boletim esperança 08

4

Click here to load reader

Upload: robervaldu

Post on 04-Jul-2015

108 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Informativo mensal do Grupo Espírita Caminho da Esperança, instituição fundada por Geraldo e Ana Guimarães, pais de Anete Guimarães.

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim esperança 08

Boletim Esperança – Página 1

B LETIM ESPERANÇA Informe de Estudos Espíritas, RJ, Ano 1, N. 8 DEZEMBRO, 2009

EDITORIAL

Dezembro...sinos repicando, árvores verdejantes, flores multicoloridas,

estrelinhas reluzentes e sorriso de criança. A aragem vespertina transporta os

sentimentos alvissareiros de lá para cá. Os hinos dos mensageiros tocam a fímbria da

memória e acendem a chama do Amor sobre a Humanidade inteira. É Natal!

De Jesus Menino para você, nossa saudação fraternal.

FELIZ NATAL! A EQUIPE

MÉDICOS E PESQUISADORES BRASILEIROS BRILHAM EM TOULOUSE

Queridos leitores e irmãos,

Foi com grande alegria que saí do Congresso de Medicina e Espiritualidade, ocorrido durante o mês de outubro, em Toulouse. Regressei à Bélgica recarregada de esperanças, com a germinação de novos projetos a se realizarem.

Nossos fabulosos doutores Marlene Nobre, Júlio Peres, Mário Peres, Sérgio Felipe de Oliveira, todos brasileiros de São Paulo, juntamente com os doutores Mario Beauregard (Canadá), Danielle Vermeulen (França), Jean-Jacques Charbonnier (França), Nelly Bertchold (Suíça) brilharam nesse evento, apresentando cada um os avanços da ciência em relação a Deus, espiritualidade, mediunidade, assistência fraternal, vida após a morte e estado de consciência nos comatosos.

O público contava com várias pessoas da área médica, mas também com muitos outros interessados na espiritualidade.

Destacaram-se, nesse evento, os doutores Sérgio Felipe de Oliveira e Mario Beauregard. Dr. Sérgio Felipe interagiu alegremente com o público na demonstração de seu trabalho de pesquisa a respeito da relação ectoplasma-mitocôndria, uma hipótese sobre os funcionamentos moleculares do eĺétron dividido, e terapêutica espiritual. Dr. Mario, citado por vários confrades pelas suas pesquisas em neurociência, apresentou suas experiências sobre a relação entre espiritualidade e consciência, em que utilizou como colaboradoras quatorze irmãs carmelitas.

Os jovens irmãos, doutores Júlio e Mário Peres, com seus dados, levaram ao espanto os confrades europeus. Dr. Júlio demonstrou estudos de psicografia dentro da neuroimagem, com perfil dos pacientes e resultados na terapia de regressão de memória. Em seguida, Dr. Mário desenvolveu o tema “Como integrar saúde e espiritualidade na prática médica”.

A Dra. Vermeulen reforçou a importância da relação entre a equipe médica e os familiares dos comatosos, mostrando os efeitos benéficos ou nocivos desta relação, citando casos clínicos.

A Dra. Nelly Bertchold abordou o tema: “Ligação entre psiquiatria e espiritualidade”. O Dr. Jean-Jacques Charbonnier tratou das “Provas científicas da vida após a morte”,

com testemunho próprio e de pacientes. Ressalta-se também a atuação direta da Dra. Marlene Nobre, sem a qual esse evento

não teria sido possível. Essa brava senhora, infligindo-se a longas jornadas, esteve atuante durante todo o congresso, expondo, de forma extraordinária, num meio não propriamente espírita, o pensamento espírita, destacando as obras de André Luiz, psicografadas pelo nosso saudoso Chico Xavier. Ela estabeleceu relação entre o que André Luiz já citava em suas obras escritas, há mais de 50 anos, com o que a Ciência começa a nos demonstrar na atualidade, citando nomes de grandes pesquisadores e trabalhos realizados, dentre eles, os de nosso irmão de Quebec, Mario Beauregard.

Esse congresso, que durou dois dias consecutivos, promoveu um contato entre os cientistas e o público através de questões-resposta e também de forma pessoal.

O Brasil foi modelo de integração entre a espiritualidade e a medicina, mostrando imagens de hospitais universitários, que incluem a Espiritualidade como uma das disciplinas médicas. E o resultado positivo desta nova disciplina aponta para sua aplicação crescente nas universidades brasileiras e americanas.

Após essas demonstrações, o público pipocava com espanto e comentários. Acho que, se todos pudessem, já estariam dentro de um avião rumo ao Brasil.

Agradeço a Deus e à Espiritualidade Maior a oportunidade de ter reencarnado nesse país MARAVILHOSO, que é o BRASlL.

Marcia Alves (Correspondente na Bélgica)

NESTE BOLETIM

Capa

EDITORIAL

O DR. CHARBONNIER (2ª parte)

FAZE TUA PARTE

Página 02

STELLA DE ALMEIDA TRINDADE

RECEITA DE BOLO

COLUNA DO CAMINHO

ANIVERSARIANTES DO MÊS

DATAS IMPORTANTES

Página 03

MENSAGEM DO MÊS

LIVRO DO MÊS

DA ESCOLA ESPERANÇA

Página 04

CARTA DA SÂMIA LAUCAS

EXPEDIENTE

FAZE A TUA PARTE Todas as belas oportunidades de

crescimento na vida material, no tocante aos aspectos intelectivos, têm sintonia fina com o esforço dos Espíritos Superiores, estimulando o homem em relação ao engrandecimento moral e espiritual. Um trabalho executado na World Wide Executive Search, nos Esta-dos Unidos, relacionou seis estratégias para o empregado conseguir sua promoção, quando surgir uma vaga. Entre elas está: “NÃO ESPERE O CARGO VAGAR, ABRA CAMINHO DEIXANDO CLARO AO SEU CHEFE QUE VOCÊ AMBICIONA RECEBER MAIS RESPON-SABILIDADE”. A Doutrina Espírita analisa o ser imortal como dotado de todas as potencialidades a desenvolver. Jesus, o Cristo de Deus, afirmou que com predisposição para caminhar, o homem externa os recursos latentes, desabro-chando para a aquisição das virtudes.

“Faze tua parte que te ajudarei na outra”.

Vanessa Bianca

Page 2: Boletim esperança 08

Boletim Esperança – Página 2

STELLA DE ALMEIDA TRINDADE

Stella de Almeida Trindade nasceu em 07 de novembro de 1918, brasileira, filha de portugueses – Bernardino Lopes de Almeida e Casemira de Jesus –, tendo desencarnado em 17 de dezembro de 1991, vítima de câncer.

Casou-se em 15 de maio de 1947, com Júlio Lopes Trindade, português, comerciante, a quem conhecera em 1946, no Teatro João Caetano, ocasião em que estava acompanhada de sua mãe. Tiveram cinco filhos: Eduardo, Armando, Maria Lúcia, Maria Esperança e Maria Alice, além de cinco netos.

Após o seu casamento, continuou cuidando de Hilda, irmã querida, a quem Stella se dedicara com acendrado amor até a data de desencarnação da estimada enferma deficiente.

Como mãe extremosa, lutou arduamente pela recuperação da saúde dos filhos e pelo equilíbrio de seu lar, sem demonstrar qualquer aborrecimento, mesmo nas horas mais difíceis. Valia-se dos cuidados e da orientação do piedoso Dr. Javier Salvador Gamarra, renomado médico homeopata espírita, residente no Paraná, que sempre a socorria a distância, com generosidade.

O bom humor e a bondade eram a marca registrada de Stella. Pelo fato de ter sido espírita desde solteira, conduziu o marido ao Espiritismo e ambos trabalharam, por longos anos, no Centro Espírita Ibirajara por indicação de Francisco C. Xavier.

Teve influência decisiva sobre o esposo na concessão da primeira casa onde foi fundado o Grupo Espírita Caminho da Esperança, junto com Ana Jaicy Guimarães e Geraldo Guimarães. Nesse grupo, ela colaborava intensamente em projetos com voluntárias que preparavam e distribuíam enxovais para bebês de gestantes em condições socioeconômicas precárias.

Em seu labor espírita, Stella demonstrava muito carinho e dedicação, sobretudo com as crianças, transparecendo sempre bom ânimo e alegria.

Dedicava-se ainda aos seguintes serviços: distribuição de sopas aos mendigos nas ruas do Rio de Janeiro; visita aos enfermos nos hospitais; e acolhimento aos companheiros do Caminho, recepcionando-os com um saboroso chocolate, durante o inverno.

Nas noites de Natal, ela convidava moradores de rua para participar da ceia junto com sua família.

Surpreendia a todos com suas atitudes dignificantes e uma delas era a “sacola mágica”, assim chamada porque sempre continha algo de bom para ofertar a alguém no momento certo. Muito fervorosa, quando proporcionava o bem, mantinha-se anônima, demonstrando a humildade das violetas que embelezam o jardim.

Antes de desencarnar, disse a uma de suas filhas: “Lembre-se, minha filha, as coisas mais importantes da vida são a fé e a paz”.

Por tantos serviços prestados na Seara do Cristo e pelos exemplos de retidão, Stella, hoje, fulgura entre os astros do firmamento, espargindo luz sobre seus protegidos.

Maria Alice Trindade

RECEITA DO BOLO

Quando provamos uma bolo gostoso, encantamo-nos pelo resultado do conjunto de seus ingredientes. O sucesso, na culinária, está na combinação dos sabores que fascinam os sentidos. No amor, misturamos ingredientes de uma receita complexa e, potencialmente, encantadora. Como chefes de cozinha, devemos evitar que o abuso em algum dos itens faça o nosso projeto desandar. Não é possível saborear a vida a dois sem experimentar seus atrativos, mas, em um relacionamento, o sentimento é causa e não efeito. Um casal que se envolva apenas fisicamente, age como tolos tentando reviver o doce sabor do bolo bem feito, ingerindo colheradas de açúcar. Simplesmente não funciona. Desejo, amor, carinho, paixão, companhia, parceria, proteção, amparo, estímulo, compreensão, ousadia para amar sem medo, coragem para enfrentar os momentos difíceis, persistência para acreditar quando tudo parece estar contra, e equilíbrio para dosar liberdade e bom senso. Na vida, é na combinação do doce com o amargo que encontramos a felicidade. Rafael Rodrigues

COLUNA DO CAMINHO Descobri que, para ser amigo, não importa idade, não importa sexo. Eu tenho um amigo que tem inúmeras histórias para contar, anedotas para fazer você sorrir e uma grande quantidade de livros bons para indicar. Ele conhece um pouco de quase tudo. Dono de um humor contagiante, ninguém consegue ficar sério quando ele está por perto. Meu amigo e eu temos cumprimentos próprios, nossas anedotas, nossas histórias. Ele me ensina a acreditar em futuros melhores; ensina a valorizar virtude, a virtude de cada um. Tenho uma sugestão: quando você precisar de um conselho, procure Geraldo Guimarães. Carrego muito do que sei graças a ele, a pessoa mais apaixonada pela Doutrina Espírita que conheço. Eu nem sei se aprendi a amar, mas chamo o sentimento que tenho por esse amigo de amor e retribuo com a frase proferida por ele diversas vezes: "Deus te abençoe."

A N I V E R SAR I ANT ES DO M ÊS

Sandra Regina 15/12

Lúcio Laucas 17/12

Geraldo Guimarães 19/12

Ana Guimarães 19/12

Giulia 19/12

Milla Paulo 22/12

Liz Paulo 27/12

CAMINHO DA ESPERANÇA 29/12

DATAS IMPORTANTES DO MÊS DE DEZEMBRO

02/12/1865 – Desencarna em Paris, o livreiro e editor Didier, responsável pela primeira edição dos livros de Allan Kardec. 04/12/1935 – Desencarna o cientista e pesquisador dos fenômenos espíritas Charles Robert Richet, Prêmio Nobel de Medicina e de Fisiologia (1913). Considerado o pai da Metapsíquica, foi defensor do Espiritismo. 07/12/1953 – Em Lisboa, Portugal, de manhã a polícia invadiu a sede da Federação Espírita Portuguesa, confiscando todos os bens e propriedades, entregando-os à Santa Casa de Misericórdia que, por sua vez, os entregou à Casa Pio de Lisboa, destruindo a fabulosa biblioteca, com um acervo de mais de 12.000 volumes. 11/12/1761 – Nasce em Salvador, BA, Joanna Angélica, uma das encarnações de Joanna de Ângelis. 11/12/1847 – A família Fox transfere-se para Hydesville, passando a morar na casa que seria palco dos memoráveis fenômenos de efeitos físicos. 11/12/1855 – Allan Kardec recebe a revelação de que Zéfiro é seu espírito protetor. 15/12/1859 – Nasce Lázaro Luiz Zamenhof, criador do Esperanto. 18/12/1903 – Desencarna Augusto Elias da Silva, fundador da revista O Reformador. 24/12/1900 – Nasce em Rio das Flores (RJ), Yvone do Amaral Pereira, importante médium brasileira. 27/12/1996 – Instiui-se 18/04 como o Dia dos Espíritas, Lei 9.471, projeto de lei do Deputado Alberto Calvo.

Page 3: Boletim esperança 08

Boletim Esperança – Página 3

LIVRO DO MÊS – PAULO E ESTEVÃO A leitura deste livro mostrará a grandeza de Paulo de Tarso.

Corajoso, intrépido e sincero que, arrependido de uma postura radical que culminou no apedrejamento de Estêvão - o primeiro mártirdo Cristianismo -, humildemente empreendeu acelerada revisão de conceitos e atendeu ao chamado de Jesus. Entre perseguições, enfermidades, zombarias, desilusões, deserções de companheiros, pedradas, açoites e encarceramentos, transformou sua vida num exemplo de trabalho através de dezenas de anos luta, empenhado em abrir igrejas cristãs e dar-lhes assistência.

����APROVEITE!!! ESSE LIVRO ESTÁ COM PREÇO PROMOCIONAL NA LIVRARIA DO CAMINHO DA ESPERANÇA .

PARTICIPE CONOSCO DA

FESTA DE FINAL DE ANO DAS “SENHORAS”

Na terça-feira, dia 15 de dezembro de 2009,

das 13 horas às 16 horas.

DA ESCOLA ESPERANÇA PARA VOCÊ CAMPANHA: ADOTE UMA CRIANÇA NESTE NATAL

Quando o Natal vem chegando, o mundo fica contente...

Queridos Amigos,

Nossa Festa de Natal será realizada no dia quinze de dezembro, à partir das nove horas, na sede do Grupo Espírita Caminho da Esperança.

Venham, contamos com sua presença. Giannina LaucasGiannina LaucasGiannina LaucasGiannina Laucas

MENSAGEM DO MÊS:

JESUS

Nos caminhos da história, não há ningué m que se compare.

Sua origem está nas estrelas, num tempo imemorial.

Sua grandeza não tem parâmetros.

O Seu amor é o amor de Deus.

“Eu e o Pai somos um” − afirmou, caract erizando a Sua divindade.

Foi chamado de Rei, Príncipe da Paz, Co rdeiro de Deus, Rei Singular, Messias, mas o que de sejava era ser

conhecido como Mestre.

Viveu como ensinou e sacrificou a própr ia vida pelo que disse.

Falando o aramaico, idioma com 3.000 vo cábulos, sem escrever uma única palavra, ofereceu à Humanidade a

filosofia mais profunda sobre o ser humano, sobre a vida, o amor e sobre Deus. O Sermão da Montanha é a síntese das

mais belas diretrizes comportamentais.

Quando Lhe perguntaram qual o primeiro e o maior mandamento da Lei, Ele respondeu:

− Amar a Deus sobre todas as coisas e a o próximo como a si mesmo.

Seus acenos à pobreza e à dor são os ma is encantadores: “Vinde a mim, todos vós que sofrei s, que estais

cansados e aflitos porque eu vos aliviarei. Comigo todo fardo é leve e todo jugo é suave.”

Foi além das fronteiras comuns e pessoa is.

Disse à Humanidade que os senhores e os escravos, os pobres e os ricos, os homens e as mul heres, Roma e

todas as nações tinham a mesma origem, mereciam a m esma tutela divina.

Sua epopeia permitiu-Lhe alcançar quase toda a Humanidade, em todos os tempos.

A bandeira do Amor foi a Sua maior emul ação e base dos Seus feitos.

Percorreu os séculos e os milênios e per maneceu incólume.

E hoje, apesar de tantas escolas do pen samento e das mais variadas concessões liberando a criatura para os

tormentos do ego, Ele permanece íntegro, gentil, po nte de luz entre o Criador e a criatura.

Como o sol despontando no céu diariamen te, Ele também ilumina e vitaliza, fomentando o pro gresso e a procura

de Deus.

Quando te sintas cansado ou triste, erg ue-te para Ele e conta-Lhe das tuas dores, mágoas e desilusões. Fala-Lhe

com a alma e o coração e, certamente, ouvirás:

− Perdoa aos que te ofenderam, perdoa a os que te ofendem e perdoa aos que te ofenderem.

“Isto vos mando, que vos ameis uns aos outros”.

Geraldo Guimarães

Page 4: Boletim esperança 08

Boletim Esperança – Página 4

CARTA DA SÂMIA LAUCAS AOS AMIGOS

EXPEDIENTE

Direção do Jornal: Rafael Rodrigues

Secretária: Regina Celia

Revisora: Giannina Laucas

Colaboradores:

Ana Guimarães Geraldo Guimarães

Vanessa Bianca Allan Laucas Pereira

Jurandyr Paulo Júlia Solino

DIREÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Presidente: Jurandyr Paulo

Vice-presidente: Geraldo Guimarães

Secretária: Vanessa Bianca

Tesoureiras: Cristiane Drummond e Cláudia Passarelli

PROGRAMAÇÃO DA CASA

2ª Feira (20:00 às 21:00)

PALESTRAS DOUTRINÁRIAS: LIVRO DOS ESPÍRITOS

07/12 – Vanessa Laucas Sermão da Montanha

14/12 – Anete Guimarães Jesus Histórico

21/12 – João José Jesus: do encontro c/

João Batista ao Golgota

28/12 – Ana Guimarães A Luz do Mundo

3ª Feira (14:50 às 15:25)

01/12 – Mª José Silva Parábola da ovelha perdida

08/12 – Josué Bezerra Par. dos servos bons e maus

15/12 – FELIZ NATAL DAS “SENHORAS”

22/12 – Jair Cesario Nascimento de Jesus

29/12 – Giannina Laucas Virgens Néssias e prudentes

5ª Feira (19:30 às 21:00)

REUNIÃO MEDIÚNICA e

ESTUDO DO LIVRO “BOA NOVA”

Sábado ( 8:30 às 15:00)

ESCOLA DE ESTUDOS ESPÍRITAS ESPERANÇA

GRUPO ESPÍRITA CAMINHO DA ESPERANÇA

Rua Aristides Lobo, 51 – Rio Comprido Rio de Janeiro/RJ CEP.: 20.250-450 Tel.: (21) 2504-8512

O programa é apresentado pelo Casal Guimarães, sendo recomendado para toda a família, por abordar temas e casos diferenciados, sempre relacionados à convivência familiar, com orientações para a solução de eventuais conflitos.

Salt Lake City, 19 de outubro de 2009

Olá,

Gostaria de dividir com todos que têm acesso a esse jornal um pouco de minha história. Meu nome é Sâmia, tenho 31 anos, e faz quase nove anos que estou morando nos Estados Unidos, no Estado de Utah, em Salt Lake City.

Nasci no Rio de Janeiro, em uma família espírita; somos dez irmãos ao todo.

Na cidade em que vivo, não existe nenhum centro espírita, e, desde que cheguei aqui, sinto muita falta das reuniões que eu frequentava no Grupo Espírita Caminho da Esperança. É muito difícil viver em uma cidade que não tem uma comunidade espírita, especialmente depois que os filhos nascem e as dificuldades vão aparecendo em nossas vidas. Tenho três filhos, todos homens; Josh de 9 anos, Justin de 6, e Ben, um bebezinho de 7 meses e meio. Meu filho do meio foi diagnosticado autista quando tinha 2 anos e meio. E, desde então, temos sofrido, meu marido e eu, muitas mudanças e dificuldades.

Desde 2007, tenho conseguido voltar ao Brasil, sempre em agosto, para a semana do tio Divaldo Pereira Franco, no Rio de Janeiro. Foi a melhor coisa que já me aconteceu! Todas as palestras são maravilhosas, o contato com a comunidade espírita é muito bom, sem contar com o reencontro da família, pois, como já mencionei, somos uma família numerosa. Volto sempre renovada, cheia de esperança e ideias novas!

Em janeiro deste ano, Justin começou a piorar, ficando mais agressivo e fora de controle, por causa da hiperatividade. Já estava sem saber o que fazer, pois os remédios que os psiquiatras me ofereciam para controlar a hiperatividade são muito perigosos; quase todos deixam os pacientes drogados e dependentes. Encontrava-me sem esperanças, até que iniciou a temporada de Divaldo Franco no Rio: já era época do Feirão. Fui ao Brasil, em agosto, com o Ben; conversei com o tio Divaldo depois da primeira palestra que assisti, contei sobre as dificuldades que estava passando com meu filho, e ele me sugeriu conversar com o Dr. Gamarra, médico homeopata espírita, residente no Paraná, e que, por coincidência, estava também na cidade.

Dr. Gamarra estava hospedado na casa da tia Ana Guimarães, e marquei para o dia seguinte uma consulta no Grupo Espírita Caminho da Esperança. Após uma hora e meia de consulta, estava com a receita em minhas mãos.

Depois de sete semanas tomando o medicamento indicado pelo Dr. Gamarra, meu filho está outra pessoa! Estamos muito felizes com o resultado, e muito agradecidos pelas bênçãos que Deus nos proporciona.

O que gostaria de dizer com tudo isso é que não importa o problema pelo qual se esteja passando, por mais grave que seja, sempre existe uma saída! O Espiritismo é tudo na minha vida! Apesar de não morar no Brasil, eu tenho acesso a palestras espíritas através da Internet, e escuto a Rádio Rio de Janeiro, que está no ar 24 horas por dia.

Nunca deixem de ter esperança e fé! Abracem o Espiritismo e sejam felizes! Até o ano que vem, se Deus quiser!

Com carinho,

Sâmia Laucas Pereira