capa o mossoroense pc - 21-5 -...

24
R$ 1,50 Mossoró - RN, 21 de maio de 2013 - Nº 16.348 www.omossoroense.com.br O MOSSOROENSE TERÇA-FEIRA Com mais de 500 casos suspeitos, município fica atrás apenas de Natal, conforme dados apresentados pela Sesap. Preocupante Capa (Cotidiano) Pau dos Ferros lidera ranking da dengue no interior Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou balanço na manhã de ontem com mais de 400 mil doses aplicadas. Página 2 (Regional) Página 5 (Cotidiano) RN atinge meta da campanha de vacinação contra a gripe Relatório foi elaborado a partir de vistoria realizada em 24 hospitais regionais do Rio Grande do Norte. Página 8 (Cotidiano) Capa (Regional) Página 7 (Regional) Hospitais Confirmado Maisa TCE apresenta recomendações para melhorar atendimento Investimento em irrigação amplia área de cultivo para 800 hectares com colheita semanal de 100 toneladas de alimentos por semana. Página 3 (Regional) Incra comemora aumento de produção em assentamento Página 8 (Cotidiano) Motociclista morre em colisão com van na RN-117 Fim de semana com sete pessoas feridas à bala em Mossoró Informação relacionada ao pagamento de bônus especial e rumores de que o programa seria cancelado, gerou tumulto no Rio Grande do Norte e em outros 11 estados brasileiros. Boatos envolvendo o Bolsa Família lotam pontos da Caixa Econômica Página 7 (Cotidiano) e Página 8 Potiguar Servidores do Detran decidem continuar greve geral Página 7 (Regional) Caern amplia pontos de pagamento credenciados Edição com poster da equipe campeã. Time mossoroense venceu ao América na cobrança de pênaltis, no Estádio Barretão. Agência central da Caixa recebeu um grande número de beneficiários durante o dia e parte da noite Movimentação atípica quebrou a rotina de estabelecimentos comerciais dotados de caixas eletrônicos Luciano Lellys Luciano Lellys bicampeão

Upload: nguyennguyet

Post on 11-Feb-2019

228 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

R$ 1,50Mossoró - RN, 21 de maio de 2013 - Nº 16.348

www.omossoroense.com.br

O MOSSOROENSETERÇA-FEIRA

Com mais de 500 casossuspeitos, município

fica atrás apenas de Natal, conforme dados apresentados pela Sesap.

Preocupante

Capa (Cotidiano)

Pau dos Ferros lidera ranking

da dengue no interior

Secretaria de Estado da Saúde Pública(Sesap) divulgou

balanço na manhã deontem com mais de 400

mil doses aplicadas.

Página 2 (Regional)

Página 5 (Cotidiano)

RN atinge meta da campanha de vacinaçãocontra a gripe

Relatório foi elaborado a partir de vistoria

realizada em 24hospitais regionais doRio Grande do Norte.

Página 8 (Cotidiano)

Capa (Regional) Página 7 (Regional)

Hospitais

Confirmado Maisa

TCE apresentarecomendaçõespara melhoraratendimento

Investimento emirrigação amplia área decultivo para 800 hectares

com colheita semanal de 100 toneladas de

alimentos por semana.

Página 3 (Regional)

Incra comemora aumento de produção emassentamento

Página 8 (Cotidiano)

Motociclista morre em colisão com van na RN-117

Fim de semana com sete pessoas feridas à

bala em Mossoró

Informação relacionada ao pagamento de bônus especial e rumores de que o programaseria cancelado, gerou tumulto no Rio Grande do Norte e em outros 11 estados brasileiros.

Boatos envolvendo o Bolsa Famílialotam pontos da Caixa Econômica

Página 7 (Cotidiano) e Página 8

Potiguar

Servidores do Detran decidem continuar greve geral Página 7 (Regional)

Caern amplia pontos de pagamento credenciados

Edição com poster da equipe campeã.

Time mossoroense venceu ao América na cobrança de pênaltis,

no Estádio Barretão.

Agência central da Caixa recebeu um grande número de beneficiários durante o dia e parte da noite

Movimentação atípica quebrou a rotina de estabelecimentos comerciais dotados de caixas eletrônicos

Luciano Lellys

Luciano Lellys

bicampeão

Page 2: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

Opinião2 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 21 de maio de 2013

eleitor tem razão em estar confu-so. Está difícil saber quem é gover-no e quem é oposição. Pragmatismo

político, dizem, para não se falar em opor-tunismo. Tudo bem. Pode ser ainda incom-petência da oposição, se é que ela aindaexiste. Em nível nacional, partidos maistradicionais se fragmentaram e deram ori-gem a outros, claro, tudo para apoiar ogoverno federal. Todos em sintonia com apresidenta Dilma Rousseff. No Rio Gran-de do Norte, onde a administração esta-dual, oficialmente, ao lado do senador Jo-sé Agripino, mostra con-vergência para o gover-no do PT, sob o patrocí-nio do deputado Henri-que Alves. Não se podeadministrar sem o go-verno federal, é a justi-ficativa apresentada.

Alianças tradicio-nais serão quebradas.A governadora Rosal-ba e o seu marido hácerca de trinta anosromperam politica-mente com os tios Dix-huit e Vingt Rosado. Sob a proteção doregime militar, os Maias é que recebe-ram o prestígio político no Estado, em-possando consecutivamente três gover-nadores. O afastamento do então depu-tado estadual Carlos Augusto aconteceuem 1982, com a eleição de José Agripinoao governo. Hoje, o senador permanecena oposição ao governo do PT, como acon-tece desde a eleição do ex-presidenteLula. Entretanto, a perspectiva maior éa reeleição de Dilma à Presidência da Re-pública. Depois o grupo Alves atingiuinvejável exuberância política. Nesse ca-so, não há motivo para permanecer noDEM. Melhor passar para o PMDB.

Divergências regionais levaram ogrupo Alves ao rompimento com a ba-se dominante e aproximação com a en-tão prefeita Rosalba Ciarlini. Esta,com potencial de votos e ancorada so-bretudo no prestígio do senador Ga-ribaldi Alves, foi eleita senadora egovernadora do Rio Grande do Nor-te. Depois veio o apoio do deputadoHenrique Alves, sob alegação de quenão haveria mais discordância entreos dois primos, nas posições políticasque adotassem. A base aliada ao go-

verno federal e oposi-ção ao governo esta-dual foi incompeten-te quando permitiu oafastamento do P-MDB, ficando indife-rente à sua aproxi-mação ao DEM.

Com a demora namudança partidária,surgiram dificulda-des entre Rosalba eGaribaldi. A chegadade Henrique foi a tá-bua de salvação e o

trabalho inicial não foi de todo perdi-do. Rosalba quer sair do DEM. O sena-dor Agripino não tem forças para man-tê-la na oposição. O deputado Henriqueadministra a crise com a força de umpresidente da Câmara. Dilma, candi-data à reeleição, não quer perder achance de ter o apoio de mais um go-vernador de Estado. Tudo vai encaixan-do sem necessidade de maiores esfor-ços. Resta administrar a crise entre Ga-ribaldi e Rosalba, o que será possívelcom uma acomodação dos interesses delado a lado. Já a oposição local aindanão mostrou competência para partici-par do processo.

[email protected]

CAIPIRAFala-se muito em se consumir gali-

nha caipira no lugar de carne, mas di-zem que estas nem sempre são muito hi-giênicas, vivem soltas nos terreiros e co-mem fezes até de seres humanos, já quevivem soltas e em muitas casas não exis-tem sequer sanitários na zona rural e asnecessidades geralmente são feitas nomeio do mato.

JAZZNeste dia 30 de maio, às 19h, haverá

um show imperdível em Natal, no Tea-tro Riachuelo. Ele vai mostrar uma dasmaiores ases do jazz norte-americano queé Germaine Bazzie, direto de Nova Or-leans para a capital do Rio Grande do Nor-te. Muita gente de Mossoró indo para es-te show.

LAURO DA ESCÓSSIAEnvelhece a terceira geração do len-

dário Lauro da Escóssia, outrora dire-tor deste jornal. Acaba de comemorar suaintrodução na chamada "melhor idade"(alô, Wilson Bezerra), em Natal, Lauroda Escóssia Neto, filho de Lauro da Es-cóssia Filho e neto e Lauro da Escóssia.Festa em alto estilo para comemorar os60 anos de Lauro da Escóssia Neto, o "Co-né".

GINÁSIOCrescem os rumores da subutilização

do Ginásio de Esportes Pedro Ciarlini.Sem falar que o equipamento pode estarcom parcela de suas instalações se dete-riorando. É só no que se fala nas esqui-nas da cidade.

ARQUITETURAQuando alguns poucos insistem em

destruir o que ainda nos resta do patri-mônio cultural da cidade representadopela sua arquitetura mais antiga, nóslembramos as outroras modernas linhasarquitetônicas do prédio do Colégio Esta-dual. Construído no final dos anos 50 pa-ra o início da década de 60, segue atualcomo nunca. Será que vai aparecer quemo derrube?

MULHERESAs mulheres estão ganhando mais

uma. Estudo realizado pelo Sebrae con-cluiu que as empresas comandadas pormulheres têm vida mais longa do queaquelas capitaneadas por nós, marman-jos. Nos últimos 10 anos subiu de 48 porcento para 54 por cento a taxa de mulhe-res empreendedoras em atividade hámais de cinco anos.

TOURADASOs locais das disputas dos jogos da

Copa do Mundo de 2014 e ora em cons-trução no Brasil inteiro não estão sendomais chamados de estádios. Eles agorasão arenas. Arena das Dunas (em Na-tal) e por aí vai. Vão servir para touradas?É a pergunta que se faz.

PORTAISA Lei de Responsabilidade Fiscal exi-

ge que cada município tenha o seu Por-tal da Transparência. Aquele existenteaqui em Mossoró anda meio capenga. Háinformações disponíveis e outras tantassão suprimidas do contribuinte. Vai com-petir ao Tribunal de Contas do Estado,que já vai iniciar uma fiscalização nessesentido.

FUTEBOLCom a conquista do Potiguar, pode

ser que assim seja dada a devida aten-ção ao nosso futebol, resgatando o seuestádio principal e impedindo que se fa-çam aqui disputas principais com públi-co reduzido ou esses jogos sejam levadospara outros municípios.

FORMA DEIEstá começando mais um curso de Con-

sagração à Nossa Senhora promovido pe-la Fundação Forma Dei/Comunidade Ca-tólica Shekiná. Este curso vai funcionaràs segundas-feiras, das 20 às 22h, na suasede, na rua da Justiça do Trabalho (ime-diações da Expocenter), no bairro Costae Silva. O curso irá até 8 de dezembro,cobrando-se uma mensalidade de apenas30 reais para a aquisição de material.Informações pelo telefone (84) 3316-2233.

JUVENTUDEO líder jovem Átila já está de passagem comprada para estar em Brasília na Dé-

cima Quinta Assembleia Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular. Elavai se realizar de 30 deste mês a 2 de junho, levando os seus participantes a refletirem cima de sua realidade na política, na economia, no setor social, educação etc.

VIVEREstá claro que a nossa população hoje está vivendo mais. Em tempos passados, por

exemplo, Pedro Álvares Cabral viveu só 37 anos. Hoje em dia já tem gente vivendo 110anos. E os cientistas dizem que daqui há 50 anos poderemos chegar aos 130 anos.

CUIDADOSMas para se chegar aos 110 anos é necessário se observar uma vida regrada

desde a juventude, fazer exercícios físicos, não alimentar vícios como fumar e in-gerir bebidas alcoólicas, não se envolver com drogas, regrar o uso do sal, alimen-tar-se com frutas e ingerir carne de gado apenas uma ou duas vezes por semana.

O

Graco

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: [email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Márcio CostaEditor geral

bispo diocesano, dom MarianoManzana, está cumprindo com to-do esmero e dedicação as visitas

pastorais a todas as paróquias dioce-sanas. As próximas que estão em vis-tas são as oito paróquias localizadasna cidade de Mossoró. Mas antes dissodom Mariano Manzana vai presidir ascelebrações do Dia do Corpo de Deus.Este ano, este evento religioso de pro-

funda significação acontecerá neste dia30 de maio. O próprio dom Mariano es-tará presidindo uma celebração campalàs 17h, no largo da igreja do MeninoJesus e, em seguida, ele mesmo dará alargada na procissão que seguirá norumo da capela de São Francisco, no con-junto Abolição III. Nesse mesmo dia en-tão vai se dar a abertura das visitas pas-torais às oito paróquias de Mossoró.

OAs visitas pastorais Oposição e situação: quem é quem!

laí[email protected]

LaíreEmery Costa Rosado

Jornal

A base aliada ao governo federal e oposição ao governo

estadual foi incompetentequando permitiu o

afastamento do PMDB, ficando indiferente à sua

aproximação ao DEM.

Page 3: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

Sinecura

Irmã da governadora aparece em lista de plantonistas, mas servidoras desconhecem que ela trabalhe no local

Ruth recebe sem trabalhar no HRTM

Robinson Faria cumpre agenda política na região do Seridó

BRUNO BARRETOEditor de Política

Ex-vice-prefeita deMossoró, ex-deputadaestadual e irmã da go-vernadora RosalbaCiarlini (DEM), a assis-tente social Ruth Ciar-lini (DEM) aparece naescala do Hospital Re-gional Tarcísio Maia(HRTM) com 16 plan-tões por mês.

São 192 horas men-sais, sendo 32 horas emplantões noturnos. Pe-lo menos é o que constana escala. O problemaé que ninguém sabe in-formar no HRTM se a ir-mã da governadora tra-balha lá.

A reportagem do OMossoroense fez con-tato com assessoria dohospital que disse des-conhecer a presença deRuth entre os servido-res de lá.

Na segunda tentati-va, a reportagem fezcontato com o setor pes-soal. A servidora queatendeu ao telefonemanegou que Ruth fosse dohospital. A mesma res-posta foi dada no Setorde Serviço Social. A ser-vidora também desco-nheceu ter a irmã da go-vernadora como colegade trabalho. As duas li-gações foram gravadase servem para compro-var que a ex-deputadaestadual recebe semtrabalhar.

O caso ainda se con-

Viagem

Política 3www.omossoroense.com.br Terça-feira, 21 de maio de 2013

Vice-governador do Es-tado, Robinson Faria visi-tou na sexta(17/5) e no sá-bado(18/5) os municípiosde Parelhas, Equador, Ou-ro Branco, Carnaúba dosDantas e Acari.

Robinson deu início asua viagem à região do Se-ridó por Parelhas. Na cida-de ele foi recepcionado pe-lo ex-vereador e presiden-te do PSD, Humberto Gon-dim.

Robinson caminhou pe-lo mercado público, visitoua feira da cidade, as lojas

do comércio e conversoucom lideranças políticas eempresariais. Na cerâmi-ca do empresário e ex-vereador Romildo Azeve-do, mais conhecido como"Formiga Preta", Robin-son constatou de perto to-das as dificuldades do se-tor na região. A cidade deParelhas possui 42 cerâ-micas.

De Parelhas, o vice-governador seguiu paraEquador, onde participoude uma reunião na casa daprefeita Noeide(DEM) e do

ex-prefeito Zenon(PSD). Oencontro reuniu a classepolítica e os mais variadossetores organizados domunicípio(professores, ga-rimpeiros, ceramistas,agentes de saúde e comer-ciantes). Em Equador, Ro-binson conheceu a Cerâmi-ca Caulim, que empregamais de 110 trabalhado-res e é uma das maiores ex-portadores de caulim de to-da a região.

"Encontrei nos municí-pios de Parelhas e Equadorum ambiente hostil para

a produção e a geração derenda. Essas duas cidadespossuem mais de 50 cerâ-micas e empregam milha-res de famílias. A RN 083,que liga os dois municípiosà Paraíba, é uma estradaperigosa e estreita. As pon-tes, em especial a dos açu-de 'Caldeirão e 'dos Quin-tos’ precisam de um alar-gamentos urgente! Nestaregião o Governo do Esta-do, além de ter esquecidoo setor, atrapalha e perse-gue quem produz", decla-rou Robinson Faria.

A terceira cidade visita-da pelo vice-governadorRobinson Faria foi OuroBranco. Ele participou naCâmara Municipal de umaaudiência pública promo-vida pela prefeita dra. Fá-tima(PT) e a presidenta daCâmara Municipal, verea-dora Eurinete San-tos(PHS).

De Ouro Branco, Robin-son seguiu para Carnaúbados Dantas. Na prefeitura,ele reuniu-se com o prefei-to dr. Sérgio (PSD) e vice-prefeita Nana(PSD).

A última cidade visi-tada pelo vice-gover-nador foi Acari, onde elefoi recebido para um jan-tar na casa do ex-prefeitoJosé Fernandes(PSD).Logo em seguida ao jan-tar Robinson visitou acasa do presidente daCâmara, vereador Leo-nardo e de lá seguiuacompanhado por cincovereadores para o "Aca-ri Moto Fest", que acon-tecia na barragem Mare-chal Dutra, mais conhe-cida por Gargalheiras.

Lairinho Rosado apresenta proposições na área da educaçãoProjetos

Pensando em ações emprol do processo educacio-nal, o vereador LairinhoRosado (PSB) apresentoudurante recentes sessõesda Câmara Municipal deMossoró proposições acer-ca da distribuição de ma-terial escolar para igrejas

evangélicas e da criação decentro multidisciplinar pa-ra alunos da rede munici-pal de ensino.

As Indicações de núme-ros 1183 e 1184, que soli-citam o repasse de mate-rial didático escolar paraas igrejas de Mossoró e a

implantação de centromultidisciplinar de aten-dimento especializado àscrianças e adolescentes deescolas públicas do muni-cípio, foram incluídas napauta da 21ª sessão ordi-nária do Legislativo mos-soroense.

Além dessas proposi-ções, recentemente, o par-lamentar também enca-minhou ao setor compe-tente providenciar a cons-trução de escola técnicaprofissionalizante no con-junto Vingt-Rosado. Ou-tras unidades de ensino já

foram solicitadas para di-ferentes bairros da cidade.

URBANIZAÇÃOEm recentes proposi-

ções, o vereador Lairinhotambém solicitou a regu-larização do serviço de es-goto da avenida Alberto

Maranhão, no bairro BomJardim; a pavimentaçãoda rua Helena Moura naPousada do Thermas; ser-viço de iluminação públi-ca no Vingt Rosado; e cons-trução de praça poliespor-tiva no conjunto WilsonRosado.

figura como nepotismo.Um duplo caso de nepo-tismo. É que além de ir-mã de Rosalba, Ruth écunhada do diretor doHRTM, Eider Medeiros.

Dentro do sistema dohospital, Ruth está no li-mite de escalas. Cadaservidor pode no máxi-mo cumprir 16 plantões.Para isso basta ser ser-vidor estadual. Nestecaso, a reportagem con-feriu que a ex-vice-prefeita é lotada no He-mocentro.

Cada um dos 16 plan-tões custa no mínimo R$400 ao erário estadual.Conforme O Mosso-roense checou no Por-tal da Transparência,Ruth Ciarlini recebeu

em abril R$ 3.759,12pelo trabalho de assis-tente social com cargahorária de 30 horas se-manais. O site não ex-plica se ela chegou a es-se montante graças aosplantões ou se trata dosalário enquanto servi-dora do Hemocentro.

A reportagem do OMossoroense fez con-tato com Ruth Ciarli-ni através dos dois te-lefones celulares dela.Ambos estavam desli-gados. O diretor doHospital Regional Tar-císio Maia também foiprocurado, mas a se-cretária dele (identifi-cada como Lúcia) infor-mou que ele estava emuma reunião.

Page 4: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

4 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 21 de maio de 2013 Política

Ex-presidente afirmou ter ouvido isso de governador

Anúncio

FHC diz que Eduardo Camposserá candidato a presidente

Decisão

Aécio Neves é confirmadocomo presidente do PSDB

O governador de Per-nambuco, Eduardo Cam-pos (PSB), deverá ser can-didato à Presidência em2014, disse ontem o ex-presidente FernandoHenrique Cardoso, paraquem uma eleição comtrês ou quatro candidatoscompetitivos deve garan-tir a realização do segun-do turno.

"Pela primeira vez vo-cê vê --pode ser que sim,pode ser que não-- a emer-gência de um candidatoque não vem do bloco depoder, que é o governadorde Pernambuco", afirmouFernando Henrique, doPSDB, principal partidode oposição ao governo fe-deral, durante debate noReuters Latin AmericanInvestment Summit.

Perguntado especifica-mente se Campos serácandidato no ano que vem,Fernando Henrique res-pondeu: "Disse a mim quesim".

"Agora, fazer, dependedas circunstâncias",acrescentou, esclarecendoque a afirmação foi feita

a ele pelo governador dePernambuco há cerca deum mês.

A possível candidaturade Campos ganhou força apartir das eleições muni-cipais do ano passado,quando o PSB, presididopor ele, foi o partido quemais cresceu.

Sobre o provável candi-dato de seu partido à Pre-sidência, o senador AécioNeves (MG), FernandoHenrique disse acreditarque ele tem boas chancesde vencer a eleição do anoque vem.

"Eu acho que o Aéciovende uma história --issoé bom--, governou Minas egovernou bem, é jovem,transmite uma energia",disse o ex-presidente,acrescentando que "a me-dida do futuro do Brasilsão os jovens e as mulhe-res, então você precisa termais candidatos que fa-lem a essas camadas".

Comentando o discur-so de Aécio no último sá-bado, quando o mineiro foieleito presidente nacionaldo PSDB, Fernando Hen-

rique disse que o senador"acha que é preciso voltara ter coragem de fazer oque tem que ser feito, in-clusive na área de priva-tizações".

"De alguma maneiraele quis mostrar que elequer reatar com o que oPSDB fez no passado. Éclaro que o passado pas-sou, mas mostra que a po-sição dele é uma posiçãomais condizente com as re-formas", acrescentou Fer-nando Henrique, paraquem a retomada das re-formas estruturais é con-dição para impulsionar ocrescimento econômico.

Perguntado sobre suaparticipação na futuracampanha, o ex-presi-dente disse que quem pre-cisa aparecer é o candida-to.

"Eu não vou aparecerna hora da campanha.Não adianta nada o apoiode A, de B, ou de C... Na ho-ra da campanha, é umaconversa do candidatocom o país", disse. "Não po-de ser uma disputa Lulax FHC", arrematou.

Lideranças, militantese parlamentares do PS-DB aclamaram o senadorAécio Neves (MG) comoo novo presidente nacio-nal do partido. O senadorfoi eleito com mais de 97%dos votos dos delegadostucanos.

Entre os líderes pre-sentes na Convenção Na-cional do PSDB estavamo ex-presidente Fernan-do Henrique Cardoso, ogovernador de São Paulo,Geraldo Alckmin, e o ex-governador José Serra.

Em seu discurso, o se-nador disse que é hora deconstruir uma nova tra-jetória para o PSDB e pa-ra o país. "A nossa histó-ria vai recomeçar e só te-rá êxito se devolvermos aoBrasil uma administra-ção séria, responsável eeficiente", afirmou.

Aécio Neves ressaltoua importância da uniãodas frentes do partido,conclamando a militânciaa percorrer a estrada.

"Assumo um partidounido como nunca. Essa

unidade responde pelonome do companheiroSérgio Guerra", reconhe-ceu.

A nova Comissão Exe-cutiva Nacional terá co-mo secretário-geral o de-putado federal MendesThame (SP), e como vice-presidentes Alberto Gold-man (SP), os senadoresÁlvaro Dias (PR), CássioCunha Lima (PB) e CyroMiranda (GO), o deputa-do federal Bruno Araújo(PE) e o ex-senador Tas-so Jereissati (CE).

Campos será candidato a presidente, conforme FHC

[email protected]

Barreto

GrupoOntem sindicalistas, secretários municipais e vereadores sentaram à mesa

para discutir os reajustes salariais dos professores que emeaçam entrar em grevealegando receberem vencimentos abaixo do piso nacional da categoria. A negoci-ação não avançou. Foi marcado um novo encontro para amanhã às 17h. Tomaraque o bom senso impere e se chegue a um entendimento.

AudiênciaO dia 5 de junho será um dia histórico para a população do Belo Horizonte. É que

será realizada uma audiência pública para debater os problemas do bairro no Ca-ic. Na ocasião estará na pauta a polêmica em torno da UPA do bairro, inauguradano final do ano passado e que teima em não funcionar. Seria bom algum assessorda prefeita Cláudia Regina (DEM) ter um pouco de sensibilidade e lembrar que eladaria uma bela resposta se colocasse a UPA para funcionar antes da audiência.

LançouA deputada estadual Márcia Maia (PSB) lançou a mãe Wilma de Faria (PSB)

candidata ao governo no sábado passado ao discursar em envento do PSB na cidadede Carnaubais. A iniciativa, partido da própria filha, é um duro golpe nas preten-sões do vice-governador Robinson Faria (PSD) que vê começar a naufragar maisuma vez o projeto de candidatura ao Governo do Estado.

A hora da permutantem Mossoró amanheceu de ressaca. Uma ressaca gostosa para a metade ver-melha da cidade. A sensação que eu tenho é que a alegria vai até a página dois

do livro da vitória. “Estamos na Série D este ano, em 2014 jogaremos Copa do Brasile Copa do Nordeste. Nosso rival vai jogar a Série C contra grandes times como For-taleza e Santa Cruz. Tudo ótimo, mas em que estádio?”, deve-se questionar o torce-dor em meio a alegria. Pois é. Agora aparece um bocado de gente defendendo a re-forma do Nogueirão. Puro discurso de ocasião. Mossoró poderia dispor de umamoderna praça esportiva. Desde que a politicagem não tivesse atrapalhado. Basta-va a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ter ficado no canto dela quando se discu-tia a possibilidade de permuta que não envolveria dinheiro público. Uma empresa fi-caria com o valorizado terreno do Nova Betânia e em troca faria um novo estádio.Primeiro seria construída a Arena para depois o Nogueirão ser derrubado dando lu-gar a quem sabe um novo shopping que a cidade tanto cobra. Permuta já!

HabilidadeEnquanto a governadora Rosalba Ciarli-

ni (DEM) encara mais um desgaste com a ocu-pação de militantes do MST no Centro Ad-ministrativo através de uma audiência comela, a deputada federal Fátima Bezerra (PT)segue jogando bem o jogo político de 2014. Foiao local. Abraçou eleitores, conversou, ou-viu reivindicações. Nem parece que o PT co-manda o Incra, mas que ela ganhou pontose Rosalba perdeu.

DicaUma sugestão ao presidente da Câ-

mara Municipal, Francisco José Junior(PSD), faça como o presidente da Câ-mara de Natal, Albert Dickson (PP).Negocie a folha de pagamento dos ser-vidores com um banco e use o dinhei-ro para construir a sede própria. Podeser a saída para o Palácio Rodolfo Fer-nandes.

ReajusteOs contrachques dos servidores veio

com o devido reajuste. Os 9% foram con-firmados. Traumas do ano passado,quando Rosalba descumpriu a pala-vra, geraram desconfianças.

AlívioOs alunos da Uern respiram alivia-

dos. Estão com a garantia de que nãoserá deflagrada greve neste semestre.Menos mal para a sofrida comunida-de acadêmica. Ganha todo mundo.

EmpréstimoO empréstimo do Banco Mundial pa-

ra o Projeto RN Sustentável deve sair nodia 25 de julho. Na primeira etapa serãoliberados US$ 360 milhões. O acordoserá assinado em Washington, capital dosEstados Unidos. Resta saber se a gover-nadora vai à “terra do Tio Sam”. É queela tem evitado deixar o país.

TemorA governadora chegou a rejeitar dois

convites da presidenta Dilma Rousseffpara fazer parte de comitivas de viagensinternacionais. O motivo é bem conheci-do: Robinson Faria (PSD).

CargoÉ que se Rosalba sair do Brasil ela

tem que transmitir o cargo ao vice-gov-ernador dissidente Robinson Faria. E is-so ela não quer fazer de jeito nenhum. Nes-se ponto o rancor tem falado mais alto queos interesses do RN.

O

MaldadeNão interessam as teorias conspiratórias, mas quem espalhou o boato de que

o Bolsa Família ia acabar tem que ser preso. O ato colocou gente humilde empânico, provocou transtornos em casa lotéricas e agências da Caixa Econômica.Os mais duros (e conservadores) concluíram que isso só serviu para mostrar oquanto a população é dependente da “esmola” sem lembrar dos avanços (aindaque lentos) o programa tem provocado na educação.

Page 5: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

Opinião 5www.omossoroense.com.br Terça-feira, 21 de maio de 2013

Notas da Redação

RESUMO DAS NOVELAS

[email protected]

CELULAR - O IBGEmostrou que no RN onúmero de pessoas comcelular mais que do-brou entre os anos de2005 e 2011. A telefo-nia móvel já é realida-de para 66,8% da popu-lação do RN, enquantoque em 2005 era de ape-nas 31,6%.

CONCURSO - As inscri-ções para o 27º concursopúblico para provimentode cargos de procuradorda República do Ministé-rio Público Federal(MPF) se encerram ama-nhã, 22. São oferecidas48 vagas para o cargo, cu-jo subsídio inicial é de R$24.057,33.

INSCRIÇÃO Está aberto o processo de adesão para as insti-

tuições particulares de ensino superior interessadasem participar do Programa Universidade para To-dos (ProUni). O prazo vai até o dia 6 de junho.

AUDIÊNCIA A Câmara Municipal de Mossoró realiza, na pró-

xima sexta-feira, 24, às 15h, audiência pública paradiscutir a situação dos moradores ribeirinhos. O de-bate foi proposto pelo vereador Tassyo Mardonny.

UPA A UPA do Belo Horizonte, inaugurada em de-

zembro do ano passado, continua sem previsão pa-ra iniciar o funcionamento. Enquanto isso, morado-res do bairro que precisam de atendimento médicotêm de se deslocar até a UPA do Alto de São Manoel,mesmo tendo uma estrutura pronta mais próxima asuas residências.oi inaugurado, nestes meados

de maio de 2013, mais um dosestádios brasileiros, daque-

les que estão sendo construídos oureformados para a Copa do Mun-do e, depois, para as Olimpíadas,que também ocorrerão no Brasil.

Dona Dilma estava lá, inaugu-rando o estádio de Brasília, dizen-do que a entrega da obra, que cus-tou mais de dois bilhões de reais, éuma conquista do povo brasileiro,que juntos conseguimos fazer gran-des coisas, “apesar dos pessimistasde plantão”.

Pois as obras nos vários estádiosque serão entregues para a Fifa fa-zer a próxima Copa do Mundo, ar-recadar a renda de tudo e ir-se em-bora com os bolsos cheios, sem co-laborar com um centavo para a pre-paração do evento, com efeito, estãosendo pagas pelo povo, uma vez que

é o dinheiro público que está sendousado para isso, dinheiro juntadocom os altos impostos que pagamos.

Dinheiro para a saúde, para aeducação, para a segurança, queestão abandonados à própria falên-cia, não há, no Brasil, nos últimostempos mais do que em outros tem-pos. Mas bilhões e bilhões para pa-gar estádios e entregá-los à Fifa,para que ela junte todo o dinheiroque a Copa do Mundo vai render eretirar-se do país mais rica, isso há.

E o povo, apesar de pagar asobras, é quem vai pagar os ingres-sos para formar o bolo que a Fifatirará do país.

Enquanto as escolas públicascaem aos pedaços, sem manuten-ção e sem equipamentos para queos professores mal pagos minis-trem as aulas de primeiro e segun-do graus para nossos filhos, en-

quanto os hospitais deixam deatender os cidadãos brasileiros porfalta de funcionários, de médicos,de leitos e de equipamentos e elesmorrem sem atendimento, sem ci-rurgias e sem remédios, enquantoa segurança é cada vez mais pre-cária porque faltam policiais paraestarem nas ruas, porque não háverba para admitir mais recursoshumanos, viaturas etc., o país re-nova seus estádios com o dinheiropúblico que deveria estar sendodirecionado para as tantas obrasque precisam ser feitas e ficam sen-do adiadas. Isso sem falar em mo-bilidade, infraestrutura etc.

E nossa presidente enche a bo-ca para dizer “somos capazes” derealizar, sim, as obras nos estádios,dentro dos prazos. Isso tem prio-ridade. E a educação, a saúde, asegurança?

F

Os estádios para a Copa pagos pelo povoLUIZ CARLOS AMORIM

Escritor

osso texto “Indagações sobrea Fé”, publicado há algunsdias, suscitou interessantes

questionamentos.Inteligente e culto interlocutor,

residente em Juazeiro, na Bahia,indagou se a lógica, com abstra-ção dos dados da fé, conduziria ainteligência no sentido de aceitara existência de uma vida após amorte.

O proponente da indagação dei-xou claro que não desejava argu-mentos bíblicos, pois estes obvia-mente socorrem a tese da vida ex-traterrena.

Tentemos elencar razões que de-monstrem ser pertinente à crençana imortalidade, à luz do simplesraciocínio dialético:

a) a crença numa vida pós-morteestá presente em todas as cultu-ras espalhadas pelo mundo, tantohoje quanto em tempos pretéritos;

b) no Egito acreditava-se queapós a morte física a alma compa-receria perante o tribunal de Osí-ris. A vida terrena seria julgada ea recompensa dos justos seria a vi-

da eterna. O corpo era mumifica-do e guardado num sarcófago;

c) na Grécia antiga, Pitágoras,Tales de Mileto, Platão e Sócra-tes comungavam a ideia de almaimortal;

d) Sócrates, à frente do tribu-nal que o julgou disse: Não tenhooutra pretensão senão a de vos per-suadir de que cuideis menos de vos-sos corpos mortais e de vossos bens,e mais de vossas almas; Platão, nodiálogo de Fédon, ensinou que aalma imortal era parte da unida-de intrínseca ao homem;

e) na Índia, o Hinduísmo e o Bu-dismo afinam na aceitação da te-se da imortalidade do espírito;

f) o Islamismo não discrepa des-sa visão – depois da morte a almavai para o Barzakh (barreira), on-de aguarda seu último destino;

g) esse dado cultural, presenteno Egito, Grécia, Índia, UniversoMuçulmano e em muitas outrascivilizações, está a assinalar, nãoum acidente ou um acaso, mas umaconstante;

h) a verificação do liame que co-

loca povos das mais diversas lati-tudes, em diferentes épocas, atre-lados à crença na imortalidade, éum fato comprovado pela pesquisahistórica, dentro de rigorosa meto-dologia;

i) o ser humano, no reino animal,é o único que deseja a imortalida-de como apelo existencial;

j) essa aspiração à imortalida-de é uma realidade antropológicaque aponta para o destino eternodo homem;

k) pessoas que estiveram em co-ma profundo, após voltar à pleni-tude da vida relatam que duranteo coma tiveram a visão do eterno,estiveram na antessala de um ou-tro mundo. É o que conta, por exem-plo, o neurocirurgião Eben Alexan-der, pesquisador da Universidadede Harvard, em livro que foi rese-nhado pelo jornal The New YorkTimes (Proof of Heaven). Seguema mesma direção os relatos coligi-dos pelo médico americano MelvinMorse, publicados no livro “Clo-ser to the Light”, também resenha-do no NYT.

N

Vida após a morteJOÃO BAPTISTA HERKENHOFF

Escritor e Livre-Docente da Universidade Federal do Espírito Santo

Terça-feira (21/5)

IMUNIZAÇÃO - O RNconsegue atingir a metada Campanha de Vacina-ção Contra a Gripe, como percentual de 80,29%de cobertura vacinal. Noentanto, Mossoró aindatrabalha para alcançara meta.

Alberto espera Cassiano e Ester deixa-rem a cabana. Guiomar se assusta com odescontrole de Alberto. Samuca conta pa-ra Cassiano que Alberto o chamou de con-trabandista. Chico diz a Cassiano queCandinho já andou de disco voador. Ni-cole convida Guiomar para fazer a pro-dução de moda do desfile da ONG. Alber-to obriga Hélio a assessorá-lo no proces-so contra Ester. Hélio avisa a Ester queAlberto quer a reintegração de posse doimóvel onde funciona a ONG. Ester seatrasa para buscar Laurinha na escola.

Flor do CaribeMalu sugere que Bento dê uma en-

trevista para o "Luxury". Kévin gravaBárbara brigando com alguém pelo te-lefone. Fabinho fala para Margot quevai descobrir o que Bárbara fez contraIrene. Renata confessa a tio Lili sobreTito. Bárbara avisa a Amora que sua mãeterá de ficar com elas por alguns dias. Ve-rônica chama Maurício para trabalharcom ela. Damáris e as amigas fazem oshow no lugar das Mulheres Fruta. Wil-son resgata Damáris.

Sangue Bom

Matilde fala a Olívia que seus amigosda África ficaram interessados em conhecera Escola Mundial. Marcelina desconfia quePaulo esteja envolvido no sumiço do seudiário. Carmen tem uma ideia para encon-trar o diário de Marcelina. Mário chega emcasa e não encontra Rabito. Paulo revelaque o diário de Marcelina está com Jorge.Jorge afirma a Marcelina que não conseguiuler o diário dela, pois a letra da menina éhorrível. Mário encontra Rabito na rua.

Carrossel

Bruno decide ficar com o bebê e pedepara Glauce ajudá-lo. Bruno mente pa-ra a família e diz que a esposa estavagrávida de gêmeos, mas que só a meni-na sobreviveu. Lutero informa Pilar deque o bebê de Paloma sumiu. Pilar con-ta sobre o desaparecimento do bebê dePaloma, e Félix finge se espantar. Bru-no dá o nome de Paula para sua filha.Félix diz a Ninho que ele não deve con-tar a Pilar que os dois já se conhecem.Félix culpa Paloma pelo sumiço de suafilha. Ninho tenta se desculpar com Pa-loma. Bruno agradece a Glauce por tê-loajudado a ficar com Paula. Ninho voltaao bar onde Paloma teve sua filha. Edithreclama que Félix tem passado muitotempo em seu computador.

Amor a vida

Raquel e Lia se desentendem, e Vitorlembra que é aniversário da menina. Ra-quel tenta se desculpar com Lia por teresquecido seu aniversário. Marcela ten-ta se aproximar de Tatá, que mostra re-sistência. Gil tem uma crise de ciúmes nasessão de fotos de Ju, e Marta pede paraele ir embora. Hector diz que Ju precisaemagrecer, e Marta a incentiva. Orien-tado por Sal, o vendedor ambulante der-ruba refrigerante em Lia.

Malhação

Xepa acorda para trabalhar e se es-panta com a ausência da Rosália. Rosáliapede para tirar férias com Marcos, quese diverte com a insistência da jovem.Xepa, Terezinha e Matilda se espantamao saber que a feira será proibida nospróximos dias, devido ao desvio de trân-sito com as obras. Xepa enfrenta o fis-cal, que fica furioso e diz que todos devemretirar suas barracas em duas semanas.

Dona xepa

INICIATIVA - No últimofinal de semana, 110 ca-sais participaram de umcasamento comunitáriopromovido pelo progra-ma Justiça na Praça. Asatividades fizeram par-te da programação doAção Global.

Page 6: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

O Brasil criou quase200 mil novos postos detrabalho em abril, supe-rando a casa de 4 milhõesde empregos com carteiraassinada desde o início dogoverno Dilma (em janei-ro de 2011).

A presidenta DilmaRousseff fez o anúncio an-tes da divulgação espera-da para esta semana pe-lo Ministério do Trabalhodos dados de abril do Ca-dastro Geral de Emprega-dos e Desempregados (Ca-ged).

"No meu governo, nósjá criamos mais de 4 mi-lhões de novos empre-gos, todos com carteiraassinada. Chegamos aessa marca históricaagora no mês passado,em abril, quando foramgerados quase 200 milnovos postos de traba-lho", disse Dilma em seuprograma de rádio se-

manal "Café com a Pre-sidenta".

Segundo Dilma, o Bra-sil criou 4,139 milhões deempregos com carteira as-sinada entre janeiro de2011 e abril deste ano. "Onúmero é extraordinárioe a sua importância ficaainda maior quando com-paramos a nossa situaçãocom a dos países desenvol-vidos, em especial os paí-ses da Europa, onde o de-semprego tem crescidopara níveis estratosféri-cos."

O setor de serviços foiresponsável pela geraçãode quase metade dos maisde 4 milhões de postos detrabalho gerados no go-verno Dilma, enquantocerca de 470 mil postos fo-ram abertos na indústriae mais de 500 mil na cons-trução civil, disse a pre-sidenta.

"Esse aumento do nú-

mero de vagas de trabalhoé importantíssimo, por-que um dos objetivos es-tratégicos do meu gover-no é manter o emprego emcrescimento. Mais empre-go e salário em expansãosão os fatores essenciaispara a diminuição da de-sigualdade no nosso país",afirmou Dilma.

O mercado de trabalhoabriu 112.450 vagas for-mais em março no Brasil,mas o desempenho não foisuficiente para conter aforte queda de 31% do em-prego no primeiro trimes-tre, no pior desempenhoem quatro anos.

Já o desemprego brasi-leiro aumentou ligeira-mente em março, a 5,7%,ante 5,6% em fevereiro,mas trata-se do menor ní-vel histórico para março,de acordo com o InstitutoBrasileiro de Geografia eEstatística (IBGE).

Economia6 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 21 de maio de 2013

Dados

Presidenta Dilma Rousseff “fura” ministérioe diz que criou 4 milhões de empregos

Projeção

Mercado financeiro prevê crescimentoabaixo de 3% pela 1ª vez no ano de 2013

Já o desemprego aumentou ligeiramente em março, a 5,7%, ante 5,6% em fevereiro, mas trata-se do menor nível histórico para março

Segundo Dilma, o Brasil criou 4,139 milhões de empregos com carteira assinada entre janeiro de 2011 e abril deste ano

Pela primeira vez noano, economistas de ins-tituições financeiras ou-vidos pelo Banco Centraldisseram esperar umcrescimento abaixo de3% para a economia bra-sileira em 2013. A infor-mação é da pesquisa Fo-cus, divulgada pelo BCnessa segunda-feira (20).

Após cinco semanas se-guidas estimando cresci-mento de 3% neste ano, oseconomistas ouvidos de-

monstraram estar menosotimistas e cortaram aprevisão para o PIB (Pro-duto Interno Bruto) doBrasil em 2013 para2,98%.

Para o ano que vem, aexpectativa é de crescimen-to de 3,5%, mantida peladécima semana seguida.

Os economistas man-tiveram a projeção de5,8% para a inflação em2013 e 2014, e a perspec-tiva de aumento da taxa

básica de juros (Selic) em0,25 pontos percentuaisna próxima reunião, en-cerrando o ano em 8,25%.

ECONOMIA CRESCEU 1,05 NO 1º TRIMESTRE, SEGUNDO PRÉVIA DO PIBDe acordo com o Índi-

ce de Atividade Econômi-ca do Banco Central(IBC-Br), consideradouma prévia do PIB, a ati-

vidade econômica brasi-leira acelerou no primei-ro trimestre, ao registrarexpansão de 1,05% nacomparação com o 4º tri-mestre do ano passado.

Mesmo assim, a per-cepção ainda é de que aeconomia brasileira ain-da não conseguiu deslan-char neste início do ano,mostrando fragilidade edificuldade de imprimirrecuperação mais sólida.

Em março, a produção

industrial brasileira ha-via mostrado alguma re-tomada, ao subir 0,7%,mas bem abaixo do espe-rado, após queda de 2,4%em fevereiro.

Nem mesmo o varejobrasileiro, um dos prin-cipais pilares do cresci-mento econômico, temmostrado força. Em mar-ço, as vendas recuaram0,1% frente a fevereiro, fe-chando o primeiro trimes-tre com queda de 0,2%.

O consumo das famí-lias vem sendo afetadopela inflação elevada,que corrói o poder de com-pra do consumidor, le-vando o BC a iniciar ci-clo de aperto monetáriomesmo diante do cenárioeconômico fraco, elevan-do a Selic para 7,5% aoano.

O resultado oficial doPIB brasileiro no primei-ro trimestre deve ser di-vulgado em 29 de maio.

Page 7: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

Social 7www.omossoroense.com.br Terça-feira, 21 de maio de 2013

Cur

ta-M

etra

gem

CIDADE MARAVILHOSASão Sebastião do Rio de Janeiro, a

Cidade Maravilhosa, é fonte de inspi-ração para Chrystian de Saboya criar eproduzir sua festa anual. Os "encantosmil" do Rio de Janeiro na visão de CSpoderão ser conferidos quando agostochegar. Vamos lá!

@ Hoje é dia de enviar parabéns para Vani-cleudo Batista, Wilson Mendes, Raniére Oliveira,que aniversariam. Parabéns!

@ Roberta Sá volta ao horário nobre da Globo in-terpretando o tema do casal protagonista na primeira fa-se da nova novela das nove, “Amor à Vida”. Show!

@ Virada Cultural em SP, Potiguar campeão,falso anúncio do fim do Bolsa Família e Ai Se EuTe Pego, de Michel Teló, ganhando prêmio inter-nacional dominaram os portais de notícias du-rante o fim de semana.

@ Maria Fernanda Paiva festejou seu aniversário sá-bado com festa temática inspirada nos anos 60. Festinhasó para amigos e os bem próximos.

@ A avenida Presidente Dutra, palco das gran-des comemorações em Mossoró, se vestiu com ascores do Potiguar para festejar a conquista do Cam-peonato Estadual 2013.

@ Adriana Dantas comemorou o seu aniversário sex-ta-feira com festa no Rancho do Vento da Serra, no alto daSerra Mossoró. Na lista de convidados os fãs e amigosqueridos que subiram a serra para abraçá-la.

Paulo Miguel, Paloma Saboya Coelho e Ângela Silva - vida saudável no VillaOeste

Adriana Dantas com Ricardo Sérgio - festano Rancho do Vento da Serra

[email protected]

Pinto

VIDA SAUDÁVELO Hotel VillaOeste recebeu, sábado, imprensa e VIPs para um dia saudá-

vel na companhia da equipe de profissionais do SPA Catu (CE). Na ocasião fo-ram apresentadas as atividades desenvolvidas pela equipe multidisciplinarpara ficar bem na fita. Viver mais e melhor.

ESQUENTASob a batuta de Kleber Azevedo, vem

aí o 1ª Pré-São João, no Memorial da Re-sistência. A festa está marcada para odia 6 de junho, a partir das 20h, commuita gente bonita, comida típica, paude arara elétrico e muita agitação comForró dos 3, Se Aveche Não e o pare-dão Viúva Negra. Viva São João!

Garotas dos 60’s - a aniversariante Maria Fernanda com Anne Eloise

Page 8: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

Esporte8 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 21 de maio de 2013

Potig

uar-

Camp

eão E

stadu

al de

2013

O M

osso

roen

se

Wilson Moreno

Jornal

140

anos

de

info

rmaç

ão

Page 9: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

MOSSORÓ-RN - TERÇA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2013 SOLIDARIEDADEAgentes de trânsito

realizam açãosolidária noHemocentro

PÁGINA 2

Empreendimentos com caixas eletrônicos do banco também foram surpreendidos com grande número de pessoas em busca de realizar saques

TumultoCOTIDIANO

Ministra do Desenvolvimento Social orienta a população a seguir o calendário do governo para saque do benefício

Boato envolvendo pagamento do programa Bolsa Família movimenta agências da Caixa

A ministra do Desen-volvimento Social e Com-bate à Fome, TerezaCampello, fez ontem (20)um apelo para que a po-pulação siga o calendá-rio do governo para o sa-que do benefício do Pro-grama Bolsa Família enão procure as agênciasda Caixa Econômica Fe-

deral e dos Correios an-tes da data.

De acordo com a mi-nistra, ainda não existesuspeita de onde o boatotenha surgido. "Solicita-mos ao ministério daJustiça que apurasse aorigem desses boatos. Oministro determinouabertura de inquérito po-

licial. Não existe qual-quer motivação, seja ope-racional, seja política,para que a gente pudes-se gerar esse tipo de in-tranquilidade para a po-pulação", declarou.

Para a ministra, o boa-to de que o programa se-ria suspenso não preju-dica o governo, mas a po-

pulação. "Não consigo en-tender o que alguém ga-nharia (com o boato). Ogoverno não vai ser preju-dicado, pois o Bolsa Famí-lia já está consolidado. Es-peramos que seja um mal-entendido", disse.

Segundo Tereza Cam-pello, os recursos para opagamento dos benefí-

cios estão garantidos,mas é preciso obedecerao cronograma. "Come-çamos a pagar sexta-feira (17), como previsto,e hoje (20) segue normal-mente", disse.

Um levantamento daCaixa Econômica Federalmostra que na região Nor-deste houve tumulto pa-

ra tentativa de saque emnove agências de Alagoas,15 da Bahia, 14 de Per-nambuco, 18 da Paraíba,34 do Ceará, oito do Pi-auí e 13 do Maranhão.Também foi registradaconfusão ainda no RioGrande do Norte, Sergi-pe, Paraíba, Amazonas eRio de Janeiro.

O domingo foi bastan-te movimentado para aCaixa. Devido a um boa-to sobre a suspensão dospagamentos do Bolsa Fa-mília, cidadãos de diver-sas regiões se dirigiramàs agências bancárias elocais onde há caixas ele-trônicos do banco queren-do retirar o dinheiro refe-rente ao benefício. EmMossoró, mais de 20 milpessoas são contempla-das pelo programa.

A mossoroense Danú-bia Alves disse que um fa-miliar a informou sobre opagamento de um bônuspelo governo em razão doDia das Mães. "Não sei di-zer bem ao certo onde con-seguiram essa informa-ção, mas me alertaramque o benefício seria pa-go até a meia-noite de ho-je. Para não ficar sem re-ceber, vim", relatou.

Já o agricultor Fran-cisco da Silva disse quese dirigiu aos caixas daagência para receber obenefício. "Me dirigi a to-dos os locais onde haviacaixas eletrônicos dobanco, todos estão cheios.Quem me informou foium colega. Vou ficar nafila e ver no que dá", co-

Beneficiários foram até a Caixa no intuito de receber o dinheiro Em diversos locais da cidade foram registradas imensas filas

municou o agricultor.O gerente da agência

da Caixa de Mossoró,Francisco Aldemir, expli-cou que os boatos não sãoverdadeiros.

"Sábado, surgiu o boa-to de que o Governo Fe-deral iria acabar com oBolsa Família. Em decor-rência disso no domingohouve uma grande corre-

ria para as agências daCaixa, uma vez que as lo-terias e os 'Caixa Aqui' on-de os cidadãos recebem odinheiro estavam fecha-das. Em algumas agên-cias chegou a ocorrer de-predação. Aqui em Mos-soró não foi relatada ne-nhuma situação do tipo.Para conter possíveistranstornos contamos

com a ajuda da Polícia Mi-litar", informou Aldemir.

Ele complementa dizen-do que algumas pessoasque estão fora do calendá-rio receberam o benefícionesse domingo, porque de-vido à lotação das agênciasa Caixa, para aliviar a pres-são, liberou o dinheiro pa-ra todo mundo, porém on-tem, 20, o serviço voltou ao

calendário normal."É importante desta-

car que aqueles que res-gataram o benefício nessedomingo já receberam odinheiro referente ao mêsde maio, portanto nestemês não irão receber maisverba. Os cidadãos nãoprecisam ter medo, pois oGoverno Federal garan-tiu os recursos para o pro-

grama durante todo o anode 2013. O projeto não de-ve ser suspenso, ao contrá-rio disso, o que tem ocor-rido é o aumento do núme-ro de beneficiários. Quemtiver dúvidas sobre o rece-bimento do pagamentonão precisa se deslocar atéa agência, basta ligar pa-ra o número 0800-726-0207", falou o gerente.

Fotos: Luciano Lellys

Page 10: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

Comissão de greve dos agentes municipais detrânsito realiza ação solidária no Hemocentro

Iniciativa

Agentes de trânsito ealguns familiares se reu-niram ontem no Hemo-centro para doarem san-gue de forma voluntária.A expectativa é que apro-ximadamente 60 profis-sionais compareçam aoórgão para doar.

O mossoroense Cher-nivan Carlos disse queficou muito tocado pelogesto dos agentes, umavez que sua mãe está in-ternada e precisa desangue.

"Acho essa ação fun-damental para a vida.Com apenas uma doaçãopode-se salvar pelo me-nos três vidas. Vindo aoHemocentro você perce-be a diferença que está fa-zendo na vida de alguém.Minha mãe vai receberuma bolsa de sangue deum desses agentes. Fi-quei muito feliz em sa-ber que existem pessoasde bom coração, que têmessa iniciativa. No finalde semana tivemos difi-culdade para conseguirdoações, hoje graças aosagentes foi mais fácil.

Segundo Marcos Pe-reira, um dos represen-tantes da comissão degreve, a iniciativa surgiucom o objetivo de conti-nuar ajudando à popula-

Gerais2 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 21 de abril de 2013

Problema

Buraqueira em ruas e avenidas aumenta risco de acidentes e causa transtorno à população

A expectativa é que durante a semana 60 profissionais compareçam ao órgão para doarem sangue

Com a chegada daschuvas um problema queatinge várias áreas deMossoró voltou a ganhardestaque: o grande núme-ro de buracos nas ruas eavenidas. Entre as áreasafetadas pelas falhas namalha viária estão o con-junto Abolição IV e bair-ro Paredões. Em algunstrechos para evitar cairnas crateras os motoris-tas acabam invadindo afaixa em sentido contrá-rio, aumentando assim aschances de acidentes detrânsito.

Esse é o caso dos con-dutores que trafegampela avenida MarechalDeodoro, bairro Pare-dões. Um dos buracos al-cançou grandes propor-ções e para avisar aos

motoristas sobre o pro-blema, moradores queresidem próximo ao lo-cal fizeram um canteiroimprovisado.

"Esse buraco existe hábastante tempo e paraevitar acidente resolve-mos adotar essa medidade colocar alguns arbus-tos. A gente temia que al-guém de moto ou até mes-mo um carro caísse nes-sa cratera. O trânsito naárea fica complicado emhorários de maior movi-mentação, porque paradesviar do buraco os mo-toristas precisam pararou se dirigir à faixa da es-querda", relata a morado-ra Luísa Carvalho.

No Abolição IV a situa-ção não é diferente. Naavenida Abel Coelho e na

rua Juanita Lopes os bu-racos atrapalham a roti-na dos condutores de veí-culos.

"Quando começaramas chuvas aumentou o nú-mero de crateras aqui naJuanita Lopes. Os moto-ristas desviam de umacratera e caem em outra,é preciso dirigir com aten-ção. E não é só nessa rua,em locais próximos agrande quantidade de fa-lhas no calçamento au-mentam as chances deacidentes", relatou o mo-rador César Lopes.

Secretário municipalde Desenvolvimento Ur-bano, Alexandre Lopesexplicou que no momen-to equipes estão traba-lhando para recuperar amalha viária da cidade.

Profissionaismantêm apenas30% da escaladiária atuando

A comissão de grevedos agentes de trânsitode Mossoró informouque a categoria partici-pou recentemente dereunião com o secretáriomunicipal de Desenvol-vimento Urbano, Ale-xandre Lopes, e que odiálogo sobre o retornoda gratificação está sen-do discutido. Oficial-mente a categoria estáem greve há mais de on-ze dias.

"Nesta terça-feira osagentes devem atuar comapenas 30% da escaladiária, isto é, apenas cin-co profissionais. Caso ha-ja o retorno das gratifica-ções a greve deverá ser

encerrada, no entantodeve-se destacar que asreivindicações a respei-to das melhorias de tra-balho e de salário devemser mantidas", relatou acomissão.

Entre as principaisreivindicações da catego-ria estão realização decurso de tiro, porte de ar-mas, isenção pecuniáriade acidentes ocorridos noexercício da função, pa-gamento de horas extras,auxílio fardamento, ime-diata revogação do Regi-mento Disciplinar Inter-no (RDI), garantia de du-plas nos postos de traba-lho e melhores condiçõesde trabalho.

ção mesmo durante o pe-ríodo de greve.

"Nós estamos agorapartindo para um mo-mento de solidariedade.A classe está em greve,sendo assim, não estádando expediente exter-no, começamos então apensar em formas de con-tinuar ajudando à popu-lação, e uma dessas ma-neiras é a doação de san-gue. Quando passamos aideia, a categoria aceitoude imediato. Mais de 60

pessoas aceitaram fazera doação, quem não con-seguir doar hoje vai con-tinuar vindo. Após essemomento, pretendemosarrecadar donativos paraentregar ao Lar da Crian-ça Pobre", relatou Mar-cos.

Assistente social doHemocentro, Denise Mo-raes destacou a importân-cia da ação. "Precisamosconstantemente de san-gue e não temos voluntá-rios suficientes. Mensal-

mente 600 a 700 mosso-roenses doam sangue, po-rém o quantitativo neces-sário para suprir nossasnecessidades é de pelomenos mil cidadãos. Gra-ças aos agentes vamos au-mentar nosso estoque,que está sempre em bai-xa, principalmente do ti-po negativo. Essa ação desolidariedade é muito im-portante, pois estimulaque outras categorias si-gam o exemplo", concluiuDenise.

Doação faz parte de ações solidárias realizadas durante a greve

Buracos atrapalham o tráfego nas vias

Cacau

Cacau

"Temos uma empresa tra-balhando para tratar de

casos mais graves comocrateras maiores em ruas

e avenidas mais movi-mentadas", relatou.

Page 11: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

Gerais 3www.omossoroense.com.br Terça-feira, 21 de maio de 2013

Capacitação

Sebrae oferece curso de atendimento aocliente para micro e pequenos empresários

Veja a data de início de cada curso

O Serviço Brasileiro deApoio às Micro e Peque-nas Empresas no RioGrande do Norte (Se-brae/RN) está oferecendoo curso "Atendimento aocliente" para pessoas quetrabalham na área deatendimento de qualqueratividade empresarial.

A primeira turma docurso teve início ontem esegue até a próxima sexta-feira, 24. A capacitaçãotem carga horária de 15he está sendo realizada das18h às 22h, na sede do Es-critório Regional do Oeste.

A coordenadora deEducação do Sebrae/RN,Agelda Feitosa, afirmaque o curso é um dos maisprocurados. "Todos osanos o curso é ofertado.

Como a procura foi mui-to grande, já estamos cominscrições abertas para apróxima turma entre osdias 3 e 7 de junho. O in-vestimento do curso é deR$ 85", explica a analis-ta do Sebrae.

O conteúdo programá-tico inclui itens como"Tratar bem ou atenderbem", "Superando as ex-pectativas do cliente", "Aescala da lealdade" e"Multiplicando e crista-lizando os clientes". Ocurso, que será ministra-do por Ana Cláudia Men-donça, também irá desta-car falhas e apresentartécnicas para fazer o se-tor de atendimento umdos diferenciais para aconsolidação de micro e

pequenos negócios."O curso vai atingir um

dos grandes gargalos demuitas empresas, que so-frem com a qualidade noatendimento ao cliente.Um cliente satisfeito sig-nifica resultados, retornoà loja e publicidade posi-tiva gratuita", explicaAgelda Feitosa.

Os interessados emparticipar da próximaturma do curso de “Aten-dimento ao cliente” devemefetuar a pré-inscriçãoatravés do número: 3317-8814. "As vagas são limi-tadas e os interessados de-vem se adiantar porquea procura sempre é gran-de para esse curso", des-taca a coordenadora deEducação do Sebrae/RN.

Oportunidade

Senac disponibiliza mais de 250 vagas em cursos para população de baixa renda

O Serviço Nacional deAprendizagem Comercialno Rio Grande do Norte(Senac/RN) está com ins-crições abertas, até hoje,para sete cursos através doPrograma Senac de Gra-tuidade (PSG). As inscri-ções devem ser efetuadasexclusivamente por meiodo sítio www.rn.se-nac.br/psg. No total, estãosendo ofertadas 257 vagas.

A unidade do Se-nac/RN em Mossoró es-tá oferecendo vagas gra-tuitas para os cursos de:Almoxarife, Auxiliar Ad-ministrativo, Auxiliar deCozinha, EspecializaçãoTécnica de Nível Médioem Enfermagem do Tra-balho, Recepcionista, Re-cepcionista de Eventos eRecepcionista em Servi-ços de Saúde.

O PSG tem como obje-tivo promover a inclusãosocial por meio da ofertade vagas gratuitas paraa população de baixa ren-da em cursos de Forma-ção Inicial e Nível Técni-co. Os interessados de-vem ter renda familiarmensal per capita de atédois salários mínimos fe-derais e atender aos re-quisitos exigidos pelocurso escolhido.

A seleção dos candida-tos é feita de acordo coma ordem da inscrição efe-tuada no sítio do Se-nac/RN. Após o período

Para o curso de Al-moxarife estão sendoofertadas 70 vagas, dis-tribuídas em duas tur-mas (manhã e tarde).O curso será iniciado nodia 3 de junho e segueaté 26 de julho. Os in-teressados devem estarcursando o ensino mé-dio e ter, no mínimo, 15anos. Para o curso deAuxiliar Administrati-vo estão sendo ofereci-das 35 vagas no turnoda noite. O pré-requi-sito também é estar cur-sando o ensino médio eter a idade mínima de15 anos.

Estão sendo oferta-das 32 vagas para o cur-so de Auxiliar de Cozi-nha distribuídas emduas turmas (tarde enoite). O curso terá iní-cio no dia 10 de junho esegue até 30 de outubro.Os candidatos devemestar cursando, no mí-nimo, o ensino médio eter idade mínima de 18anos. Para o curso deEspecialização Técnicade Nível Médio em En-fermagem do Trabalho,estão sendo disponibili-zadas 30 vagas no perío-

do da manhã. Os inte-ressados devem ter ha-bilitação técnica de ní-vel médio em Enferma-gem e no mínimo 18anos.

Para o curso de Re-cepcionista estão sendoofertadas 35 vagas noturno da tarde. O cursoserá iniciado em 10 dejunho e terminará em2 de agosto. Os candida-tos devem estar cursan-do o ensino médio e tera idade mínima de 15anos. Também estãosendo ofertadas 25 va-gas para o curso de Re-cepcionista de Eventosno turno noturno. O cur-so será iniciado em 3 dejunho e segue até 26 dejulho. O pré-requisito éestar cursando o ensinomédio e ter, no mínimo,16 anos.

O curso de Recepcio-nista em Serviços deSaúde está disponibili-zando 30 vagas no pe-ríodo da manhã. Os in-teressados devem estarcursando o ensino mé-dio e ter a idade mínimade 16 anos. Será inicia-do em 3 de junho e segueaté 16 de agosto.

Curso está sendo oferecido na sede da instituição

Estão sendo ofertadas vagas gratuitas em sete cursos do Senac

Arquivo

Arquivo

Grande procura dos cidadãos pelo curso fez instituição oferecer capacitação em duas turmas

de inscrição, os classifica-dos serão convocadostambém pela página dainstituição na internet.Quando convocados, oscandidatos devem apre-sentar os documentos

comprobatórios de rendae requisitos do curso. Se-rão divulgadas as listasaté o preenchimento detodas as vagas ofertadas.

Somente nos meses demarço e abril, 1,4 mil no-

vos alunos tiveram opor-tunidade de iniciar umcurso na instituição. Atéo final deste ano, 7,1 milbolsas de estudo integraisserão ofertadas em todoo Estado.

Page 12: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

Social4 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 21 de maio de 2013

NO TOM DO TOMNa plateia do Teatro Municipal Dix-

huit Rosado, cerca de setecentas pes-soas aplaudiram o tão esperado showdo humorista Tom Cavalcante, na úl-tima sexta-feira. Além de cantar e decontar piadas que levaram jovens eadultos às mais altas gargalhadas, oartista cearense mostra imitações deoutros artistas e um pouco dos perso-nagens que o tornou ainda mais fa-moso no cenário nacional. Após o show,finalizado com o artista entoando can-ção de Luiz Gonzaga, a Alphaville Ur-banismo distribuiu entre os presen-tes um brownie personalizado.

POTIGUAR CAMPEÃODesde o começo do ano, o Potiguar

de Mossoró enfrentou vários desafios.No domingo, 19, o time foi digno davitória, trazendo para Mossoró a taçado Campeonato Potiguar 2013. A par-tida decisiva contra o América ocorreuno estádio Barretão, em Ceará-Mirim,com mais de 5 mil pessoas nas arqui-bancadas. A decisão foi através de pê-naltis, ficando o placar final em 5 a 4.A torcida do Potiguar, eufórica, ficousimplesmente emocionada com o re-sultado e não escondeu a paixão pelotime que confirma mais um título. EmMossoró, após o jogo, o presidente Ben-jamim Machado, dirigentes do clubee os jogadores foram recebidos pela tor-cida durante um percurso que invadiua avenida Presidente Dutra. Mossorócomemora.

ESTÁDIO BARRETÃOAtraso na abertura dos portões da

torcida visitante, estádio cheio de la-ma e a ambulância que chegou ao lo-cal após o início da partida são pontosnegativos pequenos se comparados àagressão praticada por alguns joga-dores do América, contra o técnico doPotiguar, Celso Teixeira, durante afinal do Campeonato. Violência nun-ca é a melhor resposta. As imagensganharam a imprensa e notoriedadenas redes sociais. Resta ao STJD to-mar as decisões cabíveis com relaçãoao tipo de violência praticado. O caso,certamente, não ficará impune.

Flash

es V

IPs

PARCERIA DE SUCESSOA vitória do time mossoroense Potiguar no Campeonato Estadual 2013 é mo-

tivo de alegria e orgulho para a Topcom. Não apenas por ser uma equipe da ter-ra e merecer a conquista, mas também pelo fato de a Topcom fazer parte destavitória, patrocinando e incentivando o esporte local. O nome da Topcom, empre-sa distribuidora exclusiva das máquinas XGMA nos estados do Ceará, Paraíbae Rio Grande do Norte, estampa o uniforme usado pelo time.

Luindson Lima comemora idade nova hoje ao lado da amada Vanessa Andrade. A colunaenvia os votos defelicidades

Equipe da TV Cabo Mossoró (TCM) tieta a taça do Campeonato Potiguar 2013, do Potiguar. Mossoró toda em festa

(84) 3316-8442

- A coluna está em festa com a pas-sagem do aniversário do brother Luind-son Lima,Adriel Schumacker,Vanicleu-do Batista,o estudante de medicina Íta-lo Fernandes, que reside na Paraíba;Aureliano Vale Neto, Elizaíra Andra-de e o empresário assuense Wild Di-niz. Vivas.

- Se o Teatro Municipal Dix-huit Ro-sado tem capacidade para acomodar740 pessoas, como a produção de umevento vende ingressos acima desse li-mite? Algumas pessoas chegaram aoshow do Tom Cavalcante, na última sex-ta-feira,e não encontraram cadeiras dis-poníveis.

- De férias do gramado, o jogadorPaulo Júnior deixa os Emirados ÁrabesUnidos e passa as férias com a famíliaem Mossoró.Com a esposa Sânzia Mo-nique, aproveitou a última sexta-feirapara conferir o show de Tom Caval-cante. Depois, visitou points da suaamada cidade.

- Leléu e Jerônimo Rosado, GregórioRosado, Tácio Garcia, Pablo Marcel, Se-gundo Nogueira, Luzichi Lima, AdelgícioDiniz,Daniel Machado,os vereadores Lai-rinho Rosado e Genivan Vale, KarumeNascimento e Caio Rosário assistiram à vi-tória do Potiguar em Ceará-Mirim.

- No próximo dia 1º, o Hotel Ther-mas vai realizar o Pré-São João do re-sort, para hóspedes e passantes, comcomidas típicas, barracas estilizadas,forró tradicional e apresentação de qua-drilhas. Uma oportunidade para revi-ver um pouco da cultura nordestina.Va-le conferir.

- Falando em Hotel Thermas, o resortestava movimentadíssimo no último fim desemana. Resultado de parcerias fecha-das através do gerente Washington Sou-za, que disponibiliza o ambiente para arealização de grandes eventos,apresen-tando sempre atrativos ao público.

[email protected]

Lima

Page 13: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

Em Mossoró, apenas o setor de Habilitação está funcionando em virtude dos servidores cedidos

Greve continua, mas alguns setores voltaram a funcionar

Servidores do Detran decidem em assembleia mantergreve mesmo diante da ameaça de corte do ponto

Paralisação

Os servidores do De-partamento Estadual deTrânsito do Rio Grandedo Norte (Detran/RN) de-cidiram manter a grevepor tempo indetermina-do. A assembleia da ca-tegoria foi realizada namanhã de ontem, 20, e osfuncionários deliberarampela continuidade da pa-ralisação mesmo dianteda ameaça de corte doponto por parte do Gover-no do Estado.

O coordenador regio-nal do Sindicato dos Ser-vidores Públicos da Ad-ministração Indireta doRio Grande do Norte (Si-nai/RN), Hermes Olivei-ra, explica que os servido-res estão preocupadoscom o corte dos salários."O governo enviou um ofí-cio para o Detran/RN de-terminando que os dire-tores coloquem faltas nosgrevistas. Nós esperamosque o Executivo estadual

busque uma saída paraa greve em vez de pressio-nar a categoria", afirma.

Segundo Hermes Oli-veira, desde março que osindicato tenta negociarcom o Governo do Estado."A campanha salarial foiiniciada em fevereiro econstruída a pauta de rei-vindicação. No dia 13 demarço foi entregue a pau-ta ao Detran/RN. Mesmodepois de todo esse tem-po, o Executivo deixouque a categoria deflagras-se a greve", explica o coor-denador regional do Si-nai/RN.

Sobre o corte do pon-to, Hermes Oliveira es-clarece que o ofício envia-do pelo Executivo esta-dual foi repassado paraanálise do setor jurídicodo sindicato. "O Sinai/RNtomou todas as providên-cias legais para que a ca-tegoria tivesse um respal-do jurídico. Desde o iní-

Gerais 5www.omossoroense.com.br Terça-feira, 21 de maio de 2013

Missa será celebrada por dom Mariano Manzana

Diocese de Mossoró prepara programação de Corpus Christi"A Eucaristia é verda-

deiramente um pedaço decéu que se abre sobre a Ter-ra; é um raio de glória da Je-rusalem celeste, que atra-vessa as nuvens da nossahistória e vem iluminar onosso caminho", disse o pa-pa João Paulo II, na encícli-ca Ecclesia de Eucharistia.E é com esse pensamentoque fiéis de toda a Diocesede Mossoró celebrarão, napróxima semana, a festa deCorpus Christi.

De acordo com a Dio-cese, a programação deCorpus Christi será rea-lizada no próximo dia 30,às 17h, na Igreja MeninoJesus, no conjunto SantaDelmira. Na ocasião, ha-verá uma missa campalpresidida pelo bispo dio-cesano, dom Mariano

Manzana, e concelebradapor vários sacerdotes.

Logo após a celebraçãoeucarística, os fiéis sairãoem procissão até a CapelaSão Francisco, no conjun-to Abolição III. Durante opercurso, vários tapetes or-namentais em honra do Se-nhor, que vem visitar o seupovo, serão confeccionadospelos representantes dosgrupos pastorais.

Corpus Christi, do la-tim Corpo de Cristo, é umafesta tradicional da Igre-ja Católica, que celebraanualmente a presença deCristo na Eucaristia. Aquinta-feira posterior aodomingo da SantíssimaTrindade é uma festa pa-ra os católicos, que obriga-toriamente assistem àmissa neste dia.

Atividade

cio da campanha salarial,só recebemos dois ofíciosdo Governo do Estado: umpedindo mais um tempoantes da deflagração dagreve e outro comunican-

do o corte do ponto. Issoquer dizer que, em ne-nhum momento, foi apre-sentada uma proposta outentativa de negociação",destaca.

Os servidores do De-tran/RN reivindicam opagamento dos 70% res-tantes referente ao Pla-no de Cargos, Carreirae Salários e melhores

condições de trabalho."O pagamento do Planode Cargos está previstona Lei Estadual424/2010 e no mandadode segurança concedidopelo Judiciário. No en-tanto, a administraçãoestadual insiste em des-cumprir as leis", afirmao coordenador regionaldo Sinai/RN.

Em Mossoró, aos pou-cos, os serviços vão sen-do retomados no De-tran/RN. "O setor de Ha-bilitação está funcio-nando em virtude dosservidores cedidos.Também estão sendovistoriados os carros no-vos. No entanto, os se-tores que estão voltandoa funcionar, que normal-mente já são precários,agora estão bem piores.Prova disso é que o mo-vimento diminuiu emtorno de 70% na sema-na passada", conclui.

Cacau

Arquivo

Page 14: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

Como venceu o jogo deida por 2 a 1, no Pacaem-bu, o Corinthians conquis-tou o título do Campeona-to Paulista 2013, nesse do-mingo, na Vila Belmiro, aoempatar por 1 a 1 com oSantos em um jogo bas-tante truncado e nervoso.Com isso, o time de Par-que São Jorge eliminaqualquer chance de crisemesmo com a eliminaçãona Copa Libertadores daAmérica, e ainda frustra otetracampeonato inéditode Neymar pela equipesantista.

O camisa 11, inclusive,pode não ter outra oportu-nidade de conquistar maisum título pelo Santos. Is-so porque Neymar seguenegociando sua transfe-rência para o Barcelona,da Espanha, e pode até seapresentar ao time cata-lão após a disputa da Co-pa das Confederações noBrasil, que ocorrerá en-tre 15 e 30 de junho.

O jogo também ficoumarcado pelo nervosismode Neymar em campo. Oastro santista, que passoua semana da decisão nego-ciando com o Barça, teveuma atuação apagada no

primeiro tempo, e só cha-mou a atenção por discu-tir com os corintianos e atécompanheiros de equipe.

O lateral direito Bru-no Peres e o atacante An-dré foram alvos das bron-cas do craque santista. JáPaulo André deixou o gra-mado acusando Neymarde desleal. “Ele não gostade apanhar, mas gosta dedeixar o pé”, disse.

Eliminado na Copa Li-bertadores da América, oCorinthians volta a cam-po no próximo sábado,diante do Botafogo, na es-treia do time no Campeo-nato Brasileiro. Já o San-tos encara o Joinville nes-ta quarta-feira, na VilaBelmiro, pelo jogo de vol-ta da segunda fase da Co-pa do Brasil. A partida foivencida pela equipe san-tista por 1 a 0 em SantaCatarina.

Apesar de o Santos en-trar em campo no esque-ma 4-3-3-1, com FelipeAnderson e Neymar pelaspontas, e André como cen-troavante fixo, o Corin-thians teve mais oportu-nidades de gol no primei-ro tempo. Já o time de Par-que São Jorge atuou no

Esporte6 w w w.omossoroense.com.br

Campeão

Corinthians conquista Paulistão com empate,espanta crise e frustra tetra de Neymar

Fora

Flamengo acerta rescisão de Ibson e deixa jogador perto do Corinthians

O camisa 11, inclusive, pode não ter outra oportunidade de conquistar mais um título pelo Santos

Terça-feira, 21 de maio de 2013

Corintianos fazem a festa e erguem a taça de campeão

Ibson comemora um gol pelo Flamengo

tradicional 4-2-3-1, comDanilo centralizado na ar-mação das jogadas.

O Corinthians utilizoua mesma estratégia do pri-meiro jogo no Pacaembu,e optou pela marcação so-fre pressão na saída de bo-la do Santos. Além disso,o Timão forçava as joga-das pelo lado direito doataque e tentava aprovei-tar o setor mais lento dadefesa santista, formadopor Durval e o veteranoLéo.

Mesmo encurralando oadversário, os corintianossaíram perdendo no pla-car. Após cobrança de fal-ta, Cícero bateu de virada,

forte, de perna esquerdapara abrir o marcador aos26 minutos. Dois minutosdepois, Danilo empatou ojogo após pegar rebote dogoleiro Rafael em chute dePaulinho.

Após empatar o jogo, oCorinthians continuoudominando a partida. Nofinal do primeiro tempo,o Timão finalizou duas bo-las na trave de Rafael, comPaulinho e Danilo, respec-tivamente.

Além do gol de Cíce-ro, o Santos só finalizoucontra o gol de Cássio emdois chutes, sem muitoperigo, do meia FelipeAnderson.

Após algumas semanasde indefinição sobre o seufuturo, o meia Ibson estámuito perto de deixar oFlamengo. Dispensadopor comissão técnica e di-retoria por conta dos altossalários, o jogador, atravésde seus empresários, acer-tou a rescisão de contratocom o clube da Gávea.

Com todas as bases daruptura do vínculo acer-tadas, Ibson aguarda ago-ra apenas a oficialização darescisão para definir suatransferência para o Corin-thians, com quem negociadesde a última semana.

“Acertamos todos ostermos da rescisão com oEduardo Uram [repre-sentante de Ibson] e res-ta apenas passar isso pa-ra o papel. Não há qual-quer pendência. É bomque o deixamos livre pa-ra acertar com o Corin-thians. É o desejo dele evamos respeitar”, disse ovice-presidente de fute-

bol do Flamengo, WallimVasconcellos.

A expectativa da dire-toria rubro-negra é que asaída de Ibson seja oficia-lizada até terça-feira.

O jogador chegará aoCorinthians sem qualquercusto para o clube paulis-ta, que terá que arcar ape-nas com os seus salários.Antes de negociar com Ib-son, o time paulista já ha-via contratado recente-mente o volante chilenoMaldonado, que estavasem clube, e do goleiro Wal-ter, ex-União Barbarense.Ambos serão apresentadosnos próximos dias.

ALEX SILVA INDEFINIDOE apesar de resolver o

problema com Ibson, o Fla-mengo ainda não tem so-lução para outro caso se-melhante no elenco. Tam-bém dispensado por con-ta dos altos custos, o za-gueiro Alex Silva ainda

não recebeu nenhuma pro-posta oficial e segue trei-nando separadamente noCT Ninho do Urubu. Con-sequentemente, receben-do o alto salário de cerca deR$ 350 mil.

Com a política de cor-tar os altos salários do elen-co, o Fla se desfez de maisdois medalhões, com a li-beração de Ibson e Alex Sil-va. No caso do primeiro, o

clube repetiu nos bastido-res o que já havia sido fei-to com Vagner Love e Do-rival Júnior, que acabaramsendo “fritados” e ficaramsem qualquer clima paraseguir no rubro-negro. Oprocedimento não agradouIbson. Mas não foi apenasisso. O meia ficou inconfor-mado com o fato de a dire-toria não admitir o motivode seu afastamento.

Page 15: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

Vencedor

TEXTO: SÉRGIO OLIVEIRA

Começo recorrendo àfrase de Che Guevara quecabe muito bem no mo-mento vivido pelo Poti-guar: "Derrota após der-rota até a vitória final".Este ano, de janeiro até odomingo, 20 de maio, eudiria que o Potiguar saiudo inferno para o céu. Co-meçou o ano vagando pe-lo vale das sombras, mascom fé, perseverança, de-terminação e atitude devencedor conseguiu sairdas trevas e encontrar aluz. E essa luz nada maisé do que o título estadualda temporada. E ela veiode forma incontestávelem um trabalho de rea-bilitação e recuperação,digno de um verdadeiroguerreiro que não foge àluta. Coisa de “Time Ma-cho” mesmo.

Mas, os caminhos fo-ram tortuosos antes mes-mo de a bola rolar. Acon-teceu a morte do jogadorque havia sido contrata-do para ser a referênciado time, Neto Maranhão.E, tomado pela dor o am-biente no grupo se trans-formou com o time come-çando o campeonato, de-pois de uma vitória sofri-da, encarando uma sériede derrotas e ficando poralgumas rodadas na

Potiguar de Mossoró supera o América e é a primeira equipe do interior a ganhar dois estaduais

Treinador ediretoria tambémganham título

Comemorando: “A minha vitória hoje tem sabor de mel”

Ter um bom timeem campo é funda-mental, mas para is-so também é precisoque se tenha do lado defora uma diretoria de-terminada para acer-tar, errar e correratrás para corrigir, co-mo também um bomtreinador. E foi tudoisso que fez do Poti-guar um time vence-dor nesse primeiro se-mestre da temporada2013.

Contou um grupode jogadores qualifi-cados, time em cam-po taticamente aplica-do e do lado de forauma diretoria que tra-balhou, cometeu er-ros, não baixou a cabe-ça, e os corrigiu. Porduas vezes, por exem-plo, acertou a direto-ria quando contratouo treinador SamuelCândido, que deu umafeição de jogo ao timee na sequência a che-gada de Celso Teixei-ra que aprimorou oque de bom encontroue acrescentou suaspróprias melhoras.

Nas pessoas deBenjamim Machado,presidente executivo,e Jorge do Rosário,presidente do Conse-lho Deliberativo, es-tão de parabéns todosque fazem a adminis-tração alvirrubra.Agora, como destaquemaior do lado de forado campo destacamoso treinador Celso Tei-xeira. Ao seu jeito, queninguém vai mudar,gostando ou não, elemudou a cara do fute-bol de Mossoró e doRio Grande do Norte.É dele também parteda forma como a tor-cida do Potiguarabraçou seu time emtodos os momentos.Ele envolveu a torci-da no jogo e com seusjogadores. Além, éclaro, e principal-mente, da forma inte-ligente como armavao time e se preciso fos-se mudava todo o es-quema em pleno an-damento da partidaapós fazer sua leitu-ra e perceber como jo-gava o adversário.

Potiguar "papa tudo" é campeãodo Rio Grande do Norte

Pela segunda vez a tor-cida do Potiguar solta ogrito de é campeão do RioGrande do Norte. E, quiso destino, novamente emcima do América na par-tida final, com os dois ti-mes proporcionando umabela decisão de campeona-to, sem retrancas, jogan-do para o ataque, em bus-ca do gol e da vitória, maso ano era do Potiguar que

passa a ser chamado tam-bém de "papa tudo".

A temporada 2013, emtermos de resultados, foisó de alegria para o “Ti-me Macho” que conquis-tou as vagas da Copa doNordeste e Copa do Bra-sil, como também do Cam-peonato Brasileiro da Sé-rie D. Como campeão, o ti-me conquistou os títulosda Taça Cidade do Natal

(2º turno) e no último do-mingo, campeão estadual,ou seja, um "papa tudo".

Em relação a partida fi-nal, depois do empate em1 a 1, no tempo regula-mentar, gols de Índio Oli-veira para o América eChiquinho em favor do Po-tiguar, as equipes forampara a disputa por tiroslivres da marca do pênal-ti. O goleiro Santos, além

de defender, tambémmarcou o seu gol e o alvir-rubro venceu por 5 a 4,passando a partir daí afestejar mais um título emsua história numa festaque começou em Ceará-Mirim, local da decisão, esó terminou nas primei-ras horas da madrugadada segunda-feira em Mos-soró, na avenida Presi-dente Dutra.

Jogadores campeões de 2013 Santos, Chiquinho,

Geílson, Anselmo ePaulinho; Ivisson (Ra-damis), Lima, Magno eDaniel (Ítalo); Cattê eVaninho (Giovanni).Técnico: Celso Teixei-

ra. Estes foram os queparticiparam jogandoa final, mas muitos ou-tros ajudaram a cons-truir essa página da hi-tória do Potiguar.

O goleiro Roberto,

que passou boa partedo campeonato sem le-var gols, foi fundamen-tal. Tem ainda CleitonRecife, Fagner, Theo,Ítalo, o mordomo Mic-key, preparador físico

Allan Frederico, o trei-nador de goleiros Mi-randa, Paulo Ricardo,Carlos Alberto, FábioRodrigues, Gilliard,Robertinho entre ou-tros.

Mossoró conquistou titulo fora de casa

Treinador Celso Teixeira.

Esporte 7www.omossoroense.com.br Terça-feira, 21de maio de 2013

ameaça do rebaixamento.Mas, a lembrança de queNeto Maranhão seria re-ferência em campo, o quenão era mais possível,passou a ser referência naalma, e no sentimento deque ele merecia ser lem-

brado de forma aguerri-da, foi isso que passou aacontecer. O Potiguarreagiu e foi campeão. Ea cada vitória os jogado-res oravam e rezavamcantando dizendo, "a mi-nha vitória hoje tem sa-

bor de mel". Vibrem, can-tem, rezem, orem, batamo tambor pro santo de suaafirmação, enfim, se ma-nifestem como puder ouquiser, pois o título es-tadual mais uma vez é deMossoró.

Page 16: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

Polícia8 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 21 de maio de 2013

Registros da PolíciaMilitar e do InstitutoTécnico e Científico dePolícia (Itep) apontamque o final de semana emMossoró foi muito vio-lento com sete pessoasferidas à bala. Das ocor-rências, três foram as-sassinadas e outras qua-tro vítimas de atentadosou assaltos que termina-ram de forma desastro-sa.

De acordo com a PM,já era madrugada da se-gunda-feira (20) quan-do, por volta das 0h30,na avenida Leste-Oeste,um homem foi executa-do a tiros. FranciscoFrancinildo da Silva, 21,que residia na rua Ju-vêncio Alves de Lima,conjunto Santa Delmi-ra, foi morto quando saíade um bar. Ele trafega-va como carona de umamotocicleta quando foiatingido pelos disparos.

A polícia procura pordois elementos que esta-vam de moto, que teriamexecutado a vítima.Uma das motivações pa-

ra o crime seria vingan-ça, uma vez que Francis-co Francinildo era acu-sado de ter matado umapessoa em Assú.

Já na manhã do sába-do (18) foi registradomais um homicídio emMossoró. Desta feita aação criminosa aconte-ceu no cruzamento dasruas Artur Bernardescom Noêmia Chaves,bairro Barrocas. Mi-chael Weslley Castrodos Santos, 16, que re-sidia na avenida Alber-to Maranhão, foi assas-sinado com seis tiros àqueima-roupa, dispara-dos por dois elementos.

Na ocasião, o adoles-cente foi abordado pelosacusados na rua ondemorava e correu tentan-do escapar dos agresso-res, mas foi alcançado emorto.

Por fim, no final danoite da sexta-feira (17),por volta das 23h30, emum bar da rua MartinsJúnior, Planalto 13 deMaio, Elilson Fábio Lou-renço da Silva, 28, foi as-

Violência

Final de semana com sete pessoas feridas à bala

Das quatro pessoas fe-ridas à bala no final desemana em Mossoró, odestaque ficou para umamulher residente no con-junto Vingt Rosado, quefoi ferida com três tirosdurante uma tentativa deassalto a sua residência.

Francinara da CostaPraxedes, 34, foi ferida nopescoço, abdômen e naperna depois de ter sidoabordada pelos assaltan-tes na porta de sua casa.

Francinara foi socorri-da pelo Samu para oHRTM, onde permaneceinternada em estado gra-ve.

OUTROS ATENTADOSUm adolescente de 13

anos também foi vítimade uma tentativa de ho-micídio, no bairro Quixa-beirinha, por volta das14h30 do domingo (19).Ele foi ferido nas costas

com dois tiros e só conse-guiu escapar dos agresso-res pulando os muros deuma vila onde mora.

Segundo a PM, dois in-divíduos de motocicleta jáchegaram no local atiran-do.

Jonas Batista OliveiraJúnior, 25, morador doconjunto Wilson Rosado,se envolveu em uma con-fusão passional e foi es-faqueado, próximo a suaresidência, por volta das

6h do último domingo.Por fim, um jovem foi

baleado com três tirosdentro de um táxi, quan-do saía de uma festa nobairro Bom Jesus. O aten-tado aconteceu por voltadas 4h do domingo. Die-go Tales Bezerra da Sil-va, 18, morador da ruaBrasiliana de Jesus, bair-ro Belo Horizonte. Ele foisocorrido pelo Samu parao HRTM e não corre riscode morte.

A Polícia Civil do RioGrande do Norte prendeuna madrugada do sábado(18), na cidade de Pendên-cias, três foragidos da Ca-deia Pública Juiz ManoelOnofre de Souza, sendoque dois foram recaptura-dos na região litorânea doCeará, depois que a políciadaquele Estado foi aciona-da pela Delegacia Regio-nal da Polícia Civil de Mos-soró. Expedito Luiz deCarvalho Neto, o "Luizi-nho", 20, e Emerson Ricar-do Cândido de Morais, 22,foram detidos em uma

pousada na praia de Almo-fala, município de Itare-ma litoral Norte cearense.

De acordo com o delega-do Denys Carvalho daPonte, titular da DP Re-gional, agentes da Delega-cia Especializada em Fur-tos e Roubos (Defur), comapoio da Divisão de Políciado Oeste (Divipoe) e doGrupo Tático Operacional(GTO) de Macau, realiza-ram um cerco a uma qua-drilha que vinha atuandona região, onde na ocasiãoo também foragido da Ca-deia Pública, Damião

Marques da Silva, 36, foirecapturado ainda em so-lo potiguar.

Emerson Ricardo e"Luizinho" conseguiramfurar o cerco e fugir parao Ceará, onde foram pre-sos. Os dois são foragidosda Cadeia Publica de Mos-soró, onde estavam presospor assaltos e homicídios.

Os dois foram levados àDefur de Fortaleza, ondeaguardam transferênciapara Mossoró. Com elesos policiais encontraramduas pistolas e muita mu-nição.

Mulher ferida à bala durante assalto no Vingt Rosado

Três homicídios e quatro atentados causaram grande movimentação nas áreas policial e hospitalar

Francisco Francinildo, morto no centro da cidade

Manoel Morais (no detalhe), vítima fatal no acidente.

"Luizinho" e ... ... Emerson, presos no Ceará. Damião preso em Pendências

sassinado por dois indi-víduos que o abordaramna rua. Ele ainda chegoua ser socorrido pelo Sa-

mu para o Hospital Re-gional Tarcísio Maia(HRTM), mas não resis-tiu.

Acidente

Motociclistamorre em colisãocom alternativona RN-117

Recapturados

Foragidos da Cadeia Pública de Mossorósão presos em Itarema no litoral cearense

Por volta da 1h de on-tem (20), um grave aci-dente na RN-117, próxi-mo à cidade de OlhoD'Água do Borges, na re-gião do Médio Oeste, re-sultou na morte do moto-ciclista Manoel Morais daSilva, 31, que era natu-ral e residente no muni-cípio de Umarizal. Ele co-lidiu frontalmente comum transporte alternati-vo, que seguia em sentidocontrário.

Segundo informaçõesrepassadas pela PolíciaMilitar, o motociclista te-ria invadido à contramão

e batido de frente comuma van, que transporta-va evangélicos de um con-gresso na Paraíba paraUmarizal. Com o impac-to o alternativo desceu oaterro e capotou, porémnenhum passageiro se fe-riu.

O corpo de Manoel Mo-rai ficou às margens darodovia, ao lado da moto,até ser recolhido pelaequipe do Itep de Mosso-ró.

Populares contaramque a vítima havia passa-do o domingo bebendo embares da região.

Passando na hora

Umarizal News

Page 17: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

A Secretaria de Es-tado da Saúde Pública(Sesap), através do Pro-grama Estadual deControle da Dengue, di-vulgou, nessa segunda-feira (20), um novo bo-letim com os númerosatualizados da doença.

Nesse período, foramnotificados 6.385 casossuspeitos de dengue noRio Grande Norte, sen-do 1.529 casos confir-mados até o momento.No mesmo período doano de 2012, esses nú-meros foram, respecti-vamente, 20.314 e7.787, o que aponta umdecréscimo no quanti-tativo de casos.

O destaque do ba-lanço se volta para a ci-dade de Pau dos Ferros,que subiu uma posiçãono ranking de registrosda doença. A cidade al-to-oestana, com cercade 25 mil habitantes, fi-ca atrás apenas de Na-tal no número de casossuspeitos e se configu-ra como a cidade com asituação mais preocu-pante em todo o inte-rior. Falhas no sistemade combate preventivofavorecem o cenário ne-gativo.

Do total de municí-pios do RN, 61 apresen-tam baixa incidência dadoença, 27 estão commédia, 45 com alta e 34com incidência silencio-sa. Os cinco municípiosque apresentam asmaiores notificações decasos suspeitos são: Na-tal (718), Pau dos Fer-ros (538), Parelhas(456), Santa Cruz (322)e Jardim de Piranhas(236).

Apesar da tendênciade queda, o programa dadengue alerta que o com-bate ao mosquito deve terações permanentes em to-dos os municípios. A pre-venção precisa ser manti-da durante todo o ano.

É importante que a po-pulação continue verifi-

cando o adequado arma-zenamento de água, oacondicionamento do lixoe a eliminação de todosos recipientes sem usoque possam acumularágua e virar criadouros domosquito.

Além disso, é essencialcobrar o mesmo cuidado

do gestor local com os am-bientes públicos, como orecolhimento regular delixo nas vias, a limpeza deterrenos baldios, praças,cemitérios e borracha-rias.

Aos primeiros sinto-mas da dengue (febre, dorde cabeça, dores nas ar-

ticulações e no fundo dosolhos), a recomendação éque a pessoa procure oserviço de saúde mais pró-ximo. É fundamental nãotomar remédio por contaprópria, pois isso podemascarar sintomas e difi-cultar o diagnóstico, de-vendo ainda estar alerta

para sinais de agrava-mento, como vômitos e do-res abdominais.

As informações do re-latório emitido ontem sãoreferentes à Semana Epi-demiológica nº 19, que re-presenta os dados notifi-cados desde o início do anoaté o dia 11 de maio.

REGIONALMOSSORÓ-RN - TERÇA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2013 ASSENTAMENTO

Incra confirmaaumento da

produção na Maisa

PÁGINA 3

Pau dos Ferros lidera ranking da dengue no interior

Secretaria destaca importância da prevenção

Município alto-oestano é o que detém maior número de casos suspeitos no interior do Estado

Em alerta

Pau dos Ferros externa falha nas ações de controle da dengue

commons.wikimedia.org

Page 18: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

Cidades2 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 21 de maio de 2013

Destaque negativoA cidade de Pau dos Ferros continua

sua sina de incompetência no comba-te à dengue. Com cerca de 25 mil habi-tantes, a cidade oestana ocupa a segun-da colocação no ranking de registro dadoença. Perde apenas para a capital po-tiguar. A dengue ameaça a imagem doprefeito Fabrício Torquato.

RelatórioO Tribunal de Contas do Estado di-

vulgou ontem resultado preliminarda auditoria operacional nas unida-des hospitalares vinculadas à Secre-taria de Saúde do Estado. O proces-so teve como relator o conselheiroTarcísio Costa e foi elaborado a par-tir de um cronograma de visitas a hos-pitais.

DiagnósticoEm 154 páginas, o relatório traz um

diagnóstico preciso da atual situaçãodos 24 hospitais regionais do Estado.O processo 661/2012-TC que originoua auditoria operacional é fruto de umarepresentação do Ministério PúblicoEspecial apresentada em 16 de janei-ro de 2012.

JernsO Governo do Estado lançará hoje

a edição 2013 dos Jogos Escolares doRio Grande do Norte - JERNS. O even-to está marcado para as 19h, no audi-tório da Escola de Governo. Na ocasião,também será feita a entrega de tro-féus do Atleta Ouro e Técnico Ouro aosmelhores atletas e treinadores dosJERNS e do CEEMS 2012.

DimensãoEm 2012, os Jogos Escolares do Rio

Grande do Norte reuniram mais de 32mil atletas, levando-se em conta as fa-ses regionais. 13 mil e 500 estudantesparticiparam apenas da etapa final, emNatal. A expectativa é de que a ediçãode 2013 reúna um número ainda maiorde atletas.

CampeãoO Potiguar de Mossoró encerrou no

último domingo a primeira metade doseu ano de maior conquistas de toda ahistória. Nove anos depois da conquis-ta do primeiro título estadual de fute-bol a equipe mossoroense conseguiu obicampeonato contra ao América deNatal em Ceará-Mirim.

SuperaçãoO ano que começou com a morte do

jogador Neto Maranhão no campo detreino, se converteu em vaga Copa doBrasil e do Nordeste e Série D do Bra-sileiro, além do título após a supera-ção de muitas dificuldades e limitações.

Sem estruturaFica o desejo de que o governo do Es-

tado cumpra com a promessa de revi-talizar o Nogueirão para que tenhamosao menos um local digno para acompa-nhar os novos desafios de Potiguar e Ba-raúnas. Precisamos de incentivos ao es-porte que sigam além da construção deum estádio para a Copa do Mundo.

CrimeNo encerramento da partida, reali-

zada ontem em Ceará-Mirim os joga-dores Ricardo Baiano, Renatinho e Ín-dio Oliveira agrediram violentamen-te o treinador Celso Teixeira a chutese pontapés. Caso de polícia que mos-tra o quanto precisamos evoluir. A pro-pósito, as imagens não foram exibidaspelo Globo Esporte nacional. Protecio-nismo da Inter TV Cabugi?

Show bairristaBairristas, nossos 'profissionais' da

imprensa esportiva deram um show doque não se deve fazer no decorrer detodo o campeonato. Em sua maioria,são torcedores com microfones e cane-tas em punho. O trabalho desempenha-do pelo locutor da TV União na final édigno da repugnância de qualquer pes-soa que mantenha um mínimo de se-riedade. Ridículo.

ConferênciaNos dias 31 de maio e 10 de junho, a partir das 8h, acontece no Hotel VillaOeste

a COIME (Conferência Intermunicipal de Educação - RN). As 18 conferências,que estão agendadas para acontecer em diversas regiões do RN, são preparatóriaspara a Conferência Estadual marcada para setembro.

Participantes Participam do evento aproximadamente 350 pessoas representando os municípios

de Assú, Apodi, Campo Grande, Espírito Santo Oeste, Governador Dix-sept Rosa-do, Grossos, Serra do Mel, Umarizal, e Upanema.

JuninoO Hotel Thermas vai realizar no dia 1º de junho o pré-São João do Thermas,

uma festa junina para hóspedes e passantes com comidas típicas, barracas es-tilizadas, bandas de forró tradicional e apresentação de quadrilhas. O hotel começaa entrar no clima do Mossoró Cidade Junina.

inegável que o programa Bolsa Família proporcionou uma divisão de rendae tem garantido o desenvolvimento da economia com a rotação de recursos apartir da base. Este, sem dúvida é o grande benefício da iniciativa. Mas o que

dizer da vergonha que cerca as finalidades indiretas do programa? Trocando emmiúdos, o governo institucionalizou uma esmola que vicia, escraviza, e tira danossa população a dignidade de forma violenta. O que acompanhamos neste fimde semana com os boatos ligados ao fim do Programa Bolsa Família é algo surre-al. A alimentação da miséria com migalhas tira a expectativa das pessoas buscaremnovos horizontes. A lotação de bancos em 12 estados a partir de um simples boa-to mostra o nível de alienação do nosso povo. Não dá para sentir nada além de pe-na e vergonha. Nosso povo merece mais. Quanta tristeza.

ÉPena e vergonha

Márcio Costa

Giro pelo [email protected]

Resultado

Imunização continuará em cidades como Natal e Mossoró

RN atinge meta dacampanha de vacinaçãocontra a Gripe Influenza

ÓTIMA OPORTUNIDADE

Alugam-se salas com banheiro, internete água compartilhada,ótimas para escritório,no edifício Terezinha Leite. Travessa OMossoroense, nº 37, 1º andar, Centro.

Interessados tratar com:

9993-7125 9402-5827

A Coordenação de Imu-nização da Secretaria deEstado da Saúde Pública(Sesap) comemora o al-cance obtido ontem do per-centual de 80,29% de co-bertura vacinal no RioGrande do Norte na Cam-panha de Vacinação con-tra a Gripe Influenza, to-talizando 412.992 dosesaplicadas.

Mesmo com a meta al-cançada no Estado, muni-cípios como Natal e Mos-soró, que estão com os per-centuais de 74,95% e73,44% de cobertura, res-pectivamente, ainda tra-balham para alcançar acobertura vacinal espera-da.

Segundo Helena San-tana, coordenadora deImunização da Sesap, asdoses estarão disponíveisnos postos até o dia 31 demaio. "Muitas pessoas

pertencentes ao público al-vo da campanha ainda nãoforam aos postos para re-ceber a dose da vacina, porisso o trabalho precisa con-tinuar".

A população alvo é com-posta por indivíduos com60 anos ou mais de idade,trabalhadores de saúdeque atuam em unidades

com atendimento para ainfluenza, crianças na fai-xa etária de seis meses atémenores de dois anos, ges-tantes, puérperas (até 45dias após o parto), gruposportadores de doenças crô-nicas não transmissíveis eoutras condições clínicasespeciais, além da popula-ção privada de liberdade.

Equipes totalizaram 412.992 doses aplicadas

Page 19: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

Os trabalhadores ru-rais assentados na Mai-sa, localizada entre osmunicípios de Mossoró eBaraúna (RN), estão co-lhendo cerca de 100 to-neladas de alimentos porsemana.

As frutas tropicais,com destaque para o me-lão e melancia, e a cultu-ra do milho e do feijão, emespecial, são os produtosresponsáveis por quasetoda a produção, planta-da em cerca de 800 hecta-res.

Mesmo com a seca ins-talada na região Nordes-te, considerada a maiordos últimos 70 anos, apassagem verde espalha-da pelas dez agrovilasexistentes naquela comu-nidade rural tem destoa-do da cor cinza caracte-rística da condição climá-tica adversa.

O número apresenta-do diz respeito apenas aos

Em destaque

Cidades 3www.omossoroense.com.br Terça-feira, 21 de maio de 2013

Incra confirma aumento da produção na Maisa

A Marinha do Brasil ea Marinha Peruana estãorealizando, no período de22 de maio a 3 de junho,a 2ª edição da operaçãonaval binacional, deno-minada Braper. A Fraga-ta “Niterói”, o Navio-Tanque “Marajó” e Navio-Escola da Marinha Pe-ruana "Villavisencio",participantes da opera-ção, atracam em Natalnesta quarta-feira (22), às15h, e estarão abertos àvisitação pública nos dias25 e 26 de maio e 1º e 2 de

junho, entre 13h e 16h, noporto de Natal. Estão en-volvidos na operação cer-ca de 600 militares, sen-do 360 brasileiros e 240peruanos.

Entre os objetivos doexercício estão: adestraros participantes no plane-jamento e execução deoperações navais combi-nadas destinadas a con-duzir e integrar operaçõesde ataque, de esclareci-mento, de apoio logísticomóvel, além de ações dedefesa aeroespacial den-

tro de um cenário de trei-namento real; estabelecermeios de comunicaçõesem proveito do apoio àsoperações.

Consta ainda no trei-namento incrementar ainteroperabilidade pormeio de procedimentostáticos comuns; e imple-mentar procedimentosde controle positivo dosexercícios, que facilitemo conhecimento da situa-ção em tempo real, per-mitindo uma realimen-tação dinâmica dos as-

pectos positivos e a ob-tenção de lições aprendi-das relevantes.

A operação, que ocor-re ao longo da costa nor-destina brasileira, conta-rá com a participação dosseguintes navios: Fraga-ta “Niterói” (F40) e Navio-Tanque “Marajó” (G27),ambos da Marinha doBrasil e o B.A.P. “Villa-visencio” (FM-52), da Ma-rinha de Guerra do Peru.Haverá ainda a participa-ção do Submarino “Tiku-na” e de três aeronaves:

um “Esquilo” (UH-12),helicóptero orgânico àFragata “Niterói”, alémde dois caças “Sky Hawk”da Marinha do Brasil,operando a partir de ter-ra, baseados em Natal.

Entre os exercícios queserão realizados na Ope-ração Braper 2013 desta-cam-se: operações aéreas,incluindo pouso a bordode navio estrangeiro, ma-nobras táticas, reabaste-cimento de óleo no mar,guerra antiaérea, guer-ra de superfície, exercí-

cios de tiro diurno e notur-no, entre outros.

A Fragata peruana“Villavisencio” zarpou deCallao, no Peru, em 22 deabril, realizando escalasem Guaiaquil, no Equa-dor, passando pelo Canaldo Panamá, La Guaira,na Venezuela, e Fortale-za, no Brasil, antes de che-gar a Natal em 22 de maio.

Em seu regresso, pas-sará por Belém, Cartage-na, na Colômbia, regres-sando ao seu país em 28de junho.

O aumento na produçãode frutas, grãos e hortali-ças é resultado da implan-tação de um projeto pionei-ro de sistema de irrigaçãoem 43 hectares, em três di-ferentes agrovilas da Mai-sa, um investimento feitoatravés do Crédito Fomen-to, pelo Incra.

A partir da instalaçãodesse sistema, realizadoem 2008, as famílias seconscientizaram da ne-cessidade e importânciada irrigação para a produ-ção local.

A área irrigada e o nú-

mero de famílias benefi-ciadas com o sistema fo-ram ampliados nos anosseguintes. Em 2013, cer-ca de 540 famílias acessa-ram o Crédito Emergen-cial, financiado pelo Ban-co do Nordeste do Brasil(BNB), no âmbito da linhaFNE-Estiagem.

Outras 200 devemacessar nas próximas se-manas. A maior parte dosagricultores fez opção porinvestir em obras hídricascomo perfuração de poço einstalação de rede de ir-rigação. Segundo infor-

mações do BNB, o bancojá liberou R$ 6,4 milhõespara o assentamento.

FOCOO plantio de frutas é

responsável, hoje, pormais da metade da produ-ção. Na agrovila Angicos,desde março são colhidos,semanalmente, cerca de20 toneladas de melão emelancia. A produção éretirada de uma área demais de 40 hectares irri-gados. São produtores co-mo Francisco e Assis Bar-bosa, que em meados de

abril vendeu 21 toneladasde melancia para a Ceasade Fortaleza (CE).

Vizinho de lote, o agri-cultor José Nilton colheu50 toneladas de melão noúltimo final de semana.Outras 50 toneladas es-tão sendo levadas paraSão Paulo na primeira se-mana de junho. Somenteem Angicos, além dos doisestados citados, as frutasestão sendo vendidas pa-ra Pernambuco, Paraíbae o mercado europeu.

Na agrovila Pomar, 83famílias de agricultores

rurais já iniciarão a co-lheita da acerola. Emabril, foram comercializa-das 20 toneladas da fru-ta rica em vitamina C. Aprevisão, de acordo coma associação do Pomar, éde que até o final de maiosejam colhidas cerca de 50toneladas da fruta. Umaterceira safra está previs-ta para junho.

Uma das agrovilasmais produtivas é a VilaNova II. Para todo lugarque se olha é possível verprodução. Melão, melan-cia, mamão, banana, to-

mate, milho e feijão es-tão plantados ao longo de100 hectares irrigados.

Para o presidente daassociação de Vila NovaII, a Maisa é um dos me-lhores lugares para vivere trabalhar. “O trabalhoaqui deu tão certo que opessoal está diversifican-do o roçado”, comemorouo agricultor. A afirmaçãodiz respeito ao cultivo dedois hectares de cebola,uma novidade na agrovi-la, que pela primeira vezestá plantado a hortaliçano PA.

Base

Natal recebe navios da Marinha do Brasile do Peru que realizam operação conjunta

Investimento em irrigação amplia áreas de cultivo

Projeto agrícola pode se transformar num dos maiores assentamentos rurais de todo o Nordeste

Melão é um dos produtos cultivados nas agrovilas da Maisa

últimos dois meses desteano. A expectativa da Su-perintendência Regionaldo Instituto Nacional deColonização e ReformaAgrária (Incra) no RioGrande do Norte é de queapós as famílias assenta-das acessarem os recursos

do Programa Nacional deFinanciamento da Agri-cultura Familiar (Pro-naf), previsto para o 2º se-mestre, a Maisa se torneum dos maiores assenta-mentos rurais do Nordes-te, não apenas em exten-são (19.701hectare), mas

em produtividade.Desde a sua criação, a

Maisa apresenta um au-mento contínuo de produ-ção. Na safra 2005/2006 fo-ram colhidas 340 toneladasde alimentos. Na safra2006/2007, esse númeropassou para 900 toneladas.

Em 2008/2009, a pro-dução já ultrapassa a ca-sa das duas mil tonela-das. Na safra vigente,mesmo num ano de seca,o Incra acredita numaprodução que ultrapassecinco mil toneladas em2013.

HISTÓRICOO Incra desapropriou

a Maisa em 2004, quandoo imóvel rural não cum-pria seu papel social, deacordo com a Constitui-ção Brasileira. Até então,a Maisa era uma proprie-dade rural, pertencia àEmpresa Mossoró Agro-Indústria S/A e encon-trava-se improdutiva.

Na época, a desapro-priação custou as cofrespúblicos R$8.909.077,48, preço demercado pela terra nuae pelas benfeitorias fei-tas, seguindo normaistécnicas do Incra e com

base nas pesquisas de ca-ráter legal feitas na re-gião.

No momento da desa-propriação da Maisa, oimóvel estava produzin-do em apenas 223,1 hec-tares. Havia produção deacerola e caju. Compara-do ao momento atual, asfamílias assentadas es-tão produzindo numaárea quase quatro vezesmaior que a encontradapelo Incra. As 1.150 famí-lias que moram na Mai-sa têm acesso às condi-ções de cidadania, comsaúde, educação e postosde trabalho garantido.

Hoje, as famílias as-sentadas vivem uma no-va realidade no local. E-las trabalham na recupe-ração dos pomares exis-tentes de acerola, man-ga e caju. Também lidamno plantio de frutas tro-picais como a melancia eo melão.

Page 20: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

Social4 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 21 de maio de 2013

PARABÉNS PRA VOCÊNesta data querida: ho-

je, 21/5, Alécia Maria, Ra-niel Góis; amanhã, 22/5, Ri-ta Fernandes, Elvércio Aze-vedo, Hubirema Morais,Maria Ubervândia Fernan-des, vereador Sérgio Costa,Vandelúzia Arruda, Kari-na Vieira; quinta-feira,23/5, a colunista Josy Ma-ia, Wilson Guimarães, Sil-vacir Oliveira, João PauloMenezes, Ana Tereza Gur-gel. Muitas felicidades,muitos anos de vida!

ESTILO PROVENÇALCom um festão lindo nas

cores rosa seco e marrom, ospapais Salviano e Silvaní-zia Meira realizaram festãolindo para celebrar o 1º ani-nho da princesa SteffanyMaria, tudo lindo com boloe doces assinados por LuziaVeras, um jantar maravi-lhoso com assinatura deTiago Bezerra e, claro, to-da a receptividade do casalanfitrião. Tudo perfeito!

HOMENS EM ROMARIANo próximo domingo, na

Serra do Lima, em Patu,acontece a V Romaria doTerço dos Homens, comuma vasta programação.Da terrinha com certeza se-guirá comitiva organizadapelo amigo Júnior Fernan-des, coordenador-geral doterço. Encerrando a roma-ria, terá um showzaço como padre Carlos Cézar. Bomdemais!

A linda princesaSteffanyMaria, docasalSalviano eSilvaníziaMeira, quecelebrou umaninho no últimodomingo.Viva!

O aniversariante de amanhã é overeador SérgioCosta, o Serginhodo Pedrês, como éconhecido. Tudode bom, grandeamigo!

Estil

o Q

uem

Aco

ntec

e

DANÇART PARTY NIGHT 2Com vários DJs, na noite do próximo sábado, na Loja Maçônica Dr. Antônio Gentil

Fernandes, acontece a 2ª edição do Dançart Party Night, noite que terá também a apre-sentação da Miss Caraúbas, a universitária Nayana Letícia Morais Viana. Vamos todosprestigiar o evento.

A fina Hubirema Morais ao lado do maridão José Wilson; ela celebra a vida amanhã

e hoje brindamos a data. Tim-tim!

A querida Soraya Vieira celebrou a festa da vida ontem ao lado do amado José Vieira e hoje recebe os vivas da coluna. Ela merece!

@ Fim de semana movimenta-do para o colunista na cidade de Jan-duís,onde no sábado aportou na re-sidência de Antônio Estevam e Gil-ma para o churrasco de Maria Va-núbia, um luxo; domingo, almoçodos melhores na residência de Val-décio Fernandes/Fátima Oliveira,em seguida aniversário da peque-na Steffany Maria,depois jantar dena residência de Romário Dantas,celebrando a vida da sua mãe Gra-ça. Por fim encerramos a noite noClube Arco Verde Casa Show. Ufa,foi puxado, mas valeu a pena!

@ No aniversário de SteffanyMaria dividi mesa com Cácio San-tos,Carmélia Rejane,Aliciana Alves,Tereza Emanuelle, Fabiano Meira.Por lá: Ivone Almeida, Luzia Veras,Lília Silva, Suerda Maíra, Adjasíl-via Pinheiro, Magali Matias, CézarSilver fotografando tudo e todos,Monaliza Ramalho,Adriana Dantas,entre outros.

@ Desde já quero parabenizartoda a equipe de Diego SaboyaCoelho, do Hotel VillaOeste, quemesmo após hospedar procuramanter um contato de avaliaçãocom o hóspede do tipo o que achoudos serviços e o que precisa ser me-lhorado. Achei chique!

@ Ainda vale cumprimentar oprefeito Ademar Ferreira da Silva,que celebrou a vida ontem e hoje re-cebe os votos de saúde e paz dacoluna. Tim-tim!

@ Em uma ação de amor ao pró-ximo, o Grupo de Escoteiros PedroMaia Filho realizou visita ao Lardos Mestres da Vida no último do-mingo, onde emocionou e saiuemocionado com tamanha recep-tividade. Merece aplausos!

[email protected] Caraúbas

Rodrigues

Page 21: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

SORAYA VIEIRAPara comemorar mais um ano de vida, onze anos de colunismo social e também os se-

te anos de sucesso do seu site, a colunista pau-ferrense Soraya Vieira e o esposo JoséVieira receberam, no sábado, dia 18, no auditório do Catarina de Siena, amigos, fami-liares, leitores e a imprensa para um farto coquetel. Claro que marcamos presença!Confira algumas fotos do www.clistenescarlos.com.br e do www.sorayavieira.com.br.

Janaína Silva, Luana Vieira e Leopoldo Vieira

Licurgo Quinto e a esposa Doralice Medeiros

Os casais dr. Cornélio Alves/Lucivan Alves e Márcio Oliveira/Roseane Maia

Soraya recebendo o carinho do casal dr. Etelânio Figueiredo/Katharine Figueiredo

A colunista Soraya Vieira com o esposo José Vieira recebendo os convidados

Patrício Júnior com a esposa Olga Fernandes. Ela é prefeita de Martins

O casal de empresários Souza/Alzir e a filha Monalisa

O contador Juvenal Pereira e a esposa Marília Consuelo

As gatinhas Aline Guimarães e Clarinha Melo

Os colunistas Renê Guida, Marilene Paiva e Lisboa Batista

[email protected] dos Ferros

CarlosClístenes

5Socialwww.omossoroense.com.br Terça-feira, 21 de maio de 2013

Page 22: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

Social6 www.omossoroense.com.brTerça-feira, 21 de maio de 2013

SORAYA VIEIRASucesso absoluto de público, mais de 300 seletos convidados, muita gente bonita e elegante e bem organizada, assim eu descrevo

a festa de Soraya Vieira o Mundo das Comunicações, que aconteceu na noite de sábado, 18, nos salões da Escola Catarina de Siena. Aalta sociedade pau-ferrense compareceu ao evento de Soraya Vieira, que comemorou o seu aniversário, 11 anos de colunismo social esete anos de site. Como diz Marilene Paiva, "Ela é lord".

Aldemir Maia,aniversariante do dia 18, ao lado de sua esposa, a elegante Leila Sabino. Felicidades!

O casal José Vieira e Soraya Vieira e a filha Luana Vieira receberam convidados em Pau dos

Ferros. A bacana comemorou 11 anos de colunismosocial e Luana estreou com a coluna Textura

Regilaine Silva, aniversariantedo dia 18, recebe destecolunista felicitaçõespela magnífica data

# Encontro bacana, encontrei o ex-deputado Patrício Júnior acompanhado dasua amada, a prefeita de Martins, OlgaFernandes, prestigiando a colunista So-raya Vieira.

# Ainda é tempo de parabenizar a profes-sora Regilaine Silva. A bacana recebeu festa sur-presa dos seus colegas de trabalho no dia 17, noDepartamento de Cultura. Este colunista renovaos parabéns e deseja milhões de felicidades pa-ra você, Ré.

# O estudante micaelense José Tiagoda Silva e os estudantes Arthur Lopes doNascimento, da cidade de Marcelino Viei-ra, e Francisco Nilson da Silva Júnior, dacidade de Pau dos Ferros, foram selecio-nados para o Programa Ciência sem Fron-teiras e receberão bolsas para estudo deum ano na Università degli Studi di Roma''Tor Vergata'', na Itália.

# As mães do Hospital Doutor Cleodon Car-los de Andrade, em Pau dos Ferros, celebraram oDia das Mães na semana passada com direito abolo e sorteio. De parabéns toda a equipe admi-nistrativa do hospital pela bonita festa.

# A presidente da Câmara de Verea-dores, Sandra Flor, foi reeleita para o biê-nio 2015 - 2016, na noite de sexta-feira,17, no Plenário Antônio Biré, tendo comovice o vereador José Alves (Zé de Nozin).Sucesso.

# É muito bom encontrar amigos. Reencon-trei, na festa de Soraya Vieira, a elegante colu-nista, Marilene Paiva. A bacana veio prestigiar afesta de Soraya Vieira.

# Mais uma vez agradeço a receptivi-dade e o carinho da amada Doralice Me-deiros, primeira-dama do Hotel PousadaJatobá. Obrigado, Dodó.

Em A

lta

[email protected]ão Miguel

GuidaRenê ALDEMIR 5.0

Foi de arromba a festa pro-movida por Aldemir Maia pa-ra comemorar seus bens vivi-dos 50 anos ao lado de sua ele-gante Leila Sabino e dos seusfilhos. O bacana recebeu ami-gos para celebrar a vida na noi-te de sábado, 18, em um am-biente de muito bom gosto on-de as cores preto e branco pre-dominaram com o tema anos60 assinado pelo decorador Ja-rismar. Ficou um luxo. As de-lícias de Cris Buffet com me-sas fartas e uísque marcarama noite de Aldemir Maia. Abanda de Neto Lima deu umshow, e o cerimonial de IsraelVianey contagiou todos os con-vidados. Muito bom.

DESTAQUES 2013Já está em nossas mãos o

convite para a Festa dos Des-taques 2013. Celebrar 13 anosde festa é celebrar a vida, a his-tória de Pau dos Ferros den-tro de um contexto socioe-conômico, político e cultural,escrita pelo colunista LisboaBatista diariamente há 10anos nas páginas do JornalDefato. A Festa dos Destaqueshomenageia a memória ilus-tre do deputado Israel Ferrei-ra Nunes, denominando o tro-féu dos destaques profissio-nais da sua edição 2013. A fes-ta vai acontecer no dia 11 dejunho, na AABB de Pau dosFerros, ao som da banda Ra-diola Club.

Page 23: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

Cidades 7www.omossoroense.com.br Terça-feira, 21 de maio de 2013

Em reunião

Faturas

TCE apresenta relatório comrecomendações para melhorarserviços em hospitais do RN

Caern amplia pontos de pagamento para darmais conforto aos clientes em todo o Estado

O resultado preliminarda auditoria operacionalno âmbito das unidadeshospitalares vinculadas àSecretaria Estadual deSaúde foi divulgado on-tem pelo Tribunal de Con-tas do Estado (TCE).

A divulgação ocorreuàs 10h, na sala de reuniõesda presidência. O re-latório elaborado pelo con-selheiro Tarcísio Costatem 154 páginas, e mostraum diagnóstico preciso daatual situação dos 24 hos-pitais regionais do RN.

O Processo 661/2012-TC que originou a audi-toria operacional é frutode uma representação doMinistério Público Espe-cial apresentada em 16 dejaneiro de 2012.

Participaram dareunião representantesda Secretaria Estadualde Saúde, do MinistérioPúblico Estadual, doMinistério Público juntoao Tribunal de Contas,da comissão de audito-ria, além do conselheirorelator do processo, Tar-císio Costa, e do consel-heiro presidente PauloRoberto Alves que con-duzirá a reunião, aber-ta ao público.

Segundo o procurador-

Pensando na comodi-dade de seus consumi-dores, a Companhia deÁguas Esgotos do RioGrande do Norte (Caern)ampliou o número de pos-tos de recebimento defaturas dos serviços. Au-mentou de 1.700 para2.000 pontos, distribuídosentre casas lotéricas,agências bancárias públi-cas e privadas e seus cor-respondentes em droga-

rias e supermercados, emtodo o Estado.

A ampliação foi pos-sível pelos contratos deprestação de serviço daCompanhia com o Bancodo Brasil, Banco San-tander, Itaú Unibanco,Caixa Econômica Federale com o Banco Cooperati-vo do Brasil S.A (Ban-coob), além do credencia-mento com os agentes ar-recadadores do Grupo

Neoenergia (atrelado aCosern), do Sistema deControle de CréditoConsignado (SISCRED),do Banco Cooperativo Si-credi S/A (BANSICREDI)e Pague Fácil.

Para encontrar o pon-to de pagamento maispróximo, o cliente podeacessar o site da Caern(www.caern.com.br), naárea intitulada de"Serviços Online", e con-

sultar a lista completa dospostos para pagamentomais próximos de suaresidência.

Segundo o Chefe daUnidade de Controle e Ar-recadação de Combate àFraude da Caern, JoãoGabriel Assunção, "A ideiaé sempre ampliar as for-mas e locais de quitaçãodas faturas de água e es-goto para facilitar a vidados consumidores".

Documento com 154 páginas mostra diagnóstico do sistema

geral do MPJTCE, Lu-ciano Ramos, o objetivo daauditoria operacional énão apenas apontar ir-regularidades, mas tam-bém recomendar soluçõespara os problemas encon-trados.

O documento traz 99recomendações à Secre-taria Estadual de Saúde.Foram apontadosproblemas no dimen-sionamento da força detrabalho; na aquisição edistribuição de medica-

mentos e insumos; na es-trutura física dos hospi-tais; na prestação dosserviços, entre outros. Deacordo com a comissão deauditoria 16 dos 24 hos-pitais regionais não fun-cionam a contento.

Tribunal de Contas verificou realidade em 24 hospitais da rede hospitalar do Estado

Page 24: Capa O Mossoroense PC - 21-5 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210513.pdf · 2 Terça-feira, 21 de maio de 2013 Opinião eleitor tem

Cidades8 Terça-feira, 21 de maio de 2013 www.omossoroense.com.br

Competições serão realizadas em julho, nas unidades de Santa Cruz, Natal-Zona Norte, Mossoró e Currais Novos

Unidade de Mossoró sediará parte dos jogos

NATAL/INTERIOR– Começaram nessa se-gunda-feira, dia 20, asinscrições para os JogosIntercampus Servidores2013 do Instituto Federalde Educação, Ciência eTecnologia do Rio Gran-de do Norte (IFRN). Ascompetições serão reali-zadas em julho, nas uni-dades de Santa Cruz, Na-tal-Zona Norte, Mossoróe Currais Novos, segun-do informação da asses-soria de comunicação doIFRN.

Os interessados emparticipar do evento de-vem procurar um dos re-presentantes do torneio,espalhados entre os 16campi e a Reitoria, na ca-pital do Estado. Dentreas modalidades, está o vo-leibol misto, basquetebolmisto e futsal masculino.Na primeira fase dos Jo-gos, os participantes decada unidade serão divi-didos por polos de compe-tição localizados em nú-cleos da instituição.

Entre os dias 6 e 7 dejulho, o Campus SantaCruz vai sediar as par-tidas dos atletas de seumunicípio, além doscampi de Currais Novos,Caicó e Nova Cruz. En-

Interação

Interação

Deputado busca informações sobre projetode implantação de terminal marítimo na região

NATAL/PORTO DOMANGUE – Represen-tante do Vale do Açu naAssembleia Legislativado Rio Grande do Norte,o deputado George Soares(PR) pretende solicitar in-formações ao Governo doEstado sobre as notíciasrepercutidas na impren-sa potiguar dando contade que está sendo revisto

o projeto de construção deum terminal portuário nomunicípio litorâneo dePorto do Mangue.

Para tanto, o parlamen-tar republicano está plei-teando os esclarecimentosna forma de requerimen-to apresentado em plená-rio durante os trabalhostranscorridos esta sema-na. As explicações são re-

quisitadas à Secretaria deEstado do Desenvolvimen-to Econômico (Sedec), àCompanhia Docas do RioGrande do Norte (Codern)e à Federação das Indús-trias do Estado do RioGrande do Norte (Fiern).

George frisou que os co-mentários de que o estu-do elaborado para atenderPorto do Mangue estaria

sendo “deslocado” paraoutra região do Estado ne-cessitam de esclarecimen-tos oficiais. A fim de colherinformações precisas so-bre os fatos, além da soli-citação formal feita atra-vés do requerimento, oparlamentar republicanotrataria do assunto numaaudiência nessa segunda-feira, 20, com o titular da

Sedec, Rogério Marinho,em Natal.

RELEVÂNCIA“A construção deste ter-

minal marítimo é de fun-damental importância pa-ra consolidar o desenvolvi-mento do Vale do Açu, queé uma região de grande po-tencial de produção e expor-tação de produtos diversos

advindos da atividade agrí-cola, mineração e outrasmatérias-primas. Além dis-so, os estudos, iniciados nagestão da ex-governadoraWilma de Faria, já aponta-ram que Porto do Mangueé o local mais propício paraeste empreendimento”, en-fatizou, dizendo que vai lu-tar para que o investimen-to permaneça na região.

Iniciado calendário de inscrições paraJogos Intercampus Servidores 2013 do IFRN

Etapa

Atos administrativos oficializamconstituição de colegiadosmunicipais em Ipanguaçu

tre os dias 13 e 14 de ju-lho, o segundo polo decompetições vai ocorrerna unidade Natal – ZonaNorte, com a presença deservidores da unidadeNatal-Central, ZonaNorte, Cidade Alta, Edu-cação a Distância, Reito-ria, São Gonçalo do Ama-

rante, Parnamirim eJoão Câmara.

FINALO Campus Mossoró vai

ficar responsável pelo ter-ceiro polo e vai receber, en-tre os dias 20 e 21 de julho,as partidas envolvendo osservidores de Pau dos Fer-

ros, Ipanguaçu, Apodi eMossoró. Os servidoresvencedores da etapa re-gional vão competir na fa-se final prevista paraocorrer no Campus Cur-rais Novos. As disputasde todas as modalidadesvão ocorrer entre os dias27 e 28 de julho.

IPANGUAÇU – Aedição do dia 3 deste mêsdo Jornal Oficial do Mu-nicípio (JOM), em Ipan-guaçu, publicou cópia daPortaria nº 395/2013 naqual o prefeito Leonardoda Silva Oliveira (PT) no-meia os conselheiros (ti-tulares e suplentes) doConselho Municipal dePolíticas Culturais deIpanguaçu (CMPCI).

O referido colegiadopossui representações dosseguintes organismos:ProJovem Adolescente,Grupo Cultural Arraiá daPimenta, Associação deArte e Cultura da Pica-da, Banda Elizaldo Rodri-gues dos Santos, Associa-ção dos Artesãos da Pica-da, Grupo de EscoteirosHerói Luiz Gonzaga eGrupo de Arte-Edu-cadores e Historiadoresde Ipanguaçu.

Também possuem as-sento no órgão represen-tantes das secretarias mu-

nicipais de Cultura e Turis-mo; Educação; Saúde; As-sistência Social; e Juventu-de, Esporte e Lazer. Nomesmo JOM foi publicadaoutra medida igual – Por-taria nº 396/2013 – a fimde nomear os novos conse-lheiros (titulares e suplen-tes) Conselho Municipal deAcompanhamento e Con-trole Social do Fundeb, pa-ra o biênio 2013-2015.

PARTICIPAÇÕESConforme o teor da me-

dida administrativa, nes-ta entidade colegiada mu-nicipal estão represen-tantes do próprio PoderExecutivo, professores,servidores técnico-ad-ministrativos, diretores,pais de alunos, estudan-tes, Sindicato dos Servi-dores Públicos Munici-pais de Ipanguaçu, Con-selho Municipal de Edu-cação e Conselho Tutelardos Direitos da Criançae do Adolescente.

Arquivo