque ooutro ainda está vivo do pontode vista biológico,mas está mor-to nas e para as nossas emoções,os nossos sentimentos, a nossaafetividade. O amor morreu.

Seguindo essa mesma linhade pensamento, Bauman tam-bém relata sobre as relações

construídas na sociedade atual,que evitam o sofrimento da mor-te de terceiro grau. As relaçõesformadas seguem uma lógica pa-recida com de uma rede virtual,pois com a mesma facilidade queelas são feitas, elas podem serdesfeitas, bastando apertar a te-cla "deletar" no caso virtual oucomo uma transação comercial- se mantém a relação com a pes-soa até que ela traga benefícios,a partir do momento em que co-meça a haver prejuízo, é prefe-rível que se abandone a pessoa.Essas novas conformações dasrelações evitam o compromis-so, a doação, o amor, o envolvi-mento, assim seguem uma con-

formaçãomais fácil,prática eveloz,bus-ca-se aquantida-de, já quenão se po-de ter qua-lidade -q u a n t o smais ami-

gos se tem na rede social, quan-to mais parceiras são levadas pa-ra cama,quanto mais dinheiro ebens de consumo se ganha,maistenta se ocupar o vazio deixadopelas relações verdadeiras e deamor.

O caminho para o amor se-gue na contramão da ideologiada vida moderna e mercadoló-gica, pois para se permitir vivera experiência do amor é precisoassumirmos uma forma, umaposição,assumirmos,por exem-plo,a pessoa que amamos,a pro-fissão que almejamos,os sonhosque nós temos.Quem decide pe-lo amor deve estar disposto alutar e acreditar,exige tempo,es-forço,enfrentar o sofrimento,senecessário.

Nessa perspectiva Baumanafirma: "sem humildade e cora-gem não há amor". A rendiçãoao amor e à vida é um ato de co-ragem, pois é uma luta que sóacontece depois de haver dei-xado de lado os medos, as ar-maduras,as defesas,no qual nosentregamos, devendo assimapostar e acreditar em nós mes-

mos.Assim, se torna importan-te (re)lembrar da outra grandemensagem da Páscoa:para se en-tregar ao amor, para que a vidavença a morte, a pessoa estaráexposta ao sofrimento e terá queenfrentá-lo. É preciso ter cora-gem de se dar uma segunda, ter-ceira ou quarta chances, acredi-tando que o fracasso, as perdas,as feridas não são sentenças decondenação perpétua de infeli-cidade, e sim exercícios de umaaprendizagem redentora rumoà felicidade. O poema de Fran-cisco Otaviano é uma demons-tração de como a fuga do sofri-mento e do amor acabam se con-formando como uma renúnciade vida.

"Quem passou pela vida embranca nuvem

E em plácido repouso ador-meceu;

Quem não sentiu o frio dadesgraça,

Quem passou pela vida e nãosofreu

Foi espectro de homem,nãofoi homem,

Só passou pela vida, não vi-veu."

Por isso, para se ter vida, po-de ser necessário enfrentar o so-frimento,a possibilidade da mor-te do sentimento,da relação, se-ja qual o seu grau. Quando fala-mos de morte, ligamos automa-ticamente à ideia de finitude,muitas vezes nos esquecendoque sem morte não há vida. Sepensarmos, por exemplo, nonosso corpo, todos os dias mi-lhares de células morrem paradar lugar a outras.Graças à mor-te das nossas células, nós conti-nuamos vivos.A morte pode ge-rar vida.A vida pode, sim,vir damorte.O elemento que transfor-ma e faz brotar a vida é o amor,o amor gera lembrança,presen-ça, complementa, dissemina, épulsante, vivo e metafísico. Eiso sentido da Páscoa, reacenderem nós a importância de se teramor pelo próximo,ter confian-ça, humildade, coragem de en-frentar o sofrimento, acreditarna capacidade de ressuscitaçãoque o amor tem, pois conseguevencer a morte e nos trazer à vi-da. Feliz Páscoa para todos nós.

“Os dados estão lançados”,ajuda-nos a refletir sobre oamor como força que vencea morte. Esse romanceaborda a história de duaspessoas que morrem:

O AMOR COMO MATÉRIA DE SALVAÇÃO

CAMILA DE ARAÚJO CARRILHO E ELANE DA SILVA BARBOSA

NOTAS DA REDAÇÃ[email protected]

PMDB - O ministro da Pre-vidência Garibaldi Filho afir-mou desconhecer a indicaçãode Alex Moacir para ser o can-didato a vice, representandoo PMDB na chapa do DEMem Mossoró. No início da se-mana, o deputado HenriqueAlves também negou que ospeemedebistas tenham fecha-do qualquer nome para o plei-to deste ano.

PEC - A Comissão de Cons-tituição e Justiça do Senado Fe-deral aprovou o relatório daProposta de Emenda à Cons-tituição nº 45, que acrescentao inciso XXIII ao art. 37 daConstituição Federal. Aemenda dispõe sobre as ati-vidades do sistema de con-trole interno, dando um pas-so importante para o comba-te à corrupção em todo o país.

SALÁRIOS - Dos 81 sena-dores, 41 asseguraram queirão votar a favor pelo fim do14º e do 15º salários. Nãose posicionaram sobre o te-ma 37 parlamentares e ape-nas três tiveram coragem dedefender publicamente o re-cebimento dos extras.

REPRESENTAÇÃO - O es-tudante Joel Gonçalves, docurso de Ciência da Compu-tação do Campus de Natalda Uern, é um dos 14 fina-listas do Concurso SiemensStudent Award. O concur-so é promovido pela Sie-mens do Brasil, empresa doramo de tecnologia, e tem oobjetivo de encontrar novostalentos e ideias para tornara Copa do Mundo de 2014mais sustentável.

PRESENÇA - Durante a au-diência pública que debateua forma como foi criado oHospital da Mulher, a dep-utada estadual Larissa Rosa-do manifestou-se a favor doequipamento. Ela disse queo hospital é imprescindívelpara Mossoró e região.

INICIATIVA - A ComissãoParlamentar Mista de Inquéri-to que investiga a violência con-tra a mulher lançou página nainternet que permite aoscidadãos fazerem denúncias eacompanhar os trabalhos docolegiado. Na página, o inter-nauta também tem acesso aosrelatórios da comissão e às notí-cias do Senado. O endereçoeletrônico é http://www.sena-do.gov.br/noticias/especi-ais/violenciacontramulher/.

AGÊNCIA O Banco do Nordeste anunciou que deverá instalar duas

novas unidades no Rio Grande do Norte. As agências deverãoser instaladas na Zona Norte de Natal e outra no município deJoão Câmara. O banco ainda não definiu o prazo para a entra-da em funcionamento das unidades.

ADIADA A abertura da exposição "Paixão de Espinho em Altar de

Pedra",programada para ocorrer hoje,12,na sala Joseph Bouli-er, instalada no Memorial da Resistência de Mossoró (MRM),foi adiada. De acordo com o idealizador do trabalho, o artistaplástico Ricardo Veriano, o adiamento aconteceu devido aproblemas técnicos no espaço do MRM. A previsão é de quesomente na próxima semana a exposição seja aberta.

RESUMO DAS NOVELAS

Jorginho acorda na rua e Ni-na o leva de volta para casa. Jairpressiona Tessália. Carminhaagradece Nina por ter ajudadoJorginho. Monalisa e Olenkacontam a Leleco que Tessália su-miu e ele decide procurá-la. Ni-lo aborda Nina ao vê-la chegarà casa de Lucinda.Max leva Tu-fão a um evento sem nenhumaimportância e o ex-jogador ficaincomodado. Leleco protegeTessália de Jair, mas acaba sen-do preso. Nilo invade a casa deTufão e Carminha fica irritada.

AVENIDA BRASIL

Laura seduz Fabiano.Moi-sés observa Gabriel e Alexia.Carcará vê Kiko se aproximarde uma jovem na boate e avi-sa a Moisés. Helena liga paraBetão e pede para falar comNelson.Carmem vai à casa deLaura e interrompe o climaentre ela e Fabiano. Moisésse aproxima ao ver Alexia so-zinha em uma mesa. Déborabeija Jefferson. Gabriel vêMoisés investindo em Alexiae pensa em ajudá-la.

MALHAÇÃO

Quinta-feira (12/4)

Josué tenta descobrir o queestá acontecendo com Valéria.Virgílio ostenta a riqueza de Ro-drigo como se fosse dele. Tere-sa sugere que Rodrigo tente en-contrar Elisa através da ONG.Gabriel e Beatriz se beijam. Ri-bamar é impedido de colocaruma câmera em frente à está-tua. Miriam entrega a joia queMelissa pediu e elogia a futurasogra para Rodrigo.Gracinha ePedro chegam ao Rio de Janei-ro e são recebidos por Rodrigo.

AMOR ETERNO AMOR

HOMENAGEMO desembargador Francisco Saraiva Sobrinho receberá tí-

tulo de Cidadão Natalense. A solenidade será realizada hoje, às18h, no plenário da Câmara Municipal do Natal (CMN). Aproposição foi do presidente da Casa, Edivan Martins.

ECONOMIA www.omossoroense.com.br6 – Quinta-feira, 12 de abril de 2012

Taxa média de juros para pessoa física fica estável emmarço após quatro quedas seguidas, aponta Anefac

DADOS

Das seis linhas de crédito pesquisadas, três tiveram os juros elevados: cheque especial, empréstimo pessoal com financeiras e empréstimo pessoal com bancos

As taxas nas operações de cartão de crédito rotativo e financiamento de veículos em banco ficaram estáveis, em 10,69% e 1,97% ao mês, respectivamente

CAMILA MACIELRepórter da

Agência Brasil

SÃO PAULO – Depois dequatro meses seguidos emqueda, a taxa média de jurospara pessoa física cobrada porinstituições financeiras ficouestável em março, segundo le-vantamento divulgado ontem(11) pela Associação Nacionalde Executivos de Finanças,Administração e Contabilida-de (Anefac). A taxa de 6,33%ao mês, já registrada em feve-reiro, é a menor desde o iní-cio da série histórica, em 1995.

Das seis linhas de créditopesquisadas, três tiveram os ju-ros elevados: cheque especial,empréstimo pessoal com fi-nanceiras e empréstimo pes-soal com bancos. A variação,no entanto,não passou de 0,03ponto percentual.As taxas nasoperações de cartão de crédi-to rotativo e financiamento deveículos em banco ficaram es-

táveis, em 10,69% e 1,97% aomês, respectivamente. Já as ta-xas cobradas no comércio ti-veram uma redução de 1,62ponto percentual,passando de4,95% ao mês em fevereiro pa-ra 4,87% ao mês em março.

Segundo a pesquisa, no ca-so das pessoas jurídicas, to-das as linhas de crédito tive-ram redução em março.Os ju-ros médios caíram 0,02 pon-to percentual, passando de3,72% ao mês em fevereiro pa-ra 3,7% ao mês, em março. Éa menor taxa média desde de-zembro de 2009.

O processo de queda da ta-xa básica de juros (Selic), queserve de parâmetro para as ta-xas de crédito, começou emagosto de 2011.À época, a Se-lic caiu 0,5 ponto percentual,para 12% ao ano.Nas três reu-niões seguintes, o Comitê dePolítica Monetária (Copom)do Banco Central repetiu ocorte de 0,5 ponto percentual.Em março, a queda foi ainda

maior, 0,75 ponto percentual.Com isso, a Selic chegou a9,75% ao ano.

Na semana que vem, o Co-

pom volta a se reunir para de-finir a nova taxa básica. Paraa Anefac, a perspectiva é queos juros voltem a ser reduzi-

dos nos próximos meses. Aentidade aposta em novasquedas da Selic, como conse-quência de medidas recentes

do Banco Central e do Minis-tério da Fazenda para evitaruma forte desaceleração daeconomia.

BRASIL/MUNDO Quinta-feira, 12 de abril de 2012 – 7www.omossoroense.com.br

Depois do EUA, Dilma vai à Colômbia debatersegurança internacional e embargo a Cuba

VIAGEM

Na sexta-feira (13), ela segue para Cartagena das Índias, onde participa até domingo (15) da 4ª Cúpula das Américas

A presidenta Dilma Rousseff desembarcou em Brasília e já se prepara para mais uma viagem internacional

RENATA GIRALDI E LUCIANA LIMA

Repórter da Agência Brasil

BRASÍLIA - Depois depassar três dias em visita aosEstados Unidos, a presidentaDilma Rousseff desembarcouontem (11) em Brasília e já seprepara para mais uma viageminternacional. Na sexta-feira(13), ela segue para Cartagenadas Índias, na Colômbia, on-de participa até domingo (15)da 4ª Cúpula das Américas.Emdiscussão,a segurança interna-cional na região – devido aonarcotráfico e ao tráfico de ar-mas – e o embargo a Cuba, im-posto há cerca de meio séculopelos norte-americanos.

Meses antes da Cúpula dasAméricas, uma reunião geroupolêmicas. Em protestos à au-sência dos cubanos – exigên-cia dos norte-americanos – ,ospresidentes Hugo Chávez (Ve-

nezuela), Evo Morales (Bolí-via) e Rafael Correa (Equador)anunciaram um boicote ao en-contro.Mas apenas Correa dis-se que não irá à cúpula, Mora-les e Chávez sinalizaram recuono boicote e devem participardas reuniões.

O presidente da Colômbia,Juan Manuel Santos, conver-sou com Chávez,Correa e Mo-rales na tentativa de resolver oimpasse. Santos foi até Hava-na para se reunir com o presi-dente de Cuba,Raúl Castro,pa-ra minimizar o mal-estar. NoBrasil, as autoridades brasilei-ras defenderam a participaçãode Cuba e reiteraram a neces-sidade de acabar com o embar-go econômico, comercial e fi-nanceiro imposto pelos Esta-dos Unidos ao país caribenhodesde 1962.

A exclusão de Cuba da Cú-pula das Américas,segundo ne-gociadores que participaram

das reuniões prévias, deve sertratada de forma reservada pe-los presidentes que estarão pre-sentes. O tema deve ser assun-to do chamado retiro – mo-mento em que os líderes de-batem questões políticas. Há,também, a previsão de Dilmase reunir com Santos.

O Brasil e a Colômbia atu-am de forma parceira nas ope-rações de resgate de reféns,mantidos sob poder das For-ças Armadas Revolucionáriasda Colômbia (Farc).No come-ço deste mês, aeronaves brasi-leiras e equipes de especialistasintegraram as ações de resga-te dos dez últimos militares epoliciais mantidos em cativei-ro pelos guerrilheiros.

Também estará em discus-são na 4ª Cúpula das Américasa questão da segurança interna-cional da região – Américas doSul,Central e do Norte.Os pre-sidentes se manifestaram várias

vezes preocupados com o au-mento das ações dos trafican-tes de drogas e armas.

Norte-americanos e colom-

bianos negociam a instalaçãode bases militares dos EstadosUnidos na região. O tema di-vide opiniões entre os países

vizinhos, inclusive o Brasil,pois há um temor de ingerên-cia dos Estados Unidos em as-suntos internos.

AGENCIA BRASIL

ECONOMIA www.omossoroense.com.br8 – Quinta-feira, 12 de abril de 2012

Segunda etapa do Programa Minha Casa,Minha Vida deve ser lançada amanhã

HABITAÇÃO

Desta vez, o programa faz uma compatibilização com as metas do Programa Brasil sem Miséria

Segundo Maria do Carmo, 4 mil municípios se inscreveram para a fase dois do Minha Casa, Minha Vida

Lourenço MeloRepórter da Agência

Brasil

BRASÍLIA – O governodeve anunciar hoje (12) a se-gunda etapa do Programa Mi-nha Casa, Minha Vida, quecontemplará com habitaçõesmunicípios de até 50 mil habi-tantes.O público-alvo deve ga-nhar até três salários mínimose, desta vez, o programa fazuma compatibilização com asmetas do Programa Brasil semMiséria. A primeira fase doprograma se destinava a mu-nicípios com densidade popu-lacional entre 50 mil a 100 milhabitantes.

A diretora do Departamen-to de Produção Habitacionaldo Ministério das Cidades,Ma-ria do Carmo Avesani,deu a in-formação ao participar de au-diência pública na Comissão deDesenvolvimento Urbano daCâmara Federal. Ela ouviumuitas críticas de representan-

tes da sociedade civil pelo can-celamento do leilão que esta-va previsto para janeiro desteano. A diretora explicou que oadiamento foi decidido porqueo governo entendeu que esta-va havendo um deslocamentodo programa em relação aospróprios objetivos do governopara com as populações maispobres.

Depois de levantada a de-manda de habitações em nívelnacional houve o entendimen-to de que o Minha Casa, Mi-nha Vida deveria estar tambématrelado ao programa Brasilsem Miséria. A diretora disseque o tempo perdido alegadopelos debatedores, na audiên-cia pública, pode ser recupera-do se os gestores municipaisse empenharem em fazer a suaparte "de forma ágil, fixandoseus orçamentos e finalizandode forma rápida os projetos".

Segundo Maria do Carmo,4 mil municípios se inscreve-ram para a fase dois do Minha

Casa, Minha Vida, entre os4.900 enquadrados como po-tenciais beneficiários.Esse nú-mero de inscrições, segundoela, mostrou "o quanto o pro-grama é importante", pois ele-ge grande parte dos municípiosbrasileiros.O déficit de habita-ções na zona rural é muitomaior que na urbana, por issoas cidades devem começar a en-tender.

O presidente do Fórum deSecretários de Habitação deMato Grosso do Sul, CarlosMarun, teme que o cancela-mento do leilão em janeiroprovoque retardo considerá-vel nas obras, com reflexos so-bre a economia local em mui-tos municípios, uma vez quemuitos já haviam se progra-mado para fazer as obras. Eleavalia que, sendo 2012 um anoeleitoral, os gestores munici-pais vão estar muito ocupadoscom o pleito, o que pode afe-tar o ritmo esperado para asconstruções.

AGÊNCIA BRASIL

O presidente do Sindi-cato da Indústria da Cons-trução Civil de Mossoró(Sinduscom), Weber Cha-ves, diz que o segmento fi-cou mais esperançoso naresolução do entrave noAeroporto Dix-sept Rosa-do, após garantia de apoiodada anteontem pela go-vernadora Rosalba Ciarli-ni (DEM), em audiência naGovernadoria, em Natal.

Os construtores plei-teiam revogação de deter-minação da Agência Nacio-nal de Aviação Civil (Anac),proibindo construção deprédios acima de 15 metrosde altura em relação ao ní-vel da pista do aeroporto,num raio de 4 quilômetros,o que está inviabilizandonovos empreendimentosimobiliários e provocandodesemprego na construçãocivil.

O assunto será discuti-do em audiência em Brasí-lia (DF),no próximo dia 19,entre a governadora e a ban-cada federal do Rio Gran-de do Norte com o coman-dante da Aeronáutica, otenente-brigadeiro JunitiSaito. Segundo Chaves, areunião pretende aprovarum plano específico parapousos e decolagens no ae-roporto de Mossoró.

Esse plano, se aprovado,dará embasamento jurídicoà Prefeitura de Mossoró pa-ra concessão de alvarás deconstrução,paralisada des-de outubro do ano passa-do devido à determinaçãoda Anac. E é a falta dessaslicenças que estão inviabi-lizando novos empreendi-mentos imobiliários e pro-vocando desemprego naconstrução civil.

"Na audiência, a gover-

nadora nos informou que jáhavia apresentado esse pla-no ao Governo Federal,mas que ainda não haviaresposta. E é o posiciona-mento sobre o plano que se-rá pedido na reunião como comandante da Aeronáu-tica", contou Weber Cha-ves, acrescentando que es-sa solução seria paliativa. Adefinitiva seria um novo ae-roporto.

A construção do novoaeródromo, inclusive, foicogitada por Rosalba Ciar-lini na audiência, caso o at-ual precise ser desativado."Para a aviação regional,que possui um plano expan-sivo, isso não pode aconte-cer. O Estado assume asmudanças que precisaremser feitas", disse a governa-dora, para quem não é pos-sível suspensão de obras de-vido ao aeroporto.

Rosalba Ciarlini disseque, se não conseguir man-ter o atual aeroporto emfuncionamento, solicitaráao comandante da Aero-náutica a construção de umnovo para a Região Oeste."Dessa forma, o municípiomantém o crescimento naconstrução civil e deve a-trair novos investimentosà região", afirmou, pormeio da assessoria.

Weber Chaves, entretan-to, alerta que a solução(aprovação do plano espe-cífico) precisa ser rápida,pois o segmento não podemais esperar, já que desdeoutubro do ano passadochama atenção para o pro-blema, inclusive, tendo pe-dido, sem resposta, audiên-cia com a governadora pa-ra tratar do assunto. "Mas,agora, estamos esperanço-sos", diz.

COTIDIANOQUINTA-FEIRA

Mossoró (RN),12 de abril de 2012Caderno do jornal O Mossoroense

GOVERNO ADMITE CONSTRUIR NOVOAEROPORTO PARA SOLUCIONAR CRISE

DESEMPREGO NO SETOR ESTE ANO JÁ SUPERA O DE 2011

Em reuniãoJOAQUIM MARCELINO

Aeroporto de Mossoró está obsoleto e travando a economia local

Na audiência com a gover-nadora Rosalba Ciarlini,o pre-sidente do Sinduscom, WeberChaves,alertou que a constru-ção civil de Mossoró contabi-liza 600 demissões de janeiropara março, e que, durante to-do o ano passado, foram 508desligamentos. Ele advertiuque essas dispensas provoca-rão consequências sociais e emoutros setores da economia.

O presidente do Sindica-to dos Trabalhadores na In-dústria da Construção em

Geral,Leve e Pesada e do Mo-biliário de Mossoró e RegiãoOeste (Sintracomm/ RN),Ivonildo Monteiro, explicaque as demissões são quaseinevitáveis, porque as cons-trutoras não podem remane-jar os trabalhadores, já quenão têm novas obras.

O sindicalista apela parasolução rápida para o proble-ma, que, segundo ele, não éapenas da construção civil,mas de toda a Mossoró."Por-que as demissões afetarão o

comércio,cerâmicas,materialde construção, enfim, toda acadeia econômica envolvidana construção civil", avisa.

O raio de 4 quilômetros deque trata a restrição em tor-no do aeroporto de Mosso-ró (Portaria nº 256/GM5, de13 de maio de 2011,do Minis-tério da Defesa),abrange exa-tamente a única área de Mos-soró que pode receber gran-des empreendimentos imobi-liários,segundo o Sinduscom,pois dispõe de esgotamento

sanitário, eletricidade, trans-porte,abastecimento regular.

Com a restrição, apenasprédios com três pavimen-tos podem ser construídos,o que se torna inviável comer-cialmente, até pelo alto pre-ço dos terrenos atualmente.Além disso,o limite de 15 me-tros limita ainda mais o po-tencial de construção devi-do ao relevo de Mossoró,muitas partes da cidade sãoabaixo do nível da pista do ae-roporto.

GERAIS www.omossoroense.com.br2 – Quinta-feira, 12 de abril de 2012

Inscrições para o Desafio Sebrae 2012 estão abertas

Servidores da Casa de Saúde São Camilo pedemregularização de técnicos em enfermagem

PROTESTO

INICIATIVA

Funcionários sugerem que seja realizado concurso para profissionais com experiência com doentes mentais

Psiquiatra Genário Freire cobra ação da prefeitura

Nesta edição, o tema do jogo são frutas tropicais

A edição 2012 do DesafioSebrae está com inscriçõesabertas.A iniciativa é desenvol-vida pelo Serviço Brasileiro deApoio às Micro e PequenasEmpresas (Sebrae) e tem co-mo objetivo despertar o espí-rito empreendedor nos jovensuniversitários de todo o país.Nesta edição, o tema do jogosão frutas tropicais.

Na competição, os partici-pantes terão que simular a ad-ministração das diversas etapasde um negócio, da produçãodas frutas até a venda de alimen-tos com valor agregado, comosorvetes, polpas e sucos.

Durante o Desafio Sebrae,os participantes devem geren-ciar virtualmente uma empre-sa, contratar empregados, de-finir preços e comercializarprodutos, tomar decisões e en-frentar desafios de mercado.Podem participar equipescompostas por duas a cincopessoas.Cada grupo tem direi-to a um professor orientadorescolhido pelos próprios alu-nos.

Podem disputar o jogo es-tudantes universitários de to-dos os cursos. Para se inscre-ver é preciso pagar a taxa de R$50 por equipe e o registro po-

de ser realizado até 18 de maio,no site do Desafio, no ende-reço eletrônico www.desa-fio.sebrae.com.br.

O jogo virtual começa emmaio e terá cinco fases, duaspresenciais e três virtuais.Em outubro, serão conheci-dos os campeões estaduaisque, em novembro, se reu-nirão em Salvador (BA) pa-ra disputar a semifinal e a fi-nal. As três melhores equipese os professores indicadospor elas ganham prêmios.Todos os integrantes dos oi-to grupos que chegarem à fi-nal nacional ganharão um

iPad, além de bolsas de es-tudo da Fundação GetúlioVargas (FGV).

As três primeiras equipescolocadas receberão um cur-so de inovação oferecido pelaCoordenação de Programas dePós-Graduação de Engenha-ria da Universidade Federal doRio de Janeiro (Coppe/UFRJ),parceira do Desafio. Já a gran-de campeã nacional tambémfará uma viagem a um centrode empreendedorismo na Eu-ropa e participará da final in-ternacional com universitáriosde outros países da AméricaLatina.

Servidores da saúde de Mossoró fazem ato público em CaicóEm greve desde o início des-

ta semana,os servidores da saú-de de Mossoró se preparam pa-ra participar de um ato conjun-to em Caicó.João Morais infor-ma que na sexta-feira, 13, iráuma caravana com cerca de 50funcionários mossoroenses pa-ra Caicó para fortalecer o mo-

mento no município do Seridó.João Morais informa que a

paralisação está forte e atingecom mais intensidade os ser-viços do Hospital RegionalTarcísio Maia (HRTM), Hos-pital Rafael Fernandes, Bancode Leite de Mossoró e a cito-patologia. "Estamos manten-

do apenas os 30% dos servi-ços previstos em lei", diz.

De acordo com o sindicalis-ta, no HRTM estão sendo aten-didas somente as urgências eemergências e o laboratório estáem regime de escala. O mesmoesquema de escalas está sendoadotado pelo Rafael Fernandes,

Banco de Leite e citopatologia.O sindicalista informa que

no dia 16 os servidores da saú-de terão uma audiência com osecretário estadual de Saúde,Domício Arruda, e o secretá-rio estadual de Administração,Álber Nóbrega,para discutir asreivindicações da categoria.

A principal reivindicação dosprofissionais é a melhora nascondições de trabalho.Além dis-so, os servidores pedem reajus-te salarial de 14,92% referenteà inflação dos últimos dois anos.A categoria também pleiteia opagamento dos plantões inde-nizatórios relativos aos meses de

agosto de 2010 a março de 2011.Os profissionais ainda pedem

a implantação de uma tabela deincentivo à qualificação,incorpo-ração de gratificações e a con-vocação dos concursados parahaver uma melhoria nos serviçosoferecidos e para diminuir a so-brecarga dos servidores.

Funcionários da Casa deSaúde São Camilo de Lellis rea-lizaram ontem protesto emfrente à unidade hospitalar. Amanifestação teve como ob-jetivo pressionar a PrefeituraMunicipal de Mossoró (PMM)a tomar uma posição quantoà regularização dos profissio-nais técnicos em enfermagemque atuam no hospital.

Segundo o diretor regionaldo Sindicato dos Servidores daSaúde do Rio Grande do Nor-te (Sindsaúde/RN), João Mo-rais, os técnicos em enferma-gem contratados estão receo-sos quanto ao futuro profissio-nal deles. "Eles temem ser de-mitidos a qualquer momento",diz o sindicalista.

Cerca de 60 trabalhadorestécnicos em enfermagemcontratados estão ameaçadosde demissão.O psiquiatra Ge-nário Freire explica que oprincipal problema da ques-tão não está no número depessoas desempregadas, mas

na falta de profissionais qua-lificados para substituir os tra-balhadores que atuam há anosna unidade.

Ele informa que muitosdestes profissionais traba-lham na Casa de Saúde desdeque ela foi fundada e ao lon-go desse tempo adquiriramvasta experiência no trata-mento de pessoas com doen-ças mentais.

"Em 2007, quando o hos-pital passou a ser administra-do pelo município, esses es-pecialistas ficaram em uma si-tuação complicada, pois o Mi-nistério Público cobra que ostrabalhadores sejam contrata-dos por concurso", diz, acres-centando que este é o ponto dedilema: "Demite-se o funcio-nário antigo e contrata nova-tos sem experiência ou deixaesses funcionários de forma ir-regular?", questiona o profis-sional.

Para o questionamento, osfuncionários sugerem que a

Prefeitura faça um concurso pú-blico para a Casa de Saúde São

Camilo de Lellis específico pa-ra a unidade. "A proposta é que

o edital do certame estabeleçacomo pré-requisito experiência

com pacientes de doença men-tal", esclarece Freire.

O concurso pedido pelosprofissionais é do mesmomolde do concurso que serárealizado para a contrataçãode profissionais do Serviçode Atendimento Móvel deUrgência (Samu). ConformeGenário Freire, assim comono Samu são necessários pro-fissionais especializados ematendimento em urgência, noSão Camilo de Lellis é fun-damental que os profissionaisque trabalhem na unidade te-nham experiência com o tra-tamento de pessoas comdoença mental.

"Queremos uma definiçãode como será o futuro destesprofissionais. É importanteque a prefeitura tome um po-sicionamento, pois os funcio-nários não têm condições detrabalhar sob ameaça. Quere-mos ver o hospital funcionan-do da maneira correta", fina-liza Freire.

LUCIANO LELLYS

ARQUIVO

GERAIS Quinta-feira, 12 de abril de 2012 - 3www.omossoroense.com.br

Segundo a entidade, um auxiliar de enfermagem estaria atuando na unidade de forma irregular

Hospital da Mulher foi tema de audiência pública

Sindicato denuncia ao Coren prática ilegal damedicina no Hospital da Mulher de Mossoró

SINMED

RADICALIZANDO

SESC CIDADÃO

Na tarde de ontem,11, a As-sembleia Legislativa realizou au-diência pública para discutirevidências de irregularidades nagestão do Hospital Materno-In-fantil Maria Alice Correia, con-hecido como Hospital da Mul-her de Mossoró. Na ocasião,representantes do Conselho Re-gional de Enfermagem (Coren)externaram que receberamdenúncia sobre a prática irreg-ular de medicina na unidade.

Conforme a denúncia en-caminhada pelo Sindicato dosMédicos aos Conselhos Re-gionais de Medicina (CRM) e deEnfermagem,um técnico de en-fermagem, que trabalha comoauxiliar de um anestesiologista,estaria atuando como profis-sional de forma irregular.

De acordo com o presidentedo CRM do RN, Jeancarlo Fer-nandes,hoje,12,representantesdo Coren estarão em Mossorópara averiguar se a denúncia pro-cede. Caso seja confirmada aprática irregular, o profissionalde enfermagem e o aneste-siologista responderão proces-so administrativos junto aoCorem e CRM, respectiva-mente.

"Na semana passada,o CRM

esteve no Hospital da Mulher deMossoró para apurar denúnciasemelhante. Na visita, nãopudemos constatar se a infor-mação era verídica. Agora,temos o conhecimento de queo Corem recebeu uma mesmadenúncia. Então, vamos apu-rar para ver se as informaçõestêm fundamento", diz Jeancar-lo Fernandes.

A direção do Hospital daMulher de Mossoró declarou,através da sua assessoria de im-prensa, que a informação dedesvio de funções na unidadenão procede. A direção destacaque todos os profissionais sãocontratados para atuar em suasdevidas funções.

Ela destaca que pode estarhavendo uma confusão, justifi-cada pelo fato de alguns enfer-meiros contratados pelaUnidade ainda não terem oregistro definitivo no Coren."Mas todos já deram entrada eestão com o registro provisório,aguardando somente o envio dodocumento pelo Conselho",frisa a assessoria.

CONTRATO EM INVESTIGAÇÃOO contrato entre o Hospital

e a Organização da SocidadeCivil de Interesse Público (Os-cip) que gere a unidade,a A.Mar-ca também é alvo de investi-gação do Conselho Estadual deSaúde (CES).Segundo o órgão,o contrato apresenta diversas ir-regularidades.

Primeiramente, segundo oConselho, o governo celebrouo contrato sem autorizaçãoprévia da Assembleia Legislati-va e sem licitação,alegando situ-ação emergencial. Também sequestiona a data de início da con-cessão da gestão à A. Marca -sabe-se que o contrato é de 180dias.

O projeto do hospital tam-bém não foi submetido ao cole-giado (em desacordo, portan-to, com a Lei Nº. 9790/1999,que dispõe sobre terceirizaçãode "atividades-meio" pelo ter-ceira setor), o modelo de terce-irização e o pré-projeto de cri-ação não foram discutidos daComissão Intergestores Bipar-tite (CIB), nas Comissões In-tergestores Regionais das 2ª e6ª regiões nem no contexto deimplantação da Rede Cegonha.

Equívocos também noDiário Oficial. A execução dasobras, junto ao aluguel do pré-

JOAQUIM MARCELINO

Professores ameaçam boicotar eventos educativos Os professores da rede mu-

nicipal de ensino,em greve des-de a última segunda-feira,9,de-cidiram ontem,11,continuar omovimento paredista. A as-sembleia foi realizada na sededo Sindicato dos ServidoresPúblicos Municipais de Mos-soró (Sindiserpum).

Na ocasião, também foramdeliberadas as próximas ativi-dades a serem desenvolvida pe-

la categoria, entre elas o boi-cote aos eventos promovidospela Prefeitura Municipal deMossoró (PMM) e que tenhamligação com os trabalhadoresdo setor,como a Feira do Livro.

"Vamos boicotar a Feira doLivro e a Mostra de ProjetosCientíficos e Culturais. Comoa prefeita não dá o devidovalor aos professores,a catego-ria decidiu que vai apenas mi-

nistrar suas aulas. Não partici-pará desses eventos nos quaisa contribuição é de grande im-portância para o seu sucesso",destaca a presidente do Sindi-serpum, Marilda Sousa.

Também ficou decidido queos sindicalistas farão ato pú-blico em frente à Prefeitura namanhã de hoje e montarão umestande na Câmara Municipalde Mossoró (CMM).

Os docentes decidiram en-trar em greve após a prefei-tura rejeitar a proposta de rea-juste do Piso Salarial em22,22%, de acordo com o quedetermina a lei. Os servido-res também protestam con-tra o Executivo ter enviadoà Câmara Municipal a pro-posta de alteração do Planode Carreira, Cargos e Remu-neração do Magistério.

Comunidade do Fio recebe ações de lazer e saúdeA Comunidade do Fio, no

conjunto Abolição IV, recebehoje uma série de serviços gra-tuitos em comemoração aoDia Mundial da Saúde, no úl-timo dia 7, das 9h às 15h, nasede do Projeto Sesc Cidadão.É mais uma ação social do Sis-tema Fercomércio do RioGrande do Norte.

As atividades fazem parte doCircuito Saúde Mossoró e con-sistem em ações socioculturais,

esportivas, recreativas, pre-venção de doenças,verificaçãode pressão arterial e de índiceglicêmico, avaliação do Índicede Massa Corporal (IMC), ori-entações à higiene bucal.

Em parceria com a Gerên-cia Municipal de Saúde, serãorealizados testes rápidos dedoenças sexualmente trans-missíveis, como o HIV e sífil-is. Os participantes tambémterão acesso a vacinas contra té-

tano e hepatite.A programaçãoinclui ainda avaliação nutri-cional,recreação dirigida e brin-quedos infláveis para a diver-são infantil.

A expectativa da organiza-ção do evento é de que mais deduas mil pessoas participem doCircuito Saúde Mossoró.Alémde Mossoró,o projeto CircuitoSaúde,desenvolvido pelo Sesc,será realizado nas unidades deCaicó e Natal, ainda este mês.

O presidente do ConselhoRegional do Sesc/RN, Marce-lo Queiroz, o Circuito Saúdereafirma o propósito de con-tribuir para a melhoria daqualidade de vida do seu públi-co-alvo, prioritariamente debaixa renda. "Com a realiza-ção de atividades e serviços desaúde gratuitos para a popu-lação em geral, a instituiçãocumpre, mais uma vez, a suamissão", reforçou.

dio da Unimed,foram iniciadasem fevereiro,mas a publicaçãosó ocorreu em 31 de março.Com isso, feriu o princípio dapublicidade,o mais fundamen-tal de todos os princípios con-

stitucionais, por garantir atransparência das atividadesgovernamentais e sua fiscaliza-ção por órgãos competentes epela imprensa.

O secretário estadual de

Saúde, Domício Arruda, justi-ficou o "atropelamento" dostrâmites burocráticos devido àurgência de se instalar um hos-pital marterno-infantil emMossoró.

CONVITE MISSA DE 1 ANO

A FAMÍLIA DE FRANCISCO DASCHAGAS FIGUEIREDO CONVIDAPARENTES E AMIGOS PARAA MISSADE 1 ANO QUE SERÁ CELEBRADAEMSUFRÁGIO DE SUAALMANESTASEX-TA-FEIRA, ÀS 19H, NA IGREJA NOS-SA SENHORA DA CONCEIÇÃO, EMMOSSORÓ. E SÁBADO, ÀS 17H, NAIGREJAMATRIZ DE ALMINO AFONSO.

DESDE JÁ AGRADECE A TODOSQUE SE FIZEREM PRESENTES AESTE ATO DE FÉ E SOLIDARIEDADECRISTÃ.

A festa de aniversário de Singrid Marceli-

no terá 300 convidados no próximo dia 21,

no Garbos Eventos. Ela optou em receber

cestas básicas como presentes que serão doa-

das a instituições de caridade.

Feliz aniversário segue para a empresária AnaMaria Filgueira, aniversariante de ontem.

Mudanças na TCM com a saída do geren-

te comercial Jocelito Soares, que será substi-

tuído pela competente Fernanda Pinheiro,

que vai se dividir entre a TCM e a FM 95.

Mais uma novidade que vai rolar no Butecodo Gegê: a coroação da Miss Mossoró 2012. Es-se menino é cheio de astúcia!

O casal Welisson Medeiros e Geórgia Eu-

gênia saiu da toca e apareceu na balada da

última quinta-feira da Tenda Music Club.

A família da Ideia Publicidade está em festa pe-los 4 anos no mercado colorindo com suas mi-lhões de ideias.

Apareceu a tiracolo com um paraibano a

bela Alessandra Firmino no feriadão e como

pombinhos circulavam por toda a cidade.

Quando juntos, são horas de muitas risadas.Eu, Bernardo Cavalcante e Geórgia Eugênia.Amizade das boas!

Bom demais amanhecer em Zé Leão, na

Cobal, e como sempre ser recebida com tan-

to carinho e atenção. Bom demais.

A noite de amanhã promete com mais umaSexta Universitária no Sélect Nouveau com For-ró Danado e Forró com Ela. Lembrando queaté as 23h o acesso de universitários é gratuito.

SOCIAL4 - Quinta-feira, 12 de abril de 2012 www.omossoroense.com.br

BUTECO DO GEGÊUma linda festa, com uma pro-

dução perfeita da Master Produções,que caiu em campo para deixar ossalões do Requinte Buffet com umcenário perfeito inspirado nos mel-hores botecos para o próximo sába-do (14), com um cardápio elabora-do pela competente Socorro Carlose com sete atrações para animar osconvidados em três ambientes. Anoite promete ser apimentada degente bonita, feliz e cheia de novi-dades. Até lá!

NO MUNDO DOS NEGÓCIOSO diretor do grupo SF, Sérgio

Freire, embarcou, na última terça-feira, 10, para participar da CantonFair, Feira de Exportação e Impor-tação da China, grandioso evento quepossui uma importância internacionalcom caráter multifuncional e reúneempresários de todo o mundo,que tro-cam dados comerciais e desenvolvemgrandes negócios.

SÁBADO RADICALA Socel Veículos prepara um

grande movimento para todo o diadeste sábado(14) com o Best DriveRadical da Volkswagen, em que osconvidados poderão testar a sua a-drenalina com os carros da Linha Pre-mium Tiguan, Jetta e Amarol. Infor-mações pelo 3422-5200.

QUENTES & FRIAS

Georgiano Azevedo convida o mundo inteiro para seu requintado Buteco do Gegê,neste sábado (14), cheio de alegria e muitas novidades

[email protected]

Fernandes

GERAIS Quinta-feira, 12 de abril de 2012 - 5www.omossoroense.com.br

Escolha é baseada em indicadores de desempenho e coloca a unidade em primeiro lugar entre as 105 do país

Nova Agência do INSS pretende potencializaratendimento na cidade

Gerente Francisco Ozimar, do INSS

Gerência do INSS de Mossoró é escolhida amelhor do país pelo segundo mês consecutivo

RECONHECIMENTO

Pelo segundo mês conse-cutivo, a Gerência Executivado Instituto Nacional do Se-guro Social de Mossoró é es-colhida a melhor do país. Oresultado é baseado em indi-cadores de desempenho eaponta aquela unidade coma menor Idade Média doAcervo (IMA-GDASS).

De acordo com a classifi-cação da Idade Média doAcervo (IMA-GDASS) rela-tiva ao mês de março, o IN-SS/Mossoró obteve o primei-ro lugar entre as 105 Gerên-cias-Executivas do país, atin-gindo uma IMA-GDASS detrês dias.

Os indicadores de desem-penho são parâmetros utili-zados pelo INSS para aferira qualidade e eficiência doatendimento prestado ao se-gurado nas Agências da Pre-vidência Social. Esses indica-dores são utilizados para es-tipular as metas que integramo Plano de Ação do Institu-to.

De acordo com as metasprevistas para o mês de mar-ço no Plano de Ação 2012,além do primeiro lugar da Ge-rência Mossoró,outras gerên-cias nordestinas se destacaram:Vitória da Conquista (BA) eCampina Grande (PB) comnove dias; Petrolina (PE) 10dias;e João Pessoa (PB) 11 dias.

HABNER WEINER

Abastecimento será regularizado gradativamente em cinco bairros até sábadoA falta de água no conjun-

to Abolição IV e adjacênciasque há dias causa transtornosaos moradores, tem data paraterminar. A Companhia deÁguas e Esgotos do RioGrande do Norte (Caern) a-nunciou que reativou o Poço19 (P 19) ontem de manhã.

Com isso, o abastecimentoserá regularizado totalmenteaté sábado à noite (14). A dis-tribuição de água será restab-elecida,primeiramente,para osmoradores de Pousada das Ter-mas, Abolição IV e Monsen-hor Américo Simonetti.

Até o final de semana, se-

gundo a Caern, o abasteci-mento será normalizado paraos conjuntos Santa Delmira eAbolição III, que tambémsofriam há alguns dias com fal-ta de água. Assim, deixarão deser abastecidos emergencial-mente pela adutora JerônimoRosado.

A Caern anunciou tambémque técnicos deveriam ter con-cluído o conserto do Poço 18(P 18), localizado no bairroSanto Antônio, em Mossoró,até ontem à noite. A unidadetem capacidade de produzir220 mil litros de água por ho-ra.Finalizada sua recuperação,

voltará a atender à população,gradualmente,até o final de se-mana.

"Durante os problemascom os dois poços, utilizamoságua da adutora JerônimoRosado para impedir quehouvesse desabastecimentogeneralizado nestas áreas. O

P19, por exemplo, produz240 mil litros de água, e esta-mos concluindo a montagemdo grupo motobomba quefunciona nesta unidade", ex-plicou, ontem, o chefe de Op-eração e Manutenção de Re-des de Águas de Mossoró, Ni-valdo Fortunato.

Em entrevista coletiva on-tem à tarde, o gerente-executi-vo Francisco Ozimar disse quea Agência de Previdência So-cial (APS) de Mossoró, que se-rá inaugurada amanhã, às 17h,terá capacidade para atender de400 a 500 pessoas por dia.

Segundo ele, a unidade foiconcebida para melhorar aten-dimento ao público, já que des-concentrará o atendimento atéentão acumulado na GerênciaExecutiva, que abrigará a partirda próxima semana apenas o se-tor administrativo.

"APS será dedicada ao aten-

dimento ao público, de Mosso-ró, Governado Dix-sept Rosa-do, Caraúbas, Campo Grande eUpanema", informa Ozimar,acrescentando que não haverá,de início, contratação de novosservidores e que haverá rema-nejamentos.

A nova unidade do INSS re-cebeu investimento de R$ 1,9milhão e começará a funcionarna próxima segunda-feira.Man-tém 51.589 benefícios e paga pormês cerca de R$ 33,12 milhões.O atendimento será dividido en-tre benefícios e auxílio-doença(60% dos atendimentos).

SERVIÇO

Nova agência atenderá atécerca de 500 pessoas por dia

Segundo o gerente-execu-tivo do INSS/Mossoró,Fran-cisco Ozimar, o resultado é

fruto da seriedade e compro-metimento com o trabalho detoda a equipe de servidores

que compõe a gerência, queprimam pela eficiência e qua-lidade do serviço.

ESPORTE www.omossoroense.com.br6 – Quinta-feira, 12 de abril de 2012

Santos sonha com Robinho e acena com propostamilionária; Milan e empresário são contra

MERCADO

Cristóvão pede cuidado com Carlos Alberto,mas confirma retorno ao Vasco no domingo

CONFIRMADO

Na atividade dessa terça-feira, atleta foi peça importante no ataque do time reserva

Carlos Alberto está pronto para voltar ao time do Vasco, domingo, em Moça Bonita

A diretoria do Santos, quefez poucas contratações nes-ta temporada, tem uma “car-ta na manga” para presenteara torcida no ano do centená-rio do clube. O UOL Espor-te apurou que os dirigentessantistas acertaram os valo-res salariais com o atacanteRobinho, do Milan. Para isso,o time alvinegro já conseguiuinvestidores para arcar comuma proposta de R$ 1,5 mi-lhão mensal de salário. O con-trato oferecido é por emprés-timo, por uma temporada, jáque o atleta tem vínculo como clube italiano até o meio de2014.

As transações do Santoscom Robinho são comanda-das por Pedro Luís NunesConceição, ex-diretor de fute-bol do clube e integrante do

novo conselho gestor do clu-be. A proposta que partiu docartola, por sinal, agradou aoatacante, principalmente pe-lo fato de o salário do joga-dor não superar o valor da pro-posta santista. Atualmente, oatleta recebe mensalmente doMilan pouco mais de R$ 900mil em uma conta bancária noBrasil, já com os impostos des-contados da Europa.

Mesmo assim, o pai e em-presário do atleta, Gilvan deSouza,prefere ver Robinho naEuropa, já que confidenciouaos amigos mais próximos queseu filho fica mais concentra-do atuando na Itália

Os dirigentes santistas tam-bém esbarram na negativa doMilan, que não pretende sedesfazer de Robinho, princi-palmente pela carência do

elenco no setor de ataque. Adificuldade do Santos aumen-tou com mais uma lesão mus-cular sofrida por AlexandrePato, que desfalcará o Milanaté o fim da atual temporadado futebol italiano.

Além disso, o clube italia-no não pretende se precipitarno retorno de Cassano.O atle-ta voltou aos gramados con-tra a Fiorentina no último fimde semana após cinco mesesafastado dos jogos por contade um Acidente Vascular Ce-rebral (AVC). Com isso, Ro-binho é considerado titular doataque do Milan ao lado deIbrahimovic.

Os dirigentes do Santos sereúnem semanalmente paradiscutir sobre contratações.Em contato com a reporta-gem do UOL Esporte, o ge-

rente de futebol do clube, NeiPandolfo, nega que esteja ne-gociando com Robinho, po-rém, ressalta que "toda es-tratégia é válida" para repa-triar o ex-camisa 7 da VilaBelmiro.

"Não podemos descartarnada, toda estratégia é valida,mas não cogitamos o Robinhoem nossas reuniões semanaispara contratar jogadores",afirmou o dirigente.

A cúpula santista sonhaem uma revanche com o Bar-celona, da Espanha, no Mun-dial de Clubes da Fifa, em de-zembro, no Japão, com a pre-sença de Robinho entre ostitulares. Para isso, além doalto investimento, o clube te-ria que conquistar novamen-te a Copa Libertadores daAmérica.

A expectativa criada navéspera foi confirmada apóso treinamento do Vasco, nes-sa terça-feira, em São Januá-rio. Melhorando fisicamentea cada dia, o meia Carlos Al-berto está relacionado para apartida contra o Nova Igua-çu, domingo, às 16h, em Mo-ça Bonita,pela Taça Rio.O re-torno ao time era defendidopela fisiologia e preparação fí-sica do clube.

Carlos Alberto não dispu-ta uma partida oficial desde 27de novembro de 2011, quan-do entrou em campo pela úl-tima vez vestindo a camisa doBahia. Em entrevista, o meiaadmitiu erros, tristezas e nãoescondeu a ansiedade de po-der atuar novamente.

Convencido, o técnicoCristóvão Borges pediu cau-tela com o jogador, reintegra-do no final de março, porém,elogiou a dedicação aos tra-balhos realizados em São Ja-nuário.

“Tenho conversado diaria-mente com os preparadoresfísicos e o Carlos Alberto temevoluído muito. Está bastan-te dedicado. Mas o jogadorsempre teve dificuldades nosúltimos meses para emplacaruma sequência de jogos. Issoo atrapalhou bastante. Ele

precisa de uma programaçãode treinamento. Vamos fazerde uma forma progressiva,mas ele está na lista para o fi-nal de semana. Vamos ver deque forma será utilizado”,afir-mou o treinador.

Rodrigo Poletto, prepara-dor físico do clube, acreditaque o jogador chegou ao es-tágio no qual precisa atuar pa-ra melhorar a condição em ge-ral.Apesar da confusão envol-vendo as expulsões no clássi-co contra o Flamengo, já que

Jorge Rabello, presidente daComissão de Arbitragem daFerj (Federação de Futebol doEstado do Rio de Janeiro),afirmou que os jogadores ci-tados na súmula da partida nãoestão suspensos automatica-mente - pois não foram expul-sos -, o Vasco ainda mantéma posição de não escalá-los, oque também abriu brecha pa-ra Carlos Alberto.

Na atividade dessa terça-feira, o jogador mostrou de-senvoltura e foi peça impor-

tante no ataque do time reser-va. Enquanto se prepara pa-ra voltar, Carlos Albertoacompanha de longe o con-fronto da equipe contra o Na-cional, quinta-feira, às 21h50,em Montevidéu, pela CopaLibertadores. Para a partida,o Vasco deve entrar em cam-po com: Fernando Prass; Fag-ner, Renato Silva, Rodolfo eThiago Feltri; Rômulo,Eduardo Costa, Fellipe Bas-tos e Diego Souza; Alecsan-dro e Eder Luís.

VASCO.COM.BR

Arquibancada inteira R$ 20,00Arquibancada meia R$ 10,00Cadeira inteira R$ 50,00Cadeira meia R$ 25,00

Pontos de venda: Sport Magia, Extinchamas e Mini Box do George até as 14h do sábado - 14/04/2012

Ingressos no sábado 14/04/2012 após as 14hPonto de venda: Nogueirão

Arquibancada inteira R$ 24,00Arquibancada meia R$ 12,00Cadeira inteira R$ 60,00Cadeira meia R$ 30,00

Guardando algum segredo, o time do América vem treinando de portões fechados, nada de torcedor as-sistindo ou imprensa trabalhando. O bom mesmo, após o Estadual, seria fechar tudo e reabrir com qualidadepara as disputas do Brasileiro da Série B.

Baraúnas inicia venda de ingressos para o jogo de domingoMOBILIZAÇÃO

REAÇÃO

[email protected]

SÉRGIO OLIVEIRA

O pior já passou, é hora de, com calma, analisar tudo que foi feito de certo e errado, medir asconsequências de decisões futuras e começar a executá-las. É possível continuar apenas com o

mesmo grupo? Existe a necessidade de estruturar, por exemplo, com um campo de treinopróprio? É preciso recompor o clube com novos e antigos colaboradores em sua administração?As parcerias atuais são suficientes para recolocar o Potiguar no caminho dos títulos? Estas sãoalgumas das perguntas a serem feitas e respondidas nos próximos meses por todos aqueles queadministram, simpatizam, torcem e querem o melhor para a Associação Cultural e Desportiva

Potiguar (ACDP).

OS REFLETORES PARA O BARAÚNAS

Futebol é movido por paixão e esta sealimenta de resultados, por isso todos osrefletores focam nesse momento em di-reção ao Baraúnas.É,para seus dirigentese a própria mídia esportiva o melhor pro-duto do momento no interior do RioGrande do Norte.

Dito isso, concordo com a forma co-mo a diretoria do Baraúnas trabalhou ospreços e a venda dos ingressos paradomingo,na decisão contra o Santa Cruz.O torcedor teve o meio de semana semfutebol, deu para respirar, juntar a grana,até ficar com um pouco de saudade.Sendoassim, que tenhamos um Nogueirão, noespaço que restou sem interdição, lotadono próximo domingo.

ARTILHEIROAqui vai uma dica para o time do Baraú-

nas. Em particular, terá que ficar atento aum jogador do Santa Cruz. O nome é ZéPaulo, artilheiro isolado do CampeonatoEstadual, já tendo balançado a rede ad-versária em dez oportunidades. Claro, otime todo será vigiado, mas esse gosta defazer a diferença em campo.

LEMBRAM das "pipoquinhas" loiras do cabelo do ex-jogador Biro-Biro. Finalmente ele prometecortá-las,mas só se o Corinthians for campeão da Libertadores.ROMÁRIO recuou do apoio total a Ronal-do. Disse que a Copa será uma vergonha, criticando o ex-parceiro. O zagueiro Breno, que ateou fo-go em sua casa, pode ser condenado há 15 de prisão.

Toque EsportivoSELEÇÃO

Quem esteve ontem em Mossoró foi o ex-zagueiro da seleção brasileira, jogador Edmil-son.Ele foi ao campo da Estrada da Raiz pres-tigiar a Caravana do Esporte, uma promoçãoda Prefeitura de Mossoró. Um total de 600crianças participou ontem do projeto.

PEIXEIRÃOO vereador José Domingos, o "Zé Pei-

xeiro", perdeu a paciência com a prefeitura.Ontem, no plenário da Câmara Municipal,ele avisou que se o município não construirum campo de futebol, com iluminação arti-ficial, em cada região de Mossoró, ele o fará.Para tanto, garantiu, basta renovar seu man-dado de vereador. O nome do projeto que jáfunciona no bairro Santo Antônio é "Peixei-rão Esporte Clube".

PARADOSCantei essa bola logo em fevereiro, se não

me falha a memória. Não iria demorar e osoperários da construção do Arena das Du-nas, em Natal, iriam iniciar uma série de mo-vimentos grevistas. Mais uma vez eles estãoparados e isso só atrasa a obra. Aliás, atraso,parece ser a sina de Natal na preparação pa-ra a Copa do Mundo de 2014.

FECHADO

Seguindo previsões feitasno início da semana pela dire-toria do Baraúnas, deve come-çar hoje a venda de ingressos,de forma antecipada,para o jo-go decisivo de domingo con-tra o Santa Cruz. A partida vá-lida pela semifinal da Copa RN(2º turno) do Campeonato Es-tadual, vai apontar aquele ti-me que fará a final contra ABCou América.

Recebendo os bilhetes ho-je, a venda também se dará apreços promocionais. No en-tanto, diferente das vezes an-teriores quando era pratica-do um único preço até o dia

do jogo, para esta partida emespecial valores serão modi-ficados. De hoje até sábadoàs 14h acontece a promoçãoque mudará a partir desse ho-rário como mostram os doisquadros.

O TIME Em relação ao time, tudo

tranquilo. O técnico WassilMendes segue treinando paradefinir a melhor postura táti-ca a ser adotada, com o deta-lhe de que continua tudo comoiniciou a semana,sem nenhumjogador afastado por conta decontusão. Isso significa que o

“Leão do Oeste” segue treinando para jogo decisivo contra o Santa Cruz válido pela semifinal do 2° turno

Parte dos treinos acontece na Toca do Leão

ESPORTE Quinta-feira, 12 de abril de 2012 - 7www.omossoroense.com.br

BARAUNAS.COM.BR

O fato da empreiteira OASapoiar o futebol da Bahia temgerado algumas insatisfaçõesno Rio Grande do Norte. Pa-ra entender, O Mossoroen-se publica nesta página maté-ria, na íntegra, postada ontemno site da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).Diz o texto: “Responsávelmaior pela construção do está-dio Arena das Dunas,que subs-tituirá o Machadão, a emprei-teira baiana OAS discrimina ofutebol norte-rio-grandenseem detrimento aos clubes daBahia. O fato foi comprova-do com o anúncio de que aconstrutora é a patrocinadora

do clube Vitória de Salvador edo Bahia, que são historica-mente adversários do nosso fu-tebol.

A OAS também é uma dasresponsáveis pelo novo está-dio da Fonte Nova de Salvador.Só que o volume de recursosde lá é inferior aos que serão fa-turados pela empreiteira baia-na no Rio Grande do Norte:R$ 5.094.159.613,00.Não fos-se o espírito discriminatório, aOAS teria, sem nenhum favor,oportunidade de ajudar nãoapenas ao ABC e América(principais clubes do RN) co-mo aos demais filiados à Fe-deração Norte-rio-grandense

de Futebol (FNF).OAS é patrocinadora do Vi-

tória da Bahia usando os inves-timentos utilizados na "FonteNova".E a pergunta que se fazé a seguinte:Por que a OAS nãoinveste no ABC,América,Ale-crim, Baraúnas, Potiguar, Par-namirim, Santa Cruz, Corín-tians de Caicó? Resposta: pu-ra discriminação da milioná-ria empresa da Bahia. O presi-dente da FNF, advogado JoséVanildo, disse não entender osmotivos da discriminação daOAS e acredita que a emprei-teira da Bahia reveja a sua po-sição no que se refere ao fute-bol do Rio Grande do Norte”.

Apoio da OAS ao futebol da Bahia gerainsatisfação no Rio Grande do Norte

FUTURO

Passada quase uma sema-na da eliminação do Potiguardas disputas do Campeona-to Estadual, a sua diretoriaainda não se manifestou so-bre o que será feito do clubeno restante da temporada2012 e o que planeja para o fu-turo. Por enquanto a sua di-reção segue acertando os úl-timos detalhes em relação aosjogadores que encerram seuscontratos e aqueles que per-tencem ao clube.

Enquanto não sai uma de-finição sobre o futuro do al-virrubro,vamos a um levanta-mento feito pela assessoria do

alvirrubro. Com o empate em0x0 contra o Palmeira deGoianinha, jogo realizado noestádio Leonardo Nogueira(Nogueirão), o Potiguar ter-minou o segundo turno do Es-tadual 2012 na nona coloca-ção com seis pontos ganhosem nove jogos.A equipe alvir-rubra conquistou em nove jo-gos uma vitória, três empatese quatro derrotas, marcou 4gols e sofreu 8 gols, saldo 4 ne-gativos.

No segundo turno o timefoi comandado por dois téc-nicos. Erasmo Fortes nas trêsprimeiras rodadas, depois as-

sumiu Edinho Cardoso.Sob ocomando deste último o alvir-rubro ganhou um jogo, em-patou dois e perdeu três. Vejaos jogos do Potiguar no 2º tur-no:Potiguar 0x0 Coríntians deCaicó; Santa Cruz 1x0 Poti-guar; Assu 1x0 Potiguar; Po-tiguar 1x2 Alecrim - Gol mar-cado por Diego (atacante);Ba-raúnas 0x0 Potiguar; Potiguar0x1 ABC; Caicó 2x1 Potiguar- Gol marcado por João Ba-tista (atacante); Potiguar 2x1América - Gols marcados porJuninho Bahia (meia) e JoãoBatista (atacante); Potiguar0x0 Palmeira de Goianinha.

Potiguar ainda não definiu o que faráapós o Campeonato Estadual de 2012

Baraúnas terá força máximapara definir a vaga na final doturno e, principalmente, a va-

ga na Série D do Brasileirão,contra o Santa Cruz, seu úni-co concorrente.

PROMOÇÃO - INGRESSOS ANTECIPADOS

AVALANCHE

POLÍCIA www.omossoroense.com.br8 – Quinta-feira, 12 de abril de 2012

Em depoimento, Carla Ubarana diz que dinheirodesviado era repassado na garagem do TJEsquema se intensificou de janeiro de 2007 a janeiro deste ano, período em que a ex-secretária chefiou os precatórios

O depoimento prestado nodia 30 de março ao juiz José Ar-mando Ponte, da 7ª Vara Cri-minal, pela ex-chefe do setorde Precatórios do Tribunal deJustiça do RN,Carla de PaivaUbarana Leal, que só teve oteor divulgado à imprensa naúltima sexta-feira confirma queela entregava dinheiro prove-niente de desvios de recursospúblicos a desembargadoressempre ao final de tarde na ga-ragem do Tribunal de Justiça,ou mesmo em sua sala, no se-gundo andar do prédio, e tam-bém na presidência do TJ. Porquase seis anos virou rotinadentro do Judiciário potiguar.

Segundo relatou no depoi-mento a ex-secretária, os de-sembargadores Osvaldo Cruze Rafael Godeiro, citados por

ela, teriam sido os que mais sebeneficiaram com o esquemafraudulento. As fraudes se in-tensificaram durante janeiro de2007 e janeiro deste ano,perío-do em que Carla Ubarana es-teve chefiando o setor dos pre-catórios.

Carla Ubarana está afastadadesde a deflagração da "Ope-ração Judas",quando foi apon-tada pelo Ministério Públicocomo chefe de uma quadrilhano TJ.Depois de presa,ela con-fessou todos os crimes e apon-tou envolvimento dos desem-bargadores com riqueza de de-talhes.

MEDO DE MORRERUbarana também disse que

já sofreu ameaças.Durante trêsdias consecutivos ela foi amea-

çada de morte, durante o tem-po em que esteve presa. "Tan-to eu quanto meu marido fo-mos ameaçados dentro e forada delegacia. Houve situaçãoem que o próprio Bope estavalá em casa e perseguiu um car-ro que seguiu minha mãe. Co-mo sei que estou falando depessoas que não têm o menorescrúpulo, agora sei que estoucorrendo risco de vida mes-mo", desabafou.

"Dissemos aos nossos ami-gos e familiares que o cresci-mento do nosso padrão de vi-da se dava por causa dos ne-gócios de George. Nunca fa-lávamos nos precatórios". Aofinal de uma hora e quarenta eseis minutos de depoimento,Carla disse que se arrependiadas fraudes, principalmente

Ubarana, pivô das fraudes.

“OPERAÇÃO JUDAS”

Grupo de ciganos é detido comarmas em barreira policial

EM NATAL

O bicheiro Carlos Augus-to Ramos, o "Carlinhos Ca-choeira",preso pela Polícia Fe-deral há pouco mais de ummês, por liderar esquema decontravenção penal, com jo-gos ilegais em Goiás e outrostrês estados da Federação des-mantelado pela "OperaçãoMonte Carlo", tem consegui-do fazer várias vítimas nos seg-mentos da sociedade, em es-pecial da alta cúpula da políti-ca nacional e colocado emquestionamento a integridadede deputados, senadores e pes-soas influentes que se benefi-ciaram da ilegalidade. Mesmopreso no Presídio Federal deMossoró,Cachoeira continuacomandando sua quadrilha emovimentando milhões.

Depois de ter dado ordensaos seus subordinados paracomprar um site de jogos on-line, pela cifra de R$ 1 milhão,o bicheiro tem tirado o sosse-

go dos pré-candidatos goia-nos, citados frequentementenos grampos telefônicos daPolícia Federal, autorizadospela Justiça.

De acordo com a Justiça deGoiás, alguns dos principaispré-candidatos à Prefeitura deGoiânia são citados na "Ope-ração Monte Carlo", por meiodo inquérito e gravações fei-tas de conversas entre os mem-bros da quadrilha. Toda a re-percussão do caso provocouum verdadeiro black-out nasarticulações de pré-campanha,visando à sucessão do prefei-to Paulo Garcia (PT), em ou-tubro. O prefeito Paulo Gar-cia não teve seu nome relacio-nado diretamente com o es-quema de contravenção, mashá duas semanas seu então che-fe de gabinete, Cairo de Frei-tas, pediu demissão após a re-velação da participação deleem reuniões com Cachoeira.

A mais nova vítima da"Avalanche Cachoeira" foiCláudio Monteiro, chefe degabinete do governador Ag-nelo Queiroz (PT) e se-cretário-executivo do comi-tê da Copa do Mundo de2014, que pediu afastamentodos cargos na terça-feira (10).O desligamento ocorreu emdecorrência de suspeitas le-vantadas na "Operação Mon-te Carlo", da PF, e do envol-vimento dele com o esque-ma liderado pelo contraven-tor Carlinhos Cachoeira.

Reportagem do "JornalNacional" da última terça-feira exibiu trechos de diálo-go, interceptado pela PF, en-tre o araponga Idalberto Ma-tias, conhecido como "Da-dá", e o então gerente regio-nal no Centro-Oeste da cons-trutora Delta, Cláudio Abreu,sobre suposto pagamento deum "presente em dinheiro"

para Monteiro a fim de queele beneficiasse a empresa emcontratos de lixo.

CPIUma Comissão Parlamen-

tar de Inquérito (CPI) mistadeve ser instalada para inves-tigar as relações do contra-ventor Carlinhos Cachoeiracom parlamentares. Em reu-nião realizada na terça-feira(10), o presidente do Sena-do, José Sarney (PMDB-AP),e o presidente da Câmara,Marco Maia (PT-RS), bate-ram o martelo pela aberturada CPI.

Maia saiu do encontro di-zendo que ideia é agilizar omáximo possível o processode coleta de assinaturas parainstalar comissão até o finaldesta semana. Também par-ticipou do encontro o líder doPMDB no Senado, Renan Ca-lheiros (AL).

A ação criminosa que mo-vimentou Janduís na manhã daúltima terça-feira, quando umaquadrilha fortemente armadaassaltou os Correios e realizouarrastão em comércios do cen-tro da cidade,pode ter sido pla-nejada com antecedência e o

bando estaria esperando o mo-mento certo para atacar.A cons-tatação é da Polícia Militar local,baseada no veículo usado no as-salto, um Siena de cor prata, to-mado de assalto de um verea-dor de Campo Grande,há maisde 10 dias.

De acordo com a PM,na ma-drugada de 30 de março,o ban-do tomou de assalto um veícu-lo pertencente a um policial mi-litar, porém devido à persegui-ção policial, o veículo foi aban-donado e a quadrilha intercep-tou o vereador, levando o Sie-

na, usado na ação criminosa.Depois de assaltar e provo-

car terror na população, os cri-minosos fugiram em direção àzona rural, precisamente paraa comunidade de Permissão,noentanto conseguiram sumirmisteriosamente, apesar de vá-

rias guarnições policiais ras-trearem sítios e fazendas na re-gião.

Ainda segundo a PM, a difi-culdade de localizar os crimino-sos se dá por causa das inúme-ras estradas carroçáveis que temno limite com os municípios de

Janduís, Messias Targino e Ca-raúbas.

O valor levado pelos bandi-dos não foi divulgado pelas ví-timas. O caso será investigadopelo delegado Odilon Teodó-sio, titular da Divisão de Poli-cia do Oeste (Divipoe).

Esquema de contravenção comandado porCachoeira continua fazendo vítimas no Brasil

EM JANDUÍS

Polícia acredita que ação criminosa vinha sendo planejada por criminosos

Ontem pela manhã,du-rante uma barreira policialem Pirangi de Dentro, re-gião Metropolitana de Na-tal, um grupo de ciganoscomposto por 10 inte-grantes, procedentes deMinas Gerais, foi detidocom várias armas de fogode grosso calibre.

Segundo informaçõesdo comando geral da Po-lícia Militar, por volta das6h, uma barreira realiza-da pela Força Tática e Ba-talhão de Choque, inter-ceptou o comboio, depoisque uma caminhonetachamou a atenção da po-licia, quando saía de Par-namirim.

Com os suspeitos fo-ram encontrados três re-vólveres calibre 38, trêspistolas 380 e uma espin-

garda calibre 12 de repeti-ção, todo o armamentomuniciado. Na ocasião,ainda foram aprendidos 16cartões de crédito, princi-palmente, da previdência,que não pertencia ao gru-po.

Aos policiais, ciganosdisseram que as armas fa-zem parte de um clube detiro e são todas legalizadas,o que realmente ficoucomprovado os registrosdas armas. No entanto, apolícia explica que pela lei,quando se faz o transpor-te de armas de fogo, todaselas devem estar desmuni-ciadas e desmontadas.

Os dez ciganos foramdetidos para averiguaçõese encaminhados à 1ª De-legacia de Polícia Civil deParnamirim.

JOAQUIM MARCELINO

por ter envolvido 'laranjas' doesquema."Só que era muito di-

nheiro.Por isso não parei.E eraacobertada por pessoas que ti-

nham mais poder do que eu",concluiu.

CAMPO GRANDE -Mais um município potiguarganha projeção nacional poreficiência na educação. Des-ta feita foi Campo Grande,onde o titular da pasta, Ra-niere Moreno da Silva,come-mora com todos os profis-sionais da área o fato de a Se-cretaria Municipal de Educa-ção estar incluída no rankingdas 100 melhores do país.

Essas secretarias serãocontempladas este ano com

o Prêmio Palma de Ouro,que é a maior premiação na-cional na categoria.

Mais de 5.600 municípiosforam avaliados na pesqui-sa que observou critérios co-mo implantações pedagógi-cas,obras municipais na áreado saber, aplicação dos re-cursos 25% da verba públi-ca para a educação,análise dagestão democrática do en-sino público, gerenciamen-to dos serviços educacionais,

definição da política munici-pal de educação e projeçãoda cidade nos meios de co-municação no âmbito edu-cacional.

Em reconhecimento àsboas práticas no âmbito daeducação municipal aqui deCampo Grande, o secretá-rio Raniere Moreno recebe-rá o Prêmio Palma de Ou-ro, que será entregue emmaio,na cidade de Florianó-polis (SC).

Ao ser informado do prê-mio, o secretário RaniereMoreno disse ser um orgu-lho para todos que fazem aSecretaria Municipal de Edu-cação e a administração ve-rem o trabalho realizado emprol de uma educação comqualidade ser reconhecidopela valorização dos profis-sionais.

O secretário Raniere Mo-

reno destacou todo o empe-nho e dedicação do prefeitoFrancisco das Chagas Eufrá-sio Vieira de Melo, "Bibi deNenca" (PMDB), que temdado condições necessáriaspara o pleno desenvolvimen-to das ações em favor da edu-cação do município, elevan-do a educação de CampoGrande em nível nacional.

Agora,o secretário se pre-

para para ir receber o PrêmioPalma de Ouro, que será en-tregue durante o EncontroNacional de Secretários Mu-nicipais de Educação, pro-movido pelo Educa Brasil2012,de 3 a 6 de maio do cor-rente ano. A solenidade seráno Costão do Santinho Re-sort, Goll e Spa, na cidadede Florianópolis, capital deSanta Catarina.

Campo Grande SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RECEBERÁ

PRÊMIO NACIONAL PALMA DE OUROSECRETÁRIO DESTACA IMPORTÂNCIA DA CONQUISTA

REGIONALQUINTA-FEIRA

Mossoró (RN),12 de abril de 2012Caderno do jornal O Mossoroense

Raniere Moreno diz que prêmio nacional é fruto do trabalho desenvolvido por todos

Giro Pelo Estado

artiu do deputado estadual Walter Alves(PMDB) a busca para a solução de umantigo e grave problema que afeta servi-

ços públicos de urgência no Estado: os trotestelefônicos.O deputado Walter Alves (PMDB),apresentou um projeto de lei, na AssembleiaLegislativa que prevê que o cidadão que usar demá-fé e ligar para o Samu, Polícia, Bombeirosacionando indevidamente esses serviços terá quepagar ao erário o atendimento prestado, comoremoções ou resgates, combate a incêndios ouocorrências policiais. Para Walter esses servi-

ços são considerados eficientes e essenciais à po-pulação, só que muitas vezes ficam comprome-tidos pela ação indevida de pessoas que ligamsimulando situação que em alguns casos mobi-lizam pessoas, viaturas, ambulâncias. De acor-do com o projeto de lei impor o ressarcimentoos cofres do Estado para esse tipo de ação sefaz necessário, visando a diminuição desse tipode ação que são os mais variados possível, vãodesde crianças brincando a simulações reais, oque muitas vezes compromete quem realmen-te precisa. Projeto justíssimo.

[email protected]

INSATISFAÇÃO O ministro Garibaldi Filho entoa o coro

das lideranças peemedebistas e externa insa-tisfação quanto a fórmula adotada pelo DEMde Mossoró para a composição majoritária quedisputará a eleição 2012. Garibaldi afirma queo partido precisa ser ouvido.

ESTRANHO A impressão que fica diante deste cenário é

o de que o grupo liderado pela prefeita FafáRosado tenta dar as cartas sem 'intervenção' dosaliados. A decisão 'interna' do DEM e a deci-são que se volta para o PMDB deixa esta reali-dade bem clara. E agora?

BANDA LARGANeste ano foram feitas 730 novas conexões

de banda larga em escolas públicas urbanas, oque elevou o número de instituições de ensinoatendidas para 59,9 mil - 2,7 vezes mais que as21,5 mil conectadas no primeiro ano do pro-grama (2008).O levantamento,do final de mar-ço, é da Anatel.

PESQUISAPesquisa divulgada ontem pelo Ibope/Niel-

sen mostra que o número total de acessos àinternet no Brasil atingiu 79,9 milhões no finalde 2011,além de apontar crescimento de 302%nas conexões entre 2 e 8 megabits por segun-do, nos últimos dois anos. Na categoria emque se enquadra o Programa Nacional de Ban-da Larga, o crescimento foi de 47%.

VACINASO Ministério da Saúde reservou um lote com

aproximadamente 500 mil doses de vacinasinfluenza para imunizar toda a população pri-sional.A vacina será enviada aos estados no pró-ximo mês e a imunização será realizada pelassecretarias estaduais e municipais de saúde.

EXPANSÃO Além da influenza, a população prisional

também irá receber as vacinas da hepatite B (pa-ra todas as faixas etárias), dT (difteria e tétanotipo adulto), tríplice viral (sarampo, caxumbae rubéola) e febre amarela (para as áreas comrecomendação).

FIM DA GREVEEm resposta à ação impetrada pela Pro-

curadoria-Geral do Município - PGM, comrelação à greve deflagrada pelos professo-res da rede municipal de ensino de Natal, em30 de março, o desembargador ExpeditoFerreira decidiu pela ilegalidade do movi-mento.

DETERMINAÇÃO Sendo assim,foi determinada a imediata vol-

ta ao trabalho sob pena de pagamento de mul-ta diária no valor R$ 10 mil, a ser paga peloSinte/RN em caso de descumprimento da de-terminação. A mobilização rendeu pouco. AJustiça agiu rápido no caso da paralisação dosprofessores natalenses.

REPOSIÇÃO Em seu despacho o desembargador deci-

diu pela ilegalidade e abusividade da greve,e de-terminou a reposição efetiva das aulas que dei-xaram de ser ministradas durante a greve, sobpena de multa diária de R$ 10 mil, sem prejuí-zo das sanções penais administrativas.

BNBO presidente do Banco do Nordeste do Bra-

sil, Jurandir Santiago, comunicou à deputadaFátima Bezerra que o BNB vai atender, par-cialmente, o seu requerimento e deverá insta-lar duas novas agências do banco no Rio Gran-de do Norte. Uma na Zona Norte de Natal eoutra no município de João Câmara.

PPunição para trotes

OPINIÃO2 – Quinta-feira, 12 de abril de 2012 www.omossoroense.com.br

AVIÕES BEACH O grupo Gondim e Garcia Produções anunciou seu próximo evento e desta vez as atenções

se voltam para o mês de férias, julho. Segundo comunicado oficial apresentado ontem, será real-izado o evento Aviões Beach no dia 28 de julho marcando o fim das férias.

NA SERRAJá na cidade serrana de São Miguel a grande novidade da semana se volta para a confirmação

de show de César Minotti e Fabiano. A apresentação da dupla sertaneja estaria agendada para oSão João da cidade serrana.

VOTAÇÃO O Supremo Tribunal Federal retomará hoje o julgamento do processo de aborto de anencé-

falos - bebês que nascem sem parte do cerébro. A votação foi encerrada ontem com o registro decinco votos a favor do aborto para estes casos.

MPF abre inscrições paraconsulta pública nacionalEvento ocorrerá em 20 capitais, incluindo Natal

AVALIAÇÃO

Noar paga indenização a 14 familiaresde vítimas do acidente com o LET-410

PÓS-TRAGÉDIA

O Ministério Público Fede-ral (MPF) realizará, no final deabril, consulta pública em 20 ca-pitais do país, incluindo Natal.

O evento quer reunir cidadãose representantes da sociedade ci-vil, de entidades públicas e pri-vadas ou de organizações não-governamentais para identificartemas importantes em que oMPF deve atuar.

Em Natal, a consulta ocorreno dia 23 de abril, a partir das 14horas.

O período de pré-inscriçõescomeçou ontem,11 de abril,e se-

gue até 18 de abril, através do si-te da Procuradoria da Repúbli-ca no Rio Grande do Norte ouno site da Procuradoria Geralda República. Vale salientar quetambém será possível realizar ainscrição no momento da con-sulta pública.

TEMAS Qualquer pessoa pode enca-

minhar propostas de melhoriapara o trabalho do MPF ou per-guntas que gostaria que fossemrespondidas durante a consultapública.

Entre os temas, estão cida-dania,acompanhamento de po-líticas públicas,cumprimento dasleis, combate à corrupção e aocrime organizado, direitos doconsumidor e ordem econômi-ca, proteção ao meio ambiente,defesa dos patrimônios cultu-ral,público e social,e garantia dosdireitos das populações indíge-nas,de comunidades tradicionaise de outras minorias.

Vale salientar que tambémserá possível realizar a inscri-ção no momento da consultapública.

Em menos de um ano,prazoinferior ao usualmente registra-do em outros casos,14 familiaresdas vitimas do acidente com oavião modelo LET-410, ocorri-do no Recife, já celebraram a-cordos com a companhia aéreae a seguradora

A Noar Linhas Aéreas S.A.,em conjunto com a seguradoraMapfre, realizaram o pagamen-to de indenizações a 14 familiares

de vítimas do acidente com o vôo4896, que ocorreu em julho doano passado,em Boa Viagem,noRecife.

As primeiras indenizaçõescomeçaram a ser pagas no mêsde janeiro,após a celebração dosprimeiros acordos. Outros a-cordos estão em fase de nego-ciação e aguardam a formaliza-ção,assinatura ou homologaçãojudicial para serem concluídos.

A Noar deseja celebrar os re-spectivos acordos com todas asfamílias que entregarem a doc-umentação necessária e mani-festarem interesse na com-posição das indenizações.

Tanto a Noar quanto aMapfre e os familiares das víti-mas estão impossibilitados de in-formar os valores dos acordoscelebrados,em função de cláusu-las de confidencialidade.

Polícia Federal realiza curso de coletade vestígios biológicos

APRIMORAMENTO

Teve início na última se-gunda-feira e prossegue atéamanhã, no auditório APFTarsis Trigueiro, da SR/RN,em Natal, o III Curso de Co-leta de Vestígios Biológicos,ministrado por peritos crimi-nais federais da Área de Ge-nética Forense do INC e des-tinado a PCF's lotados nasunidades de criminalística daPolícia Federal na RegiãoNordeste. Participam ainda,peritos do Instituto Técnico

e Científico de Polícia/ITEP/RN.

O objetivo do curso é pro-porcionar conhecimentos e de-senvolver habilidades no pro-cesso de coleta, preservação eenvio de material biológico delocais de crime, bem como, desuspeitos, vítimas, etc., paraexames de DNA.

Além de promover aulasteóricas e práticas,o curso ofe-rece um nível de detalhamen-to que visa proporcionar o má-

ximo de aproveitamento da ge-nética forense como uma im-portante ferramenta de inves-tigação e prova para todosaqueles que lidam diretamen-te com a matéria em casos decompetência da Polícia Fede-ral.

A palestra inicial do eventofoi aberta a todos os policiaisda Superintendência da PF noRN e contou ainda com a par-ticipação de convidados de ou-tras instituições.

Codern discute projeto com navegadora AliançaPresidente da companhia participa da maior feira de logística da América Latina, em São Paulo

O presidente da Compa-nhia Docas do Rio Grande doNorte (Codern), Terceiro Me-lo, participa, em São Paulo, daIntermodal, maior feira de lo-gística da América Latina.

Na abertura do evento,Ter-ceiro visitou estandes na com-panhia do ministro de Portos,Leônidas Cristino, e assistiu apalestras com especialistas in-ternacionais em logística.

É a primeira vez que a Co-dern participa da Intermodal,dividindo estande com a Com-panhia Docas do Ceará.

"Isso potencializa a vinda denovos clientes para o Porto deNatal e nos põe a par das no-vas tecnologias logísticas exis-tentes para aperfeiçoar a ope-ração portuária, além de per-mitir contato com as mais di-versas empresas que atuam nosetor",resumiu o presidente daCodern, Terceiro Melo.

Terceiro Melo aproveita apresença na feira para tratarde assuntos de interesse do se-tor portuário potiguar.Na ma-

nhã de ontem o presidente daCodern mantinha reuniãomarcada com diretores da em-presa de navegação AliançaRio, para discutir a implanta-ção de uma linha de cabotagemno Porto de Natal.

O presidente da Coderntambém fez nessa quarta-feirauma visita de cortesia aos di-retores da CMA CGM,empre-sa que atualmente realiza otransporte de contêineres deNatal/ Europa/Natal.

Pedro Terceiro de Melo as-sumiu a presidência da Co-dern em dezembro e tem pos-to como móvel de sua ação amodernização da companhia,a continuidade das obras e aconcretização dos projetosnecessários à modernizaçãodos Portos de Natal e AreiaBranca. Na próxima semana,o presidente da Codern e agovernadora Rosalba Ciarli-ni terão uma reunião de tra-balho objetivando definir asmetas conjuntas do RN parao setor.

CIDADES Quinta-feira, 12 de abril de 2012 – 3www.omossoroense.com.br

Terceiro Melo (à esquerda) mantém importantes contatos em evento realizado em São Paulo

ARTICULAÇÃO

Sesap discutirá mobilizaçãoconjunta com escoteiros

PREPARAÇÃO

A Secretaria de Estado daSaúde Pública, através do pro-grama estadual de HepatitesVirais, estará discutindo açõesde mobilização no próximo sá-bado(14) junto à União dos Es-coteiros do Brasil- Região Es-coteira do Rio Grande do Nor-te. A reunião vai acontecer nasede da União,na ruaCeará-Mi-rim, 380, Tirol.

A parceria faz parte do Ter-mo de Cooperação, assinadoeste ano com a instituição, quevisa entre outras ações a mo-bilização da população emcampanhas da Saúde Públicaem todo o Estado.

Para o diretor-presidente re-

gional, Carlos Pinto, uma dasmissões do escotismo é partici-par ativamente dos movimen-tos da sociedade que objetivamestimular os jovens nessa cons-trução da sociedade." Sentimosque os nossos jovens ficam en-tusiasmados com a mobilizaçãopor serem protagonistas daação, isso é muito importante",disse o presidente.

A hepatite é a inflamação dofígado e pode ser causada porvírus, uso de alguns remédios,álcool e outras drogas. No Bra-sil,as hepatites mais comuns sãoas causadas pelos vírus A,B e C.

Anualmente,o Ministério daSaúde oferece vacinas contra as

hepatites A e B. Todo jovemde até 24 anos pode se imuni-zar contra o tipo B.Populaçõesvulneráveis podem tomar as d-uas injeções existentes.

ESCOTISMO POTIGUARAtualmente, o escotismo

potiguar conta com mais de6.000 jovens vivenciando a prá-tica do escotismo em quase 60grupos escoteiros espalhadospor todo o Estado. Participamdo escotismo crianças e jovensdos 7 aos 21 anos divididos deacordo com a idade, de ambosos sexos e quaisquer origens so-ciais, raças ou crenças.

Justiça Federal do RN lançarásistema eletrônico de controlede medidas e penas alternativas

AMANHÃ

A Justiça Federal do RioGrande do Norte lançaráamanhã um sistema informa-tizado para atuar diretamen-te na comunicação e no con-trole das penas e medidas al-ternativas. O Sistema Inte-grado de Medidas e Penas Al-ternativas (SIMP) disponibi-lizará um software em queas instituições que recebempessoas para trabalharem empenas ou medidas alternati-vas prestarão as informaçõeson-line ao Judiciário Federal.

O sistema foi todo desen-volvido pelo Núcleo de Tec-nologia da Informação da

Justiça Federal do Rio Gran-de do Norte."O sistema per-mitirá uma comunicaçãomelhor e o controle inteli-gente e mais eficiente sobreo cumprimento das medidase penas alternativas", desta-cou o juiz federal Walter Nu-nes da Silva Júnior, titular da2ª Vara Federal, especializa-da em Execuções Penais.

O novo sistema tambémcria um "relógio de ponto"para aquelas pessoas quecumprem penas ou medidasalternativas e precisam, pordecisão judicial, regularmen-te comparecer à Justiça Fe-

deral. Um equipamento se-melhante a relógio de pon-to será instalado na 2ª Varae a frequência dos que cum-prem penas ou medidas al-ternativas será registrado au-tomaticamente.

"Com esse novo sistema,a Justiça Federal do RioGrande do Norte, a um sótempo, automatiza e desbu-rocratiza a fiscalização documprimento das medidase penas alternativas, assimcomo das medidas cautela-res diversas da prisão, quan-do for o caso",analisou o juizfederal Walter Nunes.

CRÉDITO SEP

CIDADES4 - Quinta-feira, 12 de abril de 2012 www.omossoroense.com.br

BOAS NOVASO arcebispo metropolitano de Natal, dom Jaime

Vieira Rocha, nomeou o padre Edilson Soares Nobrepara a função de Vigário-Geral da Arquidiocese.A Pro-visão Canônica, assinada por dom Jaime, é datada de27 de março de 2012. Atualmente, padre Edilson é pá-roco da Paróquia da Imaculada Conceição, de NovaCruz, e assistente eclesiástico da Pastoral da Comuni-cação, na Arquidiocese e na cidade de Macau quandofoi pároco e construiu e inaugurou o Porto de Ama.

CAMINHOS DO MAREsse pedaço de mar abençoado por Deus foi mo-

vimentado com os melhores grupos da cidade queaproveitaram o feriadão prolongado para curtir o me-lhor de Barreiras e Diogo Lopes.As varandas mais con-corridas foram a dos casal Gracinha e dr. Reinaldo edo empresário Jorge Ribeiro e Liana.

FELICIDADEA quarta-feira foi de festa para os mais chegados des-

te arauto que vos fala, que aproveitou a ocasião boloconfeitado para reunir os amigos na churrascaria meda-lha de ouro Sal e Brasa, na capital potiguar. A comitivada cidade de Macau formando mesa com o casal OdeteLopes e Mário Sérgio, Bosco Afonso e Edinete e a ad-vogada Valéria Lucena.Cardápio especialíssimo à parte,o bolo foi assinado pelo cake designer Robson Câmara,que arrasou na obra de arte. Felicidade é a palavra quedefine o carinho dos amigos sempre presentes.

INICIATIVAIdealizador do projeto “Mexa-se”,o educador e ins-

trutor físico Arthur Julião, formado em Educação Fí-sica pela UFRN,concorrerá em agosto ao prêmio “Pro-fessor Nota 10”, do Centro de Promoção da Saúdedo RN, pelo seu trabalho desenvolvido com a turmada terceira idade em Macau.O projeto “Mexa-se” foipremiado pelo Centro de Promoção da Saúde do RNcomo o 3º melhor trabalho de prevenção na área dasaúde voltada totalmente para o idoso no RN.

Em tempo de folia, Emmanuel Clélio Oliveira Carlos formando dupla com o cantor sangue bom Serginho Lisboa

O fisioterapeuta Welkerton Melo e o teen Breno Amorim marcando

presença no Alto Folia 2012

Em Alto do Rodrigues, a poderosa do BNBGeise Oliveira e Thatiana de Medeiros

Foliões: o educador físico Thiego Barros e web designer Jonas Otávio

[email protected] AlmeidaO GRILO FALANTE – MACAU

EXEMPLOO Plano Diretor do município de Gua-

maré foi discutido pela última vez com asociedade, em audiência pública nessaterça-feira, às 9h, na Câmara Municipal.Após a audiência, uma minuta de lei se-rá protocolada na Câmara, onde os ve-readores vão discutir e votar o projeto.

AGENDE-SEE o primeiro nome já confirmado pa-

ra a atração é uma das maiores bandasde axé do mundo: Chiclete com Banana.O show no Assufolia está agendado pa-ra o dia 14 de outubro, data do encerra-mento da edição 2012 do evento, que es-tá em vias de anunciar outros grandes no-mes do cenário musical para a progra-mação de três noites de festa.

QUADRO BRANCOO IFRN Campus Macau retorna às au-

las na próxima segunda-feira,16/4.Apósalguns dias de recesso escolar, a unidadeirá começar o semestre 2012.1 com tur-mas das categorias integrado,subsequen-te,EJA e licenciaturas,oferecendo os cur-sos de química,recursos pesqueiros e bio-logia. O campus agora terá aulas no tur-no matutino, atendendo um maior nú-mero de alunos.

CIDADES Quinta-feira, 12 de abril de 2012 - 5www.omossoroense.com.br

@ A noite de hoje promete ser de muito agito

na pista da Tenda Music Club, com a cantora

Tetê Pessoa e o Forró Vamu Xamegar.A festa con-

ta ainda com a banda Forró dos 3. Já no sábado

o ritmo eletrônico comanda a festa Funk Night,

com o DJ Slaycker e MC Gordinho. Tudo a par-

tir das 23h.

@ O empresário Sérgio Freire viajou nessa terça-feira para participar da Canton Fair, Feira de Ex-portação e Importação da China. O evento possuiuma importância internacional com caráter multi-funcional e reúne empresários de todo o mundo,que trocam dados comerciais e desenvolvem gran-des negócios.

@ Está chegando a hora de o Buteco do Ge-

gê abrir suas portas. Neste sábado, Georgiano

Azevedo promove a sua festa anual e já conheci-

da em toda a região. Com a produção da Master,

a festa terá a boemia e o charme dos botecos tra-

dicionais. Animarão a festa de Gegê Forró Sal-

gado,Samba Nobre,André Luvi,Forró dos 3,Ra-

diola Club, Axé de Barzinho e DJ Balinha. Va-

mos, sim!

@ Dia 5 de maio, o Garbos Recepções e Eventosserá palco da festa "Sérgio Chaves Celebration".Even-to promovido pelo colunista Sérgio Chaves, que reú-ne convidados em uma noite de descontração, boagastronomia e música de qualidade. Entre as atra-ções da festa, estão a Orquestra Los Manos, RenataFalcão, Dayanne Nunes e Symara Tâmara. Uma fes-ta que promete ser marcante!

SUCESSOO espetáculo do primeiro "Auto da Paixão de Cristo", que

aconteceu no último domingo encerrando a programação daSemana Santa da nossa cidade, emocionou o público presente,estimado aproximadamente em cinco mil pessoas. Toda a en-cenação foi rica em detalhes de iluminação, áudio e especial-mente na atuação dos jovens atores apodienses que surpreen-deu os presentes. Aproximadamente cinco mil pessoas assis-tiram ao espetáculo e reviveram a maior história de todos ostempos. Este foi mais um evento de punho cultural e religioso,que com certeza fará parte do nosso calendário de eventos tradi-cionais realizado pelo programa social ProJovem Adolescente.O espetáculo foi dirigido e idealizado pelo produtor, diretor eiluminador Alex Peteka, um grande artista do teatro, um dosmaiores acontecimentos culturais do município,que ficará mar-cado nos corações dos que reviveram esta emocionante história.Aplausos com muito orgulho e satisfação!

UMARIZAL FESTParangolé abre a nona edição do Umarizal Fest.Pela primeira

vez no evento, a banda trará todo o swing e alegria do pagodebaiano ao evento. "O Parangolé está presente em todos osgrandes eventos do Brasil, e já passou pelas melhores micare-tas da região, e claro, que não podia ficar de fora do UmarizalFest em 2012", comentou Ailton Faria, diretor do evento.Parangolé é a atração de sexta-feira do Umarizal Fest, que con-tinua no sábado com o Babado Novo e encerra no domingocom a banda Grafith e acontece nos dias 11, 12 e 13 de maio.

Georgiano Azevedo recebe amigos emmais uma edição do Buteco do Gegêneste sábado, no Requinte Buffet

Atriz revelação do"Auto da Paixão deCristo", Aline Beatriz de Lima(Maria Madalena)recebeu elogiospela sua brilhanteinterpretação. Elaafirma nunca terparticipado denenhum curso ouescola de teatro.Parabéns!

A prefeita Gorete Silveira e o chefe deGabinete, Klinger Pinto, prestigiandomais um evento promovido pela sua

gestão. Tiro o meu chapéu!Elenco em cena em um dos momentos marcantes

do espetáculo "Auto da Paixão de Cristo"

A preparadora vocal Flávia Mayara,o diretor do espetáculo Alex Peteka e o fotógrafo Rochinha, felizes com

o resultado magnífico do auto

FATOS & BOATOS

APODI

MaiaJosy

CIDADES6 - Quinta-feira, 12 de abril de 2012 www.omossoroense.com.br

@ - Em tempo parabenizamos o jo-vem Fernando Charles e o colunista so-cial Maxswel Almeida, do jornal OMossoroense, pela passagem de ani-versário na segunda-feira, dia 9.

@ - Parabéns e felicidades para os aniver-sariantes: Jales Almeida (ontem); Wander-son Kleyton (sábado); Ramonyer Morais eo radialista Alisson Pereira (domingo).

@ - Galeno Torquato,prefeito de SãoMiguel-RN, já adiantou as atraçõesdo São João na Serra 2012, que aconte-ce de 14 a 16 de junho. Na programa-ção estarão presentes as atrações For-ró Boca a Boca, Solteirões do Forró,Ferro na Boneca, Forró da Curtição,Forró Pé de Ouro e a atração nacional,os cantores sertanejos sucesso em to-do o país, César Menotti & Fabiano.

@ - Chegam informações de que no pró-ximo domingo, dia 15 de abril, a partir das13h30, o Mirante Boa Vista, na cidade dePortalegre-RN, receberá o apresentadorGugu Liberato e sua equipe. Eles realiza-rão a gravação do quadro "De Volta ProMeu Aconchego", do programa do Gugu(apresentado todos os domingos na RedeRecord). Quem também estará presente éa cantora potiguar Marina Elali, cantandoa música que intitula o quadro e mostran-do todo o talento musical.

REFLITA: Às vezes os dias vão embora sem nos dar-mos conta do que pensamos e do que fizemos. Como se otempo nos carregasse e não fôssemos donos de nós mesmos.Assegure-se todos os dias de fazer algo, por menor que se-ja, em busca dos seus objetivos.

COLUNISMOÉ impressionante como o tempo passa rápido, parece

que foi ontem que escrevi a nossa primeira coluna neste jor-nal,mas na semana passada fez quatro anos que estamos aqui,sempre às terças e quintas-feiras, trazendo as novidades e asnotícias de Pau dos Ferros e de todo o Alto Oeste potiguar.Quero aproveitar a ocasião e agradecer de coração a toda aequipe deste diário, em especial ao diretor-presidente LaíreRosado,diretor-geral Lahyre Neto,diretor-administrativo Al-vanilson Carlos, editor-geral jornalista Márcio Costa por te-rem acreditado em mim e também a todos os leitores da co-luna. Quero avisar mais uma vez que o espaço é nosso e quevocê, caro leitor, é muito importante. Portanto, pode conti-nuar enviando suas críticas, sugestões e releases para o e-mail [email protected] vocês,a coluna nãoteria sentido. Mais uma vez, muito obrigado a todos.

FÓRUMA Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo

e Turismo de Pau dos Ferros realiza hoje a 7ª Reunião doFórum dos Secretários Municipais de Meio Ambiente doRio Grande do Norte. Essa reunião vai contar com a pre-sença do presidente da Associação Nacional de Órgãos Mu-nicipais de Meio Ambiente do RN - Anama, Mairton Fran-ça, e de diversos secretários municipais de Meio Ambien-te do Rio Grande do Norte. O evento será promovido pa-ra incentivar o debate sobre as diversas conquistas, assimcomo as dificuldades enfrentadas pelas gestões nas cida-des do Estado. O encontro acontecerá no Auditório da Se-cretaria Municipal de Educação de Pau dos Ferros.

BUTECO DO GEGÊEstá chegando a hora de o Buteco do Gegê abrir suas por-

tas. No próximo sábado, dia 14, Georgiano Azevedo promo-ve em Mossoró-RN a sua festa anual e já conhecida em todaa região.O evento este ano contará com sete atrações que ani-marão simultaneamente os três ambientes no Requinte Buf-fet. Com a produção da Master, a festa terá a boemia e o char-me dos botecos tradicionais.Animarão a Forró Salgado,Sam-ba Nobre, André Luvi, Forró dos 3, Radiola Club, Axé deBarzinho e DJ Balinha. Agradecemos a gentileza do convite.

FIQUE POR DENTRO

Fernando Charles, aniversariante da segunda-feira passada, com a namorada

Narla Vidal. Felicidades

Ontem quem amanheceu de idade nova foi Jales Almeida.

Parabéns e felicidades!

Em um cliquepara a nossa

coluna, a lindaLuana Vieira,acadêmica de

Enfermagem naUnP Mossoró.Ela é filha doquerido casal

José Vieira/So-raya Vieira

Parabéns para o colunista MaxswelAlmeida, aniversariante ilustre da semana

Ação social inicia atualização do Bolsa Família na cidade deGovernador Dix-sept RosadoEquipe de entrevistadores fará cadastramento na casa dos beneficiários

A Prefeitura Municipal deGovernador Dix-sept Rosado,por meio da Secretaria de AçãoSocial, iniciou o processo deatualização cadastral para oprograma Bolsa Família. Asatividades de levantamento dedados dos beneficiários come-çaram esta semana.

De acordo com a coorde-nadora do programa Bolsa Fa-mília no município,Miriã Perei-ra, a equipe composta por seisentrevistadores e um represen-tante de ação social irá de casaem casa para fazer a atualiza-ção dos dados dos beneficiários.A visita domiciliar teve início naárea urbana e se estenderá aosmoradores da zona rural.

A atualização dos dados doBolsa Família atende a umaorientação do Governo Fede-ral e deve ser feita a cada doisanos ou quando houver mu-dança de endereço,transferên-cia da escola das crianças e/ouadolescentes, alterações narenda familiar, no número depessoas da família ou do res-ponsável por ela.

"As pessoas que não fize-rem a atualização dos dadoscorrem o risco de terem pro-

CIDADES Quinta-feira, 12 de abril de 2012 – 7www.omossoroense.com.br

Cadastramento garantirá manutenção de repasses do programa

PROCEDIMENTO

IMPROBIDADE

Uma ação de improbidadeadministrativa movida pelo Mi-nistério Público Federal no RioGrande do Norte (MPF/RN)resultou na suspensão,por trêsanos, dos direitos políticos decinco empresários e três ex-membros da comissão de lici-tação da Prefeitura de Jaçanã.

A sentença da 1ª Vara da Jus-tiça Federal confirmou que to-dos violaram princípios da Ad-ministração Pública, ao frau-dar licitação destinada à com-pra de ambulância para a cida-de. Além disso, os oito envol-vidos e quatro empresas par-ticipantes do esquema ficamproibidos de contratar com o

poder público e de receberemincentivos fiscais por três anose ainda terão que pagar multa.

Segundo a ação, as irregula-ridades ocorreram com verbado Convênio nº 1.335/2003,novalor total de R$ 82.328,40, fir-mado com o Ministério da Saú-de para adquirir ambulânciadestinada a atender a popula-ção de Jaçanã.

Para realizar a aquisição,a Co-missão Permanente de Licita-ção da Prefeitura, à época for-mada por Damião Porfírio Me-deiros Silva, José Valdir Medei-ros e José Vitório de Araújo,pro-moveu licitação entre as empre-sas Via Diesel Distribuidora de

Veículos Motores e Peças, Ve-neza Diesel Comércio Ltda. eVictoire Automóveis, tendo es-sa última sido vencedora.

No processo, o MPF escla-rece que tais empresas perten-cem ao mesmo grupo societá-rio,uma vez que todas integrama Veneza Participações Ltda eque possuem relação de paren-tesco entre os sócios delas.Dessa forma, a ação destacaque houve combinação entreas empresas para impedir a li-vre competitividade do pro-cedimento licitatório.

A sentença reconheceu quea participação de empresas comos mesmos sócios em uma lici-

tação evidencia combinação pa-ra fraudar a disputa.A decisão ju-dicial narra, ainda, que a estritaigualdade de valores entre os re-cursos disponíveis e a oferta apre-sentada pela empresa vencedo-ra confirma a ofensa ao princí-pio da livre competitividade.

"Essa equivalência, inclusi-ve nos centavos, demonstraque a licitante vencedora já ti-nha ciência do quantum haviaà disposição da prefeitura pa-ra compra do veículo", con-clui a sentença, assinada pelojuiz federal Magnus AugustoCosta Delgado.

Ainda cabe recurso contraa decisão de primeira instância.

Irregularidades em licitação resultamna condenação de oito pessoas equatro empresas na cidade de Jaçanã

blemas, como o bloqueio oucancelamento do benefício",alerta a coordenadora.

Miriã Pereira explica quenessa ação não há a necessida-de de os atendidos pelo progra-ma irem à Secretaria de AçãoSocial. "Os representantes da

assistência social irão às casasdo beneficiário", informa. Elaenfatiza que as pessoas devemaguardar a visita da equipe àssuas residências.

No município,mais de duasmil pessoas são beneficiadaspelo programa Bolsa Família.

"A expectativa é que até o fi-nal do ano todas as famíliasbeneficiadas e os beneficiáriosem potencial do programa se-rão visitados pelas equipes",dizPereira. Os dados atualizadosserão encaminhados para oGoverno Federal.

CIDADES8 - Quinta-feira, 12 de abril de 2012 www.omossoroense.com.br

A prefeita do Natal, Micar-la de Sousa, reuniu-se na noiteda última terça-feira (10) comrepresentantes das Tintas Co-ral e do Home Center Arma-zém Pará.

Na oportunidade foi discuti-do o projeto "Tudo de cor para

você", que revitalizará a pinturado Mercado Público MunicipalAntônio Carneiro (Mercado da6), localizado entre as ruas Pre-sidente Sarmento e InterventorMário Câmara, no Alecrim.

"Esta é uma parceria que ve-jo com bons olhos e temos to-

do interesse em fazer com quese concretize, pois todas asações que venham a ser feitasem prol da conservação da es-trutura física de nossos prédiospúblicos serão sempre bem-vindas",ressaltou a prefeita Mi-carla de Sousa.

De acordo com o diretor co-mercial do Home Center Ar-mazém Pará, Marcantoni Ga-dellha, o projeto "Tudo de corpara você" é uma ação da Co-ral, desenvolvido em 11 capi-tais brasileiras. "Desta formatemos contribuído com a pre-

servação do patrimônio cul-tural da cidade",destacou o di-retor, que na parceria cederá amão de obra e o material paraexecução do projeto.

A Trade Marketing Regio-nal das Tintas Coral, FabianeMolinari, informou ainda que

o projeto também desenvolve-rá uma ação social, na qualifi-cação de pessoas da comuni-dade no ofício de pintor, tan-to para quem já tenha algumaexperiência,como também pa-ra quem se interesse pelo tra-balho.

Caern firma convênio para atendimento jurídicogratuito aos consumidores da empresa no Estado

Estudantes do 6º períododo curso de Direito auxilian-do o cidadão a conhecer maissobre seus deveres e direitos.

Este é um dos motes doacordo firmado entre a Com-panhia de Águas e Esgotos doRio Grande do Norte (Caern)e a Faculdade Estácio de Sá.

Nessa quarta-feira (11), odiretor-presidente da empre-sa estadual de saneamento,en-genheiro Yuri Tasso, e o dire-tor-geral da instituição de en-sino, Caio Vieira, firmaramconvênio entre as duas insti-tuições para que os clientes daCompanhia possam ter orien-tações jurídicas em Núcleo deMediação e durante eventos daempresa como o "Caern naComunidade", ocasiões emque a prestadora de serviçosem água e esgotos ofereceatendimento comercial e açõesde educação ambiental a umgrande número de consumi-dores de um determinado bair-ro. O próximo vai acontecerno final do mês em Felipe Ca-marão.

A Estácio de Sá deverá dis-ponibilizar equipes de acadê-micos para atendimento aclientes da Caern em locais deatendimento a serem definidospela Companhia.Além do tra-balho nos eventos comunitá-rios, existe a possibilidade dea faculdade levar essa atuaçãopara regionais da empresa desaneamento.

"Apoiamos de imediatoesta iniciativa que vai con-tribuir para a prestação deum serviço cada vez melhorà população", adianta o di-

Parceria garantirá revitalização da pintura do Mercado da 6

Convênio foi assinado nessa quarta-feira na sede da Caern, em Natal

DIREITO

EM NATAL

Para o dirigente da institui-ção de ensino superior, CaioVieira, a Caern terá um canalde mediação com o consu-midor, humanizando esta re-lação, os alunos terão a chan-ce de valorizar a mediação co-mo experiência e caminhoprofissional e ganha tambémo cliente,ao saber que a maior

empresa estadual do RioGrande do Norte está preo-cupada em melhorar o aces-so dos consumidores a seusprocedimentos.

DjamiroAcipreste, coor-denador do Curso de Direi-to, presente à assinatura doconvênio, lembra que a me-diação é o futuro na área ju-

rídica. O que é acordado émais barato.Por isso é impor-tante focar cada vez mais emprevenção e arbitragem.

"Esperamos que outrasempresas, a exemplo daCaern,possam aderir à media-ção, que ajuda a desafogar aárea jurídica",observa Djami-ro ao destacar que nas media-

ções realizadas pelos alunosda Estácio,processos que po-deriam levar muito mais tem-po, são resolvidos em 46 dias.

"Pretendemos ofereceratendimento jurídico não so-mente restrito a assuntos liga-dos à Caern", destaca o pro-fessor do Direito, corrobo-rado pelo assessor jurídico da

Companhia, Daniel Lyra."Temos como foco a atua-

ção dos futuros advogadosem órgãos como Procons efóruns, priorizando a conci-liação, a mediação, para quequestões possíveis de seremresolvidas com diálogo nãoprecisem chegar ao Poder Ju-diciário", reforça Lyra.

Projeto terá resultado prático diversificado

Estácio de Sá disponibilizará acadêmicos para atender clientes em locais a serem definidos pela Companhia

retor-presidente da Caern.Para se ter uma ideia da di-

mensão desta cooperação,existem só na unidade da Es-

tácio no Alecrim,240 estudan-tes aptos a participar desta ação,alunos da prática jurídica quepodem levar aquilo que estão

aprendendo no dia a dia para apopulação.

Caio Vieira entende que aCaern inovou, pois não existe

núcleo de mediação em um nú-mero significativo de empresaspelo país. "E para nós, será da-da uma oportunidade prática

valiosa para os alunos do Nú-cleo Jales Costa, em nossa ins-tituição", destacou o diretor-geral da faculdade.

ACS CAERN