capa ( cotidiano) página 5 (cotidiano) o...

30
QUINTA-FEIRA R$ 1,50 Mossoró - RN, 13 de setembro de 2012 - Nº 16.142 O MOSSOROENSE ASSESSOR DESMENTE PARTICIPAÇÃO DE JÁDER NA CAMPANHA DO DEM Capa ( Cotidiano) Jornalista Esdras Marchezan afirma que envolvido na operação “Cangueiros” não coordena campanha de Cláudia Regina. Municípios discutem ameaças de contaminação da água subterrânea Página 2 (Regional) Página 5 (Cotidiano) Em Mossoró Adiada audiência de instrução do caso F. Gomes Página 8 (Cotidiano) Romário destaca empenho de Larissa na acessibilidade e combate às drogas Deputado federal participou de mobilizações em apoio à candidata do PSB nas ruas de Mossoró. Página 3 Liberação Lote do Imposto de Renda beneficia 3,8 mil contribuintes mossoroenses Receita Federal confirma que restituição poderá ser sacada a partir da próxima segunda-feira. Página 5 (Cotidiano) Operações de crédito devem crescer 25% no Nordeste Página 3 (Regional) Pane em sistema prorroga prazo de inscrições dos Jerninhos Capa (Regional) PÁGINA 3 Justiça impede que escola municipal realize encontro partidário LUCIANO LELLYS Governo descumpre acordo e pagamento de professores supera cinco meses de atraso Página 5 (Cotidiano) MP quer fiscalização de recursos arrecadados pelo Ginásio Pedro Ciarlini

Upload: trantram

Post on 14-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

QUINTA-FEIRA R$ 1,50Mossoró - RN, 13 de setembro de 2012 - Nº 16.142

O MOSSOROENSE

ASSESSOR DESMENTE PARTICIPAÇÃO

DE JÁDER NA CAMPANHA DO DEM

Capa ( Cotidiano)

Jornalista Esdras Marchezan afirma que envolvido na operação “Cangueiros” não coordena campanha de Cláudia Regina.

Municípios discutem

ameaças de contaminação

da água subterrânea

Página 2 (Regional)

Página 5(Cotidiano)

Em Mossoró

Adiada audiência de

instrução do caso F. Gomes

Página 8 (Cotidiano)

Romário destaca

empenho de Larissa

na acessibilidade e

combate às drogas

Deputado federal participou demobilizações em apoio à candidata

do PSB nas ruas de Mossoró.

Página 3

Liberação

Lote do Imposto

de Renda beneficia

3,8 mil contribuintes

mossoroenses

Receita Federal confirma querestituição poderá ser sacada a

partir da próxima segunda-feira.

Página 5 (Cotidiano)

Operações de crédito devem crescer 25% no Nordeste

Página 3 (Regional)

Pane em sistema prorroga prazo de inscrições dos Jerninhos

Capa (Regional)

PÁGINA 3

Justiça impede que escola municipal realize encontro partidário

LUCIANO LELLYS

Governo descumpre acordo e pagamento de

professores supera cinco meses de atraso

Página 5 (Cotidiano)

MP quer fiscalização de recursos

arrecadados pelo Ginásio Pedro Ciarlini

Emery Costa

uem há de negar que a vigência nos diasatuais da Lei da Ficha Limpa foi umavitória da mobilização popular? E a nos-

sa Igreja Católica deu uma contribuição sobre-maneira importante para que esse mecanismode defesa da cidadania estivesse vigorando ago-ra. E com a validade dessa Lei da Ficha Limpa aspróximas eleições estão despertando grande ex-pectativa de que em todo o Brasil as urnas, aoreceberem o voto livre e consciente do eleitor,excluam os candidatos cuja vida e prática não oscredenciem aos cargos pleiteados. E agora, so-

mando-se a isso tudo, o Tribunal Superior Elei-toral acaba de lançar a campanha "Voto Lim-po". E mais ainda em consonância com isso tu-do, agora a Conferência Nacional dos Bispos doBrasil - a CNBB acaba de lançar uma outra mo-bilização, esta denominada "Voto Consciente -Eleições 2012". Com esta iniciativa, a CNBB fazvaler a tradição de sempre dar a sua contribui-ção nas campanhas eleitorais com orientaçõesaos seus fiéis e a todos os cidadãos, firmadas naética e na cidadania à luz do Evangelho (com ci-tações emanadas da própria CNBB).

[email protected]

“CASADINHA”Para os que desejam participar da promoção do

próximo dia 22, no Porcino Park Center, as IrmãsClarissas estão lançando a promoção "casadinha".Adquirindo agora a senha inteira com uma camisada campanha "Amigos do Mosteiro", fica estipula-do o preço especial de apenas 30 reais. A renda irápara a reforma e a restauração do Mosteiro Frater-nidade São Francisco de Assis.

ESPECIALNeste sábado um programa especial será apre-

sentado pela Rádio Rural de Mossoró e FM-105,dentro da campanha "Amigos do Mosteiro", pre-parando todos para o show mais esperado do ano,no dia 22, com o padre Zezinho, no Porcino ParkCenter. Esse programa especial será apresentadopor Valéria Bulcão e Nivaldo Oliveira.

ATRAÇÕESNesse programa desfilarão diversas atrações,ha-

verá a participação dos ouvintes, sorteio de senhaspara o show, presença do padre Carlos César (atra-ção local do dia 22 deste mês), demais convidadose informações precisas sobre o show. Em paraleloa isso, haverá uma grande blitz de divulgação napraça Rodolfo Fernandes.

OPÇÃOJota Belmont deu a explicação no seu acessado

blog. Ele disse que não aderiu ao nome de LarissaRosado para prefeita de Mossoró, até porque eleantes não havia se manifestado favorável a qual-quer das candidaturas.Ele disse com toda ênfase quefez uma opção por Larissa Rosado porque entendeque esta é a melhor opção para Mossoró.

ROSALBADos 167 municípios do Rio Grande do Norte,

a governadora Rosalba Ciarlini tem comparecido aapenas quatro deles,onde tem feito campanha:Mes-sias Targino, Nova Cruz, Patu e Mossoró. Em Na-tal, nem sequer ganhou direito a inserções nos ho-rários de rádio e TV.

EXORCIZANDONo dizer do combativo jornalista Carlos San-

tos, no seu movimentado blog, os demais municí-pios estão exorcizando a figura da governadora,dado os seus baixos índices de aceitação pelo RioGrande do Norte afora. Neste momento, em to-dos esses municípios, os seus líderes só queremdistância de Rosalba. Diz, Carlos Santos.

LÍDERE tem ainda o caso emblemático de Pau dos

Ferros, onde o principal líder político é também olíder do governo Rosalba Ciarlini na Assembleia Le-gislativa, Getúlio Rego. O prefeito Leonardo Rego,muito bem avaliado pela população pau-ferrensecom mais de 70 por cento de aprovação, no entan-to não quer ver Rosalba nem pelo retrovisor.

“MELOU”É voz geral em Mossoró.Todas essas vozes mais

categorizadas estão entendendo que esse episódiodo Detran, de triste memória, acaba de “melar” devez as pretensões eleitorais do DEM nesta cidade.A conferir no dia 7 de outubro.

ERICKNuma bem articulada intervenção do Centro

de Estudos Jurídicos Juxta Legem, hoje o juristaErick Pereira estará autografando o seu livro "Ma-nual das Eleições 2012", às 19h30, no RequinteBuffet. Este é o sexto livro de Erick Pereira e todosos presentes receberão um exemplar do "Manualdas Eleições 2012".

HOSPITALA auditoria extraordinária que a governadora Ro-

salba Ciarlini decidiu instaurar no Hospital da Mu-lher, em Mossoró, até agora, passados mais de 70dias, deu em nada. O ato foi publicado no DiárioOficial do dia 29 de junho. A decisão foi tomadadepois que o Ministério Público constatou uma sé-rie de irregularidades insanáveis nas relações de ne-gócios entre a Oscip Associação Marca e o Gover-no do Estado (com citações do blog de Carlos San-tos).

GINÁSIOO Ministério Público Estadual deu um prazo

de 20 dias para que a Prefeitura de Mossoró, peloseu organismo competente, se pronuncie a respei-to do uso do Ginásio de Esporte Engenheiro Pe-dro Ciarlini e destinação de recursos ali arrecada-dos,conforme perícia contábil,coletados com o fun-cionamento de uma academia no local etc.

FALTAChegamos ao cúmulo não sei de quê. Uma se-

nhora que levou o filho febril a um posto de saúdemunicipal, em lá chegando para os primeiros aten-dimentos ao guri, foi lhe informado que não exis-tia um termômetro (que custa de 8 a 10 reais) paramedir a temperatura do garoto. É o fim da picada.

GETÚLIO13 de setembro de 1933. Nesta data, a cidade de Mossoró recebia o presidente Getúlio Vargas, que ins-

talou o governo nesta cidade, na praça Bento Praxedes, hoje residência de dona Odete Rosado, a viúva deDix-neuf. Tanto é que aquele prédio ficou sendo conhecido a partir de então por "Catetinho" (alusão aoPalácio do Catete, sede oficial do governo brasileiro, situado no Rio de Janeiro).

COMITIVANaquela época integravam a comitiva de Getúlio Vargas o lendário José Américo de Almeida e o his-

tórico general Juarez Távora. Esses todos são fatos que estão registrados na história de Mossoró e quehoje chegaram às nossas mãos por conta de uma colaboração da professora Jacy Gurgel Fernandes. Lá sevão 79 anos no túnel do tempo da história mossoroense.

PESQUISASAlgum dia as nossas autoridades da Justiça Eleitoral irão encontrar uma fórmula de disciplinar as pes-

quisas realizadas em épocas de campanhas, pois essas, do jeito que estão sendo conduzidas hoje em dia,estão necessitadas não só de ganhar a credibilidade da população, como também de serem a verdade cris-talina da opinião do eleitorado. Do jeito que alguns institutos andam fazendo hoje, estes estão pratican-do verdadeiros crimes de lesa à população. Estão se vendendo a preço de bolo no fim da feira.

Q

JORNAL O MOSSOROENSEEditora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207 [email protected]

– www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor administrativo

Cid AugustoDiretor de redação

Márcio CostaEditor-geral

Vitória da mobilização popular

OPINIÃO2 – Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 www.omossoroense.com.br

GRACO

ão tenho dúvida nenhuma que alguns leitores vãome considerar doido com a leitura do presente“escrito”, como costumo descrever as coisas que

produzo para jornais e sites da internet, além de publicar emlivros.

Não me incomodo, doido mesmo é o amor que sinto pormeu pai, motivo deste atual “escrito” e vou revelar logo decara o motivo.Meu querido e amado pai já chegou à idade dos88 anos e está bem de saúde, mas não preciso dizer que é umaidade bem avançada, o que pode levá-lo a um desencarne re-pentino, levando em conta ser meu amor já portador de dia-betes, hipertensão, vários stents, marca-passo e ter entupi-mentos bem comprometedores e sérios.

Por causa do exposto,muitas vezes me pego pensando no“escrito” que vou produzir quando o adeus for uma reali-dade, sempre imaginando se ele vai de alguma maneira ler omesmo.

Não gosto de hipocrisia e costumo ser bem objetivo emminhas coisas,por isso revelo que a fé que tenho no espiritismonão é 100%, confesso que, quando penso se papai vai ou nãoler o que escrevi para ele no pós-morte, sinto um vacilo e ad-mito que isso possa não acontecer de fato.

Diante desta dúvida atroz, decidi escrever antes do des-encarne, para ter a certeza que ele leu mesmo e, assim, nãocarregar esta dúvida eternamente. Antes de escrever, gostariade declarar aqui que todas aquelas coisas que muitos se ar-rependem de não terem feito aos entes queridos em vida, eufaço. Telefono para meus pais praticamente todos os dias,participo de partilhas diversas sem contestação e com alegria,levo para consultas, durmo no hospital, digo que amo, façocartões nos dias especiais e procuro ter uma conduta ética emoral aceitável em nosso contexto social, agradando assim oseu ser que não encontra no meu, problemas e desvios deconduta, que muitas vezes entristece e encurta a vida dos paisqueridos e preocupados com a prole.

Meu querido e amado pai, fique sabendo que não existeum fim, quando em sua jornada foram plantadas roseiras queexalarão eternamente o doce perfume dos bons valores na vi-da de todos aqueles que com ti tiveram profícuo contato.

O choro inevitável é apenas o líquido que rega essas ro-seiras, e os soluços momentâneos só revelam os terremotosinteriores que nos sacodem nestes rituais de despedida tão d-ifíceis, porém, culturais e necessários.

Meu inesquecível e professor pai, essas roseiras que cul-tivou no jardim de sua existência são tão significativas paraeste filho que o ama tanto, que ao me aproximar de um grupode dentistas,sentirei ali o perfume adocicado de sua valiosa con-tribuição a esta área, tendo sido o orador da primeira turma deOdontologia da UFRN, exercido vários cargos nas entidades

classistas, recebido todas as honrarias locais e nacionais daprofissão, além de ter uma sala em seu nome na sede daABO/RN. O senhor nunca foi um dentista qualquer, foi noconsultório um competente e elogiado profissional liberal,que extrapolou o conforto do lar e serviu à Odontologia semganhos extras, com muitas horas de serviço voluntário pro-dutivo e eficaz.

Meu estimado e correto pai, quando este seu neófito filhoentrar numa agência qualquer do Banco do Brasil, sentirá osuave perfume de sua valiosa colaboração a esta entidade na-cional, igualmente exercendo vários cargos dentro e fora dobanco, tendo sido presidente e diretor da AABB,além de fun-dador da Cassi, entre outras valiosas colaborações que a cate-goria sabe e reconhece, daí as muitas placas e condecoraçõesrecebidas.

Meu atuante e maravilhoso pai, quando este filho apren-diz observar as unidades militares da vida, poderá perceberno ar o forte cheiro do perfume que revela sua passagem poreste setor da sociedade brasileira, sendo reverenciado em des-files militares como dos últimos a compor a Força Expedi-cionária Brasileira, com o destaque de ter seu nome e fotodando nome a sala dos alunos do NPOR do 16º RI.

Meu simpático e bem-humorado pai, os melhores per-fumes das mais badaladas roseiras vão estar ainda pairando naturma de hidroginástica do professor Milton,na Praia do Forte,nas salas dos cinemas que frequentou com assiduidade decinéfilo, nas reuniões diversas que participou em muitos mo-mentos de sua vida, seja no prédio onde mora, no Lions, Ro-tary, Igreja Católica e, principalmente, nas confraternizaçõescom seus filhos, todos nós loucos de amor e de paixão pelosenhor e por sua conduta moral,sua humildade,sua serenidade,sua prestimosidade.

Sei que por ter o dom da escrita, teria eu a missão dessaconfissão pública de amor,sabendo também ser porta-voz dosmanos Júlio,Leila,Fernandinho,Lila e Jorge,pois,quando es-tamos nós a confabular as coisas da vida, é unanimidade ocarinho que todos temos pelo senhor Fernando Rezende epor mamãe Miriam, dupla que nos trouxe ao mundo, paraque de camarote pudéssemos assistir a uma verdadeira aula deamor aos filhos.

Então, pai, quando a hora chegar, chorar, soluçar será in-evitável,mas,temporário,o que vai ficar mesmo é esse perfumeque o senhor exala e que nos torna cada vez mais felizes determos encarnados em meio a um roseiral tão maravilhoso.

De onde esteja, vendo tudo ou não, torça para que os es-pinhos que também estão presentes no roseiral afugentemtodos os males que queiram porventura se aproximar.

Seu perfume vai estar sempre por aí, doce e querido pai.Todos nós te amamos ad infinitum.

NPara que meu pai leia em vida

FLÁVIO REZENDEEscritor, jornalista e ativista social

Artigo

REAÇÃO

Assessor de imprensa de Cláudia Reginanega envolvimento de Jáder em campanha

POLÍTICA Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 – 3www.omossoroense.com.br

De acordo com Esdras Marchezam, ex-diretor da Ciretran de Mossoró, embora rosalbista, não ajudava o DEM no pleito

A assessoria de comunica-ção da candidata a prefeitoCláudia Regina (DEM), emcontato com O Mossoroen-se, informou que o jornal seequivocou ao noticiar que o ex-supervisor da CircunscriçãoRegional de Trânsito (Ciretran)de Mossoró, Jáder Luiz Hen-rique Costa (envolvido na"Operação Gangueiros"),nãofaz parte da coordenação decampanha da representante doPalácio da Resistência na dis-puta peloExecutivo municipal.

De acordo com o coorde-nador de comunicação da cam-panha de Cláudia Regina, jor-nalista Esdras Marchezam,embora seja um rosalbista his-tórico que possuía um cargo naadministração estadual, Jádernão tinha nem teve qualquerparticipação na equipe da pos-tulante.

No contato com o jornal,Esdras disse que mandaria umanota de esclarecimento com es-tas informações. De pronto oespaço foi garantido.No entan-to, como até o final da tardede ontem a assessoria de comu-nicação não fez nenhum con-tato,às 17h16 a reportagem to-mou a iniciativa de ligar co-brando pelo documento. Es-dras informou que o materialnão seria mais enviado e que o

assunto seria resolvido de ou-tra forma.

Minutos após o contato te-lefônico, chegou à redação doO Mossoroense uma notifi-cação da Justiça Eleitoral infor-mando que a coligação "For-ça do Povo",a mesma de Cláu-dia Regina,entrou com uma re-presentação eleitoral pedindodireito de resposta, mesmocom o espaço garantido paraisso.

EXONERAÇÃONa edição de ontem do Diá-

rio Oficial do Estado (DOE)foi publicada a exoneração deJáder Henrique. Ele será subs-tituído pelo assessor técnico doórgão Saint Clair Lopes de Me-deiros.

Em outra ação, o diretor-geral do Departamento Esta-dual de Trânsito do Rio Gran-de do Norte (Detran/RN),Willy Saldanha, determinouque a Comissão Permanentede Sindicância da autarquiaviesse a Mossoró para apuraros fatos noticiados.E designouuma comissão formada porcinco servidores,em substitui-ção à anterior, para aplicar osexames práticos nos candida-tos à Carteira Nacional de Ha-bilitação em Mossoró. Porta-ria neste sentido, de nº

AVALIAÇÃO

Romário elogia projetos de Larissapor acessibilidade e contra as drogas

O ex-jogador de futebol edeputado federal Romário(PSB/RJ) esteve em Mossoróontem participando da campa-nha da candidata a prefeito La-rissa Rosado (PSB).

O deputado ao chegar ao ae-roporto Dix-sept Rosado des-tacou que vê na candidata doPSB um nome capaz de tratarmelhor dos interesses das pes-soas com deficiência em Mos-soró. "Eu sei que a Larissa en-tende o que essas pessoas (comdeficiência) passam. As cida-des precisam tratar os deficien-tes com mais respeito e Laris-sa tem um compromisso comisso.Com certeza não só as pes-soas com deficiência, mas to-da Mossoró terá uma prefeitadedicada, trabalhadora e mui-to séria. Estou aqui para con-firmar que Larissa será a pró-

xima prefeita", frisou.Em outra frente, ele disse

ter plena confiança em Laris-sa para tratar do combate àsdrogas em Mossoró "As dro-gas invadiram o nosso país,principalmente o crack.Eu seique em Mossoró há esse gran-de problema. Estou aqui como deputado Givaldo Carim-bão que é um especialista nocombate às drogas. Temosconfiança no trabalho que La-rissa prefeita fará sobre essegrande problema cuidandodos usuários e de suas famí-lias. Ela vai dar uma atençãodiferenciada a esses usuáriosa partir do primeiro dia comoprefeita".

Ao sair do aeroporto Romá-rio se deslocou para os estúdiosonde são gravados os progra-mas de Larissa, onde partici-

CRIME

Auxiliar de Henrique é preso com narcóticosno Distrito Federal

Iury Oliveira Batista daSilva, 21, identificado co-mo assessor parlamentarlotado no gabinete do de-putado federal HenriqueAlves, líder do PMDB naCâmara dos Deputados, eo irmão dele, foram presospor tráfico de drogas emTaguatinga (cidade satélitedo Distrito Federal) naterça-feira.

De acordo com repor-tagem do Correio Brasi-liense reproduzida pelo sai-te DN On Line, os jovens,de classe média, estavamcom 0,5kg de maconha,di-nheiro, duas armas de fo-

go e uma balança de preci-são. A polícia investigou oesquema por dois meses atéchegar aos traficantes.

Iury da Silva trabalhavacomo motorista de um as-sessor do deputado federal.

Além dos irmãos,outrosdois jovens também foramdetidos. Apesar da prisãoem flagrante,eles alegaramque eram usuários e que adroga encontrada seria dis-tribuída entre amigos. Osirmãos já tinham passagempela polícia por tráfico deentorpecentes e agora se-rão autuados por posse ile-gal de arma de fogo.

9h Comícios na José de Alencar com Felipe Camarão10h Praça da Independência12h Visita empresas16h Comício na praça Antônio Vigário Joaquim17h Praça Felipe Guerra18h Praça do Walfredo Gurgel18h: Caminhada do Abraço: concentração na rua Cícero Pedro da Cunha e en-cerramento na rua Otavio Ferreira com rua Luís Marques

9h Participa de Sabatina na UnP;Das 11h às 16h30 Visita empresas;16h30 Lançamento da Manifesto da Educação (comitê de Luís Carlos, a ruaMário Negócio, Centro);18h Visita empresas;18h30 Caminhada Mossoró Feliz no conjunto Abolição I (Início: Delfim Mo-reira com José Damião, próximo ao restaurante Candidu´s. Final: Av. Abel Coe-lho, Centro Comercial).

Manhã: Blitz eleitoralTarde: Visitas ao bairro Alto da Conceição

6h Visita da Resistência 27 aos funcionários da empresa Senepav - bairroSanto Antônio;9h - Visita da Resistência 27 a escolas para entrega de material de campanha(Visita externa)12h - Almoço no Restaurante Toinho de Bahia - Pereiros13h - Visita da Resistência 27 aos profissionais da saúde17h - Visita da Resistência 27 a amigos e familiares do bairro Santo Antônio -Casa do candidato a vereador Irmão Reginaldo

9h - Visita Avança 28 no Alto de São Manoel e Planalto Treze de Maio.15h - Divulgação 28 no bairro Belo Horizonte.

LUCIANO LELLYS

MARCOS LIMA

Jáder foi preso pela “Operação Cangueiros”

Romário participa de movimentação com Larissa

2379/2012, está publicadatambém no Diário Oficial doEstado. "Não queremos fazerprejulgamento dos envolvidosna 'Operação Cangueiros' mas,apurados os fatos e comprova-das as denúncias, os culpadosno âmbito da administraçãopública sofrerão as sançõesda lei, pois o Governo do RNtem como prioridade a ética, atransparência e a moralidadeno serviço público", declarouWilly por meio da assessoria decomunicação do Governo doEstado.

Após passar mal na prisão,Jáder está cumprindo prisãodomiciliar.

OPERAÇÃOA "Operação Cangueiros",

deflagrada pelo Ministério Pú-blico Estadual e Polícia Rodo-viária Federal, investiga há 11meses irregularidades na emis-são de Carteira de Motorista.Foram presas 11 pessoas acu-sadas de fazer com que pessoassem condições de tirar o do-cumento circulassem pelas viasde Mossoró e região.

pou de um quadro do horárioeleitoral da candidata.Na opor-tunidade, ele tratou de temascom inclusão de pessoas comdeficiência e combate às dro-gas.

Em seguida, ele participou

de carreata pelas ruas da cida-de acompanhado de Larissa,do candidato a vice JosivanBarbosa, do líder do PSB naCâmara dos Deputados,Gival-do Carimbão, e candidatos avereador.

[email protected]

CHICO CARLOSEx-secretário da Cidadania,

Francisco Carlos (PV) é aponta-do como um dos favoritos parachegar ao Palácio Rodolfo Fernan-des.No entanto,muitos correligio-nários não botam fé no potencialdo pevista mesmo com toda a es-trutura (de fazer inveja a uma cha-pa majoritária) colocada em cam-po. O entendimento dos aliados éde que muita gente não gosta deFrancisco Carlos e isso podeprejudicá-lo.

ALEX MOACIRJá com o também ex-secretário

Alex Moacir (PMDB) o cenário édiferente. Para os correligionárioscom quem conversei o peemede-bista é pule de dez para ser um dosmais votados este ano. Alex, aocontrário de Chico Carlos, é umapessoa querida e deixou muitosamigos por onde passou.

VISITAO candidato a vereador Me-

deiros Vigilante (PPS) visitou a re-dação do O Mossoroensee apre-sentou uma série de projetos quedeseja implantar caso seja eleito.Não estava presente no momento,mas registro a passagem dele.

NÚMEROS E DISCURSOCampanha eleitoral é delineada por pesquisas. Certa vez neste espaço escrevi que a candidata

Cláudia Regina (DEM) pelos números apresentados precisava adotar uma tática kamikaze parareverter o quadro. Escutando o programa eleitoral dela no rádio vi que ela está agindo conformeaconselham os números. A candidata precisa tirar votos da deputada Larissa Rosado (PSB) parareverter o quadro. Sabe que não basta conquistar todos os indecisos. Por isso, no programa do rá-dio ela sugere que “virar a casaca não é feio”. Em outra frente, interligada com o pedido de mu-dança de voto, ela parte para o ataque contra a principal adversária. A estratégia adotada na retafinal da campanha mostra qual é a real situação do governismo. Quem está perto de “virar” nãofaz tentando convencer quem já decidiu o voto, faz isso conquistando indecisos. Como a situa-ção não dá esse direito à candidata governista, ela precisa ir para o ataque sabendo os riscos quecorre. Outro assunto já abordado pela coluna é que esta é uma eleição de oposição. Por isso, Cláu-dia Regina propõe “um jeito novo de governar”. Tenta ser governo e oposição ao mesmo tempo,propondo continuidade e mudança num discurso híbrido.

MÁ FASE

REVOLTA Não é tarefa fácil para um

adversário debater assuntossérios com o líder do gover-no Claudionor dos Santos(PMDB). Muita gente queassiste às sessões da Câma-ra Municipal pela TV têmficado chocada com a capa-cidade de distorcer os fatosdo peemedebista.Os verea-dores da oposição têm pre-cisado de muita paciênciapara discutir assuntos rele-vantes com o líder do gover-no que mete religião a cadadebate no plenário.Quandose vê acuado logo diz que ooponente “não tem Deus nocoração”ou coisa semelhan-te.Assim um debate sério fi-ca inviável.

MICARLAPara ver o tamanho da má fase

de Carlos Eduardo,a prefeita Micar-la de Sousa (PV) quer passar a inha-ca dela para o inimigo político.Cons-ciente do efeito devastador do pró-prio apoio, Micarla anunciou queapoia Carlos Eduardo.Quem enten-de um pouquinho de política sabeque a pevista fez isso para tirar vo-tos de Carlos que foi obrigado a rea-gir rejeitando o voto.

ROMÁRIOO deputado federal fluminen-

se Romário cumpriu vasta agendacom a candidata a prefeito LarissaRosado. Gravou programa para ohorário eleitoral e participou de car-reata.

HENRIQUEA candidata do DEM Cláudia

Regina,por sua vez, tenta ter o mes-mo efeito da passagem do “Baixi-nho” pela cidade trazendo hoje odeputado federal Henrique Alves(PMDB).

NATALIParabéns para a guerreira Natali

Vox que se classificou para a próxi-ma fase do programa “Ídolos” daTV Record.

Para os lados de Natal o favorito para vencer no primeiro turno, Carlos Eduardo Alves (PDT),é vítima do próprio temperamento. Por conta disso, ele terminou permitindo que o deputado es-tadual Hermano Morais (PMDB), que está lá em baixo, polarizasse com ele. Ao bater boca como peemedebista ele deu ao adversário o combustível que ele queria. Hermano estava abaixo dosdois dígitos, enrolado com Rogério Marinho (PSDB) e Fernando Mineiro (PT). Agora Herma-no se desgarrou dos outros dois. O segundo turno ainda é um sonho distante, mas deixou de seralgo improvável. Ainda mais depois que Carlos Eduardo perdeu a esportiva com Hermano emum debate e chegou a colocar o dedo na cara do oponente.

POLÍTICA4 – Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 www.omossoroense.com.br

Lewandowski vota por condenação de Kátia RabelloMinistro-revisor acompanha voto do relator Joaquim Barbosa em caso da ex-diretora do Banco Rural

DANILO MACEDOAgência Brasil

BRASÍLIA- O ministro doSupremo Tribunal Federal(STF) Ricardo Lewandowskicondenou a ex-presidenta doBanco Rural,Kátia Rabello,pe-lo crime de lavagem de dinhei-ro, seguindo o relator JoaquimBarbosa, no julgamento daAção Penal 470,conhecida co-mo o processo do mensalão.

Depois de absolver Ayan-na Tenório, ex-dirigente doBanco Rural,e Geiza Dias,fun-cionária da empresa do publi-citário Marcos Valério,Lewan-dowski, que é revisor do pro-cesso, disse, na sessão de on-tem,que Kátia "tinha pleno co-nhecimento da origem espúriado dinheiro" do esquema.

"Não pairam dúvidas de queKátia Rabello concorreu praocultar os recursos destinadosa Valério e seus sócios", afir-mou. Segundo Lewandowski,o Banco Rural disponibilizoutoda sua estrutura para que Mar-cos Valério e seus sócios colo-cassem o esquema em prática.

"Já estou, implicitamente,refutando os argumentos dadefesa, que, em um primeiromomento,alega que os dirigen-tes do Banco Rural não parti-ciparam da operação. A mate-rialidade dos fatos está bemcomprovada".

Lewandowski disse que obanco sabia quem eram os be-neficiários finais dos recursosrecebidos em cheques e saquesem dinheiro e que eles não er-am fornecedores da empresa

SMP&B,de propriedade de Va-lério, mas, sim, pessoas físicasdeterminadas pela agência depublicidade.Segundo o revisor,a identidade dessas pessoas,noentanto, era omitida pela insti-tuição financeira e pessoas ju-rídicas serviam de laranjas pa-ra impedir a identificação daorigem final do dinheiro.

"Restou a intenção de ocul-tar os destinatários finais dosrecursos em espécie. Se nãofosse assim, em pleno século21, por que não se valeram detransferências eletrônicas?Nos tempos atuais, revela-seque não existe nada mais se-guro do que o emprego de ope-rações bancárias eletrônicas.Os saques eram emitidos porpessoas jurídicas que serviramde intermediárias para os re-

Em meio ao clima de expec-tativa em torno da votação daMedida Provisória (MP) 571 doCódigo Florestal pelo Senado,a ministra do Meio Ambiente,Izabella Teixeira, afastou on-tem qualquer possibilidade deflexibilização do projeto paragarantir sua aprovação. "A mi-nha posição é a defesa da me-

dida provisória. Esta posiçãodo governo sempre foi clarís-sima", afirmou.

Depois de acompanhar areunião do Conselho Nacio-nal de Meio Ambiente (Cona-ma) em Brasília, Izabella Tei-xeira alertou que o papel doCongresso Nacional é garan-tir segurança jurídica à lei am-

biental. "Se houver sinaliza-ção concreta de que vai vo-tar, nós [governo] vamosacompanhar. Este é o papeldo Congresso: votar e nãodeixar incerteza."

Por enquanto, a indefiniçãoreforça dúvidas como seriamconduzidas as multas aos des-matadores. Izabella Teixeira

afirmou que a orientação seráa lei,mas ressaltou que o gover-no não tratará a questão emtom de ameaça."Posso assegu-rar que prevaricar eu não vou.Vamos cumprir a lei, mas te-mos que avaliar. Não adiantatrabalhar com suposições, nãotenho que trabalhar com tomde ameaça", afirmou.

Desde que a MP foi publi-cada, no final do mês de maio,representantes do governoafirmam que os 12 vetos e 32alterações no texto aprovadopelos deputados federais emabril, foram resultado de inten-sos debates com diferentes se-tores.

Sem consenso no Congres-

so Nacional, a MP corre o ris-co de perder a validade no dia8 de outubro. Caso isso ocor-ra, o vazio normativo poderáser preenchido por uma novalegislação construída pelosparlamentares ou por uma no-va MP que o governo só po-deria publicar a partir do anoque vem.

Ministro Ricardo Lewandowski acompanha voto de relator

DECISÃO

Ministra descarta possibilidade de flexibilizar novo Código Florestal

MEIO AMBIENTE

cursos que transitaram por suascontas", disse Lewandowski.

O ministro-revisor ainda ex-

plicou que "o maior indicativo dailicitude de tais operações é queo banco, em nenhuma ocasião,

informou ao Banco Central o no-me das pessoas que receberamos valores na boca do caixa".

ico boquiaberto comoa obra do aeroporto de

São Gonçalo do Amarante,tão significativo para a eco-nomia do Rio Grande do Nor-te, tem o foco secundário porestar submetido aos discursosargumentativos, por ser con-siderado um dos legados daCopa do Mundo de 2014.Com isso a pressa que ora ur-ge para a sua inauguração an-tes do evento futebolístico fazpassar por cima de certos trâ-mites técnicos (ou por puro es-quecimento?) que deveriamser questionados.

Para início de conversa va-le salientar que a pressa é ini-miga da perfeição, pois sãoinúmeros problemas surgi-dos, decorrentes da constru-ção daquele campo de pousoaeronáutico e outros que po-derão advir com o seu fun-cionamento. Vejamos algu-mas indagações que merecemrespostas:diante de uma gran-de obra,primeiro se faz as viasde acesso, nesse caso, aqui pa-rece que será etapa derradei-ra. Causa medo não concluí-rem as vias de acesso tal qualcomo não foram concluídasas da suntuosa ponte For-te/Redinha, com canteiro deobra inacabado e superfatu-rado, como bem divulgou aimprensa natalense; não am-pliando e não expandindo asestradas para fluírem o tráfe-go que hoje é caótico, resta-rá, no futuro, transtorno comestresse aos motoristas notrânsito emperrado, haja vis-ta neste Brasil, e não é diferen-te no RN, serem muitas obras

inconclusas. Outro absurdo:ora, se estão construindo o ae-roporto de São Gonçalo, por-que despenderem gastosexorbitantes,R$ 16,4 milhões,com a reforma do aeroportode Parnamirim, já que vai serdesativado tão logo findadoa obra daquele outro? Deixaa entender que essa reformajá é para garantir que a Copaestá assegurada de qualquerimprevisto (ou já está previs-ta?) da não-conclusão do ae-roporto deSão Gon-çalo. O ae-r o p o r t opara em-barque edesembar-que de pas-s a g e i r o sem SãoG o n ç a l onão seránada bompara o na-talense, acostumado com o deParnamirim pela pequena dis-tância que o separa, ficandomais longe de Natal, o usuá-rio terá de arcar com mais di-nheiro pelo seu transporte,como também é de supor queno novo terminal aeroportuá-rio nada será de graça, já queestá privatizado, além do es-tacionamento, aquela ida ina-diável ao toalete, a exemplodas rodoviárias, custa algunsreais. Por fim, lembrando quevárias famílias já vivem umavia crucis por conta da desa-propriação da área, dos seuslotes e moradias. Hoje já háquem questione o poder jurí-

dico do governo em privati-zar ou conceder (em eufemis-mo do PT) o aeroporto parainiciativa privada por não sera proprietária legal das terraspor falta das indenizações.

Mas quanto ao foco da ma-téria mesmo é se o aeroportolocaliza-se em área (i)legal eque até agora ninguém ques-tionou ou lembrou-se do quea Resolução número 4, de 9de outubro de 1995, do Con-selho Nacional do Meio Am-

biente - Cona-ma, que tratada incidênciade colisão dea e r o n a v e scom pássarosdevido à proli-feração deáreas degrada-das e lixõespróximos aosaeroportos eda permanên-cia de aves

nessas áreas. Assim determi-na em seu Artigo 1º: São con-sideradas "Áreas de Seguran-ça Aeroportuária -ASA" asáreas abrangidas por um de-terminado raio a partir do"centro geométrico do aeró-dromo" (...) divididas em 2 (d-uas) categorias:

I - raio de 20km para aero-portos que operam de acor-do com as regras de voo porinstrumentos (IFR); e

II - raio de 13km para os de-mais aeródromos.

Art. 2º: Dentro da ASAnão será permitida implan-tação de atividades de nature-za perigosa, entendidas como

"foco de atração de pássaros",como, por exemplo, mata-douros, curtumes, vazadou-ros de lixo, culturas agrícolas(...) que possam proporcionarriscos semelhantes à navega-ção aérea.

Então as distâncias em li-nha reta do novo aeroporto atéo aterro sanitário do municí-pio de Ceará-Mirim e, comotambém, ao lixão de CidadeNova, bairro de Natal (reati-vado e funcionando em suaplenitude), em cálculos reali-zados no software GoogleEarth (com imagens de alta re-solução espacial, que permiteobtenção dos alvos traçadospelo plano vetorial em quilô-metros e centésimos de qui-lômetros), daquele espaço emevidência é de que estão pró-ximos 6,400km e 14,920km,respectivamente, assim infrin-gindo as normas estabelecidaspelo Conama/4/95. Se o ae-roporto estiver realmente sen-do implantado em área ilegal,de acordo com o supracitadodocumento, aqui deixo a per-gunta que não quer calar: aquem compete o alvará de li-cença do estabelecimento eas autoridades da aeronáuticavão ficar caladas?

Será mais um caso propo-sital imoral, ilegal ou que en-gorda (rá?) muita gente inte-ressada na obra, localizada naregião metropolitana de Na-tal, mas por outro lado olvidade um simples detalhe técni-co e estratégico de segurançada aviação aérea internacio-nal? Queira eu que minhas in-dagações estejam erradas!

OPINIÃO Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 - 5www.omossoroense.com.br

RESUMO DAS NOVELAS

Edgar chega à Igreja.Alber-tinho vê Isabel sair da igreja ea olha com malícia.Zé Maria serevolta na cadeia por não con-seguir ir ao encontro de sua noi-va. Afonso, Isidoro e Isabel sedesesperam ao ver o estado docortiço onde moravam. Laurae Edgar se casam. Constânciae Assunção entregam a Boni-fácio um presente para ser da-do ao Prefeito da cidade. Ed-gar e Laura chegam à nova ca-sa, acompanhados de suas fa-mílias. Isabel, Afonso, Isidoroe Jurema são recebidos por Per-cival e Etelvina no Morro daProvidência. Laura e Edgar fi-cam sozinhos em casa.

LADO A LADO

Quinta-feira (13/9)

NOTAS DA REDAÇÃ[email protected]

PROPOSTAS 2 - Em se-gundo lugar, está o vereadorFrancisco José Júnior, com246 proposições, entre proje-tos de lei (29), projetos de de-creto (8),projetos de resolução(2), indicações (128) e requer-imentos (79). Em terceiro lu-gar,está a vereadora Maria dasMalhas,com 239 proposiçõesapresentadas de janeiro a 5 desetembro deste ano.

INSCRIÇÕES -As inscriçõespara o Prêmio Caern de Re-dação encerram-se na próxi-ma segunda-feira, 17. Podeminscrever-se alunos do 5º anodo Ensino Fundamental ao 3ªano do Ensino Médio.O temada redação é "Água:desafio doSéculo XXI".

CHEFÃO - O todo-poderoso da campanha doDEM, Gustavo Rosado, quequer continuar chefe de ga-binete da Prefeitura, anda di-zendo, segundo fontes demis-tas, que a próxima pesquisado instituto que está sob suaordem vai trazer Larissa nafrente por dois ou três pon-tos. Se isso não acontecer, eledispensa o instituto e o veícu-lo que anunciar.

BARROCAS - O vereadorLairinho Rosado (PSB) soli-citou o saneamento básico,re-cuperação da pavimentação,limpeza do lixo, melhoria dailuminação pública e a inten-sificação do policiamento narua Anatália de Melo Alves,no bairro Barrocas.

IBGE - Segundo os dadosdivulgados pelo IBGE, osdez menores municípios po-tiguares somam juntos22.989 habitantes - bem me-nos que toda a população deApodi (34.852 habitantes),que é o menos povoado en-tre as dez maiores cidades doRio Grande do Norte. NoEstado, o município com amenor população é Viçosa,com 1.633 habitantes.

RODOVIA Segundo um levantamento divulgado pela Polícia Rodo-

viária Federal (PRF), a BR-304 lidera em número de acidentesfatais, contabilizando 49 colisões que resultaram em morteentre janeiro e agosto de 2012. A polícia atribui o grande nú-mero de mortes da BR-304, que liga Natal a Mossoró, ao flu-xo do local e à falta de estrutura da rodovia.

EXONERAÇÃO Após a "Operação Cangueiros", do MP, que identificou

um esquema de corrupção no Detran de Mossoró, a governa-dora Rosalba Ciarlini exonerou o diretor do Detran de Mos-soró, Jader Costa. O assessor técnico Saint Clair Lopes assu-mirá interinamente o cargo.

SHOW-MENSAGEM No próximo dia 22, padre Zezinho estará em Mossoró para

realizar um show-mensagem no Porcino Park Center. A apre-sentação de um dos maiores nomes da Igreja Católica tem oobjetivo de arrecadar fundos para a reforma do Mosteiro deSanta Clara.

PROPOSTAS - A CâmaraMunicipal de Mossoró divul-gou o balanço da produçãoLegislativa no ano de 2012.Conforme os dados,o verea-dor Lairinho Rosado é o par-lamentar mais atuante, com309 proposições. Das quaisforam quatros projetos delei, dois projetos de decre-to, 185 indicações e 118 re-querimentos.

Várias famílias já vivem uma via crucispor conta da desapropriação da área, dos seus lotes e moradias.

F

AEROPORTO DE SÃOGONÇALO É ILEGAL?

NUREMBERG FERREIRA DE SOUSALicenciado em Geografia

Ju e Dinho reatam o namo-ro. Ju conta para Lia que vol-tou com Dinho e as duas se acer-tam.Rita defende Mathias maisuma vez em discussão entre alu-nos e professores sobre o siste-ma de segurança.Morgana sen-te ciúmes de Rita, que é conso-lada por Rafael após conversacom o diretor. Mario não gostade saber que Bárbara pode se en-volver com Nando. Orelha co-manda a aula de Educação Fí-sica e Marcela acha graça. Mor-gana é hostil com Rafael,que nãoentende. Dinho dispensa o fu-tebol com os amigos para ficarcom Ju.Morgana se declara pa-ra Rafael e o beija.

MALHAÇÃO

Begônia percebe a admira-ção que Nina tem por Tufão.Ni-na fala para Jorginho que elesprecisam espalhar as fotos quepossuem contra Carminha.Jor-ginho exige que sua noiva nãotente se aproximar de Ágata eTufão. Verônica descobre queCadinho está no Divino e com-bina com Noêmia e Alexia deencontrá-lo. Jorginho leva có-pias das fotos de Carminha eMax para Débora. Leleco eDarkson discutem por causa deTessália. Valdo vê Betânia es-condendo o envelope com asfotos de Carminha.Leleco avi-sa a Tufão que Nina está na pra-cinha do Divino.

AVENIDA BRASIL

Tom não deixa Ináciocontar a verdade para Rosá-rio. Lygia gosta que Gilsonfique mais tempo em sua ca-sa. Chayene pede para o ca-mareiro do hotel a colocarno quarto de Fabian. Con-rado vende o cavalo e entre-ga o dinheiro ao pai. Elanoconta para Stela que já teveum envolvimento com Cida.Sandro entrega a mala como dinheiro que achou para apolícia. Damasceno vai à ca-sa de Penha e agradece a San-dro por ter salvado sua vidae devolvido o dinheiro. Iná-cio encontra Chayene em seuquarto.

CHEIAS DE CHAME

ECONOMIA www.omossoroense.com.br6 – Quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Produção industrial já apresenta sinal moderado derecuperação, avalia o presidente do Banco Central

OPINIÃO

Taxa de juros para pessoas físicas é a mais baixa desde 1995

DADOS

Alexandre Tombini citou os estoques em níveis adequados, a produção em crescimento nos últimos meses e a expansão do emprego industrial

Segundo Tombini, a expectativa é um ritmo mais forte da atividade econômica neste semestre e em 2013

KELLY OLIVEIRARepórter da

Agência Brasil

BRASÍLIA – A indústriacomeçou a apresentar sinalmoderado de recuperação naprodução, na avaliação dopresidente do Banco Central(BC), Alexandre Tombini,que participa de audiênciapública no Senado.

Para Tombini, há um am-biente mais favorável para aindústria retomar a produ-ção. O presidente do BC ci-tou os estoques em níveisadequados, a produção emcrescimento nos últimos me-ses, a expansão do empregoindustrial, e a melhora naconfiança dos empresários enas condições de competiti-vidade. Além disso, Tombi-ni destacou que o nível de uti-lização da capacidade voltoua subir.

Sobre a agricultura, Tom-bini destacou que a safra de

AGÊNCIA BRASIL

SÃO PAULO – Pela sextavez no ano, as taxas de jurosdas operações de crédito tive-ram redução no mês de agos-to, aponta pesquisa da Asso-ciação Nacional de Executivosde Finanças, Administração eContabilidade (Anefac).O es-tudo, divulgado ontem (12),mostra uma queda de 0,10ponto percentual na taxa de ju-ros média geral para pessoafísica, passando de 6,12% aomês, em julho, para 6,02% emagosto. Esse é o menor índiceregistrado na série histórica dapesquisa, iniciada em 1995.

De acordo com a associa-ção, as reduções podem ser

atribuídas à melhora dos in-dicadores econômicos, assimcomo à redução da taxa bási-ca de juros, a Selic, adotada pe-lo Banco Central, em 29 deagosto. Ainda em relação àpessoa física, das seis linhasde crédito pesquisadas,apenasas taxas do cartão de créditorotativo ficaram estáveis(10,69% ao mês). As demaisforam reduzidas.

No comércio, as taxas parapessoa física diminuíram2,15%, passando de 4,65% aomês em julho (72,53% ao ano)para 4,55% ao mês em agosto(70,56% ao ano). Os juros docheque especial também ti-veram queda, de 0,25%, e fi-caram em 8,05% ao mês.

grãos deve bater recorde. Nocaso do setor de serviços, eledisse que há crescimento aci-ma da expansão da economiae “essa tendência deve con-tinuar”.

O presidente do BC ressal-tou ainda que a demanda porprodutos e serviços continuasustentada pelo crescimentoda renda e do emprego.

Tombini voltou a dizer que

a recuperação da economiatem se materializado de for-ma gradual. Segundo ele, a ex-pectativa é um ritmo mais for-te da atividade econômicaneste semestre e em 2013.

SOCIAL Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 – 7www.omossoroense.com.br

@ Parabéns para Izoares Oliveira,que ani-versaria hoje.

@ O colunista Jean Rodrigues está com tudopronto para a 15ª Noite Classe A, marcada paraacontecer neste sábado, 15, no Espaço Villa Ri-ca,em Areia Branca,às 23h,com animação de Jim-my e Banda, Marcelo Mota e Orquestra FlashBack.

@ Essa é para anotar na agenda: aconte-ce no próximo dia 20,às 18h,no Requinte Buf-fet, o Chá da Solidariedade, promovido pe-las voluntárias da Casa de Apoio de Comba-te ao Câncer de Mossoró e Região.

@ O jornal O Mossoroense comemora maisum ano e quem ganha presente são os seus leito-res. Edição Especial de aniversário circulará dia17. Voltaremos ao assunto com mais detalhes.

@ George Azevedo está de malas prontaspara embarcar para Salvador, onde assisteao casamento de Solange Almeida, a voca-lista da banda Aviões do Forró.

@ Anne Caroline Gomes de Andrade reuni-rá 50 amigas no seu chá de panela, que acontece-rá neste sábado, 15, a partir das 16h30, no SalãoCristal do Garbos Recepções & Eventos. A des-pedida de solteiro terá decoração do Garbos De-cor, e a música de André Luvi e banda. A noivavai casar no dia 10 de novembro, com recepçãono mesmo espaço.

@ A V. Hall, no Mossoró West Shopping,reuniu clientes para mostrar as coleções ve-rão 2013 que já estão em suas araras.

[email protected]

PintoCURTA-METRAGEM

Lílian Moura,Kênia Marques eGeorgianoAzevedo nolançamento doVerão 2013 daV. Hall

Kênia Marquescom as modelos

da Tráfego Models no desfile da

V. Hall

TURISMOO 2° Festival de Turismo, que acon-

tece nos dia 28 e 29 de setembro, conta-rá com a participação do Hotel VillaOes-te.O evento reúne,no Centro de Conven-ções de João Pessoa, grandes operado-ras de turismo do trade nacional e inter-nacional e mais de 500 agentes de via-gens com o objetivo de promover a inte-gração do setor e oferecer novos produ-tos ao mercado.

MANUALO Centro de Estudos Jurídicos Juxta

Legem/Araújo,Soares,Barreto & AbreuAdvogados Associados reúnem advoga-dos hoje (13), a partir das 19h, no Re-quinte Buffet, para o lançamento do li-vro "Manual das Eleições 2012", de au-toria do jurista potiguar Erick Pereira.Na oportunidade, o autor fará uma pa-lestra enfocando a obra. Socorro Paiva esua equipe do Requinte assinam o jantare serviço.

ADMINISTRADORESDentro das festividades pelo Dia do

Administrador, comemorado no últimodia 9, o Conselho Regional de Adminis-tração do Rio Grande do Norte(CRA/RN) realiza um almoço come-morativo hoje, no Hotel Garbos, com apresença do consultor Fred Alecrim, daPonto de Referência, ministrando pales-tra com o tema "Gestão GPS". Segundoa presidente do CRA/RN, Ione Salem, oevento em Mossoró é um passo impor-tante para a mobilização da categoria nointerior do Estado, e para a instalação deuma delegacia do CRA/RN na cidade.

BRASIL/MUNDO8 - Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 www.omossoroense.com.br

Comissão do Senado aprova projeto que proíbe demissão por justa causa em casos de alcoolismo

PROIBIÇÃO

Também foi aprovado projeto de lei que estabelece que pacientes com câncer terão prioridade no tratamento do SUS

CLT prevê a embriaguez como uma das hipóteses passíveis de demissão

MARCOS CHAGASRepórter da

Agência Brasil

BRASÍLIA - O trabalha-dor dependente de álcool só

poderá ser demitido por justacausa quando recusar trata-mento médico, inclusive osoferecidos pelo Sistema Úni-co de Saúde (SUS). Isso é o queprevê o projeto de lei aprova-

do ontem (12) na Comissão deAssuntos Sociais do Senadoque, agora, será votado na Co-missão de Constituição e Jus-tiça antes de ser remetido à Câ-mara dos Deputados.

Hoje, a Consolidação dasLeis do Trabalho (CLT) prevêa embriaguez habitual ou emserviço como uma das hipóte-ses passíveis de demissão porjusta causa. Pela proposta, os

casos de alcoolismo passam aser tratados como doença.

“É urgente a atualização danorma para que ela passe a re-fletir aquilo que a sociedadecomo um todo já compreen-deu e assimilou: o alcoolismoé doença e não desvio de ca-ráter”, ressaltou o relator doprojeto de lei Rodrigo Rollem-berg (PSB-DF).

O parlamentar ressaltouainda que a Organização Mun-dial da Saúde (OMS) e a Jus-tiça brasileira,quando aciona-da, reconhecem que ao traba-lhador dependente de álcoolnão se aplica a demissão porjusta causa.Rollemberg acres-centou que pelo entendimen-to dos juízes, essa “demissãosumária” agrava ainda mais abaixa estima do dependente.

Também foi aprovado pe-la Comissão de Assuntos So-ciais projeto de lei que esta-belece que pacientes com cân-cer terão prioridade no trata-mento do SUS especialmen-te em casos de necessidade decontrole da dor.A matéria temcomo relatora a senadora AnaAmélia (PP-RS) e estabeleceque o paciente, para usufruirdessa prioridade, deve estarcadastrado em programa es-pecial de controle da dor on-cológica.

Esses pacientes terão aces-so a medicamentos forneci-dos pela saúde pública. Deacordo com o projeto, após aaprovação pelo Congresso, ogoverno federal terá um pra-zo de 90 dias para regulamen-tar a matéria.

Boa parte dos professo-res que foram contratadospelo Governo do Estado em2012 ainda está sem receberos seus salários.O professorMárcio Manoel, que lecio-na História na Escola Esta-dual Diran Ramos do Ama-ral, conta que faz cinco me-ses que não recebe os seusvencimentos.

"O sentimento é de indig-nação,de revolta, eu dou au-la todos os dias e não estourecebendo por isso. Eu pre-

ciso sustentar minha família,e o orçamento já estourou faztempo. Só estou conseguin-do segurar porque tenho ou-tro vínculo na iniciativa pri-vada",esclarece o professor.

Segundo ele, o que maisrevolta é que o Governo doEstado não explica aos do-centes o motivo do atraso."O que chega até nós sãoboatos, porque o governonão emite uma nota oficialpara explicar a demora dopagamento, muito menos o

dia em que os valores serãopagos. Algumas pessoas semanifestaram nas redes so-ciais que estão recebendo opagamento, mas muitos ou-tros, como eu, ainda não",destaca Márcio Manoel.

O coordenador do Sin-dicato dos Trabalhadoresem Educação do RN (S-inte/RN),Rômulo Arnaud,diz que o Estado efetivou614 professores em abril de2012.Uma parte dos docen-tes recebeu, no dia 31 de

agosto, o pagamento refe-rente a quatro meses, o quesignifica que faltou o paga-mento de um mês.

"O Sinte está tentandomarcar uma audiência coma Secretaria de Educação,mas até agora não conse-guiu. É um absurdo o Esta-do atrasar cinco meses de sa-lário, são prejuízos irrepa-ráveis para esses profissio-nais. Além disso, os profes-sores que receberam os sa-lários no mês de agosto, ti-

veram o Imposto de Rendadescontado,o que não acon-teceria se o pagamento tives-se saído normalmente. Ogoverno alega problema nadocumentação, mas o pro-blema é que os profissionaisnão foram notificados paraprovidenciar esses docu-mentos", explica.

Cassiele Lima foi uma dasprofessoras que receberamos pagamentos atrasados."Esse período sem recebersalário foi muito difícil,prin-

cipalmente porque eu estougestante e precisava do di-nheiro para comprar o en-xoval", conta a professora.

O secretário estadual daAdministração, Alber Nó-brega,afirma que o atraso dopagamento é decorrente daburocracia do Estado, alémdos professores que não agi-lizaram a nomeação. "Estasemana estamos preparan-do uma folha extra para o pa-gamento desses professo-res", informa o secretário.

SALÁRIOS DOS PROFESSORES CONVOCADOS PELOESTADO NESTE ANO AINDA ESTÃO ATRASADOS

COTIDIANOQUINTA-FEIRA

Mossoró (RN),13 de setembro de 2012

Caderno do jornal O Mossoroense

EntraveAlguns profissionais não recebem salários há cinco meses

GERAIS www.omossoroense.com.br2 – Quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Praça e mercado do bairro Alto da Conceiçãoestão deteriorados devido à falta de manutenção

DESCASO

Moradores e comerciantes da região informam que os problemas infraestruturais existem há diversos anos

Mercado apresenta graves problemas estruturais

Praça está completamente abandonada

Professora da Uern lança livro voltadopara o público infantil

LITERATURA

Esgoto e infiltração de água são apenas algunsdos problemas que assolam o mercado

A chefe do Departamentode Educação da Universidadedo Estado do Rio Grande doNorte (Uern), Verônica Mariade Araújo Pontes, lançou on-tem, 13, o livro "O Fantásticoe Maravilhoso Mundo Literá-rio Infantil". A solenidade foirealizada na Sala Joseph Bou-lier, no Memorial da Resistên-cia de Mossoró.

A obra é resultante da tesede doutorado da professoraVerônica, que faz um compa-

rativo entre a iniciação à leitu-ra em Portugal e no Brasil.

De acordo com a autora, aobra é uma oportunidade de seconhecer a importância de in-centivar a leitura infantil des-de os primeiros anos de vida.

"Mostramos a importânciada literatura infantil desde osprimeiros anos da escola paraa formação do leitor. Tambémmostramos a importância doscontos de fadas e da literaturainfantil brasileira",acrescentou.

Em decorrência da chuva,da exposição ao sol e da faltade manutenção, a praça AlípioBandeira e o mercado do bair-ro Alto da Conceição encon-tram-se deteriorados. A pra-ça, que deveria servir comoárea de lazer para os morado-res, encontra-se abandonada,os brinquedos destinados àscrianças estão quebrados e en-ferrujados,assim como os ban-cos e mesas. A estrutura domercado apresenta infiltra-ções, a fiação interna está ex-posta,e são rotineiros na regiãoproblemas com esgoto.

O morador Eduardo Cha-ves disse que há bastante tem-po não é realizado qualquerserviço de manutenção na pra-ça Alípio Bandeira.

"Esse espaço está esqueci-do, os brinquedos estão mui-to enferrujados, e são poucasas opções,desta forma nenhu-ma criança brinca mais poraqui. Aqueles que são idosospoderiam durante a tarde sen-tar e conversar nos bancos,po-rém esses praticamente nãoexistem mais. As pessoas quequiserem caminhar só podemfazer isso pela manhã,pois to-da a área é ocupada por me-sas e cadeiras, impossibilitan-do a realização de qualquer ati-vidade. Quem quer utilizar aáera de lazer se encaminha àspraças novas construídas noCorredor Cultural", destacouEduardo.

Ele complementa afirman-do que, além dos problemasinfraestruturais encontradosna praça, os habitantes da re-gião presenciam, constante-

mente, indivíduos comerciali-zando drogas no local.

"Eles usam drogas na cal-çada. A gente fica com medode sair, porque não sabemos oque são capazes de fazer, umavez que estão sob o efeito dadroga.Eles usam e também co-mercializam aqui pela área. Apolícia aparece quando temproblema, quando seria maisinteressante realizar uma ação

preventiva.Não há um policia-mento efetivo no local", rela-tou o morador.

O gerente de Infraestrutu-ra, Carlos Clay, informou quefoi elaborado um projeto pararevitalizar cerca de 30 praçasem Mossoró, uma das áreas delazer a ser reformada será a Alí-pio Bandeira.

"É importante manter essasestruturas funcionando,pois e-

las funcionam como um am-biente que estimula a práticadesportiva, cria momentos en-tre pais e filhos, além de trazeroutros benefícios.Entre as pra-ças a serem reformadas, estão:Raimundo Gobira, no bairroBoa Vista;a Jornalista João Go-mes Filho, situada no AboliçãoI;e a Professor Antônio da Gra-ça Machado,localizada no Abo-lição IV", explicou Carlos Clay.

Outro problema apontadopor comerciantes e habitantesdo bairro é a má conservaçãodo mercado. Os vendedoresalegam que são constantes ostranstornos relacionados aoentupimento do esgoto, o quegera mau cheiro e afasta osclientes do local.Enquanto queos usuários reclamam da faltade higiene do ambiente.

A comerciante Maria daConceição falou que há váriosanos profissionais vão ao lo-cal fazer a medição do espaço,porém a reforma de fato nun-ca aconteceu.

"A falta de revitalização domercado vem prejudicando oscomerciantes,pois a clientela sódiminui com o passar do tem-po, além disso é rotineira a re-clamação por parte dos usuários.Seria muito bom ter um espaçoorganizado, com seções, isto é,lanchonetes de um lado, carnesde outro, assim como as frutas.Houve um tempo em que fala-ram de reforma,a gente até criouesperanças, mas algumas pes-soas que trabalham no local sesentiram prejudicadas, porqueteriam que suspender as vendaspara que as obras fossem feitas.

Desde então, parece que o pro-jeto nunca saiu do papel".

Também comerciante,Fer-nanda Gomes relatou que ro-tineiramente as pessoas quemoram e trabalham no localtêm problemas com o entupi-mento do esgoto.

"As pessoas param de tra-balhar para executar uma fun-ção que não é sua, ou seja, de-sentupir esgoto. Quando nãoé o esgoto, é o vazamento deágua, que persiste há mais de60 dias. Ligamos para a Com-panhia de Águas e Esgotos doRio Grande do Norte (Caern),

informamos sobre o proble-ma, mas até agora nenhumamedida foi tomada".

O secretário municipal deDesenvolvimento Territorial eAmbiental, Alexandre Lopes,comunicou que está previstopara entrar no Orçamento dopróximo ano a reforma de to-dos os mercados de Mossoró.

Em relação ao vazamentode água relatado pelos mora-dores e comerciantes da região,o gerente da Caern de Mosso-ró,Neilton Barreto,avisou queenviará uma equipe ao local pa-ra analisar a situação.

Professora Verônica Maria

MARCOS LIMA

LUCIANO LELLYS

Quarto lote da restituição do Imposto deRenda deverá beneficiar 3.891 mossoroenses

ECONOMIA

Receita Federal de Mossoró informa que nas três primeiras remessas 14.193 contribuintes receberam o dinheiro

A Receita Federal do Brasilliberou na terça-feira (11) aconsulta ao quarto lote da res-tituição do Imposto de RendaPessoa Física (IRPF) 2012.Nototal, serão depositados R$ 1,8bilhão em restituições referen-tes aos anos 2008 e 2012. EmMossoró,nos três primeiros lo-tes 14.193 foram restituídos,nesta nova remessa 3.891 con-tribuintes devem receber o be-nefício.

Segundo o auditor fiscalJoão Daniel Freire, os mosso-roenses não têm encontradodificuldades para receber a res-tituição

"Para aquelas pessoas que in-

formaram corretamente a con-ta bancária para recebimento desua restituição não há proble-mas em seu recebimento.Os in-divíduos que erraram ou não in-formaram a conta bancária de-vem procurar a agência bancá-ria para recebimento. Tambémocorre o não recebimento pa-ra aqueles contribuintes que fi-caram retidos em malha fiscal",informou Daniel.

Ele destacou que os contri-buintes que não entraram nalistagem devem verificar no ex-trato da Declaração do Impos-to de Renda Pessoa Física 2012se há pendências ou outros mo-tivos para a retenção em ma-

lha fina.O documento está dis-ponível no Centro Virtual deAtendimento ao Contribuin-te (e-Cac).

O acesso ao extrato permi-te também que as pessoas con-firam se as cotas do IRPF es-tão sendo quitadas corretamen-te,bem como identificar ou par-celar eventuais débitos em atra-so, entre outros serviços.

Segundo a Receita, o din-heiro será depositado na se-gunda-feira, 17. A restituiçãoficará disponível no banco du-rante um ano. Se o contribuin-te não fizer o resgate nesse pra-zo,deverá pedi-la através da in-ternet. De acordo com a Receita, a restituição ficará disponível no banco durante um ano

Evento pretende reunir duas mil pessoas no Sesc

GERAIS Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 - 3www.omossoroense.com.br

Serviço Social do Comércio local finalizapreparativos para Jogos dos Comerciários

O Serviço Social do Co-mércio (Sesc) de Mossoró ini-ciará na próxima segunda-feira (17) os Jogos dos Co-mercários 2012. O eventoacontecerá durante os mesesde setembro, outubro e no-vembro e terá diversas mo-dalidades, como natação, vô-lei, futsal, futebol de campo,queimada e basquete. No mu-nicípio a expectativa é que cer-ca de dois mil comerciantesparticipem das atividades.

Uma das organizadoras doevento, Magnólia Aragão in-formou que as inscrições parao futsal e futebol de campo es-tão encerradas, uma vez quecom a proximidade do evento

as tabelas devem ser confeccio-nadas para determinar a ordemem que os jogadores irão par-ticipar. Os 1º lugares nas duasmodalidades receberão comoprêmio o terno para toda equi-pe e bola.

"As inscrições são realiza-das na própria sede do Sesc, eapenas aqueles que irão dispu-tar nas modalidades futsal e fu-tebol de campo pagarão o va-lor de R$ 10, 00 no ato do ca-dastro, as demais modalidadessão gratuitas e continuam aber-tas.Para os jogos deste mês,queacontecem entre os dias 17 e30, teremos 800 jogadores dis-putando o título. A expectati-va é que para os meses de ou-

tubro e novembro, quandoacontece a disputa na natação,vôlei,basquete,natação e quei-mada, o mesmo número departicipantes seja mantido".

Este ano o evento tem co-mo novidade a escolha da Ga-rota dos Jogos dos Comerciá-rios. Segundo Magnólia Ara-gão, a ideia surgiu com o intui-to de inovar a programação,dando destaque as profissio-nais que atuam no comércio daregião.

"Foram selecionadas 15 co-merciárias para participaremda disputa. Uma comissão decinco jurados irá analisar osquesitos beleza, simpatia e de-senvoltura.Para ajudá-las du-

rante o desfile, temos ofereci-do aulas para que estas não sesintam tão nervosas no dia daapresentação. Em uma parce-ria com o Serviço Nacional deAprendizagem Comercial (Se-nac),este irá fazer a maquiageme os cabelos das candidatas.Aquela que vencer o concur-so irá ganhar um fim de sema-na no Hotel Enseada Sesc Na-tal, além da coroa e faixa".

Além dos comerciários, fo-ram convidados a participardos jogos o Tiro de Guerra(TG) e o 2º Batalhão da Polí-cia Militar (BPM). Os Jogosdos Comerciários acontecemtambém em Natal, Macaíba eCaicó.

EVENTO

Mutirão do Seguro DPVAT será realizado hoje Com objetivo de facilitar a

resolução de alguns processosjudiciais relativos à cobrançado seguro DPVAT (DanosPessoais Causados por Veícu-los Automotores de Via Ter-restre),o Tribunal de Justiça doRio Grande do Norte realiza-rá mais um Mutirão DPVAT

em Mossoró.O evento será ho-je, a partir das 8h, na Escolade Artes, localizada na aveni-da Alberto Maranhão, s/nº,Centro, ao lado do Ginásio deEsporte Pedro Ciarlini.

A iniciativa é desenvolvidaatravés do Centro Judiciário deSolução de Conflitos da Região

Oeste. No mutirão de hoje es-tão agendadas mais de 250 au-diências, relativas a feitos emtrâmite perante às Comarcas deMossoró e Apodi.

As pessoas intimadas, comoautoras de processos, para par-ticipar do Mutirão devem levardocumentos pessoais (RG e

CPF),além de todos os exames,laudos e documentos relaciona-dos ao acidente e com o pro-cesso.

Nos acordos, a indenizaçãoserá fixada conforme a exten-são do dano revelada pela perí-cia médica, oscilando os valo-res, em média, entre R$ 135,00

e R$ 13.500,00. Além disso, asdespesas médicas comprovadasem até R$ 2.700,00 poderão serressarcidas ao acidentado

O Seguro DPVAT buscaamparar as vítimas de aciden-tes com veículos automotoresem todo o território nacional,não importando de quem seja

a culpa, estando cobertos to-dos os cidadãos, em qualquerparte do Brasil, sejam eles mo-toristas, passageiros ou pedes-tres, desde que sujeitos aos se-guintes sinistros: morte, inva-lidez permanente e reembol-so de despesas médico-hospi-talares comprovadas.

CONCILIAÇÃO

ARQUIVO

LUCIANO LELLYS

Quentes & Frias

GERAIS4 – Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 www.omossoroense.com.br

Parabéns a Edilene Fernandes quenos mínimos detalhes deixou tudo lin-do para a festa do primeiro aniversáriodos trigêmeos:Lucas, Maria Fernandae Sérgio.

No dia 20, às 20h, o Requinte Buffet es-tará mais um iluminado com o chá da solida-riedadeda Casa de Apoio de Combate ao Cân-cer de Mossoró e Região.

Dr. Alcides Bernardo muito festejadona última segunda-feira com direito a fus-quinha do amor e uma legião de amigosque lhe fizeram uma baita surpresa.

André Luvi sem violão, mas com sua lin-da voz chegou de surpresa e cantou para-béns superespecial para Alcides que não es-condeu a cara de felicidade.

O empresário Edvaldo Fagundes e suaZulailde reuniu na tarde de sábado a fa-mília e amigos para o 1º sacramento dasnetas Duda, Ana Beatriz e Alice... QueDeus abençoe a todos!

Ainda vale enviar parabéns para SeyssaPraxedes, por quem temos um carinho todoespecial.

Estão na nossa listinha de aniversa-riantes Nilda Pereira, Elizete Brasil, LiaCastro, Joselene Bezerra, Hamilton Ne-to, Isoares Martins, Luzicleide Domin-gos, Telles Jerônimo, Gabi Escóssia,Cláudia Oliveira, Cláudia Vieira, Patrí-cia Souza e Elizabeth Lima.

Toda semana a colunista Wanderlânia Li-ma anuncia novidades para a sua grande fes-ta do próximo dia 22.

Próximo sábado, o colunista Jean Ro-drigues apresentará a 15ª Noite Classe A,no espaço Villa Rica, em Areia Branca.

Muito bom receber uma rosa brancacom o perfume da amizade, do carinho denossa amada dona Ivone Lopes. Sempre nocoração!

Alexandre Diógenes e seus dois amoresCarol e Alexandre Filho espalhando alegria

no viva ao trio Lucas, Maria e Sérgio.

E com direito atrês bolos, trêsparabéns e trêsgrandes motivospara comemoraro 1º ano de vidado trio Lucas,Maria e Sérgio.Só alegria dospapais Sérgio eFernanda.

No viva aos trigêmeos Lucas,Maria e Sérgio a bela Aninha Fagundes

e a sua bonequinha de verdade Ana Beatriz

Felicidade da família Neuzo Leite,Sandrinha e as suas preciosas joias Nicole,Nayara e Manuela no viva aos trigêmeos.

DECORARTAnda com a novidade exclusiva em to-

da região dos tecidos autoadesivos quesão práticos e de fácil aplicação, que po-dem ser utilizados para diversos tipos derevestimentos. Um luxo!

JUXTA LEGEMLança hoje, às 19h, no Requinte Buf-

fet, o Manual das Eleições 2012, de au-toria do advogado natalense Erick Pe-reira. Vale a pena conferir!

DE OLHO NA POLÍTICAA política está pegando fogo de ver-

dade na nossa cidade, mas vou continuarclamando por respeito aos adversários.Acredito que podemos fazer nossas es-colhas respeitando o do outro sempre.

GERAISwww.omossoroense.com.br Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 - 5

Justiça eleitoral impede que escola municipalseja usada para reunião político-partidária

DENÚNCIA

Diretora foi denunciada após enviar convites convocando pais de alunos para ouvir propostas de campanha do DEM

Justiça eleitoral quando informava diretora sobre a denúncia

A Escola Municipal Mari-neide Pereira da Cunha, loca-lizada no conjunto Santa Del-mira, recebeu a visita, na tar-de de ontem, de fiscais da Jus-tiça Eleitoral.

Eles foram averiguar umadenúncia de que a candidata aprefeito Cláudia Regina(DEM) ia se reunir com os paisdos alunos da escola para aapresentação das propostas decampanha.

"Recebemos uma denúnciaanônima de que iria haver umamovimentação política na es-cola. Essa atitude fere a legis-lação eleitoral porque a estru-tura da escola e o banco de da-dos dela não podem ser utili-zados para uma reunião depropaganda eleitoral", afirmaAlisson Araújo, fiscal da pro-paganda eleitoral.

Quando a reportagem dojornal O Mossoroense che-gou ao local, a diretora Fáti-ma Rocha estava na rua ao la-do da escola dispensando ospais dos alunos porque a can-didata havia desmarcado a reu-nião. Segundo ela, o encontronão seria realizado na escola,mas sim ao lado dela.

"Não marcaria uma reu-nião de campanha dentro daescola ou em nome dela. Eumarquei esse encontro paraque a comunidade local ficas-se ciente da proposta da can-didata. Também não foi uti-lizado o banco de dados daescola,porque os convites fo-ram entregues do lado de fo-

Ministério Público recomenda fiscalização emrecursos do Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini

IRREGULARIDADE

O Ministério Público do RioGrande do Norte (MP/RN),através do promotor de justi-ça Fábio de Weimar Thé, re-comendou à Secretaria Muni-cipal de Planejamento, Orça-mento e Finanças da Prefeitu-ra de Mossoró que adote me-didas para fiscalizar a arrecada-ção, destinação e prestação decontas dos recursos arrecada-dos na utilização do Ginásio deEsporte Pedro Ciarlini.

"A investigação partiu de de-núncia anônima e constatamos

que os recursos do ginásio nãoestão sendo fiscalizados da for-ma que manda a legislação",es-clarece o promotor. O MPconstatou irregularidades ates-tadas na perícia contábil reali-zada na prestação de contas,apresentada pela Prefeitura re-lativa aos recursos arrecadadosjunto ao ginásio.

De acordo com o promo-tor, a recomendação estabele-ce o prazo de 20 dias para queo município atenda ao solici-tado. "Caso a recomendação

não seja acatada, a promoto-ria adotará medidas legais co-mo a responsabilização pessoaldo responsável pelo setor",ex-plica Fábio de Weimar Thé.

A secretária municipal doPlanejamento, Orçamento eFinanças, Maria de FátimaMarques,foi procurada pela re-portagem do jornal OMossoroense para comentaro caso. Mas, até o final destaedição a secretária estava emreunião e não pôde atender àequipe.

Diretora dispensou pais de alunos convocados para a reunião Convite foi enviado aos pais em nome da direção da escola

Os recursos do Ginásio Pedro Ciarlini não estão sendo fiscalizados como manda a legislação

FOTOS: LUCIANO LELLYS

ARQUIVO

ra", explica a diretora.No entanto, um bilhete re-

cebido pelos pais dos alunoscomprova que no convite é uti-

lizado o nome da escola. "Eufui buscar meus filhos na es-cola ontem e recebi um convi-te para participar da reunião",

conta Gisele Batista, mãe dedois estudantes da escola mu-nicipal.

Segundo o fiscal da propa-

ganda eleitoral,a diretora da es-cola terá que dar explicações àJustiça Eleitoral que analisaráo caso.Fátima Rocha disse que

não tinha interesse em descum-prir a legislação e que irá pres-tar os esclarecimentos solicita-dos pela Justiça.

Seedorf não treina pelo 2º dia seguido, masBotafogo segue confiante em recuperação

CAMPEONATO BRASILEIRO

Após ser poupado na terça-feira, Seedorf voltou a ficar defora do treinamento do Bota-fogo nessa quarta-feira. O ho-landês realizou atividade na aca-demia, mas tem chances de en-frentar o Internacional hoje. Ocamisa 10 sofreu uma pancadana coxa esquerda contra o Náu-tico e passou por um exame nolocal. O resultado ainda não foidivulgado.

O primeiro jogo do projeto‘Túlio a 100 – 7 gols de soli-dariedade’ não ocorrerá maisneste sábado. O Tupi, que seriao adversário, cancelou na noiteda última terça-feira o confron-to alegando problemas financei-ros. Não houve tempo para en-contrar uma nova equipe e oAlvinegro achou por bem nãorealizar qualquer tipo de even-to na data.

Durante o treinamento, otécnico Oswaldo de Oliveira uti-lizou Cidinho no lugar de See-dorf.Outra opção é Lodeiro,queretornou do período com a se-leção uruguaia, tendo ficado nobanco de reservas durante as d-uas partidas pelas Eliminató-rias da Copa do Mundo.Em co-letiva,o treinador comentou so-

Guiñazu vai seguir 100% ar-gentino. Depois de ensaiar aabertura de um processo paraconseguir a dupla cidadania dovolante, o Internacional mu-dou de ideia. Voltou atrás. Vaideixar seu grupo principal comcinco estrangeiros até o final datemporada. Já vislumbrandouma reformulação no elenco,a diretoria entendeu que a lutaburocrática não era tão funda-mental.

A mudança de rumos teveinfluência da quase saída de Bo-latti, que só não foi para o Za-ragoza na última janela por de-talhes. Pequeno desajuste bu-rocrático que atrasou o negó-cio para depois do encerra-mento do período de transfe-rências.Em janeiro,porém,eledeve deixar o clube de vez.

“O processo demanda mui-to tempo, pode chegar a umano. Pensamos melhor. Podesurgir um negócio em janeirocom algum estrangeiro.Resol-vemos esperar e fazer uma rea-valiação no final desta tempo-rada”, argumentou ao UOLEsporte o presidente do Inter,Giovanni Luigi.

O camisa 10 sofreu uma pancada na coxa esquerda contra o Náutico

ESPORTE www.omossoroense.com.br6 – Quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Internacional volta atrás nos planos e abortaprocesso de dupla cidadania para Guiñazu

MUDANÇA

bre a possibilidade.“Meu pensamento é escalar

o Seedorf. Ainda não desviei.Usei o Cidinho, mas tem o Lo-deiro chegando também.Por en-quanto, estamos concentradosno Seedorf e veremos o que vaiacontecer”, disse o treinador.

Antes de enfrentar o Coriti-ba, Seedorf também havia fica-do de fora de dois treinamen-tos durante a semana. No diado jogo,o holandês desfalcou oBotafogo - Lodeiro assumiu a

posição. Porém, o fato de a par-tida ser na quinta-feira aumentaas chances de o camisa 10 se re-cuperar.

Em recuperação de lesões,Antônio Carlos e Vitor Júniorintensificaram a preparação físi-ca nessa quarta-feira.O aprovei-tamento da dupla nesta quinta-feira, no entanto, é improvável.Eles devem voltar no próximodomingo, contra a Ponte Preta.Já Renato e Marcelo Mattos de-ram voltas entorno do gramado,

mas ainda precisarão de maistempo.

O confronto com o Interna-cional, nesta quinta-feira, é vis-to pelo Botafogo como decisi-vo para as pretensões da equipeno Brasileiro. Após conquistaruma trinca inédita, o Alvinegrobusca vitória sobre os gaúchospara retornar ao G-4 após 15rodadas.Com 37 pontos,o Glo-rioso ocupa a quinta colocaçãoe está próximo do Vasco, com39 e na quarta posição.

Durante o treinamento, o técnico Oswaldo de Oliveira utilizou Cidinho no lugar de Seedorf.

Guiñazu aceitou proposta, mas o Internacional desistiu antes mesmo de ir aos órgãos do governo

O curioso é que publica-mente o Colorado deu comocerta a tramitação do proces-so de dupla cidadania. Emmais de uma oportunidade, ovice-presidente de futebol,Luciano Davi, mencionou ocaso. Que chegou a receberaprovação de Guiñazu,em en-trevista coletiva.

“Está nas mãos do Inter. Sepuder ajudar, estou à disposi-

ção. Está com eles essa ques-tão”, disse Guiñazu no iníciode agosto.“Eu estou pronto pa-ra ser gaúcho”, completou.

No Internacional desdemeados de 2007,Guiñazu nemsequer chegou a reunir docu-mentos e encaminhá-los para odepartamento jurídico do clu-be. Ele debateu o assunto in-formalmente por meia dúzia devezes e aguardou novo conta-

to.Os dirigentes, contudo,nãoretomaram o assunto.

Com a dupla cidadania dogringo deixada de lado,Fernan-dão continuará com a limitaçãode estrangeiros. Diante do Bo-tafogo,nesta quinta-feira,ela jáse fará presente outra vez.Gui-ñazu, D’Alessandro e Forlánestarão relacionados. Dátolo eBolatti serão obrigados a ficarem Porto Alegre.

PARALÍMPICOSOs atletas brasileiros que estiveram nas Paralimpíadas de Londres começam a voltar ao Brasil. No Rio Grande do

Norte as atenções se dividem entre os nadadores Clodoaldo Silva e agora a medalhista Joana Silva que voltou orgulho-sa e cheia de planos para o futuro. Valeu.

Arbitragem mista é indicada para o jogo em Campina GrandeSÉRIE B

Campinense mudarotina para enfrentar o “Leão do Oeste”

ALTERANDO

MUDANÇA

[email protected]

SÉRGIO OLIVEIRA

Se não vai pelo caminho natural, que seja pela imposição da qualidade na prática. Assim en-xergamos o novo comportamento dos dirigentes do Campinense em relação ao Baraúnas e

concordamos com o presidente do tricolor, Eudes Fernandes, que percebeu, como ele disse,artimanhas dos paraibanos. Mas, o importante nisso tudo é que o time mossoroense hoje im-põe respeito por tudo que fez dentro de campo, jogando futebol de qualidade, sem contar em

nenhum momento que os tais "erros" de arbitragem ou manobras com mudanças de dia e ho-rário dos seus jogos. A reação, fora de campo, também tem sido pronta do Baraúnas, mostran-do que tem um time de qualidade no campo e uma diretoria atenta aos acontecimentos de bas-

tidores. Posturas corretas de quem quer ser grande.

O ARTILHEIRO SEGUE DE FORAMesmo sendo o principal goleador do Campeonato

Brasileiro, o mais longo e difícil do mundo, o atacanteFred segue fora das preferências pessoais do treinadorMano Menezes da seleção brasileira. Mais uma re-lação é divulgada para jogos amistosos e eis que nãoaparece o atacante do Fluminense. O próprio Fred jádeclarou considerar muito difícil seu retorno à se-leção sob o comando de Mano.

Olhando o lado do treinador Mano Menezes,existem aqueles que encontram justificativa para a suapostura contra a presença do atacante do Fluminensena seleção.O técnico estaria magoado com o atleta maisexperiente que não teria demonstrado empenho naseleção no período de transição para o aproveitamen-to de jogadores mais jovens. Mano esperava ver jo-gadores como Fred liderando a turma nova e isso nãoteria acontecido por falta de interesse do próprio jo-gador. Realmente, teve um período que os mais expe-rientes não demonstravam menor interesse em de-fender a seleção.

DERROTASMais uma rodada de derrota dupla para o futebol

potiguar no Campeonato Brasileiro da Série B. OAmérica perdeu para o Bragantino,1 a 0 em São Paulo,e, em casa, o ABC voltou a decepcionar o torcedorque compareceu, perdendo, 1 a 0, para o Ceará. Oalvirrubro segue oscilando na zona intermediária, e oalvinegro, sempre próximo a área do rebaixamento.

CONTUSÕES, eis o problema maior do ABC. Pelo menos é no que acredita o treinador Ademir. PEDIR maisatenção para a saúde e educação pode, mas ser contra investimentos no esporte é tiro no pé. O diretor CésarSampaio pediu aumento no "bicho" dos jogadores e recebeu bronca dos outros cartolas do Palmeiras.

Toque EsportivoAPOIO

À medida que o campeonato vai se afu-nilando, mais o time precisa do apoio de suatorcida.Dito isso, aquele torcedor do Baraú-nas que pode viajar a Campina Grande, queo faça. Quem sabe, com o torcedor no está-dio é difícil, mas seja o fator de pressão paraos árbitros, por exemplo, errarem menos.Repito,o apoio geral é fundamental nesse mo-mento.

VOLTANDODemorou pouco a espera de Luís Fabi-

ano. Ele espera jogar bem e voltar à seleção.Não precisou esperar tanto tempo, e já foirelacionado para os amistosos contra a Ar-gentina. Se encarar com seriedade é o nomedo momento para ser titular da camisa 9 em2014.

FORAO jogador Robson Lima, que começava

a se firmar como titular do Baraúnas, vai terque esperar mais um pouco para voltar a dis-putar posição. Esteve ausente dos dois últi-mos jogos e será assim também para a parti-da de sábado em Campina Grande. Se recu-pera de contusão e ainda não reúne condiçõesde voltar agora e fica na torcida do lado defora do campo.

Um quarteto misto de ar-bitragem foi indicado para di-rigir a primeira partida envol-vendo Campinense e Baraú-nas, sábado à noite, na cidadede Campina Grande(PB). Oconfronto será válido pelaabertura da fase das quartas definal do Campeonato Brasilei-ro da Série D, e terá árbitrosde Sergipe,Pernambuco e Pa-raíba atuando.

Será de Sergipe o árbitrocentral, ficando o apito na res-ponsabilidade de CláudioFrancisco Lima e Silva. Eleterá como Assistente 1, ElanVieira de Souza, de Pernam-buco e também,do mesmo es-tado, o Assistente 2, José P.Wanderlei da Silva.Para a fun-ção de quarto árbitro foi in-dicado o paraibano Renan Ro-berto de Souza.

A diretoria do Baraúnasainda sugeriu arbitragem daFifa, mas os dirigentes daConfederação Brasileira deFutebol (CBF) estavam emRecife acompanhando a se-leção brasileira. Em relaçãoa prazo, a providência do ti-me mossoroense foi toma-da em tempo hábil.

Dois pernambucanos, um sergipano e um paraibano é o quarteto que apitará o jogo Campinense x Baraúnas

Diretoria do Baraúnas se antecipa e muda horário de jogo em MossoróAinda em fase de preparação

para o primeiro jogo das quar-tas de final contra o Campinen-se, sábado em Campina Gran-de, a diretoria do Baraúnas seantecipa e já adota providênciaspara o segundo jogo,dia 23,em

Mossoró. A novidade diz res-peito à mudança de horário,saindo da tradicional 17h paracomeçar uma hora mais cedo,às 16h.

"Eles precisam saber que nósestamos atentos a tudo e a to-

das as artimanhas. Se o Campi-nense mudou o dia e o horáriodo seu jogo, nós também po-demos fazer o mesmo", argu-mentou o presidente do Baraú-nas, Eudes Fernandes. O diri-gente entende que o jogo que

seria domingo à tarde e foi an-tecipado para o sábado à noite,é jogada dos dirigentes paraiba-nos buscando se favorecer dealguma forma.

Na reação, acreditam os di-rigentes do Baraúnas, jogar

mais cedo em Mossoró, como sol ainda quente, pode serum ponto favorável ao trico-lor que já é acostumado a trei-nador no horário das 16h. EmCampina Grande o clima émais ameno e, acredita-se, os

jogadores da “Raposa” po-derão sentir o forte calor quefaz em Mossoró no horáriodas 16h. Em relação ao tor-cedor, alguns se manifestarame apoiaram o posicionamen-to de mudança do horário.

ESPORTE Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 - 7www.omossoroense.com.br

A rotina de treinos e até ho-rários e dias de jogos para oCampinense mudou comple-tamente depois de sua classifi-cação para a próxima fase doCampeonato Brasileiro da Sé-rie D. O quadro mudou, prin-cipalmente, quando foi defi-nido o seu próximo adversário,voltando a enfrentar o Baraú-nas na competição.

As alterações feitas seria umreflexo da "surpresa" dos pa-raibanos em perder espaço pa-ra o Baraúnas na primeira fasedo Brasileirão, quando entrouna competição, juntamentecom o Horizonte do Ceará,co-mo francos favoritos à classi-ficação e liderança do GrupoA3. Com bola rolando a reali-

dade foi outra com o Baraúnas,não só conseguindo a classifi-cação antecipada, como tam-bém fechando a fase na lideran-ça do grupo.

Em sua retomada de ativi-dades da semana,o Campinen-se trabalhou em dois expedien-tes, quando tradicionalmentesó era realizada avaliação física.Os trabalhos foram reforçadosno mesmo dia com bola e ati-vidade tática. Soma-se a essamudança o pedido da direto-ria que tirou o jogo do domin-go,colocando no sábado à noi-te.Uma demonstração clara deque a visão em relação ao Ba-raúnas mudou por completo,e hoje é um adversário que in-comoda e preocupa.Árbitro Cláudio Francisco apitará o jogo de sábado

ADIADO

GREVE

POLÍCIA www.omossoroense.com.br8 – Quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sejuc assegura que penitenciária estará apta a receber novos presos em outubro

A Secretaria Estadual daJustiça e da Cidadania (Sejuc)anunciou ontem que a Peni-tenciária Estadual de Alcaçuz,no município de Nísia Flores-ta, estará apta a receber novospresos a partir de outubro.Par-te da unidade prisional está in-terditada devido a problemasestruturais que ocasionarammuitas fugas.

Segundo determinação daJustiça, Alcaçuz foi interdita-do em decorrência da capaci-dade insuficiente da parte elé-trica e problemas no sistemade esgotos em um dos pavi-lhões. Diante desse quadro, aJustiça interditou parcialmen-te,no dia 8 de agosto deste ano,toda a penitenciária e impe-diu o recebimento de novosdetentos. Com exceção dospresos foragidos que foram re-capturados.

Ontem, os detentos consi-derados de bom comporta-mento limparam a área exter-na do Pavilhão Rogério Cou-tinho Madruga, justamente aala que causou a interdição.

ALCAÇUZ

Agentes da Polícia Federal,doRio Grande do Norte, que es-tão em greve desde o último dia7 de agosto,realizaram na manhãde ontem um protesto na praiade Ponta Negra, em Natal. Elesusaram o cartão postal do Mor-ro do Careca para expressaremsuas reivindicações e divulgaremo movimento grevista.

Durante o protesto, agentes,escrivães e papiloscopistas esten-deram uma grande bandeira rei-vindicando reajustes salariais.Deacordo com os organizadores doprotesto, além do bandeirão, osagentes entoaram hinos de inci-tação à paralisação.

O presidente do Sindicatodos Servidores da Polícia Fe-

deral do Rio Grande do Nor-te (Sinpef/RN), Odilon Bení-cio, disse que o ato aconteceuparalelamente em outras capi-tais do país. "Escolhemos umlugar que represente o nossoEstado", explicou.

REIVINDICAÇÃOA categoria busca equipa-

ração da faixa salarial, queatualmente está enquadradaem nível médio na tabela dosservidores vinculados ao Po-der Executivo. O GovernoFederal não reconhece a for-mação de nível superior paraesses cargos, apesar da quali-ficação ser exigida por uma leide 1996.

Agentes da Polícia Federal realizamprotesto na praia de Ponta Negra

EM PARNAMIRIM

Agentes da Delegacia Espe-cializada em Furtos e Roubos(Defur) de Natal e da Delega-cia Especializada na Defesa daPropriedade de Veículos e Car-gas (Deprov) conseguiu recupe-rar, na terça-feira à tarde, umacarga de cigarros e isqueiros rou-

bada da empresa Souza Cruz pe-la manhã. O carregamento es-tava escondido em um galpãopróximo ao Parque de Exposi-ção Aristófanes Fernandes, emParnamirim.

O delegado Gutemberg Lei-te, titular da Deprov, disse que a

carga foi roubada,por três elemen-tos no momento em que era dis-tribuída nos pontos de vendas e le-vada até o galpão em uma Kom-bi, também roubada. Ele lamen-tou que nenhum dos suspeitosdo roubo tenha sido encontradono local.

Um suspeito ainda che-gou a ser detido durante aação no galpão, porém foisolto logo após prestar de-poimento na delegacia porfalta de provas. Ele não foireconhecido por nenhumadas vítimas.

Polícia Civil recupera carregamento de cigarros roubado

A audiência de instruçãodos acusados no assassina-to do radialista FranciscoGomes de Medeiros, o F.Gomes, que seria realiza-da ontem na cidade de Cai-có, foi remarcada para opróximo dia 19. O adia-mento foi autorizado pelojuiz criminal de Caicó,LuizCândido de Andrade Villa-ça, a pedido da defesa deum dos acusados.

Segundo informaçõesdo magistrado,o julgamen-to estava marcado para on-tem, mas teve que ser adia-do porque o defensor pú-blico Serjano Marcos Tor-quato Valle, que defendeum dos réus,alegou não tersido intimado a tempo pa-ra a audiência. Na audiên-cia do dia 19, marcada pa-ra começar às 9h,o juiz LuizCândido vai decidir se osréus irão ou não a júri po-pular.

O Ministério Públicodenunciou o advogado Ri-valdo Dantas de Farias,quepor ser registrado na OABestá detido no ComandoGeral da Polícia Militar; opastor evangélico GilsonNeudo Soares do Amaral,preso em Caicó; o tenente-coronel Antônio Marcosde Jesus Moreira, tambémcustodiado no QG da cor-

poração; e o também poli-cial militar Evandro Medei-ros, soldado que segue en-carcerado no 6º BPM, lámesmo em Caicó.

Ainda de acordo comCândido Villaça, caso osquatro envolvidos sejam le-vados ao banco dos réus, éprovável que ocorram doisjulgamentos.Um seria rea-lizado ainda este ano. E, adepender do que vier aacontecer na audiência, osegundo júri seria marca-do para 2013.

O soldado Evandro foio único denunciado porhomicídio simples - já queele foi apontado apenas co-mo o guardião da arma usa-da para matar F. Gomes.Se for levado a júri popu-lar e condenado, sua penapoderá variar de 6 a 20 anosde cadeia. Para os demais,todos denunciados por ho-micídio triplamente quali-ficado, a pena é mais rígidae vai de 12 a 30 anos de pri-são. No texto, o promotorcriminal considerou trêsagravantes, pois entendeuque houve motivo fútil,em-boscada e morte mediantepromessa de recompensa.

F. Gomes foi assassina-do a tiros dia18 de outu-bro de 2010 em frente à suaresidência, em Caicó.

Juiz marca nova datapara audiência deinstrução dos envolvidosna morte de F. Gomes

Unidade prisional está interditada por problemas estruturais na parte elétrica e no sistema de esgotos

Alcaçuz vai poder receber novos presos.

F. Gomes, assassinado em outubro de 2010.

DIVULGAÇÃO

Segundo a Sejuc, a rede elé-trica está sendo expandida e a pre-visão é de que os reparos sejamconcluídos até o final de outubro.

CONVOCAÇÃOA Sejuc anunciou que até

o final desta semana publica-rá, no Diário Oficial do Esta-

do, a nomeação de 40 agen-tes penitenciários. Os convo-cados irão atuar exclusivamen-te em Alcaçuz.

NATAL/ASSÚ - Uma fa-lha no sistema de informatiza-ção do Governo do Estado eque se refletiu em praticamen-te todos os órgãos da adminis-tração estadual forçou a pror-rogação do calendário de ins-crições do Jerninhos - etapa In-fantil dos Jogos Estudantis doRio Grande do Norte (Jerns) -até esta quinta-feira, 13 de se-tembro.

A notícia foi dada pelo pro-

fessor de Educação Física Tú-lio César de Medeiros Almeida,da 11ª Diretoria Regional deEducação (Dired), em Assú.

"Houve um problema nosistema de computação do Go-verno e isso acabou impedindoque as inscrições fossem feitaspela internet, por este motivohouve a necessidade de prorro-gação do calendário",explicou.

Ele adiantou que a dilataçãodo prazo vai se verificar até

23h59 desta quinta-feira.O atode inscrição é feito por inter-médio da página eletrônica daCoordenadoria de Desporto(Codesp), da Secretaria de Es-tado da Educação e Cultura(Seec).Túlio César confirmouque, pela primeira vez, o Jer-ninhos ocorrerá na área da 11ªDired.

O professor de EducaçãoFísica ressaltou que, em con-sequência da alteração no ca-

lendário original, também fo-ram modificados os estágiospós-inscrições. Sendo assim, ocongresso técnico do Jerninhosna instância da 11ª Dired ficouaprazado para a próxima sexta-feira,dia 14 de setembro, às 9h,no interior do auditório da pró-pria Dired.

A competição no âmbitolocal envolverá 10 modalida-des esportivas e todas elas se-rão discutidas no congresso

técnico. A realização dos jo-gos vai se verificar de 22 a 29de setembro.

CRITÉRIOS Etapa subsidiária do Jerns,

o Jerninhos envolve exclusiva-mente estudantes até o 5º anodo Ensino Fundamental II eque tenham nascido em 2001."É bom frisar que,mesmo com11 anos de idade, se o aluno es-tiver cursando o 6º anos, não

poderá participar do Jerni-nhos", esclareceu o professor.

Será dele a tarefa de coor-denar a etapa infantil do Jernsna área sob a jurisdição da 11ªDired. Também foi o profes-sor Túlio César o responsá-vel pela coordenação da eta-pa regional do Jerns, em agos-to passado, envolvendo 57 es-colas circunscritas às 8ª e 11ªDireds, instaladas em Angicose Assú, respectivamente.

JerninhosPANE EM SISTEMA DE INFORMÁTICADO ESTADO PRORROGA INSCRIÇÕES

REGIONALQUINTA-FEIRA

Mossoró (RN),13 de setembro de 2012

Caderno do jornal O Mossoroense

Falha no sistema amplia prazo para inscrição pela internet

OPINIÃO2 – Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 www.omossoroense.com.br

Municípios discutemameaças de contaminaçãoda água subterrânea

Pesquisa resultará na elaboração de livro

AQUÍFERO

Após concluir pesquisas arespeito das potencialidades doaquífero Barreiras,presente em21 municípios da região litorâ-nea do Estado,um grupo de téc-nicos de instituições como a Se-cretaria de Estado do Meio Am-biente e dos Recursos Hídricos(Semarh) e Companhia deÁguas e Esgotos do Rio Gran-de do Norte (Caern), entre ou-tras instituições do Governo doEstado, promoveu semináriossobre o tema. Esses encontrosocorreram com lideranças mu-nicipais, professores, represen-tantes de ONGs e vários se-gmentos da sociedade,nas prin-cipais cidades do litoral potiguar.

O trabalho denominado"Estudo Hidrogeológico paraOrientação do Manejo dasÁguas Subterrâneas no LitoralLeste do RN" estará pronto atéo final de outubro e tem o ob-jetivo de avaliar o sistema hi-drogeológico dessa região e ainfluência da urbanização e deoutras atividades impactantesnas águas subterrâneas, alémde estabelecer estratégias demanejo para preservação dosrecursos hídricos e o seu usosustentável.

O trabalho é coordenadopela Semarh, e os estudos rea-lizados na capital e região me-tropolitana são custeados pe-lo Governo Federal por inter-médio da Agência Nacional deÁguas (ANA). Quanto às de-mais localidades, o levanta-mento técnico teve suas despe-sas custeadas pelo Governo doEstado, através do ProgramaSemiárido Potiguar (PSP), daSemarh, por meio de emprés-timo feito ao Banco Mundial.O investimento total para aprodução desses estudos é deR$ 4 milhões.

A Região Litorânea foi di-vidida em três blocos: o blocoSul, começando por Arez atéBaía Formosa;o da região Me-tropolitana composto por to-dos os municípios próximos àcapital, inclusive Natal;e o blo-co Norte, que começa em Ma-xaranguape e avança até SãoMiguel do Gostoso.As pesqui-sas foram realizadas em todosos municípios inseridos nostrês blocos e os dados subme-tidos aos profissionais paraanálise e discussão com o pú-blico durante os seminários.

De acordo com o geólogo

Marcelo Augusto de Queiroz,representante da Caern, a em-presa estadual de saneamentoé uma das principais interes-sadas na preservação dos ma-nanciais porque tem compro-vado que com o passar dosanos as alternativas para abas-tecimento de água no Estadoestão cada vez mais escassas edistantes dos centros urbanos.

Durante os seminários, ha-bitantes dos municípios envol-vidos no trabalho tiveram co-nhecimento de como se encon-tram as fontes de abastecimen-to de água subterrânea, a ca-pacidade de exploração dessas,os riscos de contaminação e aqualidade da água para umagestão sustentável. SegundoMarcelo, muitas pessoas fica-ram surpresas ao saber dasameaças e de que forma elaspodem interferir de forma sus-tentável na exploração dessesmananciais, evitando ações in-consequentes como o uso deprodutos que venham conta-minar o subsolo como defen-sivos agrícolas e a construçãode fossas fora dos padrões re-comendados pelos órgãos am-bientais.

De acordo com o geólo-go Marcelo Augusto de Quei-roz, o resultado dos estudosformará um livro constandoas práticas e recomendaçõesadotadas a fim de evitar a de-gradação e contaminação dolençol subterrâneo, provo-cando perdas irreparáveis àsgerações futuras. Uma dasmaiores preocupações dosestudiosos são a expansão donitrato nas fontes subterrâ-neas e as poucas alternativaspara abastecimento com cap-tação em mananciais de su-perfície.

Cada um dos três blocos(Norte, Sul e Metropolitano),abriga três seminários: o pri-meiro tem o objetivo de mos-

trar à população o motivo dosestudos e a necessidade de ob-ter apoio dos moradores parainformações que subsidiam ostrabalhos; o segundo, paraapresentar resultados parciaisobtidos durante a coleta de da-dos e o terceiro e último semi-nário apresenta o resultado fi-nal do trabalho. No Bloco Li-toral Norte, o primeiro semi-nário aconteceu em Touros, osegundo em Pureza e o tercei-ro em São Miguel do Gosto-so.

No Bloco Litoral Sul, o pri-meiro em Goianinha,o segun-do em Baía Formosa e o últi-mo em Arez, na semana pas-sada.No Bloco Região Metro-politana, o primeiro seminá-

rio reuniu os representantes noCentro Administrativo em La-goa Nova, Natal. O segundo eúltimo está previsto para a pri-meira quinzena de outubro pa-ra apresentação dos trabalhosconcluídos.

As pesquisas de campo e osrelatórios em todas as etapassão feitos pelos técnicos do Es-tado, contratados pela empre-sa paulista Servmar. À medidaque os relatórios estão concluí-dos, são entregues à ComissãoTécnica para análise e discus-são durante reuniões periódi-cas. Os integrantes da Comis-são são representantes da Se-marh,da Caern,do Instituto deGestão das Águas (Igarn) e doBanco Mundial.

Giro Pelo [email protected]

o décimo dia de greve do Itep/RN,on-tem, os servidores do órgão consegui-ram uma Audiência no Tribunal de Jus-

tiça (TJRN).Porém,apesar das tentativas de con-ciliação empreendidas durante cerca de três ho-ras pelo desembargador Francisco de Assis Bra-sil, o entendimento não foi possível e ficou agen-dada nova audiência para o próximo dia 26,às 15h.O Governo destacou representantes que não ti-nham autonomia para atender às reivindicaçõesda categoria,apresentadas pelo presidente do SIN-POL, Djair Oliveira e assessoria jurídica do sin-dicato. Tanto o procurador do Estado, João Car-los Gomes Costa, quanto o assessor jurídico da

Sesed, Wellington Moreira de Azevedo, não po-diam estabelecer prazos para a conclusão dostrabalhos do Governo no Anteprojeto que cria-rá a Lei Orgânica e Estatuto do Itep. Desta ma-neira, o juiz intimará o procurador-geral do Es-tado, Miguel Josino, assim como o consultor-geral do Estado,José Marcelo,e o diretor do Itep,Nazareno de Deus, para a próxima audiência. OJuiz decidiu ainda pela suspensão da Ação CívelPública impetrada pelo Governo,que pedia a ile-galidade da greve, assim como todos os efeitosdo processo, inclusive multa diária no sindicatoaté que haja a nova reunião para tentativa de con-ciliação.

DESINFORMADOS Segundo o Sinpol, durante a audiência, os

representantes do Governo sequer sabiam in-formar se a Minuta que acaba de ser remetidada CGE ao Gabinete Civil tinha o Parecer queera tão aguardado e que motivou, inclusive, adeflagração da greve.

ENCONTRO Vale salientar que ontem o secretário de

Administração, Álber da Nóbrega também re-cebeu o SINPOL e não estava a par da situa-ção, tendo que ser inteirado dos fatos pelos re-presentantes da categoria. Complexo.

DÚVIDAQuestionado pelo juiz sobre o que levaria a

categoria a acabar esta greve, o presidente doSINPOL, Djair Oliveira, informou que seria aconclusão das negociações, inclusive com a pau-ta financeira, e o envio do projeto para a As-sembleia Legislativa.

NOTAA Sesap emitiu nota de esclarecimento so-

bre o quadro de superlotação do Hospital Wal-fredo Gurgel. Segundo a nota à paralisação daCooperativa dos Médicos em função do nãopagamento por parte da Prefeitura Municipalde Natal, à qual cabe 40% do total devido.

CULPADOSegundo a nota, o Estado está em dia com

sua parte no pagamento, que corresponde a60% do valor. A paralisação da execução dosserviços pela cooperativa na rede municipalde saúde resultou no aumento da demanda noHospital Walfredo Gurgel, a qual sempre tem

sido superior à sua capacidade de atendimen-to.

MEDICAÇÃO No que se refere ao abastecimento de me-

dicamentos daquela unidade hospitalar, o se-cretário de Estado da Saúde Pública, Isaú Ge-rino, confirmou que esta já se encontra com60% dos insumos necessários.

GREVEO secretário informou que vem buscando

solucionar essa questão,que foi prejudicada de-vido às greves dos caminhoneiros, da AgênciaNacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e daPolícia Federal.

LEITOSO secretário informou, ainda, que a Sesap

está buscando viabilizar os leitos de retaguar-da para o Hospital Walfredo Gurgel, em uni-dades como o Hospital João Machado e o Hos-pital da Polícia Militar.

MOSSORÓ MIXA Gondim & Garcia Produções e a KN Pro-

duções anunciam a nova etapa de vendas promo-cionais do Mossoró Mix Festival 2012, que foideflagrada na manhã desta terça-feira. As ven-das estão sendo realizadas na sede do evento,que fica no Centro Empresarial Caiçara, loja 5.

ATRAÇÕESO primeiro lote foi encerrado com sucesso

de vendas. O evento será realizado no mês denovembro, com as presenças de Ivete Sanga-lo, Aviões do Forró, Dorgival Dantas, BiquiniCavadão e outras atrações. Evento grandioso.

NImpasse na greve do Itep

CLIMA QUENTEO clima esquentou na disputa pela prefeitura de Ipanguaçu. Por lá, acusações de parte a parte

alimentam notas de repúdio e de resposta. Há pouco menos de um mês da votação, é quente oclima na disputa pela prefeitura de importantes cidades da região.

CHÁ No próximo dia 20, às 18h, no Requinte Buffet será realizado o Chá da Solidariedade, promo-

vido pelas voluntárias da Casa de Apoio de Combate ao Câncer de Mossoró e Região. Oportuni-dade para rever bons amigos a partir de um toque especial de solidariedade.

FESTAA colunista Wanderlânia Lima anuncia novidades para a sua grande festa do próximo dia 22.

Os convites que começam a circular contam com uma qualidade de impressionar. Cartão de vi-sitas incontestável para o prenúncio de uma boa festa.

Estudo técnico determinará práticas de prevenção

CIDADES Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 - 3www.omossoroense.com.br

Previsão otimista é apresentada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene)

Operações de crédito devem crescer 25%AVALIAÇÃO

Unidades das Regionais de Saúdeparticipam de fórum sobre leptospirose

PARCERIA

NATAL -A taxa de expan-são das operações de créditona região Nordeste deve con-tinuar crescendo em 2012,per-manecendo entre as mais al-tas do País.

De acordo com informa-ções do Escritório Técnico deEstudos Econômicos do Nor-deste (Etene), o crescimentoserá por volta de 25% este ano,influenciando, sobretudo, ocrescimento das operaçõesdos bancos oficiais, que deve-rão aumentar ainda mais suasparticipações no sistema ban-cário regional.

Segundo o órgão do Ban-co do Nordeste, a repercussão

da redução dos juros sobre aeconomia nordestina certa-mente será mais forte do quepara outras regiões mais desen-volvidas (Sudeste e Sul), emfunção do maior peso dos ban-cos oficiais no Nordeste.

A trajetória de crescimen-to das operações de créditono país deverá manter-se for-te em 2012,estimando-se umaexpansão em torno de 15%,que é uma meta das autorida-des monetárias.

Os juros também deverãoapresentar uma tendência de-clinante,em função dos cortesda taxa básica de juros,que de-vem ser promovidos pelo Co-

mitê de Política Monetária(Copom), e da redução dos ju-ros praticados nas operaçõesde crédito dos bancos públi-cos, seguida pela banca priva-da.

A taxa de inadimplência de-verá estabilizar-se, com pos-sibilidade de queda no curtoprazo, uma vez que as opera-ções com encargos financei-ros maiores podem ser subs-tituídas por novas operações,com custos menores.

A íntegra da análise, quecompõe um dos capítulos darevista Conjuntura Econômi-ca, do Etene, está disponívelem: bit.ly/PiqmWj.

Representantes de todas asUnidades Regionais de Saú-de Pública do Rio Grande doNorte (Ursap) e técnicos quetrabalham na vigilância epi-demiológica e sanitária dasSecretarias Municipais deSaúde do Estado participa-ram, nessa quarta-feira (12),

das 8h às 17h, do I Fórum deLeptospirose de Natal,no au-ditório do 7° Batalhão de En-genharia de Combate, nobairro de Nova Descoberta.

O evento é uma parceriaentre a Secretaria de Estadoda Saúde Pública (Sesap) e Se-cretaria Municipal de Saúde

de Natal (SMS), através doCentro de Controle de Zoo-noses.Segundo coordenadordo Programa de Controle deRoedores,Laércio Luiz,o en-contro vai discutir pontos re-levantes da epidemiologia,as-sistência e controle da doen-ça.Médicos, infectologistas e

profissionais especialistas emcontrole de roedores vão mi-nistrar palestras no fórum.

TRANSMISSÃO A leptospirose é uma zoo-

nose potencialmente grave,causada por uma bactéria dogênero Leptospira,cuja trans-

missão em meio urbano ocor-re pelo contato com a urinade animais infectados (prin-cipalmente de ratos) ou pelaexposição à água contamina-da pela bactéria.O risco de in-fecção é maior para as pessoasque habitam moradias pre-cárias, às margens de córre-

gos ou esgotos a céu aberto,ou ainda estão expostas comfrequência a enchentes.

Profissionais envolvidos emserviços de saneamento am-biental também apresentam al-to risco de contrair a leptospi-rose, devido ao contato diretocom ambientes contaminados.

TCE aplica multa a ex-gestores potiguares INFRAESTRUTURA

O Tribunal de Contas, atra-vés da Segunda Câmara de Con-tas, votou nessa terça-feira(11/9) pela aplicação de multano valor de R$ 13.770,00 à ex-prefeita de Monte das Gamelei-ras, Edna Régia S.P. Franklinde Albuquerque, por apuraçãode responsabilidade referente

ao atraso no envio de presta-ção de contas do exercício de2009, da prefeitura. O CorpoTécnico do órgão ainda intimoua ex-gestora a apresentar defe-sa, o que não ocorreu.

Encaminhados os autos aoParquet Especial,recebeu pare-cer do procurador do MPJTCE,

Othon Moreno de Medeiros Al-ves, que opinou pelo recolhi-mento de multa.No voto,o con-selheiro-relator Renato CostaDias acatou o parecer ministe-rial, alertando que o "atraso noenvio da prestação de contas aesta Corte de Contas afronta omandamento constitucional e

acarreta imputação de multa aogestor".

A Segunda Câmara de Con-tas votou pela irregularidade nascontas do ex-prefeito de Fru-tuoso Gomes, Fagner Suassu-na Carlos,referente ao 1º bimes-tre do exercício financeiro de2007,e determinou a devolução

de R$ 162.231,08 aos cofres pú-blicos "em virtude da omissãoao poder-dever constitucionalde prestar contas".

O conselheiro-relator Pau-lo Roberto Chaves Alves aca-tou parecer do Ministério Pú-blico de Contas, mantendo adevolução e determinando a

aplicação de multa no valor de10% sobre o dano atualiza-do.Além disso, votou pelo en-vio de cópia das principais pe-ças dos autos ao MinistérioPúblico Estadual para que se-jam adotadas, querendo, aseventuais medidas convenien-tes ao caso.

Redução dos juros sobre a economia nordestina será mais forte do que para outras regiões

CIDADES4 - Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 www.omossoroense.com.br

João Sousa no clique com Pedrinho, vocalista dabanda Forró da Pegação, durante a Finecap 2012

Antecipamos os parabéns para Neuman Azevedo,aniversariante do próximo domingo. Aqui no cliquerecebendo o abraço da sobrinha Déborah Azevedo

Hoje é dia de cantarparabéns e desejar muitosanos de vidapara a lindajornalista LiaCastro. Pessoaque admiramosdemais. Felizaniversário!

Em tempo parabenizamos os gêmeos Janeson Vidal e Jarmeson Vidal, aniversariantes de ontem

O contador Juvenal Pereira com a esposa Marília e a filha Marinna visitando a Finecap

SABINO PALACEO Hotel Sabino Palace, em Mossoró, es-

tá passando por uma nova mudança em suaestrutura física. Oito apartamentos foramconstruídos com equipamentos moderni-zados. Além da construção, todas as demaisunidades de hospedagem estão recebendonova ambientação e mobília, com a inclusãode fechaduras magnéticas e móveis projeta-dos em madeira ecologicamente recomen-dada. A direção do hotel ainda informa a al-teração em sua parte externa para a cons-trução de nova fachada e ampliação dos es-paços já presentes nos ambientes térreos.Muito bom!

PORTALEGRENuma parceria com empresários da ci-

dade serrana, a MN Imóveis, empresa se-diada em Mossoró que já há vários anos at-ua no ramo imobiliário em diversas cidades,chega à cidade de Portalegre para realizar maisum projeto ambicioso.Trata-se do loteamen-to Varandas da Serra, de aproximadamente900 terrenos, que dará origem ao primeirobairro planejado na cidade. Mais informa-ções no site www.mnimoveis.com ou pelo te-lefone (83) 3314-3431.

MOSSORÓ MIXA Gondim & Garcia Produções e a KN

Produções anunciam o início das vendas dosegundo lote promocional do Mossoró MixFestival 2012. As vendas estão sendo realiza-das na sede do evento,que fica no Centro Em-presarial Caiçara, loja 5. O primeiro lote foiencerrado na noite da última segunda-feira(10) com sucesso de vendas. As informaçõessobre valores e formas de pagamento po-dem ser adquiridas através da central de aten-dimento, pelo telefone (84) 3316-5366.

FIQUE POR DENTRO

@ - Hoje estamos em festa pela passagemde aniversário da jornalista Lia Castro e da mo-delo pau-ferrense Sâmara Maia.

@ - Informamos que a cobertura com-pleta da Finecap 2012 você encontra no nos-so blog www.clistenescarlos.com.br.

@ - Para os apreciadores de sushi, temos umaótima notícia. A famosa culinária japonesa foiincluída no cardápio do Buxixo Petiscaria, emPau dos Ferros. De início o sushi poderá serapreciado nas quartas-feiras e domingos.

@ - Recentemente tivemos o prazer derever o cantor André Luvi e, na ocasião,recebemos um lindo kit contendo um car-tão de agradecimento e o primeiro CD aovivo deste talentoso artista. Daqui segue onosso obrigado pela gentileza. Estamossempre às ordens.

CIDADES Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 - 5www.omossoroense.com.br

@ Muito bom rever o amigo conterrâneo MarcosPinto, que esteve dando um passeio por nossa cidade edegustou um bom peixe na Barragem de Santa Cruz.Satisfação!

@ O Hotel Sabino Palace está passando por umanova ampliação. Com apartamentos novos cons-truídos, renovação de toda a mobília das unidadesde hospedagens e demais espaços do hotel.

@ A Opa! Comunicação Integrada amanheceu emfesta na última quarta-feira, 12, pela passagem natalíciado diretor de Arte, Jorge Luís. Ele recebe o carinho detoda a equipe e os votos de saúde, paz e muito sucesso!

@ A Tenda Music Club traz hoje o Forró Jogode Cintura para animar a noite dos mossoroenses.A noite conta ainda com os sucessos eletrônicosdo DJ Juninho, a partir das 23h.

Os familiares dedona RaimundaDantas emagradecimento à13ª Dired pelabela homenagemno evento Agosto daAlegria

A representantedo Miss MundoApodi, FláviaDaniele

Miss MundoMossoró,

Daniele Arruda,também

prestigiou acoroação daMiss Mundo

Apodi, FláviaDaniele O pequeno Xavier Neto festejou

mais um aniversário e recebeos mimos de seus familiares

APODI

MaiaJosy

MIX FESTIVALA Gondim & Garcia Produções e a KN Produções anun-

ciam o início das vendas do segundo lote promocional do Mos-soró Mix Festival 2012, que começaram na manhã dessa terça-feira, 11. As vendas estão sendo realizadas na sede do evento,que fica no Centro Empresarial Caiçara, loja 5. O primeiro lotefoi encerrado com sucesso de vendas. O evento será em novem-bro, com Ivete, Aviões, Dorgival e Biquíni Cavadão.

MISS MUNDOA modelo apodiense Flávia Daniele será a nossa represen-

tante no evento que traz uma diversidade da beleza em todas assuas categorias, o Miss Mundo. A jovem recebeu a coroação noúltimo dia 6, o que faz jus à encantadora beleza dessa garota."Representar Apodi é representar a beleza da mulher guerreira,que luta, sonha e busca os seus ideais. Além disso, representareitambém toda a cultura do nosso município, enfatizando os valo-res da nossa terra", diz a modelo. Sorte e sucesso!

OS NONATOSA noite do dia 6 de setembro foi bem especial. Aconteceu

um grande show com Os Nonatos, e foi apresentada à socieda-de apodiense a Miss Mundo RN, Flávia Daniele. O evento con-tou com a presença da Miss Mundo Mossoró, Daniella Arruda,e do coordenador do concurso em nível de Estado,Francisco Oli-veira. A sociedade de Apodi e região prestigiou o evento e curtiuum dos melhores shows de todos os tempos.

FÉA colunista Wanderlânia Lima convida para prestigiarmos

sua festa Fé, que já é tão aguardada com ansiedade por toda a so-ciedade mossoroense. A noite de muita alegria, paz e animaçãoserá no dia 22, no badalado espaço do Requinte Buffet e contacom as atrações Renata Falcão, Radiola Club, I'm not cat now,Salsalada e DJ Balinha. Vamos brindar com muita fé a queridacolunista!

VILLA REALO Villa Real Fazenda Resort estará presente na festa Fé, de

Wanderlânia Lima.O empreendimento estará patrocinando umtípico café da manhã de fazenda servido para os convidados,com delícias regionais em um ambiente decorado a caráter. To-dos os detalhes dessa novidade estão sendo preparados pelaMaster Produções e Eventos. A celebração, que será para co-memorar 2 anos de colunismo social de Wanderlânia no jornalCorreio da Tarde, acontece no dia 22 de setembro, no Requin-te Buffet.

FATOS & BOATOS

CIDADES6 - Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 www.omossoroense.com.br

BENQUEREREsta coluna abre espaço para registrar e a-

gradecer a família do jornal O Mossoroensepela dedicação e paciência sempre presentesnestes 10 anos de estrada. Momentos felizese infinitos para registrar, noticiar, sugerir etorcer com todos os nossos leitores, colabo-radores e amigos que fazem todas as quintas-feiras e domingos um motivo para cantar edecantar Macau em verso e prosa. Que ven-ham mais 10 anos!

SEXO, DROGAS EROCK AND ROLL

As churrasqueiras instaladas na praia deCamapum têm atraído em sua noites de or-gias muitos adolescentes desacompanhadosem busca de som alto, drogas e outras "cosi-tas" mais. A coluna anotou apenas uma ron-da durante toda madrugada da Polícia Mili-tar, enquanto isso menores de idade pintarame bordaram na festinha ao ar livre.

MARÉ BAIXAO atuante Conselho Tutelar da cidade de

Macau anda em baixa. A maioria dos consel-heiros é candidato a vereador neste pleito.Resultado? As políticas de fiscalização e pro-teção à infância e juventude estão a desejar nacidade de Gilberto Avelino.

LEI É LEIEm setembro, comemora-se a Semana Na-

cional Contra Violência no Trânsito.Na cidadesalineira, o Código de Trânsito Brasileiro foiesquecido em todos os sentidos.As autoridadesfazem vista grossa no que se refere à fiscaliza-ção dos equipamentos de segurança. E o quemais se tem visto são mau exemplo do não-uso de capacete e condutores que não são ha-bilitados para conduzir veículos.Vergonhoso!

ACHO CHIQUENovidades não param de chegar à Cia.da Mo-

da, dos queridos Juliana e Richard Hudson. Asúltimas tendências da moda e para a galera joveme mais antenada com destaque para os calçadosmasculinos Ogochi.

POLÍTICA SIM, BAIXARIA NÃO!No último pleito, a novidade ficou por conta

dos blogs, que deitavam e rolavam tudo sobre osbastidores da política. Este ano, com o adventodas mídias sociais, os grupos de discussões têmgerado muita audiência para os internautas a-paixonados por política. No vale-tudo e no calordas discussões, são registradas ameaças e muitobesteirol gratuito e desnecessário. A briga entreos mais afoitos promete parar nos "pés do juiz".Aguardemos.

A MAIS QUERIDADa cidade de Roma, na Itália, recebemos o e-

mail carinhoso da macauense que amamos e quer-emos bem Elizabeth Lemos, se derretendo deelogios pela coluna mais festejada de Macau.Palavras doces e de incentivo como apoio paranossa caminhada. Obrigado, sim!

MULTIUSOA coluna bate palmas para registrar o exce-

lente trabalho do técnico de enfermagem e radi-alista por vocação há mais 13 anos Jailton SilvaFarias. Hoje virou o queridinho da cidade com oseu blog Macau em Fotos, um novo olhar sobrea cidade e sobre o seu povo. Trabalho digno dereconhecimento, e vamos combinar: ele é o cara!

Jailton Silvacomandandocom sucesso seu programadiário na 94 FM

Em tempo de enviar votos de felicidades para o empresário Mário Sérgio Lopes, dividindo alegria

com sua filha, a quase enfermeira Jéssica Lopes

A coluna arruma amala paraacompanhar a Miss RN 2012,Kelly Fonseca,no Miss Brasil,que acontece em Fortaleza-CE

Domingo tem entrevista com Emmanuel Clélio Oliveira Carlos

e suas ideias e perspectivas sobre o direito

Assufolia 2012 promoverá ensaiogeral com duas atrações musicaisFesta será realizada na antevéspera da eleição municipal

ASSÚ - A organização doAssufolia 2012, carnaval fo-ra de época do Assú que serávivenciado de 12 a 14 de ou-tubro próximo, sendo inseri-do dentro das comemoraçõesdo aniversário de emancipa-ção do município, anuncioupara o dia 5 de outubro, ante-véspera do pleito eleitoral de7 de outubro, a realização deuma espécie de ensaio geralcom a participação de duasatrações musicais.

O anúncio foi feito por umdos promotores da micareta,o radialista Pedro Nunes daCosta Neto, "Chocolate". Oreferido ensaio geral vai se des-tinar às pessoas que já tenhamadquirido antecipadamente oabadá do Assufolia 2012."Chocolate" explicou que,porconta do período eleitoral, es-ta será a única promoção pré-via do evento folião.

O ensaio geral será realiza-do dentro da estrutura que co-meça a ser montada. As atra-ções também foram confirma-das: Forró da Pegação e For-ró Bom à Beça. "Quem estácomprando o abadá já está re-cebendo a senha para essa fes-

CIDADES Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 – 7www.omossoroense.com.br

"AQUECIMENTO"

Blocos encaminham venda de abadásaDe forma paralela aos

preparativos para a grandemicareta do Vale do Açu, ascoordenações trabalham oprocesso de comercializaçãodos abadás tanto nas lojasdos dois blocos oficiais - On-da e Bicho Moleque - comoatravés de comissários au-torizados.

Para os foliões que estãofora do Assú, as compras po-dem ser efetivadas pela in-ternet, através do portal ele-trônico do evento: www.as-sufolia.com.br.

"A venda pode ser em atéseis vezes no cartão de cré-dito", informou o coordena-dor "Chocolate".

O evento começará dia 12de outubro, uma sexta-feira,com o bloco Onda puxadopela banda Grafith e, na are-na do Assufolia, shows comEd City e Forró Pegado.

No sábado, dia 13 de ou-tubro,a atração na avenida se-rá o bloco Bicho Moleque,animado pela banda Babado

Novo e,na arena, shows comTuca Fernandes e DorgivalDantas.E,finalmente,no do-mingo,14 de outubro, encer-ramento da programação fes-tiva com os shows com For-ró Estourado e Chiclete comBanana - esta a principal atra-ção musical do evento em2012.

ta", declarou o promotor."Chocolate" se manifestou

extremamente otimista quan-

to a um recorde de público du-rante os três dias de realiza-ção do Assufolia 2012. "Não

tenho dúvida: vai ser com to-da certeza mais um grandeevento", exclama.

Forró da Pegação fará prévia da micareta

CIDADES8 - Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 www.omossoroense.com.br

Bolsa Família em Areia Branca écontemplado com veículo para agilizaras ações do programa no município

Novo veículo será incorporado à frota que tem aumentado bastante

AREIA BRANCA - Vi-sando uma prestação de ser-viço mais eficiente à clientelaassistida,o programa Bolsa Fa-mília em Areia Branca foi con-templado com um veículo ti-po Celta, entregue no últimodia 11, pelo prefeito ManoelCunha Neto, "Souza" (PP). Oveículo amplia a frota motori-zada do município.

No ato da entrega das cha-ves do Celta à secretária mu-nicipal de Assistência Social,Francisca Batista, pasta a qualo Bolsa Família é vinculado, oprefeito "Souza" disse que oveículo será utilizado nas ativi-dades do programa, tais co-mo acompanhamentos em fis-calização,visitas,cadastramen-tos e capacitação de funcio-nários.

O veículo foi adquiridocom recursos do Fundo Na-cional de Assistência Social (F-NAS) e do Índice Geral de Pre-ços do Mercado (IGPM), novalor de R$ 33 mil.O novo veí-culo será incorporado à frotade veículos do município quetem aumentando considera-velmente na atual administra-ção.

Faz pouco mais de um anoque o governo municipal fez aentrega de 10 novos veículos àssecretarias municipais.Com es-se reforço na frota da prefei-tura, foram agilizadas a pres-tação de serviços em setorescomo Segurança, Saúde, Edu-

Coordenadora do programa Ana Lúcia, "Souza" e Francisca Batista no ato de entrega do veículo

BENEFÍCIO JOÃO CÂMARA

ASSÚ - Representantes doConselho Municipal de Assis-tência Social (CMAS) em As-sú participarão hoje, quinta-feira, dia 13, na capital do Es-tado, de uma reunião amplia-da que tem o propósito de ga-rantir uma correta e exata com-preensão da Resolução n° 16,publicada pelo Conselho Na-cional de Assistência Social (C-NAS), em Brasília. A capaci-tação tem o fim de permitir queos conselheiros tenham um en-

tendimento uniforme sobre amedida.

Segundo informação dadapela secretária municipal deDesenvolvimento Social e Ha-bitação e ex-presidente do co-legiado em Assú, Maira Leilia-ne Oliveira Almeida,o texto daResolução está permitindo in-terpretações díspares e contra-ditórias.Por este motivo,ela en-tendeu como importante quea questão seja aprofundada eque, de tal discussão, se possa

obter um raciocínio único so-bre como aplicar a redação doato administrativo.

Ela fará parte da comitiva doAssú que se fará presente à ca-pacitação que será ministradahoje por integrantes do Con-selho Estadual de AssistênciaSocial (CEAS).A secretária dis-se que, depois desta capacita-ção, será sugerida a realizaçãode um encontro na instânciamunicipal com os presidentesde organizações sem fins lucra-

tivos que buscam se cadastrarperante o CMAS para, destemodo, continuar sendo bene-ficiárias de programas sociaisda União.

Proposição neste sentido,disse ela, será lançada à direto-ria do Conselho Especial dasAssociações Comunitárias doAssú (Ceaca), para que, depoisdos necessários esclarecimen-tos que serão dados pelo CEASna reunião ampliada desta quin-ta-feira, possa existir a multi-

plicação das informações paraa entidade e os próprios repre-sentantes de associações comu-nitárias que pretendem conti-nuar sendo contempladas prin-cipalmente com programas dedistribuição de gêneros alimen-tícios do Governo Federal.

RECLAMAÇÃOPresidente do Ceaca, o lí-

der comunitário Pedro Caval-cante Albano, queixou-se re-centemente pelo fato de, se-

gundo suas palavras, o CMASter apresentado exigências pa-ra o cadastramento das enti-dades que vão além do que ésolicitado na Resolução nº 16do CNAS.O representante co-munitário chegou a dizer que,diante do impasse, procurariaa representação do MinistérioPúblico Estadual,na área de Ci-dadania, para tratar do caso esolicitar a intervenção do ór-gão em defesa das organiza-ções comunitárias.

Gestor tem prazo de 45dias para enviar à Câmaraprojeto acerca do PlanoDiretor do município

Membros do CMAS participarão hoje decapacitação relativa à Resolução nº 16 do CNAS

EM ASSÚ

JOÃO CÂMARA - Oprefeito da cidade de JoãoCâmara, região do MatoGrande, Ariosvaldo Targi-no de Araújo, "Vavá"(DEM),dispõe de prazo es-tabelecido em 45 dias pararemeter à apreciação e deli-beração do Poder Legislati-vo municipal mensagem tra-tando da constituição doPlano Diretor local. A ins-trução é emanada da repre-sentação do Ministério Pú-blico Estadual (MPE) da co-marca e está contida na Re-comendação nº 005/2012.

A medida foi instrumenta-lizada através de ato do pro-motor de Justiça de João Câ-mara, bacharel Paulo BatistaLopes Neto,do dia 5 de setem-bro corrente.Cópia do ato foipublicada na terça-feira, 11,por intermédio do Diário Ofi-cial do Estado (DOE). A Re-comendação orienta o chefedo Executivo a encaminhar àCâmara,na forma de Projetode Lei Complementar, a ma-téria relativa ao Plano Dire-tor do município.

O fiscal da lei foi enfáti-co ao registrar que a provi-dência deverá ser encami-nhada no "prazo improrro-gável de 45 dias", devendoainda o gestor, em igual pra-zo, dar ciência formal à 1ªPromotoria de Justiça deJoão Câmara acerca do aten-dimento ao citado expedien-te.O promotor de Justiça so-

licitou ainda que cópia da Re-comendação fosse apresen-tada ao Poder Legislativo pa-ra conhecimento de todosos vereadores.

O prefeito foi advertidoque a inobservância à Reco-mendação ensejará a adoçãodas medidas judiciais cabí-veis. A Recomendação foiconsequência do InquéritoCivil nº 042/2011, instaura-do na esfera da 1ª Promoto-ria de Justiça da comarca deJoão Câmara, em matéria deMeio Ambiente e Urbanis-mo. Na peça,o promotor ex-plica que a Constituição Fe-deral impõe obrigatoriedadeàs cidades com mais de 20 milhabitantes dispor de seu Pla-no Diretor.

RAZÕESNo caso de João Câma-

ra a população atual é de32.227 pessoas,segundo da-dos do Instituto Brasileirode Geografia e Estatística(IBGE) no Censo 2010. Re-gistrou, ainda, que o Proce-dimento Preparatório nº084/2009,depois converti-do no Inquérito Civil men-cionado, chamou a atençãopara a suposta "falta de zo-neamento e delimitação dobairro São Francisco" quan-do se colheu oficialmente ainformação, vinda do Exe-cutivo, de que o municípioainda não dispunha de seuPlano Diretor.

CEDIDA

cação,Assistência Social,Agri-cultura e Pesca, entre outros.

Na aquisição desses veícu-los foram aplicados recursospróprios do município. O pre-feito "Souza" justificou o in-vestimento na época,explican-do que a compra dos novos veí-culos teve como objetivo me-lhorar o atendimento à comu-nidade e a consequente reno-vação e aumento da frota deveículos que servem a popu-lação.

Além de oito veículos com-prados naquela oportunidade,a prefeitura fez a entrega ain-da, de um micro-ônibus e umcarro tipo Prisma, adquiridosem parceria com os governosfederal e estadual destinados àssecretarias de Educação e Agri-cultura e Pesca,respectivamen-te.

Assim, no espaço de doisanos,além de ônibus escolares,uma retroescavadeira e agoraesse novo veículo para aten-

der ao Bolsa Família, foram ad-quiridos e entregues por "Sou-za" os seguintes veículos: Se-cretaria de Saúde: duas novasambulâncias; Secretaria deEducação: 1 micro-ônibus e 1Fiat Uno; Secretaria de Servi-ços Públicos: 1 Fiat Uno; Se-cretaria de Assistência Social:1 Fiat Uno (à disposição doConselho Tutelar); Secretariade Agricultura e Pesca: 1 Pris-ma; e Guarda Municipal: 1 Fi-at Uno e duas motos.

Fatores como sociabilização e maturidade neurológicapodem explicar por que alunos adiantados apresentaramdesempenho pior em avaliação. Avaliaçãoserve para mostrar e alertar aos pais quepressionam em alguns casospara que aconteça o avan-ço de série, para o perigo aoqual estão expondo seus fi-lhos. Resultado de prova po-de ser a dica no sentido de mos-trar como sendo a melhor saí-da seguir corretamente todos osdegraus colocados pelo sistemaescolar.

O problema acontece logo ce-do quando a criança mostra conhe-cimento diferenciado e junto coma situação surge de imediato a pro-posta, às vezes da própria escola, deavançar um ou mais anos. A matéria mostra oquanto de prejuízo essa decisão pode provocar.

Páginas 6 e 7

Cia invade praia de Jorge Amadocom o romance Capitães da Areia

O perigo ao avançar de série nos estudos

ALERTA!

EM SÃO PAULO, PREFEITURA IMPEDE QUE ONG DISTRIBUA LIVROS EM VIA PÚBLICA

Página 11.

ESCOLAO MOSSOROENSE NA

Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 - Caderno do jornal - O MOSSOROENSE - Não pode ser vendido separadamente

Fascículo

142

Mossoró e o Brasil vivem mais um momento eleitoral quando serão escolhidos os próximos prefeitos evereadores. A escola deve ser um espaço de debate e esclarecimento sobre o voto limpo, sem paixões.Opinião. Página 2

ESCOLA12 - Quinta-feira, 13 de setembro de 2012

TEATRO

Á Margem Cia de Teatro foicriada com o intuito de levaraos palcos obras enriquecedo-ras e edificantes, coisa queaconteceu com cada um dos es-petáculos anteriores do grupo:O Ateneu, Dom Quixote, DoisCabras Num Cordel Só e Reti-cências: Esperando Godot.Dessa vez a Cia pretende in-vadir a praia de Jorge Amadocom a adaptação livre inspi-rada no romance: Capitães daAreia. A proposta do espetácu-lo é tratar com o máximo defidelidade a obra e os mais di-versos assuntos, temas políti-cos e sociais encontrados nolivro.

A preocupação com os ma-les do mundo, injustiça social,crianças abandonadas e mar-ginalizadas, o descaso, o abu-

so de poder, tradições, sincre-tismo religioso, a ganância, so-berba e a falta de sensibilida-de dos homens, assim comotambém por outro lado pode-mos observar também a apre-ciação das coisas simples da vi-da, a poesia no gesto de umgaroto de rua que muitas ve-zes deixamos de notar, tudo es-tá escancarado na peça comoum espelho. São os Capitãesque passam de uma geraçãopara outra, de uma cultura pa-ra outra, representando todosos capitães do Brasil e do mun-do...

Todos nós representamos,vivemos personagens diferen-tes, improvisamos diante donovo ou do desconhecido, imi-tamos a arte que, por sua vez,tenta imitar a vida. Assim, o es-

A peça é uma mistura de sen-timentos, emoções e pensamen-tos permitindo um rico trabalhode ator na tentativa de ilustrara poesia encontrada nos Capi-

tães da Areia, um dos maioresclássicos da nossa literatura.

Essa montagem represen-tou a possibilidade de mostrara realidade atemporal das

crianças de rua no nosso país,de mostrar risos e lágrimas, an-gústias e alegrias, fé e convic-ção de que é possível enxer-gar num menino de rua um ho-

mem a ser descoberto. Que amensagem da peça possa des-pertar e gerar percepções queproduzam mudanças atravésdo fazer teatral.

Ator busca ilustrar a poesiaencontrada no romance

DIVULGAÇÃO

Á Margem Cia. de Teatro

petáculo se justifica por si mes-mo, é o desafio de colocar avida em cena, rir, chorar, se

emocionar com o acontecerdos pequenos milagres diáriosque dão forma ao nosso viver.

*Sérgio Oliveira

Votar, e votar bem, votar certo, também requer educação, povo escolarizado ou não,mas consciente de sua responsabilidade. A Justiça Eleitoral e a Confederação Nacionaldos Bispos do Brasil (CNBB), da Igreja Católica, fazem sua parte alertando e esclare-cendo o eleitor para mais um ano em que ele é chamado às urnas para fazer a escolhadaqueles que dirigirão o município, seja como vereador ou prefeito, nos próximos qua-tro anos.

A Justiça Eleitoral busca esclarecer, através da via legal, mostrando o que é crime,o que pode ou não acontecer no processo eleitoral, focando sua orientação naresponsabilidade tanto do candidato como do eleitor, para não se deixar envolver comatitudes ilícitas. Já com sua cartilha tradicional, observando em particular os precei-tos cristãos, a igreja busca orientar no sentido de se buscar o chamado candidato fi-cha limpa.

Nesse momento de decisão e de responsabilidade coletiva, a escola também tem pa-pel fundamental. Aqui é necessário entender que o momento e espaço não é para ex-por opções pessoais, e sim, como educadores, formadores de opinião, orientarem seusalunos para que se tornem porta-vozes de ideias que leve à conscientização. Tentarbuscar, nas propostas dos candidatos, a melhor opção, e não pensar em levar vantagempessoal, em detrimento da importância coletiva que representa uma eleição de prefei-to e vereador.

Educar, também é conscientizar para as decisões importantes na vida. Votar é umdesses momentos e o espaço escolar pode e deve exercer seu papel de orientador, afi-nal, é na escola que também começa a se formar o político de amanhã que irá governara cidade, o estado e o país. Enfim, unamos todos os esforços em favor do votoconsciente.

*Editor do suplemento O Mossoroense na Escola

O MOSSOROENSE

CALENDÁRIO

SETEMBRO

13 - Dia do Agrônomo

14 - Dia do Frevo

17 - Dia Nacional do Cego

18 - Dia da Televisão

21 - Dia da Árvore/Radialista

24 - Dia Mundial do Coração

25 - Dia do Rádio/Internacional do

Trânsito

27 - Dia da

MPB/Cantor/Idoso/Mundial do

Turismo

28 - Dia da Lei do Ventre Livre/Lei

do Sexagenário

29 - Dia do

Policial/Petróleo/Anunciante

30 - Dia do Jornaleiro/Mundial do

Tradutor/Secretária

PRÓXIMA EDIÇÃO11/10

ESCOLA2- Quinta-feira, 13 de setembro de 2012

EXPEDIENTE

Este é um suplementomensal do jornal

O Mossoroense

TEXTO E EDIÇÃOSérgio Oliveira

EDIÇÃO DE FOTOS Luciano Lellys

DIAGRAMAÇÃO Carlos Eduardo

ESCOLA Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 - 11

A educação e omomento do voto

...........OPINIÃO...........ABSURDO

ONG é impedida de distribuirlivros em São Paulo

Ainda sem itinerário ou da-ta marcada para a ação, Amân-cio disse que é provável que adistribuição seja realizada nes-te sábado. Segundo ele, os li-vros foram doados por mora-dores da cidade. "Os próximos

gestores têm de oferecer umapolítica eficiente de incentivoà leitura, para que as bibliote-cas não sejam depósitos de li-vros como são hoje." As infor-mações são do jornal "O Esta-do de S.Paulo".

Lamentável que tudo issoaconteça na maior cidade dopaís que deveria ser exemplonos atos de facilitar o acessoda população aos livros, e nãode impedir. Em um país ondese luta para que a população

leia mais a atitude da prefei-tura paulistana mostra umatraso que parecia superadoe, se torna em mais um entra-ve na luta pela mudança dementalidade da população emrelação a leitura.

Organização deve fazer nova tentativa no sábado

A organização não-gover-namental Educa São Paulo ha-via programado para a manhãde segunda-feira (10), a dis-tribuição de cerca de 8.000 li-vros, entre obras de literaturabrasileira, infantis e gibis, noViaduto do Chá, região central.A intenção era, além de incen-tivar a leitura, protestar con-tra o abandono das bibliotecasda cidade, que, segundo o pre-sidente da ONG, DevanirAmâncio, "têm livros, mas nãotêm leitores."

Uma perua Kombi estacionouno Viaduto do Chá por volta das23h de domingo (9) para orga-nizar e separar os títulos por au-tor e gênero, mas houve impe-dimento. Quatro guardas-civismetropolitanos disseram paraos integrantes da ONG que elesdeveriam ter autorização da pre-feitura para realizar a distribui-ção. "Eles disseram que estavamem alerta, esperando pela ação,e que a ordem era impedir", dis-se Amâncio.

A iniciativa, intitulada Bie-nal Relâmpago, agora serátransformada em Bienal Mó-

MARCO PAJOLA/FLICKR

Maior cidade do país emperra acesso à leitura

vel. Segundo Amâncio, duasKombis - equipadas com apa-relhos de som e faixas - per-correrão locais movimentados

da região central da cidade ofe-recendo livros às pessoas. "De-vemos começar ainda pela re-gião do Viaduto do Chá, por-

que ali é área de Zona Azul e,se pagarmos, podemos estacio-nar por um tempo para distri-buir os livros."

Mesmo sendo um dos paísesque mais aumentaram os gas-tos com educação entre os anos2000 e 2009, o Brasil ainda nãoinveste o recomendado do PIB(Produto Interno Bruto) em edu-cação e está longe de aplicar ovalor anual por aluno indicadopela OCDE (Organização paraa Cooperação e Desenvolvi-mento Econômico), com base namédia dos países membros. Os

dados fazem parte do relatóriosobre educação divulgado naterça-feira (11) pelo órgão.

Os gastos por aluno naeducação primária e secundá-ria cresceram 149% entre 2005e 2009, mas o Brasil ainda es-tá entre os cinco países que me-nos investem por aluno, entreos avaliados pela OCDE.

Enquanto no ensino pré-primário o Brasil investiu USD

1,696 (dólar americano) poraluno, a média dos países daOCDE foi de USD 6,670; no en-sino primário o país gastouUSD 2,405 e a média da OC-DE foi USD 7,719; com a edu-cação secundária o investi-mento brasileiro foi de USD2,235 e a média dos países daOCDE foi de USD 9,312.

Já no ensino superior hou-ve uma diminuição de 2% dos

gastos públicos por estudante- com isso, o Brasil fica em 23ºlugar de uma lista com 29 paí-ses. Apesar de estar abaixo dorecomendado, o investimen-to público total em educaçãono Brasil passou de 10,5% em2000 para 16,8% em 2009.Nesse quesito, o país é o 4º emum ranking de 32 países ava-liados - atrás somente de No-va Zelândia, México e Chile.

ESCOLA Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 - 3ESCOLA10 - Quinta-feira, 13 de setembro de 2012

OCDE

Brasil ainda não investe orecomendado do PIB em educação

A porcentagem do PIB bra-sileiro que vai para educaçãotambém está abaixo da mé-dia da OCDE: o Brasil inves-te 5,55% do PIB no setor,quando o recomendado é6,23%. O PNE (Plano Nacio-nal da Educação), aprovadona Câmara e que segue ago-ra para o Senado, prevê o in-vestimento de 10% do PIBem educação.

Segundo a OCDE, 4,23%do PIB brasileiro é investidoem ensino primário e secun-dário - acima da média de 4%definida pelo órgão. No en-sino superior, entretanto, oBrasil investe apenas 0,8%,sendo o 4º país que menosgasta nesse nível de ensino.Já com pesquisa e desenvol-vimento o Brasil apresentao menor gasto entre 36 paí-

ses avaliados: somente0,04% dos investimentos emeducação são para o setor.

O relatório destaca a evo-lução da porcentagem do PIBbrasileiro investido em edu-cação: "Em 1995, o Brasil in-vestiu 3,7% do seu PIB emeducação, em comparaçãocom a média da OCDE de5,6%. Enquanto o nível de in-vestimento caiu um pouco

em 2000, no Brasil (para3,5%) e nos países da OCDEcomo um todo (5,4%), até2005 o Brasil conseguiu au-mentar seu investimento emeducação para 4,4% do PIB(a média da OCDE, que anofoi de 5,7%), e em 2009 onível subiu para 5,5% do PIBno Brasil, enquanto a médiada OCDE chegou a 6% e, en-tre os países do G20, 5,7%".

UFERSA

Pesquisa foca alimentação e nutrição de animais

A mestranda do programa deProdução Animal e técnica dolaboratório de Nutrição Animal,Vilma Amâncio, utilizará o no-vo equipamento em sua pesqui-sa para analisar a digestibilida-de dos animais no método invitro. Para isso, ela testará amos-tras de rações compostas por di-ferentes níveis de torta de gi-rassol, um coproduto do biodie-sel que, além de ter um customenor do que outros produtoscomo a torta de algodão e desoja, não polui o meio ambien-

te com resíduos. Os benefíciosdo uso da torta de girassol tam-bém serão analisados pela bol-sista Amanda Modesto Costa emoutra pesquisa de mestrado doPrograma de Produção Animal."No trabalho irei verificar se asubstituição da torta de algodãopela torta de girassol gera algumefeito na produção e na quali-dade do leite de cabras e se es-se leite é aceito na indústria debeneficiamento", frisa.

Outro enfoque das pesquisasdesenvolvidas no laboratório

é a análise e a avaliação de plan-tas advindas da Caantiga na ali-mentação de ovinos e caprinos.Em sua monografia do cursode Zootecnia, o bolsista Danil-lo Glaydson Guerra, vai anali-sar a digestibilidade in vitro dofeno de flor de seda em níveiscrescentes. "Um dos problemashoje é o custo que os produto-res têm com a alimentação dosanimais, por isso a necessida-de de usarmos fontes alterna-tivas de alimentos como a florde seda", comenta Danillo.

Os resultados dessas pesqui-sas estão sendo divulgados pa-ra a sociedade por meio de pu-blicações em eventos científi-cos e periódicos. "Tivemos vá-rios trabalhos publicados queforam apresentados no Con-gresso Brasileiro de Zootecniaque aconteceu este ano em Bra-sília e logo mais enviaremos cer-ca de 10 trabalhos para o Con-gresso Nordestino de ProduçãoAnimal", avalia o professor.

(Fonte: site oficial da Ufersa).

Pesquisadora utilizará método usando rações com torta de girassolPIB também está abaixo da média da organização

Há mais de 20 anos, o La-boratório de Nutrição Animal,ligado ao Departamento deCiências Animais da Universi-dade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), desenvolvepesquisas voltadas para a aná-lise e melhoria da alimenta-ção e nutrição de animais. Amais recente novidade do La-boratório é a aquisição do sis-tema de digestibilidade in vi-tro que irá acelerar a análise doprocesso digestivo do animalno laboratório e possibilitar oteste de várias amostras simul-taneamente.

O laboratório é coordena-do pelo professor do Mestra-do em Produção Animal e doscursos de graduação de Zoo-tecnia, Agronomia e Medici-na Veterinária, Alexandre Pau-la Braga que, juntamente comos professores Luiz JanuárioMagalhães Aroeira, Liz Caro-

lina Cortes Assis e Alex MartinsVarela de Arruda, têm capta-do projetos de pesquisa pormeio de editais do Banco doNordeste, Petrobrás, Fapern,CNPq, entre outras agências defomento para melhorar a in-fraestrutura e financiar as pes-quisas.

"O laboratório foi climatiza-do, foram comprados novosequipamentos, como estufas,determinadores de fibras, de-terminador de gordura e umsistema de digestibilidade invitro", comenta o professor Ale-xandre. Este último equipa-mento serve para simular pe-lo método in vitro a digestãode um alimento pelo animal."Em 48 horas se obtém um re-sultado que demoraria três me-ses", acrescentou ele. O labo-ratório é utilizado por alunosdos cursos de graduação emZootecnia, Medicina Veteriná-

EDUARDO MENDONÇA

Professor Alexandre coordena laboratório

Nível Brasil Média da OCDE Posição do Brasil no rankingEnsino pré-primário USD 1,696 USD 6,670 3º pior colocado de 34 paísesEnsino primário USD 2,405 USD 7,719 4º pior colocado de 35 paísesEnsino secundário USD 2,235 USD 9,312 3º pior colocado de 37 países

"USD = Dólar americano"Fonte: OCDE

INVESTIMENTOS FINANCEIROS EM EDUCAÇÃO - GASTO ANUAL POR ALUNO

ria, Agronomia, Engenharia dePesca, e dos programas de Pós-graduação em Produção Ani-mal e Ciência Animal, além

de contar com sete bolsistas edois voluntários.

(Fonte: site oficial da Ufersa).

A Universidade do Estadodo Rio Grande do Norte (Uern)torna pública a abertura de ins-crições para o processo seleti-vo de voluntariado de estudan-tes dos cursos de graduaçãopara integrarem a ComissãoOrganizadora da CampanhaMEU MELHOR NATAL 2012. Oevento será realizada de 3 desetembro a 12 de dezembro de2012.

Serão selecionados estudan-tes que estejam aptos e dispo-níveis às ações do voluntaria-do pela motivação, por valo-res de participação e solidarie-dade, doação de seu tempo outalento, de maneira espontâ-nea e não remunerada, parauma causa de interesse social ecomunitário. Os interessadosdevem estar matriculados e ni-velados em qualquer curso degraduação da Uern, ter dispo-nibilidade de, no mínimo, 4 ho-ras semanais e estar ciente de

sua responsabilidade e compro-metimento com as ações volun-tárias.

A Pró-Reitoria de RecursosHumanos e Assuntos Estudan-tis (Prorhae) e Pró-Reito-ria de Ensino de Gradua-ção (Proeg) concederão,conforme a legislação de en-sino em vigor e a flexibi-lidade regulamentadanos Projetos Pedagógi-cos dos Cursos de Gra-duação, a certificaçãocomo atividade comple-mentar de seus voluntárioseste ano, desde que os mes-mos cumpram uma carga ho-rária máxima de 40h ou mí-nima de 20h, e com as ativi-dades estabelecidas no item5 do edital. As inscrições se-rão realizadas de 3 de setem-bro a 11 de outubro de 2012,na secretaria dos cursos e noSetor de Benefícios Sociais eCapacitação da Prorhae.

“Meu Melhor Natal” é umacampanha de solidariedaderealizada desde 1998, que vi-sa à doação de brinquedos, li-vros e material escolar acrianças residentes em algu-mas comunidades carentesde Mossoró. Em especial

àquelas localizadas nas adja-cências do Campus Centralda Uern; hospitais e entida-des que trabalham direta-mente com crianças advindasde famílias de baixa renda.

Anualmente, a campanhacontempla uma média de

3.500 crianças. E neste ano, emque completa 15 anos de exis-tência, espera contar com aação voluntária de todos os seg-mentos da Uern e da socieda-de em geral para continuar fa-zendo mais feliz o Natal de mui-tas crianças. As doações serão

feitas por integrantes da comu-nidade universitária (professo-res, técnicos-administrativose estudantes), entidades, em-presas e demais pessoas da so-ciedade interessadas em con-tribuir com esse gesto solidá-rio e de responsabilidade social.

Campanha contempla em tornode 3.500 crianças anualmente

A obra-prima de ÉmileZola descreve a vida de mi-neiros de carvão duranteuma greve na França de1860. A descrição idealiza-da da vida de Etienne e desua paixão, Catherine, osseus esforços e os seus an-seios por uma vida melhortransformam a leitura emalgo fascinante. O leitor étransportado para um dosmaiores cenários de batalhada Revolu-ção In-dustriale passaa com-preendera origemdos movi-m e n t o strabalhis-tas de umamaneira co-mo nenhumlivro de his-tória poderiaensinar.

Um dosgrandes roman-ces do séculoXIX, expressãomáxima do natu-ralismo literá-rio,Germinal ba-seia-se em aconte-cimentos verídicos.Para escrevê-lo,Émile Zola trabalhoucomo mineiro numamina de carvão, on-de ocorreu uma greve

sangrenta que durou dois me-ses. Atuando como repórter,adotando uma linguagem rá-pida e crua, Zola pintou a vi-da política e social da épocacomo nenhum outro escritor.Mostrou, como jamais haviasido feito, que o ambiente so-cial exerce efeitos diretos so-bre os laços de família, so-bre os vínculos de amizade,sobre as rela-

ções entre os apaixonados.Germinal é o primeiro ro-

mance a enfocar a luta declasses no momento de suaeclosão. A história se passana segunda metade do sé-culo XIX, mas os sofrimentosque Zola descreve conti-nuam presentes em nossotempo. É uma obra em tons

escuros. Terminaensolarada, com aesperança de umanova ordem so-cial para o mun-do.

Adaptada pa-ra leitores jo-vens, esta edi-ção é comple-mentada portextos deapoio sobre avida de Zolae sobre ocon tex tohistórico el i teráriode suas o-bras. Asilustra-ções sãode Odi-l o nM o -raes.

ESCOLA4 - Quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Leit

ura

Dica de LeituraESCOLA Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 - 9

VOLUNTÁRIOS

Universidade abre inscrições paraa campanha “Meu Melhor Natal”

Autor: Émile Zola

Germinal

Seja um Papai Noel voluntário

A Universidade do Estadode Minas Gerais (Uemg) co-meçou a receber a partir dasegunda-feira (10) as inscri-ções para o vestibular 2013,pela internet. O período deinscrição vai até o dia 5 deoutubro. O pagamento da ta-xa, no valor de R$ 110, podeser realizado até 8 de outubro.

São oferecidas 1.975 va-gas, sendo 655 para amplaconcorrência, 427 para o SI-SU (Sistema de Seleção Uni-ficada) e 893 para o Progra-ma de Reserva de Vagas. AUEMG oferece 31 cursos em7 municípios de Minas Ge-rais. Confira o manual docandidato:

No período de 26 de no-vembro e 1º de dezembro oscandidatos deverão acessaro site da universidade para

ESCOLA8 - Quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A Escola Estadual TâniaAmaral, de Florânia-RN, es-tá participando do Concur-so Pequenos Leitores, Futu-ros Poetas - 9ª Semana dePoesia da TV Escola, veícu-lo de comunicação do Minis-tério da Educação (Mec). Asalunas Raquel Brandão e Ri-ta de Cássia - estudantes do2° Ano do Ensino Médio - ins-creveram seus poemas que,de acordo com o regulamen-to do concurso, são inspi-rados na vida e obra de Jor-ge Amado.

Mesmo aquelas pessoasque não tiveram a oportuni-dade de acompanhar o even-to mais de perto, vão poderconferir os trabalhos produ-zidos pelas estaduantes doRio Grande do Norte. Os ví-deos das estudantes de Florâ-nia recitando seus poemas es-tão disponíveis no blog da Se-mana de Poesia da TV Esco-

Mas o acesso aos vídeosproduzidos também tem ou-tro objetivo dentro dos crité-rios do próprio concurso. Ovídeo mais acessado recebe-rá a equipe da TV Escola pa-ra uma reportagem especial,que será exibida no quadroTV ESCOLA NA ESTRADA,durante a 9ª Semana de Poe-sia. O trabalho vai além da-

queles que se dedicaram a es-crever, beneficiando tambémas turmas dos bastidores.

Além disso, a equipe pro-dutora do melhor vídeo vo-tado pelo júri visitará os es-túdios da TV Escola no Riode Janeiro e ainda participa-rá de uma reportagem espe-cial mergulhando no univer-so de Jorge Amado. É o re-

conhecimento dos profissio-nais ou amadores, que tra-balham por trás das câme-ras, porém realizando umatarefa de extrema importân-cia para que o foco centralobtenha o sucesso desejado.

A produção dos vídeos foicoordenada pelo professorJúnior Galdino e pela res-ponsável pelo Departamen-

to de Multimídia da escola,Juraci Araújo. A Escola Esta-dual Tânia Amaral é a únicada rede estadual de ensinoa participar do Concurso Pe-quenos Leitores, FuturosPoetas. O resultado dos ven-cedores será anunciado ofi-cialmente durante a 9ª Se-mana de Poesia, de 22 a 26de outubro de 2012.

ESCOLA Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 - 5

Coluna Cartilha Sérgio Oliveira

FATOS HISTÓRICOS

1791 - Luis 16 sanciona a primeira constitui-ção francesa.

1816 - Juramento da independência argenti-na em Buenos Aires. A independência foi declara-da em 9 de julho deste ano pelo Congresso de Tu-cumán.

1847 - Tropas norte-americanas ocupam a ca-pital do México, após vencerem a resistência docastelo de Chapultepec.

1913 - A Guatemala declara festa nacional em12 de outubro, dia do descobrimento da América.

1922 - A temperatura mais alta da Terra é re-gistrada em Al Aziziyah, uma área desértica na Lí-bia. Neste dia, a temperatura foi de 58 graus Cel-sius.

1923 - O exército espanhol toma o controledo país, inaugurando a ditadura na Espanha, queterminaria em 1930.

1941 -Nasce Oscar Arias, ex-presidente da Cos-ta Rica e Prêmio Nobel da Paz de 1987.

1944 - Segunda Guerra Mundial: unidades mi-litares soviéticas chegam à fronteira da Tchecos-lováquia.

1944 - Nasce Jacqueline Bisset, atriz britâ-nica.

1949 - A ONU aceita colocar sob seu controlea cidade de Jerusalém.

1955 - O chanceler da República Federativada Alemanha, Konrad Adenauer, faz um acordocom os soviéticos em Moscou para estabelecer re-lações diplomáticas e a repatriamento de 9.626 pri-sioneiros de guerra alemães.

1959 - O foguete soviético Lunik 2 alcança asuperfície da Lua.

1966 - O Fundo de Garantia por Tempo deServiço (FGTS) é instituído por Roberto Campos,ministro do Planejamento do governo militar.

1970 - Fim da Exposição Universal de Osaka(Japão), que foi visitada por quase 65 milhões depessoas.

1984 - Formação do governo israelense de u-nião nacional, presidido por Simon Peres.

1987 - A milícia chií Amal e os guerrilheirospalestinos concordam em terminar a guerra doscampos libaneses, que custou 3,5 mil mortes du-rante três anos.

1987 - Uma cápsula de césio, retirada do Ins-tituto Goiano de Radioterapia, é vendida a umferro-velho. Em outubro, ela causaria uma dasmaiores contaminações por radiação no país.

1989 - As reuniões entre representantes dogoverno salvadorenho e a guerrilha do FMLN teminício no México.

1989 - O arcebispo Desmond Tutu lidera umdos maiores protestos contra o apartheid na Áfri-ca do Sul.

1991 - Os Estados Unidos e a União Soviéticaretiram a ajuda financeira à guerra civil do Afega-nistão.

1993 - A Declaração de Princípios para aautonomia de Gaza e Jericó é assinada em Was-hington. Isaac Rabin e Yasser Arafat se dão asmãos em um gesto propiciado por Bill Clin-ton.

1994 - A Conferência sobre população reali-zada no Cairo, Egito, aprova o programa demográ-fico da ONU para vinte anos, com reservas do Islãe do Vaticano.

1995 - As tropas croata-bósnias tomam 1,5mil quilômetros quadrados da Bósnia central e con-trolam o baluarte sérvio de Jajce.

1996 - Referendum constitucional no Mar-rocos. Apoio de 99,56% ao sistema bicamerale ao voto direto para a Câmara de Represen-tantes.

PUNIÇÃOAqueles que até pouco tempo, fora do

poder, diziam, defendiam e utilizava a gre-ve como instrumento legítimo de luta ho-je punem professores e servidores em ge-ral das universidades federais. Eis a dife-rença entre o discurso e a prática para sechegar ao poder.

GRAFITADAQuinze estações do metrô no Rio de Ja-

neiro serão grafitadas por alunos de esco-las públicas. É uma iniciativa que deve le-var cultura aos locais, evitando a sujeira quealguns vândalos teimam em chamar de ar-te.

PALESTRAFui à primeira palestra no Centro de Es-

tudos Jurídicos Juxta Legem e parabenizoo advogado Marcos Araújo e seus sócios.Um espaço que traz orgulho para a cidadede Mossoró. O primeiro a proferir palestrafoi o juiz Cláudio Mendes e, como sempre,prendeu a atenção do público pela quali-dade de sua fala.

HEDIONDOO projeto de reforma do Novo Código

Penal trará punição mais dura para quempraticar desvio de verbas destinadas à edu-cação e à saúde. A proposta, em análise jána comissão no Senado, é de que passe aser considerado crime hediondo essa prá-tica que tantos prejuízos geram aos doissetores.

UEMG

Vídeo mais acessado receberá equipe da TV Escola

POETAS

Escola potiguar participa de concurso na Semana da Poesia

Universidade mineira abre períodode inscrição para vestibular

Escola da cidade de Florânia representa o RN.

la e podem ser acessados a par-tir dos links a seguir: Jorge Ama-do, Poeta Amado - Rita de Cás-sia e Amado Jorge Amado - Ra-quel Brandão.

O objetivo da premiação é ga-

rantir o maior número de aces-sos aos vídeos para dar desta-que à Escola e aos estudantes en-gajados no projeto. É uma for-ma também dos alunos se senti-rem prestigiados e assim, moti-

vados a continuarem a produ-zir outros trabalhos enriquecen-do mais ainda a literatura poti-guar e, consequentemente, a li-teratura brasileira na busca denovos talentos.

imprimir o comprovante deinscrição, com a indicaçãodos locais de prova. O exa-me será aplicado no dia 2 dedezembro. A primeira cha-mada está prevista para serdivulgada até 21 de dezem-bro, com matrículas entre 21e 25 de janeiro de 2013.

Outras informações po-dem ser obtidas no site daUniversidade. As informa-çoes foram fornecidas pelainstituiçao e podem ser al-teradas por ela sem avisoprévio. É recomendável con-firmar datas e horários no si-te oficial: www.uemg.br

A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg)

A idade certa, qual o melhor tempo para estudar

Fatores como sociabi-lização e maturidade neu-rológica podem explicarpor que alunos adiantadosapresentaram desempe-nho pior em avaliação.Avaliação serve para mos-trar e alertar aos pais quepressionam em alguns ca-sos para que aconteça oavanço de série, para o pe-rigo ao qual estão expon-do seus filhos. Resultadode prova pode ser a dicano sentido de mostrar co-mo sendo a melhor saídaseguir corretamente todosos degraus colocados pe-lo sistema escolar.

Alunos em idade correta têm melhor desempenho

ESCOLA6 - Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 Quinta-feira, 13 de setembro de 2012 7

A Prova ABC foi apli-cada em todas as capitaisdo país a alunos das re-des pública e privada. Ca-da estudante respondeua 20 itens de leitura oumatemática e escreveuuma redação a partir deum tema único. A escalado Sistema Nacional deAvaliação da EducaçãoBásica (Saeb) foi utiliza-da para medir o apren-dizado.

AVANÇANDO

Dados da Prova ABC mos-tram que alunos em idade es-colar correta têm melhor de-sempenho do que os demais.O mais impressionante, porém,é que assim como os defasados,os alunos adiantados na rela-ção idade/série demonstrarampiores resultados em todas asdisciplinas avaliadas.

Instituída por uma parceriaentre Todos Pela Educação,Instituto Nacional de Estudose Pesquisas Educacionais Aní-sio Teixeira (Inep), FundaçãoCesgranrio e Instituto PauloMontenegro/Ibope, a provafoi aplicada no primeiro se-

mestre de 2011, com o obje-tivo de avaliar o aprendizadodos concluintes do 3º ano doensino fundamental em lei-tura, escrita e matemática.

Dos 5.875 alunos participan-tes, 79,5% tinham entre 8 e 9anos, 20,1% estavam defasadose 0,5% da amostra compôs oquadro de estudantes adianta-dos, ou seja, com menos de 8anos. Em escrita, por exemplo,57,9% dos alunos entre 8 e 9anos obtiveram desempenhoadequado, enquanto apenas40,7% dos adiantados e 35,2%dos defasados apresentaram re-sultados satisfatórios.

A diferença exposta pela Pro-va ABC serve de alerta, segundoPriscila Cruz, diretora executivado Todos pela Educação. "Existeuma pressão da parte de algunspais que insistem em adiantar aentrada de seus filhos no ensinofundamental, mesmo que a lei de-termine uma idade correta. Nes-sa etapa, qualquer tipo de ante-cipação pode ser ruim", afirma.

Para Priscila, o baixo desempe-nho pode ser explicado por duasrazões principais: a falta de matu-ridade neurológica, que determi-na o desenvolvimento da coorde-nação motora, fundamental paraa escrita, entre outras tarefas, e asociabilização da criança. O des-compasso etário nas relações so-ciais dentro da escola também aju-da a explicar por que os alunos atra-sados têm pior desempenho.

Diretora diz que diferença serve dealerta para os pais que pressionam

Prova foi aplicada em todas as capitais do Brasil