boletim esperança 012

6
Boletim Informe de Estudos Espíritas, RJ, ACR Espirit Que só Com u Viva e Espirit Com u Fique Pe NESTE BOLETIM Capa EDITORIAL POEMAS INFANTO-JUVENIS Página 02 UMA FLOR NAS ARDENAS BELGAS LIVRO DO MÊS VIOLÊNCIA COLUNA DO CAMINHO ANIVERSARIANTES DO MÊS DATAS IMPORTANTES Página 03 MENSAGEM DO MÊS A CELEBRAÇÃO DA VIDA Página 04 A ÍNDIA INVESTE NA ELEVAÇÃO ESPIRITUAL DO HOMEM EXPEDIENTE PROGRAMAÇÃO DA CASA O ARAUTO DA NOVA ERA Boletim Esperança – Página 1 m Espera , Ano I, N. 12 REDITAR NO AMOR tismo é uma religião, ó traz benefício. um pouco de capricho, em plena gratidão. tismo é acreditar no amor. um toque de beleza interior, repleto de olor. edro Jaña Laucas de Campos (13 anos) EDITOR O marchamo “Nova Era Ca acompanh esclareced Os reencarna hostes, responsab movimento aquisição resolutos. E geração n com entu contribuiçã esforço, negativas, lustral dos Av aguarda. B O programa é apresentado p recomendado para toda a diferenciados, sempre relaci orientações para a solução de ança ABRIL, 2010 RIAL mundo marcha e nós os com ele na construção da a”. ada ano que passa o Espiritismo ha mais forte, firme e dor. s pioneiros, que já devem ter ado para laborar em suas dando o cunho de bilidade e respeito ao o em expansão, com a de novos adeptos, prosseguem nós, que fazemos parte dessa nova, temos que acrescentar, usiasmo e perseverança, a ão nossa, em termos de para erradicar as inclinações , fortalecendo o caráter na água s seus ensinos. vante, servidores, a luz nos Busquemo-la! A EQUIPE por Ana e Anete Guimarães, sendo família, por abordar temas e casos ionados à convivência familiar, com e eventuais conflitos. O MOINHO Se existe Espiritismo, Existe amor e carinho. Sem amor e carinho, Vai dar o maior moinho. Felipe Laucas (8 anos)

Upload: robervaldu

Post on 24-May-2015

94 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo mensal do Grupo Espírita Caminho da Esperança, instituição fundada por Geraldo e Ana Guimarães, pais de Anete Guimarães.

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim esperança 012

Boletim EsperançaInforme de Estudos Espíritas, RJ, Ano

ACREDITAR NO AMOR

Espiritismo é uma religiãoQue só traz beneCom um pouco de capricho,Viva em plena gratidão.Espiritismo é acreditar no amorCom um toque de beleza interior,Fique repleto de

Pedro Jaña Laucas de Campos

NESTE BOLETIM

Capa

EDITORIAL

POEMAS INFANTO-JUVENIS

Página 02

UMA FLOR NAS ARDENAS BELGAS

LIVRO DO MÊS

VIOLÊNCIA

COLUNA DO CAMINHO

ANIVERSARIANTES DO MÊS

DATAS IMPORTANTES

Página 03

MENSAGEM DO MÊS

A CELEBRAÇÃO DA VIDA

Página 04

A ÍNDIA INVESTE NA ELEVAÇÃO

ESPIRITUAL DO HOMEM

EXPEDIENTE

PROGRAMAÇÃO DA CASA

O ARAUTO DA NOVA ERA

Boletim Esperança – Página 1

Boletim EsperançaEstudos Espíritas, RJ, Ano I, N. 12

ACREDITAR NO AMOR

spiritismo é uma religião, Que só traz benefício. Com um pouco de capricho,

em plena gratidão. Espiritismo é acreditar no amor. Com um toque de beleza interior, Fique repleto de olor.

Pedro Jaña Laucas de Campos (13 anos)

EDITORIALO mundo marcha e nós

marchamos com ele na construção da “Nova Era”.

Cada ano que passa o Espiritismo acompanha mais forte, firme e esclarecedor.

Os reencarnado para laborar em suas hostes, dando o cunho de responsabilidade e respeito ao movimento em expansão, com a aquisição de novos adeptos, prosseguem resolutos.

E nós, que fazemos parte dessa geração nova, temos que acrescom entusiasmo e perseverança, a contribuição nossa, em termos de esforço, para erradicar as inclinações negativas, fortalecendo o caráter na água lustral dos seus ensinos.

Avante, servidores, a luz nos aguarda. Busquemo

O programa é apresentado por recomendado para toda a família, por abordar temas e casos diferenciados, sempre relacionados à convivência orientações para a solução de eventuais conflitos.

Boletim Esperança ABRIL, 2010

EDITORIAL O mundo marcha e nós

marchamos com ele na construção da “Nova Era”.

Cada ano que passa o Espiritismo acompanha mais forte, firme e esclarecedor.

Os pioneiros, que já devem ter reencarnado para laborar em suas hostes, dando o cunho de responsabilidade e respeito ao movimento em expansão, com a aquisição de novos adeptos, prosseguem

E nós, que fazemos parte dessa geração nova, temos que acrescentar, com entusiasmo e perseverança, a contribuição nossa, em termos de esforço, para erradicar as inclinações negativas, fortalecendo o caráter na água lustral dos seus ensinos.

Avante, servidores, a luz nos aguarda. Busquemo-la!

A EQUIPE

O programa é apresentado por Ana e Anete Guimarães, sendo recomendado para toda a família, por abordar temas e casos diferenciados, sempre relacionados à convivência familiar, com orientações para a solução de eventuais conflitos.

O MOINHO

Se existe Espiritismo, Existe amor e carinho. Sem amor e carinho, Vai dar o maior moinho.

Felipe Laucas (8 anos)

Page 2: Boletim esperança 012

VIOLÊNCIA?

Violência é a presença recusada e a palavra não ouvida,A amizade dispensada e a ausência não sentida, A ideia desprezada e o abandono na partida, A lição não assimilada no correr de toda a vida.

UMA FLOR NAS ARDENAS BELGAS Sim queridos irmãos, estamos intensamente renovados de

esperança, com a visita de nossa palestrante vinda do Brasil. Nada mais nada menos que nossa querida irmã Juselma Coelho, do Estado Minas Gerais. Como vocês devem se lembrar, ela é membro da coordenadoria da pomada Vovô Pedro e presidente de várias instituições de Belo Horizonte.

Com seu sorriso contagiante e sua voz bem impostada, essa irmã trouxe para nós, irmãos do Continente Europeu, a certeza da primavera que se aproxima. Após tantos meses na grisalha do inverno rigoroso, um raio de sol vem nos despertar e uma flor de formosura desabrochou em nossos corações, acordando para a sementeira e retirando as ervas daninhas pela falta de cuidados. Essa flor nos encantou.

Essa mineira de fibra e porta-voz de Jesus tem deixadoAlemanha, em várias cidades importantes, em Luxemburgo e agora aqui na Bélgica, os traços do seu perfume. Sim, um perfume que não se esquece, pois ele está impregnado de amor.

Tivemos a oportunidade, aqui em casa, de ouvipalestra « Ética, dever e evolução espiritual ». Foi um verdadeiro sopro em nossos corações e todos querem bis. Num momento tão importante, em nosso lar, quando ocorria a despedida do filho primogênito da casaIvan retornava ao Brasil, nossa pátria amada. Com sua sensicarisma e altruísmo, Juselma conseguiu fazer as lágrimas de nosso filho rolarem.

A primavera anuncia vida nova e, com ela, a esperança de uma boa colheita.

Como vocês podem sentir de longe, essa Flor nas Ardenas anunciava as boas novas e assim nosso passarinho deixou o ninho, ouvindo o sussurro de uma melodia onde nosso mestre Jesus foi o compositor.

Oremos a Deus para que ela possa, por muito tempo ainda, continuar esse belíssimo trabalho de dedicação e amor ao Espiritismo.

Quero destacar também a dedicação e abnegação de nossa irmã de Luxemburgo, Zelina Nascimento, que, com sua energia incansável, transportou nossa irmã Juselma da Alemanha para a Bélgica e que muito se tem dedicado aos sofredores e desamparados à sua volta.

É com muita alegria e uma grande saudade que vos deixo, orando a Deus para que, em breve, nos reencontremos.

Marcia Alves

Centre Philosophique Spirite « Nosso Lar

LIVRO DO MÊS:

ATUALIDADE DO PENSAMENTO ESPÍRITA(VIANNA DE CARVALHO )

Através da psicografia de Divaldo Franco, o Espírito Vianna de Carvalho responde a perguntas de temas da atualidade, tais como: Sociologia, Desemprego, Família, Adolescência, Política, Economia, Socialismo, Medicina, Engenharia Genética, Informática, Educação, Direito Penal, Trabalhista e Internacional, Psicologia, Mídia, Estética, Religião, Reencarnação, Transcomunicação Instrumental, entre outros.

Vianna de Carvalho afirma: “Sempre atual, o Espiritismo avança com as admiráveis conquistas do pensamento, que facilita melhor entender as leis e aplicá-las... Jamais ultrapassado, está sempre à frente do progresso, embora de maneira sutil, que será melhor identificado quanto maior for o seu labor de penetração no complexo mecanismo do ser e da vida.”

Leia-Participe-Medite-Divulgue!.

Boletim Esperança – Página 2

a palavra não ouvida,

Rafael Rodrigues

BELGAS

Sim queridos irmãos, estamos intensamente renovados de esperança, com a visita de nossa palestrante vinda do Brasil. Nada mais

querida irmã Juselma Coelho, do Estado Minas Gerais. Como vocês devem se lembrar, ela é membro da coordenadoria da pomada Vovô Pedro e presidente de várias instituições de Belo

Com seu sorriso contagiante e sua voz bem impostada, essa e para nós, irmãos do Continente Europeu, a certeza da

primavera que se aproxima. Após tantos meses na grisalha do inverno rigoroso, um raio de sol vem nos despertar e uma flor de formosura desabrochou em nossos corações, acordando para a sementeira e

rando as ervas daninhas pela falta de cuidados. Essa flor nos

voz de Jesus tem deixado, na Alemanha, em várias cidades importantes, em Luxemburgo e agora aqui na Bélgica, os traços do seu perfume. Sim, um perfume que não se

Tivemos a oportunidade, aqui em casa, de ouvi-la pronunciar a ca, dever e evolução espiritual ». Foi um verdadeiro sopro

em nossos corações e todos querem bis. Num momento tão importante, em nosso lar, quando ocorria a despedida do filho primogênito da casa: Ivan retornava ao Brasil, nossa pátria amada. Com sua sensibilidade, carisma e altruísmo, Juselma conseguiu fazer as lágrimas de nosso

A primavera anuncia vida nova e, com ela, a esperança de uma

Como vocês podem sentir de longe, essa Flor nas Ardenas sso passarinho deixou o ninho,

ouvindo o sussurro de uma melodia onde nosso mestre Jesus foi o

Oremos a Deus para que ela possa, por muito tempo ainda, continuar esse belíssimo trabalho de dedicação e amor ao Espiritismo.

a dedicação e abnegação de nossa irmã de Luxemburgo, Zelina Nascimento, que, com sua energia incansável, transportou nossa irmã Juselma da Alemanha para a Bélgica e que muito se tem dedicado aos sofredores e desamparados à sua volta.

e uma grande saudade que vos deixo, orando a Deus para que, em breve, nos reencontremos.

Marcia Alves

Centre Philosophique Spirite « Nosso Lar «

ATUALIDADE DO PENSAMENTO ESPÍRITA )

Através da psicografia de Divaldo Pereira Franco, o Espírito Vianna de Carvalho responde a perguntas de temas da atualidade, tais como: Sociologia, Desemprego, Família, Adolescência, Política, Economia, Socialismo, Medicina, Engenharia Genética, Informática, Educação,

hista e Internacional, Psicologia, Mídia, Estética, Religião, Reencarnação, Transcomunicação Instrumental, entre outros.

Vianna de Carvalho afirma: “Sempre atual, o Espiritismo avança com as admiráveis conquistas do pensamento, que facilita

las... Jamais ultrapassado, está sempre à frente do progresso, embora de maneira sutil, que será melhor identificado quanto maior for o seu labor de penetração no complexo

Rita Pontes

COLUNA DO CAMINHO

ESTUDO DO LIVRO DOS MÉDIUNS

No dia 7 de março ocorreu a exposição de trabalhos refrequentadores da Cgrupos que apresentaram suas conclusões sobre o Livro dos Médiuns. oportunidade de estudo,momento de confraternização e harmonia entre os "caminheiros". Parabéns especiais a Marilene que mostrou sua superação ao falar em público.

CHICO XAVIER

A GRANDE ESTRELA CENTENÁRIA

Lembrando uma das muitas histórias do livro “Lindos casos de Chico Xavier”, a seguir:

“Um dos seguidores do Cristo, tão sincero quanto destemeroso na propagação do cristianismo nascente, é chamado à frente de César:

─ Onde está o homem do caminho, o filho do carpinteiro, o teu Cristo?...

Ergue-se o mártir e, apontaqui!

E César, arrogante, terrível─ Arranquem-lhe, então, o coração... E o Chico vê, instantes depois, iluminando

ambiente, o espírito do Mártir, trazendo, na alturauma Grande Estrela”!

Que a sua estrela continue a iluminar os nossos corações!...

LANÇAMENTO DO FILME “NOSSO LAR”

Com apoio da Federação Espírita Brasileira, estr

dia 03 de setembro de 2010 o filme Nosso Lar, uma superprodução que para retrnarrada por André Luiz, conta com grande elenco nacional (com destaque para Renato Prieto e Fernando Alvez Pinto) e uma equipe de renome internacional, encarregada pela produção de efeitos especiais e fotografia. Aguardaremos ansiosos mais esse grande lançamento cinematográfico no ano do centenário de Chico Xavier.

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Vanessa Laucas 06/04

Alexandre Paulo 11/04

Marcello Capelli 12/04

Flávia Vieira 15/04

DATAS IMPORTANTES DO MÊS DE 02/04/1910 – Nasce em Pedro Leopoldo, em Minas, 02/04/1869 – Sepultamento, no cemitério de Montmartre, do Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec.11/04/1900 – Desencarna no Rio o Dr. 12/04/1927 – Desencarna o francês Lé18/04/1857 – Primeira edição de “O Livro dos Espíritos”data é considerada como um marco da doutrina. 18/04/1957 – Surge o 1º selo espírita do mundo, no Brasil, comemorando o centenário do “O Livro dos Espíritos”. 30/04/1856 – Transmitida a Allan Kardec a primeira revelação mediúnica a respeito da missão que haveria de desempenhar.

COLUNA DO CAMINHO

MÉDIUNS

No dia 7 de março ocorreu a exposição de trabalhos realizados por frequentadores da Casa. Foram quatro grupos que apresentaram suas conclusões sobre o Livro dos Médiuns. Além da oportunidade de estudo, aproveitamos o momento de confraternização e harmonia entre os "caminheiros". Parabéns especiais a Marilene que mostrou sua superação ao falar em público.

CHICO XAVIER A GRANDE ESTRELA CENTENÁRIA

Lembrando uma das muitas histórias do livro “Lindos a seguir:

“Um dos seguidores do Cristo, tão sincero quanto destemeroso na propagação do cristianismo nascente, é

Onde está o homem do caminho, o filho do carpinteiro,

se o mártir e, apontando para o coração: ─ Está

terrível tocado no seu orgulho: lhe, então, o coração...

E o Chico vê, instantes depois, iluminando-lhe o ambiente, o espírito do Mártir, trazendo, na altura do coração,

Que a sua estrela continue a iluminar os nossos

LANÇAMENTO DO FILME “NOSSO LAR” EM SETEMBRO

Com apoio da Federação Espírita Brasileira, estreia no dia 03 de setembro de 2010 o filme Nosso Lar, uma superprodução que para retratar com fidelidade a história

ada por André Luiz, conta com grande elenco nacional (com destaque para Renato Prieto e Fernando Alvez Pinto) e uma equipe de renome internacional, encarregada pela produção de efeitos especiais e fotografia. Aguardaremos

mais esse grande lançamento cinematográfico no ano do centenário de Chico Xavier.

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Thiago Laucas 23/04

João Roberto 17/04

Luiz 29/04

DATAS IMPORTANTES DO MÊS DE ABRIL Nasce em Pedro Leopoldo, em Minas, Chico Xavier.

Sepultamento, no cemitério de Montmartre, do Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec.

Desencarna no Rio o Dr. Bezerra de Menezes. Desencarna o francês Léon Denis..

rimeira edição de “O Livro dos Espíritos”. Esta data é considerada como um marco da doutrina.

selo espírita do mundo, no Brasil, comemorando o centenário do “O Livro dos Espíritos”.

Transmitida a Allan Kardec a primeira revelação mediúnica a respeito da missão que haveria de desempenhar.

Page 3: Boletim esperança 012

Suplemento

Boletim EsperançaSUPLEMENTO E SPEC I A L

GERALDO RODRIGUES

Pode-se medir uma amizade? Como poderei expressar em palavras uma convivência diária? Como é

possível expressar sentimentos tão solidificados pelo tempo e pela convivência?

Meu amigo Geraldo Guimarães ficou encantado, sofreu um processo de

encantamento e transformou-se num ponto de luz desde o dia 11 de janeiro de 2010,

esta é a forma que encontrei para compensar a ausência física do querido amigo:

parodiando João Guimarães Rosa.

Tantas conversas tivemos, ele gostava de contar passagens de sua

convivência com Divaldo Franco, lá em Salvador, os primeiros tempos de muito

esforço na formação da Mansão do Caminho, as extraordinárias e memoráveis

passagens da mediunidade do médium e companheiro.

Em qualquer circunstância onde sua lúcida palavra era req

bastavam alguns segundos de busca em sua privilegiada memória e lá vinha uma citação de um Espírito mentor, a

ilustrar o assunto em pauta, e depois, lá ia ele viajando pela estrada do conhecimento, a ilustrar seus atentos

ouvintes, tão ricas eram suas palavras e sinceras as suas inflexões, que era possível imaginar

concretos de suas lembranças.

Era gratificante ouvi-lo contar como encontrou Ana, sua companheira da vida,

interior de São Paulo, ele que era nascido em

Espiritismo, foi encontrá-la tão longe, imersa nos mesmos ideais que ele e com ela, juntou suas esperanças, formou

sua família, teve filhos... Cumpriu o seu destino.

Meu amigo tinha um fino

interlocutores, era uma alegria contagiante, marota, de quem sabia conquistar. Durante anos, tivemos nossas salas

vizinhas, lá no Lar Fabiano de Cristo, separadas por fina parede

quando o Geraldo chegava, porque o Nean, que dividia a sala com ele, começava a soltar uma gargalhada sonora e

alegre, graças a alguma novidade jocosa que ele trazia.

Geraldo lia muito, estudava, sempre fez isso, era

na mais pura recomendação de Kardec, o fazia um convicto arauto do espiritismo, palestrante ímpar, culto e

arrebatador.

expressão espírita

lugares do exterior, levando a fé que os animava.

separar esses dois, ela daqui, ternamente cantando “eu sei que vou te amar...”

Suplemento Especial do Boletim Esperança 12 – Página 1

Boletim EsperançaSUPLEMENTO E SPEC I A L

GERALDO RODRIGUES GUIMARÃES

se medir uma amizade? Como poderei expressar em palavras uma convivência diária? Como é

possível expressar sentimentos tão solidificados pelo tempo e pela convivência?

Meu amigo Geraldo Guimarães ficou encantado, sofreu um processo de

se num ponto de luz desde o dia 11 de janeiro de 2010,

esta é a forma que encontrei para compensar a ausência física do querido amigo:

Tantas conversas tivemos, ele gostava de contar passagens de sua

nvivência com Divaldo Franco, lá em Salvador, os primeiros tempos de muito

esforço na formação da Mansão do Caminho, as extraordinárias e memoráveis

passagens da mediunidade do médium e companheiro.

Em qualquer circunstância onde sua lúcida palavra era requerida,

bastavam alguns segundos de busca em sua privilegiada memória e lá vinha uma citação de um Espírito mentor, a

ilustrar o assunto em pauta, e depois, lá ia ele viajando pela estrada do conhecimento, a ilustrar seus atentos

uas palavras e sinceras as suas inflexões, que era possível imaginar

lo contar como encontrou Ana, sua companheira da vida,

interior de São Paulo, ele que era nascido em Aracaju, passado por Salvador, onde sedimentou os fundamentos do

la tão longe, imersa nos mesmos ideais que ele e com ela, juntou suas esperanças, formou

sua família, teve filhos... Cumpriu o seu destino.

humor, nunca descendo o nível e sempre provocando o riso de seus

interlocutores, era uma alegria contagiante, marota, de quem sabia conquistar. Durante anos, tivemos nossas salas

vizinhas, lá no Lar Fabiano de Cristo, separadas por fina parede - fomos vizinhos de sala e de coração

quando o Geraldo chegava, porque o Nean, que dividia a sala com ele, começava a soltar uma gargalhada sonora e

alegre, graças a alguma novidade jocosa que ele trazia.

Geraldo lia muito, estudava, sempre fez isso, era dotado de prodigiosa memória e sua fé raciocinada,

na mais pura recomendação de Kardec, o fazia um convicto arauto do espiritismo, palestrante ímpar, culto e

arrebatador.

Geraldo e Ana Guimarães tornaram-se um binômio da mais esclarecida

expressão espírita, leais amigos de Divaldo Franco, percorreram o Brasil e muitos

lugares do exterior, levando a fé que os animava.

Continuarão juntos, não é uma simples troca dimensional que vai

separar esses dois, ela daqui, ternamente cantando “eu sei que vou te amar...”

Boletim Esperança

GUIMARÃES

se medir uma amizade? Como poderei expressar em palavras uma convivência diária? Como é

bastavam alguns segundos de busca em sua privilegiada memória e lá vinha uma citação de um Espírito mentor, a

ilustrar o assunto em pauta, e depois, lá ia ele viajando pela estrada do conhecimento, a ilustrar seus atentos

uas palavras e sinceras as suas inflexões, que era possível imaginar-se os cenários

lo contar como encontrou Ana, sua companheira da vida, lá em Araçatuba, no

Aracaju, passado por Salvador, onde sedimentou os fundamentos do

la tão longe, imersa nos mesmos ideais que ele e com ela, juntou suas esperanças, formou

humor, nunca descendo o nível e sempre provocando o riso de seus

interlocutores, era uma alegria contagiante, marota, de quem sabia conquistar. Durante anos, tivemos nossas salas

inhos de sala e de coração – eu sabia

quando o Geraldo chegava, porque o Nean, que dividia a sala com ele, começava a soltar uma gargalhada sonora e

dotado de prodigiosa memória e sua fé raciocinada,

na mais pura recomendação de Kardec, o fazia um convicto arauto do espiritismo, palestrante ímpar, culto e

se um binômio da mais esclarecida

, leais amigos de Divaldo Franco, percorreram o Brasil e muitos

Continuarão juntos, não é uma simples troca dimensional que vai

separar esses dois, ela daqui, ternamente cantando “eu sei que vou te amar...” e

Page 4: Boletim esperança 012

Suplemento

ele respondendo: ─ Eu também... Cada um, na sua escala, continuará apresentando suas palestras, onde for

necessário.

Durante anos fizemos nosso

que eu no ar, sempre pelo Clube de Arte do Lar Fabiano de Cristo, depois quando o ICEB

Espírita do Brasil – assumiu o Clube de Arte,

Geraldo, e formamos um trio voltado para as reflexões da obra de Deolindo Amorim.

Meu amigo também escrevia muito bem, crônicas inolvidáveis, temas espíritas, verbo e escrita fáceis,

qualidades inatas nessa pessoa especial.

De si, nada tinha de material

coerente, provedor da família e agradecido pelo que podia fazer pela esposa e filhos, não enriqueceu, em

compensação, construiu uma fortuna incalculável em forma de amigos, de pessoas

era muito feliz e isso, como sabemos, nem a ferrugem e as traças podem corroer... Esses valores

agora, não tenho dú

Certa vez, em um momento difícil para mim, ele teve a percepção de

procurar saber o que se

que só as melhores almas podem fazer, em silêncio e com alegria, o que, aliás, ele fez

com dezenas de amigos.

Certamente, como todos os seres humanos, nem todos os seus atos foram

certos e coere

extremamente favorável para o saldo credor de sua vida.

Junto com a esposa e sua família, fundou o Grupo

Espírita Caminho da Esperança, ponto luminoso difusor da doutrina espírita, apoio dos

pobres e necessitados, testemunho do que melhor a caridade pode exemplificar. O

Caminho da Esperança é a aplicação prática dos postulados que ele aprendeu na doutrina

espírita.

Não posso negar que algumas lágrimas brotaram de minha emoção, como

explicar para a minha natureza humana, aquilo que minha natureza espiritual compreende tão bem? Foram

lágrimas de alegria, um reconhecimento pelo privilégio de ter tido um amigo tão querido.

Não cabe tristeza quando se sabe que ele foi ao encontro de veneráveis companheiros, amigos que um

dia também acolherão a todos nós, que tanto nos esforçamos para sermos um pouco melhores.

O nosso Geraldo vai caminhar por uma estrada melhor, em uma esteira luminosa que nos dá a certeza

de estarmos no melhor caminho, é ainda no início, mas agora, como a

Suplemento Especial do Boletim Esperança 12 – Página 2

Eu também... Cada um, na sua escala, continuará apresentando suas palestras, onde for

Durante anos fizemos nosso programa espírita semanal, na Rádio Rio de Janeiro, ele com mais tempo

que eu no ar, sempre pelo Clube de Arte do Lar Fabiano de Cristo, depois quando o ICEB

assumiu o Clube de Arte, juntou-se a nós o companheiro César Reis, também velho amigo

Geraldo, e formamos um trio voltado para as reflexões da obra de Deolindo Amorim.

Meu amigo também escrevia muito bem, crônicas inolvidáveis, temas espíritas, verbo e escrita fáceis,

qualidades inatas nessa pessoa especial.

De si, nada tinha de material, sempre trabalhou muito, teve uma rica experiência profissional, ético,

coerente, provedor da família e agradecido pelo que podia fazer pela esposa e filhos, não enriqueceu, em

compensação, construiu uma fortuna incalculável em forma de amigos, de pessoas que realmente o queriam bem,

era muito feliz e isso, como sabemos, nem a ferrugem e as traças podem corroer... Esses valores

agora, não tenho dúvida.

Certa vez, em um momento difícil para mim, ele teve a percepção de

procurar saber o que se passava e, solidário, ajudou-me com palavras e ações, coisas

que só as melhores almas podem fazer, em silêncio e com alegria, o que, aliás, ele fez

com dezenas de amigos.

Certamente, como todos os seres humanos, nem todos os seus atos foram

certos e coerentes, mas a média é, sem questionamentos,

extremamente favorável para o saldo credor de sua vida.

Junto com a esposa e sua família, fundou o Grupo

Espírita Caminho da Esperança, ponto luminoso difusor da doutrina espírita, apoio dos

testemunho do que melhor a caridade pode exemplificar. O

Caminho da Esperança é a aplicação prática dos postulados que ele aprendeu na doutrina

Não posso negar que algumas lágrimas brotaram de minha emoção, como

ana, aquilo que minha natureza espiritual compreende tão bem? Foram

lágrimas de alegria, um reconhecimento pelo privilégio de ter tido um amigo tão querido.

Não cabe tristeza quando se sabe que ele foi ao encontro de veneráveis companheiros, amigos que um

dia também acolherão a todos nós, que tanto nos esforçamos para sermos um pouco melhores.

O nosso Geraldo vai caminhar por uma estrada melhor, em uma esteira luminosa que nos dá a certeza

de estarmos no melhor caminho, é ainda no início, mas agora, como amigos para sempre.

Assaruhy Franco de Moraes

Eu também... Cada um, na sua escala, continuará apresentando suas palestras, onde for

dio Rio de Janeiro, ele com mais tempo

que eu no ar, sempre pelo Clube de Arte do Lar Fabiano de Cristo, depois quando o ICEB – Instituto de Cultura

sar Reis, também velho amigo do

Meu amigo também escrevia muito bem, crônicas inolvidáveis, temas espíritas, verbo e escrita fáceis,

, sempre trabalhou muito, teve uma rica experiência profissional, ético,

coerente, provedor da família e agradecido pelo que podia fazer pela esposa e filhos, não enriqueceu, em

que realmente o queriam bem,

era muito feliz e isso, como sabemos, nem a ferrugem e as traças podem corroer... Esses valores o acompanham

Certa vez, em um momento difícil para mim, ele teve a percepção de

me com palavras e ações, coisas

que só as melhores almas podem fazer, em silêncio e com alegria, o que, aliás, ele fez

Certamente, como todos os seres humanos, nem todos os seus atos foram

ntes, mas a média é, sem questionamentos,

Junto com a esposa e sua família, fundou o Grupo

Espírita Caminho da Esperança, ponto luminoso difusor da doutrina espírita, apoio dos

testemunho do que melhor a caridade pode exemplificar. O

Caminho da Esperança é a aplicação prática dos postulados que ele aprendeu na doutrina

Não posso negar que algumas lágrimas brotaram de minha emoção, como

ana, aquilo que minha natureza espiritual compreende tão bem? Foram

lágrimas de alegria, um reconhecimento pelo privilégio de ter tido um amigo tão querido.

Não cabe tristeza quando se sabe que ele foi ao encontro de veneráveis companheiros, amigos que um

dia também acolherão a todos nós, que tanto nos esforçamos para sermos um pouco melhores.

O nosso Geraldo vai caminhar por uma estrada melhor, em uma esteira luminosa que nos dá a certeza

migos para sempre.

Assaruhy Franco de Moraes

Page 5: Boletim esperança 012

Boletim Esperança – Página 3

OBRIGADO GERALDO

Éramos felizes, como felizes eram as oportunidades

de ouvir o nosso mais fluente orador. Sorriso fácil e

presença agradável em qualquer ocasião, ele sempre soube

orientar com o aconselhamento gentil. Houve dia em que

desafiado a fazer um discurso sobre uma cadeira não se fez

de rogado, e, em

preciosa lição aos candidatos à oratória, demonstrou

como é possível tornar interessante uma palestra, mesmo

sobre o mais improvável dos temas. Geraldo Guimarães ,

mais ilustre colaborador do nosso Boletim, partiu no dia 11

de janeiro, deixando-nos, a todos, um pouco mais tristes e

órfãos de sua companhia. Ainda há uma esperança nesse

Caminho, pois o reencontro é certo. Sentidos com o

ocorrido, desejamos externar nossa profunda gratidão e

amizade eterna. Que Deus o acompanhe e o ampare nessa

nova etapa de sua existência. Muito obrigado por tudo!

Equipe do Boletim Esperança

MENSAGEM DO MÊS

HIPÓTESE DEUS*

Reunidos na Europa, na década de 1980, cosmólogos, físicos, astrônomos e outros discutiram, em congresso, sobre o Universo,

revendo suas leis, dados estatísticos, a mecânica celeste, seu início, formação, expansão e a sua complexidade. Decidiram por refazer seus

conceitos, principalmente os que defendiam o acaso como o seu organizador.

Firmaram considerações e considerações em relatório minucioso, levantando as grandes questões cosmológicas e concluíram por

esta magnífica proposta: A HIPÓTESE DEUS como a causa do macrocosmo.

Tal conclusão inicia uma nova era na concepção espiritual da matéria e, consequentemente, do espírito.

Joanna de Ângelis afirma que o passado histórico da Humanidade concluiu por quatro grupos de considerações capazes de

demonstrar a existência de Deus, a saber: a) Cosmológicas: que O explicam como a Causa Única da sua própria causalidade; b) Ontológicas:

que O apresentam perfeito em todos os Seus atributos e na própria essência; c) Teleológicas: mediante as quais, o pensamento humano,

penetrando na estrutura e ordem do Universo, não encontra outra resposta além daquela que procede da existência de um criador; d) Morais:

defendidas por Emmanuel Kant, inimigo acérrimo das demais, que, no entanto, eram apoiadas por Spinosa, Bossuet, Descartes e outros

gênios da fé e da razão. Deus está presente no homem.

Aristóteles O considerava o ”Primeiro Motor, o Motor não ouvido, o Ato Puro.” Sócrates denominava Deus como a “Razão Perfeita”

e Platão O designava por “Ideia do Bem”. Houve diversas especulações, no passado e no presente, tentando aniquilar a existência de Deus.

Em 1857, ao publicar “O Livro dos Espíritos”, Allan Kardec inicia-o com a pergunta: “Que é Deus?” e os Imortais respondem:”Deus é

a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.” Para dar uma ideia dos atributos de Deus, revelam que Ele é eterno, infinito,

imutável, único, onipotente, soberanamente justo e bom, sem que tenhamos ideia completa do que Ele é.

Ele é o incriado e existe desde toda a eternidade, trabalhando pelo infinito, criando permanentemente. Delega a Sua criação aos

Espíritos perfeitos que a administram, embora, pela sua onipresença, esteja em tudo e em todos.

A partir da Doutrina Espírita, Deus deixou de lado a aparência humana (antropomórfica), para ser o Pai Universal, não só dos

habitantes do planeta Terra, mas de todo o macrocosmo conhecido (os bilhões de galáxias com um sem-número de astros).

Desde o princípio, Ele cria incessantemente universos e universos nos planos materiais e espirituais. Embora com toda a

magnitude com que se possa concebê-Lo, Deus envolve a criação em amor. João, o evangelista, repetia que Deus é amor.

Contam, na mitologia oriental, que um homem, amigo de Deus, perguntou-Lhe: ─“Senhor como é que você pune aqueles que erram

e cometem crimes? Deus deu uma gargalhada que ecoou pelo infinito e respondeu-lhe: ─“Eu não puno, eu amo.”

Joanna de Ângelis ensina que “o amor é o hálito de Deus fecundando a vida”. Portanto, olhe em torno de você e para você mesmo

e veja o Pai amando a tudo e a todos, sustentando a vida pelo infinito.

Geraldo Guimarães __________

*GUIMARÃES, Geraldo Rodrigues. Revista Despertar Espírita , Rio de Janeiro, ano 6, n. 69, mar. 2009.

Informativo mensal do Lar Fabiano de Cristo.

ENCONTRO COM DIVALDO FRANCO NO RIO A CELEBRAÇÃO DA VIDA

No dia 28 de março, aconteceu o 7o SEMINÁRIO

BENEFICENTE, organizado pelo MAP (Movimento de Amor ao Próximo), sob o tema “Aborto, Suicídio, Eutanásia... Como o Espiritismo pode ajudar na preservação da vida”.

Em clima de paz e comoção, o tribuno baiano Divaldo Pereira Franco desenvolveu o assunto com brilhantismo, pontuando-o com a celebração da vida. Dividido em quatro momentos, o evento obedeceu à seguinte programação: (1) homenagem ao saudoso confrade Geraldo Guimarães, baluarte do Espiritismo no Brasil e no exterior, que foi representado pela esposa, médium espírita, oradora nacional e internacional, Ana Jaicy Guimarães; (2) eutanásia: narração de fatos reais sobre os doutores norte-americanos Tadeu Merlim e Tadeu Müller; (3) suicídio e aborto: dissertação dos fundamentos espíritas ilustrados com exemplos da própria vida em família, de eventos ocorridos na Mansão do Caminho (instituição fundada, em 1952, e dirigida por Divaldo e Nilson

Souza Pereira até hoje), com irmã Dulce e Chico Xavier, finalizando com a sugestão de Emmanuel para os sofredores: “Isso também passa.”; (4) perguntas e respostas: palavras de consolo às mulheres que cometeram aborto: “A vida é a bendita escola de evolução.” ─ “A prática do bem anula o mal.” ─ “Sem culpas, praticar o bem: o bem que faço diminui o mal que fiz.” ─ “Que se conscientizem de que a lei de Deus não é punitiva, é de misericórdia.”

Ao término, Divaldo descreveu a visão espiritual do evento, com naturalidade, declarando ter visto cerca de uma centena de Entidades superiores no local, distribuindo passes sobre todos os presentes, informando ainda que, ao observar o teto do recinto, nos quatro cantos e no centro, se configuraram imensos candelabros, cujos braços se estendiam sobre o público projetando raios luminescentes da nave para as laterais. Todos foram beneficiados pelo carinho dos amigos espirituais. Ele também revelou a presença gentil de Geraldo Guimarães, “o filho do coração”, notícia que a todos enterneceu e comoveu. Isso fez ecoar em nossas lembranças a célebre frase do Geraldo: “A vida é um hino de esperança”.

Giannina Laucas

Page 6: Boletim esperança 012

EXPEDIENTE

Direção do Jornal: Rafael Rodrigues

Secretária: Regina Celia

Revisora: Giannina Laucas

Colaboradores:

Ana Guimarães “Geraldo Guimarães

Vanessa Bianca Flávia Vieira

Rita Pontes Júlia Solino

DIREÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Presidente: Jurandyr Paulo

Vice-presidente: “Geraldo Guimarães”

Secretária: Vanessa Bianca

Tesoureiras: Cristiane Drummond e Cláudia Passarelli

GRUPO ESPÍRITA CAMINHO DA ESPERANÇA

Rua Aristides Lobo, 51 – Rio Comprido Rio de Janeiro/RJ CEP.: 20.250Tel.: (21) 2504-8512

ÍNDIA INVESTE NA

ELEVAÇÃO ESPIRITUAL DO HOMEM

O Complexo Penitenciário de Tihar, em Nova Delhi, aquele que recebe os homens mais nocivos à sociedade indiana, abrigando 13 mil presos, iniciou um programa de meditação voluntária para que os detentos busquem tranquilidade e paz espiritual.

De 15 em 15 dias, uma ala de um dos pavilhões fica reservada para retiros que duram 10 dias. Eles utilizam a "vipassana", uma prática milenar do budismo que significa "visão interior". Cada detento tem direito de estar inserido nesta tarefa de 3 em 3 meses com o pré-requisito de que ele se mostre interessado e convença os professores de que será capaz de seguir as regras do programa de meditação. O objetivo principal de tal atividade é ajudar os presos a enxergarem a detenção como uma etapa da vida para se torpessoas melhores.

Prestar atenção ao "deus interno" e a todas as suas possibilidades dará chance a si mesmo de mudar a visão sobre os obstáculos a serem transpostos e de conscientizarobjetivos reais da vida; 2. aos desafios que o aguardam; e 3. à melhor maneira de enfrentar os insucessos. Tratao amor próprio. O professor Satyua Norayan Goenka, criador deste programa de meditação voluntária, constatou que os presos se tornaram mais calmos. Os registros de incidência na cadeia diminuíram, assim como a reincidência ao erro dos que cumpriram suas penas e foram soltos.

"Medita sobre as luzes que recebes", diz Emannuel. Atentando e atendendo às indicações da Lei Divina, a criatura terá perfeito entendimento da sua participação na vida e perceberá que é partícipe do equilíbrio universal.

Boletim Esperança – Página 4

Geraldo Guimarães”

Flávia Vieira

Júlia Solino

e Cláudia Passarelli

PROGRAMAÇÃO DA CASA

2ª Feira (20:00 às 21:00

PALESTRAS DOUTRINÁRIAS: LIVRO DOS

05/04 – Josué Bezerra

12/04 – Anete Guimarães

19/04 – Vanessa Laucas

26/04 – Jair Cesário

29/03 – Claudia Passarelli

3ª Feira (14:50 às 15:25

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

06/04 – Maria José Silva

13/04 – Cláudia Costa

20/04 – Marco Túlio

27/04 – Jair Cesario

5ª Feira (19:30 às 21:00

REUNIÃO MEDIÚNICA e

“ ATUALIDADE DO PENSAMENTO ESPÍRITA

01/04 – Cláudia Passarelli

08/04 – Jair

15/04 – Vanessa

22/04 – Cláudia Passarelli

29/04 – Jair

Sábado ( 8:30 às 15:00

ESCOLA DE ESTUDOS ESPÍRITAS ESPERANÇA

GRUPO ESPÍRITA CAMINHO DA ESPERANÇA

Rio Comprido Rio de Janeiro/RJ CEP.: 20.250-450

ÍNDIA INVESTE NA

DO HOMEM

O Complexo Penitenciário de Tihar, em Nova Delhi, aquele que recebe os homens mais nocivos à sociedade indiana, abrigando 13 mil presos, iniciou um programa de meditação voluntária para que os detentos busquem tranquilidade e paz

15 em 15 dias, uma ala de um dos pavilhões fica reservada para retiros que duram 10 dias. Eles utilizam a "vipassana", uma prática milenar do budismo que significa "visão interior". Cada detento tem direito de estar inserido nesta tarefa de 3 em 3 meses

requisito de que ele se mostre interessado e convença os professores de que será capaz de seguir as regras do programa de meditação. O objetivo principal de tal atividade é ajudar os presos a enxergarem a detenção como uma etapa da vida para se tornarem

Prestar atenção ao "deus interno" e a todas as suas possibilidades dará chance a si mesmo de mudar a visão sobre os obstáculos a serem transpostos e de conscientizar-se quanto: 1. aos

esafios que o aguardam; e 3. à melhor maneira de enfrentar os insucessos. Trata-se de desenvolver o amor próprio. O professor Satyua Norayan Goenka, criador deste programa de meditação voluntária, constatou que os presos se

os de incidência na cadeia diminuíram, assim como a reincidência ao erro dos que cumpriram

"Medita sobre as luzes que recebes", diz Emannuel. Atentando e atendendo às indicações da Lei Divina, a criatura terá perfeito

o da sua participação na vida e perceberá que é

Vanessa Bianca

O ARAUTO DA NOVA ERA(1857

Em filigranas de luz o Universo se irmana pelo verbo de Jesus. Nebulosas em estações o prenúncio da Verdade. O éter se combina e a Vontade determina, da Concha Sideral, o despontar de um novo sol que a Terra ilumina. Caridade, a mais santa verdade, expressa do condor o grito de liberdade: das virtudes, Na matéria a letra se traduz em verbo andaluz e do livro, farol da Humanidade, emana a codificação do Amor e da Caridade. A Pátria do Cruzeiro a pérola sideral abriga: o luzeiro do Espírito Verdade, desde 18 de abril, fez o Céu descer à Terra e abriu o espaço da Nova Era.

PROGRAMAÇÃO DA CASA

20:00 às 21:00)

PALESTRAS DOUTRINÁRIAS: LIVRO DOS ESPÍRITOS

Questões 297 a 303

LIVRE

Questões 304 a 308

Questões 297 a 313

Questões 304 a 308

14:50 às 15:25)

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Cap. 05, itens 7 e 8

Cap. 05, itens 9 e 10

Cap. 05, item 11

Cap. 05, item 12

19:30 às 21:00)

REUNIÃO MEDIÚNICA e ESTUDO DO LIVRO

ATUALIDADE DO PENSAMENTO ESPÍRITA ”

Pergunta nº 05

Pergunta nº 06

Pergunta nº 07

Pergunta nº 08

Pergunta nº 09

8:30 às 15:00)

ESCOLA DE ESTUDOS ESPÍRITAS ESPERANÇA

O ARAUTO DA NOVA ERA (1857-2010)

Em filigranas de luz o Universo se irmana pelo

constelações refletem nas estações o prenúncio da Verdade.

O éter se combina e a Vontade determina, da Concha Sideral, o despontar de um novo sol que a Terra

Caridade, a mais santa verdade, expressa do condor o grito de liberdade: das virtudes, o amor.

Na matéria a letra se traduz em verbo andaluz e do livro, farol da Humanidade, emana a codificação do

A Pátria do Cruzeiro a pérola sideral abriga: o luzeiro do Espírito Verdade, desde 18 de abril, fez o Céu

briu o espaço da Nova Era. Giannina Laucas