página 3 (cotidiano) o...

16
R$ 1,50 Mossoró - RN, 3 de julho de 2015 - Nº 16.981 www.omossoroense.com.br SEXTA-FEIRA Página 5 (Cotidiano) Página 3 (Cotidiano) Proposta com adicional de 0,11% será avaliada em assembleia geral. Em greve há 33 dias servidores pleiteiam aumento de 13%. Prefeitura propõe reajuste de 6,41% dividido em seis parcelas Base do Potiguar recebe treinamento inspirado em ritmo da equipe principal O MOSSOROENSE Página 7 Página 3 Luís Gomes e Carnaubais terão eleição suplementar no domingo Câmara Federal aprova redução da maioridade penal em primeiro turno Flexibilidade no texto da PEC 171 garantiu a mudança do voto de 24 deputados e a aprovação da proposta. Página 4 Estratégia Reviravolta Política Mulher ferida por bala perdida no quintal de casa Página 6 Violência Vereador Genilson Alves tem a maior produtividade do semestre Página 3 Músico baiano cobra cachê do carnaval de Macau em rede social EdCity utilizou Facebook para chamar atenção da prefeitura que reconhece dívida, mas não sabe quando pagará atração. Página 2 (Cotidiano) Destaque “Ressaca” Capa (Cotidiano) Fruticultura mossoroense impulsiona aumento das exportações do RN Exclusão de bairros em rotas de ônibus prejudica usuários Página 6 Polícia Federal prende colombiano com 2,7 quilos de cocaína em rodoviária

Upload: others

Post on 01-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Página 3 (Cotidiano) O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_030715.pdfda equipe principal O MOSSOROENSE Página 7 Página 3 Luís Gomes e Carnaubais

R$ 1,50Mossoró - RN, 3 de julho de 2015 - Nº 16.981

www.omossoroense.com.br

SEXTA-FEIRA

Página 5 (Cotidiano)

Página 3 (Cotidiano)

Proposta com adicional de 0,11% será avaliada em assembleia geral. Em greve há 33 dias servidores pleiteiam aumento de 13%.

Prefeitura propõe reajuste de6,41% dividido em seis parcelas

Base do Potiguar recebe treinamentoinspirado em ritmoda equipe principal

O MOSSOROENSE

Página 7

Página 3

Luís Gomes eCarnaubais terão

eleição suplementar no domingo

Câmara Federal aprova redução damaioridade penal em primeiro turno

Flexibilidade no texto da PEC 171 garantiu a mudançado voto de 24 deputados e a aprovação da proposta.

Página 4

Estratégia

Reviravolta

Política

Mulher ferida por bala

perdida no quintal de casa

Página 6

Violência

Vereador GenilsonAlves tem a maiorprodutividade do

semestre

Página 3

Músico baiano cobra cachê do

carnaval de Macau em rede social

EdCity utilizou Facebook parachamar atenção da prefeituraque reconhece dívida, mas nãosabe quando pagará atração.

Página 2 (Cotidiano)

Destaque

“Ressaca”

Capa (Cotidiano)

Fruticultura mossoroense impulsionaaumento das exportações do RN

Exclusão de bairros em rotas de ônibus prejudica usuários

Página 6

Polícia Federal prende colombiano com 2,7 quilos de cocaína em rodoviária

Page 2: Página 3 (Cotidiano) O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_030715.pdfda equipe principal O MOSSOROENSE Página 7 Página 3 Luís Gomes e Carnaubais

Opinião2 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 3 de julho de 2015

[email protected]

JOSIASRegistro com pesar o falecimento do

cantor forrozeiro conhecido apenas co-mo Josias. O seu desenlace se deu na noi-te da última quarta-feira. Nosso pesar.

MUSEU DO SERTÃOPouco a pouco o Museu do Sertão, ins-

tituído pelo professor Benedito de Vas-concelos Mendes, se transforma numatrativo para os que vêm nos visitar.Ele fica localizado na zona rural (em Ala-goinha) e no seu acervo possui muitascoisas interessantes que combinam coma vida do sertanejo.

ÔNIBUSEssa história de dizer que os ônibus

que servem ao transporte urbano nosdias atuais em Mossoró são todos novosé pura balela. Admite-se que são me-lhores dos que estavam em operação poroutras empresas. Mas, novos, não são.

ESTANCANDOMoradores do bairro Nova Vida em-

barcaram num desses ônibus para sedeslocarem para o centro da cidade nodia de ontem. Foi uma viagem de umahora e quarenta minutos. O ônibus via-jou o tempo todo apresentando falhas noseu motor (estancando).

MARCO AURÉLIOApós a aprovação da maioridade pe-

nal pela Câmara dos Deputados, o mi-nistro do STF, Marco Aurélio de Mello,criticou os procedimentos adotados pe-lo presidente da Câmara, Eduardo Cu-nha (PMDB/RJ), na manobra que per-mitiu a segunda votação.

ESTRANHOPara Mello "o Brasil vive tempos es-

tranhos de perda de parâmetros, deabandono de princípios no qual o certopassa pelo errado e vice-versa. E mais:a votação violou a Constituição de for-

ma escancarada". Mello acrescentou:"Fico assustado quando surge no cená-rio nacional alguém assim que quer con-sertar o Brasil com "s" e com "c" sem ob-servar as regras estabelecidas. Fico mui-to assustado".

FRANCINALDOPós-aprovação da nova lei de maio-

ridade penal na Câmara, leio nosso com-panheiro Francinaldo Rafael numaabordagem sensata desse assunto: "NoBrasil há 400 mil mandados judiciaisque não são cumpridos por falta de va-gas nos presídios. Então pergunto: osjovens a serem citados serão detidos on-de? Que tal nas casas dos nobres depu-tados?".

ROUBORoubaram nosso amigo Assis Nasci-

mento pela enésima vez. Desta feita, nãotendo mais o que levar, arrancaram asprateleiras onde ele guardava livros, re-vistas e outros documentos e carrega-ram. E ele disse que nem perde tempoem prestar queixa na polícia simples-mente porque não acredita mais. La-mentável.

AVANÇARO grupo católico Shalom vai apre-

sentar amanhã no Teatro Dix-huit Ro-sado o espetáculo "Avançar". O texto pro-mocional diz que o elenco pretende mos-trar de modo poético uma aventura dedescobrir e viver algo novo e surpreen-dente em Deus.

DERRUBADAA Justiça proibiu a derrubada do Ca-

tetinho (residência onde morou a famí-lia de Dix-neuf Rosado e que nos anos50 hospedou Getúlio Vargas). Ocorreque esse não é o único prédio históricoem Mossoró. A decisão judicial chegouatrasada. Outros tantos já foram der-rubados.

PUXA-ENCOLHEEssa estória do apoio "incondicional" do PT ao prefeito Francisco José da Sil-

veira Júnior virou um puxa-encolhe desgraçado. Uma tendência emite uma notadizendo que é Francisco José desde criancinha, enquanto outra tendência publi-ca uma posição espinafrando o jeito de governar do prefeito de Mossoró.

ZÉ LEZINAquele que é conhecido como "o matuto mais sabido do Brasil", Zé Lezin, virá

comemorar os seus 30 anos de carreira artística aqui em Mossoró nos dias 31 dejulho e primeiro de agosto próximos.Local: Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

CATARINA VITORINOA advogada e militante social Catarina Vitorino ocupará a cadeira número 6 da

Academia Mossoroense de Ciências Jurídicas e Sociais. O patrono dessa cadeiraé o padre Guido Tonelloto.

Graco

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: [email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Márcio CostaEditor geral

ssa decisão de se criar a zona azulno trânsito mossoroense está eiva-da de situações cavernosas. Como,

por exemplo, aquela que diz que dos 100por cento arrecadados com os estaciona-mentos apenas 10 por cento ficarão pa-ra a Prefeitura. Os 90 por cento restan-tes ficarão para a empresaque vai geriressa montanha de dinheiro. Dizem osanalistas dessa conjuntura que se fos-

se ao contrário disso (10 por cento paraa empresa e 90 por cento para a Prefei-tura) era o que se poderia considerar nor-mal. Mas, como a coisa não chegou àCâmara Municipal e não foi dada a co-nhecer com bastante antecedência aossenhores vereadores e nem sequer hou-ve tempo hábil para a temática ser de-batida, fica do jeito que está e a comu-nidade mossoroense a ver navios.

EAlgumas estranhas decisões

Emery Costa

Jornal

ou a favor da redução da maiori-dade penal! Sou contra a reduçãoda maioridade penal. As duas de-

clarações foram repetidas centenas devezes nos últimos dias. E, para comple-tar a confusão, todos com razões con-vincentes na defesa de suas posições. Emtermos de população, a grande maioriase posicionou favorável à punição de me-nores de 18 anos que cometam crimes,hediondos ou não. Entre os doutrinado-res do direito há quem admita essa mo-dificação constitucio-nal, mas outra corren-te insiste que esse itemconstitucional faz partedas cláusulas pétreas e,portanto, não pode seralterado. Na Câmarados Deputados, a apro-vação da diminuição damaioridade penal tevesua aprovação questio-nada junto ao STF, maso argumento é que o pre-sidente Eduardo Cunhausou de manobra tidacomo inconstitucionalpara obter esse resul-tado.

Nas redes sociais as manifestações es-tão mais favoráveis à redução que as pos-tagens contrárias. Continuando do jei-to em que se encontra, será possível en-contrar um cemitério em cada esquina.A violência está invariavelmente rela-cionada à pobreza extrema, ao abando-no, às agressões familiares, e outros fa-tores da realidade social brasileira, re-trucam outros. Não reduzir a idade pe-nal é oficializar a licença para matar. Nos54 países onde houve essa redução não

houve diminuição da violência. Pode seruma discussão semelhante a existenteentre políticos radicais ou sobre assun-tos religiosos. Todos querem ser os do-nos da razão e ninguém cede em seusargumentos. No Congresso Nacional vá-rios projetos estão tramitando, mas nãose escuta sugestão para debater e atua-lizar o Estatuto da Criança e do Adoles-cente, que poderia ter utilidade mais prá-tica que a tentativa de emendar a Cons-tituição.

Os que se posicio-nam contrários à redu-ção da maioridade pe-nal argumentam que aimprensa tem exage-rado na projeção de cri-mes cometidos por me-nores de 18 anos. Sem-pre que isso ocorre, re-crudesce a indignaçãoe a revolta por parte dapopulação, com a emo-ção dominando as rea-ções. Segundo dadosda Unicef, os crimes dehomicídio entre os me-nores constituem exce-

ção e não chegam a 1% dos casos. Parao presidente da OAB, Marcos ViniciusFurtado, a redução da maioridade penalnão resolve nem ameniza o problemada violência e não representa benefí-cios em termos de segurança para a po-pulação. Outro argumento diz respeitoao sistema carcerário brasileiro, onde ainclusão dos adolescentes o tornariamais caótico ainda. Por fim, dados daONU revelam que é cada vez menor o nú-mero de países que definem adulto co-mo pessoa menor de 18 anos.

SSobre a redução da maioridade penal

Na Câmara dos Deputados, a aprovação da diminuição da maioridade penal teve

sua aprovação questionada junto ao STF

laí[email protected]

Laíre Rosado

Page 3: Página 3 (Cotidiano) O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_030715.pdfda equipe principal O MOSSOROENSE Página 7 Página 3 Luís Gomes e Carnaubais

A Câmara Municipalde Mossoró divulgou on-tem, 2, o relatório con-tendo o desempenho dos21vereadores durante oprimeiro semestre de2015. Conforme os nú-meros divulgados pelaSecretaria Legislativa,os vereadores GenilsonAlves e Alex Moacir con-figuram como os maisprodutivos da Casa, com155 proposições apre-sentadas.

Na segunda posição fi-caram os vereadores Alexdo Frango e Celso Lan-ches, com 154 proposiçõesapresentadas. E em se-guida estão os vereadoresIzabel Montenegro e V-ingt-un Neto, com 153proposições.

Os números apresen-tados pela Secretaria Le-gislativa, no entanto, fo-ram motivos de insatisfa-ção e questionamentos daCâmara Municipal. O ba-lanço havia sido divulga-do na última sessão daCasa, ocorrida na últimaterça-feira e foi motivo depolêmica entre os parla-mentares.

O vereador Vingt-unNeto (PSB), na ocasião,

questionou a forma comoo levantamento foi feito,uma vez que excluía os re-querimentos apresenta-dos pelos vereadores, masque por algum motivo ti-nham sido rejeitados pe-la maioria da Casa. Dian-te dos questionamentos,o balanço da produção Le-gislativa passou por umarevisão na última quarta-feira e foi reapresentadoontem.

Mesmo com a revisão,os números não se livra-ram de questionamentos.Isso porque os dados apre-sentados pela Secretariaestão divergindo dos nú-meros que constam noSistema de Apoio ao Pro-cesso Legislativo (SAPL),disponível no site da Câ-mara, no endereço eletrô-nico www.cmm.rn.gov.br.

Conforme os númerosdo SAPL, os vereadoresAlex Moacir (PMDB),Genivan Vale (Pros) eIzabel Montenegro (P-MDB) são os três queapresentaram o maiornúmero de proposiçõesneste semestre. No en-tanto, os dados da Secre-taria Legislativa apon-tam Genilson Alves,

A presidente da Co-missão de Constituição,Justiça e Redação(CCJ), deputada MárciaMaia (PSB), marcouuma reunião extraordi-nária para a próxima se-gunda-feira, (6) para ou-vir os servidores do Tri-bunal de Justiça, quequerem dialogar sobreprojeto encaminhado àAssembleia Legislativa,que trata de assuntos deinteresse da categoria.

"Decidimos fazer es-sa reunião extraordi-nária na próxima se-gunda-feira, para queos representantes dosservidores possam dia-logar com os integran-tes da CCJ. Estamoscumprindo o nosso pa-pel, ouvindo a opiniãode todos os segmentosque têm interesse nos

Política 3www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 5 de julho de 2015

Câmara Municipal de Mossoró divulga balanço daprodução dos vereadores no primeiro semestre

Levantamento

CCJ da Assembleia Legislativase reunirá comservidores do Judiciário a fimde debater sobre projetos

EncontroEleições suplementares em Luís Gomese Carnaubais serão realizadas domingo

Pleito

Neste domingo (5), se-rão realizadas novas elei-ções municipais em Car-naubais e Luís Gomes pa-ra a escolha de prefeito evice-prefeito. As eleiçõessuplementares foramagendadas após decisãoda Justiça Eleitoral pelacassação do mandato doseleitos em 2012.

Em Carnaubais, dis-putam os cargos execu-tivos, Dinarte Diniz eKeide Soares, candidatosdo Democratas (DEM), eos candidatos Junior Be-nevides e Alzenir de Ze-nildo, do Partido Socialis-ta Brasileiro (PSB).

O município faz parteda 47ª Zona Eleitoral,com sede em Pendências.Estão aptos a votar 7.569eleitores, divididos em 27seções, distribuídas emcinco locais de votação.

Já Luís Gomes faz par-te da 42ª Zona Eleitoral.O município tem 8.113eleitores aptos a votar, di-

Números da Secretaria Legislativa apontam Genilson Alves e Alex Moacir como os mais produtivos da Casa

Dados foram apresentados ontem pela Câmara

Mais de 15 mil eleitores das duas cidades deverão comparecer às urnas

Márcia Maia é presidente da CCJ

Alex Moacir, Alex doFrango e Celso Lanchesnas primeiras posiçõesno índice de produtivi-dade, com 146, 141 e 138proposições apresenta-das, respectivamente.

As diferenças entre osnúmeros podem ser justi-

ficadas porque a Secre-taria Legislativa, ao fazera contabilidade da produ-ção parlamentar, dispen-sou as emendas apresen-tadas pelos parlamenta-res e contabilizou apenasos requerimentos oraisaprovados em Plenário.

Walmir Alves

Ranking de produtividade de acordo com os números da Secretaria Legislativa:

Genilson Alves - 155Alex Moacir - 155Alex do Frango - 154Celso Lanches - 154Izabel Montenegro - 153Vingt-un Neto - 153Nacízio Silva - 151Francisco Carlos - 150Genivan Vale - 148Manoel Bezerra - 147Tomaz Neto - 142Jório Nogueira - 136Heró Alves - 134Lucélio Guilherme - 132Tassyo Mardonny - 132Lahyre Neto - 131Flávio Tácito - 126Cícera Nogueira - 123Soldado Jadson - 109Ricardo de Dodoca - 102Claudionor dos Santos - 96

vididos em 27 seções, dis-tribuídas em quatro lo-cais de votação.

Concorrerão à Prefei-tura de Luís Gomes a co-ligação "Unidos para re-construir Luís Gomes",formada pela candidataà prefeita Mariana Fer-nandes (PMDB) e por Lu-ciano Pinheiro (PT), can-

didato a vice-prefeito; acoligação "Renovação,Trabalho e Paz" que temcomo candidata à prefei-ta Antonia GomesAbrantes Barbosa(DEM), conhecida como"dra. Antonia", e comocandidato a vice-prefeitoJoanismar Sobreira deLima, o "Naninha So-

breira" (PSDB); e os can-didatos do Partido Pro-gressista (PP) Francis-co Joseilson Da Silva, o"Nilsinho", e FranciscoJunior de Oliveira, o "Jú-nior do Posto".

Os vencedores dos plei-tos exercerão mandatoaté 31 de dezembro de2016.

processos que são en-caminhados para estaCasa", disse Márcia.

A deputada comu-nicou a chegada de vá-rios projetos à Comis-são, encaminhados pe-lo Tribunal de Justi-ça, Governo do Estadoe pelos próprios depu-tados, que serão ana-lisados a partir da pró-xima semana.

Page 4: Página 3 (Cotidiano) O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_030715.pdfda equipe principal O MOSSOROENSE Página 7 Página 3 Luís Gomes e Carnaubais

[email protected]

Barreto

EnqueteO jornalista Túlio Ratto abriu uma enquete em seu

blog com a pergunta "Qual a sua opinião sobre o gov-erno Silveirinha, em Mossoró"? As possíveis respostassão péssimo, ruim, mais ou menos, bom, ótimo e pelascaridades.

Horários secretosais difícil do que ter acesso à cópia do con-trato do novo sistema de transporte público

é saber quais os horários que cada linha no novotransporte público mossoroense irá circular. A Sec-retaria Municipal de Mobilidade Urbana informouque, apesar de possuir a tabela parcial, levando emconsideração os veículos já em circulação, não irádivulgá-la até que toda a frota esteja na cidade.Ou seja, até lá, a população que espere sem pre-visão de horários.

AtrasoEmbora os novos ôni-

bus tenham começado acircular na última quar-ta-feira e as rotas existen-tes tenham sido altera-das, a sinalização dos lo-cais de embarque e de-sembarque de passagei-ros só deve ser iniciado napróxima semana.

CelebraçãoO Corpo de Bombei-

ros Militar completouontem 159 anos de exis-tência no Brasil. O Co-mando Geral da Corpo-ração do Rio Grande doNorte, Coronel Otto Ri-cardo Saraiva de Souza,reuniu os militares queestavam de serviço pa-ra celebração.

Brasília Servidores da Ufersa

irão a Brasília na próximasemana para participar deuma série de atividades doComando de Greve Nacio-nal, que reúne grevistas deuniversidade de todo o país.Docentes e técnicos da ins-tituição potiguar reivindi-cam um reajuste de 27%

GreveOs servidores munici-

pais se reúnem hoje em as-sembleia, mas a greve de-ve continuar. Os trabalha-dores estão paralisados hámais de um mês e não vis-lumbram uma saída pa-ra a greve. A PMM tembuscado um acordo rebai-xado e que comprometevárias categorias

M

RebuliçoA enquete causou grande rebuliço nas redes so-

ciais e nos grupos de whatsApp. A votação na en-quete segue até as 15h da próxima segunda-feira.

Posição - O ministro Joaquim Barbosa se mani-festou no Twitter sobre a manobra da Câmara dosDeputados para aprovar a proposta de redução damaioridade penal. Para ele, matéria constante de pro-posta de emenda rejeitada ou havida por prejudica-da NÃO pode ser objeto de nova proposta na mesmasessão legislativa

Política4 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 3 de julho de 2015

Proposição

Vinte e quatro deputados mudamvoto em 24h e Câmara aprovaredução da maioridade penal

Secretários de Justiça divulgam manifestocontra redução da maioridade penal

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Matéria rejeitada na madrugada de quarta foi novamente colocada em votação

Vinte e quatro deputa-dos federais que votaramcontra a redução da maio-ridade penal ou se absti-veram na primeira vota-ção na madrugada daquarta-feira, 1°, muda-ram de ideia em um pe-ríodo de 24 horas e vota-ram sim na votação da se-gunda Proposta deEmenda Constitucional(PEC) na madrugada deontem. Com isso, a Câ-mara dos Deputadosaprovou em 1ª votação aproposta que reduz amaioridade penal para 16anos para crimes hedion-dos, homicídio doloso e le-são corporal seguida demorte.

Na primeira votação,faltaram cinco votos pa-ra alcançar os 308 neces-sários. Nesse contexto, osvotos dos 24 parlamenta-res foram decisivos paraaprovar a redução. O re-sultado foi influenciadotambém pelos deputadosausentes. Sete deputadosque rejeitaram a reduçãona primeira votação fal-taram na segunda.

Em contrapartida,

Votação foi encerrada na madrugada de ontem

três deputados que apoia-ram a PEC na primeiravotação se abstiveram ouvotaram não na segunda.Seis parlamentares quefaltaram na quarta-feira,apareceram na segundavotação e foram favorá-veis à PEC.

O texto aprovado é umaemenda dos deputadosRogério Rosso (PSD-DF)e Andre Moura (PSC-SE)à proposta de emenda àConstituição da maiori-dade penal (PEC 171/93).

Foram 323 votos a favore 155 contra, em votaçãoem primeiro turno. Os de-putados precisam aindaanalisar a matéria em se-gundo turno.

BANCADA DO RNEntre os parlamenta-

res da bancada potiguarna Câmara, o deputadoRafael Motta (Pros) foium dos que mudaram deopinião. Ele, junto com adeputada Zenaide Maia(PR), tinha votado contra

a redução da maioridade,mas na votação da ma-drugada de ontem foi fa-vorável a proposta.

O deputado RogérioMarinho (PSDB), que nãoparticipou da primeiravotação, votou sim a re-dução da maioridade. Osdeputados (Felipe Maia(DEM), Fábio Faria(PSD), Beto Rosado (PP),Walter Alves (PMDB) eAntônio Jácome (PMN)mantiveram o voto favo-rável à PEC.

Marcelo BrandãoRepórter da Agência Brasil Edição: Maria Claudia

O diretor do Departa-mento Penitenciário Na-cional (Depen), RenatoDevitto, manifestou on-tem preocupação com anova emenda que reduz amaioridade penal, aprova-da na madrugada destaquinta-feira (1º), na Câ-mara dos Deputados. De-vitto divulgou um mani-festo contra a medida, as-sinado por 24 dos 27 secre-tários de Justiça do país,que será entregue a parla-mentares das duas Casas.

O texto assinado pelossecretários pede a realiza-ção de estudos de impac-tos econômicos e sociais daaplicação da PEC, antesde uma nova votação, des-sa vez em segundo turno.“A discussão da emendano Congresso seria mui-to enriquecida se os par-lamentares pudessem co-nhecer esses impactos edebatê-los com a socieda-de brasileira”. Os secretá-rios de Justiça de São Pau-lo, Sergipe e Goiás não as-sinaram o manifesto.

A nova emenda à Cons-tituição aprovada ontemmantém a redução para oscrimes de estupro, seques-tro, latrocínio, homicídioqualificado e outros (cri-mes hediondos), homicí-dio doloso e lesão corpo-ral seguida de morte.Também mantém a regrade cumprimento da penaem estabelecimento sepa-rado dos destinados aosmaiores de 18 anos e dosmenores inimputáveis e,ainda a criação de esta-belecimentos específicospara que os adolescentescumpram a pena.

“Para nós é muito claro,e praticamente uma una-nimidade entre os secretá-rios de Justiça, que não re-solveremos a violência ur-bana apostando no au-mento da população prisio-nal. O contingente de ado-lescentes que requeremum procedimento especialé mais um problema quenós, gestores teremos quelidar”, disse Devitto.

Segundo o diretor doDepen, o sistema prisio-nal já conta com um défi-cit de 231 mil vagas e se aproposta for aplicada, “de-

zenas de milhares de ado-lescentes” vão entrar ne-le. Hoje são 607 mil presospara 376 mil vagas. Umaredução da maioridadepenal, segundo ele, au-mentaria em cerca de 40mil o número de pessoas .

Os secretários de Jus-tiça do Piauí, EspíritoSanto e Mato Grosso tam-bém participaram de co-letiva à imprensa para di-vulgação do manifesto.Para o secretário de Jus-tiça do Piauí, Daniel Oli-veira, a colocação da ma-téria em pauta, um diaapós ter sido rejeitada noplenário da Câmara, foiuma manobra inconstitu-cional.

“Acredito também quea manobra legislativa quefoi implementada ontemna Câmara dos Deputa-dos padece de vício de in-constitucionalidade. Faloisso como advogado e co-mo operador do Direito”,disse Oliveira.

O secretário de Justi-ça do Piauí afirmou ain-da que a própria reduçãoda maioridade penal fereuma cláusula pétrea daConstituição. “A Consti-

tuição disciplina um con-junto de diretrizes, e umadelas é a cláusula pétreaque proíbe o retrocesso emmatérias de direitos e ga-rantias fundamentais. Eessa, sem dúvida alguma,é uma ofensa a todo o or-denamento jurídico de ga-rantias e direitos funda-mentais previstos”.

O discurso dos secretá-rios e do diretor da Depenvão ao encontro do próprioministro da Justiça, JoséEduardo Cardozo, que fezvárias declarações ex-pressando preocupaçãocom a medida. Ontem, ho-ras antes da aprovação daemenda aglutinativa,Cardozo explicou que nãohá espaços nas prisões pa-ra separar os adolescen-tes do resto da populaçãocarcerária, como reza otexto dos parlamentares.“Até que se criem as vagaspara os adolescentes de 16e 17 anos, os jovens serãotrancados nesses presí-dios atuais. As organiza-ções criminosas vão coop-tar esses jovens. E quan-do o Brasil acordar disso,já teremos perdido muitasvidas”.

INTERINO

Page 5: Página 3 (Cotidiano) O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_030715.pdfda equipe principal O MOSSOROENSE Página 7 Página 3 Luís Gomes e Carnaubais

Opinião 5www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 3 de abril de 2015

onsideradas apenas as irre-sistíveis vantagens que a abs-tração de funções de hardwa-

re pode promover para as operado-ras de telecom e demais concessio-nárias de serviços públicos como asempresas de energia, saneamento,petróleo e portos, é natural que o pri-meiro ponto de atração dessas em-presas em direção ao modelo NFVtenha se concentrado na questão doscustos.

Aliás, de modo bem mais abran-gente, o movimento virtualizadorataca não só o custo imediato, mastodo o problema do TCO das infraes-truturas de tráfego e de gerencia-mento dos serviços críticos ofereci-dos por estas empresas.

De forma rápida e admirável, avirtualização ajuda estes presta-dores de serviços a se livrar de al-guns fardos históricos que sempreredundaram em elevação do CapExe na hesitação em relação a novosprojetos: estamos falando, por exem-plo, da antiga dependência de ap-pliances dedicados para as mais di-versas funções e das consequênciasmaléficas disto em relação à mãode obra, o oneroso suporte, a incom-patibilidade das estruturas e a len-tidão no provisionamento.

No caso especifico das empresastelcos e utilities torna-se evidente oavanço da virtualização, por exem-plo, no conceito mais amplo de pro-teção e segurança das redes de co-municação que sustentam o ambien-te operacional de controle de toda in-fraestrutura. Infraestrutura estaque está cada vez mais vulnerávelfrente ao crescente nível de organi-zação e aparelhamento técnico doshackers. De fato, nunca se falou tan-to em "cyber attacks" a estruturasde serviços como acontece hoje, e jásão conhecidos, na prática, os impac-tos em perda de produtividade e pre-juízos causados por tais ataques aosconsumidores e empresas de servi-ços públicos essenciais.

Neste contexto, a virtualizaçãode funções de rede em empresas uti-lities vem sendo rapidamente assi-milada para implementar funçõesbaseadas em software que permi-tem controlar e desenvolver políti-cas especificas de segurança com ní-veis de duração dimensionadas pa-ra alguns anos, e que não estão maisbaseadas em um hardware de umfornecedor de tecnologia específi-co.

Com isto, as concessionárias deserviços se livram de ter de inves-tir pesadamente em equipamentosque se tornam obsoletos de formarápida e, que geram, por outro la-do, um alto nível de dependência,atrelando a segurança da rede a umtipo de planejamento que precisa serdimensionado, no mínimo, parauma década. Nota-se no exemploacima, que a redução de custos pro-piciada pela virtualização não sig-nifica necessariamente a aboliçãodo hardware.

Mas mesmo naqueles pontos daestrutura em que a NFV não abstraide todo estas limitações de aparatofísico funcional, um de seus impac-tos mais drásticos está em conter aexpansão física da rede e, o que émais importante, tornar não obri-gatória a antes inexorável expan-são do hardware dedicado (ou pro-prietário). Com a virtualização, to-da a evolução das redes pode pas-sar a se basear em equipamentoscommodities (tal como Intel x86),cujo preço é muito menor, o ciclo devida é mais longo e a funcionalida-de está atrelada não a um fabrican-te, mas em decisões diretas do mar-keting, da engenharia de projeto edas exigências do negócio no dia adia das telcos ou utilities.

Estas vantagens de TCO, asso-ciadas à flexibilidade e liberdade deprojeto foram, de fato, os principaismotivadores do grande interesse queo modelo despertou entre os prove-dores de telecomunicações e conces-sionárias de serviços públicos e in-centivou inúmeras iniciativas emprojetos de inovação para sistemaspara as redes programáveis. Na es-teira dessas vantagens é que pros-peraram inúmeras iniciativas de pa-dronização da indústria, a partir deentidades multifornecedor ou mul-ticliente, tais como ONF (Open Net-work Foundation); OpenFlow, D-NFV e ETSI (European Telecommu-nications Standard Institute).

Mas hoje, passados cerca de trêsanos do início das discussões e tes-tes de campo, tanto os fornecedo-res de tecnologia quanto os presta-dores de serviços já não têm dúvi-das quanto ao futuro da NFV comotecnologia já incorporada às estra-tégias de custo. No momento atualdo processo, o que está de fato emdiscussão são estratégias de adoçãodo modelo virtualizado frente aosriscos de perturbação que ela pode

trazer aos negócios, além de questõesrelacionadas à sua pertinência, ounão, como alternativa de estruturapara as operações de core-business.

Tal deslocamento do problema éo que se verifica claramente na evo-lução das diversificadas rodadas detestes e de provas de conceito (PoCs)que, nesses últimos dois anos, agi-taram a indústria de redes, mobili-zando os fornecedores de redes, dediversos portes e especialidades, aoferecer estruturas visando não sóa abstração de hardware dedicado,mas também a melhoria do QoE(qualidade da experiência) e a maiorflexibilidade de serviços. É o que seobserva em novas soluções de in-terface, acesso, controle, operação eorquestração mostradas ao longodeste ano por fabricantes comoRAD, Ericsson, Cisco, HP, Huawey,Alcatel-Lucent e tantas outras.

Neste contexto vale destacar oforte avanço da alternativa de sevirtualizar a interface de borda darede pública com os limites da rededos usuários. De fato, o novo mode-lo vCPE ( de Virtual Customer Pre-mises Equipment) vem se demons-trando como uma opção capaz deviabilizar rapidamente a oferta deserviços virtualizados sem que, pa-ra tanto, as operadoras e concessio-nárias de serviços necessitem aguar-dar a revisão das redes de serviço.Através de módulos de terminaçãoe interface (NID/NTU) instalados di-retamente nos equipamentos de re-de, que se tornam imediatamenteaptos a adquirir serviços virtuali-zados no modelo D-NFV, um tipo deoperação que hoje já obtém a ade-são de inúmeros fabricantes de apli-cações e sistemas de orquestração,muitos deles, inclusive, já alinhadosem torno da D-NFV Alliance.

Aliás, indo além dos trials, a ex-pectativa do setor predominante aolongo deste ano é a de que, a partirdesse segundo semestre de 2015, di-versas operadoras de telecomunica-ções e concessionárias de serviçoscomecem a sair dos testes para a im-plementação em inúmeras imple-mentações desse tipo.

A julgar pela rapidez com que ostestes passam à condição de proje-tos, é de se esperar que, em 2016, atecnologia NFV passe a integrar deforma bastante visível o cenário dainfraestrutura em áreas como tele-com, energia, saneamento, petróleo,portos e aeroportos.

Notas da Redação

RESUMO DAS NOVELAS

[email protected]

VETO - O Movimento"Gênero e Sexualidadena Escolas, Sim" se reú-ne hoje na praça do Paxpara uma audiência po-pular. O grupo busca oveto do prefeito ao PL118/2015, que proíbediscussões acerca de gê-nero nas escolas.

MOTIVAÇÃO - No pró-ximo dia 7, o PartageShopping Mossoró pro-moverá uma palestra,ministrada pelo subte-nente Soares, do Bopedo Rio de Janeiro. Elefalará sobre disciplina,determinação e traba-lho conjunto no am-biente profissional.

DEBATE - Neste sábado,a bancada federal do RioGrande do Norte se reu-nirá com prefeitos, enti-dades e autoridades pa-ra debater soluções pa-ra a crise de abasteci-mento de água na regiãodo Seridó. O encontroocorrerá na Câmara Mu-nicipal de Caicó.

CONVÊNIO O Ministério Público do Trabalho deve obter uma

economia total de R$ 480 mil aos cofres públicos, emvirtude de convênio com o Instituto Federal em Mos-soró, que fará à fiscalização das obras de uma sede pró-pria para a Procuradoria do Trabalho local.

MUDANÇA Cerca de metade dos trabalhadores com direito

ao abono salarial de 2015 só receberão o benefíciono próximo ano. O Conselho Deliberativo do Fundode Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou a ex-tensão do calendário de pagamento. A mudança faráo governo economizar R$ 9 bilhões neste ano.

PROIBIDA A tradicional lâm-

pada incandescentede 60 watts, que há al-guns anos já vinhasendo escanteada,agora foi oficialmenteproibida. A medidafaz parte de uma reso-lução do Governo Fe-deral que visa cortargastos com a e energiado país.

C

Virtualização Avança nas Operadoras de Telecom e Concessionárias de Serviços

VALTER TEIXEIRA - DIRETOR-GERAL DA RAD DO BRASIL

João sugere que Bianca participe da ce-na que gravará para a série e o diretor Mar-cus aprova. Germano desconfia de Barreto.Bete comemora o sucesso de Sol, mas exigeque a filha continue estudando. Germanovê Nat beijando Lobão. René ajuda Delmano restaurante. Lobão convence Nat de queGael é o grande inimigo dos dois. Duca e Bian-ca falam sobre seu relacionamento. Ducaquestiona Heideguer sobre o paradeiro deNat.

Malhação

Quinta (2/7)

INCONSTITUCIONAL - Opresidente da OAB, Mar-cus Vinicius FurtadoCoelho, afirmou que a de-cisão de reduzir a maio-ridade penal é inconsti-tucional. De acordo comele, a determinação fereuma garantia pétrea fun-damental.

Júlia diz a Pedro que está bem com Fe-lipe. Júlia conta a Elisa que decidiu via-jar com Felipe. Isabel diz a Luís que nãopode assumir uma relação mais séria comele. Felipe convida Miguel para sair comele, Bernardo e Luís. Júlia omite de Fe-lipe que viajou com Pedro para Belo Hor-izonte quando precisou procurar Bernar-do. Guida vê a nova namorada de Aníbale fica enciumada.

Sete VidasSoraya garante a Mari que ela conti-

nuará no emprego. Deodora estranha ocomportamento de Lilica. Gabo avisa aSoraya que ficará de olho em Mari. Es-ter vai ao encontro de Raul em Paraisó-polis, a mando de Gabo, e Sereno a reco-nhece. Grego exige que Sereno devolvaa caminhonete que ele ganhou de Expe-dito no jogo. Ximena sequestra Soraya.Grego avisa a Soraya que sabe que foiela quem tentou matá-lo. Gabo e Mariprocuram Soraya.

I Love Paraisópolis

Bakenmut estranha a confiança deYunet e afirma que Ramsés jamais iráperdoá-la pela morte de Maya. Ramsésacusa Disebek de ter trazido uma as-sassina para o palácio e o pune com oexílio para longe do Egito. Jetro pre-senteia Zípora com um bonito colar quepertencia à esposa, e Betânia sente in-veja da irmã. Assim que vê Henutmire,Yunet se joga aos pés dela e suplica porperdão.

Os Dez MandamentosFernando conta para Andrea que o re-

sultado de DNA de Diego não foi o únicoque Carmen pediu para ele alterar, poisela também pediu para alterar o de Mari-an. Pata conta para Cris, Vivi e Bia queMC Gui quer produzir um videoclipe delae que ele também fará uma participação.Pata conta que Duda viu a conversa e ficouincomodado. Gabriela sonha com Sofia.Gabriela acorda e descobre que o pingenteé a chave que a liga com Mili.

ChiquititasBeatriz não desconfia de que Otávio

e Inês sejam cúmplices. Diogo confessaa Ivan que está com Beatriz. Valeska es-noba Norberto e Clóvis e admira Guto emuma revista. Paula e Carlos Alberto p-resenteiam Regina para a inauguraçãodo restaurante no antiquário de Estela.Olga se incomoda com o sucesso de Regi-na, e Cris finge torcer pela rival. Rafaelestranha que Estela tenha convidadoGuto para a inauguração do restaurante.

Babilonia

Page 6: Página 3 (Cotidiano) O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_030715.pdfda equipe principal O MOSSOROENSE Página 7 Página 3 Luís Gomes e Carnaubais

Polícia6 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 3 de julho de 2015

Alicia Arminda e ...

Mulher ferida no quintal de casa por balaperdida no bairro Alto de São Manoel

Violência

PF prende colombiano com 2,7 quilos de cocaína Flagrante

Moradora de ruaassassinada a tiros nobairro Santo Antônio

Violência

Alunos da Polícia Civil aprendem técnicadesenvolvida por exército israelense

Preparação

A senhora Alicia Ar-minda Filha, 53, foi fe-rida por uma bala per-dida quando se encon-trava no quintal de suacasa, no bairro Alto deSão Manoel, na manhãde ontem, durante umatroca de tiros, por gan-gues rivais. O jovem Ru-dilon da Silva Pereira,20, também foi ferido e,juntamente com a mu-lher socorridos para oHospital Regional Tar-císio Maia (HRTM).

De acordo com a PolíciaMilitar, o alvo dos tiros eraRudilon da Silva e a mo-tivação teria sido acerto decontas entre gangues. Ojovem foi abordado porquatro elementos em umcarro, que já chegaramatirando nele. Rudilon foiatingido por três tiros, en-

quanto a mulher foi ba-leada no braço.

Os dois feridos foramsocorridos pela populaçãoaté a Unidade de ProntoAtendimento do bairroAlto de São Manoel, on-de receberam os primei-ros socorros e depois leva-dos para o HRTM.

OUTROS ATENTADOSAlém da dona de casa

e o jovem ferido à bala, aPM registrou ainda ou-tras duas pessoas vítimasde tiros. Um adolescentede 17 anos foi ferido comtiros, quando dormia nasala de sua residência, nobairro Bom Jardim. A ca-sa do menor foi alvo de vá-rios tiros na madrugadae os tiros atravessarama porta da residência e fe-

... Rudilon da Silva, feridos a bala

Droga apreendida pela PF

Irani Andrade, morta a tiros

Confusão entre gangues rivais teria sido o motivo do tiroteio que resultou em duas pessoas baleadasFotos: O câmera

PF

O câmera

riram o menor, que foi le-vado para o HRTM.

Também no final danoite da quarta-feira, ou-

tro adolescente de 17 anos,foi ferido por um tiro na bo-

ca, após cometer um assal-to no bairro Pintos.

A Polícia Federalapreendeu ontem à noite,no Terminal RodoviárioSeverino Tomaz da Silvei-ra, Zona Oeste de Natal,2,7 quilos de cocaína eprendeu dois homens emflagrante: um ajudante depedreiro, 35, amazonensee um mecânico de automó-veis, 35 anos, colombiano.

Segundo a PF, a açãoocorreu por volta das 21hquando os policiais da De-legacia de Repressão aDrogas (DRE) realizavamuma fiscalização de rotinanos ônibus procedentesdas regiões Norte e Cen-tro-Oeste do país e obser-varam quando dois passa-geiros, visivelmenteapreensivos, desembarca-ram de um ônibus proce-dente de São Luís/MA. E-les portavam duas gran-des mochilas e a atitudesuspeita fez com que os po-liciais os acompanhassem,

inicialmente, no interiorda própria rodoviária.

Pouco tempo depois,ainda observados, os ho-mens se hospedaram emum hotel nas proximida-des daquele Terminal.Quando isso aconteceu,os policiais acessaram alistagem dos hóspedes, fi-zeram a identificação e,posteriormente, aborda-ram os acusados, encon-trando a droga costura-da e escondida em um doscompartimentos da baga-gem de um deles.

De imediato, ambos re-ceberam voz de prisão e fo-ram conduzidos para au-tuação na superintendên-cia da PF, onde a períciafez a análise e constatou,preliminarmente, o graude pureza da droga. Du-rante o interrogatório, obrasileiro, que já foi pre-so acusado de tráfico deentorpecentes, confessou

Os alunos do curso deformação da Polícia Civildo Rio Grande do Norte,que estão participando daúltima etapa de seleção do

concurso para ingresso naInstituição, terão aulasde Krav Maga, técnica dedefesa pessoal desenvol-vida pelos homens da eli-

te do exército de Israel. Asaulas de defesa pessoal,começaram ontem.

A primeira aula ocor-reu às 13h45 na Acade-

mia de Polícia Civil (Aca-depol) e foi oferecida pa-ra alunos das turmas dedelegados, agentes e es-crivães.

que estava vindo de Ma-naus/AM e que iria rece-ber cerca de R$ 2 mil pe-lo transporte da cocaína,mas alegou desconhecerquem seria o destinatário,pois segundo ele, seriaprocurado no hotel.

Já o colombiano, emsua defesa, alegou "ino-

cência" e declarou que es-tava no Brasil à procurade "emprego".

Indiciados por tráficointerestadual de drogas, ossuspeitos estão custodia-dos na Polícia Federal e de-vem ser transferidos nospróximos dias para o Sis-tema Prisional do Estado.

Na madrugada deontem, uma mulherusuária de drogas foiassassinada a tiros nobairro Santo Antônio.Irani Andrade de Oli-veira, 31 anos, que eramoradora de rua, foiassassinada em via pú-blica, quando se encon-trava na rua Zeca Ci-rilino.

Segundo informa-ções repassadas pelaPolícia Militar, por vol-ta das 4h, moradoresdas imediações onde ocrime aconteceu, ouvi-ram disparos e aciona-ram uma guarnição po-licial. Quando os milita-

res chegaram encontra-ram a vítima sem vida.

Populares disseramà Polícia que Irani An-drade era usuária dedrogas e vivia perambu-lando pelas ruas dobairro Santo Antônio.

Uma equipe do Ins-tituto Técnico e Cientí-fico de Polícia (Itep),que realizou a períciana cena do crime, infor-mou que a mulher foiatingida por tiros nacabeça e no tórax, todosà queima-roupa.

O crime está sendoinvestigado pela Dele-gacia Especializada emHomicídios (Dehom).

Page 7: Página 3 (Cotidiano) O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_030715.pdfda equipe principal O MOSSOROENSE Página 7 Página 3 Luís Gomes e Carnaubais

O que andam fazendo os dirigentes do Baraúnas? Bom,quero crer que estejam trabalhando nos bastidores. Outrodia encontrei a vice-presidente Josirene e ela se mostravaotimista, principalmente com o futuro financeiro do clube.Sem detalhar o que vem sendo feito, disse que dias melhoresvirão. Oxalá abençoe que sim.

Tem time jogando errado fora das quatro linhas e is-so é perigoso. Onde já se viu, cobrar uma penalidademáxima e por não haver convertido o árbitro, que de-veria se manter isento, resolve intervir e mandar co-brar até que se converta em gol. Coisa parecida estáacontecendo na Câmara dos Deputados em Brasília.Primeiro, a torcida não teve seu desejo atendido, queseria a aprovação da menor idade penal. Pois, se a maio-ria quer, o seu representante teria que seguir essa von-tade. Mas, como todo jogo tem uma regra a ser seguida,vamos respeitar. Usando a regra da votação, a vontadedo torcedor em geral, que é povo, não foi atendida e aproposta caiu. Mas, numa manobra do presidente da Câ-mara, que deveria ser o árbitro isento, a matéria voltapara nova votação, o que já fere as regras respeitadaslá no começo. Por isso, digo que tem time jogando erra-do fora das quatro linhas e isso é perigoso. Vai que a "as-sistência", que observa tudo do lado de fora, resolveagir. Tudo pode explodir. Analise, use da hermenêuti-ca, e compreenda o jogo perigoso.

A fera anda solta mesmo. O “Leão” pernambucano enordestino, falo do Sport Club do Recife, anda com asgarras afiadas. Não é qualquer um que mete três a zerono Internacional de Porto Alegre-RS, mas o rubro-negrodo Recife fez isso no meio de semana. E agora, isolado, ocu-pa a liderança do difícil Campeonato Brasileiro da SérieA. Quem pensava que o Sport pegaria um bate-volta naprimeira divisão, já deve ter reformado seu pensamento.

NO ABC, o treinador Gilmar Dal Pozzo tem grupo reforçadopor atleta que sai do DM.

AFINAL, Felipe Massa é ou não um piloto de ponta? Essa éa discussão do momento.

NA minha opinião, o simples fato de pilotar carros tão velozes,ele já é um campeão.

MAS, para o grande público, resultado é o que importa.Querem títulos.

TRICOLORQuem tem perdido um pouco do

rumo nas últimas rodadas da SérieA tem sido o São Paulo. Despencou naliderança para entrar, quase, na zonaintermediária da classificação geral.É por isso que eu gosto da ideia dostrês pontos, ou seja, se você vence doisou três jogos, sobe como um foguete,mas, do contrário, cai como um aviãocom motores danificados.

TRABALHOGosto muito da dedicação e se-

riedade como trabalha o professor Ed-inho Cardoso, hoje cuidando das di-visões de base o Potiguar. E aproveitopara dizer aos jovens jogadores queaproveitem a oportunidade. Vocês es-tão sendo orientados por um profis-sional dedicado, que conhece o quefaz, tanto no aspecto prático comoteórico, principalmente por se tratarde um cidadão do bem. Meus votosde sucesso.

DESFALCADOComo nos mostra as informações

que nos foram enviadas pela asses-soria de comunicação do América-RN, o time terá desfalques para apartida de amanhã na capitalcearense. E isso não é bom, pois oadversário, Fortaleza, realiza boacampanha e se agarra com todas asforças na chance real de avançar desérie ao final da temporada.

BASTIDORES

O elenco do Potiguar,categoria sub-19, sob ocomando do treinadorEdinho Cardoso, tevemais uma semana detrabalho puxado. Rea-lizando atividade inclu-sive no estádio Noguei-rão, o que de certa for-ma acaba sendo um be-nefício extra na prepa-ração, pois já acostumao jovem atleta as con-dições reais dos locaisdos jogos, ou seja, cam-po de dimensões ofi-ciais.

É comum no início dacarreira o jogador levarpara um clube profissio-nal os vícios, por exem-plo, de pouca noção deespaço, quando vem docampo de várzea. O tra-balho da semana tevecomo alvo principal a

partida deste sábado (4)contra o Alecrim, no es-tádio Juvenal Lamarti-ne, em Natal, partidaválida pela 3ª Rodada doEstadual Segunda Di-visão.

Além do trabalho fí-sico foram realizadasatividades de posse debola, confrontando ata-que e defesa. Enfim, to-da uma programaçãoque normalmente é se-guida pelo atleta profis-sional na equipe princi-pal. Essa base facilita avida e preparação do jo-vem atleta para quan-do for, por ventura,aproveitado em umapartida da primeira di-visão. No estadual Sub-19, o alvirrubro vem deuma vitória e uma der-rota no Grupo A.

O presidente da CBF,Marco Polo Del Nero, ins-tituiu na quarta-feira,via portaria, o Conselhode Desenvolvimento Es-tratégico do Futebol Bra-sileiro.Além do coorde-nador de seleções, Gil-mar Rinaldi, e do técni-co Dunga, o grupo de tra-balho será formado porex-técnicos da seleçãoprincipal, treinadores declubes, atletas campeõesmundiais, jornalistas eprofissionais de saúdeesportiva, que vão deba-ter assuntos ligados àevolução da equipe querepresenta o único pen-tacampeão do mundo.

De acordo com publi-cação feita pela assesso-ria, a entidade mostra-seaberta para discutir a se-leção. "Nossa linha detrabalho na CBF apon-ta sempre para o diálogo.Em dois meses e meio degestão, já reunimos trei-nadores do CampeonatoBrasileiro, profissionaisde marketing e do fute-bol feminino, médicos epatrocinadores da enti-dade. Na seleção, esta-mos seguindo o mesmocaminho: ouvir as pes-soas que construíramnossa história vencedo-ra para colher opiniõese unir forças para evo-luir", disse Marco PoloDel Nero.

A decisão foi tomadana quarta-feira em reu-nião do presidente comGilmar Rinaldi, o técni-co Dunga, o secretário-geral, Walter Feldman,e os diretores ManoelFlores (Competições),Reynaldo Buzzoni (Re-gistro e Transferência),Gilberto Ratto (Marke-ting) Fernando Mello(Comunicação) e CarlosEugênio Lopes (Jurídi-co). "Precisamos enten-der a visão destes profis-sionais sobre a origemdos problemas e lutar pa-ra solucioná-los. Temosque pensar no futuro. Éfundamental que a socie-dade seja nossa parcei-ra para elaborar um pla-no de ações estratégicaspara melhorar o cenáriodo futebol brasileiro",concluiu o dirigente.Aprimeira reunião do Con-selho será na próxima se-gunda-feira, 6 de julho,na sede da CBF.

Opção por esta metodologia prepara o atleta iniciante para o profissional

CBF criacomissão eprimeira reuniãoacontecerá nasegunda-feira

Reagindo

O técnico Roberto Fer-nandes relacionou 20 jo-gadores para o jogo deamanhã, sábado, 4, às20h, contra o Fortaleza,na Arena Castelão. Mas,há aqueles que não vãopara mais uma rodada doCampeonato Brasileiroda Série B. Os desfalques

ficam por conta do za-gueiro Flávio Boaventu-ra e dos atacantes Max eAdriano Pardal, suspen-sos, e do lateral-esquer-do Rafael Estevam, en-tregue ao DM.

Como o certame nacio-nal é uma competiçãolonga, tem aqueles que

não atuaram em algu-mas rodadas, mas tam-bém tem estreia. As no-vidades ficam por contadas presenças do zaguei-ro Rafael Vitor, do volan-te Matheus Barbosa e dosmeiasReys e Bruno Fa-rias, que entram na re-lação pela primeira vez.

Os relacionados pelotreinador alvirrubro, quebuscará fora de casa maisum resultado positivo,são os seguintes -GOLEIROS: Busatto ePantera;LATERAIS: Lu-cas Néwiton e ArthurHenrique; ZAGUEIROS:Edson Rocha, Cléber e

Rafael Vitor; VOLAN-TES: Judson, Zé AntônioPaulista, Régis Potiguar,Maguinho e MatheusBarbosa; MEIAS: Álva-ro, Cascata, Reys, Ma-teus e Bruno Farias;ATACANTES: MarceloMaciel, Thiago Potiguare Gláucio.

Técnico Roberto Fernandes define time do ABC que irá ao CearáRelacionados

VITÓRIA EXTRAORDINÁRIA

Não foi nenhum título, mas a seleção brasileira devôlei, masculino, conseguiu ontem extraordináriavitória contra uma das forças do voleibol mundial, aItália. Se fosse no futebol diríamos que foi uma golea-da, 3 sets a 0. Este é um resultado excelente contra qual-quer seleção e, quando do outro lado se tem uma Itália,se tornar extraordinária.

Foi uma vitória para homenagear um retorno im-portante. O jogador Bernardinho que cumpria sus-pensão de 10 jogos, devido a uma confusão no mundi-al do ano passado na Polônia, terminou sua pena e,voltou ao time. Agora mais forte o Brasil alcançou, nacompetição de 2015, a sua décima vitória. Hoje, Brasile Itália voltam a se enfrentar a partir das 14h, emCuiabá.

“LEÃO”

Esporte 7www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 3 de julho de 2015

Treinos acontecem até no Nogueirão

Yham Victor/Assessor Comunicação

Potiguar treina a base no mesmo ritmo da equipe principal Orientação

SÉRGIO OLIVEIRA

[email protected]

Esportivo

Page 8: Página 3 (Cotidiano) O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_030715.pdfda equipe principal O MOSSOROENSE Página 7 Página 3 Luís Gomes e Carnaubais

Social8 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 3 de julho de 2015

OCTÓGONOTenda Gastronomia e

Lazer e 5ª Avenida, bra-ço de gastronomia e entre-tenimento das empresasde Sebastião Couto, são ospatrocinadores oficiais doatleta-lutador de MMA,Amaury Junior, campeãoda categoria peso-galo daLiga Limo Fight. Cardá-pio personalizado foi ela-borado pelos nutricionis-tas e chefs das duas casaspara a luta do próximodia 17 de julho quandoAmaury que compete nacategoria peso-galo, até61kg, tentará mudançade categoria.

CONVERSA DE CALÇADA As rodas de bate-papo

nas calçadas estão proibi-das pela insegurança cau-sada pela violência. Poisbem. Lindinhas que nãoabrem mão do costume,encontraram uma alter-nativa para não deixarmorrer os encontros defim de tarde. Delicatessene cafés são agora os pointsonde esses encontrosacontecem. Herval Sampaio Jr. e Cheina no MCJ.

Cur

ta-M

etra

gem

Lutador Amaury Junior tem novos patrocinadores

@ Mudam de idade hoje e recebemos cumprimentos da coluna:Kaline Olim-pia Barreto, José Fontes, Vilmar Pereira,Chica Boa,Lenilce Machado,Alana Duar-te e Fátima Leite. Parabéns!

@ Helena Belmont chama e é atendi-da por parceiras lojistas para juntas rea-lizarem um megabazar.O evento vai acon-tecer no Garbos Recepções com data ain-da em aberto.

@ Constatação indigesta: só diz que"sensação de insegurança é muito pes-soal" quem não foi vítima.Pessoalmen-te e como a maior parte dos potiguares,me sinto inseguro.

@ O humorista Zé Lezin traz a Mosso-ró o seu show onde festeja 30 anos decarreira. Dias 31 de julho e 1º de agosto,no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

@ Partage Shopping Mossoró reali-za palestra motivacional.Imprensa e par-ceiros na lista dos convidados para oevento que acontecerá terça-feira, 7.

@ Especialistas de café, em degusta-ção às cegas promovida no Sindcafé, emSão Paulo, elegeram o Café Orfeu co-mo o melhor café em cápsulas entre as mar-cas à venda no Brasil. Com opiniões do ti-po "personalizado e tigrado" e "na boca,é seda pura" a marca eleita agradou amaioria dos juízes.

@ O radialista Agenor Melo escreveno Twitter "Dois homicídios e três tenta-tivas, de ontem para hoje em Mossoró.E olhe que é só sensação de inseguran-ça" Na hastag #MeuDeus. Acrescento#nosacuda!

[email protected]

Pinto

Telefone: 84 9194 5192

Olho

Procurador estima que Zelada tenhamovimentado 11 mihões de euros no exteriorManchetinha Manchetinha Manchetinha Manchetinha Manchetinha Manchetinha Manchetinha Manchetinha Manchetinha Manchetinha

O ex-diretor da Área In-ternacional da PetrobrasJorge Zelada, preso ontem(2) na décima quinta faseda Operação Lava Jato, daPolícia Federal (PF), rece-beu valores indevidos emoperações na estatal comoo aluguel de navios-sondae fez remessas de dinheiropara a China e transferên-cia de recursos entre a Suí-ça e Mônaco após o início daLava Jato. As informaçõesforam divulgadas nestaquinta-feira, pelo Ministé-rio Público, em entrevistana Superintendência daPolícia Federal, em Curi-tiba.

“Temos valores e temosindicativos fortes de quehavia problema na área desonda da Petrobras. E mo-vimentação [de recursos]no exterior posterior ao iní-cio da Lava Jato com remes-

sas bancárias para a Chi-na, o que indica uma con-tinuidade do crime de lava-gem de dinheiro que moti-vou principalmente a pri-são”, disse o procuradorCarlos Fernando Santos Li-ma. Segundo ele, tambémhouve transferência de di-nheiro da Suíça para Mô-naco, o que indicaria o in-teresse de ocultar valores.

De acordo com o procu-rador, estima-se 11 milhõesde euros tenham sido trans-feridos entre países euro-peus. Ele disse que esse vo-lume de recursos é incom-patível com a renda do ex-diretor.

Zelada foi citado por de-latores presos nas fases an-teriores da operação comoum dos beneficiários do es-quema de corrupção na Pe-trobras. O ex-diretor da es-tatal foi preso de manhã, no

Rio de Janeiro, e será trans-ferido para a Superinten-dência da PF em Curitiba.A previsão é que ele che-gue na cidade às 14h. Tam-bém foram apreendidos do-cumentos na casa de Zela-da e na residência da ex-mulher dele.

Carlos Fernando SantosLima disse que a décimaquinta fase da Lava Jato,chamada de Operação Mô-naco, marca o encerramen-to da fase de investigaçõesnas diretorias da Petro-bras. Ele explicou, no en-tanto, que as investigaçõesna estatal não estão esgo-tadas.

“Depois de um ano emeio dessa fase de investi-gação, cremos que não exis-tem indicativos de maioresdesvios em outras direto-rias, com outros diretores.Não posso dizer que não vão

surgir [indícios] porque mesurpreendo a cada dia como nível de provas que con-seguimos. Mas o núcleo bá-sico [do esquema] já estábem delineado”, disse o pro-curador.

O núcleo básico citadopor Carlos Fernando Limaé formado por quatro ex-di-retores da Petrobras que fo-ram presos: Nestor Cerve-ró, da Área Internacional,antecessor de Zelada; Re-nato Duque, da Área deServiços e Engenharia;Paulo Roberto Costa, daÁrea de Refino e Abasteci-mento e Jorge Zelada.

De acordo com a PolíciaFederal, os investigados naoperação responderão pe-los crimes de corrupção,fraude em licitações, desviode verbas públicas, evasãode divisas e lavagem de di-nheiro.

Zelada foi citado por delatores como beneficiário do esquemade corrupção na Petrobras

Page 9: Página 3 (Cotidiano) O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_030715.pdfda equipe principal O MOSSOROENSE Página 7 Página 3 Luís Gomes e Carnaubais

De acordo com dadosdo Serviço Brasileiro deApoio às Micro e Peque-nas Empresas (Sebrae), oRio Grande do Norte foio estado com o quartomaior crescimento nasexportações na regiãoNordeste no ano de 2014,com aumento de 1,4% emrelação ao ano de 2013.Ao todo, foram comercia-lizados US$ 251,3 mi-lhões em produ-tos, com des-taque parao melão

e a castanha. Já Mosso-ró foi o maior exportadorpotiguar, responsável porU$ 75 milhões, o que cor-responde a 29,84% dasvendas do RN a outrospaíses no ano passado.

O presidente do Comi-tê Executivo de Fitossa-nidade

(Coex), Luiz Roberto Bar-celos, ressalta a impor-tância da fruticultura pa-ra a economia potiguar.Ele conta que, atualmen-te, o setor emprega dire-tamente 10 mil pessoasno município, porém, ou-tros 50 mil postos de tra-

balho são be-

neficiados de forma indi-reta, como no comércio eserviços.

"A fruticultura geramuitos empregos e rendano semiárido nordestino,em regiões longe dosgrandes centros urbanos,o que torna sua contribui-ção ainda mais importan-te para o desenvolvimen-to socioeconômico da po-

pulação. Com isso,outros setores

acabam sen-do benefi-

ciados

pela atividade", conta opresidente do Coex.

Luiz Roberto Barcelosexplica que, em média,uma área de dois mil hec-tares é destinada ao cul-tivo de melão no municí-pio e que as exportaçõesgeram ainda benefíciosà população através dacontribuição em impostosaos governos municipal,estadual e federal. Eleconta que a expectativaé que a região continuecom bom volume de ex-portações devido a umajunção de condições favo-ráveis às frutas mosso-roenses como a desvalo-rização do real em rela-ção ao dólar.

Outro fator que con-tribui para a boa acei-tação do melão mosso-

roense no mercado exter-no é o reconhecimento daqualidade da fruta produ-zida na região, que des-de 2013 conta com selode Indicação Geográficade origem, reconhecidomundialmente como in-dicativo de qualidade. Acertificação foi concedidaapós cinco anos de apri-moração da fruta produ-zida na região.

Além da qualidade ebom preço em relação aodólar, as temperaturasmais elevadas na Euro-pa e a diminuição da pro-dução de melão na Espa-nha, terceiro maior paísprodutor da fruta nomundo, facilitaram acompra do produto deMossoró no mercado eu-ropeu.

O Rio Grande do Nor-te irá sediar, pela primei-ra vez, o Encontro Inter-nacional de Negócios doNordeste (EINNE). A 18ªedição do evento foi lança-da pelo Sebrae e pela Fe-deração das Indústrias do

Estado do Rio Grande doNorte (Fiern) esta sema-na e acontece entre os dias30 de setembro e 2 de ou-tubro em Natal. Ao todo,representantes de 200empresas dos nove esta-dos nordestinos devem se

reunir, entre elas compa-nhias da fruticulturamossoroense.

"Num momento emque o país vive um cená-rio de dificuldade, trazeresse evento aqui para oEstado vai proporcionar

aos nossos empresáriosfazer esse intercâmbio derelações comerciais comoutros países", diz José Ál-vares Vieira, presidentedo conselho deliberativodo Sebrae-RN.

Luiz Roberto Barcelos

conta que a participaçãono evento é uma oportu-nidade de realizar roda-das de negócios e entrarem contato com diferen-tes mercados consumido-res, ampliando o leque depossibilidades para o se-

tor se expandir. Além dointercâmbio e negocia-ções, as empresas selecio-nadas para participaremdo evento receberão capa-citação do Sebrae sobre te-mas ligados ao comércioexterior.

ImpactoFruticultura mossoroense impulsiona aumento

de exportações no Rio Grande do NorteMunicípio foi o maior exportador do Estado, com volume de 29,84% total das vendas potiguares a outros países

MOSSORÓ-RN - SEXTA-FEIRA, 3 DE JULHO DE 2015 PROPOSTA

Prefeitura oferece 6,41%de aumento a servidores

municipais em greve

PÁGINA 5COTIDIANO

RN sediará pela primeira vez evento sobre exportações do Nordeste

Page 10: Página 3 (Cotidiano) O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_030715.pdfda equipe principal O MOSSOROENSE Página 7 Página 3 Luís Gomes e Carnaubais

Gerais2 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 3 de julho de 2015

CB-27

Encontro reúne gestores demeio ambiente das capitaisbrasileiras em Natal

Protesto

Músico baiano usa Facebook para cobrar daPrefeitura de Macau o pagamento do seu cachê

Evento fomenta discussão sobre políticas públicas sustentáveis

NATAL – Os 27 ges-tores de meio ambientedas capitais do Brasil es-tão participando em Na-tal do VI Encontro Nacio-nal de Secretários deMeio Ambiente das Capi-tais Brasileiras (CB-27).

O evento é uma plata-forma colaborativa cria-da para que os gestoresdiscutam a respeito dosdesafios da política am-biental e troquem expe-riências das boas práticassustentáveis já imple-mentadas pelos municí-pios.

O CB-27 é realizado noParque da Cidade DomNivaldo Monte e a aber-tura oficial do eventoocorreu ontem com a pre-sença do prefeito CarlosEduardo Alves (PDT).

Durante o encontro érealizada a 21ª Conferên-cia do Clima-Paris 2015 eo CB-27, com a presençado Ministro das RelaçõesExteriores, Everton Lu-cero. Além das palestras“Inventários de Emissõesde GEE para as Cidadese Seminário do Embarqno Rio”, ministrada porRachel Biderman da WRI

e “Pagamento por Servi-ços Ambientais e Adapta-ção baseada em Ecossis-temas”, por André Ferret-ti, da Fundação GrupoBoticário.

Para o titular da Se-murb, Marcelo Rosado,essa comunicação entreas capitais brasileiras pormeio de seus gestores am-bientais é de extrema im-portância para a criaçãode políticas públicas sus-tentáveis. “A partir doCB-27 estabelecemos umintercâmbio bastante po-sitivo, pois esse é um es-paço onde podemos en-contrar a partir de expe-riências semelhantes deoutras cidades, as solu-ções e estratégias já uti-lizadas para enfrentá-los”, afirma.

Ainda segundo Rosa-do, no último dia do en-contro será feita a leitu-ra da “Carta Natal pelaSustentabilidade”, querepresenta o resultadodo evento. O documentoé assinado pelos mem-bros do colegiado e con-tém os compromissos fir-mados e as recomenda-ções a serem seguidas pe-

O músico baiano Ed-city utilizou seu perfil doFacebook para fazer umprotesto contra o prefei-to de Macau, Kerginal-do Pinto (PMDB). Comuma arte estampando osdizeres: "Kerginaldo pa-gue a Edcity - já se pas-saram mais de cinco me-ses", o músico propõeque seus amigos virtuaiscompartilhem a mensa-gem para pressionar oExecutivo a efetuar o pa-gamento.

"Galera na humildade,"COMPARTILHE ESSAIMAGEM". É uma faltade respeito o que esse ca-ra está fazendo conosco.Nos devendo 45mil reais,já vai completar seis me-ses. Página Oficial daPrefeitura de Macau, va-mos invadir galera?", de-clarou o músico em seuperfil.

De acordo com Edcity,

o prefeito KerginaldoPinto deixou de lhe pagaro cachê de R$ 45 mil porum show realizado hámais de cinco meses nacidade.

A assessoria de comu-nicação da prefeitura re-conhece a dívida com o ar-tista e informou que oatraso se deu por causa dacrise financeira.

Em relação ao contra-to de Edcity, especifica-mente, foi pago 50% doshow e os outros 50%acordados para paga-mento após a apresenta-ção, de forma parcelada,mas não foi possível pa-gar pela inesperada per-da de receita que o muni-cípio passou a conviver,fugindo de todas as previ-sões", justifica.

A assessoria informaainda que entre janeiro ejunho, Macau perdeu R$7 milhões em arrecada-

Ministro das Relações Exteriores, Everton Lucero, participa do evento

RacionamentoDentro deste esquema

de rodízio a Caern estáabastecendo o conjuntoVingt Rosado, em Mos-soró, em um sistema dife-renciado. Cada etapa doconjunto receberá águapor 12 horas e passará 36horas desabastecida. Aalteração no fornecimen-to da água visa evitar des-perdícios e vazamentos.

AnáliseDe acordo com o geren-

te da Regional Mossoró,João Maria Sousa, estamedida também vai co-laborar com o abasteci-mento em comunidadesaonde a água encanadanão chegava ou não haviaregistro de medição hídri-ca. A companhia ampliasuas ações de raciona-mento em Mossoró.

ApoioOs vereadores da Câ-

mara Municipal de Nataldeclaram apoio à luta doSindicato dos ServidoresPúblicos Municipais deNatal (Sinsenat) e do Sin-dicato dos Agentes deSaúde (Sindas), que seencontram acampadosna Casa, exigindo o cum-primento da Lei da Da-ta-Base.

Alarme falsoUm trote ocasionou um

grande rebuliço ontem nacidade de Pau dos Ferros.Uma ligação anônima da-va conta de um assaltocom reféns num super-mercado do centro da ci-dade. A polícia foi aciona-da e ao final de tudo, a ci-dade mobilizada com umalarme falso que gerougrandes transtornos.

HUBO governador Robinson Faria disse que o Rio Grande

do Norte tem todas as condições de atender as neces-sidades da Latan para instalar o seu HUB no Estado.Robinson destacou a estrutura técnica, operacional,logística e econômica para receber o investimento daempresa TAM.

“Briga”Robinson Faria destacou a posição geográfica es-

tratégica, localizado no ponto das Américas maispróximo à Europa e à África e enfatizou as ações degoverno na área do turismo como a redução do ICMSna compra de combustível de aviação. Resta saber atéonde vai o poder de convencimento. O RN concorrecom Pernambuco e Ceará.

em água para atender a “todo mundo”, a Caernmantém o abastecimento em sistema de rodízioem 20 municípios potiguares. Segundo a Caern,

o fornecimento de água em dias alternados tem o obje-tivo principal de economizar e prolongar por mais tem-po a disponibilidade da água nos mananciais, benefi-ciando os consumidores locais. No Alto Oeste, são a-tendidas as cidades de Coronel João Pessoa, FrutuosoGomes, Lucrécia, Marcelino Vieira, Martins, Pau dosFerros, Portalegre, Riacho da Cruz, São Francisco doOeste, Venha-Ver, Viçosa e comunidades, estão com oabastecimento funcionando de maneira alternativa. Naregião seridoense, também as cidades de Acari, Bodó,Caicó, Cerro-Corá, Currais Novos, Equador, Florâ-nia, Lagoa Nova e São Vicente também fazem parte dalista de rodízio. No Rio Grande do Norte, a seca pro-longada obrigou a Caern à suspensão total do abastec-imento em nove cidades. Hoje, Carnaúba dos Dantas,na região Seridó, está com o abastecimento paralisa-do. Já no Alto Oeste, o colapso atinge as seguintescidades: Antônio Martins, João Dias, Luís Gomes,Paraná, Pilões, Riacho de Santana, São Miguel eTenente Ananias. O pior é que não há qualquer per-spectiva de melhora. Chuva agora, só em 2016.

SDança sem chuva

Márcio Costa

Giro peloEstado

[email protected]

ALAN AZEVEDO/GREENPEACE

los gestores públicos.Espelhado em movi-

mentos como o C-40, for-mado por prefeitos dasmaiores cidades do mun-do, o CB-27 foi firmado em2013, durante o terceiroEncontro de Secretáriosde Meio Ambiente das

Capitais Brasileiras, queaconteceu em Salvador(BA). Na ocasião, foi as-sinado o estatuto e eleitosos conselhos de adminis-tração e fiscal da entida-de, ambos formados pelossecretários das capitaisdo País.

Protesto difundido nas redes sociais mobilizou fãs da banda

ção, principalmente dosroyalties pagos pela ex-tração de petróleo. "Oprefeito, a partir dessanova realidade, priorizoua folha de pagamento eo funcionamento dos ser-viços essenciais de saú-de e educação. Em todosos contatos com a produ-

ção do artista, a prefeitu-ra nunca se negou a pa-gar a dívida, no entanto,esta será paga tão logo omunicípio saia da crisefinanceira, que não éuma realidade somentede Macau, e recupereparte da receita perdi-da", declarou.

Page 11: Página 3 (Cotidiano) O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_030715.pdfda equipe principal O MOSSOROENSE Página 7 Página 3 Luís Gomes e Carnaubais

Gerais 3www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 3 de julho de 2015

Cobrança

População reclama de falta de informação sobre mudançasnos itinerários dos ônibusPrefeitura só deverá divulgar o quadro completo de horário dos ônibus na próxima semana

Prefeitura afirma que linhas passarão por reajuste

A falta de informaçãocontinua sendo motivo dereclamação entre osusuários do novo sistemade transporte públicomossoroense. A popula-ção cobra esclarecimen-tos sobre os horários e iti-nerários das linhas pelaPrefeitura Municipal deMossoró (PMM), sobretu-do abordando as altera-ções feitas nas linhas jáexistentes.

"Costumava pegar oônibus no conjunto Abo-lição V e descer a uma ruado meu trabalho, mas,com essa alteração nas ro-tas, eu tenho que pegardois ônibus ou percorrerum longo trecho a pé. Fuipega de surpresa por es-sa mudança e achei umdesrespeito não ter sidofeito nenhum trabalho dedivulgação ou consulta àpopulação", disse a em-pregada doméstica Mariade Fátima.

Questionada sobre oshorários de passagem dosônibus em cada linha, a

Secretaria Municipal deMobilidade Urbana (Se-mob) informou à equipede reportagem do O Mos-soroense que só deverádivulgar o quadro com-pleto de horários na pró-xima semana. O diretorde transporte da Semob,Ramon Moura, afirmaque, no novo sistema detransporte, foi planejadoum ponto de parada a ca-da 400 metros. Contudo,devido a ser um sistemaemergencial, algumas lo-calidades não puderamser contempladas.

"Ainda não chegaramtodos os ônibus licitados.Por isso, só vamos divul-gar o quadro de horáriose veículos por rota na pró-xima semana, quando afrota deve ser completa-da. Até lá, as linhas pas-sarão por reajustes de in-tervalo de tempo e ônibusdisponíveis à medida queforem chegando mais veí-culos", explica o diretor.

Outro problema quegerou mal-estar entre

Licitação para construção de 48abrigos deve ser reaberta este mês

Evento

Comunidade Católica Shalom apresenta musical "avançar"

Além dos 35 ônibus no-vos, as mudanças notransporte público emMossoró incluem a cons-trução de 48 abrigos depassageiros. O projeto, or-çado em R$ 1.016.553,98,chegou a passar por lici-tação para definição daempresa que construiria

os pontos de embarque edesembarque, mas, devi-do à falta de documenta-ção por parte da vencedo-ra, terá de ser feita umanova licitação este mês.

"O projeto da constru-ção dos abrigos contacom recursos da CaixaEconômica Federal e de-

verá ter uma nova licita-ção aberta até o finaldeste mês. Ainda esta-mos dentro do prazo e es-ses abrigos devem con-tar com uma infraestru-tura melhor, com acessi-bilidade", diz RamonMoura.

O diretor informa ain-

da que a Semob deve rea-lizar campanha divul-gando as rotas e elemen-tos como a integração en-tre as linhas na próximasemana, quando tambémdeve ser iniciado o traba-lho de sinalização dospontos de embarque e de-sembarque.

O Projeto Artes, da Co-munidade Católica Sha-lom, vai apresentar o mu-sical Avançar no próximosábado. A sessão única se-rá realizada no TeatroMunicipal Dix-huit Rosa-do, às 20h.

O espetáculo contacom um elenco de 16 pes-soas, entre cantores e bai-larinos. Segundo a equi-pe responsável pela mon-tagem, o espetáculo pre-

tende, de modo poético,fazer o participante mer-gulhar na aventura dedescobrir e viver algo no-vo e surpreendente se-guindo os ensinamentosde Jesus. Uma nova expe-riência com Deus.

"Na vida dos jovensJoão, Simão, Tadeu, Liae Marta, vemos muitos jo-vens, homens e mulheres,que ao ouvir a voz doAmor se lançam neste

Amor (Deus), mesmo emmeio aos seus medos e de-safios. Mas para perma-necer e prosseguir sem-pre é preciso fixar o olharno horizonte, tendo umamesma meta, sustentadapela voz de quem chamou.Avançar! Uma históriapara se encantar e se des-cobrir", contou AdrianoFeitosa, membro da Co-munidade Católica Sha-lom em Mossoró.

aqueles que dependem dotransporte público é a fal-ta de sistema de bilheta-gem eletrônica, o que fezcom que pessoas com vale-transporte, mesmo comcréditos ativos no cartão,tivessem de pagar a pas-sagem em dinheiro essesdias. Entretanto, a par-tir de hoje, a população po-derá adquirir os tickets detransporte na sede da Se-

mob, localizada na rua Fe-lipe Camarão, nº 968,bairro Doze Anos, ao la-do da igreja de São João.

Assim como no siste-ma de bilhetagem eletrô-nica, estudantes terão di-reito à meia-passagem.Contudo, a quantidadede tickets vendida aosalunos será limitada con-forme a demanda sema-nal de aulas.

ServiçoEspetáculo AvançarAutora: Glícia Souza(Missionária da ComunidadeCatólica Shalom)Produtor-geral: AdrianoFeitosa (Membro da Comu-nidade Católica Shalom)Data: Sábado, 4 de julho.Horário: 20hDuração: 50 minutosIngressos: R$ 12,00 (Inteira);R$ 6,00 (Estudante)

Cacau

Page 12: Página 3 (Cotidiano) O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_030715.pdfda equipe principal O MOSSOROENSE Página 7 Página 3 Luís Gomes e Carnaubais

Social4 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 3 de julho de 2015

ARTE E LITERATURAIntitulado "Samba e Bossa - Che-

ga de Saudade", começa amanhã,4, o XIII Seminário Literário do Co-légio Mater Christi, em alusão ao Ju-bileu de Prata da instituição. O even-to contará com uma extensa pro-gramação de 6 a 10 de julho, no Tea-tro Municipal Dix-huit Rosado, ce-lebrando a cultura nacional e levan-do ao público muita musicalidadeatravés do Samba e da Bossa Nova,com recitais e peças através de 17turmas de alunos. Amanhã, às 7h,um Cortejo será realizado da Praçade Esportes até o Colégio MaterChristi, onde acontecerá a abertu-ra oficial, às 9h. A programação in-teira já está disponível no sitewww.materchristi.edu.br. Vale a pe-na conferir.

INCENTIVO AO ESPORTEOs restaurantes Tenda e 5ª Ave-

nida, pioneiros nas transmissões doscombates de MMA - Artes MarciaisMistas, em Mossoró, vão associarainda mais as suas marcas ao espor-te em ascensão no Brasil. As em-presas anunciaram patrocínios a umdos atletas top da liga Limo Fight,Amaury Júnior, eleito campeão dacategoria peso galo até 61kg. Alémde recursos para a participação doatleta nas próximas competições,os estabelecimentos vão fornecer asrefeições do lutador em seu períodode preparação para a luta que vaiacontecer no próximo dia 17 de ju-lho. Volto.

Nos agitos juninos, Adamo Linhares e Mariana Lopes com o aniversariante Larrylton

Vitorino e Adriele Queiroz.

André Melo ao lado da amada Natália Negreiros, aniversariante desta sexta-feira. Muitas felicidades.

Flash

es V

IPs

Lícia Marie, filha do advogado José Moura e Lúcia Maria, comemora seus 15 anos e ganha festão no Garbos Recepções.

-Vivas para os aniversariantes de ho-je: Larrylton Vitorino, Larissa Maia, Ra-phaela Araújo, José do Egito, FernandaFontes, Wilson Gomes, Glenda Soares,Juliana Freitas, Hallamo Henrique, Feli-pe Augusto Soares, Natália Negreiros,Ana Clécia Gadelha e Iana Medeiros. Tu-do de bom.

-O Garbos Recepções e Eventos vai se-diar a festa de 15 anos de Lícia Marie, fi-lha do advogado José Moura e Lúcia Ma-ria. O baile será animado pelas bandasRadiola Club e Gianinni Alencar.

-Até hoje, a Fundação Grupo Boticá-rio de Proteção à Natureza participa doEncontro Nacional de Secretários de MeioAmbiente das Capitais Brasileiras, o CB-27, no Parque da Cidade Dom NivaldoMonte, em Natal. O evento levanta dis-cursões sobre os desafios da política am-biental.

-Neste sábado, às 20h, a ComunidadeCatólica Shalom vai apresentar o seu es-petáculo musical Avançar,do Projeto Artes,no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Aces-sos disponíveis no local.

-Um dos novos atrativos que estãoinseridos entre as novidades do TendaGastronomia é a presença do sushimanno horário do almoço, apresentando nocardápio vários itens de sushi para osamantes da comida oriental. É uma dasmelhores especialidades da casa. Valeconferir.

-A WSC Empreedimentos já iniciou a en-trega das chaves aos moradores da TorreB do Green Garden Residence Club, pri-meiro residencial clube vertical da cida-de. Além dos apartamentos, diversos itensde lazer também foram entregues às fa-mílias, como fraldário e espaço gourmet.

[email protected]

Lima

Page 13: Página 3 (Cotidiano) O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_030715.pdfda equipe principal O MOSSOROENSE Página 7 Página 3 Luís Gomes e Carnaubais

Gerais 5www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 3 de julho de 2015

Negociação

Representantes daPrefeitura Municipal deMossoró (PMM) se reu-niram com membros doSindicato dos Servido-res Públicos Municipaisde Mossoró (Sindiser-pum) ontem para bus-car uma resolução pa-ra a paralisação das ca-tegorias organizadas,que já chega há 33 dias.Na oportunidade, foiproposto aos servidoresum reajuste salarial de6,41%, que seria pagoem seis parcelas men-sais, até o mês de de-zembro.

A PMM já havia enca-minhado uma propostaaos grevistas, na últimasemana, com percentualde reajuste de 6,3%. Osservidores pedem umreajuste de 13% e o cum-primento de uma sériede pautas reivindicadaspelas categorias desde

o ano passado.De acordo com a pre-

sidenta do Sindserpum,Marleide Cunha, a pro-posta é confusa, desres-peitosa e possivelmen-te não será aceita pelascategorias. Hoje, a par-tir das 8h, os trabalha-dores municipais se reu-nirão em assembleia pa-ra apreciar a propostaenviada pelo executivomunicipal.

" Esta proposta seráapreciada em assem-bleia hoje, mas adiantoque não será aprovada.Tenho certeza que as ca-tegorias em greve irãorejeitar um reajustemenor do que a metadedo que pedimos e menordo que a expectativa dainflação. Além disso, oaumento só seria efeti-vamente realizado no fi-nal do ano, ficaríamosum ano inteiro sem mu-

dança em nossos venci-mentos", afirmou Mar-leide.

Para a sindicalista, fi-ca explícita a inabilida-de da PMM em negociarcom as categorias res-peitando a pauta de rei-vindicações. De acordocom ela, fica a impressãopara os grevistas de queo poder público está sepreparando legalmentepara buscar a ilegalida-de do movimento dosservidores.

" Vejo que a atual ges-tão tenta passar a ima-gem de que está nego-ciando com os servido-res, de que é democráti-ca, ao mesmo tempo ten-ta nos colocar como radi-cais. Vejo que na verda-de eles podem buscar ajudicialização da greve,comprometendo nossamobilização", comentouMarleide.

Prefeitura oferece 6,41% de aumento aservidores públicos municipais em greve

Mobilização

Grevistas da Ufersa fazem ato público no centro da cidade

Reajuste ofereciddo pelo Executivo em reunião ontem é 0,11% maior do que a última proposta e servidores devem manter greve

Encontro foi realizado na manhã de ontem

Cacau

Docentes, servidorestécnicos e estudantes daUniversidade FederalRural do Semi-Árido(Ufersa) realizaram, natarde de ontem, um atopúblico unificado na pra-ça Rodolfo Fernandes,conhecida como Praça doPax. O evento, chamadode "Ufersa em greve vaià praça!", reuniu apre-sentações de diversosgrupos artísticos e aca-dêmicos da instituição,além de manifestações

em defasa da educaçãopública e de qualidade.

De acordo com o Co-mando de Greve da Ufer-sa, o objetivo do encontrofoi dar maior visibilida-de às demandas da insti-tuição e às reivindica-ções das categorias, queestão em greve desde odia 28 de maio, e reivin-dicam, entre outras pau-tas um reajuste salarialde 27%.

"O que queremos émostrar para a socieda-

de nossas pautas e as ra-zões para uma paralisa-ção na Ufersa. Além dis-so, precisamos falar so-bre os ataques que a Uni-versidade tem sofrido,através dos cortes orça-mentários que já vemsendo implementados",afirmou o presidente daAssociação dos Docentesda Ufersa (Adufersa),Joaquim Pinheiro, quelembrou também que oMinistério da Educaçãoe Cultura (MEC) já

anunciou um corte decerca de 50% no investi-mento da instituição.

Durante a atividade,grupos de pesquisa daUniversidade expuse-ram o resultado de suaspesquisas. Os servidorestambém apresentaramum teatro de bonecos im-provisado, que narrou demaneira lúdica o movi-mento dos grevistas dainstituição.

Na última quarta-feira, os docentes da

Ufersa realizaram umaassembleia que rejeitoua proposta oferecida pe-lo Governo Federal. Aproposição enviada peloMinistério do Planeja-mento, Orçamento eGestão (MPOG) firmou oreajuste salarial em21,3%, escalonado no pe-ríodo de quatro anos. Se-gundo o MPOG, no pri-meiro ano, o reajuste se-ria de 5,5% - nos demaisseria, em ordem, de 5%,4,75% e 4,5%.

"A proposta fui muitoruim e amplamente re-jeitada pelos docentes,tanto pelo valor apresen-tado, que representaquatro anos de pequenosaumentos que sequer co-brem a inflação, quantopelo fato de que ela nãotoca em pontos funda-mentais da nossa reivin-dicação, como a carreiradocente e a defesa dos in-vestimentos no ensinosuperior público", con-cluiu Joaquim.

Page 14: Página 3 (Cotidiano) O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_030715.pdfda equipe principal O MOSSOROENSE Página 7 Página 3 Luís Gomes e Carnaubais

Social6 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 3 de julho de 2015

ARRAIÁ PATUDANÇÁ

Amanhã seencerra a 7ª Edição

do Arraiá PatuDançá. Foram 22

dias de muita ani-mação, cores e sor-

risos. O játradicional eventomovimenta positi-

vamente ocomércio formal einformal além de

contribuir para es-colas e instituições

que promovem osarraiás de rua.

Com um formatodiferenciado, este

ano o cortejo deabertura foi abril-

hantado comparticipação detrio e banda. Epara encerrar,

acontece otradicional show

na Praça de Even-tos Oliveira Rochacom Forró dos Três

e Sala de Rebocoque vão coroar o

sucesso do evento.Parabéns à organi-zação e que venha

a 8ª edição.WANDA - Linda de se ver, a noivinha Valentina Câmaranum clique com a toda diva Wanda Godeiro durante os

festejos juninos do Arraiá Patu Dançá.

Aco

ntec

endo

EDNARDO - No Arraiá do Doutor, o amigo e médicodr. Ednardo Moura era só sorrisos. Felicidades!

Na despedida de junho muita festa para So-raia Azevedo, o querido dr. Ednardo Moura,os artistas Cláudio Rosa e Alex Peteka e Alya-ne Moura. E julho começa com muita felicida-de para Ghisleny Brasil e Dayne Dantas, Tan-nyth Totonho, Phablo Calixta e Akyo Vidal.Parabéns a todos!

Na última semana do Arraiá Patu Dançá, oFestival Regional de Quadrilhas está bomban-do e já tem campeã da categoria tradicional.Quem levou foi a Quadrilha Explosão Junina deGovernador Dix-sept Rosado, logo mais sai oresultado das estilizadas.

Logo mais à noite a Boate Pântano promo-ve o seu São Pedro, com Encontro de Djs, mui-to forró e gente animada. Vai ter quadrilha im-provisada e entrada gratuita.

Aconteceu na última terça (30) a 5ª Confe-rência Municipal de Saúde que contou com apresença maciça de profissionais da área, auto-ridades locais e palestrantes que definiram no-vos rumos para a saúde municipal.

Quem fez festa no último fim de semanafoi o dr. Ednardo Moura, secretário municipalde Saúde. O Arraiá do Doutor reuniu amigos,colegas de trabalho e autoridades locais paracelebrar mais um ano de vida do médico ami-go da cidade. Parabéns!

Quer arrasar no look para o encerramento doPatu Dançá, lá na Di Marca Bijoux os acessóriosmais lindos estão te esperando pra você ficarainda mais linda nos festejos juninos.

MALVADAS - As queridas Suenha Alves, Alynne Aragão, Brígida Dantas, Taty Alves, Sabrina Soares, Ayanne Dantas,Chris Mascena e Samara Paiva arrasaram na organização

do Arraiá das Malvadas 2015.

SORAIA - Sempre querida, fazemos festa para Soraia Azevedo

que celebrou mais um ano de alegriase felicidades. Sucesso, amada!

Page 15: Página 3 (Cotidiano) O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_030715.pdfda equipe principal O MOSSOROENSE Página 7 Página 3 Luís Gomes e Carnaubais

Social 7www.omossoroense.com.br Sexta-feira, 3 de julho de 2013

PARABÉNS PRA VOCÊ...Nesta data querida: hoje,

Wilma Solano de Brito, BrunoLinhares, Eliedson Morais,Saulo Veras, Maria EugêniaGurgel, Letícia Sales, AninadjaFernandes e Luiz Freitas. Ama-nhã, Elizabete Gurgel, AriadenyFernandes e Sayonaria Dantas.Domingo, Adailton Silva, Jorda-na Gurgel, Vera Lúcia OliveiraAlves e Juciane Melo. Segunda-feira, João Paulo de Almeida, Gi-vanildo Fernandes, AlyssonSuassuna, Djnan Charles e Jen-nifer Gurgel. Muitas felicidades,muitos anos de vida!

CHICO PEDRO! É AMANHÃCom passeio de carroças a par-

tir das 17 horas, senhas anteci-padas ao preço de 20 reais, anima-ção de Xandão Paraibano, Aleija-dinho de Pombal e Gaviões do For-ró acontece amanhã o 17º Arraiádo Chico Pedro e promete ser maisum festão com a assinatura dos ir-mãos Toni e Marizélia Maia.Show!

SÃO BENTO 2015Mais uma vez a cidade de Jan-

duís irá render homenagens ao seucopadroeiro São Bento, com festaalusiva no bairro que leva o nomedo santo. Tudo acontece nos dias8, 9, 10 e encerra dia 11 com pro-cissão, lembrando que aconteceránovenas, missa solene e uma vas-ta programação cultural. Com cer-teza vamos participar!

Domingo é diade abraçar aquerida VeraLúcia Oliveira.Na foto com afilha AnaPaula. A coluna desejatudo de bom!

Amanhã é dia de brindar a vida da finaAriadeny Fernandes. Parabéns!

Estil

o Q

uem

Aco

ntec

e

E TOME FESTA...Na segunda e terça-feira da próxima semana acontece também o Arraiá do Gru-

po Saia Rodada com: Saia Rodada, Cavaleiros e Gatinha Manhosa dia 6, e Ferro naBoneca, Luan Estilizado e Limão com Mel na terça 7. Senhas antecipadas no Cha-plin e Ponto do Pão ao preço popular de apenas 5 reais. Vai perder?

Hoje todos osvivas para aqueridaWilma Solanode Brito queamanhece deidade nova. Acoluna deseja tudo de melhor sempre!

Hoje tambémquem festejaidade nova é alinda MariaEugêniaGurgel, dacidade deJanduís. Nósdesejamos fe-licidades!

@ O Grupo Caraubense Dan-çart anuncia seu Show Anualpara setembro, a data ainda émistério, mas em breve divul-garemos tudo nos mínimos de-talhes!

@ Na última terça-feira esti-ve com a decoradora Fábia Soa-res, na conversa muitas novida-des e agenda da alinhada queanda repleta de festas,mesas dedoces e muito mais. Acho chique!

@ No nosso chá este ano ho-menagearemos as colunáveiscom o troféu 'Caraúbas Acon-tece' nas modalidades: Patro-nesses e Madrinhas.O troféu es-tá um luxo. Aguardem!

@ Chegando convite para olançamento do Livro: "ExpeditoMariano de Azevedo - Saga deum Bolão". O livro leva assina-tura da editoria Sarau das Le-tras e do escritor Raimundo An-tônio de Souza Lopes. O lança-mento acontecerá no dia 7 destemês, no Requinte Buffet, às 19h.Grato!

@ Dia 29 de julho na terrinhaacontece encontro de violeiroscom assinatura de João do Pos-to, Ricardo e Alion Amorim.Agende aí!

[email protected]úbas

Rodrigues

Alvibá Gomes, secretário de Segurança em Mossoró

Secretário de Segurança destaca importância deparcerias no combate à violência em Mossoró

Avaliação

Em visita à redação dojornal O Mossoroense,na tarde da última quar-ta-feira, o tenente-coro-nel Francisco Alvibá Go-mes Ferreira, atual se-cretário municipal de Se-gurança Pública e Defe-sa Social, falou dos de-safios que tem pela fren-te e da perspectiva quetem no tocante ao traba-lho que pretende desen-volver para auxiliar nasegurança pública local.O secretário destaca im-portância da pasta na in-tegração que combateações violentas em Mos-soró

"Hoje o contingente derua da guarda municipaltem um papel muito im-portante na questão dasegurança pública. Te-nho 300 homens, sendo238 guardas municipaise 12 guardas civis, queem se comparando como efetivo da Polícia Mili-tar, que está no serviçode rua, é bem mais supe-rior. O que isso represen-ta? Representa, que setreinado e capacitado,vai melhorar bastante a

segurança em todos osaspectos e essa capaci-tação vai começar agoraem julho", explicou.

De acordo com o secre-tário, o principal desafioera estruturar a guardamunicipal, no sentido deequipá-la, para que andearmada, quando em servi-ço. "Estamos treinando ecapacitando parte daguarda, para que possaandar amrmada, quandode serviço. Para isso com-pramos coletes, viaturas,fardamento e recebemos adoação de 100 armas, quea Polícia Militar doou",destacou Alvibá Gomes.

BICsCom relação a parceria

que a Secretaria de Se-gurança Pública tem coma PM, no tocante ao tra-balho desenvolvido nasquatro Bases IntegradasCidadã (BIC), o oficial dis-se que é um trabalho queestá surtindo efeito e a cri-minalidade reduzida.

"Atualmente temosquarto BICs em funcio-namento e é um projetoque tem dado certo em

Mossoró, nos bairros on-de leasestão instaladas.As estatísticas mostramque após terem iniciadoo funcionamento, os nú-meros da violência foramreduzidos, em todos osaspectos, principalmen-te os homicídios".

As Bases Integradasestão situadas nos bair-ros Santo Antônio, Su-maré, Barrocas e Aboli-ções III, além de uma ba-se de apoio que funcionano centro da cidade.

MCJNo tocante à 19ª edi-

ção do Mossoró CidadeJunina (MCJ), AlvibáGomes destacou quehouve uma redução de63,1% no total de ocor-rências durante os feste-jos, em relação ao anopassado.

"Os números ratifi-cam que tivemos o Mos-soró Cidade Junina maistranquilo de todos ostempos, graças ao traba-lho de todas as equipesda segurança pública,envolvidas no evento",concluiu.

Page 16: Página 3 (Cotidiano) O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_030715.pdfda equipe principal O MOSSOROENSE Página 7 Página 3 Luís Gomes e Carnaubais

Cidades8 www.omossoroense.com.brSexta-feira, 3 de julho de 2015

A Cosern, empresa doGrupo Neoenergia, emparceria com a Funda-ção Roberto Marinho /Canal Futura, oferece-rá curso gratuito paraeducadores das redespública e particular doFundamental II e Ensi-no Médio interessadosna metodologia Energiaque Transforma.

Para o Rio Grande doNorte, estão disponíveis200 vagas para profis-sionais de 147 municí-pios do Estado. O cursoserá realizado em trêspolos - Natal, Pau dosFerros e Assu - no pe-ríodo de 22 de julho a 8de agosto.

O curso terá carga ho-rária de 20h por muni-cípio, com dois dias deformação presencial.Para participar, é preci-so acessar o sitewww.cosern.com.br,baixar a ficha de inscri-ção e enviá-la preenchi-da para o e-mail ener-g [email protected] até o pró-ximo dia 6 de julho.

O professor receberáum e-mail validando ainscrição, com data e lo-cal da formação. Em se-guida deverá confirmarsua matrícula no curso,respondendo ao e-mail

Cosern e Fundação Roberto Marinho oferecemcurso sobre uso eficiente de energia elétrica

Conscientização

Curso dá dicas práticas de como economizar energia

até o dia 10 de julho.O objetivo do curso é

formar educadores paramobilizarem seus alu-nos na aprendizagem docombate ao desperdíciode energia como forma

de preservação do meioambiente.

Os educadores forma-dos receberão certifica-dos e material didáticopara uso em sala de au-la. Para participar o pro-

fessor deve estar lecio-nando regularmente empelo menos duas turmasde alunos do ensino fun-damental II ou ensinomédio da rede pública ouparticular de ensino.

Professoresreceberão kitspedagógicos

Cada professor partici-pante receberá o kit Ener-gia que Transforma, for-mado por 1 DVD com 10episódios da série Vida deRepública, exibida peloCanal Futura, 30 spots derádio onde o locutor escla-rece dúvidas de seus ou-vintes sobre questões re-lacionadas às temáticasenergia, meio ambiente esustentabilidade, 1 jogoeducativo, 5 cadernos detexto e o cartaz com a li-nha do tempo da energia.

O kit Energia queTransforma foi desenvol-vido como recurso peda-gógico para o educadorpela Fundação RobertoMarinho, contratada pe-lo Programa Nacional de

Combate ao Desperdíciode Energia (Procel), doMinistério de Minas eEnergia.

O Energia que Trans-forma, por meio de umaproposta pedagógica in-terdisciplinar, prioriza odiálogo e fortalece a cons-ciência sobre o uso efi-ciente da energia para apreservação dos recursosnaturais observando arelação do homem com oambiente que o envolve.As oficinas de formaçãopromovem o diálogo e de-senvolvem o aprendiza-do sobre assuntos diver-sos, como ambiente eenergia, educação e cida-dania, trabalho e plura-lidade cultural.

Aberto a professores das redes pública e particular, curso incentiva o combate ao desperdício